terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Nelson sonha com 'aventura' e faz pesquisa sobre o Vasco

À espera do ok do Bétis, lateral de nacionalidade portuguesa destaca identificação e cita Romário, Edmundo e bandeira com Bob Marley

Por Gustavo Rotstein Pinheiral, RJ
1 comentário
nelson augusto betis  (Foto: Agência Getty Images)Nelson em ação pelo Bétis: desejo de acertar com
o Vasco (Foto: Getty Images)
Nascido em Cabo Verde, ex-colônia lusa na África, Nelson foi criado e fez carreira em Portugal, país do qual tem nacionalidade. Atualmente ele defende o Bétis, da Espanha, e acha que chegou o momento de finalmente cruzar o Oceano Atlântico. Inspirado pelo traço de união Brasil-Portugal, o lateral-direito diz que tem vontade de defender o Vasco, clube que no último domingo enviou um representante à Europa para tratar do assunto. Depois de uma primeira conversa com o interlocutor cruz-maltino, o jogador de 29 anos se mostra empolgado com a possibilidade de dar um passo pouco imaginado em sua trajetória.
- Tive a oportunidade de falar com pessoas do Vasco e me pareceu uma oportunidade boa, pela história do clube. Seria uma aventura interessante. O Brasil vai sediar a próxima Copa do Mundo, e o Vasco é um clube com o qual eu poderia me identificar. Mas existe uma situação a ser tratada com o Bétis, e não está sendo fácil - disse Nelson, em entrevista por telefone.
Nelson tem contrato com o Bétis até junho de 2013 e depende de um acordo com os espanhóis para concretizar o desejo de defender o Vasco. Mas a vontade de jogar no Brasil já o fez pesquisar a história de seu possível próximo clube, incluindo vídeos e fotos.
- Só o nome do clube já diz tudo. Sei que o Vasco tem muitos torcedores portugueses, e isso me interessa muito. É um clube de história, que já revelou grandes craques como Romário e Edmundo. A bandeira tem a cruz de Portugal, e o Brasil também tem raízes como as de Cabo Verde, o meu país. Além disso, vi que a torcida do Vasco tem uma bandeira grande com o rosto do Bob Marley, de quem gosto muito. Vi na internet as imagens da torcida e percebi que são muito apaixonados. Gostaria muito de futuramente vestir essa camisa - afirmou.
bandeirão Vasco torcida Rasta Bob Marley (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Bandeira com o rosto de Bob Marley chamou a atenção de Nelson (Foto: Marcelo Sadio/Site do Vasco)
Vi na internet as imagens da torcida e percebi que são muito apaixonados. Gostaria muito de futuramente vestir essa camisa"
Nelson, lateral do Bétis (Espanha)
Com poucas oportunidades no Bétis, ele prefere não falar de seu momento no clube. Nelson fica na expectativa da liberação para retomar o contato com jogadores brasileiros, algo que foi uma constante em sua trajetória em clubes de Portugal. No Benfica, onde ficou de 2005 a 2008, jogou com David Luiz, Luisão, entre outros. Um de seus ex-companheiros é Fellipe Bastos, volante que hoje defende o Vasco.
- Penso que sou um jogador de alto nível no futebol mundial. Então, poderia me sair bem aqui na Europa ou em qualquer outro clube. Como minhas características casam bem com as do futebol brasileiro, então conseguiria triunfar. Não vejo que teria tanta dificuldade de adaptação por conta da minha experiência internacional - observou Nelson, que chegou ao Bétis em 2008.

Carlos Alberto assume papel de líder e fala em renovar com o Vasco

Jogador lembra importância dos experientes para novo grupo cruz-maltino e avisa que sucesso do time dependerá de resultado final

Por Gustavo Rotstein Pinheiral, RJ
18 comentários
São seis meses sem receber salários e um contrato a quase seis meses de terminar. Mesmo assim, Carlos Alberto aparece na pré-temporada como um jogador falante, que orienta os companheiros, seja no momento de correr mais ou de segurar o pé. A saída de nomes como Fernando Prass, Juninho e Felipe aumentou seu campo de atuação como um dos líderes do Vasco em 2013. E para quem deixou uma vez o São Januário sob polêmica, ele se mostra alguém disposto a colaborar minimizando as reclamações, mesmo sem deixar de dar o seu recado. Aos 28 anos, ele reserva para esta temporada uma grande expectativa, se empenhando na preparação para que volte a ser um dos destaques da equipe.
Carlos Alberto prefere deixar o passado de lado e também não projeta um futuro a longo prazo, seja no Vasco ou fora dele. No entanto, deixa no ar a vontade de permanecer no clube e, assim, negociar o contrato que termina no início de agosto. Ele afirma que sua principal preocupação é estar em forma, e o resto vem como consequência.
- Sei o que preciso fazer para que as coisas andem. Pesou muito o fato de eu não ter feito a pré-temporada no ano passado. Então, agora esse é o tempo de treinar forte e me preparar. Assim, terei consistência maior para suportar o ano todo. Sobre o contrato, deixo para o René e para o Roberto. Tenho vontade de ficar, não escondo de ninguém, mas também não vou fazer campanha diária. Se acontecer, vou ficar feliz. Se não acontecer, tudo bem.
Carlos Alberto no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Carlos Alberto corre ao lado de Jhon Cley em Pinheiral: postura de líder e orientação aos mais jovens do novo grupo do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
Um dos jogadores mais experientes do elenco, apesar da idade, Carlos Alberto sabe que terá um papel ainda mais importante em 2013 dentro de um grupo renovado e repleto de jovens. Ele destaca que sua responsabilidade de liderança estará dividida com outros nomes de peso, mas garante estar pronto para exercer este papel dentro e fora de campo.
- Este ano vai depender muito de os mais velhos chamarem a responsabilidade dentro de campo num momento de dificuldade ou de pressão da arquibancada. Normalmente quem é mais novo sente mais e quem já viveu algumas situações sabe administrar melhor. Espero ajudar neste sentido e também ser ajudado. Independentemente de braçadeira de capitão, vou ter minha liderança e a possibilidade de participar das decisões tomadas aqui - afirmou.
Carlos Alberto diz acreditar na capacidade do novo Vasco, mas também reconhece que o sucesso do trabalho será julgado pelos resultados.
- Espero ajudar o Vasco a ter momentos de alegria e chegar ao resultado final, que é o título. O ano passado foi ruim, não adianta querer tirar uma explicação da cartola. Daqui a dez anos ninguém vai lembrar que o Vasco foi quinto lugar no Brasileiro, isso é desculpa para amenizar. Para o futebol brasileiro, infelizmente isso não serve.

Morais desconfia ter sido vítima de armação em 2008, no Vasco

Sem citar nomes, reforço do Galo mostra desconfiança sobre o episódio que resultou em sua transferência para o Corinthians

Por Raphael Marinho Rio de Janeiro
168 comentários
De aposentado ao vice-campeão brasileiro. O meia Morais voltou à rotina de treinos, pelo Atlético-MG, encerrando um período de seis meses sem contato com a bola. O motivo de ter abandonado o futebol em junho do ano passado foi a vontade de estar perto do pai, que passou por momentos complicados devido a Mal de Parkinson e diabetes.
O jogador retomará uma carreira que começou promissora no Vasco e teve alguns bons momentos no Corinthians e no Bahia, mas que no fim das contas ficou marcada pela irregularidade. O ponto mais alto foi a presença em uma pré-lista de Dunga para defender a seleção brasileira na Copa América de 2007 - uma lesão no púbis impediu qualquer possibilidade. O pior momento foi também pelo Vasco, dez meses depois, no episódio que o tirou de São Januário.
Ao recordar o dia que mudou sua carreira e o levou para o rebaixado Corinthians, Morais não poupa o presidente Roberto Dinamite de críticas e faz uma revelação: desconfia que o protesto de torcedores que o intimidaram na porta do vestiário pode ter sido armado, embora não cite quem poderia estar por trás.
- O Dinamite assumiu e fui tratado como uma laranja podre. A gestão me prejudicou. Um cara com contrato de quatro anos, que dez meses atrás ia para a Copa América... Minha única mágoa é essa. Faltou respeito comigo. Logo que ele assumiu, todo mundo recebeu o salário, menos eu. Dinamite acabou botando na imprensa que eu tinha que correr mais, mesmo assim continuei, até que um dia não havia segurança no clube, os torcedores invadiram e foram até o vestiário me cobrar. Sorte que um segurança estava lá, era meu amigo, estava armado e segurou a onda. Todo mundo saía do vestiário e não era cobrado. Achei que estava tranquilo e, quando saí, todo mundo veio em cima de mim. Falaram que eu não queria nada com o clube, que só vivia em baile funk. Cheguei a pensar que de repente foi armado. Talvez tenham deixado de propósito. Como podem dez caras chegar até mim numa facilidade, coisa que nunca tinha acontecido? Talvez tenha sido uma armação para eu sair, já que eu estava cansado. Não tenho certeza. De repente estavam de saco cheio de mim, não sei - afirmou Morais, em entrevista concedida dias antes do acerto com o Atlético-MG.
Morais e Jônatas, Vasco e Flamengo. (Foto: Reuters)Morais disputa bola com Jônatas, em clássico entre Vasco e Flamengo (Foto: Reuters)
Sua saída rendeu lucro ao Vasco, mas ele reclama que ainda tem dinheiro a receber. Apesar disso, descarta entrar na Justiça contra aquele que diz ser - por algumas vezes na entrevista - o clube do seu coração.
- Fui emprestado e vendido por R$ 4 milhões. Ficaram dois salários pra trás, e lembro que, quando fui assinar minha rescisão para ir para o Corinthians, estava entrando esse valor da venda. Pedi para pelo menos pagarem meus salários e férias, que eu tinha direito. Uma pessoa do departamento pessoal falou que eu estava na próxima folha. Disse que iam pagar quando entrasse o valor, e até hoje nunca recebi. Liguei três, quatro vezes, nunca fiz nada contra o clube porque sou vascaíno, devo ao Vasco tudo o que conquistei no futebol. Até hoje não me pagaram, mas bola para frente - disse o jogador, que chegou ao Vasco aos 13 anos, após ser revelado pelas categorias de base do CRB.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM tentou ouvir por telefone Roberto Dinamite, que no entanto afirmou que tinha coisas mais importantes para tratar do que falar do Morais e sugeriu que seus assessores fossem procurados. Através de sua assessoria de imprensa, ele criticou as declarações de Morais, mas contemporizou ao elogiá-lo como atleta.
- Acho profundamente lamentável que esta história venha à tona tantos anos depois. Não sei qual a intenção do Morais com isso, o que está por trás destas declarações. Não gostaria mais de tocar neste assunto. Suas afirmações não são verdadeiras e não refletem o que houve realmente. Lembro, entre outras coisas, que foi o próprio Morais quem pediu para deixar o Vasco. Acho que o jogador deveria, neste momento, botar sua cabeça no lugar e pensar em apenas jogar futebol. O Morais recebeu uma chance de recomeçar no Atlético MG, talvez seja a última em um time grande. Como vascaíno, torço para que retome sua carreira, que sempre foi promissora. Bola, ele sempre teve, o que lhe faltou algumas vezes foi equilíbrio emocional. Se ele estiver focado, tenho certeza de que pode ajudar seu time, inclusive na Libertadores.
Arrependimento de não ter saído em 2006
O caminho de Morais no futebol já começou turbulento. Um ano após ser promovido no Vasco, ele não chegou a acordo com a diretoria para renovar seu contrato e, em 2004, foi para o Atlético-PR. Lá, pouco atuou e em 2005 retornou a São Januário. O bom futebol voltou a aparecer e foi coroado com a convocação - a primeira de Dunga - para amistoso da seleção brasileira contra a Noruega, em 2006. Manteve o bom nível de atuações e foi pré-convocado para a Copa América de 2007.
Morais diz ter recebido propostas oficiais de clubes europeus na época. Mas conta que a vontade de ser campeão com a camisa do Vasco pesou e resolveu ficar, contrariando conselhos que recebia para que deixasse o clube.
morais corinthians treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Morais jogou Série B pelo Corinthians e conseguiu
o acesso (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
- Poderia ter forçado a saída. Eu queria ser campeão no Vasco. Lembro que meu irmão falava para sair e que (a situação) era muito difícil, todo mundo sabia. O Felipe estava no Qatar e sempre me dava moral, dizia que eu era o novo meia. Veio de férias no meio do ano, via a situação difícil do clube e falou para eu sair, porque estava tudo errado. Lembro como se fosse hoje. Acabei ficando e não foi o melhor que fiz. Deveria ter saído, mas vida que segue.
As lembranças da passagem rápida pela Seleção são guardadas em fotos e recortes de jornais que o meia coleciona. Para Morais, a lesão no púbis que o tirou da Copa América de 2007 foi decisiva para que não conseguisse ter sequência com a amarelinha.
- Era meu melhor momento. Passei quase cinco meses parado com uma lesão no púbis. Tratava, tratava, mas lesão no púbis é algo muito complicado. Aquilo me abalou psicologicamente. Voltei em 2007, e em 2008 teve a eliminação para o Sport (pelo Vasco, na Copa do Brasil), que caiu toda sobre mim. É o destino, tem que ser assim. Agora é pensar em voltar a jogar, pois ainda estou jovem e tenho mais cinco ou seis anos pra queimar e fazer de tudo pra ter bons momentos - planejou.
Melhora na saúde do pai motivou volta ao futebol
Em junho passado, Morais resolveu largar o futebol. Estava sem cabeça para jogar, já que o pai encontrava-se em estado crítico por diabetes e mal de Parkinson. Recusou a possibilidade de assinar por mais três temporadas com o Bahia, clube pelo qual foi campeão estadual depois de 11 anos de jejum, e optou por deixar a profissão para ficar ao lado da família. Ele garante que foi a melhor decisão e não tem arrependimento.
- Meu pai estava muito doente, eu estava distante, preocupado e não conseguia render. Tinha que ir para casa, dar um tempo, que de repente eu não voltaria a jogar. Voltei para casa, meu pai melhorou, e o Parkinson e a diabetes estão bem controlados - comemorou.
Morais Bahia (Foto: Renan Pinheiro/TV Bahia)Morais foi campeão estadual pelo Bahia, em 2012 (Foto: Renan Pinheiro/TV Bahia)

