quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Neymar melhor que Messi? Maradona corneta Pelé: ‘Tomou a pílula errada’

Maior ídolo do futebol argentino volta a criar polêmica com Rei do Futebol

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes
Maradona treinador do Al Wasl FC (Foto: Agência AP)Maradona ironizou declarações de Pelé (Foto: AP)
Estava muito claro que o silêncio era apenas uma questão de tempo. Depois de Pelé afirmar para todos que Neymar é “mais completo” do que Lionel Messi, Diego Maradona não se conteve e voltou a “cornetar” o Rei do Futebol. Maior ídolo do futebol argentino, o atual técnico do Al Wasl, dos Emirados Árabes, abusou do tom sarcástico para discordar do brasileiro.
– Ele tomou a pílula errada. Em vez de tomar a pílula para antes de dormir, ele tomou sua pílula do dia. Ele ficou confuso e não sabe o que está dizendo. Eu sugiro que da próxima vez ele tome a medicação correta antes de começar a falar e que também mude de médico – ironizou o “Pibe”.
Neymar e Messi poderão estar frente a frente caso Santos e Barcelona avancem à grande decisão do Mundial de Clubes do Japão, no dia 18 dezembro. Ambos também concorrem à Bola de Ouro da Fifa, prêmio que será dado ao melhor jogador do planeta em janeiro. Vencedor nos últimos dois anos, o craque argentino leva vantagem.
MONTAGEM - Neymar Santos e Messi Barcelona (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos e Agência Reuters)Duelo entre Neymar e Messi é aguardado para a grande finalíssima do Mundial de Clubes do Japão

Sheik é punido pelo STJD e está fora de jogo decisivo contra Palmeiras

Emerson foi julgado por dar um pisão no rosto do jogador Daniel, do Avaí. No Twitter, corintiano ironizou, com foto de vergão de jogo contra o Figueira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Emerson Sheik está fora do jogo decisivo do Corinthians contra o Palmeiras, domingo, no Pacaembu. Em julgamento nesta quinta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, o atacante foi punido com uma partida de suspensão. No Twitter, Sheik ironizou a decisão do Tribunal, postando uma foto de um vergão em suas costas que teria sido causado, supostamente, por um jogador do Figueirense na partida do último domingo.
O julgamento desta quinta se deu por causa de um pisão no pescoço do lateral Daniel, do Avaí, em partida disputada no dia 11 de outubro, no Pacaembu. Emerson foi enquadrado no artigo 250 (ato hostil) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Dois dos auditores chegaram a sugerir que Sheik fosse julgado por agressão (artigo 254), aplicando a ele uma punição que poderia variar entre quatro e seis jogos. Mas a maioria dos auditores o manteve enquadrado no artigo 250 do CBJD.
A pena aplicada nesta quinta foi a mesma do primeiro julgamento, feito em 11 de novembro, quando Sheik havia pegado um jogo de suspensão. Na ocasião, o Corinthians obteve um efeito suspensivo para que ele enfrentasse o Atlético-PR no fim de semana seguinte. A nova audiência, marcada para o último dia 22, acabou adiada, o que deu condições ao atacante de enfrentar o Figueirense, no último domingo.
Com o adiamento, uma nova sessão foi marcada para esta quinta-feira. E o advogado do clube paulista, João Zanforlin, iniciou pedindo novo adiamento do caso. O presidente do Tribunal Pleno, Rubens Approbato (que é conselheiro vitalício do Corinthians), porém, indeferiu o pedido. O julgamento foi realizado normalmente.
A diretoria corintiana, aliás, não poupou esforços para conseguir o maior número de argumentos que pudessem livrar o atacante de qualquer punição. Um perito foi contratado para analisar as imagens do lance em que Sheik pisa em Daniel. A conclusão da defesa era de que ele não teve intenção de atingir o adversário. O vídeo, com todas as marcações feitas pelo perito, foi levado ao tribunal e exibido aos auditores.
Zanforlin também fez questão de lembrar aos auditores que o árbitro Leandro Pedro Vuaden deu apenas cartão amarelo a Emerson. Segundo o advogado, a presença do auxiliar e do quarto árbitro próximos à jogada mostra que o lance não teve a gravidade questionada pelo tribunal.
Espero que essas decisões não caiam mais no colo de um corintiano como eu. Quero estar na geral torcendo e não aqui. Infelizmente o Emerson está fora da última partida do campeonato"
Rubens Approbato, presidente do Tribunal Pleno
- Emerson não fez nada. Ao final do jogo, ainda foi conversar com o jogador atingido. Olhem a presença do quarto árbitro. Ele está ao lado do lance. O auxiliar estava perto do lance também - disse Zanforlin, durante a defesa.
O procurador Paulo Schmitt contestou a versão de Zanforlin.
- O caso é de agressão. Com todo respeito à defesa, a imagem é clara. Ele chuta o adversário e depois, em vez de pular, pisa no mesmo. Não interessa se são amigos, se se abraçaram depois. O que importa é o momento. No momento, o Daniel sentiu o pisão e a maldade. Houve uma equivocada análise da primeira instância ao desclassificar o lance de agressão para ato hostil. Emerson deveria ter sido suspenso por, no mínimo, quatro jogos - disse Schmitt.
emerson Sheik machucado (Foto: Divulgação/Twitter)Sheik postou no Twitter imagem de vergão causado por jogador do Figueira (Foto: Reprodução/Twitter)
Zanforlin queria o árbitro em julgamento
Zanforlin retrucou, dizendo que gostaria que o árbitro Vuaden fosse ouvido no julgamento, assim como ocorreu na sessão que puniu o zagueiro Bolívar, do Inter, por seis meses, após entrada dura em Bobô, do Bahia.
- Queríamos ouvir o árbitro, como fizeram no caso do Bolívar, mas não deram esse direito ao Corinthians. Gostaria de saber do Leandro Pedro Vuaden por que ele deu o cartão amarelo ao Emerson. O dia em que um advogado tiver condições de trazer um árbitro para depor eu vou dar risada. Quem deveria ter indiciado o juiz era a procuradoria - disse Zanforlin.
O caso é de agressão. Com todo respeito à defesa, a imagem é clara. Ele chuta o adversário e depois,
em vez de pular, pisa no mesmo. Não interessa se são amigos,
se se abraçaram depois"
Paulo Schmitt, procurador do STJD
- Olhem o samba maluco em que estamos. A regra do jogo é do árbitro. Quando ele toma uma decisão, tribunal nenhum do mundo pode mudar a sentença sem que o mesmo confesse o seu erro - emendou o advogado corintiano.
O relator Flávio Zveiter começou pedindo dois jogos de suspensão. O auditor Virgílio Val deu provimento ao pedido da Procuradoria e foi ainda mais duro: pediu quatro partidas de gancho.
O auditor José Mauro Couto abriu seu parecer dizendo não se lembrar de já ter votado contra o Corinthians e elogiando o advogado do clube paulista. Ele disse que gosta de absolver e se denominou um "apóstolo da absolvição". Mas citou o chute de Emerson no adversário antes mesmo do pisão e pediu seis jogos de punição com base no artigo 254 (agressão).
O auditor Francisco Mussinch divergiu em relação aos últimos votantes, disse que não considerou o lance uma agressão e manteve a pena aplicada no primeiro julgamento, de uma partida de suspensão. O auditor Caio César também disse que não considerou o lance uma agressão e acompanhou o relator Flávio Zveiter, com o voto de duas partidas de suspensão.
Na sequência, os auditores Alexandre Quadros e Dário Rocine acompanharam a divergência de Mussinch, votando pela punição de apenas uma partida. O auditor Felipe Bevilacqua, porém, votou por quatro partidas de suspensão ao atacante Emerson, com base no artigo 254 (agressão).
A regra do jogo é do árbitro. Quando ele toma uma decisão, tribunal nenhum do mundo pode mudar a sentença sem que o mesmo confesse o seu erro"
João Zanforlim, advogado do Corinthians
O presidente do Tribunal Pleno, Rubens Approbato, porém, acompanhou o auditor Mussinch e votou pela suspensão do atacante Emerson por uma partida também com base no artigo 250.
- Espero que essas decisões não caiam mais no colo de um corintiano como eu. Quero estar na geral torcendo e não aqui. Voto por uma partida de suspensão no artigo 250. Infelizmente o Emerson está fora da última partida do campeonato.
 

