sábado, 24 de agosto de 2013

Carpegiani não resiste à nova derrota em casa e pede demissão da Ponte

Treinador, que tinha contrato até o fim do ano, comunica saída, mas não cita motivos. 'O momento é agora. A Ponte precisa de uma chacoalhada'

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP
26 comentários
Paulo César Carpegiani técnico Ponte Preta (Foto: Carlos Velardi / EPTV)Carpegiani não dirige a Ponte na terça, contra o
Criciúma, emc asa (Foto: Carlos Velardi / EPTV)
A segunda derrota consecutiva no Moisés Lucarelli – e terceira no Campeonato Brasileiro – foi suficiente para Paulo César Carpegiani encerrar a sua curta passagem quase dois meses pela Ponte Preta. Após a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, neste sábado à noite, em Campinas, o treinador procurou a diretoria da Macaca e entregou o cargo. Ele deixa o clube após 11 partidas (quatro vitórias, três empates e quatro derrotas) – sem contar os jogos contra o Nacional-AM pela Copa do Brasil, em que seu filho, Rodrigo Carpegiani, dirigiu o time.
Assim como em grande parte de seus dias no Moisés Lucarelli, Carpegiani foi enigmático na entrevista pós-jogo. Demorou a falar com os jornalistas, o que só fez crescer a suspeita de que deixaria o cargo. Ao chegar à sala destinada à imprensa, não esclareceu os motivos pelos quais tomou a decisão. Disse não se tratar de um problema com a diretoria ou com os jogadores, mas sim algo de ordem pessoal.
Ele espera que a notícia sacuda o elenco, que tentará classificar a Ponte à segunda fase da Copa Sul-Americana, terça, às 19h30, contra o Criciúma, em Campinas. Para este jogo, a diretoria tentará buscar um treinador às pressas. Vadão, recém-demitido do Criciúma, e Dado Cavalcanti, do Paraná, foram especulados, mas o desejo dos cartolas é Abel Braga.
– O momento é agora. Terça tem uma partida importante, e esse acontecimento vai remotivar, dar nova motivação ao time. Isso é o que eu escolhi, para o bem da Ponte. Muitas vezes a gente sente que precisa dar um passo atrás. É uma chance de dar uma chacoalhada no grupo – limitou-se a dizer o agora ex-treinador da Macaca, que pegou os dirigentes de surpresa com o pedido.
– É uma tristeza. O Carpegiani tem um altíssimo nível. Foi meu treinador no Cruzeiro (em 2001). A gente lamenta muito a saída, agradece a ele, mas a vida continua – lamentou Marcus Vinícius, gerente pontepretano.
Saída já era quase iminente
O pedido de demissão de Carpegiani já era algo esperado nos bastidores da Macaca. Nos bastidores, surgiu a informação de que o técnico – insatisfeito com alguns fatores dentro do clube e também com problemas pessoais – teria entregado o cargo após a derrota para o Goiás, no domingo passado. As especulações ganharam força quando ele não concedeu entrevista após a partida e, no dia seguinte, usou uma discussão para dizer que estava com cabeça quente para atender aos jornalistas.
O fato não foi bem digerido pela diretoria, que se reuniu com o treinador e cobrou explicações – após a reunião, a Ponte Preta divulgou que Carpegiani discutiu com o filho, que é seu auxiliar e não teria um bom clima com os jogadores no Majestoso. O motivo da briga é de cunho pessoal e profissional. A partir daí, a situação ficou quase insustentável para o comandante, que estreou no clube em 6 de julho.
– Isso (pedido de demissão após derrota para o Goiás) foi falado, mas em momento algum aconteceu. Não existe isso. Se fala muita coisa e, se a gente fosse responder tudo para vocês (jornalistas), fica até chato. 99% do que se fala não é verdade. Existe muita fofoca, especulação. Tem muita inverdade – afirmou Marcus Vinícius, negando a saída prévia do comandante.
Novo técnico é a prioridade
A diretoria da Ponte, ao dizer que foi pega de surpresa com o pedido de demissão, já nega que tenha procurado um treinador para substituir Carpegiani. Mas conversas durante a semana fizeram o clube pensar em um plano B. O sonho antigo dos cartolas é Abel Braga, sem trabalhar desde que deixou o Fluminense. Ele passou por Campinas em 2003 e livrou a Macaca do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mas o alto salário - completamente fora da realidade da Alvinegra - emperra o acordo. Assim, nomes como Dado e Vadão ganham força.
– Em relação a nomes, vamos sentar agora e discutir. Não temos nomes ainda. Lógico que queremos anunciar alguém rápido. Se a gente acertar com um técnico amanhã, vamos anunciar – primeteu Marcão.
Abel Braga jogo Fluminense Vasco (Foto: Marcelo Carnaval / Ag. O Globo)Parado desde a saída do Flu, Abel Braga é o principal sonho do time (Foto: Marcelo Carnaval / Ag. O Globo)

Porta aberta para o UFC: Jungle Fight 56 define o novo campeão dos galos

Mário Israel e Reginaldo Vieira disputam cinturão até 61kg da organização. Histórico em relação ao Ultimate é animador para quem se sagrar vencedor

Por Foz do Iguaçu, PR
9 comentários
Mário Israel e Reginaldo Vieira vão disputar o cinturão peso-galo (até 61kg) do Jungle Fight na noite deste sábado, em Foz do Iguaçu-PR, mas não é só isso que estará em jogo no duelo. O vencedor e novo campeão vai ficar muito perto de uma vaga no UFC, maior organização de MMA do mundo. O que prova essa constatação é o fato de o Ultimate ter contratado três campeões do Jungle nas últimas duas semanas, confirmando um hábito que não é de hoje.
Wallid Ismail Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)Pesagem nas Cataratas do Iguaçu: Wallid vive grande fase com o Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)
Kevin Souza (peso-pena), Elias Silvério (meio-médio) e Ivan Batman (peso-leve) entraram como substitutos no "UFC: Glover x Bader", dia 4 de setembro, em Belo Horizonte. Em comum, conquistaram o título do Jungle recentemente. Eles se juntam aos mais antigos: Paulo Thiago e Erick Silva (meio-médios), Iuri Marajó (campeão no peso-leve, atualmente nos galos), Marcelo Guimarães e Ildemar Marajó (campeões nos médios, atualmente nos meio-médios) e John Lineker (campeão nos galos, atualmente nos mocas), sendo que de todos esses apenas Lineker não segue empresariado por Wallid Ismail, presidente do Jungle e que normalmente passa a cuidar da carreira dos campeões do evento que ingressam no Ultimate. Para ele, isso mostra a grande credibilidade que sua organização tem no mercado:
Hoje a grande praga do Brasil é evento de professor. O cara dá aula e escolhe o adversário do aluno. Isso para mim é o fim do mundo"
Wallid Ismail, presidente do Jungle Fight
- Só tem uma palavra: credibilidade. As pessoas sabem que quem luta no Jungle Fight está pronto para lutar. Quando o cara vem para mim e pergunta contra quem vai lutar, eu digo: "Não te preocupa. Ele tem dois braços e duas pernas". O cara que tem medo disso não luta no Jungle. E as pessoas sabem que aqui não é evento de professor. Hoje a grande praga do Brasil é evento de professor. O cara dá aula e escolhe o adversário do aluno. Isso para mim é o fim do mundo. E os caras do Ultimate sabem que realmente não tem outra coisa. Só trabalho com o Ultimate. Eu digo o seguinte: se for para ir para outra liga pequena, que fique no Jungle Fight. Se quer sair do Jungle, tem que ir para o Ultimate. Não tem que ir para outro evento, não existe outro evento - disse ao Combate.com.
Wallid focou mais uma vez na questão de o Jungle Fight não ser um evento comandado por um treinador de equipe quando perguntado sobre sua relação com Joe Silva e Sean Shelby, os matchmakers (casadores de lutas) do UFC:
Mario Israel e Reginaldo Vieira Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)Mário Israel (E) e Reginaldo Vieira disputarão o cinturão dos galos (Foto: Ivan Raupp)
- A relação é super profissional. Eles olham e veem que realmente é do mercado. Não tem armação no Jungle Fight. Não faço escada para ninguém. Todo mundo tem o mesmo peso até ser campeão. Quando for campeão, aí sim ganha um dinheiro mensal e tem toda uma estrutura que eu possa dar. Mas até ser campeão tem que ralar muito igual a todo mundo. É tempo ruim o tempo todo para todos. Evento de professor é brincadeira. Eu já vi o cara voltar a luta do aluno dele e dar empate. É inacreditável. A grande praga do Brasil hoje é evento de professor. Já pedi para o Sherdog (site especializado em dados de MMA) não colocar resultados de evento de professor. É o fim do mundo você ter um aluno, treiná-lo, o mesmo que um filho, e escolher o adversário dele. Para mim, por isso que o boxe acabou.
Independentemente de o vencedor ser Mário Israel ou Reginaldo Vieira, que já têm bons cartéis de 8-0 e 9-2 (vitórias e derrotas no MMA), respectivamente, e dois triunfos cada no Jungle Fight, Wallid Ismail mantém a calma na hora de comentar um possível ingresso do novo campeão no Ultimate:
- Não é uma porta de entrada garantida, mas posso garantir o seguinte: nós temos os melhores lutadores do mundo. O Jungle Fight, fora o UFC, tem os melhores lutadores do mundo. É a credibilidade. A credibilidade não tem preço - disse o presidente, que revelou posteriormente já ter avisado a Joe e Shelby sobre o potencial do duelo.
Syllvia Andrade e Geisa Vitorino Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)As ring girls Syllvia Andrade (E) e Geisa Vitorino (Foto: Ivan Raupp)
O Jungle Fight 56 será realizado na noite deste sábado, a partir de 21h (de Brasília), no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu-PR. O Canal Combate transmite, com exclusividade, os três primeiros duelos. As demais lutas do card poderão ser assistidas por meio dos canais SporTV e Combate. O Combate.com também transmite ao vivo os dois primeiros duelos do evento: Giovani de Lima x Miguel Delara e Nivanilson "Chapolin" x Cleiton "Predador"
Jungle Fight 56
24 de agosto, em Foz do Iguaçu-PR
CARD DO EVENTO
Mário Israel x Reginaldo Vieira - cinturão até 61kg
Ivan "Niño Demoledor" (México) x Tulio Ivan Benegas (Paraguai) - até 61kg
Mike" The Problem" Jackson (EUA) x Warlley Alves - até 77kg
Thiago Trator x Leandro Vasoncelos - até 70kg
Miller Nunes x Geraldo "Luan Santana" - até 77kg
Ronaldo Santana x Pedro Souza - até 61kg
Fabricio Dias x Aldo "El Coloso" Villalba (Paraguai) - até 66kg
Nivanilson "Chapolin" Gonzaga x Cleiton "Predador" Silva - até 70kg
Giovani de Lima x Miguel Delara (Argentina) - até 77kg

