segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sem pedir desculpas, Adriano corre atrás para recobrar confiança do time

Líder no elenco, Julio Cesar conta que vê o Imperador comprometido em dar a volta por cima no clube, disposto a 'trabalhar e chegar no horário'

Por Daniel Romeu São Paulo
Adriano no treino do Corinthians (Foto: Ag. Estado)Adriano tem demonstrado comprometimento aos
companheiros(Foto: Ag. Estado)
Adriano está aprendendo “na marra” como funcionam as coisas no Corinthians. Na última semana, o atacante faltou a um treino e, punido pelo técnico Tite, ficou fora do amistoso contra a Portuguesa. Agora, é alvo da ira da torcida e tem evitado se envolver em novas polêmicas. Um dos líderes do elenco alvinegro, o goleiro Julio Cesar conhece bem a pressão e a cobrança no clube.

No ano passado, algumas falhas em momentos importantes – como na final do Paulistão – foram o bastante para que a Fiel pedisse sua saída da equipe. A contratação de Renan, então destaque do Avaí, aumentou ainda mais a pressão sobre o camisa 1, que contava com a confiança de Tite e terminou o ano campeão brasileiro e em alta.

Adriano não tem tido a mesma sorte... Desde a chegada do Imperador ao Corinthians, no início do ano passado, três faltas se tornaram públicas e ele acabou multado. Contra a Lusa, a torcida não poupou a suposta falta de comprometimento e protestou com gritos ofensivos ao Imperador. Em evento em sua agência de marketing esportivo, Julio Cesar garantiu: os tempos de rebeldia do Imperador fazem parte do passado.
No Corinthians, tudo é demais. Quando é bom, é bom demais, quando é ruim, é ruim demais"
Julio Cesar, goleiro do Timão
 – O momento do Adriano não influenciou o grupo. No Corinthians, tudo é demais. Quando é bom, é bom demais, quando é ruim, é ruim demais. Temos que saber lidar com isso. Ele percebeu isso. O Adriano viu como as coisas funcionam aqui. Daqui pra frente, tenho certeza que não vai ter nenhum problema – afirmou Julio Cesar.

Boas atuações na Libertadores podem ser o único caminho para o atacante reconquistar a torcida e conseguir renovar o contrato – válido até junho. O atacante não pediu desculpas aos companheiros pela polêmica, mas tem se mantido na linha. Segundo Julio Cesar, não houve pedido de desculpas formal, mas uma perceptível mudança de atitude.

– O pedido de desculpas dele veio no sentido de trabalhar e chegar todo dia no horário. É assim que nós vemos que ele está comprometido com a gente – completou Julio.

Prêmio Friedenreich 2012: Túlio Maravilha começa com a corda toda

Folclórico atacante vem brilhando pelo CSE. André Cassaco (Horizonte) e Rafael Paty (Cametá) lideram a primeira parcial de artilheiros da temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
André Cassaco (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário.)André Cassaco, do Horizonte, é artilheiro do Brasil
em 2012 (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário.)
Foi dada a largada para o Prêmio Friedenreich de 2012 - que lista os principais goleadores da temporada no futebol brasileiro. E a disputa deste ano promete ser ainda mais acirrada com os craques Luís Fabiano (São Paulo) e Adriano (Corinthians) começando a temporada no país. Neste primeiro mês, jogadores de clubes de menor expressão têm tido destaque. Com quatro gols cada, André Cassaco (Horizonte-CE) e Rafael Paty (Cametá-PA) são os líderes até o momento.

Mais 11 atletas vêm logo abaixo com três gols. Um deles é o folclórico atacante Túlio Maravilha. Apesar de ter começado o ano no Bonsucesso-RJ, o artilheiro acertou com o CSE e vem tendo sucesso imediato no clube alagoano. A média de um gol por partida tem ajudado no sonho para chegar aos mil (segundo as contas de Túlio, faltam 22 para a marca).
tulio maravilha cse (Foto: Felipe Araújo/Primeira Edição)Túlio Maravilha se adaptou rapidamente ao futebol alagoano (Foto: Felipe Araújo/Primeira Edição)
Outro jogador conhecido que teve um excelente início de 2012 foi o baixinho Clodoaldo, que ganhou notoriedade em 2003, quando defendia o Fortaleza. Agora, pelo Juazeirense-BA, o atacante já marcou três vezes em duas partidas e deixou a sua equipe na terceira colocação do Campeonato Baiano.

Contando somente jogadores de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, quem aparece com força para esta temporada é o atacante Neto Baiano. Ele marcou três vezes na goleada do Vitória por 6 a 1 e já faz planos para faturar a artilharia do estadual.

- Quero ser o artilheiro do Campeonato Baiano e levar o Vitória para o lugar que ele merece: ser campeão baiano e subir para a Primeira Divisão - declarou.
Neto Baiano gol Vitória (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)Neto Baiano é a esperança de gols do Vitória neste ano (Foto: Felipe Oliveira / Ag. Estado)
Vencedor do prêmio no ano passado com 38 gols, o atacante Leandro Damião fará a sua estreia oficial neste ano na quarta-feira. O Internacional, clube da camisa 9, inicia a sua caminhada pelo tricampeonato da Libertadores contra o Once Caldas-COL, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Friedenreich: a primeira divisão de cada estadual, as Séries A a D do Brasileiro, a Libertadores, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Confira a primeira parcial de artilheiros desta temporada:
premio_friedenreich 2 (Foto: arte esporte)
O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.
O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.
OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), 38 gols 
montagem Leandro Damião Neymar Jonas Tardelli Keirrison artilheiros (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Duelo de ídolos: depois de Ronaldo, Fittipaldi foca no marketing esportivo

Bicampeão de F-1 se associa ao publicitário Washington Olivetto para atuar com atletas brasileiros dos gramados, das pistas, das quadras e dos octógonos

Por Alexander Grünwald São Paulo
Acostumados a vencer como esportistas, eles também não brincam em serviço no mundo dos negócios. Pouco mais de um ano depois do ex-jogador Ronaldo anunciar sua entrada no cenário do marketing esportivo, é a vez do ex-piloto Emerson Fittipaldi colocar sua extensa experiência no mundo dos negócios à disposição de seu novo empreendimento, voltado também para o esporte. O bicampeão mundial de Fórmula 1 é um dos sócios da Momentum Sports, numa união que inclui também Washington Olivetto, um dos mais bem-sucedidos publicitários do país.
Agência de Emerson Fittipaldi, ao centro, cuidará da carreira de Eric Granado e Thiago Camilo (Foto: Alexander Grünwald/ GLOBOESPORTE.COM) Fittipaldi cuidará de Eric Granado e Thiago Camilo (Foto: Alexander Grünwald/ GLOBOESPORTE.COM)
Concorrente da 9ine, de Ronaldo, a agência atuará em diversas modalidades, com um elenco de atletas bastante diversificado, que inclui o futebol. Luis Fabiano, atacante do São Paulo, e Julio Cesar, goleiro do Corinthians, são os primeiros da lista. Nas quadras de vôlei, a empresa atuará com Murilo e Jaqueline, além do treinador Giovane Gávio, campeão mundial e olímpico como jogador. Nas pistas, a empresa representará os pilotos Thiago Camilo, da Stock Car, Pietro Fittipaldi, da Nascar, e Eric Granado, que neste ano ingressará no Mundial de Motovelocidade. Outros atletas que serão agenciados pela Momentum são Marcos Rogério, o Pezão, lutador de MMa, o skatista Marcelo Bastos e o jogado de rugby Fernando Portugal.
- Sou muito amigo do Ronaldo. Vamos é colaborar um com o outro. Cada empresa vai ampliar o mercado de alguma forma, já que ambos temos clientes grandes. Este crescimento é muito bom para o mercado do marketing esportivo, já que a empresa vem com uma experiência muito forte do exterior – afirma o vencedor de duas edições das 500 Milhas de Indianápolis.
O goleiro Julio Cesar e o atacante Luis Fabiano são atletas da Momentum Sports (Foto: Alexander Grünwald/ GLOBOESPORTE.COM)Agência representará Julio Cesar e Luis Fabiano (Foto: Alexander Grünwald/ GLOBOESPORTE.COM)
Além do trabalho de consultoria, ativação de marcas e gerenciamento de carreiras, a nova parceria do campeão visa também a promoção de eventos esportivos. Caso da etapa brasileira do novo Mundial de Endurance, prevista para o dia 15 de setembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Para Emerson, o bom momento da economia nacional pode criar uma série de oportunidades para bons negócios.
- O Brasil agora é um alvo de investimentos em todos os setores, e isso inclui o esporte. Teremos a Copa, os Jogos Olímpicos, entre outras coisas, então é preciso ter gente forte por trás dos principais atletas e eventos para aproveitar da melhor forma as oportunidades que vão aparecer – ressalta o ex-piloto.

Estrela do esqui mundial, americana Sarah Burke morre aos 29 anos

Após conquistar quatro X-Games e conseguir a inclusão de sua modalidade nos Jogos Olímpicos, atleta não resiste a acidente grave sofrido há nove dias

Por GLOBOESPORTE.COM Salt Lake City, EUA
Tetracampeã dos X-Games de inverno, a esquiadora americana Sarah Burke morreu nesta quinta-feira, nos Estados Unidos, nove dias após sofrer um acidente durante um treinamento. Estrela mundial do esporte aos 29 anos, ela se acidentou quando treinava para o evento de um patrocinador em Park City, no estado de Utah. Internada desde o dia 10, Sarah teve uma forte hemorragia no cérebro e uma parada cardíaca quando sofreu a queda no halfpipe.
sarah burke (Foto: Getty Images)Sarah Burke sofreu um grave acidente no dia 10 de janeiro e morreu nesta quinta-feira  (Foto: Getty Images)
Uma das atletas mais famosas do esqui na neve, Sarah brilhou não apenas nas pistas, mas também fora delas. Liderou o lobby para incluir o superpipe no programa olímpico. O esforço deu certo, e a modalidade vai estrear nos Jogos de Inverno de Sochi, em 2014. A esquiadora era considerada a favorita para conquistar não só o ouro em Sochi, mas também seu quinto título nos X-Games que começam no fim deste mês.
- De alguma forma, ela definiu o esporte. Esteve envolvida desde o início e foi uma das primeiras pessoas a colocar os esquis numa pista de halfpipe – afirmou Peter Judge, chefe da equipe canadense de esqui freestyle, antes da morte da esquiadora, cujos órgãos foram doados por vontade dela.
A rampa de Park City é a mesma onde o snowboarder Kevin Pearce sofreu uma grave lesão no cérebro ao se acidentar em dezembro de 2009..
sarah burke (Foto: Getty Images)Sarah em ação: a esquiadora lutou para incluir o esporte nas Olimpíadas (Foto: Getty Images)

