quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Conmebol muda tabela: Vasco e Fla
(se passar pela pré) estreiam em casa

Primeira versão apontava estreia cruz-maltina no Uruguai, e rubro-negra - se for à fase de grupos - na Argentina. Chave do Santos tem erro na 5ª rodada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A Conmebol divulgou na última terça-feira, em seu site oficial, a tabela de jogos de todos os grupos da Libertadores de 2012. Nesta quarta, entretanto, a entidade alterou alguns jogos da tabela, sem publicar qualquer explicação para as mudanças. Dentre os brasileiros, o maior afetado direto foi o Vasco: o clube, que a princípio estrearia contra o Nacional, em Montevidéu, agora vai encarar o time uruguaio no Rio em seu primeiro duelo na Libertadores.
O Cruz-Maltino, por sinal, terá um caminho ingrato no Grupo 5, uma vez que fará também o seu segundo jogo na competição dentro de seus domínios (Peru 2). Por outro lado, as duas últimas rodadas do Vasco serão longe da torcida.
Outro grupo que teve a ordem dos jogos alterada foi o 2, que pode receber o Flamengo, caso este avance após encarar o Real Potosí, da Bolívia, na fase preliminar da competição. Segundo a tabela publicada na terça, o Rubro-Negro, caso se classificasse, estrearia diante do representante 3 da Argentina, fora de casa. Agora, após a alteração, o Fla teria de fazer seu primeiro jogo no Rio de Janeiro, contra o representante 2 do Equador, e o último contra o mesmo rival, fora de casa.
Erros: nem todos corrigidos
Grupo 1 do Santos Libertadores (Foto: Reprodução / Conmebol)Em vermelho, a quinta rodada do Grupo 1: Bolívia 2 joga duas vezes (Foto: Reprodução / Conmebol)
As alterações feitas pela Conmebol corrigiram uma série de erros no Grupo 6, que tem o Corinthians. Havia partidas repetidas na tabela que, agora, não aparecem mais. O Timão segue fazendo a estreia fora de casa, contra o "Paraguai 2".
Há pelo menos mais um erro claro na tabela que exibe o site da Conmebol. Na quinta rodada do Grupo 1, que tem o Santos e pode ter ainda o Internacional, caso este avance na fase preliminar, a equipe "Bolívia 2" joga duas vezes, contra Santos e Peru 1. Pela lógica, o correto seria "Ganhador 5" (que pode ser o Internacional) x Santos e Peru 1 x Bolívia 2. Da forma que está, o Peixe faz quatro jogos em casa e apenas dois fora.
Confira os trechos da tabela (até a noite desta quarta) que envolvem clubes brasileiros:
Pré-Libertadores
Real Potosí (BOL) x Flamengo
Flamengo x Real Potosí (BOL)
Inter x Colômbia 3
Colômbia 3 x Inter
Fase de grupos
Grupo 1 - se o Inter passar da pré-Libertadores
Bolívia 2 x Santos
Inter x Peru 1
Santos x Inter
Peru 1 x Santos
Inter x Bolívia 2
Santos x Peru 1
Bolívia 2 x Inter
Santos x Bolívia 2 (aparentemente, o correto seria Inter x Santos)
Santos x Bolívia 2
Peru 1 x Inter
Grupo 2 - se o Flamengo passar da pré-Libertadores
Flamengo x Equador 2
Paraguai 1 x Flamengo
Flamengo x Argentina 3
Argentina 3 x Flamengo
Flamengo x Paraguai 1
Equador 2 x Flamengo
Grupo 4
Fluminense x Boca Juniors (ARG)
Fluminense x Zamora (VEN)
Arsenal (ARG) ou Sport Huancayo (PER) x Fluminense
Fluminense x Arsenal (ARG) ou Sport Huancayo (PER)
Zamora (VEN) x Fluminense
Boca Juniors (ARG) x Fluminense
Grupo 5
Vasco x Nacional (URU)
Vasco x Peru 2
Equador 3 ou Paraguai 3 x Vasco
Vasco x Equador 3 ou Paraguai 3
Peru 2 x Vasco
Nacional (URU) x Vasco
Grupo 6
Paraguai 2 x Corinthians
Corinthians x Cruz Azul
Táchira x Corinthians
Corinthians x Táchira
Cruz Azul x Corinthians
Corinthians x Paraguai 2

Timão pentacampeão

por Mario Alberto em 06.dez.2011 às 17:18h

Timão Campeão 2011 -- ANIMATUNES

Dedé é homenageado com caricatura

Depois de presentear Juninho e Felipe, designer entrega quadro com a ilustração ao zagueiro vascaíno

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Caricatura do Dedé do Vasco (Foto: Divulgação)A caricatura de Dedé (Foto: Divulgação)
A boa fase de Dedé dentro dos campos o fez cair nos braços da torcida do Vasco. O zagueiro curte a condição de ídolo e foi homenageado como tal nesta quarta-feira. O Mito, como é chamado pelos vascaínos, recebeu um quadro com sua caricatura. O designer Eddie Souza é o autor da homenagem.
- Depois que entreguei (caricaturas) para os ídolos Juninho e Felipe, tinha prometido que o Dedé seria o próximo. Consegui fazer até o final do ano, e estou muito feliz em poder entregar essa homenagem para o nosso Mito - disse com orgulho o designer, em entrevista ao site oficial do Vasco.
O próximo homenageado por Eddie Souza será o presidente Roberto Dinamite.

Brasileiro Sub-20: Corinthians e Vasco empatam e ficam mal na tabela

Jogando no estádio Passo D`Areia, em Porto Alegre, times ficam no 3 a 3 e permanecem atrás dos líderes do grupo. Próxima rodada será na sexta-feira

