sábado, 27 de novembro de 2010

 

http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/gazetaesportes/index.php

Capixabão Série A



















































O que è Polo aquático

Polo aquático
O polo aquático é um desporto coletivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina.
Olympic pictogram Water polo.png
O jogo foi oficialmente inventado no fim do século XIX, embora existam desportos ancestrais ao polo aquático praticados desde o início do século XVIII. Era conhecido como o rugby aquático e junto ao futebol, foram os primeiros desportos coletivos oficiais das Olimpíadas dos tempos modernos (SILVA, 2007).
Cada equipe é formada por sete jogadores (incluindo o goleiro) e seis suplentes, e o campo de jogo é um piscina de no mínimo 20 e no máximo 30 metros de comprimento — distância entre os dois gols —, no mínimo 10 e no máximo 20 metros de largura e a profundidade mínima de 2 metros. O gol é uma baliza de 3 metros de largura e 90 centímetros acima da superfície da água.
As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com exceção do goleiro, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.
Existem dois tipos de bola: uma para as mulheres e outra para os homens. A bola tem entre 400 e 450 gramas, e perímetro entre 68 e 71 centímetros. À exceção do goleiro, não pode ser tocada com as duas mãos pelos jogadores.
Diferentemente do futebol, onde não há limite de tempo, no polo aquático as equipes devem executar as suas jogadas em 24 segundos. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil. Os jogadores usam gorros de pano, com proteções para as orelhas, sendo que uma equipe usa gorros brancos e a outra usa gorros azuis. Os gorros dos goleiros são vermelhos.
Entre as melhores equipes mundiais estão a Hungria, Sérvia, Montenegro, Espanha, Rússia, entre outras. Em Portugal, o polo aquático ainda é amador, mas está ganhando cada vez mais praticantes.

 História do polo aquático

O polo aquático é um esporte coletivo praticado em piscina e disputado por duas equipes. Este esporte foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que indicam que o esporte era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia.

A piscina, as equipes e a bola

O polo aquático é praticado em piscinas que devem ter entre 20m m e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura.
As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas.
A bola de polo aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.

Regras

  • O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida;
  • A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços;
  • Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);
  • São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário;
  • Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada.

Federações e confederações

  • A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de polo aquático em nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o esporte.

Campeonatos

A competição de polo aquático mais importante é a Liga Mundial. O Campeonato Mundial, outra competição importante do calendário deste esporte, é realizado a cada dois anos. A Fina também realiza, a cada 4 anos, a Copa do Mundo de Polo Aquático. O polo aquático também faz parte do quadro de esportes dos Jogos Olímpicos.

Potências do polo aquático

Em 2007, a Liga Mundial foi vencida pela equipe da Sérvia (masculino) e Estados Unidos (feminino). O campeonato mundial disputado na Austrália, também em 2007, foi vencido pela Croácia (masculino) e Estados Unidos (feminino).


Eles querem estar lá em 2016



 

Iago Retamiro, de 9 anos, e Pedro Barbosa, de 12, irmão da estrela Jade Barbosa, são alguns dos ginastas mirins do Flamengo que sonham com um lugar no pódio numa Olimpíada. Em 2016, quem sabe eles não estarão lá? Assim como eles, vários atletas já estão lutando para poderem disputar os Jogos em casa, como Vitor Hugo, corredor de Curicica, e Rafaela Silva, judoca da Cidade de Deus. Treinadores de atletas da base dizem que o trabalho começa desde já, com a preparação física e psicológica para 2016.
Leia a matéria na íntegra no Jornal Extra deste domingo

Botafogo: Joel não teme 'mala da Barbie' para o Prudente

O técnico Joel Santana está certo de que o Prudente, adversário do Botafogo neste domingo, às 17h, no Engenhão, receberá uma injeção financeira do Grêmio e do Atlético-PR, adversários diretos do Alvinegro por uma vaga na Copa Libertadores. Ainda assim, não se mostra preocupado.

— Contra o Botafogo, parece que os adversários jogam contra a morte. Mas não me interessa se tem mala branca, azul, grená ou da “Barbie”. Temos que fazer a nossa parte e ganhar — avisou o treinador.