Valdivia pede a Tirone blindagem em vez de críticas: 'É difícil de engolir'

Chileno pede mudança de atitude à diretoria alviverde para evitar novas polêmicas em 2012

Por Marcos Guerra São Paulo
Valdivia no treino do Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Valdivia tenta mostrar equilíbrio no Palmeiras
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Depois de uma estreia com vitória no Paulistão, Valdivia diz que o ambiente está tranquilo no Palmeiras, mas alguns fantasmas de um 2011 repleto de polêmicas deixaram marcas. Para não ter de passar mais uma temporada cercado de confusões, o chileno faz um apelo para os dirigentes alviverdes blindarem seus jogadores em vez de criticá-los.
– Eles precisam ter um cuidado para blindar os jogadores. Você vai na internet, pesquisa e o próprio diretor, o presidente do seu clube está te ofendendo. Tem de haver mudança. Tenho certeza de que eles sabem disso. Tem de ficar do nosso lado. Quando você é criticado pelo seu futebol, beleza, mas pela vida pessoal, não – disse o meia.
A bronca com tom de lavagem de roupa suja foi para o mandatário palmeirense, Arnaldo Tirone, que, em maio do ano passado, fez duras criticas ao chileno ao declarar que o jogador “só queria saber de cair na noite”.
– Tem gente falando que saí muito, bebi muito, fui visto na balada, mas o cara nem estava comigo, o presidente não bebeu comigo. É difícil de engolir. Tem de fazer uma camisa do Tite para eles (risos) – disse Valdivia, refirindo-se à expressão “fala muito” que se tornou um bordão associado ao treinador corintiano.
Sobrou farpas até para o conselheiro do clube que bancou a contratação de Valdivia, Osório Furlan Junior. Na ocasião da polêmica, Furlan saiu em apoio a Tirone. No entanto, Valdivia ressalta que suas declarações não são uma reclamação, e sim um apelo.
– Quando tudo que você faz não dá certo, tem de mudar. Tem de parar e ver o que não está dando certo. Muita coisa aconteceu comigo ano passado. Esse negócio de diretoria sempre falar dos jogadores atrapalha muito. Aquele investidor que me ajudou a voltar (Furlan) também falou muito. É difícil engolir a crítica do presidente quanto a vida pessoal, mas isso é passado. Agora é vida nova. Não estou reclamando, é apenas um pedido.

Apresentado no Bahia, Zé Roberto diz que filho sofreu racismo no RS

Atacante retorna ao futebol baiano e diz que preconceito contra seu filho na escola foi determinante para deixar o Internacional: 'Isso mexeu comigo'

Por Raphael Carneiro Salvador
A novela da saída de Zé Roberto do Internacional foi longa. Desde dezembro do ano passado, o jogador já tinha revelado o desejo de deixar o Rio Grande do Sul. A atitude partiu do próprio atleta e pegou muita gente de surpresa. O que essas pessoas não sabiam era o motivo alegado pelo meia para justificar seu desejo de não defender mais o Internacional.
Zé Roberto; bahia (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)Zé Roberto se emocionou ao falar sobre o preconceito que disse ter sofrido no Rio Grande do Sul (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)
Com contrato assinado com o Bahia por dois anos, Zé Roberto foi apresentado na tarde desta segunda-feira e afirmou ter sido vítima de racismo no Rio Grande do Sul. Segundo o jogador, o fato foi direcionado a seu filho, quando estava na escola. O filho de Zé Roberto tem cinco anos. Segundo o jogador, o problema envolveu colegas da criança e até mesmo professores.
- Foi o que mais fez com que eu quisesse sair do Internacional. Isso mexeu comigo e com minha esposa. Presenciei uma coisa triste, mas que ficou para trás – disse o jogador.
Foi o que mais fez com que eu quisesse sair do Internacional. Isso mexeu comigo e com minha esposa. Presenciei uma coisa triste"
Zé Roberto
De acordo com Zé Roberto, o assunto está sob os cuidados de seu advogado. Visivelmente emocionado, o meia não quis entrar em detalhes sobre a questão. Preferiu manter o foco no Bahia.
- Foi algo que me prejudicou muito, mas estou em um grande clube e muito feliz aqui no Bahia – encerrou o assunto.
Com a chegada de Zé Roberto, a diretoria do Bahia anunciou que encerra o ciclo de contratações para o Campeonato Baiano. Antes do ex-colorado chegaram o zagueiro Rafael Donato, os laterais Coelho e Boiadeiro, os meias Jeferson e Morais, além do atacante Ciro.