Por SporTV.com Porto Alegre
Únicas equipes do grupo 3 que ainda não haviam somado pontos no Brasileirão Sub-20, Vasco e Corinthians empataram em 3 a 3, nesta quarta-feira, no estádio Passo D`Areia, em Porto Alegre. O resultado foi ruim para ambos, já que os outros três integrantes da chave estão com três pontos. Os dois times voltam a jogar nesta sexta-feira. O Vasco encara o Coritiba, às 15h30m, enquanto o Corinthians pega o Vitória às 17h30m. Os dois jogos serão no estádio Passo D`Areia e terão transmissão ao vivo do SporTV.
O jogo começou truncado, com ambas as equipes se expondo muito pouco nos primeiros minutos. Aos 21, o Vasco chegou ao ataque pela primeira vez e tratou de abrir o placar, quando Marlone recebeu na entrada da área, driblou o volante Claudir e bateu no canto esquerdo do goleiro Rafael. O Corinthians não demorou a chegar ao empate. Depois de cobrança de escanteio, aos 28, a bola sobrou para o grandalhão Jô, que apenas empurrou para o fundo do gol.
Os paulistas quase viraram aos 34. Em cobrança de falta da direita, a bola foi cruzada para área e Claudir perdeu sozinho, após uma saída em falso do goleiro Fabrício. Quatro minutos depois, entretanto, uma falha coletiva da defesa corintiana fez Romário receber a bola sozinho, dentro da área. O atacante dominou e colocou no canto: 2 a 1. Aos 43, o mesmo Romário foi lançado na frente, mas Rafael saiu a tempo de evitar o terceiro gol.
Vasco e Corinthians empatam pelo Brasileirão Sub-20 (Foto: Divulgação)O vascaíno Jomar domina a bola na frente do corintiano Elias: empate ruim para os dois (Foto: Divulgação)
O time carioca pagou pela chance perdida logo no início do segundo tempo. Aos sete minutos, Igor aproveitou rebote na entrada da área e empatou para o Corinthians. O Vasco voltou a assustar aos 18, com Welber, em chute de fora da área, que Rafael espalmou para escanteio. Três minutos depois, o Timão respondeu em chute de Elias, que Fabrício teve de se esticar para defender. O jogo seguiu movimentado e, aos 23, o vascaíno Willen perdeu chance incrível, finalizando mal, dentro da área corintiana.
No lance seguinte, porém, o Corinthians não perdoou e fez o seu terceiro gol, quando Elias fez linda jogada pela direita e cruzou para Douglas completar sozinho para o gol: 3 a 2. O time da Colina não se entregou e conseguiu o empate aos 28, com o zagueiro Luan, completando, de cabeça, uma jogada de escanteio vinda do lado esquerdo. Aos 43, Willen perdeu outra grande chance, finalizando para fora, sozinho, dentro da área. A última oportunidade do jogo aconteceu aos 46, com Welber, que deu uma bicicleta salva pela zaga corintiana em cima da linha.
As 20 equipes que participaram do Brasileirão profissional de 2011, com exceção do São Paulo, que foi substituído pelo Vitória, disputam o sub-20. As equipes foram divididas em quatro grupos com cinco times cada um. Os dois melhores colocados garantem vaga nas quartas de final, que será realizada em sistema de mata-mata, em jogo único. O sistema será o mesmo até a decisão do torneio.

Mosquito voa no Sul-Americano Sub-15 e faz planos de ficar no Vasco

Melhor jogador da competição curte bom momento, faz planos para o futuro e garante que não vai largar o apelido e nem o clube carioca

Por Luna Vale Rio de Janeiro
Para muitos, Thiago Rodrigues ainda é um desconhecido no futebol. Mas os rivais do Brasil no Sul-Americano Sub-15 conhecem bem o jogador. Talvez não com esse nome. Mosquito fez jus ao apelido durante a competição, com habilidade e rapidez, fez um "zum zum zum" na defesa dos adversários, se tornou o artilheiro, com 12 gols e foi eleito o melhor jogador do torneio.
Quem ouve falar em um jogador com o apelido de "Mosquito", pensa logo em um jovem elétrico e agitado. No entanto, Thiago é tímido, de poucas palavras e ainda não está acostumado com o assédio da imprensa. Com o voo no Sul-Americano, o jogador da base do Vasco passou a ser mais conhecido pela torcida. Para o futuro, ele garante que não quer se desfazer do apelido.
- Não tem mais como, já pegou - admite.
Mosquito com o troféu de artilheiro e melhor jogador do Sul-Americano Sub-15 (Foto: Luna Vale/Globoesporte.com)Mosquito com o troféu de artilheiro e de melhor jogador do Sul-Americano Sub-15 (Foto: Luna Vale/ Globoesporte.com)
O estilo de jogo poderia justificar o apelido. Rápido, hábil e com precisão para marcar os gols, foram 12 nos sete jogos do Sul-Americano. Mas também não é por isso que Thiago ganhou um novo nome. Quando jogava futebol de salão no Fluminense, seu treinador contou que o menino era parecido com um amigo seu, conhecido como Mosquito. A partir de então, o apelido ficou.
A mãe Andreia, chamada pelos amigos do jogador de "Dona Mosquita", conta que o filho sempre sonhou em ser jogador. Aos cinco anos, a avó Dona Eliete, conhecida como Baiana, levava o neto para a escolinha. Depois, passou pelo Fluminense e pelo Flamengo, mas foi parar no Vasco no início de 2009, porque o clube da Gávea não fornecia ajuda de custo. No mesmo ano, foi campeão estadual de campo e de futsal atuando pelo time mirim (12 e 13 anos). Em julho de 2011, foi campeão da Mini-Copa América Sub-15 com a Seleção Brasileira. Era o início de uma trajetória com a amarelinha que ganha a cada dia novos capítulos, como a conquista do Sul-Americano na última semana.
- Graças a Deus deu tudo certo. Estávamos focados na competição. Passamos um mês treinando na Granja Comary e 15 dias no Uruguai. Não deu tempo de conhecer nada, era só treino e descanso - relembra Mosquito, que há um mês conquistou o Campeonato Carioca na categoria infantil (14 e 15 anos).
Mosquito com o troféu de artilheiro e melhor jogador do Sul-Americano Sub-15 e a mãe (Foto: Luna Vale/Globoesporte.com)Mosquito com a mãe Andreia Rodrigues no
aeroporto (Foto: Luna Vale/Globoesporte.com)
Caseiro, Mosquito mora no bairro de Pechincha, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com a mãe e o padrasto Jeverson. A família sempre incentivou a carreira do jogador, inclusive, o acompanhando de perto durante a disputa do Sul-Americano no Uruguai. Andreia conta que passou a viver o futebol em função da paixão do filho e não esquece a experiência de ter estado junto com ele nessa conquista.
- Foi muito emocionante estar lá no Uruguai. Chorei muito, principalmente quando entregaram os troféus. Ficamos no mesmo hotel na final, quando ele tinha uma folga, ia para o meu quarto. Só de estar perto dele já foi maravilhoso. A própria comissão técnica falou que essa força que eles tinham vinha do apoio dos pais - relembra emocionada.
Fazer faculdade está nos planos da revelação
Mesmo com a carreira de jogador encaminhada, Mosquito não deixa os estudos de lado. Terminando o primeiro ano do Ensino Médio, tem os pés no chão e planos de cursar faculdade. A mãe dá forças e ressalta a necessidade de o filho estudar mais uma língua, para poder "se virar nas viagens".
- Pretendo continuar estudando, porque ninguém sabe quem vai chegar no profissional. Tenho fé, acredito muito que vou chegar, mas tenho que continuar estudando, porque daqui para frente ninguém sabe. Quero fazer faculdade de Educação Física - garante Mosquito.
Fora da escola, que fica na sede do clube em São Januário, o adolescente se diz um menino família. Gosta de ficar em casa e curtir a namorada Bruna, com quem namora há mais de três anos. O único lamento é não poder ficar até tarde na rua, como seus colegas, por causa de treinos no dia seguinte. Mas diz entender e aceitar que foi o caminho que escolheu. Seu comportamento tranquilo e sua dedicação aos treinos rendem elogios dentro do Vasco
- É um típico menino de 15 anos. Estuda, é bom com os colegas, tem uma família bem equilibrada. É bom companheiro, bom colega. Cumpre todas as obrigações dentro e fora de campo, não chega atrasado. É um exemplo de atleta e de família - afirma o gerente das categorias de base do clube, Humberto Rocha.
Mosquito em ação pelo Vasco na final do Carioca Infantil (Foto: Raquel Vieira/Vasco.com.br)Mosquito em ação pelo Vasco na final do Carioca
(Foto: Raquel Vieira/Vasco.com.br)
Planos de permanecer no Vasco
No próximo dia 6, Mosquito completará 16 anos. A partir de então, já pode assinar o primeiro contrato profissional. Apesar de diversos jogadores terem sofrido assédio de clubes europeus durante o Sul-Americano, Mosquito garante querer ficar no Vasco.
- Meu plano é chegar no profissional no Vasco, conseguir uma carreira lá dentro. Eu gosto do clube. Tem que sentar com eles, conversar, ver o que vamos resolver. Eu só me preocupo em jogar, minha mãe que vê essa parte de proposta - explica o jogador, que tem Alexandre Pato e Ronaldo como ídolos.
A mãe garante que quer ver o filho jogando no Brasil ainda por muito tempo. E, se depender do Vasco, a história terá um final feliz. Segundo Humberto, o clube já está formulando um contrato para apresentar ao jogador.
- Queremos que ele fique na base, chegue ao profissional e seja um ídolo. Não só do Vasco, como também do Brasil - exalta o gerente das divisões de base.

