sábado, 12 de março de 2011

O primeiro Fla-Flu de Ronaldinho: ‘Que todos no estádio se divirtam’

Admirador de Darío Conca, camisa 10 rubro-negro diz que espera um clássico estudado taticamente

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro
ronaldinho gaucho coletiva flamengo (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)Com sorriso no rosto, R10 quer dar alegria aos
rubro-negros (Richard Souza/Globoesporte.com)
Clássicos importantes não são nenhuma novidade para Ronaldinho Gaúcho. Do acirrado Gre-Nal ao pomposo Barcelona x Real Madrid, da Espanha, o craque fez parte de alguns dos principais confrontos do futebol mundial. Na França, defendeu o Paris Saint Germain contra o Olympique. Na Itália, viveu o Milan x Inter de Milão pelo rubro-negro. Neste domingo, será a vez de sentir as emoções de um Fla-Flu.
Considerado o mais charmoso do Brasil, o duelo chega à 373ª edição. A vantagem é rubro-negra. O clube da Gávea venceu 131, enquanto o Tricolor levou a melhor 119 vezes. Foram 122 empates.
- Sem dúvida o Gre-Nal é um dos clássicos mais fortes do mundo inteiro. Mas na época em que vivia em Porto Alegre assistia ao Fla-Flu, tem um histórico de grandes jogadores. Lembro de muita coisa. É um clássico que chama a atenção. Tenho lembranças de Renato (Gaúcho), Zico, Aílton. Jogadores que fizeram gols importantes. O Fluminense tem um excelente treinador (Muricy Ramalho), é muito forte. É o atual campeão brasileiro. Estou acima de tudo motivado, pensando positivo, esperando que tudo saia bem, que seja um grande espetáculo. Que todos no estádio se divirtam.
As recordações sobre o clima que cerca o clássico são heranças de Assis, irmão e empresário do astro. O ex-jogador defendeu o Fluminense por seis meses, em 1996.
- Meu irmão ficou muito tempo lesionado na época em que ficou aqui no Fluminense, mas sempre comentou da rivalidade que é, da importância do clássico. Contava muita coisa de quando tinha o Maracanã. Sem o Maracanã é um pouco diferente.
O Fla-Flu deste domingo será no Engenhão, às 18h30m (de Brasília), válido pela terceira rodada da Taça Rio. Alguns nomes importantes do Fluminense não vão poder participar. O meia Deco, companheiro de Ronaldinho nos tempos de Barcelona, e o atacante Fred, que disputou a Copa de 2006 com o camisa 10, se recuperam de lesão.
- Como amante do futebol, gostaria que os grandes jogadores participassem. Mas existem outros grandes nomes no time deles. As duas equipes têm jogadores de qualidade. Vai ser um jogo muito bem estudado taticamente. Os dois treinadores são dois dos melhores do Brasil. Momentos bonitos sairão de jogadores de qualidade.
Um deles é Darío Conca. O craque do Brasileirão do ano passado começa a retomar a boa forma e é o principal nome tricolor.
- Eu o admiro muito, é um excelente jogador. Espero que não jogue tudo que sabe contra a gente (risos). Que seja um grande espetáculo para os torcedores, que o Flamengo vença para a nossa torcida ficar muito feliz.

Sob forte chuva, Hamilton é o único a marcar tempo em teste em Barcelona

Piloto inglês faz a melhor volta na molhada pista espanhola neste sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
A chuva foi o principal adversário dos pilotos na manhã de testes deste sábado, em Barcelona, na Espanha. O inglês Lewis Hamilton foi o que se deu melhor na pista molhada e foi o único a conseguir registrar marca (1m50s208) no primeiro treino. Outros pilotos chegaram a entrar na pista, mas nenhum marcou tempo.
lewis hamilton mclaren treino Montmelo barcelona (Foto: agência Reuters)Lewis Hamilton é o piloto que se saiu melhor na pista molhada de Barcelona (Foto: agência Reuters)
Michael Schumacher, que dominou os testes de Barcelona na última sexta-feira, Fernando Alonso, Nico Rosberg e Pastor Maldonado chegaram a entrar na pista, mas não tiveram sucesso. Com a forte chuva que caia, os pilotos sequer tiveram suas marcas registradas.
Agora, resta aos pilotos torcer para que o tempo dê uma trégua na última sessão de testes, na parte da tarde. Este sábado é o último dia de treino em Barcelona, na Espanha.
Hispania não participa de teste
A chuva, porém, não foi o que atrapalhou a Hispania neste sábado. A equipe sequer entrou na pista, pois os amortecedores não chegaram a tempo do treino. As peças ficaram presas na alfândega espanhola.

