quarta-feira, 25 de junho de 2014


Ludivine e Sandra, mulheres dos jogadores Bacary Sagna e Patrice Evra, vestiram as camisas 15 e 3 da França de seus maridos, e publicaram uma foto a caminho do Estádio Maracanã, onde a seleção francesa encara o Equador, às 17h (de Brasília), nesta quarta-feira. As duas estão no Brasil para acompanhá-los na disputa da Copa do Mundo. Ludivine, por exemplo, já postou imagens na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro.

Ludivine Sagna ao lado do filho do lateral da França

Esposa e Evra no Maracanã


- A caminho da partida com Sandra #CopadoMundo #VamosLesBleus - comentou a mulher de Sagna.

Ludivine Sagna e Sandra Evra vão ao Maracanã ver a França

Ludivine


Quem também está no Maracanã é a mulher de Yohan Cabaye, Fiona Cabaye, e a namorada de Remy.

Mulheres e namoradas dos jogadores da seleção da França

Fiona Cabaye no Maracanã

Lombard se machuca, e Woodley enfrenta Dong Hyun Kim em Macau

Pesos-meio-médios estão escalados para o card do dia 23 de agosto

Por Las Vegas
48 comentários
Com apenas duas lutas agendadas até o momento, o card do UFC Macau já ganhou uma alteração. Após Hector Lombard se machucar, a organização do Ultimate escalou Tyron Woodley para enfrentar o sul-coreano Dong Hyun Kim, pelo peso-meio-médio (até 77kg), para o evento do dia 23 de agosto, na China, que terá os pesos-médios (até 84kg) Cung Le e Michael Bisping fazendo a luta principal na ocasião.
Woodley lutou há pouco tempo, no dia 14 de junho, no UFC 174, quando foi derrotado por Rory McDonald por decisão unânime. Ele tem 13 vitórias e três derrotas na carreira. Kim, por outro lado, vem de quatro triunfos consecutivos, após enfileirar Paulo Thiago, Siyar Bahadurzada, Erick Silva e John Hathaway. No cartel, são 19 vitórias, duas derrotas, um empate e um "No Contest" (luta sem resultado).
MONTAGEM - UFC Dong Hyun Kim e Tyron Woodley (Foto: Agência Getty Images)Dong Hyun Kim e Tyron Woodley se enfrentam em Macau (Foto: Agência Getty Images)
UFC Macau
23 de agosto de 2014, em Macau (CHN)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Cung Le x Michael Bisping
Peso-meio-médio: Dong Hyun Kim x Tyron Woodley

Ray Longo: Lyoto tem queixo fraco, e Weidman fará o que quiser com ele

Treinador do americano aposta em nocaute de seu pupilo na disputa do título dos médios, no dia 4 de julho, em Las Vegas (EUA), pelo UFC 175

Por Las Vegas
234 comentários
Os discursos de Chris Weidman e Lyoto Machida têm sido respeitosos quando falam sobre a luta do dia 5 de julho, no UFC 175, em Las Vegas (EUA). Entretanto, o treinador do campeão dos pesos-médios, Ray Longo, resolveu subir o tom na hora de avaliar os pontos fracos do brasileiro e apostou em nocaute do seu pupilo, já que, em sua opinião, o Dragão não tem queixo para suportar golpes potentes.
- Acredito que ele tem um queixo muito fraco e que isso é seu maior buraco. Se Weidman acerta este ele cara, ele o machucará bastante. Lyoto gosta de controlar o ritmo da luta. Não acho que ele goste de ser pressionado - disse Longo, em entrevista ao "MMA Fighting".
Montagem MMA UFC - Chris Weidman x Lyoto Machida (Foto: Reprodução/UFC)Chris Weidman e Lyoto Machida vão lutar no dia 5 de julho (Foto: Reprodução/UFC)
Ray Longo sequer cogita que Chris Weidman tenha dificuldades para manter o cinturão dos médios no Ultimate.
- Acho que Weidman vai fazer o que sempre faz. Ele vai entrar no, andar pra frente e se impôr sobre Machida. Ele vai fazer Machida lutar seu jogo e, provavelmente, vai acabar com ele. Tem uma boa chance de Weidman fazer o que quiser com ele - concluiu.
UFC 175
5 de julho de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-médio: Chris Weidman x Lyoto Machida
Peso-galo: Ronda Rousey x Alexis Davis
Peso-pesado: Stefan Struve x Matt Mitrione
Peso-médio: Uriah Hall x Thiago Marreta
Peso-galo: Russell Doane x Marcus Brimage
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Urijah Faber x Alex Caceres
Peso-meio-médio: Ildemar Marajó x Kenny Robertson
Peso-médio: Chris Camozzi x Bruno Carioca
Peso-galo: Rob Font x George Roop
Peso-médio: Kevin Casey x Bubba Bush
Peso-médio: Luke Zachrich x Guilherme Bomba

UFC desembarca em San Antonio,
casa do time pentacampeão da NBA

Ainda restam ingressos para evento, cuja luta principal deve definir próximo
desafiante ao cinturão de José Aldo

