quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Campeão da F-3, brasileiro testa a Ferrari: 'Melhor dia da minha vida'

Cesar Ramos anda com pista molhada com o F2008 da equipe italiana

Por GLOBOESPORTE.COM Vallelunga, Itália
Cesar Ramos piloto FerrariCesar Ramos no F2008 (Foto: Divulgação)
Era a realização do maior sonho da carreira. Nesta quinta-feira, o brasileiro Cesar Ramos, de 21 anos, pilotou pela primeira vez um carro de Fórmula 1, o modelo F2008 da Ferrari, usado na temporada 2008. O teste, realizado no Circuito Piero Taruffi, em Vallelunga, na Itália, foi um prêmio pelo título da Fórmula 3 Italiana, conquistado neste ano. Além dele, o monegasco Stephane Richelmi, vice, e o italiano Andrea Caldarelli, terceiro colocado, andaram com o carro do time vermelho, que não divulgou os tempos obtidos pelos pilotos nas atividades.
Por sorteio, Ramos foi o primeiro a andar e encarou o asfalto molhado pela chuva da madrugada em Vallelunga. Ele conseguiu dar uma volta de pneus slicks já no fim do teste e comemorou.
- Foi o melhor dia da minha vida testando a Ferrari de Fórmula 1. Fiz um bom teste mesmo em condicoes dificeis. Só pude fazer uma entrada na pista com pneus slicks no fim do meu tempo. As três primeiras saidas foram no molhado, mas mesmo assim me diverti muito - diz Ramos.
O teste teve a supervisão de Luca Baldisserri, chefe da Academia de Pilotos da Ferrari. A equipe premia o campeão da F-3 Italiana pelo terceiro ano seguido, com o objetivo de incentivar a formação de novos talentos. O brasileiro elogiou bastante a equipe após sair do F2008.
- Tentei aproveitar ao máximo. Fui guiado por um grupo de profissionais que me fez sentir seguro e que ajudaram a fazer da experiência algo inesquecível.
Cesar Ramos piloto FerrariO piloto brasileiro andou com o carro da equipe italiana no circuito de Vallelunga (Foto: Divulgação)

Enquanto isso na corrida maluca, Alonso “Vigarista” recebe o prêmio que merece!

Dupla nacional vence etapa brasileira do FIA GT1 no circuito de Interlagos

Xandinho Negrão e Enrique Bernoldi chegam em primeiro, para delírio do público de 21 mil pessoas. Decisão do campeonato vai para a Argentina