Com orçamento maior, Vasco diz ter quantia para comprar Bernardo

Vice de futebol afirmou que clube não terá problemas para reunir montante pedido pelo Cruzeiro por 50% dos direitos econômicos do meia

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Bernardo comemora gol do Vasco contra o Fluminense (Foto: Divulgação / Site Oficial do Vasco)Bernardo está muito perto de assinar contrato com
o Vasco (Foto: Divulgação / Site Oficial do Vasco)
Embora não tenha conseguido se firmar no time, Bernardo terminou 2011 com números característicos de titular. Entre eles, a da artilharia do Vasco na temporada, com 18 gols. Por isso, a diretoria se movimenta rapidamente para garantir a compra de 50% dos direitos econômicos do meia de 21 anos, que atualmente pertence ao Cruzeiro e foi o xodó da torcida vascaína. Segundo o vice de futebol cruz-maltino, José Hamilton Mandarino, o clube não terá problemas para reunir os € 3,5 milhões (R$ 8,4 milhões) necessários para concluir o negócio. Os mineiros estabeleceram 31 de dezembro como prazo para o pagamento.
O dirigente afirmou que o Vasco terá um aumento do orçamento para as contratações, em relação a 2011. E dentro dele estaria o valor necessário para garantir a aquisição em definitivo de Bernardo, que assinará contrato de três ou quatro anos de duração.
- A negociação pelos direitos do Bernardo está dentro da normalidade da execução do nosso orçamento. Já existe essa previsão de realização de receita e a possibilidade de recursos da compra pelo Vasco - explicou Mandarino.
Nos planos do Vasco estão a aquisição de cinco ou seis reforços, sendo que pelo menos três para brigarem por vaga entre os titulares. Tudo para que a equipe dispute a Libertadores em alto nível. Mandarino lembra que o clube ainda não pode se dar ao luxo de fazer loucuras, mas reconhece que as possibilidades de 2012 são maiores em relação à temporada que se encerrou.
- É evidente que continuamos a ter uma série de restrições e, por isso, precisamos manter a maior racionalidade possível em relação aos investimentos. Ainda não estamos voando em céu de brigadeiro, mas temos uma condição bem melhor do que nos anos anteriores. Mais importante do que o aumento projetado para 2012 é como esses compromissos se processam. O montante do Vasco será maior, mas não vamos dispensar a cautela - disse o vice de futebol.

United dá vexame e, assim como o rrival City, está fora da Champions

Atuais vice-campeões da Liga, Red Devils são derrotados pelos suíços do Basel, que passam às oitavas de final ao lado do Benfica no Grupo C

Por GLOBOESPORTE.COM Basileia, Suíça
Se na terça-feira Borussia Dortmund e Porto, dois times que já conquistaram a Liga dos Campeões, foram eliminados da edição 2011/2012 do torneio, nesta quarta foi a vez de outro gigante dar adeus à competição. Jogando fora de casa, o Manchester United, atual vice-campeão, deu vexame e perdeu por 2 a 1 para o Basel, terminando como terceiro colocado do Grupo C com nove pontos.
Os suíços asseguraram uma vaga nas oitavas de final com o segundo lugar (11 pontos). O Benfica, que já entrou na última rodada classificado, ficou na liderança da chave com 12 pontos graças ao triunfo de 1 a 0 (gol do paraguaio Cardozo) sobre o lanterna Otelul, em Lisboa.
Desde a temporada 2005/2006 que o Manchester United, que tem três títulos da Champions na história, não era eliminado na fase de grupos. Curiosamente, à época, em uma chave que também tinha o clube português. Como consolo para os torcedores dos Diabos fica o fato de que o arquirrival City também não passou de fase, terminando na 3ª posição do Grupo A mesmo tendo vencido o já classificado Bayern (o Napoli ficou com a outra vaga). Agora, os dois times de Manchester terão de se contentar com a Liga Europa.
Manchester começa pressionando
Apesar de precisar apenas do empate para se classificar, o Manchester United entrou partindo para cima do Basel. No entanto, quem abriu o placar foram os donos da casa. Após cruzamento da esquerda, os zagueiros Vidic e Smalling se enrolaram – o segundo sofreu inclusive um corte no rosto devido a uma pancada do sérvio – e a bola sobrou para Shaqiri. O jovem meia suíço de 20 anos chutou cruzado e a bola sobrou para Streller, praticamente sozinho, colocar no fundo das redes.
O gol não abalou os Diabos que seguiram encurralando o Basel e criando boas oportunidades, especialmente com Rooney, Park e Nani. No entanto, nada da bola entrar.
Marco Streller (E), Markus Steinhoefer (C) e Xherdan Shaqiri (D) - Basel x Manchester United (Foto: Reuters)Jogadores do Basel celebra o 1º gol (Foto: Reuters)
O segundo tempo começou como no primeiro, ou seja, com o Manchester pressionando. Logo aos três, a zaga do Basel errou ao fazer uma linha de impedimento e deixou Rooney sozinho. O atacante penetrou na área, chutou com estilo tirando do goleiro Sommer, mas a bola caprichosamente foi para fora.
No entanto, o Basel também mostrou que não estava disposto a apenas se defender como na etapa inicial. Shaqiri, com estilo, quase fez um golaço de cobertura aos seis. Dois minutos depois, o atacante Alexander Frei cobrou falta com maestria, mas De Gea se esticou todo e espalmou para escanteio.
Apesar dos dois sustos, os Red Devils mantiveram a força ofensiva, tentando furar o forte bloqueio defensivo do Basel. Para forçar ainda mais o jogo, aos 19, o técnico Alex Ferguson sacou o inoperante Ashley Young e colocou o jovem Welbeck.
De peixinho, carrasco Frei fecha o caixão do United
Mas com a partida chegando perto do fim, o desespero começou a tomar conta do United que, aos 35, já havia arrematado quase 20 vezes à meta rival. Por sua vez, o Basel tentava tocar a bola com inteligência para garantir o histórico triunfo que foi praticamente garantido aos 38. Smalling falhou outra vez e viu o veterano suíço Alexander Frei, aos 35 anos, de peixinho, fazer o segundo gol e incendiar o estádio St. Jakob Park, na Basileia. Frei, por sinal, é o carrasco do United, uma vez que havia anotado três gols no jogo entre as duas equipes no primeiro turno do Grupo C (empate de 3 a 3).
Aos 44, após um bate rebate incrível na área, o zagueiro Phil Jones cabeceou e diminuiu para o United. No entanto, apesar da pressão nos acréscimos, o gol de empate não saiu e a festa foi toda do Basel.
Rooney - Basel x Manchester United (Foto: Getty Images)Rooney e Evra lamentam a derrota (Foto: Getty Images)

