quarta-feira, 25 de abril de 2012

Musa do MMA, Geisa Vitorino admite: 'Posições do jiu-jítsu são instigantes'

Ring girl do Jungle Fight, porém, gosta mais do boxe do que da 'arte suave'

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
7 comentários
A ring girl Geisa Vitorino vai desfilar seus belos atributos físicos, que a alçaram ao posto de musa do MMA nacional, neste sábado no Jungle Fight 38, em Belém, no Pará. "Garota da placa" oficial do evento, a loura foi clicada para um ensaio especial pelo SPORTV.COM e falou um pouco sobre a sensualidade do esporte. Ela admitiu que os corpos de alguns lutadores são atraentes e que o jiu-jítsu, uma das principais artes marciais que compõem o MMA, tem um "algo mais".
Geisa Vitorino, ring girl do Jungle Fight (Foto: Ernani D'Almeida)Geisa Vitorino, ring girl do Jungle Fight, posa para o SPORTV.COM (Foto: Ernani D'Almeida)
- Tem alguns gordinhos e alguns magrinhos no MMA, mas tem muitos lutadores com corpos bem bacanas. E tem algumas posições do jiu-jítsu que são muito instigantes... - afirmou Geisa, cujo ensaio vai ao ar na sexta-feira.
A musa, todavia, não pratica jiu-jítsu, e disse que o lado "instigante" do esporte tem muito a ver com isso. Fã de boxe desde criança, Geisa atualmente pratica a "nobre arte" e o fisiculturismo, no qual compete na categoria Wellness. Ela não vê muita sensualidade no boxe, mas acredita que o esporte ajuda na performance sexual.
- Ajuda com certeza, porque é um exercício aeróbico - explicou.
O ensaio completo de Geisa Vitorino vai ao ar na sexta-feira no SPORTV.COM. O Jungle Fight 38 acontece no sábado, em Belém, com transmissão ao vivo do canal Combate a partir de 21h (horário de Brasília).

Mulheres enfeitam treinos e provas com vaidade, beleza e maquiagem

Protetor solar, base, pó, gloss, rímel, acessórios, roupas coloridas e perfume: veja as dicas das corredoras que não perdem o charme nem sob o sol

Por Bebel Clark Rio de Janeiro
Corrida estética feminina eu atleta (Foto: Dylan Ellis / Agência Getty Images)Vaidade na corrida: toque feminino nas pistas (Foto: Dylan Ellis / Agência Getty Images)
Uma das maiores vantagens que os homens alegam ter é a simplicidade ao se vestir. É aquele velho papo de que com eles não existe frescura. Que as mulheres, vaidosas por natureza, adoram usar roupas combinando, maquiagem, acessórios e produtos de beleza, não é nenhuma novidade. E durante os treinos? O desejo de se sentir admirada persiste, mesmo debaixo de sol. É o que acontece com Anna Paula Cristoffoli, administradora de 29 anos.
- Sou supervaidosa. Como trabalho na área de representação farmacêutica, ou seja, comunicação e boa imagem são cruciais, uso maquiagem diariamente e não dispenso também nos treinos e nas provas. Lógico que um make mais suave, seguindo as orientações da minha dermatologista. No meu kit estão um protetor com base, de FPS 40, um protetor labial com FPS 25 e um gloss para dar brilho no look, além do hidratante e do perfume leve. Meu segredo é pintar as unhas com as cores das roupas que usarei no dia da prova.
Pele
Cuidar da pele é um assunto com que 10 entre 10 atletas se preocupam. Caso da corredora Patrícia Figueiredo, que não se descuida nunca.
- Passo protetor solar sempre! No rosto e no pescoço um com FPS 50, e no corpo um com fator de proteção 60. Também uso óculos e viseira para dar mais proteção. O meu truque para não provocar assadura entre as pernas é passar óleo de bebê, pois depois de algumas horas de corrida, o atrito é inevitável.
Faço questão de combinação. Sei que me chamam de metida ou patricinha, mas nem ligo"
Cristiane Braga
Juliana Peruzzi, estudante carioca de 19 anos, não dispensa um protetor com base.
- Uso protetor solar com base e muito corretivo para tirar as olheiras. Assim dá para enganar na hora da corrida.
Uma dica para tonificar, quem dá é Marina Mischan.
- Utilize um hidratante firmador para as pernas antes de correr, é ótimo!
Segundo a dermatologista Graziela Leta, o ideal é usar protetores resistentes ao suor e à água.
- Tem que ser um específico para atividades físicas. Se a praticante faz tratamento para manchas, mesmo no sol fraco da manhã é bom procurar um protetor eficaz para UVA. O ideal é proteger com cor, ou seja, usar um filtro com base. Não recomendo uso de maquiagem na prática de esportes ou sob o sol.
Maquiagem
Pele ao natural, sem maquiagem, exatamente como a dermatologista sugere. É assim que a atriz e maquiadora carioca Esther Dias (27) prefere treinar.
Esther Dias estética feminina eu atleta corrida (Foto: Dhani Borges / Live Ad)Esther Dias gosta de pele ao natural
(Foto: Dhani Borges / Live Ad)
- Como já passo muito tempo maquiada no trabalho, prefiro deixar a pele respirar nos dias de treino, sem abrir mão do protetor solar, do protetor labial com cor suave, e da máscara à prova d'água nos dias de prova. Para as meninas que não abrem mão da make, minha dica é investir em produtos não comedogênicos, que não obstruem os poros e deixam a pele respirar. O protetor em base é uma boa opção, o blush em creme dá um ar saudável e mais natural do que a versão em pó, além de não escorrer. Para realçar o olhar, máscara à prova d'água. Mas só vale para as meninas cuidadosas. Se a pessoa é daquelas que no final do treino arrancam a camiseta para secar o suor, melhor ficar com o protetor incolor – alertou a atleta.
Diferentemente de Esther, tem corredoras que não saem de casa sem um toque especial feminino.
- Faço questão de correr com um gloss clarinho, um colírio e um lápis à prova d´água marrom no cantinho dos olhos, para não ficar com aquela cara de fantasma – afirmou Elina Almada da Costa.
Mais enfática ainda é a estudante de publicidade paulista Adrianna Braga (23).
- A gente tem que estar bonita e cheirosa até para correr. Maquiagem eu gosto daquela que nos deixa a mais natural possível, por isso uso base, pó, corretivo e rímel. Afinal de contas, não existe correr com maquiagem parecendo um carnaval.
Cabelos
Quanto ao cuidado com os cabelos, Adrianna aposta no conforto.
- Só corro de cabelo preso. Tem umas meninas que correm de cabelo solto e não sei como aguentam! Primeiro porque quando termina o treino a gente fica parecendo um leão, segundo porque dá muito calor. E conforto é palavra essencial na corrida.
Juliana Peruzzi estética feminina eu atleta corrida (Foto: Dhani Borges / Live Ad)Juliana Peruzzi tem longas madeixas e corre com os cabelos presos (Foto: Dhani Borges / Live Ad)
A professora de educação física carioca Ana Priscilla Werczler (24) não liga de ser piada entre os corredores.
- Eu adoro um rabo de cavalo bem alto! Podem me chamar de paquita, mas é o que segura meu cabelo bonito até o final.
Paula Narvaez (28), webeditora, confere um toque extra ao rabo de cavalo clássico.
O resto é o charme de cada uma"
Fernanda Freire
- Uso sempre um creme que dome o cabelo. Além disso, faço trança no cabelo que sobra do rabo, para não ficar com dreadlock no fim da prova. Rabo alto nem pensar, pois como tenho cabelo muito comprido, a pontinha bate no meu olho enquanto corro e fico cega por uns instantes.
Dona de cabelos curtinhos, Esther Dias é só elogios.
- O cabelo curto é o salto para a liberdade para quem corre! Sou adepta há algum tempo, mas quando o cabelo era maior eu não abria mão das faixinhas e dos lenços descolados.
Acessórios
Além das faixinhas e dos lenços, a campeã entre as mulheres é a viseira, que se apresenta em cores variadas, em geral, combinando com a camiseta do dia. Moradora da Barra da Tijuca, Ana Paula Costa é estilista de uma marca de biquínis e ama as mais estilosas.
Esmaltes estética feminina eu atleta corrida (Foto: Dhani Borges / Live Ad)Esmaltes coloridos são tendência
(Foto: Dhani Borges / Live Ad)
- As viseiras estampadas são minhas prediletas na hora de me vestir. Elas são pensadas para compor meu look corredora.
A enfermeira mineira Vânia Gouveia (46) corre há oito anos e ama combinações.
- Cabelo preso com elástico ou aquele espiral de plástico colorido combinando com o boné, além das unhas sempre pintadas de acordo com a blusa da prova. Assim dá para treinar bem. Tem também os óculos escuros, que eu realmente adoro.
A bibliotecária carioca Elaine Valinha (31) já prefere o básico.
- No máximo, um brinco pequeno e um cordão de coruja que não tiro para nada. O resto me incomoda demais.
Estilo
Além de correr, as mulheres querem compartilhar problemas no trabalho, trocar experiências nos relacionamentos, dicas de viagem, beleza e estética. Tudo isso sem perder o estilo. Que o diga Cristiane Braga.
Cristiane Braga estética feminina eu atleta corrida (Foto: Arquivo Pessoal)Cristiane Braga fantasiada durante corrida no
carnaval carioca (Foto: Arquivo Pessoal)
- Amo correr e faço questão de tudo combinando. Sei que me chamam de metida ou patricinha por isso, mas nem ligo. Gosto mesmo é da liberdade. A corrida é minha melhor amiga, posso contar com ela em qualquer lugar, clima ou estado emocional.
Quem concorda com Cristiane é a estudante Letícia Quadros (15).
- Claro que tem que combinar o tênis com a viseira, o short e a camiseta.
Cobrindo a parte feminina predileta da maioria dos brasileiros, há uma divisão entre as que são adeptas das saias, dos shorts e dos leggings. Thaíla Correia, jornalista de 22 anos, prefere usar shorts.
- Além de deixarem as mulheres mais sexys, os shorts são confortáveis porque não apertam tanto quanto os leggings.
Adrianna Braga é fã dos shorts-saias.
- Além da saia deixar as corredoras lindas, o short por baixo é de lycra, extremamente confortável pra correr. Legging só uso em casos de extremo frio e, mesmo assim, tem que ser dry fit, porque algodão é bem pesado.

