terça-feira, 19 de julho de 2011

Jorginho admite erros e acertos na Copa e diz que Kaká chegou mal

Ex-auxiliar da Seleção Brasileira fala das convicções da comissão técnica e que Dunga cogitou convocar Paulo Henrique Ganso e Carlos Eduardo

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro
FRAME Jorginho durante entrevistaJorginho admite erros na Seleção (Foto: Reprodução )
Atualmente desempregado após pouco mais de dois meses no Goiás, o técnico Jorginho participou da abertura da Soccerex, neste sábado, na praia de Copacabana. Sem receio de falar de sua passagem pela Seleção Brasileira e a eliminação precoce na Copa do Mundo da África do Sul, o ex-jogador relembrou os momentos difíceis que passou ao lado de Dunga após a derrota para a Holanda, em Porto Elizabeth, nas quartas de final do torneio.
No bate-papo, o treinador, que na época era auxiliar da Seleção, admitiu que a comissão técnica poderia ter levado Paulo Henrique Ganso, do Santos, e Carlos Eduardo, hoje no Rubin Kazan, da Rússia, para o Mundial. Segundo ele, em nenhum momento foi cobrada pela CBF da comissão técnica uma renovação do time canarinho. Segundo Jorginho, a equipe foi montada para vencer a Copa do Mundo de 2010 e não para o Mundial de 2014.
Confira os principais trechos da entrevista com Jorginho:
GLOBOESPORTE.COM: Você se arrepende de alguma situação que tenha ocorrido na Seleção?
JORGINHO: Procuramos fazer tudo muito bem planejado. Se você não ganhar, começa a surgir um monte de problemas. Tudo o que fizemos foi pela Seleção. Ninguém sente a derrota mais do que a gente. Vai doer para o resto da vida. A coisa que atrapalhou e se agravou antes da Copa do Mundo foi a relação com a imprensa. Não foi nada planejado e foi acontecendo. Tiveram erros de ambas as partes e essa é uma situação que precisamos repensar daqui para frente.
Poderiam ter chamado outros jogadores?
J: Fizemos a convocação com muito critério. Não foi nada feito em cima da hora. Tínhamos uma convicação. As pessoas poderiam discordar de dois nomes. O Dunga teve a convicção de só chamar atletas que tinham passado pela nossa equipe. O Neymar até foi cogitado, mas achávamos que era muito cedo para ele. Já o Ganso e o Carlos Eduardo, não. Colocamos os dois na lista dos 30 nomes que foram entregues à Fifa, mas eles não foram à Copa.
Foi pedida uma renovação na Seleção que foi à Copa de 2010?
J: Muitas coisas foram faladas em cima do resultado, mas sabemos que as críticas são levadas pela emoção, pelo momento. Em nenhum momento nos foi pedido para montarmos uma Seleção para a copa do Mundo de 2014. Tínhamos um outro pensamento e a confiança de que tudo daria certo.
Ficou chateado com tais afirmações?
J: Quando a Copa acabou e o Brasil foi eliminado é que falaram que o grupo tinha idade alta. Eu estava preparado para jogar e ganhar o Mundial de 2010, não para 2014. O Lucas, por exemplo, teve oportunidade nas Olimpíadas. Hoje, ele é um jogador que está preparado para a Seleção. O Thiago Silva a mesma coisa. Foi pedido comprometimento e foi isso que nós buscamos o tempo todo. Eu tenho um grande respeito pelo presidente (Ricardo Teixeira). Ele manteve a comissão técnica mesmo com a medalha de bronze nas Olimpíadas e alguns tropeços nas eliminatórias. Naquele momento ele poderia ter mudado tudo, mas foi homem e manteve todo mundo no cargo. O que foi pedido nós cumprimos à risca.
Os jogadores questionados deram a resposta que esperavam dentro de campo?
J: Todos os jogadores que nós convocamos nos deram resposta em algum momento. O Júlio Baptista era questionado, mas fez uma excelente Copa América. Todos achavam que o nosso time levaria um chocolate da Argentina na final da competição, mas foi o Brasil que deu o chocolate. Todos os jogadores que estiveram bem durante o trabalho foram convocados para a Copa.
Você tem falado sempre que questionado sobre o que ocorreu na Copa da África do Sul, mas o Dunga ainda não. Por que?
J: O Dunga está passando um momento difícil com o pai dele e creio que está focado nisso. A pressão em cima dele é muito maior do que em cima dos outros. O Dunga decidiu não fazer nada até o fim do ano. Eu não. Sou treinador, já assumi um clube e uma hora eu tinha que falar sobre a Copa. Muita gente não entende o Dunga, mas ele é uma excelente pessoa. Ano que vem ele vai retomar a carreira dele.
O Kaká chegou inteiro ao Mundial da África do Sul?
J: Antes da Copa, por conta do problema no púbis, ele não podia nem se mexer. Decidimos que levaríamos o Kaká para a Copa mesmo assim. Durante a competição, ele foi crescendo e fez a sua melhor partida contra a Holanda. Se ele faz aquele gol, ninguém falaria da condição do Kaká. Esse problema que ele teve após a Copa foi uma outra coisa. Tudo já foi explicado.

