sexta-feira, 23 de novembro de 2012


Lutador demitido pelo UFC perde casa em incêndio no feriado americano

Veterano Dennis Hallman conta nas mídias sociais que sua residência pegou fogo na manhã do Dia de Ação de Graças e está morando com os pais

Por SporTV.comOlympia, EUA
3 comentários
Dennis Hallman mma UFC (Foto: Divulgação/UFC)Dennis Hallman tem 68 lutas na carreira do MMA
(Foto: Divulgação/UFC)
A má fase na vida de Dennis Hallman não parece ter fim. Após ser demitido pelo UFC em outubro, por falhar em bater o peso por duas lutas seguidas, o veterano peso-leve viu sua casa em Olympia, EUA, pegar fogo na manhã de quinta-feira, feriado de Dia de Ação de Graças no país. O americano contou aos fãs sobre o acidente através das mídias sociais.
- Dia de Ação de Graças Triste para mim e para minha família. Minha casa queimou cedo nesta manhã. Graças a Deus, ninguém se machucou e tenho isso para ficar agradecido. Algo como isso torna minha recente mudança de direção ainda mais difícil... A única pessoa que poderia me fazer me sentir OK sobre tudo não está mais aqui. Quando Deus quer que você tenha um novo começo, às vezes ele realmente quer deixar seu ponto claro - escreveu Hallman em sua conta no Facebook.
Segundo seu companheiro de treinos Benji Radach, Hallman e seus três filhos estão bem, mas todos os bens pessoais da família foram perdidos no incêndio. Ao site "MMA Fighting", o lutador disse que não sabia como o fogo começou.
- Eles acham que foi elétrico. Eu perdi tudo. Extra triste, mas a coisa boa é que ninguém se machucou. Estou esperando a seguradora encontrar uma casa para eu ficar enquanto minha casa é reconstruída. Até lá, estou na casa dos meus pais - disse o lutador de 36 anos.
Dennis Hallman luta desde 1996 e tem 68 combates na carreira. O peso-leve tem 51 vitórias, 14 derrotas, dois empates e um "No Contest" (luta sem resultado) no cartel. Ele foi demitido por falhar em bater o peso da categoria para o combate contra o brasileiro Thiago Tavares no UFC: Browne x Pezão - já havia ficado acima do peso na vitória contra John Makdessi no UFC 140, em dezembro passado. Após o corte, Hallman revelou que estava em uma disputa pela custódia dos filhos com a ex-esposa, que estava lidando com um vício em drogas, e que tudo isso afetou seu estado mental na preparação para o combate.

Estilo Arianny: ring girl do Bellator posa sexy no Dia de Ação de Graças

Mercedes Terrell publica foto de lingerie para seus seguidores no Instagram

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Comente agora
Se a ring girl Arianny Celeste, do UFC, faz sucesso com suas fotos provocantes nas redes sociais, a morena Mercedes Terrell, sua equivalente no Bellator, não fica para trás. A musa do torneio de MMA resolveu presentear seus fãs no Dia de Ação de Graças, feriado americano comemorado na quinta-feira, com uma foto sexy, de lingerie, na porta de um avião. O retrato foi publicado na conta da moça no Instagram.
- Feliz Dia de Ação de Graças, meus amores - escreveu Terrell, que volta à ação ao lado da loura Jade Bryce no Bellator 82, em 30 de novembro.
Mercedes Terrell, ring girl do Bellator, posa de lingerie (Foto: Reprodução/Instagram)Mercedes Terrell, ring girl do Bellator, posa de lingerie (Foto: Reprodução/Instagram)

Aryane brasileira, ring girl diz sentir de perto adrenalina dos lutadores

Uma das novas musas do MMA brasileiro, Aryane Steinkopf marca presença em mais um evento do Shooto, nesta sexta-feira, em Brasília

Por SporTV.com Rio de Janeiro
188 comentários
Não é apenas a americana Arianny Celeste que arranca suspiros dos marmanjos de plantão. O MMA brasileiro também tem suas musas e uma delas é a ''quase xará'' da ring girl do UFC, Aryane Steinkopf. A ex-panicat atua pela quinta vez como garota da placa nesta sexta-feira, no Shooto de Brasília. Animada com mais uma oportunidade de acompanhar de perto um evento de arte marcial, a loura afirmou que consegue sentir adrenalina dos atletas dentro do octógono.
Aryane Steinkopf mma    (Foto: Divulgação)A ring girl brasileira Aryane Steinkopf em ação com o com o uniforme de Shooto (Foto: Divulgação)
- Fico honrada de ter sido uma das primeiras celebridades a ser convidada para eventos de MMA, já participei de vários eventos nacionais, entre eles: WFE Platinum, Predador Fight, Max Fight, Amazon Forest Combat, Iron Fight Combat, entre outros. Adoro participar de eventos de MMA, é possível sentir de perto a adrenalina dos lutadores. Conheço bastante das regras e dos lutadores, os atletas brasileiros que mais admiro são José Aldo e Lyoto Machida - disse, ao SPORTV.COM

Outra ring girl famosa desfilará sua graça no Shooto. Conhecida como ''Furacão da CPI'', Denise Rocha atua pela segunda vez com a plaquinha.
Aryane Steinkopf Lyoto Machida mma   (Foto: Divulgação)Aryane posa fazendo a clássica encarada com o lutador Lyoto Machida (Foto: Divulgação)
Aryane Steinkopf mma   (Foto: Divulgação)Aryane Steinkopf mostra excelente forma para atuar como ring girl (Foto: Divulgação)

Tite, sobre possível convite da CBF: 'Que papai do céu me ilumine'

Fora dos microfones, treinador do Corinthians não confirma (e não descarta) assumir a Seleção Brasileira caso seja procurado pela entidade

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
354 comentários
Tite no treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite, no treino do Corinthians, no CT Joaquim Grava
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Bastou Mano Menezes ser demitido para que Tite ganhasse força como o possível novo técnico da Seleção Brasileira. Antes do treino do Corinthians, nesta sexta-feira, no CT Joaquim Grava, o treinador tentou desconversar sobre a chance de assumir o cargo a menos de dois anos da Copa do Mundo.
Tite caminhava para o campo em que os jogadores titulares treinariam quando foi questionado pelo repórter Fábio Seródio, da Rádio Jovem Pan, se aceitaria a missão caso fosse convidado pela cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
– Que papai do céu me ilumine! – limitou-se a dizer.
Seguindo em direção ao campo para distribuir as bolas da atividade pelo gramado, o treinador disse que, se dependesse dele, não concederia entrevista coletiva nesta sexta-feira. Costumeiramente, o dia é reservado para ele, principalmente desta vez, em que o Timão fará o clássico contra o Santos, sábado, às 19h30m, no Pacaembu, pelo Brasileirão. Tite, porém, não foi à sala de imprensa. Quem apareceu foi o diretor de futebol, Roberto de Andrade, para afirmar que o Timão não pretende liberar o treinador para a Seleção.
Em alta depois de conquistar o Campeonato Brasileiro de 2011 e a Libertadores de 2012, Tite nunca escondeu o desejo de comandar a Seleção Brasileira. No entanto, sempre deixou claro que respeitava a presença de Mano Menezes na função e sonhava com o cargo depois do Mundial no Brasil. 

Andrés fica na CBF, diz que foi voto vencido e fala em '6 ou 7 nomes'

Diretor de Seleções explica que Marin quer 'novos métodos' na equipe e confirma ter sido o responsável por dar a notícia ao treinador

Por Leandro Canônico São Paulo
Logo após o anúncio da demissão do técnico Mano Menezes pela CBF, o diretor de Seleções, Andrés Sanches, afirmou que continuará no cargo, apesar de ter sido contra a decisão tomada pelo presidente da entidade, José Maria Marin.
A troca no comando da equipe foi decidida em reunião na sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo, entre Andrés, Marin e Marco Polo del Nero, vice da CBF e mandatário da FPF.
- Fui voto vencido. Os critérios são do presidente, ele entende que no início da temporada quer outros métodos. Está na posição de presidente, sendo corajoso e ousado. Temos que respeitar - disse o ex-presidente do Corinthians.
A CBF informou que a nova comissão técnica será anunciada em janeiro. Questionado sobre quem são os candidatos ao cargo, Andrés não citou nomes:
- Vão aparecer seis ou sete nomes a partir de hoje e um desses será o treinador - afirmou o dirigente, referindo-se à especulação da imprensa.
Tite (Corinthians), Muricy Ramalho (Santos) e Luiz Feipe Scolari (ex-Palmeiras) são os favoritos para substituir Mano. Andrés confirmou que foi o responsável por dar a notícia da demissão ao agora ex-treinador da Seleção.
- Eu comuniquei pessoalmente a saída dele. Ninguém gosta de ouvir uma notícia dessa em qualquer situação. Essas coisas acontecem e ele está preparado.
De acordo com Andrés, os outros membros da comissão técnica que saíram com Mano poderão voltar em 2013:
- Está todo mundo demitido, mas ninguém está vetado. Se amanhã o novo treinador entender que esse ou aquele deve voltar, vamos fazer o que precisa ser feito.
O diretor afirmou ainda que não houve problema entre Mano e Marin na Argentina, antes da disputa do Superclássico na última quarta, e que a decisão do presidente da CBF só poderá ser analisada após os resultados obtidos pela Seleção sob o novo comando:
- Não houve discussão na Argentina. Quem disse isso é um grande mentiroso. O presidente apenas achou, no direito dele, que tinha de mudar o planejamento. Se mudar muito o grupo e der certo, realmente o treinador estava errado. Se mudar pouco e der certo, o treinador estava no caminho certo. Se continuar o mesmo e der certo, mudou o treinador e estava errado.
Andrés Sanches e Mano Menezes, Seleção Brasileira (Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)Andrés e Mano chegaram à CBF após trabalho no Corinthians (Foto: Fabrício Marques / Globoesporte.com)

Veloz, frio e fanfarrão: o jeitão de Kimi Raikkonen, o 'Homem de Gelo' da F-1

Talentoso nas pistas e dono de personalidade peculiar, finlandês da Lotus conquista fãs e dá tempero ao mundo automatizado e previsível da categoria

Por Felipe Siqueira São Paulo
6 comentários
Foto com boato falso de que Kimi Raikkonen teria perdido voo (Foto: Reprodução)Foto com boato falso de que Kimi Raikkonen teria
perdido voo para São Paulo (Foto: Reprodução)
Era início da noite de quinta-feira quando começou a percorrer na internet um boato de que Kimi Raikkonen teria perdido o voo para São Paulo por ter abusado em uma bebedeira. Alarme falso, pelo menos sobre o voo perdido. Nesse momento, o piloto da Lotus estava em um hotel na capital paulista, atendendo - um tanto quanto contrariado, parecia – a mídia brasileira. Raikkonen é, definitivamente, um personagem ímpar na Fórmula 1.
Se em comemorações e com os amigos o finlandês se solta e curte o momento, diante de câmeras e microfones o “Homem de Gelo” faz jus ao apelido. No rosto, a expressão é neutra e constante. Não parece feliz, muito menos triste. No máximo entediado, demonstrando uma leve ansiedade para que acabassem os compromissos profissionais.
Um perfil excêntrico que arrebata fãs ao redor do mundo e dá um tempero a mais no automatizado mundo da categoria. Na entrevista, frases curtas, fala arrastada e voz baixa, quase sussurrando, como se estivesse com preguiça de responder. Sobre a expectativa de disputar o título de 2013 após conquistar sua primeira vitória em seu retorno à F-1, no GP de Abu Dhabi, em outubro, foi direto:
- Nós tentaremos – resumiu.
Raikkonen fernando alonso vettel abu Dhabi fórmula 1 (Foto: AFP)Raikkonen dá sorriso contido no pódio após vitória no GP de Abu Dhabi (Foto: AFP)
Frase de Kimi Raikkonen foi parar em camiseta presenteada à equipe da Lotus (Foto: Reprodução)Frase de Kimi Raikkonen foi parar em camiseta
presenteada à equipe da Lotus (Foto: Reprodução)
E foi durante a corrida dos Emirados Árabes que um episódio sintetizou bem o jeitão único do finlandês. Ao ser alertado algumas vezes sobre a aproximação da Ferrari de Alonso pelo rádio, Kimi rebateu: “deixe-me sozinho, eu sei o que fazer”. A frase virou bordão e até camiseta, distribuída para os funcionários da Lotus. O que Raikkonen achou disso?
- Eu não me importo. Eles quiseram fazer...
Campeão mundial em 2007, Kimi é avesso ao mundo de compromissos extra-pista que cercam a Fórmula 1 moderna. A rotina incessante de entrevistas, coletivas e eventos promocionais foi um das razões de se afastar momentaneamente no fim de 2009. Foram dois anos no mundial de rali, até a volta à F-1 através da Lotus neste ano. Raikkonen tem feito uma temporada consistente para quem não guiava um monoposto há dois anos. Parecia que nunca havia saído da categoria. Pontuou em 18 das 19 etapas, subiu sete vezes ao pódio – uma no lugar mais alto – e ocupa a terceira posição na classificação, atrás apenas dos dois pilotos que disputam o título neste domingo, Sebastian Vettel e Fernando Alonso. O finlandês fez uma avaliação positiva de seu retorno.
- Tem sido bom. Claro que quando você começa bem, sempre quer ir melhor. Mas no geral, tem sido bom. Não conhecia ninguém, não sabia o quão bom o carro era e eles tiveram muita dificuldade no último ano – analisou, lembrando as dificuldades vividas pela equipe em 2011.
Kimi Raikkonen na entrevista em São Paulo (Foto: Assessoria)Kimi na entrevista em São Paulo (Foto: Assessoria)
Kimi conhece bem o circuito de Interlagos. Em 2007, venceu o GP do Brasil e, com isso, coroou a reação no ano com um surpreendente título mundial sobre Lewis Hamilton e Fernando Alonso, na época na McLaren. Ao todo, foram nove provas disputadas em solo brasileiro. Em 2003, conquistou uma “vitória” (entre aspas mesmo), mas teve que repassar o troféu para Giancarlo Fisichella, verdadeiro vencedor da prova, que contou com um erro de cronometragem da FIA. Sobre a grande possibilidade de chuva para domingo, Kimi salientou as dificuldades que isso pode gerar:
- No passado, pelo menos, quando chovia, criavam rios na pista. Ela ficava traiçoeira. Em alguns lugares aquaplanava. Sabemos que há chance – destacou.
Kimi Raikkonen McLaren Formula 1 f-1 Brasil 2007 (Foto: Getty Images)Kimi Raikkonen comemora título da temporada 2007 após vitória no GP do Brasil (Foto: Getty Images)
E a chuva pode ter grande influência na disputa pelo título, que está entre Sebastian Vettel (RBR) e Fernando Alonso (Ferrari). Kimi chegou a contar com chances matemáticas, mas as viu se reduzirem a zero justamente quando venceu em Abu Dhabi. Perguntado se tem alguma aposta de quem leva a taça, o finlandês subiu no muro:
- Não sabemos o que pode acontecer. Eles estão muito próximos. Dois caras com grande talento, Vettel e Alonso. Qualquer erro pode gerar uma chance inesperada
F1 Kimi Raikkonen dormindo coletiva (Foto: AP) Raikkonen tirando um cochilo no paddock durante
um fim de semana de Fórmula 1(Foto: AP)
Raikkonen só se alongou mais quando o assunto foi o fim da longa temporada após o GP do Brasil e o merecido descanso após 20 etapas.
- Acho que para todo mundo é bom quando a temporada acaba. Principalmente para o time, porque eles trabalham muito duro, viajando muito. É bom ir para casa, recarregar as baterias e se preparar para o próximo ano.
Questionado para quando planejava uma segunda aposentadoria da F-1, foi seco.
- Tenho contrato para ano que vem. Então, não tenho planos sobre isso.
E para terminar, uma pergunta sobre Felipe Massa. Afinal, os dois foram companheiros de Ferrari de 2007 a 2009, e devem se conhecer bem. Após reagir no campeonato, o piloto brasileiro pode voltar a disputar títulos futuramente?
- Não sei – resumiu.
Esse é o Iceman.
horários gp do brasil interlagos f-1 fórmula 1 globo (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Tite, Muricy ou Felipão: quem deve ser o novo comandante da Seleção?

Com a recente queda de Mano Menezes, três técnicos são especulados para assumir o comando em janeiro de 2013. O EE quer saber quem você prefere

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
448 comentários
Tite, Muricy Ramalho ou Felipão? Com a queda do técnico Mano Menezes do comando, o Esporte Espetacular quer saber: quem é o treinador ideal para assumir o cargo à frente da seleção brasileira? Clique aqui e vote na sua preferência.
Atual treinador do Corinthians, Tite tem no currículo o Campeonato Brasileiro de 2011 e a Libertadores deste ano pelo clube. Em passagem pelo Internacional, conquistou a Copa Sul-Americana em 2008 e o Gauchão em 2009, competição que vencera três vezes anteriormente, à frente do Grêmio e do Caxias.
Entre os principais clubes pelos quais passou, Muricy Ramalho teve destaque no comando de São Paulo, Internacional, Fluminense e Santos. Pelo Tricolor Paulista, foi tricampeão brasileiro em 2006, 2007 e 2008; no Colorado, conquistou duas vezes o Campeonato Gaúcho. No Tricolor Carioca, foi novamente campeão brasileiro, em 2010. No Peixe, venceu o Campeonato Paulista em 2011 e levantou o troféu da Taça Libertadores no mesmo ano. Em 2012, foi bicampeão do Paulistão e conquistou a Recopa Sul-Americana, com uma vitória sobre a Universidad de Chile.
Já o pentacampeão mundial, Luiz Felipe Scolari esteve à frente da Seleção a partir de 2001. No ano seguinte, liderou a campanha do pentacampeonato mundial, com uma sequência de sete vitórias no Mundial, incluindo a decisão contra a Alemanha.
A resposta você acompanha ao vivo no Esporte Espetacular deste domingo, logo após o Auto Esporte.
montagem Seleção Tite Muricy Ramalho e Felipão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Quem você acha que deve assumir a Seleção? Vote no site do Esporte Espetacular!
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Pelo Twitter, Mano deseja sucesso à Seleção na campanha pelo hexa

Técnico faz pronunciamento na internet poucas horas depois de ser demitido pela CBF e faz agradecimento especial a jogadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
279 comentários
Mano Menezes usou o Twitter para dar as primeiras declarações como ex-treinador da Seleção, nesta sexta-feira. Apresentado em julho de 2010 como substituto de Dunga no comando da equipe pentacampeã mundial, o técnico foi demitido pela CBF dois dias após a conquista do Superclássico das Américas.
- Como foi anunciado, não sou mais o técnico da seleção brasileira. Fica aqui o meu agradecimento a todos que trabalharam comigo nesse projeto, em especial aos jogadores convocados nesse período e a todos aqueles que acreditaram no nosso trabalho. Desejo, desde já, sucesso à Seleção na conquista do sonho maior da nossa torcida, que é o título do hexacampeonato de 2014 - escreveu Mano.
Mano Menezes apresentado como técnico da Seleção (Foto: AFP)Mano Menezes foi apresentado pelo ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em julho de 2010  (Foto: AFP)
O treinador estreou pela Seleção em 10 de agosto de 2010 com vitória de 2 a 0 sobre os Estados Unidos. No total, foram 102 jogadores convocados: Neymar, com 17 gols e 27 partidas, foi o artilheiro e atleta com maior número de jogos.
Com Mano, o Brasil foi eliminado nas quartas de final da Copa América no ano passado, em 2011, e perdeu a final das Olimpíadas para o México, neste ano. Os únicos títulos foram os Superclássicos contra a Argentina, em 2011 e 2012, na disputa apenas com jogadores que atuam nos dois países.
O anúncio da demissão do técnico foi feito pela CBF na tarde desta sexta após reunião entre o presidente da entidade, José Maria Marin, o vice Marco Polo del Nero e o diretor de Seleções, Andrés Sanches, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo.
Na entrevista coletiva após a decisão, Andrés afirmou que a imprensa passará a especular entre "seis ou sete nomes" para substituir Mano. Mas três técnicos aparecem como favoritos, na ordem: Tite (Corinthians), Muricy Ramalho (Santos) e Luiz Felipe Scolari (ex-Palmeiras).

Muricy não descarta Seleção, mas contrato com o Santos prevê multa

'Não saio sem a permissão do Santos para nada', afirma técnico, que se disse surpreso com a demissão de Mano Menezes

Por Marcelo Hazan Santos, SP
200 comentários
Muricy Ramalho no treino do Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Muricy Ramalho, durante coletiva no CT do Santos
(Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)
Pouco mais de uma hora depois do anúncio da demissão de Mano Menezes, Muricy Ramalho se dirigiu à sala de imprensa do CT Rei Pelé. A entrevista coletiva já estava agendada. O assunto, porém, não foi o clássico deste sábado entre Corinthians e Santos, no Pacaembu. Mas sim o cargo de técnico da Seleção, que havia sido oferecido pela CBF ao próprio Muricy, após a Copa do Mundo de 2010. Na época, sem a liberação do Fluminense, o treinador se viu obrigado a recusar o convite. A CBF não quis bancar a multa rescisória com o Flu, e Mano foi seu plano B. Clique aqui e relembre "o dia em que Muricy foi, mas não foi, técnico da Seleção".
O novo contrato de Muricy com o Santos, com validade até dezembro de 2013, pode ser quebrado - mediante o pagamento de uma multa rescisória. O técnico santista diz não ter sido convidado novamente, mas deixou no ar que poderia comandar a Seleção, desde que liberado pelo Peixe.
- Deixei na mão do clube quando assinei, como sempre faço. Não saio de primeira, sem a permissão do Santos para nada: nem para a Seleção, nem para outro lugar. Vou cumprir meu contrato até dezembro - disse Muricy.
- Difícil falar, meu pensamento é no Santos, tenho contrato no Santos, é isso. Estou preocupado com o jogo de amanhã e em continuar esse trabalho (...) No contrato com o Santos pode pôr a cláusula que quiser, o que vale é o que conversamos. Conversei com eles (dirigentes do clube), eles decidem as coisas - emendou.
Saindo mais cedo do trabalho?
A coletiva de Muricy começou às 16h40, apenas 40 minutos após o início do treino, um recreativo, como ocorre de praxe, em véspera de jogo. Durante a atividade no campo, o técnico recebeu uma ligação. Questionado pelos repórteres se tinha algo a ver com a saída de Mano da Seleção, Muricy disse que não, que estava tratando "da contratação de um jogador" para o Santos. A entrevista durou 15 minutos. Logo depois, já por volta das 17h, o técnico foi flagrado pelo cinegrafista da TV Tribuna, afiliada da Globo na Baixada Santista, deixando o CT Rei Pelé de carro - e isso enquanto a atividade no campo ainda rolava, com vários jogadores treinando cobranças de falta, por exemplo.
Na coletiva, a preocupação de Muricy em deixar claro que não costuma quebrar seus contratos era evidente. A cada pergunta sobre uma possível saída do Santos, o técnico se mostrava irritado. Ao ser perguntado se toparia o convite da CBF caso viesse a liberação do Peixe, respondeu:
- Dificil responder. Volto a repetir, estamos muito surpresos com o que aconteceu. Como técnico, tenho de me pôr no lugar do outro técnico que está saindo, tem de saber por que aconteceu isso. Dificil responder agora. Como foi feito daquela vez que convidaram, eu tinha uma posição definida e passei ao presidente no momento. Caso aconteça, vamos decidir algo.
Questionado se está preparado para assumir a Seleção, às vésperas da Copa do Mundo de 2014, Muricy respondeu de forma evasiva e com uma pitada de ironia:
- Não sei, só se estiver com 80 anos não estarei preparado. Não sei o que dizer, estou há 30 anos no futebol. No Brasil, difícil dizer quando está preparado ou não. Sou treinador há muitos anos. Preparado? Difícil falar.
Muricy se disse surpreso com a demissão de Mano.
- É difícil falar. Não sabemos o que aconteceu. Suprreendeu a todos nós. A Seleção estava bem no final do ano. Se fosse em outra situação era mais fácil saber o motivo, porque não estava bem. Mas agora estava bem, não sei o motivo disso.
Muricy tem 120 jogos com o Santos, sendo 58 vitórias, 30 empates e 32 derrotas. Com o Peixe, ele conquistou dois Campeonatos Paulistas, uma Recopa Sul-Americana e a Libertadores da América no ano passado.

Após queda na Seleção, Inter trata Mano Menezes como opção

Clube gaúcho já fez primeiro contato com futuro treinador, mas por meio de ‘interlocutores’. Dunga também segue cotado para assumir vestiário

Por Diego Guichard e Tomás Hammes Porto Alegre
166 comentários
Mano Menezes entrevista  (Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)Mano Menezes é especulado no Beira-Rio
(Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)
Os dois últimos técnicos da Seleção entraram na rota do Inter: Dunga e Mano Menezes. De um deles, deverá sair o comandante que treinará o clube gaúcho na próxima temporada. Os primeiros contatos iniciais já foram feitos, mas somente por meio de interlocutores.
A situação de Mano Menezes na Seleção estava sendo monitorada pelo clube gaúcho. Durante a tarde desta sexta-feira, o treinador acabou sendo demitido do cargo. Em contato com o GLOBOESPORTE.COM, um conselheiro colorado com trânsito na direção chegou a falar que o anúncio, que ocorreu pelas 16h, “caiu do céu”.
- Evidente que é opção para o Inter. Cai do céu. É tudo que o Inter precisa. Já estávamos cogitando a queda. É líder, treinador da Seleção, que não tinha do mercado. E o Inter tem a preocupação de não cometer o mesmo erro de colocar ídolos no comando – frisou o conselheiro.
Em um momento de “correria” para projetar a próxima temporada, a direção colorada espera avançar as negociações para que o anúncio possa ser feito rapidamente.
- Estou dependendo ainda de algumas coisas. Não depende só de mim – disse o presidente Giovanni Luigi, por volta das 15h.
Dunga deu autógrafos e tirou fotos no Olímpico (Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com)Dunga não recebeu contato do Inter
(Foto: Hector Werlang/Globoesporte.com)
Ao ser questionado sobre o nome de Dunga, Luigi despistou. Não negou, mas também não confirmou:
- Até pode ser. Não vou dizer que sim, nem que não.
Até a tarde desta sexta, Dunga ainda aguardava contato, sendo que pessoas próximas ao capitão do tetra apostam em uma solução até o término desta semana. O carinho do treinador pelo clube é importante nas tratativas, pela vontade em retornar ao Beira-Rio. O estilo sério é visto como um trunfo para segurar o ambiente turbulento do vestiário.
Luiz Felipe Scolari, Paulo Autuori e Marcelo Oliveira são outros treinadores que chegaram a ser ventilados. A direção do Inter aguarda a oficialização do novo comandante para alinhavar o elenco colorado de 2013 e projetar contratações e dispensas.

Maldonado recebe bônus maior que prêmio de vitória após derrota no UFC

Lutador conta nas redes sociais que, pela quarta vez, recebeu prêmio do Ultimate pelo correio, por luta empolgante contra Glover Teixeira no Rio

Por SporTV.com Rio de Janeiro
10 comentários
O brasileiro Fábio Maldonado saiu do octógono do UFC Rio III, no último dia 13 de outubro, castigado pelos golpes do compatriota Glover Teixeira, que o derrotou por nocaute técnico no segundo round. Apesar da derrota - a terceira seguida no Ultimate - o "Caipira" recebeu um "agrado" da organização pela garra demonstrada no combate e recebeu um bônus pelo correio. Ele dividiu a novidade com os fãs no Facebook.
Glover Teixeira x Fábio Maldonado, UFC RIO III (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Fábio Maldonado fez uma das melhores lutas do UFC Rio III, contra Glover Teixeira (Foto: André Durão)
- Notícia boa ou ruim, compartilho no "face" com meus fãs e amigos. Acabou de chegar um cheque do UFC pelo correio em casa, e, pela quarta vez, mesmo perdendo - e que pau que levei, né - o UFC me pagou mais do que se tivesse ganho a luta. Obrigado aos irmãos Fertitta, Dana White e Joe Silva. Quando lutava boxe, nunca vi isso acontecer antes - escreveu Maldonado, que não revelou valores. Embora os salários oficiais dos lutadores do UFC Rio III não tenham sido divulgados, estima-se que o brasileiro recebeu bolsa de US$ 11 mil (cerca de R$ 22,9 mil) e receberia o mesmo valor pela vitória. Os bônus de Nocaute, Finalização e Luta da Noite do evento foram de US$ 70 mil (aproximadamente R$ 145 mil).
Anderson Silva visita Maldonado no hospital (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)O "caipira" recebeu a visita de Anderson Silva no
hospital após a luta (Foto: Reprodução/Facebook)
Foi a quarta luta do brasileiro pelo Ultimate. Ele venceu a primeira, por nocaute técnico, contra James McSweeney, no UFC 120. Depois disso, perdeu duas vezes por decisão unânime dos jurados e uma por nocaute técnico. Porém, todos os combates foram equilibrados, e um deles, contra Kyle Kingsbury, mereceu o bônus de "Luta da Noite". Na coletiva de imprensa pós-UFC Rio III, Dana White afirmou que seria "louco" se demitisse Maldonado após a luta contra Glover, e que gostaria de ter mil lutadores como o ex-boxeador de Sorocaba.
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e do UFC
Fábio Maldonado tem 18 vitórias e seis derrotas no cartel profissional de MMA. O atleta da Team Nogueira ainda não tem data para retornar ao octógono.

Berlusconi diz que lesões de Pato representam um problema ao Milan

Presidente do clube lamenta perda financeira com os problemas físicos do brasileiro: 'Ele era o jogador do time com o futuro mais brilhante pela frente'

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
24 comentários
Silvio Berlusconi presidente Milan (Foto: Getty Images)Berlusconi lamenta condição física de Alexandre
Pato (Foto: Getty Images)
O presidente do Milan, Silvio Berlusconi, falou abertamente que as constantes lesões de Alexandre Pato realmente representam um fardo ao clube. Além do desfalque técnico, o dirigente revelou que a presença do atacante no departamento médico rossonero atrapalham a saúde financeira da equipe italiana.
- Pato é um problema. Nós realmente esperamos que ele possa se recuperar de todas essas lesões. Temos que entender o que fazer - disse o dirigente, em declarações publicadas na imprensa italiana nesta sexta.
Pato, que recentemente tornou pública sua insatisfação com a falta de regularidade na equipe titular do Milan, acumulou 15 lesões desde 2010. A última delas o tirou do início desta temporada, e Berlusconi não esconde seu descontentamento com a situação, apesar dos elogios ao jogador.
- As lesões de Pato representam um problema porque ele era o jogador do Milan com o futuro mais brilhante pela frente. Portanto, é realmente um problema sério, porque você não pode ter uma tal diminuição no valor de um de seus maiores trunfos. Digo: para um jogador de 22, 23 anos ter tantas lesões... nós realmente esperamos que ele possa se recuperar totalmente.
Além das preocupações com a condição física do brasileiro, o presidente rossonero não esconde que Ibrahimovic, agora no PSG, faz falta na equipe. Mas ele avisa que a saída do sueco vai representar uma economia de R$ 433 milhões nos cofres do Milan.
- Eu definitivamente sinto falta de ter Ibrahimovic em campo, mas nós economizaremos € 160 milhões em três anos com a venda dele. Mas agora temos o El Shaarawy - concluiu.

Zinho confirma interesse e elogia Renato Augusto: ‘Gosto muito’

Diretor do Flamengo diz que conversas com o empresário do jogador estão no início e reconhece que negócio é complexo

Por Richard Souza Rio de Janeiro
55 comentários
renato augusto beyer leverkusen  (Foto: Agência AFP)Renato Augusto em ação pelo Bayer Leverkusen
(Foto: Agência AFP)
Ainda não há proposta, apenas sondagem, mas o interesse do Flamengo em contratar Renato Augusto ganha cada vez mais forma. Nesta sexta-feira, o diretor de futebol Zinho confirmou que já iniciou as conversas com o empresário do meia, Carlos Leite, para discutir as possibilidades de viabilizar a volta do jogador, revelado na Gávea e que está no Bayer Leverkusen, da Alemanha. O nome é um dos primeiros da lista de reforços do Rubro-Negro para 2013. Zinho recebeu a informação de que Renato Augusto teria interesse em voltar para o Brasil. O Flamengo já pensou em contratá-lo em outras ocasiões, pois busca atletas identificados com o clube e que não tenham problemas fora de campo.
- Interessa, sim. Mas por enquanto está muito no início. Foi feita uma sondagem, já comecei a conversar com o empresário do jogador e vamos ver o que acontece. É um camisa 10, um jogador talentoso, jovem, é leve, identificado com o clube. Gosto muito do Renato Augusto.
Interessa, sim. Mas por enquanto está muito no início. Foi feita uma sondagem, já comecei a conversar com o empresário do jogador e vamos ver o que acontece. É um camisa 10, um jogador talentoso, jovem, é leve, identificado com o clube. Gosto muito do Renato Augusto"
Zinho
O dirigente, no entanto, reconhece que a contratação de peso é difícil. A questão financeira seria um entrave, já que os dirigentes alemães pedem altas cifras para vender os direitos econômicos do jogador. No início do mês, o Santos fez uma proposta para comprar o meia de 24 anos, mas desistiu depois de se dispor a pagar o valor inicialmente pedido pelo Leverkusen, com quem Renato tem contrato até junho de 2014. O time alemão, no entanto, subiu a pedida e o time paulista encerrou as negociações.
- Sabemos que o negócio não é fácil, mas podemos tentar. Começamos a conversar com antecedência justamente para evitar aquela correria que ocorreu no segundo semestre – disse.
Nesta temporada, o Flamengo sofreu sem um meia para conduzir a equipe após a saída de Ronaldinho Gaúcho. O clube tentou contratar jogadores de ponta, como Diego e Riquelme, mas fracassou. Cleber Santana, que estava no Avaí, foi a solução encontrada. Ele começou bem, mas não tem se destacado nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.
No meio do ano, Renato Augusto afirmou que foi procurado pelo Flamengo e que até gostaria de jogar novamente pelo clube, mas admitiu: “Esta hipótese é bastante difícil”. Na ocasião, o time alemão pedia valor muito alto por sua liberação e descartou a possibilidade de empréstimo.
O jogador foi revelado pelas categorias de base do Flamengo e atuou no time profissional entre 2005 e 2008, quando foi vendido ao Bayer Leverkusen por mais de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 25 milhões, atualmente). Um dos pontos altos de sua passagem foi a final do Carioca de 2007, quando fez o gol que empatou o jogo contra o Botafogo por 2 a 2. Nos pênaltis, o Rubro-Negro levou o título.