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Torcida brasileira faz a festa na vitória de Bernoldi e XandinhoXandinho e Bernoldi comemoram (Foto: Divulgação)
Para alegria do público de 21.800 pessoas nas arquibancadas do autódromo de Interlagos, a etapa brasileira do Mundial de FIA GT1 foi vencida por uma dupla verde-amarela: Enrique Bernoldi e Xandinho Negrão, com um Maserati MC12. Eles largaram na quarta posição e assumiram a liderança da corrida a pouco mais de 10 minutos do fim.
- Podia ver o público me dando apoio, podia ver o Enrique no pit wall, conseguia sentir os gritos de apoio. Com certeza, foi uma das vitórias mais importantes da minha vida. É a primeira vez que venço uma corrida internacional em Interlagos. Enrique fez um ótimo trabalho, com uma boa estratégia ao deixar os pneus novos para a minha entrada na pista. O Aston Martin dos líderes estava com dificuldade com os pneus. Infelizmente, não temos o mesmo motor que o deles, então tive de fazer uma ultrapassagem muito - comemora Xandinho.
No fim da prova, o Maserati dos brasileiros se aproximou do Aston Martin DB9 do tcheco Tomas Enge e do inglês Darren Turner, que estava em primeiro. Depois de um toque no Bico de Pato entre os carros, a dupla brasileira conseguiu a ultrapassagem, para festa do público.
- Xandinho fez duas voltas muito boas com os pneus novos [depois da troca de pilotos]. Ele ficou próximo ao Turner o tempo todo e fez um trabalho fantástico. Essa corrida foi mais difícil do que a do ano passado em Portugal. Em 2009, o campeonato não era tão disputado como agora, e eu ainda tinha largado da pole - diz Bernoldi.
Torcida brasileira faz a festa na vitória de Bernoldi e XandinhoMaserati de Enrique Bernoldi e Xandinho Negrão venceu em Interlagos neste domingo (Foto: Divulgação)
O Aston Martin DB9 de Enge e Turner chegou em segundo, o que levou a decisão do campeonato para a última prova da temporada. A dupla da Young Driver AMR chegou a 104 pontos com o resultado do fim de semana, ficando a 28 dos líderes Andrea Bertolini e Michael Bartels, que representam a mesma equipe dos vencedores da prova, a Vitaphone Racing. Ainda há 33 pontos em disputa na etapa de San Luis, na Argentina, que será realizada de 3 a 5 de dezembro. O Corvette Z06 do grego Alexander Margaritis e do alemão Marc Hennerici ficou em terceiro.
Daniel Serra e Chico Longo, que disputaram a etapa de Interlagos com um Maserati MC12, terminaram em 17º. A outra dupla de brasileiros abandonou a prova a 7 voltas do fim, com Sérgio Jimenez e Cláudio Dahruj ao volante de um Corvette Z06. O Lamborghini Murciélago R-SV de Ricardo Zonta, que corre ao lado do alemão Frank Kechele, também não completou a corrida.
Confira o resultado da etapa de Interlagos do Mundial de FIA GT1:
1 - Bernoldi/Negrão (Maserati MC12) - 38 voltas em 1h01m23s296
2 - Enge/Turner (Aston Martin DB9) - a 2s348
3 - Hennerici/Margaritis (Corvette Z06) - 5s874
4 - Piccione/Hirschi (Aston Martin DB9) - a 6s077
5 - Martin/Leinders (Ford GT) - a 9s060
6 - Dumbreck/Krumm (Nissan GT-R) - a 10s574
7 - Schwager/Pastorelli (Lamborghini Murcielago 670 R-S) - a 11s367
8 - Jani/Armindo (Ford GT Matech) - a 22s358
9 - Bertolini/Bartels (Maserati MC12) - a 22.925
10 - Heger/Müller (Maserati MC12) - a 23s225
11 - Nygaard/Mücke (Aston Martin DB9) - a 31s682
12 - Kox/Haase (Lamborghini Murcielago 670 R-S) - a 43s720
13 - Makowiecki/Clairay (Aston Martin DB9) - 45s738
14 - Westbrook/Mutsch (Ford GT Matech) - a 52s474
15 - Bobbi/Palttala (Ford GT) - a 54s724
16 - Ara/Nilsson (Nissan GT-R) - a 1min11s191
17 - Serra/Longo (Maserati MC12) - a 1min18s694
18 - Wendlinger/Moser (Nissan GT-R) - a 1min34s780
19 - Huisman/Kuismanen (Corvette Z06) - a 1 volta
20 - Jimenez/Dahruj (Corvette Z06) - a 7 voltas
21 - Campbell-Walter/Hughes (Nissan GT-R) - a 15 voltas
22 - Zonta/Kechele (Lamborghini Murcielago 670 R-S) - a 32 voltas

Maradona toparia dirigir o Boca, mas quer conversa com Riquelme antes

Cotado para assumir o clube, Pibe teve problemas com o camisa 10 quando treinava a Argentina e deixou craque fora da última Copa do Mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
Diego Maradona tênis Londres Veronica OjedaDiego Maradona esteve recentemente em Londres
(Foto: Getty Images)
Diego Maradona está pronto para dizer "sim" ao Boca Juniors. Para realizar o sonho de treinar o time do coração, o Pibe afirmou que até tentaria se entender com Riquelme, seu antigo amigo que virou desafeto quando comandava a seleção argentina.
- Eu morro para ser técnico do Boca, mas primeiro há muitas coisas para conversar com várias pessoas - disse Maradona à revista "Gente".
Após a demissão de Claudio Borghi, o nome de Diego liderava as enquetes de sites argentinos sobre quem deverá ser o novo técnico do Boca. Porém, o problema com Riquelme, ídolo da torcida xeneize, poderá adiar o sonho de Maradona.
Em 2009, o camisa 10 reclamou da postura do Pibe como técnico da seleção e afirmou que não jogaria a Copa. Magoado, Maradona parou de convocar Riquelme e o craque realmente não disputou o Mundial na África do Sul.
- Eu teria que encontrá-lo para conversar e resolver. Seria um louco se não quiser ter Riquelme no time. Mas não quero pressioná-lo e que saia do Boca por minha culpa. Nunca tive uma conversa franca com ele, então não sei o que aconteceu. Ele renunciou à minha seleção de repente, nunca soube o que aconteceu direito, nem entendi - afirmou Diego.

Sérgio Cabral garante pacificação de todas comunidades do Rio até 2014

Governador diz que segurança antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos de 2016 é um compromisso dele com o Comitê Olímpico Internacional

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro
sergio cabral evento cidade sedeGovernador garante 100% de pacificação no Rio
até 2014 (Foto: Carlos Magno / Divulgação)
Um dia após a histórica tomada de território do Complexo do Alemão pelo estado do Rio de Janeiro, o tema segurança pública acabou ganhando destaque no segundo seminário “Rio Cidade Sede”. Os temas pautados para o evento realizado neste segunda-feira, em Copacabana, eram "Mobilidade Urbana" e "Turismo e Infraestrutura Hoteleira", mas os palestrantes fizeram questão de deixar seus depoimentos sobre as últimas ações do governo contra o poder paralelo. O governador Sérgio Cabral voltou a garantir que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 serão realizadas em paz, com todas as comunidades do estado já pacificadas.
- Eu sempre disse aos membros do Comitê Olímpico Internacional que nós não temos só o compromisso de fazer um evento olímpico e paraolímpico e dar paz aos milhares de visitantes. Nós queremos dar um legado de segurança antes, durante e depois. E eu me comprometi na campanha eleitoral a recuperar todos os territórios ocupados pelo poder paralelo. Eu tenho certeza absoluta que vou cumprir esse compromisso até 2014 – disse Sérgio Cabral, que foi muito aplaudido durante o evento promovido pelo jornal “O Globo”.
O presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABHI), Álvaro Brito, foi um dos palestrantes que mostrou mais otimismo com as ações do governo estadual. A segurança pública era uma das maiores preocupações do setor para a realização dos grandes eventos esportivos na cidade.
- Para mim, o nosso maior problema é com a segurança. E o governo do estado está dando uma resposta bonita. Foi um negócio fantástico. Mas eu diria que essa é a primeira etapa – afirmou.
Diretor de logística de Atenas-2004 faz alerta sobre gastos
Com a presença do diretor de logística das Olimpíadas de Atenas 2004, Evangelos Angeletopoulos, o seminário também teve como objetivo proporcionar uma interação entre as duas cidades sedes. O grego ressaltou a importância da atenção com os gastos, que costumam “ser o dobro do previsto”. Outro ponto destacado é que cada cidade tem suas próprias necessidades e dificuldades e, portanto, pouca coisa pode ser aproveitada das edições anteriores da competição.
- A transferência de conhecimento não é maior do que 40%. Normalmente, o comitê organizador recebe muitos dados e a maioria deles é porcaria – disse Evangelos.
O governador Sérgio Cabral elogiou o trabalho feito pelos gregos, mas deixou claro que não será o principal exemplo seguido pelo Rio de Janeiro.
- Eu estive lá alguns dias e tive a oportunidade de verificar os benefícios que a cidade teve. Mas, com todo o respeito a Atenas, nós temos outras cidades também como referências de conquistas a partir dos Jogos Olímpicos, como Barcelona – afirmou o governador.
Situação dos aeroportos do Rio de Janeiro preocupa
A situação dos aeroportos do Rio de Janeiro, principalmente do Galeão, também foi um assunto bastante discutido nesta segunda-feira. Dois palestrantes criticaram suas condições. O presidente da ABIH, Álvaro Brito, disse que tratam-se de “rodoviárias”, enquanto o consultor em infraestrutura aeroportuária José Wilson Massa criticou seus acessos. O governador Sérgio Cabral também reconheceu que será um grande desafio transformar o “precário aeroporto em um condizente com o calendário do Rio”.
- As obras de revitalização do Galeão foram iniciadas em 2008 e eu entendo que elas ficarão a tempo não só das Olimpíadas como da Copa. Agora, em termos de acesso, o Galeão preocupa – disse José Wilson Massa, consultor em infraestrutura aeroportuária. Como alternativa, ele sugeriu a criação de uma ligação marítima pela Baía de Guanabara.

Slater lança empresa para criar ondas artificiais para lazer e competição

Projeto, que começou em 2005, prevê a criação de piscinas que possam tanto ser usadas para treinos quanto para campeonatos

Por GLOBOESPORTE.COM Los Angeles, EUA
Surfe piscina de onda Kelly SlaterProjeto de piscina de onda aritficial
(Foto: Reprodução / pdxactionsports.com)
Enquanto ainda decide se vai se aposentar ou não, Kelly Slater entrou de cabeça em uma nova onda. Artificial. O americano de 38 anos e decacampeão mundial lançou na terça-feira a Kelly Slater Wave Company, ou KS WaveCo. Trata-se de uma empresa especializada em criar piscinas de ondas artificiais que possam, no futuro, receber competições.
O projeto começou em 2005, quando Slater convidou um especialista para estudar a formação das ondas no oceano. Eles se reuniam em Culver City, na Califórnia (EUA). A primeira piscina de teste foi construída em Los Angeles. E há um projeto de um parque aquático em Portland.
- Até agora, não havia uma onda artificial que reproduzisse o sentimento natural de surfar uma onda de verdade. Queríamos criar uma verdadeira experiência de surfe. Mas agora sabemos como gerar e controlar os elementos que produzem ondas iguais às dos oceanos. Nossa tecnologia pode criar ondas para iniciantes e profissionais.
A onda é gerada pelo lado de fora de uma piscina circular, com uma ilha no meio. Com isso, a onda se quebra "eternamente" sobre a faixa de areia.
- Gostaria de que fosse uma onda padrão para os dias em que o oceano não está bom.

Jordan é convocado para comissão técnica da seleção de golfe dos EUA

Astro do basquete ajudará a equipe na Copa do Presidente, na Austrália

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália
Michael Jordan em jogo do Charlotte BobcatsMichael Jordan em jogo do Charlotte Bobcats
(Foto: Reuters)
Lenda do basquete, Michael Jordan foi, na segunda-feira, convocado para a comissão técnica da seleção americana de golfe. Ele ajudará o time durante a Copa do Presidente, que será disputada em Melbourne, na Austrália, em novembro de 2011.
Dono de seis títulos da NBA, Jordan exerceu a função na equipe de golfe em 2009 e deu sorte. O time americano venceu a competição - disputada de dois em dois anos. A última edição foi em San Francisco, na Califórnia (EUA).
- Michael é, claro, um dos maiores atletas de todos os tempos, e ter um campeão como ele para motivar e inspirar o time é uma grande vantagem - disse o capitão da equipe americana, Fred Couples.
Aposentado desde 2003, Jordan é dono do Charlotte Bobcats.
 

Com futuro incerto, Val Baiano diz não ser considerar 'uma decepção'