Semana emocionante: Pedrinho volta ao futebol após virar pai de gêmeas

Na reestreia após aposentadoria anunciada em 2009, meia-atacante tem a torcida de Felipe e Luisinho na derrota do Olaria para o Nova Iguaçu

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro
pedrinho amistoso olaria (Foto: Divulgação/Plural Comunicação)Pedrinho em ação em amistoso pelo Olaria
(Foto: Divulgação/Plural Comunicação)
A ansiedade da estreia. O reencontro com a torcida carioca. A bola no pé. Pedrinho não sabia o que era isso havia mais de dois anos. De volta nesse domingo da aposentadoria anunciada, a sensação de felicidade, porém, não pôde ser completa. Não só por causa da derrota do Olaria por 1 a 0 para o Nova Iguaçu, pela estreia no Campeonato Carioca. Mas porque sua família não estava no estádio. Foi por um bom motivo: uma outra esperança havia acabado de renascer. Uma não, duas. A mulher do jogador, Marcela, deu à luz as gêmeas Lara e Alice, na última quarta-feira, e os parentes estavam com ela no hospital, no exato momento em que Pedrinho retornava ao mundo do futebol.
- Foi uma semana agitada para caramba. Diferente, né? Voltei a jogar e tive mais duas filhas. Nunca vou esquecer esse momento - afirmou o jogador, que também é pai de Enzo, de 6 anos.
A família não estava no estádio, mas os amigos de longa data foram prestigiar a volta do meia-atacante. Companheiros de conquistas no Vasco, Felipe e Luisinho ficaram na torcida pelo Olaria. A presença deles deixou Pedrinho mais tranquilo.
- Vê-los ali me deu uma sensação muito boa. Estava com aquela ansiedade antes do jogo. Até achei que nunca mais ia ter esse sentimento. Na hora, bateu. Pena que o resultado não foi o que eu esperava. Mas consegui jogar os 90 minutos, isso foi importante. Agora, é uma questão de dar sequência, porque o campeonato está só começando - disse.
Estava com aquela ansiedade antes do jogo. Até achei que nunca mais ia ter esse sentimento. Na hora, bateu"
Pedrinho
Pedrinho teve apenas dois meses de preparação para a volta ao futebol. Na pré-temporada com o Olaria, o tempo foi ainda menor, dez dias. Mas ele quase surpreendeu, com uma cobrança de escanteio que por pouco não virou gol olímpico.
- Bati mais fechado, sim, mas não foi intencional. Não conseguia fazer gol bonito assim quando era novo, imagina agora, coroa (risos). É complicado porque não sou um jogador de 34 anos que teve uma sequência até agora. Parei por mais de dois anos. Então, a cabeça está igual, pensa nas jogadas, mas o corpo não responde.
Reestreia ganha nota 6
Sempre exigente com seu trabalho, Pedrinho garante que está menos crítico, mas repete o discurso de antes da estreia. O Carioca de 2012 será a sua última competição como profissional.
- Eu me dou nota 6 pelo jogo. Esperava um pouco mais de mim, mas sei que não posso me cobrar mais assim. Não sei como vai ser nos próximos jogos. Mas a estreia só confirmou o que eu tinha falado, que tem que ser a última mesmo. Quem sabe, se na sequência for melhorando... mas a princípio vai ser assim - concluiu.
Antes da aposentadoria definitiva, porém, Pedrinho tem que encarar mais uma missão complicada. Enfrentar o Vasco no Carioca.
- Não quero nem pensar nisso ainda. Vai ser só no segundo turno. Já joguei contra eles por outras equipes, como Palmeiras e Santos, mas não muda. É sempre muito difícil para mim. Vamos ver como vai ser - finalizou.

'Vilão sem querer' no UFC Rio, Prater se defende: 'Foram golpes ilegais'

Lutador nega ter feito cena para tirar a vitória de seu rival Erick Silva e critica duramente o comentarista Joe Rogan: 'Não conhece nada de luta'

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
Carlo Prater aceitou, com apenas um mês de antecedência, a missão de encarar o compatriota Erick Silva no card principal do UFC Rio. Apesar do pouco tempo para a preparação, o brasileiro queria realizar o sonho de lutar pelo Ultimate em seu país. Mas não imaginava que, por causa de uma decisão do árbitro Mário Yamasaki, acabaria pintado de vilão em sua própria terra.
Pouco mais de uma semana depois da polêmica luta (assista no vídeo acima) no UFC 142, que venceu devido à desclassificação de Erick Silva, o novo xodó do UFC, Carlo Prater enfim deu a sua versão da história. Visivelmente chateado, o lutador de 30 anos afirmou que jamais fez cena para mudar o resultado da luta e que, de fato, sentiu golpes duros na região da nuca, que o deixaram no hospital por dois dias. Segundo ele, a decisão de Yamasaki foi correta.
carlos prater versus erick silva ufc rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Carlo Prater coloca gelo na nuca após luta diante de Ercik Silva no Rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- Acho que me pintaram de vilão. Eu não fiquei estendido à toa no chão. Que fique claro. Eu fiquei no hospital até segunda-feira. Me pediram para abafar porque, de fato, não acrescenta nada para mim e nem para o Erick. Para mim, o Mário agiu certo. Já faz tempo que o esporte não é mais vale-tudo. Não vale tudo. Olhando o vídeo, pude reparar que houve pelo menos nove golpes atrás da cabeça. São ilegais - disse Prater.
No momento em que Yamasaki anunciou que Erick Silva estava desclassificado por acertar a nuca do rival, uma situação desconfortável foi criada dentro do octógono. O comentarista do UFC, Joe Rogan, questionou a decisão do juiz, mostrando o replay no telão da arena e dizendo que todos os golpes aplicados por Erick eram considerados legais. Carlo Prater, que acompanhou tudo estendido no chão, não poupou criticas a Rogan, a quem considera um "tira onda".
UFC Pesagem - Erick Silva x Carlo Prater (Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)Prater (à direita) encara Erick Silva na pesagem
(Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)
- Acho que a maneira como o Joe Rogan agiu foi totalmente antiética. Ele apelou para o nacionalismo daquele momento. Deixou ser levado pela plateia. Um verdadeiro profissional não faz isso. Ele foi torcedor e deveria agir como um comentarista. O Mário é um milhão de vezes mais competente que o Joe Rogan. Vive de luta há 20 anos. Joe Rogan é um ‘’tira onda’’, amiguinho da galera. Não conhece nada de luta. Mas nada contra, seres humanos erram e eu não tenho ressentimento - afirmou o lutador brasileiro.
Sobre o "nocaute" relâmpago aplicado por Erick Silva, Carlo Prater revelou que a dor sentida na região de sua nuca foi a maior de toda a sua vida.
- Senti golpes muito fortes na região da minha nuca e no meu ombro direito. Senti choques muitos dolorosos. Eu estava tentando derrubar o Erick no chão, é coisa de instinto. Mas não conseguia porque foram as piores dores físicas que já senti em toda a minha vida. Meio que um choque de nervos. Foi assustador para mim e achei que tivesse rompido o disco.
Ao falar do rival Erick Silva, Carlo Prater deixou claro que não existe nenhuma situação ruim entre eles e que julgou correta a postura do lutador diante da situação criada.
Entenda o caso:
No sábado, dia 14, Erick Silva nocauteou Carlo Prater em 29s, na segunda luta do card principal do UFC 142, na Arena da Barra, Rio de Janeiro. Entretanto, o árbitro Mário Yamasaki inverteu o resultado e desqualificou Silva por golpes intencionais na nuca, que são ilegais no MMA. O replay, entretanto, deixava dúvidas quanto à precisão dos golpes e a intenção de Erick. Sua equipe recorreu, incentivada pelo presidente do Ultimate, Dana White, mas não conseguiu mudar a decisão para "No Contest" ("luta sem resultado"). O capixaba segue assim com sua segunda derrota na carreira, enquanto Prater estreia na franquia com vitória, a 30ª no seu cartel.

Rojas anuncia que Botafogo desistiu: 'Os médicos não quiseram arriscar'

Lateral chileno publica no Twitter que voltará ao 'clube de sua vida', La U. Alvinegros divulgam nota oficial confirmando o fim das negociações

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Twitter do Rojas La U (Foto: Reprodução/Twitter)Rojas confirma que o Bota não o quer, mas mostra
empolgação com La U (Foto: Reprodução/Twitter)
O exame prometido sequer aconteceu, e José Rojas não jogará mesmo pelo Botafogo. Após nova reunião na sede de General Severiano, o lateral-esquerdo chileno avisou, por meio de sua conta do Twitter, que o clube carioca desistiu por conta de uma arritmia no coração, detectada em exame feito na semana passada. O corpo médico alvinegro consultou um especialista, e coube ao gerente de futebol Anderson Barros dar a notícia ao jogador em sua sala, meia hora depois de ele deixar o hotel.
- Muitas emoções: os médicos não quiseram arriscar a assinar e por isso volto ao clube de minha vida - publicou Rojas, em seu perfil, também mostrando-se empolgado com retorno a La U.
Em seguida, uma frase forte:
- Se tiver de morrer, que seja com minha torcida e minha camiseta.
Nlo fim da tarde, a diretoria alvinegra emitiu uma curta nota oficial.
"Considerando os procedimentos e protocolo de avaliações médicas adotados, o Botafogo de Futebol e Regatas comunica que a contratação do atleta profissional de futebol José Manuel Rojas Bahamondes não será formalizada."
O lateral, que também poderia cumprir a lacuna na zaga, tem 28 anos e está há dez dias no Rio de Janeiro esperando a definição e, sorridente, chegou a posar para foto com o escudo do Botafogo ao fundo. Após a vitória sobre o Resende, no último domingo, no Engenhão, o técnico Oswaldo de Oliveira já lamentava a perda do reforço.
- Temos de ver que direção tomar. Essa não contratação do Rojas foi triste para nós, estávamos otimistas quanto à participação dele no grupo. Partiremos para outras situações - disse, despistando, em seguida, que não teria muitas informações sobre o caso.
Não houve tempo de Rojas rescindir com o Universidad de Chile, para onde retorna e ocupa a posição que já era sua durante o título da Copa Sul-Americana, em 2011. No clube, o clima é de braços abertos para recebê-lo, com a certeza de que não há problema com sua saúde.
O próprio jogador acredita que a variação detectada é fruto do cansaço pela longa viagem, uma vez que saiu da República Dominicana, onde passava férias, para o Chile e depois direto para o Brasil. Agora, a equipe carioca terá de avaliar outro investimento. A probabilidade de Túlio Tanaka, zagueiro do Nagoya Grampus, entrar em cena de novo é grande.
Rojas do Botafogo deixando o hotel (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Rojas deixou hotel às 14h45 ainda sem saber que notícia receberia (Foto: André Casado/Globoesporte.com)

Novela continua: Fábio Costa tem seu retorno adiado mais uma vez

Diretoria santista encontra dificuldades para emprestar o jogador, que está vínculado ao clube até dezembro de 2013. Contrato pode ser rescindido

Por Adilson Barros Santos, SP
Fábio Costa, goleiro do Santos (Foto: divulgação/Santos FC)Fábio Costa deveria ter se apresentado no dia 4.
Ficou para fim do mês (Foto: divulgação/Santos FC)
O goleiro Fábio Costa, que um dia foi ídolo da torcida do Santos, campeão brasileiro (2002), bicampeão paulista (2006 e 2007), virou um problema difícil de ser resolvido pela diretoria alvinegra. O jogador tem contrato até dezembro de 2013 e não está nos planos do clube. Como os dirigentes ainda não conseguiram emprestá-lo, o atleta teve seu retorno ao CT Rei Pelé adiado mais uma vez.

Fábio se apresentaria no dia 4 de janeiro, com os jogadores que voltaram de empréstimo. Em seguida, ficou determinado que o goleiro começaria os trabalhos no dia 20, com os titulares. Agora, ficou decidido que ele só deverá se apresentar no dia 30. Na verdade, os dirigentes não esperam ver o atleta treinando e à disposição do técnico Muricy Ramalho. Todos esses adiamentos servem para que a diretoria ganhe tempo para tentar arranjar algum clube interessado.

- Houve uma conversa e entramos em acordo com os representantes do jogador. Decidimos que ele vai se apresentar no fim do mês.  - explica o vice-presidente santista, Odílio Rodrigues Filho.

Fábio Costa esteve vinculado ao Atlético-MG, por empréstimo, até dezembro de 2012. No entanto, mal foi aproveitado. O Galo tentou devolvê-lo ao Santos no meio do ano passado. O Peixe não quis conversa. Assim, o arqueiro passou boa parte do tempo treinando à parte no clube mineiro.

Origem da novela

Fábio Costa sempre foi muito ligado ao ex-presidente santista, Marcelo Teixeira, que bancou o seu retorno à Vila Belmiro em 2006, após o goleiro passar dois anos no Corinthians. Apesar de ter trocado o Peixe pelo maior rival, no fim de 2003, o jogador retornou a peso de ouro. Com salário alto e intocável. Mais tarde, ainda assumiria a tarja de capitão do time.

No entanto, com o fim da gestão de Teixeira, em dezembro de 2009, Fábio Costa, que se recuperava de uma grave lesão no pé direito, perdeu totalmente seu espaço no clube. Inicialmente, a nova diretoria, encabeçada pelo presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, tentou diminuir o seu salário - rescindir o contrato ficaria muito caro na ocasião. Optou-se, então, por aumentar o tempo do vínculo (em um ano) e, assim, reduzir as “mensalidades”: uma espécie de refinanciamento de dívida.

O goleiro aceitou e, agora, o clube não consegue se desfazer do herói que virou estorvo. Caso não consiga emprestar Fábio Costa até o fim deste mês, a diretoria cogita a hipótese de rescisão contratual.
 

Achei! No Agreste de PE, agora técnico, Alemão sonha com Botafogo

Ex-volante da Seleção, amigo de Maradona e agora treinador, Alemão tenta levar o Central de Caruaru ao inédito título de campeão pernambucano