Fracasso em negociação por Felipe Melo trava saída de Rodrigo Souto

Tricolor facilitaria a saída de Souto, mas mudou de ideia após não fechar com o volante do Juventus-ITA. Escalação no sábado está indefinida

Por Marcelo Prado São Paulo
Rodrigo Souto no treino do São Paulo (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)Rodrigo Souto não sabe se vai jogar no sábado
contra o Atlético-GO (Foto: Lucas Uebel / VIPCOMM)
A situação do volante Rodrigo Souto virou uma grande polêmica no São Paulo. O jogador, que tem contrato até o dia 31 de dezembro, apresentou no final da semana passada uma proposta vantajosa do Jubilo Iwata (JAP). Nesta terça-feira, uma reunião entre os representantes do atleta e o diretor de futebol do clube do Morumbi, Adalberto Baptista, terminou sem acordo para essa questão.
O Tricolor, que havia concordado com a liberação do jogador, mudou de ideia nesta terça-feira porque não conseguiu concretizar a contratação de Felipe Melo, que viria por empréstimo da Juventus (ITA) por um ano. Na reunião ocorrida nesta terça, o São Paulo até ofereceu um novo contrato a Souto, com duração de duas temporadas, aumento salarial e pagamento gradativo de luvas. Os valores, no entanto, são muito abaixo do que os japoneses prometem pagar ao volante por um vínculo de 18 meses.
A escalação de Rodrigo Souto contra o Atlético-GO, sábado, no Morumbi, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, não está confirmada. Apesar de o contrato estar em vigência, os representantes do atleta podem usar cláusulas existentes no documento para forçar a saída do jogador.

Grande contratação do ano, Renato avisa ‘Não sou o salvador da pátria’

Jogador faz sua estréia nesta quarta-feira e garante que a força do Botafogo está no grupo

Por Fábio Leme e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Contratado como o grande reforço do Botafogo neste ano, com passagens pela Seleção Brasileira e um dos ídolos da história do Sevilla, da Espanha, o meio-campo Renato rejeita o rótulo de salvador da pátria. O jogador, de 32 anos, sabe que sua experiência pode ajudar o jovem time alvinegro a ter mais equilibrio, mas é categórico ao dizer que é apenas mais um no elenco de Caio Júnior.

- Não sou salvador da pátria. O Botafogo é todo um grupo, venho para somar. Espero ajudar esse grupo a realizar um grande campeonato. Sonho com esse título – enfatizou o jogador que foi campeão pelo Santos, em 2002 e, em 2004, quando só atuou de seis partidas.
renato botafogo treino (Foto: Fábio Castro / Agif)Renato vai estrear pelo Botafogo nesta quarta, contra o Corinthians (Foto: Fábio Castro / Agif)


Mesmo sendo um atleta tarimbado, Renato não esconde os momentos de apreensão antes da estreia com a camisa alvinegra.

- Sempre dá um frio na barriga, fico ansioso, é normal. Mas espero que nada possa atrapalhar. Quero ajudar o Botafogo e voltar a jogar futebol algo que não faço desde 22 de maio – confessou.

O adversário da estreia é bastante conhecido do jogador. Após atuar no Santos de 2000 a 2004, Renato coleciona sucessos e insucessos contra o Corinthians. Em 2002, o atleta fez parte da equipe que venceu o Timão na final do Brasileirão. Em compensação, foi eliminado de uma semifinal do Campeonato Paulista, no ano anterior, com um gol do apoiador Ricardinho, hoje no Bahia, aos 47 minutos do segundo tempo. Para o este confronto, o atleta já sabe o que esperar.

- É um time que já enfrentei bastante, conheço bem. Já ganhei e já perdi, mas agora é pelo Botafogo e espero sair vitorioso – afirmou.

Botafogo recebe o Corinthians em São Januário, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília).

Carlinhos faz o alerta após derrotas: 'De nada adianta jogar bem e perder'

Lateral-esquerdo lembra que o Fluminense precisa voltar a somar pontos e elogia treinos em Volta Redonda antes de partida contra o Palmeiras

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
abel braga carlinhos fluminense treino (Foto: Divulgação / Site Oficial do Fluminense)abel braga carlinhos fluminense treino
(Foto: Ralff Santos / FluminenseF.C.)
O Fluminense não sabe o que é vencer no Campeonato Brasileiro desde o último dia 30 de junho, quando derrotou o Atlético-PR na despedida do argentino Conca. Desde então, o Tricolor foi derrotado por Flamengo e Coritiba. No clássico, o clube das Laranjeiras foi superior em grande parte da partida. No Couto Pereira, pressionou o adversário no segundo tempo a ponto de terminar o jogo com mais posse de bola e finalizações. Consciente de que a situação pode ficar pior se os resultados continuarem a não aparecer, o lateral-esquerdo Carlinhos ligou o sinal de alerta nas Laranjeiras.
- De nada adianta jogar bem e não vencer. Em um campeonato disputado como esse temos sempre de estar somando pontos. Até mesmo para não deixar os líderes se distanciarem. Fomos superiores contra o Flamengo e o gol não saiu. Tomamos 2 a 0 contra o Coritiba logo de cara e ficou difícil de reagir no segundo tempo - lembrou Carlinhos.

Para o jogador, vários problemas têm contribuído para a atual fase do atual campeão brasileiro. Além da venda de Conca para o futebol chinês e da convocação de Fred para a Copa América, o jogador citou ainda o imbróglio contratual que tirou Marquinho do confronto diante do Coritiba.

- Ganhamos duas e perdemos duas logo depois. Não dá. O Fluminense tem que embalar. Para isso, precisa de uma boa sequência de resultados. Mesmo que empate alguns jogos. O importante é sempre somar pontos. Além, é claro, do treinador ter sempre seus titulares à disposição - frisou o lateral, que elogiou ainda o período de treinos em Volta Redonda antes do jogo de domingo, contra o Palmeiras.

- Teremos alguns dias para conhecer melhor o estádio do jogo e isso será importante. Mas o trabalho será o mesmo.

O elenco do Fluminense segue para Volta Redonda na tarde da próxima quinta-feira e treina na Cidade do Aço até domingo, dia da partida contra o Palmeiras. O confronto será às 16h (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira.

O capitão vira diretor: Fernandão se entrega ‘de coração’ ao Inter

Ídolo colorado diz que não tem medo de queimar carinho da torcida, conta com elenco que corra por ele e afirma que sempre sonhou com retorno

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
"Quando eu saí, falei que um dia voltaria, nem que fosse para subir na arquibancada e gritar o nome do Inter." Fernando Lúcio da Costa, 33 anos, o dono da frase acima, capitão do Inter nos principais títulos do clube, mudou de patamar. O capitão virou diretor. Apresentado oficialmente nesta terça-feira como comandante do vestiário colorado, Fernandão resgatou a manhã, em idos de 2008, quando afirmou, em meio a lágrimas, que voltaria ao Beira-Rio – naquele momento, ele rumava para o Al-Gharafa, do Qatar. A volta foi confirmada agora.
fernandão internacional (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)Fernandão volta ao Inter como diretor de futebol (Foto: Lucas Uebel/VIPCOMM)

Com a carreira de atleta encerrada e diante do início da caminhada em uma nova função, o ídolo diz que não tem medo de nada: nem de dar errado no cargo de diretor técnico, nem de apagar parte do que conquistou.
- Eu vivi grandes momentos aqui dentro. Eu me apaixonei pelo clube, pela cidade. Aquela decisão de sair, em 2008, já foi pensando em encerrar a carreira. Não tenho dúvida nenhuma: eu me sinto preparado para essa função. (...) Não titubeei. Não tenho medo. Minha vida sempre teve desafios. Sempre fui precoce em tudo. Está sendo precoce agora também. Não tenho medo de nada. Vou me entregar de coração a isso – disse Fernandão.
O novo diretor técnico do Inter conhece parte do elenco. E espera conquistar os boleiros. Mais: espera fazer com que eles corram por ele:
- Todos esses jogadores conhecem meu caráter, minha maneira de ser, e vão ajudar bastante. Eles vão correr bastante por mim.
Fernandão diz que não quer saber do rótulo de ídolo. Reconhece que teve papel histórico, mas diz que não deixa de ser o cidadão Fernando:
- Não vivo com a palavra ídolo escrita na minha testa. Isso nunca me tocou. Nunca vesti um sapato diferente por ser ídolo do Inter. Fica a imagem do capitão, mas não ganhei nada sozinho. Tinha o Edinho que dava pancada em todo o mundo e dava a bola lisa para o Alex ou eu poder jogar. Não vivo como ídolo. Vivo como Fernando, como o Fernandão que foi jogador. Essa imagem de ídolo nunca me pegou, nunca vai me pegar. Não me sinto ídolo. Eu me sinto como um cara que fez história.
O ex-jogador diz que não chega para substituir a figura de Falcão, em uma troca de ídolos. E garante que não aceitaria o convite se sentisse que a ideia era acalmar os ânimos da torcida:
- Quando o Luigi me ligou, a primeira imposição que coloquei foi que não estava vindo para suprir a ausência de ídolo. Para isso, não aceitaria o convite. A condição era implementar minha visão de futebol, como penso que o futebol deve ser gerido. No futebol, não pode ser tudo emergencial. Tem de programar tudo, inclusive a possível saída de um jogador. É isso que faz um clube ser grande. É isso que quero tentar colocar aqui dentro. Havia toda uma turbulência de não estar demitindo apenas um treinador, mas um ídolo. O Falcão é eterno aqui. Eu não queria vir suprir a ausência de um ídolo. Chego com meus pensamentos, minha maneira de ser, minha ideologia.
Fernandão, desde já, pede a ajuda da torcida. Ele quer que o Beira-Rio lote da mesma maneira que lotava no título da Libertadores de 2006:
- O papel do torcedor é superimportante. Fui campeão aqui e em 2006, depois da Libertadores, falei que só fomos campeões porque a torcida lotava. A torcida tem de voltar a lotar o Beira-Rio. O grupo tem que entusiasmar também. Vou procurar passar isso ao grupo também. O torcedor vence jogo, principalmente o torcedor do Internacional.
Fernandão começa a trabalhar já nesta terça-feira. Ele terá papel determinante na contratação de reforços e na chegada do novo treinador.

Patricia toma R10 como escudo
e justifica os negócios frustrados

Presidente do Flamengo tenta explicar os casos de André, Kleber e Vagner Love: ‘Não foi falta de capacidade. Temos que acreditar em quem está aqui'

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
A presidente do Flamengo, Patricia Amorim, apareceu nesta terça-feira no Ninho do Urubu para participar de um programa de TV e aproveitou para apresentar o zagueiro Alex Silva. Ao entrar na sala de entrevistas, a dirigente brincou: ‘Estou com medo de vocês (jornalistas)’. Depois, ela concedeu uma coletiva mais longa do que a do jogador e garantiu não estar frustrada com o fracasso nas negociações com Vagner Love, Kleber e André.
Alex Silva apresentação Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Patria Amorim apresenta o zagueiro Alex Silva (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
- Não acho que foi falta de capacidade. Temos apenas uma derrota na temporada. A análise tem que ser feita em cima dos fatos, não dos sonhos.
A mandatária tomou Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves como escudo contra as críticas e citou o fato de o time ter perdido apenas um jogo no ano.
- Não posso me sentir frustrada, trouxe Ronaldinho Gaúcho, é o nosso craque. Trouxemos Thiago Neves.
Abaixo, os principais trechos da entrevista da presidente:
Reforços - Sinto, às vezes, uma preocupação muito grande com atacante, como se fosse possível ter o Ronaldinho nas 11 posições. Existe um limite do que é possível fazer, na maioria das vezes é um impedimento financeiro. Cobram uma, duas peças. Em janeiro não tínhamos o Ronaldinho, Thiago, Bottinelli, Airton, Junior Cesar, Alex Silva. Se não tivesse um time em segundo lugar, não sei (Fla está em terceiro, com um jogo a menos). Não posso me sentir frustrada, trouxe Ronaldinho Gaúcho, é nosso craque. Trouxemos Thiago Neves.
Frustração – Temos que acreditar em quem está aqui. Não sinto frustração. Não acho que é falta de capacidade. O bom jogador sempre é disputado por vários clubes. Temos um limite de responsabilidade, temos que puxar o freio de mão em algumas negociações. Tenho cuidado para não acontecer como no ano passado (quando o clube contratou Deivid e Diogo com custos elevados no fim da janela de transferências). Não fizemos isso esse ano. Pode ser que não chegue ninguém, mas não tem frustração.
Vagner Love - A torcida decidiu fazer um movimento e tem direito a isso. Desde o fim do ano passado os russos não responderam a nossa proposta (R$ 11 milhões por 70% dos direitos econômicos) e ela não seguiu. O nome dele voltou à tona em nome das pessoas apaixonadas por ele. O clube não tem hoje condição de oferecer mais. No caso do Vagner Love, acho que isso está muito nem resolvido.
Não insistimos no Love porque não dava. Não quero fechar as portas para esses jogadores, sempre nos interessam. Agora não deu. É difícil competir em euros"
Patricia Amorim
Kleber - Realmente tentamos até onde sentimos que poderíamos. Sempre falei que o jogador vem se quiser. Não é de hoje que o Flamengo tem ou teve interesse nesse jogador. Não é algo que se encerra em definitivo. Pode voltar a vir. Quero que as pessoas se sintam muito tanquilas. Se essa não deu, as outras deram. O saldo é positivo.

André - O André, até onde sei, chegamos até onde poderíamos ir. Agora é com jogador, empresário, com clube. Demos um limite, que é um limite financeiro. A experiência (de Luiz Augusto Veloso, direitor de futebol, ir à França negociar) é importante. Mesmo que não se concretize. As relações devem acontecer sempre.
Fechamento da janela de transferências - Futebol é um universo de situações. Não quero criar expectativa, apresentamos hoje um grande jogador (Alex Silva). É o fim de um processo longo, queria muito esse jogador, era uma unanimidade.
Unanimidade na busca por atacantes - Não insistimos no Love porque não dava. Não quero fechar as portas para esses jogadores, sempre nos interessam. Agora não deu. É difícil competir em euros. Fazemos proposta, nós fazemos esforço, temos a responsabilidade de correr atrás, nem sempre é possível. Esse ano conseguimos alcançar bastante sucesso.
Patrocinadores - É um momento muito interessante. Avançou. Continuamos com os mesmos valores de propriedade, algo em torno de R$ 30 milhões em toda a camisa. Tivemos a preocupação de entender o que era o mercado. Começamos a receber propostas segmentadas dentro de uma realidade. Algumas pessoas não concordam, mas para mim a camisa é o manto sagrado, tenho cuidado com ela. Tenho preocupação com a marca, com a cor, me preocupo com isso. Começamos a receber propostas de barra de camisa, elas foram encaminhadas ao Conselho Diretor, isso me deixa um pouco mais tranquila. Podemos ter mais de uma marca.

Fim da novela? Kleber é relacionado e, desta vez, não sente dores na coxa

Atacante consta na lista dos 19 que enfrentam o Flamengo. Lincoln e Wellington Paulista ficam fora, ainda esperando para serem negociados

Por Diego Ribeiro São Paulo
 kleber palmeiras (Foto: Agência Estado) Aniversário é de Patrik, mas Kleber paga o pato e
toma banho de farinha (Foto: Agência Estado)
Conforme o técnico Luiz Felipe Scolari antecipou em entrevista coletiva, o atacante Kleber foi relacionado para o duelo contra o Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu. Depois de comandar um treino coletivo nesta terça, Felipão convocou 19 jogadores para o duelo, sendo que um será cortado do banco de reservas. Desta vez, Kleber se sentiu bem e não reclamou de dores na coxa esquerda – na qual teve um edema que o tirou dos últimos três jogos do Campeonato Brasileiro.
A situação de Kleber foi alvo de polêmica nas últimas semanas. Em meio a uma proposta do Flamengo, o Gladiador se machucou e gerou suspeitas na própria diretoria. Relacionado para o clássico contra o Santos, há dez dias, ele pediu para não concentrar alegando dores na coxa esquerda. Agora, não houve esse pedido. Por isso, as chances de ele jogar crescem muito. Ele está liberado pelo departamento médico do clube há pouco mais de duas semanas.
O técnico comandou um coletivo e deve fazer poucas mudanças na equipe. Além de Kleber, a novidade deve ser a presença do zagueiro Thiago Heleno, que volta de suspensão. Gabriel Silva, que faz o último jogo antes de partir para o Mundial Sub-20 com a Seleção Brasileira, também deve ser mantido como titular.
A atividade foi muito descontraída. O meia Patrik, aniversariante do dia, foi presentado com a tradicional ovada dos companheiros - ele completou 21 anos. No entanto, sobrou até para Kleber: em meio à brincadeira, ele ganhou um "banho" de farinha e foi alvo de gozação.
As ausências são o meia Lincoln – a pedido do próprio – e o atacante Wellington Paulista. O primeiro quer definir sua situação antes de completar o sétimo jogo no Brasileirão, que o impediria de atuar por outra equipe na Série A. Já o segundo quase se transferiu para o Internacional, mas segue em baixa com Felipão.
O Verdão deve iniciar a partida com Marcos, Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik e Luan; Maikon Leite e Kleber.
Confira a lista dos relacionados
Goleiros: Marcos e Deola
Laterais: Cicinho, Gabriel Silva e Rivaldo
Zagueiros: Thiago Heleno, Maurício Ramos e Leandro Amaro
Volantes: Márcio Araújo, Marcos Assunção, Chico e João Vitor
Meias: Patrik e Tinga
Atacantes: Kleber, Maikon Leite, Luan, Vinícius e Dinei

Corinthians e Odebrecht fazem acordo sobre valor de estádio: R$ 820 milhões

Quantia se aproxima da que clube queria. Construtora reduz plano inicial de R$ 1 bilhão. Estádio terá linhas de financiamentos disponíveis para a Copa