Pelo Twitter, Rivaldo oficializa fim do ciclo com a camisa do São Paulo

Jogador é comunicado pela diretoria que contrato não será renovado e avisa que não vai parar de jogar: 'Ainda tenho muita lenha para queimar'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Rivaldo no treino do São Paulo (Foto: João Neto / VIPCOMM)Rivaldo fará último treino pelo São Paulo no sábado
(Foto: João Neto / VIPCOMM)
Após o clássico contra o Palmeiras, no último domingo, a diretoria do São Paulo já havia decidido que Rivaldo não teria o contrato, que se encerra agora no fim do ano, renovado por mais uma temporada. Nesta quinta-feira, o jogador foi oficialmente comunicado do fim do vínculo. Através de sua conta no Twitter, explicou que fará seu último treinamento pelo clube neste sábado. Como foi expulso contra o Verdão, ele já não poderia enfrentar o Santos neste domingo, pela última rodada do Brasileiro.
- Gostaria de informar a todos que, a partir de sábado, que será meu último treinamento, não farei mais parte do elenco do SPFC. Pela tarde, a diretoria me comunicou oficialmente que eu não continuo mais no clube no próximo ano. Gostaria de agradecer a toda a torcida pelo imenso carinho demonstrado por mim durante todo o ano... Com certeza foi a melhor parte! - explicou o jogador.
O veterano, de 39 anos, já havia deixado claro que não pretende se aposentar e reforçou a ideia. Ele chegou a receber elogios do presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa. Mas o clube já descartou a possibilidade de negociar com o atleta. O destino de Rivaldo em 2012 ainda é incerto. Além de citar a torcida, ele também fez agradecimentos aos jornalistas.
- Não é minha despedida do futebol, pois ainda tenho "muita lenha para queimar" e meu propósito é terminar minha carreira no final de 2012. Também quero deixar aqui meu agradecimento para toda a imprensa, pelo apoio que recebi e também pelas críticas, pois de alguma forma elas me ajudaram.

Com euforia, torcida recebe Vasco e apoia antes de clássico decisivo

Torcedores fazem manifestação de carinho na volta ao Rio de Janeiro um dia depois da eliminação da equipe na Copa Sul-Americana

Por Gustavo Rotstein e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Foram quase duas horas de espera desde que o avião pousou até o momento em que os jogadores apareceram no salão de desembarque. Mas o desânimo passou longe da torcida do Vasco na chegada da equipe de Santiago, na noite desta quinta-feira. Um dia após a derrota para o Universidad de Chile e da eliminação na Copa Sul-Americana, cerca de 200 pessoas fizeram questão de manifestar seu apoio ao grupo que neste domingo enfrenta o Flamengo, ainda na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.
Desembarque do Vasco  (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Torcedores cercam o ônibus vascaíno (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Tão logo apareceram no saguão do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, os jogadores do Vasco foram cercados pelos torcedores e demoraram até chegar ao ônibus, apesar de o trajeto ser curto. Jogadores como Dedé, Juninho Pernambucano e Bernardo foram agarrados, puxados e beijados.

Feliz com a recepção calorosa, o técnico Cristóvão Borges disse que o time conquistou a confiança dos torcedores por ter demonstrado garra.
- O torcedor demonstra confiança porque sabe que o time sempre deu resposta. Eles são nossos aliados e jogam junto. Se hoje eles acreditam no título é porque percebem a nossa entrega desde o início. Fiquei muito feliz com essa recepção, e vamos levar essa energia para o campo - afirmou.

Apesar de não sofrer tanto com a euforia da torcida, Roberto Dinamite demorou a se juntar à delegação. O presidente mostrou-se visivelmente emocionado ao ver a manifestação do público e não escondeu o olhar de admiração. No entanto, garantiu não ter encarado a manifestação como uma surpresa.

- Da torcida do Vasco eu espero tudo - resumiu.
Alecsandro e Leandro no desembarque do Vasco (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)Alecsandro e Leandro no desembarque do Vasco (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)
Antes da chegada da delegação, o clima de festa só ficou tenso quando um segurança do aeroporto exibiu para os torcedores uma tatuagem com o símbolo do rival Flamengo, o que gerou xingamentos e ameaças. Outros funcionários do aeroporto tiveram que intervir para acalmar os ânimos. O segurança foi deslocado para outro lugar.
A torcida do Vasco esgotou sua cota de ingressos para o clássico contra o Flamengo, às 17h de domingo, no Engenhão. Para o adversário ainda há 1.200 bilhetes, a serem vendidos nesta sexta apenas no local do jogo, a partir de 10h. Para ser campeão brasileiro, o Vasco precisa ganhar e contar com uma derrota do líder Corinthians para o Palmeiras.

Marcelinho Paraíba nega acusação
de estupro: 'É tudo armação'

Meia do Sport acusa delegado de ter disparado tiro no sítio e, mesmo
alegando inocência, pede desculpas para a torcida: 'Que isso sirva de lição'

Por Elton de Castro Recife
Marcelinho Paraíba chegou sorridente à coletiva, ao lado da mulher (Foto: Aldo Carneiro)Marcelinho Paraíba chegou sorridente à coletiva,
ao lado da mulher (Foto: Aldo Carneiro)
O meia Marcelinho Paraíba, do Sport, concedeu entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, na Ilha do Retiro, e se defendeu das acusações de tentativa de estupro durante uma festa realizada em seu sítio, na cidade de Campina Grande-PB. Durante a entrevista, ele apresentou a sua versão dos fatos e alegou ser inocente.
- As acusações não são verdadeiras, eu sou inocente. É tudo armação, o delegado (irmão da suposta vítima) foi ao sítio sem ser convidado. Por volta das 4h, ele saiu, disparou um tiro e me deu voz de prisão. Só soube de tudo quando cheguei à delegacia
O meia chegou com 45 minutos de atraso à entrevista, acompanhado da mulher e do diretor executivo de futebol do Sport, Cícero Souza, e se mostrou bastante tranquilo e sorridente. Marcelinho agradeceu à direção do clube pelo apoio e aproveitou para pedir desculpas aos torcedores pelo acontecimento.
- Quero pedir desculpas às crianças, aos torcedores do Sport e ao povo brasileiro por esse tipo de situação. Que isso sirva de lição. Quero agradecer à direção do Sport por não ter me abandonado.
Marcelinho Paraíba acompanhado pelo Executivo de futebol do Sport, Cícero Souza (à esquerda) e do seu advogado, Afonso Villar (direita) (Foto: Aldo Carneiro)Marcelinho Paraíba acompanhado pelo Executivo de futebol do Sport, Cícero Souza (à esquerda) e do seu advogado, Afonso Villar (direita) (Foto: Aldo Carneiro)
O advogado do jogador, Afonso Villar, também falou e fez uma grave acusação:
- Devido à fragilidade do conjunto de provas, o Marcelo foi solto. Hoje não existe nenhum processo contra o Marcelo. Caso o processo seja arquivado, não deixaremos isso passar em branco. Por sinal, se o Marcelo não tivesse sido solto, estaria numa cela com um rigor superior, pois o crime em questão é o de estupro. Marcelinho é vítima do corporativismo dos policiais.
Vestindo uma camisa com os dizeres "A vitória vem de Deus", Marcelinho disse ter conversado com os familiares assim que o caso se tornou público.
- Conversei com a minha mulher e disse tudo ao meu filho, que tem nove anos.
Carreira marcada por polêmicas
Esta não é a primeira vez que Marcelinho Paraíba se envolve em polêmica. Em janeiro de 2010, ele foi condenado a seis meses de prisão em regime aberto, acusado de agredir um homem em uma casa de shows de Campina Grande, em junho de 2004. Tal como agora, o atleta estava em sua cidade natal comemorando o fim da temporada (na época ele jogava no futebol europeu, cujo calendário termina no meio do ano) e se envolveu na briga.
Dois anos antes, em 2002, houve a primeira confusão grave. Marcelinho foi detido aparentemente bêbado, dirigindo em alta velocidade na Alemanha. Depois, já como atacante do Wolfsburg, também no país europeu, ele foi acusado de se envolver em uma briga numa boate de Berlim, em que teria quebrado uma garrafa de cerveja no rosto de outro cliente.
Marcelinho marcou 12 gols pelo Sport na Série B deste ano e foi determinante para o acesso à elite do futebol nacional. A festa que começou na tarde dessa terça era justamente para comemorar o acesso. O jogador pretendia voltar nesta quarta ao Recife para acompanhar uma partida de seu filho, que joga no futsal do Sport. Ele só voltaria a Campina na sexta para passar férias de 30 dias na Paraíba.