Assis garante que R10 fica. Empresa de Ronaldo pode virar parceira do Fla

Com a possível saída da Traffic do negócio, clube e 9ine devem entrar em acordo para manter o craque

Por Eduardo Peixoto, Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Assis Flamengo  (Foto: Lucas Loos / Globoesporte.com)Assis está no Rio de Janeiro
(Foto: Lucas Loos / Globoesporte.com)
Roberto Assis está no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, o irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho almoçou com a presidente Patricia Amorim para tratar do imbróglio que cerca o atraso de quatro meses da maior parte do salário do atacante – um total de R$ 3 milhões. Da presidente do Flamengo, ouviu que o problema será resolvido com ou sem a Traffic. A empresa de marketing esportivo, parceira na contratação do jogador, parou de pagar os R$ 750 mil mensais que são de sua responsabilidade por estar insatisfeita com a postura do clube. A 9ine, empresa de marketing esportivo de propriedade de Ronaldo Fenômeno, aparece como uma das possíveis soluções para a permanência do Gaúcho.
Onze meses depois da chegada do jogador, é um memorando que sustenta o negócio. Quando sentaram para, enfim, assinar um contrato, a Traffic quis renegociar questões técnicas ligadas a patrocínios, licenciamento de produtos e ao futuro programa de fidelidade para o torcedor. A partir daí, não houve mais acordo.
Nesta terça, o vice de finanças do clube, Michel Levy, disse que a situação chegou ao limite. Em tom de ultimato, o dirigente cobrou uma definição da empresa sobre o caso.
Assis evita comentar a crise entre as partes, mas diz que tem a garantia do Fla de que tudo será resolvido. Sendo assim, ele assegura que R10 cumprirá o contrato.
- Se está descontente, o Flamengo tem que fazer isso. Não posso comentar a entrevista do dirigente do Flamengo. O que posso dizer é que o atleta estava dentro de campo, jogando. Foram mais de 50 jogos na temporada, fez 21 gols. E assim vai continuar. Ele é atleta do Flamengo e tem contrato até 2014. Segue com o Flamengo. Almocei com a Patricia hoje, e ela disse que o Flamengo vai cumprir com o combinado. O formato é que vai ser definido – disse, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
O empresário não demonstra preocupação com a possibilidade de a Traffic deixar o negócio.
- O Flamengo fez um grande negócio com a Traffic e vai arrumar outro se for necessário. A partir daí, eles vão redefinir os parceiros. O Ronaldo está fora deste problema. Eu me preocupo em ver o jogador em campo, feliz.
Ainda que o caso não seja solucionado até o próximo dia 31, Assis garante que Ronaldinho vai se reapresentar ao clube em 3 de janeiro para iniciar os treinos de pré-temporada.
- Vai, é lógico. Ele é atleta do Flamengo até 2014. Isso não está em questão. O caminho a seguir para cumprir o contrato é uma atribuição do clube.
Esse imbróglio não vai tirar o nosso sono nas férias"
Roberto Assis
Na passagem por São Paulo, no início da semana, o irmão de Ronaldinho também se reuniu com a Traffic.
- Estive em São Paulo, conversei com a Traffic, nosso relacionamento é muito bom. Nosso encontro não foi neste sentido e não posso falar sobre isso. Flamengo e Traffic vão se decidir. Esse imbróglio não vai tirar o nosso sono nas férias.
A vontade de Ronaldinho de continuar no Rio e jogar a Libertadores pelo Rubro-Negro também pesa.

- O Ronaldo desde que chegou foi muito bem tratado por todos no clube, abraçado pelos torcedores. Existe uma relação de muito respeito com ele, o Ronaldo é feliz no Rio, está feliz em campo, e os resultados são bons. Ele foi campeão carioca invicto, o time se classificou para a Libertadores, ele recebeu prêmios importantes.
9ine pode entrar no negócio
No documento firmado em janeiro entre Flamengo e Traffic, ficou acertado que a empresa receberia percentual em todos os contratos de patrocínio do uniforme do clube a partir de R$ 30 milhões. Mas o acerto com a Procter & Gamble, de R$ 6,6 milhões por quatro meses, foi feito em agosto sem participação da Traffic. A agência responsável pela negociação foi a 9ine, que tem Ronaldo Fenômeno como um dos sócios e faturou 15% do valor. Daí o abalo na relação.
O clube e a agência do ex-corintiano renegociam a renovação do patrocínio para 2012, e a parceria poderia ser ampliada para viabilizar o pagamento de todo o salário de Ronaldinho Gaúcho. A parte que cabe ao Flamengo é de R$ 450 mil (R$ 250 mil de salário e R$ 200 mil de luvas). Cabe a ressalva: em caso de atraso da fatia do clube, a Traffic é a fiadora.
Outra alternativa para que o Gaúcho fique: o Flamengo pode destinar parte do que for arrecadado com patrocínios no uniforme ao jogador, nos moldes do que ocorreu com Ronaldo Fenômeno no Corinthians. O clube também poderia realocar o contrato do jogador ao contrato dos direitos de transmissão dos jogos do time.
A assessoria de imprensa da 9ine informou que não há envolvimento da agência na relação entre Flamengo e Ronaldinho.