Flamengo: rebaixamento é quase impossível


Se depender do matemático gaúcho Tristão Garcia, a torcida rubro-negra pode ficar tranquila, porque as chances de o Flamengo ser rebaixado, mesmo em caso de derrotas para Cruzeiro e Santos, são mínimas.

— As pessoas estão forçando demais a barra com este negócio de ameaça de rebaixamento para o Flamengo. O jogo decisivo já passou e o Flamengo ganhou, que foi contra o Guarani. Para haver um rebaixamento, agora, só se o Sobrenatural de Almeida entrar em campo nas duas rodadas — garantiu Tristão, referindo-se ao personagem criado por Nelson Rodrigues capaz de alterar os resultados de uma partida de futebol.

De acordo com o matemático, o Flamengo tem apenas 2% de chance de ser rebaixado, e caso perca o jogo deste domingo o quadro não se modificará drasticamente. No pior das hipóteses, serão apenas 7% de chances de ir para a Segundona.

— As chances de o Flamengo entrar na zona de rebaixamento nesta rodada, para se ter uma ideia, são mínimas. São duas possibilidades em 243 possíveis. É preciso que o Flamengo perca e todos os outros resultados sejam ruins, e isso é muito difícil de acontecer.

Para evitar as críticas que recebeu no ano passado, quando disse que o Fluminense estava virtualmente rebaixado, com 98% de chances de cair, Tristão tem uma explicação.

— Não dá nem para comparar as situações. No ano passado faltavam dez rodadas para o fim, e agora são apenas duas. Pode acontecer de o Flamengo ser rebaixado? Pode, claro. Mas vai ser um azar que eu nunca vi na minha vida. Ah, azar e incompetência também, claro. Mas muito azar — completou o matemático.

Zé Roberto e Carlos Alberto voltam para formar quarteto ofensivo


O diário alemão “Bild” enumerou ontem as 50 piores contratações no país. Treze brasileiros estão na lista. Entre eles, os hoje vascaínos Carlos Alberto e Zé Roberto. O primeiro custou 7,8 milhões de euros (R$ 18,3 milhões) ao Werder Bremen em 2007, mas teve problemas de indisciplina. Já o segundo foi adquirido pelo Schalke 04 por 3 milhões de euros (R$ 7 milhões) em 2008, mas não se adaptou. Boas contratações para os vascaínos, os dois treinaram ontem entre os titulares e devem retornar no domingo, contra o São Paulo.
O técnico PC Gusmão pôde finalmente fazer um coletivo com o famoso quarteto ofensivo, formado pelos dois jogadores vindos da Alemanha e por Felipe e Éder Luís. O capitão treinou adiantado, formando dupla de ataque com Éder Luís.
— Todo torcedor gosta de ver jogadores de qualidade em campo, e eles esperaram muito para ver este quarteto junto. Espero que seja um incentivo para que venham ao estádio — disse o meia Zé Roberto, que cumpriu suspensão automática no domingo, contra o Fluminense.
Mas problemas com contratações não são exclusividade alemã. No próprio Vasco a contratação do quarteto não é unanimidade. Devido a seguidos problemas de lesões envolvendo alguns dos jogadores, o time só entrou em campo apenas uma vez com a badalada formação. Foi no jogo contra o Fluminense, no dia 22 de agosto, válido pelo primeiro turno.
— Será importante para nos entrosarmos mais. Não tivemos uma sequência juntos por causa da lesão do Carlos Alberto. Será bom para nos adaptarmos. Sabemos o quanto ele fez falta. Espero que todos estejam à disposição nestes últimos jogos — completou Zé.
Carlos Alberto é, sem dúvida, o retorno mais aguardado. O jogador, que não atua desde o dia 25 de setembro, vem demonstrando a ansiedade de voltar a campo. “Hoje foi um dia muito feliz porque participei do coletivo sem nenhum problema. Estou na expectativa de jogar mas a decisão é do PC e respeito”, disse através de seu Twitter.
O lateral Ramon, outro que poderia voltar no domingo, não participou do coletivo e deve ter seu retorno adiado.

Conca: 'Estou no auge da carreira'


Se dentro de campo Dario Leonardo Conca não demonstra inibição para driblar e estufar as redes adversárias, fora dos gramados o ídolo da torcida tricolor é famoso por sua timidez. Quando raramente aparece na sala de imprensa das Laranjeiras, ele brinca dizendo que só volta em três meses. Mas o argentino mais amado do Brasil, como agora canta a torcida tricolor, quebrou o silêncio a dois jogos do tão sonhado título brasileiro. Ao Jogo Extra, Conca revela estar no auge de sua carreira, disse não guardar mágoas do River Plate, clube que o revelou, aponta seus rivais ao prêmio de “Craque do Brasileirão”, sonha em fazer dupla com Messi na seleção argentina e tranquiliza a torcida tricolor:
— Não vou ficar fora do último jogo de jeito algum. Não vou levar terceiro amarelo.
Qual foram suas maiores dificuldades de adaptação ao Rio de Janeiro?
Não conhecer a cidade e o próprio idioma. Mas o Rio me acolheu muito bem, hoje me sinto em casa.
Por que não se firmou no futebol argentino? Tem mágoa do River Plate?
São coisas que acontecem no futebol, não tenho mágoa do River. Quando era criança sonhava em jogar num time grande da Argentina, era o que mais queria. Nem imaginava jogar no Brasil e ser bem recebido aqui. Isso que está acontecendo é tão bom que supero algumas decepções no passado.
A que atribui o fato de atuar em todas as partidas do Brasileirão até agora?
Não é fácil chegar no fim da temporada nas melhores condições físicas. Eu mesmo sinto dores como qualquer um (NR: Conca deverá ser submetido a cirurgia no joelho esquerdo no fim do ano), mas felizmente estou conseguindo superá-las. Nunca fui de levar muitos cartões e agora a reta final me seguro ainda mais.
Tem medo de ficar fora logo do último jogo por suspensão?
Não quero ficar de fora de jeito algum. Vou continuar jogando como sempre fiz, evitando faltas violentas, reclamações com o arbitro...
Como vai a vida fora de campo? Pensa em se casar?
Sou um cara muito tranquilo, gosto de ficar com minha namorada (a mulher do craque se chama Paula e é brasileira) em casa, vendo filmes. Casar é outro estágio...
E os filhos serão brasileiros ou argentinos?
(Risos) Este é um estágio ainda mais avançado...
Sabemos que você vai a alguns sambas de vez em quando para descontrair. Como é isso? Gosta de dançar? É melhor do que o tango?
Sou muito tímido, mas acho o samba muito bom. Sobre dançar, não me arrisco não... (risos). Mas o nosso tango é insuperável, né?
Por que não usa a camisa 10 no Fluminense? Não gosta do número?
Eu gosto de usar a 11, já me identifiquei com este número. A 10 todos os jogadores querem. Deixo eles escolherem.
Porque acha que o seu conterrâneo Equi Gonzalez não conseguiu se firmar até hoje nas Laranjeiras?
Ele começou bem no ano passado e tem grande qualidade. No futebol tudo muda, de repente no ano que vem ele possa ter mais oportunidades.
Você considera que está no auge de sua carreira? Ou ainda dá para melhorar?
Acho mesmo que estou no meu melhor momento, mas vou seguir trabalhando para melhorar. Ainda tenho outro objetivos e sonhos, como defender a seleção do meu país.
A torcida agora canta “Pqp, é o argentino mais amado do Brasil”. O que acha disso? Algum dia pensou em ser o argentino mais amado do Brasil passando por cima de uma grande rivalidade entre os dois países?
Desde que cheguei no Rio fui muito respeitado pelos torcedores. Vejo outros estrangeiros fazendo sucesso também, como o D’Alessandro, o Montillo, o Loco Abreu. Isso mostra como o brasileiro recebe bem as pessoas.
Já pensa no prêmio de craque do Brasileirão? Quem você acredita que são seus maiores concorrentes?
É sempre bom ter seu trabalho sendo reconhecido. Mas outros grandes jogadores também têm condições de ganhar este prêmio, como o Montillo, o Elias...
O que acha de jogador que sai à noite e exagera na bebida e na farra? Onde você encontrou isso mais vezes: no Brasil ou na Argentina?
Não me preocupo com a vida pessoal de cada um. Essas coisas acontecem em qualquer clube e país do mundo.
Quem foi melhor: Pelé ou Maradona?
Não sei quem foi melhor, mas meu ídolo é o Maradona.
Conca e Messi formariam uma boa dupla na seleção da Argentina?
Seria legal, não? O Messi dispensa comentários, deve ser muito fácil jogar ao lado dele.

