terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Carros da Fórmula 1 podem ter asas menores e efeito-solo a partir de 2013

Projeto de Patrick Head e Rory Byrne pretende facilitar as ultrapassagens

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Os carros da Fórmula 1 devem sofrer ainda mais mudanças radicais para a temporada de 2013 na luta dos dirigentes para tornar o esporte mais eficiente e emocionante. De acordo com a TV inglesa BBC, os modelos terão asas menores e assoalhos projetados para gerar o efeito-solo, com mais pressão aerodinâmica. O gasto de combustível será menor também: a intenção é reduzir o consumo em 35%. As novas regras foram enviadas às equipes nesta semana e deverão ser ratificadas em janeiro, na reunião do Grupo de Trabalho Técnico (TWG) da Fórmula 1.
williams 1982 mario andretti fw07Carros da Fórmula 1 em 2013 deverão ter asas dianteiras menores, assim como na década de 1980. Esta Williams, pilotada por Mario Andretti em 1982, é um exemplo (Foto: Divulgação / Site Oficial da Williams)
Inicialmente, os carros serão um pouco mais lentos, mas a pilotagem será mais desafiadora. As ultrapassagens também devem ser facilitadas. Patrick Head, diretor de engenharia da Williams, e Rory Byrne, ex-projetista de Ferrari e Benetton, foram os responsáveis pelas novas medidas, que devem proporcionar as maiores mudanças na Fórmula 1 desde 1983. A dupla começou a trabalhar em março e apresentou as ideias a Charlie Whiting, diretor de provas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que dará os últimos retoques no projeto.
- Teremos apenas por volta de 65% da quantidade de combustível atual e um consumo limitado. Falaram que precisávamos ter ideias que não tornassem os carros cinco segundos mais lentos que os atuais. Rory fez algumas simulações para tentar chegar a um desenho de carro que pudesse alcançar isso - diz Patrick Head.
As mudanças externas refletem uma diferente filosofia por trás dos carros. Com os novos motores turbo, será como uma volta ao passado. O TWG discutirá as medidas e poderá sugerir alguns ajustes, mas a filosofia deve permanecer intacta. As propostas devem fazer com que os carros percam menos pressão aerodinâmica quando estiverem atrás de algum rival.

Jerome D'Ambrosio assume vaga
de Lucas di Grassi na VRT em 2011

Belga correrá com Timo Glock na equipe inglesa na próxima temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Dinnington, Inglaterra
Jerome D'Ambrosio, novo piloto da VRT para 2011Jerome D'Ambrosio, novo piloto da VRT para a
temporada 2011 da Fórmula 1 (Foto: Divulgação)
O belga Jerome D’Ambrosio, de 25 anos, foi anunciado oficialmente nesta terça-feira como companheiro do alemão Timo Glock na VRT em 2011. Ele, que participou dos testes para jovens pilotos pela equipe inglesa em Abu Dhabi e andou nos treinos livres de Cingapura, Japão, Coreia do Sul e Brasil, assumirá a vaga que pertenceu ao brasileiro Lucas di Grassi nesta temporada.
Segundo a equipe, D'Ambrosio impressionou com a velocidade e as observações técnicas sobre o desempenho do carro na pista. Ele passou as últimas quatro temporadas na GP2, além de ter sido piloto reserva da Renault em 2010. Os trabalhos do belga começarão cedo no próximno ano, com o lançamento do VR-02, carro da equipe para 2011, e os testes em Valência, em fevereiro.
- Estou emocionado por ter alcançado meu objetivo de ter um lugar na Fórmula 1 com a VRT. Era tudo o que poderia esperar quando cheguei na equipe, em setembro. Tive de completar um difpicil teste porque a competição pela vaga era enorme, mas, ao mesmo tempo, sempre me dei bem com a equipe e senti que tinha encontrado minha casa. O time é muito profissional, com pessoas ambiciosas. É ótimo ser parte do futuro deles - diz D'Ambrosio.
Jerome D'Ambrosio, novo piloto da VRT para 2011Jerome D'Ambrosio andou pela equipe em treinos livres e nos testes em Abu Dhabi (Foto: Divulgação)
 

Terceira e última etapa das obras no Mineirão tem início nesta terça-feira

Construções incluem cobertura adicional das arquibancadas, esplanada de 70 mil m² com estacionamento coberto, restaurantes, lojas e uma passarela

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Mineirão obrasObras do Mineirão para a Copa de 2014 entram na
terceira fase nesta terça-feira (Foto: Site Oficial do Clube)
O governador eleito de Minas Gerais, Antônio Anastasia, autorizou nesta terça-feira o início da terceira e última etapa das obras de modernização do Mineirão, comm previsão de conclusão no fim de 2012. Esta etapa inclui as maiores obras de todo o projeto, como a construção da cobertura adicional das arquibancadas, esplanada de 70 mil m² no entorno do estádio, estacionamento coberto, restaurantes, lojas e passarela de ligação ao Mineirinho, que funcionará como Centro de Imprensa Local durante o período de jogos do Mundial.
O começo da primeira fase das obras aconteceu em janeiro, com a correção nas vigas de sustentação do estádio. A segunda etapa teve início em junho, com a demolição de parte da arquibancada inferior e de toda a geral do estádio, além do rebaixamento do gramado.
- Agora é a grande obra, a reconstrução do Mineirão. Na realidade, vamos fazer as adaptações no prédio, o que vai significar um estádio com muito mais conforto, muito mais segurança e que também permitirá uma utilidade muito maior, além dos jogos de futebol, para outros eventos de lazer e cultura - afirmou o governador de Minas Gerais ao site da Fifa.





Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Um encontro muito esperado pode acontecer no Jogo das Estrelas, no próximo dia 26, no Rio de Janeiro. Zico quer juntar Obina e o craque Eto’o, que está no Rio de Janeiro passando férias ao lado do goleiro Julio César. Se o encontro acontecer com certeza a torcida rubro-negra vai brincar e voltar a cantar a música que marcou a carreira do jogador brasileiro: “Ô…ô…ô… Obina é melhor do que o Eto’o”.




Time de Zé Roberto bate o Osasco
e conquista o Mundial de Clubes

Liderado por Fofão e Sokolova, Fenerbahçe vence a final por 3 a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Qatar
vôlei Mundial de Clubes Fenerbahçe campeãoFenerbahçe comemora título no Mundial de Clubes
(Foto: Divulgação/FIVB)
Depois de apenas três sets, o fim do sonho do Osasco de conquistar o Mundial de Clubes. Como consolo, o fato de que o carrasco foi o Fenerbahçe, time comandado pelo técnico da seleção brasileira feminina, José Roberto Guimarães. A equipe turca venceu por 3 sets a 0, parciais de 25/23, 25/22 e 25/17, e faturou o caneco em Doha, no Qatar.
As ordens de Zé Roberto foram seguidas à risca pelas duas maiores jogadoras do time: a levantadora Fofão, ex-jogadora da seleção brasileira, e a atacante Sokolova. A russa anotou 14 pontos, e o time fechou a campanha sem ter perdido nenhum set em quatro jogos.

Na primeira fase, as brasileiras tinham perdido para Sokolova & cia também por 3 sets a 0.
- Agradeço a todos pela torcida, e parabéns ao Osasco pelo belo campeonato - escreveu Fofão, em seu perfil no Twitter.

Melhor jogador do mundo, Murilo tenta se acostumar aos holofotes

Ponteiro diz que ainda acha estranho ser apontado como o grande nome do vôlei e que nunca sonhou herdar o posto dos ídolos Giovane, Nalbert e Giba

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
Murilo ganha o prêmio de atleta do anoMurilo discursa após ganhar o prêmio de Melhor
do Ano (Marcelo de Jesus / GLOBOESPORTE.COM)
Em 2008, Murilo Endres era mais lembrado como o irmão mais novo de Gustavo, o dono do meio de rede daquela seleção brasileira que ficou conhecida como Geração de Ouro. Um ano depois, alçado a titular, o caçula da família começou a construir a sua própria história tirando proveito da renovação efetuada por Bernardinho. Foi a cobrança diária do treinador que o ajudou a se transformar no melhor jogador do mundo nesta temporada. Título que tinha visto seu ídolo, Giba, conquistar, mas que nem nos melhores sonhos poderia imaginar igualar. Hoje, bater os adversários não parece ser tarefa complicada para Murilo. Difícil mesmo é vencer a timidez, e se acostumar com os holofotes e o assédio que se voltam em sua direção.
Na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, nesta segunda-feira, ficou evidente. A chegada ao Teatro do MAM, no Rio de Janeiro, foi discreta. O problema é que a altura denunciava a presença de um dos indicados ao troféu de Melhor do Ano, e os pedidos de fotos e entrevistas se multiplicavam. As mãos sofriam, os olhos procuravam o chão, já que não podiam encontrar apoio em Jaqueline, a esposa. Ela não o viu vencer a eleição por estar disputando o Mundial de Clubes, no Qatar.
- Foi um ano inesquecível. Nem em sonho eu imaginava isso. Ganhamos o nono título da Liga Mundial, passando a Itália, e igualamos o tri no Mundial daquele time maravilhoso deles. Para mim ser o melhor jogador do mundo é estranho, não estou acostumado. Tenho que aprender a lidar com isso. Sempre me espelhei no Giovane, no Giba e no Nalbert e eles sempre tiveram esse foco em cima deles. E é difícil assumir esse posto e se acostumar a ser ídolo. Ser exemplo assusta. Tudo isso é muito novo para mim. Senti falta da esposa para segurar a mão nessa cerimônia. A sensação foi como na primeira final que disputei com a seleção e fiquei nervoso. Me senti um peixe fora d'água - sorri.
Murilo no prêmio Brasil OlímpicoCamisa de malha e sem gravata
(Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)
A simplicidade marca a personalidade de Murilo. É visível até mesmo na maneira de se vestir. A ausência de gravata e terno mereceu um puxão de orelhas de Giba. O terno só era usado nos tempos em que jogava na Itália porque era obrigatório. O único que tem no guarda-roupa ficou em sua casa, no Sul. Na de São Paulo não há espaço para nenhum. Lugar de sobra só para agradecimentos aos companheiros de equipe, com quem prefere dividir o protagonismo. Diz que, se pudesse, daria um pedacinho do troféu que tinha acabado de receber para cada um deles. Bernardinho e Giba certamente receberiam os maiores. O treinador já cansou de declarar que Murilo é um jogador completo. O experiente capitão da seleção não se furtou em dar orientações ao pé de seu ouvido toda vez que um tempo era pedido.
- Bernardo é um cara humilde, melhor técnico do mundo, maior vencedor que deixa muita coisa de lado para estar lá com a gente. É o primeiro a chegar ao treino, sempre preocupado para que o grupo tenha tudo o que é necessário. Ele me ajudou muito a implantar na minha cabeça que eu precisava trabalhar mais pelo meu potencial físico. Espero que continue me instigando cada vez mais para tirar o melhor de mim. Já o Giba, desde quando eu não era titular ele conversa muito comigo. Me espelhei no estilo dele de jogar. Pelo fato de estar fora de quadra, dentro dela eu acaba sendo a voz dele. Sei a importância que tem no meu crescimento e também a que continua tendo para a seleção. Sabemos que podemos contar com ele e que não está velho e nem precisa se aposentar.
O casamento também teve uma boa parcela de participação no ano dourado. Após 10 anos de namoro, ele e Jaqueline voltaram para o Brasil e oficializaram a união em outubro de 2009. Feliz na vida pessoal, o reflexo também tem vindo dentro de quadra para os dois. E espera que siga assim por muito tempo.
Murilo recebe prêmio Ao lado de Giba, com o prêmio da seleção
(Foto: Marcelo de Jesus / GLOBOESPORTE.COM)
- No ano que vem nosso objetivo é a classificação para as Olimpíadas de Londres para dar tranquilidade ao nosso trabalho. Vai ser só em novembro, na Copa do Mundo. E antes disso vamos ter Liga Mundial, Pan e Sul-Americano. Será um ano puxado, mas estamos em boas mãos. Quero ir aos Jogos de 2012 e continuar d depois. Até lá acho que vou me acostumar a ser ídolo - brinca.
O discurso de Murilo está alinhado com o de Bernardinho, que pela quinta vez subiu ao palco para receber o prêmio de melhor treinador. O desafio traçado para 2011 é a vaga olímpica, mas ele sabe que as cobranças por triunfos serão ainda maiores.
- Este ano foi de grande pressão e grandes conquistas. A mudança era necessária e as peças foram se encaixando. Se vai ser ou não uma geração vitoriosa como a outra, isso só o tempo vai dizer. E as pessoas vão esperar mais vitórias. Mas é isso que traz motivação de nos fazer focar sempre na próxima competição - disse Bernardinho, dividindo seu prêmio com o grupo.



Fla diz que liberou Juan, que está cada vez mais próximo do São Paulo

Fora dos planos do Rubro-Negro, lateral-esquerdo deve ser anunciado em breve no Morumbi

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Juan no treino do Flamengo - 23/09/10Juan quer acertar por três anos com o São Paulo
(Foto: Márcia Feitosa / VIPCOMM)
O destino do lateral-esquerdo Juan deve ser mesmo o São Paulo. O contrato do jogador com o Flamengo se encerra o próximo dia 31 e já existe um acordo para que ele não permaneça. A única chance de ele não acertar com o Tricolor é se aparecer uma proposta muito tentadora do exterior. Entre o clube paulista e Juan já está quase tudo certo. Existe uma questão quanto ao tempo de vínculo: os dirigentes são-paulinos querem dois anos, e o atleta, três.

O diretor de futebol do Fla, Luis Augusto Veloso, disse que Juan está liberado para acertar com outro clube.

- O Juan está liberado. Houve um acordo e ele vai seguir a carreira dele em outro lugar - afirmou

Em seu blog, o técnico Vanderlei Luxemburgo comentou a saída de Juan. Ele disse ter certeza de que o jogador fará sucesso onde quer que jogue na próxima temporada.

"Gostaria de deixar registrado que foi um prazer trabalhar com o atleta Juan. Por divergência contratual ele está deixando o Flamengo. Tenho certeza que o próximo clube em que atuar ele terá a excelente performance que conquistou ao longo de sua trajetória no Flamengo."

O Flamengo chegou a divulgar que tinha uma divergência financeira. Segundo o clube, o jogador recebeu um salário maior do que devia, correspondente a um novo contrato que não foi registrado. O empresário do atleta, Eduardo Uram, negou que Juan tenha que pagar alguma coisa ao clube.

De olho no plantel para 2011, Peixe está perto de anunciar goleiro Aranha

Goleiro que ficou na reserva do Atlético-MG na temporada 2010 só precisa ser aprovado nos exames médicos para sacramentar o acordo com o Santos

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Aranha goleiro do Atlético-MGGoleiro tem 30 anos e foi dispensado após o fim
do contrato com o Atlético-MG em 2010
(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
O Santos está perto de anunciar a contratação do goleiro Aranha para a temporada de 2011. Aos 30 anos, o jogador chegará para disputar posição com Rafael para ver quem será o titular da equipe na Taça Libertadores da América, que é a grande obsessão da equipe da Vila Belmiro para a temporada. Para que o negócio seja sacramentado por empréstimo de um ano, basta que o jogador seja aprovado nos exames médicos. Os seus direitos federativos ainda pertencem a Ponte Preta.
O jogador foi indicado pelo técnico Adílson Batista, que sempre deixou clara a necessidade de contratar mais um jogador para a posição de goleiro.
- Eu já conheço o jogador e ele chegará para disputar posição com o Rafael – afirmou o treinador, em entrevista à rádio 105 FM.
Se fechar, Aranha será o terceiro reforço da temporada 2011. Antes dele, chegaram os meio-campistas Elano (Galatasaray-TUR) e Victor Hugo (Santa Cruz). O clube ainda quer mais um atacante. O sonho era Ricardo Oliveira, mas não houve acordo com os cartolas do Al-Jazira, dos Emirados Àrabes, que pediram R$ 17 milhões para

Após 0 a 0, Cruzeiro derrota Palmeiras nos pênaltis é é bicampeão sub-20

Douglas brilha com duas defesas e Thiaguinho marca o gol do título celeste

Por GLOBOESPORTE.COM Canoas, RS
Após empate sem gols durante o tempo normal, o Cruzeiro bateu o Palmeiras por 4 a 2 na disputa de pênaltis e se sagrou bicampeão do Campeonato Brasileirão sub-20. Thiaguinho foi o autor do último gol da equipe, após o goleiro Douglas fazer duas defesas. O camisa 1 do Palmeiras, Pegorari, até que tentou com uma defesa, mas não evitou a derrota dos paulistas.
Mas a emoção da partida ficou restrita quase que exclusivamente aos pênaltis, já que durante o tempo normal os times tiveram poucas chances de gol, para não dizer nenhuma, no caso do Palmeiras.
Na primeira etapa, o Cruzeiro teve duas chances cristalinas, com a dupla Sebá e Elber, mas o primeiro deu uma futura incrível da marca da cal, enquanto o segundo bateu fraco dentro da pequena área.
Se a Raposa já dominava no 11 contra 11, não permitiu um ataque sequer do adversário quando ficou em vantagem numérica a partir dos seis minutos da etapa final. João Vítor recebeu o segundo amarelo e complicou o Verdão. E aos 38, o Palmeiras se fechou de vez, quando João Igor também foi expulso por ter levado o segundo amarelo.
Com dois a mais em campo, o Cruzeiro até que tentou matar o jogo, mas com pelo menos duas boas defesas, Pegorari conseguiu levar a partida para os pênaltis.
Disputa de pênaltis
Lucas Silva fez o primeiro para os mineiros, e de cara Douglas defendeu o chute de Didi. Gabriel Araújo e Diogo converteram deixando o placar em 2 a 1. Warley fez o terceiro da Raposa, e mais uma vez a estrela de Douglas brilhou, quando ele espalmou o chute de Felipe, 3 a 1.
Pegoari ainda manteve vivo o sonho do Verdão, ao impedir o gol de Alisson, e quando Júlio César marcou restava apenas o empate para os paulistas levarem a decisão para as cobranças alternadas. Mas numa cobrança com extrema categoria de Thiaguinho, artilheiro da competição com sete gols e eleito o melhor do Brasileirão, a Raposa conquistou o título.
O Cruzeiro igualou Grêmio e Internacional, e agora, cada um dos times têm dois títulos cada.