Geisa Vitorino cumpre promessa, e Syllvia Andrade ganha novas medidas

Morena do Jungle Fight passou a malhar pesado e a ter uma alimentação balanceada após dicas da colega: 'Agora a Geisa manda! Cortou tudo'

Por Foz do Iguaçu, PR
10 comentários
Há três meses e meio, Geisa Vitorino prometeu deixar a colega Syllvia Andrade mais sarada para o Jungle Fight. E a parceria entre as ring girls deu certo tanto no lado pessoal como no "profissional". Após seguir as dicas da "professora durona" Geisa, Syllvia ganhou novas medidas. A morena contou que, devido à malhação e à nova alimentação, conseguiu reduzir a cintura, aumentar a coxa e manter quadril e busto, e agora se sente em dia com o corpo:
Syllvia Andrade e Geisa Vitorino Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)Geisa Vitorino (à esquerda) e Syllvia Andrade nas Cataratas do Iguaçu (Foto: Ivan Raupp)
- Minha alimentação mudou. Não como mais o que eu comia antes. Batata frita, biscoito recheado, fritura demais, tudo isso era normal. Agora nunca mais. Eu não ligava muito para a alimentação. Só de vez em quando evitava um pouco refrigerante. Agora a Geisa manda! Cortou tudo. Acabei de comer "mato" (risos). Hoje em dia como coisas bem leves. Eu acho que estou bem mais durinha, mais sarada. Estou gostando das novas medidas. Minhas celulites diminuíram bastante. Estou bem feliz com o espelho - disse ao Combate.com.
Apesar de morarem em cidades diferentes - Geisa vive em São Paulo, enquanto Syllvia é de Cachoeiro de Itapemirim-ES -, as duas se comunicam constantemente pelo celular. A loura admite que a princípio não acreditou que o resultado viria tão rápido:
Syllvia Andrade ring girl Jungle Fight (morena) (Foto: Ivan Raupp)Syllvia Andrade venceu o concurso Ring Girl Combate-Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)
- Ela me surpreendeu. Dei todas as dicas para ela e pensei que não fosse seguir nada. Ela comia tudo errado e ainda fazia birra quando eu não a deixava comer as coisas. Me surpreendeu. Foi uma evolução excelente. Dá uma escapulida de vez em quando, mas na medida do possível... Eu estando junto é mais fácil de controlar. Gostei dela. Sorte dela, porque se eu não tivesse gostado ela estava no sal (risos).
Com Geisa Vitorino e Syllvia Andrade embelezando a Arena Jungle, o Jungle Fight 56 será realizado na noite deste sábado, a partir de 21h (de Brasília), no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu-PR. O Canal Combate transmite, com exclusividade, os três primeiros duelos. As demais lutas do card poderão ser assistidas por meio dos canais SporTV e Combate. O Combate.com também transmite ao vivo os dois primeiros duelos do evento: Giovani de Lima x Miguel Delara e Nivanilson "Chapolin" x Cleiton "Predador".
Geisa Vitorino ring girl Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)Geisa Vitorino posa com visual das Cataratas do Iguaçu (Foto: Ivan Raupp)
Jungle Fight 56
24 de agosto, em Foz do Iguaçu-PR
CARD DO EVENTO
Mário Israel x Reginaldo Vieira - cinturão até 61kg
Ivan "Niño Demoledor" (México) x Tulio Ivan Benegas (Paraguai) - até 61kg
Mike" The Problem" Jackson (EUA) x Warlley Alves - até 77kg
Thiago Trator x Leandro Vasoncelos - até 70kg
Miller Nunes x Geraldo "Luan Santana" - até 77kg
Ronaldo Santana x Pedro Souza - até 61kg
Fabricio Dias x Aldo "El Coloso" Villalba (Paraguai) - até 66kg
Nivanilson "Chapolin" Gonzaga x Cleiton "Predador" Silva - até 70kg
Giovani de Lima x Miguel Delara (Argentina) - até 77kg

Sarah Kaufmann luta contra a recém-contratada Jessica Eye no UFC 166

Ex-campeã do peso-galo do Strikeforce, que estrearia no dia 28 de
agosto, tem nova adversária. Rivera e Roop lutam no dia 6 de novembro

Por Rio de Janeiro
2 comentários
Ronda Rousey aplica chave de braço em Sarah Kaufman pelo Strikeforce (Foto: Divulgação/ Strikeforce) Sarah Kaufman (azul) já perdeu para Ronda
Rousey no Strikeforce (Foto: Divulgação/ Strikeforce)
Fora da luta contra Sara McMann no dia 28 de agosto, Sarah Kaufman tem nova adversária para a sua estreia no Ultimate. Após a assinatura do contrato de Jessica Eye, a organização oficializou a estreia das duas lutadoras peso-galo para o UFC 166, dia 19 de outubro, em Houston (EUA).
Mais Combate.com: confira as últimas
notícias do mundo do MMA

A expectativa para a estreia de Sarah Kaufman no Ultimate é grande. Mesmo sem ter feito uma única luta na organização, a canadense é atualmente a número 2 do ranking. Fruto do sua experiência no MMA, esporte em que já lutou 18 vezes, com 16 vitórias e apenas duas derrotas.
Peso-galo masculino também movimentado
Outra mudança na programação das lutas aconteceu entre os pesos-galos Francisco Rivera e George Roop. Agora, o combate entre os lutadores está confirmado para o UFC Fights for the Troops 3, dia 6 de novembro, no Fort Campbell, no Kentucky.

Dan Henderson: 'Luta contra Vitor no Brasil é a última do meu contrato'

Veterano de 42 anos ainda não sabe quando discutirá a renovação, mas espera lutar mais três vezes em 2014, e fazer mais cinco lutas na carreira

Por Las Vegas, EUA
51 comentários
Aos 42 anos, o veterano Dan Henderson acredita que ainda pode fazer mais cinco lutas como profissional antes de pensar em sua aposentadoria. Mas o lutador tem motivos para se preocupar se conseguirá realizar seu desejo ainda no UFC: a luta contra Vitor Belfort em Goiânia, no dia 9 de novembro, é a última de seu atual contrato com o UFC, e ele ainda não sabe se as conversações para assinar o novo vínculo terão início após a luta, ou se elas não chegarão a ser feitas.
UFC 148 dan henderson coletiva (Foto: Adriano Albuquerque / SporTV.com)Dan Henderson ainda espera lutar mais cinco vezes como profissional (Foto: Adriano Albuquerque)
- Essa é a última luta prevista no meu atual contrato. Não sei se vamos renová-lo agora, ou esperaremos para discutir a renovação depois. Para mim tanto faz, mas ainda espero lutar três vezes em 2014. Sinto que ainda posso fazer umas cinco lutas em alto nível. Depois disso, veremos o que vou fazer -  disse o lutador, em entrevista ao site "MMA Mania".
Henderson e Vitor se enfrentaram em 2006, no Pride 32, em luta vencida pelo americano por decisão unânime dos juízes. O brasileiro vem de duas vitórias seguidas, contra Michael Bisping e Luke Rockhold, enquanto Hendo vem de duas derrotas seguidas, para Lyoto Machida e Rashad Evans. Se perder para Vitor, além de ser a primeira vez que Henderson sofrerá três derrotas consecutivas em sua carreira, o ex-representante da seleção americana de luta olímpica se verá em uma situação delicada para se manter no UFC. Por outro lado, uma vitória lhe dará munição para sentar à mesa de negociações com Dana White e prolongar seu contrato.
- Vitor é um cara muito perigoso, com muito poder de nocaute e velocidade. Ele se move muito bem para a frente, e encurta a distância com muita velocidade. É preciso ter cuidado com ele. Mentalmente ele às vezes não se impõe, mas em outras, sim. Você nunca sabe o que esperar, mas acho que vou ter pela frente o melhor Vitor da carreira. Na nossa primeira luta eu me mantive próximo a ele, o controlei e venci os três rounds. Queria fazer a mesma coisa desta vez, mas ao invés de vencer por pontos, gostaria de nocauteá-lo.