Atacante afirma que 'ano foi ruim para todos' no Flamengo

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Val Baiano Willians treino FlamengoVal Baiano (esq.) treinou entre os titulares e tem boas
chances de encarar o Santos (Foto: Richard Fausto)
Três gols em 17 jogos. Val Baiano estreou com a camisa do Flamengo no fim de julho, contra o Inter. Enfrentou dez jogos de jejum, virou motivo de chacota e desencantou em outubro. Agora, vive um momento de indefinição. Tem mais um ano de contrato, e a ausência de propostas deve facilitar a sua permanência na Gávea. Val espera passar imune pela reformulação que o técnico Vanderlei Luxemburgo começa a planejar com o departamento de futebol.
- Minha vontade é de ficar. Todos sabem o amor que tenho pelo Flamengo. Quem decide são o Vanderlei e a diretoria. Estou aqui para trabalhar. Se for para me reapresentar no ano que vem, vou me reapresentar. Vou sempre agradecer ao Flamengo por estar aqui, por ter realizado este sonho. Não me considero uma decepção. Foi um ano ruim para todos, para quem estava desde o início e perdeu o Carioca, para quem chegou no meio da temporada. Futebol é momento. Às vezes, o momento do clube é ruim – disse.
Nesta quinta-feira, Vanderlei Luxemburgo comandou um treino coletivo e escalou Val entre os titulares ao lado de Diego Maurício. Diogo está suspenso, enquanto Deivid faz tratamento por conta de uma lesão no tornozelo direito. O camisa 9 espera voltar a ser titular contra o Santos, domingo, na Vila Belmiro.
- Acredito que sim (que vai jogar). Sempre que ele treina um time acaba jogando. É uma partida em que podemos minimizar um ano que não foi muito legal, podemos conquistar a vaga que dá chance de jogar a Libertadores ano que vem – frisou.
O Flamengo é o 15º na tabela, com 43 pontos. Para assegurar um lugar na competição continental, precisa subir uma posição. Val tenta não pensar no assunto reformulação.

Cordeiro: 'Deixei de jogar o Mundial para levar o Botafogo à Libertadores'

Empréstimo do lateral termina no fim de dezembro, porém, Internacional deve aceitar estender o contrato com o Alvinegro para a temporada 2011

Por Alexandre Alliatti, Gustavo Rotstein e Mariana Kneipp Rio de Janeiro
Marcelo Cordeiro no treino do BotafogoMarcelo Cordeiro pretende continuar no Botafogo
na temporada 2011 (Foto: Agência Photocâmera)
Se continuasse no elenco do Internacional, Marcelo Cordeiro estaria contando os dias para a disputa do título mundial de clubes. No entanto, o lateral foi emprestado ao Botafogo há um ano e seu objetivo é outro: conquistar a vaga na Libertadores. Apesar do empréstimo para o Alvinegro estar acabando – termina no fim de dezembro –, ambas as partes têm interesse que o contrato seja prorrogado. Sem querer tratar do assunto no momento, o jogador fala apenas nas mudanças de planos para a temporada e a projeção que espera ter com a vitória sobre o Grêmio no domingo.
- Não estou pensando nisso agora. Ainda tenho um mês, mais ou menos, para decidir. Eu deixei de jogar o Mundial para levar o Botafogo à Libertadores. Aceitei o desafio, e sei que vou ter uma grande valorização profissional com essa vaga.
Satisfeito com seu desempenho no Botafogo, Marcelo Cordeiro lembra que a adaptação no Alvinegro foi rápida para ele. O lateral ressaltou até a postura do clube em relação aos acordos financeiros com os jogadores.
- Minha ideia é permanecer aqui. Fui muito bem aceito. Minha família é botafoguense, estou na minha cidade. Antes, eu ouvia algumas pessoas falando mal da estrutura do clube, mas foram muito corretos comigo nesse ano.
Inter prefere não falar sobre o empréstimo
Apesar da inclinação do Inter de aceitar negociar a extensão do empréstimo de Cordeiro, o diretor-executivo do Internacional, Newton Drummond, não quis comentar o assunto.
- Fizemos um acordo com o Botafogo de que só vamos tratar disso depois do fim do campeonato.

Maracanã vai ter mirante para torcida acompanhar obras para Copa de 2014

Secretária Márcia Lins confirma inauguração do local para o ano que vem e diz que fãs poderão seguir visitando o estádio mesmo antes da reabertura