nter anuncia renovação de contrato com o técnico Celso Roth

Treinador bicampeão da Taça Libertadores fica no clube até dezembro de 2011

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Celso Roth durante coletiva do Internacional no Mundial de ClubesRoth fica no Inter até o final de 2011
(Foto: Reuters)
Após a derrota para o Mazembe na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, há uma semana, cogitou-se a saída de Celso Roth, cujo contrato inicial tinha término previsto para 31 de dezembro deste ano. O técnico do Inter foi criticado por alguns torcedores, e até mesmo rumores sobre o interesse colorado em Dorival Júnior, do Atlético-MG, tomaram as manchetes.
Mas os dirigentes refletiram, e valeu a vontade do vice-presidente de futebol, Fernando Carvalho. O dirigente, que a partir de janeiro será assessor de futebol do recém-eleito presidente Giovanni Luigi, defendeu a permanência do técnico publicamente, logo após a conquista do 3º lugar na competição mundial, nos Emirados Árabes.
Na tarde desta terça-feira, em seu site oficial, o Inter anunciou oficialmente a renovação de contrato com Celso Roth. Imediatamente, a assessoria de imprensa colorada postou no Twitter o link para a notícia. O treinador permanece no clube até o final de 2011. O acordo aconteceu após uma reunião do técnico com os dirigentes.
Agora, Roth e a nova diretoria passam a planejar o grupo colorado para a próxima temporada. O grupo profissional começou as férias na segunda-feira.


Andrés descarta reforços em 2010 e insinua que Roma deve a Adriano

Presidente do Corinthians esteve na Rádio Globo nesta terça-feira e falou que só deve anunciar mais jogadores no início da próxima temporada

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
ANDRÉS SANCHEZ NA RÁDIO GLOBOAndrés Sanches durante entrevista à Rádio Globo
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
Nem Adriano, nem ninguém. Segundo o presidente Andrés Sanches, o Corinthians não vai anunciar mais nenhum reforço até o fim de 2010. Parou mesmo no zagueiro Wallace, do Vitória. Em entrevista à Rádio Globo nesta terça-feira, o mandatário alvinegro afirmou que novidades devem ser anunciadas em janeiro, que o Roma tem dívida com o Imperador e também das prioridades para 2011.
- Vamos ver se na primeira semana de janeiro nós anunciamos alguma coisa. Até o fim do ano eu acho muito difícil. Os jogadores que estamos negociando estão todos sob contrato. E o que está mais perto é o Marcinho, mas precisa da liberação do clube lá. Não está fácil – comentou o presidente corintiano.
Sobre a negociação com o Imperador, Andrés Sanches voltou a negar. Disse, como sempre, que nunca negociou com o atacante, com o Roma ou com o empresário de Adriano, Gilmar Rinaldi. E mais: voltou a jogar a responsabilidade em Ronaldo por conta da especulação criada em torno do atacante.
- Se o Ronaldo fizer os 12 cheques pré-datados de um milhão, eu assino o contrato. Já falei, mas ninguém acredita. Eu não negociei com o Adriano, com o Roma ou com o Gilmar. Isso é coisa do Ronaldo, que é amigo dele – falou o mandatário.
Se o Ronaldo fizer os 12 cheques pré-datados de um milhão, eu assino o contrato"
Andrés Sanches
Mas Andrés Sanches mostrou estar por dentro da situação de Adriano no Roma. O atacante tem contrato até 2012 na Itália, mas segundo o presidente do Corinthians o Imperador não está recebendo em dia na Europa.
- Pergunta para o Adriano quanto ele recebeu já. Falam do futebol brasileiro, mas o futebol europeu também não paga – emendou o presidente do Timão.
Na entrevista de mais de uma hora na Rádio Globo, Sanches afirmou também que o Corinthians está atrás de mais um meia (que jogue pela direita), de outro centroavante e de um zagueiro mais experiente para a disputa da Libertadores.

Assis avisa aos clubes que procuram Ronaldinho: 'Falem com o Milan'

Meia-atacante tem contrato até o meio da próxima temporada com os italianos

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
ronaldinho gaúcho e o irmão assisRonaldinho Gaúcho e o irmão, o empresário Assis
(Foto: Site oficial do Ronaldinho Gaúcho)
No início da noite desta terça-feira, por telefone, o empresário Assis explicou ao GLOBOESPORTE.COM a situação de Ronaldinho Gaúcho, irmão por ele representado. Enquanto o Grêmio oficializa o interesse em contratar o meia-atacante do Milan, e especula-se também sobre investidas simultâneas de Palmeiras e Flamengo, Assis pede que os interessados conversem diretamente com o clube italiano.
Segundo Assis, é difícil para ele ou para Ronaldinho comentar esta disputa brasileira pelo atleta em razão do contrato com o Milan.
- O Ronaldo tem contrato com o Milan. É muito complicado falar sobre isso - argumentou.
Ronaldinho Gaúcho tem vínculo estabelecido até o final do primeiro semestre de 2011. Em janeiro, poderia assinar um pré-contrato. Ao Milan cabe decidir se aceita uma negociação agora, recebendo algum recurso, ou se espera pelo final do contrato para liberá-lo.
Assis recomenda: tratem diretamente com os italianos.
- Meu conselho a todos: conversem com o Milan. Se o Milan der o sinal verde para algum interessado e para mim de que ele pode sair em janeiro, aí sim eu poderei falar algo - resumiu.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, também nesta noite, o vice-presidente de futebol do Grêmio disse que primeiro busca investidores para depois iniciar a conversa com o Milan. Conforme Antônio Vicente Martins, é preciso primeiro alinhavar as garantias financeiras que viabilizarão esta contratação.
- Já conhecemos os números. Precisamos ter certeza que conseguiremos cumprir o contrato. Primeiro procuramos investidores para dar sustentação ao projeto de contratação de um jogador com visibilidade mundial. Primeiro vimos isso com o Ronaldinho e seus representantes, e depois de conseguir essas garantias, podemos falar com o clube - explicou.

Renato Gaúcho torce pela volta de Ronaldinho: 'Ninguém desaprende'

Além de elogiar o astro do Milan, treinador gremista diz que Borges fica e dá a entender que é grande a chance de Souza deixar o clube

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro
MONTAGEM - Renato Gaucho na praiaRenato no seu recanto preferido: as areias do Rio
(Foto: Diego Rodrigues / Globoesporte.com)
Em uma pelada de fim de ano na praia do Leme, Zona Sul do Rio, no fim da tarde desta terça-feira, o técnico Renato Gaúcho comentou sobre a montagem do elenco do Grêmio para o ano que vem. Segundo o treinador, o atacante Borges, que está nos planos do Vasco, continuará no Tricolor. Sobre Souza, outro cotado para deixar o clube, Renato não foi tão enfático. Até porque a diretoria sonha com um nome de muito mais peso para a posição: Ronaldinho Gaúcho.
- Borges tem contrato e vai ficar. Sobre o Souza, só com a diretoria - comentou o comandante.
Renato mostrou empolgação com a hipótese de Ronaldinho voltar ao Olímpico. Com a ajuda de parceiros, o clube tenta levantar R$ 10 milhões para pagar os salários do jogador. Se o dinheiro não é uma questão simples, a hipótese de o meia demorar a se readaptar ao futebol brasileiro não assusta.
- Quem pode responder melhor sobre isso é a diretoria, o presidente. Mas quando me consultaram, eu dei o ok. Se vier, vai ser ótimo, uma grande contratação, é um craque. Ninguém desaprende a jogar. Mas agora depende da direção - disse o treinador.
O Grêmio não é o único clube brasileiro interessado no astro do Milan. O Flamengo e o Palmeiras são os outros que conversam com Assis, irmão e empresário do jogador.

'Adriano não sai do Roma', diz Ranieri

Técnico volta a afirmar que conta com Imperador em 2011. De folga no Rio de Janeiro, atacante dará coletiva na quarta e deverá anunciar futuro

Por GLOBOESPORTE.COM Roma, Itália
Após a chegada de Adriano ao Rio de Janeiro para passar o Natal, o empresário e a mãe do jogador afirmaram que o Imperador deverá continuar no Roma em 2011. Nesta terça-feira, foi a vez do técnico Claudio Ranieri dizer que o atacante não deixará o clube.
- Adriano não sai daqui - afirmou o treinador, segundo o jornal "Corriere dello Sport".
Claudio Ranieri no comando do RomaClaudio Ranieri só usou Adriano em seis partidas na atual temporada pelo Roma (Foto: Getty Images)
Adriano chegou ao Brasil no último domingo, um dia depois de ter sido titular do time da capital italiana na vitória de 1 a 0 sobre o Milan. Desde que saiu do Flamengo, o Imperador só atuou em seis partidas oficiais do Roma. A passagem de volta do atleta para a Itália está marcada para 29  deste mês.
Na segunda, o agente Gilmar Rinaldi afirmou que o atleta não está negociando com o Corinthians e que voltará à Itália para o restante da temporada. Dona Rosilda, mãe do atacante, também disse que o filho deverá continuar no Roma. Além do Timão, o Palmeiras sonha com o Imperador para 2011.
Nesta quarta, Adriano e Dona Rosilda estarão na favela Vila Cruzeiro para lançar a obra social "Imperadores da Vila". O camisa 8 do Roma marcou uma entrevista coletiva para falar sobre o projeto e também deverá anunciar onde jogará no ano que vem.
Outros brasileiros do Roma sem lugar garantido
Na mesma entrevista em que garantiu que Adriano não deixará o Roma, Ranieri deixou em dúvida o futuro de Cicinho, Julio Baptista e Doni na equipe. Assim como o Imperador, os três foram pouco aproveitados no segundo semestre e podem deixar o clube.
- Sobre os três, temos que esperar. Há vários jogadores no elenco que merecem jogar também - concluiu.