Perfume
Quanto aos perfumes, todas concordam que um cheirinho bom sempre cai bem, mas nada de exageros.
  •  
Perfume muito doce, jamais"
Adrianna Braga
- Perfume muito doce, jamais! Não tem santo que aguente correr ao lado de uma pessoa infectada assim. Tem que ser um pouco mais cítrico, para parecer um cheiro natural. Já pensou se você está em um trote paquera? O cara não consegue conversar direito de tanta dor de cabeça que tem ao correr do seu lado – afirmou a mais falante das entrevistadas, Adrianna.
Depois de todas as dicas, a atleta Fernanda Freire garante.
- O resto é o charme de cada uma.
Corrida estética feminina eu atleta (Foto: Jay Reaily / Agência Getty Images)O charme é quesito fundamental para toda mulher (Foto: Jay Reaily / Agência Getty Images)

Procuradoria do TJD-RJ recorre e pede maior punição a Dinamite

Presidente do Vasco recebeu advertência do tribunal por críticas a árbitro de derrota por 2 a 1 para o Flamengo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
7 comentários
A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) entrou com um recurso contra a decisão dos auditores de dar uma advertência a Roberto Dinamite. Em entrevista à beira do gramado do Engenhão (assista ao vídeo), o presidente do Vasco fez críticas ao árbitro Wagner dos Santos Rosa após a derrota por 2 a 1 para o Flamengo, dia 7 de abril. A informação é do site Justiça Desportiva.
Roberto Dinamite foi denunciado pela Procuradoria por ofensa. A pena vai de 15 a 90 dias de suspensão, além de multa de R$ 100 a R$ 100 mil. No entanto, o tribunal decidiu dar uma advertência. Destino diferente teve o diretor de futebol Daniel Freitas, que foi citado pela mesma infração e pegou 30 dias de suspensão.
Em julgamento realizado na última quarta-feira, o TJD-RJ aplicou penas pesadas a Rodolfo, Fellipe Bastos, Eduardo Costa e Fagner (veja quadro abaixo), mas todos vêm atuado sob efeito suspensivo. O Vasco apresentou recurso contra todos os punidos, mas o tribunal ainda não marcou a data para o novo julgamento.
Info_PunicaoVasco (Foto: infoesporte)

Alecsandro confia em quebra de tabu contra o Botafogo: 'Agora é diferente'

Atacante destaca confiança do time e da torcida em jogo no qual o Vasco buscará superar superioridade do adversário em decisões

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
11 comentários
Alecsandro treino vasco (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Alecsandro treina no Vasco: confiança
(Foto: Jorge William / Agência O Globo)
Quando chegou ao Vasco, no primeiro semestre do ano passado, Alecsandro deixou claro que um de seus objetivos era ajudar a equipe a voltar a vencer decisões. Em 2011, foi artilheiro e campeão da Copa do Brasil. Em 2012, a equipe derrotou o Flamengo em duas oportunidades em confrontos decisivos. Neste domingo, será a vez de desafiar mais um tabu no duelo que vale a Taça Rio. Em oito partidas valendo título, a equipe cruzmaltina venceu o Botafogo em apenas uma oportunidade.
- Agora é diferente. O que passou, passou. O Vasco não vai vencer todos os adversários, mas repito o que eu disse na minha última coletiva: para vencer o Vasco, o adversário terá que lutar muito. Espero ajudar a equipe a quebrar mais um tabu e a mudar mais essa história com títulos - disse.
Alecsandro voltou a destacar a mudança que disse ter testemunhado desde a sua chegada ao Vasco. Segundo ele, o time passou a transmitir confiança aos torcedores, que agora acreditam em títulos.
- Quando vinha jogar contra o Vasco, não via um Vasco forte. Quando cheguei ao clube, vim com o objetivo de fazer um Vasco temido. Agora todos sabem que o Vasco voltou a ser o que era. Fico feliz por ver a nossa torcida vestindo a camisa com orgulho e alegria e indo ao Engenhão acreditando na vitória, assim como foi contra o Flamengo - observou.
Mas mesmo confiante no título da Taça Rio, Alecsandro destacou o bom momento do Botafogo, que não perde há 22 patidas, sendo que 21 na atual temporada.
- O Botafogo está invicto, e não podemos deixar de levar isso em consideração. Chegou forte à final e vai brigar pelo título. Por isso, nosso time precisa primeiro entender o jogo para depois buscar se impor.

Volante Renato Augusto é reintegrado ao elenco do Vasco

Jogador passa a treinar com o grupo principal em São Januário e comemora com mensagem no Twitter

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
14 comentários
Revelação das categorias de base do Vasco, Renato Augusto retornou ao elenco principal. O volante de 21 anos, que vinha treinando separadamente desde o início de 2012, passou a trabalhar com o grupo a partir da manhã desta quarta-feira.
Renato Augusto e Diego Souza no treino Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Renato Augusto treina com Diego Souza na manhã desta quarta-feira, em São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Renato Augusto subiu para o elenco profissional do Vasco em 2010, ano em que disputou cinco partidas e marcou um gol. Em 2011, foi emprestado ao Atlético-GO, e desde janeiro vinha treinando separadamente em São Januário com Carlos Alberto e Bruno Paulo. No fim de março, Carlos Alberto passou a ser aproveitado pelo técnico Cristóvão Borges.
Apesar da integração, Renato Augusto fez um treino físico à parte com o fisiologista Daniel Gonçalves enquanto o restante do elenco trabalho técnico com Cristóvão Borges. Em sua conta no Twitter, Renato Augusto postou uma mensagem nesta quarta comemorando a volta:
- Reintegrado!! Agora sim... Obrigado Deus.

Alecsandro e Loco Abreu: garantia de gols e de problemas na marca da cal

Artilheiros de Vasco e Botafogo vivem momentos parecidos na carreira

Por André Casado e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
15 comentários
Ele é o artilheiro do time. Também cabe a ele ficar perto da área e ser a referência do ataque. Porém, ultimamente tem sofrido com uma das formas mais fáceis de se fazer um gol: de pênalti. Com a bola na marca da cal, foram muitos erros recentemente, embora no passado passasse segurança a seus torcedores nesse fundamento. Essa descrição cabe tanto a Alecsandro, do Vasco, como a Loco Abreu, do Botafogo, adversários deste domingo, na final da Taça Rio.
Com 12 gols, o atacante cruz-maltino divide a artilharia do Carioca com Somália, do Boavista. Loco Abreu tem nove e compartilha a terceira posição com o colega de equipe Herrera. Mas os números poderiam ser melhores não fossem os pênaltis desperdiçados. Alecsandro perdeu três seguidos, sendo um deles pelo Estadual (contra o Resende) e dois pela Libertadores (contra o Alianza Lima-PER). Já o uruguaio falhou em seis dos últimos sete tentados (assista acima). Três foram em jogos da fase de classificação do Carioca (contra Resende, Bangu e Boavista), dois em disputas de pênaltis (contra o Fluminense, na semifinal da Taça Guanabara, e contra o Treze-PB, na primeira fase da Copa do Brasil) e um no Brasileiro do ano passado (contra o Atlético-MG). A postura de ambos em relação a isso, entretanto, é diferente.
Montagem - Loco Abreu X Alecsandro (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Loco Abreu e Alecsandro vivem momentos parecidos (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Alecsandro decidiu ‘dar um tempo’ nas cobranças, como ele mesmo definiu. Abriu mão do posto de cobrador oficial. Nos treinos, porém, costuma cobrar alguns após as atividades. No dia em que Cristóvão pede para que todos exercitem esse fundamento, é o que mais se dedica, como  antes da semifinal da Taça Rio, contra o Flamengo. O técnico definiu que Diego Souza terá a missão de bater as penalidades, mas o meia divide o posto com Felipe e Fagner.
- Eu determino quem pode bater em cada jogo, e quem estiver melhor bate. No jogo contra o Flamengo, Diego Souza e Felipe eram os jogadores que eu havia indicado. O Felipe se sentiu bem e pediu para cobrar. Por isso, ele bateu - explicou o técnico Cristóvão Borges (assista no vídeo ao lado aos pênaltis perdidos por Alecsandro contra o Alianza Lima).
Em General Severiano, mesmo com os seguidos pênaltis perdidos, Oswaldo de Oliveira continuou liberando Loco Abreu para cobrar. Porém, o treinador já avisou que isso pode mudar. Contra o Boavista, no último jogo da primeira fase, ele permitiu que o uruguaio cobrasse porque o time já estava classificado. Contra o Bangu, na semifinal da Taça Rio, a partida estava tranquila, e Loco já havia marcado três gols. Mas os erros em série do uruguaio levaram Oswaldo a garantir que outro atleta deve assumir a responsabilidade numa próxima oportunidade. Andrezinho e Herrera, se estiver em campo, são os principais candidatos.
- Sempre bati pênalti, estou acostumado, mas é uma decisão do treinador. Se houver mesmo essa mudança, estou preparado. Até pedi a bola ao Loco (contra o Bangu), mas ele estava confiante. Ele se cobra muito, e pênalti é mais psicológico do que qualquer coisa. Nem adianta treinar tanto. Claro que vale o jogador saber bater bem na bola, aumenta a possibilidade. Mas acho que a insistência dele é porque ele é forte nesse aspecto da cabeça. E quer superar logo esse momento - afirmou Andrezinho (confira os gols de Loco Abreu no Carioca no vídeo ao lado).

Oswaldo vai fazer esta semana o que já virou hábito em seus treinos. As cobranças de pênalti serão fechadas à imprensa - para que não se divulgue como cada atleta decidiu chutar - e vão seguir um ritual como o de um jogo oficial. Os jogadores ficam no centro do campo e caminham até a marca da cal, onde esperam o apito do "juiz". Cada um bate apenas um, para evitar o desgaste. No Vasco, os jornalistas podem assistir ao treino, mas pede-se que as câmeras sejam desligadas. Cada atleta treina até achar que deve parar, sob o olhar do técnico Cristóvão Borges. Alecsandro, por exemplo, treinou 19 cobranças antes da semifinal contra o Fla.
Respeito com artilheiros
Outra semelhança entre Alecsandro e Loco Abreu é o fato de ambos ainda inspirarem muito respeito nos advesários mesmo quando o assunto é a falta de eficiência na cobrança de pênaltis. Tanto em São Januário quanto em General Severiano há a certeza de que os artilheiros podem decidir o título para suas equipes. Gols em jogos decisivos são suas especialidades. Final da Copa do Brasil e semifinal e final de turno da competição regional já viram um desfile de seus gols (assista aos gols de Alecsandro no vídeo ao lado).
-  Para mim, pênalti é mais do que bater na bola, pênalti é fator psicológico. Pode treinar e acertar todas as cobranças, mas no jogo errar. Nunca joguei com Loco. Não o conheço, mas pelo que vejo tem personalidade, tanto que continuou cobrando. É lógico que qualquer pessoa fica abalada com essa situação. Mas ele é um bom jogador e temos que ter cuidado - analisou o goleiro Fernando Prass.
- Não podemos achar que vai ser como naquele 3 a 1 (vitória do Botafogo na Taça Guanabara). O Vasco tem muitas qualidades, principalmente ofensivas, e vai vir diferente. Felipe, com quem joguei no Flamengo, tem um passe decisivo, todos conhecem, e Alecsandro está marcando muitos gols. O clima é diferente e precisamos nos precaver - afirmou Andrezinho.
O jogo decisivo entre Vasco e Botafogo será disputado no próximo domingo, no Engenhão, a partir das 16h (horário de Brasília). Quem triunfar, pega o Fluminense pelo título estadual.
 

Dia sem filas termina com quase 9 mi ingressos vendidos para a decisão

Primeiras horas de bilhetes para jogo entre Botafogo e Vasco, neste domingo, no Engenhão, tem movimento espaçado de torcedores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
2 comentários
Venda de ingressos Botafogo x Vasco São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Pouco movimento em São Januário nesta quarta
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
O primeiro dia de venda de ingressos para o jogo entre Botafogo e Vasco teve pouco movimento. Tanto em General Severiano quanto em São Januário não houve filas, mas as bilheterias fecharam nesta quarta-feira com 8.564 entradas vendidas para o duelo deste domingo, pela final da Taça Rio.
Os preços dos ingressos vão de R$ 30 a R$ 60 (há meia entrada). Os postos de venda funcionarão entre 10h e 17h. É possível ainda comprar entradas para a decisão pela internet, via site Futebol Card.
Os portadores do pacote "Expresso do Vascão" podem utilizar o cartão normalmente pelo lado Leste do Engenhão. Quem adquiriu social de São Januário terá direito a um lugar no setor Leste Inferior. Quem adquiriu arquibancada terá direito a Leste Superior.
Preços dos ingressos:
Pequena fila ingressos final Botafogo x Vasco (Foto: André Casado  /globoesporte.com)General Severiano também sem fila, na tarde desta
quarta (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Setor Norte: R$ 30 inteira / R$ 15 meia - Torcida do Botafogo
Setor Oeste Superior: R$ 40 inteira / R$ 20 meia - Torcida do Botafogo
Setor Oeste Inferior: R$ 60 inteira / R$ 30 meia - Torcida do Botafogo
Setor Sul: R$ 30 inteira / R$ 15 meia - Torcida do Vasco
Setor Leste Superior: R$ 40 inteira / R$ 20 meia - Torcida do Vasco
Setor Leste Inferior: R$ 60 inteira / R$ 30 meia - Torcida do Vasco
Postos de venda:
- General Severiano- Av. Vesnselau Bras, nº 72 - Botafogo
- Engenhão – (Bilheteria Norte - Botafogo) – Rua das Oficinas, s/nº
- Engenhão – (Bilheteria Oeste – Vasco) Rua Dr. Padilha, s/nº
- Caio Martins – Av. Presidente Backer s/nº - Niteroi (Botafogo)
- Marechal Hermes – Rua Xavier Curado, nº 1.705 – Marechal Hermes (Botafogo)
- São Januário (Bilheteria 05 - ) – Rua General Almério de Moura nº 131 – São Cristóvão (Vasco) Somente Sócios
- São Januário (Bilheteria 09 ) – Rua Francisco Palheta s/nº - São Cristovão – (Vasco) Não Sócio
- Sede Náutica Lagoa – Rua Tarso Fragoso, nº 65 – Lagoa (Vasco) Somente Sócios
- Posto de Gasolina ALE – Rua General Góis Monteiro, 195 – (Botafogo / Vasco)
- Casa Vila da Feira – Rua Hadoock Lobo, 195 – Tijuca (Botafogo / Vasco)
- Zoar Viagens & Turismo Ltda. – Av. Graça Aranha, nº 81 sala 613 – Centro – RJ (Botafogo / Vasco)
- Nação Cruz Maltina – Rua São João, nº 34 – Niterói (Vasco)
- Sede Náutica Calabouço – Rua Jardel Jércules, s/nº - Centro (Vasco) Somente Sócios
- Site www.futebolcard.com

Conmebol divulga ranking: Timão é o que mais sobe, e Vasco passa Lanús

Time da Colina aparece em 22º e ultrapassa o adversário da fase, que fica uma posição atrás. Inter e Santos são os melhores brasileiros. LDU lidera

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
102 comentários
A Conmebol divulgou mais uma atualização de seu ranking. Com todos os jogos das oitavas de final da Taça Libertadores definidos, os destaques foram o Corinthians, que subiu da 32ª para a 27ª posição, e o Vasco, que deixou a 25ª colocação e aparece em 22º. O Boca Juniors também chamou atenção. Com a classificação, o time subiu três posições e está em 13º.
O Lanús era o 22º e foi ultrapassado justamente pelo time da Colina, próximo adversário na fase, ficando em 23º. Rival do Fluminense nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Beira-Rio, o Internacional está em segundo e é o melhor brasileiro na lista. A equipe está atrás apenas da LDU. Em terceiro está a Universidad de Chile.
Santos (sexto), Cruzeiro (nono), Fluminense (11º) e Flamengo (18º) mantiveram as posições. Disputando a Copa do Brasil, o São Paulo caiu duas posições, de 13º para 15º. Palmeiras perdeu apenas uma e aparece em 20º.

Confira os 30 primeiros do ranking:
Ranking conmebol (Foto: Reprodução site www.conmebol.com)Inter segue em segundo lugar no ranking e é o melhor brasileiro (Foto: Reprodução site www.conmebol.com)
Como funciona o ranking da Conmebol:

A pontuação considera os resultados dos clubes em cinco competições: Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga e Mundial de Clubes. A Conmebol atribui um peso diferente a cada torneio e há também bonificação por fase alcançada.

A temporada atual tem 100% dos pontos computados e cada ano anterior, 20% a menos. Uma vitória na Libertadores 2012, por exemplo, vale 10 pontos, enquanto na edição de 2011 passa a contar 8 pontos. Já o triunfo no ano de 2010, tem o valor reduzido para 6 pontos.

Luigi pede para torcida vaiar, inclusive Abel, Edinho e Sobis

'Eles são adversários. Temos de vaiá-los', afirmou o presidente do Inter

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
80 comentários
Presidente Giovanni Luigi Inter (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Luigi quer torcida vaiando Abel, Sóbis e Edinho
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
Amigos, amigos, negócios à parte. Este é o espírito do Inter para o confronto desta noite contra o Fluminense, às 21h50, no Estádio Beira-Rio. E se depender do presidente Giovanni Luigi, a trajetória vitoriosa de Abel, Edinho e Rafael Sobis na equipe colorada será "esquecida" por uma noite. Em busca da vantagem em casa, o dirigente quer os torcedores vaiando o time carioca durante toda partida.
- Os torcedores devem aplaudir somente a nossa equipe. Os outros são adversários, temos de vaiá-los, precisamos da classificação. É importante que o torcedor não caia em armadilha. O Fluminense deve ser vaiado o tempo inteiro. Tem que vaiar. Claro que um cumprimento respeitoso é natural, mas quando jogarmos lá no Rio de Janeiro não teremos nenhuma consideração da parte deles - afirmou Luigi em entrevista à Rádio Gaúcha.
Nesta quarta, os jornais de Porto Alegre estamparam um anúncio pago pelo Inter que diz: "Colorado, hoje é dia de decisão: somos nós ou eles. Não se iluda, o técnico e os jogadores do Fluminense vão tentar ficar com a nossa vaga. Por isso, aplauda somente quem veste a camisa vermelha e vai lutar até o fim para garantir a classificação do Inter. Contamos com o seu grito, do primeiro ao último minuto, para vencer mais essa batalha".
Dorival Júnior ainda faz mistério sobre a escalação da equipe. Lesionado, D'Alessandrio não joga e Kleber ainda é duvida para a partida. O provável time do Inter: Muriel, Nei, Índio, Moledo e Kleber (Fabrício); Guiñazu, Sandro Silva, Tinga (Jajá) e Dátolo; Dagoberto e Damião.

Botafogo mantém contato com Seedorf, que está de saída do Milan

Proposta feita no ano passado ainda vale e expectativa é por uma decisão do holandês ao fim de seu contrato com o clube italiano, em junho

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro
73 comentários
Clarence Seedorf Milan (Foto: Getty Images)O holandês Seedorf está nos planos do Botafogo
desde o ano passado (Foto: Getty Images)
Sonho de consumo do Botafogo desde o ano passado, o meia holandês Clarence Seedorf, de 36 anos, jamais deixou de estar em pauta no clube. O contrato do jogador com o Milan vai terminar em junho e a diretoria do clube brasileiro espera esse prazo para intensificar as negociações e tentar trazer o reforço para a disputa do Campeonato Brasileiro. Ele só poderia atuar a partir de agosto, na abertura da janela de transferências internacionais.
O Botafogo mantém contato com o jogador e seus representantes por telefone e e-mail. O presidente do clube, Maurício Assumpção, chegou a viajar para a Itália no ano passado, quando conversou com Seedorf e fez uma proposta oficial, mantida até hoje. Há uma pequena diferença de valor entre o que o clube oferece e o desejo do atleta.
De acordo com pessoas próximas ao holandês, ele está animado com a chance de defender o Botafogo e morar no Rio de Janeiro, onde tem um apartamento no Leblon. Sua mulher, Luviana, é brasileira. Seedorf não tem uma boa relação com o atual técnico do Milan, Massimiliano Allegri. Na terça-feira, ele confirmou o atrito com o comandante. Nesta quarta, sequer foi relacionado na vitória sobre o Genoa por 1 a 0.
- Sou mais um no grupo, eu também tenho algumas emoções e estou vivendo intensamente estes últimos meses no Milan. No campo, no banco ou na arquibancada, quero dar o meu apoio, esperando que no final o campeonato nos reserve uma bela surpresa - afirmou Seedorf, em entrevista à agência "Ansa".
O fato de o jogador já ter se despedido do Milan é um ponto positivo para o Botafogo. Sem contrato, o clube espera que Seedorf aceite a proposta feita no ano passado. O caso é tratado com cautela, mas com expectativa de sucesso.

Anderson descarta luta contra Jon Jones: 'Não tenho intenção alguma'

Spider diz que combate contra St-Pierre é possível, mas garante que não
pretende mudar de categoria: meta é encerrar carreira entre os médios

Por Adriano Albuquerque e Amanda Kestelman Rio de Janeiro
36 comentários
Anderson Silva UFC (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Anderson Silva não quer enfrentar Jon Jones no
octógono (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
Quanto mais sucesso faz Jon Jones, mais aumentam os pedidos dos fãs de MMA por uma luta entre o mais novo fenômeno e o nome mais consagrado do esporte, Anderson Silva. Não há dúvida de que o "duelo dos sonhos" seria extremamente rentável para o UFC e atrairia um grande público, mas o americano já havia dito que não pretendia enfrentar o brasileiro e que o ideal, na opinião dele, era que a relação entre os dois fosse de mentor e pupilo. Para a tristeza dos que ainda acreditavam, Spider não pensa muito diferente. Ele não demonstrou qualquer tipo de interesse na possibilidade:

- Não, porque ele (Jon Jones) luta em uma categoria, e eu luto em outra. Ele luta em 93kg e já cogitou mudar para o peso-pesado. Não tenho intenção alguma de lutar na categoria de cima de novo, não tenho intenção de ir para os pesos-pesados e nem de baixar de peso. Vou com muita calma, muita cautela, fazendo meu trabalho - disse, em entrevista ao SPORTV.COM, lembrando o fato de já ter feito duas lutas como meio-pesado: nocauteou James Irvin e Forrest Griffin.
Em relação a Georges St-Pierre, Anderson é mais receptivo à ideia. A luta entre o brasileiro e o canadense, campeão quase intocável dos meio-médios e outro dos maiores nomes do Ultimate, já chegou a ser cogitada durante bastante tempo, mas recentemente esfriou, muito em função também do crescimento de Jon Jones. Spider ressaltou o pensamento de seguir como peso-médio, mas deixou a possibilidade no ar:
Jon Jones e Anderson Silva (Foto: Divulgação/UFC)Jon Jones e Anderson Silva: luta entre eles não é interessante para os dois (Foto: Divulgação/UFC)
- Olha, tudo é possível, né? Mas minha visão não é lutar com alguém que não seja da minha categoria. Quero encerrar minha carreira na minha categoria e sem a pretensão de enfrentar campeões de outra divisão.
Enquanto os bastidores do UFC fervem, os três astros se preparam para seus próximos desafios. Anderson Silva encara Chael Sonnen na luta principal do UFC 148, no dia 7 de julho, em Las Vegas; Jon Jones terá como próximo adversário o veterano Dan Henderson, ainda sem data e local definidos; e St-Pierre encara Carlos Condit, também ainda sem data e local anunciados.

Mano diz que Ramires está nos planos e fala da eliminação do Barça

Treinador diz que meia do Chelsea deixou de ser chamado para que ele pudesse observar outros nomes. Para ele, clube catalão ainda é o melhor

Por Márcio Iannacca Direto de Teresópolis, RJ
19 comentários
O técnico Mano Menezes não descartou o retorno de Ramires, do Chelsea, à Seleção Brasileira. Nesta quarta-feira, após o primeiro dia do seminário das categorias de base, realizado na Granja Comary, em Teresópolis, o comandante canarinho afirmou que o atleta jamais deixou de estar nos planos da equipe nacional.
Segundo Mano, ele deixou o atleta de fora para ter a oportunidade de observar outros nomes que atuam na mesma posição de Ramires. A última convocação do jogador, que marcou um dos gols da classificação do Chelsea para a final da Liga dos Campeões (assista no vídeo acima), na última terça-feira, foi na Copa América, em julho de 2011.
- O Ramires está jogando bem há bastante tempo. Ele faz parte do grupo que convoquei desde o início. As pessoas confundem algumas situações. Às vezes, nós deixamos jogadores de fora e as pessoas acham que não pensamos mais neles. Mas às vezes é porque já sabe mosda importância dele para a Seleção e queremos ver outros atletas – afirmou Mano Menezes.
O treinador aproveitou ainda para comentar a eliminação do Barcelona da Liga dos Campeões. O time culé empatou com o Chelsea por 2 a 2 e acabou fora do torneio. No jogo de ida, em Londres,derrota por 1 a 0.
- A derrota do Barcelona foi a de uma equipe que vinha chamando a atenção do mundo por seu futebol. Vai continuar sendo o melhor futebol do mundo, mas isso deixa claro como é o futebol. Uma bola, um gol. Nos dois jogos, o Barcelona jogou com a bola o tempo todo, chutou cinco ou seis bolas na trave, mas o Chelsea saiu com a classificação. Acontece – disse o treinador da Seleção.
ramires chelsea x barcelona (Foto: Reuters)Ramires não foi esquecido pelo (Foto: Reuters)
Afago em Messi
Mano eximiu ainda o argentino Lionel Messi de culpa por conta do pênalti perdido na etapa final da partida da última terça-feira. Na opinião do treinador, os grandes atletas do futebol mundial já desperdiçaram oportunidade.
- Já aconteceu com o Pelé, com o Zico, com o Platini contra o Brasil...
A próxima convocação de Mano será no dia 11 de maio. A lista de convocados será para os amistosos na Europa e nos Estados Unidos, entre os dias 26 de maio e 9 de junho.
Mano Menezes (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Mano Menezes durante evento na Granja Comary (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Fla quer anunciar reforço semana que vem: ‘Torcida vai ficar satisfeita’

Vice de futebol Paulo César Coutinho diz que reunião nesta quinta vai definir contratações, dispensas e a programação até a estreia no Brasileiro

Por Richard Souza Rio de Janeiro
129 comentários
 Está marcada para esta quinta-feira uma reunião entre a presidente Patricia Amorim e membros da cúpula do futebol do Flamengo para definir contratações, dispensas, a chegada do novo diretor-executivo e a programação do clube até a estreia no Campeonato Brasileiro, dia 20 de maio, contra o Sport, no Recife. Segundo o vice de futebol Paulo César Coutinho, a diretoria espera anunciar um reforço em breve. No fim da manhã desta quarta, o dirigente apresentou o lateral-direito Wellington Silva.
- Wellington é o primeiro. Pretendemos fazer na semana que vem anúncio de outro jogador, acredito que a torcida também vai ficar satisfeita. E também vamos planejar a pré-temporada do Brasileiro, vamos decidir se vamos ficar ou sair do Rio – disse. Existe a possibilidade de a equipe realizar um período de treinos na Graja Comary, em Teresópolis.
Coutinho diz que não será um pacote de reforços, mas jogadores para as posições mais carentes.
- São contratações pontuais. A zaga, meio-campo, talvez a cabeça de área. Vamos conversar com o treinador, entre nós, analisar as carências e suprir.
Na pauta, também está a contratação de um diretor-executivo. O ex-zagueiro Fábio Luciano é o nome preferido de Coutinho. Paulo Angioni, que está no Bahia, está entre as opções, mas é cosiderado muito caro.
Os empréstimos e dispensas também serão abordados. O clube tenta rescindir com o lateral-esquerdo Rodrigo Alvim e o volante Maldonado. Com a chegada de Wellington Silva, o lateral-direito Galhardo pode ser emprestado.

- Já estamos vendo isso e pelo menos quatro ou cinco jogadores serão dispensados ou emprestados. Jogadores que não têm sido aproveitados e que não têm nenhuma expectativa. Isso vai aliviar a folha. Mas não vamos nos afobar. Vamos definir isso até a semana que vem.

Fabuloso acredita em títulos nesta temporada: ‘Chegou a nossa hora’

Atacante tem apenas uma conquista pelo São Paulo, mas ressalta potencial da equipe em 2012

Por Gustavo Serbonchini São Paulo
 O São Paulo está passando por um momento positivo. Na semifinal do Campeonato Paulista e nas oitavas da Copa do Brasil, o Tricolor tem a chance de voltar a conquistar títulos, o que não acontece desde 2008, quando o time conseguiu o tricampeonato brasileiro. O atacante Luis Fabiano, um dos jogadores mais experientes do elenco, confia na boa fase e acredita que voltará a festejar uma conquista neste ano.

Na primeira passagem de Fabuloso pelo Morumbi, entre 2001 e 2004, o São Paulo passava por um jejum de títulos importantes. Depois do bicampeonato mundial, conquistado em 1993, o Tricolor conquistou apenas dois campeonatos paulistas (1998 e 2000) até a chegada do artilheiro.

– O momento do time é melhor. Na primeira vez, a pressão era muito grande. Ficaram dez anos sem disputar a Libertadores. Agora, existe cobrança, mas é de apenas três anos sem nada. Vamos ver se o time tem condição de ser campeão. Acredito muito, porque esse time tem qualidade. Fazendo gols, jogando para frente. É o nosso ano, chegou a nossa hora - afirma.

O único título de Luis Fabiano com a camisa do São Paulo foi o Rio-São-Paulo de 2001. Na final, quem brilhou foi Kaká, que havia acabado de ser promovido ao time principal. O meia entrou na decisão com o Botafogo e fez dois gols.

Mesmo sem grandes conquistas pelo São Paulo, Luis Fabiano retornou ao clube com status de astro no ano passado. As coisas, porém, não começaram bem para ele. Um problema em um tendão próximo ao joelho direito retardou a sua reestreia pelo time. Neste ano, uma lesão muscular o tirou de alguns jogos no início da temporada.

Mesmo com todos os problemas, Luis Fabiano não acredita que a torcida desconfiou de seu potencial.

– A fatalidade existe, fiquei muito tempo parado, mas essa coisa de débito não existe. Nunca fui cobrado na rua. Torcedor são-paulino me deu carinho, alegria. Nunca passei por cobrança.

Luis Fabiano entra em campo nesta quinta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, contra a Ponte Preta, às 21h50m, no Estádio Moisés Lucarelli. Diante do Santos, neste domingo, pela semifinal do Campeonato Paulista, o Fabuloso assistirá à partida da arquibancada, já que está suspenso por conta do terceiro cartão amarelo.
Luis Fabiano, Treino São Paulo (Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)Luis Fabiano, em treino do São Paulo no CT (Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)
 

Inter pede: ídolos, ídolos, decisões à parte


qua, 25/04/12
por Tatiana Lopes |
categoria Sem categoria
O anúncio do jogo do Inter nesta quarta, contra o Fluminense, o primeiro embate entre os dois times pelas oitavas de final da Libertadores, traz uma mensagem direta ao torcedor que for ao Beira-Rio. Com o título “Ídolos, ídolos, decisões à parte”, o texto – sem citar nomes – pede que os colorados “não se iludam” e não apoiem ex-jogadores e técnico que hoje estão do lado carioca: Rafael Sobis, Edinho e Abel Braga. Os três tiveram passagens importantes pelo clube, conquistando títulos internacionais. “Vão tentar ficar coma nossa vaga”, ainda diz a mensagem publicada em jornais.

Copa das Confederações: Recife e Salvador têm semana decisiva

Arena Pernambuco e Arena da Fonte Nova serão vistoriadas por técnicos da Fifa e do COL. Decisão, no entanto, só será conhecida em junho

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
1 comentário
arena fonte nova obras (Foto: Divulgação/Arena)Arena Fonte Nova será vistoriada na quinta-feira
(Foto: Divulgação/Arena)
Os próximos dias serão decisivos para as pretensões de Salvador e Recife em receber jogos da Copa das Confederações, em 2013. Nesta semana, técnicos da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) farão novas vistorias na Arena Fonte Nova e na Arena Pernambuco. A partir do que constatarem na visita, eles irão elaborar um relatório a ser entregue às lideranças da Fifa e do COL. A decisão só deve ser conhecida em junho.
A Arena da Fonte Nova, em Salvador, será vistoriada nesta quinta-feira. No local, os técnicos da Fifa e do COL farão uma visita guiada ao estádio e assistirão à apresentação sobre o cronograma dos trabalhos com a presença do governador Jacques Wagner.
Em abril, os operários do estádio entraram em greve, e os trabalhos no estádio pararam. A questão, porém, já foi resolvida. Até o momento, 56% das obras foram concluídas.
Na sexta, o grupo irá sobrevoar a Arena Pernambuco, seguindo na parte da tarde para uma reunião de trabalho onde representantes da Secretaria Extraordinária de Pernambuco para a Copa do Mundo da FIFA (Secopa) irão apresentar o status das obras. Até o final de março, o estádio estava 35% concluído.
Arena Pernambuco obras (Foto: Divulgação)Obras na Arena Pernambuco obras (Foto: Divulgação)
A delegação é formada por técnicos e especialistas das áreas relacionadas ao monitoramento das obras e à operação dos estádios da Copa do Mundo da FIFA. A inspeção faz parte de uma série de visitas que são realizadas periodicamente por comitivas da FIFA e do COL.
Se Recife e Salvador sonham em sediar jogos da Copa das Confederações, quatro cidades já estão garantidas na competição: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro. A capital federal terá o jogo de abertura, enquanto a capital fluminense receberá a decisão da competição.

Dana White confirma: Minotauro encara Cheick Kongo no UFC 149

Recuperado de uma cirurgia no úmero do braço direito, peso-pesado brasileiro retorna ao octógono do Ultimate no dia 21 de julho, no Canadá

Por SporTV.com Rio de Janeiro
37 comentários
A espera acabou para Rodrigo Minotauro. O lutador brasileiro já sabe qual será seu próximo desafio dentro do octógono do Ultimate. Através de seu Twitter pessoal, o presidente do UFC, Dana White, confirmou que o peso-pesado encara o lutador francês Cheick Kongo no UFC 149, dia 21 de julho, em Calgary, no Canadá.
- UFC 149. 21 de julho, em Calgary. Luta entre os pesos-pesados Cheick Kongo e Minotauro Nogueira - postou White, na madrugada desta quarta-feira.
Rodrigo MINOTAURO e do Cheick Kongo, UFC (Foto: Getty Images)O lutador francês Cheick Kongo é o novo desafio de Rodrigo Minotauro no UFC (Foto: Getty Images)
O último combate de Minotauro foi em dezembro do ano passado, quando ele foi finalizado pelo americano Frank Mir, no UFC 140, realizado também no Canadá. No golpe que culminou com o fim do combate, Rodrigo acabou se lesionando e foi submetido a uma cirurgia no úmero de seu braço direito. Cheick Kongo, por sua vez, subiu no octógono em fevereiro deste ano, quando foi nocauteado por Mark Hunt, no UFC 144, no Japão. Antes de sua última derrota, o francês vinha em uma sequência de quatro lutas sem perder.
Pronto para o retorno, Minotauro também usou seu microblog pessoal para pedir apoio aos torcedores brasileiros em seu próximo combate.
- Agradeço a força de todos na minha recuperação quando quebrei o braço em dezembro. Conto com o apoio de vocês na próxima luta -postou o peso-pesado.
O UFC 149 teria como luta principal a defesa de título do campeão dos pesos-pena, José Aldo. No entanto, Dana White afirmou nesta terça-feira, em uma coletiva no Rio de Janeiro, que estuda a possibilidade de retirar Aldo do card canadense e colocá-lo para lutar no UFC 147, que acontece no Brasil, ainda sem local definido, já que Anderson Silva não lutará mais em seu país.
Diante da eminente saída do brasileiro José Aldo do evento do Canadá, O UFC estuda colocar o campeão dos meio-pesados, Jon Jones, lutando diante do desafiante Dan Henderson como luta principal de Calgary.

De volta ao showbol, Pedrinho se empolga com parceria com Djalminha

Jogadores defendem o Rio no Torneio de Seleções, que começa nesta sexta

Por Flávio Dilascio Rio de Janeiro
6 comentários
De volta ao showbol, depois de uma passagem pelo futebol profissional do Olaria, Pedrinho integra a seleção carioca, que disputa o Torneio de Seleções, a partir desta sexta-feira, em Recife (PE). Principal jogador do Vasco na modalidade, o meia atuará ao lado do também craque Djalminha, destaque do arquirrival Flamengo. Motivado com a inédita parceria, o jogador promete levar o Rio ao bicampeonato da competição.
Vasco é campeão brasileiro de showbol (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)Pela primeira vez, Djalminha (à esq.) e Pedrinho jogarão no mesmo time (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)
- Vai ser uma honra atuar ao lado do Djalminha. Sempre jogamos contra e agora, finalmente, teremos a oportunidade de atuar na mesma equipe. Espero que consigamos levar a seleção carioca às vitórias - afirmou Pedrinho.
O Rio estreia nesta sexta-feira, contra São Paulo, às 18h, com transmissão ao vivo do SporTV. Para Pedrinho, a partida deve ser uma final antecipada, já que o torneio é disputado em mata-mata.
- Não que Ceará e Pernambuco não possam chegar ao título, mas acho os times de Rio e São Paulo mais fortes. É a maior rivalidade interestadual e foram essas as seleções que decidiram o torneio no ano passado - lembrou o camisa 10 cruz-maltino.
Com contrato encerrado com o Olaria, Pedrinho ainda não sabe se retornará aos gramados. Aos 34 anos, o jogador avalia estar em boa forma física, mas só volta ao futebol caso haja uma proposta mais "atraente".
- Apesar da dificuldade no Olaria, me surpreendi com o meu desempenho individual. Só que, no momento, voltaria para o futebol apenas se tivesse uma proposta mais atraente, com mais oportunidades para atuar em um time de maior visibilidade - destacou.
A seleção do Rio atuará com Fábio Noronha, Emerson, Bruno Reis, Alex Pinho, Valber, Pedrinho, Gelson Baresi, Marquinhos, Leandro Ávila, Djalminha e Azul. O técnico é Ernesto Paulo.

Líder, mas longe do domínio de 2011, Vettel diz: 'não estamos tão confiantes'

Bicampeão mundial, alemão destaca equilíbrio da F-1 na temporada deste ano e reconhece que RBR tem deixado a desejar em treinos classificatórios

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
Comente agora
O começo da temporada 2012 para Sebastian Vettel e RBR está sendo bem diferente da hegemonia apresentada no início do ano passado. Em 2011, com quatro etapas disputadas, o alemão já havia conquistado três vitórias e liderava o campeonato com 93 pontos, 34 a mais que Lewis Hamilton, da McLaren. Este ano, a primeira conquista veio apenas na quarta etapa, no GP do Bahrein, no último fim de semana. E apesar de o feito lhe garantir a ponta da tabela (dessa vez com 53 pontos, quatro a mais que o mesmo Hamilton), o bicampeão mundial admite que os tempos são outros na Fórmula 1, onde o equilíbrio é a tônica. Neste ano, quatro pilotos de equipes diferentes venceram as quatro primeiras provas.
- Antigamente, tínhamos o melhor carro, de longe. Às vezes nós não tínhamos o melhor carro, mas ainda assim tínhamos fins de semana bem fortes. Está duro e nós não estamos tão confiantes quanto costumávamos ser. Não estou inteiramente feliz com o lugar que estamos, mas há um grande potencial no carro - disse o piloto, em entrevista à agência de notícias "Press Association".
Foto Vettel para carroçel LÍDER SEM CONFIANÇA (Foto: Getty Images)Apesar da liderança, Vettel diz que equipe não tem a mesma confiança que ano passado (Foto: Getty Images)
Dono do recorde de poles em uma só temporada - estabelecido em 2011 com as 15 largadas à frente do grid -, Vettel admite que a RBR está deixando a desejar em treinos classificatórios este ano. Por outro lado, o piloto de 24 anos tem gostado do desempenho da equipe nas corridas.
- Pequenas coisas fazem a diferença em qualifyings e têm uma grande importância na corrida. Este ano, nós gostaríamos de estar em melhores posições na largada. Contudo, acho que fizemos boas corridas.
Vettel volta à pista para os treinos de meio de temporada em Mugello, na Itália, de 1º a 3 de maio, confiante na evolução da RBR para a próxima etapa do Mundial, dia 13 de maio, na Espanha.
- Na Itália, poderemos testar e avaliar diversas coisas e colocar o carro em um lugar melhor - completou.

CR7 e Kaká param na muralha Neuer, e Bayern elimina o Real nos pênaltis

Português marca duas vezes no tempo normal, mas perde o seu na disputa final. Alemães decidem a Champions contra o Chelsea em casa

