sexta-feira, 29 de abril de 2011

Quem leva a melhor



'Lindo', Ronaldo vai atuar como embaixador esportivo do Rio de Janeiro

Ex-jogador ouve elogios e rouba a cena no evento em que a Prefeitura do Rio anunciou parcerias com a NBA e o Barcelona para incentivar o esporte

Por Lydia Gismondi e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Ronaldo Fenômeno já deixou os campos, mas segue engajado em projetos para o desenvolvimento do esporte no país. Nesta sexta-feira, o ex-jogador do Corinthians foi destaque em evento no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, que discutiu a importância do legado e da transformação social através das atividades esportivas.
Como de costume, o Fenômeno roubou a cena. Logo no início da cerimônia, a secretária de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Lins, arrancou gargalhadas da plateia ao dizer que Ronaldo será o embaixador do esporte mais bonito do mundo.
RONALDO fenômeno NO PALACIO DA CIDADE (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)Ronaldo no evento no Palácio da Cidade (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)
- Até de lindo já fui chamado aqui. Nunca fui chamado dessa maneira. Nem minha mulher me chama assim – brincou Ronaldo.
Mas logo o Fenômeno trocou o tom do discurso para usar a sua história como exemplo de transformação social através do esporte.

- Nasci em uma comunidade carente do Rio. Mas o futebol me fez fugir da criminalidade e do tráfico de drogas. Desde muito cedo me viro sozinho, pegando ônibus e trens para ir treinar e me dedicar ao meu sonho. O esporte foi uma grande oportunidade para mim. Com isso, criei meu futuro desde pequeno. Essa iniciativa de levar a cada comunidade um espaço de lazer e esporte é fantástica. Isso dará aos jovens a oportunidade de se afastar dos problemas.
O ídolo brasileiro destacou a importância do povo acreditar que o país pode se desenvolver com a realização da Copa e das Olimpíadas. Ele reforçou a ideia de que o esporte terá papel de destaque no futuro.
- A Copa e as Olimpíadas darão aos brasileiros a oportunidade fantástica de mostrar o orgulho de nascer nesse país. Todos acreditam muito nesses dois eventos e precisamos acreditar também. Precisamos aproveitar ao máximo as obras de infraestrutura, sempre as associando a programas comunitários de incentivo ao esporte. O esporte é o futuro. Já temos uma grande fábrica de talentos de futebol e isso pode ser ainda mais potencializado em outros esportes.
Na cerimônia, foram firmadas parcerias entre um banco privado, a prefeitura do Rio de Janeiro, o Barcelona e a NBA, liga americana de basquete, para o fortalecimento de projetos de desenvolvimento do esporte na cidade. A preocupação com o possível legado deixado pela Copa do Mundo de 2014 e pelas Olimpíadas do Rio de 2016 foi um dos principais temas do evento.
leandrinho esporte como legado social  (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Leandrinho fala da experiência da NBA com projetos
sociais (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
- Estou muito feliz de estar aqui. É uma honra muito grande poder ajudar. A NBA já faz bastante isso de ajudar comunidades pobres. Então, tenho certeza que ela será um grande fator nesse projeto. Tudo o que nós fazemos lá queremos fazer aqui também - disse Leandrinho.
O objetivo do projeto é melhorar as 14 Vilas Olímpicas existentes na cidade e criar outras quatro em comunidades carentes, como o Complexo do Alemão, por exemplo. Antes da implantação, porém, será feito um estudo sobre as necessidades financeiras e estruturais. Enquanto o Banco Interamericano dará o suporte econômico, a NBA e o Barcelona entrarão com o capital humano, como uma espécie de consultores pelas experiências de sucesso com projetos sociais.
- A coisa mais importante no esporte é a criação de valores. No Barcelona, isso é um princípio que consideramos muito. Nós temos sucesso por que temos valores. Nós desenvolvemos isso desde a juventude. No Barcelona, ensina-se futebol nas escolinhas, mas ensinam-se valores também – disse Ramon Pont, vice-presidente do Barcelona.

Além de Ronaldo Fenômeno e Leandrinho, o evento contou ainda com a participação de autoridades dos governos Municipal e Estadual e representantes da NBA e do clube catalão. O prefeito Eduardo Paes, que na manhã desta sexta inaugurou o projeto "Cidade Olímpica", tinha um compromisso em Brasília com a presidente Dilma Rousseff e não pôde estar presente.

Gata da Stock: Thalita Bellotti fica com a 'coroa' do circuito de Ribeirão Preto

Loira, que trabalhou na equipe de Allam Khodair e Tuka Rocha, conquistou quase nove mil votos e desbancou outras cinco beldades do interior paulista

Por GLOBOESPORTE.COM Ribeirão Preto, SP
Gata da Stock: Thalita Bellotti vence a coroa de Ribeirão Preto (Foto: Rafael Honório / Globoesporte.com)A loira Thalita Bellotti é a terceira beldade garantida na final da Gata da Stock 2011. A modelo, que trabalhou nos boxes de Allam Khodair e Tuka Rocha, venceu a disputa com outras cinco mulheres na etapa de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Thalita conquistou quase nove mil votos e ficou com a preferência do público. A vencedora da última votação - que irá reunir as dez vencedoras de todas as etapas do ano - será presenteada com um ensaio fotográfico exclusivo para o GLOBOESPORTE.COM. (Foto: Rafael Honório)

Novak Djokovic derrota esloveno e consegue sua 26ª vitória no ano

Sérvio vence Blatz Kavcic por 2 sets a 0 e agora enfrenta seu compatriota Janko Tipsarevic na semifinal do ATP de Belgrado

Por GLOBOESPORTE.COM Belgrado, Sérvia
Novak Djokovic x Blaz Kavcic tênis   (Foto: AP)Novak Djokovic derrotou Blaz Kavcic nesta sexta
(Foto: AP)
Novak Djokovic não teve muito trabalho para vencer o confronto com esloveno Blatz Kavcic, 85º do ranking. O número 2 do mundo ganhou a partida desta sexta-feira por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2, nas quartas de final do ATP 250 de Belgrado. O sérvio garantiu sua 26ª vitória no ano e, para ir à final, terá de passar pelo compatriota Janko Tipsarevic em sua cidade natal.

A última vez que Djokovic venceu um torneio no saibro foi justamente em Belgrado, em 2009. De seus 22 títulos na carreira, apenas quatro foram conquistados na superfície.
Blatz Kavcic, que derrubou o brasileiro Ricardo Mello nas oitavas, teve baixo aproveitamento nos saques (51%) e ainda cometeu cinco duplas-faltas, abrindo espaço para uma vitória tranquila de Djokovic em 1h25m no complexo de tênis de Belgrado.
O espanhol Feliciano Lopez, que eliminou o compatriota Albert Montañés por duplo 6/4, e o italiano Filippo Volandri, algoz de outro atleta da "Armada", Marcel Granollers, 6/2 e 6/4, farão a outra semifinal.

Maradona critica ausência de Carlitos Tévez da seleção: 'É uma palhaçada'

Pibe também lamenta não convocação do genro Agüero e diz que Argentina poderia render melhor com os dois ao lado de Lionel Messi, do Barcelona

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
Diego Maradona tênis Londres Veronica Ojeda (Foto: Getty Images)Maradona defende convocação de Tévez e Agüero
para a seleção argentina (Foto: Getty Images)
Diego Maradona, ex-tecnico da seleção argentina e maior ídolo do futebol do país, criticou de forma áspera a ausência de Carlos Tévez da equipe nacional. Segundo o Pibe, a não convocação do atacante do Manchester City não é uma atitude isolada do atual comandante, Sérgio Batista.
Na opinião do ex-jogador, o presidente da Federação Argentina de Futebol (AFA), Júlio Grondona, tem interferência sobre as escolhas de Batista.
- É uma palhaçada que não convoquem o Tévez. Existe uma ordem que não creio que seja de Batista para não chamá-lo. Me parece que ele está sendo castigado - afirmou Maradona, em entrevista à Rádio Belgrano.
Maradona citou ainda a ausência de seu genro, Sérgio "Kun" Agüero, do Atlético de Madri, da equipe nacional. Segundo o Pibe, o jogador não participou do confronto diante do Brasil, no Qatar, por conta de uma lesão muscular.
- A verdade é que eu não entendo toda essa situação. Estamos falando do "Kun", que está jogando muito bem, e do Tévez, o jogador do povo. No Barcelona, Messi marca de todas as maneiras, mas na Seleção, o goleiro sempre defende ou a bola vai para fora. Precisamos deles juntos. Fico mal pelo Tévez porque ele dá a vida pela camisa da Argentina - afirmou o ex-jogador.
Para Maradona, Tévez está fora por ter defendido a sua permanência na seleção argentina. Agüero, por sua vez, por ser casado com a sua filha. Para o Pibe, tais circunstâncias atrapalharam os jogadores na equipe nacional.

Estreante da categoria, Victor Franzoni será o piloto mais jovem do Brasil

Com apenas 15 anos, paulista é o atleta mais novo inscrito em um campeonato brasileiro de automobilismo em 2011; ele já foi campeão nacional de kart

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Victor Franzoni, piloto mais novo do Brasil (Foto: Divulgação)Victor Franzoni tem apenas 15 anos e já irá acelerar
as 'máquinas' da Fórmula Futuro (Foto: Divulgação)
Antes de começar a temporada da Fórmula Futuro, um concorrente da categoria já está comemorando um título. Com apenas 15 anos, o paulista Victor Franzoni é o piloto mais jovem a participar de um campeonato brasileiro de automobilismo em 2011. O caçula das pistas é atual campeão nacional de kart na categoria graduados. Ele fará 16 apenas no dia 5 de outubro e terá apenas mais uma rodada dupla da categoria-escola, que acontecerá em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
- Estou ansioso para começar o campeonato. Tenho andado sempre de kart para manter a forma, mas o que quero agora é estrear na Fórmula Futuro - disse.
Graças ao título de graduados, Franzoni recebeu dos organizadores da categoria-escola uma "bolsa" de 70% no valor de R$ 200 mil necessários para sua participação na categoria.
- Essa ajuda foi fundamental para mim. Sem ela, teria sido muito mais difícil para eu entrar na categoria - afirmou.
Morador da zona leste de São Paulo, o piloto estuda mecatrônica em Santo André. Nesse novo desafio automobilístico, Franzoni inicia uma nova e importante fase na sua vida conhecendo as dificuldades que encontrará pela frente.
- Meu sonho, como o da maioria dos pilotos, é chegar à Fórmula 1. Não será fácil, eu sei. Se não der, espero ao menos me tornar um profissional do esporte - comentou.
A temporada 2011 conta com uma grande reformulação no grid de largada. Apenas três pilotos se mantiveram na categoria: John Louis, Johilton Pavlak e Fellipe Granzotto. Durante os testes para novatos, Victor foi uma das sensações.
- Eles serão a minha referência no início do campeonato, porque já andaram com os carros, conhecem a pista e têm mais experiência. Mas espero logo andar no ritmo deles e brigar pelo título - finalizou.

Secretário deixa diplomacia de lado
e entra na briga por abertura da Copa

Sérgio Barroso afirma que BH está cumprindo exigências da Fifa e que outros estados cotados ainda não iniciaram construção do estádio

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Em evento realizado nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, pelo comitê organizador da Copa de 2014 na capital mineira, o secretário extraordinário Sérgio Barroso deixou a diplomacia de lado ao falar sobre o evento e a provável escolha de São Paulo como sede da abertura da competição. Segundo ele, BH merece receber o primeiro jogo do Mundial por estar cumprindo à risca o cronograma de obras exigido pela Fifa.
- Belo Horizonte está 100% dentro do prazo. As obras estão rigorosamente em dia e não tem nenhuma perspectiva ou preocupação com o atraso das obras no Mineirão. O estádio vai estar pronto no fim de 2012 e não é uma garantia minha, mas da construtora e do consórcio. Nós queremos a abertura, a semifinal e queremos mais jogos. Não é que nós temos que ter tudo, mas queremos muito. Por que nós temos que ter muito? Nós estamos fazendo muito. Entregamos para a Fifa tudo o que eles querem - afirmou.
mineirão obras (Foto: Divulgação/Site Oficial Fifa)Secretário afirma que cronograma do estádio está rigorosamente em dia (Foto: Divulgação/Site Oficial Fifa)
Além disso, Sérgio Barroso cita que São Paulo, Salvador, Brasília e Porto Alegre, outros concorrentes diretos pela abertura da competição, deixam a desejar em vários quesitos.
- Um estado não tem campo de futebol. O outro não tem futebol, certo!? O outro é muito distante de uma realidade. O outro não quer investir. Aqui nós estamos fazendo tudo. Então nós vamos fazer uma campanha direcionada, uma campanha específica, mostrando que temos todas as condições de fazer a abertura da Copa do Mundo. É claro que o lobby das cidades, dos estados, é muito forte. Mas nós faremos a nossa parte aqui, mostrando os números e a realidade.
O secretário afirmou ainda que São Paulo e Porto Alegre têm realidades bem diferentes das de Minas Gerais.
- Escutei que um estádio no sul do país não tem mais o interesse de participar da Copa. A minha preocupação com relação a São Paulo é que o tempo passa e não temos informações. São Paulo não apresenta o estádio e aquilo que precisa ser feito. E nós, que temos o estádio, estamos oferecendo essa possibilidade de ser a sede da abertura. A Fifa, no entanto, se mantém calada. Não estou tentando ser otimista demais e não estou tentando falar aquilo que não devo falar. Estou dizendo o seguinte: até agora, ninguém me provou que nós não temos o direito de sediar a abertura da Copa do Mundo.

Com direito a show de André, Brasil bate Espanha sem esforço em Miami

No retorno de Jorginho, seleção de futebol de areia vence por 3 a 1. Copa Miami tem belas dançarinas e música alta para animar a torcida

Por GLOBOESPORTE.COM Miami, EUA
A estreia da seleção brasileira na Copa Miami de Futebol de Areia esteve longe de ser brilhante, mas a atuação foi suficiente para vencer a Espanha por 3 a 1, nesta sexta-feira, nos Estados Unidos (confira os gols no vídeo ao lado). O jogo marcou o retorno de Jorginho ao time, após cinco anos, e teve como grande destaque o camisa 9 André, que marcou todos os gols canarinhos. Juanma descontou para a Fúria.
O torneio já é preparatório para as eliminatórias da Copa do Mundo, que acontecerá em setembro, em Ravena, na Itália, e conta com suas particularidades: nos intervalos, um animado show com belas dançarinas (veja no vídeo abaixo) entretem o público, que não compareceu em grande número neste primeiro dia, até por causa da chuva. Além disso, mesmo com a bola em movimento, um DJ não deixa a empolgante trilha sonora de lado.
As atrações, porém, não fizeram o Brasil jogar exatamente por música desde o início. Em ritmo mais lento do que de costume, as jogadas de efeito e envolventes demoraram a sair. André abriu o placar ainda no primeiro tempo, em chute cruzado, e repetiu a dose, se metendo entre os defensores para marcar o segundo e batendo pênalti para anotar o terceiro.
Juanma marcou de falta o gol de honra de uma renovada Espanha, em bola que quicou na areia e enganou o goleiro brasileiro. Até o fim, Bejamin, Jorginho e André castigaram o camisa 1 Xan, que fez ótimas defesas.
A seleção é líder da competição e volta a arena neste sábado, às 17h45m, diante dos Estados Unidos, com transmissão do SporTV. Se erguer a taça no domingo, o Brasil vai se sagrar tricampeão do torneio, já que venceu em 1995 e 1997.
- A Espanha veio renovada para este campeonato e é sempre um adversário forte. Tocamos bem a bola, tivemos muitas chances de gol e alcançamos nosso objetivo, que era estrear com vitória. A equipe está de parabéns, agora vamos pensar na partida contra os americanos - afirmou o atacante André, artilheiro com 16 gols pelo Flamengo do I Mundialito de Futebol de Areia, realizado no mês passado, em São Paulo.
Vitória norte-americana
Na partida de abertura da Copa Miami, os Estados Unidos bateram o México na prorrogação, após empate em 6 a 6 no tempo normal.
Jorginho disputa a jogada contra a Espanha na partida do futebol de areia (Foto: Divulgação)De volta à seleção, Jorginho disputa a jogada contra a Espanha na estreia da Copa Miami (Foto: Divulgação)
Próximas partidas:
Sábado - 30/4
México x Espanha - 16h30m (horário de Brasília)
Brasil x Estados Unidos - 17h45m (horário de Brasília)
Domingo - 1/5
Estados Unidos x Espanha - 14h30m (horário de Brasília)
Brasil x México - 17h (horário de Brasília)

Em escolinha do Real Madrid, estilo e jogadores do Barça fazem sucesso

Treinados por professor brasileiro, meninos deixam rivalidade de lado e elogiam craques do rival. Pais engrossam ‘chororô’ de José Mourinho

Por Thiago Dias Direto de Madri
Crianças escolinha Real Madrid Rogério Bragança (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)O brasileiro Rogério Bragança dá aula para a
garotada na escolinha do Real Madrid
(Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)
Do lado de fora do campo, os adultos conversavam sobre a derrota do Real Madrid. Davam razão a José Mourinho, reclamavam da expulsão de Pepe e da “proteção” ao Barcelona. No gramado, crianças com a camisa merengue se divertiam com a bola nos pés, mesmo com a insistência do professor em treinar dois toques, obrigando a garotada a raciocinar rápido. Na conversa antes da aula, ensinamentos sobre “fair play” e respeito ao adversário. Um estilo parecido com o pregado por Pep Guardiola, mas esta é uma escolinha da Fundação Real Madrid. O professor é um brasileiro e os meninos deixam a rivalidade de lado ao escolherem seus ídolos: tem Cristiano Ronaldo, Casillas, Kaká, mas também falam de Xavi, Iniesta e, claro, Messi.
O paulista Rogério Bragança, de 31 anos, trabalha nas escolinhas oficiais do Real Madrid desde agosto de 2006, após um período no Benfica, de Portugal. Disposto a morar na Espanha, entregou um currículo no Santiago Bernabéu e cinco meses depois foi chamado para trabalhar com a criançada merengue. Roger, como é chamado pelos espanhóis, tem uma cartilha para seguir, com alguns fundamentos do clube. Mas dentro do campo, o professor aposta no estilo brasileiro de ensinar futebol. O que lembra muito o do maior rival dos “galácticos”.
- Tento ensinar o princípio do futebol, que é ter a bola. Como que um menino de sete anos fica feliz quando joga futebol? É com a bola nos pés. Esse é o jeito brasileiro, assim que aprendemos e assim que eu tento passar para eles – explicou Rogério, fugindo da comparação com o Barcelona.
Crianças escolinha Real Madrid (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)Crianças ensaiam os primeiros chutes na escolinha do Real Madrid (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)
Na última quarta, o time de Guardiola venceu o Real por 2 a 0, no Santiago Bernabéu, em uma partida nervosa e polêmica pela primeira semifinal da Liga dos Campeões. Mourinho reclamou bastante da expulsão de Pepe após uma entrada de sola em Daniel Alves. O assunto ocupou as manchetes e as conversas em Madri na quinta. Era difícil encontrar um torcedor do Real que não tivesse certeza que o clube foi roubado em casa.
- Vai, Daniel Alves! – gritou um pai, brincando, ao ver um dos meninos jogado no chão, simulando contusão, durante a aula de Rogério.
A Fundação Real Madrid tem 16 escolinhas espalhadas pela capital espanhola. Os professores são contratados pelo clube, recebem material esportivo e organizam um campeonato interno. Cada aluno paga cerca de 40 euros (R$ 91) por mês. Rogério é responsável por 100 crianças, divididas por idade em cinco turmas.
Quando cheguei aqui não falava nada de espanhol. Na primeira aula, falei para os meninos: vou ensiná-los a jogar futebol, e vocês me ensinarão espanhol"
Rogério Bragança
- Quando cheguei aqui não falava nada de espanhol. Na primeira aula, falei para os meninos: “Vou ensiná-los a jogar futebol, e vocês me ensinarão espanhol” – lembrou o professor, hoje fluente no idioma.
A garotada treina com camisa do Real ou da seleção espanhola, formada pela base do Barcelona. Perguntados sobre quem era o melhor jogador do mundo, os meninos se dividiram. A primeira resposta foi uma pergunta:
- Do Real Madrid?
- Não, do mundo inteiro.
- Ah... Casillas.
- Que jogue com os pés...
- Ah... Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
Nenhum jogador foi unanimidade entre os dez meninos que conversaram com o GLOBOESPORTE.COM. O português e o argentino foram citados, mas eles também lembraram de Kaká, Xavi, Iniesta e David Villa. Ao escolherem o “melhor time do mundo”, a cena se repetiu.
- Seleção espanhola.
- Não... Um clube.
- Real Madrid e Barcelona.
Crianças escolinha Real Madrid Rogério Bragança (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com) Rogério Bragança orienta a garotada na escolinha do Real Madrid (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)
Enquanto os pais – adultos torcedores do clube merengue – fazem tudo para diminuir o rival, as crianças não ligam para isso. Até porque a maioria dos atletas do Barça defende a seleção e acabaram de ser campeões do mundo, um sonho para qualquer garoto de 10 anos de idade.
- Todos eles são madridistas, mas gostam dos jogadores do Barcelona porque jogam pela seleção também. E a garotada adora essa seleção.

Ricardo Gomes: 'Nada é eterno, tabus existem para ser quebrados'

Fernando Prass afirma que todos os jogadores do Vasco querem ficar marcados como os que venceram o Campeonato Carioca após oito anos

Por Fred Huber e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Ricardo Gomes no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Ricardo Gomes espera encerrar jejum do Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Nas últimas cinco decisões entre Flamengo e Vasco, o Rubro-Negro levou a melhor. Neste domingo, às 16h (de Brasília), os dois irão se enfrentar novamente. Além disso, e também pelo fato de o time da Gávea já estar garantido na decisão após o título da Taça Guanabara, a pressão maior está em cima da equipe da Colina. E os cruzmaltinos não querem fugir da raia.
O técnico Ricardo Gomes afirmou que uma hora o jejum contra o Fla em decisões irá acabar, e melhor que seja já neste domingo. Ele, no entanto, lembrou que a Taça Rio é apenas um estágio que o time precisa passar na luta pelo título carioca.
- Nada é eterno, tabus existem para ser quebrados. Espero que termine no domingo. Ninguém aqui fica remoendo coisas do passado. Ao longo da história não foi bem assim. Vai acabar isto, espero que no domingo. Mas não podemos vencer apenas uma vez, precisamos de duas ou três. Temos um adversário fortíssimo, que vem de uma série invicta impressionante, mas vamos tentar vencê-los.
Fernando Prass também quer deixar para trás tudo de negativo que aconteceu contra o Fla, até porque os personagens em campo são diferentes agora. O camisa 1 disse que o desejo do elenco atual é ficar marcado por encerrar o jejum de oito anos sem uma conquista.
- Não temos que levar em consideração. Se cruzarmos as escalações, são poucos que estavam nos times. Só serve para estatística. São equipes que em nada lembram as de três, quatro anos atrás. Mas sempre que entrarmos em campo teremos este peso de ter que vencer o Flamengo, que é o maior rival. Serve de motivação também. Todos querem ficar marcados como os jogadores que conquistaram o título depois de oito anos.
Prass comemorou o fato de o Vasco estar em um patamar bem diferente do que ele encontrou quando chegou ao clube, para a disputa da Série B.
- Viemos de uma realidade totalmente diferente de quando chegamos. Se perguntasse naquela época, ninguém sabia escalar, não tinha referência. Hoje em dia é ao contrário, temos jogadores com contratos longos. Só assim conseguimos montar uma base forte e criar uma identidade.

Desentendimento entre Enderson e Bob é contornado nas Laranjeiras

Dirigente tricolor já conversou com o volante, que ficou chateado por jogar apenas 29 minutos contra o Libertad-PAR, na última quinta-feira

Por Cahê Mota e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
O descontentamento do volante Fernando Bob já é passado nas Laranjeiras. Depois de substituir Julio Cesar contra o Libertad-PAR, ser improvisado na lateral-esquerda, receber vaias da torcida e acabar substituído 29 minutos depois, o jovem de 23 anos não aceitou as justificativas do técnico Enderson Moreira e deixou o vestiário rapidamente após a partida. Solidários, os jogadores defenderam o companheiro. A situação, no entanto, foi resolvida ainda na madrugada desta sexta-feira com um telefonema.
- Liguei para o Bob porque, quando cheguei no vestiário, ele já tinha ido embora. Conversamos sobre a situação e é normal que ele tenha ficado chateado. Ninguém gosta de sair logo depois de entrar. Mas já está tudo resolvido e ele também acabou entendendo a decisão do Enderson, que teve a dignidade e o caráter de admitir publicamente o erro - sentenciou o assessor da presidência tricolor no futebol, Mário Bittencourt.
O dirigente revelou ainda que terá uma nova conversa com o jogador e o técnico na manhã deste sábado, quando o elenco do Fluminense se reapresenta nas Laranjeiras.
- O problema já foi resolvido, mas vamos bater um papo nesse sábado antes do treino para deixar tudo zerado - explicou o dirigente.
Após a vitória por 3 a 1 sobre o Libertad-PAR, nesta quinta-feira, o Fluminense deu o primeiro passo rumo às quartas de final da Libertadores. Agora, o Tricolor pode até perder o segundo jogo, na próxima quarta, em Assunção, por um gol de diferença. A delegação embarca para o Paraguai na noite de segunda-feira.

Rendimento de Bolatti faz Inter superar saída de Sandro

Volante argentino foi um dos melhores em campo contra o Peñarol no Centenário, estádio especial para ele

Por Alexandre Alliatti Direto de Montevidéu
Bolatti Internacional (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Bolatti já marcou três gols na Libertadores
(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
O Inter passou um semestre inteiro lamentando a saída de Sandro, negociado com o Tottenham ainda durante a Libertadores e liberado para rumar à Inglaterra logo depois dela. A aposta em Wilson Matias jamais convenceu a torcida, e o clube partiu em busca de um volante depois da perda do Mundial. Foi aí que surgiu Mario Bolatti. Menos de três meses depois de sua chegada, o argentino está consolidado no time. E faz o clube superar a ausência de Sandro.
Bolatti é destaque especialmente na Libertadores. Já marcou três gols no torneio continental. Nesta quinta-feira, contra o Peñarol, foi eleito por rádios brasileiras e uruguaias como o melhor em campo no empate por 1 a 1. O jogo foi no Centenário, onde ele marcou, em 2009, o gol que classificou a Argentina para a Copa do Mundo.
- Aqui é sempre importante para mim. Pude fazer um gol nas eliminatórias e agora fiz uma grande partida pelo Inter. Toda a equipe fez uma partida bárbara – disse o jogador.
A diretoria se mostra satisfeita com o investimento de cerca de R$ 10 milhões pelo jogador. A fila andou com qualidade, na visão do vice-presidente de futebol do Inter, Roberto Siegmann.
- Quero destacar o que foi a partida do Bolatti... A contratação do Bolatti minimizou a saída do Sandro. O futebol é assim. Temos que fazer a fila andar, mas com reposição à altura.
O problema para o Inter é que o argentino, expulso nas semifinais, está fora da decisão do returno do Gauchão. Não pega o Grêmio no domingo. Seu substituto deve ser Tinga.

Comparação entre Cruzeiro e o Barcelona divide opiniões na Toca

Apesar da satisfação com a opinião de Ronaldo e do técnico do Peñarol, Cuca e os jogadores veem equipe espanhola num patamar bem diferente

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
A boa fase do Cruzeiro na temporada é comprovada nas estatísticas e dentro de campo. Em 20 partidas, foram 17 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, números que são acompanhados por um futebol convincente. A qualidade da Raposa com as bolas no pés fez com que a equipe mineira fosse comparada ao poderoso Barcelona. Opinião de Ronaldo durante o programa "Bem, Amigos!", do SporTV, na última segunda-feira.
Diante da declaração do Fenômeno, o técnico Cuca não se fez de rogado ao dizer que o Cruzeiro está realmente bem. No entanto, disse que nenhum time pode, no momento, ser comparado à equipe catalã.
- Isso foi o comentário do próprio Ronaldo, do treinador do Peñarol (Diego Aguirre), que pode ser adversário do Cruzeiro na Libertadores. Temos posse de bola, variação, movimentação. Mas, individualmente, não há nenhuma equipe que possa ser comparada ao Barcelona. Coletiva e taticamente também. Deve ter uns três ou quatro anos que o Barcelona é o melhor do mundo.
ortigoza cruzeiro treino (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Ortigoza descarta comparação entre Cruzeiro e Barcelona (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
Além de Ronaldo, quem também comparou o Cruzeiro ao Barcelona foi Aguirre. Na ocasião, o treinador do Peñarol falou da possibilidade de enfrentar o Cruzeiro no mata-mata da Taça Libertadores.
O zagueiro Léo afirmou que os elogios e comparações apenas aumentam a responsabilidade do Cruzeiro. No entanto, faz coro ao "professor Cuca", dizendo que o time mineiro e o espanhol vivem realidades diferentes.
- Isso é bom. Nos dá a responsabilidade de conquistar mais vitórias e fazer gols para manter esses os elogios. Separamos as coisas. O Cruzeiro faz uma ótima temporada, tanto na Libertadores como no Mineiro, com bom futebol. Mas são campeonatos diferentes, e esperamos corresponder à altura a cada jogo, a cada momento, para manter o ritmo e qualidade.
Autor do segundo gol do Cruzeiro diante do Once Caldas, Ortigoza também repercutiu o assunto. E na contramão do técnico e do companheiro de time, nem mesmo valeu ser colocado lado a lado com o Barcelona. Para ele, tal referência pode ser ruim para o time celeste.
- Comparação, às vezes, não é bom. Temos que buscar o próprio estilo. A qualidade do Barcelona é uma, e a nossa é outra. O importante é que estamos vencendo e fazendo gols. Estamos num bom caminho.
 

Mano vistoria o Pacaembu e diz que Ronaldo jogará pouco contra Romênia

Técnico da Seleção Brasileira afirma que participação do craque tem de ser bonita, mas caráter competitivo do amistoso não pode ficar de lado

Por Leandro Canônico São Paulo
Mano Menezes no Pacaembu (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Mano Menezes vistoria o Pacaembu
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
De olho no amistoso contra a Romênia, no dia 7 de junho, o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, fez uma vistoria no estádio do Pacaembu na manhã desta sexta-feira. Além de servir como preparação para a Copa América, o duelo marcará a despedida de Ronaldo, recém-aposentado do futebol.
Preocupado em fazer uma festa bonita para o Fenômeno, mas ao mesmo tempo cuidadoso em manter o caráter competitivo da partida, Mano Menezes deixou claro que o ex-camisa 9 do Timão não deve ficar muito tempo em campo – Ronaldo fará um mês de preparação física no Corinthians para poder jogar.
- Pela condição atlética que o Ronaldo está, nós precisamos respeitar um limitador de tempo. Até para que seja algo bonito para as pessoas que vão ver, já que a presença dele vai ser o motivo de muitos. Mas sabemos que não é possível a participação dele por um período muito longo – declarou o técnico da Seleção.
Mano Menezes quer evitar que a festa atrapalhe o rendimento dos jogadores que estarão na Copa América, a ser realizada na Argentina, de 1º a 24 de julho.
O adversário é competitivo e vai querer ganhar da Seleção Brasileira. Não queremos que uma festa termine com resultado negativo"
Mano Menezes
- O adversário é competitivo e vai querer ganhar da Seleção Brasileira. Não queremos que uma festa para uma pessoa especial termine com um resultado negativo – acrescentou o treinador.
Por falar em Copa América, Mano Menezes deixou claro na manhã desta sexta-feira que a lista do próximo dia 19 não terá muitas surpresas.
- Teremos poucas surpresas. Quase nenhuma. O trabalho vai seguir a mesma linha que teve até aqui – comentou o técnico, que até a competição na Argentina pode mudar a lista por conta de lesões ou qualquer outro problema.
Sobre a vistoria realizada no estádio do Pacaembu, que conhece tão bem desde os tempos de Corinthians, o técnico foi breve.
- O gramado está um pouco desgastado, porque são muitos jogos em função das reformas em outros estádios da cidade. Mas creio que até o dia 7 de junho, pelo cuidado que sempre tiveram, vão dar uma recuperada. O Pacaembu é charmoso e faz parte da história do futebol brasileiro – finalizou Mano Menezes.
Neste sábado, o técnico da Seleção Brasileira estará no estádio do Morumbi para acompanha a semifinal do Paulistão entre São Paulo e Santos. E no domingo comparecerá ao Engenhão para a final da Taça Rio, entre Flamengo e Vasco.

Dentinho prepara troco para o chute no vazio e projeta: 'Clássico é guerra'

Atacante promete pedaladas, mira primeiro gol no Palmeiras e pede sossego com a vida particular depois de anunciar namoro com modelo

Por Carlos Augusto Ferrari, Leandro Canônico e Renato Cury São Paulo
O chileno Valdivia e seu 'chute no vazio' podem se preparar para uma resposta à altura do Corinthians, neste domingo, a partir das 16h, no Pacaembu, pelas semifinais do Campeonato Paulista. Acostumado aos clássicos desde as categorias de base e ciente da importância de uma vitória sobre o Verdão, Dentinho sonha com o primeiro gol diante do eterno rival e promete abusar da habilidade para levar o Timão a mais uma decisão de título.

- Sabemos que clássico é guerra. Tem de ser na raça e na vontade mesmo. É um jogo pegado, nossa torcida cobra bastante. Se tiver que dar carrinho de cabeça, tem que dar - projetou.
Nesta entrevista exclusiva ao Globoesporte.com, concedida no CT Joaquim Grava, na zona leste de São Paulo, Dentinho garante que não se importa com o polêmico lance criado pelo Mago e reclama sobre as críticas que recebe por utilizar as pedaladas para enganar os adversários durante os jogos.

- O engraçado é que, se o Dentinho dá a pedalada, está menosprezando o adversário. Tantos outros fazem e aí é uma coisa bonita - lamentou.

A vida fora de campo também virou assunto para Dentinho. Depois de participar do filme que conta a vida da ex-garota de programa Bruna Surfistinha e do seriado FDP, o jogador ganhou as manchetes por conta do romance com uma famosa modelo.

- Precisa me cobrar dentro de campo. Fora de campo, faço o que tenho vontade, o que eu gosto - esbravejou.
Globoesporte.com: Você já foi decisivo contra São Paulo e Santos, mas ainda não marcou no Palmeiras. É uma motivação a mais para o clássico?
Dentinho: Na história, não consegui fazer gol no Palmeiras. Fico em débito com a torcida. Isso não me incomoda. O mais importante é sair com a vitória. Mas, se aparecer uma oportunidade, tenho de fazer o gol. Já fiz contra Santos e São Paulo. Falta no Palmeiras.

Depois de formar dupla de ataque com o Ronaldo, como é jogar ao lado do Liedson?
Ronaldo não pode ser comparado com ninguém pela qualidade que tem, pela história que tem. O Liedson é um jogador rápido, que ajuda a marcar, roubar a bola e, quando aparece, também faz gol. Ele é meu companheiro de quarto e até falou: “Poxa, você ficou sem concentrar comigo, parei de fazer gol”. Voltei, e ele fez um. Ele é experiente, ficou bastante tempo na Europa e sempre fala para eu ficar com a cabeça tranquila, jogar meu futebol alegre, partir para cima do zagueiro e cruzar para ele fazer gol. A semana que antecede um clássico tão importante como esse é diferente?
A ansiedade fica maior, né? Não que você não se concentre em todos os jogos, mas nesse tem mais concentração, sabe que se errar qualquer coisa pode dar um prejuízo maior. Gosto de jogar clássico, é o melhor jogo que tem, o campo que tem mais espaço. É a hora de pegar a bola, ir para cima, fazer jogadas individuais e conseguir essa vitória, que vai ser muito importante para a classificação para a final. Eu gosto (de clássico). Tem de ser ousado sempre, partir para cima. Em clássico tem um gostinho a mais. É um jogo importante, que a torcida gosta, todo mundo gosta. Eu sou mais um.
Zé Eduardo Dentinho (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) Dentinho admite que antes de um clássico a ansiedade é grande (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Você e o Julio Cesar enfrentaram o Palmeiras pelas categorias de base. A vontade de vencer é maior do que a dos outros jogadores?
É diferente desde a base. Sabemos que clássico é guerra, é um jogo difícil. Para quem chegou tem de estar com essa consciência de ser um jogo difícil. Tem de ser na raça e na vontade mesmo. Sabemos que é um jogo pegado, nossa torcida cobra bastante. Se tiver que dar carrinho de cabeça, precisa dar. É um jogo muito complicado. Na base, mais ganhei. No profissional, não sei se foram muitas partidas, mas acho que mais ganhei também.
Sabemos que clássico é guerra, é um jogo difícil. Tem que ser na raça e na vontade mesmo. Se tiver que dar carrinho de cabeça, tem que dar."
Dentinho
Qual será a sensação de atuar como visitante no Pacaembu?
Vamos sentir falta da torcida, mas os 5% (quantidade designada pelo Palmeiras, mandante do jogo, por ter melhor campanha no torneio) vão fazer muito barulho. Vamos procurar jogar dentro de casa.

Você já recebeu críticas por causa das pedaladas. O que acha do “chute no vazio” do Valdivia?
Para mim, faz parte do futebol. Se ele tem criatividade para fazer isso, está bom. Eu tenho criatividade para dar minha pedalada. O engraçado é que, se o Dentinho dá pedalada, está menosprezando o adversário. Tantos outros fazem a pedalada e aí é uma coisa bonita. Mas é do futebol. Vou continuar indo para cima, jogando meu futebol alegre.

Ficaria irritado se ele fizesse na sua frente?
Para mim, tanto faz. Não acrescenta nada. É uma jogada que ele tem criatividade para fazer. É mérito dele. Quero saber se eu fizesse na frente de alguém se irritaria. Mas nosso grupo tem que estar focado na vitória.

O Palmeiras tem a melhor defesa do Paulistão (foram nove gols sofridos em 20 jogos). Tem alguma tática para superá-la?
Eles marcam muito forte. Temos de ser rápidos. Nenhuma defesa tem qualidade o jogo inteiro. Sempre tem uma falha. Quando tiver, nossa equipe tem de aproveitar. O Thiago Heleno é um excelente jogador. Sabemos que ele chega forte. Mas precisamos ir para cima e aproveitar as oportunidades.
Zé Eduardo Dentinho (Foto: Felipe Barbosa / Mega Model)Dentinho faz pose de modelo
(Foto: Felipe Barbosa / Mega Model)
Chegou o momento de jogar na Europa?
Vamos conversar com a diretoria, é preciso ver se vai chegar proposta. Tenho paciência. Meu amor pelo Corinthians é muito grande. Com o tempo, vamos conversar. Não sei o que pode ocorrer mais para frente. Espero dar esse título paulista e ver o que acontece. Mas eu quero muito ficar.
Como está sendo a vida de celebridade depois de participar de um filme e um seriado?
Eu estou aproveitando o momento. É uma coisa bacana para a imagem do jogador. É a beleza, o carisma que eu tenho. Eu procuro fazer, aproveitar minha vida e curtir da melhor maneira possível.

Você virou manchete nas últimas semanas por causa de seu novo namoro (com a modelo Danielle Souza, mais conhecida como "Mulher Samambaia". Como é essa relação de fama e cobrança por um bom desempenho nos gramados?
Quero que me cobrem dentro de campo. Fora dele, faço o que tenho vontade, o que eu gosto. Nós temos uma vida só. Se você não é feliz nessa vida, o que vai acontecer? Fico chateado quando vejo alguma matéria falando do filme, do seriado ou da minha namorada. Isso é coisa minha. Não preciso ficar expondo. O que faço fora de campo é coisa minha. Cuido da minha vida, minha família está próxima. Qualquer um pode ter uma namorada. Não é necessário falar sobre sobre isso e me preocupo com o que se passa dentro de campo.

Jogada mágica: Valdivia ensina o passo a passo do 'chute no vazio'

Camisa 10 do Palmeiras diz que não usa o recurso como menosprezo ao adversário. Feliz no clube que aprendeu a amar, ele promete fazer mais gols

Por Sergio Gandolphi São Paulo
Palmeirense, você sabe dar o "chute no vazio"? Gosta do drible? Quer aprendê-lo? Então, a partir de agora, o meia Valdivia, o idealizador da firula, vai dar uma aula de como executar a finta que tem levado os torcedores à loucura nos últimos jogos do Verdão. Assista às dicas do Mago no vídeo ao lado.
- Olho para o cara na minha frente, coloco o pé (de apoio) bem perto da bola, deixo ele quase do lado dela, mas com uma distância, senão você chuta a bola mesmo, e aí dou o chute do lado - explica o camisa 10 do Palmeiras.
A finta voltou a estar em evidência nos últimos dois jogos do Palmeiras, depois que o jogador retornou de lesão e passou a ter uma sequência no time titular de Luiz Felipe Scolari.
Na partida contra o Santo André, o Mago aplicou o drible duas vezes segundo tempo. Na segunda tentativa, chutou o vento três vezes consecutivas e causou irritação no zagueiro Anderson, que aplicou-lhe um carrinho na jogada seguinte e recebeu o cartão vermelho.
- Eu acho que não é por causa desta finta que o time vai ganhar ou vai perder, e nem sempre funciona também. Contra o Mirassol, arrisquei no segundo tempo e não deu certo, a jogada não foi pra frente. Contra o Santo André, um jogador foi expulso por se irritar com o drible. Então, valeu a pena - defende-se o jogador, autor de 28 gols pelo Verdão, em 122 partidas.
O "chute no vento" ou "no vazio", como foi popularizada a finta, foi idealizada por Valdivia quando ainda atuava pelo Colo Colo, no Chile (entre 2005 e 2006), aos 22 anos.
É um recurso que eu tenho. É que as pessoas só pegam no pé quando você faz com o placar em vantagem"
Valdivia
- Saiu de repente, durante um jogo do Colo Colo. Mas, no Chile, acho que eu executei umas duas vezes só. O drible ficou mais famoso aqui no Brasil - conta ele.
Não era para menos. Valdivia resolveu estreá-lo em um jogo especial para os palmeirenses. Na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2007, o jogador foi o destaque da partida. E, diante do volante Carlos Alberto, hoje no Goiás, inaugurou o "chute no vento", deixando o rival desconcertado.
- Aí pegou... Mas não faço isso por menosprezo, não. Já fiz várias vezes quando o jogo ainda está 0 a 0, ou quando estamos perdendo. É um recurso que eu tenho, para abrir espaços às vezes. É que as pessoas só pegam no pé quando você faz com o placar em vantagem - completa.
HISTÓRIA
Agora, outra vez Valdivia terá o Corinthians pela frente, sabendo que uma vitória domingo, às 16h no Pacaembu, por uma das semifinais do Campeonato Paulista, pode estabelecer um novo marco na sua carreira, como já ocorreu há alguns anos. O rival de boas recordações também lhe causou problemas no ano passado.
A boa lembrança do Mago é de três anos atrás, quando marcou o gol da vitória no 1 a 0, no Morumbi, no clássico que o irreverente meia criou a comemoração "chororô", imitando uma pessoa chorando. Além disso, a vitória embalou o Palmeiras rumo a um título que não conquistava havia 11 anos. Liderado por ele, o Verdão venceu sete partidas seguidas, avançou no primeiro lugar e ficou com a taça, deixando São Paulo e Ponte Preta para trás.
- Foi um título muito legal, e eu sinto que fiquei ainda mais identificado com o Palmeiras depois dessa conquista. E existe uma coisa que eu acho legal: sou muito reconhecido pelas crianças, pelos jovens torcedores. E isso não é fácil, por isso também que eu voltei ao Brasil ano passado. Voltei porque eu quis, voltei porque aqui eu me sinto em casa - define.
valdivia plameiras  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Valdivia nega menosprezo quanto aplica o chute no vazio  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Mas foi também depois de uma derrota para o Corinthians que seu problema muscular entrou em ebulição no Palmeiras. Após o 1 a 0 no Pacaembu, em 2010, Felipão foi muito questionado por causa da saída do jogador, que entrou no intervalo e foi substituído antes mesmo de a partida chegar ao fim.
Ali foi o início do "entra e sai" nos jogos, que causou problemas de relacionamento com o treinador e afastou o camisa 10 dos jogos do Palmeiras, por causa de uma fibrose muscular (tecido não cicatrizado). A plena recuperação chegou apenas este ano, depois de uma longa pré-temporada - Valdivia só estreou no dia 20 de fevereiro, no empate sem gols contra o Mogi Mirim, fora de casa.
RECUPERAÇÃO
Agora, o Mago está recuperado e, nos últimos jogos do Palmeiras, foi mais participativo. Nas partidas contra o Santo André, pela Copa do Brasil, serviu os atacantes e abriu a vitória por 2 a 1 sobre o Mirassol, no último fim de semana, com um golaço de pé direito de fora da área, no Pacaembu.
- Eu achei que aquela bola iria fora - brincou ele.
Fazer mais gols é uma das metas do jogador que também serve à seleção chilena. Desde que voltou ao Palmeiras, em agosto do ano passado, fez apenas quatro (assista ao vídeo). Mesmo não sendo sua característica, o camisa 10 sabe que precisa marcar mais gols para ganhar mais visibilidade.
- Estou aparecendo mais próximo da área e tentando chutar mais em gol. Nos últimos jogos melhorei e vou tentar arriscar com uma frequência maior - garante ele.
É o que a torcida espera...
Valdivia gol Palmeiras (Foto: Ag. Estado)Valdivia já comemorou 28 gols com a camisa do Palmeiras (Foto: Ag. Estado)

Neymar dá carona para o Globo Esporte e mostra ser bom no volante

Atacante conta que não está namorando, mas tem uma 'pretendente'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Neymar dirige há pouco mais de ano, mas já demonstra no volante a mesma habilidade que desfila nos gramados. Nesta quinta-feira, o atacante deu uma carona ao repórter Ivan Moré, do Globo Esporte. O resultado você confere no vídeo ao lado.
No caminho até Santos, Neymar contou que é magrinho – pesa 65 quilos, distribuídos em 1,74m -, mas come bastante. O prato predileto? Arroz, feijão, bife, batata frita e farofa. E sobremesa, claro.
- Ganhei quatro ovos de Páscoa e devorei os quatro – diz o atacante santista.
Ao som de Luan Santana e Revelação, Neymar falou de sua vida pessoal - disse que não tem namorada, mas uma "pretendente". Falou principalmente do assédio das fãs. Ele contou que, um dia, em Santos, foi ao shopping Center para comprar um tocador de mp3 e a loja precisou ser fechada, tamanho o tumulto na porta. Como estava sozinho e a agitação não diminuía, Neymar teve de sair por uma porta traseira, escoltado pelos seguranças do shopping.


'Encosta nela e sarra', o novo hit das comemorações do Flamengo

Thiago Neves e Welinton lançaram moda no Fla x Flu e repetiram dança que se parece com o 'Créu' contra o Horizonte

Por Janir Júnior Direto de Fortaleza
O Bonde sem Freio que marcou a comemoração do Flamengo na conquista da Taça Guanabara sobre o Boavista aos poucos perde espaço para uma nova comemoração bolada por Thiago Neves e Welinton. A dança lançada pelos dois jogadores depois da vitória sobre o Fluminense, no último domingo, no Engenhão, voltou à cena contra o Horizonte, nesta quarta-feira, no Domingão. Sem provocações, apenas com a dose de alegria que anima o futebol.
- É a comemoração do 'Encosta nela e sarra'. Mas vou pensar em alguma coisa nova, outra dança - afirmou Thiago Neves, que soltou uma gargalhada ao ser questionado se a dança da comemoração não era meio esquisita.
A dancinha foi inspirada no ritmo do funk de MC Diguinho, coincidentemente xará do jogador do Fluminense. Depois da vitória sobre o Tricolor, a torcida rubro-negra cantou e lembrou o ‘Créu’, enquanto Thiago Neves e Welinton lançavam a nova moda no gramado do Engenhão.

Ouça no blog Donas do Campinho o novo hit rubro-negro!

Em vez do refrão ‘Tô sem freio’, lançado por Egídio e Ronaldinho Gaúcho, o novo hit tem na letra o ‘Encosta nela e sarra. Sarra, sarra, sarra. Essa parada’.
Thiago Neves e Welinton comemora vitória do Flamengo (Foto: Ag. Estado)Thiago Neves e Welinton dançam na vitória sobre o Fluminense (Foto: Ag. Estado)
Antes disso, Thiago Neves teve que rebolar na sua chegada ao Flamengo. O meia se apresentou na Gávea sob desconfiança por ter feito a dança do 'Créu', em 2008, quando o Tricolor bateu o Rubro-Negro por 4 a 1, em partida realizada pelo Campeonato Estadual. Na ocasião, Thiago Neves fez três gols.
- Não vejo problema algum em pedir desculpas à torcida do Flamengo. Não fiz aquilo para provocar, mas o pedido de desculpas está feito - afirmou o jogador na sua apresentação no Flamengo, em janeiro.
Contra o Horizonte, o camisa 7 fez toda a jogada do gol de Deivid. O meia rolou a bola com açúcar e afeto para o atacante balançar a rede. Foi a senha para o novo hit rubro-negro: 'Encosta nela e saara. Essa parada'.
 

Experiente em Ba-Vi, Edilson 'Capetinha' tem seu duelo favorito

Atacante baiano não esquece do clássico de 2004, em que o Vitória conquistou o estadual em cima do arquirrival tricolor

Por Tamires Fukutani Salvador
Polêmico, irreverente, ídolo. Das embaixadinhas do Paulista de 1999 à caneta história em Karembeu, no Mundial Interclubes de 2000, os adjetivos para qualificar o atacante Edilson foram muitos. Com personalidade forte, o jogador baiano acumulou desavenças em sua história no futebol, mas nunca deixou dúvidas sobre seu poder decisivo dentro de campo. O ‘Capetinha’, como foi apelidado em sua passagem pelo Palmeiras, conquistou dois campeonatos Paulistas, um Carioca, quatro Brasileiros e um Mundial Interclubes, além do pentacampeonato com a Seleção Brasileira.
Em um currículo abarrotado de polêmicas e jogos marcantes, a conquista do tricampeonato baiano pelo Vitória, em 2004, tem um lugar especial: é o Ba-Vi inesquecível do atacante.
Edilson chegou ao Vitória naquele ano com todas as pompas dos grandes jogadores. De helicóptero, o Capetinha desceu no Barradão para sua apresentação junto com Vampeta - as maiores contratações do Rubro-negro naquela temporada. Era o retorno de Edilson a Salvador, depois de 14 anos jogando fora da Bahia.
A responsabilidade era grande, mas o jogador respondeu à altura. Com o Barradão lotado, no dia 18 de abril de 2004, o Vitória de Edilson, Vampeta e Obina levantou a taça estadual em cima do arquirrival Bahia.
- Foi uma sensação maravilhosa, porque foi o meu primeiro Baiano e eu já consegui ganhar o título. Meu primeiro ano jogando em Salvador depois de muitos anos jogando fora – contou Edilson, que teve passagens importantes por Palmeiras, Flamengo e Corinthians.
Edilson bavi inesquecível (Foto: Pedro Veríssimo/Globoesporte.com)Edilson segura quadros do Bahia e do Vitória (Foto: Pedro Veríssimo/Globoesporte.com)

A partida de ida tinha terminado 1 a 1 na Fonte Nova, mas o Leão entrou em campo na volta confiante, já que tinha a melhor campanha do Campeonato Baiano e contava com o apoio de sua torcida para decidir o torneio. Aos 40 minutos do primeiro tempo veio o gol do título: Vampeta cruzou, Obina cabeceou na trave e Arivelton aproveitou o rebote para marcar.
Em 2010, Edilson teve a chance de se redimir. Jogou o primeiro semestre pelo Bahia. Mas, já na fase final da carreira, não conseguiu evitar o título do rubro-negro.
No próximo domingo, Bahia e Vitória duelam no Barradão, às 16h (de Brasília). Dessa vez, o que está em jogo é a vaga nas finais do Campeonato Baiano. No jogo de ida, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0, gol de Geovanni, e joga por um empate. Sem as peripécias do Capetinha, o clássico perde um personagem marcante, mas mantém a emoção.
VITÓRIA 1 x 0 BAHIA
Juninho; Pedro (Carlinhos), Marcelo Heleno, Adailton e Paulo Rodrigues; Vinícius, Vampeta (Xavier), Cléber e Arivélton; Edílson e Obina (Gilmar) Márcio; Valdomiro, Leonardo, Neto e Neném; Galeano (Ernani), Henrique, Robson e Elivélton; Daniel Mendes (Marcão) Danilo (Elias)
Técnico: Agnaldo Liz Técnico: Vadão
Cartões amarelos: Marcelo Heleno e Edilson (V); Elivélton (B)
Gols: Arivélton, aos 40 minutos do primeiro tempo
Data: 18/04/2004
Local: estádio Manoel Barradas
Arbitragem: Carlos Eugênio Simon (Fifa/RS)