Homem praticando Snowboard.
O Snowboard ou Snowboarding é um esporte que, tal como o skate e o surfe, consiste em equilibrar-se sobre uma prancha, este porém se faz na superfície nevosa das encostas de montanhas - como o esqui. A prancha usada deve ser proporcional ao corpo do praticante, ela devendo ter o comprimento do chão até a altura do nariz. A prancha é lisa e não há rodas ou ferros na sua parte inferior. Usa-se prendedores aos pés e as pontas dianteiras e traseiras da prancha são ligeiramente curvadas para cima. Uma vez que a neve dificulta o impulso da prancha com a ajuda dos pés a única maneira de praticá-lo é descendo as encostas de montanhas. Há modalidades que incluem o uso de halfpipes compridas em declive (estruturas côncavas em formato de meio cilindro) e rampas artificiais para a realização de grandes saltos onde se pode fazer várias manobras antes de se alcançar o chão.

Sobre Snowboard


Prancha de snowboard.
O snowboard é um esporte radical e muitas vezes perigoso, e que algum deslize pode fazer o snowboarder (o praticante do esporte em inglês) rolar montanha abaixo, são necessários equipamentos de proteção tais como:
  • roupas especiais;
  • óculos apropriados - usar óculos de boas lentes é recomendado para estâncias de muita luz solar;
  • fixações para os pés.
Os equipamentos mais essenciais são o capacete e as luvas as quais geralmente contêm placas de plástico que impedem o movimento dos pulsos, reduzindo assim a chance de quebrá-los quando houver acidente.
Ao caso de alugar ou comprar um capacete deve-se sempre certificar-se de que:
  • esteja sempre intacto;
  • tenha uma proteção para as orelhas;
  • uso de fivelas ajustáveis.
Na compra das roupas é importante lembrar-se de que:
- idealmente são roupas coloridas e distantes do branco ou preto para em caso de avalanche ou outros problemas o grupo de resgate conseguir visualizar a vítima à distância;
- devem ser quentes e confortáveis para combaterem o rigor do frio e da neve;
- devem ser leves;
- porém não devem ser muito grossas pois assim elas inibem a mobilidade do praticante.
As luvas preferencialmente devem ter uma placa de plástico embutida e dois componentes: uma luva de pano e uma luva grossa. A razão é que quando se está praticando snowboard sempre é necessário tirar a bota e colocá-la de novo, por isso a luva de pano facilita o manuseamento.

Snowboarder mostrado nos diversos estágios de um mid-flight.

Começando

Primeiramente deve-se decidir o pé dianteiro que é colocado na prancha. Pessoas que põem o pé direito na frente são chamadas de goofies (patetas em inglês) e as que põem o esquerdo são chamadas de regulars (normais em inglês). As pessoas que praticam skate ou surfam, tendem a aprender mais rápido porque a técnica de jogar o peso pra frente e para trás desses esportes é a mesma. As duas coisas que sempre devem ser lembradas são: manter-se nas pontas dos pés ou nos calcanhares e não deixar a prancha ficar completamente encostada no chão. A razão é simples pois quando fica totalmente encostada no chão ela perde a estabilidade e a pessoa cai. Para frear deve-se pôr o peso do corpo nos calcanhares, procedimento que faz a prancha parar. Cuidado para não exagerar no peso pois senão a prancha desliza e a pessoa também cai. No início é bastante difícil acertar a quantidade de peso que se deve colocar, o que com a prática se arranja o jeito.

Classificação de pistas

Geralmente na maiorias das estações de esqui e snowboard há quatro classificações para as pistas:
- Verde (para aprendizagem)
- Azul (para iniciantes)
- Vermelho (para intermediários)
- Preta (para experts)
O praticante deve escolher a pista de acordo com o grau de experiência e aptidão, lembrando que sempre se pode mudar o grau conforme se vai avançando no esporte. Escolher uma pista que exige um grau de habilidade muito acima do seu, ou desrespeitar os sinais da pista, podem gerar sérios acidentes.

Manobras comuns do Snowboard

Air-to-fakie: consiste em um salto simples que o praticante dá no halfpipe, entrando de frente para a parede e voltando com a parte traseira da prancha (backside).
Alley-oop: é qualquer manobra de rotação maior que 180 graus.
Blindside: é um giro realizado pela parte traseira da prancha.
Boned: quando se está no ar segura-se a prancha e esticam-se as pernas para trás.
Cab: o praticante está de backside, gira 360 graus e aterrisa de frente.
Carve: consiste em fincar o lado traseiro ou dianteiro da prancha no chão, enquanto deslizando para reduzir o atrito e descer mais rápido.
Flip: salto mortal.
Spins: são as voltas que o praticante dá com a prancha.
Rodeo: é o popular parafuso, mistura do spin com o flip.
Fakie: deslizar com o pé traseiro na frente.

Normas da Federação Internacional de Esqui

Eis as dez normas de conduta e segurança da Federação Internacional de Esqui:
1. Respeito pelos outros: Todos os utilizadores das pistas deverão comportar-se de modo a não colocar em risco todos os outros esquiadores.
2. Controle: Todos os utilizadores das pistas deverão adaptar a velocidade ao seu nível técnico e capacidade física, bem como, às condições atmosféricas, de terreno e de tráfego.
3. Escolha da traje(c)tória: o esquiador em posição superior deverá escolher a trajectória de forma a garantir a segurança de quem está em baixo. O esquiador em zona inferior (vale) tem sempre prioridade.
4. Ultrapassagens: poderão ser feitas por cima (montanha), por baixo (vale), pela direita ou esquerda, sempre de forma folgada, garantindo a possível evolução daquele que se ultrapassa.
5. Entrada nas pistas e num cruzamento: ao entrar numa descida (pista) ou ao passar um cruzamento todo o utilizador deverá olhar para cima (montanha) e para os lados, por forma a verificar se poderá entrar nas pistas com a maior segurança.
6. Paragem/parada: todos os utilizadores deverão evitar parar em zonas estreitas, lombas e zonas sem visibilidade. Em caso de queda deverão retirar-se da pista o mais rápido possível.
7. Subidas e descidas a pé: deverão ser feitas pelos laterais das pistas, tendo atenção para não colocar em perigo todos os outros utilizadores.
8. Respeito pela marcação, sinalização e informação nas pistas: todos os utilizadores das pistas deverão estar informados sobre as condições reais de cada zona de pistas, bem como respeitar todas as indicações e marcações de segurança existentes nas mesmas.
9. Assistência: qualquer pessoa envolvida ou testemunha de um acidente deverá prestar assistência e dar o alerta para o mesmo. Em caso de necessidade e a pedido dos socorristas deverá colocar-se ao serviço dos mesmos.
10. Identificação: Qualquer pessoa, testemunha ou envolvida num acidente, deverá se identificar perante a equipa de socorro.

Snowboard Brasileiro

Desde final da década de 90 já existia um local com o uso de uma pista de neve artificial de mais de 400 metros de extensão, na cidade de São Roque, estado de São Paulo, para a prática de snowboard no Brasil. Hoje existem outras pistas artificiais a fim de promover e difundir o esporte em várias localidades do País.
Porém, mesmo com poucos lugares para a prática do snowboard, os brasileiros dominam o esporte em nível profissional na América Latina. Uma vez que não há montanhas no Brasil em que se neve freqüentemente, muitos brasileiros profissionais se deslocam a outros países do continente, que possuem montanhas nevosas, como o Chile e a Argentina, para praticá-lo; também se encontram brasileiros praticando-o na Europa e na América do Norte.
O Brasil é líder do ranking sul-americano de snowboard nas categorias feminina e masculina. Há uma lista a seguir de pontos dos atletas que foi publicada pela Federação Internacional de Esqui.
A brasileira Isabel Clark, que obteve 9º lugar nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim em 2006, lidera com folga no overall feminino (pontuação geral de todas as modalidades) com 379,13 pontos. Na 2ª colocação está a chilena Josefina Elton, com 87 pontos. Além da grande pontuação no overall, Isabel se destacou no boardercross com 310 pontos; a partir disso, obteve a melhor pontuação na modalidade em que é especialista e, com isso, Isabel chega à 20ª colocação no ranking mundial.
Já no masculino, Mário Zulian tem 81 pontos, seguido pelo argentino Diego Linares com 65,85 pontos. Riccardo Moruzzi lidera o ranking sul-americano nas disciplinas alpinas com 48 pontos, seguido pelo também brasileiro José Carvalho Jr., que soma 38,40 pontos.
O Brasil foi o melhor colocado da América latina nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Turim, na Itália.





Mensagem de Boas Festas (JoVen@2O1O)