Por Direto de San Antonio, EUA
3 comentários
O Ultimate desembarca neste fim de semana em San Antonio, no Texas, EUA, com o “UFC: Swanson x Stephens”, que pode definir o próximo desafiante ao cinturão peso-pena de José Aldo. A cidade, que leva o nome do santo casamenteiro em espanhol, recebe aproximadamente 26 milhões de turistas por ano e é famosa pelo time pentacampeão da NBA, San Antonio Spurs. Aliás, é na casa do time de basquete, a AT&T Center Arena, que acontece o evento deste sábado. Com capacidade para 18.581 lugares, o local  é também sede do time de basquete feminino San Antonio Silver Stars e do time de hóquei no gelo San Antonio Rampage e vai abrigar, no próximo mês de julho, um show da popstar Lady Gaga.
Arena San Antonio  (Foto: Evelyn Rodrigues)A arena em San Antonio receberá o evento deste fim de semana (Foto: Evelyn Rodrigues)
Nesta terça-feira, o local estava fechado para excursão escolar, mas a bilheteria funcionava normalmente:
- Já temos alguns setores esgotados, mas ainda restam ingressos de praticamente todas as faixas de preço. Devemos vender mais entradas a partir de quinta-feira - previu a atendente que não quis se identificar.
camisa título Arena San Antonio (Foto: Evelyn Rodrigues)Campeão da temporada da NBA, os Spurs
emprestarão sua casa (Foto: Evelyn Rodrigues)
Nem a lojinha de produtos do Spurs estava aberta nesta terça, mas um grupo de turistas insistia em entrar no local. Eles estavam atrás de produtos do campeão da NBA:
- Só mais tarde - insistia o segurança.
Os fãs que ainda quiserem comparecer ao UFC deste sábado devem desembolsar de 64 a 714 dólares ( cerca de R$ 147,20 a R$ 1.624,00). A três dias do card, eles começam a desembarcar na cidade timidamente. Em compensação, os que já moram aqui aproveitam a oportunidade para ficarem ainda mais perto de seus ídolos:
- É a primeira vez que o UFC vem para San Antonio. Somos a terra do basquete, mas nesse fim de semana vamos apoiar o MMA - declarou Roberto Lopez, de 24 anos, que mora em San Antonio, mas decidiu utilizar suas economias para se hospedar no mesmo hotel em que os lutadores do UFC.
- Não posso perder a oportunidade de vê-los de perto, né? - justifica.
O Combate transmite o "UFC: Swanson x Stephens" ao vivo e na íntegra com exclusividade no próximo sábado, a partir de 20h30 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha em Tempo Real, com transmissão em vídeo ao vivo da primeira luta, entre Anthony Hamilton e Oleksiy Oliynyk. Na véspera, sexta-feira, canal e site exibem a pesagem do evento ao vivo a partir de 17h.
Arena San Antonio (Foto: Evelyn Rodrigues)O astro Tim Duncan tem sua imagem destacada na arena que abrigará o UFC Swanson x Stephens
(Foto: Evelyn Rodrigues)
Confira o card completo:

UFC: Swanson x Stephens
28 de junho de 2014, em San Antonio (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: Cub Swanson x Jeremy Stephens
Peso-médio: Kelvin Gastelum x Nicholas Musoke
Peso-médio: Andrew Craig x Cezar Mutante
Peso-pena: Ricardo Lamas x Hacran Dias
Peso-médio: Clint Hester x Antônio Braga Neto
Peso-leve: Joe Ellenberger x James Moontasri
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Carlos Diego x Colton Smith
Peso-galo: Cody Gibson x Johnny Bedford
Peso-médio: Andy Enz x Marcelo Guimarães
Peso-mosca: Ray Borg x Shane Howell
Peso-pesado: Anthony Hamilton x Oleksiy Oliynyk

Depois de anunciar mudança de CEO, Bellator faz corte de 21 lutadores

Brasileiros Carlos Eduardo e Rodrigo “Ratinho” Lima estão entre os atletas
liberados pela organização, assim como ex-campeão de GP dos pesados.

Por Las Vegas
9 comentários
Rodrigo Ratinho lutador de MMA (Foto: Ivan Raupp)Ratinho está fora do Ballator (Foto: Ivan Raupp)
Depois de anunciar a substituição de seu CEO, Bjorn Rebney, pelo ex-presidente do Strikeforce, Scott Coker, e a mudança de formato no casamento de lutas, o Bellator fez, nesta terça-feira, um grande corte de lutadores. No total, 21 atletas foram liberados pela empresa de seus respectivos contratos, entre eles os brasileiros Carlos Eduardo, que chegou às quartas de final no último GP dos pesos-meio-pesados e o carioca Rodrigo “Ratinho” Lima, da Team Nogueira. O campeão do quinto torneio dos pesos-pesados da organização, Eric Prindle, também estava na lista de demitidos.
A informação foi publicada inicialmente no fórum do Sherdog, porém confirmada em seguida pelo Combate.com com a organização.
Confira a lista dos atletas liberados pelo Bellator:
Frank Baca
Keith Berry
Nathan Coy
Isaac DeJesus
Jared Downing
Carlos Eduardo
Jason Fischer
David Gomez
Sergej Grecicho
Trey Houston
Jeremy Kimball
Nick Kirk
Anthony Lemon
Anthony Leone
Rodrigo Lima
Travis Marx
Hiroshi Nakamura
Adam Parkes
Eric Prindle
Eric Smith
Tim Welch

Hacran Dias sofre com dieta na reta
final de preparação: “Alface e frango"

Lutador da Nova União perde em torno de 15 kg durante todo o processo de
desidratação. Ele enfrenta Ricardo Lamas neste sábado em San Antonio

Por Direto de San Antonio, EUA
7 comentários
Em San Antonio desde o último sábado para o “UFC: Swanson x Stephens”, o brasileiro Hacran Dias está na reta final de preparação para o duelo contra Ricardo Lamas, que acontece neste sábado na cidade americana. Nesta terça-feira, ele recebeu a equipe do Combate.com no hotel em que está hospedado e falou sobre os ajustes finais de seu treino e, é claro, sobre a dieta e o processo de desidratação pré-pesagem:
- Eu estou na pior fase agora, que é perder peso. É a fase mais chata que tem, não só para mim como para todos os lutadores. Para você ter uma ideia, esse aqui foi o meu almoço: só alface e frango. Acabou já, foi meu almoço e janta. Estou doido para chegar logo sexta-feira, porque a pesagem é a primeira parte mais difícil para o atleta, depois vem a luta. O que me dá mais forças para conseguir isso é ver a foto dos meus dois amores: minha filha e minha esposa - disse o atleta olhando para uma foto da família que estava salva em seu celular.
Hakran Dias (Foto: Evelyn Rodrigues)Hakran e o sacrifício para se manter em forma (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Eu perco muito peso. Perco em torno de 15 kg e, para bater 66 kg, que é o limite da categoria, eu me sacrifico um pouco. Mas eu estou conseguindo perder bem, o Marlon Sandro está aqui comigo, estamos trabalhando certinho, já baixei bem o peso desde que cheguei - completa.
Questionado sobre o que mais sente falta de comer durante a fase de desidratação, o lutador explica que gosta de um cardápio variado. Ele, inclusive, revela que já pensa até na sua primeira refeição depois que chegar ao Brasil.
- Sinto falta de tudo. Já mandei uma lista para a minha mulher. Pedi para a minha mãe fazer dois bolos, para a minha esposa fazer um pudim, frango, batata, macarrão e arroz. Quando eu acabei de falar ela respondeu: “Nossa, isso tudo?”. Mas ela sabe que eu como muito - brinca.
O lutador aproveitou para falar sobre a sua recuperação da lesão que sofreu nas mãos. Sem lutar desde maio de 2013, quando foi derrotado por Nik Lentz, Hacran tinha uma espécie de calo ósseo nas duas mãos, que estava dificultando a sua performance dentro do octógono. No início do ano, ele precisou passar por cirurgia na mão direita e acabou sendo retirado do duelo contra Tatsuya Kawajiri, no UFC Cingapura, em janeiro. Recuperado da primeira operação, agora o atleta planeja fazer a cirurgia na mão esquerda, depois de enfrentar Ricardo Lamas:
Hakran Dias (Foto: Evelyn Rodrigues)O lutador comentou sobre as lesões nas mãos (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Eu tive um problema nas mãos, porque já não estava conseguindo bater desde que a luta contra o Rodrigo Damm foi cancelada. Eu ía lutar com a mão baleada, estava fazendo infiltração direto e, quando a luta contra o Kawajiri foi cancelada, foi porque não aguentava mais socar, não estava aguentando mais bater. Foi então que o Dedé (Pederneiras) achou melhor a gente operar.  Eu tirei o calo só de uma, mas ainda falta tirar da outra mão. Estava querendo lutar logo, então não podia operar tudo de uma vez só. Depois que eu lutar contra o Lamas, vou operar a outra e, se Deus quiser, vai dar tudo certo.
O duelo entre Hacran e Lamas será a segunda luta do card principal deste sábado. Será, também a oportunidade do brasileiro enfrentar o terceiro colocado no ranking peso-pena do UFC e ex-adversário de seu companheiro de time, José Aldo:
- É uma oportunidade boa para mim, porque o Lamas acabou de disputar o cinturão contra o José Aldo. Eu fiz o camp todo com o Junior e a galera toda me ajudou nos treinos, da mesma forma que o ajudou para aquele combate. Também conversei bastante com o Junior. É uma boa luta para mim, pois, com certeza, se eu ganhar dele fico bem visto entre todos. Treinei bastante para isso e não importa se ele é o terceiro, o primeiro ou o quarto, vou agir como se ele fosse qualquer atleta e vou chegar lá e botar para quebrar. Naquela luta do Aldo contra ele, deu para ver muita coisa, porque foram cinco rounds. O que eu mais vi é que o Lamas chuta mais do que soca, ainda mais quando você começa a pressioná-lo. Ele entra, mas não tanto assim, gosta de entrar nas pernas e trabalhar a guilhotina e a  gente se preparou bastante para isso. Vai dar tudo certo - finalizou.
Hakran Dias (Foto: Evelyn Rodrigues)Hakran Dias (Foto: Evelyn Rodrigues)
Aos 29 anos, Hacran Dias tem um cartel de 21 lutas, duas derrotas e um empate. Já Ricardo Lamas, tem 31 anos, 13 vitórias e três derrotas.
O Combate transmite o "UFC: Swanson x Stephens" ao vivo e na íntegra com exclusividade no próximo sábado, a partir de 20h30 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha em Tempo Real, com transmissão em vídeo ao vivo da primeira luta, entre Anthony Hamilton e Oleksiy Oliynyk. Na véspera, sexta-feira, canal e site exibem a pesagem do evento ao vivo a partir de 17h.

Confira o card completo:

UFC: Swanson x Stephens
28 de junho de 2014, em San Antonio (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: Cub Swanson x Jeremy Stephens
Peso-médio: Kelvin Gastelum x Nicholas Musoke
Peso-médio: Andrew Craig x Cezar Mutante
Peso-pena: Ricardo Lamas x Hacran Dias
Peso-médio: Clint Hester x Antônio Braga Neto
Peso-leve: Joe Ellenberger x James Moontasri
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Carlos Diego x Colton Smith
Peso-galo: Cody Gibson x Johnny Bedford
Peso-médio: Andy Enz x Marcelo Guimarães
Peso-mosca: Ray Borg x Shane Howell
Peso-pesado: Anthony Hamilton x Oleksiy Oliynyk

Georges St-Pierre participa de defesa de "Rei da Maconha" de Nova York

Ex-campeão dos pesos-meio-médios do UFC assina carta em que admite amizade com traficante preso Jimmy Cournoyer: "Nunca o julguei"

