sábado, 10 de setembro de 2011

Atolados no Z-4, América-MG e Avaí empatam diante de 734 pagantes
Resultado é péssimo para os dois lados. Coelho, que fez 2 a 0 na etapa inicial, permanece na lanterna, enquanto catarinenses estão em 18º lugar 
A CRÔNICA
por Leonardo Simonini
Parecia que o América-MG deixaria, pelo menos momentaneamente, a lanterna do Campeonato Brasileiro. Com um futebol envolvente e rápido, o time da casa abriu logo 2 a 0 no placar, com gols de Gílson e André Dias. Ainda no primeiro tempo, o time teve chances de fazer mais, mas acabou parando no goleiro Felipe. Acomodado na etapa final, o time de Givanildo Oliveira permitiu a reação do Avaí que, após boas mexidas de Toninho Cecílio, conseguiu chegar ao empate nos 15 minutos finais, com gols de Willian e Cleverson.
A torcida (ou a falta dela) também chamou a atenção na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Foram apenas 734 pagantes, para uma renda de R$ 5.265,00. É o segundo pior público da competição - o menor é de 632 testemunhas, também em jogo do América-MG como mandante, contra o Coritiba, na 13ª rodada.
O empate deixa o Coelho na lanterna por mais uma rodada, agora com 18 pontos, com distância da 16ª posição de seis pontos. Mas a desvantagem pode aumentar com o complemento da rodada neste domingo. Do lado catarinense, apesar das circunstâncias do jogo, o Avaí não pode comemorar muito o ponto conquistado já que, com 21, permanece na 18ª posição na tabela.
Os dois times agora voltam a campo no domingo, dia 18. Às 16h (de Brasília), o Avaí recebe o Palmeiras, na Ressacada. Já o Coelho tem o clássico estadual contra o Cruzeiro, às 18h, mais uma vez na Arena do Jacaré.
Esse é o lanterna?
Com a corda no pescoço e jogando em casa, o Coelho se mandou para o ataque desde o início do jogo. Com o esquema 3-5-2 consolidado e alas - Marcos Rocha e Gílson - muito ofensivos, o time de Givanildo deixou o Leão acuado no campo de defesa, evitando o gol do jeito que dava.
Mas a disposição americana não demorou a ser premiada. Logo aos 8 minutos, André Dias tabelou com Gílson, que saiu numa boa pela esquerda do ataque. Mesmo sem jeito, o jogador canhoto bateu cruzado de direita e conseguiu mandar no cantinho de Felipe. Festa da minúscula torcida do Coelho presente ao estádio.
Sem forças para reagir e com os responsáveis pela criação, Lincoln e Pedro Ken, pouco inspirados, os catarinenses assistiam ao amplo domínio dos donos da casa. Com boa variação de jogadas pelos lados, o América-MG quase ampliou em jogada pela direita. Marcos Rocha chegou ao fundo e cruzou para trás, mas André Dias, livre, errou o alvo.
O Coelho dominava as ações. Após sequência de escanteios venenosos cobrados por Amaral, saiu o segundo gol. Micão subiu mais que a defesa na primeira trave, deu uma leve desviada na bola, que achou o pé esquerdo de André Dias: 2 a 0.
O jogo era corrido, com poucas faltas, mas enquanto o Avaí havia feito apenas três, o Coelho já tinha parado a partida em oito oportunidades. Já no número de finalizações, equilíbrio: nove dos mineiros contra sete dos catarinenses. E cada equipe teve mais uma chance no primeiro tempo. Rafael Coelho deu belo giro dentro da área e parou no goleirão americano. Como resposta, Marcos Rocha invadiu a área pela direita, soltou um petardo, mas Felipe voou no ângulo para espalmar e deixar o placar em 2 a 0 na primeira etapa.
Acomodação e reação
Na volta do intervalo, Toninho Cecílio sacou o nulo Pedro Ken para a entrada de Batista no Avaí. O primeiro tempo do meia foi tão ruim que o técnico preferiu substituí-lo por um volante, e assim, Róbson ganhou mais liberdade. Já Givanildo Oliveira teve que fazer uma substituição de ordem médica, já que Willian Rocha sentiu o músculo da coxa e deu lugar ao experiente Anderson no time da casa.
A vantagem no placar, aliada ao pouco poderio ofensivo do Avaí, fez com que o América-MG se acomodasse na partida. Com exceção do meia Rodriguinho, que sempre criava boas jogadas, a partida nem de longe lembrava o movimentado primeiro tempo.
A esta altura, Toninho Cecílio tinha perdido a paciência com Rafael Coelho e mandado a campo o gringo Estrada, enquanto Givanildo sacou André Dias e colocou o veloz Léo, pensando em jogar nos contragolpes.
As mudanças feitas pelo técnico do Avaí deram certo. Estrada arriscava chutes que levavam muito perigo ao gol de Neneca. E com muito espaço em campo, o Leão conseguiu diminuir. Lincoln, na primeira jogada de um meia autêntico, recebeu na meia-lua e deu a bola limpa para Willian dentro da área. O artilheiro não perdoou e, na saída de Neneca, diminui o placar.
E o empate não demorou a acontecer. Assustado com o gol sofrido, o Coelho parou de jogar e permitiu a igualdade. Após escanteio, Cleverson subiu livre na segunda trave, e mesmo sem ângulo, conseguiu marcar de cabeça.
O empate desmoronou o time da casa, que por muito pouco não sofreu a virada do Avaí. No fim, um resultado ruim para quem luta para seguir na elite em 2012.
 
Borges garante mais um triunfo do Peixe, que vence Cruzeiro e o juiz
Santos marca três gols, mas só um valeu. Os outros dois foram mal anulados. Montillo teve a chance do empate, mas jogou pênalti para fora
 
A CRÔNICA
por Adilson Barros
Borges, sempre ele. O artilheiro do Campeonato Brasileiro marcou seu 16º gol neste sábado, na vitória santista sobre o Cruzeiro, por 1 a 0, pela 23ª rodada da competição nacional. Na verdade, o goleador marcou dois gols legítimos. Só um valeu. O outro foi anulado por impedimento inexistente. Aliás, não foi só o camisa 9 quem teve um gol legal não marcado. O zagueiro Edu Dracena também marcou o seu. Estava em posição normal, mas não pôde comemorar. A Raposa ainda perdeu um pênalti desperdiçado. Montillo cavou, bateu e mandou para fora.
Com o resultado, o Alvinegro Praiano, que emplaca uma sequência de seis jogos sem derrotas, vai a 29 pontos. Está em 12º lugar, com dois jogos a menos. O Cruzeiro, com 28, está na 13ª posição.
Peixe marca três. Só um vale