Achei! Longe dos holofotes, Galatto treina no Grêmio à espera de clube

Confiante, herói da Batalha dos Aflitos não pensa em largar o futebol

Por Lucas Rizzatti Porto Alegre
Enquanto o torcedor mima Kleber, o mais novo candidato a ídolo do Grêmio, um herói da história recente do clube circula quase que anônimo pelos corredores do Olímpico. Sem time desde julho, Galatto aprimora a forma física há pelo menos um mês na casa que o acolheu ainda garoto. Um dos protagonistas da Batalha dos Aflitos, que completou seis anos no sábado, vive sob o peso do futuro incerto, mas aposta na mesma receita que usou para defender o pênalti de Adhemar, em 2005: tranquilidade. Afinal, o apelido de "Ice Man", dado pelo presidente Paulo Odone, não é por acaso.
A reclusão é uma estratégia de Galatto. O goleiro estaciona sua Palio Weekend cor de chumbo todos os dias, de segunda a sexta, no pátio do Olímpico depois de 30 minutos de viagem desde Cachoeirinha, cidade da Região Metropolitana. Discreto, opta sempre pelo turno inverso ao dos treinamentos do grupo profissional do Grêmio.
- Não sou muito político nem gosto de ficar me expondo. Decidi ficar um pouco fora para acalmar as notícias que estavam saindo sobre mim - justificou.
goleiro galatto grêmio (Foto: Lucas Rizzatti )Com 28 anos, Galatto pretende jogar mais cinco ou seis temporadas (Foto: Lucas Rizzatti )
Galatto se refere à curta passagem pelo Neuchâtel Xamax, da Suíça, em julho. Com dois dias de clube e sem treinar com bola havia 40 dias, foi intimado pelo presidente, o russo Andrei Rudakov, a jogar. Do impasse, restou a saída instantânea do jogador. Ainda entrou em campo, mas por solidariedade ao técnico brasileiro Sonny Anderson, ex-ídolo do Lyon, que não tinha goleiros à disposição.
Desde então, Galatto não farda. Voltou ao Brasil, tirou um mês de férias e, com a janela de transferências fechada, encontrou no Olímpico a chance para aos poucos retomar a carreira. Aliás, abandonar os gramados nunca esteve nos seus planos.
- Não posso parar, não posso me precipitar. Tenho 28 anos, pretendo jogar mais um cinco ou seis anos. Se for levado pela emoção, você se perde. Tem que ter tranquilidade. Ainda estou na luta - argumentou, lembrando que, em 2005, era o quarto goleiro no início da Série B.
Saudade da bola, não do frio
É quando fala da bola rolando que Galatto se desprende da fama de Homem de Gelo, se empolga, não vê a hora de voltar a jogar. Sente falta da rotina, de estudar o comportamento dos atacantes adversários. Até estranha ter folga nos fins de semana. Ainda não recebeu propostas oficiais, mas revela pelo menos quatro sondagens de clubes nacionais. Ouviu também ofertas estrangeiras, mas as rechaçou. Já treinou com neve até a canela na Bulgária em 2010 e espera não repetir a experiência.
galatto atlético-PR treino (Foto: Divulgação Site Oficial do Atlético-PR)Galatto foi um dos melhores do Brasileiro 2008 pelo
Furacão (Foto: Divulgação Site Oficial do Atlético-PR)
Um retorno à Europa não é descartado, mas apenas para centros mais consagrados. Como a Espanha, onde defendeu o Málaga há um ano. Começou como titular, porém perdeu espaço após a troca de técnico. Pediu para sair, apesar da plena ambientação à cidade.
Seu grande momento foi um pouco antes, em 2008, quando cavou espaço entre os três melhores goleiros do Brasileirão. Na época, vestia o rubro-negro do Atlético-PR e só saiu em 2009 negociado para o clube espanhol. Na Arena da Baixada, Galatto deixou saudades, colecionou elogios e amigos. Há alguns meses, aproveitou os dias de descanso para visitar o ex-clube. Garante que jamais vai se esquecer da estrutura "fantástica" dos paranaenses e muito menos do apoio incondicional da torcida atleticana.
Mesmo com um passaporte recheado e o reconhecimento no Atlético-PR, Galatto tem no Olímpico o seu porto seguro. Deixou o clube no fim de 2007 por conta própria, ao ver seu espaço diminuído pela concorrência. Não houve mágoa na ocasião. Sua intenção de treinar no estádio foi prontamente aceita por Odone e pelo diretor executivo Paulo Pelaipe, também dirigentes nos tempos de Batalha dos Aflitos. Entre as sessões de musculação e corridas, Galatto sempre tira um tempo para sorver um chimarrão com os funcionários do clube. Para os menos avisados, é como se ele ainda fosse um jogador do Grêmio. O próprio goleiro se sente assim. Na semana passada, foi convidado para um jantar do consulado em Novo Hamburgo e se impressionou com a recepção da torcida.
- Não sou, mas até parece que sou remunerado, tamanho o carinho – contou.
A Batalha que não acabou para Galatto
A discrição que Galatto procura no Olímpico é mais difícil de ser controlada nas ruas. Basta uma ida ao supermercado para algum torcedor identificá-lo. E, claro, lembrar 2005. Galatto se impressiona com a riqueza das histórias, dos relatos daquele 26 de novembro em que o Grêmio, com quatro homens a menos, venceu o Náutico por 1 a 0 em Recife.
E não se importa em ficar marcado apenas por esse jogo. Pelo contrário, se enche de orgulho e reconhece que não passa um dia sem recordar aquela partida, o momento em que o futuro do clube do coração esteve em suas mãos. Coleciona reportagens, DVDs, livro e, quando pode, corre ao YouTube para reavivar a memória.
goleiro galatto grêmio (Foto: Lucas Rizzatti )Galatto diz que voltaria para o Grêmio mesmo se
recebesse proposta inferior (Foto: Lucas Rizzatti )
- Que bom que se lembram de mim por isso. Melhor ser lembrado por uma conquista do que ser marcado por uma derrota, como o Barbosa, coitado (Barbosa era o goleiro da final da Copa de 1950 e falhou no segundo gol da derrota do Brasil para o Uruguai por 2 a 1).
Grêmio primeiro, dinheiro depois
A gratidão é tanta que Galatto vai fazer um dos seus melhores amigos se desfazer de uma relíquia. Antes de Náutico x Grêmio, o goleiro havia prometido passar a camiseta do jogo para o companheiro. Como qualquer mortal, não esperava que a partida fosse ganhar tons históricos, mas precisou manter a palavra e cedeu o presente. Agora, a tomou de volta para ofertá-la ao clube. Ficará exposta junto com a taça da Série B e a um painel alusivo à conquista.
E vestir a atual camiseta do Grêmio? A pergunta ilumina o rosto de Galatto e o faz se lembrar das palavras de Túlio Macedo, então vice de Finanças do clube, na despedida do goleiro em fins de 2007: “Isso não é um adeus, é um até breve. Você vai voltar, guri.” Direto, Galatto afirma que hoje escolheria o Grêmio mesmo com proposta inferior.
- Já sei como é lá fora, conheci o mundo. Agora, o coração fala mais alto – confidenciou.
Além do passado, o futuro do Grêmio insiste em cruzar o caminho de Galatto. Todos os dias, no trajeto para o Olímpico, passa em frente às obras da Arena, novo estádio do clube com previsão de inauguração no fim de 2012. Tira o pé do acelerador do carro e se impressiona com a velocidade das obras (40% concluídas). Confessa que se imagina defendendo o gol gremista na nova casa, sob o incentivo de 60 mil torcedores.
O sonho não é impossível. Até porque as portas do Grêmio estarão sempre abertas para Galatto.