Por Nova York
8 comentários
Georges St-Pierre (Foto: Rodrigo Malinverni)Georges St-Pierre escreveu carta falando de sua
amizade com Cournoyer (Foto: Rodrigo Malinverni)
Um traficante preso em Nova York, identificado pela imprensa local como "Rei da Maconha", conta com uma celebridade do mundo da luta como parte de sua estratégia de defesa, em julgamento em corte federal: Georges St-Pierre. O ex-campeão dos pesos-meio-médios do UFC assina uma carta detalhando seu relacionamento com Jimmy Cournoyer, canadense de 34 anos que admitiu recentemente ser um dos maiores fornecedores de maconha do estado de Nova York.
O advogado de Cournoyer, Gerald McMahon, incluiu cartas de parentes e amigos do traficante em sua defesa, em que descrevem o criminoso como vítima do divórcio de seus pais durante sua adolescência e buscam desmitificar sua imagem como mafioso rico com estilo de vida de celebridade. De acordo com o jornal canadense "Montreal Gazette", uma das cartas incluídas é assinada por Georges St-Pierre.
"Meu nome é Georges St-Pierre, sou campeão do mundo do UFC. Estou escrevendo esta carta concernendo meu grande amigo Jimmy Cournoyer", começa o documento, segundo o jornal. A partir daí, o lutador conta que conheceu o traficante num restaurante em 2009 e rapidamente se tornou seu amigo. Os dois teriam viajado para Ibiza numa ocasião e Cournoyer inclusive se tornou parceiro de sparring de GSP.
"Jimmy se tornou como um irmão para mim. Nós viajamos juntos, treinamos juntos, fomos a restaurantes, boates, e nos divertimos muito. Jimmy é um amigo muito leal que eu respeito demais. Nunca julguei Jimmy. Na verdade, o que ele estava fazendo (com) sua vida não era da minha conta. Temos uma relação muito humana; nós dividimos as mesmas paixões, que são fitness e artes marciais", continua a carta. St-Pierre também revela no documento que já visitou Cournoyer duas vezes na cadeia desde que ele foi preso, em 2012, e diz que terá "um lugar para ele ao meu redor" quando sair da prisão.
St-Pierre não está sendo acusado ou investigado por envolvimento nos negócios do traficante. Ele também não admite nenhum uso de substâncias ilícitas na carta.
Cournoyer deveria ter sido sentenciado na sexta-feira passada, mas a promotoria conseguiu um adiamento, e a pena deve ser revelada em agosto. Como parte de seu acordo, Jimmy Cournoyer admitiu culpa de participação em conspiração entre 1998 e 2012, e confessou ter traficado nos EUA pelo menos 100 toneladas de maconha cultivada em Quebec, no Canadá. Ele também teria traficado pelo menos 83kg de cocaína, e também admitiu participar de lavagem de dinheiro. Por conta do acordo, Cournoyer se compromete a cumprir 20 anos de prisão obrigatória, mas ainda está sujeito a prisão perpétua, e terá de abrir mão de US$ 11 milhões (R$ 24,2 milhões) apreendidos pela polícia em Laval, Quebec, de acordo com o jornal "New York Post".
A promotoria alega que Cournoyer era conectado a mafiosos poderosos de Montreal e Nova York. Já a imprensa americana divulgou que St-Pierre não era a única celebridade com conexão ao traficante: o ator Leonardo DiCaprio teria frequentado seu círculo social, e ele teve um relacionamento amoroso com a modelo brasileira radicada no Canadá Amelia Racine.

Ganês descarta W.O. contra Portugal: 'Jogaremos mesmo sem dinheiro'

Técnico James Appiah explica boicote e diz que situação vai ser resolvida nesta quarta-feira. Meia Atsu descarta a possibilidade de o time não entrar em campo

Por Brasília, DF
Comente agora
Duas noites sem dormir, muitas reuniões e negociações. O técnico de Gana, James Appiah, explicou em entrevista coletiva, nesta quarta-feira, em Brasília, o boicote organizado pelos jogadores da seleção africana, que cobram o pagamento da premiação para a disputa da Copa do Mundo. Na última terça-feira, os atletas se recusaram a treinar e deixaram um representante da Fifa esperando a delegação no local que deveria acontecer a atividade, no CT dos Bombeiros, em Brasília. A atitude serviu como um ultimato à Associação Ganesa de Futebol para resolver o problema. E o pagamento está previsto para acontecer até o fim do dia na concentração
Sempre calmo e sereno nas respostas, James Appiah espera que a situação esteja resolvida nas próximas horas. Os jogadores não aceitaram que o pagamento fosse feito via transferência bancária e exigiram dinheiro vivo. A quantia, que gira em torno de US$ 3 milhões (cerca de R$ 6,7 milhões), está vindo para Brasília após o presidente do país africano, John Dramani, se comprometer com os atletas de que resolveria o problema. 
Falo para eles esquecerem a parte financeira. Mas é difícil
Appiah
- Há uma questão sobre o pagamento da premiação, mas o governo do país e a federação estão cuidando disso. E vai ser solucionado em duas ou três horas. Isso deveria ter sido resolvido antes, mas não foi. (...) Não durmo há duas noites. Não é o melhor cenário para mim. Como disse antes, isso deveria ser resolvido antes da competição. E não posso mais ficar repetindo para eles "o dinheiro vai chegar, o dinheiro vai chegar". Falo para eles esquecerem a parte financeira. Mas é difícil. Agora o presidente de Gana interveio na questão e vai ser resolvido (...) Receber o dinheiro vai motivá-los - disse James Appiah.
Appiah e Christian Atsu, coletiva Gana (Foto: Reuters)Técnico James Appiah e o meia Christian Atsu durante a coletiva Gana nesta quarta-feira, em Brasília (Foto: Reuters)

