quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vasco 8 x 3 Aurora
Oitavas de final
Vasco faz a festa em cima do Aurora na Colina e avança às quartas: 8 a 3
Alecsandro faz dois gols, dá uma assistência e é o principal personagem do jogo. Bernardo (dois), Juninho, Leandro, Douglas e Allan também marcam 
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Em um jogo cheio de emoções, o Vasco goleou o Aurora-BOL por 8 a 3, nesta quarta, em São Januário, e se classificou para as quartas de final da Copa Sul-Americana. A equipe conseguiu inverter a vantagem dos bolivianos, que na partida de ida, em Cochabamba, haviam vencido por 3 a 1, e desta vez terminaram ouvindo a torcida cantar uma paródia "turbinada" da velha marchinha de carnaval "Aurora". O atacante Alecsandro foi o grande personagem da partida. De vilão, quando perdeu um gol incrível e passou a ser vaiado, ele foi ao posto de herói ao se recuperar e fazer dois gols e dar uma assistência.
Outro destaque vascaíno foi o meia-atacante Bernardo, que fez dois gols, um deles um deles após driblar com estilo dois marcadores. O time entrou em campo com uma equipe mista, com apenas quatro jogadores titulares. O próximo adversário na Sul-Americana será o Universitário, do Peru.
A equipe da Colina volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, competição que é líder. Neste domingo, às 16h (de Brasília), em São Januário, o time encara o São Paulo, que está em sexto.
Bernado faz golaço; Alecsandro vai de vilão a herói
Diante da necessidade de fazer gols, não restava outra opção ao Vasco que não fosse se lançar ao ataque. E foi isso que o time fez. Desde o apito inicial a equipe pressionou e conseguiu o que estava em seus planos, abrir o placar logo no começo. Aos nove minutos, Bernardo, que havia perdido uma chance clara de cabeça pouco antes, protagonizou um belíssimo lance. O meia driblou dois marcadores e fuzilou o goleiro do Aurora, que não conseguiu defender: 1 a 0.
Alecsandro gol vasco  (Foto: André Portugal / FOTOCOM.NET )Alecsandro comemora um dos gols que marcou nesta quarta (Foto: André Portugal / FOTOCOM.NET )
Como o placar ainda não interessava, o time da Colina seguiu em cima, mas acabou sofrendo um gol improvável. Aos 15 minutos, Douglas chutou em cima da Andaveris na entrada da área e a bola foi parar no ângulo de Fernando Prass, que nada pôde fazer: 1 a 1. O lance teve origem em um gol perdido de forma bisonha pelo atacante Alecsandro, que passou a ser muito vaiado pela torcida, que também pedia a entrada de Elton.
Mas a história do camisa 9 nesta partida estava apenas começando. Nesta altura, ele já tinha feito um gol que foi anulado - corretamente - pela arbitragem e podia também reclamar da sorte. Após um chute forte de Fellipe Bastos, o goleiro Lanz soltou a bola e Alecsandro chutou para o gol. Antes que a bola cruzasse a linha, Andaveris cortou. Um minuto depois, o atacante acertou o travessão em uma cabeçada.
Apesar da pressão, Alecsandro começou a mudar o rumo de sua participação. Aos 38 minutos, o atacante se posicionou bem após bola levantada na área e, de cabeça, mandou para o fundo da rede: 2 a 1. A redenção veio aos 44, quando o camisa 9 aproveitou cruzamento de Julinho e, mais uma vez de cabeça, venceu o goleiro Lanz: 3 a 1 e pazes feitas com a torcida cruz-maltina.
O Vasco jogou com um atleta a mais desde os 35 minutos depois que Galindo, que fez duas faltas duríssimas em Fagner, foi expulso. A equipe boliviana protagonizou alguns lances violentos durante a primeira etapa.

