quarta-feira, 2 de março de 2011

Com gol duvidoso e sofrimento, Bota se classifica nos pênaltis

Alvinegro derrota River Plate-SE por 1 a 0 no tempo normal e faz 4 a 1 nas penalidades. Joel é xingado pela torcida, mas é festejado pelos jogadores

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Foi o momento ideal para quebrar um tabu. Depois de quatro anos, o Botafogo voltou a vencer uma disputa de pênaltis. A da noite desta quarta-feira, no Engenhão, evitou que a equipe passasse seu maior vexame na Copa do Brasil. Após bater o River Plate-SE por 1 a 0 no tempo normal, graças a um gol duvidoso - e contra -, o Alvinegro garantiu a suada classificação para a segunda fase da competição ao vencer nas penalidades por 4 a 1.
Após cinco derrotas seguidas em disputas de pênaltis, o Alvinegro conseguiu sair vitorioso, e os jogadores foram festejar com o técnico Joel Santana, chamado de "burro" pela torcida quando tirou Renato Cajá para a entrada de Alex no segundo tempo. Na próxima etapa da competição, o adversário do Alvinegro será o Paraná Clube. O primeiro jogo, ainda sem data definida, será em Curitiba. A classificação nesta quarta-feira veio depois de uma derrota por 1 a 0 em Aracaju, e o Alvinegro esteve seriamente ameaçado de amargar sua pior campanha na Copa do Brasil, já que nunca foi eliminado na primeira fase.
Jogadors gol Botafogo (Foto: Jorge William / O Globo)Lucas, Everton e Bruno comemoram o gol alvinegro no tempo normal (Foto: Jorge William / O Globo)
Alvinegro começa ansioso
Mal começou a partida, foi possível notar um Botafogo com uma atitude bem diferente da apatia demonstrada em Aracaju há uma semana. A escalação com Lucas na lateral direita e Everton no meio – titular no jogo de ida, Somália sequer ficou no banco – apontava uma formação mais ofensiva. A equipe entrou em campo com maior ímpeto e pressionando a saída de bola adversária. E contava com a torcida como aliada. Os alvinegros mostraram um nível de paciência fora do normal, incentivando a equipe, mesmo nos primeiros minutos, quando havia muitos erros de passe, causados pela afobação.
Com o passar dos minutos, o Botafogo conseguiu controlar essa ansiedade e transformá-la em domínio. O River Plate mal tocava na bola, e a equipe da casa buscava espaços para criar oportunidades de gol. No entanto, ainda insistia muito nas bolas pelo alto, fundamento anulado pelo adversário no jogo de ida.
Quando passou a colocar a bola mais no chão, o Botafogo se viu mais perto da baliza de Max, que abusava do atraso nas reposições de bola e irritava os jogadores alvinegros. E quando já mostrava certa desorganização para atacar – deixando espaços que quase foram aproveitados pelo River – a equipe de Joel Santana abriu o placar, num lance polêmico (veja no vídeo ao lado).
Aos 40 minutos, Renato Cajá cruzou pelo lado direito, e Max saiu para cortar de soco. A bola tocou no zagueiro Bebeto e foi em direção ao gol. O próprio zagueiro e o capitão Valdson conseguiram tirá-la quando ela passava por cima da linha. O árbitro Emerson de Almeida Ferreira ficou na dúvida e somente assinalou o gol quando seu auxiliar Guilherme Dias Camilo assinalou, correndo em direção ao meio do campo.
Joel é chamado de 'burro' na etapa final
Uma bola de Everton na trave logo a um minuto (no vídeo ao lado) foi o aviso do Botafogo sobre suas intenções no segundo tempo. A equipe manteve a postura ofensiva, mas ainda com muita dificuldade para concretizar as chances criadas. Quando Herrera perdeu mais um gol incrível, aos nove minutos, Joel Santana imediatamente chamou o atacante Alex, que entrou no lugar de Everton, machucado.
Mas a esperada ofensividade não foi notada. O Botafogo errava muitos passes e, principalmente, finalizações. Desorganizada, a equipe sofria com os contra-ataques do adversário e sua defesa muitas vezes batia cabeça. Além disso, a paciência da torcida diminuía a cada falha e até mesmo nas substituições. A troca de Renato Cajá pelo estreante Fabrício, por exemplo, rendeu coro de "burro" ao técnico Joel Santana. Apreensivos, os botafoguenses vaiavam jogadores como Márcio Azevedo e deixavam que a trilha sonora do Engenhão ficasse por conta da batucada da torcida do clube sergipano.
Assim, foi quase com silêncio que a arquibancada reagiu à defesa à queima-roupa de Max, aos 34 minutos, em cabeçada de Alex após cruzamento de Caio. E foi com disposição, mas sem qualquer objetividade, que o Botafogo insistiu no ataque até o árbitro apitar o fim do tempo regulamentar.
Assim, a decisão da vaga ficou para os pênaltis, e o Alvinegro finalmente pôde comemorar a vitória e a classificação. O Botafogo não desperdiçou uma cobrança sequer: marcaram Márcio Rosário, Herrera, Antônio Carlos e Lucas. No River Plate-SE, Bebeto Oliveira e Fábio Júnior isolaram a bola, e só Da Silva concluiu com precisão.
4
botafogo 1 (4) X 0 (1) RIVER PLATE-SE
Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Márcio Rosário e Márcio Azevedo (Alessandro); Rodrigo Mancha, Bruno, Everton (Alex) e Renato Cajá (Fabrício); Caio e Herrera. Max; Gláuber, Bebeto, Valdson e Pedrinho; Bruno Ramos (Lucas), Fernando Pilar, Wallace e Éder (Fábio Júnior); Bibi (Da Silva) e Bebeto Oliveira.
Técnico: Joel Santana Técnico: Ailton Silva
Gol: Bebeto (contra), aos 40 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Márcio Rosário, Bruno, Antônio Carlos (Botafogo), Bebeto Oliveira, Bruno Ramos, Bebeto, Pedrinho, Da Silva (River Plate-SE).
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro. Renda: R$ 74.900,00. Público: 3.137 pagantes (3.901 presentes). Data: 02/03/2010. Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG). Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Helberth Costa Andrade (MG).

Ainda sem levar gols na Libertadores, Cruzeiro garante 0 a 0 com o Tolima

Invencibilidade do setor defensivo se deve à grande forma do goleiro
Fábio, que defendeu um pênalti de Medina, aos 31 minutos do segundo tempo

Por GLOBOESPORTE.COM Ibagué, Colômbia
O Cruzeiro segue invicto no grupo 7 na Taça Libertadores da América. Com um futebol firme e seguro, a equipe mineira garantiu um empate sem gols diante do Tolima, no estádio Manuel Murillo Toro, na cidade de Ibagué, na Colômbia. O time colombiano tentou de todas as formas, e ainda teve um pênalti defendido por Fábio, já no fim da partida.
Montillo Cruzeiro Diego Chara Tolima (Foto: AFP)Montillo lutou bastante no empate do Cruzeiro com o Tolima (Foto: AFP)
Com o resultado, o time brasileiro chegou aos sete pontos na tabela, na liderança absoluta de sua chave. O Tolima, com quatro, é o segundo colocado. Estudiantes, da Argentina, e Guaraní, do Paraguai, ainda se enfrentarão na rodada e aparecem, respectivamente, em terceiro e quarto lugares.
Além de invicto, o Cruzeiro segue com um excelente aproveitamento de sua defesa. Até agora, em três jogos, o time não sofreu sequer um gol, principalmente pelas ótimas atuações do goleiro Fábio, decisivo diante do Tolima.
Pelo Campeonato Mineiro, a Raposa voltará a campo na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), em Juiz de Fora, contra o Tupi. O Cruzeiro é o terceiro colocado do estadual, com 12 pontos ganhos, atrás de América-MG e Atlético-MG. Pela Libertadores, o adversário da quarta rodada será novamente o Tolima, no dia 16, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Pequena superioridade
Diferentemente do que se esperava, o Tolima não mostrou um volume de jogo tão grande, que deixasse o Cruzeiro em apuros em sua defensiva. O time brasileiro, muito seguro, tocava a bola com tranquilidade e chegava ao ataque apenas quando tinha certeza de não correr riscos atrás.
Porém, o gramado ruim, molhado e fofo, atrapalhava bastante o jogo do Cruzeiro, predominantemente de passes curtos. A bola, ‘viva’ no gramado, dificultava o domínio dos atletas, principalmente na entrada da área adversária.
Assim, a alternativa era chutes de longa distância. Em uma dessas jogadas, o Cruzeiro quase abriu o placar. Wallyson, de costas para o gol, fez o papel perfeito de pivô e rolou para Roger, que bateu de primeira. A bomba, caprichosamente, explodiu nas mãos do goleiro Silva, que mandou para a linha de fundo.
Em nenhum momento, o Tolima levou perigo ao gol de Fábio, que fez apenas defesas fáceis. É certo que o Cruzeiro também não teve outras grandes chances de marcar, mas o jogo concentrado no meio-campo favorecia aos visitantes, que já haviam vencido os dois primeiros jogos na competição.
O Cruzeiro, mesmo superior, teve de contar com a ajuda da arbitragem, aos 30 minutos. O auxiliar Carlos Pastorino assinalou impedimento de Medina. Porém, o lance era legal, e o time mineiro escapou de levar o primeiro gol.
Fábio garante o empate
As duas equipes voltaram para o segundo tempo impondo mais velocidade à partida. Tanto Tolima quanto Cruzeiro partiram para o ataque, em busca do primeiro gol. O confronto ficou mais aberto e, consequentemente, melhor.
O técnico da equipe colombiana, Hernán Torres, colocou Parra, mais um jogador do setor ofensivo, e tirou um atleta do meio-campo. Cuca, por sua vez, colocou Thiago Ribeiro na vaga de Wellington Paulista, que não estava bem. As chances de gol começaram a surgir, de ambos os lados.
Não que o resultado de empate fosse o objetivo do Cruzeiro, mas deixar a cidade de Ibagué sem perder não era um resultado muito ruim. Ainda mais depois que o árbitro Jorge Larrionda assinalou pênalti de Pablo sobre Medina. Aos 31 minutos, o próprio Medina cobrou, mas Fábio fez grande defesa, no canto direito.
A partir daí, o Cruzeiro cresceu na partida, mas não o suficiente para conseguir o gol da vitória. Os dois times voltarão a se enfrentar no dia 16, em Sete Lagoas, na Arena do Jacaré.
tolima-col 0 x 0 cruzeiro
Anthony Silva; Vallejo, Arrechea, Julian Hurtado e Feliz Noguera; Diego Chara, Cristian Marrugo, Bolívar, Elkin Murillo (Parra) e Danny Santoya; Medina. Fábio; Pablo, Gil, Victorino e Diego Renan (Leandro Guerreiro); Marquinhos Paraná, Henrique, Roger (Dudu) e Montillo; Wallyson e Wellington Paulista (Thiago Ribeiro).
Técnico: Hernán Torres. Técnico: Cuca.
Motivo: terceira rodada da primeira fase da Taça Libertadores. Local: Manuel Murillo Toro, em Ibagué (COL). Data: 2/3/2011. Horário: 19h30m (de Brasília). Árbitro: Jorge Larrionda (URU). Auxiliares: Mauricio Espinosa (URU) e Carlos Pastorino (URU).
Cartões amarelos: Bolívar (Tolima); Gil (Cruzeiro).

Diego Souza é confirmado como o novo camisa 10 do Vasco

Meia, ex-Atlético-MG, será apresentado nesta quinta-feira, em São Januário

Por Fred Huber Rio de Janeiro
O Vasco já tem o seu novo camisa 10. Nesta quarta-feira, depois de uma grande expectativa, o clube anunciou a contratação de Diego Souza, que estava no Atlético-MG. Ele assinou contrato de quatro anos. A apresentação será nesta quinta, em São Januário. No novo vestiário cruzmaltino, já existe um armário reservado para o jogador, que foi ao clube nesta quarta conhecer as instalações e tirar fotos com a camisa do clube para o site oficial.
Diego Souza Vasco (Foto: Twitpic)Diego Souza ao lado do presidente Roberto Dinamite (Foto: Twitpic)

O valor da transação foi de cerca de R$ 1,150 milhão. A equipe da Colina fez a negociação em parceria com a empresa Traffic, que já detém uma parte dos direitos do atleta, de 25 anos. Apesar de estar na reserva do time mineiro, Diego Souza estava treinando normalmente e era chegou a ser utilizado durante algumas partidas. Ele acredita que poderá fazer sua estreia no novo clube em breve, assim que conseguir ser regularizado.
O meia disse que está animado com o novo desafio de sua carreira. Ele afirmou que chega com a ambição de conquistar o que mais os torcedores vascaínos desejam: títulos.
- A expectativa é muito boa. Estou bastante feliz em vestir a camisa do Vasco, um time de muita tradição no nosso país. Venho para junto com os meus companheiros poder ajudar a nosso clube na busca por títulos - disse ao site oficial.

Contratado pelo Galo por cerca de R$ 7 milhões, Diego Souza não conseguiu repetir em Minas o grande destaque que teve com a camisa do Palmeiras. O meia foi revelado no Fluminense e teve passagens por Benfica, Flamengo, Grêmio e Palmeiras antes de chegar ao Atlético. Além disso, já defendeu a Seleção Brasileira. Ele foi eleito o craque do Brasileiro de 2009, quando atuava pelo Palmeiras.
Ficha técnica:
Nome: Diego de Souza Andrade
Nascimento: 17/06/1985 (25 anos)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Altura: 1,86m
Peso: 89kg

Clubes: 2003 a 2005 - Fluminense; 2005 a 2006 - Flamengo; 2006 - Benfica-POR; 2006 a 2008 - Grêmio; 2008 a 2010 - Palmeiras; 2010 a 2011 - Atlético-MG; 2011 - Vasco.

Títulos: 2001 - Campeonato Sul-Americano - Seleção Sub-17, 2005 - Campeonato Carioca - Fluminense; 2006 - Copa do Brasil - Flamengo; 2007 - Campeonato Gaúcho - Grêmio; 2008 - Campeonato Paulista - Palmeiras.

Atlético-PR faz 3 a 1 no Rio Branco e avança na Copa do Brasil

Guerrón e Lucas marcaram os gols do Furacão, que espera o classificado de Paulista-SP e São José-RS

Por Fernando Freire Curitiba
Guerron gol Atlético-PR (Foto: Ag. Estado)Guerron gol Atlético-PR (Foto: Ag. Estado)
O Atlético-PR venceu o Rio Branco-AC por 3 a 1, na noite desta quarta-feira, na Arena da Baixada. Com o resultado, o Furacão afastou a zebra e avançou na Copa do Brasil. Guerrón e Lucas, duas vezes, fizeram os gols do Rubro-Negro; Anselmo descontou.
Na próxima fase, o Rubro-Negro encara Paulista-SP ou São José-RS. No jogo de ida, o time gaúcho venceu por 1 a 0. Antes, o Furacão pega o Arapongas, em Paranavaí, às 16h20m de sábado, pelo Estadual. Já o Rio Branco volta a campo apenas no dia 13, quando estreia no Campeonato Acriano contra o Nauás.
Furacão domina e abre o placar
O Furacão – que precisava vencer por 1 a 0 ou diferença de pelo menos dois gols – partiu para o ataque logo no início, mas parava na defesa adversária. O Rio Branco, com espaço para contra-atacar, foi o primeiro a assustar, em cobrança de falta do meia Anselmo.
Para fugir da marcação, os jogadores do Rubro-Negro se movimentavam na frente. Lucas recuava, Kleberson avançava pela direita e Guerrón trocava de lado com Madson. Isso confundiu a defesa acriana e o equatoriano abriu o placar. Ele recebeu de Lucas e bateu no canto do goleiro para colocar o Atlético em vantagem.
Depois do gol, o jogo ficou equilibrado. O Atlético ameaçou com Paulo Baier em cobrança de falta, Paulinho em chute de fora e Lucas na área. O Rio Branco respondeu com Anselmo e Paulinho Pitbull.
Lucas faz dois e Atlético avança
O equilíbrio do fim do primeiro tempo permaneceu até os 15 minutos do segundo. O Atlético melhorou e passou a criar as melhores chances. Héverton quase marcou de cabeça. Lucas foi mais eficiente. Aos 20, ele aproveitou cruzamento de Guerrón e só desviou para o gol. Aos 24, Lucas fez mais um. Ele recebeu livre no meio e acertou o canto do goleiro André – Furacão 3x0 Rio Branco.
O Rio Branco – que passou a precisar de dois gols para se classificar – descontou aos 37 minutos, com Anselmo após rebote do goleiro Sílvio. O time acriano passou a pressionar o Furacão em busca do segundo gol. Porém, parou na marcação rubro-negra - que garantiu a vitória por 3 a 1 e a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.
botafogo X RIVER PLATE-SE
Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Márcio Rosário e Márcio Azevedo; Rodrigo Mancha, Bruno, Everton (Alex) e Renato Cajá; Caio e Herrera. Max; Gláuber, Bebeto, Valdson e Pedrinho; Bruno Ramos, Fernando Pilar, Wallace e Éder; Bibi e Bebeto Oliveira.
Técnico: Joel Santana Técnico: Ailton Silva
Gol: Bebeto (contra), aos 40 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Márcio Rosário, Bruno (Botafogo), Bebeto Oliveira, Bruno Ramos, Bebeto (River Plate-SE).
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro. Data: 02/03/2010. Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG). Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Helberth Costa Andrade (MG).

Messi perde boas chances, mas se redime e dá vitória ao Barcelona

Argentino garante 1 a 0 sobre o Valencia, no Mestalla, após cruzamento do lateral Adriano. Diferença do líder para o Real Madrid chega a dez pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
Barcelona x Valencia (Foto: AP)Barcelona x Valencia (Foto: AP)
O dia parecia que não era de Lionel Messi. Ainda no primeiro tempo, o artilheiro do Campeonato Espanhol perdeu duas chances incríveis (a primeira com direito a três chutes seguidos) contra o Valencia. Porém, o argentino acertou o pé no segundo tempo e garantiu a vitória de 1 a 0 do Barcelona, no Mestalla, pela 26ª rodada.
O resultado pode deixar o time de Pep Guardiola ainda mais isolado na liderança. Agora, o Barça soma 71 pontos, dez a mais que o Real Madrid. O segundo colocado entra em campo na quinta contra o Málaga, no Santiago Bernabéu. A derrota em casa deixou o Valencia com 51, em terceiro, lugar que dá vaga na próxima Liga dos Campeões (confira a classificação completa).
BRASIL MUNDIAL FC: veja o gol e as chances perdidas por Messi no Mestalla
As duas primeiras grandes chances de Messi aconteceram no primeiro tempo. Aos nove minutos, o lance mais incrível. A zaga do Valencia saiu jogando errado e a bola ficou com o argentino, que entrou cara a cara com Guaita dentro da área. No primeiro chute, defesa do goleiro. Rebote, e Messi bate em cima de Costa. Na sequência, o camisa 10 tentou de novo e voltou a acertar Guaita.
Ainda antes do intervalo, aos 30, Messi fez linda jogada pela direita, passou por dois adversários, entrou na área e encobriu goleiro do Valencia com um belo toque. Porém, a bola passou por cima do travessão. Ficou no quase.
A sorte do camisa 10 mudou apenas no segundo tempo. Mesmo assim, ainda perdeu um "gol feito": aos 15, recebeu pela esquerda, dentro da área, e bateu cruzado, rente à trave esquerda de Guaita. Messi acertou o pé aos 31 minutos. O lateral-esquerdo brasileiro Adriano, que foi titular, entrou pela esquerda e rolou para o craque, que pegou de primeira na marca do pênalti e acertou o canto direito de Guaita.
Foi o 27º gol do camisa 10 do Barcelona, artilheiro do Campeonato Espanhol com três a mais que Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.  Em 26 rodadas, o time catalão tem 23 vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Confira a 26ª rodada completa:
Terça-feiraEspanyol 1 x 2 Mallorca
Sevilla 3 x 0 Sporting Gijón
Quarta-feira
Getafe 1 x 1 Atletico de Madri
Osasuna 0 x 0 Deportivo La Coruña
Real Sociedad 1 x 1 Levante
Villarreal 1 x 0 Hércules
Zaragoza 2 x 1 Athletic Bilbao
Valencia 0 x 1 Barcelona
Quinta-feira
Almería x Racing Santander
Real Madrid x Málaga

Kaio Márcio enfrenta Michael Phelps no Grand Prix de Indianápolis

'Estou confiante em fazer uma boa competição', diz o nadador paraibano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Kaio Márcio no treino de natação no México (Foto: Divulgação)Kaio Márcio durante treinamento de altitude no
México, no mês passado (Foto: Divulgação)
O nadador paraibano Kaio Márcio será um dos destaques brasileiros no Grand Prix de Indianápolis, que será disputado de quinta a sábado. O brasileiro terá como rival a estrela americana Michael Phelps nas duas provas que está inscrito: 100m e 200m borboleta.
- Estou confiante em fazer uma boa competição. Quero nadar bem, apesar de estar saindo de um treinamento pesado - disse Kaio, referindo-se ao período de treinos em altitude no México, no mês passado.
A competição também promete disputados duelos entre os compatriotas Michael Phelps e Ryan Lochte. Eles vão se enfrentar em quatro provas do programa: 100m borboleta, 100m e 200m livre e 200m medley.
O Brasil ainda contará com a participação de Fabíola Molina, Diogo Yabe, Felipe Lima, Eduardo Fischer, Fernanda Alvarenga, Dandara Antonio, Julia Volkmann, Simone Koehler, Vinicius Waked, Glauber Silva, Diego Uchôa, Nicolas Oliveira, Raphael Mattioli, Ricardo Oliveira, Victor Ribeiro, Tatiana Lemos e Julia Gerotto.

FOTOS: Rei Juan Carlos recebe astros do motociclismo espanhol em Madri

Pilotos são homenageados antes de abertura da temporada de categorias

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Jorge Lorenzo juan carlos moto gp (Foto: EFE)Jorge Lorenzo, Toni Elias, Marc Marquez, Laia Sanz, Antoni Bou e Carlos Campano são recebidos pelo Rei Juan Carlos da Espanha para uma homenagem no Palácio Zarzuela, em Madri. (Foto: EFE)
Jorge Lorenzo juan carlos moto gp (Foto: EFE)O rei recebeu os astros do motociclismo espanhol antes da abertura de suas temporadas (Foto: EFE)

Exame aponta ruptura de ligamento, e Bruninho vai desfalcar o Florianópolis

Levantador, que machucou o tornozelo esquerdo durante partida na noite
de terça-feira, ainda não sabe quanto tempo terá que ficar sem jogar

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Bruninho na partida do Cimed contra o Pinheiros no vôlei (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Bruninho: desfalque no Florianópolis
(Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
Um exame de ressonância magnética apontou que o levantador Bruninho, do Florianópolis, rompeu um ligamento do tornozelo esquerdo e teve outros dois parcialmente afetados. Com isso, ele está fora de pelo menos uma partida, a desta quinta-feira, contra o Santo André.

Bruninho torceu o tornozelo na noite de terça-feira, no primeiro set do jogo contra o Londrina. O Florianópolis perdeu por 3 sets a 0, dando fim à invencibilidade de 12 jogos.

- Felizmente não houve fratura, o que seria o quadro mais grave. O negócio agora é iniciar o tratamento para que eu possa voltar a jogar o mais rápido possível, pois quero ajudar o Florianópolis a lutar por mais um título da Superliga - disse o jogador.

O exames foram feitos em São Paulo. Bruninho, que participou dos quatro títulos da Superliga conquistados pelo Florianópolis, segue para Santo André para acompanhar o time nesta quinta.

- Faço questão de ficar com o grupo e ficar na torcida pelos meus companheiros.

Santos descarta Ney Franco como 'tampão'. Ideia é contrato longo

Presidente santista disse que estava 'brincando' quando cogitou ter o treinador da Seleção sub-20 por apenas três meses. Bielsa também na lista

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
Neymar dá primeiro pedaço de bolo para o técnico Ney Franco (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)Neymar e Ney Franco juntos na Seleção. Dupla pode
se reencontrar na Vila (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, reafirma que Ney Franco é o nome com o qual o clube está trabalhando para substituir Adilson Batista, demitido no domingo passado. No entanto, o dirigente descarta ter Ney por um período determinado. O treinador trabalha como coordenador das categorias da Confederação Brasileira de Futebol. Além disso, comanda a Seleção Brasileira sub-20. Com tantos compromissos, Ney teria dificuldades para deixar a CBF. Em entrevista ao SporTV, na última segunda-feira, o dirigente chegou a cogitar a hipótese de ter o técnico somente até o fim da Taça Libertadores.
Nesta quarta, porém, ele afirmou que estava brincando. Que não tem sentindo contratar um treinador por apenas três meses.
- A ideia é tê-lo como treinador do Santos. O que eu tinha comentado é que, se o presidente da CBF nos dissesse que não liberaria o Ney, pois ele tem o Campeonato Mundial sub-20 pela frente, eu o queria emprestado. É evidente que é uma brincadeira. Ninguém contrata treinador com prazo determinado - afirmou Luis Alvaro, em entrevista à rádio "Bandeirantes".
O mandatário alvinegro evita hierarquizar sua lista de pretendidos. Diz que Ney Franco é o nome do momento, mas não o define como o primeiro, segundo ou terceiro nome na relaçaõ. Antes de ir atrás de Ney, o Santos tentou Abel Braga.
- Ele tem toda a minha simpatia. É um treinador que trabalha com jovens e que tem experiência latino-americana. Mostrou contra o Uruguai (na última rodada do hexagonal final do Pré-Olímpico, no Peru) que tem o perfil do Santos, de ir para cima, fazer gols (o Brasil garantiu o título vencendo a Celeste por 6 a 0). Telefonei para o presidente da CBF (Ricardo Teixeira). Ele chega ao Brasil na semana que vem (está em Zurique, Suíça) e vai conversar com o técnico, ver o seu interesse. Se houver uma convergência, é um nome que me agrada muito.
Luis Alvaro citou ainda o argentino Marcelo Bielsa, que recentemente deixou o comando da seleção chilena, como outro nome pretendido.
- Já havíamos cogitado o Bielsa no ano passado. É um técnico com característica diferenciada de temperamento, mas nada que não dê para climatizá-lo. Está na lista - confirmou.

Em ascensão, jogadores do Timão tentam esquecer crise na diretoria

Fábio Santos e Morais acreditam que saída do gerente William Machado e problemas na direção não vão atrapalhar o rendimento da equipe em campo

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Fabio Santos gol Corinthians (Foto: Ag. Estado)Fábio Santos festeja gol  (Foto: Ag. Estado)
Enquanto a diretoria do Corinthians bate cabeça, dentro de campo o time embalou desde a eliminação na Taça Libertadores. Após a saída do gerente de futebol William Machado, em atrito com alguns aliados do presidente Andrés Sanches, o elenco tenta se manter alheio à crise interna para seguir olhando apenas para a disputa pelo título do Campeonato Paulista.
- Isso (saída) é natural, uma coisa frequente que acontece no futebol. É uma questão que nós procuramos não nos envolver muito. Dentro de campo não vai refletir – afirmou o lateral-esquerdo Fábio Santos.
Aposentado em dezembro, o ex-zagueiro William assumiu o cargo de gerente para estreitar a relação entre elenco, comissão técnica e diretoria. Rapidamente, recebeu os pedidos de reforços de Tite. Entretanto, esbarrou em divergências com o diretor de futebol Roberto de Andrade.
O ápice do conflito foi a contratação de Willian Magrão, do Grêmio. O gerente tinha negociações avançadas com o Tricolor gaúcho, mas, por uma ordem do diretor, foi desautorizado a dar continuidade na transação, passando a prioridade para a vinda do paraguaio Cristian Riveros, do Sunderland-ING. O jogador pode chegar ao clube pelas mãos do empresário Carlos Leite, amigo e velho parceiro de Andrés Sanches.
- Os jogadores não costumam se preocupar tanto com isso. Cada um fazendo sua função bem feita. Temos que só nos preocupar com dentro de campo – ressaltou o ala.
Segundo o meia Morais, o elenco não tinha problemas com William. Enquanto era jogador e capitão da equipe, ele tinha a responsabilidade de negociar as premiações do grupo com a direção e sempre teve bom relacionamento com os companheiros.
- Procuro não me envolver e deixo para a diretoria. Convivi muito com ele como jogador. Sempre foi uma pessoa muito boa. Como gerente, não posso falar nada, mas a relação era boa, tranquila – completou o meio-campista.

