segunda-feira, 9 de maio de 2011

Panizo conquista o Pan de ciclismo e põe o Brasil nos Jogos de Londres

Atleta leva o ouro na prova de elite de estrada; país também ganha no sub-23

Por GLOBOESPORTE.COM Rionegro, Colômbia
Gregory Panizo - pódio pan-americano de ciclismo (Foto: Luiz Barbosa/ZDL)Panizo cruza em primeiro e põe o Brasil nas
Olimpíadas de Londres (Foto: Luiz Barbosa/ZDL)
No encerramento do Campeonato Pan-Americano de ciclismo de Colômbia, neste domingo, o paranaense Gregory Panizo arrancou uma vitória em dose dupla para o Brasil. Ele ganhou a medalha de ouro na prova de elite de estrada e, com isso, garantiu ao país a primeira vaga do esporte nas Olimpíadas de Londres em 2012. A vaga vale para o Brasil, e não especificamente para Panizo – é a Confederação que escolhe o atleta que vai aos Jogos.
Para chegar à vitória, Panizo teve de superar desafios como a altitude e dois trechos de subida no circuito de 11 voltas que somavam 176km, com chegada no município de Rionegro. A medalha de prata neste domingo ficou com o chileno Gonzalo Garrido, e o bronze foi conquistado pelo colombiano Luis Felipe Laverde. O brasileiro Renato Seabra chegou em sexto.
Para completar o dia de vitórias para os brasileiros, Gideoni Monteiro terminou na 13ª colocação geral e ganhou o ouro na categoria sub-23. A prata ficou com o argentino Josue Moyano, e o bronze com o chileno Arnold Olavarria.
- Esta prova foi especial, uma vitória que jamais será esquecida. Foi um resultado do trabalho que venho desenvolvendo há vários meses. Competir na Itália me proporciona um ritmo bastante elevado. Só posso dizer que estou realmente feliz – afirmou Gideoni.
Confira os resultados deste domingo:
Elite
1- Gregory Panizo (Brasil) - 4h03min55s - ouro
2- Gonzalo Garrido (Chile) - mesmo tempo - prata
3- Luis Felipe Laverde (Colômbia) - a 2 segundos - bronze
4- Carlos Julián Quintero (Colômbia) - a 1min15s
5- Luis Fernando Macías (México) - a 1min16s
6- Renato Seabra (Brasil) - a 1min16s
Sub-23
1- Gideoni Monteiro (Brasil) - 4h09min37 - ouro
2- Josue Moyano (Argentina) - a 2min41s - prata
3- Arnold Olavarria (Chile) - mesmo tempo - bronze
4- Uri Martins (México) - mesmo tempo
5- Pedro Amauri Palma (Chile) - mesmo tempo

Montanhista comemora escalada no Everest: 'Foi um cume 100% brasileiro'

Sem água e fósforo, e encarando ventos de mais de 100km/h, dupla de alpinistas chegou ao ponto mais alto da maior montanha do mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Nepal
Carlos Santalena e Carlos Canellas encararam a chamada "zona da morte" e chegaram ao ponto mais alto do Monte Everest no sábado. Para chegar lá, porém, não passaram por um caminho de flores. Em condições adversas, mas "esperadas" - como disse Canellas - a dupla brasileira e Rodrigo Raineri (o terceiro integrante da equipe, que não chegou ao topo) encararam ventos fortes, falta de água, de luz e, claro, muito frio. No final, a comemoração foi tripla, pois, além do feito, a equipe festejou o aniversário de Raineri e Santalena. Do acampamento-base, Canellas contou a aventura, publicada no site oficial da expedição.
"Havia um vento forte de 70km/h... o Rodrigo Raineri acabou voltando em uma parte da subida, nós estivemos juntos sempre, mas ele decidiu voltar porque o vento estava muito forte para voar e porque nós estávamos sem água também, nós tivemos um problema com a hidratação, mas no fim acabou tudo certo. Nós começamos a descida e não encontramos ninguém, tanto na subida como na descida, foi um cume 100% brasileiro, estava um dia muito bom..."
Carlos Canellas e Carlos Santalena Monte Everest (Foto: Divulgação / Grade6)Carlos Canellas e Carlos Santalena chegam ao cume do Monte Everest (Foto: Divulgação / Grade6)
"... Nós voltamos para o campo 4 e encontramos o Rodrigo fazendo água para nós na medida do possível, porque a gente não tinha fósforo, então esse foi um problema sério, passamos uma noite complicada no campo 4 com ventos de mais de 100km/h e a barraca que eu estava ficou destruída, mas não foi nada grave, uma noite esperada para quem está no Everest... baixamos finalmente para o campo 2 onde tinha uma barraca esperando e uma estrutura boa para nós, dormimos lá para descansar e para nos recuperar, foi uma noite muito agradável, estava uma noite fria mas tínhamos uma estrutura para tudo que a gente precisa ali no campo 2..."
Cume Monte Everest (Foto: Carlos Santalena / Grade6)Do cume, a vista do Everest (Foto: Carlos Santalena / Grade6)
"... Hoje baixamos para o campo base do monte Everest. É uma data especial, pois fizemos o cume e hoje nós estamos comemorando o aniversário do Rodrigo Raineri e, amanhã, o aniversário do Carlos Santalena. Então não poderia ser melhor."

Chilavert faz crítica aos jogadores brasileiros: 'São uns maricones'

Ex-jogador paraguaio explica razões para ter cuspido em Roberto Carlos e acha injusto quando os brasucas reclamam de preconceito

Por GLOBOESPORTE.COM Salta, Argentina
Chilavert (Foto: AFP)Chilavert é ídolo do Velez, da Argentina (Foto: AFP)
O ex-goleiro paraguaio José Luis Chilavert criticou a postura dos jogadores brasileiros em polêmica entrevista ao jornal argentino "El Tribuno". Ao ser perguntado sobre o episódio em que cuspiu na cara do lateral Roberto Carlos, após a vitória da Seleção Brasileira sobre o Paraguai por 2 a 0, em jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, Chilavert relatou:
- Depois da partida, ele veio e me disse: "Índio, nós ganhamos por 2 a 0". Os brasileiros são umas bichonas. Quando lhes convém, dizem que são discriminados, mas eles fazem exatamente o mesmo.
O paraguaio lembrou da infância difícil que teve e revela que passou anos sem saber o que era vestir um calçado.
- Eu e meus irmãos vivíamos descalços até os sete anos. Jogávamos futebol e nossa bola era uma toranja verde - detalhou.
Além da língua afiada, Chilavert ficou mundialmente conhecido pelos gols que fez durante sua carreira. Segundo maior goleador da história entre os goleiros, o paraguaio foi superado por Rogério Ceni em 2006. O brasileiro já alcançou a marca de 100 gols na carreira e o rival chegou a brincar com a situação, afirmando que Ceni é um bom aluno.

Engenheiro da RBR coleciona vitórias na F-1 e ajuda Vettel na luta pelo bi

Adrian Newey já viu 111 triunfos de carros que saíram das suas pranchetas

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Quem vê Sebastian Vettel voando na pista e vencendo três das quatro primeiras corridas do ano pode não imaginar que, em termos de talento, o alemão não está sozinho na RBR. Por trás da pilotagem de Vettel está o cérebro do engenheiro Adrian Newey. O comentarista Reginaldo Leme mostra que o britânico, há três anos na RBR, coleciona vitórias na Fórmula 1 há muito mais tempo. Ao todo, foram 111 triunfos de carros que saíram de suas pranchetas de desenho (confira no vídeo ao lado).
Confira mais vídeos do Jornal Nacional
Newey trabalhou na Força Aérea Britânica antes de se aventurar no automobilismo. O começo da carreira nos bastidores das pistas foi há 30 anos, na equipe Fittipaldi. Depois, chegou a trabalhar com o brasileiro Maurício Gugelmin, na March. Carros projetados por ele venceram provas de 1991 a 1997, e depois de 1998 a 2005. Agora, o engenheiro empresta seu talento à RBR, atual campeã de construtores e pilotos, com o título de Vettel no ano passado.
 

Siegmann promete acelerar busca por reforços para o Brasileirão

Elenco colorado passará por reformulação ainda neste semestre

Por clicRBS e Rádio Gaúcha Porto Alegre
Falcao Giovanni Luigi Roberto Siegmann treino Internacional (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Siegmann (esq.), Luigi (centro) e Falcão no treino do
Inter (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
Independentemente do resultado do Gre-Nal de domingo, válido pela decisão do Gauchão, o grupo do Inter sofrerá reformulações. Nesta segunda-feira, o vice de futebol Roberto Siegmann prometeu uma reflexão sobre o trabalho que vem sendo feito no Beira-Rio.
E mais: a direção admite carências no elenco. Por isso, irá acelerar o processo de contratações visando ao Brasileirão.
– Esse é um processo que vínhamos tratando há mais tempo. Sabemos que precisamos reforçar para o Brasileirão. Temos algumas posições com carências de opções. Com a Libertadores, que não nos deixava tempo para respirar, não tivemos essa oportunidade. Agora, tentaremos antecipar isso. Afunilaremos possibilidades de contratações – discursou.
Por outro lado, o dirigente evitou a citar a palavra “ciclo”. Mas disse que a renovação é gradual e natural.
– Prefiro não ser tão definitivo. Falar em ciclo me lembra algo de uma mudança radical. No futebol de modo geral temos uma renovação natural. Própria – argumentou.
Siegmann quer reforços para fazer com que o grupo acirre as disputas por posições:
– Sem definir como um fim de ciclo, o Inter tem que pensar em buscar jogadores com qualidade. Entendemos que a disputa por posição seja algo extremamente saudável. Temos que buscar jogadores com qualidade para disputar todas as posições.
Entre as prioridades, dois atacantes, um lateral-direito e um zagueiro. Até então, o único reforço é o de Fabrício, jogador que atua tanto no meio como na lateral esquerda.

Fernandão pede para sair, e Tricolor aceita; falta só assinar a rescisão

Atacante estava insatisfeito com a reserva. Seu destino é incerto

Por Marcos Guerra São Paulo
Fernandão na coletiva do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Fernandão: fim da linha no São Paulo
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
O atacante Fernandão procurou a diretoria do São Paulo para rescindir seu contrato com o clube. Depois de passar quase três meses machucado, o jogador foi reintegrado ao time há duas semanas, mas já percebeu que terá poucas chances como titular. Por isso, pediu para sair. Uma reunião na quarta-feira entre o empresário de Fernandão, o ex-lateral Paulo Roberto, e o diretor de futebol do Tricolor, João Paulo de Jesus Lopes, deve selar a rescisão de forma amigável. O destino de Fernandão ainda é incerto.
- Ele manifestou interesse em deixar o São Paulo porque temos um elenco forte e grande. Ele é um cara muito digno. Ele nos procurou e estamos conversando - disse João Paulo de Jesus Lopes.
- Ele vem sendo pouco aproveitado. E conversamos sobre o que era melhor não só para o São Paulo, mas também para a carreira dele. Se houver uma rescisão será algo amigável, mas não tem nada feito - emendou o dirigente, sem confirmar que a reunião será na quarta-feira.
Fernandão estreou no São Paulo em 12 de maio do ano passado, contra o Cruzeiro, pela Taça Libertadores. O atacante fez duas excelentes partidas contra o time mineiro, mas, na sequência, caiu de produção.

Junior e Andrade estudam processo por uso de imagem sem autorização

Ex-jogadores estão indignados por não terem sido consultados para autorização no lançamento do relógio comemorativo

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
RELÓGIO   FLAMENGO (Foto: Divulgação)Relógio do Flamengo (Foto: Divulgação)
Mal foi lançado e o relógio do Flamengo, lançado para comemorar o aniversário de 30 anos do título mundial, já precisa acertar seus ponteiros. Jogadores campeões mundiais em 1981 que aparecem na foto utilizada pela marca Hublot como Andrade e Junior estão indignados por não terem sido consultados para autorização do uso da imagem. A princípio, os ex-jogadores conversaram para tentar resolver a questão, mas caso não haja uma definição o caso pode parar na Justiça. Os ídolos esperam receber pela propaganda.
- Colocaram a foto num outdoor enorme numa estrada (no Shopping Fashion Mall, em São Conrado) onde passam milhares de carros por dia. Sem autorização. Este é o caso. Conversamos (os ex-jogadores) para saber o que fazer – afirmou Junior, atual comentarista da Rede Globo que fotografou o outdoor em São Conrado.
Na imagem que retrata a conquista em Tóquio, aparece a tradicional foto com Andrade, Zico, Junior e Leandro.
Pelo contrato com a Hublot, o Flamengo vai receber US$ 460 mil (R$ 740, 7 mil). Os relógios serão vendidos em duas séries de 250 unidades. Cada um custa R$ 42 mil. O Flamengo já está ciente do problema, e a Hublot vai retirar as imagens, além de estudar uma forma de ressarcir os ex-jogadores sem que o caso termine na Justiça.

Força do elenco do Coritiba será posta à prova diante do Palmeiras

Próximo de recorde mundial de vitórias consecutivas, Coxa terá apenas seis titulares no jogo da volta das quartas de final da Copa do Brasil

Por Luciano Balarotti Curitiba
Anderson Aquino coritiba gol cianorte (Foto: Geraldo Bubniak / Agância Estado)Anderson Aquino segue na vaga de Marcos Aurélio
(Foto: Geraldo Bubniak / Agância Estado)
A força do elenco do Coritiba, um dos segredos do time para a excelente campanha em 2011, será novamente posta à prova no jogo de quarta-feira, às 21h50m, contra o Palmeiras, no Pacaembu. O Coxa terá cinco desfalques para confirmar a classificação às semifinais da Copa do Brasil, encaminhada após a goleada por 6 a 0 no primeiro confronto, no Couto Pereira.
Além de Eltinho e Marcos Aurélio, afastados há mais tempo, o técnico Marcelo Oliveira perdeu os suspensos Léo Gago e Rafinha e o lesionado Pereira para o jogo em São Paulo. Assim, Lucas Mendes e Anderson Aquino seguem entre os titulares, enquanto Willian e Everton Ribeiro ganham naturalmente as vagas no meio-campo.
A única surpresa mesmo é a escalação de Demerson, que recentemente voltou de empréstimo ao Botafogo-SP, na zaga. O defensor será o 29º atleta a defender o Alviverde em 2011, e não esconde a satisfação por ganhar a oportunidade em um time que não sabe o que é perder no ano, e que busca a 25ª vitória consecutiva, ampliando o recorde nacional e se aproximando da melhor marca internacional.
- Espero que vá muito longe ainda, espero que a gente consiga ampliar esta sequência de vitórias e que consiga fazer um bom jogo na quarta-feira. Acho que o Coritiba hoje é um dos clubes a ser batido. Mas temos que continuar com a mesma concentração, com os pés no chão e a cabeça no lugar para seguir conquistando os resultados.
Com a sequência atual, de 24 vitórias, o Coritiba já ocupa o quarto posto no seleto grupo de equipe com mais triunfos consecutivos, atrás apenas do português Benfica, com 29 vitórias seguidas entre 1971 e 1973; do croata Dínamo Zagreb, com 28, em 2006; e do escocês Celtic, com 25, entre 2003 e 2004.
Apesar da marca expressiva, o técnico alviverde afirma que a equipe ainda tem muitos objetivos a buscar na temporada e destaca os principais fatores que contribuem para a campanha vitoriosa.
- O recorde é secundário, mas o objetivo é passar de fase. Os resultados até então nos foram favoráveis graças à união de todos, ao bom nível técnico dos jogadores e à entrega, principalmente. Este é o diferencial, é a marcação forte de todos para ter a bola e buscar o gol. Além disso, temos um exercício diário de conversas, de que não chegamos ainda a este segundo objetivo, mas que ele se tornou mais próximo com o resultado. Se confirmarmos a classificação ficamos a quatro jogos de uma conquista, encurtando o caminho.
Para seguir vencendo e buscar também o título da Copa do Brasil, que seria o segundo da temporada, Oliveira justifica suas escolhas para o confronto de quarta-feira.
- No meio entra o Everton Ribeiro, que já vem substituindo o Rafinha. O Willian é o substituto natural do Léo e estas duas ausências foram administradas em função do placar mais amplo no primeiro jogo. E resolvi dar uma chance ao Demerson, que vem treinando muito bem. Ele e o Cleiton são zagueiros muito bons, mas resolvi dar esta oportunidade para que ele ganhe ritmo, porque vai nos ajudar muito daqui para frente.

Festa encerrada: campeão estadual, Ceará se concentra à espera do Fla

No dia seguinte ao título, jogadores do Vozão só pensam no jogo de volta da Copa do Brasil

Por Richard Souza Direto de Fortaleza
Torcida colada no alambrado do CT, jogadores sorridentes, entrevista coletiva concorrida. A segunda-feira pós-título foi movimentada no Ceará. Campeão cearense arrastão (expressão usada para dizer que o clube venceu os dois turnos do estadual), o Vozão quase não teve tempo para comemorar. Na próxima quarta, o time recebe o Flamengo, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. A vitória por 2 a 1 no Rio dá o direito de empatar ou até perder por 1 a 0, mas não relaxa os jogadores.
- Temos a vantagem, mas precisamos da vitória, sim. Vamos entrar para vencer. O resultado foi feito, nós temos a vantagem, mas vamos entrar para ganhar - disse o meia Geraldo.
jogadores no treino do Ceará (Foto: Richard Fausto / GLOBOESPORTE.COM)Após título estadual, atletas voltam aos treinos nesta segunda (Foto:Richard Fausto / GLOBOESPORTE.COM)
O 40º título estadual fortalece a equipe para o compromisso mais importante da temporada até então. Se passar pelo Flamengo, o clube estará a quatro jogos do título e da Libertadores da América.
- Sabemos o que está acontecendo, e a concentração é máxima. Pensamos somente nesse jogo. O campeonato estadual já faz parte do passado. A comemoração já passou. Vamos enfrentar uma equipe que está acostumada a decidir. A ansiedade vem do lado de lá e do lado de cá, você fica na expectativa, conta as horas para começar o jogo. Vamos procurar aproveitar a vantagem para conseguir outra vitória - frisou o camisa 10.
Destaque do jogo no Engenhão, o goleiro Fernando Henrique, campeão da Copa do Brasil de 2007 e do Brasileirão 2010 com o Fluminense, vive boa fase e demonstra confiança na conquista da classificação.
- Espero que a bola não chegue no gol. Se chegar, estou pronto para ajudar os companheiros. Nosso grupo é excelente, tem jogadores confiantes e preparados.
Na volta aos treinos, os titulares fizeram um trabalho regenerativo leve, enquanto os demais participaram de uma atividade técnica. A delegação já iniciou a concentração. O apronto para a decisão será na tarde desta terça-feira, às 16h.

Ceará e Flamengo vão jogar às 21h50m (de Brasília). O Rubro-Negro precisa vencer por dois gols de diferença ou por um, desde que a partir de 3 a 2. Se devolver o placar do Rio, leva a decisão para os pênaltis.

Do píer, Pepê e Rico a Slater, Irons e Occy, Rio revive sua história no surfe

Após dez anos sem receber a elite do Circuito Mundial, cidade aproveita a onda para resgatar a cultura de um esporte que nasceu em meio à ditadura

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Era uma época em que carregar uma prancha - de 12kg, 15kg - despertava desconfiança. Recém-nascido na década de 60, o surfe carioca cresceu em meio à ditadura militar. E dois verdadeiros meninos do Rio, Rico de Souza e Pepê Lopes, abriram as portas da cidade para o esporte. Anos mais tarde, um Kelly Slater ainda cabeludo conquistou ali o primeiro de seus dez títulos mundiais, em 1992. Já hexa e careca, ele estava de férias quando o Arpoador viu Andy Irons aparecer em 2001, mesmo ano em que Mark Occhilupo, hoje aposentado, quase foi parar numa delegacia. A cidade, que na última década ficou à margem do Circuito Mundial, volta a respirar surfe com o Rio Pro, que começa nesta quarta-feira, na Barra da Tijuca ou, dependendo das condições, no Arpoador. O SporTV.com vai transmitir ao vivo. Leia mais notícias de surfe.
Campeonato Skol no píer de Ipanema em 1972 (Foto: Divulgação)Campeonato no píer de Ipanema em 1972 (Foto: Divulgação / em parceria com Rico Surf)
Rico de Souza, embaixador do surfe no Brasil, guarda com carinho todas as lembranças. Da primeira prancha de fibra, em 1966, das primeiras ondas no píer de Ipanema, na década de 70. O pico era ponto de encontro da vanguarda carioca. Ditava moda, comportamento. Fernando Gabeira, Gal Costa,... Eram intelectuais, artistas, jornalistas. E o surfe, de seu jeito, ousava desrespeitar as leis impostas pela ditadura. Gabeira, hoje, acompanha a filha, Maya, uma das convidadas pela organização do campeonato.

Houve época em que era proibido surfar entre 8h e 14h. E só era permitido pegar onda até 200 metros dos cantos das praias.
Rico surfando no píer de Ipanema (Foto: Arquivo Pessoal)Rico de Souza surfando no píer de Ipanema
(Foto: Arquivo Pessoal / Rico Surf)
- Lembro de diversas vezes estar surfando e minha prancha ser apreendida e ter de ir buscá-la no batalhão da Polícia Militar, algumas vezes no de Copacabana ou no da São Clemente – escreveu Rico em seu blog.