Vasco faz mais quatro e assegura a classificação
Na volta para o vestiário, o time cruz-maltino não deixou o ritmo cair e foi em busca do gol que lhe daria a classificação sem a necessidade dos pênaltis. De cabeça, Nilton quase marcou, mas foi Leandro que balançou a rede, e com participação decisiva de Alecsandro. O camisa 9 deu ótimo passe para o companheiro, que dominou e chutou alto na saída do goleiro do Aurora: 4 a 1. O gol foi o suficiente para incendiar a torcida, que passou a gritar que o time será campeão.
Satisfeito com o placar e com um homem a mais, o Vasco diminui o ritmo e passou a trocar mais passes curtos. O Aurora pouco saía do campo de defesa, mas em um dos ataques que organizou levou perigo ao gol de Fernando Prass. Andaveris mandou de cabeça e a bola passou rente à trave direita do goleiro. Então, para tentar liquidar a fatura de vez, o Vasco voltou ao ataque e marcou seu quinto gol. Fagner invadiu a área pela direita e foi derrubado por Mendez. Juninho assumiu a responsabilidade da cobrança e bateu firme no canto direito: 5 a 1.
Apesar do sentimento de dever cumprido por parte dos vascaínos, ainda havia mais emoção pela frente. Aos 26, após bola levantada na área, Sanjurjo foi atingido por Prass antes de finalizar. O árbitro marcou pênalti, que foi convertido por Diomédes Peña. Passado o susto, o Vasco colocou a bola no chão e mais uma vez fez valer maior categoria. Aos 32 minutos, Allan tocou para Juninho, que lançou Bernardo. O meia pegou de primeira e mandou para o fundo da rede: 6 a 2. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.
Ainda tinha tempo para mais festa. Aos 36 minutos, após cobrança de escanteio do lado esquerdo, Douglas desviou e fez seu primeiro gol pelo Vasco. Antes do fim da partida os bolivianos ainda conseguiram diminuir o prejuízo. Aos 42, Segovia apareceu de frente para o goleiro Fernando Prass e, na base da raça, fez o gol: 7 a 3. Para não deixar por menos, Allan fez mais um para o Vasco, aos 47. Ele recebeu, deixou o marcador na saudade e chutou com precisão. Fim de jogo 8 a 3 para o Vasco.
 

Neymar coloca Messi e C. Ronaldo no topo e não se vê entre os melhores

Para astro santista, argentino do Barcelona é o melhor, com o português do Real Madrid em seguido. Ele ainda cita Xavi e Iniesta

Por Adilson Barros Santos, SP
Aos 19 anos, Neymar é o principal jogador brasileiro no momento. Astro do Santos e da Seleção Brasileira, o atacante é uma celebridade por aqui. Também chamou atenção em alguns países do continente durante a disputa da Taça Libertadores. No entanto, ainda acha que está longe de ser considerado melhor jogador do Mundo. Cita Messi, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, nessa ordem, como os principais.
Ele seria o terceiro, então? O craque diz que não. Aponta outros dois jogadores do Barça que, em sua opinião, estão à frente.
- Messi é o melhor do mundo. Depois, vem o Cristiano Ronaldo. Esses dois estão bem acima dos outros. Se eu sou o terceiro? Não, tem Xavi, Iniesta, vários outros. Eu ainda estou começando a fazer a minha história - diz o santista.
Neymar no treino do Santos (Foto: Ivan Storti / Santos FC)Melhor do mundo? Neymar vê muita gente na sua frente ainda (Foto: Ivan Storti / Santos FC)
De acordo com jornais espanhois, Neymar está numa lista de 50 jogadores que concorrerão à Bola de Ouro, prêmio dado pela Fifa ao melhor jogador do ano. Na próxima segunda, os 23 finalistas serão divulgados. O vencedor será conhecido em janeiro de 2012.
- Só o fato de estar nessa lista de 50 já vale muito para mim - conclui o santista.

Orlando Silva pede afastamento do governo e oficializa saída do Esporte

'Posso defender com mais ênfase a minha honra', diz. Ministério será interinamente ocupado pelo secretário executivo Waldemar de Souza