Rochemback antecipa, e dirigentes confirmam: Paulão vai para a China

Zagueiro do Grêmio deixa o Grêmio para defender o clube Guangzhou

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Paulão, zagueiro do Grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Paulão deixa o Grêmio para jogar na China
(Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
No final da tarde desta quarta-feira Fábio Rochemback ingressou na sala de conferências do Estádio Olímpico. A primeira pergunta foi sobre a possível troca na defesa titular, saindo Paulão, e entrando Rafael Marques.
Sem titubear, o capitão do Grêmio respondeu com uma naturalidade que surpreendeu a todos:
- Acho óbvio. Já que ele foi vendido, que está saindo do clube, é melhor para dar uma sequência para o Rafael Marques.
Repórteres se entreolharam, a coletiva com o jogador prosseguiu, e ao final os assessores de futebol do clube César Cidade Dias e José Simões entraram na mesma sala. De imediato, saciaram a curiosidade de todos.
- O Paulão viaja amanhã (quinta) para a Bahia, a terra dele, e depois segue para a China. O negócio está bem encaminhado, faltam apenas pequenos detalhes. O Grêmio tem 50% em parceria com o Prudente, e a venda é integral - explicou Simões.
Isso justifica a ida de Paulão a São Paulo na última terça-feira. Lá, ao invés de encaminhar sua renovação de contrato com o Grêmio - como foi anunciado no dia pelos dirigentes - ele estava finalizando junto ao Grêmio Prudente, detentor de metade dos direitos do jogador, sua saída.
- A proposta surgiu, é bem interessante para o Grêmio. Na volta da Colômbia conversamos com ele e foram definidas as bases do negócio. Só falta a assinatura. O presidente do clube chinês esteve aqui, conversou comigo e com o presidente Paulo Odone, e na volta da Colômbia tudo se definiu -  concluiu Simões.
Paulão vai jogar no Guangzhou da China, clube onde atua o atacante brasileiro Muriqui. O Grêmio não revela valores, mas especula-se que a negociação gere para os cofres do clube 2 milhões de euros.

Flamengo cria time feminino de futebol e sonha com Marta

Rubro-negro começa a montar equipe com técnico Kleiton Lima e pensa em ter melhor do mundo no segundo semestre

Por Laura Fonseca São Paulo
Marta melhor do mundo (Foto: Bruno Miani)Flamengo sonha em ver Marta usando a camisa
rubro-negra  (Foto: Bruno Miani)
Na onda de Santos e Corinthians, o Flamengo terá uma equipe feminina de futebol. O responsável por comandar as meninas do time Rubro-negro será Kleiton Lima, ex-técnico das Sereias da Vila (apelido das meninas do Peixe) e treinador da Seleção Brasileira feminina.
Apesar de ainda estar no início, o projeto é ambicioso e sonha em dar a camisa rubro-negra para Marta, eleita a melhor jogadora de futebol pela quinta vez pela Fifa no ano passado e que está atuando pelo Western New York Flash, da liga norte-americana. No ano passado, ela jogou pelo Santos, time que era comandado por Kleiton.
- Isso vai ser um segundo momento. Primeiro é a implantação do departamento, mas a Marta é o sonho de consumo de todos os grandes clubes. A estratégia é de crescimento. Ter a Marta no Flamengo é um objetivo futuro. Ela tem contrato com a liga norte-americana até o final do ano, mas no segundo semestre daria para tentar um empréstimo. Mas agora não dá para buscar, pois estamos na fase inicial de criar e implantar o time feminino no Flamengo. Futuramente buscaremos nomes fortes – afirmou Kleiton.
O evento de lançamento do time feminino do Flamengo está previsto para as 10h do próximo dia 10, na Gávea. O clube não divulgou nada de forma oficial, mas Kleiton confirma. Como o Flamengo ainda não tem estrutura para receber a equipe, foi firmada uma parceria com a prefeitura de Guarujá, cidade no litoral de São Paulo, onde o grupo treinará até que o clube carioca tenha um espaço para as garotas.
A equipe rubro-negra já tem 20 atletas, com nomes como Thaisinha (da Seleção Brasileira), Kleten (do time sub-20), Thaís (goleira que estava na França), Joicinha e Vivi.