As ondas do píer se formavam com perfeição por conta da dragagem. A areia retirada da água era depositada ali ao lado, e o local ganhou o apelido de Dunas de Ipanema. As dunas da Gal.

Foi em uma direita do píer que Rico conheceu Pepê, então um garoto de 13 anos, louro e cabeludo. No fim do dia, já eram amigos. Passou a fazer algumas pranchas para o menino que, em 1976, venceu a primeira etapa do Mundial realizada no Brasil. Onde? No Arpoador, claro. Pepê, que depois se tornou campeão mundial de voo livre, morreu em 1991, em um acidente no Japão.

Do título de Pepê no Arpoador até 2001, último ano do Mundial na cidade, foram muitas histórias nas areias cariocas. A maior delas em 1992, com a primeira vitória de Slater. Em 1994, Plínio Ribas, irmão de Victor Ribas, perdeu uma polêmica final de WQS para o careca - ainda cabeludo. Plínio saiu do mar - naquele dia com ondas miúdas - da Barra da Tijuca aplaudido. Slater, vaiado. O público não concordava com as notas.

Mais tarde, o americano disse que Plínio era o melhor surfista em ondas pequenas que ele já tinha visto. Mal sabia que o brasileiro pouco sabia nadar. Só competia bem quando o mar estava pequeno.

Em 2000, um já polêmico Sunny Garcia sagrou-se campeão na Barra da Tijuca. Seu primeiro e único título mundial. O havaiano, hoje com 40 anos e uma passagem pela cadeia - três meses, por sonegação fiscal - ainda disputa campeonatos e, portanto, ainda pode voltar para um WQS.
surfe Mark Occhilupo Mundial Arpoador 2001 (Foto: ASP)Occy no Mundial de 2001, no Arpoador (Foto: ASP)
Em 2001, ano da despedida do Rio, o australiano Mark Occhilupo teve de ser escoltado do palanque até o mar para disputar as semifinais. Isso porque, minutos antes, ele tinha sido visto com um cigarro de maconha na pedra do Arpoador. Occy não compete mais.
- Não era eu – disse, com um sorriso maroto, ao GLOBOESPORTE.COM.
Daquele ano, fica ainda a lembrança de Andy Irons, que aproveitava a ausência de Slater para mostrar seu talento no Circuito Mundial. Na estreia da etapa carioca, fez a maior pontuação – 25,00 pontos em 30 possíveis. Mas caiu na seguinte, diante de Trent Munro. O australiano seguiu até a final e derrotou Occy para ser campeão.
Foi uma temporada que terminou cedo, com apenas cinco etapas. As outras foram canceladas depois dos atentados de 11 de setembro. O americano CJ Hobgood foi o campeão. Um título que, até hoje, ainda não o convenceu. Diz ser "um campeão esquecido".

Andy naquele ano terminou em décimo. Nas três temporadas seguintes, conquistou o caneco. O último deles na catarinense Imbituba, que até o ano passado recebeu a etapa brasileira. Andy morreu em novembro, sob circunstâncias ainda não esclarecidas. Slater, seu maior rival, não sabe se continua ou para. O maior da história volta à cidade que primeiro o consagrou.
Adriano Mineirinho, Rico e Eric de Souza (Foto: Arquivo Pessoal)Mineirinho aos 13 anos, com Rico e Eric de Souza
(Foto: Arquivo Pessoal / Rico Surf)
O Brasil terá seis representantes no Rio Pro, apenas um deles nascido no estado: Raoni Monteiro, de Saquarema. A maior esperança está na prancha de um paulista do Guarujá: Adriano de Souza, o Mineirinho. Quarto colocado no ranking, ele tem 24 anos. Dava os primeiros passos naquele longíquo 1992. Tinha 14 quando o Circuito Mundial passou pelo Rio.

- Estou superinstigado. Sei que vai todo estar torcendo – disse.
 

Temporada 2011 do Cartola FC está aberta com mais interatividade

Mercado fecha às 16h30m do sábado, 21 de maio, para a primeira rodada

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Cartola FC (Foto: montagem)Pontapé inicial para o Cartola FC 2011 foi dado
nesta segunda, dia 9 de maio (Foto: montagem)
Chegou a hora! Após quase cinco meses de espera, o Cartola FC SporTV está novamente com o mercado aberto para negócios. O Campeonato Brasileiro só começa no dia 21 de maio, mas a partir desta segunda-feira, o cartoleiro já pode começar a armar a sua equipe para a primeira rodada.
Esta será a sétima temporada do Cartola FC. Para os marinheiros de primeira viagem, aqui vai uma rápida explicação. Após se inscrever no jogo e criar um time, o internauta faz a sua escalação com base nos elencos dos 20 participantes da Série A. De acordo com o desempenho real dos atletas, uma pontuação será atribuída à sua equipe, que pode participar de ligas públicas e privadas.
Clique aqui para acessar a página inicial do Cartola FC.
A interatividade, que sempre foi uma marca do fantasy game do futebol brasileiro, tem uma grande novidade no ambiente interno do jogo. Agora, o internauta pode tirar onda com os amigos, mandar as suas barbadinhas ou até fazer um elogio aos adversários no Mural, que é acessado pela barra fixa inferior, que foi simplificada neste ano para que as informações mais importantes ganhem destaque.
cartola mural (Foto: SporTV)Mural é mais uma melhoria na interatividade para os usuários do fantasy game do futebol (Foto: SporTV)
Qualquer mensagem colocada no Mural pode ser instantaneamente replicada no Facebook, caso o cartoleiro faça essa opção. Por falar na rede social, esta será a nossa principal ferramenta de interação com os jogadores. Acesse pelo link "www.facebook.com/cartolafc" para dar o seu pitaco.
cartola facebook (Foto: Reprodução/Facebook)Comunidade no Facebook é um espaço para o cartoleiro poder se manifestar (Foto: Reprodução/Facebook)
O nosso Twitter (twitter.com/cartolafc) continua sendo uma forma ágil de dar recados para os fanáticos pelo game. Portanto, siga-nos para estar sempre bem informado. O Blog do Cartola (sportv.globo.com/platb/cartolafc/) também continua ativo para fazer comunicados sobre o jogo e o andamento das atualizações de cada rodada.
A grande novidade do Cartola 2011, revelada pelo SporTV.com na última quinta-feira, é o Hall da Fama. O usuário vai poder desafiar os próprios limites em busca de conquistas pessoais. A cada desafio superado, o cartoleiro ganha a insígnia correspondente ao feito em três níveis: base, profissional e super craque.
Por exemplo, se o time fizer três gols na rodada, o cartola leva a Chuteira de Bronze (base), se marcar seis, ganha a Chuteira de Prata (profissional) e, com nove gols assinalados, arremata a Chuteira de Ouro (super craque). Pode parecer difícil levar a insígnia de Fair Play do último nível (nenhum cartão na rodada), mas não é impossível se você escolher bem a sua equipe.
cartola hall da fama (Foto: SporTV)Hall da Fama é a maior novidade para o internauta traçar metas individuais de desempenho (Foto: SporTV)
No meio da última temporada, uma nova página inicial, antes de efetuar o login, foi inaugurada com dicas para fazer as escalações. Ela será mantida e, durante a rodada, irá mostrar a sua pontuação parcial na medida em que os scouts das partidas vão sendo lançados no sistema.
Além disso, o aplicativo do Cartola FC para iPhone será atualizado provavelmente em julho. Com ele, também serão criados dois novos para o iPad e o Android.
Para que o Cartola não fosse ao ar sem os atletas prováveis, já que as partidas acontecem apenas daqui a duas semanas, nos baseamos nos últimos jogos de cada equipe. Ao longo dessa primeira semana, ainda vamos indicar as suspensões e lesões sem esquecer das contratações que podem ocorrer nesta época do ano.
O mercado fica aberto até as 16h30m (de Brasília) do sábado, dia 21 de maio, duas horas antes das partidas iniciais do Brasileirão. Escale, compartilhe e viva a experiência de um verdadeiro dirigente do futebol nacional, porque o Cartola FC SporTV 2011 já começou.
 

Caio Jr. visita Marechal Hermes e conhece versão mirim de Maicosuel

Treinador dá conselhos à garotada e diz que pretende dar mais chances aos novatos no time principal

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
A visita de Caio Júnior ao Centro de Treinamento das categorias de base do Botafogo, em Marechal Hermes, na tarde desta segunda-feira, teve um momento curioso. O técnico já se preparava para ir embora quando foi abordado por um pequeno jogador, muito parecido com um velho conhecido seu. O lateral-esquerdo Lucas, de 11 anos, é “sósia” de Maicosuel. Envergonhado, o menino trocou algumas palavras com o treinador alvinegro, que o aconselhou a treinar bastante.
Caio Junior com Lucas do Botafogo em Marechal Hermes (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)Caio Junior com Lucas: rosto e sorriso de ídolo (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)
Acabado o papo com o técnico, chegou o momento da entrevista coletiva. Lucas precisou driblar a timidez, mas não mostrou a mesma agilidade do Mago.
- Fiquei muito feliz de falar com ele (Caio Júnior). Eu sonho conhecer todos os jogadores. Principalmente o Maicosuel, que é meu ídolo. É uma emoção muito grande. Estou nervoso por dar entrevista – admitiu o menino, arrancando risos de quem estava por perto.
O comandante visitou o CT da base para conhecer as instalações e dar conselhos aos futuros jogadores alvinegros. Em pouco mais de uma hora no local, o treinador conversou com técnicos da base, dirigentes, funcionários e, claro, teve um bate-papo com os garotos.
Caio Junior com categorias de base do Botafogo em Marechal Hermes (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)Caio Junior conversa com atletas: olhos e ouvidos atentos (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)
Tal qual  um ídolo, Caio era observado atentamente por muitos pares de olhos que tentavam entender o que devem fazer para realizar um sonho. Tecnicamente, o treinador salientou que é precisou que eles sejam profissionais e que saibam atuar em mais de uma posição. Como professor, Caio pediu que eles não deixem de estudar e que tentem aprender a falar inglês.
Roosevelt das categorias de base do Botafogo em Marechal Hermes (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)Roosevelt nem piscou durante a palestra de Caio Jr.
(Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)
- Vim aqui para mostrar que o profissional tem que se integrar com a base. Somos um só. Tem que mostrar a esses garotos que é muito possível chegar no profissional, que não existe uma distância tão grande assim. No time que eu joguei no Grêmio, quase todos eram oriundos das categorias de base. Eu sei o que isso significa. Eu estou aqui disposto a ajudar nesse trabalho que o Botafogo tem feito muito bem. Gosto de trabalhar com pessoas sérias, que fazem um trabalho sério – disse Caio Júnior.
A lição, pelo visto, foi aprendida pelos jogadores. Roosevelt, de 12 anos, nem piscava enquanto Caio dava uma pequena palestra. O garoto, que chegou a cumprimentar todos os jornalistas na porta do CT, disse que já sabe o que vai fazer.
- Ele falou que tem que se dedicar muito. E estudar. Nunca fiz curso de inglês, porque não tenho tempo, mas já vi que vou ter que fazer – disse o menino, que cursa a 7ª série.
Caio Júnior pretende continuar se aprofundando mais sobre os assuntos das categorias de base. Neste sábado, a equipe de juniores fará um amistoso contra o time principal. A ideia é que a comissão técnica do time profissional tenha cada vez mais contato com a base.

Acidente com lateral direito Marcos assusta o grupo do Bahia

Carro em que o jogador viajava rodou na pista e caiu em uma ribanceira na BR-242. Apesar do susto, ele sofreu apenas um corte no pé

Por Bruno Wendel e Eric Luis Carvalho Salvador
O Bahia seguiu para Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira, com um desfalque de última hora. O lateral Marcos sofreu acidente de carro na tarde de sábado, teve um corte profundo no pé direito e ficou em Salvador para se recuperar (confira as imagens do veículo do atleta após a batida). No lugar dele viajou Lucas, recém-promovido das divisões de base.
.Marcos sofreu um acidente de carro na tarde do último sábado. O lateral dirigia seu carro na BR-242, em direção a Seabra, sua cidade natal, na região da Chapada Diamantina, quando perdeu o controle do veículo na região próxima ao distrito de Mucugezinho.

- Eu estava indo passar o dia das Mães em Seabra, mas a pista estava muito molhada. Perdi o controle do carro que derrapou, capotou e caiu em uma ribanceira. Fui salvo pelo cinto de segurança e pelo airbag - contou.
acidente de carro de Marcos, lateral do Bahia (Foto: Acervo pessoal do jogador)Carro do jogador Marcos após acidente em ribanceira (Foto: Acervo pessoal do jogador)
Apesar do susto, o lateral sofreu apenas um corte no pé. Porém, antes mesmo da avaliação médica, o jogador já se mostrava conformado de que não estaria apto para viajar.

- Acho que não vai dar. O ferimento foi bem no lugar onde bato na bola. Pelo que estou vendo, está bem complicado – disse o jogador, que foi afastado logo em seguida.
O acidente assustou o grupo tricolor. Um dos melhores amigos do acidentado, Avine foi o primeiro a receber a receber a notícia.
- Ele me ligou logo após o acidente. Fiquei muito preocupado, queria ir até a cidade dele. Graças a Deus, não foi nada tão grave – disse o lateral.

O treinador René Simões também comentou o ocorrido.
Lateral Marcos acidente (Foto: Divulgação)Marcos cuida dos ferimentos (Foto: Divulgação)
- Recebi a notícia no sábado. Quando me contaram de um acidente de graves proporções, fiquei preocupado. Imaginei algo muito pior, com lesões, algo assim. Ficamos mais tranquilos quando soubemos a situação real. Convoquei o Lucas porque sabemos que vai demorar para cicatrizar.
Chamado às pressas, o lateral Lucas disse que apesar de surpreso, espera agarrar a oportunidade.

- Eu não esperava, mas agora é ficar atento às orientações do professor René. O Adherbal (auxiliar administrativo do clube) me acordou na concentração e mandou eu arrumar as malas. Eu nem tive tempo de falar direito com o Marcos, só apertei a mão dele rapidamente.
A expectativa do departamento médico do Bahia é de que o lateral esteja totalmente recuperado do ferimento no pé antes da estreia do Tricolor no Campeonato Brasileiro, no dia 22 de maio, contra o América-MG.
 

Para Zagallo, R10 não tem condição de jogar pela Seleção: ‘Jamais’

Em seminário sobre Copa de 2014, ex-treinador critica recentes atuações do rubro-negro. Kaká, no entanto, ‘tem condições’ de atuar com amarelinha

Por Márcio Iannacca e Thiago Lavinas Rio de Janeiro
Mário Jorge Lobo Zagallo não poupou palavras ao comentar se Ronaldinho Gaúcho teria condições físicas para disputar a Copa de 2014. Segundo o ex-treinador, que conquistou quatro Mundiais, dois como atleta, um como treinador e outro como coordenador, o camisa 10 do Flamengo deveria ser “vetado” por Mano Menezes da competição e até de vestir a camisa da Seleção Brasileira.
– O Ronaldinho Gaúcho mostrou uma qualidade técnica e habilidade fora do comum no Barcelona. Mas em uma posição de 30 metros de distância. Ele ganhou tudo de ouro lá. Quando ele foi para o Milan já não era o mesmo jogador, ficou na reserva e foi para o Flamengo. O Luxemburgo (Vanderlei, técnico do Fla) está tentando colocá-lo novamente na melhor posição possível, nos 30 metros. Ele não é jogador de 100 metros. Ele é jogador de 30 metros. Para vestir a camisa da Seleção Brasileira, ele não tem mais condições orgânicas para isso. É um craque, mas jogar como meio-campo na amarelinha, jamais – disse Zagallo, em seminário sobre o Mundial do Brasil, antes de ser perguntado sobre o aproveitamento de Ronaldinho como atacante por Carlos Alberto Parreira.
– De atacante tem que ser melhor que os outros (atacantes). O Mano Menezes tem jogadores na função bem melhores do que ele. Com 31 anos (atualmente), daqui a três anos ele de ponta de lança... Meu Deus do céu – afirmou.
Zagallo foi além e afirmou que o treinador do Flamengo está fazendo o possível para Ronaldinho atuar da melhor maneira possível. Porém, na opinião do ex-treinador, se o atleta não está rendendo, a culpa não é do comandante rubro-negro.
– No Flamengo ele joga de uma maneira. E o Luxemburgo está colocando onde ele deve jogar. Se ele não está jogando é problema dele, não do Luxemburgo. Ele está na melhor posição possível. Para ser chamado como atacante tem que ser melhor do que os outros que têm lá. O Mano hoje tem jogadores melhores do que ele atualmente.
ronaldinho gaucho flamengo treino (Foto: Fábio Borges / Vipcomm)Para Zagallo, Ronaldinho não rende no Flamengo por culpa própria (Foto: Fábio Borges / Vipcomm)
Por outro lado, Zagallo ainda vê Kaká, do Real Madrid, na Seleção Brasileira.
– Tem condição – encerrou o Velho Lobo.
Mano preferiu não polemizar com as críticas de Zagallo, elogiou os dois jogadores e comentou a sua postura na Seleção.
– É uma questão de respeito na condução do trabalho. O grupo que vai para Copa América é com quem participou de jogos até aqui. Nesse ano já trouxe uns jogadores mais experientes que antes não eram chamados. O grupo da Copa América vai seguir essa ideia.
A próxima convocação de Mano Menezes será no próximo dia 19 de maio. O treinador divulgará a lista para os jogos contra a Holanda, no dia 4 de junho, no Serra Dourada, em Goiânia. Quatro dias depois, o time canarinho vai enfrentar a Romênia, no Pacaembu, em São Paulo. O jogo marcará a despedida de Ronaldo Fenômeno da Seleção Brasileira.
Zagallo no seminário da Copa  (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)Zagallo no seminário da Copa do Mundo de 2014, nesta segunda (André Durão / GLOBOESPORTE.COM)

Luis Álvaro: 'Com Zé Roberto, dá para encarar o Barcelona pau a pau'

Presidente do Santos demonstra tanta empolgação com possível retorno do meia que já sonha até com uma final do Mundial com o clube catalão

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Zé Roberto do Hamburgo (Foto: Getty Images)Zé Roberto já avisou ao Santos que não ficará no
Hamburgo (Foto: Getty Images)
Demonstrando uma gigantesca empolgação com o rendimento do Santos na Libertadores, o presidente do clube, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, mostrou em entrevista à Rádio Globo que já sonha com uma final do Mundial de Clubes da Fifa em dezembro, no Japão. E mais: com um baita reforço no time, o meia Zé Roberto, que está no Hamburgo, da Alemanha.
Luis Álvaro já escolheu até o adversário: o Barcelona, que encara o Manchester United na decisão da Liga dos Campeões, dia 28, em Londres, na Inglaterra.
- Com o Zé Roberto dá para jogar com o Barcelona pau a pau – disse Luis Álvaro, à Rádio Globo.
O dirigente afirmou que as conversas com Zé Roberto estão adiantadas.
- Falta acertar a remuneração. Já tivemos um primeiro contato. O contrato dele vai até 30 de junho e ele já decidiu que não vai renovar. É um jogador que cairá como uma luva no nosso time, mas só viria em agosto, depois da Libertadores, na janela de transferências da Fifa.
Luis Álvaro não esconde que é fã do meia de 36 anos, que teve ótima passagem pelo Santos logo após a Copa do Mundo de 2006.
- Estou otimista. Conversei com ele no ano passado. Eu não o conhecia pessoalmente, era só fã de arquibancada. Ele se mostrou extraordinariamente respeitável, foi um papo amistoso. Eu disse que sonhava com ele no Santos e ele assumiu o compromisso de dar prioridade ao Santos. Juntou a fome com vontade de comer.
O meia passou pelo Santos entre 2006 e 2007, com sucesso de crítica e público. Dentro de campo, vestiu a camisa 10 e foi o maestro da equipe que só caiu nas semifinais da Taça Libertadores de 2007. Fora dele, conquistou a torcida e causou comoção em sua saída. Na época, ele foi para o Bayern de Munique. Ano passado, transferiu-se para o Hamburgo.
O jogador, que completa 37 anos em julho, é visto no clube como o substituto ideal de Paulo Henrique Ganso, que dificilmente ficará na Vila Belmiro após a disputa da Taça Libertadores. No entanto, em reuniões com os dirigentes, o técnico Muricy Ramalho disse que os dois jogadores podem atuar juntos. A esperança do técnico é que Ganso continue no Peixe pelo menos até o fim do ano.
A única chance de o meia esticar sua permanência no Peixe é com o título da Taça Libertadores. Ele não poderá mais atuar na competição, por causa de uma lesão muscular sofrida durante clássico contra o Corinthians, domingo passado, primeira partida da final do Campeonato Paulista. No entanto, de acordo com membros do estafe do jogador ouvidos pelo Globoesporte.com, a possibilidade de disputar o Mundial Interclubes no fim do ano pode seduzir o jogador.