segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DORME COM ESSE BARULHO

a reação dos torcedores do bonde do mengão  omtem !! hsuahsua
em quanto isso  os torcedores do trem balla
só alegriaa # adoroooooo @

vascãooooooo####

Preparadores: descanso é o segredo para Vasco manter fôlego na reta final

Preparador do Flu na arrancada de 2009, Ronaldo Torres diz que com maratona de jogos, às vezes, é melhor nem treinar. Poletto concorda

Por Renata Domingues Rio de Janeiro
A quatro rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Vasco, vice-líder com apenas uma vitória a menos que o Corinthians, briga também pelo título da Copa Sul-Americana. Na semifinal da competição internacional, o campeão da Copa do Brasil, que já tem vaga garantida na Libertadores, tem chances reais de encerrar a temporada com mais duas taças. Mas levando em conta o fato de o time da Colina ser o terceiro clube que mais atuou em 2011 - já foram 69 jogos, dois a menos que Santos e Ceará -, a dúvida é: os jogadores vascaínos vão ter fôlego para seguirem competitivos nos dois torneios nesta reta final? Baseando-se na campanha do Fluminense, que será rival do Vasco na penúltima rodada do nacional, em 2009, dá para dizer que é possível.
jogadores no treino do Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Jogadores do Vasco durante treino físico em São Januário (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Há dois anos, o time tricolor chegou à final da Copa Sul-Americana ao mesmo tempo em que lutava contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O primeiro objetivo não foi alcançado, e a LDU ficou com o título. Mas o segundo foi atingido com louvor. Após uma campanha ruim, a equipe então comandada por Cuca chegou a 11 jogos sem perder, sendo seis vitórias seguidas, e garantiu a permanência na Série A na última rodada. Por trás daquele grupo, estava o preparador físico Ronaldo Torres. Hoje no Bahia de Joel Santana, ele explica que o segredo do sucesso no fim de temporada é simples: descansar. Para Torres, diminuir a intensidade dos treinamentos é fundamental para a recuperação dos atletas após o desgaste com a sequência de jogos.
Jogo é treinamento. Neste momento, não se pode desgastar o atleta"
Ronaldo Torres
- Chegando ao fim do ano, todos os clubes começam a entrar em declínio natural. No caso do Fluminense, era um momento de vida ou morte. Os jogadores estavam muito desgastados física e emocionalmente. Você precisa se superar no lado psicológico, mas pelo lado orgânico, tem que ter muita recuperação. Eu descansava muito a equipe. Falava com o Cuca o seguinte: vamos trabalhar na academia do hotel porque os jogos são o pico máximo do desgaste físico. Não tem necessidade agora de aumentar a carga. Quem está bem vai continuar. Peguei os jogos como pico máximo do treinamento físico. Jogo é um treinamento. Durante a semana, treinava quem não vinha jogando e segurava os que estavam jogando. É um momento em que você não pode desgastar o atleta - explicou Ronaldo.
E é exatamente isso que o Vasco vem fazendo. Com exceção do jogo contra o Universitario, quando precisava correr atrás do placar, o técnico Cristóvão Borges optou sempre por escalar um time misto na Sul-Americana. Além disso, nas vésperas de alguns jogos fora do Rio de Janeiro, pelo Brasileirão, a equipe abriu mão do treinamento para não sobrecarregar os atletas. Nas atividades que precederam a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, no último domingo, a comissão técnica deu preferência a trabalhos regenerativos devido ao desgaste com a virada por 5 a 2, na quarta-feira. Após o jogo no Engenhão, a equipe já volta a entrar em campo nesta quarta, contra o Palmeiras, em São Paulo.
- Sabemos que o mais importante neste momento é administrar o preparo físico dos jogadores. E é por isso que precisamos ter um elenco de qualidade como é o nosso. Nosso grande segredo foi conseguir dosar a energia. Sofremos com pequenas lesões musculares, mas nada grave. Sempre com peças que mantiveram o alto nível. Ficamos no topo porque conseguimos essa regularidade - disse o preparador físico do Vasco, Rodrigo Poletto.
O trabalho de Poletto no clube cruz-maltino, aliás, ganhou muitos elogios do experiente Ronaldo Torres:
- O preparador do Vasco é muito bom. Gostaria de parabenizá-lo. Muito bom trabalho. O Vasco está muito bem.
ronaldo torres fred fluminense (Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera)Ronaldo Torres, hoje no Bahia, conversa com o
tricolor Fred (Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera)
Campeão brasileiro com o Fluminense em 2010, Ronaldo Torres disse ainda que neste fim de temporada a parceria entre o técnico e os demais membros da comissão é fundamental para o trabalho dar certo. Ele lembra que em 2009, Cuca, então treinador tricolor, lhe dava total liberdade para decidir que tipo de treinamento seria aplicado.
- O Cuca concordava sempre. É um dos melhores amigos que tenho no futebol, como Joel e Muricy. Todos me ouviam muito. Sempre explico para os treinadores e para os atletas para que servem os treinamentos. Falo de fisiologia, não invento. Não tive problema nenhum, ele sempre entendeu o que eu disse para ele - afirmou.
E para o Vasco garantir fôlego extra na maratona de jogos deste fim de ano, Torres aconselha trabalhos de potência no lugar dos de resistência. Para ele, o principal objetivo a essa altura é liberar os radicais livres para dar leveza aos jogadores.
- O atleta sempre tem uma reserva para dar. Há momentos em que é importante fazer um trabalho na bicicleta para liberar os radicais livres através do suor. A pessoa sente uma sensação de leveza. No Fluminense, eu dava muita ênfase no trabalho de potência com a corda elástica, por exemplo, priorizando o trabalho muscular não orgânico. Você tem que descansar o atleta quando ele trabalha muito a resistência, que são os jogos. Ele começa a diminuir a testosterona, o hormônio masculino, e começa a diminuir a força muscular. A testosterona é utilizada no músculo, por isso, o homem é mais forte do que a mulher. Não se pode dar um trabalho longo durante o treinamento ou você vai dar uma sobrecarga no atleta - comentou.
Fora a parte física, tanto Torres como Poletto destacam que ter equilíbrio emocional é essencial para o jogador superar a ansiedade natural de quem está envolvido em disputa de título ou contra o rebaixamento. Ídolo do Fluminense, Fred vai além. Para o atacante, que já fazia parte do grupo tricolor que evitou a queda em 2009, motivação e superação são as palavras de ordem.
Clubes Número de jogos ate agora
Santos 71
Ceará 71
Vasco 69
Coritiba 68
Internacional 67
- Nós levamos mais na marra mesmo em 2009. Na base da superação, da motivação... E por muito pouco não conseguimos o título da Sul-Americana. Mas não sei se fazer isso sem ser por causa de uma situação extrema, como era a nossa, seria a melhor opção. O Vasco está fazendo isso em 2011 e tem se saído bem porque tem um grande elenco. Naquela época, nosso grupo tinha muita garotada - disse Fred.
Com a semifinal da Copa Sul-Americana, fase na qual enfrentará o vencedor do confronto entre Universidad de Chile e Arsenal de Sarandí em jogos de ida e volta, o Vasco ainda terá ao menos mais seis jogos em 2011 (Palmeiras, Avaí, Fluminense e Flamengo são os próximos adversários no Brasileirão) e vai igualar Santos e Ceará. Ao fim da temporada, os três terão feito 75 jogos. O time da Colina, no entanto, pode ir à final da competição internacional e, neste caso, encerrará o ano com nada menos do que 77 partidas disputadas, tornando-se o time brasileiro que mais atuou em 2011. Dos jogadores do Vasco, até o momento, Fernando Prass é o único que esteve em campo em todos os jogos do time.
Colaboraram Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri
Clique e veja vídeos do Vasco e do Fluminense