Logo nos primeiros movimentos de jogo, um lance de extrema infelicidade para o jovem volante Alison, do Santos. Com 18 anos, ele estreava na equipe principal. Foi promovido às pressas por causa dos desfalques alvinegros - sete no total. Em seu primeiro lance, subiu no meio de campo para disputar a bola cabeça. Caiu de mal jeito, torceu o joelho direito e deixou o gramado chorando muito, com suspeita de ruptura de ligamentos. Outro jovem, Anderson Carvalho, entrou no lugar de Alison.
O Cruzeiro começou muito desatento. A ideia era marcar individualmente os principais jogadores santistas. Leandro Guerreiro colava Neymar; Léo vigiava Borges, Gilberto ficava em cima de Alan Kardec. Naldo sobrava. O problema da equipe mineira é que os marcadores não funcionaram e os santistas deitaram e rolaram.
Borges gol Santos (Foto: Ag. Estado)Borges fez seu 16º gol no Brasileirão e deu a vitória ao Santos sobre o Cruzeiro (Foto: Ag. Estado)
Neymar caía pelo meio, arrastando Leandro Guerreiro e abrindo espaços para Léo entrar pela esquerda. Kardec, com ótima mobilidade, voltava para buscar o jogo deixava brechas para Borges dominar a bola. Assim, a equipe alvinegra envolveu a Raposa e desandou a fazer gols. Primeiro com Dracena, aos 10 minutos. Depois com Borges, aos 12, numa lida triangulação entre o artilheiro, Kardec e Neymar. Aos 21, o principal goleador do Brasileirão fez o terceiro.
Só que apenas um desses gols valeu, o segundo. Os outros dois foram anulados. O auxiliar Pedro Sanches de Araújo assinalou dois impedimentos inexistentes. Nos dois lances, os santistas estavam na mesma linha da defesa cruzeirense. Os lances provocaram revolta dos alvinegros, que foram descansar no intervalo reclamando muito.
- É duro falar de árbitro, pois corremos risco de levar gancho. Mas eles são fracos demais - afirmou o lateral-esquerdo Léo.
Passado esses sustos, o Cruzeiro passou a ter mais a bola. Tentava surpreender em contra-ataques puxados por Montillo, pela direita, ou por Roger, pela esquerda. Aos 31 minutos, mais um lance polêmico. O argentino da Raposa recebeu a bola na entrada da área e caiu no momento em que o volante santista Anderson Carvalho encostou nele. Uma penalidade duvidosa, que o “hermano” acabou desperdiçando.

Raposa melhora, mas jogo cai
O Cruzeiro acertou a marcação no segundo tempo, saiu de trás e passou a atuar mais adiantado, rondando a área do Santos. Chegou a criar chances, mas, exceto por um lance de Bobô, que acertou belo voleio defendido por Rafael, não criou muitos problemas para o goleiro santista.
O Peixe, por sua vez, tinha dificuldade para trocar passes. A não ser por tentativas isoladas de Neymar, o time santista parecia meio adormecido. O jogo ficou restrito a disputas de bola no meio de campo e se tornou monótono. Borges, sentindo dores na coxa esquerda, teve de sair para a entrada de Diogo. Substituição que diminuiu demais o poderio do ataque alvinegro.
Neymar tentou quebrar o gelo ao aplicar um chapéu de lambreta no zagueiro Léo. A jogada é característica de Falcão, craque do futsal, que assistia ao jogo na Vila Belmiro. O cruzeirense apelou e fez a falta. Como já tinha o amarelo, foi expulso. Mesmo com um jogador a mais, o Santos tinha dificuldades para entrar na zaga cruzeirense. Errava passes demais.
Neymar seguia tentando resolver sozinho. Armava os principais lances do jogo e cavou mais uma expulsão. Aos 45, tirou Fabrício para dançar. O volante apelou, bateu no santista e levou o vermelho direto. A Raposa terminou o jogo com dois a menos, mas ainda no lucro, já que viu a arbitragem anular dois gols legítimos do Santos no primeiro tempo.
 

Basquete do Brasil enterra jejum de 15 anos e volta aos Jogos Olímpicos

Seleção bate a Dominicana na semifinal da Copa América, garante a vaga em Londres-2012 e põe na história o nome da geração comandada por Magnano