Pena de Bolívar despenca para dois jogos e 15 dias de suspensão

Zagueiro está fora do Gre-Nal de domingo, mas pode voltar a jogar no início de 2012. Clube consegue efeito suspensivo

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Despencou, pelo menos temporariamente, a pena de Bolívar. Antes punido com quatro jogos de suspensão mais o mesmo período de afastamento de Dodô, do Bahia, lesionado em lance com o zagueiro, o capitão do Inter agora está penalizado com dois jogos de gancho e 15 dias de ausência. Com isso, a temporada do atleta está encerrada, mas ele volta a jogar normalmente no início de 2012 – desde que o Pleno do STJD não volte à punição inicial.
A reviravolta causou alívio no departamento jurídico do Inter. Foi considerada uma vitória. A mudança aconteceu graças à concessão, no final da tarde desta quinta-feira, do efeito suspensivo edido pelo advogado Rogério Pastl na terça.
Bolívar cumprirá um jogo de suspensão no Gre-Nal de domingo e outro no início de 2012. A partir daí, estará livre para jogar. Mas dependerá de novo julgamento. O Pleno poderá ou acatar a determinação da nova punição, ou voltar à pena de origem.
A penalização inicial, inédita na Séria A, incluiu o período de afastamento de Dodô, que rompeu os ligamentos cruzados do joelho esquerdo, na visão do STJD, por causa da solada de Bolívar. Por ela, o jogador só voltaria a atuar em maio de 2012, quando o jogador lesionado deve voltar aos campos.
A ausência de Bolívar no Gre-Nal indica que Índio estará em campo ao lado de Rodrigo Moledo. Juan deve ficar no banco.

Pena de Bolívar despenca para dois jogos e 15 dias de suspensão

Zagueiro está fora do Gre-Nal de domingo, mas pode voltar a jogar no início de 2012. Clube consegue efeito suspensivo

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Despencou, pelo menos temporariamente, a pena de Bolívar. Antes punido com quatro jogos de suspensão mais o mesmo período de afastamento de Dodô, do Bahia, lesionado em lance com o zagueiro, o capitão do Inter agora está penalizado com dois jogos de gancho e 15 dias de ausência. Com isso, a temporada do atleta está encerrada, mas ele volta a jogar normalmente no início de 2012 – desde que o Pleno do STJD não volte à punição inicial.
A reviravolta causou alívio no departamento jurídico do Inter. Foi considerada uma vitória. A mudança aconteceu graças à concessão, no final da tarde desta quinta-feira, do efeito suspensivo edido pelo advogado Rogério Pastl na terça.
Bolívar cumprirá um jogo de suspensão no Gre-Nal de domingo e outro no início de 2012. A partir daí, estará livre para jogar. Mas dependerá de novo julgamento. O Pleno poderá ou acatar a determinação da nova punição, ou voltar à pena de origem.
A penalização inicial, inédita na Séria A, incluiu o período de afastamento de Dodô, que rompeu os ligamentos cruzados do joelho esquerdo, na visão do STJD, por causa da solada de Bolívar. Por ela, o jogador só voltaria a atuar em maio de 2012, quando o jogador lesionado deve voltar aos campos.
A ausência de Bolívar no Gre-Nal indica que Índio estará em campo ao lado de Rodrigo Moledo. Juan deve ficar no banco.