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Maracanã vai ganhar mais uma novidade a partir do ano que vem. Por conta das obras de reforma para a Copa do Mundo de 2014, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro vai transferir para a Torre de Vidro (próximo ao portão 19 e que dá acesso às cadeiras especiais através de escadas rolantes) o Hall da Fama e o centro de memória do "Maior do Mundo". Todos os objetos serão distribuídos pelos andares do local até chegar ao mirante, que será construído no local e tem previsão de inauguração para o início de 2011.
O local poderá ser visitado pelos torcedores, que acompanharão diariamente as obras do estádio, que ficará pronto em dezembro de 2012. Desde a entrada, o público vai circular por várias peças do museu, que serão distribuídas por todo o trajeto, que vai do primeiro ao último andar. No fim, os fãs vão se deparar com o Hall da Fama e o mirante, que terá 600 metros quadrados de comprimento.
mirante Maracanã obrasApós trajeto por museu, torcedores chegarão ao Hall da Fama e ao mirante do Maracanã na Torre de Vidro, localizada entre os portões 18 e 19. Local vai ser inaugurado no início do ano que vem (Foto: Divulgação)
A secretária de turismo, esportes e lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, explicou a iniciativa. Segundo ela, o Maracanã terá a oportunidade de se transformar em um grande centro temático do esporte, localizado na Cidade Maravilhosa.
- O número de visitantes aumentou bastante depois do início das obras, pois os turistas querem levar para casa uma foto histórica desse momento de transformação. Na Torre de Vidro vamos criar um mirante de 600 metros quadrados, onde ficará a maquete do novo Maracanã com informações do projeto, uma loja e um bar - contou a secretária.
mirante Maracanã obrasTorcedores poderão ver a maquete do 'novo'
Maracanã no mirante (Foto: Divulgação)
Márcia Lins revelou ainda que o torcedor poderá comprar objetos retirados da estrutura do estádio durante as obras de reforma.
- Nessa loja vamos vender também pedacinhos do Maracanã, feitos de entulho da demolição de setores originais do estádio e outros objetos especiais que serão recolhidos durante a obra. Até mesmo os vergalhões estão entre esses itens, pois diferem do modelo dos vergalhões usados hoje em dia - revelou.
Na próxima semana, a Suderj vai tirar os moldes dos pés de 100 jogadores que compõe o hall da fama para realizar a transferência de local. Todo cuidado é pouco para guardar a história do futebol brasileiro e mundial. Entre os homenageados estão Garrincha e Pelé.
De acordo com a secretária, o Maracanã é o segundo ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o Cristo Redentor. Até o mês de novembro, mais de 180 mil pessoas já haviam passado pelo estádio. Em 2009, o número chegou a 160 mil.
mirante Maracanã obrasTorcedores poderão acompanhar as obras do estádio até dezembro de 2012, quando o local ficará pronto para a disputa da Copa do Mundo de 2014. Estádio receberá a final do Mundial (Foto: Divulgação)