Para irmão, mudança de peso e perfil vem de busca de Lyoto por mais lutas

Chinzô Machida diz que irmão mais novo quer se manter mais ativo e que ex-campeão peso-meio-pesado precisa ser 'mais claro' em suas vitórias

Por Rio de Janeiro
29 comentários
Desde que Lyoto Machida foi derrotado por Jon Jones no UFC 140, em dezembro de 2011, o ex-campeão dos pesos-meio-pesados vem fazendo uma série de mudanças em seus treinos e em sua vida. A primeira foi a mudança para Los Angeles, nos EUA, onde passou a treinar regularmente na academia Black House, onde fazia apenas pequenos períodos dentro de seus camps, com a intenção de se tornar um lutador mais completo. Nas últimas duas semanas, após uma polêmica derrota para Phil Davis no UFC 163, Lyoto fez mais duas mudanças: de categoria - desceu para o peso-médio, onde fará sua próxima luta, contra Tim Kennedy - e de atitude, emitindo desafios a Vitor Belfort e Chael Sonnen.
Parte integral dos treinamentos do irmão mais novo, Chinzô Machida observou as duas últimas decisões à distância, já que permaneceu no Brasil, enquanto Lyoto voltou para os EUA. O ex-vice-campeão mundial de caratê viu nas duas mudanças uma forma do irmão buscar mais lutas e se manter em atividade.
Chinzô Machida (Foto: Adriano Albuquerque)Chinzô Machida esteve na Nova União, no Rio de Janeiro, nesta semana (Foto: Adriano Albuquerque)
- Foi realmente uma coisa dele. Ele está morando nos EUA, então temos contato, mas não tanto assim, ele não comentou nada a respeito. Mas ele falou que quer lutar mais vezes para se manter no ritmo. Não quer demorar oito ou nove meses para lutar. Então se tiver alguma coisa que ele tiver que corrigir, ele quer pegar esse ritmo da luta, que ainda está fresca na cabeça, e voltar para a preparação para progredir cada vez mais a cada luta. Creio que ele viu uma oportunidade. Já que o Sonnen já criticou ele algumas vezes, ele também gostaria de lutar. Isso que ele está vendo, não é pessoal. Ele quer se manter lutando, e como o evento hoje tem muitos lutadores e o cara tem que lutar pelo menos duas vezes por ano, acho que ele está provocando buscar mais luta para ele. Essa perda de peso também é por isso, porque a categoria até 93kg está meio parada e ele quer lutar mais vezes. Acho se manter em atividade importante - analisou o atleta e técnico.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Chinzô acredita ainda que a descida de peso não afetará o rendimento de Lyoto. Ele deve se juntar ao camp do irmão 40 dias antes do confronto com o americano Tim Kennedy, evento principal do UFC: Fight For The Troops 3, em 6 de novembro, em Fort Campbell, Kentucky.
UFC Lyoto Machida x Phil Davis (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Para Chinzô, Lyoto precisa ser mais 'claro' em suas
vitórias (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- Ele pesa 92kg, 93kg, é o peso normal dele. Ele já competiu no sumô e no caratê com 85kg, mas, com o tempo, ele ganhou massa muscular e ficou com esse peso que está hoje. Ele nunca perdeu peso depois que ganhou esse peso todo, então vamos ver. Quando ele lutou contra o Ryan Bader, ele pesou 91kg no dia da pesagem, e lutou bem contra o Bader, que tem 100kg, e comendo à vontade. Vamos ver, falar com um pessoal que tem mais experiência nessa perca de peso para ajudar a gente e tocar o barco em frente - disse.
No Rio de Janeiro para participar de um amistoso internacional de caratê por equipes contra a Argentina, Chinzô contou que pretende lutar MMA novamente em dezembro, no Ressurection Fight Alliance, evento do empresário de Lyoto, Ed Soares. O carateca, que já fez três lutas de MMA na carreira, a última delas em 2010, pretendia lutar em junho, mas sofreu uma lesão no pé um mês antes e foi forçado a desistir do combate. Coincidentemente, seu irmão também sofreu uma lesão, mais leve, cerca de duas semanas antes de sua luta contra Phil Davis, mas Chinzô não usou a contusão como justificativa para a derrota.
- Achei que ele ganhou a luta, mas ele pode melhorar em alguns aspectos. Machucou o tornozelo dele 12 dias antes, mas a gente não pode colocar isso como desculpa, temos que ver o que ele pode melhorar em cima do que ele apresentou na luta. Isso que vamos estudar. Eu já revi a luta, mas quero rever junto com ele para que a gente possa estudar, ele melhorar e terminar a luta antes do tempo para não deixar dúvida, que nem desta vez. Temos que ser mais claros na nossa vitória - frisou o lutador.

Após ‘Luta da Noite’, Iliarde Santos compra salão de beleza para mãe

Com luta marcada para o UFC em Barueri, dia 9 de outubro, peso-mosca busca primeira vitória no Ultimate, e já tem planos para novas bonificações

Por Rio de Janeiro
23 comentários
Iliarde Santos (MMA) com a mãe, Dona Dalva (Foto: Arquivo Pessoal)Iliarde Santos com a mãe, Dona Maria Dalva
(Foto: Arquivo Pessoal)
O bônus de “Luta da Noite” recebido por Iliarde Santos na derrota para Ian McCall, por decisão dos juízes, no UFC Rio 4, no início de agosto, chegou na hora certa para o lutador de 32 anos. Não que ele quisesse comprar um carro de última geração ou algo comum aos jogadores de futebol, por exemplo, quando fazem dinheiro rapidamente. Para o peso-mosca da Ulisses Pereira Team, o destino mais apropriado para o prêmio de R$ 55.000,00 é comprar uma sala para sua mãe, Maria Dalva, estabelecer definitivamente o salão de beleza em que trabalha.
O local do centro de estética de Dona Dalva, de 53 anos, é alugado, por isso, o filho pensou primeiramente em ajudar a mãe a aliviar as contas da mãe, que tem gastos elevados com o aluguel do negócio. Criado por ela e pelo pai, Seu Sabino, de 52 anos, no bairro da Doca, em Belém, no estado do Pará, Iliarde Santos tem a resposta na ponta da língua quando perguntado sobre o por quê do investimento.
- Eu sei o quanto minha mãe sempre trabalhou para formar o meu caráter, me ajudar durante a minha formação. Então, assim que eu soube da premiação, eu pensei nela e agora, vamos comprar essa sala para ela poder trabalhar sem precisar pagar aluguel no negócio – disse o lutador, por telefone, ao Combate.com.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Se a moral com a mãe está alta, com o chefão do Ultimate, Dana White, parece que as coisas também vão bem. Mesmo após duas derrotas consecutivas, o que geralmente resulta em demissão, o paraense teve luta contra Chris Cariaso confirmada no card do UFC em Barueri, São Paulo, dia 9 de outubro. Já treinando pesado para o combate com Frankiko Lima e Ulisses Pereira, na academia Marajó Brothers, o peso-mosca mostrou confiança para conseguir sua primeira vitória na organização. Iliarde já tem, inclusive, planos para novas bonificações.
- A expectativa é das melhores. Vou começar a estudar mais especificamente ele agora, já que eu sempre me mantive na ativa, treinando para qualquer surpresa. Eu estou muito feliz, e agradecido ao UFC por ter pintado essa oportunidade tão rápido. A gente vê alguns lutadores ficarem bastante tempo sem subir no octógono de novo, e eu vou entrar lá dois meses depois da última luta. Agora, se pintar novos prêmios, eu quero comprar a minha casa própria, para sair do aluguel também, e ver se consigo dar uma condição de estudo melhor para o meu filho e a minha filha. A educação deles é muito importante para mim – comentou Iliarde Santos.

Sem modéstia, Anthony Pettis afirma: 'Sou o melhor peso-leve do mundo'

Próximo desafiante da categoria acredita que pode vencer o campeão Ben Henderson em qualquer área da luta. Duelo será no dia 31 de agosto

Por Rio de Janeiro
32 comentários
Quase três anos depois do primeiro encontro, Anthony Pettis terá a tão aguardada revanche contra Ben Henderson. O duelo, que será disputado no dia 31 de agosto e vai valer o título dos leves do Ultimate, vai ser uma situação inusitada e com bastante motivação para ambos. Na luta de dezembro de 2010, Pettis foi o vencedor. Entretanto, o atual campeão é Bendo.
Anthony Pettis MMA UFC (Foto: Ivan Raupp)Anthony Pettis tem 16 vitórias e duas derrotas na carreira (Foto: Ivan Raupp)
Quando o Ultimate absorveu os lutadores do extinto WEC, Pettis, então campeão, deveria receber uma chance pelo título logo, mas sofreu com as lesões. Para piorar, perdeu na estreia para Clay Guida e desceu alguns degraus na categoria. Ben Henderson, ao contrário, chegou bem ao UFC. Venceu as três primeiras, desafiou o campeão Frankie Edgar e passou a ser o dono do cinturão.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Bendo ainda defendeu o título com sucesso em três oportunidades, mas Pettis é de uma autoconfiança peculiar. Principalmente quando se trata de lutar em sua cidade, Milwaukee (EUA).
- Sinto que sou o melhor peso-leve no mundo, e não acho que ele (Ben Henderson) é melhor do que eu em qualquer área, posso vencê-lo no seu próprio jogo. Na trocação, que é o meu jogo, eu não vejo ninguém no mundo ser capaz de trocar comigo e me tirar do meu jogo. Vou tentar nocautear esse cara. Eu não sei se você acredita em sorte ou destino, Ben Henderson, mas eu e minha cidade temos muitas histórias juntos. Eu sou o melhor peos-leve do mundo - disse Pettis ao site oficial do Ultimate.
Ben Henderson x Anthony Pettis vai encabeçar um card com 13 lutas. A noite terá ainda Frank Mir x Josh Barnett e Chad Mendes x Clay Guida. Confira todas as atrações do UFC 164:
UFC 164
31 de agosto de 2013, em Milwaukee (EUA)
CARD PRINCIPAL
Ben Henderson x Anthony Pettis
Frank Mir x Josh Barnett
Chad Mendes x Clay Guida
Ben Rothwell x Brandon Vera
Erik Koch x Dustin Poirier
CARD PRELIMINAR
Jamie Varner x Gleison Tibau
Louis Gaudinot x Tim Elliott
Pascal Krauss x Hyun Gyu Lim
Chico Camus x Kyung Ho Kang
Yoel Romero x Brian Houston
Soa Palelei x Nikita Krylov
Ryan Couture x Al Iaquinta
Jared Hamman x Magnus Cedenblad

Santiago Ponzinibbio estreia no UFC contra Ryan LaFlare, em Goiânia

Argentino, que participou do TUF Brasil 2, diz estar motivado e confiante que terá a torcida brasileira ao seu lado para 'arrancar a cabeça' do adversário

Por Rio de Janeiro
15 comentários
Uma das gratas revelações do "The Ultimate Fighter Brasil 2 - Em Busca de Campeões", Santiago Ponzinibbio finalmente terá sua oportunidade de estrear no UFC. O argentino está confirmado na edição do UFC em Goiânia, dia 9 de novembro, contra Ryan LaFlare. A luta, divulgada pelo site "Olhar do MMA" primeiramente, é a segunda a ser casada para o evento, que terá como atração principal da noite a revanche entre Vitor Belfort e Dan Henderson, na categoria dos meio-pesados.
O peso-meio-médio confirmou a felicidade pela chance de estrear na maior organização de MMA do mundo. Fazendo questão de deixar a tradicional rivalidade Brasil-Argentina de lado, o hermano espera contar com o apoio dos torcedores presentes no ginásio para estrear no Ultimate com o pé-direito.
- Estou muito feliz, bastante motivado e agora treinarei bastante para machucar meu adversário, com o apoio dos torcedores - disse o lutador à revista "Tatame".
Montagem Santiago Ponzinibbio e Ryan LaFlare (Foto: Editoria de Arte)Santiago Ponzinibbio enfrenta Ryan LaFlare, no UFC Goiânia, em novembro  (Foto: Editoria de Arte)
Com 18 vitórias e uma derrota na carreira, Santiago chamou a atenção de todos no reality show deste ano pela boa trocação e determinação, além do carisma demonstrado que conquistou o público. O "argentino gente boa" se classificou para a final contra William Patolino, ao vencer Leo Santos, porém, após a semi-final, o lutador foi diagnosticado com uma fratura no antebraço e, assim, não teria chances de fazer o último combate do programa.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Já Ryan LaFlare colocará sua invencibilidade de oito lutas em jogo contra Santiago, quando fará sua segunda luta no UFC. A estreia foi em abril deste ano, quando venceu Ben Alloway por decisão unânime dos juízes, na edição do UFC em Estocolmo, na Suécia.
Para o lutador, que precisou vender sanduíche na praia de Florianópolis, quando fez a mudança da Argentina para o Brasil na esperança de realizar o sonho de subir no octógono do Ultimate, as qualidades do americano não chega a assustar, inclusive, servindo de motivação para nocautear o adversário.
- Ele é canhoto, alto e gosta de trocar em pé para depois derrubar. Mas não me importo com isso e nem com a invencibilidade ele. Vou ficar na trocação e arrancarei a cabeça dele - contou Santiago.

Em baixa durante todo fim de semana, Lewis admite: 'Fiquei muito surpreso'

Britânico não havia conseguido ser melhor do que 12º nas sessões de treinos livres na Bélgica. Ele crê que pole só foi possível graças à chuva

Por GLOBOESPORTE.COM Spa-Francorchamps, Bélgica
58 comentários
Lewis Hamilton é apontado por muitos como o único que pode ameaçar a jornada de Sebastian Vettel rumo ao tetracampeonato. Neste sábado, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, o britânico fez jus à opinião dos críticos e voou para cravar a sua quarta pole seguida, a quinta do ano. No entanto, o piloto da Mercedes - que vinha mal durante todas as sessões de treinos livres do fim de semana - crê que as mudanças repentina das condições do circuito, com as idas e vindas da chuva, foram vitais para que ele conquistasse a posição de honra. Perguntado se conseguiria o mesmo resultado com pista seca, Lewis foi enfático:
- Se eu tivesse que chutar, diria que não. As RBR estavam muito rápidas no seco, assim como a dupla da Ferrari. Não estou certo se tínhamos o ritmo para sermos os mais rápidos. Fiquei muito surpreso quando completei a volta, pois no começo vi que estava em oitavo e a chuva tinha apertado. Aí eu entrei forte na primeira curva e vi no volante que tinha baixado três segundos, depois cinco, seis... Mas eu continuei pressionando e vi que estava chegando no Vettel. Que bênção, me sinto muito sortudo – revela o piloto que quase ficou fora do Q3, ao ficar apenas em 10º no Q2, período em que a chuva deu uma trégua e a pista estava mais seca.
Posições de LEwis Hamilton no fim de semana
TREINOS LIVRES TREINO CLASSIFICATÓRIO
FP1 FP2 FP3 Q1 Q2 Q3
15º 12º 12º 10º
Lewis Hamilton e Sebastian Vettel após treino classificatório na Bélgica (Foto: Reprodução)Lewis Hamilton tira onda com gesto típico de Vettel após desbancar alemão em treino (Foto: Reprodução)
O campeão de 2008 afirma que o resultado deste sábado teve um gosto muito melhor por saber que a RBR é fundamentalmente mais rápida do que a Mercedes. Além disso, o britânico se sente confortável em saber que as condições do tempo para domingo devem ser iguais às deste sábado.
- Eu sinto que a RBR está um pouco à frente de nós em performance, e é por isso que hoje teve um gosto bem melhor. Este fim de semana mostrou que eles têm um bom ritmo, mas torço para que, independentemente das condições, eu consiga pressioná-los. Afinal, fico muito confortável com condições como as de hoje, sinto que posso dirigir no limite – concluiu.
A TV Globo transmite ao vivo o GP da Bélgica a partir das 9h (de Brasília) deste domingo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real com vídeos.
  •  
11_Circuito_Belgica-3 (Foto: Infoesporte)
 

Túlio Maravilha faz o gol 999 e Vilavelhense derrota o Linhares

Atacante quebra jejum ao fazer 'Gol Moqueca', na vitória do Vila. Segundo as contas do artilheiro, falta apenas um tento para o milésimo da carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio Bananal, ES
183 comentários
Túlio Maravilha, atacante da Vilavelhense, marca o gol 999 (Foto: Edson Chagas/A Gazeta)Túlio Maravilha, atacante da Vilavelhense, marca
o gol 999 (Foto: Edson Chagas/A Gazeta)
O sonho do 'Gol Mil' está cada vez mais próximo e o atacante Túlio Maravilha deu mais um passo rumo ao objetivo, segundo suas próprias contas, na tarde deste sábado. O folclórico artilheiro marcou o gol 999, apelidado de 'Gol Moqueca' e deu a vitória ao Vilavelhense sobre o Linhares, pelo placar de 2 a 1, em partida válida pela quinta rodada do Grupo B da Copa Espírito Santo 2013. A bola rolou no Estádio Virgílio Grassi, no município de Rio Bananal, localizado na região norte capixaba.
Com a vitória, o Vilavelhense deixou a lanterna da chave e chegou aos quatro pontos ganhos, ocupando no momento a terceira posição, mas sem chances de classificação às semifinais da competição. Já o Linhares, com a derrota, amarga a última posição no grupo, com apenas um ponto ganho e também já estava eliminado precocemente da segunda fase do campeonato.
Os gols do jogo
O primeiro gol do Vilavelhense saiu quase no fim do primeiro tempo, aos 30 minutos. O lateral Ben-Hur avançou pela esquerda e cruzou na área do Linhares. Túlio Maravilha recebeu o passe e chutou, o goleiro Lucas defendeu e a bola sobrou para o atacante Júnior Melo, que aproveitou o rebote e abriu o placar: 1 a 0. Túlio Maravilha ainda teve duas chances de gol na primeira etapa, mas não conseguiu marcar.
No segundo tempo, o Linhares empata, aos nove minutos. O lateral-esquerdo Bruno cruzou na área e após um bate-rebate, Wilker pegou a sobra e chutou forte para igualar o placar: 1 a 1. O jogo estava se encaminhando para o final e todos pensavam que Túlio iria 'passar em branco' mais uma vez. Mas aos 38 minutos, o atacante marcou o tão esperado 'Gol Moqueca', o gol de número 999, segundo as contas dele. O atacante João Bombonato, que havia entrado na segunda etapa, recebeu passe dentro da área e chutou para o gol, o goleiro Lucas defendeu e no rebote, a bola sobrou limpa para Túlio, na marca do pênalti, ele e o gol. Aí foi só marcar e 'sair pro abraço': 2 a 1. Logo após marcar o gol emblemático, Túlio Maravilha foi substituído e agora aguarda a próxima partida para fazer o 'milésimo' em sua vitoriosa carreira, quem sabe de bicicleta, como afirmou em sua primeira entrevista com a camisa do Vila.
Túlio Maravilha, atacante da Vilavelhense, comemora o gol 999 (Foto: Edson Chagas/A Gazeta)Túlio Maravilha, atacante da Vilavelhense, comemora o gol 999 (Foto: Edson Chagas/A Gazeta)
Próximos jogos
O Grupo B da Copa Espírito Santo 2013 prossegue no próximo final de semana com a realização da sexta e última rodada da primeira fase. Por ordem do regulamento, todos os jogos deverão acontecer no mesmo dia e horário. No próximo sábado, às 15h, a Desportiva Ferroviária enfrenta o Vilavelhense. O local da partida ainda não está definido. No outro confronto da chave, o Real Noroeste recebe o Linhares, no Estádio José Olímpio da rocha, em Águia Branca. O dia e horário das partidas podem sofrer alterações, no decorrer da semana, pela Federação de Futebol (FES).
LINHARES 1 X 2 VILAVELHENSE
Lucas, Jeffinho, Alan, Xande e Bruno; Wilker, Wagner, Nairo e Renan; Bismarque e Adriano. Reinaldo, Ivo, Vinícius Zaqui, Lerandro Souza; Jancarlos, Paulinho Tevez, Thiago Almeida e Ben-Hur; Tatinho, Júnior Melo e Túlio Maravilha.
Técnico: Wildson do Anjos Técnico: Samuel Batista
Copa Espírito Santo 2013 (1ª fase - 5ª rodada)
Data: 24 de agosto (sábado). Hora: 15h (horário de Brasília). Local: Virgílio Grassi (Rio Bananal, ES)
Árbitro: Jonas Rissi Chagas (FES). Assistentes: Édson Glicério dos Santos (CBF) e Carlos Depizzol (FES).
Gols: Júnior Melo (VIL) aos 30min do 1º tempo;  Wilker (LIN) aos 9min e Túlio Maravilha (VIL) aos 38min do 2º tempo
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.
Boa vence, sobe na tabela e quebra série de invicta do Palmeiras
Com gol de Karanga, no início do jogo, time mineiro bate o líder da Série B. Apático no primeiro tempo, Palmeiras só joga bem na etapa final
 
 
A CRÔNICA
por Marcelo Hazan
235 comentários
Melhor principalmente no primeiro tempo, quando fez seu gol aos três minutos, com Fernando Karanga, o Boa Esporte venceu o Palmeiras por 1 a 0, neste sábado, no estádio Melão, em Varginha (MG), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com o resultado, o time mineiro foi a 29 pontos, em quinto lugar, e acabou com a série invicta do Verdão, que durava 12 partidas - incluindo Copa do Brasil. Apesar da derrota, o Palmeiras, que poupou cinco jogadores (Mendieta entrou apenas no segundo tempo), segue na liderança, com 40 pontos.
O Boa volta a campo no sábado que vem, quando enfrentará o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, pela Série B. Já o Verdão volta suas atenções para a Copa do Brasil. Quarta-feira, o time faz o jogo de volta das oitavas de final contra o Atlético-PR, em Curitiba. Na primeira partida, o Verdão venceu por 1 a 0. Pode empatar e até perder por um gol de diferença, desde que marque, para avançar às quartas.
marcelinho paraíba marcio araujo BOA ESPORTE X PALMEIRAS (Foto: Célio Messias/Agência Estado)Márcio Araújo disputa jogada com Marcelinho Paraíba (Foto: Célio Messias/Agência Estado)
Boa domina e abre o placar
Apático e pouco criativo, o Palmeiras foi presa fácil para o Boa Esporte no primeiro tempo. Nem parecia o time que lidera com autoridade a Série B. Mesmo com o estádio Melão lotado por 12 mil palmeirenses, entre os 15 mil presentes, o time mineiro tomou conta do jogo e abriu o placar logo aos três minutos.
Em escanteio pela esquerda, Marcelinho Paraíba levantou na cabeça de Fernando Karanga, que antecipou Henrique e deslocou Bruno: festa da torcida mineira. Curiosamente, o atacante havia jogado uma partida de videogame com o Boa contra o Verdão nesta semana e marcou com o próprio personagem virtual.
Karanga, aliás, foi um tormento para a zaga alviverde. Em dois lances, ele desarmou Henrique na saída de bola e, por pouco, não ampliou o marcador. Francismar foi outro que também deu trabalho.

Desorganizado e errando muitos passes, o meio de campo do Verdão não se encontrava com Márcio Araújo adiantado e Eguren na proteção. Felipe Menezes, responsável pela armação, pouco criou. A falta de ameaça palmeirense só foi quebrada por uma jogada pela esquerda de Ananias, defendida por Douglas. Não foi suficiente, porém, para conter a empolgação e os gritos de “olé” da torcida do Boa.