Para unir eficiência e encanto, Botafogo recebe o Americano

Com duas vitórias na Taça Rio, Alvinegro entra em campo neste sábado disposto a mostrar um futebol mais bonito no Engenhão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
everton botafogo (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Everton será o camisa 10 do Botafogo no sábado
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Os pontos foram conquistados. Mas torcida e crítica, não. Embora tenha vencido as duas partidas que disputou na Taça Rio, o Botafogo sabe que ainda deve uma atuação convicente. A oportunidade será neste sábado, quando recebe o Americano, no Engenhão, às 18h30m (de Brasília). Será a oportunidade de o Alvinegro carioca manter o bom aproveitamento no segundo turno do Campeonato Carioca e ganhar a confiança de seus torcedores.
As vitórias sobre Volta Redonda (4 a 2) e Nova Iguaçu (1 a 0) colocaram o Botafogo em primeiro lugar do Grupo B, ao lado do Fluminense. No entanto, o sufoco enfrentado nos dois compromissos criou uma certa apreensão em relação ao futuro. Igualmente motivado está o Americano, que tem uma vitória e um empate na Taça Rio e precisa manter a boa sequência para escapar do rebaixamento.
O PFC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro deste confronto será Leonardo Garcia Cavaleiro, que terá os auxiliares Edney Guerreiro Mascarenhas e Silbert Faria Sisquim.

header o que esta em jogo
Botafogo: além de buscar a terceira vitória consecutiva, o Botafogo coloca em jogo sua credibilidade. Até o momento as atuações têm despertado desconfiança na torcida, e será diante dela que o time terá a chance de desfazer a imagem de uma equipe de não joga um futebol eficiente.
Americano: ainda invicto na Taça Rio - com uma vitória e um empate -, o time de Campos terá o primeiro embate com um grande clube no segundo turno do Campeonato Carioca. Será a oportunidade de o Americano mostrar competitividade diante de um dos favoritos.

header as escalações 2
Botafogo: o técnico Joel Santana não poderá contar com Bruno, afastado de três a quatro semanas por causa de um estiramento na coxa esquerda. Antônio Carlos ainda sente dores na panturrilha esquerda e está quase vetado. Marcelo Mattos segue fora, e Arévalo pode ser mantido no time. O Botafogo deve ter a seguinte escalação: Jefferson, Lucas, João Filipe, Márcio Rosário e Márcio Azevedo; Rodrigo Mancha, Arévalo, Somália (Fabrício) e Everton; Herrera e Loco Abreu.
Americano: a tendência é que o técnico Toninho Andrade mantenha a equipe que disputou as duas primeiras rodadas da Taça Rio. A única dúvida está no ataque. Autor do gol da vitória por 2 a 1 sobre o Macaé, Felipe disputa a posição com Diego a provável formação é a seguinte: Jefferson, Ayrton, Elson, Gustavo Breda e Carlos Alberto; Índio, Marciel, Flávio Medina, Eberson e Gustavinho; Diego (Felipe).

header fique de olho 2
Botafogo: o meia Everton vem buscando sua vaga definitiva no time titular do Botafogo. No último jogo, contra o Nova Iguaçu, ele marcou o gol da vitória por 1 a 0.
Americano: o gol marcado na vitória por 2 a 1 sobre o Macaé pode dar a Felipe uma oportunidade entre os titulares do Americano.

header o que eles disseram
Jefferson, goleiro do Botafogo: "Temos visto muitos times surpreendendo na competição. Por isso, não se pode vacilar e nem menosprezar qualquer adversário. Vencer o Americano é fundamental, pois em seguida teremos o clássico contra o Vasco. A partir de agora não tem mais volta. Assim, precisamos dar a vida em cada partida."
Somália, volante do Botafogo: "Muitos pensam que é fácil jogar contra as equipes menores. Mas os grandes têm vencido com um certo aperto neste campeonato, pois os times do interior têm se estruturado. Vamos tentar cumprir a meta de vencer todas as partidas e chegar à final."

header números e curiosidades
* Botafogo e Americano já se enfrentaram em 84 oportunidades, com grande vantagem para o time carioca. Foram 51 vitórias, 17 empates e 16 derrotas. O Botafogo marcou 160 gols e sofreu 73. No Campeonato Carioca foram 39 vitorias do Glorioso, 15 empates e 11 derrotas.
* O Botafogo está invicto há dez partidas no Engenhão. O último resultado negativo foi em 21 de novembro do ano passado (2 a 1 para o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro).
* A melhor participação do Americano no Campeonato Carioca foi em 2002, quando conquistou a Taça Guanabara e chegou à decisão. No entanto, foi derrotado pelo Fluminense.
Botafogo e Americano se enfrentaram pela última vez no dia 27 de fevereiro de 2010, pela primeira rodada da Taça Rio. O confronto aconteceu na cidade de Campos e terminou com vitória por 3 a 1 do Alvinegro carioca. O destaque foi o atacante Caio, que entrou no segundo tempo e marcou dois gols na segunda etapa, quando a partida estava empatada em 1 a 1. Marcelo Cordeiro abriu o placar para o Botafogo, e Leandro Gomes balançou a rede para o Americano.

