sábado, 23 de abril de 2011

Torcedores alvinegros protestam contra a diretoria em São Januário

Gerente de futebol, Anderson Barros, e o vice André Silva são os alvos

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Entre os cerca de 900 torcedores que foram a São Januário assistir à derrota por 5 a 2 para o Boavista pelo Troféu Carlos Alberto Torres, alguns protestaram contra a diretoria do Botafogo, principalmente o gerente de futebol, Anderson Barros, e o vice André Silva. Os alvinegros exigem que o clube se reforce para a disputa do Campeonato Brasileiro após a eliminação precoce tanto no Carioca quanto na Copa do Brasil.
Torcida do Botafogo (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)Torcida do Botafogo pede a saída de dois dirigentes (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)

Jovens praticam downhill próximo à rota de fuga de traficantes da Vila Cruzeiro

Lucas Alberto voa baixo com a sua bike / Foto: Marcelo Theobald 

Moradores da Penha e de bairros vizinhos voltaram a viver dias de pura adrenalina próximo ao matagal por onde traficantes fugiram, em novembro, na véspera da ocupação policial na Vila Cruzeiro. Bem perto daquele trecho, na Serra da Misericórdia, um comboio de jovens e adultos da região, com idades entre 15 e 30 anos, começou a chamar a atenção da vizinhança nos fins de semana. Equipados com capacetes e joelheiras, cerca de 20 pessoas passam o dia no local praticando downhill. De bicicleta, eles descem montanhas e enfrentam obstáculos como pedras e troncos de árvore.
Aluno do 2º ano do ensino médio, Lucas Ferreira, de 15 anos, conheceu o local há apenas um ano, quando começou a praticar o esporte. Logo após a ocupação do Alemão, segundo ele, o grupo chegou a catar cápsulas de balas nas trilhas.
Magno Lemos, de blusa amarela, empina na trilha na Serra da Misericórdia
Magno Lemos, de blusa amarela, empina na trilha na Serra da Misericórdia / Foto: Marcelo Theobald
— Essas trilhas ficam no meio de um complexo de bairros, como Penha e Inhaúma, e têm vista para a Vila Cruzeiro, Alemão e um trecho da estrada de terra por onde os traficantes fugiram. Ela dá acesso à comunidade, onde fui criado e, na volta, sempre descemos pela pedreira. Víamos traficantes armados e de moto passando lá embaixo. Mas ninguém mexia com a gente, porque fomos criados ali — conta.
Apesar do pouco tempo de prática, Lucas vem aprimorando o seu desempenho:
— Caía no início, mas, agora, já aumentei a velocidade. Para não cair, é importante ficar atento aos obstáculos e não abusar da velocidade — lembra.
Após ocupação do Alemão, jovens recolheram cápsulas de balas nas trilhas
Após ocupação do Alemão, jovens recolheram cápsulas de balas nas trilhas / Foto: Marcelo Theobald

Amigo de Lucas, o aluno do 1º ano do ensino médio Gerson Nunes mora num dos acessos à Vila Cruzeiro e, há seis meses, acompanha os amigos.
Nos fins de semana, eles chegam ao local às 13h e só voltam para casa às 18h.
— A maioria leva mochilas com ferramentas para consertar a bicicleta, se ela quebrar durante a descida, além de biscoitos e muita água — conta.
Wagner Azevedo passa em alta velocidade na trilha
Wagner Azevedo passa em alta velocidade na trilha / Foto: Marcelo Theobald

O belo fim de tarde do alto da Serra da Misericórdia

Cruzeiro humilha América TO por 8 a 1 e praticamente se garante na final

Argentino Montillo foi o destaque da partida, com três gols marcados

por GLOBOESPORTE.COM
No dia de São Jorge, o Cruzeiro fez a vez do santo padroeiro e acabou com o Dragão. A Raposa venceu o América-TO, por 8 a 1, em Teófilo Otoni e deu um passo gigante para as finais do Campeonato Mineiro.
Os gols de Henrique, Gilberto, Léo (2), Montillo (3) e Wallyson deixaram o time celeste com a imensa vantagem de poder perder o jogo de volta, domingo, dia 1º, em Sete Lagoas, por até sete gols de diferença, que mesmo assim estará na decisão do estadual.
Para o duelo da volta, o Cruzeiro não terá o argentino Montillo nem o zagueiro Gil, que forçaram o terceiro cartão amarelo para entrarem com número zerado de cartões nas finais.
Ao entrar no gramado, o capitão do América, Araújo, recebeu das mãos dos dirigentes da Federação Mineira de Futebol o trofeu de campeão mineiro do interior, já que a equipe terminou a primeira fase na quarta colocação, atrás de Cruzeiro, Atlético e América, respectivamente.
O jogo começou quente. Muitas jogadas pegadas, marcação forte dos dois lados. O técnico Gilmar Estevam escalou o volante Kássio na vaga de Leandrinho e com três volantes o Dragão tentava anular a dupla de meias do Cruzeiro, formada por Roger e Montillo.
Enquanto Wellington Bruno levava perigo em uma cobrança de falta, que Fábio espalmou em uma saída arrojada, o volante Henrique devolvia o susto em uma cabeçada após falta cobrada por Montillo.
A partir daí, o que se viu, foi o Cruzeiro impondo seu ritmo de jogo. Tanto que Thiago Ribeiro desperdiçou grande chance ao chutar por cima um cruzamento rasteiro de Wallyson. Até que, aos 21 minutos, o meia Montillo mostrou porque é o maestro da Raposa. O argentino tocou para Henrique no meio da defesa americana, e o volante chutou rasteiro, na grande área, para abrir o placar.
Dez minutos depois o Cruzeiro voltou a marcar, e dessa vez um golaço. Gilberto começou a jogada, tocou para Wallyson na ponta, que cruzou rasteiro para Thiago Ribeiro. O atacante viu a entrada de Gilberto e tocou rasteiro para o lateral, que só teve o trabalho de tocar para o gol sem goleiro.
Os gols do Cruzeiro jogaram uma ducha de água fria no time da casa, que ainda teve chance de diminuir com Rogélio Ávila, no último minuto, mas a cabeçada saiu por cima do travessão.
Tentativa de reação
O Dragão do Corcovado voltou com tudo na segunda etapa, disposto a diminuir a vantagem construída pela Raposa. Wellington Bruno e Jonatas Obina finalizavam com perigo, mas ora Fábio fazia defesa, ora a bola subia com perigo.
Mas a noite era do Cruzeiro, que não precisou nem de 10 minutos para ampliar o marcador. Roger cruzou para a área e Léo completou de cabeça, sem chances para Fábio Noronha. E foi o mesmo Léo que fez o quarto, aos 16 minutos, também de cabeça após escanteio cobrado por Roger.
Conforme os gols iam saindo, o América ia se tornando presa fácil. Tanto que dois minutos depois, Montillo fez o quinto em um contra-ataque mortal, após receber passe açucarado de Gilberto.
O América conseguiu fazer seu gol de honra. Aos 21, Wellington Bruno acertou um belo chute da intermediária. Fábio ainda tentou a defesa, mas a bola entrou na gaveta.
O Cruzeiro ainda teve tempo de ampliar, aos 31 minutos, de pênalti. Ele mesmo fez uma pintura ao marcar o sétimo, dois minutos depois. Ele ganhou a bola do zagueiro e tocou por cobertura com um leve toque. Golaço! Aos 40, Wallyson deu números finais ao jogo. Com um a mais, já que Luis Henrique havia sido expulso, o Cruzeiro fez o oitavo gol por meio de um pênalti sofrido pelo atacante.
América to 1 x 8 cruzeiro
Fábio Noronha; Osvaldir, Júnior Pereira, Luis Henrique e Bruno Barros; Luizinho, Araújo, Wellington Bruno e Kássio (Leandrinho); Jonatas Obina e Rogélio Ávila. Fábio; Pablo (Leandro Guerreiro), Gil, Léo e Gilberto; Marquihos Paraná, Henrique, Roger (Everton)e Montillo; Wallyson e
Thiago Ribeiro (Ernesto Farías).
Técnico: Gilmar Estevam Técnico: Cuca
Gols: Henrique, aos 21, e Gilberto, aos 31 minutos do primeiro tempo; Léo, aos 10 e aos 16, e Montillo aos 18 e aos 31, e Wallyson aos 40 minutos do segundo tempo; Wellington Bruno, aos 21 minutos
Cartões amarelos: Leandrinho; Jonatas Obina, Araújo (América TO); Montillo, Fábio, Gil (Cruzeiro). Cartão vermelho: Luis Henrique (América TO)
Local: Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni (MGF). Data: 23/04/11. Horário: 16h (de Brasília). Público:
 

informações atualizadas em tempo real clique nos números para ver o detalhamento

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Rio Branco-ES
27
14
8
3
3
23
21
2
64.3
2
Vitória-ES
23
14
7
2
5
22
13
9
54.8
3
Linhares
22
14
7
1
6
24
22
2
52.4
4
São Mateus
22
14
6
4
4
28
19
9
52.4
5
Aracruz
18
14
6
6
2
23
15
8
57.1
6
Colatina
15
14
4
3
7
16
24
-8
35.7
7
Espírito Santo
14
14
3
5
6
18
29
-11
33.3
8
Serra
7
14
1
4
9
12
23
-11
16.7
  • Sab 23/04/2011 - 15h00 Eugênio Bitti
    Espírito Santo
    3 3
    Rio Branco-ES
  • Sab 23/04/2011 - 15h00 Águia Branca
    Colatina
    3 2
    São Mateus
  • Sab 23/04/2011 - 15h00 Salvador Costa
    Vitória-ES
    1 0
    Aracruz
  • Sab 23/04/2011 - 15h00 Joaquim Calmon
    Linhares
    1 0
    Serra
ClassificadosRebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento
* O Serra foi suspenso do campeonato por duas rodadas e neste período deixou de enfrentar o Vitória e o Linhares. Por conta disso, foi considerado derrotado em ambas as partidas. ** O Aracruz foi punido com a perda de seis pontos por escalar irregularmente o zagueiro Nei, na primeira rodada do campeonato.

Em Xangai, Felipe Massa participa de evento com ator chinês Jackie Chan

Piloto brasileiro inaugurou loja de relógios depois do GP da China

Por GLOBOESPORTE.COM Xangai, China
Sexto colocado no GP da China, Felipe Massa, da Ferrari, aproveitou a viagem para participar da inauguração de uma loja de relógios em Xangai. Quem também estava lá era o ator Jackie Chan. Eles sortearam presentes ao público. Entre eles, pôsteres autografados da dupla.
Felipe Massa e Jackie Chan juntos em Xangai (Foto: Divulgação / MF2)Jackie Chan e Felipe Massa em Xangai (Foto: Divulgação / MF2)

Benfica sofre, mas bate Paços e leva o tricampeonato da Taça da Liga

Zagueiro brasileiro Luisão marca contra o próprio patrimônio, mas levanta o caneco para o time de Lisboa

Por GLOBOESPORTE.COM Coimbra, Portugal
Javi Garcia gol Benfica (Foto: EFE)Jogadores do Benfica comemoram (Foto: EFE)
Apesar de ter pela frente o modesto Paços de Ferreira, o Benfica suou a camisa para vencer o adversário por 2 a 1 e conquistar o tricampeonato da Taça da Liga de Portugal. Após fazer 2 a 0 com Jará e Javi García na primeira etapa, o time de Lisboa sofreu um gol contra anotado pelo brasileiro Luisão no começo do segundo tempo que incendiou a partida realizada no Estádio Cidade de Coimbra.
BLOG BRASIL MUNDIAL F.C.: assista ao azar de Luisão na final em Coimbra
Apesar do susto, o Benfica segurou o resultado e, após o apito final, o próprio zagueiro, que é capitão da equipe, levantou o caneco que apagou um pouco o drama da eliminação nas semifinais da Taça de Portugal para o arquirrival Porto no meio de semana (torcedores chegaram a fazer um protesto na sede do clube na última sexta).
Luisão do Benfica comemora com a taça (Foto: Reuters)Luisão do Benfica ergue o troféu da Taça da Liga (Foto: Reuters)
Disputada desde a temporada 2007/2008, a Taça da Liga de Portugal teve além do Benfica apenas o Vitória de Setúbal como campeão.

Alonso diz que Ferrari não tem tempo a perder: ‘Não podemos jogar a toalha’

Mesmo de folga antes do GP da Turquia, bicampeão mundial mantém contato com técnicos em engenheiros para saber das melhorias no carro em Maranello

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
fernando alonso ferrari gp da austrália (Foto: agência Getty Images)Mesmo insatisfeito com o carro, Alonso se nega a
jogar a toalha (Foto: agência Getty Images)
Com apenas 26 pontos na classificação do Mundial de Pilotos da Fórmula 1, Fernando Alonso sabe que a Ferrari não tem um segundo a perder. Enquanto a equipe tenta ajustar o 150º Itália para o GP da Turquia, no dia 8 de maio, o espanhol adota o discurso de que, apesar da RBR ter largado na frente – Sebastian Vettel e Mark Webber somam 105 pontos – dar o título como decidido após três corridas está fora de cogitação.
- Na Fórmula 1 não podemos nunca jogar a toalha. Certamente não foi o início de temporada que esperávamos, mas três provas não são o bastaste para fazer uma avaliação definitiva. Temos consciência de que nosso desempenho não é suficiente no momento, mas sabemos que as coisas podem mudar rapidamente. Temos que nos recuperar e não podemos perder muito tempo.
Mesmo sem correr, Alonso não descansar. Ainda de folga, o bicampeão mundial mantém contato frequente com os técnicos e engenheiros que trabalham na base da escuderia em Maranello.
- Confio na equipe. Sei do que são capazes e da vontade que todos lá tem que mudar a situação. O êxito só se alcança quando todos os componentes se rendem ao máximo: carro, estratégia, pitstops, pilotos, sem excluir ninguém.
 

Antes do duelo com Barça, Kaká comanda Real com passes e gols

Após vencer o rival no Mestalla, pela Copa do Rei, merengues voltam ao estádio e atropelam o Valencia. Na quarta, time reencontra equipe catalã

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Kaká comemora gol do Real Madri contra o Valência (Foto: AFP)Higuaín e Kaká foram os destaques da partida
deste sábado, no Mestalla (Foto: AFP)
Os ares do Mestalla parecem fazer bem ao Real Madrid. Três dias após bater o Barcelona por 1 a 0 e conquistar a Copa do Rei, os merengues retornaram ao estádio e golearam o Valencia por 6 a 3, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol. Kaká, que tem sido reserva do técnico José Mourinho, iniciou a partida entre os titulares e foi um dos destaques do confronto com dois gols e duas assistências. Higuaín, com três, e Benzema completaram o placar. Soldado, Jonas e Jordi Alba descontaram para os donos da casa.
Com o resultado, os merengues chegaram aos 80 pontos e permaneceram na segunda colocação da competição nacional (o Barça é o líder com 88). A goleada vai motivar ainda mais o Real para o confronto da próxima quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), contra o Barcelona, pelas semifinais da Liga dos Campeões. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo, com participação especial do ex-jogador Ronaldo, e pelo GLOBOESPORTE.COM.
Com os gols e as assistências, Kaká e Higuaín se juntaram a Cristiano Ronaldo, também do Real Madrid, e Lionel Messi, do Barcelona, como os quatro jogadores que já marcaram dois gols e deram duas assistências em uma mesma partida desta edição do Espanhol.
Um situação curiosa chamou a atenção no confronto. Pela primeira vez em sua história, o Real Madrid entrou em campo de camisas negras a calções brancos. Inicialmente, o uniforme da equipe para o confronto seria todo escuro. Porém, a pedido do trio de arbitragem, para não confundir com as cores do Valencia, o time merengue precisou improvisar antes do jogo.
Confira os resultados e os resultados da 33ª rodada do Campeonato Espanhol
Kaká comemora gol do Real Madri contra o Valência (Foto: AFP)Kaká comemora o seu primeiro gol colocando a bola por baixo da camisa, simulando a barriga da esposa Carol Celico, grávida da menina Isabella. Os dois já são pais do menino Luca (Foto: AFP)
A goleada do Real Madrid começou a se desenhar a partir dos 22 do primeiro tempo. Benzema recebeu ótimo passe de Higuaín já dentro da área e só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro Guaita. Oito minutos depois, Higuaín fez o seu primeiro na partida. O argentino aproveitou bobeada de Mathieu e tocou para o gol vazio: 2 a 0.
BRASIL MUNDIAL F.C.: assista aos gols de Kaká na goleada sobre o Valencia
Kaká no jogo entre Real Madri e Valência (Foto: EFE)Kaká em ação no jogo contra o Valencia (Foto: EFE)
O Real seguiu atuando em ritmo de treino, investindo sempre em velocidade contra o gol do Valencia. E foi a partir daí que a estrela do brasileiro Kaká começou a brilhar. Aos 38, Benzema tocou para Higuaín pelo lado direito da área. O argentino levantou a cabeça e cruzou para o camisa 8 merengue tocar para o fundo da rede. Na comemoração, bola por baixo da camisa, simulando a barriga da esposa Carol Celico, grávida de sete meses de Isabella. O casal já é pai do menino Luca, de 2 anos.
Ainda no primeiro tempo, Kaká retribuiu a gentileza de Higuaín. Desta vez, o brasileiro arrancou pela direita e cruzou na medida para o argentino fazer mais um. O próprio hermano marcou o quinto. Mais uma vez dobradinha com o camisa 8. O brasuca passou por Miguel como quis e cruzou. O atacante chegou batendo de primeira para ampliar no Mestalla: 5 a 0.
O Valencia acordou para o jogo apenas aos 15 minutos da etapa final após a entrada do atacante Jonas, ex-Grêmio. E foi justamente em uma jogada do brasileiro que a equipe diminuiu o marcador. Ele passou por um defensor e cruzou para Soldado na pequena área. O espanhol deu um toque rápido na bola para vencer Casillas e marcar o primeiro dos donos da casa.
Higuain comemora gol do Real Madri contra o Valência (Foto: Reuters)Higuaín marcou três vezes (Foto: Reuters)
Mas o show de Kaká e do Real Madrid não parou por aí. O gol mais bonito do jogo foi justamente do camisa 8. O brasileiro recebeu dentro da área e deu uma caneta Stankevicius antes de tocar na saída de Guaita: 6 a 1. Com a fatura liquidada, os merengues, que ainda contaram com o português Cristiano Ronaldo, que entrou em campo aos 21 minutos da etapa final, tiraram o pé do acelerador. E foi aí que o Valencia diminuiu o prejuízo.
Aos 31 e aos 35, Jonas e Jordi Alba fizeram os gols do Valencia. O primeiro foi em jogada pela direita. O brasileiro recebeu ótimo passe e tocou para o gol de Casillas. No outro, o espanhol aproveitou cochilo de zaga e marcou o terceiro. No fim, mais uma festa do Real Madrid no Estádio Mestalla.
Confira os resultados da 33ª rodada do Campeonato Espanhol:
Sábado
Valencia 3 x 6 Real Madrid
Barcelona 2 x 0 Osasuna
Athletic Bilbao 2 x 1 Real Sociedad
DomingoHércules x La Coruña
Mallorca x Getafe
Racing Santander x Málaga
Sporting Gijon x Espanyol
Atlético de Madri x Levante
Sevilla x Villarreal
Segunda-feiraZaragoza x Almería

Osasco não dá chance ao combalido Vôlei Futuro e vai a mais uma decisão

Partida deste sábado define a sétima final entre Rio de Janeiro e o time de São Paulo na Superliga feminina. Jogo será dia 30 de abril, no Mineirinho

Por GLOBOESPORTE.COM Araçatuba, SP
Com uma vitória sobre o ainda combalido Vôlei Futuro, o Osasco assegurou vaga na final da Superliga feminina pela décima vez, a sétima contra o Rio de Janeiro. Fora de casa, neste sábado, conseguiu um triunfo tranquilo, por 3 sets a 0 (25/21, 25/16 e 25/21), e fechou a série melhor de três em 2 a 0 (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado). Terá agora uma semana de descanso até a decisão, no dia 30, no Mineirinho, em Minas Gerais, onde vai buscar o tricampeonato (2004/2005 e 2009/2010). Sem Stacy, internada desde o acidente de ônibus do dia 12, o time de Araçatuba disputará, contra o Pinheiros, o terceiro lugar.

Neste domingo, às 10h, Sesi e Cruzeiro disputam o título masculino, no Mineirinho. A Rede Globo transmite ao vivo, no Esporte Espetacular.
jogadoras do Osasco comemoram vitória sobre o Vôlei Futuro (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Jogadoras do Osasco comemoram a vitória sobre o Vôlei Futuro (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
- É uma grande valorização pelo que foi a Superliga deste ano, por estarem todas as meninas da seleção praticamente voltando a jogar no Brasil. Sempre começa o campeonato com todo mundo não querendo que seja essa final - não querendo no bom sentido - disse Luizomar de Moura, técnico do Osasco.
Joycinha, que não jogou a primeira partida por ainda estar se recuperando dos ferimentos sofridos no acidente de ônibus, começou como titular. Mas o Vôlei Futuro sentiu a pressão do Osasco no início da partida.
Natália do Osasco na partida contra o Vôlei Futuro pela Superliga (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Natália ataca sobre o bloqueio do Vôlei Futuro
(Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
Natália, com o terceiro ponto de bloqueio do time, fez 8 a 3 para o Osasco antes do tempo técnico. As donas da casa se recuperaram, e, num bloqueio de Fabiana, primeiro ponto do time no fundamento, encostaram em 9 a 10. Foram farejando o empate, e ele veio em um ataque pela esquerda de Paula Pequeno. O time chegou a virar, e o Osasco teve de se esforçar para segurar a reação.

Um ponto lá um ponto cá, e o placar chegou a 20 a 20, até Elis, que substituiu Joycinha apenas para o saque, cometeu o oitavo erro no fundamento e deixou o Osasco tomar a frente até fechar a parcial.

Os erros continuaram no segundo set. O time de Araçatuba pecou muito nas recepções, enquanto o Osasco acertava mais no bloqueio e aproveitava o saque para pontuar. Com o time bem arrumado e movimentação rápida, Thaisa salvou uma bola fantástica no fundo da quadra e, com precisão e força, Natália passou para a quadra adversária marcando mais um.
FRAME Jaqueline comemora ponto para o Osasco contra o Vôlei Futuro (Foto: Reprodução / TV Globo)Jaqueline, um dos destaques da partida
(Foto: Reprodução / TV Globo)
Com o placar no 5 a 11 para o Osasco, o técnico do Vôlei Futuro,Willian Carvalho, pediu um tempo e tentou arrumar a equipe. Mas de nada adiantou. A equipe de Araçatuba não conseguiu aproveitar o fraco ataque do adversário, continuou errando na recepção e no saque. Paula Pequeno não esteve bem. Não acertou seu estilo de saque, o que prejudicou demais a equipe. Foram quatro erros seguidos.
Cometendo poucos erros, mas abaixo do que pode fazer no ataque, o Osasco abriu 20 a 12 no time da casa. Até esse ponto, o time de Osasco tinha 71% de aproveitamento no passe.
A altura de Carol Albuquerque e a esquerda ajudaram. O 22º ponto da equipe foi o quarto da levantadora na partida.
Em 24 a 16, foi a vez de Paula Pequeno ir para o saque. A campeã olímpica foi vaiada no ginásio de Araçatuba ao errar mais uma vez. Era o 11º do jogo no fundamento, o quinto da ponteira de Araçatuba. Deu o 25º ponto para o Osasco fechar mais um set.
O terceiro set só provou que as jogadoras do Vôlei Futuro ainda não se recuperaram totalmente do acidente que sofreram há 15 dias. Faltou energia, apesar de o placar ter ficado mais equilibrado desde o início. Ana Cristina cometeu uma invasão, e o Osasco marcou 6 a 4. Nervoso, William deu pulos em quadra e, no ponto seguinte, marcado por Jaqueline com excelência, o técnico do Vôlei Futuro resolveu parar o jogo para tentar recuperar a equipe.
Com muitos erros e bom ataque da Jaqueline e da Thaisa, a equipe do Osasco fechou com tranquilidade o set e o jogo. Assim como o Rio de Janeiro, adversário do Osasco na final, dois jogos foram suficientes para seguir para a fase final da competição.

Craques na gangorra: Fla-Flu opõe Fred em alta e Ronaldinho contestado

Atacante tricolor vive bom momento após a classificação na Libertadores. Meia rubro-negro ouviu vaias da torcida na última quarta-feira

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Montagem Fred e Ronaldinho (Foto: Reprodução)Fred e Ronaldinho: momentos distintos
na temporada (Foto: Reprodução)
Fred escolheu o momento ideal para voltar a fazer gols. O camisa 9 do Fluminense ficou quase dois meses sem cumprir com o seu dever, mas foi decisivo na hora certa. Na última rodada da fase classificatória da Taça Rio, assegurou a vitória por 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu, que deu ao Tricolor o primeiro lugar do Grupo B. Na quarta-feira passada, marcou dois no triunfo por 4 a 2 sobre o Argentino Juniors, que classificou o time das Laranjeiras para as oitavas de final da Libertadores da América. E mais: Fred é o goleador do Carioca, com dez gols.
Desde que chegou ao Flu, em 2009, disputou 79 jogos e fez 52 gols. Depois de brilhar pela competição continental, o atacante se concentra em marcar contra o rival pela primeira vez com a camisa tricolor. Em quatro partidas, uma vitória, dois empates, uma derrota e nenhum gol.
Vanderlei Luxemburgo reconhece que o jogador merece atenção, mas lembra que o Flamengo também tem seu destaque.
- Temos preocupação com o Fred e com todo o Fluminense. Mas eles também vão se preocupar com o Ronaldinho.
Ao contrário de Fred, Ronaldinho caiu de rendimento nas últimas partidas do Flamengo. Decisivo na final da Taça Guanabara, quando fez o gol do título, o craque viu a torcida do Flamengo chiar com ele pela primeira vez no meio de semana. No empate por 1 a 1 com o Horizonte-CE, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, atuação apagada e vaias ainda discretas. Antes, havia perdido um pênalti contra o Macaé, que colocaria a equipe num caminho mais fácil na fase decisiva do estadual.
Em 15 partidas pelo Fla, foram cinco gols. O meia-atacante é o vice-artilheiro do time na temporada. Thiago Neves e Wanderley têm seis cada. R10 não marca há sete partidas. A última vez foi contra o Bangu, na vitória por 2 a 1, em 10 de março.

Flamengo e Fluminense jogam às 16h (de Brasília), no Engenhão. O vencedor vai à final do segundo turno do Carioca.

Paraná empata com Arapongas e é rebaixado no estadual

Tricolor vive vexame histórico na Vila Capanema e disputará divisão de Acesso do Campeonato Paranaense em 2012

Por Luciano Balarotti Curitiba
Luizinho Paraná rebaixado (Foto: Ag. Estado)Luizinho lamenta o descenso do Paraná
(Foto: Ag. Estado)
O Paraná Clube viveu neste sábado o dia mais vergonhoso de sua breve história. Com um empate por 2 a 2 com o Arapongas, em plena Vila Capanema, o Tricolor foi rebaixado para a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. Criado em 1989 com a fusão do Colorado Esporte Clube e do Esporte Clube Pinheiros, a equipe tem sete títulos estaduais, incluindo o pentacampeonato de 93 a 97, além de dois trofeus de campeão da Série B do Brasileiro. Ao fim da partida, alguns torcedores, revoltados com a queda, tentaram invadir o campo, mas foram contidos pela polícia.

Com o ponto ganho na partida, o Paraná soma 20 ao longo de toda a competição e já não tem chances matemáticas de alcançar os rivais que lutavam contra a queda de divisão. E apenas cumprirá tabela na última rodada, no jogo de rebaixados contra o Cascavel, fora de casa.
Já o Arapongas, que não tem nada a ver com o drama tricolor, torce contra o Cianorte, que neste domingo recebe o próprio Cascavel, para seguir na briga por uma vaga na final do título do interior.
Primeiro tempo emocionante com virada tricolor
O Paraná até tentou tomar a iniciativa no início da partida, e até reclamou de um pênalti que teria sido cometido em Léo, aos cinco minutos.
Mas foi o Arapongas quem abriu o placar, ainda no começo do jogo. Em rápido contra-ataque, Luciano cruzou para Wellington cabecear no canto, sem chances para Thiago Rodrigues.
O resultado rebaixava o Tricolor, que partiu para o abafa de forma desordenada. E ganhou um pênalti de presente de Heber Roberto Lopes. Léo arrancou com a bola e foi derrubado por Gustavo, a um passo da área. Longe do lance, o árbitro assinalou a penalidade máxima.
O mesmo Léo bateu com categoria, rasteiro, no canto esquerdo de Danilo, que pulou para o outro lado, aos 20 minutos. Douglas Packer desperdiçou http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=3778949154641769962boa chance de virar o placar aos 22, batendo sem força falta frontal à área.
O Tricolor levou um susto aos 24 minutos, em cabeçada de Rogerinho que deu muito trabalho para Thiago Rodrigues, que fez boa defesa. Sete minutos depois, Luiz Camargo fez pênalti. Mas Thiago Rodrigues brilhou ao defender a boa cobrança de Wellington, mantendo o Tricolor vivo no campeonato.
Se o Arapongas desperdiçou sua melhor chance, o Paraná soube aproveitar a que teve a seu favor.
A pressão tricolor deu resultado aos 41 minutos, quando Diego cruzou a meia altura e Léo bateu de primeira, sem chances para o goleiro.
Virada no marcador importantíssima para manter o time da Vila Capanema com chances de permanecer na elite do futebol estadual com os demais resultados da rodada até então.
Empate do Arapongas e desespero do rebaixado Paraná
Após o intervalo, o Paraná logo teve uma chance de ampliar. Aos oito minutos, Diego invadiu a área, passou por dois zagueiros e bateu forte, para defesa de Danilo. Dois minutos depois foi a vez de Lima, em chute de longe, exigir mais uma defesa do goleiro araponguense.
Aos 13, Luciano cabeceou no canto e Thiago Rodrigues fez mais uma boa defesa. Taianan então chutou de muito longe e só não acertou o ângulo porque Danilo pulou bem e espalmou. Aos 18, novamente foi a vez de Thiago Rodrigues salvar o Tricolor, em chute cruzado de Wellington, após bate rebate na área. Seis minutos depois, Val Ceará pegou sobra e bateu por cima do gol, rente ao travessão, assustando os paranistas.
Aos 33 minutos, Lima bateu, Danilo defendeu e no rebote, com o gol aberto, Diego bateu para longe, desperdiçando excelente chance para o Tricolor. Cinco minutos depois, Thiago Rodrigues trocou o papel de herói pelo de vilão. O goleiro não segurou cruzamento fraco e permitiu a George completar para o gol, embaixo da trave.
No desespero, o Tricolor ainda tentou desempatar, mas só criou uma chance, não aproveitada, nos acréscimos. Era o último suspiro antes da queda para a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense.

paraná 2 x 2 arapongas
Thiago Rodrigues; Paulo Henrique, Luciano Castán, Rodrigo Defendi e Lima; Anderson, Luiz Camargo, Taianan (Henrique) e Douglas Packer (Luizinho); Diego e Léo (Serginho). Danilo; Marcelo Guerreiro (Lila), Gustavo, Bruno Matavelli e Anderson Paim (George); Alexandre (Rafael Torres), Fabinho, Wellington e Rogerinho; Val Ceará e Luciano.
Técnico: Ricardo Pinto. Técnico: Toninho Moura.
Gols: Wellington, aos seis, e Léo, aos 20 e aos 41 minutos do primeiro tempo. George, aos 38 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Luiz Camargo, Luciano Castán e Diego (Paraná); Gustavo, Alexandre, Fabinho e Marcelo Guerreiro (Arapongas).
Data: 23/04/2011. Local: Vila Capanema, em Curitiba.
Árbitro: Heber Roberto Lopes, auxiliado por Arestides Pereira da Silva Jr. e Diego Grubba Schitkovski.
Público total: 3.522. Público pagante: 2.825. Renda:  R$ 49.355,00.

Com time de juniores, Botafogo é goleado pelo Boavista

Equipe de Saquarema faz 5 a 2 e se classifica para decidir Troféu Carlos Alberto Torres com o Madureira, na preliminar da final da Taça Rio

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Boavista x Botafogo (Foto: Agência Lance)Garotada do Botafogo começou bem, mas não
suportou a pressão (Foto: Agência Lance)
Diante de apenas 900 torcedores, o Botafogo foi goleado por 5 a 2 pelo Boavista na tarde deste sábado, em São Januário, e foi eliminado do Troféu Carlos Alberto Torres. Representado pela equipe de juniores, o Glorioso até começou bem a partida, mas cansou visivelmente ainda no primeiro tempo e foi atropelado pelo time de Saquarema, que faz a decisão contra o Madureira no próximo dia 1º, no Engenhão, na preliminar da final da Taça Rio. O Tricolor suburbano se classificou ao fazer 2 a 1 no Americano na Rua Bariri.

Frontini, duas vezes, Tony, Santiago e Max marcaram os gols do Boavista, após Jairo e Vitinho abrirem vantagem para o Botafogo ainda na etapa inicial. Na arquibancada, pouquíssimos alvinegros prestigiaram o confronto. Durante os 90 minutos, o que se viu foi uma mistura de apoio aos jovens em campo e protestos pela má campanha na competição. Uma faixa pedindo a saída do gerente de futebol Anderson Barros e do vice André Silva foi exposta ao som de “pior diretoria do Brasil”. Já com a derrota consumada, ouviu-se ainda gritos de “Oh, oh, oh, queremos jogador” e “Ah, ah, ah, melhor que o time titular”.
Agora o Botafogo fica praticamente um mês sem entrar em campo. O próximo compromisso é diante do Palmeiras, dia 22 de maio, em São Paulo, pela primeira rodada do Brasileirão.