Eurico Miranda é reeleito presidente do Conselho de Beneméritos

Sem outra chapa no pleito, opositor de Dinamite continua no cargo no próximo triênio e lamenta ausência de membros da atual diretoria do Vasco

Por Vicente Seda Rio de Janeiro
62 comentários
Eurico Miranda Livro (Foto: Vicente Seda)Eurico distribuiu exemplares de sua biografia
(Foto: Vicente Seda/Globoesporte.com)
Candidato único, o ex-presidente do Vasco Eurico Miranda foi reeleito na manhã desta terça-feira presidente do Conselho de Beneméritos do Vasco para o próximo triênio. Sílvio Godoi será o vice. Foram 69 votos a favor e dois em branco. A reunião realizada na Sala Multimídia Chico Anysio durou quase duas horas, mas a votação ocorreu rapidamente e sem problemas. Os membros da atual diretoria do clube não compareceram à votação. Antigos aliados de Eurico, como José Luís Moreira e Paulo Reis, estiveram presentes. No fim da sessão, ele distribuiu exemplares de sua biografia lançada recentemente a alguns dos presentes, com dedicatórias na contracapa.
Eurico Miranda é um dos principais opositores do atual presidente vascaíno, Roberto Dinamite, mas votou a favor, em outubro, da extensão do prazo para correção das contas de 2011, que ainda não foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo do clube. Segundo Eurico, a votação no Deliberativo acontecerá no dia 4 de fevereiro.
- Posso apenas lamentar a ausência da diretoria administrativa na eleição, aliás descumprindo uma disposição estatutária, pois o comparecimento é obrigatório. No momento que o Vasco vive, precisa mais do que nunca da colaboração de todos. O Conselho de Beneméritos tem muito a dar, a orientar, a oferecer, mas infelizmente a diretoria não está procedendo da forma como deveria.
Posso apenas lamentar a ausência da diretoria administrativa na eleição, aliás descumprindo uma disposição estatutária, pois o comparecimento é obrigatório. No momento que o Vasco vive,
precisa mais do que nunca da colaboração de todos"
Eurico Miranda
Ao ser perguntado sobre a razão de ter votado a favor da prorrogação do prazo para votação das contas de 2011, Eurico alfinetou a atual diretoria.
- Eu votei porque é o melhor para o Vasco. Nessas coisas não se trata de ser oposição ou situação, se trata de ser Vasco. Então, por obrigação institucional, por dever de ofício, tenho obrigação de fazer o melhor para o Vasco como presidente do Conselho de Beneméritos. Mas, mesmo que não fosse, eu sou Vasco. Então quero o melhor para o Vasco.
Segundo o estatuto do Vasco, são atribuições do Conselho de Beneméritos opinar sobre preços dos títulos de sócio, proceder as nomeações de beneméritos e grandes beneméritos, além de sugerir e acompanhar iniciativas da diretoria administrativa.