Brasileirão 2010 Serie A

tabela do campeonato 


P J V E D GP GC SG %
1
Fluminense
65
36
18
11
7
59
35
24
60.2
2
Corinthians
64
36
18
10
8
62
40
22
59.3
3
Cruzeiro
63
36
18
9
9
49
36
13
58.3
4
Grêmio
57
36
15
12
9
62
43
19
52.8
5
Atlético-PR
56
36
16
8
12
41
44
-3
51.9
6
Botafogo
56
36
13
17
6
51
38
13
51.9
7
Santos
55
36
15
10
11
61
47
14
50.9
8
Internacional
54
36
15
9
12
44
40
4
50
9
São Paulo
51
36
14
9
13
49
53
-4
47.2
10
Palmeiras
50
36
12
14
10
40
39
1
46.3
11
Vasco
46
36
10
16
10
41
43
-2
42.6
12
Ceará
46
36
10
16
10
34
41
-7
42.6
13
Flamengo
43
36
9
16
11
40
42
-2
39.8
14
Atlético-MG
42
36
12
6
18
49
59
-10
38.9
15
Atlético-GO
40
36
11
7
18
50
56
-6
37
16
Avaí
40
36
10
10
16
46
55
-9
37
17
Vitória
40
36
9
13
14
41
47
-6
37
18
Guarani
37
36
8
13
15
33
49
-16
34.3
19
Goiás
32
36
8
8
20
39
64
-25
29.6
20
Prudente
28
36
7
10
19
38
58
-20
28.7
Taça LibertadoresSul-americanaRebaixados
P pontos J jogos V vitórias E empates D derrotas GP gols pró GC gols contra SG saldo de gols (%) aproveitamento

http://www.bonomix.com.br/produto.asp?idTipoProd=M9&Affiliate=bessert 

Brasileirão 2010 Serie A

37ª rodada
Domingo, 28 de novembro









Brasileirão 2010 Serie A

tabela do campeonato



P J V E D GP GC SG %
1
Coritiba
71
38
21
8
9
69
49
20
62.3
2
Figueirense
67
38
19
10
9
68
37
31
58.8
3
Bahia
65
38
19
8
11
63
44
19
57
4
América-MG
63
38
19
6
13
56
42
14
55.3
5
Portuguesa
62
38
19
5
14
68
53
15
54.4
6
Sport
56
38
15
11
12
55
41
14
49.1
7
Paraná
53
38
15
8
15
47
44
3
46.5
8
Bragantino
53
38
13
14
11
52
37
15
46.5
9
ASA
52
38
16
4
18
53
56
-3
45.6
10
São Caetano
52
38
14
10
14
50
52
-2
45.6
11
Duque de Caxias
50
38
15
5
18
46
56
-10
43.9
12
Icasa
49
38
13
10
15
51
52
-1
43
13
Náutico
48
38
14
6
18
41
60
-19
42.1
14
Ponte Preta
48
38
12
12
14
49
48
1
42.1
15
Guaratinguetá
47
38
11
14
13
48
58
-10
41.2
16
Vila Nova
46
38
13
7
18
50
68
-18
40.4
17
Brasiliense
46
38
12
10
16
41
59
-18
40.4
18
Santo André
43
38
11
10
17
53
61
-8
37.7
19
Ipatinga
41
38
11
8
19
47
62
-15
36
20
América-RN
41
38
11
8
19
40
68
-28
36
P pontos J jogos V vitórias E empates D derrotas GP gols pró GC gols contra SG saldo de gols (%) aproveitamento

Brasileirão 2010 Serie B

38ª rodada
Sexta-feira, 26 de novembro

Sábado, 27 de novembro







FOTOS: Vettel faz exibição em Berlim

Atual campeão alemão recebe o carinho de seus compatriotas

Por GLOBOESPORTE.COM Berlim
Vettel em BerlimSebastian Vettel recebe o carinho dos fãs alemães, em Berlim, após a conquista do título (Foto: EFE)
Vettel em BerlimSimpático, o jovem campeão alemão desfilou pelas ruas da cidade e cumprimentou o público (Foto: EFE)
Sebastian Vettel durante visita a BerlimNovo ídolo alemão comemora ótima fase da carreira com seus compatriotas (Foto: Getty Images)

Prost diz que Vettel tem potencial para igualar sua marca de quatro títulos

Para ídolo francês, campeão alemão foi excepcional no fim da temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Alain Prost ex-piloto de F1Alain Prost elogia Sebastian Vettel (Foto: AFP)
Um dios principais nomes da história da Fórmula 1, Alain Prost elogiou o atual campeão mundial Sebastian Vettel. Para o ídolo francês, o jovem piloto alemão tem potencial para igualar a sua marca de quatro títulos mundiais. O campeão de 1985, 86, 89 e 93 também comentou sobre o desempenho de Michael Schumacher nesta temporada.
- Eu acho que sim, pois ele foi totalmente excepcional e, agora que ele tem um título, vai ver as coisas de forma diferente. Ele vai ficar um pouco mais tranquilo - avaliou Prost.
Para o piloto francês, o fraco desempenho de Schumacher não foi uma surpresa. Prost afirmou que era quase impossível o alemão voltar ao lugar mais alto do pódio.
- Eu não estava esperando algo melhor, porque eu sei que é difícil voltar depois de três anos parado. O que ele fez é muito bom, quase excepcional. A meta de ser campeão do mundo em sua volta foi realmente impossível, porque também a equipe e o carro não estavam no mesmo nível que a RBR, McLaren e Ferrari.
Neste fim de semana, Prost participará do Race of Champions (Corrida dos Campeões) em Dusseldorf, na Alemanha. Ao lado de Sebastien Loeb, ele correrá pela equipe francesa. Vettel fará dupla com Michael Schumacher na equipe da Alemanha.

Marca de uma noite para ser esquecida

Agressões no assalto de quarta-feira geram olho roxo em Bernie Ecclestone, o chefão da F-1

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Bernie Ecclestone, olho machucadoBernie Ecclestone e o olho machucado
(Foto: Divulgação / Express.co.uk)
O assalto da noite de quarta-feira no centro de Londres custou a Bernie Ecclestone mais do que o prejuízo de R$ 541 mil (£ 200 mil). O chefe comercial da Fórmula 1 concedeu entrevista nesta sexta ostentando um imenso hematoma em seu olho direito, fruto das agressões sofridas no episódio.
- Estou sentindo um pouco de dor agora. As pancadas realmente foram fortes – frisou Ecclestone ao Daily Express.
Aos 80 anos, o dirigente estava com a namorada, a brasileira Fabiana Flosi, quando ambos foram abordados por quatro homens. Agredido diversas vezes, Ecclestone chegou a ir ao chão, sendo chutado por um dos elementos.
- Nós tínhamos acabado de sair do carro quando de repente esses caras me agrediram – relembrou o chefão da Fórmula.