Palmeiras pressiona, mas perde
Descontente com o time, o técnico Gilson Kleina trocou Eguren por Mendieta no intervalo. Assim, Márcio Araújo foi recuado e o paraguaio fez dupla com Felipe Menezes na armação. Após a alteração, a mudança de postura do Verdão nítida. Tanto que, aos três minutos, Ananias criou a melhor chance da equipe, mas não empatou.
Pressionado, o Boa Esporte passou a sair nos contra-ataques. Em um deles, quase matou o jogo, novamente com Fernando Karanga. O artilheiro dos mineiros não desviou como queria a bola enfiada por Marcelinho Paraíba, na cara de Bruno.
Kleina, então, fez mais substituições: trocou Charles por Ronny, e Serginho por Ananias. O jogo virou ataque contra defesa, com pressão forte do Verdão. Alan Kardec, Serginho, Henrique, Luis Felipe... todos tentaram, mas sempre paravam na falta de pontaria ou em Douglas.
Com o Boa acuado, os gandulas passaram a retardar a reposição de bola. Autor da assistência do gol mineiro, Marcelinho Paraíba foi ovacionado ao ser substituído por Juba. E a torcida local terminou o jogo comemorando a vitória sobre o líder da Série B.
Com a 11 de Neymar, Gabigol marca de novo e Santos bate Vitória: 2 a 0
Joia santista conta com falha do goleiro Wilson para abrir o placar na Vila Belmiro. Resultado põe fim a uma série de seis jogos sem vitória do Peixe
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • momento decisivo
    10 do 2º tempo
    Montillo e Cícero tabelam, o argentino cruza para a área, Gabriel é derrubado e Cícero, livre, manda para as redes, confirmando a vitória do Peixe
  • deu certo
    Gabriel
    O garoto, outra vez, foi decisivo. Titular pela primeira vez e vestindo a 11 que já foi de Neymar, o atacante marcou logo no início e abriu a vitória santista.
  • apagado
    Maxi
    Artilheiro do Vitória no Brasileirão, o argentino não teve boa atuação. Sumido, sofreu com a dificuldade de armação no meio-campo. Foi substituído.
A CRÔNICA
por Lincoln Chaves
39 comentários
Número 11 nas costas, comemoração de gol com estilo, torcida em êxtase na Vila Belmiro... O personagem poderia ser Neymar. Mas não é. Trata-se de Gabriel, apontado como sucessor do astro. O garoto, que completa 17 anos na próxima sexta-feira, mostrou outra vez que tem estrela e justificou o apelido “Gabigol”, abrindo caminho para o triunfo santista por 2 a 0 sobre o Vitória, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na quarta, foi de Gabriel o gol que assegurou a vitória diante do Grêmio, pela Copa do Brasil. Neste sábado, o garoto estreou como titular e não decepcionou, deixando o gramado muito aplaudido no segundo tempo. Outro destaque da noite, Cícero também deixou sua marca e ajudou o Alvinegro a se livrar uma série de seis jogos sem triunfos no Brasileirão, distanciando a equipe, agora com 19 pontos, da zona de rebaixamento.
O Vitória, por sua vez, repetiu erros que têm feito o time ser pior visitante da competição: foram só quatro pontos somados em oito partidas longe do Barradão. Na Vila, o Rubro-negro baiano sofreu com a marcação no meio-campo e a falta de criatividade dos armadores Renato Cajá e Vander. O resultado impediu que a equipe se aproximasse do G-4, estacionada nos 22 pontos.
Pelo Brasileirão, as equipes voltam a campo no próximo final de semana. O Santos joga sábado, às 21h (de Brasília), contra o Fluminense, no Maracanã. Já o Vitória recebe o Criciúma no domingo, às 16h (de Brasília), no Barradão. O Peixe, no entanto, tem compromisso na quarta-feira: às 21h50m (de Brasília), visita o Grêmio, na Arena, na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Estrela de Claudinei... E de 'Gabigol'
O técnico Claudinei Oliveira, do Santos, já tinha adiantado que o jovem Gabriel, herói na vitória sobre o Grêmio, pela Copa do Brasil, ganharia mais espaço na equipe. Dito e feito: o atacante, de 16 anos, foi a grande novidade do Santos para o jogo de sábado. Outra cara nova em relação à equipe que bateu os gaúchos foi Leandrinho, na vaga que era de Marcos Assunção.
O detalhe é que a dupla não precisou de dez minutos para justificar a opção do treinador. Aos nove, após bonito corta-luz de Cícero, foi do camisa 7 – o passe para “Gabigol”, vestindo a 11 que já foi de Neymar, bater para o gol e contar com uma falha clamorosa do goleiro Wilson para ir às redes pela segunda vez como profissional. Na comemoração, ele ainda fez o gesto como se tirasse o chapéu, agradecendo ao torcedor, como o hoje craque do Barcelona já fez na própria Vila Belmiro.
E o Vitória? O time baiano, dono do pior aproveitamento como visitante dentre os times da Série A, encontrava dificuldades para sair jogando, especialmente pelo meio. Com Montillo e Thiago Ribeiro adiantando a marcação e os meias formando uma parede no centro do gramado, Renato Cajá e Vander não conseguiam fazer a redonda chegar a Maxi Biancucchi e Dinei.
A saída, então, era apostar na velocidade de Euller e de Ayrton, este último recém-contratado pelo Leão. Pela direita, o estreante dava trabalho a Eugenio Mena, obrigando Alison, volante responsável pela contenção no meio-campo, a reforçar a marcação no setor. Já à esquerda, Euller era pouco acionado e, quando tentava avançar, parava em Rafael Galhardo.
E era justamente às costas de Euller que o Santos continuava sufocando o Vitória. Por ali, Gabriel e Leandrinho se aventuravam com alguma facilidade, travando nas insistentes tentativas de cruzamentos para a área. Aos poucos, o jogo perdeu ritmo. O que não diminuiu em nada o quebra-cabeça que Caio Júnior teria que solucionar para a etapa final.
Vitória assusta, mas Cícero decide
O Vitória retornou do intervalo diferente. O Santos também, mesmo sem alterar peças. Os baianos, acuados no primeiro tempo, começaram a se aventurar com mais intensidade no ataque. A entrada de Felipe no lugar de Renato Cajá deu velocidade à transição no meio-campo. A marcação santista já não encontrava a mesma facilidade para efetuar os desarmes, tendo de parar as jogadas com faltas, boa parte delas próximas à meta de Aranha.
O avanço do Vitória, porém, abriu espaços na defesa. E foi por meio deles que o Santos ampliou o placar, outra vez, com participação de Gabriel. O garoto recebeu cruzamento de Montillo dentro da grande área, mas foi derrubado. Pênalti? Não. Melhor para Cícero. O camisa 8 aproveitou a sobra. Peixe 2 a 0.
O gol diminuiu sensivelmente o ímpeto dos baianos, que perderam o equilíbrio dos minutos iniciais do segundo tempo e passaram a errar seguidos passes no meio-campo. O Vitória, então, decidiu investir no chuveirinho. Não bastava, no entanto, ter apenas Dinei na área. Até por isso, Caio Júnior abriu mão de Maxi Biancucchi e levou a campo outro “gigante’: Pedro Oldoni.
O Santos, no entanto, não encontrou grandes problemas para administrar o resultado. Firme na marcação, ainda que tendo algum trabalho para conter os avanços de Marquinhos (que entrou no lugar de Vander) e Ayrton, o Peixe conseguiu neutralizar a estratégia rubro-negra e encerrar a incômoda sequência de seis jogos sem vitórias pelo Brasileirão.
Em jogo truncado, Grêmio bate o Fla por 1 a 0 e vence a quarta seguida
Mais organizada taticamente, equipe gaúcha dá poucos espaços ao time rubro-negro e segue em ascensão no Campeonato Brasileiro
 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
231 comentários
Numa partida com poucas chances de gol, um lance de bola parada pode ser decisivo. E foi numa falta cobrada por Pará, aos sete minutos de jogo, que o Grêmio venceu o Flamengo por 1 a 0, neste sábado, no Mané Garrincha, pela 16ª rodada do Brasileirão. O placar, no entanto, não traduziu a superioridade do Tricolor Gaúcho, ainda que a partida tenha sido de razoável nível técnico e bem truncada.
O Grêmio de Renato Gaúcho consolidou o resultado num esquema com três zagueiros e três volantes no qual deu poucos espaços ao adversário. O Flamengo de Mano Menezes, que teve péssima atuação, saiu de campo com apenas duas chances de gol no fim da partida, ambas do atacante Hernane. Certamente, foi a pior atuação da equipe na competição, ainda mais com a ausência do melhor jogador da equipe, o apoiador Elias - o Grêmio também teve desfalque, tanto de Vargas quanto de Elano e Zé Roberto.
Com o resultado, o Tricolor Gaúcho conseguiu sua quarta vitória seguida e, em terceiro lugar, pula para 28 pontos ganhos. O Flamengo se mantém nos 19 pontos ganhos, em 13º - deverá ser ultrapassado no domingo -, e perdeu a invencibilidade no Mané Garrincha, que teve público razoável de 20.580 pagantes, numa renda de R$ 951.590,00.
Os dois clubes voltam a jogar no Brasileirão no próximo fim de semana. No sábado, o Tricolor Gaúcho receberá a Ponte Preta na Arena do Grêmio. No domingo, o Rubro-Negro enfrentará o Corinthians, no Pacaembu. Antes disso, tanto o Fla quanto o Grêmio terão duelos difíceis pela Copa do Brasil na quarta-feira, quando receberão Cruzeiro e Santos, e terão de descontar as derrotas por 2 a 1 e 1 a 0, respectivamente. Pelo que se viu neste sábado, a tarefa rubro-negra promete ser bem mais difícil. Na saída de campo, o time gaúcho mostrou ter consciência de que o esquema e a tranquilidade são fundamentais.
- Mudou a mentalidade do grupo. Fechamos o time, não deixando eles jogarem. O nosso grupo tem consciência e sabe o que tem que fazer. - afirmou o atacante Barcos, que tece duas boas chances de gol e deu trabalho à zaga rubro-negra.
Hernane, que entrou na segunda etapa e também teve duas oportunidades de empatar, lamentou o resultado.
- Tomamos o gol ali no primeiro tempo e tinhamos que buscar o empate. O Mano tentou colocar nós dois (ele e Moreno) ali para chegar a bola e a gente finalizar. Tentamos, mas não conseguimos fazer o gol.
para flamengo x gremio (Foto: CARLOS COSTA/Futura Press/Agência Estado)Pará faz o gol de falta que dá a vitória ao Grêmio (Foto: Carlos Costa/Futura Press/Agência Estado)
Gol em sete minutos
Sete minutos. Foi esse o tempo suficiente para o Grêmio mostrar seu cartão de visitas no Mané Garrincha, o outro estádio que tem sido mando de campo rubro-negro. Nem precisava Chicão fazer a falta sobre Kleber. Nem precisava André Santos abrir a barreira. Nem precisava Pará cobrar firme, ainda que não fosse indefensável, e abrir o placar, para o torcedor perceber nos primeiros 45 minutos a superioridade da equipe gaúcha.
Com um meio-campo consistente, um ataque sempre perigoso, laterais que apoiam com vigor e uma defesa sólida, o Grêmio se impôs logo na partida. Ainda mais que, sem Elias, contundido, o Flamengo perdera o homem que fazia bem a ligação com o ataque e tinha gás para consertar as falhas da defesa. Com Cáceres e Val na frente de Chicão e González, a zaga se mostrava muito lenta para suportar a chegada do veloz Alex Telles, pela esquerda, e Souza e Riveros pelo meio para municiar os temíveis Barcos e Kleber.
Tudo bem. Tirando a jogada de Kleber pela direita que encontrou Barcos atrasado para conferir o centro rasteiro da linha de fundo, não houve outra chance real de gol da equipe gaúcha. Mas o time mostrava mais consistência, principalmente na marcação. E nos desarmes: foram 22, contra oito da equipe rubro-negra. Roubou 10 bolas, contra seis do rival. Seu grande pecado foi errar tantos passes quanto o adversário: foram 40 no total, 20 para cada lado. E se o Flamengo errava quase tudo, especialmente em deixar Moreno e Paulinho perdidos no ataque, sobrou apenas uma pequena inspiração na bela jogada individual de André Santos, sem sequência.
Mexidas no Fla
Mano Menezes sabia que era necessário mexer. Sacou Val e Fernando, pôs Nixon e Adryan. A intenção era criar mais opções de ataque, com o primeiro abrindo pelo lado direito, o segundo, mais solto. Mas o Grêmio se mantinha fechadinho, dando pouco espaço. Renato Gaúcho queria pegar o Flamengo no contra-ataque.
A equipe gaúcha continuava eficiente nos desarmes. O Flamengo esbarrava na limitação técnica para encontrar espaços. Ficou mais longe do empate do que em levar o segundo gol. Foi Barcos que explodiu o travessão, aos 20 minutos, após centro de Ramiro.
O técnico rubro-negro voltou a mexer no time. Sacou o novato Digão, muito nervoso na partida, para lançar Hernane. Com isso, deslocou Paulinho para a lateral direita. Mas era o Grêmio que chegava mais perto do gol. E Barcos obrigou Felipe a fazer grande defesa. Hernane ainda tentou o empate por duas vezes, bem no fim. Mas seria injusto. O Grêmio, mais organizado, mereceu o resultado.
Cruzeiro faz o simples, dorme líder e deixa Ponte mais ameaçada pelo Z-4
Macaca perde a segunda partida consecutiva no Moisés Lucarelli e torce contra Criciúma e Portuguesa no domingo. Raposa fica de olho no Botafogo
 