René diz que negociará com Málaga a liberação de Sandro Silva em abril

Dirigente quer antecipar fim de vínculo do volante, que seria em junho, e afirma que contato com Julio Baptista faz parte do planejamento para 2014

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
23 comentários
Renê Simões coletiva Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Renê quer antecipar liberação de Sandro Silva
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
O diretor executivo do Vasco, René Simões, revelou nesta terça-feira o motivo da viagem que fará para a Espanha. Após rumores darem como motivo a tentativa de trazer o atacante Julio Baptista, o dirigente afirmou que a intenção é negociar a antecipação da liberação do volante Sandro Silva para abril, já que, de acordo com René, teria seu vínculo com o Málaga desfeito em junho, quando a janela já estará fechada.
Apesar de negar que tentará de imediato a contratação de Julio Baptista, René Simões declarou que o planejamento é trazê-lo em 2014. E se mostrou incomodado com o vazamento de informações no Vasco.
- O torcedor do Vasco tem que ver o seguinte: estamos em uma operação de risco, montando uma equipe para um ano. Não é o ideal, mas ninguém empresta, sem custo, jogador por dois anos. Temos que ver lá na frente. O Julio está se recuperando, quer voltar a jogar no Málaga e estou pensando lá na frente. Quando chegar setembro, tenho que estar com 2014 montado. São meses de negociação. É desagradável, mas vazou a informação de que estávamos negociando contato, mas isso é para o futuro. Falaram que eu viajaria para estar com ele, mas seria para ver o caso Sandro Silva, que é ligado ao Málaga, e ele garante que em junho vai ganhar a liberação definitiva. Mas em junho há conflito com a janela, que fecha em abril. Tentarei negociar para ver se antecipam para abril, para que a gente não perca o jogador entre a janela, que só abre de novo em agosto - disse, em entrevista à Rádio Brasil.
O dirigente acredita que não haverá empecilhos, apesar de não ter como decretar que não terá problemas com a diretoria do Málaga para antecipar a liberação.
- Tem que conversar lá, mas pelo que dizem não tem que fazer acordo nenhum, está prometida a liberação. Só queremos antecipar, não faz diferença para o Malaga, não deve ter nenhum empecilho, mas é bom nos precavermos.
Outra possível transferência analisada por René Simões foi a de Fellipe Bastos para o Inter. O dirigente garante que o volante faz parte dos planos e explicou que a negociação seria difícil, já que os direitos econômicos do jogador estão presos pela ação judicial movida por Romário contra o Vasco.
- O Fellipe é uma situação muito difícil. No domingo, chegaram a dar como certo que iria para o Internacional. O Fellipe, além de ser um jogador que o Vasco tem acordo financeiro com Benfica, é um jogador que tem seu passe atrelado a uma situação jurídica com Romário, então não é fácil. Temos que ter muita cautela. Não sei se será possível, acho muito difícil. Toda hora sai no jornal alguma coisa de que alguém está contratando estes jogadores. O Dedé já foi vendido para uns quatro ou cinco clubes, o Eder para uns seis, o Fellipe Bastos toda hora aparece um clube e vamos mantendo os jogadores aqui - finalizou.

Grêmio espera superar 'questões burocráticas' para anunciar Vargas

Clube gaúcho esclarece que duração do empréstimo é de 12 meses, com a possibilidade de o Napoli requisitar o jogador após primeiros seis meses

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
58 comentários
Eduardo Vargas, Napoli (Foto: Getty Images)Eduardo Vargas está a caminho do Grêmio
(Foto: Getty Images)
A confiança da direção do Grêmio agora é mais do que um sentimento. É realidade. O clube confirma "avanço importante" com o Napoli para a contratação de Eduardo Vargas. O anúncio do atacante chileno depende apenas de "questões burocráticas", segundo o diretor executivo de futebol Rui Costa. Os valores referentes a salários já estão alinhavados com o jogador.
- O acerto entre Grêmio e Napoli está muito adiantado - disse Rui à Rádio Gaúcha, sem entrar em maiores detalhes sobre as pendências.
- Faltam questões burocráticas de contrato, temos que estar muito atentos a isso.
Antes, ainda nesta terça-feira, o diretor esportivo do Napoli, Riccardo Bigon, confirmou que emprestará Vargas a um clube que disputa a Libertadores. No entanto, não revelou o destino. Também anunciou que o repasse do atleta durará seis meses, indo de encontro à informação do Grêmio, de que o empréstimo seria de 12 meses.