Por Rodrigo Alves Direto de Mar del Plata, Argentina
O mais rápido, o mais alto, o mais forte. Das três partes do lema olímpico, a primeira foi a que mais castigou o basquete masculino brasileiro. Não foi rápido. De 1996 para cá, o tempo se arrastou sem pressa. Durante 15 anos, afundados no sofá de casa, os jogadores viram pela televisão os Jogos de Sydney, Atenas e Pequim. Foi preciso que surgisse um sábado nublado em Mar del Plata, com frio de rachar e até cinzas de vulcão pairando no céu, para a história dar uma guinada. A vitória por 83 a 76 sobre a República Dominicana no ginásio Ilhas Malvinas enterra quase duas décadas de sofrimento. Em Londres-2012, nada de TV. Se seremos mais altos ou mais fortes, veremos daqui a um ano. Mas já dá para dizer com todas as letras: o Brasil está de volta às Olimpíadas.
Marcelo Machado basquete Brasil x República Dominicana (Foto: AFP)Marcelo Machado foi um gigante no jogo da vida para o basquete brasileiro (Foto: AFP)
Após três Pré-Olímpicos frustrantes, a seleção cumpriu sua missão na Argentina. Venceu a semifinal e garantiu uma das duas vagas para Londres. Sob o comando de Rubén Magnano, os 12 heróis que acabam de se inscrever na história do basquete nacional atendem pelos nomes de Huertas, Alex, Marquinhos, Giovannoni, Splitter, Machado, Hettsheimeir, Benite, Luz, Augusto, Nezinho e Caio Torres.  Feito que tem sabor ainda mais especial para Marcelinho Machado, que desde 1999 tentava colocar o "olímpico" no currículo. Neste sábado, o ala de 36 anos deixou o banco de reservas para dar uma preciosa contribuição. Foi o cestinha com 20 pontos.
- Representa muita coisa conseguir essa vaga. A gente buscava, trabalhava muito para conseguir isso e não vinha. Mas este ano treinamos muito, abdicamos de um monte de coisas para chegar num momento como esse. É indescritível. Não é questão de tirar o peso, mas de conseguir um objetivo pelo qual batalhamos muito - chorava Machado.
O jogo
“Olé, olé, olé, olé, Rubén, Rubén”. O grito da torcida argentina antes do jogo, homenagem ao homem que lhe deu um ouro olímpico, bem que podia ser dos brasileiros que estavam bem longe dali. Foi Magnano o técnico que operou uma revolução no basquete nacional. No Mundial de 2010, fez o time jogar melhor, mas esbarrou na incapacidade de definir jogos difíceis. Trauma mais do que superado em Mar del Plata. Além de bater a Argentina na segunda fase, a seleção atropelou Porto Rico e agora derruba a Dominicana, que vai ter de disputar a vaga na repescagem mundial do ano que vem. Às 21h15m, Argentina e Porto Rico disputam a segunda classificação.
basquete Tiago Splitter Brasil x República Dominica  (Foto: AP)Splitter foi bem marcado na partida (Foto: AP)
Tirando a homenagem a Rubén, a torcida era toda contra o Brasil. E ficou ainda mais intensa quando os brasileiros levaram dois tocos logo no início da partida: Baez em Huertas, Horford em Splitter. O placar chegou a 9 a 4, mas Martínez levava vantagem sobre Tiago, e Magnano se apressou em substituí-lo por Hettsheimeir. Foi o pivô de 25 anos que, com o cronômetro já zerado e sob fortes vaias, acertou um lance livre e colocou a equipe à frente no fim do primeiro quarto: 18 a 17.
No segundo quarto, a Dominicana voltou forte. Martínez forçou a terceira falta de Splitter e obrigou Magnano a lançar Caio Torres, que pouco vinha jogando no torneio. No lance livre, o pivô caribenho colocou sua seleção à frente pela primeira vez. Era no garrafão que o Brasil sofria, mas Machado compensava nos chutes de fora. Na saída para o vestiário, vantagem curta e prenúncio de drama: 39 a 36.
Na volta, a diferença chegou a cinco, mas o drama se confirmou. Pelas mãos de Al Horford, ficou tudo igual. Machado e Hettsheimeir trataram de subir de novo para cinco, Marquinhos ampliou para oito, mas Martínez não desistia. Incansável, trombava embaixo da cesta feito um touro. Na raça, cortou para três, mas na virada para o último quarto, graças a Huertas, o placar pulou para 62 a 55. Àquela altura, o garrafão verde-amarelo, no entanto, sofria com o excesso de faltas: Hettsheimeir tinha quatro, Splitter, Giovannoni e Marquinhos tinham três cada. Apesar do sufoco, apenas dez minutos de basquete separavam a seleção de Londres.
Rafael Hettsheimer basquete Brasil x República Dominicana (Foto: EFE)Rafael Hettsheimeir mostrou vontade na partida que valia a vaga nos Jogos de Londres (Foto: EFE)
Os dominicanos não se entregavam. Perseguiam os brasileiros por toda a quadra. Mas ainda assim era possível encontrar uma brechinha da linha dos três. Com uma certeira, Caio Torres abriu 66 a 57. Alex também fez a sua. O pecado veio depois. Desperdiçou um contra-ataque com uma andada flagrada pela arbitragem. Levou as mãos à cabeça. Não havia tempo para reclamar ou lamentar. Marcelinho Machado sabia disso e tratou de consertar tudo. Com um chute longo fez tudo se acalmar (72 a 62). O Brasil vibrava. Ainda restavam cinco minutos.
Ronald Ramon ainda acreditava. E tratava de diminuir a frente. Al Horford fazia o mesmo e ainda tirava Guilherme Giovannoni do jogo, com cinco faltas (76 a 72). Dois lances livres de Marquinhos davam uma folga de seis pontos. Restando 1m40s, nova baixa. Hettsheimeir cometeu a quinta falta. Al Horford converteu mais um pontinho e, para felicidade da seleção, falhou na segunda tentativa. Os olhares já se voltavam para o cronômetro. Marcelo Huertas cadenciava o jogo. E partia para a cesta na hora certa. Mais dois pontos, sete de vantagem. Só faltavam 49 segundos....
Magnano mantinha o semblante calmo. Parecia saber o que estava para acontecer. Ramon seguia infernizando a vida do Brasil, fazendo mais uma de três. A 20s do fim, Huertas foi para a linha do lance livre. Converteu os dois. Era preciso uma defesa forte. Foi o que fizeram. Os dominicanos erraram e ainda fizeram falta em Marcelinho Machado. A essa altura Magnano já comemorava. A missão estava cumprida. O Brasil estava de volta aos Jogos Olímpicos. A festa e o choro estavam liberados.

Náutico bate o Criciúma nos Aflitos e chega à vice-liderança da Série B

Kieza, agora artilheiro, Peter e Rogélio anotaram os gols do jogo, marcado por susto: Schwenck deixou o campo de ambulância após choque

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
O Náutico aproveitou a força de sua torcida e, jogando diante de mais de 16 mil torcedores nos Aflitos, mostrou autoridade ao vencer o Criciúma por 2 a 1. O resultado deste sábado levou o time alvirrubro do terceiro lugar para a vice-liderança da Série B, apenas dois pontos atrás da Portuguesa, que tem 43. Para o Criciúma, a derrota significou a perda de duas posições. Com 31 pontos, o time catarinense agora aparece na décima colocação.
Kieza, agora artilheiro ao lado de Ricardo Jesus, da Ponte Preta, com 13 gols, e Peter marcaram os gols do Timbu, dono da melhor defesa da competição. Rogélio descontou para os visitantes.
Mas nem tudo foi festa em solo pernambucano. No início do segundo tempo, Schwenck se chocou com Ronaldo Alves em uma dividida e caiu desacordado (veja vídeo acima). O atacante do Criciúma foi atendido em campo e, de ambulância, seguiu para a realização de exames no hospital.
Na próxima rodada, a 23ª da Série B, o Náutico vai a Bragança Paulista enfrentar o Bragantino, enquanto o Criciúma recebe o Vila Nova. As duas partidas acontecem às 20h30m da próxima terça-feira.
kieza gol Náutico (Foto: Ag. Estado)Kieza iguala Ricardo Jesus na briga pela artilharia. Agora já são 13 gols (Foto: Ag. Estado)
Timbu pressiona e marca em jogada de bola parada
Diante de seus torcedores, o Náutico teve a primeira chance da partida somente aos 17 minutos. Elton deu passe na medida para Rogério, que desperdiçou mandando a bola para fora. O lance animou a equipe alvirrubra, que passou a chegar mais vezes ao ataque, enquanto o Criciúma só se defendia.
Curiosamente, as duas equipes precisaram fazer substituições ainda no primeiro tempo. O time catarinense perdeu Baraka aos 14 minutos. Ramalho entrou. No Náutico, Waldemar Lemos teve de promover a entrada de Douglas no lugar de Elton, aos 22. Tanto Baraka quanto Elton saíram de campo machucados.
A primeira finalização do Criciúma aconteceu somente aos 37 minutos. Após cobrança de escanteio, Rogélio chutou rente à trave de Gideão. A resposta do Náutico não demorou e veio dois minutos depois. Elicarlos alçou a bola na área e Rogério concluiu para boa defesa de Andrey. Após mais dois minutos, Ronaldo Alves, de cabeça, quase marcou.
A pressão do Náutico, enfim, resultou em gol aos 43 minutos, em jogada de bola parada. Peter cobrou falta e Kieza, de cabeça, desviou para abrir o placar dos Aflitos. Com o gol marcado, o atacante alvirrubro chegou ao 13º gol e igualou Ricardo Jesus, da Ponte Preta, na artilharia da Série B do Brasileirão.
Schwenck deixa o campo de ambulância, e Náutico consolida vitória
O segundo tempo começou como terminou o primeiro: com domínio do Náutico. Mas por volta de 11 minutos, as duas equipes levaram um grande susto quando Schwenck e Ronaldo Alves se chocaram. O atacante do Criciúma levou a pior, bateu a cabeça no chão na queda e ficou desacordado. Após ser atendido pelos médicos de ambos os clubes, o jogador, já acordado, foi retirado do campo de ambulância. Schwenck seguiu para um hospital próximo ao estádio onde irá realizar exames. O zagueiro do Timbu também precisou ser substituído.
O jogo seguiu em frente. E o susto acordou o Criciúma, que passou a pressionar o Náutico. Mas foi o time da casa que ampliou o placar aos 26 minutos. Aproveitando contra-ataque, Rogério e Peter fizeram grande jogada que resultou em gol do lateral após chute por baixo do goleiro Andrey.
Já nos acréscimos, o Criciúma descontou. Breitner levantou a bola na área, e o capitão Rogélio completou para o fundo da rede.
 

Ricardo Gomes deve deixar o CTI até segunda-feira, segundo boletim

Técnico do Vasco já consegue ficar por mais tempo fora do leito, interagindo com médicos e profissionais sentado na poltrona

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ricardo Gomes deve trocar o CTI (Centro de Terapia Intensiva) por um quarto do Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, até a próxima segunda-feira, de acordo com o boletim médico divulgado na manhã deste sábado. Na sexta-feira, a expectativa era de que o treinador deixasse o CTI em quatro dias.
Segundo o documento, o quadro clínico e neurológico do técnico do Vasco apresenta melhora progressiva. O boletim também afirma que Gomes já consegue ficar por um bom tempo sentado em uma poltrona e apresenta melhor interação com os médicos e seus familiares.
As sessões de fisioterapia motora e respiratória seguem sendo realizadas de três a quatro vezes por dia. Na quinta-feira, foi iniciado o processo de fonoaudiologia para auxiliar na recuperação da fala.
Entenda o caso
Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, no domingo, dia 28 de agosto, no Engenhão. Foi levado inicialmente para o centro médico do estádio e, em seguida, encaminhado para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia que durou cerca de três horas e meia. A hemorragia no cérebro em decorrência do AVC sofrido pelo treinador foi estancada, e a circulação, restabelecida.
No ano passado, quando ainda comandava o São Paulo, Ricardo Gomes teve uma vasculite, considerada um pequeno AVC, e precisou ficar internado após o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o médico do Vasco Clóvis Munhoz assegura que o problema não é relacionado com o enfrentado pelo treinador na outra ocasião.

Confira o boletim médico divulgado neste sábado pela assessoria do Hospital Pasteur
Boletim Médico, sábado, 10/09/2011, 11h
Paciente Ricardo Gomes, 46, anos, vitima de um Acidente Vascular Encefálico (AVE), hemorrágico, internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), do Hospital Pasteur.
O paciente apresenta progressiva melhora clinica e neurológica. Ele mantêm a fisioterapia motora e respiratória e as sessões de fonoaudiologia. Hoje, permaneceu um bom tempo fora do leito, sentado em poltrona apresentando uma melhor interação com os familiares e profissionais.
Ricardo Gomes permanece sem gravidade, com previsão de alta do CTI para as próximas 48 horas. As reavaliações são realizadas constantemente e modificações do quadro serão notificadas.

Mano corta goleiro Fábio e convoca Victor para clássico com Argentina

Cruzeirense levou pancada na cabeça na partida contra o Fluminense

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Victor Grêmio SporTV Repórter (Foto: Divulgação Site Oficial do Grêmio)Victor ganha nova chance na Seleção com Mano
(Foto: Divulgação Site Oficial do Grêmio)
Mudança na Seleção Brasileira para a partida com a Argentina, quarta-feira, pelo Superclássico das Américas: o técnico Mano Menezes cortou o goleiro Fábio, do Cruzeiro, e convocou Victor, do Grêmio.
Fábio levou um pancada na cabeça durante a derrota do Cruzeiro por 2 a 1 para o Fluminense, na última quarta, pelo Brasileirão. Segundo o site da CBF, o atleta passou por exames neurológicos e não poderá treinar por alguns dias, o que impossibilita sua participação no amistoso da Seleção.
A partida de quarta, em Córdoba, será a primeira do Superclássico das Américas, que só conta com atletas que atuam no Brasil e na Argentina. O jogo de volta será no dia 28 deste mês em Belém (ainda sem convocação de Mano).
Confira a lista de convocados para o jogo de quarta:
GoleirosVictor (Grêmio)
Rafael (Santos)
Jefferson (Botafogo)
Laterais
Danilo (Santos)
Mário Fernandes (Grêmio)
Bruno Cortês (Botafogo)
Kleber (Internacional)
Zagueiros
Dedé (Vasco)
Réver (Atlético-MG)
Rhodolfo (São Paulo)
Henrique (Palmeiras)
Volantes
Casemiro (São Paulo)
Paulinho (Corinthians)
Ralf (Corinthians)
Rômulo (Vasco)
Meias
Cícero (São Paulo)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Renato Abreu (Flamengo)
Thiago Neves (Flamengo)
Atacantes
Fred (Fluminense)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)

Torcedores ficarão com calculadora e coração nas mãos na última rodada

CRB, Guarany(S), Campinense e Fortaleza entrarão em campo com objetivos diferentes. Uns querem passar de fase e outros fugir da degola

Por Gioras Xerez Fortaleza, CE
Jogadores no treino do Fortaleza (Foto: Divulgação / Fortaleza)Jogadores terão que vencer o CRB e torcer para uma
derrota do Campinense (Foto: Divulgação / Fortaleza)
A última rodada do Campeonato Brasileiro da Série C promete fortes emoções. Apenas a torcida do América-RN ficará de camarote observando os acontecimentos. CRB, Guarany de Sobral, Campinense e Fortaleza entrarão em campo com objetivos diferentes. Uns lutarão para passarem de fase e outros para fugirem da degola.

