sábado, 27 de agosto de 2011

19ª RODADA
Missão cumprida: Botafogo vence o Flu e alcança meta do primeiro turno
Em clássico de três gols em oito minutos, time de Caio Júnior faz 2 a 1 de virada e termina a metade inicial do Brasileiro com 59,6% de aproveitamento
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
A noite parecia que seria de mais um empate no Engenhão. Até que começou o segundo tempo. Fluminense e Botafogo decidiram que era hora de dar emoção ao clássico Vovô e aceleraram com três gols em oito minutos. De virada, o Alvinegro confirmou a vitória por 2 a 1 e vai dormir no G-4, com a meta de aproveitamento para o primeiro turno alcançada na prática. Caio Júnior queria 60%. O time tem 59,6%. Certamente o técnico não vai reclamar da diferença.
O resultado fez o Botafogo subir duas posições e chegar à terceira. Empate ou vitória de São Paulo e Vasco neste domingo, porém, devolvem o time à colocação de origem. Pior para o Fluminense, que caiu para o décimo lugar e ainda pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro ao fim da última rodada.
O segundo turno já começa na quarta-feira. Às 21h50m, o Alvinegro receberá o Palmeiras no Engenhão, e o Tricolor vai ao Morumbi para enfrentar o São Paulo, no mesmo horário.
Ansiedade deixa placar zerado
Menos de um minuto após o apito inicial, Souza já estava no chão. Depois de uma dividida com Renato, o volante sentiu dor nas costas e teve de ser atendido pelo departamento médico tricolor. O lance deu uma mostra de como estavam os ânimos dos dois times. As divididas e a  ansiedade deram o tom nos primeiros minutos. Muitos erros de passes - 31 no fim do primeiro tempo - e jogadas desencontradas proporcionaram um jogo truncado no Engenhão, sem chances claras de gols para nenhuma das duas equipes.
fred fluminense fabio ferreira botafogo (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Fred tenta passar pela marcação de Fábio Ferreira (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
Mais arrumado em campo, o Botafogo, então, começou a aparecer. Elkeson assumiu a ponta direita e não tomou conhecimento da marcação de Carlinhos. O Alvinegro aproveitou o espaço e as faltas recebidas pelo meia. Logo na primeira cobrança, o número 9 obrigou Diego Cavalieri a se esforçar para defender no canto direito.
Loco Abreu ainda não tinha aparecido no jogo. E quando apareceu, decepcionou. Marcelo Mattos fez lindo lançamento para Maicosuel, que cruzou o campo e tocou para o atacante. Sozinho, o uruguaio esqueceu de olhar para o gol. De cabeça baixa, chutou para fora, para desespero de Herrera, que assistia ao lance do lado.
E se de um lado Loco não conseguia chegar ao gol, do outro era a bola que não encontrava os atacantes tricolores. Sem jogadas, o Fluminense levou Fred e Rafael Moura a recuarem para conseguir jogar. Nem assim os dois tiveram boas chances.
Fred só apareceu quando acertou o cotovelo em Fábio Ferreira numa disputa pelo alto. O zagueiro sangrou muito e acusou o atacante de ter atingido seu rosto propositalmente. Fred levou cartão amarelo. Do lado de fora, o defensor teve até a ajuda de Caio Júnior, que, preocupado, o auxiliou a trocar a camisa manchada.
A preocupação do técnico fazia sentido. A defesa precisava se recompor. Lanzini começou a jogar. Antes preso na marcação pela esquerda, o argentino descobriu o melhor caminho e deu trabalho para a zaga alvinegra. Primeiro, foi à linha de fundo, girou e achou Carlinhos, que bateu na defesa. Depois, recebeu de Diogo e mandou uma bomba para fora. Um suspiro para a torcida tricolor, que ainda não tinha visto chances de gol.
O Flu melhorou no fim do primeiro tempo. Já o Botafogo pecou muito nas finalizações, como no preciosismo de Loco Abreu, que tentou um chapéu em Márcio Rosário e perdeu a oportunidade de abrir o placar.
Elkeson e Lucas definem
O início do segundo tempo foi como um despertador para os dois times. Duas bolas foram para as redes com menos de um minuto de diferença. O Tricolor fez as honras primeiro. Souza cobrou escanteio. Herrera esqueceu a marcação e ficou só assistindo à cabeçada do gol de Fred. Na comemoração, o camisa 9 deu um grande abraço em Abel Braga.
elkeson botafogo gol fluminense  (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)Elkeson comemora primeiro gol no estilo UFC (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)
Mas não deu nem tempo de a  torcida vibrar. Um minuto depois, Elkeson recebeu na ponta direita, passou acelerado por Márcio Rosário e Gum para chutar no canto de Diego Cavalieri. Enquanto o goleiro colocava as mãos na cabeça, o meia comemorava com socos no ar, no estilo UFC, evento de lutas marciais que acontece no Rio de Janeiro neste sábado.
Os gols aumentaram o ritmo do jogo. Mas, apesar de o Tricolor começar a atacar mais, a defesa ainda se mostrava sonolenta. No contra-ataque, o Botafogo virou. E em três toques. A bola saiu das mãos de Jefferson, que passou para Loco Abreu. Sem ser incomodado, o atacante percorreu todo o campo e chegou à entrada da grande área, tocando para Lucas chutar cruzado: 2 a 1.
Abel Braga não queria encerrar o primeiro turno com uma derrota e trocou Diogo por Martinuccio e Souza por Ciro. Caio Júnior respondeu com a entrada de Felipe Menezes, Gustavo e Cidinho. Mas nada adiantou. A bola não balançou mais as redes, e a festa foi alvinegra no Engenhão.
19ª RODADA
Em um empate ruim para os dois, Coritiba e Atlético-PR ficam no 1 a 1
No primeiro Atletiba do Brasileirão, o Coxa dominou, mas permitiu o empate do Furacão, que permanece no Z-4
 
A CRÔNICA
por Gabriel Hamilko
No Atletiba que fechou o primeiro turno do Brasileirão, os dois lados saíram frustrados com o empate em 1 a 1. Os dois gols saíram aos 23 minutos: na primeira etapa, o zagueiro Emerson abriu o placar para o Coxa, e no segundo tempo, o lateral-esquerdo Edilson empatou. A decepção, porém, se deu de forma desigual. O Coritiba, com maior domínio das ações, não aproveitou a vantagem de jogar no Couto Pereira; continua no andar de baixo do G-10 e aguarda o encerramento da 19ª rodada para confirmar a oitava posição, com 26 pontos. Já a situação do rival é bem mais preocupante: o Atlético-PR se mantém na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 18 pontos.
No returno, o Coritiba começa enfrentando o Atlético-GO, em Goiânia, e o Atlético-PR reencontra o Atlético-MG, na Arena da Baixada. Os dois jogos marcados para quarta-feira, às 20h30m (de Brasília).
jeci coritiba paulinho atlético-pr (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)Empate não agradou nem os torcedores do Coxa e nem do Furacão (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)
Muito estudo no meio e Coxa na frente
Tanto o Coxa quanto o Furacão entraram em campo com postura cautelosa, mas o Coritiba começou com mais posse de bola. Empolgado pelo grito da galera, dominava a meia-cancha. O Furacão era mais contido e aproveitava os contra-ataques, na tentativa de fazer a alegria dos dois mil atleticanos presentes.
As chances mais reais apareceram no lado verde. Léo Gago fez o arqueiro Renan Rocha se esticar todo e fechar o gol atleticano: uma verdadeira muralha. O esforço dos defensores rubro-negros foi grande. Foram cinco escanteios coxas cobrados para a pequena área.
Os atacantes tentaram muito, mas coube ao zagueiro Emerson fazer o Couto Pereira explodir no grito de gol. Após o cruzamento de Marcos Aurélio, a zaga falhou e o  camisa quatro mandou para o fundo das redes, aos 23 minutos.
O empate era prejuízo menor para o Atlético-PR, que defendia uma invencibilidade de seis jogos. Atrás no placar, o time precisou correr atrás e foi para cima do Coritiba, mas quase não conseguia passar do meio de campo de maneira organizada.
Como em todo Atletiba que se preze, não faltou polêmica. Após muito reclamar da arbitragem, o técnico Renato Gaúcho foi expulso, no fim da etapa inicial. Como nos áureos tempos de atacante, ele atravessou todo o gramado e, lentamente, desceu para os vestiários.
Enquanto no lado verde, Marcos Aurélio saiu pedindo mais determinação, mesmo ganhando o jogo, na saída atleticana o zagueiro Fabrício recomendou mais calma para os colegas para conseguir furar a marcação coritibana.
Atlético-PR: uma finalização correta, o gol de empate
A etapa complementar começou com um gesto bonito de fair play. O volante Willian, do Coritiba, “furou” o chute e involuntariamente acertou em cheio o meia atleticano Madson. Falta para o rubro-negro. Consciente de que foi mais forte do que devia, Willian estendeu a mão e pediu desculpas ao baixinho atleticano.
No campo tático, o jogo começou no mesmo ritmo do primeiro tempo: morno e com o Coritiba com mais domínio de jogo.
Sem Renato Gaúcho, os auxiliares atleticanos trocaram o ausente atacante Edigar Júnior e colocaram o meia Branquinho, recuando mais o Furacão. O Coritiba não perdoou: foi para cima e assustou em três escanteios. Sozinhos, Jéci e Emerson subiram e cabecearam por cima da meta de Renan. Marcos Aurélio cobrou e quase marcou um gol olímpico, impedido pelo arqueiro rubro-negro.
Para segurar o resultado, o técnico Marcelo Oliveira pôs o volante Gil no lugar de Willian Leandro, que estava na lateral-direita. Não deu nem tempo. Para um clássico, estava tudo muito quieto. Assim que Gil entrou, Edilson cobrou a falta para o Furacão e a bola, sem tocar em ninguém, viajou para o fundo das redes. Empate, também assinalado aos 23 minutos, só que da etapa final.
Com o empate, o Atlético-PR se encolheu. Saíram os meias Madson e Marcinho para a entrada do volante Fransérgio e do zagueiro Gustavo, respectivamente. O Furacão partiu para o 3-5-2. No lado do Coritiba, os atletas sentiram o gol de empate. Em busca de mais movimentação, Oliveira sacou o meia Tcheco e colocou o ágil meia Geraldo.
O Coritiba seguiu dominando a partida, mas faltava calma ou competência em diversas finalizações realizadas. Com Bill anulado no ataque, o técnico coxa-branca queimou a última substituição. Tirou o artilheiro alviverde e colocou Leonardo, para se movimentar mais na área atleticana.
Se nas arquibancadas as duas torcidas começaram inflamadas, no final o barulho não era mais o mesmo. Os 26.604 pagantes (para uma renda de R$ 444 mil) ficaram descontentes com o jogo empatado. Clássico sem vencedores, com um resultado que deixou o Atlético-PR na zona de rebaixamento e o Coritiba com uma campanha irregular no primeiro turno.
 
Atlético-GO vence a quarta seguida: 2 a 1, de virada, em cima do Coelho
William Rocha abre o placar, Juninho faz os dois gols da equipe goiana
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
O Atlético-GO segue em franca recuperação no Brasileirão. O Dragão foi até a Arena do Jacaré em Sete Lagoas, Minas Gerais, e bateu o América-MG de virada, por 2 a 1. Com o resultado, a equipe goiana chegou à quarta vitória seguida e já encosta na parte de cima da tabela, com 25 pontos em 11º lugar. Apenas 1.256 torcedores acompanharam mais uma derrota americana. William Rocha abriu o placar; mas Diogo Campos e Anderson marcaram para os visitantes.
A equipe mineira, que chegou ao jogo de número 250 em 14 participações no Campeonato Brasileiro, vive situação oposta. Sem vencer há quatro rodadas, o Coelho segue na lanterna com apenas 13 pontos conquistados. A situação da equipe é dramática, pois como um time geralmente escapa do rebaixamento com 45 pontos, a equipe precisará ter um aproveitamento, no returno, praticamente 2,5 vezes superior ao que teve na primeira metade do torneio para escapar da degola.
Na próxima quinta-feira, o América-MG enfrenta o Bahia, no Pituaçu. Já o Atlético-GO,  joga um dia antes, quando recebe o Coritiba

O Coelho começou em cima, exercendo o mando de campo e forçando pelas laterais. O Atlético-GO estava mais fechado, esperando sair nos contra-ataques. O time da casa quase abriu o placar com Thiago Carleto, aos nove minutos, que resolveu arriscar de fora da área e chutou forte, exigindo uma boa defesa de Márcio. A bola rebatida sobrou para Kempes, que foi desarmado antes de concluir.
Aproveitando que o Atlético-GO dava espaços, o time da casa continuava em cima e tinha o domínio do jogo até os 20 minutos, quando começou a sentir a pressão do adversário. O Coelho passou a apresentar falhas no setor defensivo e o Atlético-GO se aproveitou, equilibrando o jogo.

A primeira boa chance do visitante foi aos 21. A zaga do América-MG permitiu a chegada em velocidade do Atlético-GO. Juninho recebeu a bola pelo lado esquerdo da área, avançou e chutou. Neneca se esticou para evitar o gol.

Mas o time mineiro abriu o placar aos 27 minutos: Marcos Rocha cruzou para a área e o zagueiro William Rocha, de cabeça, por baixo das pernas de Márcio. Gol duplamente comemorado, já que retirava, naquele momento, o Coelho da lanterna do Brasileirão.

O América-MG teve outras chances de ampliar o placar, como no chute forte de Carleto aos 34. No fim do primeiro tempo, uma outra boa chance perdida: Carleto apareceu na intermediária e chutou forte, de perna esquerda, mas Márcio fez a defesa.
Virada goiana

O Atlético-GO começou o segundo tempo com outra postura. Até o goleiro Márcio foi para o lado adversário cobrar uma falta. O América-MG sentiu a pressão e recuou. Aos 11 minutos, o chute de fora da área de Juninho assustou a torcida americana. E aos 14, a melhor chance dos goianos. William Rocha recuou mal a bola.  Anselmo aproveitou para chutar forte, e Neneca precisou se esticar para defender.

De tanto pressionar, o Atlético-GO empatou aos 24 minutos. Thiago Feltri cruzou e Juninho,d e cabeça, igualou. O América-MG, que já estava acuado, acabou dando mais espaços ao adversário, que virou aos 31, depois de um bom contra-ataque. Rafael Cruz acionou Juninho pela direita, o atacante entrou em velocidade na área e tocouna saída de Neneca.
O América-MG ainda tentou, por várias vezes, empatar a partida, mas não conseguiu e acabou vendo o time goiano comemorar, em plena Arena do Jacaré, a quarta vitória seguida na competição.

Bruno Senna diz que não esperava estar entre os dez: 'Estou surpreso'

Sétimo colocado em seu primeiro treino classificatório em 2011, brasileiro recebe os parabéns de Massa após bater Vitaly Petrov e Fernando Alonso

Por GLOBOESPORTE.COM Spa-Francorchamps, Bélgica
Um acidente no primeiro treino livre e um desempenho discreto no segundo. Bruno Senna chegou ao seu primeiro treino classificatório pela Renault-Lotus tentando apenas fazer o básico e ficar próximo do companheiro Vitaly Petrov. Só que o resultado excedeu as expectativas: sétima posição, a melhor após uma temporada como o péssimo carro da Hispania. Após o treino, assediado pela imprensa do mundo inteiro, ele admitiu ter ficado surpreso.
- Também estou de boca aberta. Estou surpreso, para ser honesto. No molhado, eu achava que entraríamos no Q2 e ficaríamos perto dos dez primeiros. Fiquei preocupado no Q3 porque a pista secou e praticamente não havia andado nessa situação. Felizmente, o carro estava bom e me ajudou. Foi um bom começo. Sabíamos que tínhamos um bom desempenho no molhado e que poderia conseguir uma boa posição, mas fiquei um pouco mais nervoso com a pista secando. Disse à equipe pelo rádio que não iria tentar algo extraordinário no Q3. Mas tudo deu certo e tivemos um bom ritmo. O carro se comportou bem tanto no seco quanto no molhado - disse.
Formula 1 - Bruno Senna larga em sétimo na belgica (Foto: Divulgação)Bruno Senna andou muito bem no molhado e no seco em Spa-Francorchamps (Foto: Divulgação)
Após o treino, Bruno foi cumprimentado pelo compatriota Felipe Massa, que marcou o quarto tempo. Amigos, os dois são vizinhos em Monte Carlo, onde moram atualmente.
- Ele me deu os parabéns, assim como todo o pessoal da equipe. Estou muito contente porque o resultado serve para aliviar um pouco a pressão desta primeira corrida pela Renault-Lotus e a necessidade de me sair bem. Por enquanto, estou feliz com meu trabalho no treino.
Bruno andou bem nas duas primeiras partes do treino, realizadas com pista molhada. Na sexta, disse que preferia o mau tempo, já que desde as categorias de base sempre teve familiaridade com o piso molhado. Para a corrida, ele espera que as condições não mudem muito.
Formula 1 - Bruno Senna larga em sétimo na belgica (Foto: Divulgação)Brasileiro quer uma boa corrida (Foto: Divulgação)
- Acho que, se as condições estiverem estáveis, será muito mais fácil para mim. Se o tempo mudar toda hora, será mais complicado. Ainda tenho de aprender a lidar com os slicks e o carro pesado, cheio de gasolina. Ou ainda com os pneus de chuva e o tanque cheio. Todos fizeram mais corridas que eu. Então eu penso passo a passo e espero que consigamos um bom resultado. É claro que falta quilometragem na pista seca. Mas, o que tiver de ser, será. De uma maneira ou de outra, será uma corrida muito dura e que não permite qualquer prognóstico. ."
Há alguns meses sem correr e após uma temporada na pouco competitiva Hispania, ele admitiu a falta do ritmo de corrida. O brasileiro disse que não disputa posições na frente há muito tempo.
- Faz tempo que não disputo posição para frente, só para trás. Mas corrida é corrida, vamos fazer as coisas passo a passo. Hoje foi tudo muito bem, vamos ver se continuamos assim.
O GP da Bélgica será às 9h deste domingo. A TV Globo transmite a corrida ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Deivid e Alecsandro: dois camisas 9 com mais do que gols em comum

Atacantes de Flamengo e Vasco são importantes para o time, mas convivem diariamente com pressão das suas torcidas, que mantém desconfiança

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
montagem Deivid Alecsandro (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Deivid e Alecsandro: duelo da camisa 9 no clássico
(Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Os dois vestem a camisa 9 dos seus clubes e têm como principal responsabilidade marcar os gols. Alecsandro marcou nove na temporada, sendo dois nas finais da Copa do Brasil. Já Deivid fez 14, o que o coloca como vice-artilheiro do Flamengo na temporada, três atrás de Ronaldinho. No entanto, apesar dos feitos, a dupla que entra em campo neste domingo, no clássico válido pela 19ª rodada do Campeoato Brasileiro, está longe de ser unanimidade entre os torcedores de suas equipes. Pelo contrário, ultimamente os questionamentos por parte da torcida se tornaram constantes, e a pressão pela entrada definitiva dos seus substitutos só aumenta. Mas tanto Ricardo Gomes como Vanderlei Luxemburgo confiam em seus artilheiros e os mantêm entre os titulares.
Os números ajudam a mostrar os motivos da insistência dos treinadores. Alecsandro, por exemplo, é o jogador que mais finaliza no Vasco. A estatística, por sinal, prova também uma das principais reclamações do próprio camisa 9: ele vem jogando mais afastado da grande área. Quase metade dos chutes do atacante são de fora da área. Segundo Alecsandro, este novo posicionamento em campo acaba ajudando o time, mas deixando-o mais longe do gol.
Prova disso são as faltas recebidas. Como joga mais afastado, Alecsandro está mais suscetível a ser caçado pelos marcadores, algo que não acontece tanto com Deivid. A situação não é a mais confortável para ele, mas, mesmo assim, o atacante não se incomoda caso o Vasco saia de campo vencedor.
- Quem consegue fazer uma leitura tática do nosso time vai entender que tenho feito bons jogos mesmo sem marcar. Abro espaço para os meus companheiros. O Diego Souza e o Eder Luis, por exemplo, se beneficiam disso. O gol não sai para mim, mas sai para o grupo. Se eu ficar mais jogos sem marcar o o Vasco sair vitorioso, estarei feliz - afirmou Alecsandro, que não marca há nove jogos e tem a curiosa marca de mais faltas cometidas do que recebidas.
Gols perdidos irritam rubro-negros
Se jejum de gols não é um problema para Deivid, os que não entram acabam virando sua maior fonte de dor de cabeça. Ao mesmo tempo em que está entre os goleadores do Flamengo no ano, o atacante tem o hábito de perder gols incríveis. Contra o Internacional, na rodada passada, por exemplo, foi uma cabeçada para fora com o goleiro já batido. O clássico contra o Vasco é a chance de redenção.
- Seria muito importante terminar essa primeira parte do Brasileirão com um resultado positivo. E se o adversário é o Vasco, a motivação aumenta ainda mais, pois envolve a questão da rivalidade - disse o rubro-negro.
Na frieza dos números, porém, os gols perdidos podem ser considerados isolados. Afinal de contas, o camisa 9 rubro-negro acaba sendo mais preciso nas finalizações, principalmente em comparação com o concorrente vascaíno, que tem mais chutes a gol do que o adversário, mas amarga um jejum avaliado com tranquilidade por Ricardo Gomes.
- Vários atacantes passam por isso. Os sistemas defensivos de hoje em dia obrigam o atacante a ter uma movimentação maior. Na Copa do Brasil ele foi decisivo, e os gols vão voltar. O atacante só pode reclamar quando a bola não chega e esse não é o caso. Se pegarmos o último clássico, por exemplo, foram algumas boas chances - disse o técnico do Vasco.
Deivid também tem o apoio do seu treinador. Logo depois da partida em Porto Alegre, Vanderlei Luxemburgo demonstrou confiança no atacante.
- Já falei com ele no vestiário: meu garoto, você já deu vitória para gente. Da mesma forma, pode perder o gol, assim como o zagueiro pode fazer um pênalti. Entendo ele ficar chateado, pois queria colocar a bola pra dentro, mas não pode se deixar abater, tem que levantar a cabeça.
O jogador acusou o golpe. Durante e depois da partida, mostrou-se muito chateado pela chance desperdiçada no Beira-Rio, mas sabe que não há muito tempo para lamentar.
- Quando a bola chegou, pensei que estava na direção do gol, tanto é que ainda tirei um pouco para acertar o canto direito do goleiro para ele não chegar. Realmente, era uma chance muito clara. Fiquei muito chateado, mas estou tranquilo agora.
Substitutos não conseguem brilhar
Cada lance perdido pelos titulares logo despertam os pedidos dos torcedores. No Vasco, Élton é a bola da vez, enquanto no Flamengo, Jael já caiu nas graças dos torcedores. E se eles até conseguem se destacar quando entram no decorrer das partidas, o mesmo não se pode dizer quando receberam oportunidades como titular.
Jael entrou ao lado de Negueba diante do Atlético-PR, pela Copa Sul-Americana. A atuação foi mais do que discreta e ele cabou sendo substituído no segundo tempo. Perdeu, inclusive, um gol feito. Élton recebeu novas oportunidades nas três partidas consecutivas contra Palmeiras, pela competição internacional e pelo Brasileirão, mas marcou apenas um gol. São sete no total em toda a temporada.
Jael, por sua vez, marcou três vezes desde a estreia, há um mês. Foram seis jogos, dois deles como titular. Após a falha contra o Furacão, o Cruel também recebeu afagos dos companheiros.
- Acontece, é normal. Atacante vive de gols, mas nem sempre consegue fazer. Aconteceu uma vez com Deivid, outra com Jael. Mas pode ser comigo, com o Ronaldinho. O importante é saber que as oportunidades estão surgindo. Na hora certa eles vão colocar para dentro – afirmou o meia Renato.

No fim, Lusa arranca empate do Icasa e evita vexame no Canindé

Com o 3 a 3, Portuguesa chega a 38 pontos e se mantém na liderança da Série B. Lucas Gaúcho marca o gol salvador no fim

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
A Portuguesa escapou de um vexame neste sábado, no Canindé. Com um gol salvador de Lucas Gaúcho no fim do jogo, a Lusa arrancou um empate do Icasa em 3 a 3, depois de estar perdendo por 3 a 1. O gol no fim foi um alento para o torcedor da Portuguesa, que esperava por mais uma vitória para que o time batesse o recorde de pontuação no primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Não deu. Mas o empate foi suficiente para manter a Portuguesa na liderança, agora com 38 pontos, três a mais que a Ponte Preta, que empatou com o Náutico, em Araraquara (SP).
Já o Icasa permanece no meio da tabela, agora com 25 pontos – quatro acima da zona do rebaixamento, e cinco abaixo do grupo dos quatro melhores colocados.
guilherme portuguesa icasa (Foto: Moisés Nascimento / Agência Estado)Portuguesa, de Guilherme, ficou no empate com o Icasa: 3 a 3 (Foto: Moisés Nascimento / Agência Estado)
O jogo começou bem para a Portuguesa. O time do técnico Jorginho criou diversas chances de gol, dando a impressão que poderia vencer com facilidade. Aos 13, o placar foi aberto. Luis Ricardo fez ótima jogada pela direita, foi à linha de fundo e tocou para trás. Henrique, bem posicionado, pegou de primeira e mandou no canto direito do goleiro Marcelo Pitol.
No lance seguinte, porém, o Icasa empatou – naquela que foi a primeira jogada de ataque do time cearense – numa falha grotesca do goleiro Weverton. Ele espalmou um chute de muito longe nos pés do atacante Marino, que não perdoou.
O gol desestabilizou a Lusa, que havia começado muito bem a partida. O time do técnico Jorginho demonstrou nervosismo e deixou o Icasa crescer. O castigo veio aos 33 minutos, com um belo chute de Marino.
O que já estava difícil para a Lusa ficou ainda pior aos 41 minutos, quando Rogério cometeu pênalti sobre Preto. O próprio camisa 9 do Icasa bateu – um chute forte, no meio do gol – e ampliou para o Icasa: 3 a 1.
No segundo tempo, a Lusa continuou jogando mal, mas ao menos mostrou mais raça. Ananias, de cabeça, diminuiu aos 26. E Lucas Gaúcho, também de cabeça, empatou aos 43, evitando o vexame de perder para o Icasa no Canindé.
O próximo jogo da Portuguesa é terça-feira, contra o Náutico, nos Aflitos. No mesmo dia, o Icasa recebe o Sport Recife, no estádio Romeirão.

Sem brilhar, Vitória derrota o ASA com belo gol de Neto Baiano

Equipe rubro-negra joga bem apenas na metade do primeiro tempo

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
Jogando apenas parte do primeiro tempo com alguma qualidade, o Vitória derrotou o ASA por 1 a 0, na tarde deste sábado, no estádio Barradão, em Salvador, pela última rodada do turno na Série B do Brasileirão. O gol do triunfo foi bonito, marcado por Neto Baiano, que após um lançamento do campo de defesa de Uelliton, deu um toque na área de ataque sobre o goleiro, deixando o Leão na nona posição na classificação, com 27 pontos, igual ao time alagoano, que tem saldo bem menor que os baianos (um contra cinco negativos).
Na rodada completa da próxima terça, o Leão baiano vai encarar o Vila Nova dentro do Serra Dourada, em Goiânia. O time da Arapiraca volta para casa e recebe a Ponte Preta, no Municipal. Todos os dez jogos estão marcados para às 20h30m (de Brasília).
Domínio total rubro-negro
Pelos gols desperdiçados nos primeiros 11 minutos, o Vitória poderia ter garantido um triunfo mais seguro logo no início. No primeiro lance, em boa tabela, Marquinhos trocou passes pela esquerda com Neto Baiano, até que este rolou para Lucio Flavio bater forte, rente à trave esquerda do goleiro Gilson. Aos nove,  foi a vez de Neto Baiano receber livre de Marquinhos e, de frente para o gol, bater prensado na trave direita alagoana.
No lance seguinte, a bola até entrou, mas o lance foi invalidado: quando Fernandinho chutou cruzado, Neto Baiano estava à frente da liha de zaga do ASA até concluir para as redes.  Mas aos 19 minutos, finalmente saiu o gol rubro-negro e merecidamente dos pés de Neto Baiano. Uelliton, lá do campo de defesa, deu um ótimo lançamento para o atacante dentro da área rival. Em velocidade, ele ajeitou o corpo e tocar de primeira por cima do goleiro arapiraquense e abriu o placar no Barradão.
neto baiano vitoria asa (Foto: Felipe Oliveira / Agência Estado)Neto Baiano, autor do gol do Vitória, disputa com jogador do ASA (Foto: Felipe Oliveira / Agência Estado)
Depois de sair na frente, naturalmente o Leão diminuiu o ritmo, o que abriu espaço para o visitante. O ASA deu um susto nos baianos aos 28, quando Toninho cabeceou um bola na área para o goleiro Fernando Leal defender. Na sequência, após pane da defesa anfitriã, Raul chutou cruzado, raspando na trave direita do Vitória. A resposta veio aos 34, com Marquinhos quase fazendo um golaço ao driblar fácil o lateral Thiago, invadir a área e bater para mais uma boa defesa de Gilson. O Leão ainda teve mais um gol não validado aos 46, desta vez com Maurício, um pouco à frente da linha da bola, tocando para dentro após passe de Marquinhos: o auxiliar acusou impedimento corretamente, apesar dos protestos da equipe e do técnico Vagner Benazzi.
Segundo tempo fraco
Mesmo com o domínio, o Leão sabia que o placar magro deixava o jogo perigoso demais. E o segundo tempo começou mais pegado na marcação. Aos dois minutos, o lateral-direito Nino fez boa jogada individual e levou perigo com um chute defendido pelo arqueiro do ASA. Mas foi esta o único lance de perigo: enquanto os alagoanos não conseguiam sequer se aproximar da área, os rubro-negros tinham dificuldades de dar sequência aos passes.
Preocupado com esta situação, Benazzi optou por substituir Lucio Flavio, que já tinha levado um cartão amarelo, por Geraldo, que melhorou as jogada do ataque, sempre tabelando com Nino pela direita. Mas o time de Arapiraca deu um susto no fim: Didira fez boa jogada, e a bola sobrou para o atacante Francismar chutar, mas a bola travou na defesa rubro-negra.

Maikon Leite sente lesão e não joga o dérbi; Fernandão deve ficar no banco

Camisa 7 se machuca durante treino rachão e não viaja com o grupo para Prudente. Recém-contratado do Guarani, Fernandão pode ser a novidade

Por Diego Ribeiro São Paulo
Maikon Leite treino Palmeiras (Foto: Ag. Estado)Maikon Leite sentiu fisgada em treino e desfalca
o Palmeiras contrao Corinthians (Foto: Ag. Estado)
O atacante Maikon Leite sentiu uma fisgada na coxa esquerda durante o treino rachão de sábado, na Academia de Futebol, e nem viajou com a equipe palmeirense para Presidente Prudente, local do dérbi deste domingo, contra o Corinthians, às 16h. Maikon ficou em São Paulo e será reavaliado pelos médicos palmeirenses na segunda-feira.
A grande surpresa na comitiva alviverde foi o atacante Fernandão, recém-contratado do Guarani. O nome dele não constava na lista dos relacionados para o jogo, divulgada pela assessoria de imprensa do clube. Mas como boa parte dos jornalistas de São Paulo está no mesmo hotel do Palmeiras em Prudente, o “segredo” acabou sendo descoberto.
Fernandão deve ficar como opção no banco de reservas. O provável substituto do lesionado Maikon Leite é o meia Patrik. Na lateral direita, no lugar do suspenso Cicinho, o técnico Luiz Felipe Scolari testou os volantes Márcio Araújo e João Vitor – e deve optar pelo primeiro.
Assim, a escalação do Palmeiras para o clássico deve ser a seguinte: Marcos, Márcio Araújo, Henrique, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Chico, Marcos Assunção, Patrik e Valdivia; Kleber e Luan.
 

Lesionado, Alex nem viaja com o Corinthians para Presidente Prudente

Meia, que já havia perdido lugar no time titular, ficou em São Paulo, com um edema na coxa

Por Leandro Canônico Presidente Prudente, SP
Alex do Corinthians em casa (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)Machucado, Alex vai ver o dérbi em casa
(Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)
O meia Alex, que já havia perdido sua vaga no time titular do Corinthians, nem viajou com o grupo para Presidente Prudente, palco do dérbi deste domingo contra o Palmeiras (às 16h), válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Alex ficou em São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do Corinthians, ele foi poupado devido a um edema no músculo adutor da coxa direita. A lesão já o havia tirado de um treino durante a semana.
Outro desfalque no dérbi é o lateral-direito Alessandro. Segundo o técnico Tite, ele está com “falta de intensidade de jogo”. O zagueiro Wallace será improvisado na lateral direita, formando a defesa com Chicão, Leandro Castán e Ramon.
O meio-de-campo será formado por Ralf, Paulinho e Danilo. Na frente, Emerson ganhou a disputa com Willian e jogará ao lado de Liedson e Jorge Henrique.

Uri e Eder garantem o Brasil nas quartas do Mundial em Sintra

Baiano e catarinense se juntam a Neymara Carvalho e Isabela Souza no domingo decisivo. Vice-líder do ranking, Tâmega parou nas oitavas

Por GLOBOESPORTE.COM Sintra, Portugal
bodyboard Uri Valadão Mundial Sintra primeira fase (Foto: Divulgação / Iba)Uri Valadão está nas quartas em Sintra
(Foto: Divulgação / Iba)
Uri Valadão e Eder Luciano se garantiram nas quartas de final do Sintra Pro, quinta etapa do Circuito Mundial masculino e segunda do feminino de bodyboard. Eles se juntam a Neymara Carvalho e Isabela Souza, já classificadas para as quartas. Vice-líder do ranking, Guilherme Tâmega parou nas oitavas.
As ondas de Sintra tinham de 1m a 1,5m neste sábado, e os organizadores decidiram realizar apenas baterias masculinas. Na terceira fase, Uri, Eder, Guilherme e Luis Villar se classificaram. Nas oitavas, porém, Guilherme parou diante do australiano Dave Winchester, e Luis caiu na bateria contra o líder da temporada, o havaiano Jeff Hubbard.
Nas oitavas, o baiano Uri despachou o português Manuel Centeno ao somar 17,30 pontos (notas 8,4 e 8,9), maior somatório do campeonato. Eder passou pelo australiano Michael Novy por 0,25 ponto de diferença.
- Eu estou exausto, muito cansado mesmo. A bateria foi difícil e eu nem acredito que isso está acontecendo. Eu quero muito esse título aqui. Só tenho que agradecer a toda essa energia positiva que estou recebendo e seguir lutando em busca do tricampeonato aqui em Sintra. Vou atrás dessa vitória – disse Uri.
Quartas de final – masculino
Jeff Hubbard (HAV) x Jones Russell (AUS)
Eder Luciano (BRA) x Dave Winchester (AUS)
Uri Valadão (BRA) x Mark McCarthy (AFS)
Jake Stone (AUS) x Amaury Laverhne (REU)
Quartas de final – feminino
Catarina Sousa (POR) x Lilly Pollard (AUS)
Miya Inoue (JAP) x Isabela Sousa (BRA)
Eunate Aguirre (ESP) x Neymara Carvalho (BRA)
Cristina Lourenço (POR) x Sari Oohara (JAP)
 

Piloto morre durante etapa de
Brasília do Brasileiro de Voo Livre

Enio Wilson dos Santos, de 39 anos, caiu de asa-delta a cerca de 5km
do Vale do Paranã, em Formosa (GO), local do ponto de decolagem

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília
O piloto carioca de asa-delta Enio Wilson dos Santos, de 39 anos, morreu na tarde deste sábado durante a segunda etapa do Super Race, o Campeonato Brasileiro de Voo Livre. Ele decolou do Vale do Paranã, em Formosa (GO), a 100 km de Brasília, e caiu 5km depois, em uma fazenda. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para resgatar o corpo, que já se encontra no Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com os organizadores, as condições climáticas estavam boas e a causa do acidente ainda é desconhecida.
- Ele era um piloto experiente. Não acionou o (paraquedas) reserva e, quando chegamos ao local, ele já estava morto. Só a perícia vai poder dizer o que aconteceu - disse Haroldo Castro Neves, organizador do Campeonato Brasileiro.

As disputam começaram no dia 21, com 86 inscritos. A prova deste sábado era a sétima e última da etapa. O percurso do dia era de 121km e, assim como as outras provas, tinha pouso previsto para o gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A terceira e última etapa do campeonato acontece entre os dias 9 e 15 de outubro, em Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais.

Em campeonatos de voo livre, os pilotos usam GPS para monitorar o percurso. Cada um escolhe uma rota e tem que passar por determinados pontos.
Asa-delta acidente Brasília (Foto: Super Race Brasil)Gramado da Esplanada dos Ministérios, onde são feitos os pousos do campeonato (Foto: Super Race Brasil)

Romain Grosjean é terceiro em Spa e ganha o título da GP2 por antecipação

Alemão Christian Vietoris vence a prova deste sábado. Brasileiro Luiz Razia abandona ainda na primeira volta, após ser acertado por carro de outro piloto

Por GLOBOESPORTE.COM Spa-Francorchamps, Bélgica
Após chegar na terceira posição da primeira corrida da GP2 em Spa-Francorchamps, o francês Romain Grosjean levou o título da principal categoria de acesso à Fórmula 1 com três etapas de antecipação. A vitória ficou com o alemão Christian Vietoreis, que liderou de ponta a ponta, apesar dos vários incidentes causados pela forte chuva que atingiu o circuito belga e provocou a entrada do safety car.
A corrida de Grosjean, entretanto, não teve muitos problemas. Na largada, ele pulou da sétima para a terceira posição, ajudado pelo fato do lado esquerdo do grid estar com o asfalto molhado. Depois, ele apenas administrou o resultado, que não foi atrapalhado nem mesmo pelo safety car.
Um dos incidentes tirou o brasileiro Luiz Razia, do Caterham Team Air Asia, ainda na primeira volta. Após ter problemas no treino classificatório, ele foi obrigado a largar na décima fila e não conseguiu escapar das confusões da pista úmida: foi atingido pelo inglês Charles Pic muito cedo.
- Não tenho nada a dizer. O fim de semana não está sendo bom. Começou bem no seco, mas choveu na classificação e tivemos um desempenho ruim. Cheguei a largar bem, mas o Pic me bateu e a corrida acabou aí - lamenta Razia.
Romain Grosjean campeão GP2 Spa-Francorchamps (Foto: Divulgação)Romain Grosjean comemora o título de campeão da GP2 em Spa-Francorchamps (Foto: Divulgação)