Em loja oficial, Neymar deixa bola de lado e assume face de ‘astro teen’

Atacante comercializa em site desde canecas até almofadas com fotos cheias de caras e bocas. Produto mais caro é miniatura de R$ 349,90

Por Julyana Travaglia São Paulo
Para as meninas entristecidas com sua saída breve para o Japão – local da disputa do Mundial de Clubes - , almofadas que podem aplacar a saudade. Para os meninos mais ligados aos aparelhos eletrônicos, adesivos personalizados para quase todos os tipos de videogames. Para quem não quer gastar nada, mas adora colecionar imagens do “astro teen”, wallpapers para serem baixados no computador sem custo. E, assim, Neymar cultiva seu público fora dos gramados.
O craque santista já conta com uma linha especial que é comercializada em seu site oficial na internet. Na página, os fãs do atacante encontram, além das almofadas e adesivos para o videogame, outros produtos com fotos cheias de caras e bocas do jovem de 19 anos.
As canecas, por exemplo, mostram o santista em quatro fases: autógrafo (em um look de estrela), geek (com um visual mais nerd, de óculos), brasão (com imagem e a marca NJR) e Neymar Jr (com o jogador de bocão aberto). Cadernos, agenda, capas para celulares e mouse pad seguem a mesma linha, apresentando o atacante mais estiloso e cheio de poses.
- Esse é o Neymar pessoa física. Estes são apenas alguns produtos mais tranquilos de lançar, mas vamos ter muito mais coisas no ano que vem. A nossa ideia era ter um canal próprio para não depender de distribuição - contou Eduardo Musa, gestor de carreira do atleta, ao Globoesporte.com, simplificando o estilo do atleta fora dos campos.
Os preços dos produtos são populares – oscilam entre R$12,90 e R$49,90. Mas para quem quer saber de Neymar no seu estilo mais conhecido, com a bola nos pés, a pedida é a dupla de bonequinhos do atleta. Os preços, porém, são mais salgados: R$59,90 e R$349,90.
wallpaper  presentes loja neymar (Foto: Divulgação)O wallpaper com a imagem de Neymar pode ser baixado de graça (Foto: Divulgação)
O lançamento da loja deve ocorrer em janeiro, quando Neymar terá espaço na sua agenda de compromissos. A ideia é que mais para frente os produtos com a marca Neymar Jr sejam comercializados em outros sites. Até o fim da tarde desta quarta-feira, a página comercial do craque já tinha registado 20 mil acessos em 48 horas, sem divulgação do projeto na mídia.
Mas os produtos já começam a ter números altos. Musa contou que em apenas 20 dias de comercialização, a dsitribuidora dos cadernos já havia enviado para as lojas mais de 1 milhão de unidades com a foto de Neymar na capa. No site do craque, o produto é vendido por R$34,90. Em outras páginas da internet o mesmo pode ser encontrado por até R$100.
De volta aos campos, Neymar segue sua viagem com o Peixe para o Japão. O time deve chegar a Nagoya na manhã desta quinta-feira. A estreia da equipe no Mundial de Clubes será no dia 14 de dezembro, contra um adversário ainda não definido. E enquanto a joia santista não retorna ao Brasil para mais gritos histéricos e tapas no moicano, restam as lembranças da lojinha virtual.
Boneco Neymar Santos (Foto: Reprodução)Miniatura é o produto mais caro no site: R$ 349,90 (Foto: Reprodução)

Em loja oficial, Neymar deixa bola de lado e assume face de ‘astro teen’

Atacante comercializa em site desde canecas até almofadas com fotos cheias de caras e bocas. Produto mais caro é miniatura de R$ 349,90

Por Julyana Travaglia São Paulo
Para as meninas entristecidas com sua saída breve para o Japão – local da disputa do Mundial de Clubes - , almofadas que podem aplacar a saudade. Para os meninos mais ligados aos aparelhos eletrônicos, adesivos personalizados para quase todos os tipos de videogames. Para quem não quer gastar nada, mas adora colecionar imagens do “astro teen”, wallpapers para serem baixados no computador sem custo. E, assim, Neymar cultiva seu público fora dos gramados.
O craque santista já conta com uma linha especial que é comercializada em seu site oficial na internet. Na página, os fãs do atacante encontram, além das almofadas e adesivos para o videogame, outros produtos com fotos cheias de caras e bocas do jovem de 19 anos.
As canecas, por exemplo, mostram o santista em quatro fases: autógrafo (em um look de estrela), geek (com um visual mais nerd, de óculos), brasão (com imagem e a marca NJR) e Neymar Jr (com o jogador de bocão aberto). Cadernos, agenda, capas para celulares e mouse pad seguem a mesma linha, apresentando o atacante mais estiloso e cheio de poses.
- Esse é o Neymar pessoa física. Estes são apenas alguns produtos mais tranquilos de lançar, mas vamos ter muito mais coisas no ano que vem. A nossa ideia era ter um canal próprio para não depender de distribuição - contou Eduardo Musa, gestor de carreira do atleta, ao Globoesporte.com, simplificando o estilo do atleta fora dos campos.
Os preços dos produtos são populares – oscilam entre R$12,90 e R$49,90. Mas para quem quer saber de Neymar no seu estilo mais conhecido, com a bola nos pés, a pedida é a dupla de bonequinhos do atleta. Os preços, porém, são mais salgados: R$59,90 e R$349,90.
wallpaper  presentes loja neymar (Foto: Divulgação)O wallpaper com a imagem de Neymar pode ser baixado de graça (Foto: Divulgação)
O lançamento da loja deve ocorrer em janeiro, quando Neymar terá espaço na sua agenda de compromissos. A ideia é que mais para frente os produtos com a marca Neymar Jr sejam comercializados em outros sites. Até o fim da tarde desta quarta-feira, a página comercial do craque já tinha registado 20 mil acessos em 48 horas, sem divulgação do projeto na mídia.
Mas os produtos já começam a ter números altos. Musa contou que em apenas 20 dias de comercialização, a dsitribuidora dos cadernos já havia enviado para as lojas mais de 1 milhão de unidades com a foto de Neymar na capa. No site do craque, o produto é vendido por R$34,90. Em outras páginas da internet o mesmo pode ser encontrado por até R$100.
De volta aos campos, Neymar segue sua viagem com o Peixe para o Japão. O time deve chegar a Nagoya na manhã desta quinta-feira. A estreia da equipe no Mundial de Clubes será no dia 14 de dezembro, contra um adversário ainda não definido. E enquanto a joia santista não retorna ao Brasil para mais gritos histéricos e tapas no moicano, restam as lembranças da lojinha virtual.
Boneco Neymar Santos (Foto: Reprodução)Miniatura é o produto mais caro no site: R$ 349,90 (Foto: Reprodução)

Especial: saiba mais sobre o Barça
e todos possíveis rivais do Santos

GLOBOESPORTE.COM mostra detalhes do clube catalão e dos outros participantes: Auckland, Espérance, Monterrey, Al Sadd e Kashiwa Reysol

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Mundial de Clubes da Fifa começa nesta quinta-feira e o GLOBOESPORTE.COM preparou um especial sobre os seis possíveis rivais do Santos na competição. Três deles, Espérance, da Tunísia, Al Sadd, do Qatar, e o estelar Barcelona só cruzam o caminho do Peixe caso Neymar e companhia passem pela semifinal, cujo adversário sai do trio Auckland City (Nova Zelândia), Monterrey (México) e Kashiwa Reysol (Japão).
Clique na guia abaixo do clube desejado e saiba mais sobre o esquema tático, pontos fortes, destaques e muito mais.

Meu Jogo Inesquecível: Basílio tira Timão de Serginho Groisman da fila

Apresentador do 'Altas Horas', que adora ir a estádios, estava atrás do gol histórico que pôs fim a um jejum de 22 anos de títulos paulistas

Por Sergio Gandolphi São Paulo
Ir ao estádio assistir ao Corinthians sempre foi uma das paixões de Serginho Groisman. E ele ficou bem perto do clube do coração em um dos momentos mais tristes dos 100 anos de história do Alvinegro: a queda para a Série B. Ao lado de Marcelo Rubens Paiva, o apresentador foi roteirista do filme "Fiel", que retratou a ascensão da equipe para a Série A em 2008, retratando sempre a paixão dos torcedores.
Mas o jogo mais marcante, que não sai da memória de Serginho Groisman até hoje, é a vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, no dia 13 de outubro de 1977, no terceiro encontro entre os dois times pela decisão estadual. A equipe paulista venceu a primeira partida (2 a 1), a campineira foi melhor na segunda (1 a 0), e os dois times ficaram frente a frente pela última vez no Morumbi lotado.
O triunfo corintiano acabou com uma fila de 22 anos, oito meses e seis dias do Corinthians. O gol feito por Basílio, aos 36 minutos do segundo tempo, deu ao Alvinegro o seu 16º titulo estadual - hoje, o Timão é o maior vencedor do estado, com 26 conquistas.
Serginho Groisman com camisas do Corinthians (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Serginho Groisman estava atrás do gol histórico de Basílio (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
- Eu dei sorte porque fiquei atrás do gol do Carlos (goleiro da Ponte Preta) e reparei em toda a jogada. A bola sendo cruzada da direita, a cabeçada do Wladimir e a conclusão do Basílio. Foi uma alegria incrível, eu morava em Pinheiros e voltei do Morumbi até lá andando, cantando com muitos torcedores. Sem dúvida esse foi um jogo inesquecível - lembrou Serginho.
Famoso pelo bordão "Fala, garoto!", o apresentador citou também duas partidas memoráveis para qualquer corintiano. A primeira, a vitória por 2 a 0 sobre o Santos, em 6 de maio de 1968, jogo que marcou o fim do tabu diante do Peixe em jogos do Paulistão. O segundo duelo lembrado ocorreu oito anos depois, na semifinal do Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense. Os corintianos invadiram o Maracanã e o time avançou nos pênaltis (4 a 1) para a decisão.
- Eu estava nessas duas partidas. Adoro ir ao estádio, embora agora não tenho ido muito. Mas entre 2008 e 2009, durante a elaboração do filme "Fiel", acompanhei a maioria dos jogos do Corinthians ao vivo. Assisti aos melhores momentos do Ronaldo no clube e toda a trajetória do acesso. Eu adoro ir aos jogos, é diferente de assistir pela televisão - contou o paulistano, que nasceu no dia 29 de junho de 1950.
Tal pai (não) tal filho
Serginho Groisman com camisas do Corinthians (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Serginho Groisman com camisas do Corinthians
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
O sonho de todo pai com o filho é vê-lo torcendo para o mesmo clube do seu coração. Na família Groisman, a vontade não foi realizada. Luiz Groisman, o pai de Serginho, bem que tentou fazer o menino ser fanático como ele pelo São Paulo. Tentativa em vão. Jogos na televisão, camisa do Tricolor, meião…
- Meu pai me dava vários presentes, mas eu não reagia. Aí, um dia a gente estava na casa de um tio meu, que era corintiano, e nós começamos a assistir a um jogo do time na televisão. Na hora que saiu o gol do Corinthians, eu comemorei muito, meu pai na hora colocou a mão no rosto e pensou: "Perdi meu filho para o Corinthians." Foi assim que me lembro de ter me tornado corintiano, apesar de uma pressão são-paulina - revelou Serginho.
A rivalidade no futebol com o pai, que até levou Serginho a um jogo do Corinthians, nunca foi um problema. Mas a iniciativa não foi bem-sucedida. Os dois foram juntos a um clássico contra o Palmeiras, no Morumbi (empate em 1 a 1).
- Houve uma briga no lugar em que a gente ficou sentado, e depois daquele jogo eu disse que, a partir dali, eu teria de ir ao estádio sozinho. Imagina só: ele, são-paulino, ter que levar o filho corintiano em um jogo contra o Palmeiras e ainda quase apanhar. Realmente foi demais… - contou o apresentador.
Quando a família se reunia para ver os jogos em casa, também havia sofrimento, segundo Serginho:
- Mas dentro de casa meu pai foi uma pessoa que sempre sofreu muito quando Corinthians e São Paulo se enfrentavam. Era a pior coisa quando isso acontecia, porque ele não queria que o Corinthians perdesse, para eu não ficar triste. Então, torcia sempre pelo empate, para ficar bom pra todo mundo - finalizou.
CORINTHIANS 1 X 0 PONTE PRETa
Tobias, Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Ruço, Basílio e Luciano; Vaguinho, Geraldão e Romeu. Carlos, Jair, Oscar, Polozi e Ângelo; Wanderlei, Marco Aurélio e Dicá; Lúcio, Rui Rei e Tuta (Parraga).
Técnico: Oswaldo Brandão Técnico: José Duarte
Gols:  Basílio, aos 36 minutos do segundo tempo
Renda e público: Cr$ 3.325.470,00 / 86.677. Árbitro: Dulcídio Wanderley Boschillia.
Data: 13/10/1977. Local: Morumbi (SP). Competição: Campeonato Paulista de 1977.

Namorada de CR7 aparece em ‘clima natalino’ em comercial


qua, 07/12/11
por Cíntia Barlem |
categoria Sem categoria
A namorada de Cristiano Ronaldo, Irina Shayk, protagonizou um comercial bem animadinho para a marca de lingerie italiana Intimissimi. A modelo aparece em clima natalino e com roupas íntimas ‘desejando um Feliz Natal’.
Irina é embaixadora da grife desde 2007, muito antes dela aparecer na mídia como namorada de CR7.