Por Marcelo Parreira Brasília
Ministro Orlando Silva coletiva em Guadalajara (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Orlando Silva deixa o Ministério do Esporte após
denúncias (Foto: Gustavo Rotstein/)
Orlando Silva não é mais ministro do Esporte. Após reunião com a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira, Orlando deu uma entrevista coletiva em que anunciou que se afastava do cargo para "defender sua honra". A exoneração do ministro será publicada no Diário Oficial desta quinta. Como não há decisão oficial sobre a substituição, o ministério será interinamente comandado pelo secretário executivo da pasta, Waldemar de Souza.
Como nos últimos dias, Orlando reafirmou que não há provas que o incriminem, mas anunciou que deixa o governo.
- Falei da presidente da minha revolta com esse linchamento público que vivi, mas a tranquilizei que em poucos dias a verdade virá à tona. Eu tenho um compromisso com o governo Dilma, sou dirigente do PC do B, tenho muito orgulho da orientação política do governo, e o nosso partido não pode ser instrumento de nenhum ataque ao governo. Por isso o resultado da reunião foi que a melhor solução seria eu me afastar do governo. Essa é uma decisão consciente que eu tomei e a presidente apoiou por entender que dessa maneira eu posso defender com mais ênfase a minha honra.
O ex-ministro defendeu as realizações durante o período em que esteve à frente do ministério, citando a realização dos Jogos Panamericanos de 2007 e a vitória das candidaturas brasileiras para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Também citou avanços sociais do esporte no país – área do programa Segundo Tempo, alvo das principais denúncias feitas ao ministro (confira o vídeo abaixo, com a reportagem completa do Jornal Nacional).
- Não é possível jogar cinco anos com tantas conquistas na lata do lixo. Nós não vamos aceitar isso.
Orlando deixa o cargo em meia a uma série de denúncias que levaram a uma crise no ministério do Esporte. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, chegou a "demitir" Orlando Silva do cargo na última semana, em entrevista coletiva, ao dizer que esperava encontrar já um novo interlocutor do governo para discutir assuntos da Copa do Mundo de 2014 na visita que fará ao país em novembro. À época, a Casa Civil chegou a divulgar uma nota reafirmando que o ministro continuava sendo o interlocutor oficial para o Mundial.
Entenda a crise
A crise no Ministério do Esporte começou há onze dias com a publicação pela revista Veja de denúncias contra o ministro Orlando Silva pelo policial militar de Brasília, João Dias Ferreira. O PM disse à revista que Orlando Silva seria mentor e beneficiário de um esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, que estimula a prática desportiva de crianças carentes. Segundo Dias, o grupo que comandava o esquema cobrava uma propina de até 20% das entidades que assinavam os convênios do programa. Um funcionário atual de Dias, Célio Soares Pereira, que teria participado do esquema chegou a afirmar à revista ter entregue dinheiro diretamente ao ministro.
Após a publicação, diversos veículos de imprensa denunciaram uma série de irregularidades nos convênios do programa, que beneficiariam principalmente o PC do B, partido do agora ex-ministro. O partido negou as irregularidades e afirmou que os convênios também foram realizados com prefeituras e estados de outros partidos. No último fim de semana, a Veja trouxe a transcrição de uma gravação que teria sido feita pelo PM em uma reunião com subordinados de Orlando em que teria sido discutido como fraudar um documento para que o ministério pudesse recuar em uma cobrança feita ao policial. O ministério abriu sindicância para investigar os dois servidores que teriam participado da reunião.
pelé orlando silva  (Foto: Reuters)Orlando Silva ao lado de Pelé: encontro de ex-ministros do Esporte (Foto: Reuters)
Defesa em vão
Orlando Silva manteve o mesmo discurso de defesa desde o princípio, quando concedeu uma coletiva em Guadalajara, no México, após a publicação da reportagem. O ministro negou qualquer irregularidade e participação em qualquer esquema e disse que só encontrou Dias uma única vez, à época da assinatura de dois convênios com entidades comandadas pelo PM. Segundo Orlando Silva, as denúncias feitas pelo policial seriam uma reação à cobrança do ministério de devolução dos recursos liberados para as ONGs de Dias. A Advocacia-Geral da União (AGU) chegou a impetrar, a pedido do ministro, queixa-crime por calúnia contra os denunciantes.
Com pequenas variações, foi esse discurso que o ministro fez em uma coletiva ao chegar ao Brasil e em audiências na Câmara dos Deputados e no Senado Federal na semana passada. Isso não impediu, no entanto, que a força política do ministro fosse diminuindo. Na sexta-feira, Orlando se reuniu com a presidente Dilma e recebeu apoio, mas as novas denúncias publicadas no final de semana voltaram a atingir o ministro. Diante do impacto negativo na imagem do governo, já afetado pela saída de cinco ministros - quatro em meio a denúncias - desde o começo do ano, Orlando Silva foi levado a deixar o cargo.
Passado do ex-ministro
O agora ex-ministro Orlando Silva tem 40 anos. Natural de Salvador, começou a vida política no movimento estudantil. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes na década de 90 e No governo Lula, atuou desde o começo no Ministério do Esporte. Foi secretário nacional do Esporte e do Esporte Educacional antes de assumir a secretária-executiva, segundo cargo mais importante da pasta. Em março de 2006 assumiu o ministério com a saída do atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
A crise causada pelas irregularidades nos convênios do programa Segundo Tempo não é a primeira polêmica do período de Orlando à frente do ministério. Era ele o titular da pasta na realização dos Jogos Pan-americanos de 2007, cujos gastos foram 10 vezes maiores que o previsto originalmente. Orlando sempre alegou que os gastos foram necessários e garantiram a vinda das Olimpíadas de 2016 ao Brasil. Já em 2008, o ministro devolveu mais de R$ 30 mil reais aos cofres públicos durante a investigação de possíveis irregularidades no uso dos chamados cartões corporativos. O ministro havia comprado uma tapioca usando o cartão e, diante da suspeita, optou por devolver aos cofres públicos todos os gastos feitos com o cartão no período. À época, Orlando Silva alegou que havia feito confusão ao utilizar o cartão.
Lula e Orlando Silva no Beira-Rio (Foto: AE)Orlando Silva atuava no ministério do Esporte desde o governo de Lula (Foto: AE)