Garotada alvinegra larga na frente, mas cansa rápido
Se a grandiosidade do Botafogo tornou o esvaziado Troféu Carlos Alberto Torres mais em uma obrigação do que uma ambição, a decisão de escalar a equipe de juniores, campeã da Taça Guanabara, para encarar o Boavista serviu ao menos para tornar a partida atrativa. Ao menos para os jovens, em busca de oportunidades com Caio Júnior. E a julgar pelos primeiros minutos os alvinegros adotaram a estratégia correta.
Sem dar bola para o forte calor que castigava São Januário, a garotada do Botafogo impôs a correria desde o apito inicial e não precisou de muito tempo para abrir vantagem. Aos nove minutos, após cobrança de falta, Jairo foi mais esperto que a zaga do time de Saquarema e tocou para o fundo do gol: 1 a 0. A vantagem não deixou o Glorioso acomodado. Diante de um Boavista passivo e atordoado, Vitinho ampliou aos 20. O atacante aproveitou cochilo da defesa e se viu frente a frente com Thiago para somente deslocar o goleiro e marcar.
Torcida do Botafogo (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)Torcida do Botafogo protesta contra dirigentes (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)
A parada técnica, porém, não fez bem ao Botafogo. Na retorno, o que se viu foi uma equipe tímida e sem forças para vencer a avalanche verde do time de Alfredo Sampaio. Com Max no lugar de Leandrinho, o Boavista partiu para cima com o trio ofensivo composto pelo próprio Max, Frontini e Tony. Bolas aéreas e chutes de fora da área se tornaram armas, e o time de Saquarema diminuiu aos 41 com Frontini. Após cruzamento da esquerda, o argentino escorou de primeira no segundo pau para fazer 2 a 1. “Emprestado” pelo time profissional, o goleiro Milton Rafael ainda apareceu com boas defesas e garantiu a vantagem do Glorioso no placar na descida para os vestiários.
Boavista vira o placar sem fazer força
Na volta para o segundo tempo o panorama foi o mesmo dos minutos finais da primeira etapa: sem forças, o Botafogo pouco atacava, enquanto o Boavista mostrava o futebol que o levou ao vice-campeonato da Taça Guanabara. Não demorou muito e a superioridade da equipe de Saquarema chegou também ao placar.
Seguro de si, o Boavista se mantinha no campo de ataque trocando passes de um lado para o outro como se soubesse que o gol era questão de tempo. E realmente era. Tanto que aos 13 Santiago desviou de cabeça no primeiro pau após cobrança de escanteio para empatar. Já a virada aconteceu sete minutos depois. Com liberdade, Paulo Rodrigues avançou pela esquerda, levantou a cabeça e encontrou Max no segundo pau. O cruzamento saiu perfeito, assim como a cabeçada do atacante: 3 a 2.
A virada fez com que o Boavista colocasse o pé no freio e renovasse as esperanças botafoguenses. Com as alterações, o Glorioso ganhou fôlego e esboçou uma pressão. Faltava, no entanto, experiência, e as jogadas ofensivas sequer levavam perigo ao gol de Thiago. O resultado? Em vez de empatar, o Botafogo foi vazado mais duas vezes.
Aos 38, Tony marcou um gol olímpico com a colaboração da defesa, que, indecisa, atrapalhou Milton Rafael. Cinco minutos depois, Erick Flores invadiu a área sem marcação e rolou para Frontini escorar e transformar o placar em goleada. O atual campeão se despediu do Carioca de forma melancólica: 5 a 2.


botafogo 2 x 5 Boavista
Milton Raphael, Gilberto, Paulo Ricardo, Ulisses e Renan Lemos (Jadson); Thiago Brito, Fabiano, Jefferson (Bruno Medeiros) e Vitinho (Castro); Jairo e Willian. Thiago, Everton Silva (Thiaguinho), Bruno Costa, Santiago e Paulo Rodrigues; Julio César, Leandro Chaves (Edu Pina), Erick Flores e Tony; Leandrinho (Max) e Frontini.
Técnico: Eduardo Húngaro. Técnico: Alfredo Sampaio.
Gols: Jairo, aos nove, Vitinho, aos 20, e Frontini, aos 41 minutos do primeiro tempo. Santiago, aos 13, e Max aos 20, e Tony, aos 38, Frontini aos 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Renan e Vitinho (BOT) Bruno Costa, Erick Flores, Edu Pina e Everton Silva (BOA).
Local: São Januário, Rio de Janeiro. Data: 23/04/2011.. Arbitragem: Wagner dos Santos Rosa, auxiliado por Lílian Fernandes e Andréa Marcelino de Sá. Público presente: 900. Público pagante: 700. Renda: R$ 11.120,00.

Com dores no joelho, Luis Fabiano está fora do jogo contra o Goiás

Atacante tinha reestreia programada para esta quarta-feira, no Morumbi, pela Copa do Brasil. Mas ainda não se sente 100% fisicamente e foi vetado

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
A torcida são-paulina terá de esperar mais um pouco para ver a reestreia de Luis Fabiano pelo São Paulo. No começo da tarde deste sábado, a assessoria de imprensa do Tricolor anunciou que o atacante não atuará contra o Goiás, na próxima quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogador ainda sente dores no joelho direito e por isso foi vetado pelo departamento médico.
Há 10 dias o São Paulo vinha anunciando que a estreia dele seria no Morumbi, contra o Goiás. Ingressos vinham sendo vendidos com a expectativa de uma grande festa para o retorno do Fabuloso.
O camisa 9, que treina com o restante do elenco desde a última quinta-feira, trabalhou normalmente com o grupo na manhã deste sábado e, como previsto, se reuniu com o departamento médico para fazer uma avaliação dos primeiros dias de treinamento. Mas as notícias não foram boas (veja abaixo um vídeo com os melhores momentos de Fabuloso no rachão).
Luis Fabiano revelou aos membros do departamento médico que ainda sentia dores no joelho direito, lesionado há mais de um mês, enquanto ainda atuava pelo Sevilla, da Espanha. Além disso, ele ainda se sente inseguro para realizar alguns movimentos. Daí a necessidade de mais trabalhos de fortalecimento e recuperação muscular.
Na sexta-feira, depois do treino em que Luis Fabiano atuou no time reserva, o técnico Paulo Cesar Carpegiani já havia dito que talvez a estreia levaria mais tempo para ocorrer.
- Não sou eu que vou vetá-lo. A palavra final vai ser dele. Ele sabe o que representa para a torcida e não vai querer jogar se não estiver bem. Não existe nenhuma objeção do departamento de marketing . É um cuidado importante que precisamos ter, porque, se ele entrar e sentir, quem vai responder por isso? Gostaria muito de tê-lo na quarta. Comecei com esse papo de estrear dia 27, mas agora está apertado de novo - explicou o treinador.
 

Felipão surpreende e relaciona Marcos para decisão com Mirassol

Lincoln, Cicinho e Thiago Heleno também estão no grupo que se concentra para a partida das quartas de final do Campeonato Paulista

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
marcos treino palmeiras (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)Marcos e Cicinho estão relacionados para o jogo
(Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)
Depois de dizer que não se arriscaria colocando o goleiro Marcos em uma partida se não sentisse que o atleta estava em plenas condições, o técnico Luiz Felipe Scolari surpreendeu e convocou o veterano goleiro para a concentração. Ao lado de Deola, que tem sido titular desde a sua saída do time para recuperação física, o camisa 12 estará à disposição do treinador para a partida das 18h30 deste domingo, contra o Mirassol, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O jogo será no Pacaembu.
O goleiro palmeirense não joga desde 6 de fevereiro, quando foi titular na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, pelo Campeonato Paulista. Ele vinha treinando com o elenco, mas o Palmeiras afirmava que Marcos provavelmente só seria aproveitado no início do Campeonato Brasileiro. A comissão técnica não queria colocá-lo em situações de risco e planejava o retorno de Marcos aos poucos.
- O Marcos sabe que é um jogador importante, não apenas dentro de campo, mas também no aspecto da liderança. Nós sempre falamos que quando ele estivesse bem perto do ideal, perto dos 100%, nós o relacionaríamos novamente e foi o que aconteceu. Ainda vamos analisar se ele vai começar atuando. Por se tratar de um jogo decisivo e classificatório, a presença dele é importantíssima - disse Scolari, em em entrevista ao site oficial do Palmeiras.
Além de Marcos, Felipão colocou entre os relacionados o lateral-direito Cicinho, que estava com um problema no músculo adutor da coxa esquerda, e o zagueiro Thiago Heleno, que na partida com o Santo André, pela Copa do Brasil, havia levado uma pancada na coxa direita e precisou ser substituído. Lincoln, que fazia um trabalho especial para sanar o cansaço excessivo das últimas partidas, também foi convocado.
- Thiago e Cicinho vão continuar em trabalho de recuperação até amanhã (domingo). Existe uma boa possibilidade de eu contar com pelo menos um dos dois jogadores, que está sentindo bem menos dores. De repente, pode acontecer uma boa notícia e eu contar até com os dois. Mas vamos aguardar até amanhã e ver o que o nosso departamento médico e físico passa para a gente - afirmou o treinador
Confira os atletas relacionados:
Goleiros: Marcos e Deola
Laterais: Cicinho, Rivaldo e Gabriel Silva
Zagueiros: Danilo, Thiago Heleno, Maurício Ramos e Leandro Amaro
Volantes: Márcio Araújo, Marcos Assunção, Chico e João Vitor
Meias: Valdivia, Lincoln e Tinga
Atacantes: Kleber, Luan, Adriano, Max Santos e Vinícius

Messi desbanca lenda do rival Real Madrid como rei do gol na Espanha

Argentino supera recorde do húngaro Puskas e se torna o maior goleador do país em uma mesma temporada. São 50 tentos com a camisa do Barça

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Messi Barclona banco (Foto: Reuters)Messi quebrou marca como maior goleador da
Espanha em uma mesma temporada (Reuters)
Com o gol marcado na vitória do Barcelona por 2 a 0 sobre o Osasuna, neste sábado, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol, o argentino Lionel Messi atingiu uma marca histórica na Espanha. O jogador do Barcelona desbancou o húngaro Ferenk Puskas, um dos maiores ídolos da história do Real Madrid, como o atletas que mais marcou gols em uma mesma temporada. Com o tento deste fim de semana, o camisa 10 chegou aos 50.
Messi marcou gols em todas as competições que disputou na temporada 2010/2011. Foram 31 no Campeonato Espanhol, sete na Copa do Rei, nove na Liga dos Campeões e três na Supercopa da Espanha. O próximo desafio do jogador será na quarta-feira, às 15h45m (de Brasíllia), contra o Real Madrid, pelas semifinais do torneio continental. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo e pelo GLOBOESPORTE.COM.
Puskas havia alcançado a marca de 49 gols atuando pelo Real Madrid na temporada 1959/1960. O ex-jogador, falecido em 2006, é considerado um dos maiores ídolos da história merengue.
Comemoração do Messi Barcelona (Foto: Getty Image)Daniel Alves ergue o recordista Lionel Messi (Foto: Getty Image)

Técnica dos Meninos da Vila supera a força da Macaca. Peixe na semifinal

Neymar, com uma bomba de pé esquerdo, resolveu a parada para o Santos, que, agora, aguarda o vencedor de São Paulo e Portuguesa

por Adilson Barros
O Santos é o primeiro semifinalista do Campeonato Paulista. A técnica dos Meninos da Vila e o pé esquerdo certeiro de Neymar prevaleceram sobre a vontade da Ponte Preta, que, bem na hora do mata-mata, sofreu sua única derrota para um time grande do estado neste Paulistão. Com o triunfo por 1 a 0, o Peixe agora espera o vencedor de São Paulo e Portuguesa, que se enfrentam neste domingo, às 16h (horário de Brasília), na Arena Barueri.
A vitória santista foi conquistada com todos os titulares em campo. Muricy Ramalho não quis saber de poupar ninguém para o primeiro duelo das oitavas de final da Taça Libertadores contra o América do México, quarta-feira (21h50m de Brasília), na Vila. A ideia era dar entrosamento a uma formação que só havia sido usada uma vez - na vitória por 3 a 1 sobre o Deportivo Táchira-VEN, quarta-feira passada, no Pacaembu. Deu certo. O Santos mostrou bom futebol no primeiro tempo e poderia ter liquidado a fatura com mais facilidade. Diminuiu o ritmo no segundo e levou alguns sustos, como uma bola na trave. Mas, no geral, mostrou-se superior à Ponte e mereceu a classificação às semifinais do Paulistão.
Veja aqui os cruzamentos do mata-mata do Paulistão
A bomba de Neymar

O Santos começou o jogo meio sonolento, perdendo divididas, sem muita movimentação. Assim, era presa fácil para a forte marcação da Ponte Preta. O primeiro lance de perigo do jogo saiu exatamente em uma cochilada da equipe santista. Aos 4 minutos, Arouca entregou a bola de graça para Renatinho, jogador mais perigoso da Macaca. Ele agradeceu o presente, partiu em velocidade em direção ao gol, invadiu a área, armou o chute. Os torcedores santistas fecharam os olhos. O gol parecia certo. Não era. O camisa 10 da Ponte chutou forte, mas Rafael, bem posicionado, defendeu. O camisa 1 ainda deu rebote, mas Renatinho não conseguiu dominar.
A ótima chance desperdiçada abateu os visitantes e fez acordar o poderoso time santista. Jogando como gosta - em velocidade, toques rápidos e curtos, sempre em direção ao gol - o Peixe foi empurrando a Ponte Preta para seu campo e começou a ameaçar. Primeiro numa cobrança de Elano, aos 10. Bruno defendeu em dois tempos. Depois, aos 13, quando Neymar recebeu de Ganso pela esquerda e chutou com perigo. A bola passou raspando a rede pelo lado de fora.
GALERIA DE FOTOS: Clique aqui e veja as imagens da vitória santista na Vila
O gol santista parecia inevitável. A Ponte não era nem arremedo do papão de gigantes que foi na primeira fase, quando bateu Corinthians, Palmeiras, São Paulo e empatou com o Peixe. Muitos erros de passe, absoluta falta de criatividade e velocidade. E começou a dar espaços para o adversário, o que acabou sendo um erro mortal. Aos 20, Neymar aproveitou uma bobeira da zaga da Macaca, roubou a bola, tocou para Elano e se posicionou para receber na entrada da área, pela esquerda. O passe veio redondo. O astro alvinegro cortou para a perna esquerda e chutou forte, acertando o ângulo direito alto de Bruno. Golaço.
Com o jogo sob controle, o Santos buscou tocar a bola, fugindo das divididas, esperando uma nova brecha para marcar o segundo. A estratégia só não deu certo aos 39 porque Danilo, que arrancou livre pelo meio, demorou para dar sequência à jogada. Ele tinha Neymar pela direita e Zé Eduardo pela esquerda. Optou pelo segundo, mas o toque saiu forte demais. Zé até conseguiu dominar, mas já estava marcado.

Neymar Santos x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar fez o gol do Santos na vitória sobre a Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Peixe segura a Ponte e a vaga
Como ocorreu no primeiro tempo, o Santos começou preguiçoso, com algumas peças estáticas, fugindo de divididas, sem colocar o pé. Os jogadores da Ponte passavam pelos marcadores santistas como se eles fossem cones. Elano, principalmente, parecia ter desistido do jogo. Ganso, que deveria tirar o Peixe do sufoco, segurando a bola, tentando um passe para desafogar, estava apagado, anulado por Mancuso. Dessa forma, Neymar e Zé Eduardo, isolados lá na frente, só viam a bola de longe.
Mas o Santos tem jogadores de muita qualidade que, quando resolvem jogar, levam perigo a qualquer equipe. Como a Ponte, apesar do domínio inicial, não chegou a criar uma chance muito clara de gol, o Peixe acordou e tratou de dar emoção ao jogo. Aos 14, Elano tenteu o cruzamento e a zaga afastou. A bola caiu no pé direito de Neymar, que cortou o marcador e bateu colocado de pé esquerdo. Bruno voou e espalmou. Aos 22, lance preocupante. Léo, numa dividida com o lateral-direito Guilherme, da Ponte, levou forte pancada no joelho esquerdo e deixou o gramado sentindo dores. Foi substituído por Alex Sandro. Veja a lesão de Léo no vídeo ao lado.
O Santos tinha espaço e conseguia armar jogadas, mas faltava alguém para completar as jogadas armadas por Ganso ou Neymar. Ficou evidente que o Santos hoje não tem um camisa 9 à altura do restante da equipe. Zé Eduardo tem seus lampejos, mas exibe dificuldades para dominar a bola. Após irritar os santistas, ele saiu para a entrada de Keirrison, que manteve o padrão do titular.
Essas chances perdidas despertaram o apetite da Macaca. Aos 34, Rômulo chutou forte de direita e carimbou a trave de Rafael. A Ponte foi para o tudo ou nada. O técnico Gilson Kleina, que já havia colocado Rômulo, tirou ainda o volante Mancuso e o lateral-direito Guilherme para colocar o meia Renan e o ala ofensivo Eduardo Arroz. Ao mesmo tempo em que era mais veloz e ameaçadora, a equipe campineira também tinha um enorme buraco entre a defesa e o meio de campo. Nesse espaço, o Peixe dominava a bola e gastava o tempo.
Aos 44 minutos, a chance para matar o jogo. Ganso, de costas, acertou um lançamento primoroso para Neymar, que arrancou pela direita e cruzou para Keirrison. O atacante estava livre. Era só dominar e chutar para o gol. O domínio foi correto, mas a finalização, não. Por sorte do Santos e azar da Ponte, não havia mais tempo para muita coisa.
SANTOS 1 X 0 PONTE PRETA
Rafael; Jonathan, Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Arouca, Danilo, Elano (Adriano) e Ganso; Neymar e Zé Eduardo (Keirrison) Bruno, Guilherme (Eduardo Arroz), Leandro Silva, Ferrón e João Paulo; Mancuso (Renan), Josimar, Gil e Válber; Renatinho e Márcio Diogo (Rômulo).
Técnico Muricy Ramalho Técnico Gilson Kleina
Gols: Neymar, aos 20 minutos do primeiro tempo;
Cartões amarelos: Leandro Silva, Válber, Gil (Ponte Preta), Arouca, Danilo (Santos)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP). Data: 23/4/11. Árbitro: Rodrigo Braghetto. Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Júnior e Fábio Luiz Freire. Assistentes adicionais: Paulo Roberto de Sousa Júnior e Leandro Bizzio Marinho. Público e renda: 11.225 pagantes/R$ 402.740,00

A um jogo do bi: Grêmio vence e vai à final do returno

Campeão do primeiro turno, Tricolor espera Inter ou Juventude para, se vencer, antecipar a conquista do Gauchão

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
gol Grêmio (Foto: Wesley Santos / Pressdigital)Gremistas comemoram: títulos está mais próximo
(Foto: Wesley Santos / Pressdigital)
São noventa minutos para manter o trono do Gauchão. O Grêmio venceu o Cruzeiro por 3 a 2 no gramado sintético do Passo D’Areia na noite deste sábado e garantiu presença na final do returno do Estadual. Como já venceu o primeiro turno, o Tricolor será campeão estadual caso vença Inter ou Juventude no próximo fim de semana. Se perder, irá para a disputa da finalíssima estadual, contra o campeão do returno.
Foi um jogo sem graça no primeiro tempo e extremamente movimentado na etapa final. Os gols do Grêmio foram marcados por Leandro, Willian Magrão e Rafael Marques. Por duas vezes, o Cruzeiro buscou o empate, com Claudinho e Léo Maringá. A defesa tricolor apresentou muita fragilidade em jogadas aéreas. Os dois gols do time estrelado saíram assim.
A definição do adversário azul na final do segundo turno é neste domingo, quando Juventude e Inter medem forças em Caxias do Sul. Nesta terça-feira, o Tricolor volta a campo, mas pela Libertadores. Pega o Universidad Católica, do Chile, no Olímpico, em duelo válido pelas oitavas de final da disputa continental.

Depois da tempestade, a bonança
Minuto 33: Victor desaba no gramado, com cara de dor, com a mão esquerda servindo de apoio para o ombro direito. O goleiro titular logo recebe uma faixa e uma tipoia no local lesionado. Sai de campo. São momentos de preocupação.
Minuto 41: Borges, até então sumido no jogo, acerta lançamento precioso para Leandro, que dispara com a bola, corta o zagueiro e manda o chute. Gol do Grêmio. São momentos de alívio.
Depois da tempestade, veio a bonança para o Grêmio no primeiro tempo do jogo deste sábado chuvoso em Porto Alegre. Foi uma partida sem graça até o terço final da etapa. O lance envolvendo Victor, que se chocou com Mauro ao saltar para abafar um cruzamento, pareceu ter levado eletricidade ao jogo. Até ali, o Tricolor era melhor, tinha solidez defensiva (resultado da presença de três volantes, com Willian Magrão no meio e Lúcio como lateral-esquerdo), controlava o duelo, mas sem criar grandes chances de gol. E aí Leandro marcou. E outros poderiam ter saído.
Adílson arriscou a gol duas vezes. Em uma delas, quase da intermediária, esteve a milímetros de marcar um golaço. A bola foi desviada pelo goleiro Fábio e explodiu no travessão. Quase. Gabriel, pegando rebote após bate-rebate na área, também levou perigo ao time estrelado.
Idas e vindas no segundo tempo
O segundo tempo foi bem melhor. Teve lances. Teve gols. Teve idas e vindas. Teve pinta de jogo decisivo, ao contrário dos 45 minutos iniciais.
A ação começou com o Cruzeiro. No primeiro minuto, Claudinho subiu muito mais alto (imagina se fosse Claudião...) do que Rafael Marques e mandou o cabeceio. Gol dos estrelados em uma cena que se repetiria depois.
O Grêmio voltaria a ficar na frente. Foi com Willian Magrão, aos seis minutos. O volante, sempre boa opção ofensiva, arriscou chute a gol. A bola desviou na zaga antes de entrar. Estava conquistada uma vantagem que poderia ter ficado melhor se o árbitro Vinícius Costa da Costa tivesse marcado pênalti de Claudinho em Borges.
O Cruzeiro estava forte na partida. Mauro levou a melhor em disputa com Rafael Marques e Rodolfo e mandou na trave de Marcelo Grohe. Era o ensaio para o gol, porque Léo Maringá, pouco depois, voltaria a empatar. E em jogada aérea, como no primeiro gol. Cruzamento da direita, cabeceio do meia: 2 a 2 no Passo D’Areia.
E o jogo não parava. O Grêmio teve nova reação. O cruzamento para a área desta vez foi bom para o time tricolor. Rochemback lançou para Rafael Marques entrar de carrinho e recolocar a equipe de Renato Gaúcho na frente. A vitória se aproximava, auxiliada pela expulsão de Alberto, do Cruzeiro.
O Grêmio teve 15 minutos para controlar a partida. E conseguiu, sem sustos, sem sobressaltos, para ficar a um jogo do bicampeonato estadual.

CRUZEIRO 2 X 3 GRÊMIO
Fábio, Márcio, Claudinho, Sandro e Tinga; Alberto, Almir, Léo Maringá (Juninho Botelho) e Diego Torres (Faísca); Jô e Mauro (Rafael). Victor (Marcelo Grohe), Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Lúcio; Fábio Rochemback, Adílson, Willian Magrão e Douglas; Leandro (Lins) e Borges (Carlos Alberto).
T: Leocir Dall'Astra T: Renato Gaúcho
Estádio: Passo D'Areia, em Porto Alegre. Data: 23/04/2011. Árbitro: Vinícius Costa da Costa. Auxiliares: Júlio César Rodrigues dos Santos e Alexandre Kleiniche.
Gols: Leandro, aos 41 minutos do primeiro tempo; Claudinho, a um, Willian Magrão, aos seis, Léo Maringá, aos 16, e Rafael Marques, aos 29 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Alberto, Márcio (Cruzeiro). Cartão vermelho: Alberto (Cruzeiro).

No dia de São Jorge, Corinthians luta muito e vence o Oeste por 2 a 1

Timão mostra raça para superar falha do goleiro Julio Cesar e avançar às semifinais do Paulistão com um golaço de Willian

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
O dragão não parecia ser tão feroz quanto aquele que a história conta, mas o Corinthians precisou ser guerreiro como São Jorge para chegar às semifinais do Campeonato Paulista. No dia de seu padroeiro, o Timão teve de enfrentar uma verdadeira guerra para vencer o Oeste por 2 a 1, nesta noite de sábado, no Pacaembu, pelas quartas de final. Salve, Jorge! Salve, Willian, autor do gol salvador!
O jogo parecia fácil depois que Liedson colocou o Alvinegro em vantagem logo aos nove minutos. Entretanto, uma falha de Julio Cesar (gol de Fábio Santos) nos acréscimo da etapa inicial transformou a partida em um drama. Mas, com as armas de seu santo guerreiro, o Timão criou inúmeras chances e viu o Oeste salvar duas bolas sobre a linha até que Willian, em um golaço, manteve a equipe viva na briga pelo título.
Agora, o domingo será de descanso e observação para os alvinegros. O clube aguarda pelo vencedor do confronto entre Palmeiras e Mirassol, às 18h30m, também no Pacaembu, para conhecer seu adversário na próxima fase. Do outro lado, o Peixe derrotou a Ponte Preta e espera por São Paulo e Portuguesa.
Veja aqui os cruzamentos da fase final do Paulistão
Timão marca no início, mas Julio Cesar falha no fim
O temor do Corinthians em esbarrar na retranca do Oeste não demorou a acabar. Com apenas um jogador no ataque, o clube do interior tentou se defender, mas cometeu falhas na marcação, principalmente dando muito espaço no meio de campo. Foi por lá que o Timão ficou em vantagem logo aos nove minutos. Em velocidade, Paulinho recebeu passe de letra de Dentinho e lançou para Liedson bater com precisão na saída do goleiro Fábio.
GALERIA DE FOTOS: Veja as imagens da vitória corintiana
A vantagem no início permitiu que o Corinthians controlasse bem o nervosismo e administrasse o placar. Como o adversário não conseguia atacar, o Timão aproveitou para continuar pressionando. Aos 29, quase o segundo gol. Dentinho foi lançado na área e, caído, tocou para Liedson. Sem ângulo, o atacante rolou para trás, Bruno César chutou e a zaga cortou sobre a linha de gol.
Liedson gol Corinthians (Foto: Ag. Estado)Liedson abriu o placar para o Timão (Foto: AE)
O buraco apresentado no meio de campo defensivo do Oeste continuou permitindo que o Corinthians chegasse com tranquilidade. Liedson, sempre com ótima movimentação entre os zagueiros, por pouco não fez outro, aos 37. Ele recebeu lançamento na área sem marcação, mas foi travado pelo goleiro Fábio na hora da finalização.
Quando o primeiro tempo parecia terminar com a vantagem alvinegra, o Oeste chegou ao empate em uma bobeada do sistema de marcação. Após desvio no meio de campo, Fábio Santos recebeu a bola pela esquerda e, na entrada da área, soltou uma bomba. A bola tocou no chão, Julio Cesar falhou e a etapa inicial acabou 1 a 1.
Pressão no segundo tempo
Apesar do ímpeto ofensivo, o Corinthians voltou desorganizado para o segundo tempo, irritando a torcida. Dentinho, que passou mal em campo, deu lugar a Willian, e o Timão apostou mais na vontade do que na tática para chegar ao ataque. Foi o lateral-direito Alessandro quem quase fez o segundo, aos sete minutos, pegando rebote da zaga e chutando forte para bela defesa de Fábio. Em seguida, Liedson não alcançou um cruzamento rasteiro vindo do lado direito.
A velocidade de seus atacantes deu ao Corinthians os espaços necessários para sufocar. Aos 13, por um milagre não saiu o segundo gol. Liedson disparou pela esquerda e chutou forte para Fábio espalmar. No rebote, sem goleiro, Bruno César finalizou e o zagueiro Paulo Miranda salvou o Oeste em cima da linha.
Willian gol Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Willian entrou e fez o segundo gol do Corinthians
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Era questão de tempo para o Timão voltar à vantagem no placar. E ela veio em grande estilo, aos 19 minutos. Willian foi lançado por Chicão, aplicou um drible da vaca no marcador e, já na área, soltou um foguete no ângulo esquerdo de Fábio. Explosão alvinegra de alívio no Pacaembu.
O técnico do Oeste, Luis Carlos Martins, colocou seu time no ataque - tirou um lateral (Dedê) e um volante (Márcio Passos) para colocar dois atacantes (Reinaldo e Mazinho). Mas o Timão continuava ditando o ritmo do jogo, sem sustos.
No fim, o técnico Tite ainda tirou Jorge Henrique (aniversariante do dia) e Bruno César para colocar Danilo e Morais, dando ritmo de jogo aos seus reservas.
O Oeste arriscou até com o goleiro Fábio indo para a área corintiana, na base do desespero. Sem criatividade, porém, o time de Itápolis nem chegou a assustar o torcedor corintiano.
CORINTHIANS X OESTE
Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Bruno César (Morais) e J. Henrique (Danilo); Dentinho (Willian) e Liedson. Fábio, Dedê (Reinaldo), Cris, Paulo Miranda e Fernandinho; Adriano, Dionísio, Marino, M. Passos (Mazinho) e Roger; Fábio Santos (Alex Willian).
Técnico: Tite. Técnico: Luis Carlos Martins.
Gols: Liedson, aos 9, e Fábio Santos, aos 46 minutos do primeiro tempo; Willian, aos 19 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Jorge Henrique (Corinthians); Adriano e Fábio Santos (Oeste)
Data: 23/04/2011 Local: Pacaembu, em São Paulo. Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho.
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Anderson Jose de Moraes Coelho.
Público: 28.025 pagantes. Renda: R$ 932.511,00

Trem Bala do Vasco passa pelo Olaria e avança mais uma estação

Gol de Éder Luís no primeiro tempo garante triunfo do time de São Januário e vaga na decisão da Taça Rio. Fla e Flu jogam neste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Trem Bala da Colina garantiu neste sábado a passagem rumo à final da Taça Rio. O Vasco travou uma disputa duríssima com o Olaria, no Engenhão, e levou a vitória pelo placar mínimo: 1 a 0, gol de Éder Luís após lançamento na medida de Fellipe Bastos. Bernardo, xodó cruzmaltino em 2011, ainda perdeu um pênalti na etapa final.
Com o triunfo, a equipe de São Januário aguarda o vencedor da outra semifinal. Fluminense e Flamengo, campeão da Taça Guanabara, jogam às 16h deste domingo, também no Engenhão, e quem sair vencedor do confronto encara o Vasco no próximo domingo.
Éder Luís marca em momento oportuno
O Olaria surpreendeu o Vasco nos movimentos iniciais da partida, com uma postura mais ofensiva e preenchendo o campo de ataque com boa parte de seus jogadores quando tinha a posse de bola. Essa pressão rendeu ao time uma oportunidade em chute de Felipe de fora da área, mas Fernando Prass segurou firme.
O Vasco demorou um pouco para acertar o posicionamento, mas a partir dos 13 minutos passou a controlar o jogo no meio de campo, principalmente com Felipe. Entretanto, entrar na zaga adversária era difícil. O Olaria mostrou mais uma vez por que teve a melhor defesa na fase de classificação da Taça Rio e não permitiu muitas oportunidades ao adversário.
Na que teve aos 18 minutos, o Vasco balançou a rede. Em vão. Ramon chutou da meia esquerda e encontrou Diego Souza no meio do caminho. O meia ficou com a bola e mandou para o gol, mas estava em posição de impedimento.
Sem conseguir criar oportunidades, o Vasco irritou a sua torcida. Ela, por sua vez, escolheu o meia Allan, mais uma vez improvisado na lateral direita, para vaiar. Em uma dessas ocasiões, Felipe não gostou da manifestação da arquibancada e levantou as mãos pedindo aplausos para o seu companheiro.
As vaias desestabilizaram o time vascaíno por alguns minutos, e o Olaria voltou a gostar do jogo como no início. Com o time para frente de novo, o atacante Felipe aproveitou uma das investidas e, da intermediária, carimbou o travessão de Fernando Prass, aos 35 minutos.
Quando parecia que a situação ficaria mais favorável para o Olaria, o Vasco abriu o placar. Com 37 de jogo, o zagueiro Thiago Eleutério errou um passe na saída de bola e jogou nos pés de Fellipe Bastos. O volante foi esperto e rapidamente fez lançamento na medida para Éder Luís, que invadiu a área, driblou o goleiro Henrique e tocou para o gol vazio.
Nos acréscimos, o Olaria reclamou de dois pênaltis no mesmo lance. Primeiro em um chute de Waldir que bateu no braço de Dedé. O zagueiro, no entanto, estava muito próximo ao lance, e o árbitro Pathrice Maia mandou seguir. O alvianil pegou o rebote, Renan Silva entrou na área e se jogou. Acabou foi recebendo cartão amarelo por simulação.
Bernardo perde pênalti, mas Vasco segura a vitória
A etapa final começou em condições inversas à primeira. Foi o Vasco que pressionou desde o início e fez o que não conseguiu nos primeiros 45 minutos: lances pela linha de fundo. Em três jogadas de cruzamento em menos de oito minutos, obrigou o goleiro Henrique a fazer duas defesas em finalizações de Alecsandro e ainda teve uma cabeçada de Dedé por cima do gol.
Mas assim como o Olaria no primeiro tempo, o Trem Bala da Colina pisou um pouco no freio, e o adversário aproveitou para crescer. Felipe e Renan Silva arriscaram chutes de fora da área e deram trabalho a Fernando Prass.
Nesse momento, a torcida do Vasco já gritava por Bernardo. Ricardo Gomes atendeu. Só que tirou o autor do gol, Éder Luís, aos 24, e as vaias e gritos de "burro" se voltaram para o treinador. Na sequência da substituição, Felipe bateu falta pelo Olaria, no lado esquerdo, Alecsandro desviou, a bola foi na direção do gol, e Fernando Prass defendeu no susto.
Para piorar a situação vascaína, o próprio Bernardo sofreu pênalti de Henrique e foi para a cobrança. O chute forte, no entanto, carimbou o travessão. A torcida, dessa vez, apoiou o time.
O técnico Cleimar Rocha ainda tentou mudar o panomara da partida usando as três substituições que tinha direito, mas não deu resultado. O Vasco se segurou bem na defesa e garantiu a vaga na decisão da Taça Rio.
VASCO 1 X 0 olaria
Fernando Prass, Allan (Eduardo Costa), Dedé, Anderson e Ramon; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Éder Luís (Bernardo) e Alecsandro. Henrique, Ivan, Thiago Eleutério, Rafael, Amarildo; David (Valpassos), Danilo (Nícolas), Victor e Renan Silva (Renato); Felipe e Waldir.
Técnico: Ricardo Gomes. Técnico: Cleimar Rocha.
Gol: Éder Luís, aos 37 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Fellipe Bastos, Felipe (Vasco); Amarildo, Thiago Eleutério, Renan Silva, Ivan, Henrique (OLA).
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro. Data: 23/04/2011. Árbitro: Pathrice Maia. Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Rodrigo Pereira Joia. Público: 22.867 pagantes (28.675 presentes). Renda: R$ 647.600.