sábado, 12 de março de 2011

Para unir eficiência e encanto, Botafogo recebe o Americano

Com duas vitórias na Taça Rio, Alvinegro entra em campo neste sábado disposto a mostrar um futebol mais bonito no Engenhão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
everton botafogo (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Everton será o camisa 10 do Botafogo no sábado
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Os pontos foram conquistados. Mas torcida e crítica, não. Embora tenha vencido as duas partidas que disputou na Taça Rio, o Botafogo sabe que ainda deve uma atuação convicente. A oportunidade será neste sábado, quando recebe o Americano, no Engenhão, às 18h30m (de Brasília). Será a oportunidade de o Alvinegro carioca manter o bom aproveitamento no segundo turno do Campeonato Carioca e ganhar a confiança de seus torcedores.
As vitórias sobre Volta Redonda (4 a 2) e Nova Iguaçu (1 a 0) colocaram o Botafogo em primeiro lugar do Grupo B, ao lado do Fluminense. No entanto, o sufoco enfrentado nos dois compromissos criou uma certa apreensão em relação ao futuro. Igualmente motivado está o Americano, que tem uma vitória e um empate na Taça Rio e precisa manter a boa sequência para escapar do rebaixamento.
O PFC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro deste confronto será Leonardo Garcia Cavaleiro, que terá os auxiliares Edney Guerreiro Mascarenhas e Silbert Faria Sisquim.

header o que esta em jogo
Botafogo: além de buscar a terceira vitória consecutiva, o Botafogo coloca em jogo sua credibilidade. Até o momento as atuações têm despertado desconfiança na torcida, e será diante dela que o time terá a chance de desfazer a imagem de uma equipe de não joga um futebol eficiente.
Americano: ainda invicto na Taça Rio - com uma vitória e um empate -, o time de Campos terá o primeiro embate com um grande clube no segundo turno do Campeonato Carioca. Será a oportunidade de o Americano mostrar competitividade diante de um dos favoritos.

header as escalações 2
Botafogo: o técnico Joel Santana não poderá contar com Bruno, afastado de três a quatro semanas por causa de um estiramento na coxa esquerda. Antônio Carlos ainda sente dores na panturrilha esquerda e está quase vetado. Marcelo Mattos segue fora, e Arévalo pode ser mantido no time. O Botafogo deve ter a seguinte escalação: Jefferson, Lucas, João Filipe, Márcio Rosário e Márcio Azevedo; Rodrigo Mancha, Arévalo, Somália (Fabrício) e Everton; Herrera e Loco Abreu.
Americano: a tendência é que o técnico Toninho Andrade mantenha a equipe que disputou as duas primeiras rodadas da Taça Rio. A única dúvida está no ataque. Autor do gol da vitória por 2 a 1 sobre o Macaé, Felipe disputa a posição com Diego a provável formação é a seguinte: Jefferson, Ayrton, Elson, Gustavo Breda e Carlos Alberto; Índio, Marciel, Flávio Medina, Eberson e Gustavinho; Diego (Felipe).

header fique de olho 2
Botafogo: o meia Everton vem buscando sua vaga definitiva no time titular do Botafogo. No último jogo, contra o Nova Iguaçu, ele marcou o gol da vitória por 1 a 0.
Americano: o gol marcado na vitória por 2 a 1 sobre o Macaé pode dar a Felipe uma oportunidade entre os titulares do Americano.

header o que eles disseram
Jefferson, goleiro do Botafogo: "Temos visto muitos times surpreendendo na competição. Por isso, não se pode vacilar e nem menosprezar qualquer adversário. Vencer o Americano é fundamental, pois em seguida teremos o clássico contra o Vasco. A partir de agora não tem mais volta. Assim, precisamos dar a vida em cada partida."
Somália, volante do Botafogo: "Muitos pensam que é fácil jogar contra as equipes menores. Mas os grandes têm vencido com um certo aperto neste campeonato, pois os times do interior têm se estruturado. Vamos tentar cumprir a meta de vencer todas as partidas e chegar à final."

header números e curiosidades
* Botafogo e Americano já se enfrentaram em 84 oportunidades, com grande vantagem para o time carioca. Foram 51 vitórias, 17 empates e 16 derrotas. O Botafogo marcou 160 gols e sofreu 73. No Campeonato Carioca foram 39 vitorias do Glorioso, 15 empates e 11 derrotas.
* O Botafogo está invicto há dez partidas no Engenhão. O último resultado negativo foi em 21 de novembro do ano passado (2 a 1 para o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro).
* A melhor participação do Americano no Campeonato Carioca foi em 2002, quando conquistou a Taça Guanabara e chegou à decisão. No entanto, foi derrotado pelo Fluminense.
Botafogo e Americano se enfrentaram pela última vez no dia 27 de fevereiro de 2010, pela primeira rodada da Taça Rio. O confronto aconteceu na cidade de Campos e terminou com vitória por 3 a 1 do Alvinegro carioca. O destaque foi o atacante Caio, que entrou no segundo tempo e marcou dois gols na segunda etapa, quando a partida estava empatada em 1 a 1. Marcelo Cordeiro abriu o placar para o Botafogo, e Leandro Gomes balançou a rede para o Americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário