segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Desfalcado, Chelsea se 'reforça' com holandês que jogou Copa do Mundo

Auxiliar de Rafa Benítez, Zenden é convocado para completar time e se destaca em atividade. Terry, Romeu e Sturridge não fazem parte do grupo

Por Cahê Mota Yokohama, Japão
Um nome de peso, com experiência em Copa do Mundo, reforça de última hora do elenco do Chelsea no Japão. Pelo menos para os treinamentos. Sem John Terry, Oriol Romeu e Daniel Sturridge, todos vetados por lesão, os Blues chegaram para o Mundial de Clubes com número reduzido de jogadores. Para vaga do capitão, o jovem George Saville já tinha sido recrutado, mas faltava alguém para completar duas equipes, e Rafa Benítez precisou apenas olhar para o lado para escolher quem receberia o último colete: seu auxiliar-técnico Boudewijn Zenden, que disputou a Copa do Mundo de 1998.
Ex-jogador do clube, o holandês retornou recentemente ao Stamford Bridge para sua primeira oportunidade na nova função. Não precisou muito, porém, para mostrar que, aos 36 anos, ainda teria condição de estar jogando. Recém-aposentado, parou ao término da temporada 2010/2011, no Sunderland, Zenden mantém forma física invejável e chamou a atenção pela correria aplicada no treino desta segunda-feira, na Marinos Town, em Yokohama.
Rafa Marques e Zenden, Treino Chelsea (Foto: Getty Images)Frank Lampard e Zenden convesam em treino Chelsea (Foto: Getty Images)
Enquanto a maioria dos jogadores apenas marcava posição e segurava o ritmo no trabalho em dois toques, o auxiliar corria de um lado para o outro e dava piques fosse para pedir bola ou apertar a marcação. Já em sua primeira semana de clube, o ex-atacante tinha participado de alguns trabalhos físicos no Centro de Treinamento de Cobham, na Grande Londres, e impressionou pelo preparo e, principalmente, velocidade.
Zenden, Treino Chelsea (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Zenden mostrou boa forma física na atividade
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Como apenas 21 jogadores estão à disposição de Rafa Benítez no Japão, a tendência é que Zenden tenha uma semana de volta ao passado e participe frequentemente das atividades. Por razões óbvias, ele não poderá suprir as ausências no banco de reservas. Romeu e Sturridge, que tiveram as inscrições mantidas, podem ser chamados às pressas caso se estejam aptos a jogar uma eventual decisão, no domingo.
Holandês de Maastricht, Zenden começou no futebol profissional aos 17 anos e logo se destacou no PSV, onde jogou de 1993 até 1998. Após defender seu país no Mundial da França, o atacante, que jogava pelas pontas, se transferiu para o Barcelona na leva de compatriotas contratada pelo treinador Louis van Gaal. A passagem pela Catalunha durou três anos, até que em 2001 ele chegou ao Stamford Bridge para defender o Chelsea até 2004. Middlesbrough, Liverpool, Olympique de Marseille e Sunderland também fazem parte do currículo do atual auxiliar-técnico dos Blues.

'Homem-surpresa', Paulinho se anima com buraco na zaga do Al Ahly

Volante afirma que sistema defensivo dos egípcios facilita aparecimento no ataque de jogadores que costumam vir de trás, sua especialidade

Por Carlos A. Ferrari e Zé Gonzalez Nagoya, Japão
49 comentários
Paulinho Ralf treino Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Paulinho pronto para surpreender o Al Ahly
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O volante Paulinho ganhou prestígio no Corinthians como um homem-surpresa no esquema tático de Tite. Forte fisicamente e muito rápido, ele foi o responsável por abrir defesas que o ataque do Timão muitas vezes não conseguiu. No Mundial de Clubes será igual. Após observarem a vitória do Al Ahly sobre o Sanfrecce Hiroshima, os alvinegros apostarão nessa estratégia para superarem os egípcios e chegarem à decisão contra Chelsea ou Monterrey.
Depois de voltar do Toyota Stadium, o treinador corintiano relatou alguns espaços na defesa do representante africano, principalmente entre os dois zagueiros. Por lá, os japoneses criaram várias situações de gols, chegaram a sufocar o adversário, mas não souberam aproveitar e acabaram eliminados. Paulinho enxergou o mesmo que Tite.
- Eles realmente recuam. Em alguns momentos, os japoneses tiveram mais posse de bola, mas não conseguiram entrar na defesa adversária. Em um jogo como esse vai ser difícil marcarem a infiltração de um jogador. É o típico jogo para um cara que vem de trás - afirmou o camisa 8.
Esse tipo de estratégia ajudou a transformar Paulinho em um dos jogadores mais importantes do Corinthians na temporada. O volante é o artilheiro alvinegro em 2012, com 13 gols, um a mais que Emerson e a dois de Danilo. Para continuar sendo efetivo, conta com a ajuda do centroavante Paolo Guerrero, o pivô da equipe.
- Ele é um homem de referência, que segura dois zagueiros. É um motivo a mais para facilitar o jogo de quem vem do meio – ressaltou.
Paulinho, aliás, pediu muita atenção ao Corinthians para não ser surpreendido. O Timão é favorito a se classificar, mas, para o volante, qualquer vacilo pode ser determinante.
- Sair na frente no placar é muito importante. Ficará difícil reverter se tomarmos um gol antes.
Clique e assista a vídeos do Corinthians

Jornais alemães falam em 'caos' na Arena e criticam gramado: 'Deserto'

Hamburger Morgen Post e Bild relataram como foi o jogo entre Grêmio e Hamburgo no sábado, na inauguração da Arena

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
1729 comentários
Não eram apenas os gremistas que estavam entusiasmados com a inauguração da Arena. Antes da partida, os jogadores do Hamburgo tratavam a viagem ao Brasil com expectativa. A imprensa alemã, então, exultava. O jornal ‘Hamburger Morgen Post’ chegou a estampar em manchete que o clube ‘viveria a sua semana mais louca’ antes de ser recebido por ‘quadris quentes’ e ‘ritmos especiais’ em Porto Alegre. Depois de 90 minutos... o mesmo jornal definiu o estádio do Grêmio como caos ao citar poça de urina no vestiário visitante e comparar o gramado a uma plantação de batata.

O jornal Bild, outro periódico alemão, também fez duras críticas às falhas registradas durante a festa em Porto Alegre:

- O que era para ser uma festa de gala, com abertura triunfal da nova Arena do Grêmio, acabou sendo um evento caótico. Quem esperava um jogo em um tapete verde, ficou desapontado. O gramado, principalmente pelos lados do campo, parecia um deserto.
A cota de 800 mil euros (R$ 2 milhões) foi descrita como ‘pouco inteligente’ pelo Hamburger Morgen Post. Afinal, o Hamburgo viveu maratona. Jogou na sexta-feira, viajou 16 horas e teve de aguardar uma festa de quase duas para entrar em campo.
- Poderia ter sido tudo muito bonito. As mais de duas horas de duração da festa chique na Arena Grêmio prendeu a atenção de todos. Fãs foram à loucura, e os profissionais repetidamente tiraram suas câmeras do telefone celular. O estádio brilhou, mas apenas do lado de fora. Dentro, foi bem diferente – contextualizou a reportagem de Von Simon Braasch e Florian Rebien.
O texto também reclama da má qualidade do gramado. Com tantos buracos e areia, o compara a um ‘campo de batata’. Vai além. Cita a briga entre 'vândalos', registrada na Geral no intervalo, só resolvida com a ação polcial. Diz que o pior aconteceu após o amistoso. Relata falta de água no vestiário a ponto de impedir o banho dos atletas: saía areia em vez de água dos chuveiros – os jogadores, na saída do vestiário, porém, vestiam uniforme de passeio.
A volta ao hotel, de acordo com a publicação, também foi problemática. Por suposta falta de policiamento, o veículo foi barrado na saída do estádio por 35 minutos. Só com a intervenção do capitão Westermann a situação foi resolvida.
- Por que não podemos ir? – gritou a um dos policiais.
A Arena foi inaugurada no sábado com festa e jogo vencido pelo Tricolor por 2 a 1. Embora a alegria e orgulho da torcida, apresentou problemas. O Grêmio promete resolvê-las para os próximos jogos.
Jornal descreve o que deu errado na Arena do Grêmio (Foto: Reprodução)Jornal descreve o que deu errado na Arena do Grêmio (Foto: Reprodução)

A caminho do Palmeiras, Fernando Prass rescinde contrato com Vasco

Após se reunir com René Simões e passar 'proposta irrecusável' do Verdão, goleiro força saída e encerra passagem de quatro anos pelo clube carioca

Por Alexandre Alliatti, André Casado e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
727 comentários
Rescisão Fernando Prass Vasco CBF (Foto: Divulgação / CBF)Rescisão de Fernando Prass com o Vasco foi
publicada pela CBF (Foto: Reprodução / CBF)
Depois de quatro anos, Fernando Prass encerrou seu ciclo no Vasco. Insatisfeito com o atraso de salários, o goleiro teve seu contrato - que iria até o fim de 2014 - rescindido, como comprova o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Aos 34 anos, o camisa 1 terá o Palmeiras, que lhe seduziu com uma "proposta irrecusável", como destino nas próximas temporadas. O acerto teria acontecido durante o domingo. Agora, resta só a assinatura para ele ser anunciado pelo Verdão.
Prass foi até a casa do diretor executivo René Simões na tarde de sábado, explicou a situação e, aparentemente, sua saída ocorreria mesmo em comum acordo, sem envolvimento jurídico e sem a entrada de nenhum centavo nos cofres cruz-maltinos. Apesar disso, o cartola estranhou a publicação imediata do distrato, que denota a unilateralidade e vai averiguar o que houve.
- Fernando Prass e o procurador dele, Augusto Castro, me passaram que têm uma proposta irrecusável do Palmeiras, valores muito significativos, ainda mais se tratando de um goleiro. O Vasco não tem condições de cobrir, mas precisamos conversar com ele e com o Palmeiras para saber como a gente vai fazer. Tentei falar com ele e com o procurador dele hoje e não consegui. Essa rescisão foi uma surpresa, pedi para o departamento jurídico verificar o que aconteceu - declarou René, por telefone.
O caso vinha sendo contornado desde o fim do Brasileirão, mas chegou ao limite com o pagamento de uma pequena parte dos atrasados a apenas 13 jogadores do elenco, o que também não o agradou, apesar de ter sido um dos contemplados. Além disso, o time paulista insistiu na contratação, que havia "esfriado" com a consulta a outros nomes, como Fábio, do Cruzeiro.
Fernando Prass e o procurador dele, Augusto Castro, me passaram que têm uma proposta irrecusável do Palmeiras, valores muito significativos, ainda mais se tratando de um goleiro. O Vasco não tem condições de cobrir, mas precisamos conversar com ele e com o Palmeiras para saber como a gente vai fazer. Essa rescisão foi uma surpresa"
René Simões
O vice-presidente de futebol do Palmeiras, Roberto Frizzo, preferiu não confirmar o desfecho da negociação com o goleiro, uma das principais posições em que o clube acredita estar carente para disputar a Libertadores e a Série B do ano que vem.
- Não vamos nos pronunciar sobre contratações ou especulações. Quando tiver algo certo, será comunicado no site oficial do Palmeiras - comentou o dirigente.
O empresário do jogador, Paulo Roberto, assegurou que a decisão foi tomada pelo próprio cliente e vai se informar nas próximas horas a respeito, já que não fala com ele desde sexta. No início do mês, o ex-lateral de Vasco e Cruzeiro não negava que o cenário financeiro do Cruz-maltino incomodava e que iria se reunir com a cúpula para saber as soluções.
Revelado pelo Grêmio, Prass se destacou no Coritiba e chegou à Colina em 2009 após quatro temporadas no futebol português. Conquistou a vaga de titular sobre Tiago e não saiu mais da equipe, completando 248 jogos no dia 25 de novembro, no empate com o Flamengo, no Engenhão. Desde 2010, tem Alessandro, que atuou na última partida da temporada, contra o Fluminense, como reserva. É provável que o clube vá atrás de um substituto. Diogo Silva, ex-Nova Iguaçu, e Jordi, convocado para o Sul-Americano sub-20, integram o grupo.
Fernando Prass no treino do Vasco (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Fernando Prass ficou 113 jogos seguidos no gol do Vasco pelo Brasileirão (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)

Neymar dá camisa autografada da Seleção para Mickey, na Disney

Jogador do Santos está de férias com a família nos Estados Unidos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
15 comentários
Neymar na Disney (Foto: Reprodução/Instagram)Neymar na Disney (Foto: Reprodução/Instagram)
De férias nos Estados Unidos, o atacante Neymar está aproveitando também para conhecer a Disney, em Orlando, na Flórida. Nesta segunda-feira, o jogador teve um encontro especial com o personagem mais famoso da companhia. Aproveitou a oportunidade para dar ao Mickey uma camisa da seleção brasileira autografada e teve a foto da entrega divulgada pelo perfil oficial no Twitter da Disney Brasil. Em seguida, o craque publicou também em seu perfil na rede social uma nova imagem passeando pelo parque e curtindo as atrações do local.
Mais cedo, Neymar passou por brinquedos como a Torre do Terror e visitou as princesas da Disney no parque.
O atacante retorna ao Brasil nesta quinta-feira. No dia seguinte, participará do "Natal sem fome", jogo beneficente organizado por Narciso. A partida será às 17h, na Vila Belmiro. Pelo Santos, o craque retoma as atividades no dia 3 de janeiro, quando o elenco se reapresentará para o início da temporada 2013.
Neymar posa com Mickey na Disney (Foto: Reprodução/Twitter)Neymar posa com Mickey na Disney (Foto: Reprodução/Twitter)

Corinthians e Flu serão os cabeças de chave brasileiros na Libertadores

Conmebol confirma as principais equipes dos grupos da edição 2013 do torneio. Sorteio acontece no dia 21 de dezembro, e restam três vagas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
519 comentários
A Conmebol divulgou nesta segunda-feira os oito cabeças de chave da edição de 2013 da Libertadores. Além de Corinthians, Arsenal de Sarandí (Argentina), Independiente Santa Fé (Colômbia) e Deportivo Lara (Venezuela) - já confirmados anteriormente -, Fluminense, Vélez Sarsfield (Argentina), Sporting Cristal (Peru) e Barcelona de Guayaquil (Equador) serão os principais clubes de seus grupos.
Após a rodada do fim de semana nos campeonatos sul-americanos, mais dois clubes tiveram participação confirmada no torneio. Restam apenas três de 38 vagas para a próxima Libertadores: uma da Bolívia, uma da Colômbia e uma do Paraguai.
O sorteio dos grupos e das chaves da Pré-Libertadores acontece no dia 21 de dezembro. Até lá, todos os participantes já estarão confirmados.

Buda vence, mas 'Cowboy' do MMA é quem 'rouba' a cena, em Rondônia

1º Rolim Fight Combat aconteceu na região da Zona da Mata neste sábado

Por Flávio Godoi Rolim de Moura
Comente agora
Buda enfrenta Rogério Porquinho no primeiro confronto do Rolim Fight Combat, em Rondônia (Foto: Flávio Godoi/GLOBOESPORTE.COM)Buda vence Rogério Porquinho no primeiro confronto
(Foto: Flávio Godoi/GLOBOESPORTE.COM)
Buda, de Porto Velho, venceu o torneio de MMA Rolim Fight Combat, disputado em Rolim de Moura (RO), na noite deste sábado. Buda lutou pela categoria GP e levou como prêmio uma moto zero km. Com a conquista, o lutador se mantém invicto em Rondônia em sua categoria. O lutador da Zona da Mata também foi o melhor no III Cipriano’s Combat, realizado em Vilhena em setembro.

Para Buda chegar até a luta final da categoria, teria que subir ao octógono três vezes, mas no último embate o seu oponente, Guilherme He-Man, também da capital, desistiu em razão de uma lesão no joelho direito, após enfrentar Rhyann Aires, de Ji-Paraná, pela semi-final do GP. Mesmo assim, He-Man desafiou Buda para uma luta em Porto Velho após sua recuperação.

- Eu não gosto dessas atitudes de desafiar o outro, mas para me honrar, aceitei. Agora, vamos ver quem vai ser o melhor - declarou Buda.

Nas outras 11 lutas da noite, o público vibrou com o embate entre Carlito Felipe, de Espigão do Oeste, e Rick Chardes, de Ji-Paraná. A luta foi a única com nocaute técnico dado por Carlito no primeiro round.
Cowboy do MMA vence Menicha no Rolim Fight Combat, em Rondônia (Foto: Flávio Godoi/GLOBOESPORTE.COM)Cowboy vence Menicha no Rolim Fight Combat
(Foto: Flávio Godoi/GLOBOESPORTE.COM)
Já o show ficou por conta do ‘Cowboy do MMA’, William Alencar, de Rolim de Moura. Ele cumpriu o que havia prometido um dia antes do evento. Cowboy 'domou' Menicha, de Vilhena, colocando o adversário para dormir no segundo round ao aplicar um triângulo.

A luta proporcionou ao público alguns episódios inusitados. Um deles, Cowboy aplicou um golpe baixo em Menicha, que foi ao chão. Cowboy foi penalizado com um ponto.

Depois de cinco minutos de recuperação, Menicha usou de alguns passos de dança para intimidar o 'vaqueiro' lutador. Mas, o gingado não intimidou o Cowboy do MMA, que acabou levando a melhor.


- No começo achei que ia perder, mas depois vi que a luta tava mole e com a ajuda da torcida gritando meu nome o triângulo foi fácil – comentou Cowboy.

Confira o resultado de todas as lutas:
Casadas
Maicom Xuxa (Cacoal) venceu Wesley Oliveira (Ji-Paraná)
Carlito Felipe (Espigão do Oeste) venceu Rick Chardes (Ji-Paraná)
William Cowboy (Rolim de Moura) venceu Luiz Menicha (Vilhena)
William (Alta Floresta do Oeste) venceu Escurinho (Rolim de Moura)
Bruno Viana (Vilhena) venceu Juvenil Andrade (Rolim de Moura)
Jander (Vilhena) venceu Grabriel Lazari (Rolim de Moura)
Vinícius Moraes (Vilhena) venceu Alam Almeida (Rolim de Moura)

GP
Buda (Porto Velho) venceu Rogério Porquinho (Porto Velho)
Douglas Cabelo (Alta Floresta do Oeste) venceu Girley (Vilhena)
Rhayann Aires (Ji-Paraná) venceu Reginaldo Novaes (Vilhena)
Guilherme He-Man (Porto Velho) Ibson (Jaru)

GP semi-final
Buda venceu Douglas Cabelo
Guilherme He-Man venceu Rhayann Aires

GP final
Buda venceu por desistência Guilherme He-Man

Arianny Celeste posa com visual chique, mas não abandona o decote

Após trabalhar no evento de Seattle, ring girl janta com os amigos

Por SporTV.com Los Angeles
Comente agora
Depois de passar a noite de sábado desfilando charme no octógono do UFC Henderson x Diaz, em Seattle, a ring girl Arianny Celeste aproveitou o domingo para jantar com amigos em Los Angeles, cidade onde mora. A morena postou em seu Twitter pessoal uma foto onde aparece com um visual superchique. Como de costume, ela manteve seu decote ousado.
Arianny Celeste ring girl do UFC (Foto: Reprodução/Twitter)Arianny Celeste ring girl do UFC (Foto: Reprodução/Twitter)
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e do UFC
Arianny Celeste volta a desfilar seu carisma no próximo evento do UFC, neste sábado, em Las Vegas, no TUF Finale. A principal luta da noite será entre os pesos-pesados Roy Nelson e Matt Mitrione

Bahadurzada desafia mais um e agora mira MacDonald: 'Vou torturá-lo'

Lutador afegão posta desejo de enfrentar o jovem canadense em rede social

Por SporTV.com Rio de Janeiro
5 comentários
Assim como o público da Key Arena, Siyar Bahadurzada parece que não ficou muito satisfeito com a forma como Rory MacDonald se apresentou durante o UFC: Henderson x Diaz neste sábado, em Seattle (EUA). O canadense dominou o combate contra BJ Penn, mas provocou o ex-campeão dos leves e dos meio-médios fazendo "dancinhas" no meio da luta, o que aumentou a antipatia da maioria dos torcedores, que já estava torcendo pelo havaiano. Assistindo ao evento pela TV, o afegão desafiou o jovem canadense.
- Eu quero Rory MacDonald! Quando eu lutar com ele, prometo a vocês: vai ser uma luta de três ou cinco rounds! Eu não vou terminar essa luta antes do tempo! Eu vou torturá-lo! - postou Bahadurzada no Twitter.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Siyar Bahadurzada paulo thiago ufc mma (Foto: Getty Images)Siyar Bahadurzada vem de nocaute espetacular sobre Paulo Thiago (Foto: Getty Images)
O curioso é que lutador afegão também já desafiou o próprio BJ Penn, luta que acabou não sendo levada em consideração pelo UFC. Outros dois lutadores já estiveram na mira de Siyar Bahadurzada: Thiago Pitbull e Dan Hardy. A luta contra o brasileiro chegou a ser marcada, mas Pitbull se machucou e só retorna em meados do ano que vem. Já o inglês disse que não conseguiria se preparar a tempo para a edição do Ultimate em Londres, no dia 16 de fevereiro, local e data sugeridos pelo próprio Bahadurzada.
Em sua única no UFC até hoje, Siyar Bahadurzada (21-4-1) venceu o brasileiro Paulo Thiago por nocaute em abril deste ano. Já Rory MacDonald (14-1) tem seis lutas no UFC, com cinco vitórias e uma derrota.

Em noite de três disputas de cinturão, Bitetti Combat consagra Toninho Fúria

Atleta conquista cinturão dos leves e agora tem dois na organização. Pedro Nobre vence GP dos moscas, e Silveira fica com título interino dos galos

Por SporTV.com Rio de Janeiro
1 comentário
Toninho Fúria luta Adrezinho Nogueira Bitetti Combat (Foto: Luiz Guilherme Fernandes / Divulgação)Fúria comemora vitória sobre Adrezinho Nogueira
(Foto: Luiz Guilherme Fernandes / Divulgação)
Toninho Fúria conquistou neste domingo, no Rio de Janeiro, o seu segundo cinturão do Bitetti Combat. Na 13ª edição promovida pela organização, disputada no ginásio do Flamengo, o lutador da Brazilian Top Team venceu Andrezinho Nogueira por decisão unânime e faturou o cinturão do peso-leve. Toninho também é o atual detentor do título dos penas.
Outros dois lutadores se sagraram campeões neste domingo. Pedro Nobre, que participou da eliminatória que decidiu os 16 lutadores do TUF Brasil 1 e foi eliminado por Marcos Vina, teve de vencer duas lutas de um Grand Prix para ficar com o cinturão do peso-mosca. Na primeira, ele passou por decisão unânime por Eduardo Kiko. Na final, conseguiu um nocaute espetacular diante de Mateus Nicolau.
O evento também teve uma disputa de cinturão interino do peso-galo. Pedro Silveira enfrentou Sandro China na antepenúltima luta da noite e venceu por decisão unânime.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Toninho Fúria luta Adrezinho Nogueira Bitetti Combat (Foto: Luiz Guilherme Fernandes / Divulgação)Fúria trabalha o ground and pound contra Adrezinho Nogueira (Foto: Luiz Guilherme Fernandes/ Divulgação)
Confira todos os resultados:
CARD PRINCIPAL
Peso-leve (disputa de cinturão): Toninho Fúria venceu Andrezinho Nogueira por decisão unânime
GP do peso-mosca (final): Pedro Nobre venceu Mateus Nicolau por nocaute técnico no round 1
Peso-galo (disputa de cinturão interino): Pedro Silveira venceu Sandro China por decisão unânime
Peso-leve: Cristiano Ferrugem venceu Tiago Ximarú por nocaute técnico
Peso-galo: Diego Davella venceu Marcio Cocada por finalização (katagatame) no round 1
CARD PRELIMINAR
GP do peso-mosca: Pedro Nobre venceu Eduardo Kiko por decisão unânime
GP do peso-mosca: Mateus Nicolau venceu Denison Silva por decisão unânime
Peso-galo: André Minhoca venceu Eliel "Topete Dourado" por finalização (triângulo) no round 3
Luta reserva do GP dos moscas: Isak Pimentel venceu Pablo dos Santos por nocaute no round 1
Luta reserva do GP dos moscas: Daniel Araújo venceu Jamilson Dadozinho por decisão unânime

Em noite de três disputas de cinturão, Bitetti Combat consagra Toninho Fúria

Atleta conquista cinturão dos leves e agora tem dois na organização. Pedro Nobre vence GP dos moscas, e Silveira fica com título interino dos galos

Por SporTV.com Rio de Janeiro
1 comentário
Toninho Fúria luta Adrezinho Nogueira Bitetti Combat (Foto: Luiz Guilherme Fernandes / Divulgação)Fúria comemora vitória sobre Adrezinho Nogueira
(Foto: Luiz Guilherme Fernandes / Divulgação)
Toninho Fúria conquistou neste domingo, no Rio de Janeiro, o seu segundo cinturão do Bitetti Combat. Na 13ª edição promovida pela organização, disputada no ginásio do Flamengo, o lutador da Brazilian Top Team venceu Andrezinho Nogueira por decisão unânime e faturou o cinturão do peso-leve. Toninho também é o atual detentor do título dos penas.
Outros dois lutadores se sagraram campeões neste domingo. Pedro Nobre, que participou da eliminatória que decidiu os 16 lutadores do TUF Brasil 1 e foi eliminado por Marcos Vina, teve de vencer duas lutas de um Grand Prix para ficar com o cinturão do peso-mosca. Na primeira, ele passou por decisão unânime por Eduardo Kiko. Na final, conseguiu um nocaute espetacular diante de Mateus Nicolau.
O evento também teve uma disputa de cinturão interino do peso-galo. Pedro Silveira enfrentou Sandro China na antepenúltima luta da noite e venceu por decisão unânime.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Toninho Fúria luta Adrezinho Nogueira Bitetti Combat (Foto: Luiz Guilherme Fernandes / Divulgação)Fúria trabalha o ground and pound contra Adrezinho Nogueira (Foto: Luiz Guilherme Fernandes/ Divulgação)
Confira todos os resultados:
CARD PRINCIPAL
Peso-leve (disputa de cinturão): Toninho Fúria venceu Andrezinho Nogueira por decisão unânime
GP do peso-mosca (final): Pedro Nobre venceu Mateus Nicolau por nocaute técnico no round 1
Peso-galo (disputa de cinturão interino): Pedro Silveira venceu Sandro China por decisão unânime
Peso-leve: Cristiano Ferrugem venceu Tiago Ximarú por nocaute técnico
Peso-galo: Diego Davella venceu Marcio Cocada por finalização (katagatame) no round 1
CARD PRELIMINAR
GP do peso-mosca: Pedro Nobre venceu Eduardo Kiko por decisão unânime
GP do peso-mosca: Mateus Nicolau venceu Denison Silva por decisão unânime
Peso-galo: André Minhoca venceu Eliel "Topete Dourado" por finalização (triângulo) no round 3
Luta reserva do GP dos moscas: Isak Pimentel venceu Pablo dos Santos por nocaute no round 1
Luta reserva do GP dos moscas: Daniel Araújo venceu Jamilson Dadozinho por decisão unânime