Por Tiago Medeiros Caruaru, PE
Entrevista marcada para as 9h da manhã e ele chega com pontualidade britânica. Mas o visual é à italiana: tom sobre tom, camisa e calça cinzas, óculos escuros discretos, porém estampando uma renomada marca nas suas laterais. Nos pés, mocassins na mesma tonalidade. Elegância contrastada por um boné, que ali não está compondo o figurino, mas protegendo a calvície em expansão. O look não faria feio em algum resort de luxo na Sardenha, ilha italiana do Mediterrâneo.  Mas está sendo usado muito longe dali, sob o sol abrasador de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
Alemão, técnico do Central (Foto: Tiago Medeiros / GloboEsporte.com)No comando do Central, Alemão sonha em voltar ao Botafogo como técnico
(Foto: Tiago Medeiros / GloboEsporte.com)
A cidade, a 130 quilômetros da capital, Recife, é o novo lar de Alemão, ex-volante da Seleção Brasleira e hoje técnico do Central, clube que disputa o Campeonato Pernambucano. Aos 51 anos, o ídolo botafoguense e que também marcou época no Napoli, jogando ao lado de Careca e Maradona, tenta se consolidar como treinador e acabou 'pousando' no futebol pernambucano graças a uma forcinha de um amigo dos idos de São Paulo, o ex-atacante Amarildo Amaral, que brilhou com a camisa do Internacional na Copa União de 1987.
- O Amarildo recebeu um convite para ser gerente de futebol do Central, me convidou e aceitei de pronto. Uma excelente oportunidade que não poderia deixar passar, já que o Pernambucano é o Estadual mais disputado do Nordeste – explicou Alemão, que está há cinco anos se aventurando como técnico e antes de chegar ao Central havia passado por Tupynambás-MG, América-MG e Nacional-AM.
Alemão, técnico do Central, e Amarildo Amaral, gerente de futebol (Foto: Tiago Medeiros / GloboEsporte.com)Alemão chegou ao Central pelas mãos do amigo
Amarildo Amaral (Foto: Tiago Medeiros)
Amarildo e Alemão chegaram ao Alvinegro pernambucano com a missão de realizar aquilo que ninguém foi capaz em quase um século de disputa: levar um troféu para o interior e quebrar a hegemonia do trio de ferro da capital (Sport, Náutico e Santa Cruz). Considerada a quarta força do estado, o Central aposta em Alemão para sair do 'quase', que vem perseguindo o clube há anos.
- Temos um bom elenco, um clube estruturado, dono de um estádio para 25 mil pessoas, coisa que muito clube grande não tem, e uma torcida apaixonada. Em nosso primeiro jogo em casa (empate por 1 a 1 com o Araripina), levamos mais de nove mil torcedores às arquibancadas. Temos tudo para chegar e vamos chegar. Quero em dois anos deixar o Central na Série B do Campeonato Brasileiro – garantiu.
Um homem do campo
 Após encerrar a carreira, em 1996, com a camisa do Volta Redona, Alemão continuou trabalhando com o futebol, mas longe dos gramados. Dedicou-se à carreira de empresário e tinha em sua 'pasta' estrelas do quilate de Euller, Cláudio Caçapa, Leandro Amaral e o pentacampeão mundial Edmilson. Mas a saudade dos gramados falou mais alto, e Alemão decidiu ingressar na carreira de treinador.
- Trabalhei com grandes técnicos, como Telê Santana, joguei por grandes clubes, disputei duas Copas (1986 e 1990) e sei que minha experiência pode fazer a diferença – disse.
No futuro, o Botafogo
Ricardo Rogério de Brito, que recebeu do pai, seu Raimundo, o apelido de Alemão, sonha um dia estar à beira do gramado comandando um outro alvinegro, o Botafogo, clube em que marcou época de 1981 a 1987, mesmo sem ter levantado uma taça. E mesmo distante, o ex-volante segue acompanhando o Fogão. Perguntado se sonha treinar o ex-clube que lhe deu tantas alegrias, não pensou duas vezes para responder.
- Claro que sonho. Fui muito feliz com a camisa do Botafogo e devo muito àquele clube. Foi vestindo aquela camisa que cheguei à Copa de 1986 e me projetei internacionalmente – recordou o ex-jogador, que do Botafogo seguiu para o Atlético de Madri-ESP.
Maradona... que amigo!
Careca Maradona Alemão (Foto: Site Oficial)Alemão foi companheiro de Maradona no Napoli
(Foto: Site Oficial)
Do Atlético de Madri, Alemão se transferiu para o Napoli-ITA, onde faria parte de um dos maiores times da história do futebol europeu, que tinha como principal referência Diego Maradona. Vestindo o azul napolitano, Alemão conquistou uma Supercopa da Itália e um Italiano (1990) e uma Copa da Uefa (1989). Ao lado do ex-atacante Careca, Alemão era um dos jogadores mais próximos a Maradona. Relação que não foi abalada nem mesmo pelo desconcertante drible que recebeu de 'El Pibe' nas oitavas de final da Copa da Itália de 1990 e que acabou resultando no gol de Caniggia, que eliminou o Brasil do Mundial.
O contato não é constante, mas vez por outra Alemão e Maradona se correspondem por e-mail ou batem papo por telefone. Alemão é só elogios ao ex-colega, e quando perguntado se Messi pode destronar o rei argentino, responde rápido:
- Quantas Copas o Messi ganhou? O que ele fez com a camisa da Argentina? Maradona era o mesmo seja qual fosse o uniforme que vestia.
Seleção Brasileira
Alemão marcando Maradona na partida do Brasil contra Argentina em 1990 (Foto: Arquivo / Ag. Estado)Alemão tentar marcar, em vão, Maradona no duelo
contra Argentina em 1990 (Foto: Arquivo / Ag. Estado)
Com 39 jogos disputados com a camisa da Seleção e seis gols marcados, Alemão se mostra preocupado com o momento do Brasil às vésperas da Copa do Mundo. Para ele, o técnico Mano Menezes precisa dar uma resposta em campo aos maus resultados da temporada passada.
- O Brasil precisa encontrar um padrão de jogo, definir um time e trabalhá-lo. Estou preocupado, mas confio no trabalho e na competência do Mano – disse Alemão.
O agora treinador não pretende, por ora, um dia chegar à Seleção. A preocupação do treinador no presente é outra:
- Estou na Capital do Forró (Caruaru) e não sei dançar. Preciso aprender até junho (mês do São João) para não fazer feio.

Duelo de ídolos: depois de Ronaldo, Fittipaldi foca no marketing esportivo

Bicampeão de F-1 se associa ao publicitário Washington Olivetto para atuar com atletas brasileiros dos gramados, das pistas, das quadras e dos octógonos