As contas para classificação
No próximo sábado, dia 17, às 16horas (de Brasília) jogam Fortaleza e CRB, no Estádio Presidente Vargas e Campinense e Guarany de Sobral, no Estádio Amigão, em Campina Grande. A situação é a seguinte. O Fortaleza é o lanterna do Grupo B no momento com seis pontos e saldo negativo de cinco gols.
Para escapar da Série D, o Leão do Pici terá que vencer o CRB e torcer para que o Campinense no máximo empate com o Guarany de Sobral. Se o tricolor empatar e o Dragão Campineiro perder, o Leão também escapa. E tem a outra combinação. Se o Fortaleza golear o CRB por cinco gols de diferença, não será preciso se preocupar com o jogo envolvendo Campinense x Guarany.

Bugre poder passar de fase e cair para Série D
Guarany de Sobral em ação no Junco (Foto: Divulgação/Guarany de Sobral)Guarany de Sobral ainda pode passar de fase
na Série C (Foto: Divulgação/Guarany de Sobral)
Por fim, o Guarany de Sobral, com o empate entre CRB e Campinense voltou a sonhar com o acesso para a próxima fase. O Rubro-Negro Sobralense soma nove pontos e tem saldo positivo de um gol e terá que derrotar o Campinense por qualquer placar para chegar aos 12 e torcer para que o CRB, que no momento está com 11 pontos e saldo negativo de dois gols, não passe pelo o Fortaleza no PV. Para finalizar, o Bugre Sobralense ainda corre risco de cair. Se o Guarany perder para o Campinense e o Leão goleIar o CRB, o Bugre será rebaixado.

Apagão? Todo de preto, Barça sofre para empatar com Real Sociedad

Guardiola só põe Messi após time ceder empate de 2 a 2 depois de abrir 2 a 0 fora. Donos da casa quase conseguiram a virada nos minutos finais

Por GLOBOESPORTE.COM San Sebastián, Espanhabarcelo
Parecia fácil, mas o sempre favorito Barcelona sofreu para empatar por 2 a 2 com o Real Sociedad neste sábado, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Espanhol (a primeira foi adiada para 22 de janeiro por causa da greve). Após abrir 2 a 0 no estádio Anoeta, o time de Pep Guardiola - com uniforme todo preto - viu a equipe da casa se recuperar e quase virar nos minutos finais.
Confiante após a goleada de 5 a 0 sobre o Villarreal na estreia, Guardiola deixou Lionel Messi, David Villa e Iniesta no banco como precaução para a partida contra o Milan, na próxima terça-feira, pela Liga dos Campeões. Mesmo sem as estrelas, o Barça fez 2 a 0 rapidamente com Xavi e Fàbregas aos 9 e 11 do primeiro tempo, respectivamente.
messi barcelona real sociedad (Foto: Agência Reuters)Messi entrou em campo logo após o segundo gol do Real Sociedad: 'apagão' do Barça (Foto: Reuters)
Villa foi o primeiro a entrar, ainda na etapa inicial, por causa da lesão do chileno Sánchez. No segundo tempo, começou a reação dos donos da casa. Aos 12, Agirretxe marcou de cabeça e deixou 2 a 1 no placar. Dois minutos depois, o empate: Agirretxe driblou Victor Valdés na área e chutou, Busquets salvou com a mão, a bola bateu no travessão e sobrou para Griezmann colocar para dentro.
david villa barcelona estrada real sociedad (Foto: Agência Reuters)Villa erra o passe que originou gol de empate
do Real Sociedad (Foto: Agência Reuters)
O lance rendeu polêmica. Logo após o gol, o árbitro Mateu Lahoz  demorou a validar o lance pois o auxiliar havia marcado impedimento de Agirretxe no início da jogada. Detalhe: o "lançamento" para o atleta do Real Sociedad entrar cara a cara com Victor Valdés havia sido dado por Villa, que errou o passe. O juiz percebeu o erro do bandeirinha e acertou ao marcar o gol, mas não deu cartão a Busquets.
Assim que saiu o empate, Guardiola tirou Thiago Alcântara e colocou Messi em campo. Mas o melhor do mundo não conseguiu mudar a partida. Pelo contrário. A equipe da casa pressionou bastante e quase conseguiu a virada nos últimos minutos, com duas boas chances que assustaram o Barcelona.
Agora, os dois times somam quatro pontos no Espanhol, assim como o Sevilla, que visitou o Villarreal e empatou por 2 a 2 (gols de Negredo e Alexis para o Sevilla, e Rossi e Marco Ruben para o Submarino Amarelo).
Confira os jogos da rodada:
SábadoReal Sociedad 2 x 2 Barcelona
Villarreal 2 x 2 Sevilla
Real Madrid x Getafe
Valencia x Atlético de Madri
Domingo
Betis x Mallorca
Racing Santander x Levante
Osasuna x Sporting Gijon
Rayo Vallecano x Zaragoza
Espanyol x Athletic Bilbao
Segunda-feira
Málaga x Granada

Com passe de letra de Kaká, Real bate o Getafe e assume a liderança

Benzema confirma boa fase, Ronaldo marca em pênalti duvidoso, e merengues aproveitam apagão do Barcelona na rodada

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Benzema gol Real Madrid (Foto: Reuters)Benzema foi um dos destaques (Foto: Reuters)
O Real Madrid venceu o Getafe por 4 a 2 e assumiu a liderança isolada do Campeonato Espanhol. Os merengues foram beneficiados pelo empate do Barcelona com o Real Sociedad, chegaram a seis pontos e viram o rival ficar para trás, com quatro pontos na tabela de classificação. O atacante francês Benzema confirmou a ótima fase, marcando dois gols na partida. Kaká entrou no segundo tempo e deu belo passe para o quarto gol.
Benzema abriu o placar aos 13 minutos. Em ótima jogada de ataque, Marcelo, Coentrão e Özil participaram do lance que culminou com o chute colocado do francês. Aos 38, o venezuelano Miku, um dos protagonistas do duelo, contou com a sorte para empatar. Lacen tentou acionar o solitário atacante, mas o passe não foi dos melhores. Todavia, a bola bateu em Pepe e sobrou livre para o goleador do Getafe, que girou o corpo e chutou.
No segundo tempo, Cristiano Ronaldo quase marcou um gol de placa. De bicicleta, o português acertou a trave. No rebote, Coentrão perdeu um gol incrível. O Real Madrid voltou a ficar à frente no placar em um lance polêmico. Aos 14 minutos, Ronaldo sofreu falta fora da área, mas o árbitro confirmou o pênalti. O próprio CR7 cobrou e fez o segundo dos merengues.
Cristiano Ronaldo gol Real Madrid (Foto: EFE)Cristiano Ronaldo deixou sua marca após pênalti polêmico contra o Getafe (Foto: EFE)
Criticado na última temporada, Benzema quase deixou o Real, mas o técnico José Mourinho resolveu apostar no francês e não contratou um novo camisa 9. A confiança tem sido retribuida com gols e quando a fase é boa... Aos 23 minutos, Cristiano Ronaldo lançou a bola para o companheiro. O goleiro Moyá ficou indeciso, sem saber se avançava no atacante ou se permanecia no gol. Enquanto o arqueiro decidia, Benzema não perdoou e ampliou.
O Getafe diminuiu aos 28 minutos. Desequilibrado, Güiza conseguiu tocar para Miku, que driblou Ricardo Carvalho e confirmou seu segundo gol na partida. Kaká estava no banco de reservas, entrou aos 26 minutos e participou do quarto gol. O brasuca tocou de letra para o atacante Higuaín, que teve tranquilidade para definir a jogada um minuto depois de entrar em campo, aos 43.
Confira os jogos da rodada:
Sábado
Real Sociedad 2 x 2 Barcelona
Villarreal 2 x 2 Sevilla
Real Madrid 4 x 2 Getafe
Valencia 1 x 0 Atlético de Madri
Domingo
Betis x Mallorca
Racing Santander x Levante
Osasuna x Sporting Gijon
Rayo Vallecano x Zaragoza
Espanyol x Athletic Bilbao
Segunda-feira
Málaga x Granada
 


Em Monza, Vettel mantém 100% da RBR em treinos e faz a décima pole

Equipe largou na primeira posição em todas as corridas de 2011. Massa é o melhor brasileiro, em sexto. Bruno Senna fica em décimo e Rubinho, em 13º


Por GLOBOESPORTE.COM Monza, Itália
Já não é mais surpresa. Pela décima vez no ano, Sebastian Vettel vai largar na pole position em uma corrida, desta vez no GP da Itália, em Monza, com 1m22s275. De quebra, ainda manteve os 100% de aproveitamento da RBR em treinos classificatórios: em 13 corridas, 13 primeiras posições no grid. O alemão, aliás, não foi ameaçado em um minuto sequer: fez o melhor tempo em sua primeira saída e ainda melhorou em meio segundo com o cronômetro zerado.
- Presente de Natal - disse o engenheiro de Vettel, pelo rádio.
De fato, apesar do amplo domínio de Vettel no ano, o alemão superou Niki Lauda e Nelson Piquet neste sábado com a 25ª da carreira. Além disso, se tornou o primeiro piloto desde Ayrton Senna a fazer um "duplo-duplo" em poles: dez vezes em duas temporadas diferentes. Ao seu lado neste domingo sai Lewis Hamilton, da McLaren, o segundo colocado. O inglês vinha rápido no fim do treino, mas estragou a tentativa com um erro na Variante della Roggia. Jenson Button, seu companheiro, completou a lista dos três primeiros. A largada do GP da Itália está marcada para as 9h (de Brasília) com transmissão da Rede Globo e, em Tempo Real, do GLOBOESPORTE.COM.
Blog Voando Baixo: Vettel e o duplo-duplo. Clique aqui e opine!
vettel rbr pole position gp de monza (Foto: Agência Reuters)Pela décima vez no ano, Sebastian Vettel faz seu já tradicional gesto após uma pole position (Foto: Reuters)
Já Felipe Massa vai largar na sexta posição do grid. Ele foi superado por Fernando Alonso, seu companheiro de Ferrari, pela 11ª vez no ano. O espanhol sai na quarta posição, à frente de Mark Webber, da RBR, o quinto. O australiano desbancou o brasileiro já com o cronômetro zerado.
Em sua segunda corrida pela Renault-Lotus, Bruno Senna conseguiu colocar seu carro novamente na superpole. Ele vai largar em décimo após não entrar na pista na última parte do treino para poupar pneus. O russo Vitaly Petrov, que corre neste fim de semana com um capacete preto, em homenagem às vítimas do acidente aéreo que matou quase todo o time do Lokomotiv Yaroslavl em seu país, fico em sétimo. Na Williams, Rubens Barrichello, que se queixou da falta de velocidade do carro, foi o 13º, uma posição à frente de Pastor Maldonado.
O treino
A primeira parte do treino classificatório (Q1) terminou sem grandes surpresas. Os carros das três equipes mais fracas - Lotus, MVR e Hispania - acabaram eliminados, como quase sempre ocorre. E, desta vez, quem se juntou a eles foi Jaime Alguersuari, da STR, que vai largar apenas na 18ª posição neste domingo. Na Bélgica, o espanhol foi sexto, mas ficou fora na primeira curva.
Bruno Senna e Rubens Barrichello passaram um certo sufoco para avançar à segunda parte (Q2). O piloto da Renault-Lotus ficou boa parte do tempo fora dos 17 classificados, mas acertou algumas boas voltas no fim e conseguiu a vaga no Q2. Já o da Williams só conseguiu ser rápido em sua última tentativa, mas também passou para o trecho seguinte.
O Q2 também foi bem emocionante para os brasileiros. Superado por Paul di Resta a poucos minutos do fim, Senna teve de arriscar tudo em uma última tentativa. E, apesar de um pequeno erro na entrada da Variante Ascari, o brasileiro conseguiu superar o tempo do escocês da Force India por apenas seis milésimos e se garantiu na superpole na décima posição.
Barrichello, entretanto, acabou apenas na 13ª posição. De positivo, apenas ter ficado à frente do companheiro venezuelano Maldonado, o 14º. Aliás, os classificados para a superpole não tiveram surpresas: apenas carros de RBR, McLaren, Ferrari, Mercedes e Renault-Lotus.
Confira o grid de largada do GP da Itália, no circuito de Monza:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m22s275
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m22s725
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m22s777
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m22s847
5 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m22s972
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m23s188
7 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m23s530
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m23s777
9 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m24s477
10 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - sem tempo
Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m24s163
12 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m24s209
13 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m24s64814 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m24s726
15 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m24s845
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m24s932
17 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m25s065
Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m25s334
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m26s647
20 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m27s184
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m27s591
22 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m27s609
23 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 1m28s054
24 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m28s231