Neymar é um dos candidatos a entrar na seleção da temporada da Fifa

Atacante do Santos é o único da lista que não joga na Europa. Outros sete brasileiros também estão na disputa

Por GLOBOESPORTE.COM Zurique, Suíça
Neymar, Santos x Atlético-GO (Foto: Rodrigo Coca/Agência Estado)Neymar também é candidato à Bola de Ouro
(Foto:/Ag. Estado)
A Fifa divulgou nesta quinta-feira uma lista com os 55 jogadores candidatos para entrar na seleção da temporada. O atacante Neymar, do Santos, que também disputa o prêmio Bola de Ouro, é o único que não joga na Europa. Outros sete brasileiros estão na disputa: Kaká e Marcelo (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), David Luiz (Chelsea), Lúcio e Maicon (Inter de Milão) e Thiago Silva (Milan). Os vencedores serão conhecidos no dia 9 de janeiro durante a cerimônia de entrega da Bola de Ouro em Zurique, na Suíça.
A Espanha lidera o número de concorrentes com 12 jogadores. O Brasil tem oito, enquanto Alemanha e Inglaterra contam com cinco candidatos. A eleição, organizada pela FIFPro (associação mundial de jogadores profissionais ligada à Fifa), será feita por mais de 50 mil jogadores que escolherão quatro defensores, três meias e três atacantes.
Entre as ligas nacionais, o Campeonato Espanhol tem 22 representantes. A Premier League, da Inglaterra, tem 18, e a Série A italiana conta com nove jogadores. Com um representante estão o Brasileirão, com Neymar, e o Campeonato Russo, com o camaronês Eto'o.
No ano passado a seleção eleita foi escalada com: Casillas; Maicon, Lucio, Piqué e Puyol; Xavi, Iniesta e Sneijder; Cristiano Ronaldo, David Villa e Messi.
Confira a lista dos 55 candidatos:
Goleiros: Buffon (Itália, Juventus), Casillas (Espanha, Real Madrid), Neuer (Alemanha, Bayern de Munique), Víctor Valdes (Espanha, Barcelona), Van der Sar (Holanda, aposentado/ex-Manchester United).
Defensores: Abidal (França, Barcelona), Dani Alves (Brasil, Barcelona), Carvalho (Portugal, Real Madrid), Cole (Inglaterra, Chelsea), Evra (França, Manchester United), Ferdinand (Inglaterra, Manchester United), Kompany (Bélgica, Manchester City), Lahm (Alemanha, Bayern de Munique), Lucio (Brasil, Inter de Milão), David Luiz (Brasil, Chelsea), Maicon (Brasil, Inter de Milão), Marcelo (Brasil, Real Madrid), Nesta (Itália, Milan), Pepe (Portugal, Real Madrid), Piqué (Espanha, Barcelona), Puyol (Espanha, Barcelona), Sergio Ramos (Espanha, Real Madrid), Thiago Silva (Brasil, Milan), Terry (Inglaterra, Chelsea), Vidic (Sérvia, Manchester United).
Meias: Xabi Alonso (Espanha, Real Madrid), Bale (País de Gales, Tottenham), Busquets (Espanha, Barcelona), Fàbregas (Espanha, Barcelona), Iniesta (Espanha, Barcelona), Kaká (Brasil, Real Madrid), Lampard (Inglaterra, Chelsea), Nani (Portugal, Manchester United), Özil (Alemanha, Real Madrid), Pirlo (Itália, Juventus), Schweinsteiger (Alemanha, Bayern de Munique), David Silva (Espanha, Manchester City), Sneijder (Holanda, Inter de Milão), Yaya Touré (Costa do Marfim, Manchester City), Xavi (Espanha, Barcelona).
Atacantes: Agüero (Argentina, Manchester City), Benzema (França, Real Madrid), Cavani (Uruguai, Napoli), Drogba (Costa do Marfim, Chelsea), Eto’o (Camarões, Anzhi), Falcao García (Colômbia, Atlético de Madri), Gomez (Alemanha, Bayern de Munique), Ibrahimovic (Suécia, Milan), Messi (Argentina, Barcelona), Neymar (Brasil, Santos), Cristiano Ronaldo (Portugal, Real Madrid), Rooney (Inglaterra, Manchester United), Suárez (Uruguai, Liverpool), Van Persie (Holanda, Arsenal), David Villa (Espanha, Barcelona).

R10 sente dores no joelho direito, mas Luxemburgo não teme desfalque

Camisa 10 deixa treino do Fla antes do fim e é substituído por Thomás. Técnico mantém Fierro entre titulares, com Aírton na reserva

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho saiu de campo antes do fim do treino do Flamengo nesta tarde, no Ninho do Urubu. O jogador se queixa de dores no joelho direito. O médico Marcelo Soares disse que o caso não preocupa. O técnico Vanderlei Luxemburgo também acredita que o jogador estará em campo no próximo domingo, às 17h, contra o Vasco.
- Foi uma pancada no joelho. Faltam só mais dois treinos e não vai ter problema - disse Luxa.
Ronaldinho deixa o treino do Flamengo rumo à sala de fisioterapia (Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo)Ronaldinho tirou a chuteira e foi para a sala de fisioterapia (Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo)