Valdivia ofereceu R$ 20 mil por fotos polêmicas, diz fotógrafo à Polícia

Boletim de Ocorrência registrado por Grizar Júnior revela valores oferecidos pelo Mago. Ameaças teriam vindo após pagamento de apenas R$ 1,5 mil

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Boletim de Ocorrência contra Valdívia em São Paulo (Foto: Divulgação)No Boletim de Ocorrência, fotógrafo diz ter sido
ameaçado por Valdivia (Foto: Reprodução)
O Boletim de Ocorrência registrado pelo fotógrafo Grizar Júnior contra o jogador Valdivia, do Palmeiras, relata que o Mago teria oferecido R$ 20 mil ao profissional para que não fossem divulgadas fotos dele beijando uma garota na boate Nacional Club, em São Paulo, na madrugada do dia 4 de fevereiro. Na ocasião, Valdivia foi flagrado durante a festa de aniversário da apresentadora Sabrina Sato, e pediu para que a imagem não fosse espalhada.O Mago é casado com a chilena Daniela Aranguiz, e não queria estragar seu relacionamento. Procurado, Valdivia não quis se pronunciar sobre o assunto.
O relato do B.O diz que após as fotos, Valdivia “dirigiu-se agressivamente em sua direção, ordenando que apagasse as fotos, pois era casado e aquilo iria prejudicá-lo, sem falar no campo profissional, pois estava na festa sem o conhecimento e autorização de seu treinador”. Em conversa com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, Grizar acrescentou dizendo que o Mago teria lamentado: “O Felipão já não gosta de mim, e você quer me comprometer ainda mais?”.
Felipão já não gosta de mim, e você quer me comprometer ainda mais?"
Valdivia, para o fotógrafo Grizar Júnior
Valdivia teria oferecido R$ 20 mil num primeiro momento. Depois, após a troca de contatos, o Mago baixou o valor e o fotógrafo concordou em vender as fotos por R$ 15 mil. O B.O ressalta que o jogador estava “além de bêbado, visivelmente abalado emocionalmente”, e por isso deixou a resolução para o dia seguinte.
Quando marcou encontro com um amigo do jogador, Grizar se surpreendeu ao abrir o envelope e encontrar apenas R$ 1,5 mil, 10% do que havia sido acordado anteriormente. O fotógrafo tentou devolver o dinheiro ao amigo de Valdivia, e logo depois ligou para o palmeirense. Do outro lado da linha, o Mago disse que viajaria para o Chile e resolveria a questão em seu retorno.
Tal encontro foi numa padaria na zona oeste de São Paulo. A descrição do B.O é a seguinte: “o mesmo (Valdivia) ordenou que (o fotógrafo) entregasse as fotos, pois estava com policiais que iriam prendê-lo, pois o que estava fazendo era extorsão. Disse que, se fizesse alguma coisa, sabia onde morava sua mãe e onde seu filho estudava, e que ele não faria nada, mas tinha quem o fizesse”.
Grizar registrou ocorrência no 23ª DP, na zona oeste de São Paulo, apenas no dia 21 de julho. Assustado com as ameaças feitas por Valdivia, Grizar passou dois meses longe da capital paulista e só resolveu procurar uma delegacia quando voltou à sua cidade de origem.
MONTAGEM - valdivia palmeiras ao lado de morena  (Foto: Grizar Junior / Honopix)Valdivia é flagrado aos beijos com garota na noite paulistana (Foto: Grizar Junior / Honopix)

Novo passo, velho faro: Damião treina como titular e faz três gols

Sandro Silva aparece como lateral, Bolívar ocupa lugar na zaga e Tinga é a surpresa no meio em treino tático

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Leandro Damião Internacional treino (Foto: Alexandre Alliatii / Globoesporte.com)Leandro Damião se aproxima do retorno aos jogos
(Foto: Alexandre Alliatii / Globoesporte.com)
Mais um treino, mais um passo a caminho do retorno. E com o faro de sempre. Leandro Damião foi titular no treinamento tático orientado por Dorival Júnior, em campo reduzido, na tarde desta quarta-feira, no gramado principal do Beira-Rio. Há 35 dias sem jogar, por causa de lesão muscular na coxa direita, o centroavante trabalhou com bola pelo segundo dia seguido. Detalhe: marcou três dos quatro gols da equipe principal. Tinga marcou o outro dos titulares. Marquinhos e Sandro Silva, contra, descontaram.
O primeiro gol do artilheiro foi em chute duplo. Ele bateu, Renan defendeu e ele mesmo completou no rebote. No segundo, Damião desviou cruzamento. No terceiro, marcou de cabeça. O jogador tem cada vez mais chances de enfrentar o Atlético-GO, domingo, no Serra Dourada, após seis jogos de ausência.
O time tem uma surpresa no meio-campo. Tinga aparece como substituto de D’Alessandro. A disputa parecia mais inclinada a João Paulo e Ilsinho. O bicampeão da Libertadores pelo Inter apareceu centralizado no meio, com Andrezinho pela direita e Oscar pela esquerda. Foi titular o tempo todo.
Na lateral direita, sem Nei, suspenso, Dorival optou por Sandro Silva. Na zaga, foi confirmada a tendência: Bolívar como substituto de Rodrigo Moledo, também suspenso.
O time titular foi formado com Muriel, Sandro Silva, Bolívar, Juan e Kleber; Bolatti (Elton), Guiñazu, Tinga, Andrezinho (João Paulo) e Oscar (Zé Roberto); Leandro Damião.
A equipe suplente teve Renan, Ricardo Goulart, Rodrigo Moledo, Wilson Matias e Fabrício; Elton (Bolatti), Glaydson, Marquinhos, João Paulo (Andrezinho) e Ilsinho; Zé Roberto (Oscar).
O zagueiro Índio, se recuperando de lesão muscular na coxa esquerda, mais uma vez não treinou com bola. O atacante Jô, com inchaço no joelho direito, também ficou fora. Nei realizou trabalho de força, sem impacto, no vestiário. D'Alessandro foi liberado para viajar à Argentina.
 

De bem com a vida, Kaká faz mais um em vitória do Real sobre Villarreal

Brasileiro tem boa atuação em seu sexto jogo como titular nos últimos sete

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Kaká caiu no gramado, levou as mãos à cabeça, mas não passou de um susto. Quando a fase é boa, ele está de pé, marcando forte, iniciando contra-ataques, arrancando com a bola nos pés, deixando companheiros na cara do goleiro ou, mais do que isso, fazendo gol. Titular pela sexta vez nas últimas sete partidas do Real Madrid, o meia brasileiro participou diretamente da vitória por 3 a 0 sobre o Villarreal, nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu, pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol.
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos do Campeonato Espanhol
Kaka no Real Madrid (Foto: AFP)Ao lado de Marcelo, Kaká comemora o seu quarto gol na temporada: de volta à boa fase (Foto: AFP)
Com um bonito chute de canhota, da entrada da área, o camisa 8 anotou o segundo gol do triunfo - o quarto dele na temporada -, aos dez minutos do primeiro tempo, aproveitando bom passe de Di María. O argentino, outro titular do setor ofensivo, também teve grande atuação, deixando Benzema livre para abrir o placar, aos cinco, e também marcando o seu, aos 30. Gol de contra-ataque iniciado por Kaká.
O resultado fez com que os merengues ultrapassassem o rival Barcelona, que venceu o Granada, por 1 a 0, na última terça-feira. Com 22 pontos, a equipe do técnico José Mourinho só está atrás do surpreendente Levante, que bateu o Real Sociedad, por 3 a 2, em jogo emocionante também nesta quarta.
Cristiano Ronaldo do Real Madrid (Foto: EFE)Com 98 gols com a camisa do Real Madrid, CR7
passou em branco nos 3 a 0 sobre Villarreal (EFE)
O Submarino Amarelo, por sua vez, segue com péssima campanha na competição e está com sete pontos. Como o Sporting Gijón venceu o Mallorca, a equipe caiu para 18º, a primeira posição da zona de rebaixamento. O técnico Juan Carlos Garrido, que não pôde contar com o atacante brasileiro Nilmar, desfalque por conta de uma operação no joelho, está com o cargo ameaçado.
Ambos os times voltarão a campo já no fim de semana. O Real Madrid visita o Real Sociedad, no sábado, às 18h (de Brasília), enquanto o Villarreal receberá o Rayo Vallecano, às 14h, no El Madrigal.
Depois de uma etapa inicial eletrizante por parte dos donos da casa, o ritmo caiu levemente no fim. Özil e Higuaín, duas das estrelas que estavam no banco, foram para o jogo, mas o placar não mudou. E Cristiano Ronaldo, dessa vez “sumido”, também adiou os seus 100 gols com a camisa merengue. Restam dois.
Confira os jogos da 10ª rodada do Campeonato Espanhol:
Terça-feira
Granada 0 x 1 Barcelona
Sevilla 2 x 2 Racing Santander
Quarta-feira
Levante 3 x 2 Real Sociedad
Getafe 2 x 2 Osasuna
Rayo Vallecano 2 x 0 Málaga
Zaragoza 0 x 1 Valencia
Real Madrid 3 x 0 Villarreal
Mallorca 1 x 2 Sporting Gijón
Quinta-feira
Espanyol x Betis
Atletic Bilbao x Atlético de Madri

Alessandro pede atenção total para Botafogo não repetir 2007

Lateral lembra que naquele ano equipe também estava bem no Brasileiro, mas caiu de produção após eliminação na Sul-Americana

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
alessandro botafogo (Foto: Fernando Soutello/AGIF)Alessandro será titular contra o Cruzeiro
(Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Alessandro não é chamado de presidente no Botafogo por acaso. Com mais de quatro anos de casa, o lateral conhece como ninguém a história recente do time. Por isso, o jogador diz que o time tem que abrir os olhos agora e esquecer rapidamente a eliminação na Copa Sul-Americana para não repetir agora um triste episódio do clube..
- Em 2007, a gente foi eliminado na Sul-Americana e aquele grupo “largou” e acabou não disputando o Brasileiro (o time era o 7º colocado até ser eliminado e disputava uma vaga na Libertadores. Após a derrota para o River, perdeu quatro jogos seguidos. Com os maus resultados, chegou a cair para 11º e terminou em 9º). Por ser o mais antigo do clube, vou procurar levantar o astral da galera. Agora, vamos ter sete jogos de decisão. Não tem mais o que lamentar. O foco é total no Brasileiro.
O lateral lembra ao time que não pode ficar de cabeça baixa. Segundo Alessandro, o momento agora é para se concentrar no briga pelo principal título do calendário alvinegro.
- Agora não é o momento da gente ficar se corroendo, ficar se preocupando. A gente tem que se voltar para o Brasileiro. Não adianta ficar olhando para trás. Temos que olhar para o Brasileiro que é o que vem pela frente e é o que é mais importante.
O jogador foi um dos poupados da viagem à Colômbia. Alessandro ficou treinando no Rio e teve que ver a eliminação da Sul-Americana pela tv.
- É muito ruim você ficar fora em um jogo como esse, mas torce pelos companheiros. Infelizmente, tomamos um gol muito cedo. Tivemos algumas oportunidades, mas não conseguimos concluir. Aqueles que foram tentaram dar o máximo, mesmo quem estava há muito tempo sem jogar. Jogar na altitude dificulta bastante. Estamos esperando eles chegarem para dar o apoio a eles. São jogadores do grupo e merecem nosso carinho. Não podemos deixar ninguém se abater.
O Botafogo volta a campo neste sábado, contra o Cruzeiro. O jogo, válido pela 32ª rodada do Brasileiro, será disputado no Engenhão, a partir das 18h (horário de Brasília).
 

No golden score, Luciano Corrêa se vinga de cubano e é ouro no judô

Algoz no Rio de Janeiro, Oreydi Despaigne é punido na prorrogação, e brasileiro sobe ao lugar mais alto do pódio em Guadalajara

Por João Gabriel Rodrigues Direto da Guadalajara, México
Tudo que Luciano Corrêa queria era “ir lá e meter a porrada”. Engasgado com a derrota para Oreydi Despaigne na semifinal do Pan do Rio de Janeiro, o judoca queria dar o troco em Guadalajara. Tudo seguiu conforme o roteiro e os dois se reencontraram, desta vez na final. E o brasileiro levou a melhor. No golden score, Luciano venceu o rival e conquistou o ouro no meio-pesado (até 100kg) dos Jogos Pan-Americanos.
- Só de levar o título já estou muito feliz. Ter sido em cima do cubano foi muito melhor. Foi um título muito difícil, as duas primeiras lutas foram muito complicadas. Comecei perdendo para o americano, mas melhorei durante o dia - comemorou Luciano.
Pan judô Luciano Corrêa ouro (Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)Luciano Corrêa comemora depois de conquistar o ouro no Pan (Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)
A derrota em 2007 estava engasgada não à toa. Chateado com o próprio erro, o judoca teve mais uma chance de buscar o ouro nesta quarta. E não decepcionou...
Na final, o combate começou equilibrado, com os dois judocas se respeitando muito. Até demais. Tanto que a juíza chegou a advertir os dois. Faltando 51s, o cubano fugiu de um golpe e recebeu a punição dando um yuko para Luciano. Mas, 20s depois, a árbitra marcou uma entrada falsa do brasileiro, empatando o confronto. A decisão foi para a prorrogação.
Luciano Corrêa seguiu indo para cima do cubano, e, quando Despaigne fugiu de mais um golpe, a árbitra mexicana Verônica Jiménez chamou os outros juízes para conversar. Decidiu punir mais uma vez o judoca de Cuba. Com a vitória garantida, o brasileiro deu um grito ainda no tatame. O nó na garganta não estava mais lá.
No caminho até a final, Luciano Corrêa teve pela frente o portorriquenho Carlos Santiago. O brasileiro contou com quatro punições ao seu adversário e avançou por ippon. Nas quartas de final, o atleta teve pela frente o americano Kyle Vashkulat. Mais uma vez, as advertências predominaram. Foram três para cada lado, mas, no fim, o brasileiro encaixou um bonito contra-ataque, aproveitou o desequilíbrio do adversário e finalizou o combate.
Já nas semifinais, o rival foi o mexicano Sérgio Garcia. Após ficar em desvantagem até a metade da luta (um yuko contra), Corrêa acertou dois golpes, que lhe renderam o wazari e o ippon e a ida à final.

Timão exclui do uniforme as cinco estrelas acima do escudo do clube

Medida foi tomada para que, em caso da conquista do Brasileirão, camisas já colocadas no mercado não percam valor. Distintivo ficará ainda maior

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
tite corinthians treino (Foto: Mauro Horita / Agência Estado)Tite veste camisa do Timão sem as estrelas
(Foto: Mauro Horita / Agência Estado)
O Corinthians anunciou nesta quarta-feira, em seu site oficial, que retirará do uniforme ainda durante o Campeonato Brasileiro as cinco estrelas que ficam acima do escudo do clube. A direção e o departamento de marketing querem evitar que uma grande quantidade de produtos à venda nas lojas do Timão perca o valor em caso da conquista do torneio nacional de 2011.
Quatro estrelas fazem referência aos títulos do Brasileirão de 1990, 1998, 1999 e 2005. Já a maior delas, acima de todas as outras, representa a vitória no Mundial Interclubes de 2000. Todas sumirão da camisa já na próxima remessa que será entregue pela fornecedora de material esportivo, provavelmente no início do mês de novembro.
- Não há estrelas que brilhem mais do que as outras. E não há dúvidas de que essa história centenária continuará no caminho das conquistas, anexando novas "vitórias de estimação" aos corintianos. Mas se título cada um tem o seu preferido, o emblema é único - escreveu o clube em um comunicado em sua página na internet.
A comissão técnica, aliás, já vinha utilizando uniformes sem as estrelas. A expectativa é de que o Corinthians chegue à reta final apenas com o símbolo na camisa. O escudo ganhará até alguns centímetros a mais por causa da retirada das referências aos títulos.


camisa escudo corinthians (Foto: Mauro Horita / Agência Estado)Detalhes da camisa do técnico Tite, com o escudo sem as estrelas (Foto: Mauro Horita / Agência Estado)
Confira a nota oficial divulgada pelo Corinthians
"A história do Corinthians é grandiosa. Marcada por infinitas glórias.

As conquistas são muitas. Heróicas. Épicas.

Uma visita ao Memorial do clube dá bem a noção do quão vencedor é o Corinthians. Vale a pena!

E cada Corinthiano tem a sua conquista preferida. Algum título em especial é mais marcante na vida de cada fiel. Todos têm a sua "vitória de estimação".

Há o Corinthiano que se recorda com carinho de determinado título porque foi o primeiro a assistir no estádio. Para alguns, marcante foi aquela primeira conquista comemorada ao lado do filho. Ou a última na companhia do saudoso pai.

Há aqueles, mais vividos, que se emocionam ao lembrar do título do 4º Centenário.

Para muitos, nada superará o grandioso título de 1977.

E o que dizer dos títulos de 1982 e 1983 conquistados quando o Corinthians dava exemplo de democracia para o Brasil?

Inesquecíveis, também, são os títulos da Copa do Brasil, buscados em terras distantes.

Enfim, títulos é o que não falta. Preferências também não.

Nenhum desses acima citados, porém, está representado na nossa camisa, como se tivesse sido preterido.

Não há como o clube eleger os principais. Não há principais. Não há estrelas que brilhem mais do que as outras.

E não há dúvidas de que essa história centenária continuará no caminho das conquistas, anexando novas "vitórias de estimação" aos Corinthianos.

Mas se título cada um tem o seu preferido, o emblema é único.

É o belíssimo desenho de Rebolo que une todos os Corinthianos em torno de uma única paixão.

É o escudo que nos protege dos adversários. É o distintivo que nos distingue dos outros.

A camisa continuará com o escudo na altura do coração. Agora, até maior.

E do lado de dentro, no coração de cada um, continuará a brilhar a estrela preferida."

jogos pan-americanos

Quadro de Medalhas

PAÍSES
1Estados Unidos696250181
2Brasil30213485
3Cuba28182470
4Canadá22263078
5México20223173
6Argentina1682044
7Colômbia14152655
8Venezuela9212353
9República Dominicana531220
10Guatemala53311
11Porto Rico46313
12Chile2121327
13Equador14813
14Jamaica1214
15Ilhas Cayman1113
16Antilhas Holandesas1001
17Costa Rica1001
18Peru0134
19Trinidad e Tobago0123
20Uruguai0112
21El Salvador0101
22São Cristóvão e Neves0101
23Barbados0022
24Bolívia0022
25Paraguai0022
26Bahamas0011
27Dominica0011
28Guiana0011
29Panamá0011
30Antígua e Barbuda0000
31Aruba0000
32Belize0000
33Bermudas0000
34Granada0000
35Haiti0000
36Honduras0000
37Ilhas Virgens Americanas0000
38Ilhas Virgens Britânicas0000
39Nicarágua0000
40Santa Lúcia0000
41Suriname0000
42São Vicente e Granadinas0000

Brasil vai inaugurar estádio que será utilizado na Copa Africana no Gabão

Stade d’Angondjé, em Libreville, receberá o duelo entre a seleção pentacampeã do mundo e os donos da casa, no dia 10 de novembro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A passagem da Seleção Brasileira por Libreville, capital do Gabão, promete ser marcante para a população local. No próximo dia 10 de novembro, às 16h (de Brasília), o time canarinho vai encarar os donos da casa na primeira partida oficial do Stade d’Angondjé, construído especialmente para a disputa da Copa Africana de Nações em 2012. A arena, que tem capacidade para 40 mil torcedores, foi projetada pelo governo do país em parceria com uma construtora chinesa.
Estádio d’Angondjé (Foto: Divulgação)Estádio d’Angondjé, em Libreville, será inauguado com jogo da Seleção Brasileira (Foto: Divulgação)
A escolha do Gabão como adversário tem como base o planejamento da comissão técnica da Seleção Brasileira de enfrentar diferentes escolas do futebol mundial. Além dos africanos, o time canarinho ainda terá o Egito pela frente, no dia 14, em Doha, no Qatar, às 15h (horário de Brasília).
Nesta quinta-feira, às 10h30m (de Brasília), o técnico Mano Menezes vai divulgar a lista dos atletas que vão disputar os amistosos contra o Gabão e diante do Egito. A tendência é que o treinador não chame atletas que atuam no futebol canarinho para não prejudicar a reta final do Campeonato Brasileiro.
Outra possibilidade estudada pela comissão técnica é chamar apenas um atleta por clube. A medida seria semelhante à adotada para os duelos contra a Costa Rica e o México, no início de outubro. Naquela ocasião, oito equipes tiveram jogadores lembrados pelo comandante, entre eles Neymar, do Santos, e Ronaldinho, do Flamengo.
O GLOBOESPORTE.COM vai transmitir a convocação de Mano Menezes ao vivo, direto do Hotel Sofitel, em Copacabana, a partir das 10h (de Brasília).