segunda-feira, 16 de abril de 2012

TUF: Carina Damm critica 'chorões'
e enaltece atuação do irmão Rodrigo

Lutadora fala sobre infância pobre no Espírito Santo, ajuda ao irmão e início dele nas artes marciais: 'O Rodrigo tomava atraso nas lutinhas em casa'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Antes de sair vencedor da terceira luta do "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", quando bateu John Macapá por decisão dividida dos juízes, Rodrigo Damm se emocionou no episódio desse domingo do reality show ao falar de sua maior inspiração, a irmã e também lutadora de MMA Carina Damm (veja no vídeo ao lado). Durona dentro do octógono, ela possui um cartel de 17 vitórias e seis derrotas, não à toa que recebeu no meio o apelido de "Bela, mas Fera", em alusão ao clássico dos cinemas produzido pela Disney. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Carina mostrou simpatia e não deixou de lado o bom humor ao comentar as reclamações da equipe de Wanderlei Silva, que criticou bastante o resultado final do combate:
- Na realidade, os "smurfs" vêm reclamando o programa inteiro. Vai muita da mentalidade do próprio treinador, o Wanderlei. É estratégia de quem perde. E como o Wanderlei vem no time de chorões, eles vêm fazendo isso - disse, fazendo referência ao apelido dado por Vitor Belfort, o outro treinador do programa, por causa da cor azul do uniforme da equipe do "Cachorro Louco".
Rodrigo Damm, Carina Damm e Luis Sapo mma (Foto: Reprodução/Facebook)Luis 'Sapo', a esposa Carina e o irmão dela, Rodrigo Damm, do TUF Brasil (Foto: Reprodução/Facebook)
Carina analisou a luta do irmão e disse não ver motivos para reclamações por parte do time rival. Ela enalteceu o bom trabalho de quedas aplicado por Rodrigo Damm e contou que ele já tinha um belo histórico na luta olímpica, além de ser faixa-preta no jiu-jítsu:
- Achei que o Rodrigo dominou. Aplicou três quedas seguidas só ali no primeiro round. O Rodrigo foi oito vezes campeão brasileiro de luta olímpica (wrestling) e é atleta da seleção brasileira da modalidade. Ele sempre foi destaque nisso. Ele é muito bom, e é melhor ainda no jiu-jítsu. Já finalizou o José Aldo em uma competição de jiu-jítsu em Campos, no interior do Rio de Janeiro, e foi até capa de uma revista por causa disso.
Rodrigo Damm x John Macapá (Foto: Divulgação/TUF Brasil)Rodrigo Damm comemora a vitória sobre
John Macapá  (Foto: Divulgação/TUF Brasil)
No vídeo, Rodrigo afirmou que, após a separação dos pais, quando tinha 16 anos, só não passou fome porque recebeu ajuda de Carina, um ano mais velha e que se casou ainda nova com Luis "Sapo" Santos, outro lutador profissional de artes marciais mistas. Ainda segundo o capixaba, foi também a irmã quem lhe incentivou a entrar para o mundo das lutas. Ela deu risada ao explicar o início do irmão no meio:
- O Rodrigo tomava muito atraso nas lutinhas em casa, depois que comecei a praticar jiu-jítsu. Eu dava uns atrasos nele porque a gente era muito agitado e elétrico. Aí ele resolveu que queria praticar também. Naquela época, o jiu-jítsu era caro para criança pobre, e a gente tinha que comprar quimono, pagar mensalidade...
Apesar de ter começado depois, o peso-pena hoje tem a mesma faixa-preta da irmã e uma graduação ainda mais elevada. A faixa preta de Carina, por sinal, foi entregue por Rodrigo. Sobre a história da venda de cordões contada por ele no programa, ela explicou:
- Eu tinha uns cordões, fazia outros e comprava algumas joias. Aí dava para ele vender para outras pessoas, assim poderia pagar as competições.
rodrigo damm carina damm mma (Foto: Keli Ferreira / Divulgação)Rodrigo costuma atuar como córner e dar orientações nas lutas da irmã (Foto: Keli Ferreira / Divulgação)
A história de um sempre esteve muito ligada à do outro, desde a infância. Apesar das dificuldades, os dois se formaram em Educação Física na Universidade de Vilha Velha, no Espírito Santo. E foi nessa mesma cidade que abriram uma academia em parceria, mas que Rodrigo administra na maior parte do tempo, uma vez que Carina mora em Miami, nos Estados Unidos, com o marido. Na preparação para as lutas de ambos, um participa do camp do outro. O mesmo acontece na função de córner durante os combates.
- A gente teve uma infância e uma adolescência muito difíceis. Faltou apoio da família pelas nossas condições. Éramos humildes mesmo. Eu, ele e nossa irmã mais velha, Suelen, que não tem nada a ver com lutas e se formou em Direito, cuidávamos uns dos outros. O Rodrigo teve um apoio maior da gente por ser o mais novo. Eu já trabalhava antes e tomava conta dele. Deixava de comprar às vezes o básico de casa para ajudá-lo a competir. E eu sempre acreditei no potencial dele. Ele me deu o primeiro chute quando tinha sete anos, e não consegui revidar (risos). Vou fazer tudo o que eu puder para ele chegar lá - finalizou Carina.

Rodrigo Damm bate John Macapá e abre 3 a 0 para time de Vitor Belfort

Lutador capixaba leva a melhor diante do rival na decisão dos jurados

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
162 comentários
O time de Vitor Belfort segue invicto no TUF Brasil. No quarto episódio do programa, Rodrigo Damm derrotou John Macapá e abriu 3 a 0 no confronto contra a equipe de Wanderlei Silva. Damm se tornou o segundo lutador a vencer no peso-pena e se juntou a Godofredo Pepey nas semifinais. Ainda restam duas vagas, que serão disputadas por Rony Jason, Marcus Vina, Anistávio Gasparzinho e Hugo Wolverine. No peso-médio, Daniel Sarafian é o único classificado até o momento.
Na luta exibida neste domingo, Rodrigo Damm precisou de três rounds para vencer John Macapá. Em duelo bastante equilibrado, o lutador capixaba chegou a ter boas posições para finalizar no último período, mas só derrotou o adversário na decisão dividida dos jurados.
Rodrigo Damm x John Macapá (Foto: Divulgação/TUF Brasil)Rodrigo Damm comemora vitória sobre John Macapá (Foto: Divulgação/TUF Brasil)
O episódio
Anistávio Gasparzinho pegou a máscara de Rony Jason e a colocou no próprio rosto. Foi a primeira amostra de que o lutador potiguar continuaria aprontando e sendo um dos principais personagens do TUF Brasil.
- Gasparzinho tem alguma coisa que incomoda ele que não sei o que é. Ele não consegue parar - disse Renée Forte.
- Ultrapassou o limite já - reclamou Marcus Vina, um dos que defendiam Gasparzinho no início do programa.
+ Leia tudo sobre o TUF Brasil na página do programa
E o potiguar não incomodava só lutadores do time dele, não. Os próprios integrantes da equipe de Belfort não suportaram. E uma das noites, Gasparzinho colocou pasta de dente em Godofredo Pepey e Serginho Moraes. Ambos o empurraram para fora da casa e trancaram a porta.
Gasparzinho, então, passou a fazer muito barulho do lado de fora da casa. Rony Jason, que já chegou a morar com Gasparzinho, sofre de insônia e reclamou com o colega.
- Fiquei mais chateado por ser o Gasparzinho. Convivi com ele um ano e meio, dois. Ele sabe do meu problema - disse Jason, que é do time azul.
Rodrigo Damm x John Macapá (Foto: Divulgação/TUF Brasil)Time Vitor vibra com vitória de Rodrigo Damm (Foto: Divulgação/TUF Brasil)
Por não conseguir dormir, Rony Jason decidiu ir treinar. O barulho dos socos e chutes que ele dava no saco de areia também atrapalhou o sono de outros lutadores, como Rodrigo Damm e Daniel Sarafian, que reclamaram. Jason rebateu dizendo que quem o acordou foi um colega da equipe deles.
- Acho que ele (Rony) está fazendo isso para aparecer - comentou Gasparzinho.
No dia seguinte, Rony foi até uma reunião do time de Vitor Belfort para explicar o que aconteceu e pedir desculpa. Todos no time verde ouviram atentamente, e Gasparzinho também pediu desculpa e garantiu que o episódio não ia mais se repetir.
A escolha do próximo duelo
Após as vitórias de Pepey e Sarafian, a terceira luta do programa seria do peso-pena. O time de Vitor Belfort continuou com uma opção de escolha, e Belfort e seus assistentes técnicos ficaram na dúvida entre Hugo Wolverine e Rodrigo Damm. Francisco Filho, que cuida da parte de trocação do time, emitiu sua opinião e apontou Damm como próximo a lutar.
Vitor Belfort comunicou ao time que a dúvida estava entre Rodrigo Damm e Hugo Wolverine, mas deu a entender que o capixaba seria o escolhido. Entretanto, o técnico do time verde não falou quem seria o escolhido do time azul, o que deixou Damm desapontado.
No dia seguinte, Vitor Belfort comunicou às duas equipes que a luta seria entre Rodrigo Damm e John Macapá.
Pesagem e luta
Na pesagem, os dois lutadores ficaram no limite do peso-pena: 66,2kg. John Macapá teve mais dificuldades e precisou ficar pelado para conseguir bater o peso. Com tudo pronto, eles foram para a luta.
Rodrigo Damm e John Macapá mma tuf (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)Rodrigo Damm e John Macapá na luta do episódio 4 (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Os dois iniciaram o combate com franca trocação. Macapá acertou alguns golpes a mais, mas sofreu uma bela queda do rival com cerca de um minuto. Ele conseguiu se levantar, e o duelo voltou a ficar em pé. Damm, então, passou a acertar mais socos no rosto do oponente e foi bem na esquiva, mas foi surpreendido com uma direita certeira e levou um knockdown. Logo depois, o capixaba se recuperou, conseguiu outra boa queda e caiu por cima, encaixando alguns socos. Macapá melhorou no minuto final e acertou bons socos e um chute na costela de Damm, que no fim do round levou uma advertência verbal do árbitro Mario Yamasaki por ter segurado a grade.
No segundo round, Rodrigo Damm logo tentou mais uma queda no double leg, mas Macapá defendeu bem. Os dois passaram a se estudar um pouco mais. Eles alternaram socos e chutes sem muito poder de nocaute, mas que minavam a resistência de ambos. No meio do assalto, Macapá pediu que a luta fosse paralisada por alguns instantes para que pudesse se recuperar de um incômodo no olho, causado por um golpe de Damm. O amapaense tentou uma queda no fim e acabou levando a pior. O capixaba foi quem derrubou o rival, ficou por cima e controlou o combate até o fim do assalto.
Os juízes acreditaram que os dois primeiros rounds foram muito equilibrados, deram empate e houve necessidade da realização de um terceiro. De início, o equlíbrio permaneceu, e ambos se mostraram bem mais cautelosos por se tratar de um assalto decisivo. Rodrigo Damm foi mais incisivo e conseguiu uma belíssima queda para cima do rival e, mais uma vez, ficou por cima, aplicando socos na linha de cintura. Macapá mostrou mais cansaço do que o capixaba, que aproveitou um momento de desatenção dele para tentar, em vão, uma chave de braço. O amapaense conseguiu pegar as costas do oponente no fim, mas não teve tempo suficiente para inverter o resultado da luta, uma vez que os juízes deram a vitória de forma dividida a Rodrigo Damm.
Reclamação do time de Wanderlei
A vitória foi bastante comemorada pelo time de Vitor Belfort, que classificou John Macapá como um grande teste para Rodrigo Damm.
- Você lutou com o cara mais mais duro deles lá - disse Belfort para Rodrigo Damm.
O capixaba, que já disputou até cinturão do Strikeforce, também gostou do próprio desempenho.
- Foi uma das lutas mais difíceis que fiz na vida.
Do lado da equipe de Wanderlei Silva, apoio para o derrotado.
- Representou. Pode ficar tranquilo que você representou - elogiou Wanderlei.
O técnico da equipe azul só mudou o tom para reclamar da decisão dos jurados. De acordo com a avaliação de Wanderlei Silva, Jonh Macapá foi o vencedor da luta.
- Viu como ficou a cara do outro lá? Veja como ficou a cara do nosso aqui - reclamou Wanderlei, comparando os rostos dos dois lutadores.

Minotauro elogia potencial e carisma de Rony Jason: 'Ele gosta de zoar'

Descoberto pelo peso-pesado, lutador do TUF Brasil treina desde o ano passado na Team Nogueira: 'Com certeza vai fazer bonito dentro da casa'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
6 comentários
Jason, UFC (Foto: Reprodução)Rony, o Jason do TUF Brasil (Foto: Reprodução)
A Team Nogueira não é apenas o centro de treinamento de Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro. Lá, os irmãos gêmeos baianos também descobrem e apoiam diversos talentos do MMA nacional. Um desses nomes que agora está em evidência é Rony Mariano Bezerra, ou simplesmente Rony Jason, inspirado no vilão do cinema. Aos 27 anos, o cearense de Quixadá é um dos oito participantes da categoria peso-pena no "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", reality show do UFC que está sendo exibido todo domingo pela TV Globo, após o "Fantástico". Para Minotauro, Jason tem tudo para conseguir se sagrar vencedor do programa e garantir um contrato com o Ultimate:
- O Rony Jason é um atleta muito forte e um grande nome do MMA brasileiro. Ele vem lutando muito bem depois que entrou na Team Nogueira. Sempre foi um grande lutador, mas depois que entrou recebeu um treinamento forte e de alto nível e com certeza vai fazer bonito dentro da casa. É um atleta treinado, treina com os melhores. E lá também existem outros que já treinaram na Team Nogueira, como o Daniel Sarafian, e os que não passaram na triagem, ou na entrevista... - disse em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Descoberto por Minotauro em uma competição de MMA no Rio de Janeiro, Rony Jason está treinando na Team Nogueira desde o início de 2011. O peso-pesado acredita que o estilo extrovertido e o carisma do cearense o ajudaram a passar pela fase de entrevistas:
Rony Jason, Minotauro, Minotouro e rafael Feijão, UFC (Foto: Reprodução)O cearense (à direita), em graduação de jiu-jítsu com Minotauro, Minotouro e Feijão (Foto: Reprodução)
- O Rony Jason é um cara mais desenrolado, super carismático. É um cara do Nordeste, extrovertido, ele gosta de zoar. Minha briga com ele é que ele bebe depois que ganha a luta. Eu falo: "Pô, você é um atleta, não pode encher a cara" (risos). Sempre peguei no pé. E de repente lá dentro (da casa) ele vai beber também. Mas é um cara maneiro e carismático. O pessoal vai ver o lado humano do lutador e a pessoa legal que ele é. E lá dentro é um ótimo lutador.
Rony Jason, Anderson Silva e Rafael Feijão (Foto: Reprodução)Rony Jason (último da direita), após um treino com
Anderson Silva e Rafael Feijão (Foto: Reprodução)
Rony Jason tem um cartel de dez vitórias e três derrotas e, antes de entrar no TUF, vinha em uma sequência de cinco triunfos, quatro por finalização e um por nocaute. Depois de garantir uma vaga entre os 32 participantes do primeiro programa, ele nocauteou Dileno Lopes e carimbou o passaporte para a casa. No episódio seguinte, foi o primeiro a ser escolhido entre os treinadores e ficou na equipe azul, comandada por Wanderlei Silva. Se quiser chegar à final peso-pena que será disputada no dia 23 de junho, no Engenhão, Rony terá de vencer mais duas vezes.

'Roubaram o John Macapá na cara dura', diz Wand sobre luta no TUF

Técnico do time azul acha que seu pupilo venceu Rodrigo Damm

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
62 comentários
O resultado da luta entre Rodrigo Damm e John Macapá, exibida pela TV Globo neste domingo durante o quarto episódio do TUF Brasil, gerou bastante polêmica nas redes sociais, com opiniões bastante divididas. Até o técnico do time azul se manifestou. Wanderlei Silva mostrou todo o seu descontentamento com o julgamento dos jurados, que deram a vitória para Damm em decisão dividida.
- Roubaram o Jonh Macapá na cara dura! O Damm é um ótimo atleta, lutou bem, mas o John Macapá dominou a maior parte do combate e machucou muito mais o oponente, essa é a verdade. Ele derrubava e só ficava amarrando o Jonh Macapá, que foi muito mais efetivo e mais agressivo. Não sei que critério os juízes usaram nessa luta - postou Wand.
+ Leia tudo sobre o TUF Brasil na página do programa
Durante o programa, Wanderlei já tinha se manifestado contra a decisão. Ele ressaltara que Rodrigo Damm ficou mais machucado do que John Macapá após o combate.
- Viu como ficou a cara do outro lá? Veja como ficou a cara do nosso aqui - reclamou Wanderlei no episódio deste domingo.
Rodrigo Damm e John Macapá mma tuf (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)John Macapá (de frente) e Rodrigo Damm no episódio 4 (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Minotouro e Dórea também comentam
Outras duas figuras importantes do MMA brasileiro também emitiram suas opiniões sobre a luta no Twitter: Rogério Minotouro e Luiz Dorea. O lutador baiano, por exemplo, também viu a vitória para o lutador do Amapá.
- Grande vitória do Rodrigo Damm, mas o Macapá se mostrou um grande atleta. Concordo que poderiam ter dado a luta para o John Macapá por ser mais agressivo em pé. Mas foi um lutão, para mim uma das melhores do programa até agora, muito disputada - opinou o peso-meio-pesado do UFC.
Já Luiz Dorea, treinador de atletas como Junior Cigano e Rodrigo Minotauro e que no TUF é assistente do time de Vitor Belfort, considerou justa a vitória de Rodrigo Damm.
- Grande luta entre Rodrigo Damm e Macapá! Muito equilibrada, mas as quedas de Damm fizeram a diferença! As quedas contam ponto! - escreveu.

Pérolas do TUF: Gasparzinho irrita e diz que quer 'sair na mão' com Jason

Sempre bem-humorado, Wanderlei Silva volta a provocar Vitor Belfort: 'Converso com ele 15 minutinhos e já estou achando o cara um porre'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
13 comentários
O quarto episódio do "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", que foi ao ar nesse domingo pela TV Globo, foi marcado por mais uma bela sessão de pérolas disparada pelos participantes do programa. E os destaques, como já está virando costume, foram o elétrico Anistávio Gasparzinho e Wanderlei Silva, que voltou a provocar o treinador da equipe adversária, Vitor Belfort. Sempre agitado, o peso-pena perturbou os demais participantes durante a madrugada, foi trancado pelos próprios companheiros de equipe do lado de fora da casa e criou confusão em particular com Rony Jason, com quem já havia treinado junto e convivido por quase dois anos.
- O Jason ficou chateado porque fui puxar o lençol da cama dele. Ele mostrou ser uma pessoa diferente. Acho que está querendo fazer isso para aparecer. Se ele quiser aparecer, bota um nariz de palhaço e vai para o circo - disse Gasparzinho.
O lutador da equipe de Wanderlei Silva se referiu ao fato de Rony Jason ter ido treinar, batendo no saco de areia pouco antes das 5h da madrugada, já que sofre de insônia e havia perdido o sono. Ele não gostou de ter sido acordado por Gasparzinho e reclamou com ele.
- Sou um cara muito tranquilo, muito passivo. Agora estou com muita raiva. Minha guerra não é mais com ninguém, é com o time verde - declarou Rony.
Gasparzinho iniciou toda a confusão ao dizer: "Vamos dormir é o c...". Isso quando o relógio já marcava mais de 1h da madrugada. Sobre Rony Jason, ele não deixou barato:
 - Lá fora ele é meu amigo. Aqui dentro eu não vou respeitar ele em nenhum momento dentro do ringue. Vou sair na mão com ele. Se tiver que lutar com ele, vou lutar, vou sair na mão. Aqui dentro tenho o mesmo objetivo que ele, que é o contrato.
Treinador da equipe azul, Wanderlei Silva também deu as caras e disparou nova provocação bem-humorada a Vitor Belfort, técnico do time verde, em conversa com os atletas de sua equipe:
- Vocês têm sorte de estar no meu time, porque o outro técnico é chato para c... mesmo. São duas horas de treino e três horas de sermão. P.... Converso com ele 15 minutinhos e já estou achando o cara um porre.
Ao explicar o processo para a pesagem, Wanderlei afirmou que existem três formas de perder peso: na sauna, na banheira de água quente, e utilizando uma roupa de plástico especial. Depois, segundo ele, o lutador tem um "dia de princesa", onde pode comer e beber o que quiser. E ganhou aplausos da equipe azul ao ressaltar a importância do lado psicológio na luta:
- Fica tranquilo, fica calmo. Você é o que o que você pensa. Se você tem um pensamento vitorioso, é o que você vai estar puxando. O psicológico do oponente já está (faz sinal apontando para baixo). Cerca ele dois minutinhos e o cara já está cagado. E é o que eu vou fazer. Vou entrar e vou meter a porrada também.