Após pedido de cliente, prostíbulo de luxo patrocina equipe nas 500 milhas

Casa noturna de São Paulo dá nome a time e gera piadas nos boxes da Granja

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
Carlos Crespo Beto Monteiro kartCarlos Crespo e Beto Monteiro na Granja Viana
(Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)
O patrocínio é, no mínimo, pouco convencional. Ainda assim, o americano Carlos Crespo, agente do piloto brasileiro Beto Monteiro, resolveu arriscar. Foi a um prostíbulo de luxo em São Paulo, que frequenta quando vem ao Brasil, e pediu o apoio do dono para as 500 milhas da Granja Viana, neste sábado. Deu certo. Durante a corrida, estampa o nome da casa nos dois karts da equipe Bomboa Team.
- Sou cliente sempre que venho ao Brasil. Aí, me ocorreu de falar com ele. Quando disse sim, eu achei que poderia ficar estranho, mas tudo bem. Eu não tenho problema nenhum com isso – brincou Carlos.
Piloto experiente, com participações em corridas na Nascar, entre outras, Beto Monteiro também estranhou. Casado, preferiu não contar à esposa quem estava por trás da equipe. Mas sofre com as brincadeiras nos boxes.
- Achei melhor ela nem saber para não gerar confusão. Mas pode escrever, não tem problema. O pessoal brinca, diz que meu pagamento vai ser em forma de degustação - disse Beto, que foi à casa apenas para fechar o acordo com o dono. "Mas gostei do que vi", afirmou.
Crespo também preferiu não falar nada à mulher, que está nos EUA.
- Se ela estivesse aqui, não teria como. Mas não precisa saber também, né? – brincou.
O patrocínio foi fechado durante a semana, às pressas. A ideia é fazer uma campanha de marketing no kartódromo, com algumas das meninas da casa. Antes da metade da corrida, elas ainda eram esperadas.
- Disserem que iam fazer uma festinha por aqui para vender o melhor o produto – afirmou, entre risos, Beto. Carlos, no entanto, preferem que elas fiquem por lá.
- Se elas vierem, a equipe perde os pilotos – brincou.
 

Schumi e Vettel levam a Alemanha ao tetracampeonato da Copa das Nações

Pilotos da F-1 vencem a equipe da Grã-Bretanha no estádio em Dusseldorf

Por GLOBOESPORTE.COM Dusseldorf, Alemanha
Com uma equipe formada por Michael Schumacher, heptacampeão da Fórmula 1, e Sebastian Vettel, atual detentor do título da categoria, a Alemanha se sagrou tetracampeã da Copa das Nações, primeiro evento da Corrida dos Campeões, disputada neste sábado na Esprit Arena, em Dusseldorf, na Alemanha. Eles derrotaram na final a Grã-Bretanha, com Jason Plato, do Britânico de Turismo (BTCC) e Andy Priaulx, tricampeão do Mundial de Turismo (WTCC), por 2 a 1.
Schumacher e Vettel comemoram na corrida dos CampeõesPriaulx, Schumacher e Vettel comemoram no pódio da Copa das Nações, em Dusseldorf (Foto: Divulgação)
Apesar do apelo e de Schumacher e Vettel serem as principais estrelas, a Esprit Arena tinha cerca de um terço das arquibancadas vazias, no evento que continuará neste domingo. A final entre Alemanha e Grã-Bretanha foi uma repetição do ano passado. Desta vez, Schumacher derrotou Priaulx na bateria desempate, disputada com os tradicionais buggies da Corrida dos Campeões. O heptacampeão terminou apenas seis décimos à frente do rival no tempo das duas voltas.
A Copa das Nações é o evento preliminar da Corrida dos Campeões. Ao todo, 16 pilotos de 10 países disputaram a competição. Neste domingo, a partir das 10h (de Brasília), será disputada a Corrida dos Campeões, também na Esprit Arena, em Dusseldorf. Os pilotos são divididos em quatro grupos de quatro, com todos correndo contra todos. Quem vencer mais confrontos se classifica para a fase semifinal, com quatro pilotos divididos em duas chaves até a decisão, em melhor de três corridas.

Roger Federer derrota Djokovic e vai decidir a ATP Finals contra Rafa Nadal

Tenista suíço tem grande atuação e garante vitória em uma hora e 20 minutos

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
Roger Federer comemora vitória sobre DjokovicRoger Federer comemora vitória sobre Djokovic e a
vaga na decisão do ATP Finals (Foto: AFP)
Pela manhã, o número 1 do mundo Rafael Nadal precisou suar muito para derrotar Andy Murray e garantir uma vaga na decisão do ATP Finals. Roger Federer não teve tanto trabalho. Em uma hora e 20 minutos, o segundo colocado do ranking venceu o sérvio Novak Djokovic por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4, e conseguiu seu lugar na final.
Desta forma, o torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, terá os dois líderes do ranking lutando pelo título neste domingo, às 15h20m (de Brasília), com transmissão do SporTV HD.
Nadal leva a vantagem no confronto com Federer, com 14 vitórias e sete derrotas. O espanhol também venceu o único confronto deste ano, em maio, na final do Masters 1.000 de Madri. Porém, nas duas vezes que os dois se enfrentaram na Masters Cup (antigo nome do ATP Finals), em 2006 e 2007, o tenista suíço eliminou o rival nas semifinais.
O jogo
Djokovic cometeu uma dupla falta para dar a quebra de serviço para o tenista da Suíça abrir 2 a 0. A situação do sérvio se complicou ainda mais no sexto game. Ele chegou a salvar três break points, mas errou um voleio fácil e teve seu saque novamente quebrado. Com tranquilidade, Federer confirmou seu saque no game seguinte para fechar o set por 6/1, em 32 minutos.
Se o primeiro set foi um passeio do suíço, Novak Djokovic voltou para o segundo disposto a mudar a cara do jogo. E, logo no início, o terceiro do ranking contou com um erro de Federer na rede para quebrar o serviço adversário e fazer 2/0. Mas a alegria do sérvio durou pouco. O número 2 do mundo devolveu a quebra e empatou o set em 3/3.
E o tenista de Belgrado precisou se esforçar muito para não ver a situação ficar muito ruim. No sétimo game, Roger Federer chegou a ter três break points, mas Djokovic conseguiu confirmar o saque. Apenas adiou o problema. A quebra veio dois games depois, com o suíço fazendo 5/4 e depois sacando para fechar o jogo em 2 sets a 0.

Após treino fechado, jogadores voltam a convocar os torcedores

Nesta sexta-feira, Vanderlei Luxemburgo frustrou aqueles que foram ao Raulino de Oliveira

Por Richard Souza Volta Redonda, RJ
Imagem torcida do Fla Volta RedondaTorcida do Fla do lado de fora do Raulino de
Oliveira (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
O encontro teve de ser adiado para este sábado. Torcedores do Flamengo bem que tentaram assistir ao primeiro treino do time em Volta Redonda, nesta sexta-feira, mas os portões do estádio Raulino de Oliveira foram fechados por ordem do técnico Vanderlei Luxemburgo. Os jornalistas só tiveram acesso após uma hora. Os cerca de 50 rubro-negros barrados não gostaram. Os gritos de “libera” não foram atendidos.
Luxemburgo quis privacidade para trabalhar e testar formações. A medida, no entanto, foi de encontro ao chamado que ele e os jogadores fizeram ao longo de toda a semana. Em tom de explicação, o volante Willians pediu que o apoio dos torcedores seja mantido. Neste domingo, o Rubro-Negro enfrenta o Cruzeiro, pela 37ª rodada do Brasileirão, às 17h (de Brasília). O time precisa vencer, pois está em 13º na tabela, com 43 pontos, apenas três à frente do Z-4.

- Eles podem ficar chateados, sim. Mas o treinador estava testando uma formação, foi para não fazer barulho. O torcedor tem de estar aqui no domingo para sairmos desta situação. É muito importante que eles compareçam, como no último jogo no Engenhão (contra o Guarani) – disse. No sábado passado, quase 40 mil rubro-negros ajudaram o time na vitória por 2 a 1.

O meia Marquinhos, que foi titular nos dois coletivos realizados até então, também ressalta a importância da torcida.

- Agradeço o apoio dos torcedores e espero que compareçam e ajudem a equipe. Os três pontos serão importantes, vão dar alívio para o grupo. Nosso grupo é muito bom para passar por esta situação. Não pensamos em cair, só em ficar na Primeira Divisão – afirmou.

Na tarde deste sábado, às 16h, o Rubro-Negro realiza o último treino antes da partida. Desta vez, os torcedores devem ter acesso permitido. Até o início da noite desta sexta-feira, 11.200 ingressos foram vendidos.

O time provável: Marcelo Lomba, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Renato e Marquinhos; Diogo e Diego Maurício.