Ronaldinho treinava no ataque titular ao lado de Deivid. Ao sair de campo, foi substituído por Thomás.
O coletivo desta tarde foi o primeiro do Flamengo na semana decisiva. Vanderlei Luxemburgo escalou Fierro entre os titulares. Aírton jogou na equipe reserva. Segundo o treinador, o volante ainda sente um pouco de dor no tornozelo esquerdo devido à pancada que recebeu contra o Atlético-GO (veja o vídeo).
- Voltaria o Airton, mas ele ainda sente um pouco de desconforto. Optei pela manutenção do Fierro, que foi bem contra o Inter, saiu aplaudido pela torcida - explicou o treinador.
A equipe foi formada por Felipe, Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Willians, Fierro, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

CBF confirma: Copa do Brasil terá times da Libertadores em 2013

Clubes do torneio continental entrarão direto nas oitavas de final. Copa do Nordeste volta ao calendário em 2013 com 16 equipes

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
Confirmado: a Copa do Brasil de 2013 terá a participação dos clubes que também estiverem disputando a Libertadores no ano. Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou a mudança no calendário.
A Copa do Brasil deixará de ser disputada apenas no primeiro semestre, estendendo-se de março a novembro, com os times da Libertadores. Esses clubes entrarão nas oitavas de final, após o fim da competição continental.
A ideia da CBF é valorizar a Copa do Brasil, incluindo todos os melhores times do país. E evitar punir times por "sucesso", caso do Corinthians em 2011. Eliminado na Pré-Libertadores, o Timão não teve chance de disputar nem a Copa do Brasil nem a Sul-Americana, ao contrário de outros times que tiveram colocações piores no Brasileirão 2010. Em 2013, a Copa do Brasil terá um total de 86 clubes na disputa, com sete fases.
Oitenta equipes começarão a Copa do Brasil, em mata-mata. Sobrarão dez clubes, que se juntarão aos seis da Libertadores. Caso o país só tenha cinco vagas no torneio continental, o primeiro colocado do ranking nacional de clubes será convidado para completar as oitavas (16 times).
Outra mudança ocorrerá no processo de classificação para a Copa Sul-Americana. A fase eliminatória brasileira deixará de existir. O Brasil enviará quatro representantes para a competição, e a escolha deles não será mais apenas pela classificação do Campeonato Brasileiro. Serão indicados os clubes que deixarem a Copa do Brasil antes do início da Sul-Americana, de acordo com a classificação do Brasileiro do ano anterior. Ou seja, os mais bem colocados no Brasileirão 2012 que deixarem precocemente a Copa do Brasil de 2013 terão a chance de entrar na competição da Conmebol.
Copa do Nordeste
Ricardo Teixeira anunciou também o retorno da Copa do Nordeste em 2013, entre janeiro e março do ano, com 16 clubes: três da Bahia, três de Pernambuco, dois do Ceará, dois do Rio Grande do Norte, dois de Alagoas, dois da Paraíba e dois de Sergipe.

Santos é considerado o 27º clube mais valioso do mundo em estudo

Elenco do Peixe vale R$ 345 milhões segundo empresa de consultoria. Barcelona lidera ranking com R$ 1,528 bilhão, seguido pelo Real Madrid

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Depois de analisar os jogadores mais caros do mundo, a empresa Pluri Consultoria divulgou nesta quinta-feira um estudo sobre os 100 clubes mais valiosos do planeta. O melhor brasileiro colocado é o Santos, que aparece na 27ª posição.
A empresa somou os valores dos jogadores inscritos nos 60 principais campeonatos nacionais e chegou à conclusão que o elenco do Santos vale R$ 345 milhões, com valor médio de R$ 4,6 milhões. Em estudo anterior da Pluri, Neymar foi considerado o sexto jogador mais caro do mundo: R$ 122 milhões.
Jogadores Santos comemoração Libertadores (Foto: Reuters)Campeão da Libertadores, Santos tem elenco avaliado em R$ 345 milhões (Foto: Reuters)
A lista dos 100 clubes mais valiosos tem mais sete clubes brasileiros: São Paulo (56º, R$ 225 milhões), Internacional (64º, R$ 197 milhões), Corinthians (78º, R$ 172 milhões), Vasco (86º, R$ 160 milhões), Flamengo (92º, R$ 149 milhões), Fluminense (98º, R$ 141 milhões) e Grêmio (100º, 140 milhões). O Brasil é o único país não-europeu na relação.
O primeiro lugar do ranking é do Barcelona, que está avaliado em R$ 1,528 bilhão. Em segundo aparece o Real Madrid, com R$ 1,328 bilhão. O Manchester City é o terceiro, somando R$ 1,085 bilhão. Mais dois ingleses completam o "top 5": Chelsea (R$ 1,057 bilhão) e Manchester United (R$ 1,014 bilhão).
A Pluri Consultoria informou que usou valores do seu banco de dados, do site "Transfermarket" e da imprensa especializada até 18 de novembro para classificar os jogadores. No total, a soma do elenco dos 100 clubes analisados chega a R$ 33,2 bilhões.