Em fases distintas, Palmeiras e São Bernardo duelam por tranquilidade

Time de Felipão quer vitória para não perder concorrentes de vista, enquanto rival do ABC quer se afastar da zona de rebaixamento do Paulista

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Vinícius Palmeiras (Foto: Agência Estado)Felipão apostará novamente em Vinícius  (Foto: AE)
Palmeiras e São Bernardo ocupam posições bem distintas na tabela do Campeonato Paulista. Mas os dois times querem um só objetivo: tranquilidade. O encontro das equipes está marcado para as 18h30m deste sábado, no Canindé, estádio que o Alviverde pretende adotar como casa em algumas partidas.
Atrás dos rivais São Paulo, Corinthians e Santos, que tem os mesmos 25 pontos, mas aparecem com vantagem por critérios de desempate, o Alviverde, quarto colocado do torneio, quer vencer para não perder os seus principais adversários de vista. O time de Luiz Felipe Scolari precisa vencer e torcer para que seus rivais ao menos empatem na rodada para fechar o fim de semana no primeiro lugar. E, assim, ganhar uma folguinha na tabela.
Do outro lado, o São Bernardo vive com o sinal de alerta ligado. Na 14ª posição, o caçula do estadual quer se distanciar da zona de rebaixamento para não correr riscos. Depois de vencer o Mirassol, rival que está no G-8 do Paulista, a equipe de Estevam Soares quer surpreender um grande do torneio.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premier, pelo sistema pay-per-view, exibe a partida a partir das 18h30m para todo o Brasil. Welton Orlando Wohnrath apita a partida, auxiliado por Fabio Luiz Freire
e William Rogério dos Santos Turola.
header o que esta em jogo
Palmeiras: com os mesmos 25 pontos de São Paulo, Corinthians e Santos, mas na quarta posição por causa do critério de desempate, o time de Luiz Felipe Scolari quer a vitória para tentar assumir a liderança do Campeonato Paulista e conseguir a vantagem de decidir em casa na fase final da competição. Felipão acredita que o quarto posto não é bom, pois há o risco de um dos grandes baixarem para a quinta colocação e ocorrer um clássico em breve.
São Bernardo: ocupando o 14º lugar com 12 pontos, o time do ABC paulista quer a sua primeira vitória fora de casa para subir na tabela e sair da área de risco, próxima aos clubes que formam a zona de rebaixamento.
header as escalações 2
Palmeiras: Felipão não terá ainda Kleber e Marcos, que devem voltar ao time na próxima semana. Assim, Deola segue no gol e Vinícius ganha uma nova oportunidade como titular com o treinador alviverde. No último treino, Scolari chegou a montar o Palmeiras com três zagueiros, mas ele não deve usar o sistema já nesta partida. Assim, a equipe deve ser formada por: Deola; Cicinho, Danilo, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Chico, Marcos Assunção, Tinga e Valdivia; Adriano e Vinícius.
São Bernardo: Estevam Soares não sabe se colocará em campo o mesmo time que venceu o Mirassol na última rodada. Os volantes Guto e Dirceu retornam de suspensão, mas o treinador evitou cravar as suas escalações. O Bernô deve entrar em campo com a seguinte formação: Marcelo Pitol; Leandro Camilo, João Leonardo e Amarildo; Henrique, Willian Favoni, Zé Forte (Lucas), Junior Xuxa e Reinaldo; Danielzinho e Elionar Bombinha.header fique de olho 2
Palmeiras: contratado no início deste ano, Adriano Michael Jackson tem agradado o técnico Luiz Felipe Scolari. Em nove partidas, o atacante já marcou seis gols e foi peça fundamental na classificação palmeirense para a segunda fase da Copa do Brasil - tem cinco gols na competição nacional e um no estadual.
São Bernardo: apesar de não estar bem posicionado na tabela de classificação do Paulistão, o time do ABC paulista surpreendeu o Mirassol, que já chegou a ser líder do campeonato, e goleou o rival por 4 a 1 na última rodada. Felipão afirmou que ficará de olho para que o mesmo não aconteça com o Palmeiras.header o que eles disseram
Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras: "Nosso elenco não é ruim. Estamos com 25 pontos e empatados com os chamados 'grandes' de São Paulo. Muitos não acreditavam. Quando peço um centroavante mais experiente, é para termos uma situação de brigar nas mesmas condições com os outros times. Com todo o nosso elenco completo e em condições, também poderemos brigar com mais força".
Estevam Soares, técnico do São Bernardo: "É temeroso colocar os dois (Moreno e Lucas Gaúcho) desde o início. Eles ainda estão muito abaixo. O Moreno não jogava desde o ano passado e o Lucas faz pouco tempo que se recuperou de lesão. Vamos com calma até porque ainda temos sete jogos e precisaremos de todo o elenco".
header números e curiosidades
* Esta é a primeira vez que Palmeiras e São Bernardo se enfrentam pelo Campeonato Paulista. Fundado em 2004, o time do ABC paulista chegou à elite do futebol do estado depois de fechar a Série A-2 do Paulistão 2010 na quarta posição.
* Este o sexto jogo do Palmeiras como mandante neste Paulistão. Nas outras cinco partidas, o time de Felipão teve duas vitórias (Paulista e Americana), dois empates (Botafogo e Santo André) e uma derrota (Corinthians).
* Como visitante, o São Bernardo disputou cinco jogos. Foram dois empates (Paulista e Santos) e três derrotas (São Paulo, Bragantino e Ituano).

