sexta-feira, 29 de abril de 2011

Jogada mágica: Valdivia ensina o passo a passo do 'chute no vazio'

Camisa 10 do Palmeiras diz que não usa o recurso como menosprezo ao adversário. Feliz no clube que aprendeu a amar, ele promete fazer mais gols

Por Sergio Gandolphi São Paulo
Palmeirense, você sabe dar o "chute no vazio"? Gosta do drible? Quer aprendê-lo? Então, a partir de agora, o meia Valdivia, o idealizador da firula, vai dar uma aula de como executar a finta que tem levado os torcedores à loucura nos últimos jogos do Verdão. Assista às dicas do Mago no vídeo ao lado.
- Olho para o cara na minha frente, coloco o pé (de apoio) bem perto da bola, deixo ele quase do lado dela, mas com uma distância, senão você chuta a bola mesmo, e aí dou o chute do lado - explica o camisa 10 do Palmeiras.
A finta voltou a estar em evidência nos últimos dois jogos do Palmeiras, depois que o jogador retornou de lesão e passou a ter uma sequência no time titular de Luiz Felipe Scolari.
Na partida contra o Santo André, o Mago aplicou o drible duas vezes segundo tempo. Na segunda tentativa, chutou o vento três vezes consecutivas e causou irritação no zagueiro Anderson, que aplicou-lhe um carrinho na jogada seguinte e recebeu o cartão vermelho.
- Eu acho que não é por causa desta finta que o time vai ganhar ou vai perder, e nem sempre funciona também. Contra o Mirassol, arrisquei no segundo tempo e não deu certo, a jogada não foi pra frente. Contra o Santo André, um jogador foi expulso por se irritar com o drible. Então, valeu a pena - defende-se o jogador, autor de 28 gols pelo Verdão, em 122 partidas.
O "chute no vento" ou "no vazio", como foi popularizada a finta, foi idealizada por Valdivia quando ainda atuava pelo Colo Colo, no Chile (entre 2005 e 2006), aos 22 anos.
É um recurso que eu tenho. É que as pessoas só pegam no pé quando você faz com o placar em vantagem"
Valdivia
- Saiu de repente, durante um jogo do Colo Colo. Mas, no Chile, acho que eu executei umas duas vezes só. O drible ficou mais famoso aqui no Brasil - conta ele.
Não era para menos. Valdivia resolveu estreá-lo em um jogo especial para os palmeirenses. Na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2007, o jogador foi o destaque da partida. E, diante do volante Carlos Alberto, hoje no Goiás, inaugurou o "chute no vento", deixando o rival desconcertado.
- Aí pegou... Mas não faço isso por menosprezo, não. Já fiz várias vezes quando o jogo ainda está 0 a 0, ou quando estamos perdendo. É um recurso que eu tenho, para abrir espaços às vezes. É que as pessoas só pegam no pé quando você faz com o placar em vantagem - completa.
HISTÓRIA
Agora, outra vez Valdivia terá o Corinthians pela frente, sabendo que uma vitória domingo, às 16h no Pacaembu, por uma das semifinais do Campeonato Paulista, pode estabelecer um novo marco na sua carreira, como já ocorreu há alguns anos. O rival de boas recordações também lhe causou problemas no ano passado.
A boa lembrança do Mago é de três anos atrás, quando marcou o gol da vitória no 1 a 0, no Morumbi, no clássico que o irreverente meia criou a comemoração "chororô", imitando uma pessoa chorando. Além disso, a vitória embalou o Palmeiras rumo a um título que não conquistava havia 11 anos. Liderado por ele, o Verdão venceu sete partidas seguidas, avançou no primeiro lugar e ficou com a taça, deixando São Paulo e Ponte Preta para trás.
- Foi um título muito legal, e eu sinto que fiquei ainda mais identificado com o Palmeiras depois dessa conquista. E existe uma coisa que eu acho legal: sou muito reconhecido pelas crianças, pelos jovens torcedores. E isso não é fácil, por isso também que eu voltei ao Brasil ano passado. Voltei porque eu quis, voltei porque aqui eu me sinto em casa - define.
valdivia plameiras  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Valdivia nega menosprezo quanto aplica o chute no vazio  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Mas foi também depois de uma derrota para o Corinthians que seu problema muscular entrou em ebulição no Palmeiras. Após o 1 a 0 no Pacaembu, em 2010, Felipão foi muito questionado por causa da saída do jogador, que entrou no intervalo e foi substituído antes mesmo de a partida chegar ao fim.
Ali foi o início do "entra e sai" nos jogos, que causou problemas de relacionamento com o treinador e afastou o camisa 10 dos jogos do Palmeiras, por causa de uma fibrose muscular (tecido não cicatrizado). A plena recuperação chegou apenas este ano, depois de uma longa pré-temporada - Valdivia só estreou no dia 20 de fevereiro, no empate sem gols contra o Mogi Mirim, fora de casa.
RECUPERAÇÃO
Agora, o Mago está recuperado e, nos últimos jogos do Palmeiras, foi mais participativo. Nas partidas contra o Santo André, pela Copa do Brasil, serviu os atacantes e abriu a vitória por 2 a 1 sobre o Mirassol, no último fim de semana, com um golaço de pé direito de fora da área, no Pacaembu.
- Eu achei que aquela bola iria fora - brincou ele.
Fazer mais gols é uma das metas do jogador que também serve à seleção chilena. Desde que voltou ao Palmeiras, em agosto do ano passado, fez apenas quatro (assista ao vídeo). Mesmo não sendo sua característica, o camisa 10 sabe que precisa marcar mais gols para ganhar mais visibilidade.
- Estou aparecendo mais próximo da área e tentando chutar mais em gol. Nos últimos jogos melhorei e vou tentar arriscar com uma frequência maior - garante ele.
É o que a torcida espera...
Valdivia gol Palmeiras (Foto: Ag. Estado)Valdivia já comemorou 28 gols com a camisa do Palmeiras (Foto: Ag. Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário