quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Em Moça Bonita, Bangu bate Lusa, que agora precisa reagir no Canindé

Equipe paulista perde por 3 a 1 e goleiro Juninho toma um frango no Rio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Na primeira fase da Copa do Brasil, o visitante tem a vantagem de eliminar o jogo da volta se vencer por dois gols de diferença. A Portuguesa não só perdeu esta oportunidade como agora terá que derrotar o Bangu pelo placar de 2 a 0, no dia 23, no Canindé, para avançar na competição. A equipe paulista viveu um pesadelo nesta quarta-feira, no estádio Moça Bonita, no Rio de Janeiro, ao perder para o dono da casa por 3 a 1, com direito a frango do goleiro Juninho.
Se a Portuguesa vencer pelo mesmo placar, a decisão vai para os pênaltis. Empate ou derrota por um gol de diferença dá a vaga ao Bangu. Na competição, o gol fora de casa é usado como critério de desempate, por isso a equipe paulista tem que evitar sofrer gols do adversário no Canindé.
A Lusa precisou primeiro vencer o calor de 38 ºC que fazia no estádio do anfitrião. Mas, antes mesmo que pudesse estudar o rival e se adaptar ao encontro, sofreu o primeiro gol. Aos 14 minutos, Thiago Galhardo recebeu um cruzamento rasteiro de Charles pela direita e só teve o trabalho de colocar a bola na rede: 1 a 0 para o Bangu. O gol de Galhardo foi o primeiro desta edição da Copa do Brasil.
- Não sabia que o meu era o primeiro, mas fiquei muito feliz com a informação. Esta é também a minha primeira competição nacional - ressaltou o jogador.
O visitante reagiu aos 45, quando Marcelo Cordeiro cruzou pelo alto, e Kempes, de cabeça, empatou a partida. Mas ainda sofria com as melhores chances do dono da casa.
Na segunda etapa, o Bangu conseguiu transformar as oportunidades em mais um gol: aos 16 minutos, Pipico fez bela jogada individual, vencendo um marcador, driblando outro e tocando no canto esquerdo de Juninho. A bola ainda bateu na trave e entrou: 2 a 1 para o Bangu.
Para piorar a situação da Lusa, Thiago Galhardo entrou em ação novamente aos 30, e ainda contou com uma grande infelicidade de Juninho. Após a cabeçada para baixo do jogador, a bola quicou no chão e bateu no queixo do goleiro, que não segurou e deixou a rede balançar pela terceira vez: 3 a 1.

Ex-árbitro é baleado na capital paulista e está em estado grave

Segundo Polícia Militar, suspeita é de que Oscar Roberto de Godói sofreu tentativa de assalto em Perdizes. Ele foi levado para o Hospital das Clínicas

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
O ex-árbitro e comentarista Oscar Roberto Godói foi baleado em uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira, no bairro de Perdizes, na capital paulista. Segundo informações da Polícia Militar, o ex-juiz está em estado grave e foi encaminhado para o Hospital das Clínicas. Apesar de a Polícia não confirmar, as primeiras informações dão conta de que Godói levou pelo menos dois tiros e passa por cirurgia.
O episódio ocorreu na Rua Diana, altura do número 531. Às 21h53m, a Polícia recebeu um chamado avisando sobre uma pessoa baleada caída na calçada. Era o árbitro, que foi socorrido pelos Bombeiros e levado para o hospital. Moradores falaram sobre tentativa de assalto e reação do ex-juiz antes dos disparos.

Atlético-GO apresenta o meia Élvis, que estava no Benfica-POR

Jogador, de apenas 20 anos, chega por empréstimo até o final do ano. Diretor de futebol fala em “parceria” com o clube português

Por GLOBOESPORTE.COM Goiânia
O meia Élvis, de 20 anos, foi apresentado nesta quarta-feira no CT do Dragão como o mais novo reforço do Atlético-GO. Revelado em 2009 pelo Paraná, o jogador, que tem seis anos de contrato com o Benfica, de Portugal, foi emprestado pelo clube europeu até o final do ano para adquirir experiência no futebol brasileiro.
  •  
Élvis atlético-GO (Foto: Site Oficial do Clube)Élvis retorna ao país para adquirir experiência pelo Atlético-GO até o final de 2011 (Foto: Site Oficial do Clube)
- Joguei com o Pituca e com o Agenor e ambos me falaram muito bem do clube. Não pensei duas vezes em aceitar esse empréstimo. Sou um meia habilidoso, às vezes até em excesso, e gosto de deixar meus companheiros na cara do gol.
Segundo o diretor de futebol do Atlético-GO, Adson Batista, a negociação com Élvis foi facilitada pelas referências que o clube e o jogador receberam da estrutura do Dragão.
- O Atlético-GO está conquistando um espaço muito grande, inclusive fora do Brasil, pelo trabalho sério que é feito no clube. Essa parceria com o Benfica contribui ainda mais para esse crescimento.
Confira a ficha do atleta
Nome: Elvis Vieira Araújo
Idade: 20 anos
Nascimento: 09/09/1990, em Janiópolis-PR
Altura: 1,75 m
Peso: 73 kg
Último Clube: Benfica-POR

Fábio Rochemback vai ajustar posicionamento do Grêmio 'no grito'

Capitão gremista prepara-se para orientar companheiros em novo meio-campo

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Fábio Rochemback, do Grêmio (Foto: Eduardo Cecconi / Globoesporte.com)Fábio Rochemback é o capitão do Grêmio
(Foto: Eduardo Cecconi / Globoesporte.com)
Desde que chegou ao Grêmio, em agosto do ano passado, Renato Gaúcho sistematizou o 4-4-2 com meio-campo em losango. A partir de outubro, Fábio Rochemback passou a ser o primeiro volante, tendo na segunda linha do setor Adilson à direita, e Lúcio pela esquerda, com Douglas na articulação.
Pela característica defensiva, Adilson permanecia mais posicionado que Lúcio, um lateral improvisado no setor. Mas às 19h45m desta quinta-feira o Grêmio recebe o Oriente Petrolero-BOL, pela Taça Libertadores, com Carlos Alberto em lugar de Adilson.
Mais ofensivo na comparação com o companheiro que deixa o time, Carlos Alberto se compromete a cumprir as atribuições de defesa sem a bola. Mas ele contará com uma ajuda extra: o volante e capitão Fábio Rochemback orientando-o.
- Não muda muita coisa. Eu já vinha ficando mais na marcação, e quem estiver no meio terá de ajudar. Vou ficar chamando eles para a marcação, para ajudar. A conversa será muito importante. O Carlos Alberto chegou bem, entendeu do que a gente precisa, está integrado ao grupo e vai nos ajudar.
E Rochemback já sabe como se fazer ouvir, em um ambiente repleto de sons da torcida: aos gritos.
- É como eu falei, tem que prestar atenção, pode ter certeza que vou ficar ali gritando para eles voltarem - afirmou.

Joel Santana coloca em dúvida sua permanência após o Carioca

Treinador afirma que em maio terá conversa com o Botafogo para discutir futuro, apesar de ter contrato assinado até o fim de dezembro

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Joel Santana no treino do Botafogo (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)Joel tem contrato com o Botafogo até dezembro
(Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)
Apesar de ter contrato assinado com o Botafogo até o fim de 2011, o término do Campeonato Carioca também determinará a renegociação do vínculo de Joel Santana com o clube. O treinador admitiu que, assim como ocorreu no ano passado, haverá uma nova conversa com a diretoria em maio.
- O contrato vai até 31 de dezembro, mas quando terminar o Carioca vamos conversar para decidir se continuamos ou não. Foi assim no ano passado. Eu fiz essa proposta, porque não adianta chegar ao fim de uma competição com alguém que não esteja satisfeito. Aqui se trabalha em regime de democracia e união - explicou.
Em 2010, a renegociação de contrato de Joel Santana com o Botafogo, logo após a conquista do Campeonato Carioca, foi a deixa para o Flamengo fazer uma proposta e tentar tirar o treinador de General Severiano. No entanto, após uma renegociação de valores, ele decidiu cumprir seu vínculo até o fim do Campeonato Brasileiro.

O vice de futebol do Botafogo, André Silva, confirmou que realmente haverá uma nova conversa em maio, mas confia na permanência do treinador.

- Ficou estabelecido que, em maio, as duas partes podem reavaliar a situação. Mas estamos satisfeitos, e nossa intenção é que o Joel permaneça. Assim, no entender do Botafogo, o contrato do treinador será cumprindo integralmente - afirmou o dirigente.
Joel Santana afirma não ter motivos para desejar sair do Botafogo. O treinador garantiu que os problemas do dia a dia não abalam sua relação com os integrantes do clube.
- Estou satisfeito e me dou bem com todo mundo. Claro que às vezes há divergências, caso contrário não seria futebol - disse ele, que está no Botafogo há 13 meses.