Lesão de André Lima pode mudar esquema do Grêmio para o 4-5-1

Treinador diz que gosta do sistema. Sem atacantes consolidados, ele pode colocar mais um meio-campista na equipe

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
andre lima grêmio (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)André Lima ficará dois meses afastado do time
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
Procura-se um atacante no Olímpico para ocupar o lugar de André Lima. O problema é encontrar. Sem grandes esperanças de contratações e com Júnior Viçosa e Diego Clementino longe da consolidação que o clube esperava, o técnico Renato Gaúcho terá que quebrar a cabeça para reencontrar a capacidade ofensiva que o time tinha com o antigo titular, afastado por dois meses devido a uma lesão no joelho direito. A mudança de esquema, com a passagem para o 4-5-1, é uma alternativa.
Com isso, Renato poderia acomodar boa parte das peças que tem no meio-campo. Adílson, Rochemback, Lúcio, Carlos Alberto e Douglas ganhariam a chance de atuar juntos, sem a eterna dúvida sobre quem iria para o banco. O argentino Escudero, meia avançado, também é alternativa.
Renato gosta do 4-5-1, sistema em voga na Europa, molde da Espanha campeã mundial no ano passado. Mas ele ainda pretende analisar as opções do elenco antes de tomar a decisão.
- Gosto, e muito, desse esquema. Depende da característica dos jogadores. É o esquema que a maioria das equipes usa. É um bom esquema, mas vamos aguardar. É um esquema no qual joguei muitas vezes e do qual eu gosto muito – disse o treinador.
Desde que chegou ao Grêmio, porém, Renato vem priorizando o 4-4-2. É assim que os reservas do Tricolor, reforçados por Carlos Alberto, irão a campo contra o Cruzeiro-Poa, neste sábado, no Olímpico. Diego Clementino e Wesley formarão a dupla de ataque.

Reforço no futebol de areia, Assis vai defender o Flamengo em Mundialito

Empresário e irmão de Ronaldinho Gaúcho confirma presença em torneio da modalidade, veste a camisa rubro-negra e ainda elogia comportamento de R10