Lesão não é grave, e Felipe tem chance de voltar contra o Ceará

Jogador está com uma inflamação na cartilagem do joelho direito

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
felipe vasco treinoFelipe escapa de cirurgia no joelho direito
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
O sábado reservou uma boa notícia para o torcedor do Vasco. A ressonância magnética feita por Felipe não detectou qualquer lesão grave, e o meia poderá, inclusive, voltar a atuar ainda neste ano. Havia o temor entre os médicos do clube de que ele tivesse sofrido uma lesão no menisco, o que o obrigaria a passar pela mesa de cirurgia. Contudo, ficou constatado que o atleta está apenas com uma inflamação na cartilagem do joelho direito.
Com o resultado do exame, o jogador já deu início ao tratamento neste sábado. Felipe não poderá encarar o Corinthians neste domingo, mas há a possibilidade de enfrentar o Ceará, na próxima semana, pela última rodada do Brasileiro. O meia será avaliado nos treinamentos para saber se terá condições de jogo.
- Fiquei bastante preocupado porque os médicos me passaram que havia uma forte possibilidade de ter de fazer uma cirurgia. Passei a noite preocupado, mas graças a Deus hoje (sábado) os exames mostraram que foi apenas uma inflamação e a cirurgia foi descartada. Infelizmente não vou poder jogar contra o Corinthians. Quem me conhece sabe o quanto sou fominha e gosto de jogar futebol. Mas as dores incomodaram demais e me impediram até de treinar. Estou fazendo tratamento intensivo e acredito que poderei voltar na última rodada contra o Ceará. Essa é a minha expectativa - disse Felipe.
Sem o meia, o Vasco embarcou para São Paulo, onde encara o Corinthians. O jogo será disputado no Pacaembu e tem início às 17h (horário de Brasília).

Túlio lança camisa comemorativa e diz confiar em volta à Libertadores

Atacante retorna a General Severiano e recebe pedido de torcedores para que retorne ao clube pelo qual fez história

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Tulio Maravilha camisa BotafogoTúlio Maravilha exibe camisa comemorativa de 95
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Quando apareceu no gramado de General Severiano, ao fim do treino da manhã deste sábado, Túlio Maravilha, de 41 anos, que esteve no clube para o lançamento de produtos com a sua marca, causou alvoroço nos cerca de cem torcedores que ocupavam a arquibancada. Enquanto distribuía autógrafos, o atacante ouviu elogios e pedidos:
"Por causa de você eu sou botafoguense"; "Volta para cá. No Estadual você marca uns 30 gols folgado"; "Entra em campo no domingo para nos ajudar a chegar à Libertadores". Estas foram algumas frases direcionadas ao ídolo que, como sempre, reagiu com bom humor e mostrou-se com uma disposição sem fim diante de tamanho assédio.
Depois, na sala de imprensa do clube, Túlio Maravilha exibiu a camisa comemorativa que será lançada oficialmente no dia 11 de dezembro, com o preço de R$ 119,90. Encomendada pelo Botafogo e confeccionada pela grife Estilo Carioca, ela reproduz o modelo do uniforme campeão brasileiro de 1995.
Túlio agradeceu a homenagem do passado, mas também se disse empenhado em ajudar, de alguma maneira, o Botafogo do presente a voltar à Libertadores após 15 anos.
Tulio Maravilha camisa BotafogoDe volta a General Severiano neste sábado, atacante distribui autógrafos e ouve pedidos de torcedores (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
- Sou apenas um símbolo daquela conquista, que não seria possível sem os outros jogadores. Hoje vim trazer alegria, otimismo e bons fluidos para o elenco. Muitos podem não acreditar, mas eu, como botafoguense, confio numa vitória heroica sobre o Grêmio no Olímpico que nos levará de volta à Libertadores. E o Loco Abreu vai decidir essa parada - disse.
O atacante, que contabiliza 929 gols na carreira, reforçou a ideia de retornar ao Botafogo no Estadual de 2012 para marcar o milésimo.
- Quando faltarem cinco gols eu volto, se for da vontade da diretoria.
O Botafogo também anunciou o lançamento de uma linha infantil de produtos relacionados a Túlio Maravilha. O principal público-alvo é a geração de torcedores formada durante a passagem do atacante pelo Alvinegro, que agora transfere a paixão aos filhos.