DESTAQUES DO JOGO
  • redenção?
    Dedé
    Após falha que deu gol ao Flamengo na quarta, beque cruzeirense garante vitória no Majestoso e mostra que pode
    ser útil no novo clube.
  • fator casa
    Ponte Preta
    A Macaca perde a quinta partida em casa no Brasileiro deste ano, sendo duas consecutivas. O mau desempenho no estádio é um dos motivos de preocupação.
  • deu certo
    Time completo
    Marcelo Oliveira mandou boa parte dos titulares a campo e conseguiu a vitória. Porém,
    Souza se machucou na início
    e pode desfalcar a equipe.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
81 comentários
Ser líder é mais do que ocupar a primeira posição. É saber a hora de avançar, o momento de acalmar. Não se intimidar com gramado, estádio e torcida adversários. E, especialmente, ser preciso quando não está em um dia tão inspirado. Se desta vez não teve golaço ou grande atuação como contra o Flamengo, o Cruzeiro foi simples. Mesmo jogando em Campinas, envolveu a Ponte desde o início, fez 2 a 0 e não levou sustos. Atuação suficiente para reassumir a ponta do Campeonato Brasileiro, ao menos por algumas horas.
A equipe de Marcelo Oliveira volta para a Toca da Raposa com 31 pontos, a segunda vitória consecutiva no Brasileirão e uma vantagem rasa para o Botafogo - que, com 29, fecha a 16ª rodada no domingo contra o Atlético-PR, em Curitiba. O título de melhor ataque segue intacto, mas, nesta noite, coube a um zagueiro garantir o resultado: Dedé, de cabeça, superou a falha no meio de semana e marcou o primeiro pela Raposa.
Enquanto mineiros festejam, paulistas se preocupam ainda mais. Única equipe a entrar em campo neste sábado entre as ameaçadas pelo rebaixamento, a Ponte Preta estaciona nos 15 pontos graças à segunda derrota consecutiva no Moisés Lucarelli. Agora, Carpegiani e companhia precisam torcer contra Criciúma e Portuguesa - que enfrenta Coritiba e Atlético-MG - para não fechar o fim de semana no Z-4.
A missão de pontepretanos e cruzeirenses não acaba após o duelo direto desta noite. Os dois elencos ficam de olho no complemento da rodada - um para seguir na liderança, outro para escapar da degola. Caso não tenham sucesso na torcida, terão nova chance de alegrar a torcida no meio de semana, mas em outro torneio.
Terça-feira, a Ponte recebe o Criciúma e precisa de um empate simples para avançar à segunda fase da Copa Sul-Americana. Um dia depois e na mesma situação, o Cruzeiro visita o Flamengo no Maracanã para alcançar as quartas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileiro, os dois clubes jogam no fim de semana: a Macaca enfrenta o Grêmio, sábado, em Porto Alegre, enquanto a Raposa encara o Vasco, domingo, em Belo Horizonte.
wilian cruzeiro x ponte preta (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press )Willian passa por Chiquinho: atacante se destaca em nova vitória (Foto: Marcos Bezerra / Futura Press)
Raposa adota postura de líder
Se quisesse recuperar a ponta, o Cruzeiro teria que agir como tal em Campinas. E assim fez, sem se incomodar com fatores externos. Desde o início, ditou o ritmo da partida, alternou passes curtos e longos e controlou a Ponte Preta, que, abalada pelo desfalque de última hora de William, não conseguiu repetir a boa atuação do meio de semana, em Criciúma.
Envolvida pelos passes cruzeirenses, a Macaca só se defendeu na primeira etapa. Roberto salvou duas vezes, em chutes de Ricardo Goulart e Souza. Só não evitou a finalização que veio do alto. Souza, ex-jogador da Ponte, cobrou escanteio aos 22 minutos e achou Dedé. Ele, que entregou um gol para o Flamengo na quarta-feira, acertou o canto direito e abriu o marcador para se reabilitar perante à torcida celeste.
Se já estava em casa com o placar empatado, o Cruzeiro ficou mais à vontade ainda no restante do primeiro tempo. A Ponte, que claramente sentiu falta de William no ataque, arriscou apenas finalizações de longe, mas Uendel e Chiquinho não acertaram o pé - Fábio foi um espectador de luxo em 45 minutos de duelo. Do outro lado, Everton Ribeiro, Willian e Ricardo Goulart tocavam a bola como se estivessem no Mineirão, sem se preocupar com quem era o dono do estádio.
Souza, volante do Cruzeiro (Foto: Marco Antônio Astoni)Souza deixa a partida com lesão no final do primeiro tempo: preocupação (Foto: Marco Antônio Astoni)
Artilheiro bate, bate, bate... e fura
Carpegiani desaprovou tanto a apatia da Ponte que voltou para o segundo tempo com duas alterações. Ramírez foi a campo para melhorar o toque de bola, enquanto Rafinha era aposta de mais velocidade na frente. A Macaca esboçou uma melhora, ao ditar o ritmo por alguns minutos, mas logo abriu espaços para o Cruzeiro. Sem fazer força, os mineiros mostraram o quanto faz falta não ter um artilheiro.
Enquanto a Ponte se ressentia do desfalque de William, a Raposa soube usar bem Borges. O camisa 9 perdeu três boas oportunidades quase que consecutivas, mas recebeu uma quarta chance, que não poderia perder. Ao receber em profundidade na área, fuzilou Roberto e praticamente garantiu a liderança mineira fora de casa.
O placar quase garantido - pela postura dos dois times - deu a chance de poupar jogadores. Ricardo Goulart, um dos que mais sentiram o desgaste dos últimos jogos, deu lugar a Henrique, que trancou o meio-campo do Cruzeiro. A Ponte tentou abrir o jogo com Giovanni, mas sequer sujou o uniforme de Fábio.

Nas redes sociais, Fabrício Werdum envia mensagem para Gabriel Diniz

Peso-pesado do UFC usou sua conta no Instagram para mandar um vídeo com palavras de otimismo para capixaba que se recupera de tetraplegia

Por Richard Pinheiro Vitória, ES
7 comentários
Fabrício Werdum, lutador peso-pesado do UFC (Foto: Divulgação/Instagram)Fabrício Werdum, lutador peso-pesado do UFC
(Foto: Divulgação/Instagram)
Uma verdadeira rede de solidariedade está se formando em torno do jovem lutador Gabriel Diniz, de apenas 15 anos, que está internado desde o dia 4 de agosto, após sofrer um golpe durante a segunda etapa do Capixaba de jiu-jítsu e ficar sem os movimentos dos braços e das pernas. Após apresentar melhora em seu quadro clínico, o atleta recebeu, no início da madrugada desta sexta-feira, uma mensagem de otimismo do lutador peso-pesado do UFC, Fabrício Werdum, que utilizou sua conta oficial no Instagram para enviar palavras de conforto, num vídeo de 15 segundos.
Leia: Promotor do HCC 13 vai doar parte da renda para lutador Gabriel Diniz
Na descrição da mensagem, enviada diretamente da academia do lutador, a Werdum Combat Team, o faixa-preta de jiu-jítsu afirma: "Essa mensagem é para Gabriel Diniz (15 anos) que se lesionou (grave) em uma competição de jiu-jítsu!". E no vídeo, Fabricio Werdum está acompanhado de seus alunos e do irmão, o treinador de capoeira Felipe Werdum. O vídeo revela os votos de recuperação que o lutador gaúcho envia ao atleta capixaba.
- E aí Gabriel, meu nome é Fabricio Werdum, estou aqui com os meus alunos e estamos aqui para poder te mandar uma mensagem de força e nós temos certeza que tu vai te recuperar, para poder competir e estar nos tatames o quanto antes. Valeu, Gabriel. Força, Gabriel!
Família cria conta para doações
Gabriel Diniz, lutador de jiu-jítsu, no hospital (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Gabriel Diniz, lutador de jiu-jítsu, no hospital
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Como o jovem lutador está necessitando de tratamento especializado, fora do Espírito Santo, a família de Gabriel Diniz está divulgando nas redes sociais uma conta corrente, para que outras pessoas, sensibilizadas com a situação, possam fazer doações para reunir fundos que possam ajudar a pagar o tratamento.
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0169
Operação: 013
Conta: 41415-0
Favorecido: Gabriel Carvalho Charpinel Diniz
Entenda o caso
Gabriel Diniz está internado desde o dia 4 de agosto em um hospital particular, em Vila Velha. A fatalidade aconteceu no mesmo dia, um domingo, quando o jovem - que ainda é juvenil, mas lutava entre os adultos - disputava as semifinais da segunda etapa do Campeonato Capixaba de Jiu-Jítsu, no Ginásio Jones dos Santos Neves, em Vitória. De acordo com o médico José Lucas, responsável por Gabriel, não há exames que garantam se o adolescente voltará a ter os todos movimentos dos braços e das pernas.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Documento confirma acordo para Vasco pagar R$ 87 mi em cinco anos

Decisão abre caminho para obtenção das Certidões Negativas de Débito (CNDs) que permitirão a liberação de verba de patrocínio

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
168 comentários
O Vasco recebeu oficialmente nesta sexta-feira o documento que confirmou o acordo com a Fazenda Nacional para o pagamento parcelado das dívidas fiscais do clube. Esse é considerado o passo decisivo para o obtenção das Certidões Negativas de Débito (CNDs), que permitem, entre outros benefícios, a confirmação do patrocínio com a Caixa Econômica Federal. O contrato vai render R$ 15 milhões anuais.
Embora tenha recebido na última quarta-feira a confirmação do acordo com a Fazenda, o Vasco esperava a chegada do documento ao clube para comemorar a vitória. A partir de agora, a tarefa do clube será avançar em diversas instâncias até chegar às CNDs.
- Acredito que o processo será concluído até o fim da semana que vem. Até lá existe toda uma tramitação em diversas esferas judiciais, mas agora existe a certeza de que conseguiremos as certidões. É uma vitória do Vasco, que teve como principal mérito mostrar à Fazenda que vai zerar suas dívidas fiscais, e não prorroga-las, como normalmente acontece. Assim, o Vasco vai recuperar sua autonomia - afirmou Gustavo Pinheiro, diretor jurídico do clube.
O acordo com a Fazenda prevê o pagamento de R$ 87 milhões em 60 meses (cinco anos). Para isso, deu como garantia a Sede Náutica da Lagoa, o contrato com a Rede Globo, entre outros. Na negociação, o clube foi representado pelos advogados Leonardo Viveiros de Castro e Eduardo Schmidt, do escritório Schmidt, Lourenço, Kingston.
No primeiro ano o Vasco se compromete a pagar 12 parcelas mensais de R$ 730 mil. No segundo ano serão quitados R$ 1,28 milhão; no terceiro serão R$ 1.645.000 e no quarto e quinto anos, 24 parcelas mensais de 1.828.000.

Dorival mostra alívio com acordo, mas avisa: 'Não pode parar por aí'

Treinador admite dificuldades para controlar ambiente com salários atrasados, e ressalta profissionalismo no período de busca das CNDs

Por Raphael Zarko Brasília
55 comentários
Depois de longa negociação, o Vasco recebeu nesta sexta-feira o documento assinado pelo Ministério da Fazenda com a aprovação da proposta de renegociação das dívidas fiscais do clube com o governo, o que permite ter em mãos as certidões negativas de débito e desbloqueia verbas penhoradas na Justiça. No clube, a notícia causa alívio e gera expectativa ao mesmo tempo, para que o dinheiro saia logo de patrocinadores para saldar dívidas de dois meses de atraso com atletas e funcionários. O técnico Dorival Júnior tratou de comemorar a novidade, mas sem deixar de exigir mais do trabalho de todos no clube.
- (Essa notícia) complementa tudo que vem acontecendo nos últimos tempos dentro do Vasco. Espero que continuemos assim. É mais um desafio superado. Agora, só acho que o Vasco não pode parar por aí e se contentar com isso. Temos todos que correr atrás para seguir a preparação da equipe e terminar 2013 muito bem para fazer um 2014 muito melhor  – disse o técnico vascaíno.
Dorival Junior treino Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)Dorival Junior comanda treino nesta sexta, em Brasília (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)
Desde sua chegada que Dorival avisou que o vestiário precisava ser “blindado” das notícias extracampo, de dificuldades financeiras e dos já esperados atrasos salariais. No entanto, o técnico garante ter encontrado uma compreensão muito grande, apesar do desconforto natural que a condição trazia para um trabalho de preparação dos jogadores e do departamento de futebol.
- Nesse tempo todo os jogadores foram profissionais ao extremo. (Os problemas) não têm entrado dentro do vestiário, ainda que desequilibre, gere incerteza, insegurança, mas ainda assim é um fato que estamos trabalhando em conjunto, diretoria, comissão, jogadores, para ficar tudo em boa condição entre nós para que a postura fosse a mesma e que o enfoque ficasse apenas dentro de campo – afirmou Dorival Júnior.
s.
Transmissão - VASCO X CORINTHIANS (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

Com 12 equipes, Brasileiro começa na próxima quinta-feira; confira a tabela

Divididos em três grupos, Atlético-MG, Bota, Corinthians, Cruzeiro, Fla, Flu, Grêmio, Inter, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco iniciam briga pelo título

Por SporTV.com Rio de Janeiro
33 comentários
Após três meses sem competições, o showbol volta na próxima semana com o início do Campeonato Brasileiro, que tem a sua primeira rodada marcada para quinta-feira, dia 29. Em sua sexta edição, o certame conta com a participação das 12 principais equipes do país, dividias em três grupos na primeira fase. O maior vencedor do torneio é o Flamengo, com três títulos. Vasco e Santos somam uma conquista cada.
Showbol animadoras (Foto: Max Santos/Divulgação)Showbol volta após três meses sem competições (Foto: Max Santos/Divulgação)
Com sede em Águas de Lindóia (SP), o grupo A tem Atlético-MG, Fluminense, Palmeiras e São Paulo. Sem sede definida, o grupo B conta com Corinthians, Cruzeiro, Santos e Vasco, enquanto no C estão Botafogo, Flamengo, Grêmio e Internacional.
Na primeira fase, os times jogam contra os adversários da mesma chave. Os líderes dos três grupos e o melhor segundo colocado geral avançam à semifinal, marcada para o dia 21 de setembro - a decisão será no dia 22. O SporTV transmite todas as partidas ao vivo.
No ano passado, o campeão foi o Flamengo, que bateu o Santos na final. Em 2013, já foram realizadas duas competições de showbol, o Carioca, vencido pelo Vasco, e o Paulista, conquistado pelo Barueri.
Confira a tabela do Campeonato Brasileiro 2013:
Grupo A: Atlético-MG, Fluminense, Palmeiras e São Paulo
29/08 (quinta-feira) - 19h - Águas de Lindóia - Palmeiras x Atlético-MG
29/08 (quinta-feira) - 20h - Águas de Lindóia - São Paulo x Fluminense
31/08 (sábado) - 09h30m - Águas de Lindóia - São Paulo x Atlético-MG
31/08 (sábado) - 10h30m - Águas de Lindóia - Palmeiras x Fluminense
01/09 (domingo) - 09h30m - Águas de Lindóia - Atlético-MG x Fluminense
01/09 (domingo) - 10h30m - Águas de Lindóia - Palmeiras x São Paulo
Grupo B: Corinthians, Cruzeiro, Santos e Vasco
05/09 (quinta-feira) - 18h30m - Local a definir - Santos x Vasco
05/09 (quinta-feira) - 19h30m - Local a definir - Corinthians x Cruzeiro
07/09 (sábado) - 11h30m - Local a definir - Cruzeiro x Vasco
07/09 (sábado) - 12h30m - Local a definir - Corinthians x Santos
08/09 (domingo) - 12h30m - Local a definir - Cruzeiro x Santos
08/09 (domingo) - 13h30m - Local a definir - Corinthians x Vasco
Grupo C: Botafogo, Flamengo, Grêmio e Internacional
12/09 (quinta-feira) - 18h30m - Local a definir - Botafogo x Internacional
12/09 (quinta-feira) - 19h30m - Local a definir - Flamengo x Grêmio
14/09 (sábado) - 11h - Local a definir - Grêmio x Internacional
14/09 (sábado) - 12h - Local a definir - Botafogo x Flamengo
15/09 (domingo) - 12h30m - Local a definir - Botafogo x Grêmio
15/09 (domingo) - 13h30m - Local a definir - Flamengo x Internacional
Semifinal
21/09 (sábado) - 11h30m - São Gonçalo (RJ) - Jogo 1
21/09 (sábado) - 12h30m - São Gonçalo (RJ) - Jogo 2
Final
22/09 (domingo) - 13h30m - São Gonçalo (RJ) - Vencedor do jogo 1 x vencedor do jogo 2
Confira o histórico do Campeonato Brasileiro de showbol:
2008 – Campeão: Santos; vice-campeão: Atlético-MG
2009 – Campeão: Flamengo; vice-campeão: Santos
2010 – Campeão: Flamengo; vice-campeão: Corinthians
2011 – Campeão: Vasco; vice-campeão: São Paulo
2012 - Campeão: Flamengo; vice-campeão: Santos