Na reestreia no Carioca, Túlio pode enfrentar o Fla: 'Gostinho especial'

A 26 gols do milésimo, de acordo com suas contas, atacante diz que ainda falta conversar com o presidente do Botafogo para acertar a volta ao clube

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro
Túlio Maravilha, em cobrança de pênalti, abriu o marcador para o Bonsucesso (Foto: Fabio Menezes - ASCOM BFC - Divulgação)Túlio pode enfrentar o Fla pelo Bonsucesso
(Foto: Fabio Menezes - ASCOM BFC - Divulgação)
Túlio Maravilha está pronto para voltar a disputar o Carioca. O atacante, que tem contrato com o Bonsucesso até o fim de dezembro, sonha marcar seu milésimo gol com a camisa do Botafogo. Porém, como de acordo com suas contas ainda faltam 25 para a marca, o camisa 7 deve começar o campeonato estadual pelo Leão da Leopoldina, que já estreia contra o Flamengo, em 22 de janeiro.
- Eu quero jogar o Carioca, seja pelo Botafogo, seja pelo Bonsucesso. Se for para pegar o Flamengo logo de cara, claro que vai ter um gostinho especial. Temos que encarar como se fosse uma decisão, com muita responsabilidade. Afinal, é o encontro do campeão da Série B com o da Série A - afirmou o atacante.
Túlio disputou o Torneio Gol de Letra, jogo festivo da fundação dos ex-jogadores Raí e Leonardo, na noite desta terça-feira e marcou um gol. Com isso, a contagem regressiva para o milésimo  diminuiu para 25, mesmo com o atacante mandando a bola para a rede quando seu time estava com 14 atletas em campo. A proximidade de voltar a vestir a camisa alvinegra deixa o atacante ansioso:
- O combinado é eu voltar ao Botafogo quando faltarem sete gols para o milésimo. Mas talvez isso possa ser antecipado. Vamos conversar com o presidente ainda nessa semana para decidir isso - disse o camisa 7.

Ex-colega de Schumi diz que alemão correu fora do regulamento em 1994

Jos Verstappen, ex-piloto da Benetton, diz que carro do heptacampeão tinha ajudas eletrônicas proibidas pelas regras na temporada do primeiro título

Por GLOBOESPORTE.COM Amsterdã, Holanda
Um dos mais controversos campeonatos da história da Fórmula 1 voltou à tona nesta quarta-feira. O holandês Jos Verstappen, companheiro de Michael Schumacher em 1994 na Benetton, acusou o alemão de ter corrido com um carro fora do regulamento na temporada de seu primeiro título na Fórmula 1. Em entrevista à revista holandesa "Nusport", ele disse que apenas o modelo usado pelo colega tinha os sistemas eletrônicos proibidos no fim do ano anterior na F-1.
VOANDO BAIXO: Holandês atrasado... Leia e opine!
Schumacher e Senna no GP do Pacífico em 1994 (Foto: Getty Images)Schumacher à frente de Ayrton Senna na largada do GP do Pacífico de 1994, em Aida (Foto: Getty Images)
- Michael também depende do carro. Ele era Deus para muitas pessoas, mas não é o Super-Homem e nunca foi. Quando corri de kart, ele nunca me venceu. Sei o que aconteceu quando estivemos juntos na Benetton em 1994. Ele tinha auxílios eletrônicos. Os membros da Benetton nunca vão admitir, mas estou certo disso. Mais tarde, perguntei a Flavio Briatore e ele me disse para não falarmos disso. Então estou convencido - disse Verstappen.
Na época, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) proibiu todas as ajudas eletrônicas desenvolvidas principalmente pela Williams por causa do desequilíbrio do campeonato. A medida deixou os carros mais instáveis e a equipe inglesa perdeu terreno para a Benetton. A ilegalidade do time de Flavio Briatore chegou a ser levantada na época, mas a investigação não foi adiante.
Segundo Verstappen, os sistemas eletrônicos estavam camuflados no carro de Schumi. O ano de 1994 acabou marcado na Fórmula 1 pelas mortes de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger no fim de semana do GP de San Marino, em Ímola. O brasileiro tricampeão chegou a reclamar da ilegalidade do carro do rival, mas a Williams não quis protocolar uma reclamação oficial.
- As pessoas pensam que pretendo me justificar, mas sei que o carro dele era diferente. Eu freava no limite e andava o mais rápido que conseguia em todas as curvas. Então, o que poderia fazer quando Schumacher conseguia e eu não? Não estava certo. Guiei o carro dele algumas vezes. Em Hockenheim, por exemplo, rodei. Não tinha como eu ser tão rápido com aquele acerto. Mas o sistema que Michael usava não estava ativo no carro naquele momento - completou.

Slater ganha prêmio pela 16ª vez

Medina concorria a revelação, mas quem levou foi John John Florence

Por GLOBOESPORTE.COM Oahu, Havaí
surfe Kelly Slater Surfer Pool (Foto: Divulgação / Surfer Magazine)Kelly Slater com o prêmio Surfer Pool
(Foto: Divulgação / Surfer Magazine)
Kelly Slater tem 11 títulos mundiais e, mesmo em anos em que não se consagrou campeão, levou para casa o "Surfer Pool", votação popular promovida pela tradicional revista especializa "Surfer Magazine". Nesta temporada, com o caneco do Circuito Mundial nas mãos, a vitória foi fácil. O americano faturou o prêmio pela 16ª vez. A cerimônia de entrega foi em um hotel no North Shore Havaiano, onde toda a elite do surfe se prepara para a última etapa da temporada, o Pipeline Masters. A janela de espera começa nesta quinta-feira.
O americano Dane Reynold ficou em segundo na votação de melhor surfista do ano, seguido pelo australiano Owen Wright. No feminino, o troféu, em formato de prancha, ficou com a havaiana Carissa Moore, campeã mundial.
O favorito ao prêmio de revelação do ano era o brasileiro Gabriel Medina. Mas quem levou a melhor foi o havaiano John John Florence. O único brasileiro premiado foi Rodrigo Koxa. O big rider levou o de pior vaca. Ganhou com uma onda surfada em Teahupoo, no Taiti.


Pela vaga em Londres, ginastas se concentram em hotel e buscam união

Após as diferenças tornadas públicas no Pan de Guadalajara, meninas deixam problema para trás, treinam forte e se unem em torno do objetivo maior

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
Desde o dia 1º de dezembro, elas passaram a dividir o quarto de hotel e o espaço no ginásio do Flamengo. Para as que moram no Rio, não há brecha nem mesmo para dar um pulinho em casa. Ver a família, só no fim de semana. O regime é de concentração e de sacrifício para todas. Tempo de deixar de lado as diferenças e pensamentos divergentes, que ficaram expostos durante o Pan de Guadalajara, e agir como um grupo. Em janeiro, no evento-teste de Londres, a seleção de ginástica artística terá a última chance de classificar o Brasil para a disputa por equipes dos Jogos Olímpicos.
Jade Barbosa no treino da seleção de ginástica (Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com)Gabriela Soares e Jade Barbosa durante treino da seleção (Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com)
- Nós sempre fomos uma equipe, mas faltava uma união por mais tempo. Conheço bem a Jade, a Dani, mas tem as meninas novas e a proximidade ajuda a saber quando uma precisa de ajuda ou de um chacoalhão. Acho que esse período vai ser bom para que todas percebam que querem o mesmo objetivo. Cada uma vai poder mostrar que está fazendo a sua parte e isso vai fazer com que nenhuma desista - disse Daiane dos Santos.
A decisão de aumentar o período de convivência entre as ginastas surgiu durante o Mundial de Tóquio. A proposta foi feita aos técnicos pela coordenadora da seleção, Georgette Vidor. Na ocasião, o problema já havia sido detectado e uma reunião chegou a ser feita para tentar aparar as arestas pouco antes da disputa do Pan. Não adiantou muito.
- Nossa ideia já era poder treinar no CT novo (no velódromo), mas ele só ficará pronto em março. Houve um consenso de que os treinamentos para o Pré-Olímpico seriam no Rio e a única coisa que não seria permitida era ficar em casa. Acho que estarem todas juntas ajuda, porque podemos controlar melhor. Em casa elas podem sair, podem comer mais. A gente sabe que um pouquinho escondido no hotel elas comem, mas temos como ficar mais atentas - ri a dirigente.
Daiane dos Santos no treino da seleção de ginástica (Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com)Daiane diz que convivência ajudará equipe
(Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com)
O peso vem sendo controlado não só fechando a boca, mas também com treinamento funcional três vezes por semana. Os resultados são visíveis: Jade Barbosa e suas companheiras estão mais fortes e secas. E com os discursos alinhados também.
-  Estamos obedecendo, seguindo à risca tudo o que está sendo pedido e que pode fazer a diferença. Não queremos aquele "e se" depois. Estamos cansadas de tanto treinar, mas é o que tem que ser feito. Estamos nos dedicando mais e pensando mais como equipe - afirmou Jade.
A convivência só terá uma pausa no Natal. Depois disso, elas embarcam para um período de aclimatação em Ipswich, na Inglaterra, onde também passarão a virada do ano. A seleção só retornar ao Brasil no dia 14 de janeiro e espera trazer na bagagem o maior número de vagas olímpicas que puder.
- Eu não tenho mais paciência para concentração pela idade e pela experiência, mas é importante. Não é porque não gosto que não vou fazer. Tem que ser feito. Ficou um mal-estar com aquele episódio de Guadalajara, mas já acertamos isso. Essa vaga por equipe (quatro estarão em jogo entre oito países)  é viável, apesar de muito disputada. Há seis equipes muito parecidas. Hoje, revendo nossas apresentações no Mundial de Tóquio, vi que perdemos três pontos por detalhes. Mas no quente da hora você acaba reclamando da arbitragem - disse Daniele Hypolito.
Daniele Hypolito no treino da seleção de ginástica (Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com)Daniele Hypolito aposta em classificação olímpica
(Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com)
Para diminuir a margem de erros, as meninas foram avaliadas esta semana pelas árbitras internacionais Yumi Sawasato e Ana Paula Luck. O trabalho também passou a ser mais voltado para as apresentações nas paralelas, aparelho que deixou a desejar no Mundial. Se cumprir o objetivo, a seleção voltará a se reunir em março. A preparação para os Jogos será no CT montado no velódromo do Rio.
- As equipes de 2012 e de 2016 treinarão no mesmo local. Estamos fechando com um treinador estrangeiro para comandar este CT, mas não a seleção. Sabemos que lá do CT de Curitiba, com Oleg Ostapenko à frente, vai aparecer ginasta boa. Margarita, a mulher do técnico bielorusso Vladimir Vatkin, que dá consultoria para a seleção masculina, será responsável pelas coreografias da seleção feminina. Mas os atletas treinarão com seus técnicos. Queremos seguir um pouco o modelo americano de campings - explica Georgette.

Ex-jogador é condenado a 22 anos de prisão pela morte da ex-mulher

Janken Evangelista foi condenado na noite desta quarta-feira (7).
Ana Cláudia Melo da Silva, de 18 anos, morreu em março de 2009.

Paulo Toledo Piza Do G1 SP
10 comentários
O ex-jogador de futebol Janken Ferraz Evangelista, de 30 anos, foi condenado na noite desta quarta-feira (7) a 22 anos de prisão pela morte da ex-mulher, Ana Cláudia Melo da Silva, de 18 anos, ocorrida em março de 2009. O julgamento aconteceu no Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. O juiz Marcelo Augusto Oliveira leu a sentença por volta das 19h50.
Ele foi condenado a 21 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima) e a um ano de detenção por furto - o ex-jogador pegou o telefone celular da vítima durante a fuga. Os jurados o consideraram inocente do crime de subtração de incapaz, pedido pelo Ministério Público porque ele fugiu com o filho que teve com a ex-mulher após o assassinato.
O julgamento de Evangelista começou na segunda-feira (5). Durante o interrogatório, ele afirmou que a relação que tinha com a vítima era conturbada. Segundo o ex-jogador, que atuou nos times de base do São Paulo e do Corinthians e no time profissional do Mogi Mirim, desde o início do namoro a jovem perdia a calma facilmente e em algumas ocasiões chegou a agredi-lo verbal e fisicamente. “Para ela ficar tranqüila, eu tinha que fazer todas as vontades dela”, disse.
Questionado pelo juiz sobre o que ocorreu no dia em que a ex-mulher morreu, o ex-jogador contou que a briga começou quando ele a questionou sobre uma mensagem em seu celular. Naquele dia, Janken, a vítima, o filho do casal, então com um pouco mais de 1 ano e 6 meses, e uma amiga haviam ido a um jogo entre Santos e Corinthians no Estádio do Pacaembu, na Zona Oeste da cidade.
Depois da partida, o casal e a criança seguiram ao apartamento onde Ana Cláudia morava, na Zona Sul. Após colocar o filho para dormir, Janken disse que ouviu a ex-mulher reclamar com alguém pelo celular sobre o fato de o ex-marido ter ido com o filho ao jogo. Irritado, ele tomou o telefone e leu uma mensagem de um jogador de futebol na qual marcava um encontro íntimo. “Quando eu disse que ia ler essa mensagem para o irmão dela e mostrar quem ela realmente era, ela se descontrolou.”
Segundo Janken, Ana Cláudia avançou em sua direção com uma faca. Os dois caíram e, depois de lutar, ele a esfaqueou 14 vezes.
Prisão
Janken foi preso três dias depois do crime pela polícia da Bahia, em uma estrada de acesso a Minas Gerais. Ele estava escondido em Belo Horizonte e se entregou depois de negociação entre a polícia e a mãe dele. Logo após a prisão, o acusado disse que a morte da ex-companheira havia sido um acidente. “Não era para ter acontecido. Era a mãe do meu filho. Foi um acidente que aconteceu, não tem nada a ver”, declarou em 2009.
Imagens do circuito interno do prédio mostraram a jovem, o filho e o ex-marido após a volta do jogo. Quarenta minutos depois, mais um registro. O suspeito apareceu abotoando a camisa que havia acabado de trocar. E, dessa vez, está só com o filho, sem Ana Cláudia. Um vizinho, que ouviu uma discussão entre o casal, chamou o porteiro, que entrou no apartamento e encontrou a jovem morta.