Por Cahê Mota Direto de Madri
155 comentários
Poderia ser o jogo de Cristiano Ronaldo, que marcou duas vezes no tempo normal. Ou poderia ser o de Kaká, que saiu do banco de reservas no fim do segundo tempo para se aproveitar do cansaço dos rivais. Mas era a noite de Manuel Neuer. O goleiro titular da seleção alemã se consagrou ao defender as penalidades do português e do brasileiro e ainda contou com um chute para fora de Sergio Ramos para levar o Bayern de Munique à grande decisão da Liga dos Campeões, após vitória por 3 a 1 nos pênaltis e derrota por 2 a 1 até a prorrogação, nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu. Detalhe: a finalíssima será na Allianz Arena, casa do Bayern, contra o Chelsea, no próximo dia 19 de maio.
Por pouco Iker Casillas também não foi herói. O goleiro espanhol defendeu duas cobranças dos bávaros - de Kroos e Lahm -, mas Alaba, Mario Gómez e Schweinsteiger deram números finais a uma emocionante e exausta semifinal. O holandês Arjen Robben, que não participou da disputa final, marcou no primeiro tempo, justamente de pênalti.
Com o sonho do 10º título continental adiado novamente, resta aos merengues concentrarem os seus esforços no Campeonato Espanhol, competição em que o time é líder com sete pontos de vantagem para o arquirrival Barcelona, que também se despediu da Champions nesta semana. Restam quatro rodadas.
cristiano ronaldo neuer penaltis Real Madrid X Bayern munique (Foto: AFP)Neuer defende cobrança e Cristiano Ronaldo e começa a se consagrar no Santiago Bernabéu (Foto: AFP)
Os alemães, por sua vez, também apagaram a má impressão deixada no estádio após a decisão da Liga dos Campeões de 2010. Na ocasião, foram derrotados para o Internazionale de Milão, comandado por José Mourinho, por 2 a 0. A equipe comandada por Jupp Heynckes busca o seu quinto título em final inédita contra os Blues, que ainda não conquistaram a Champions - bateram na trave em 2008, diante do Manchester United, nos pênaltis.
Início avassalador
Em um cenário próximo do ideal para o Real Madrid, o time conseguiria reverter a vantagem do Bayern de Munique com 15 minutos de jogo. Foi exatamente o que aconteceu em um Santiago Bernabéu pulsante. A torcida comprou o barulho e fez do seu estádio uma arma que funcionou - ao menos no início.
Prova disso foi o pênalti marcado logo aos cinco minutos. Di María recebeu lançamento de Marcelo e acertou chute de primeira. Alaba se jogou para interceptar a finalização e tocou com o braço na bola. O juiz hesitou por um instante, mas a pressão foi tamanha que o árbitro húngaro Viktor Kassai apontou para a cal mesmo sem muita convicção. Cristiano Ronaldo não repetiu Lionel Messi na véspera e converteu, desviando de Neuer: 1 a 0.
O Bayern concentrava suas forças no ataque. A resposta quase foi instantânea, mas o holandês Arjen Robben perdeu gol inacreditável após cruzamento de Alaba, aos sete, já na pequena área. Aos 11, foi a vez de Mario Gómez chutar da entrada da área e obrigar Casillas a espalmar. Ribéry tentou completar no rebote, mas Khedira salvou com um carrinho.
Comemoração Cristiano Ronaldo - Real MAdrid X Bayern (Foto: Ag. AFP)Com dois no tempo normal, CR7 tinha tudo para ser o melhor em campo. Até parar em Neuer (Foto: AFP)
Mourinho sabia do perigo que corria e chamou Cristiano Ronaldo para uma rápida conversa. A expressão do treinador foi clara: segurar a bola, ter calma, como o craque português havia pedido depois de fazer o gol da vitória diante do Barcelona, no sábado, ainda que ironicamente. E não é que deu certo? Aos 14, Özil encontrou Cristiano com passe espetacular. O luso não perdoou e fez o segundo dele e dos merengues.
No lá e cá, melhor para o Bayern
A vantagem àquela altura já era mais do que o suficiente para os donos da casa avançarem à final. Os bávaros, então, avançaram mais a marcação e continuaram chegando com perigo. Em um contra-ataque, aos 25, Benzema quase ampliou - a bola ficou viva na grande área até que Neuer pudesse afastar.
robben marcelo Real Madrid X Bayern munique (Foto: Getty Images)Marcelo tenta levar o Real ao ataque: lateral
brasileiro teve boa atuação (Foto: Getty Images)
Seria uma injustiça, principalmente pelo que apresentavam os alemães. Não à toa chegariam ao gol no minuto seguinte. Lahm cruzou para Mario Gómez, que caiu na grande área depois de ser tocado por Pepe. O árbitro marcou pênalti do zagueiro. Robben se encarregou da cobrança e diminuiu, ainda que Casillas e a trave quase tenham evitado.
O "lá e cá" seguiu até o fim da primeira etapa. Aos 30, Benzema fez boa jogada pela esquerda e chutou forte. Neuer afastou com os olhos. Depois, aos 33 e 46, foi Casillas quem apareceu em finalizações de Gómez e Robben, de falta. Era um jogaço, para o deleite de Vicente del Bosque e Joachim Löw, técnicos das seleções da Espanha e Alemanha, presentes nas tribunas do Bernabéu.
Cautela x emoção
A partida seguiu carregada de tensão no segundo tempo, o que refletia no comportamento dos torcedores, menos participativos. Mas em campo era mais do mesmo: lá e cá. Aos dois, Lahm cruzou da direita e Gómez cabeceou forte. A bola passou raspando a trave direita de Casillas. Aos dez, no entanto, foi Benzema quem encontrou espaço e concluiu para a defesa de Neuer.
O tempo foi passando e o jogo virou sinônimo de cautela. O Real sabia que sofrer um gol poderia ser fatal, assim como para o Bayern exagerar nos espaços não pareceria boa ideia. Sem se comprometer, os merengues atacavam com chutes de média distância, principalmente nas faltas de Cristiano Ronaldo.
Mourinho pôs Kaká restando pouco mais de 15 minutos para o fim do jogo. Fez também o papel de incentivador ao puxar aplausos das arquibancadas. O Real tentou responder em campo, mas não conseguiu - muito por conta do cansaço de Cristiano Ronaldo, que se desdobrava entre ataque e marcação. Kaká entrou mal, sem confiança, desperdiçando contra-ataques. E ainda viu Pepe e companhia se segurarem lá atrás quando Mario Gómez recebeu de Robben e foi travado, aos 41. Era noite de prorrogação.
Cristiano Ronaldo - Real Madrid X Bayern (Foto: Ag. EFE)O brasileiro Luiz Gustavo vigiou de perto o craque português em boa parte do jogo (Foto: Ag. EFE)
Cansaço domina tempo extra
A prorrogação pôs em campo mais um elemento: a condição física. Cansado, Ribéry deu lugar a um renovado Müller. O Bayern pôde se dar ao luxo de realizar sua primeira substituição no tempo extra depois de ter poupado oito titulares no fim de semana. O Real, enquanto isso, lutava contra todo tipo de fadiga. E o primeiro tempo não teve um grande lance sequer de emoção.
O cansaço merengue era maior, mas a postura foi ainda mais ofensiva nos minutos finais de jogo. O problema é que não havia ninguém inspirado que pudesse resolver - Kaká, inclusive, tirava a paciência dos torcedores ao cometer seguidos erros. Aos 10 (ou 115), o brasileiro acertou o cruzamento, mas Granero se enrolou e desperdiçou grande oportunidade ao se jogar tentando cavar um pênalti. O árbitro não caiu na do meia. A decisão sairia da marca da cal, mas não naquele momento.
Cristiano Ronaldo e Kaká erram no mesmo canto
kaka Real Madrid X Bayern munique (Foto: AFP)Kaká mais errou do que acertou (Foto: AFP)
Após pouco menos de cinco minutos de descanso, os dois times foram para os pênaltis. Alaba converteu a primeira cobrança. Cristiano Ronaldo, que vinha de 25 pênaltis seguidos sem perder, pegou a bola e... Bateu fraco, permitindo a defesa de Neuer. Na sequência, Mario Gómez fez 2 a 0 para o Bayern.
Kaká, que entrou no segundo tempo, tinha a chance de diminuir, mas acabou telegrafando o canto (o mesmo de CR7) e Neuer, mais uma vez, defendeu. Quando tinha a chance de praticamente liquidar a fatura, Kroos chutou rasteiro, sem força, e Casillas fez a defesa.
Xabi Alonso, na terceira cobrança do Real, finalmente marcou. Logo depois, Lahm bateu com uma “pequena” cavadinha, e Casillas salvou sem problemas: 2 a 1 para o Bayern. O zagueiro Sergio Ramos partiu para a quarta cobrança do Real e mandou longe, muito longe. Schweinsteiger, então, tinha a chance de garantir o Bayern na decisão em casa. E não a desperdiçou. Com força, deslocando Casillas, colocou no fundo da rede, calou o Bernabéu e fez a festa dos bávaros.
Schweinsteiger Comemorando - Real Madrid X Bayern (Foto: Getty Images)Schweinsteiger deslocou Casillas na cobrança final: Bayern em nova decisão (Foto: Getty Images)
real madrid 2 (1) x (3) 1 bayern de munique
Casillas, Arbeloa, Pepe, Sergio Ramos e Marcelo; Khedira, Xabi Alonso; Di María (Kaká), Özil (Granero) e Cristiano Ronaldo; Benzema (Higuaín). Neuer, Lahm, Boateng, Badstuber e Alaba; Schweinsteiger e Luiz Gustavo; Robben, Kroos e Ribéry (Müller); Gómez.
Técnico: José Mourinho. Técnico: Jupp Heynckes.
Gols: Cristiano Ronaldo, aos seis, e aos 14 minutos, e Robben, aos 27 minutos do primeiro tempo.
Pênaltis convertidos: Alaba, Gómez e Schweinsteiger (Bayern); Xabi Alonso (Real Madrid). Pênaltis perdidos: Kroos e Lahm (Bayern); Cristiano Ronaldo, Kaká e Sergio Ramos (Real Madrid).
Cartões amarelos: Alaba, Robben, Luiz Gustavo, Badstuber (Bayern); Pepe, Arbeloa, Granero (Real Madrid).
Estádio: Santiago Bernabéu (Madri). Data: 25/04/2012. Árbitro: Viktor Kassai (Hungria).