Com vitórias após dispensas do UFC, Galeto e Macapá evitam falar em volta

Ex-TUF Brasil, lutadores venceram seus combates no MMA Rocks, mas
ficam receosos ao falar de retorno e cogitam ida para o Bellator

Por Raphael Marinho São Paulo
8 comentários
O MMA Rocks, disputado neste sábado, em São Paulo, contou com três ex-participantes da primeira edição do TUF Brasil: Wagner Galeto, John Macapá e Anistávio Gasparzinho. Os dois primeiros saíram vitoriosos e, apesar de não esconderem a vontade de voltar a fazer parte de grandes eventos, evitaram especular um retorno para o UFC.
Macapá chegou à sua segunda vitória consecutiva desde que foi derrotado por Hugo Wolverine no UFC BH (seu único revés na carreira) e roubou a cena no evento ao nocautear seu adversário, Francisco Cylderlan "Porco Loco, em apenas 32 segundos. Com um cartel de 15 triunfos, o lutador é bem franco ao afirmar que só voltaria para uma organização internacional de grande porte se receber uma proposta financeiramente boa.
Além da vontade de ajudar sua família, que mora no Amapá, o atleta também quer se manter no Rio de Janeiro, treinando na Nova União ao lado de nomes como José Aldo e Renan Barão.
John Macapá MMa Rocks (Foto: Divulgação)John Macapá comemora seu rápido nocaute sobre Porco Loco (Foto: Divulgação)
- Quero mesmo é me sentir bem, fazer o que gosto, porque tive que mudar de cidade e deixei minha familia. Todos que moram fora de suas casas sabem o quanto é caro viver em outra cidade, sem ter ninguém para somar com você. É um custo muito alto. Se for para eu voltar para um evento grande, quero ser bem pago, porque eu vivo do meu esporte, tenho amor pelo MMA, mas é o que me sustenta e faz eu me sentir melhor, porque através dele ajudo minha mãe. Eu gosto do esporte, mas luto pelo dinheiro também. Estou buscando minha melhora financeira e da minha família em Macapá. Melhorei técnicamente quando me mudei para o Rio, para a Nova União. Tive uma ajuda muito grande dos meus companheiros de treino e do Dedé Pederneiras - disse Macapá.
Eu gosto do esporte, mas luto pelo dinheiro também. Busco minha melhora financeira e a da minha família"
John Macapá
O amapaense ainda revelou que pensou em se aposentar após a derrota para Wolverine, mas optou por se mudar para o Rio de Janeiro. O lutador fez um apelo aos grandes eventos para que valorizem seus representantes.
- Eles (do UFC) falaram que eu tinha que me manter ganhando para voltar para o evento. Mas é como falei, passei por dificuldades, fiquei desmotivado depois da derrota, todas as lutas que fiz no TUF Brasil foram polêmicas, mas isso não justifica nada. O principal motivo de mudar de cidade, vir para o Rio, foi buscar minha melhora e é o que está acontecendo. Duas lutas, dois nocautes e vem mais por aí. Independente de UFC, Bellator, quero que me valorizem e valorizem todos os lutadores de MMA, que são batalhadores - afirmou.
O outro ex-TUF Brasil a vencer no MMA Rocks foi Wagner Galeto, que encarou Fernando Duarte e venceu por decisão unânime. Apesar da luta ter sido vaiada nos dois últimos rounds, principalmente no terceiro, Galeto explicou que isso foi reflexo da lição aprendida no UFC BH, quando dominou Marcos Vina nos dois primeiros rounds, partiu para cima no terceiro e foi nocauteado. Ele ainda disse que aguarda por convites para o UFC e Bellator em 2013.
Wagner Galeto x Fernando Duarte MMa Rocks (Foto: Divulgação)Galeto venceu Fernando Duarte por decisão unânime (Foto: Divulgação)
- Eu sabia que estava vencendo. Não tinha risco. Estava equilibrado, mas dei knockdowns. No terceiro estava equilibrado, mas no UFC fui para cima e perdi, fui dispensado. Então não queria perder essa chance. A vitória era mais importante que qualquer coisa. Na época eles falaram que iam me dispensar e eu me recuperando em qualquer outro evento iam me chamar novamente. Mas não estou pensando nisso. Quero fazer grandes lutas. Seja para o UFC ou Bellator. Vou contiunar treinando, buscando grandes lutas. Ainda não existe negociação nenhuma, mas acredito que em 2013 comece alguma conversa - declarou.
Feijão surpreende e nocauteia Gasparzinho
A luta principal da noite foi entre Anistávio Gasparzinho e Nilson Feijão, que decretou a única derrota dos ex-participantes do TUF Brasil no MMA Rocks. Na primeira aparição de Gasparzinho após ser derrotado por Rodrigo Damm no UFC BH, o lutador foi vítima de um poderoso ground and pound imposto por Feijão, que disse já esperar o que seu adversário ia fazer no combate.
- Estávamos estudando, olhamos vídeos, vimos que ele é especialista em chute baixo e chute alto. Treinamos muito trabalho de perna, muito o antijogo na verdade, para não deixar ele impor o ritmo e o jogo dele. Eu já esperava tudo que ele ia fazer. Acho que consegui impor meu ritmo e o resultado foi positivo - disse.
Gasparzinho x Nilson Feijao MMa Rocks (Foto: Divulgação)Mário Yamasaki ergue o braço de Nilson Feijão para anunciar vitória sobre Gasparzinho (Foto: Divulgação)
A trajetória de Nilson Feijão é no mínimo curiosa. Nas sete primeiras lutas que fez na carreira, o atleta saiu derrotado em cinco delas. Desde então, segundo o site americano Sherdog, são sete vitórias nas últimas oito lutas (incluindo o triunfo sobre Gasparzinho) e ele garante que, na verdade, são nove em dez. Sua expectativa agora é de ser alçado para um novo patamar no cenário nacional do MMA.
- Quando perde, o atleta aprende. Aprende muito mais na derrota. Quando o atleta perde, estuda muito o que ele errou. Foi isso que aconteceu comigo. O pessoal conhece o Gasparzinho no cenário nacional e internacional, porque o reality show levou o nome dele para as alturas. Para mim isso é sem comentários. Foi super bom. Com certeza meu nome vai entrar em um patamar melhor. Vou ser visto com outros olhos - finalizou.

Sertanejo brinca com série de lesões: 'Alguma mulher que peguei fez vodu'

Peso-pena volta a poder pisar com o pé direito e projeta retorno ao octógono do UFC para abril

Por Raphael Marinho São Paulo
1 comentário
O peso-pena Felipe Sertanejo vive uma fase complicada. Logo após se recuperar de uma lesão na mão direita, há cerca de dois meses, o lutador sofreu um acidente de moto e precisou fazer uma cirurgia no pé direito. Neste sábado, ele pôde colocá-lo no chão pela primeira vez desde a operação, lembrou série de contusões que teve e fez uma brincadeira para justificar o motivo delas terem acontecido.
- Eu tinha acabado de tirar o gesso da mão, tirei numa segunda-feira, caí de moto na terça. Foi alguma mulher que peguei que fez vodu pra mim (risos), mas está maneiro, estou bem já - divertiu-se Sertanejo, que foi córner de Lucas Mineiro, seu companheiro de Chute Boxe, no MMA Rocks, nesse sábado.
Felipe Sertanejo muletas MMA Rocks (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)Felipe Sertanejo ainda utiliza uma das muletas para andar (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)
A recuperação de Felipe Sertanejo tem sido boa e ele já projeta sua volta aos treinamentos para o meio de janeiro, quando deve abandonar totalmente a muleta, já que atualmente ainda anda com o auxílio de apenas uma.
A intenção do lutador é voltar ao octógono em abril, para ter tempo de chegar bem fisicamente para seu próximo combate. Com uma vitória, uma derrota e um empate no UFC, Sertanejo quer enfrentar alguém da trocação desta vez.
- Acredito que volte a lutar em abril. Estou pensando em voltar a treinar em janeiro, acredito que até fevereiro já esteja treinando 100% e em abril lutando. Não tenho preferência de lutador, mas quero algum trocador, porque só peguei cara do jiu-jitsu até agora e não consegui mostrar muito meu muay thai. Quem for do muay thai, da trocação, para mim está bom - concluiu.

Anderson Silva quer renovar contrato com o UFC por dez lutas, revela Dana

Presidente da organização conta que ofereceu oito, e que Spider quer mais

Por SporTV.com Rio de Janeiro
89 comentários
Anderson Silva e Dana White no UFC Rio III (Foto: Reprodução / Youtube)Dana parabeniza Anderson por vitória sobre
Bonnar no Rio (Foto: Reprodução / Youtube)
Fã incondicional de Anderson Silva, Dana White adora dizer que ficará muito chateado quando o brasileiro bater à sua porta para dizer que está se aposentando. Mas o presidente do UFC já deve estar mais tranquilo após uma conversa que teve com o Spider, como ele próprio revelou durante um recente chat ao vivo com o "MetroPCS". Dana contou que ofereceu a Anderson, que tem ainda duas lutas em seu atual contrato com a organização, um novo compromisso de oito combates. A resposta foi melhor do que o patrão poderia esperar:
- Que se dane! Eu quero um contrato de mais dez lutas - foram as palavras do campeão peso-médio, segundo Dana White.
Anderson Silva está com 37 anos e lutou duas vezes este ano, contra os americanos Chael Sonnen, no UFC 148, e Stephan Bonnar, no UFC 153. Em 16 lutas no Ultimate, ele nunca foi derrotado e é o detentor dos recordes de maior número de vitórias consecutivas na organização (16), e de maior número de defesas de título consecutivas (10).

Com ajuda de tri mundial, Brasil sonha com Paralimpíadas de Inverno

Fernando Fernandes incentiva prática de esportes de neve, mas foco é paracanoagem em 2016. Pela 1ª vez, país tem atletas de snow e cross country

Por Gabriele Lomba Rio de Janeiro
Comente agora
Era um sonho antigo e que ganhou fôlego extra depois do sétimo lugar do Brasil no quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos de Londres. Pela primeira vez na história, o país tentará mandar atletas às Paralimpíadas de Inverno. Nesta semana, o triatleta Fernando Aranha disputará sua primeira competição no esqui cross country. André Cintra treina para a Copa do Mundo de snowboard. Para chegar a Sochi 2014, a dupla conta com uma ajuda de peso. Fernando Fernandes, ex-BBB e tricampeão mundial de paracanoagem, carregará a bandeira do paradesporto de neve. Está se aventurando no esqui alpino e no cross country, mas o foco dele é Rio 2016. E, claro, encorajar atletas a aprender modalidades de inverno.