Por Alexander Grünwald São Paulo
Acostumados a vencer como esportistas, eles também não brincam em serviço no mundo dos negócios. Pouco mais de um ano depois do ex-jogador Ronaldo anunciar sua entrada no cenário do marketing esportivo, é a vez do ex-piloto Emerson Fittipaldi colocar sua extensa experiência no mundo dos negócios à disposição de seu novo empreendimento, voltado também para o esporte. O bicampeão mundial de Fórmula 1 é um dos sócios da Momentum Sports, numa união que inclui também Washington Olivetto, um dos mais bem-sucedidos publicitários do país.
Agência de Emerson Fittipaldi, ao centro, cuidará da carreira de Eric Granado e Thiago Camilo (Foto: Alexander Grünwald/ GLOBOESPORTE.COM) Fittipaldi cuidará de Eric Granado e Thiago Camilo (Foto: Alexander Grünwald/ GLOBOESPORTE.COM)
Concorrente da 9ine, de Ronaldo, a agência atuará em diversas modalidades, com um elenco de atletas bastante diversificado, que inclui o futebol. Luis Fabiano, atacante do São Paulo, e Julio Cesar, goleiro do Corinthians, são os primeiros da lista. Nas quadras de vôlei, a empresa atuará com Murilo e Jaqueline, além do treinador Giovane Gávio, campeão mundial e olímpico como jogador. Nas pistas, a empresa representará os pilotos Thiago Camilo, da Stock Car, Pietro Fittipaldi, da Nascar, e Eric Granado, que neste ano ingressará no Mundial de Motovelocidade. Outros atletas que serão agenciados pela Momentum são Marcos Rogério, o Pezão, lutador de MMa, o skatista Marcelo Bastos e o jogado de rugby Fernando Portugal.
- Sou muito amigo do Ronaldo. Vamos é colaborar um com o outro. Cada empresa vai ampliar o mercado de alguma forma, já que ambos temos clientes grandes. Este crescimento é muito bom para o mercado do marketing esportivo, já que a empresa vem com uma experiência muito forte do exterior – afirma o vencedor de duas edições das 500 Milhas de Indianápolis.
O goleiro Julio Cesar e o atacante Luis Fabiano são atletas da Momentum Sports (Foto: Alexander Grünwald/ GLOBOESPORTE.COM)Agência representará Julio Cesar e Luis Fabiano (Foto: Alexander Grünwald/ GLOBOESPORTE.COM)
Além do trabalho de consultoria, ativação de marcas e gerenciamento de carreiras, a nova parceria do campeão visa também a promoção de eventos esportivos. Caso da etapa brasileira do novo Mundial de Endurance, prevista para o dia 15 de setembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Para Emerson, o bom momento da economia nacional pode criar uma série de oportunidades para bons negócios.
- O Brasil agora é um alvo de investimentos em todos os setores, e isso inclui o esporte. Teremos a Copa, os Jogos Olímpicos, entre outras coisas, então é preciso ter gente forte por trás dos principais atletas e eventos para aproveitar da melhor forma as oportunidades que vão aparecer – ressalta o ex-piloto.

Love mais perto


seg, 23/01/12
por thiago lavinas |
categoria Flamengo
Vagner Love no embarque para a Rússia no sábado
Informações preliminares indicam que a reunião entre CSKA e Flamengo por Vagner Love terminou com otimismo transbordando no lado rubro-negro.  Tão logo o encontro em Moscou acabou, o vice de finanças Michel Levy telefonou para representantes do Fla no Brasil, garantiu que a negociação avança bem e quantificou que 90% da transferência está concluída. Uma nova conversa deve acontecer nesta terça-feira. Levy avisou que deve voltar ao Brasil antes do previsto - e com o atacante “embaixo do braço”, como prometera antes de viajar.
Depois de ter a proposta de R$ 14,5 milhões parcelados em cinco anos considerada inadequada pelos russos, o Flamengo remanejou recursos da frustrada compra de Thiago Neves e conseguiu fechar uma oferta superior. São R$ 18 milhões divididos em três parcelas. A primeira – em torno de R$ 6,7 milhões – seria paga no ato. O empresário do atleta, Evandro Ferreira, também ajudou a captar dinheiro.
Em comunicado oficial em janeiro, o CSKA disse que liberaria o jogador por 10 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões). O presidente Yevgeny Giner diz que a vontade do jogador fez o clube fechar os olhos para ofertas europeias.
Apesar da mudança na proposta, os russos costumam cobrar pagamento à vista. Love, porém, usará como argumento o fato de ter defendido o clube por seis anos e meio e ter feito valer a pena o investimento com títulos e gols. Love é muito querido pelo presidente do CSKA, Yevgeny Giner, que trata o jogador como um filho.

No Twitter, Ashton Kutcher posta foto 'surfando' em meio a temporal em SP

'Surfando nas ruas de São Paulo', escreveu o ator no microblog.

do EGO, em São Paulo
De passagem por São Paulo, Ashton Kutcher pegou uma chuva daquelas e postou no Twitter uma foto em que aparece surfando no meio do temporal em uma rua do bairro dos Jardins nesta segunda, 23. "Surfando nas ruas de São Paulo", escreveu ele no microblog. O ator estava almoçando, viu a enxurrada, não resistiu e, de chinelo, foi brincar na água - sim, ele estava de chinelo em um dos restaurantes mais chiques da cidade. Ashton veio ao Brasil para assistir ao desfile da Colcci na SPFW (veja fotos de Kutcher no evento) e posar para a nova campanha da marca.
Ashton Kutcher na chuva (Foto: Reprodução/Facebook)A foto postada por Ashton Kutcher no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
Ashton Kutcher (Foto: Dilson Silva / AgNews)O ator brinca de 'surfar' no temporal de São Paulo (Foto: Dilson Silva / AgNews)
Ashton Kutcher (Foto: Dilson SIlva e Orlando Oliveira)O bom humor de Ashton Kutcher sob forte chuva (Foto: Dilson SIlva e Orlando Oliveira)
Ashton Kutcher na chuva de SP (Foto: Dilson Silva e Orlando Oliveira/Agnews)Ashton Kutcher (Foto: Dilson Silva e Orlando Oliveira/Agnews)
Ashton Kutcher (Foto: Dilson Silva / AgNews)Ashton Kutcher antes da tempestade (Foto: Dilson Silva / AgNews)