Rui Costa esclarece a questão. Explica que o empréstimo é, sim, de 12 meses, mas com a possibilidade de o Napoli requisitar o jogador ao final dos primeiros seis meses do acordo. O dirigente não revela valores, mas adianta que Vargas chegará ao Grêmio com os direitos econômicos já fixados para uma eventual aquisição em definitivo.

A expectativa do presidente Fábio Koff é anunciar Vargas até o final desta semana. Mesmo com o acerto iminente, o prazo é curto para que a documentação esteja pronta e o chileno seja inscrito até o dia 21, data-limite de inclusão de atletas na pré-Libertadores. O Grêmio corre contra o tempo.
O grande concorrente dos gaúchos é o São Paulo. No entanto, na segunda-feira, o presidente Juvenl Juvêncio revelou que o clube italiano mudou quatro vezes a pedida pelo jogador e disse que mandou encerrarem as negociações

Copa SP: com 'pé-quente' de Laor, Santos goleia e elimina o Náutico

Presidente vai a Jaguariúna e acompanha melhor partida do Peixe na competição. Giva, com dois gols, e Léo Cittadini comandam classificação

Por GLOBOESPORTE.COM Jaguariúna, SP
Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro costuma se vangloriar de ser um cara de sorte. Alguns podem torcer o nariz, mas o presidente do Santos, que está de licença médica, confirmou a fama de pé-quente nesta terça-feira à tarde. Debaixo de chuva no Estádio Alfredo Chiavegato, em Jaguariúna, o cartola assistiu à melhor partida do Santos na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. Com gols de Stéfano Yuri, Giva (dois), Léo Cittadini e Pedro Castro, o Peixe fez 5 a 1 no Náutico e garantiu vaga nas oitavas de final. A equipe da Vila Belmiro enfrentará, novamente em Jaguariúna, o Grêmio Osasco, que bateu o São Caetano por 2 a 0.
Essa é a quarta partida de invencibilidade do Santos na competição. Líder do Grupo V na primeira fase, o Peixe passou por Remo (3 a 0) e São Mateus (1 a 0), além de empatar com o Corinthians-AL (0 a 0). Se mantém a campanha sem derrotas, a equipe alvinegra sofreu o primeiro gol na Copinha. Enquanto isso, o Náutico se despede do torneio com apenas uma derrota. A equipe pernambucana integrou o Grupo F na primeira fase e fez sete pontos, graças a vitórias sobre Penapolense (3 a 0) e Portuguesa (1 a 0) e empate com o Juventude (1 a 1).
Santos e Náutico, Copa SP Junior  (Foto: Danny Cesare / Agência estado)Duelo entre Santos e Náutico, pela segunda fase da Copa São Paulo (Foto: Danny Cesare / Agência Estado)
Timbu sai na frente, mas Peixe busca
O favoritismo do Santos ficou abalado logo nos primeiros minutos da partida. O Peixe criou uma perigosa oportunidade com Giva, que, sem ângulo, arriscou chute do lado direito, mas não passou por Dasaev. Em jogada semelhante, o Náutico teve maior sorte. Aos sete minutos, o lateral Izaldo avançou pela esquerda para buscar o cruzamento, mas acertou o gol. O efeito da bola enganou Gabriel, que sentiu pela primeira vez a sensação de buscar a pelota no fundo das redes na Copa São Paulo.
O gol pernambucano forçou o Santos a acordar. Léo Cittadini experimentou chute da entrada da área, mas parou na defesa de Dasaev. O goleiro do Náutico, no entanto, não conseguiu evitar o empate aos 25 minutos. Cittadini lançou Pedro Castro em profundidade dentro da área. O meia passou pelo marcador e cruzou rasteiro para Stéfano Yuri, livre, desviar para a rede.
O Santos cresceu no final do primeiro tempo, mas só empatou graças a uma falha adversária. Após erro na saída de bola do zagueiro do Náutico, Giva invadiu a área, ajeitou para o pé direito e acertou o canto esquerdo de Dasaev. Pouco antes do apito final, os pernambucanos quase deixaram o placar igual. Guilherme cobrou falta com curva pelo lado direito. Gabriel tiou a bola do ângulo.
Meninos da Vila transformam vitória em goleada
A dificuldade do primeiro tempo se transformou em facilidade no segundo. Camisa 10 do Santos, Léo Cittadini liderou o time na segunda etapa e abriu caminho para uma vitória tranquila na estreia do mata-mata.
Aos 13 minutos, Cittadini fez o terceiro gol alvinegro em Jaguariúna. O sósia de Kaká recebeu lançamento pela direita, avançou até entrar na área, passou por dois adversários (entre eles, o goleiro) e furou na hora de chutar. Sem marcação, o meia ainda conseguiu se recuperar e balançar as redes.
Pouco depois, a vitória virou goleada. Após cobrança de escanteio, Giva subiu mais que o marcador e acertou o travessão. No rebote, o camisa 11 do Santos novamente tocou de cabeça, desta vez para o gol vazio. O Náutico ameaçou uma reação, mas perdeu o pique aos 32 minutos. Izaldo cobrou falta no ângulo direito, mas Gabriel foi buscar.
Com moral pela defesa do goleiro, o Santos achou tempo de aumentar a diferença no placar. Giva e Léo Cittadini trocaram passes dentro da área até o camisa 11 fazer o cruzamento. Stéfani Yuri brigou pela bola, que sobrou limpa para Pedro Castro. O meia escolheu o canto esquerdo e chapou rasteiro, sem chance de defesa.