Questionado se a seleção de Gana não entraria em campo se o pagamento não fosse realizado, o meia Christian Atsu, de 22 anos, garantiu que esta possibilidade não vai acontecer. E prometeu que o time vai lutar pela classificação para as oitavas de final.
- Estamos na maior competição do mundo. Mesmo que o dinheiro não chegue, vamos esquecer tudo e entrar em campo. Não vamos deixar de jogar se o pagamento não acontecer. O que houve foi uma decisão importante que tomamos. Agora, isso passou. Amamos a nossa nação e queremos jogar por ela - disse o jogador do Chelsea, da Inglaterra.
Appiah admitiu que a questão atrapalha a preparação para o jogo decisivo contra Portugal. Aos 53 anos, ele treina a seleção desde abril de 2012 e foi o primeiro treinador local a qualificar o Gana para uma Copa do Mundo. Durante toda a coletiva, ele procurou defender os jogadores dos comentários de que estão colocando a parte financeira à frente do sonho de disputar uma Copa do Mundo e defender as cores do país africano. Ele explicou também que o impasse aconteceu porque a Fifa distribui o dinheiro às federações somente depois da Copa, mas as nações africanas têm por hábito pagar os atletas antes. 
- É um direito dos jogadores receber o dinheiro e foi prometido que o pagamento aconteceria antes de vir para o Brasil. É o mesmo dinheiro pago aos jogadores do mundo inteiro. A Fifa repassa o dinheiro para os países, que pagam os jogadores. Seria certo receber algo que foi prometido. Mas os jogadores estão focados. Vamos deixar isso para trás e entrar em campo para dar o melhor de nós. Defender cores da nossa bandeira é nosso grande objetivo. 
Segurança não preocupa Atsu
Outra curiosidade dos jornalistas era saber por que os jogadores exigiram o pagamento em espécie, quando seria muito mais simples e rápido realizar uma transferência bancária. Appiah explicou que isso tem relação com a cultura do país. 
- A prática em Gana sempre foi pagar em dinheiro, e não por transferência bancária. Alguns jogadores nem têm conta em bancos em Gana. O sistema (bancário) é todo diferente do que vocês estão acostumados na Europa. Mas é uma prática comum entre a gente - disse.
O jogo contra Portugal é decisivo para Gana, mas ficou em segundo plano. O principal assunto da coletiva girava em torno do dinheiro. Diante dos diversos questionamentos sobre a polêmica da premiação, o representante da Fifa deu uma pausa nas perguntas para o técnico James Appiah, relembrou a todos os jornalistas que o jogador Christian Atsu também estava presente na sala e resolveu fazer uma pergunta básica e ele sobre a partida: "Atsu, o que você espera da partida contra Portugal?"
- Todos os jogadores estão focados na partida contra Portugal. Tivemos uma reunião com nosso capitão e mostramos que estamos focados. Sabemos que essa partida é muito importante para o nosso povo - respondeu o jogador, meio sem graça.
O personagem mudou, mas o foco seguiu o mesmo. Após a "pergunta oficial", o boicote e a ameaça de greve voltaram aos holofotes. Atsu admitiu que a pressão em cima da seleção agora é muito maior após o episódio. Um fracasso em campo pode significar muitas críticas aos jogadores, que poderiam ser chamados de "mercenários". 
Para os jogadores seria ruim uma derrota, já que as pessoas vão culpar a questão financeira. Não temos mais opções. Precisamos vencer de qualquer forma e fazer nosso povo orgulhoso
Atsu
- A partida é muito importante para todos os ganeses, não só para os jogadores. Para os jogadores seria ruim uma derrota, já que as pessoas vão culpar a questão financeira. Não temos mais opções. Precisamos vencer de qualquer forma e fazer nosso povo orgulhoso.
Questionado se ele não estava preocupado com a segurança, já que com o pagamento da premiação teria muito dinheiro em mãos, Atsu mostrou-se tranquilo. E riu quando foi perguntado onde iria guardar tantas notas e se colocar "debaixo do colchão" era uma possibilidade. 
- É uma pergunta difícil para mim (risos). A gente vai guardar na nossa bolsa e vamos ter que trancar em algum lugar, né? E depois vamos transferir o dinheiro para nossas contas bancárias.
Antes da coletiva, Dramani Mahama, presidente da Associação Ganesa de Futebol, anunciou por meio de nota oficial que o pagamento aos jogadores será feito nesta quarta. Em meio à turbulência nos bastidores com o incômodo acerto financeiro entre dirigentes e jogadores, a seleção vive o momento mais importante na Copa. O time ganês precisa vencer Portugal, nesta quinta-feira, em Brasília, por dois gols de diferença e ainda torcer por uma vitória simples da Alemanha sobre os Estados Unidos, em Pernambuco.
Uma hora de Messi é suficiente, e Argentina bate a Nigéria "em casa"
Craque marca dois e é poupado. Com vitória por 3 a 2, hermanos encaram Suíça nas oitavas e só pegam Brasil em eventual final. Nigerianos avançam
 