- O Brasil tem condições de se tornar bem sucedido em qualquer esporte e em qualquer modalidade. Temos o mais importante: material humano. Temos excelentes atletas, como o Fernando Aranha, mas o que precisamos é de planejamento e incentivo, algo que o Comitê Paralímpico Brasileiro vendo proporcionando cada vez mais - conta Fernandes.
Fernando Fernandes (Foto: João Garschagen/TV Globo)Fernando Fernandes no esqui alpino (Foto: João Garschagen/TV Globo)
Uma série de coincidências levou Fernandes e Aranha aos esportes de inverno. Os dois são atletas de elite e estão em busca de vaga nos Jogos do Rio. Mas o pontapé do projeto paralímpico verde-amarelo começou um pouco antes, quando André Cintra, em meados deste ano, entrou em contato com a Confederação Brasileira de Desportos de Neve (CBDN) e participou do Campeonato Brasileiro, em Valle Nevado, no Chile.
- É o começo de um novo capítulo na história dos esportes de inverno. Todos estamos muito entusiasmados com essa possibilidade. Há muito tempo o Comitê Paralímpico Internacional estava nos "paquerando" para tentarmos mandar alguém, mas nós não tínhamos nenhuma pessoa. Quando o André entrou em contato, vimos ali uma boa oportunidade de tentar. Ensinar alguém depois de ter sofrido leão não é tão simples. Nos países que dominam o snowboard e esqui, a maior parte dos atletas já competia e migrou para o paradesporto depois de sofrerem algum tipo de lesão - explica Pedro Cavazzoni, superintendente técnico da CBDN.
snowboard André Cintra paralímpico (Foto: CBDN)André Cintra compete no snowboard (Foto: CBDN)
André teve de amputar a perna depois de um acidente de moto; Aranha ficou paraplégico aos 2 anos de idade, em decorrência da poliomielite; Fernando Fernandes, modelo, perdeu os movimentos em um acidente de carro - estava sem cinto de segurança.
O que Fernandes queria mesmo era praticar esqui alpino. A modalidade, porém, é muito mais técnica que o cross, onde o mais importante é a força física, e o movimento é parecido com o que os cadeirantes costumam fazer. Além disso, permite que os atletas treinem longe da neve, com cadeiras adaptadas. O ex-BBB vai treinar na neve, mas os esforços estão voltados verdadeiramente para Rio 2016, que marcará a estreia na paracanoagem.
No cross, seus pulmões chegam a congelar cada vez que você respira"
F. Fernandes
- Meu esporte é a canoagem e o objetivo maior é Rio 2016. Mas desde que me lesionei tive como meta e objetivo pessoal ajudar a desenvolver todos os esportes paralímpicos e adaptar os esportes que ainda não foram adaptados aqui no Brasil como motocross, etc...

Fernando Fernandes esquiou pela primeira vez para uma reportagem no programa "Esporte Espetacular". Ao conversar com a CBDN, quis testar o cross country também.
- O cross country é uma modalidade muito dura, ainda mais quando não se está acostumado com o frio. Seus pulmões chegam a congelar cada vez que você respira, já que é um esporte de resistência - conta.
esqui cross country Fernando Aranha paralímpico e Leandro Ribela (Foto: CBDN)Fernando Aranha e Leandro Ribela terinam em Oestersung (Foto: CBDN)
Especialista em endurance, Aranha foi logo apontado como potencial candidato a uma vaga em Sochi 2014. Até o mês passado, porém, nunca tinha treinado na neve. O início foi de luxo: ficou dez dias sob os cuidados da equipe sueca de esqui cross country adaptado, em Ostersung. Nesta terça, disputará uma etapa na Finlândia.
Além de treinar com um país especialista em esportes de neve, ele conta com o apoio de Leandro Ribela, atleta olímpico e coordenador técnico de cross country da CBDN. Os dois se conheceram na Universidade de São Paulo. Depois de ver como atletas de esqui treinavam, foi até lá para pedir uma ajuda: queria uma alternativa de treino para desenvolver sua forma de nadar. Foi então que soube da ideia de montar uma equipe paralímpica.
Da USP a Ostersund, a maior dificuldade não está no esqui adaptado ou na superfície escorregadia... e sim, no frio....
- Neste momento a maior dificuldade na adaptação é com relação ao frio, principalmente nas extremidades, pés. Nunca usei tanta veste. Tenho o histórico no triatlo, no ciclismo e na corrida de rua, sempre no endurance, o que tem me ajudado a enfrentar as atividades próprias do esqui cross country. Mas aprender as técnicas usadas neste esporte nada natural para brasileiros em tão pouco tempo é algo que acho muito difícil. Mas me sinto apto ao desafio. Certo que não serei campeão logo de cara, mas sem dúvida darei meu melhor pra tentar uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Sochi - conta Aranha.
snowboard André Cintra paralímpico e Isabel Clark (Foto: CBDN)André Cintra e Isabel Clark (Foto: CBDN)
André está na Europa comprando e testando próteses. No snowboard, o equipamento é fundamental. As mais modernas têm um pistão que simula os movimentos de um joelho, travando em determinada angulação, de acordo com a força que a outra perna do atleta faz. O snowboarder seguirá depois para os Estados Unidos, onde deve competir duas etapas da Copa do Mundo em 2013.
No esqui e no snow, as principais forças são EUA e Europa Central - França, Suíça, Áustria, Alemanha e itália. No cross country se destacam também Noruega e Suécia.
- As chances de um resultado expressivo são muito boas nos Jogos Paralímpicos de Inverno. Algumas modalidades começaram há pouco tempo, então está todo mundo mais perto do zero. E os países favoritos não estão tão à frente dos que estão começando agora - explica Pedro Cavazzoni.