Por Lucas Loos Rio de Janeiro
Assis camisa Flamengo treino Beach Soccer  (Foto: Lucas Loos / Globoesporte.com)Assis veste a camisa do Flamengo em treino
(Foto: Lucas Loos / Globoesporte.com)
O Flamengo terá em breve mais um integrante da família Assis atuando com a camisa rubro-negra. Isso porque o irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, o ex-jogador Roberto Assis, confirmou presença no Mundialito Interclubes de Futebol de Areia, competição na qual vai defender as cores do clube carioca a partir do próximo dia 19. O ex-jogador, inclusive, já até treinou com os companheiros neste sábado, na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Após se destacar nos gramados durante as décadas de 80 e 90, o empresário de Ronaldinho, que elogiou o comprometimento do irmão no Brasil, vai agora poder debutar nas areias durante o Mundialito. A forma física ainda está longe da ideal, ainda mais levando-se em conta que o torneio será disputado por jogadores profissionais de futebol de areia.
- Estou vindo para agregar e participar deste Mundialito com o Flamengo. Fiquei muito satisfeito , feliz pelo convite, e espero que possamos desfrutar juntos deste esporte maravilhoso. A parte física precisa aprimorar, mas acho que o mais importante é estar participando junto dessa rapaziada e aprender também - disse Assis.
Apesar de sentir o cansaço, o ex-jogador participou normalmente do treino deste sábado e chegou a fazer boas tabelas com os companheiros no ataque. Mais próximo da diretoria rubro-negra após a negociação de Ronaldinho, em janeiro, Assis recebeu o convite do Flamengo recentemente e decidiu voltar a fazer o que mais gosta: jogar futebol.
- O convite surgiu há alguns dias e agora, mais presente no Rio de Janeiro, achei que seria uma oportunidade bacana de fazer o que eu mais gosto. Vai ser uma experiência nova em uma outra modalidade.
bandeirão ronaldinho gaúcho assis flamengo (Foto: Lucas Loos / Globoesporte.com)Faixa em homanagem a Ronaldinho Gaúcho e Assis é extendida na praia (Lucas Loos / Globoesporte.com)
Elogios ao comportamento do irmão
No início do ano, Assis foi peça chave na transferência de Ronaldinho para o Flamengo e, por conta do sucesso da transação, até recebeu uma faixa em homenagem da torcida (veja na foto acima). Após quase dois meses da estreia do meia pentacampeão do mundo no clube, o novo reforço da equipe rubro-negra de futebol de areia avalia como positivo o desempenho do irmão até o momento e elogia o seu comprometimento com o clube carioca.
- Acho que ele vem numa crescente. Logicamente que a cada jogo vai melhorando, vai crescendo. Todos nós sabíamos que a condição dele ia melhorar com a sequência de jogos, então estou satisfeito. Acho que ele está de parabéns pela dedicação, pela maneira como ele tem se comportado com este grupo em formação do Flamengo. Estou feliz que os resultados estão aparecendo – disse Assis, que preferiu não comentar sobre uma possível chegada de Adriano ao Fla.
No Mundialito, que será disputado entre os dias 19 e 26 de março em São Paulo, o Flamengo vai fazer parte do Grupo A, que terá ainda outras quatro equipes: Vasco, Milan, Barcelona e Boca Juniors. Já a outra chave contará com Corinthians, Santos, Lokomotiv de Moscou, Sporting (Portugal) e Seattle (Estados Unidos). Os quatro primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final.

Com o reforço de Ganso, Santos busca trinca contra o Botafogo-SP

Camisa 10 começa no banco e entrará provavelmente no intervalo. Será seu primeiro jogo oficial desde agosto do ano passado. Botinha no sufoco

Por GLOBOESPORTE.COM Barueri, SP
Paulo henrique Ganso santos treino (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Ganso volta a jogar após quase sete meses
(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)
É o primeiro passo. Inicialmente, apenas alguns minutos. Mas deverá ser o suficiente para encher os torcedores do Santos de esperança. Neste sábado, às 18h30m (horário Brasília), contra o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, pela 13ª rodada do Paulistão, o camisa 10 do Peixe e da Seleção Brasileira, Paulo Henrique Ganso, enfim, estará em campo. Disputará seu primeiro jogo oficial desde o dia 25 de agosto do ano passado, quando torceu o joelho esquerdo e rompeu o ligamento cruzado anterior durante jogo contra o Grêmio, pelo Brasileirão.
Ganso começará a partida no banco. Dependendo de como será o primeiro tempo, ele poderá entrar já no intervalo. Se o jogo estiver duro, o técnico Marcelo Martelotte deverá para colocar o jogador um pouco mais tarde. A ideia é que o craque atue por, pelo menos, 35 minutos.
Após passar por fase conturbada, o Santos começa a entrar nos trilhos. Vem de duas vitórias consecutivas no estadual, a última delas (3 a 0 sobre a Portuguesa, quarta passada, na Vila Belmiro), com show de Neymar. Com 25 pontos, está na ponta da tabela, empatado com São Paulo, Corinthians e Palmeiras. Ocupa o terceiro lugar porque tem menos vitórias que o Tricolor (8 a 7) e saldo de gols menor que o do Timão (16 a 15). Leva vantagem sobre o Verdão no saldo: 13 a 5.
Já o Botafogo não vence há quatro jogos e ronda perigosamente a zona de rebaixamento. Com 11 pontos, está apenas um à frente do Noroeste, primeira equipe abaixo da linha vermelha.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do confronto em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O SporTV transmite ao vivo para todo o Brasil. Rodrigo Braghetto apita a partida, auxiliado por Mário Nogueira da Cruz e Carlos Augusto Nogueira Júnior. Os assistentes adicionais serão Philippe Lombard e Regildênia de Holanda Moura
header o que esta em jogo
Santos: tenta sua terceira vitória seguida no Paulistão para tentar enterrar enterrar de vez a crise que derrubou Adilson Batista, demitido no dia 27 de fevereiro. Se conseguir, viaja para Santiago mais animado. Na capital chilena, quarta-feira que vem, enfrenta o Colo Colo, pelo Grupo 5 da Taça Libertadores.
Botafogo: Vem de três derrotas e um empate. Caiu para a 16ª posição e pode entrar na zona de rebaixamento se não somar pontos neste sábado.