Fifa anuncia Rússia e Qatar como sedes das Copas de 2018 e 2022

Países foram escolhidos após eleição realizada em Zurique, na Suíça

Por GLOBOESPORTE.COM Zurique, Suíça
A Fifa anunciou nesta quinta-feira, em Zurique, na Suíça, os vencedores da corrida para receber as Copas de 2018 e 2022. A candidatura da Rússia vai ser sede do Mundial daqui a oito anos. Já o Qatar ganhou o direito da organizar a competição seguinte, a primeira no Oriente Médio. O evento que revelou os ganhadores contou com a participação de celebridades do esporte, do ex-presidente americano Bill Clinton e do príncipe William.
chamada Copa Rússia Qatar FIFARússia e Qatar são escolhidos para sediar Copas de 2018 e 2022 (Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Os russos bateram Inglaterra e as candidaturas conjuntas de Espanha/Portugal e Holanda/Bélgica. Pela primeira vez, o país vai ser sede de uma Copa do Mundo. Na comitiva dos vencedores, a atleta de salto com vara, Yelena Isinbayeva, e o atacante Andreyi Arshavin, capitão da seleção, acompanharam a escolha.
A candidatura do Qatar, que nunca disputou a fase final de uma Copa, bateu Austrália, que também concorria pela primeira vez, Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul. Os três últimos países já haviam recebido o Mundial anteriormente. Os árabes utilizaram como embaixadores os ex-jogadores Zinedine Zidane, Ronald de Boer, Pep Guardiola e Roger Milla.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, parebenizou todas as candidaturas e afirmou que das nove campanhas apenas duas poderiam ser escolhidas para receber as próximas Copas.
- É o esporte que movimenta milhões de pessoas, a emoção das pessoas e traz esperança para a população, principalmente para os jovens. É uma pena que apenas um país pode ser escolhido. O futebol não é uma questão de apenas vencer, mas é uma escola da vida. É preciso saber perder - afirmou o presidente da Fifa, Joseph Blatter.
Com os cofres cheios, Rússia recebe o Mundial de 2018
Yelena Isinbayeva na candidatura da Rússia para a CopaYelena Isinbayeva apoiou a candidatura da Rússia
para receber o Mundial de 2018 (Foto: Reuters)
Favorita nos bastidores para receber a Copa do Mundo de 2018, a Rússia apostou no seu forte poderio econômico para receber a competição. Com a promessa de investir U$ 3,8 bilhões (R$ 6,5 bilhões) em estádios, U$ 2,2 bilhões (R$ 3,8 bilhões) no futebol no país e U$ 11,5 bilhões (R$ 19,8 bilhões) em infraestrutura, a candidatura promete erguer nada menos que 13 arenas e ainda reformar outras três. Os russos ainda usaram o argumento de que nunca sediaram uma Copa e, com isso, abririam novos mercados para o torneio, assim como aconteceu com a África do Sul, neste ano, e com os Estados Unidos, em 1994.
GALERIA DE FOTOS: Confira os estádios que serão utilizados na Copa de 2018
- Prometo que nunca vão se arrepender pela escolha, vamos fazer história juntos - afirmou o vice-primeiro-ministro da Rússia, Igor Shuvalov.
Maior país em território do planeta (17.075.200 km²), a Rússia atravessa a Europa e a Ásia, ligando Ocidente e Oriente. Isso implica também em longas distâncias de uma sede para outra. A organização do Mundial, porém, diz que vai concentrar os jogos na parte leste do país para evitar longas viagens das delegações. De acordo com o comitê russo, os torcedores que tiveram com os ingressos em mãos terão direito à trasporte gratuito.
Qatar aposta na climatização dos estádios para receber o Mundial de 2022
Zidane Qatar FIFA Copa do Mundo 2022Zidane apoiou a candidatura do Qatar (Foto: AFP)
Estádios com tecnologia de ponta, sedes próximas umas das outras e o fato de organizar a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, região apaixonada pelo futebol. Estes são os três trunfos utilizados pelo Qatar para convencer os membros do Comitê Executivo da Fifa. Com o apoio de nomes de peso, como Zinedine Zidane e Pep Guardiola, a proposta asiática conseguiu vencer ao oferecer estádios climatizados e facilidade de locomoção para driblar os contras que ameaçavam a candidatura.
O primeiro deles era o forte calor que faz no país nos meses de junho e julho, época em que acontece o torneio. Por conta disso, a Fifa inclusive inseriu em seu relatório que um eventual Mundial no Qatar poderia oferecer riscos à saúde dos jogares, classificando a proposta - entre outros motivos - como de grande risco. A pouca tradição no futebol era outro fator que pesa contra os asiáticos, que não estão nem entre as 100 seleções mais bem colocadas do ranking e nunca disputaram uma Copa do Mundo.
GALERIA DE FOTOS: Confira todos os estádios que serão utilizados no Qatar em 2022
Porém, nenhum desses itens impediu a escolha da Fifa.
- O mundo árabe esperou tanto por uma Copa do Mundo e acho que todos estão felizes com essa escolha - afirmou Blatter.

Segue mistério sobre o time que Cuca vai mandar a campo na última rodada

Treinador ainda não comandou nenhum coletivo nesta semana. Roger e Gilberto brigam por vaga no meio, ao lado de Montillo na armação das jogadas

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
gilberto cruzeiro treino Meia só fez trabalhos físicos nesta semana
(Foto: Washington Alves / Vipcomm)
O meia Gilberto não treinou com o restante do grupo na atividade desta quinta-feira, na Toca da Raposa II, e aumentou o mistério com relação à escalação da equipe que enfrenta o Palmeiras, domingo, em Sete Lagoas.
Gilberto fez apenas reforço muscular na academia pelo segundo dia consecutivo. Ele disputa posição no meio-campo com Roger para ser parceiro de Montillo na armação de jogadas. Gilberto também poderá ser escalado na lateral esquerda, no lugar de Diego Renan.
O volante Fabrício está praticamente fora da equipe, assim como foi contra Vasco e Flamengo. O jogador não treina há ,mais de uma semana por conta de uma irritação na cicatriz no abdômen por conta de uma cirurgia de hérnia inguinal, realizada no início do ano.
O time poderá ser o mesmo que enfrentou o Flamengo na última rodada, apenas com a alteração na lateral direita. O titular Jonathan está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e dará lugar a Rômulo.
O técnico Cuca ainda não comandou nenhum treinamento coletivo durante a semana e a expectativa é de que ocorra um nesta sexta-feira. Só assim será confirmada uma possível escalação da equipe para a última rodada.