Corrida dos Campeões: sorteio põe Schumacher e Button frente a frente

Vettel cai no mesmo grupo de Petrov em Düsseldorf no evento de domingo. Antes, no sábado, pilotos disputam a Copa das Nações na Esprit Arena

Por GLOBOESPORTE.COM Düsseldorf, Alemanha
Jenson Button e Michael Schumacher ficaram frente a frente no sorteio dos grupos da Corrida dos Campeões (ROC), que será disputada no próximo domingo na Esprit Arena, em Düsseldorf, na Alemanha. Os dois caíram na chave C, junto com o americano Brian Deegan, de competições radicais de rali, e do finlandês Juho Hanninen, campeão do Intercontinental de Rali (IRC).
VOANDO BAIXO: Assista à montagem da pista na Esprit Arena, em Düsseldorf
Sebastian Vettel Michael Schumacher Copa das Nações Corrida dos Campeões (Foto: Divulgação/ROC)SVettel e Schumacher ganharam a Copa das Nações para a Alemanha em 2010 (Foto: Divulgação/ROC)
Além deles, mais dois pilotos de Fórmula 1 participam do evento: o bicampeão Sebastian Vettel e o russo Vitaly Petrov. Os dois estão no grupo D, junto com o francês Romain Grosjean, reserva da Renault-Lotus e atual campeão da GP2, e com o dinamarquês Tom Kristensen, uma das lendas das 24 Horas de Le Mans. Aposentado, o escocês David Coulthard está na chave A, junto com o português Filipe Albuquerque, atual campeão do evento ao derrotar Schumi em 2010.
Um dia antes, no sábado, será disputada a Copa das Nações, evento preliminar da ROC. Juntos, Schumacher e Vettel buscam o pentacampeonato da competição para a Alemanha. Eles enfrentam na primeira fase a Grã-Bretanha, formada por Jenson Button e Andy Priaulx, que ficou com o vice nas últimas duas edições.
Confira os grupos da Corrida dos Campeões:
Grupo A:
Filipe Albuquerque (POR/DTM)
Andy Priaulx (ING/WTCC)
David Coulthard (ESC/ex-F-1)
Travis Pastrana (EUA/rali e Nascar)
Grupo B:
Mattias Ekstrom (SUE/DTM)
Martin Tomczyk (ALE/DTM)
Jan Kopecky (TCH/rali)
Sebastien Ogier (FRA/WRC)
Grupo C:
Michael Schumacher (ALE/Fórmula 1)
Jenson Button (ING/Fórmula 1)
Brian Deegan (EUA/rali)
Juho Hanninen (FIN/rali)
Grupo D:
Sebastian Vettel (ALE/Fórmula 1)
Tom Kristensen (DIN/Endurance)
Vitaly Petrov (RUS/Fórmula 1)
Romain Grosjean (FRA/GP2)
Veja as chaves da Copa das Nações, evento preliminar da ROC:
Grupo A:França (Sebastien Ogier e Romain Grosjean)
Time Nórdico (Tom Kristensen e Juho Hanninen)
Estados Unidos (Travis Pastrana e Brian Deegan)
Alemanha 2 (Timo Glock e Timo Scheider)
Grupo B:
Alemanha (Michael Schumacher e Sebastian Vettel)
Time Eslavo (Vitaly Petrov e Jan Kopecky)
Grã-Bretanha (Jenson Button e Andy Priaulx)
Time das Estrelas (David Coulthard e Filipe Albuquerque)

Stock Car divulga calendário de 2012 e pode voltar a correr em Tarumã, RS

Campeonato permanece com 12 etapas e começa em São Paulo, no fim de março, com final previsto para o anel externo de Brasília, em novembro

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Mantendo o esquema adotado nos últimos anos, a temporada 2012 da Stock Car terá novamente 12 corridas. O campeonato começará no dia 25 março, em São Paulo, com o encerramento previsto para o dia 12 de novembro, no anel externo de Brasília. A novidade para este ano é o retorno da lendária pista gaúcha de Tarumã, que recebeu a categoria pela última vez em 2009.
Stock Car: carros aceleram na largada (Foto: Fernanda Freixosa/Divulgação)Calendário da Stock Car prevê 12 corridas em 2012 (Foto: Fernanda Freixosa/ Divulgação)
- Sempre esperamos que o próximo campeonato tenha mais sucesso que o anterior. E é justamente isso que esperamos para 2012. Continuaremos com as duas corridas de rua, em Ribeirão Preto e Salvador, e, desta vez, com o encerramento em Brasília, cidade aonde o público tem recebido muito bem a Stock Car, em um circuito que tem proporcionado corridas emocionantes – disse Maurício Slaviero, diretor-geral da empresa que organiza a categoria.
Apesar de todas as datas estarem reservadas, algumas pistas ainda necessitam de ajustes para receber a maior categoria do automobilismo brasileiro. É o caso de três dos quatro circuitos reservados para a SuperFinal: Campo Grande, Brasília e Tarumã, cujo autódromo é localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre. Por isso, as datas aparecem com a inscrição ‘alternativo’: as provas serão transferidas para outros circuitos caso eles não atendam às exigências da categoria.
O retorno da pista gaúcha está vinculado a mudanças melhorias que deverão ser feitas até o início de 2012, como reformas nas áreas de box e também em alguns pontos da pista. Tarumã é um dos circuitos mais velozes do Brasil e já foi palco de grandes disputas na história da Stock Car, incluindo a prova de estreia da categoria, em 1979.
Veja o calendário da temporada 2012 da Stock Car:
1ª etapa, 25 de março - São Paulo (SP)
2ª etapa, 15 de abril – Curitiba-Pinhais (PR)
3ª etapa, 6 de maio - Ribeirão Preto, circuito de rua (SP)
4ª etapa, 20 de maio - Nova Santa Rita (RS)
5ª etapa, 1º de julho - Londrina (PR)
6ª etapa, 15 de julho - Rio de Janeiro (RJ)
7ª etapa, 5 de agosto - São Paulo (SP)
8ª etapa, 26 de agosto – Salvador, circuito de rua (BA)
9ª etapa, 16 de setembro - Campo Grande (MS) / alternativo
10ª etapa, 30 de setembro – Tarumã-Viamão (RS) / alternativo
11ª etapa, 21 de outubro - Curitiba-Pinhais (PR)
12ª etapa, 11 de novembro - Brasília (DF) / alternativo