Em dívida com Ibson, Flamengo não descarta negociar o jogador

Clube deve quatro meses de direito de imagem ao volante, e alto salário pode acelerar a saída

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
280 comentários
Ibson no treino Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Ibson no treino desta terça-feira do Flamengo
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
O aviso dado a Vagner Love também foi dado a Ibson. Assim como o atacante, que voltou ao CSKA da Rússia, o volante ouviu do diretor de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe, que o clube não tem como pagar o que deve a ele. Ibson está sem receber direitos de imagem há quatro meses, e a diretoria não descarta negociá-lo. O salário do camisa 7, cerca de R$ 300 mil, é um dos maiores do grupo e pode acelerar a saída. A nova gestão quer reduzir a folha salarial ao extremo. Pelaipe não descarta negociar o jogador.
-  Primeiro tem de chegar a proposta. Se aparecer um clube... – disse o diretor.
Ibson iniciou a terceira passagem pelo Flamengo em maio do ano passado e teve um semestre irregular. Chegou a ficar no banco de reservas, mas terminou a temporada como titular. Para contratá-lo, o Rubro-Negro liberou o lateral-direito Rafael Galhardo e o zagueiro David Braz ao Santos e também teve de dar garantias ao clube paulista de que assumiria o pagamento de cerca de R$ 2 milhões ao Spartak de Moscou.
Até o momento, Ibson não foi comunicado sobre possível renegociação de valores dos seus vencimentos. O jogador tem contrato até 2015 e apenas monitora toda situação. Na manhã desta terça, ele foi titular no primeiro coletivo comandado por Dorival Júnior na pré-temporada.
Quem aguarda a saída do Flamengo é Liedson. O atacante, de 34 anos, tem treinado no clube, mas já não se concentra mais com o grupo. Pelaipe autorizou o jogador a procurar outra equipe. O empresário do atleta, Bruno Paiva, diz que já recebeu algumas sondagens, mas ainda não há uma proposta oficial:
- O Liedson tem contrato até 31 de dezembro e até lá é jogador do Flamengo. Estamos analisando algumas situações que estão aparecendo e, caso apareça algo bom para o jogador e para o clube, vamos tentar chegar a um acordo.
15/01/2013 16h34 - Atualizado em 15/01/2013 16h34

UFC 159: com uma luta marcada até agora, pôster destaca Jones x Sonnen

Evento que terá a disputa do cinturão meio-pesado será no dia 27 de abril,
em Newark (EUA). Combates do TUF 17 serão no dia 13

Por SporTV.com Rio de Janeiro
22 comentários

O UFC 159 tem apenas uma luta marcada até o momento, mas o Ultimate já começou a promover o evento que terá a próxima disputa do cinturão meio-pesado. Técnicos do TUF 17, Jon Jones e Chael Sonnen estrelam o pôster oficial. Eles vão se enfrentar no dia 27 de abril em Newark (EUA).
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
poster do UFC 159 com Jon Jones x Chael Sonnen (Foto: Divulgação)Pôster do UFC 159 com Jon Jones x Chael Sonnen (Foto: Divulgação)
Desta vez, o Ultimate não vai colocar os participantes do TUF para lutar no mesmo dia dos treinadores. Os combates entre os lutadores do reality show, inclusive a final que decidirá o campeão, serão no dia 13 de abril.

Antes de serem lançadas, novas camisas do São Paulo estão em lojas

Dias antes do modelo 2013 ser oficalmente divulgado, já é possível
encontrar exemplares do uniforme tricolor à venda na capital paulista

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
313 comentários
Nova camisa do São Paulo é encontrada em lojas antes mesmo de ser lançada (Foto: Reprodução/minhascamisas.com.br)Nova camisa do São Paulo já é encontrada em
lojas (Foto: Reprodução/minhascamisas.com.br)
As novas camisas do São Paulo ainda não foram lançadas, mas já é possível encontrá-las em algumas lojas da capital paulista. O modelo vazou na internet poucos dias antes de ser divulgado pelo clube e pela Penalty, atual fornecedor esportivo, em evento agendado para esta quinta-feira. O site minhascamisas.com.br revelou fotos dos mantos tricolores.
A camisa número um do time do Morumbi tem poucas novidades. Ela manteve a cor branca com listras tricolores horizontais no meio do manto e o escudo do clube ao centro. As novidades são a inclusão da gola, de detalhes na manga alusivos aos 20 anos da conquista do bi mundial e de um selo comemorativo também em homenagem ao time campeão de 1993.
O segundo uniforme tem as listras tricolores verticais e mangas pretas. A camisa número dois não tem gola, mas também traz os elementos alusivos ao título mundial de 1993.
Nova camisa do São Paulo é encontrada em lojas antes mesmo de ser lançada (Foto: Reprodução/minhascamisas.com.br)Camisa número dois tem detalhes listrados
(Foto: Reprodução/minhascamisas.com.br)
O diretor de marketing do clube, Rui Branquinho, preferiu não confirmar se as camisas são realmente as que serão usadas pelo time este ano.
Depois de seis anos com a Reebok, o clube assinou com a Penalty um contrato milionário. O vínculo tem validade de três anos e renderá R$ 36 milhões por temporada aos cofres do Tricolor, totalizando R$ 108 milhões.
A estreia do novo uniforme será na primeira rodada do Campeonato Paulista, dia 19 de janeiro, às 17h (de Brasília), diante do Mirassol, no Morumbi. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o time está usando uma camisa diferente da que será feita para a temporada, muito mais simples.

Felipe já sabe onde vai jogar nesta temporada, afirma Pedrinho

Amigo de meia que deixou o Vasco recentemente, ex-jogador mantém destino em segredo: 'Não posso revelar'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
97 comentários
  •  
festa vasco pedrinho felipe (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Amigo de Felipe, Pedrinho sabe onde meia
vai jogar(Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Após rescindir seu contrato e deixar o Vasco no início deste ano, o meia Felipe já sabe onde vai jogar nesta temporada. Pelo menos é o que afirma Pedrinho, de 35 anos, que não quis contar o destino do ex-cruzmaltino. O Fluminense apareceu como único clube interessado no futebol do meia. Mas o Tricolor tem outras opções, como Carlos Eduardo, do Rubin Kazan, e Riquelme, que defendeu o Boca Juniors em 2012.
- Se eu falar que não, estarei mentindo. Ele passou, mas por questão de amizade e de ética, não posso revelar. Mas ele já passou sim onde vai jogar. Gostaria muito de falar, mas a amizade fala mais alto e não posso falar - disse Pedrinho à Rádio Brasil.

Pedrinho, que se aposentou no último domingo, em amistoso contra o Ajax, da Holanda, vencido pelo Vasco por 1 a 0, diz que ficou balançado com os pedidos da torcida para voltar a jogar.

Após negar a possibilidade, ele definiu como irônica a possibilidade de defender o time da Colina novamente com a mesma diretoria que o dispensou em 2008. Para ele, o melhor é deixar a imagem da despedida de domingo, em que a torcida mostrou carinho em São Januário.
- Em 2008, não entendi algumas coisas. Não tive muitas oportunidades, os minutos somados que entrei em campo não davam dois jogos. Gostaria de ter ficado e não aconteceu. É até uma ironia a possibilidade de voltar. Aconteceu o convite, mas o que aconteceu no estádio dia 13 será impagável. Não quero correr nenhum tipo de risco. Ficaria triste de deixar o Vasco com uma imagem ruim - comentou o ex-atleta, que disputou o Carioca de 2012 pelo Olaria.