Velório de vítimas de tragédia com time de hóquei reúne 100 mil pessoas

Familiares e fãs dão último adeus aos mortos em acidente de avião na Rússia

Por GLOBOESPORTE.COM Yaroslavl, Rússia
O velório dos 43 mortos, incluindo a delegação do Lokomotiv Yaroslavl, time de hóquei no gelo, na queda de um avião na última quarta-feira reuniu cerca de 100 mil pessoas no estádio Arena 2000, em Yaroslav. De acordo com autoridades da região, parentes, amigos e fãs foram ao locar dar o adeus às vítimas da tragédia, que foram enterradas em seguida.
enterro funeral jogador hóquei rússia (Foto: Agência AFP)Multidão se despediu de vítimas do acidente que de avião (Foto: Agência AFP)
Entre as homenagens, estavam um grande cartaz com a inscrição “Nossa equipe para sempre” e fotografias dos jogadores nas paredes do ginásio, onde jogava a equipe do Lokomotiv. A cerimônia contou também com a presença do primeiro ministro russo, Vladimir Putin. O governante colocou dois cravos ao lado das fotografias de cada uma das vítimas.
enterro funeral jogador hóquei rússia (Foto: Agência Reuters)Jogador do Lokomotiv é enterrado (Foto:  Reuters)
Homenagens às vítimas estão sendo feitas em toda a Europa. Na sexta-feira, em Moscou, a embaixada da República Tcheca amanheceu com bandeira a meio-pau. Fãs do ex-jogador tcheco Jan Marek deixaram flores em frente ao prédio. O mesmo aconteceu na embaixada da Eslováquia, país do ex-jogador Pavol Demitra, ex-capitão da seleção nacional que também defendia o Lokomotiv.
Jan Marek e os outros dois ex-jogadores tchecos do Lokomotiv, Josef Vasicek e Karel Rachunek, foram homenageados em uma praça de Praga, capital do país.
Alexander Galimov, único jogador sobrevivente do acidente aéreo, continua internado em estado grave. O atleta teve queimaduras em cerca de 80% do corpo e nas vias respiratórias. Os rins e um dos pulmões também sofreram danos graves.
Ainda bastante abalado pela tragédia, o presidente do Lokomotiv, Yuri Yákovlev, afirmou que a equipe não competirá por um bom tempo.
- Nosso objetivo primordial é cuidar dos familiares dos falecidos. O segundo objetivo será formar um time de nível. Decidimos que o clube não jogará até a próxima temporada - disse o dirigente.
O acidente foi o nono envolvendo o avião YAK-42, em operação desde 1980. Apesar disso, o governo russo não determinou a paralisação dos voos com aeronaves deste tipo. A primeira caixa-preta já foi encontrada e será analisada.

enterro funeral jogador hóquei rússia (Foto: Agência AP)Cerca de 100 mil pessoas compareceram ao velório na Rússia (Foto: Agência AP)

Vasco quebra escrita contra o Fla e pega o São Paulo na final do showbol

Depois de duas eliminações para o rubro-negro em semifinais, vascaínos impõem 6 a 5 e tiram o atual bicampeão brasileiro da disputa do título

Por SporTV.com Mangaratiba, RJ
O Vasco acabou com a hegemonia do Flamengo no showbol. Comandado por Pedrinho, o time de São Januário quebrou a série de derrotas para o rubro-negro em semifinais e classificou-se para a final do Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 10h. O Vasco enfrenta o São Paulo, que bateu o Fluminense por 7 a 3 na primeira semifinal deste sábado.
O Vasco fez 6 a 5 numa partida equlibrada - e quente - em que o Flamengo ficou sem Djalminha, expulso na metade do segundo tempo. Antes da semifinal deste sábado, o Vasco amargava duas eliminações para os rubro-negros em semifinais do Carioca, em 2010 e neste ano. O Flamengo, atual bicampeão brasileiro de showbol, fica fora de decisão desta vez.
O Clássico dos Milhões no showbol foi cheio de emoção. O Vasco chegou aos 2 a 0 com gols de Zada e Alex Pinho, mostrando domínio das ações na primeira metade do primeiro tempo.
O Flamengo, atual bicampeão brasileiro, no entando, reagiu. Primeiro, Djalminha descontou (2  a 1). E, nos minutos finais, Jorginho deixou tudo igual: 2 a 2.
Vasco x Flamengo, pela semifinal do showbol (Foto: Reprodução SporTV)Pedrinho tenta a jogada diante da marcação de Emerson, na semifinal do showbol (Foto: Reprodução SporTV)
- Não podemos dar bobeira, porque, no showbol, você piscou os olhos, leva gol - chamou a atenção o vascaíno Zada.
No segundo tempo, o Vasco retomou a liderança da partida. Pedrinho converteu pênalti, pondo os vascaínos com 3 a 2.
Djalminha reclama e acaba expulso
Depois, Djalminha, o principal jogador rubro-negro, discutiu com o árbitro Oscar Roberto Godói e acabou levando o cartão vermelho, deixando o Flamengo com um jogador a menos. No showbol, existe o cartão azul, que tira o punido de quadra por apenas dois minutos, voltando em seguida.
Pouco depois, Pedrinho deixou o Vasco com dois gols de vantagem na semifinal: 4 a 2. Mas, num pênalti, André Cruz, fez o Flamengo encostar (4 a 3).
Numa dividida, a bola sobrou para Maricá - reforço vascaíno a partir desta semifinal - chutar cruzado e ampliar para 5 a 3. Maurinho, porém, voltou a pôr o Flamengo encostado no placar: 5 a 4. E coube a Marquinhos, num chute de longa distância, empatar o duelo decisivo: 5 a 5.
No eletrizante clássico, logo depois, Sorato aproveitou cruzamento de Zada para, de cabeça, botar o Vasco, de novo, na frente: 6 a 5, a pouco mais de três minutos para o fim.
Vasco: Azul, Leonardo, Alex Pinho, Pedrinho, Fabrício Carvalho e Zada. Entraram Lira, Sorato, Maricá, Marcelo Carioca.
Flamengo: Robertinho, Baresi, André Cruz, Emerson, Marquinhos e Djalminha. Entraram Maurinho, Aldair.
O SporTV transmite a decisão do Brasileiro de Showbol, neste domingo, às 10h, com narração de Lucas Pereira, comentários de Marcelo Rodrigues e reportagem de Marcos Carvalho.