Serviço de SMS do Vasco protesta pela ida de Diego Souza para Cruzeiro

Mensagem chama clube de incompetente e cobra reforços. Assessoria da
TIM diz que autor do torpedo trabalha para uma empresa terceirizada.

Por Leonardo Filipo e Raphael Marinho Rio de Janeiro
46 comentários
Assinantes do plano "Infinity Vasco", da operadora de celular TIM - empresa que estampa sua marca no número da camisa de jogo cruz-maltina - receberam uma mensagem inusitada na tarde desta sexta-feira. Minutos depois de o Cruzeiro anunciar a contratação do ex-meia do clube Diego Souza, o seguinte torpedo foi enviado para os vascaínos que assinam o serviço:

"(VASCO) EH MUITA INCOMPETÊNCIA! Pretendido pelo Vasco, o meia Diego Souza foi anunciado oficialmente pelo Cruzeiro. Queremos JOGADOR!"
SMS TIM notícias Vasco (Foto: Reprodução)SMS da TIM chama Vasco de incompetente e pede jogador  (Foto: Reprodução)
As mensagens fazem parte do pacote de notícias diárias, alertas de gol e download do hino oficial e do wallpaper com o escudo do clube da Colina. Porém, o SMS desta sexta, saiu do tom. Procurada pelo GLOBOESPORTE.COM, a assessoria de imprensa da operadora lamentou o tom exaltado do autor da mensagem e informou que o funcionário trabalha para uma empresa parceira da TIM.
Leia a nota oficial da TIM:
"A TIM lamenta o ocorrido e informa que contrata o serviço de envio de noticias dos times patrocinados de uma empresa parceira, responsável pela produção de todo o conteúdo. A TIM já entrou em contato com essa empresa que enviará uma retificação para os assinantes da oferta Infinity Torcedor. A TIM reitera que o conteúdo da noticia não é uma opinião da empresa".

Site de 'infidelidade' faz proposta de R$ 8 milhões para Senna ficar na F-1

Para garantir a verba, o piloto teria que usar um capacete rosa em 2013

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
bruno senna williams gp do Brasil (Foto: Piervi Fonseca / Divulgação)Bruno Senna ainda não garantiu uma vaga na F-1
para 2013 (Foto: Piervi Fonseca / Divulgação)
Um site de relacionamentos que se destina a ajudar seus usuários a ter encontros extraconjugais também quer dar uma forcinha a Bruno Senna. Mas não é nada disso que você pensando. A ideia dos donos é contribuir para a permanência do piloto brasileiro na Fórmula 1 em 2013. Apesar de inusitada, a proposta não é de se desprezar: nada menos que R$ 8 milhões de reais, em forma de um patrocínio.
- Sabemos a importância que o nome de Bruno Senna possui no mundo do automobilismo, e é dessa credibilidade que estamos atrás. Queremos fazer com que Bruno Senna permaneça na F1 em 2013, e o patrocínio certamente deve auxiliar para que isso aconteça. Ainda melhor seria se conseguíssemos mantê-lo na Williams, pois a equipe inglesa foi a última escuderia na qual seu grande tio, Ayrton Senna, correu – explica Eduardo Borges, diretor geral do site no Brasil.
A proposta foi enviada aos empresários do piloto, com a condição de que Bruno usasse um capacete cor de rosa com o slogan "A vida é curta. Curta um caso.", durante toda a temporada 2013. Desde sua chegada ao Brasil, em agosto de 2011, o site que estimula a infidelidade e ajuda a encontrar parceiros que desejam manter relacionamentos fora do casamento, já tentou patrocinar clubes como São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Vasco.
Cumprindo seu terceiro ano na Fórmula 1 e prestes a disputar seu terceiro GP do Brasil, Bruno ainda não garantiu sua permanência na categoria, mas está em negociações para permancer na Williams. Ele estreou em 2010 pela fraca HRT e fez a segunda metade da temporada 2011 pela Renault, atual Lotus. Atualmente, o brasileiro convive com a sombra do finlandês Valtteri Bottas, piloto de testes, que fez um acordo com a Williams para guiar o carro de Bruno no primeiro treino livre de 15 das 20 etapas desta temporada.
Bruno Senna williams gp do Brasil (Foto: Agência EFE)Bruno Senna guia a Williams nos treinos para o GP do Brasil de F-1 (Foto: Agência EFE)

Kleina pede time com 'alma' e rejeita reforços apenas para a Libertadores

Técnico não vê deméritos para um jogador disputar a Série B pelo clube e quer atletas comprometidos: ‘Palmeiras não vai fazer favor a ninguém’

Por Daniel Romeu São Paulo
25 comentários
gilson kleina palmeiras (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Kleina rejeita reforços apenas para a Libertadores
(Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
Gilson Kleina já definiu suas prioridades na busca de reforços no Palmeiras: qualidade técnica, bom rendimento físico e, principalmente, comprometimento com o clube. Se de depender do treinador, qualquer atleta que pedir um contrato curto, para disputar somente a Libertadores estará descartado. Em conversas com o gerente César Sampaio, ele discute nomes e já faz o planejamento para o ano que vem pensando em contratações pontuais, que se encaixem no esquema que pretende impor.
Até o momento, somente o lateral-direito Ayrton, do Coritiba, foi confirmado como reforço para 2013. Com contrato de cinco anos, o jogador já havia acertado logo após o término da Copa do Brasil, o que causou mais uma polêmica no Palmeiras: enquanto Frizzo já anunciava o acerto, Tirone negava para evitar influências no desempenho do time no Brasileiro. Kleina pede um grupo com alma, para “honrar a camisa” alviverde na Segunda Divisão.
– Temos Paulista e Libertadores, até parece que o ano que vem é só Série B. Também passa pela Série B. As contratações que estamos querendo fazer, os jogadores que vão continuar, têm que entender que vão jogar todas as competições, e não escolher. Quem vier tem de estar comprometido com Libertadores e Série B – declarou Kleina.
Não acho que disputar a Série B pelo Palmeiras é demérito. Vai ter que ter alma, vontade. Palmeiras não vai fazer favor para ninguém"
Gilson Kleina
– Esse é meu pensamento, mas sou funcionário. Se alguma força maior achar que vale contratar até julho, tudo bem, mas eu não concordo. Não acho que disputar a Série B pelo Palmeiras é demérito. Vai ter que ter alma, vontade. Palmeiras não vai fazer favor para ninguém. Não posso aceitar uma contratação de seis meses, estaria desvalorizando o clube. Serve para o primeiro semestre e não para o segundo? – completou.
Ainda assim, o comandante deixar transparecer que a Libertadores será tratada como prioridade no primeiro semestre, e não descarta utilizar um time misto nos primeiros jogos do ano para poder preparar melhor o elenco à competição sul-americana. Os dois últimos jogos do Brasileirão serão utilizados para avaliar atletas da base e outros que tiveram poucas chances durante o ano.
– O Palmeiras tem condições de trazer jogadores de referência, tem que fazer contratações pontuais. Não é achar que tem de contratar só para preencher o elenco. Temos que ver a qualidade, a carência real do que precisamos, o sistema de jogo que pretendo implementar. A preparação tem ser forte, não sei se vamos abdicar das primeiros rodadas do Paulista, jogar com um time reserva para ter condição maior na Libertadores, o atrativo de todos – disse.
Clique e veja mais vídeos do Palmeiras

Lewis celebra soberania: 'Não temos uma sexta-feira dessas há tempos'

Britânico desbanca os candidatos ao título e lidera os dois treinos livres em Interlagos, no fim de semana que marca sua despedida da McLaren

Por Alexander Grünwald, Felipe Siqueira e João Gabriel Rodrigues São Paulo
4 comentários
Capacete Lewis Hamilton, GP Brasil (Foto: Getty Images)Capacete de Lewis Hamilton (Foto: Getty Images)
Nem Sebastian Vettel, nem Fernando Alonso. Lewis Hamilton desbancou os candidatos ao título e roubou a cena nos treinos livres desta sexta-feira para o GP do Brasil, que encerra a temporada. O britânico, que segue para a Mercedes em 2013, começou bem seu último fim de semana na McLaren. Foi o mais rápido da primeira sessão, com 1m14s131, e depois melhorou o tempo na atividade seguinte, fechando com 1m14s026.
- Foi um bom dia. Fomos competitivos nas duas sessões. Não temos uma sexta-feira assim há muito tempo. Ainda há um longo caminho pela frente, temos de acertar algumas coisas. Mas espero que possamos continuar competitivos no resto do fim de semana – disse o piloto, que corre com um capacete com a bandeira do Brasil e a mensagem “Obrigado McLaren”.
Os pilotos voltam à pista de Interlagos às 11h (de Brasília) do sábado para o terceiro treino livre. A atividade terá transmissão do SporTV. A TV Globo exibe, ao vivo, o treino classificatório, às 14h de sábado, e a grande decisão da temporada, no domingo, no mesmo horário. Vettel e Alonso disputam quem será o tricampeão mais jovem da categoria. O alemão da RBR possui 273 pontos, contra 260 do espanhol da Ferrari.
horários gp do brasil interlagos f-1 fórmula 1 globo (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Mano deixa o comando da Seleção: CBF anunciará substituto em janeiro

Tite, Muricy Ramalho e Felipão são os favoritos para assumir o cargo. Andrés Sanches, diretor de Seleções, pede tempo para responder se fica

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro e São Paulo
360 comentários
POSIÇÃOJOGADORES (total = 102)
GOLEIRO (13):Júlio César, Diego Alves, Jefferson, Victor, Rafael, Gabriel, Renan, Renan Ribeiro, Gomes, Neto, Fábio, Cássio e Diego Cavalireri
LATERAL-DIREITO (9):Daniel Alves, Maicon, Danilo, Fábio, Rafael, Mariano, Mário Fernandes, Lucas Marques e Márcio Rocha
LATERAL-ESQUERDO (8):André Santos, Adriano, Cortês, Kleber, Alex Sandro, Marcelo, Carlinhos e Fábio Santos
ZAGUEIRO (16):Thiago Silva, David Luiz, Lúcio, Dedé, Rever, Juan, Bruno Uvini, Luisão, Leandro Castan, Henrique, Alex, Breno, Rhodolfo, Emerson, Leonardo Silva e Durval
VOLANTES (18):Lucas, Jucilei, Ralf, Paulinho, Sandro, Ramires, Hernanes, Wesley, Anderson, Henrique, Luís Gustavo, Elias, Rômulo, Casemiro, Fernandinho, Fernando, Jean e Arouca
MEIAS (23):Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Oscar, Ganso, Carlos Eduardo, Thiago Neves, Douglas Costa, Lucas, Éderson, Giuliano, Elano, Douglas, Jadson, Renato Augusto, Renato Abreu, Cícero, Willian, Elkeson, Diego Souza, Bruno César, Dudu, Bernard e Fellype Gabriel
ATACANTES (15):Neymar, Robinho, Alexandre Pato, Diego Tardelli, André, Hulk, Phillipe Coutinho, Nilmar, Kléber, Leandro Damião, Luis Fabiano, Jonas, Fred, Borges e Wellington Nem
Mano Menezes não é mais técnico da seleção brasileira. A decisão foi tomada nesta sexta-feira após reunião na Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo. A CBF vai anunciar nas próximas horas de forma oficial a saída do comandante da equipe nacional. O novo técnico será escolhido pela entidade apenas no início de janeiro: Tite (Corinthians), Muricy Ramalho(Santos) e Luiz Felipe Scolari (ex-Palmeiras) estão cotados.
O diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanches, deixou a reunião com uma dúvida: permanecer ou não no cargo após a saída de Mano. O ex-presidente do Corinthians pediu mais tempo para tomar a decisão e deverá dar uma coletiva ainda nesta sexta-feira, às 17h, na sede da FPF.
Mano Menezes foi comunicado pela CBF logo após a reunião. O treinador soube da informação em São Paulo e não vai se pronunciar sobre a demissão. O técnico foi contratado em julho de 2010 pelo então presidente Ricardo Teixeira como susbtituto de Dunga.
A era Mano: 102 convocados
No comando da Seleção principal, Mano conseguiu 21 vitórias, seis empates e seis derrotas desde que estreou no dia 10 de agosto de 2010. O treinador deixa o comando do Brasil apenas com a taça do Superclássico das Américas de 2011 e 2012, fracassos na Copa América e Olimpíadas e queda histórica no ranking mensal da Fifa. Após muitas críticas por ter perdido títulos importantes e por não ter formado uma base para a Copa das Confederações de 2013 e, principalmente, a Copa do Mundo de 2014, o técnico vinha de elogios por três boas atuações contra Iraque (6 a 0), Japão (4 a 0) e Colômbia (1 a 1), mas não resistiu mesmo com a conquista do segundo Superclássico na última quarta.
Galeria Mano Menezes seleção Brasil (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Os momentos de Mano na Seleção: fracasso na Copa América e Londres l (Fotos: Editoria de Arte)
No total, Mano convocou 102 jogadores diferentes depois que substituiu Dunga. O principal nome desta fase foi Neymar, que ficou fora do Mundial da África do Sul, estreou junto com Mano e terminou a era Mano como artilheiro da Seleção: 17 gols em 27 jogos. Por outro lado, Paulo Henrique Ganso, que também iniciou sua carreira com a amarelinha com grande atuação no 2 a 0 sobre os Estados Unidos em 10 de agosto de 2010, perdeu espaço e estava fora dos planos do treinador recentemente.
Poucos jogadores da Copa de 2010 continuaram no grupo. O zagueiro Thiago Silva, o meia Kaká, o lateral-direito Daniel Alves e o volante Ramires foram os remanescentes para o período de renovação promovido por Mano de olho no Mundial no Brasil. Além de Neymar, a Seleção passou a contar com nomes como Oscar, Lucas, Leandro Damião, David Luiz, Paulinho e Hulk frequentemente na lista de convocados do treinador.
O primeiro grande teste de Mano foi a Copa América do ano passado, na Argentina. Sem apresentar grandes atuações, a Seleção acabou eliminada nos pênaltis pelo Paraguai nas quartas de final, com cobranças erradas de Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred.
Mesmo com o fracasso, o técnico foi mantido pela CBF e sobreviveu também à mudança na presidência da entidade: saiu Ricardo Teixeira, entrou José Maria Marin em março de 2012. Pressionado, o técnico viajou para Londres neste ano em busca do ouro inédito. O time chegou à final, mas voltou para casa sem a sonhada medalha: derrota de 2 a 1 para o México na decisão em Wembley.
O fraco desempenho nos duelos com seleções tradicionais pesou contra Mano. Foram cinco derrotas, dois empates e duas vitórias (ambas no Superclássico das Américas contra a Argentina, quando as equipes só podiam contar com jogadores que atuassem nos dois países): Brasil 0 x 1 Argentina (2010); Brasil 0 x 1 França, Brasil 0 x 0 Holanda, Brasil 2 x 3 Alemanha, Brasil 0 x 0 Argentina e Brasil 2 x 0 Argentina (2011); Brasil 3 x 4 Argentina, Brasil 2 x 1 Argentina e Brasil 1 x 2 Argentina (2012).
Sob o comando do técnico, o Brasil caiu para sua pior posição na história do ranking da Fifa: 14º lugar em outubro. Atualmente, o time pentacampeão mundial está em 13º. Apenas em cinco oportunidades, a Seleção ficou fora do “top 10”. Em todas, sob o comando de Mano em 2012: 11º em julho; 13º em agosto; 12º em setembro; 14º em outubro e 13º em novembro.
Além de artilheiro, Neymar também foi o jogador que mais atuou sob o comando de Mano. O craque do Santos entrou em campo em 27 oportunidades, contra 25 do capitão Thiago Silva. O segundo goleador é Alexandre Pato, que balançou a rede oito vezes.
Prédio da FPF reunião  (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Reunião que decidiu queda de Mano foi realizada
na FPF (Foto: Leandro Canônico/Globoesporte.com)
A maior decepção da era Mano foi Ganso. Agora no São Paulo, o meia sofreu com contusões no Santos e demorou a recuperar espaço na Seleção. Após a boa estreia não aproveitou as oportunidades que recebeu, mal apareceu nas Olimpíadas e foi desbancado por Oscar, que cresceu de produção e passou a ser destaque também no Chelsea.
Entre os veteranos, a primeira grande aposta do treinador foi Ronaldinho Gaúcho, que voltou a ser chamado após algumas boas exibições no Flamengo em 2011. Porém, o atual ídolo do Atlético-MG também não caiu nas graças do técnico e foi esquecido nas últimas listas. Por outro lado, Kaká ganhou as primeiras chances neste ano e passou a ser nome forte para a Copa das Confederações.
A demissão do treinador foi anunciada por Marin nesta sexta, dois dias após a conquista do Superclássico das Américas. No jogo de ida, em Goiânia, no dia 20 de setembro, a Seleção venceu a Argentina por 2 a 1 em partida marcada por vaias da torcida contra Mano e pedidos por Luiz Felipe Scolari. A volta seria em outubro na cidade argentina de Resistencia, mas o confronto acabou adiado por causa de um apagão no estádio quando as equipes já estavam em campo.
Apesar de a CBF ter manifestado o desejo de ver a Seleção declarada bicampeã do Superclássico, a Conmebol remarcou a final do torneio para a última quarta, na Bombonera. O Brasil perdeu por 2 a 1 no tempo normal e conseguiu o bi do torneio com 4 a 3 nos pênaltis.
Confira todos os jogos da era Mano Menezes na Seleção:
DATAJOGOCOMPETIÇÃOLOCAL
10/08/2010Brasil 2 x 0 Estados UnidosAmistosoNova Jersey (EUA)
07/10/2010Brasil 3 x 0 IrãAmistosoAbu Dhabi (Emirados)
11/10/2010Brasil 2 x 0 UcrâniaAmistosoDerby (Inglaterra)
17/11/2010Brasil 0 x 1 ArgentinaAmistosoDoha (Qatar)
09/02/2011Brasil 0 x 1 FrançaAmistosoParis (França)
27/03/2011Brasil 2 x 0 EscóciaAmistosoLondres (Inglaterra)
04/06/2011Brasil 0 x 0 HolandaAmistosoGoiânia
07/06/2011Brasil 1 x 0 RomêniaAmistosoSão Paulo
03/07/2011Brasil 0 x 0 VenezuelaCopa AméricaLa Plata (Argentina)
09/07/2011Brasil 2 x 2 ParaguaiCopa AméricaCórdoba (Argentina)
13/07/2011Brasil 4 x 2 EquadorCopa AméricaCórdoba (Argentina)
17/07/2011Brasil 0 x 0 ParaguaiCopa AméricaLa Plata (Argentina)
10/08/2011Brasil 2 x 3 AlemanhaAmistosoStuttgart (Alemanha)
05/09/2011Brasil 1 x 0 GanaAmistosoLondres (Inglaterra)
14/09/2011Brasil 0 x 0 ArgentinaSuperclássicoCórdoba (Argentina)
28/09/2011Brasil 2 x 0 ArgentinaSuperclássicoBelém
07/10/2011Brasil 1 x 0 Costa RicaAmistosoSan José (Costa Rica)
11/10/2011Brasil 2 x 1 MéxicoAmistosoTorreón (México)
10/11/2011Brasil 2 x 0 GabãoAmistosoLibreville (Gabão)
14/11/2011Brasil 2 x 0 EgitoAmistosoDoha (Qatar)
28/02/2012Brasil 2 x 1 BósniaAmistosoSt.Gallen (Inglaterra)
26/05/2012Brasil 3 x 1 DinamarcaAmistosoHamburgo (Alemanha)
30/05/2012Brasil 4 x 1 Estados UnidosAmistosoWashington (EUA)
03/06/2012Brasil 0 x 2 MéxicoAmistosoDallas (EUA)
09/06/2012Brasil 3 x 4 ArgentinaAmistosoNova Jersey (EUA)
15/08/2012Brasil 3 x 0 SuéciaAmistosoEstocolmo (Suécia)
07/09/2012Brasil 1 x 0 África do SulAmistosoSão Paulo
10/09/2012Brasil 8 x 0 ChinaAmistosoRecife
19/09/2012Brasil 2 x 1 ArgentinaSuperclássicoGoiânia
11/10/2012Brasil 6 x 0 IraqueAmistosoMalmo (Suécia)
16/10/2012Brasil 4 x 0 JapãoAmistosoBreslávia (Polônia)
14/11/2012Brasil 1 x 1 ColômbiaAmistosoNova Jersey (EUA)
21/11/2012Brasil 1 (4) x (3) 2 ArgentinaSuperclássicoBuenos Aires (Argentina)