header as escalações 2
Santos: o técnico Marcelo Martelotte não quer saber de poupar jogadores para a Taça Libertadores. Promete escalar o que tem de melhor. O volante Arouca, machucado, é a única ausência. A escalação: Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Danilo, Elano e Diogo; Neymar e Zé Eduardo. Ganso deverá entrar no lugar de Diogo no segundo tempo.
Botafogo: o lateral-direito Eduardo Ratinho foi vítima da crise do Botinha e teve seu contrato rescindido. O lateral-esquerdo Andrezinho, machucado, está vetado. Já os volantes Paulinho e Leandro Carvalho estão suspensos. O técnico Argel Fucks, ex-zagueiro do Peixe, deverá escalar os seguintes jogadores: Júlio César; Demerson, Augusto e Gabriel; Dida, Chicão, Túlio Souza, Assis e João Victor; Anselmo e Assisinho

header fique de olho 2
Santos: O maestro está de volta. Recuperado de uma grave lesão no joelho esquerdo, Ganso disputará seu primeiro jogo em quase sete meses. Fisicamente, ele está bem. Resta saber como está sua cabeça. Na última sexta-feira, ele voltou a se queixar da demora da diretoria em renovar o seu contrato. Disse estar magoado, mas prometeu se esforçar para ajudar o time.
Botafogo: Assis terá a missão de armar o Botinha. O técnico Argel promete uma retranca, com três volantes e caberá a Assis tentar puxar os contra-ataques da equipe de Ribeirão Preto. Tentará ser o Ganso da Pantera.
header o que eles disseram
Marcelo Martelotte, técnico do Santos: "É mais um jogo importante. O time está vindo em evolução e precisamos de mais uma vitória para consolidar esse momento"
Paulo Henrique Ganso, meia do Satnos: "Foram quase sete meses de espera. Agora, finalmente estou voltando a fazer o que mais gosto, que é jogar futebol"

header números e curiosidades
* Em jogos válidos pelo Paulistão, Santos e Botafogo-SP já se enfrentaram 79 vezes, com 48 vitórias santistas, 19 empates e 12 triunfos do Botinha. O Peixe fez 179 gols e o time de Ribeirão Preto, 79.
* O primeiro jogo entre as duas equipes pelo estadual foi disputado 20 de outubro de 1957, em Ribeirão. O Botafogo venceu por 4 a 2.
*  Foi contra o Botafogo que o Rei Pelé marcou seu maior número de gols em uma única partida. O jogo foi disputado no dia 21 de novembro de 1964. O Santos venceu por 11 a 0, com oito gols do craque. Pepe, Coutinho e Toninho Guerreiro completaram o massacre.
 
O mais recente confronto entre Santos e Botafogo foi disputado no dia 25 de março de 2010, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. O Peixe venceu por 4 a 2. Marquinhos (2), Ganso e Zé Eduardo marcaram para o time da Vila Belmiro. Adriano e Ademir Sopa descontaram para o Botinha.

Ronaldinho curte versão artilheiro, mas não quer deixar de ser armador

Camisa 10 fez cinco gols em oito jogos e é o goleador do Flamengo na temporada. Por outro lado, ainda não deu nenhuma assistência

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro
Ronaldinho Treino (Foto: Vipcom)Ronaldinho tem jogado no ataque e virou referência
no setor (Foto: Vipcom)
Gols: cinco. Assistências: zero. Deu a louca nas estatísticas de Ronaldinho Gaúcho com a camisa do Flamengo. Desde que chegou ao clube, o craque disputou oito partidas. Fez cinco gols, tornou-se o artilheiro do time na temporada, mas ainda não conseguiu servir um companheiro sequer. O momento goleador não incomoda nem um pouco, mas ele não quer perder a essência.
- Se eu disser que é ruim vou estar mentindo (risos). É muito bom fazer gols. Todos se acostumaram a me ver dando assistências. Mas está sendo muito bom, é uma fase muito gostosa. Só não quero que minha característica de armador se perca.
Nas últimas três partidas, Ronaldinho passou a jogar como atacante. Tornou-se a referência do setor ofensivo, que tem os meias Darío Bottinelli, Renato e Thiago Neves no apoio. Foi assim contra Boavista, na final da Taça Guanabara, Olaria e Bangu, nas duas primeiras rodadas da Taça Rio. Fez um gol em cada jogo.
- Às vezes, conseguimos chegar à frente com muitos jogadores. Em algumas situações você precisa de um homem de área. Varia de jogo para jogo, vai da necessidade do time de ter esse tipo de jogador naquele momento.
Neste domingo, o Flamengo enfrenta o Fluminense, no Engenhão, às 18h30m (de Brasília). O técnico Vanderlei Luxemburgo vai manter o esquema só com Ronaldinho na frente. Contra o Bangu, na rodada passada, o craque mostrou-se mais ágil e desenvolto em campo.
- Estou me sentindo mais à vontade, melhor fisicamente, tendo força e fôlego no arranque, no drible. A adaptação está sendo boa. Jogo um pouco mas adiantado, mas com liberdade. Jogando do meio pra frente não tenho problema em nenhuma posição. É só me adaptar
O grupo rubro-negro realiza o último treino antes do clássico na tarde deste sábado.
O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos.