Guia do título: disputa pela taça fica praticamente restrita a Timão e Vasco

Com tropeços dos principais adversários, clubes abrem vantagem e, juntos, têm 93% de ficar com o caneco. Briga por vaga na Libertadores esquenta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
De campeonato mais equilibrado da era dos pontos corridos, o Brasileirão 2011 passou a ter apenas dois fortes candidatos ao título. Em uma rodada em que quase todos seus principais adversários foram derrotados, Corinthians e Vasco venceram e aumentaram a vantagem em relação aos demais. Juntos, somam 93% de chances de levantar o caneco, na visão do matemático Tristão Garcia.
- Apertou o funil. Corinthians e Vasco se distanciaram dos adversários, a quatro rodadas do fim. Houve uma polarização nesses dois. Abriram cinco pontos para o terceiro colocado (Fluminense). Estão há mais de uma rodada na frente. Se mantiverem o que vêm fazendo, não serão mais alcançados - analisou o matemático.
Com a vitória sobre o Atlético-PR, o Corinthians viu suas chances aumentarem de 41% para 50%. De 30%, as possibilidades de título do Vasco saltaram para 43%, após o triunfo por 2 a 0 no clássico contra o Botafogo.
Rodada deixa candidatos para trás
A derrota em casa para o então lanterna América-MG praticamente excluiu o Fluminense da disputa. De candidato em ascensão, com 20%, o Tricolor carioca agora tem apenas 3% de chances de repetir o feito da última temporada. Invicto há 13 jogos e dono de uma sequência de seis vitórias, o Figueirense aparece cada vez mais vivo na briga por uma vaga na Libertadores, mas o caneco ainda está longe. De acordo com o matemático, o time da capital catarinense tem 2% de chances de conquistar seu primeiro troféu da Série A. Botafogo e Flamengo aparecem apenas com chances remotíssimas: 1%.
Figueira x cariocas
Se a luta pelo título afunilou, a disputa por uma vaga na Libertadores está cada vez mais aberta. A quatro rodadas do fim do Brasileirão, oito clubes disputam três vagas, segundo Tristão Garcia. O Corinthians, na visão do matemático, já tem vaga praticamente assegurada e tem 99% de chances de disputar a competição em 2012. Campeão da Copa do Brasil, o Vasco já tem vaga garantida. O número chave para carimbar o passaporte para a América do Sul é 63.
No momento, Fluminense (76%), Figueirense (71%) e Botafogo (56%) figuram na zona de classificação para a Libertadores. O time catarinense, aliás, volta ao G-5 após 29 rodadas e vive melhor momento do que seus concorrentes. Nas últimas seis rodadas, teve aproveitamento de 100%.
- O futebol apronta umas. Não é uma matemática exata. Mas ninguém está surpreendendo neste final. De extraordinário, só o Figueirense. Terá o grande teste contra a dupla Fla-Flu (enfrenta o Flamengo na quinta, e o Fluminense no domingo). Se vencer, coloca um pé na Libertadores - ressaltou Tristão Garcia.
Outros times, no entanto, estão fortes na briga. Mesmo com a derrota para o Coritiba, o Flamengo tem 52% de chances de voltar à competição continental. O jogo contra o Figueirense, quinta-feira, no Engenhão, também é decisivo para as pretensões do Rubro-Negro carioca.
- O Flamengo vive a primeira de suas quatro decisões, mas a vitória sobre o Figueinrese é fundamental. Se vencer, volta ao G-5, segura um adversário direto e fica muito bem na briga por uma vaga.
Correndo por fora, mas ainda com possibilidades, o São Paulo renasceu para a disputa com o triunfo sobre o Avaí e os tropeços dos principais adversários. Após pôr fim ao jejum de nove jogos sem vitórias, o Tricolor Paulista aprece com 25% de chances de voltar à Libertadores. No entanto, precisa confirmar a ascensão para conseguir uma vaga.
- O São Paulo se aproximou, mas, ao lado do Botafogo, tem o pior desempenho na parte de cima da tabela: média de 1 ponto por jogo nas últimas seis partidas. Assim como o Botafogo, precisa melhorar o aproveitamento se quiser ir à Libertadores – disse Tristão.
Quem também voltou à disputa é o Coritiba, com a vitória sobre o Flamengo. No entanto, as chances ainda são pequenas: 10%. Mesma porcentagem do Inter que, com duas derrotas seguidas, está cada vez mais afastado da briga por uma vaga na Libertadores. Com 1%, o Grêmio tem apenas chances matemáticas.

Com as derrotas de Fluminense, Botafogo e Flamengo na rodada, as chances de os quatro cariocas disputarem a Libertadores em 2012 caiu para 17%. Já a possibilidade de outros dois times se juntarem ao Vasco na competição sul-americana na próxima temporada continuam altas: 78%.
Retrospecto a favor do Timão, e equilíbrio inédito
historico G4 rodada 34 (Foto: arte esporte)
Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ter 20 clubes na era dos pontos corridos, em 2006, o líder ao final da 34ª rodada quase sempre faturou o título no final. A única exceção ocorreu em 2009, quando o Flamengo - terceiro colocado na rodada #34 -, terminou campeão, superando o São Paulo, que liderava naquela altura.
A edição de 2011 ainda tem um dado inédito ao final da 34ª rodada. Desde 2006, nunca dois clubes haviam chegado empatados em número de pontos na liderança a essa altura da competição. E, como curiosidade, vale observar que os líderes Corinthians e Vasco têm, a essa altura, a mesma pontuação do primeiro colocado em 2010, o Fluminense, que acabou campeão.

Pênaltis no PV e reclamação de R10: confira as polêmicas da rodada #34

Em lances duvidosos, Ceará aproveita só uma de duas penalidades na derrota para o Santos. Juiz não vê falta de Emerson em Ronaldinho dentro da área

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Quatro pênaltis foram marcados pelos árbitros na 34ª rodada do Brasileirão. Apenas um deles, o do botafoguense Jefferson no vascaíno Diego Souza, não deixa dúvidas. Os outros três provocam a velha discussão: foi ou não foi?
O ensaboado Osvaldo, do Ceará, foi protagonista dos dois lances difíceis que acabaram em pênalti para o Ceará na derrota para o Santos. Em Curitiba, o Flamengo reclamou muito de uma penalidade não marcada de Emerson em Ronaldinho, em posição duvidosa na jogada.
Além dos pênaltis, lances de impedimento provocaram erros de arbitragem, prejudicando Corinthians e Cruzeiro, mas não a ponto de impedir suas vitórias sobre Atlético-PR e Inter, respectivamente.
Assista aos lances polêmicos da rodada #34.
São Paulo 2 x 0 Avaí
O jogo ainda estava 0 a 0 quando Rogério Ceni fez uma defesa milagrosa após um cabeceio de Pedro Ken desviado na zaga. A dúvida é: a bola havia passado a linha quando o goleiro tocou nela? Na opinião do comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba, do SporTV, André Luiz de Freitas Castro foi bem ao deixar o lance continuar. Confira aqui o comentário de Gaciba.

Fluminense 1 x 2 América-MG
Superior no primeiro tempo, o América-MG esteve muito perto de abrir o placar quando teve um pênalti a seu favor. Fábio Júnior, no entanto, chutou para defesa de Cavalieri. Na opinião de Leonardo Gaciba, Fred faz "uma marcação atabalhoada" e comete falta em William Rocha na área. Clique e assista à análise do comentarista de arbitragem.


Corinthians 2 x 1 Atlético-PR
Nieto entrou no segundo tempo e, em sua primeira jogada, deu passe para Paulo Baier marcar. No entanto, o meia estava em posição de impedimento quando marcou o gol dos paranaenses, aos três minutos do segundo tempo.
Veja aqui o comentário de Gaciba a respeito do lance no Pacaembu.

Nove minutos depois, novamente Nieto participou de uma jogada polêmica. Em um chute a 40 metros de distância, fez a bola bater no travessão e quicar na linha. O comentarista de arbitragem do SporTV destaca que a finalização ultrapassou os 140km/h, mas não entrou completamente.
Confira aqui o que disse Gaciba.

Ceará 2 x 3 Santos
O duelo entre Ceará e Santos teve dois pênaltis a favor do time de Fortaleza. No primeiro, aos 23 do primeiro tempo, Osvaldo invadiu a área e foi derrubado por Bruno Aguiar. Felipe Azevedo converteu a cobrança da penalidade que, na opinião de Leonardo Gaciba, foi corretamente marcada pelo árbitro Anderson Daronco.

Aos 25 do segundo tempo, no entanto, Gaciba não viu pênalti no choque entre Ibson e Osvaldo. Na cobrança, o goleiro Aranha defendeu o chute de Marcelo Nicácio.




Coritiba 2 x 0 Flamengo
O Coritiba tinha acabado de fazer o seu segundo gol quando, aos 37 do primeiro tempo, Ronaldinho Gaúcho, em posição duvidosa, recebeu na área, mas foi derrubado pelo zagueiro Emerson. O árbitro Jailson Macedo Freitas nada marcou, para a revolta dos rubro-negros e a desaprovação de José Roberto Wright (no vídeo ao lado) e Leonardo Gaciba.

Vasco 2 x 0 Botafogo
O Vasco abriu o placar aos 15 minutos em chute de Fellipe Bastos mas, para Leonardo Gaciba, o gol foi irregular. Ele reconheceu a dificuldade para a arbitragem marcar o lance, mas afirmou que Diego Souza, impedido, participou da jogada ao sair da frente da bola.


Se o Vasco foi beneficiado neste lance, o Botafogo foi em outro. Ainda no primeiro tempo, aos 33, Jefferson fez pênalti em Diego Souza e recebeu o cartão amarelo. Para Gaciba, o goleiro deveria ter sido expulso por impedir uma situação clara e manifesta de gol.


Cruzeiro 1 x 0 Inter
Vencendo por 1 a 0, o Cruzeiro poderia ter ampliado aos 40 minutos do segundo tempo com Ortigoza, mas a arbitragem marcou impedimento. Para Gaciba, o lance foi mal anulado já que o goleiro Muriel dava condições para o cruzeirense.

Com dois gols de Jonas, Brasil bate Egito e encerra 2011 com o pé direito

Sem principais estrelas, Seleção tem boa atuação em Doha, no Qatar, e Mano ganha mais opções para armar o grupo canarinho no ano que vem

Por Márcio Iannacca Direto de Doha, Qatar
A Seleção Brasileira encerrou a temporada 2011 com o pé direito. Com dois gols de Jonas, a equipe comandada por Mano Menezes venceu o Egito por 2 a 0, no Al Rayyan Stadium, em Doha, no Qatar. Além do triunfo, o time canarinho mostrou a evolução tão esperada pela comissão técnica e abriu um leque de opções para futuras convocações. No gol, na lateral esquerda, no meio-campo... Foram muitos os testes que surtiram efeito.
O triunfo desta segunda-feira foi o quarto consecutivo da Seleção Brasileira em equipes comandada pelo americano Bob Bradley, que estreou pelo Egito após passagem pelos Estados Unidos. Sob a batuta de Mano Menezes, o time canarinho já disputou 20 partidas desde que o comandante assumiu o cargo em agosto de 2010. Foram 12 vitórias, cinco empates e três derrotas.
A Seleção só volta a jogar em fevereiro de 2012. O adversário e o local do confronto ainda não foram definidos pela CBF. Mas, de acordo com o site da Fifa, o duelo será contra o mesmo Egito, no Cairo. Certo mesmo é o amistoso contra a Suécia, logo após as Olimpíadas de Londres, no dia 15 de agosto.
VEJA GALERIA DE FOTOS COM IMAGENS DO CONFRONTO NO QATAR
Jonas comemora gol do Brasil contra o Egito (Foto: Reuters)Jonas comemora o primeiro gol da Seleção no duelo contra o Egito (Foto: Reuters)
Brasil controla ímpeto do Egito, e Jonas coloca o time em vantagem
Bruno Cesar na partida do Brasil contra o Egito (Foto: Mowa Press)Bruno César foi um dos destaques da Seleção no
primeiro tempo em Doha (Foto: Mowa Press)
Empurrado pela torcida que lotou o Al Rayyan Stadium, o Egito partiu para cima da Seleção Brasileira em busca da abertura do placar logo de cara. E a primeira chance clara foi justamente dos africanos. Aos cinco, El Mohamadi cobrou falta da entrada da área e obrigou Diego Alves a fazer uma grande defesa. E os "donos da casa" ficaram por aí.
Enquanto os torcedores faziam a festa na arquibancada, a Seleção Brasileira passou a tomar conta do jogo, a tocar a bola e não deixar o Egito tomar a iniciativa da partida. A partir dos 20 minutos, os africanos não viam a cor da bola. O time canarinho então passou a chegar com perigo à meta de El Shanawi. Na primeira delas, aos 26, Hulk recebeu ótimo lançamento, matou no peito, ganhou do zagueiro e soltou a bomba. A bola passou por cima do travessão.
O toque da bola da Seleção Brasileira começou a aparecer e outras oportunidades também. Aos 31, Hulk deu um belo passe de calcanhar para Alex Sandro, que estreou bem com a amarelinha. O lateral-esquerdo deu um corte no adversário e bateu colocado para ótima defesa de El Shawani. O desempenho da equipe cresceu ainda mais, Bruno César comandava as ações pelo meio-campo, distribuindo muito bem a bola pelos lados do campo.
E foi justamente em uma recuperação de bola após cobrança de escanteio que surgiu o gol do Brasil, aos 39. Alex Sandro virou o jogo da esquerda para a direita e colocou a bola no pé de Bruno César. O meia rolou para Hulk na ponta direita. Dentro da área, o atacante cruzou para Jonas, que só teve o trabalho de escorar para abrir o marcador em Doha.
Jonas marca mais um e faz jus à camisa 9 da Seleção Brasileira
Na etapa final, o panorama do jogo foi o mesmo. O Brasil marcando forte e saindo rápido para o ataque. O segundo gol não demorou a sair. Aos 13, Bruno César cobrou falta na cabeça de Fernandinho, que deu um leve toque. El Shanawi deu rebote e Jonas fez mais um. Com a vantagem no marcador, o time canarinho passou a jogar ainda mais à vontade.
Logo após o segundo gol da Seleção, Diego Alves mostrou mais uma vez que tem condições de se tornar a sombra de Julio César e Jefferson. Aos 14, El Mohamadi chutou colocado e o arqueiro fez uma linda defesa, espalmando a bola para escanteio. E o Egito parou por aí nos 45 minutos finais do duelo em Doha.
Por outro lado, a Seleção continuou buscando o gol. E o terceiro tento poderia ter saído em contra-ataque puxado por Hulk. Aos 16, o atacante do Porto passou por dois adversários e deu uma passe açucarado para Hernanes. O meia entrou completamente sozinho e bateu cruzado. A bola passou à direita do gol do Egito.
A partir dos 28, Mano começou a realizar mudanças na Seleção. Fernadinho, Bruno César, Jonas e Hulk saíram para as entradas de Elias, Willian, Kleber e Dudu. No fim, enquanto os egípcios que lotaram o Al Rayyan Stadium ficaram decepcionados, os brasileiros encerraram a temporada 2011 com a sensação do dever cumprido.
BRASIL 2 X 0 EGITO
Diego Alves, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Alex Sandro; Lucas Leiva, Fernandinho (Elias), Hernanes e Bruno César (Willian); Jonas (Kleber) e Hulk (Dudu). El Shawani, El Mohamadi, Hegazi, Gomaa e Nassef; Fathi, Rabo (Hassan), Ghaly (Salah) e Elrazak (Saeed); Zidan (Soleman) e Methab (El Gabas).
Técnico: Mano Menezes Técnico: Bob Bradley
Gols: Jonas, aos 39 minutos do primeiro tempo; Jonas, aos 13 minutos do segundo tempo.
Árbitro: Banjar Al Dosari (Qatar)
Auxiliares: Mohammed Dharman (Qatar) e Hassan Al-Thawadi (Qatar)
Local: Al Rayyan Stadium, em Doha (Qatar)

Kleber culpa Felipão por saída do clube: ‘80% do grupo não gosta dele’

Com declarações polêmicas, atacante faz duras críticas ao treinador palmeirense

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Kleber no treino do Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Kleber não decidiu o seu futuro
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Perto de anunciar em qual clube irá jogar na próxima temporada, o atacante Kleber, que ainda pertence ao Palmeiras, deu suas explicações, nesta segunda-feira, sobre os motivos que o afastaram da equipe e fez duras críticas ao técnico Felipão.
Em entrevista à TV Bandeirantes, o Gladiador não se mostrou arrependido e condenou muitas atitudes de Scolari durante o Campeonato Brasileiro.

O episódio que levou Kleber a bater de frente com Felipão foi quando o volante João Vitor foi agredido por um grupo de torcedores do Verdão. Na ocasião, o atacante disse que só os atletas estavam sendo prejudicados pelas declarações públicas do treinador contra o time. O fato teria causado uma discussão ríspida entre os dois e originado o afastamento do camisa 30 do elenco. Confira os principais trechos das polêmicas declarações dadas por Kleber:
Arrependimento
"Eu não me arrependo de nada. Pelo contrário, faria de novo. Muita gente no Palmeiras gostaria de ter a atitude que eu tive".

Sem motivação
"No jogo contra o Ceará, estávamos perdendo por 2 a 0, fomos para o vestiário e falamos que precisávamos mudar e virar o jogo. Ele entrou e falou que já tínhamos tomado de 6 do Coritiba e iríamos tomar de 12. O cara (Felipão) desmotiva os jogadores toda hora".
Descontentamento
"Antes, queria ir treinar logo, porque o ambiente é bom. Mas depois fui desmotivando. Falo com propriedade que 80% do grupo não gosta do Felipão e 90% dos funcionários também não. Esta é a realidade. A escolha da diretoria foi ficar com ele e me afastar".

Esquema de jogo
"Desde quando Felipão chegou, eu e o Valdivia temos problema com ele. Achamos que não era o melhor esquema para a gente e falamos com ele, mas ele não abre mão. Sempre respeitei a decisão, mesmo não concordando. Alguns jogadores não entendem o esquema porque não sabem que função tem que fazer".
Valdivia
"Ele elogiou o Valdivia em um jogo que ele foi capitão e depois mandou mensagem pedindo para negociarem o Valdivia".
Kleber do Palmeiras com criança no colo (Foto: Wagner Eufrosino / Globoesporte.com)Kleber desembarca no aeroporto com a filha no colo e é amparado por segurança do Palmeiras (Foto: Wagner Eufrosino / Globoesporte.com)
Futuro
"A proposta é muito satisfatória e o Grêmio realmente mostrou muito interesse. Amanhã acaba o prazo e não vou deixar eles esperando. Estou feliz com a proposta e seu eu for para lá vou ser o mesmo Kleber dos outros times que passei".
Influência da família
"Algumas coisas pesam pra mim. Minha filha perguntou se vou embora de novo de São Paulo. Gosto muito de São Paulo. O que pesa mesmo é ficar aqui. Adoro o Grêmio e adorei a proposta, mas fiquei muito tempo na Ucrânia e depois em Belo Horizonte. Minhas filhas estão crescendo e sinto muita falta delas".

Corinthians

"O Corinthians não pode nem fazer proposta, porque não fomos autorizados para falar com eles. Dizem que tem proposta do Corinthians ao Palmeiras e acompanhei o Andrés falando que não entra em leilão. O Corinthians quando quer vem e compra, porque é o clube com mais dinheiro no Brasil junto com o Flamengo, por causa dos contratos de TV".
Esquema"Tacaram ovo no aniversário dele e ele disse que o grupo estava unido. Isso é ridículo. Foram três ou quatro jogadores que são amigos dele, que foram para o Palmeiras não sei se por ser amigo de empresário, se tem  algum esquema. Mas todos os jogadores merecem estar lá".
Outros injustiçados
"O Lincoln saiu e deu uma declaração polêmica, o Wellington (Paulista) saiu e deu outra declaração que foi polêmica. Todo mundo está errado? Vi o Pierre sair depois de quatro anos de clube em uma situação que a gente nunca imaginava. Ele foi escorraçado. O grupo sente isso. Na despedida do Pierre no vestiário, choramos com o cara".
São Paulo"Encontrei os dirigentes do São Paulo e eles falaram que o Felipão tinha se oferecido para o São Paulo".

Rubinho espera que boa prova o ajude a continuar na F-1: 'Ainda sou garoto'

Brasileiro torce para que exibição em Abu Dhabi mostre às equipes que ainda está motivado em correr na categoria. Piloto largou em último e chegou em 12º

Por GLOBOESPORTE.COM Abu Dhabi, Emirados Árabes
Rubens Barrichello nos boxes (Foto: Getty Images)Rubens Barrichello fez corrida de recuperação em
Abu Dhabi (Foto: Getty Images)
Com a ameaça de não conseguir uma vaga no grid para completar sua 20ª temporada na Fórmula 1, em 2012, Rubens Barrichello espera que a boa corrida em Abu Dhabi o ajude a conseguir um cockpit na próxima temporada. O lugar do brasileiro de 39 anos na Williams está fortemente ameaçado com o possível retorno do finlandês Kimi Raikkonen.
- Acredito que mostrei a eles que atrás do volante eu ainda sou um garoto. Então espero que eles percebam isto – ressaltou.
Após largar em último por não participar do treino classificatório, Rubinho fez uma boa corrida de recuperação, com direito a várias ultrapassagens já na primeira volta, e terminou no 12º lugar, perto da zona de pontuação. Barrichello destacou seu desempenho na prova.
- Fiz o máximo que pude e no fim da primeira volta já estava em 18º. Foi uma boa recuperação, estou feliz. Lutei durante o tempo todo, fiz boas ultrapassagens e é uma pena ninguém ter abandonado porque eu estava lutando pelo 11º lugar na última volta. Com o carro que tínhamos, acho que foi o melhor que podíamos fazer. Foi frustrante ficar fora do treino classificatório, mas pelo menos eu tive o que queria de um fim de semana, que é uma corrida agressiva, onde lutei até o fim – comemorou , em entrevista à revista inglesa "Autosport".
Depois de amargar a pior posição de largada em seus 19 anos de carreira na categoria, Rubinho garantiu que largar no fim do pelotão é mais complicado do que partir da pole position.
- A pressão é maior em largar em último do que em primeiro, para ser honesto. Você não sabe o que está a frente de você, você não saber se os carros estarão mais lentos a sua frente - explicou.

Após quase oito meses no clube, Adriano é relacionado para viagem

Atacante integra pela primeira vez elenco do Corinthians em um jogo fora de São Paulo. Alvinegro pega o Vozão na quarta-feira, em Fortaleza

Por Julyana Travaglia São Paulo
Adriano corinthians treino (Foto: Mauro Horita / Agância Estado)Adriano foi relacionado para partida contra o Ceará
(Foto: Mauro Horita / Agância Estado)
Depois de quase oito meses, o atacante Adriano fará a sua primeira viagem com o elenco do Corinthians. O atleta foi confirmado no grupo que segue para Fortaleza, para a partida desta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), contra o Ceará, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Adriano foi contratado pelo Timão no fim de março, mas só estreou pelo clube no dia 9 de outubro, na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, no Pacaembu. Depois disso, ele ainda atuou alguns minutos contra o Botafogo e o Atlético-PR, no último domingo.
Brigando com a balança desde que chegou no Alvinegro, Adriano afirmou depois do jogo contra os paranaenses que se sente “mais leve”, mas ponderou que ainda não está 100% fisicamente. Como nos outros jogos, ele deve ser uma opção para o técnico Tite no banco de reservas.
A principal baixa do elenco que viaja para Fortaleza é o volante Paulinho, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Atlético-PR – Edenilson deve assumir a vaga ao lado de Ralf. Com problemas musculares, Jorge Henrique, Alex e Chicão seguem fora do time.
Confira a lista com os 20 atletas relacionados:

Goleiros: Julio Cesar e Danilo Fernandes
Laterais: Welder, Alessandro, Ramon e Fabio Santos
Zagueiros: Paulo André, Leandro Castán, Wallace
Volantes: Ralf, Bruno Octavio, Moradei
Meias: Edenilson, Morais, Danilo e Ramires
Atacantes: Willian, Liedson, Emerson e Adriano

Fla envia proposta ao Al Hilal para comprar Thiago Neves

Vice de finanças diz que oferta rubro-negra segue o que foi combinado com o clube da Arábia Saudita, que pede R$ 18 milhões pelo meia

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Thiago Neves no Flamengo (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Thiago Neves está nos planos do Fla para 2012
(Foto: Maurício Val / Vipcomm)
O primeiro passo para manter Thiago Neves foi dado pelo Flamengo. Segundo o vice de finanças Michel Levy, o Rubro-Negro enviou a proposta ao Al Hilal para comprar os 90% dos direitos enconômicos do meia que pertencem ao clube da Arábia Saudita. No início do ano, o Fla comprou 10% e contratou o jogador por empréstimo até 31 de dezembro.

Levy não informou o valor da proposta, mas os árabes querem R$ 18 milhões para vender o camisa 7 em definitivo.

- A proposta já foi enviada com o valor que foi combinado. O primeiro passo foi dado. Agora, esperamos uma resposta do clube – disse, por telefone.

Em maio, a diretoria rubro-negra informou ao Al Hilal que exerceria o direito de compra e ganhou prioridade no negócio. O prazo para dar uma resposta ao clube de Thiago terminaria no próximo dia 30.
Uma alternativa do Flamengo para arcar com o alto valor seria aplicar parte dos R$ 40 milhões recebidos no adiantamento das cotas de transmissão de TV. O dinheiro será usado, por exemplo, para quitar a folha salarial até o fim deste ano.
O GLOBOESPORTE.COM não conseguiu contato com o empresário do jogador, Léo Rabello, para falar sobre o assunto. Ele está em viagem pela Europa.
Thiago Neves disputou 53 partidas na temporada e tem 21 gols. É o artilheiro da equipe ao lado do atacante Deivid. No Brasileirão, ele fez 12 até agora.

Shakhtar prepara oferta milionária por Leandro Damião, diz jornal

De acordo com o jornal português "A Bola", clube ucraniano pode oferecer € 40 milhões (cerca de R$ 96 milhões) pelo atacante do Internacional

Por GLOBOESPORTE.COM Lisboa, Portugal
Leandro Damião no treino do Internacional (Foto: Marcos Nagelstein / VIPCOMM)Damião em coletiva de imprensa após o treino no
Internacional (Foto: Marcos Nagelstein / VIPCOMM)
O atacante Leandro Damião, do Internacional, é um dos alvos do futebol europeu para a próxima janela de transferências e de acordo com o jornal português "A Bola", o Shakhtar Donetsk , da Ucrânia, estaria preparando uma oferta de € 40 milhões (cerca de R$ 96 milhões) pelo jogador colorado.
Além da equipe, que possui um grande histórico de contratações de jovens jogadores do futebol brasileiro, o jornal português coloca em sua publicação clubes como o Barcelona, Tottenham, Fiorentina, Juventus, Roma, Málaga e Porto como outros possíveis interessados no jogador,  que aos, 22 anos, tem contrato com o time gaúcho até 2016 e uma multa recisória avaliada em € 50 milhões (R$ 120 milhões).
Autor de 39 gols na temporada, do quais 13 no Campeonato Brasileiro, o atleta tornou-se uma das grandes apostas para o ataque da Seleção. No Shakhtar Donetsk, Leandro Damião se juntaria a outros brasileiros como aos meio-campistas Fernandinho, Jadson, Willian, Douglas Costa, Alex Teixeira e Alan Patrick, além dos atacantes Luiz Adriano e Dentinho.

Na rotina dos títulos, técnico de Cigano festeja: ‘Cain entrou no jogo’

Baiano Luiz Dórea comemora acerto na estratégia da luta do pupilo,
que faturou o título dos pesos-pesados do UFC: 'Ele é um fenômeno'

Por Raphael Carneiro Salvador
Luiz Dórea posa com Júnior Cigano e o cinturão do UFC (Foto: Reprodução/Twitter)Luiz Dórea posa com Júnior Cigano e o cinturão
do UFC (Foto: Reprodução/Twitter)
Retornar para Salvador com o título de campeão mundial na bagagem já virou rotina para Luiz Carlos Dórea. Aos 49 anos, o treinador baiano é reconhecido internacionalmente como um dos principais nomes do boxe. Foi com ele que Acelino "Popó" Freitas chegou ao tetracampeonato mundial (como superpena pela WBO e AMB, e como leve, por duas vezes, pela WBO). E foi com os ensinamentos de Dórea que o catarinense Júnior Cigano nocauteou o mexicano-americano Cain Velásquez e ficou com o cinturão dos pesos-pesados do UFC.
Apesar de estar acostumado às conquistas – além de Popó e Cigano, Dórea é também o treinador de boxe de Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro e Anderson Silva –, o feito de Cigano é especial para ele. Há nove anos com o foco no MMA (Mixed Martial Arts ou Artes Marciais Mistas, em português), Dórea treina o catarinense radicado em Salvador há apenas cinco. Minutos depois de desembarcar em Salvador, o treinador conversou com exclusividade com a equipe do GLOBOESPORTE.COM Bahia.
- São muitos títulos, mas a emoção é a mesma como se fosse o primeiro. Não dá para descrever com palavras o que estou sentindo. Ele tem apenas cinco anos treinando. Sei o que ele passou, e digo que é um fenômeno – declarou.
Dórea lembrou que a conquista foi ainda mais emocionante porque, dias antes da luta, Cigano lesionou o menisco e chegou a ficar dois dias sem poder colocar os pés no chão. O treinador revelou que, além do tratamento médico, teve de fazer um forte trabalho psicológico para dar forças ao lutador. Para isso, Dórea utilizou um episódio da sua própria carreira.
- Quinze dias antes de me tornar campeão mundial de boxe, na luta que fiz em 1988, eu tive uma ruptura no bíceps e só pude lutar por causa de Otto Alencar (atual vice-governador da Bahia). Mostrei ao Cigano que ele poderia fazer o mesmo, e tive que intensificar o trabalho psicológico quando, no aquecimento, percebi que ele tinha sentido a lesão novamente.
Apesar do alerta com o problema no joelho de Cigano, que será operado provavelmente na semana que vem, Dórea se sentiu aliviado quando percebeu que Cain Velásquez "havia entrado no jogo" planejado pelo treinador. Apesar de ser especialista no wrestling (luta no chão), Velásquez afirmou dias antes do combate que seria capaz de lutar de igual para igual com o brasileiro no boxe.
- Ainda bem que ele pensou isso. Ele é um grande lutador, mas a agilidade e a velocidade de Cigano nas pernas e nos braços é impressionante. Queríamos que ele fizesse isso porque sabíamos que quanto mais tempo Cain ficasse em pé, mais risco ele corria de ser nocauteado - comentou Dórea.
Comemoração e novas promessas
Após a luta, Luiz Carlos Dórea contou que a equipe do brasileiro foi chamada pelo presidente do UFC, Dana White, para receber parabéns pelo título. De acordo com o treinador, os pedidos de autógrafos e fotos com brasileiros e americanos duraram horas.
- Depois disso, ficamos no quarto por horas conversando. Ele não acreditava que tinha sido campeão, e eu fiquei o tempo todo dizendo: "Você é campeão mundial" – relembrou aos risos.
Luiz Dórea, mestre de boxe (Foto: Reprodução SporTV)O treinador baiano se tornou referência mundial no boxe (Foto: Reprodução SporTV)
Para conseguir chegar a este momento, com um atleta preparado desde o começo em sua academia, Dórea comentou que precisou estudar muito a adaptação do boxe para o MMA. O primeiro contato com a modalidade aconteceu em 2003, quando Rodrigo Minotauro ingressou na arte marcial e o convidou.
Desde então, Dórea tem feito um trabalho intensivo para entender melhor o esporte e manter o aproveitamento. Além dos atletas que hoje competem no UFC, o treinador não abandonou o boxe. Em setembro, Dórea comemorou a conquista de Everton Lopes no Campeonato Mundial de Boxe Amador.
- Nossa diferença é que o trabalho é feito desde cedo. Trabalho a base com os meninos e os acompanho sempre. No caso de Cigano, por exemplo, sei de tudo o que ele sofreu fora dos ringues. Para mim, ele é o exemplo do brasileiro, um povo sofredor, mas que não desiste - afirmou o treinador.
Apesar da festa pela conquista de Cigano, Dórea não terá muito tempo para comemorar. A partir de agora, o treinador já volta as atenções para os irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro. Os dois irão subir no octógono do UFC em dezembro, em Toronto, no Canadá. E, com a moral de quem já é íntimo dos títulos mundiais, o treinador profetiza:
- Vem mais gente por aí. Os que estão mais perto de chegar ao UFC são Neilson Gomes, Ednaldo Lula e Renato Velame - revela Dórea, com o retrospecto de 20 lutas neste ano e apenas duas derrotas.

Top 5: estádios que são modelos para a Copa 2014, segundo Julio Baptista

Com anos de experiência no futebol europeu, meia do Málaga indica locais que podem ser inspiração para os palcos da próxima Copa do Mundo

Por Daniel Perissé Rio de Janeiro
Málaga   x  Sporting  julio baptista (Foto: EFE)Hoje no Málaga, Julio Baptista conhece muitos
estádios na Europa e dá conselhos ao Brasil (EFE)
Na Europa desde 2003, quando trocou o São Paulo pelo Sevilla, Julio Baptista já passou por muitos estádios do Velho Continente: uns ruins e outros que podem ser considerados modelo para qualquer país que quer sediar uma Copa do Mundo. A convite do GLOBOESPORTE.COM, o meia do Málaga apontou os cinco melhores lugares em que já jogou, para que sirvam de exemplo ao Brasil na organização do próximo Mundial.
- Os estádios no Brasil nunca foram construídos para sediar uma Copa, a maioria deles é muito velha. Há poucos com menos de dez anos, que não estão preparados para o que realmente é necessário. É preciso mudar para que torcedores de todo o mundo possam vir. Se o Brasil quer fazer um estádio para muitos anos, deveria se espelhar nestes aí - disse, por telefone, o jogador, que vestiu ainda as camisas de Real Madrid, Arsenal e Roma.
estádio Emirates Satdium top 5  (Foto: Getty Images)No Emirates, shoppings e restaurantes tornam o
futebol ainda mais prazeroso (Getty)
Emirates Stadium (Londres)
- É um campo que está todo preparado, com dimensões muito grandes. Por dentro tem restaurantes, uma área comercial, é muito mais do que um estádio de futebol. Com tantas opções, torna-se muito mais agradável para as pessoas que vão assistir às partidas. É muito bom não só para jogos, mas para qualquer tipo de evento.
 

Rúgbi: primeiro negro a marcar um ‘try’ pela África do Sul morre baleado

Solly Tyibilika, de 32 anos, bebia em um bar quando foi atingido

Por Das agências de notícias Cidade do Cabo
Solly Tyibilika rúgbi seleção África do Sul em 2006 (Foto: Getty Images)Solly Tyibilika em treino da seleção em 2006
(Foto: Getty Images)
Solly Tyibilika, primeiro jogador negro a marcar um “try” pela seleção sul-africana de rúgbi morreu após ser baleado no domingo, quando bebia com amigos em um bar na Cidade do Cabo. Ele tinha 32 anos. Segundo a polícia, dois homens não identificados entraram atirando no local.
O jogador, nascido em Porto Elizabeth, se profissionalizou em 2001. Em 2004, marcou um “try” durante sua estreia na seleção, contra a Escócia, em Edinburgo. Sua última partida com os Springbooks foi em 2006, contra a Nova Zelândia.
- Sua carreira foi uma demonstração do que pode ser alcançado quando talento é combinado com oportunidade - disse o presidente da União Sul-Africana de Rúgbi, Oregan Hoskins.

Wallid Ismail promete levar Jungle Fight à Rocinha até março de 2012

Empresário planeja 24 eventos no ano que vem, sendo seis em comunidades carentes, e sonha em futuro com narração de Galvão Bueno

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
Wallid Ismail jungle fight (Foto: Adriano Albuquerque/Sportv.com)Wallid Ismail no Jungle Fight
(Foto: Adriano Albuquerque/Sportv.com)
O fim de semana foi de comemoração para o ex-lutador e atual empresário do MMA Wallid Ismail. O presidente do Jungle Fight se emocionou com a primeira transmissão da TV Globo de um evento do UFC e comemorou também a ocupação da comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), pelas forças policiais, ambos na madrugada de sábado para domingo. Ismail, que realizou a 33ª edição do Jungle Fight na Cidade de Deus, no mês passado, e fará a 34ª na Mangueira, no próximo dia 26, prometeu que o evento chegará à Rocinha até março de 2012 e afirmou que sonha com Galvão Bueno narrando um de seus shows no futuro.
Wallid Ismail vem trabalhando junto à Central Única de Favelas (Cufa) para levar o Jungle Fight, considerado o maior evento de MMA da América Latina, para comunidades carentes do Brasil. A segunda comunidade "pacificada" do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus, foi a primeira a receber o evento, em 22 de outubro. Para 2012, o empresário planeja 24 cards, incluindo seis em comunidades. Após fechar o ano no Pacaembu, em São Paulo (SP), no dia 17 de dezembro, a organização visitará o Complexo do Alemão em janeiro, e a Rocinha será contemplada até março. Ismail vislumbra ainda um envolvimento maior com as comunidades visitadas no ano que vem.
- O trabalho que estamos fazendo hoje com a Cufa está muito forte. Aonde a gente vai, temos que fazer palestras, uma semana inteira de atividades, para que o atleta sirva de exemplo. Ainda mais no MMA, em que 98% dos lutadores vêm de comunidades - explicou o ex-lutador, que disse ainda que cada evento terá pelo menos dois lutadores locais.
A intenção de Wallid Ismail é popularizar o MMA, missão que, segundo ele, ficou mais fácil com a chegada do UFC à TV Globo. O dirigente confessou ter se emocionado ao ver Galvão Bueno narrando a vitória de Júnior "Cigano" dos Santos sobre Cain Velásquez no último sábado e disse ter certeza que um dia verá o narrador numa transmissão do Jungle Fight para o Brasil inteiro.
- Podem falar o que quiser dele, mas ele é um ícone da TV brasileira. Ouvir o que ele falou (sobre descobrir um novo desafio depois de 40 anos de carreira) emociona qualquer um, foi excepcional. Abrimos os olhos do Brasil para o MMA. Este é um país de luta, porque o brasileiro é um povo lutador e vitorioso, e se foi um sucesso no meio de um feriadão, de madrugada, pode ter certeza que, no futuro, o MMA bate a audiência do futebol - cravou Ismail.

Com rocha do pré-sal, troféu do GP do Brasil é revelado nesta segunda-feira

Criado pelo artista plástico Paulo Soláriz, peça será exposta em shoppings

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Troféu do GP do Brasil de 2011 (Foto: Divulgação)
As primeiras imagens do troféu que será entregue aos três primeiros colocados e à equipe vencedora do GP do Brasil de Fórmula 1, no dia 27 de novembro, foram revelados nesta segunda-feira. Cada peça tem uma rocha, com idade estimada em 120 milhões de anos, retirada do fundo do reservatório do pré-sal, a uma profundidade de 5 mil metros. A responsabilidade foi do artista plástico Paulo Soláriz, de São Paulo.
- Você tocar numa peça dessas, saber que estavam tão profundas e que têm idade de 120 milhões de anos, chega a emocionar. Quando fiquei sabendo que o troféu levaria essas rochas do pré-sal, o projeto tomou um outro vulto em termos de importância - disse.
O público poderá conhecer o troféu em exposições em São Paulo (Shopping Eldorado e Aeroporto de Congonhas), no Rio de Janeiro (New York City Center) e em Brasília (Aeroporto Juscelino Kubitschek) a partir desta terça 15 de novembro até o dia 26. Todas as peças mostradas serão idênticas às entregues aos vencedores do GP do Brasil (FOTOS: Divulgação).
Paulo Solariz e o troféu do GP do Brasil de 2011 (Foto: Divulgação)
Troféu do GP do Brasil de 2011 (Foto: Divulgação)

olha só que legal

Brasil pode ter o campeonato mais equilibrado do Mundo. Na teoria e na prática


dom, 13/11/11

por marcelo.bechler |
categoria Sem categoria

O Corinthians começou a rodada líder com 58 pontos em 33 jogos. Aproveitamento de 58%.  Procure saber o que fizeram os campeões nacionais mundo afora em 2011 (alguns em 2010, no caso de torneios ainda não finalizados). Nenhum teve o aproveitamento menor.
São 208 nações filiadas à FIFA. Nenhum campeão teve menos do que 58% de aproveitamento. Dos torneios de pontos corridos, o ASPAC Cotonou, do Benin e o Montagua, campeão do Clausura em Honduras, também tiveram o mesmo rendimento. Vale a ressalva: na Venezuela, o Deportivo Táchira teve 55%, mas venceu o Apertura e se classificou para a final. Administrou e foi o 14º no Clausura. O Colorado Rapids, campeão nos Estados Unidos, com 54%, mas em um torneio com playoffs (se classificou apenas em 7º lugar). Mesmo casos do Alianza, em El Salvador (54% de aproveitamento) e Aigle Noir, no Haiti, com 47%.
Baixa pontuação do campeão não é sinal de campeonato ruim, é sinônimo de equilíbrio. Campeonato equilibrado também não quer dizer que o nível técnico seja acima da média. Mas não se pode dizer que seja baixo o nível de uma competição que conta com Neymar, Lucas, Ronaldinho, Leandro Damião, Luís Fabiano, Alex, Dedé, Fred, Montillo, Ganso, Dagoberto, Juninho…
Com a vitória sobre o Atlético Paranaense, o Corinthians chegou aos 61 pontos e 60% de aproveitamento. Hoje, o Brasil não teria o campeonato mais equilibrado do mundo. Mas vale a lembrança que em 2009, o Flamengo foi campeão com 67 pontos, ou 58% de rendimento.
Se a igualdade é tão grande, o lanterna pode vencer o líder e uma semana depois o melhor time do returno. Sem drama. Ou olhamos com o olhar viciado de sempre e achamos que quem está lá em cima vai bater no de baixo, ou tentamos entender: não existe no mundo, um torneio tão disputado como no Brasil.
Confia abaixo a lista dos campeões nacionais entre 2010 e 2011.


PAÍS
CAMPEÃO
PONTUAÇÃO / APROVEITAMENTO
Espanha
Barcelona
96 / 84
Alemanha
Borussia Dortmund
75 / 73
Holanda
Ajax
73 / 71
Uruguai
Nacional
74 / 63
Brasil
Fluminense
71 / 62
Itália
Milan
82 / 72
Ingaterra
Manchester United
80 / 70
Grécia
Olympiakos
73 / 81
Portugal
Porto
84 / 93
Argentina
Vélez
39 / 68
Dinamarca
Copenhagen
81 / 81
Croácia
Dínamo Zagreb
72 / 80
Rússia
Zenit
68 / 75
Suécia
Helsingborgs
60 / 66
França
Lille
76 / 66
Chile
Univ. Católica
74 / 72
Japão
Nagoya Grampus
72 / 70
Suíça
Basel
73 / 67
Costa do Marfim
ASEC Mimosas
48 / 61
Austrália
Brisbane
70 / 70
Bósnia
Borac
64 / 71
México
Pumas
46 / 66
Sérvia
Partizan
76 / 84
Noruega
Rosenborg
68 / 75
Irlanda
Shamrock
77 / 71
Turquia
Fenerbahce
82 / 80
Eslovênia
Maribor
75 / 69
Paraguai
Nacional
47 / 71
Egito
Al Ahly
61 / 67
Colômbia
Atlético Nacional
43 / 60
Coréia do Sul
FC Seoul
64 / 71
Peru
Univ. San Martín
95 / 69
Gana
Chelsea Berekum
57 / 63
EUA
Colorado Rapids
*se classificou em 7º
55 / 54
Argélia
ASO Chlef
63 / 70
Hungria
Videoton
61 / 67
Bélgica
Genk
83 / 69
Israel
Maccabi Haifa
80 / 76
Montenegro
Mogren
73 / 73
Venezuela
Dep. Táchira
14º no clausura
60 / 55
Croácia
Slovan Bratislava
68 / 68
Irã
Sepahan
66 / 65
Senegal
Ouakam
55 / 61
Nigéria
Dolphins
65 / 64
País de Gales
Bangor City
68 / 71
Armênia
Ulisses FC
53 / 63
Camarões
Cotonsport
56 / 72
Rep. Tcheca
Vitória Pilsen
69 / 76
África do Sul
Orlando Pirates
60 / 66
Jamaica
Tivoli Gardens
72 / 62
Escócia
Rangers
93 / 81
Equador
Emelec
44 / 66
Panamá
Tauro
42 / 66
Burkina Fasso
ASFA-Yennenga
60 / 77
Romênia
Otelul Galati
70 / 68
Marrocos
Raja Casablanca
60 / 66
Honduras
Montagua
38 / 58
Ucrânia
Shakhtar Donetsk
72 / 80
Estônia
Fora
86 / 80
Tunísia
Esperance Tunis
64 / 82
Bielorrúsia
BATE
72 / 72
Costa Rica
Alajuelense
49 / 74
Serra Leoa
Ports Authority
28 / 71
Polônia
Wisla Krakov
56 / 62
Líbia
Al-Ittihad
54 / 72
Cabo Verde
Mindelense
24 / 72
Geórgia
Zestafoni
78 / 72
Gabão
US Bitam
24 / 66
Mali
Stade Malien
59 / 75
China
Guangzhou Evergrande
68 / 75
Albânia
Skenderbeu Korce
73 / 73
Áustria
Stum Graz
66 / 61
Uzbequistão
Bunyodkor
61 / 78
Zimbábue
Platinum
55 / 65
Bulgária
Litex Lovech
75 / 83
Guiné
Fello Star
46 / 59
Letônia
Ventspils
71 / 74
Finlândia
HJK
81 / 81
Trinidad e Tobago
Defence Force
44 / 77
Zâmbia
ZESCO United
60 / 69
Jordânia
Al Wihdat
51 / 85
El Salvador
Alianza
*campeonato com eliminatórias
34 / 54
Canadá
SC Toronto
63 / 81
Irlanda do Norte
Linfeld
67 / 70
Lituânia
Ekranas
80 / 80
Angola
Líbolo
57 / 63
Malaui
ESCOM United
58 / 69
Uganda
URA
16 / 66
Botsuana
Township Rollers
76 / 84
Antígua e Barbuda
Parham
38 / 70
Iraque
Arbil
56 / 72
Catar
Lekhwiya
48 / 72
Macedônia
Skendija 79
72 / 72
Togo
Maranatha Fiokpo
63 / 70
Níger
ASGNN
43 / 62
Kuwait
Al Qadsia
51 / 81
Guiana
Alpha United
49 / 86
Arábia Saudita
Al Hilal
64 / 82
Guatemala
Comunicaciones
51 / 65
Cuba
Villa Clara
* campeonato com eliminatórias
32 / 59
Bahrein
Muharraq
28 / 66
Sudão
Al Hilal Omdurman
70 / 90
Omã
AlSuwaiq
43 / 65
Suriname
Inter Moengotapoe
65 / 83
Nova Zelândia
Waitakere United
42 / 82
Síria
Wahda
29 / 64
Haiti
Aigle Noir
*campeonato com duas fases e mata-mata
47 / 47
Islândia
KR
47 / 71
São Cristóvão e Névis
St. Pauls United
68 / 70
Moçambique
Liga Muçulmana
58 / 74
Gâmbia
Brikama United
43 / 65
Ruanda
APR
59 / 89
Emirados Árabes Unidos
Al – Jazira
53 / 80
Tailândia
Muang Thong United
67 / 74
Bolívia
Bolivar
40 / 60
Granada
Hard Rock
39 / 72
Azerbeijão
Neftçi
67 / 70
Luxemburgo
F91 Dudeland
59 / 75
Benin
ASPAC Cotonou
45 / 58
Chipre
APOEL
74 / 77
Libéria
Nimba United
23 / 78
Ilhas Faroe
B36
67 / 83
Moldávia
Dacia
92 / 78
Coreia do Norte
República Centro-Africana
Lietchtenstein
Vaduz
*Taça de Lietchtenstein
9 / 100
Namíbia
Black África
45 / 68
Rep. Dominicana
Moca
44 / 73
Cazaquistão
Shakhter Karagandy
63 / 65
Tadjiquistão
Istiqlol
84 / 87
Tanzânia
Simba
28 / 72
Bermudas
North Village Rams
41 / 76
RD Congo
Mazembe
30 / 71
Vietnã
Song Lam Nghe An
49 / 63
Quênia
Ulinzi Stars
59 / 66
Etiópia
Ethiopia Bunna
61 / 67
Porto Rico
FC Leones
32 / 63
Congo
Diables Noirs
61 / 81
Cingapura
Etoile
70 / 70
Indonésia
Persipura
60 / 77
Bangladesh
Sheikh Jamal
51 / 77
Burundi
Athético Olympic
58 / 88
Belize
Belize Defense Force
45 / 83
Nepal
Nepal Police
44 / 86
Turcomenistão
Nebitçi Balkanabat
53 / 80
Líbano
Al Ahed
55 / 83
São Vicente e Granadinas
Avenues United FC
31 / 93
Barbados
Youth Milan
38 / 70
Fiji
Lautoka
52 / 86
Iêmen
Al Oruba
44 / 73
Malásia
Kelantan
56 / 72
Chade
Foullah Edifice
43 / 79
Dominica
Centre Bath Estate
Não encontrei
Bahamas
IM Bears
30 / 83
Guiné Equatorial
Sony de Ela Nguema
42 / 64
Hong Kong
Kitchee
44 / 81
Nova Caledônia
Mont Dore
54 / 82
Malta
Valletta
66 / 76
Filipinas
Air Force Rider
27 / 75
Índia
Salgaocar
56 / 72
Nicarágua
Real Estelí
49 / 67
Lesoto
Lesotho Corretional
55 / 70
Maldivas
VB Sports
47 / 82
Palestina
Shabab Al Am'ari
51 / 77
Madagastar
CNaPS Sport
17 / 70
China Taipei
Kaoshiung Taipower
27 / 69
Guiné Bissau
Atlético Bissorã
32 / 59
Mongólia
Ulaanbaantar
30 / 59
Ilhas Virgens
New Vibes
6 / 100
Mianmar
Yagon United
54 / 82
Curaçao
Hubentut Fortuna
51 / 66
Aruba
RCA
43 / 79
Paquistão
WAPDA
67 / 74
Vanuatu
Amical
55 / 91
Suazilândia
Green Mamba
50 / 64
Camboja
Phnom Penh Crown
45 / 83
Sri Lanka
Dom Bosco
44 / 66
Seychelles
St. Michel United
40 / 78
Santa Lúcia
N.U.A.S
13 / 72
Ilhas Salomão
Koloale
34 / 87
Laos
Bank of Laos
29 / 69
Taiti
Tefana
75 / 83
Comores
Élan Club
8 / 66
Afeganistão
Kabul Bank
6 / 100
Ilhas Cayman
Elite
46 / 73
Quirguistão
Dordoi Bíshkek
48 / 80
Guam
Cars Plus
30 / 100
Papua-Nova Guiné
Hekari United
37 / 95
Ilhas Maurício
ASPL 2000
30 / 83
Eritréia
Red Sea
43 / 71
Macau
Windsor Arch Ka I
45 / 83
Ilhas Virgens Britânicas
Islanders
41 / 85
Somália
Elman
31 / 74
Turcas e Caícos
Provopool
24 / 66
Djibuti
AS Port
48 / 89
Ilhas Cook
Tupapa
31 / 86
Anguila
Kicks United
34 / 94
Brunei
MS ABDB
19 / 90
Butão
Yeedzin
34 / 94
Mauritânia
Nouadhibou
38 / 79
Timor Leste
Díli Leste
Não encontrei
Tonga
SC Lotoha’apai
16 / 89
Samoa Americana
Youth Pago
30 / 100
Andorra
Fc Santa Coloma
47 / 78
Samoa
Kiwi
48 / 89
Montserrat
Não dispuado desde 2004
San Marino
Ter Fiori
44 / 61
 
PAÍS
CAMPEÃO
APROVEITAMENTO
Espanha
Barcelona
96 / 84
Alemanha
Borussia Dortmund
75 / 73
Holanda
Ajax
73 / 71
Uruguai
Nacional
74 / 63
Brasil
Fluminense
71 / 62
Itália
Milan
82 / 72
Ingaterra
Manchester United
80 / 70
Grécia
Olympiakos
73 / 81
Portugal
Porto
84 / 93
Argentina
Vélez
39 / 68
Dinamarca
Copenhagen
81 / 81
Croácia
Dínamo Zagreb
72 / 80
Rússia
Zenit
68 / 75
Suécia
Helsingborgs
60 / 66
França
Lille
76 / 66
Chile
Univ. Católica
74 / 72
Japão
Nagoya Grampus
72 / 70
Suíça
Basel
73 / 67
Costa do Marfim
ASEC Mimosas
48 / 61
Austrália
Brisbane
70 / 70
Bósnia
Borac
64 / 71
México
Pumas
46 / 66
Sérvia
Partizan
76 / 84
Noruega
Rosenborg
68 / 75
Irlanda
Shamrock
77 / 71
Turquia
Fenerbahce
82 / 80
Eslovênia
Maribor
75 / 69
Paraguai
Nacional
47 / 71
Egito
Al Ahly
61 / 67
Colômbia
Atlético Nacional
43 / 60
Coréia do Sul
FC Seoul
64 / 71
Peru
Univ. San Martín
95 / 69
Gana
Chelsea Berekum
57 / 63
EUA
Colorado Rapids
*se classificou em 7º
55 / 54
Argélia
ASO Chlef
63 / 70
Hungria
Videoton
61 / 67
Bélgica
Genk
83 / 69
Israel
Maccabi Haifa
80 / 76
Montenegro
Mogren
73 / 73
Venezuela
Dep. Táchira
14º no clausura
60 / 55
Croácia
Slovan Bratislava
68 / 68
Irã
Sepahan
66 / 65
Senegal
Ouakam
55 / 61
Nigéria
Dolphins
65 / 64
País de Gales
Bangor City
68 / 71
Armênia
Ulisses FC
53 / 63
Camarões
Cotonsport
56 / 72
Rep. Tcheca
Vitória Pilsen
69 / 76
África do Sul
Orlando Pirates
60 / 66
Jamaica
Tivoli Gardens
72 / 62
Escócia
Rangers
93 / 81
Equador
Emelec
44 / 66
Panamá
Tauro
42 / 66
Burkina Fasso
ASFA-Yennenga
60 / 77
Romênia
Otelul Galati
70 / 68
Marrocos
Raja Casablanca
60 / 66
Honduras
Montagua
38 / 58
Ucrânia
Shakhtar Donetsk
72 / 80
Estônia
Fora
86 / 80
Tunísia
Esperance Tunis
64 / 82
Bielorrúsia
BATE
72 / 72
Costa Rica
Alajuelense
49 / 74
Serra Leoa
Ports Authority
28 / 71
Polônia
Wisla Krakov
56 / 62
Líbia
Al-Ittihad
54 / 72
Cabo Verde
Mindelense
24 / 72
Geórgia
Zestafoni
78 / 72
Gabão
US Bitam
24 / 66
Mali
Stade Malien
59 / 75
China
Guangzhou Evergrande
68 / 75
Albânia
Skenderbeu Korce
73 / 73
Áustria
Stum Graz
66 / 61
Uzbequistão
Bunyodkor
61 / 78
Zimbábue
Platinum
55 / 65
Bulgária
Litex Lovech
75 / 83
Guiné
Fello Star
46 / 59
Letônia
Ventspils
71 / 74
Finlândia
HJK
81 / 81
Trinidad e Tobago
Defence Force
44 / 77
Zâmbia
ZESCO United
60 / 69
Jordânia
Al Wihdat
51 / 85
El Salvador
Alianza
*campeonato com eliminatórias
34 / 54
Canadá
SC Toronto
63 / 81
Irlanda do Norte
Linfeld
67 / 70
Lituânia
Ekranas
80 / 80
Angola
Líbolo
57 / 63
Malaui
ESCOM United
58 / 69
Uganda
URA
16 / 66
Botsuana
Township Rollers
76 / 84
Antígua e Barbuda
Parham
38 / 70
Iraque
Arbil
56 / 72
Catar
Lekhwiya
48 / 72
Macedônia
Skendija 79
72 / 72
Togo
Maranatha Fiokpo
63 / 70
Níger
ASGNN
43 / 62
Kuwait
Al Qadsia
51 / 81
Guiana
Alpha United
49 / 86
Arábia Saudita
Al Hilal
64 / 82
Guatemala
Comunicaciones
51 / 65
Cuba
Villa Clara
* campeonato com eliminatórias
32 / 59
Bahrein
Muharraq
28 / 66
Sudão
Al Hilal Omdurman
70 / 90
Omã
AlSuwaiq
43 / 65
Suriname
Inter Moengotapoe
65 / 83
Nova Zelândia
Waitakere United
42 / 82
Síria
Wahda
29 / 64
Haiti
Aigle Noir
*campeonato com duas fases e mata-mata
47 / 47
Islândia
KR
47 / 71
São Cristóvão e Névis
St. Pauls United
68 / 70
Moçambique
Liga Muçulmana
58 / 74
Gâmbia
Brikama United
43 / 65
Ruanda
APR
59 / 89
Emirados Árabes Unidos
Al – Jazira
53 / 80
Tailândia
Muang Thong United
67 / 74
Bolívia
Bolivar
40 / 60
Granada
Hard Rock
39 / 72
Azerbeijão
Neftçi
67 / 70
Luxemburgo
F91 Dudeland
59 / 75
Benin
ASPAC Cotonou
45 / 58
Chipre
APOEL
74 / 77
Libéria
Nimba United
23 / 78
Ilhas Faroe
B36
67 / 83
Moldávia
Dacia
92 / 78
Coreia do Norte
República Centro-Africana
Lietchtenstein
Vaduz
*Taça de Lietchtenstein
9 / 100
Namíbia
Black África
45 / 68
Rep. Dominicana
Moca
44 / 73
Cazaquistão
Shakhter Karagandy
63 / 65
Tadjiquistão
Istiqlol
84 / 87
Tanzânia
Simba
28 / 72
Bermudas
North Village Rams
41 / 76
RD Congo
Mazembe
30 / 71
Vietnã
Song Lam Nghe An
49 / 63
Quênia
Ulinzi Stars
59 / 66
Etiópia
Ethiopia Bunna
61 / 67
Porto Rico
FC Leones
32 / 63
Congo
Diables Noirs
61 / 81
Cingapura
Etoile
70 / 70
Indonésia
Persipura
60 / 77
Bangladesh
Sheikh Jamal
51 / 77
Burundi
Athético Olympic
58 / 88
Belize
Belize Defense Force
45 / 83
Nepal
Nepal Police
44 / 86
Turcomenistão
Nebitçi Balkanabat
53 / 80
Líbano
Al Ahed
55 / 83
São Vicente e Granadinas
Avenues United FC
31 / 93
Barbados
Youth Milan
38 / 70
Fiji
Lautoka
52 / 86
Iêmen
Al Oruba
44 / 73
Malásia
Kelantan
56 / 72
Chade
Foullah Edifice
43 / 79
Dominica
Centre Bath Estate
Não encontrei
Bahamas
IM Bears
30 / 83
Guiné Equatorial
Sony de Ela Nguema
42 / 64
Hong Kong
Kitchee
44 / 81
Nova Caledônia
Mont Dore
54 / 82
Malta
Valletta
66 / 76
Filipinas
Air Force Rider
27 / 75
Índia
Salgaocar
56 / 72
Nicarágua
Real Estelí
49 / 67
Lesoto
Lesotho Corretional
55 / 70
Maldivas
VB Sports
47 / 82
Palestina
Shabab Al Am'ari
51 / 77
Madagastar
CNaPS Sport
17 / 70
China Taipei
Kaoshiung Taipower
27 / 69
Guiné Bissau
Atlético Bissorã
32 / 59
Mongólia
Ulaanbaantar
30 / 59
Ilhas Virgens
New Vibes
6 / 100
Mianmar
Yagon United
54 / 82
Curaçao
Hubentut Fortuna
51 / 66
Aruba
RCA
43 / 79
Paquistão
WAPDA
67 / 74
Vanuatu
Amical
55 / 91
Suazilândia
Green Mamba
50 / 64
Camboja
Phnom Penh Crown
45 / 83
Sri Lanka
Dom Bosco
44 / 66
Seychelles
St. Michel United
40 / 78
Santa Lúcia
N.U.A.S
13 / 72
Ilhas Salomão
Koloale
34 / 87
Laos
Bank of Laos
29 / 69
Taiti
Tefana
75 / 83
Comores
Élan Club
8 / 66
Afeganistão
Kabul Bank
6 / 100
Ilhas Cayman
Elite
46 / 73
Quirguistão
Dordoi Bíshkek
48 / 80
Guam
Cars Plus
30 / 100
Papua-Nova Guiné
Hekari United
37 / 95
Ilhas Maurício
ASPL 2000
30 / 83
Eritréia
Red Sea
43 / 71
Macau
Windsor Arch Ka I
45 / 83
Ilhas Virgens Britânicas
Islanders
41 / 85
Somália
Elman
31 / 74
Turcas e Caícos
Provopool
24 / 66
Djibuti
AS Port
48 / 89
Ilhas Cook
Tupapa
31 / 86
Anguila
Kicks United
34 / 94
Brunei
MS ABDB
19 / 90
Butão
Yeedzin
34 / 94
Mauritânia
Nouadhibou
38 / 79
Timor Leste
Díli Leste
Não encontrei
Tonga
SC Lotoha’apai
16 / 89
Samoa Americana
Youth Pago
30 / 100
Andorra
Fc Santa Coloma
47 / 78
Samoa
Kiwi
48 / 89
Montserrat
Não dispuado desde 2004
San Marino
Ter Fiori
44 / 61