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
maquete estádio corinthians (Foto: Divulgação)Arena está orçada em R$ 820 milhões (Divulgação)
Depois de meses de negociação por causa da divergência de valores, Corinthians e Odebrecht chegaram a um consenso sobre o custo para a construção do estádio em Itaquera, nos moldes exigidos pela Fifa para a abertura da Copa do Mundo de 2014. A quantia acertada de R$ 820 milhões para as obras foi anunciada pelo clube nesta terça-feira. Timão e Odebrecht ainda discutem algumas cláusulas do contrato. Só depois que isso estiver finalizado, o documento será assinado pelas partes.
Clube e construtora divergiam sobre o valor do estádio. O Corinthians fez uma primeira projeção de R$ 700 milhões, depois aceitou aumentar para R$ 850 milhões. A Odebrecht calculava o custo da obra em pelo menos R$ 1 bilhão.
O estádio contará com linhas de financiamentos disponíveis para o Mundial, cuja garantia será assegurada inicialmente pela Odebrecht Participações e Investimentos S.A. O Corinthians receberá R$ 420 milhões em forma de incentivos fiscais - isto é, o valor não sairá diretamente dos cofres da prefeitura. O dinheiro será repassado através dos Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento (CIDs), que serão vendidos no mercado a qualquer empresa. A sanção ao projeto de lei aos incentivos fiscais para a construção do estádio será assinada na manhã desta quarta-feira, pelo prefeito Gilberto Kassab, no local da obra.
VEJA GALERIA DE IMAGENS DE COMO FICARÁ O ESTÁDIO DO TIMÃO
Segundo a assessoria de imprensa do Corinthians, a obra será contratada pelo regime de preço fixo, custeado por duas fontes de recursos: o Timão arcará diretamente com o que teria sido o custo do seu estádio, enquanto os Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento (CID), concedidos em função de o estádio localizar-se na Zona Leste e nos termos de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo, fornecerão os recursos exigidos pelo padrão FIFA para estádios que se credenciem como de abertura da Copa. A Odebrecht Infraestrutura será a responsável pela realização da obra.
VEJA GALERIA DE FOTOS DA OBRA DA ARENA EM ITAQUERA
O projeto do estádio foi desenvolvido pelo Escritório Coutinho, Diegues, Cordeiro Arquitetura. A expectativa é que a obra fique pronta em dezembro de 2013. O estádio terá capacidade para 65 mil pessoas.

Tira-teima: pênaltis de Elano e André seriam gol no futebol... americano!

Meia cobrou pênalti a 3,7 metros acima da linha do gol, enquanto lateral mandou a 3,4 metros. Baliza de esporte dos EUA tem 3,048 metros de altura

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Se o esporte fosse outro, Elano e André Santos poderiam ter comemorado gol nas cobranças de pênaltis do Brasil contra o Paraguai, domingo, pela Copa América: o chute do meia do Santos passou a 3,7 metros acima da linha, enquanto o lateral-esquerdo do Fenerbahçe mandou a bola a 3,4 metros. No futebol americano, eles teriam acertado um field goal, já que a baliza em forma de Y tem 10 pés (3,048 metros). O problema é que a baliza do futebol tem "apenas" 2,44 metros de altura.
correção As medidas das traves de futebol e futebol americano (Foto: Arte esporte)(Arte esporte)
O GLOBOESPORTE.COM analisou as quatro cobranças perdidas pelo Brasil na partida com um tira-teima para observar os detalhes. Além de Elano e André, Thiago Silva e Fred também perderam: o pênalti do zagueiro do MIlan foi defendido pelo goleiro Villar e o atacante do Fluminense chutou para fora, à direita.
Primeiro a chutar, Elano tomou uma distância de 8 metros e chutou a 1,26 metro acima do travessão de Villar (3,8 metros da altura do chute menos os 2,44 metros da altura do gol). A bola foi parar na arquibancada do estádio de La Plata, nas mãos de um torcedor. Em seguida, Thiago Silva ficou a 6 metros da bola e bateu para a defesa do goleiro, no canto esquerdo.
 O terceiro a cobrar foi André Santos, que tomou distância de 5 metros. O lateral-esquerdo, que reclamou bastante da areia na marca do pênalti, acertou 96 centímetros por cima da baliza (3,4 metros do chute menos os 2,44 metros do gol).
 Por fim, Fred foi quem mais se distanciou da bola e chegou a 9 metros, mas foi quem mais passou perto do gol: a bola do atacante do Fluminense saiu à direita a apenas 5 centímetros da trave de Villar.
Com a derrota nos pênaltis após o empate de 0 a 0, o Brasil foi eliminado pelo Paraguai nas quartas de final da Copa América (veja todas as cobranças do jogo no vídeo ao lado). Os paraguaios encaram na semifinal a Venezuela na quarta-feira, às 21h45m (de Brasília), com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM e do SporTV.