Muricy ignora hegemonia do Carioca e diz que o presente é o que importa

Treinador desconhece um dos principais objetivo de Siemsen e afirma se importar apenas com presente: 'A gente não fez parte destas coisas do passado'

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro
Muricy Treino (Foto: PhotoCamera)Muricy revelou que não sabia da hegemonia de
títulos do Fla no Carioca (Foto: PhotoCamera)
Quando assumiu o Fluminense, em dezembro do ano passado, o presidente Peter Siemsen revelou que um dos principais objetivos de sua gestão seria recuperar a hegemonia de títulos do Campeonato Carioca.
O pensamento, no entanto, não é o mesmo do técnico Muricy Ramalho. O treinador parece não se importar muito com o fato e não coloca a liderança de títulos estaduais como umas de suas prioridades. Para ele, o que vale são as vitórias e as conquistas do presente, independentemente do que aconteceu no passado.
- Não sabia de hegemonia. A gente não fez parte destas coisas do passado. Para mim, o próximo jogo é sempre o mais importante da minha vida. O presidente tem que torcer – disse o treinador.
Quando conquistou seu 31º título estadual em 2009, o Flamengo tornou-se o maior campeão da história, superando o Fluminense em uma conquista. No domingo, os rivais se enfrentam, às 18h30, no Engenhão. O Tricolor divide a liderança do Grupo B com o Botafogo, com seis pontos.

Gomes planeja utilizar Diego Souza já como titular contra o Botafogo

Técnico diz que o camisa 10 será observado durante a próxima semana para saber se terá condições de iniciar o clássico

Por Fred Huber Rio de Janeiro
diego souza vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Diego Souza será observado durante a semana
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
O meia Diego Souza ainda não foi regularizado, mas tudo indica que o jogador estará à disposição para o clássico com o Botafogo, dia 20 de março, no Engenhão. O camisa 10 tem participado de todas as atividades regulares dos outros atletas e, de acordo com o planejamento do técnico Ricardo Gomes, a estreia deve ser já como titular.
- Temos uma semana cheia para fazer um teste. Se não houver problema, começa jogando - afirmou o treinador.
Sobre o atacante Leandro, que estreou durante o segundo tempo da vitória sobre o Duque de Caxias, na quarta-feira, Gomes disse que o atleta ainda não tem condições de suportar os 90 minutos de um jogo.
- Vamos respeitar no nosso planejamento de recuperá-lo totalmente. AInda não tem condição de jogar 90 minutos, mas a recuperação tem sido melhor do que esperávamos. Não fazia parte dos planos colocá-lo já contra o Duque de Caxias.
O Vasco enfrenta o Madureira neste domingo, às 16h (de Brasília), em Volta Redonda. A equipe cruz-maltina está em terceiro lugar no Grupo A da Taça Rio com três pontos.
 

De volta ao time contra o Santo André, Alex Silva não esconde a ansiedade

Zagueiro, que não enfrentou o Ituano na quinta-feira, formará dupla de zaga com Rhodolfo no jogo de domingo, que será realizada no estádio do Morumbi