 
A CRÔNICA
por Cahê Mota
394 comentários
Somente uma hora de Messi, e para que mais? Na comemoração atrasada do aniversário de 27 anos, o craque voltou a brilhar, deu à Argentina o primeiro lugar no Grupo F da Copa do Mundo e descansou. De brinde, empatou com Neymar na artilharia do Mundial. Diante de uma multidão de argentinos que invadiu Porto Alegre, Leo fez dois gols, arrancou, driblou, armou e foi o destaque da vitória por 3 a 2 sobre a Nigéria, nesta quarta-feira, no Beira-Rio, no encerramento da primeira fase. Aos 17 do segundo tempo, saiu de campo ovacionado para dar lugar a Ricky Alvarez e se poupar visando às oitavas de final. Rojo marcou o terceiro dos hermanos.
Em meio à empolgação, um alerta: os dois gols de Musa para os nigerianos deixaram claro a fragilidade da defesa argentina. Da linha de quatro, apenas o herói Rojo faz bom Mundial, enquanto Garay, Fede e Zabaleta dão espaços e exibem exageradas doses de insegurança. No ataque, Lavezzi substituiu um lesionado Agüero ainda no primeiro tempo e despontou como boa opção. Di María teve sua melhor atuação na Copa, enquanto Higuaín, apesar da luta e maior movimentação, decepcionou mais uma vez.
A Nigéria, que perdeu para Argentina pela quarta vez nos últimos seis Mundiais, também não tem do que reclamar. Com quatro pontos, contou com a ajuda da Bósnia, que venceu o Irã, e avançou para as oitavas de final. Na próxima fase, os hermanos enfrentam a Suíça, segunda colocada do Grupo E, terça-feira, às 13h (de Brasília), na Arena Corinthians, em São Paulo, enquanto os africanos encaram a França, melhor da outra chave, no Mané Garrincha, em Brasília, na segunda, também às 13h.

Toca para o Messi que é gol
Messi. Uma palavra por si só poderia resumir o primeiro tempo da partida no Beira-Rio. A Argentina jogou melhor do que nos últimos jogos, é verdade. A Nigéria também mostrou seu valor com uma tática clara de explorar os espaços na frágil defesa argentina, não dá para negar. Mas é difícil mudar o assunto quando se tem Messi em campo. Mais do que isso, quando se tem um Messi sedento pelo protagonismo. Aniversariante da véspera, o craque recebeu uma multidão de compatriotas em Porto Alegre e comemorou da maneira que mais gosta: fazendo gols.
Musa segundo gol Argentina x Nigeria (Foto: Reuters)Messi disputa bola com nigerianos (Foto: Reuters)
O relógio apontava pouco mais de dois minutos quando Mascherano encontrou o espaço que tanto faltou diante do Irã. Com um lindo tapa na bola, o volante deixou Di María em boa condição. O jogador do Real Madrid invadiu a área e chutou forte. Enyeama fez boa defesa, mas a bola tocou na trave e sobrou à feição logo para Lionel Messi. Não havia o que fazer. O craque encheu o pé e fez o Beira-Rio explodir. Não demorou muito, porém, para que os argentinos tomassem um banho de realidade: a euforia com o ataque é proporcional à preocupação com a defesa.
Já aos três minutos, os nigerianos aproveitaram a lentidão de Gago no meio-de-campo para puxar um contra-ataque. Como tinha acontecido contra a Bósnia e o Irã, Zabaleta deu espaços às suas costas, onde Musa recebeu, limpou para direita e acertou bonito chute. Romero chegou na bola, mas não conseguiu impedir o gol. Começo de jogo avassalador. A Argentina, por sua vez, era senhora da partida e administrava melhor a posse de bola do que nas rodadas anteriores.
Com maior movimentação, os homens de frente encontravam espaços. Higuaín saía da área e tabelava com facilidade, Di María arrancava e chutava de fora da área. Messi se mexia de tudo quanto é lado, mas Agüero decepcionava. Apático, pouco apareceu, até que caiu em campo queixando-se de uma lesão e deu lugar a Lavezzi. O quadrado mágico virava losango, com o Pocho aberto pela direita e Pipita mais centralizado. Já a Nigéria marcava no campo de defesa e preparava o bote nas costas da defesa. O passe, por sua vez, não era bom.
Em Salvador, a Bósnia abriu vantagem sobre o Irã, e o empate era ótimo para os dois em Porto Alegre: a Argentina era líder, e a Nigéria já tinha a vaga nas oitavas quase garantida. A partida passou a ficar monótona, mas Messi e Di María não queriam que fosse assim. Primeiro, Angelito chutou de fora para boa defesa de Enyeama. Pouco depois, foi o camisa 10 que cobrou falta no ângulo e parou no goleiro. Aos 46, porém, não teve perdão. Messi arrancou, driblou dois e foi derrubado. Nova oportunidade, chute colocado no ângulo e festa: 2 a 1 no Beira-Rio. Na Copa, 4 a 4 entre Messi e Neymar.
Messi Argentina x Nigéria (Foto: AP)Messi comemora um dos gols da Argentina (Foto: AP)
Defesas vacilam, Argentina vence, e Messi descansa
Na volta do intervalo, os papéis se inverteram em relação à primeira etapa. Foi a Nigéria que logo fez seu gol, mas recebeu o troco praticamente no ataque seguinte. Aos dois minutos, Musa mais uma vez evidenciou a fragilidade da defesa da Argentina. O atacante fez boa tabela com Emenike em cima de Garay, bateu Fede Fernandez sem maiores problemas e deslocou Romero. Igualdade no placar, e igualdade entre Musa e Messi. Mais dois minutos se passaram, e os hermanos voltaram a ficar à frente. Lavezzi cobrou escanteio, a defesa nigeriana mostrou que também sabe falhar, e Rojo escorou no segundo pau.
Musa gol Argentina x Nigeria (Foto: Reuters)Musa comemora gol da Nigeria contra Argentina
(Foto: Reuters)
Imparável pelos lados do campo, Lavezzi era quem mantinha a Argentina acesa. Já Messi dava o toque de genialidade. Como armador, o craque deixou Higuaín em boa condição para finalizar, mas Pipita parou em Enyeama. O atacante do Napoli tentava de tudo quanto é jeito acabar com o jejum de gols. A ansiedade, por sua vez, era nítida e as finalizações sem precisão. Na arquibancada, a torcida, que ficou quase todo o primeiro tempo calada, começou a festejar. O repertório vasto de canções passou a ser entoado, até que veio o banho de água fria: Messi deixou o campo.
Com a primeira colocação do grupo praticamente assegurada, Alejandro Sabella pouco se importou com o show, pouco se importou com a festa, e já mirou as oitavas de final. Ovacionado, o craque deu lugar a Ricky Alvarez aos 17. A Argentina perdeu qualidade e intensidade. A partida perdeu muito da graça. Com a vitória da Bósnia sobre o Irã, a Nigéria também não forçava muito e parecia que somente Lavezzi e Di María queriam jogar. Em linda jogada ensaiada em cobrança de falta, Pocho quase marcou o quarto. Merecia pelo que fez na partida.
Os minutos finais do jogo do Beira-Rio foram sem graça, monótonos em campo. Se era assim, a torcida resolveu se divertir. De um lado, os argentinos cantavam que Maradona é maior que Pelé. Do outro, os brasileiros respondiam com gritos de pentacampeão. A disputa ganhou seu terceiro capítulo nas arquibancadas. Em campo, só depois de mais três jogos. Líderes de seus grupos, Brasil e Argentina só se enfrentam em uma possível final, dia 13 de julho, no Maracanã. Até lá, a disputa segue no grito, segue entre Messi e Neymar.
Messi gol Argentina x Nigeria falta (Foto: Reuters)Eneyema observa bela cobrança de falta de Messi no segundo gol argentino (Foto: Reuters)
Olho nela: França esconde titulares, elimina Equador e passa em primeiro
Sem mais de metade do time, Bleus são burocráticos, mas controlam o jogo e, com empate sem gols, tornam Equador o único sul-americano fora 
 