Washington lembra que está perto da 'sonhada' troca de artilharia por título

Contra o Corinthians, ao virar artilheiro, atacante disse que abriria mão de gols pela taça. Desde então, vive jejum e vê conquista cada vez mais perto 

No dia 15 de setembro, o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Corinthians. Washington marcou para o Tricolor e assumiu a artilharia do Brasileirão, com dez. Na entrevista após a partida, o atacante disse que trocaria os gols pelo título.
Parece que resolveram atendê-lo. O Flu chega à última rodada do Brasileirão com 68 pontos, um à frente do time paulista. E o Coração Valente amarga jejum de 14 jogos, exatamente desde o dia que aceitou a “troca”.
- Encontrei a mãe de uma torcedora e ela me disse isso. De repente, o homem lá de cima falou “Amém” para o meu pedido. De repente fico 15 jogos sem marcar e saio com o título. Prefiro assim. Ano passado marquei seis vezes nos últimos três jogos e não ganhei nada – declarou o camisa 99.
Neste domingo, contra o Guarani, ele começará no banco de reservas. Mas nas ruas recebe o carinho para que entre e se torne o herói da conquista. Washington teve ótima passagem pelo Flu em 2008 e foi artilheiro do Brasileiro. Porém, o pênalti perdido na final da Libertadores acabou marcando negativamente a passagem.
- Depois de tantos desvios, tantas coisas que aconteceram... É coisa do destino. É para acontecer alguma coisa entre Washington e Fluminense – declarou.

Ronaldo treina e diz que deve pegar o Goiás: 'Não teremos problemas'

Fenômeno participa bem de atividade tática e, logo depois, afirma que se sentiu bem em campo depois de quase duas semanas fora

Por Carlos Augusto Ferrari e Diego Ribeiro São Paulo
ronaldo corinthians treinoObservado pela torcida, Ronaldo treina no CT
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
Ronaldo mostrou que já está recuperado da lesão na coxa direita que o tirou do jogo contra o Vasco. Nesta quinta-feira, o Fenômeno foi a campo pela primeira vez desde que se machucou, há duas semanas, e deve enfrentar o Goiás no domingo, às 17h (de Brasília), no Serra Dourada, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Em um treino tático comandado pelo técnico Tite, o camisa 9 do Corinthians teve boa movimentação e animou a comissão técnica. O próprio atacante, depois do treino, confirmou que deve ir para o jogo.
- Me senti bem, ainda um pouquinho inseguro, porque hoje foi o primeiro treino com bola no campo. Ontem fiz trabalho forte na areia e correu tudo bem, hoje com bola foi tudo mais real. Foi bom, não foi maravilhoso, mas foi bom, amanhã estarei mais confiante. Acho que para o jogo não teremos problemas - afirmou o Fenômeno.
Além de Ronaldo, Elias também foi escalado na equipe titular, já que volta de suspensão. Dessa forma, Jorge Henrique e Danilo treinaram entre os reservas. O camisa 9 ainda não mostrou a desenvoltura de sempre, mas deu bons passes e até arriscou um gol por cobertura, que passou a centímetros do travessão.
Na parte final da atividade, Ronaldo ficou mais no meio-de-campo, parado e se poupando. Mesmo assim, deu um passe açucarado para Dentinho, que acabou errando o chute. Em alguns momentos, o Fenômeno levou as mãos ao joelho, demonstrando cansaço, mas ficou até o fim e não sentiu em nenhum momento a coxa.
O time que entra em campo contra o Goiás deve ser formado por Julio Cesar, Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Dentinho e Ronaldo. Defederico, Souza e Moacir participaram da reunião no início do treino, mas não treinaram.