Por Marcelo Prado São Paulo
Depois de uma turbulenta semana, com direito a falta nos treinos, dura do técnico Paulo César Carpegiani e ausência na partida contra o Ituano, o zagueiro Alex Silva estará de volta ao São Paulo no duelo de domingo, contra o Santo André, que será realizado no estádio do Morumbi. O camisa 3 sabe que sua responsabilidade será muito grande, já que a defesa tricolor vive um ótimo momento, tendo tomado apenas três gols nas últimas seis partidas.
Alex Silva conversa com Zé Vítor durante o treinamento no CT da Barra Funda (Foto: João Neto / VIPCOMM)Alex Silva (à dir.) tentará manter o excelente desempenho da defesa tricolor  (Foto: João Neto / VIPCOMM)
- A equipe se encaixou e assimilou o que o treinador pediu. Não estamos levando gols e fazendo na hora certa. A entrada do Rhodolfo, que é um excelente zagueiro, nos ajudou bastante. Estou muito tranquilo e ansioso para voltar a ajudar o São Paulo – afirmou o Pirulito, como é chamado dentro do elenco, em entrevista ao site oficial do clube do Morumbi.
Alex Silva diz que o momento da equipe não poderia ser melhor na temporada. Após vencer a última partida por 2 a 0, o Tricolor assumiu a liderança do Campeonato Paulista, com 25 pontos, ao lado de Corinthians, Santos e Palmeiras, mas com vantagem nos critérios de desempate por ter uma vitória a mais.
- Estou muito feliz pela liderança. Nossa equipe já estava merecendo, pois está mostrando um bom futebol. É importante voltar com o time no topo da tabela, mas ao mesmo tempo a responsabilidade aumenta. Quero ajudar o São Paulo a se manter em primeiro. Espero fazer uma boa partida no domingo - ressaltou o zagueiro.
Na partida de domingo, Alex Silva formará dupla de zaga com Rhodolfo, já que Miranda será poupado pelo técnico Paulo César Carpegiani. Xandão, que atuou os últimos dois jogos, será mantido como um falso lateral pela direita.

Vôlei Futuro derruba o Rio de Janeiro, líder, e chega perto do topo da tabela

Fora de casa, equipe de Araçatuba consegue vitória contundente: 3 sets a 0

Por Leo Velasco Rio de Janeiro
O Vôlei Futuro decidiu mostrar que é realmente um dos concorrentes ao título da Superliga Feminina. O time de Araçatuba encarou o público de 2.100 pessoas no Maracanãzinho na noite desta sexta-feira e não tomou conhecimento do líder Rio de Janeiro. Com uma atuação consistente e se aproveitando dos erros do adversário, os visitantes venceram por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 25/19 e 25/23.

Com a vitória, o Vôlei Futuro chega ao terceiro lugar, com 34 pontos, e encosta nos dois primeiros colocados. O Rio de Janeiro, que perdeu sua segunda partida na competição, soma agora 36 pontos. Segundo colocado, o Osasco tem 35.
Vôlei Futuro vence rio de janeiro  (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Vôlei Futuro comemora a vitória contra o Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
- Estou muito feliz porque o time está crescendo na hora certa.Mas tem que manter os pés no chão, descansar um pouco e no domingo já tem outra pedreira contra o Macaé. Temos que tentar manter este terceiro lugar que conseguimos agora e, quem sabe, sonhar com o segundo - disse o técnico do Vôlei Futuro, William.

A partida começou com as duas equipes demonstrando nervosismo, mas o Vôlei Futuro conseguiu se encontrar primeiro. Atacando melhor e se aproveitando dos erros do time da casa, os visitantes foram abrindo vantagem: 8/4 no primeiro tempo técnico e 16/11 no segundo. O Rio de Janeiro até conseguiu esboçar uma reação, diminuindo a diferença de sete para três pontos. Mas com a levantadora Dani Lins sem uma grande atuação, a equipe não conseguiu impedir a vitória paulista por 25/19.

O segundo set começou com história parecida: o time de Araçatuba abriu boa vantagem, especialmente graças aos bloqueios de Fabiana. Mas o Rio reagiu mais rápido desta vez e, depois de estar cinco pontos atrás, virou em 15/14. Quando parecia que tinham se encontrado em quadra, as comandadas de Bernardinho voltaram a cometer erros bobos em um momento decisivo. Com sete pontos seguidos, Vôlei Futuro virou o jogo e abriu 2 sets a 0 com 25/19 novamente.
Sheilla Rio de Janeiro x Vôlei Futuro (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Sheilla tenta driblar o bloqueio
(Foto: Maurício Val / Vipcomm)
Bernardinho decidiu apostar na levantadora reserva Roberta no terceiro set e o Rio de Janeiro cresceu no jogo. Com os dois times disputando ponto a ponto a liderança no placar, o Vôlei Futuro mais uma vez foi melhor no momento decisivo. O Rio chegou a salvar dois match points, porém parou em um bloqueio.

- Nosso time vem crescendo aos poucos e, independentemente de contra quem é, buscamos sempre a vitória e jogar bem. Claro que contra o líder é melhor, dá mais moral - afirmou Joycinha sobre a vitória contra seu ex-time.

As duas equipes voltam a jogar neste domingo, pela antepenúltima rodada da competição. Às 14h, o Vôlei Futuro enfrenta o Macaé, novamente fora de casa. O SporTV transmite este confronto. O Rio de Janeiro atua mais uma vez no Maracanãzinho, às 18h, contra o Praia Clube.