 
A CRÔNICA
por Alexandre Alliatti
44 comentários
Futebol protocolar, empate por 0 a 0, atuação insípida, inodora e incolor. Observar a França desta quarta-feira, no Maracanã, foi um convite à tentação de não ver nos Bleus a menor condição de ir longe na Copa. Será? Mesmo sem seis titulares do último jogo, a seleção europeia dominou boa parte do jogo, eliminou o Equador do Mundial e garantiu o primeiro lugar do Grupo E. Solidificou sua boa campanha da primeira fase, alicerçada em vitórias expressivas sobre Honduras (3 a 0) e Suíça (5 a 2). Foi a sete pontos e pega a Nigéria nas oitavas de final.
O Equador, prejudicado pela expulsão de Antonio Valencia no começo do segundo tempo, é o único sul-americano eliminado da Copa do Mundo - apesar da pressão colocada nos minutos finais. Deixou a segunda colocação com a Suíça, que foi a seis pontos ao bater Honduras por 3 a 0. Ela pega a Argentina nas oitavas de final.
Benzema foi um dos raros protagonistas da França em campo. E viveu seu primeiro jogo sem gols no Mundial. Foi bem marcado por Erazo, zagueiro do Flamengo, que chegou a ter o nome gritado no Maracanã – que, por outro lado, chegou a vaiar o desempenho das duas equipes.
Griezmann Equador x França (Foto: Reuters)Griezmann acerta a trave do Equador no melhor momento da França no jogo (Foto: Reuters)
França, pela metade, é melhor que o Equador
A França foi a campo sem seis titulares. Entre eles, boa parte de sua base defensiva: Debuchy, Evra e Varane - que se somaram aos meias Valbuena e Cabaye e ao atacante Giroud. Aconchegada por bom saldo de gols (seis, contra zero do Equador e dois negativos da Suíça), a equipe europeia sabia que só uma hecatombe poderia tirar sua vaga ou mesmo a primeira colocação. Teve conforto, e fez dele tranquilidade para controlar a bola, jogar com calma, fazer o relógio do jogo bater em seu ritmo.
Ao fim da primeira metade do jogo, a posse de bola era de 56% para os franceses, mas chegou a ultrapassar 60% no começo do período. A queda justifica-se: conforme passava o tempo, com a vitória parcial da Suíça sobre Honduras, mais e mais as ações ofensivas se faziam necessárias para os sul-americanos. Mas eles demoraram a acordar para a realidade – alheios aos avisos da torcida de que “sí, se puede”. Cederam a partida para a França nos primeiros movimentos e só se tornaram ativos no jogo quando viram a eliminação ganhar forma.
Apesar de montar um time misto, a França conseguiu concatenar bem suas jogadas. Sissoko saracoteou pelo meio, geralmente buscando Benzema, bem marcado por Erazo. Chutes de Griezmann e do próprio Sissoko assustaram a meta equatoriana. Benzema também mostrou a cara – quase fez de cabeça, em cruzamento de Sagna, e arriscou em chute de fora da área. Mas a melhor oportunidade francesa foi em cabeceio de Pogba. Dominguez espalmou a escanteio.
Benzema e Erazo Equador x França (Foto: André Durão / Globoesporte)Erazo fez bom trabalho na marcação de Benzema (Foto: André Durão / Globoesporte)
O Equador, embora dominado, não escondeu armas. E a principal foi a velocidade. Duas arrancadas, uma de Enner Valencia e outra de Arroyo, alertaram a França de que havia adversário do outro lado. E um adversário que quase foi para o vestiário com a vitória. Valencia, de cabeça, forçou o goleiro Lloris a salvar os Bleus.
Segundo tempo
As vaias que as duas equipes levaram ao fim do primeiro tempo parecem ter beliscado os impulsos dos jogadores. O comecinho da etapa final já foi bem mais movimentada. Em menos de dez minutos, bola na trave para a França (Sagna cruza, Griezmann cabeceia, Domínguez desvia, e bola acerta a trave), cartão vermelho para o outro Valencia do Equador, Antonio (por solada em Digne), e gol claro jogado no ralo pelos sul-americanos, mesmo com um a menos em campo – quando Enner Valencia puxou contra-ataque a acionou Noboa, que perdeu o compasso na corrida, não recebeu a bola no ponto certo e, assim, desperdiçou a oportunidade.
A vantagem numérica foi a senha para a França controlar ainda mais a partida. O Equador ficou no velho dilema do cobertor curto: precisar atacar com uma peça a menos e evitar reações ofensivas do rival. Muito difícil. Não por acaso, os franceses ameaçaram com Matuidi, após receber de Benzema. E com Pogba - de cabeça, perdeu gol feito.
A parte final do jogo não combinou com o restante dele. As equipes se tornaram mais ofensivas - em grande parte, graças à sanha do Equador, desesperado por um gol. Ibarra quase conseguiu. Lloris fez grande defesa. Benzema, Giroud e Pogba responderam pela França, mas sempre faltou algum detalhe para a bola entrar. E assim foi mantido o 0 a 0, esse bom disfarce para um time que pode incomodar muito favorito nas fases eliminatórias.