Brasil goleia Portugal de virada e vai em busca do penta contra a Rússia

Com boa atuação no segundo e terceiro períodos, seleção não dá chances ao arquirrival e vence por 4 a 1. Com dois gols, Sidney é o melhor do jogo

Por Igor Christ Direto de Ravenna, Itália
Portugal até foi melhor no primeiro período, mas a seleção brasileira se encontrou em quadra, derrotou o tradicional rival e vai brigar pelo pentacampeonato mundial, em Ravenna, na Itália. De virada, os comandados de Alexandre Soares venceram por 4 a 1 (veja os gols no vídeo ao lado) e vão enfrentar a Rússia, que passou por El Salvador na outra semifinal. A grande decisão será neste domingo, às 13h30m (de Brasília). Antes, portugueses e salvadorenhos disputam o terceiro lugar.
Sidney foi o nome da partida, com dois gols e um passe primoroso para Bruno Malias marcar o quarto. O primeiro foi de Betinho, que comemorou embalando uma criança. Alan inaugurou o placar e fez o de honra dos portugueses.
- Já deixei uma homenagem para o meu filho que vem aí. Hoje, conseguimos mostrar nosso verdadeiro futebol diante de uma equipe muito boa - afirmou Betinho, outro destaque do jogo.
futebol de areia sidney brasil portugal (Foto: Agência Getty Images / FIfa)Anderson (2) comemora com Sidney um dos quatro gols brasileiros (Foto: Agência Getty Images / FIfa)
Portugal assustou logo na saída de bola, com Madjer acertando o travessão. Aos 5min, o craque e artilheiro português chutou na trave, ficou com o rebote e passou para Alan abrir o placar. Pouco depois, Madjer acertou outra vez o travessão. Portugal criava as melhores chances, e Torres quase marcou o segundo de cabeça, mas o goleiro Mão defendeu.
Com a vantagem, Portugal recuou e o Brasil buscou o empate, com mais presença no ataque. A 1min45s do fim do período, André chutou de longe, a bola pegou na areia e explodiu no travessão. Portugal respondeu no contra-ataque, e Jordan perdeu gol incrível, cara a cara.
O Brasil voltou para o segundo tempo com substituições e bem mais ligado. Betinho, num chute de longe, que desviou em Belchior, empatou a partida logo a 1min49s: 1 a 1. Ele mesmo construiu a jogada do gol da virada. O camisa 4 passou pelos adversários na raça e a bola sobrou para a finalização de Sidney a 3min47s: 2 a 1. Apesar de algumas chances, não saíram mais gols até o fim do período, culpa das boas defesas dos goleiros Mão e Graça.
As duas seleções continuaram chutando bastante a gol e os goleiros, trabalhando muito na etapa final. Aos 4min, Benjamin girou e chutou na trave. No minuto seguinte, o Brasil marcou o terceiro em bela triangulação: de Anderson para Benjamin, que achou Sidney para estufar a rede: 3 a 1.
A 3min39s do fim da partida, o Brasil chegou à goleada. Sidney deu lindo passe e colocou Bruno Malias na cara do gol: 4 a 1. Nervosos, os portugueses não conseguiram reagir e os brasileiros administraram a vantagem para comemorar mais uma classificação para uma decisão de Mundial.

Na caminhada rumo ao penta, Brasil encara o arquirrival Portugal na semi

Maior clássico das areias será às 13h30m (de Brasília) deste sábado e vai colocar frente a frente os dois artilheiros da Copa do Mundo: Madjer e André

Por Igor Christ Direto de Ravenna, Itália
Na caminhada rumo ao pentacampeonato, o Brasil terá pela frente um rival bem conhecido. Neste sábado, às 13h30m, a seleção brasileira encara Portugal pela semifinal da Copa do Mundo de futebol de areia, que está sendo disputada em Ravenna, na Itália. Esta será a sexta vez em seis edições da competição que os lusitanos cruzam com o time canarinho. Além de toda a tradição daquele que é considerado o grande clássico da modalidade, o confronto coloca frente a frente os dois artilheiros da competição: Madjer (10 gols) e André (8 gols), fundamentais nas vitórias de suas equipes nas quartas de final. Enquanto o português fez um gol no tempo normal e cobrou o pênalti decisivo contra Senegal, o brasileiro fez nada menos do que cinco gols contra a Nigéria.
Futebol de Areia - Montagem Madjer e André, Portugal x Brasil (Foto: Reprodução/Site da Fifa)Quem vai rir por último? Duelo de artilheiros é atração de Brasil x Portugal (Foto: Reprodução/Site da Fifa)
- Todos os jogos contra Portugal são equilibrados, nervosos, é um clássico, um jogo diferente. Precisamos manter a concentração durante todo o tempo, dar o nosso ritmo ao jogo, para buscar essa vitória. É decisão e já estamos no clima - afirmou o atacante Sidney, que tem dois gols na Copa do Mundo.
Brasileiros e portugueses já se enfrentaram 40 vezes. E o retrospecto verde-amarelo é altamente favorável: são 34 vitórias e apenas seis derrotas, com 243 gols a favor e 132 contra. Em Copas do Mundo, cinco confrontos, um em cada edição da competição, com quatro vitórias brasileiras e uma derrota: triunfos em Dubai-2009 (8 a 2, na semifinal), Marselha-2008 (5 a 4, na semifinal), Rio de Janeiro-2007 (10 a 7, nas quartas-de-final) e Rio de Janeiro-2006 (7 a 4, na semifinal), e um revés no Rio de Janeiro-2005, na disputa de pênaltis, por 2 a 1, após empate em 6 a 6 no tempo normal e 0 a 0 prorrogação. Sempre que venceu Portugal em uma edição de Copa, o Brasil conquistou o título mundial.
Vale lembrar que, no último confronto entre as duas seleções, a vitória foi portuguesa: 4 a 2, no Mundialito de Portimão, no mês passado. Porém, mesmo perdendo, o Brasil ficou com o título.
- É um jogo de muita rivalidade, a seleção portuguesa está renovada, vem fazendo um bom campeonato, e tem um jogador que conhecemos bem. Madjer é um atacante perigoso, eficiente e que tem ao lado Belchior e Alan, um trio que comanda a equipe e que não pode ter espaços. Respeitamos Portugal, assim como eles também nos respeitam, e vai ganhar quem tiver mais coração - resumiu o capitão Benjamin.
A outra semifinal do Mundial da Itália reunirá Rússia e a surpresa El Salvador, às 12h (horário de Brasília). A final e a disputa de terceiro lugar serão realizadas no domingo.