Vítimas de tragédia de Teresópolis encontram ídolos no treino do Brasil

Jovens que perderam familiares por conta das chuvas na cidade em 2011 puderam ver os jogadores da seleção brasileira de perto na atividade desta quarta, na Granja

Por Teresópolis
113 comentários
 
Cerca de 50 pessoas, vítimas e parentes de vítimas da tragédia que atingiu Teresópolis em janeiro de 2011, foram à Granja Comary para acompanhar o treino da seleção brasileira nesta quarta-feira. Os torcedores foram convidados pela CBF e, antes de a bola rolar, entraram no gramado e foram recepcionadas pelos atletas, que tiraram fotos, deram autógrafos e até brincaram com algumas crianças.
Ryan Silvestre de Andrade, de 13 anos, cadeirante e vítima das fortes chuvas de dois anos atrás na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi um dos que mais tiveram contato com os ídolos. Ele foi atendido com muito carinho por Neymar. Os dois brincaram no gramado da Granja, e ele chegou a cabecear a bola arremessada pelo camisa 10. O jovem fã até "abusou" um pouquinho e manifestou seu sonho: além de um autógrafo, pediu ao camisa 10 quatro gols contra o Chile no próximo sábado. Neymar não prometeu, mas garantiu luta nas oitavas de final.
neymar seleção brasileira Ryan Silvestre de Andrade, 13 anos. (Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM)Ryan pediu a Neymar, além de um autógrafo, quatro gols no jogo contra o Chile (Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM)



No verão de 2011, por conta das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro, muitas pessoas morreram em Teresópolis. Na ocasião, os temporais atingiram mais de 50 bairros da cidade, deixaram rastros de destruição por onde passaram e fizeram mais de 20 mil vítimas. Oficialmente, 382 pessoas morreram e 129 ainda estão desaparecidas. Na época, a CBF cedeu a Granja Comary para ajudar na logística de resgate e buscas pelos desaparecidos.
- Nossa entidade entende que a vinda da Seleção é uma oportunidade de trabalhar a solidariedade. Futebol e solidariedade se casam. Fizemos um trabalho de sensibilizar a comissão técnica e os jogadores para essa visita para trazer esse carinho dos jogadores aos torcedores – disse Joel Alves Caldeira, presidente da Associação das Vítimas da Tragédia de 12 de janeiro de 2011.
vítimas das chuvas em teresópolis (Foto: Richard Souza)Vítimas das chuvas em Teresópolis foram ao treino da Seleção na Granja Comary (Foto: Richard Souza)



A manicure Marcela Bravo, que durante a tragédia ficou quatro horas soterrada ao lado da sobrinha Ana Lygia, é uma das vítimas que acompanharam a Seleção nesta quarta. Na ocasião, ela estava grávida de sete meses e perdeu o bebê. Depois, teve outro filho, Arthur, que também compareceu à Granja, no colo da mãe, para ver a Seleção.
- Aos poucos estamos conseguindo colocar tudo nos eixos. Graças a Deus veio o meu filho Arthur para aliviar a nossa dor. Estou gostando bastante dessa possibilidade de ver a Seleção. A minha sobrinha queria muito vir, e hoje está aqui – disse a manicure. 
vítimas das chuvas em teresópolis (Foto: Richard Souza)Marcela, Ana Lygia e Arthur: família foi ao treino do Brasil na Granja Comary (Foto: Richard Souza)

A sobrinha, por sua vez, teve a oportunidade de conhecer seu ídolo. 
- Vim ver o Neymar. Gosto muito dele – disse a menina. 
A atividade desta quarta-feira começou às 13h. O treino foi realizado no horário do jogo contra o Chile, sábado, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. A comissão técnica alterou a programação para que o time se acostume com o horário. A delegação viaja para a capital mineira na noite desta quinta. Na sexta, a Seleção não fará o reconhecimento no Mineirão para preservar o gramado do estádio. A atividade será no SESC Venda Nova.
neymar seleção brasileira Ryan Silvestre de Andrade, 13 anos. (Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM)Neymar atendeu os fãs antes do treinamento desta quarta-feira (Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM)