sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Primeiro Mundial de flyboard tem representante brasuca no Qatar

Criado pelo francês Franky Zapata, esporte que faz usuários 'voarem' combina jetski e propulsor a jato para promover saltos de até 10m sobre a água

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Qatar
4 comentários
Yuta Shiozawa Flyboard (Foto: Reuters)Competidor do Mundial do Qatar faz exibição com
o flyboard (Foto: Reuters)
O campeão francês de jetski Franky Zapata resolveu adicionar mais emoção ao esporte praticado com uma moto aquática e, com a ajuda de um propulsor a jato, criou o flyboard, em 2011. A aceitação foi tão grande que o novo esporte angariou uma legião de praticantes assíduos e acaba de ganhar seu primeiro campeonato mundial. A competição acontece neste final de semana em Doha, no Qatar, e reúne atletas de mais de 20 países. Colecionador de títulos nacionais e internacionais com o jetski em 2009, o catarinense Alessander Lenzi é o representante brasileiro na disputa.
Um aparelho com quatro poderosos expressores de água, sendo dois para as mãos e dois para os pés, é acoplado a uma mangueira conectada ao jetski e cria um jato d’água que impulsiona o atleta para uma altura de até 10m. O mecanismo também permite que os praticantes escolham a direção para onde serão lançados. No campeonato desta nova modalidade, o vencedor será aquele que demonstrar mais controle e criatividade nos movimentos durante os saltos. O propulsor possibilita que o atleta caia na água e volte para novos "voos" e sequências de manobras logo em seguida.
O flyboard tem conquistado os amantes de esportes radicais, mas ainda é uma categoria bastante restrita. Além de um jetski com motor de 100 cv de potência, os praticantes precisam desembolsar cerca de 6.600 dólares (R$ 13.400) para adquirir o aparelho capaz de gerar a propulsão. Segundo os adeptos mais fiéis, os custos compensam pela emoção proporcionada pelo novo esporte. Com bastante prática, é possível fazer giros de até 360º e cambalhotas para trás.
O autor da ideia garante que a criação é bastante intuitiva e explica que iniciantes conseguem dominar a máquina após 20 minutos de treino com um instrutor, ou depois de uma hora de treino sozinho. Os expressores que são controlados pelos pés servem para gerar a propulsão necessária para o "voo", enquanto os aparelhos acionados pelas mãos têm a função de garantir a estabilidade e possibilitar o direcionamento dos movimentos.
Lindsay McQueen Flyboard (Foto: Reuters)Praticantes conseguem fazer 'voos' de até 10m com a ajuda dos propulsores (Foto: Reuters)

Após dois anos, Desafio In Line volta com a presença de feras da patinação

Única representante feminina e dona de oito títulos nos X Games, brasileira Fabíola da Silva é uma das atrações, ao lado do japonês Takeshi Yasutoko

Por Ana Carolina Fontes Rio de Janeiro
Comente agora
Os maiores nomes da patinação mundial têm um encontro marcado neste fim de semana no Desafio In Line, que volta à cena após um recesso de dois anos. Com manobras extremas no half pipe (estrutura em forma de U), os competidores prometem desafiar a lei da gravidade, neste sábado, às 10h, no Parque da Juventude, em São Bernardo do Campo (SP). Cada um dos oito atletas vai realizar duas voltas de 50 segundos e, em seguida, apresentar uma jam session de 12 minutos. O dono da maior pontuação nas duas provas será o vencedor da competição.
Oito vezes campeã dos X Games (sete no vertical e uma no street), Fabíola da Silva é uma das atrações do evento, que ainda conta com a presença de feras como o japonês Takeshi Yasutoko, o espanhol Nel Martin e o inglês Rich Parker. A patinação in line é um esporte radical praticado em rampas, ruas e obstáculos do ambiente urbano, como pistas, cantoneiras, corrimões, telhados e escadarias.
Fabíola Silva patinação in line Desafio  (Foto: Divulgação)Dona de oito títulos nos X Games, Fabíola Silva é uma das atrações do Desafio In Line (Foto: Divulgação)
Única mulher confirmada no evento, Fabíola diz que competir ao lado dos homens é uma motivação a mais. Aos 33 anos, 20 deles dedicados à patinação, a paulista que começou no esporte como brincadeira, se arriscando no Parque do Ibirapuera e no quintal de casa, tem como meta garantir um lugar no pódio. A missão, no entanto, não será nada fácil, já que a veterana terá pela frente o ídolo Takeshi, que coleciona títulos mundiais e nos X Games, as "Olimpíadas" dos esportes radicais.
Estou acostumada a competir com os homens, é uma motivação a mais. Quero ser tão boa quanto eles e me sinto com mais vontade de andar bem e continuar evoluindo. Sei que o ouro será complicado, principalmente, por conta do Takeshi. Ele é o melhor do mundo"
Fabíola da Silva
- Sinto falta da presença feminina nos campeonatos. No street já tem algumas mulheres, mas no vertical ainda há poucas. Estou acostumada a competir com os homens, é uma motivação a mais. Quero ser tão boa quanto eles e me sinto com mais vontade de andar bem e continuar evoluindo. Quero ficar entre os três primeiros. Já conquistei uma medalha de prata e outra de bronze no evento, e sei que o ouro será complicado, principalmente, por conta do Takeshi. Ele é o melhor do mundo nos patins, não tenho nem palavras para descrever. O Rich também vai fortalecer a competição, que ajuda a engrandecer a modalidade no Brasil - disse a atleta, que também pratica wakeboard e já jogou tênis quando morava nos Estados Unidos.
Os patins sobre rodas foram criados pelo belga Joseph Merlin, em 1750, que queria inventar um calçado que andasse sobre o solo, assim como acontecia no gelo. Após várias experiências, ele fez patins com apenas uma roda e quis lançar o produtor de forma triunfal. O inventor e violonista apresentou ao público o novo produto em um baile de máscaras, na Inglaterra, mas o que era para ser uma entrada no salão acabou sendo uma apresentação desastrosa.
Merlin não era um bom patinador e, sem saber controlar os movimentos, bateu em um enorme espelho, causando graves ferimentos e atrasando a popularização do esporte. Na Alemanha, por exemplo, os patins só foram aceitos em 1840, depois da iniciativa de uma loja, que colocava meninos e meninas para atender os clientes sobre as rodinhas.
Com o tempo, alguns inventores começaram a aperfeiçoar a ideia do belga e, a partir de 1853, os patins foram ficando cada vez mais parecidos com os que vemos hoje. Na época, pistas de patinação que promoviam corridas e bailes sobre rodas viraram ponto de encontro nos Estados Unidos. Não demorou para a atividade cair nas graças do público em outros países. Atualmente, os tradicionais calçados podem custar milhares de dólares e sua utilização é frequente em competições na Itália, Espanha, China, Austrália, Argentina e Brasil.
Confira a lista de competidores do Desafio In Line:
Fabíola Silva
Takeshi Yasutoko
Rich Parker
Dennis Arruda Filgueira (Fuzil)
Rafael Batista Silveira de Lima
Alexssandro Rodrigues Leite
Fabiano Keiji Paiva dos Santos
Daniel Hashimi Saviolli

Turnê radical: Sandro Dias desbrava Índia e leva skate à população de 1,2 bi

Durante 40 dias, Mineirinho e um time de craques do BMX, patins in line e motocross comandam show dos esportes de ação pela terra de Gandhi

Por Breno Dines Nova Déli, Índia
1 comentário
País das tradições, dos animais sagrados, do críquete, de mais de 1,2 bilhão de pessoas e, a partir de agora, dos esportes radicais. Pela primeira vez na história, a Índia recebeu uma turnê com os maiores nomes do skate, BMX, patins in line e motocross. O brasileiro Sandro Dias, o Mineirinho, fez parte dessa aventura de 40 dias e que passou por cinco capitais indianas no mês de maio  (confira no vídeo ao lado).
Foram mais de 22h e 14 mil quilômetros de viagem de São Paulo a Bangalore, o ponto de partida da turnê que também passou por Nova Déli, Ludhiana, Jaipur e Lucknow. Em cada uma das cidades, Sandro e um time de dez profissionais apresentaram suas manobras para públicos que ultrapassavam dez mil pessoas.
Além do brasileiro, o skate foi representado pela lenda americana Andy Macdonald, oito vezes campeão do mundo no vertical. O inglês Simon Tabron, com seu BMX, e os irmãos japoneses Eito e Takeshi Yasutoko, com os patins in line, dividiram o half-pipe com os dois. Outros cinco destaques do motocross estilo livre americano completaram o time na turnê: Jimmie Mcguire, Tommy Clowers, Myles Richmond, Dustin Nowak e Mike Mason. Em uma das paradas da viagem, o skatista brasileiro Lincoln Ueda foi o convidado especial da apresentação.
- Foi uma oportunidade única na vida. Como skatista profissional, pude conhecer diversos países e diferentes culturas, mas nada se compara com essa experiência na Índia. Foi uma viagem que marcou a minha vida e espero que também tenha feito o mesmo com as pessoas que puderam ter esse primeiro contato com o skate e com os outros esportes de ação – disse Sandro.
galeria nova Sandro Dias turnê esporte radicais Índia (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Sandro Dias pôde visitar pontos turísticos durante turnê  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
A viagem
Localizada no sudoeste da Índia, Bangalore recebeu o evento de abertura da turnê. A capital tecnológica do país também abriga o único parque de skate da Índia. A convite de um grupo de skatistas locais, Sandro foi conhecer as pistas construídas há pouco mais de um ano. O brasileiro foi recebido como ídolo pelos jovens indianos, que vibravam a cada manobra do hexacampeão mundial (confira no vídeo ao lado).
A noite de apresentação em Bangalore foi uma das mais animadas da turnê. Milhares de pessoas foram acompanhar o primeiro show das modalidade radicais na cidade. A pouca intimidade com os esportes de ação foi deixada de lado pelo público, que gritava os nomes dos profissionais a cada manobra executada. Foi uma motivação a mais para a viagem seguir para a segunda parada: Nova Déli.
Com uma população de mais de 11 milhões de habitantes, a capital da Índia é a segunda maior cidade do país, atrás apenas de Bombaim. Nova Déli tem uma infinidade de pontos turíscos. Entre idas a templos sagrados e outras atividades, Sandro Dias aproveitou para acompanhar uma partida de críquete, a paixão nacional, e um evento de MMA da Super Fight League, a primeira liga profissional da Índia de artes marciais mistas (confira no vídeo ao lado)
A 200km de Nova Déli, também fica um dos mausoléus mais conhecidos e visitados do mundo. Depois de encarar mais de cinco horas de viagem de carro e um trânsito infernal, Mineirinho chegou ao famoso Taj Mahal. Construído no século 17 na cidade de Agra, o palácio é considerado uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O Taj Mahal foi uma homenagem do imperador mongol Shah Jahan à esposa Mumtaz Mahal, que morreu ao dar à luz o 14º filho do casal. Com o trabalho de 20 mil homens, essa grande prova de amor levou 22 anos para ficar pronta.
Na cidade de Agra, a 200 km de Déli, o skatista conheceu o famoso Taj Mahal (Foto: André Fancio)Na cidade de Agra, a 200 km de Déli, Sandro conheceu o famoso Taj Mahal (Foto: André Fancio)
De Nova Déli, Sandro seguiu com a turnê radical para o estado de Punjab, no noroeste do país. Uma região que ficou dividida entre Índia e Paquistão após o fim da colonização britânica, em 1947. Até hoje, um local de grande tensão por conta da questão da Caxemira, o estado muçulmano disputado pelos dois países desde a separação.
Apesar dos problemas, todos os dias da semana, soldados dos dois lados promovem a cerimônia da fronteira na cidade de Wagah, com uma curiosa "dança" bélica. Milhares de pessoas participam da festa no portão que separa a única rota de passagem entre Índia e Paquistão. A celebração só termina quando há o aperto de mão entre os soldados e as bandeiras são recolhidas. No meio de tudo isso, Sandro Dias teve a honra de carregar a bandeira da Índia sobre um skate.
A poucos quilômetros da fronteira entre Índia e Paquistão fica o Templo Dourado, na cidade sagrada de Amritsar, capital de Punjab. O vaticano da religião sique foi construído no século 16 com mais de cem quilos de ouro puro. Toda essa fortuna foi doada por seus seguidores.
Assim como Sandro, todos os visitantes têm que cobrir a cabeça com um pano, em sinal de respeito, para poder entrar no templo. Para os siques, o cabelo significa virilidade, não pode ser cortado e nem mostrado. Por isso, todos os homens usam turbantes e as mulheres, lenços. Da mesma forma que o brasileiro ficou impressionado com os costumes do siquismo, todos no Templo Dourado ficavam fascinados com o skate de Sandro (veja no vídeo ao lado).
- As pessoas viam a gente filmando e ficavam interessadas no skate. Várias pessoas me paravam para perguntar o que era aquilo que eu estava segurando. Alguns até se arriscaram a andar fora do templo. Foi muito legal - explicou Sandro.
Lincoln Ueda é a novidade em Ludhiana
Lincoln Ueda em Ludhiana (Foto: André Fancio)Ueda decola em Ludhiana (Foto: André Fancio)
A passagem por Punjab foi marcante para todos na turnê. Especialmente para o também brasileiro Lincoln Ueda. O "Japonês Voador"  foi convidado exclusivamente para uma apresentação na Índia. Depois de encarar 24 horas de viagem dos Estados Unidos até Ludhiana, a capital do estado, Ueda se juntou a Sandro no half-pipe e comandou o show do skate brasileiro no evento.
- Foi impressionante. Tinha gente em todos os cantos e até do lado de fora tentando assistir à apresentação. Valeu todo o esforço e as horas de viagem para chegar até aqui. Volto para casa feliz e orgulhoso de ter feito parte dessa história na Índia - comemorou Ueda.
Jaipur, a capital do Rajastão, foi o local da quarta parada da turnê indiana. Também conhecida como "Cidade Rosa", por ter sido pintada dessa cor para receber o príncipe do País de Gales no período colonial, Jaipur tem um dos templos dos macacos mais interessantes do país.
Jaipur também foi parte do cenário de uma das novelas de maior sucesso da história da TV Globo: "Caminho das Índias." Foi lá que, em 2009, a atriz Juliana Paes viveu a personagem principal da trama, a indiana Maya. Durante uma visita ao castelo da família real em Jaipur, Sandro conheceu um vendedor que, todo orgulhoso, exibiu uma foto sua com a atriz brasileira tirada durante as gravações da novela.
Sandro Dias participa da primeira turnê de esportes radicais pela Índia (Foto: Arquivo Pessoal)No templo dos macacos de Jaipur, pequeno filhote pega uma carona no porquinho (Foto: Arquivo Pessoal)
Do Rajastão, a turnê seguiu para a última parada da viagem pela Índia: Lucknow. Na capital do estado de Uttar Pradesh, quase na fronteira com o Nepal, um público surpreendente de mais de dez mil pessoas foi acompanhar a apresentação final. Sob fogos de artifício e muitos aplausos, a aventura chegou ao fim para Sandro Dias:
- Acho que posso dizer que foi uma das melhores viagens que eu já fiz na minha vida. Simplesmente fantástica. Vai deixar saudades.

Dan Cezar surpreende, desbanca Mineirinho e é campeão do Pro Rad

Favorito ao título, Sandro Dias termina em quarto lugar no skate vertical. Venezuelano Daniel Dhers conquista o título do BMX street park

Por Breno Dines São Paulo
1 comentário
Dan Cezar nem se preocupou com a presença do hexacampeão mundial Sandro Dias, o Mineirinho, na disputa do Pro Rad Jump Festival, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O jovem atleta de 22 anos desbancou o grande favorito ao título e foi campeão da disputa do skate vertical, neste domingo. Já no BMX street park, quem comandou o show foi o venezuelano Daniel Dhers.
Nas eliminatórias do sábado, Sandro Dias já havia sofrido para segurar a nova geração e terminar em primeiro lugar. Mas, neste domingo, o atleta que vive a expectativa de se tornar pai não acompanhou o ritmo acelerado dos jovens rivais. Consistente em todas as suas voltas, Dan Cezar levou a melhor, com 87,67 pontos, mesma pontuação de Pedro Barros. No critério de desempate, porém, as notas descartadas do paulista eram mais altas e fizeram a diferença no resultado. Mineirinho terminou em quarto lugar.
- Ele andou muito (Sandro Dias). Todo mundo andou bem. Esse foi um dos melhores campeonatos que eu participei. Todo mundo conseguiu acertar o que queria, só faltaram algumas manobras. Não tenho o que falar. Eu me superei. Não ando assim faz tempo. Estou muito feliz com o meu skate - disse o atleta de Santo André, ao vivo no Esporte Espetacular.
Dan Cezar Skate Pro Rad (Foto: Makarrão / Esporte Em Ação.)Dan Cezar decola para a vitória no vertical do Pro Rad (Foto: Makarrão / Esporte Em Ação)
Na segunda parte das disputas deste domingo, o skate deu lugar às bicicletas. O venezuelano Daniel Dhers foi o campeão do BMX street park da nona edição do Pro Rad Jump Festival. O atleta, que já havia vencido as eliminatórias, terminou em primeiro ao somar 85 pontos, superando o brasileiro Denis Canina, com 81,66.
- A primeira vez que vim ao Brasil fiquei em segundo. Então, foi uma redenção para mim vencer aqui. É o campeonato mais importante do país. Estou muito feliz por ter vencido - comemorou Dhers.
Pódio BMX Pro Rad (Foto: Chico Morais / Divulgação)Vencedores do BMX comemoram no pódio do Pro Rad (Foto: Chico Morais / Divulgação)
CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Fluminense
72
33
21
9
3
55
25
30
72.7
2
Atlético-MG
63
32
18
9
5
54
28
26
65.6
3
Grêmio
59
32
17
8
7
46
27
19
61.5
4
São Paulo
55
32
17
4
11
48
30
18
57.3
5
Vasco
50
32
14
8
10
39
36
3
52.1
6
Internacional
48
32
12
12
8
42
31
11
50
7
Botafogo
47
32
13
8
11
47
41
6
49
8
Corinthians
44
32
11
11
10
39
34
5
45.8
9
Cruzeiro
43
33
12
7
14
38
42
-4
43.4
10
Ponte Preta
43
33
11
10
12
36
42
-6
43.4
11
Santos
43
33
10
13
10
39
40
-1
43.4
12
Coritiba
42
33
12
6
15
46
51
-5
42.4
13
Náutico
42
33
12
6
15
38
47
-9
42.4
14
Flamengo
40
32
10
10
12
32
41
-9
41.7
15
Portuguesa
39
32
9
12
11
35
35
0
40.6
16
Bahia
36
32
8
12
12
31
36
-5
37.5
17
Sport
33
32
8
9
15
30
49
-19
34.4
18
Palmeiras
32
32
9
5
18
31
41
-10
33.3
19
Figueirense
28
32
7
7
18
36
61
-25
29.2
20
Atlético-GO
23
32
5
8
19
31
56
-25
24
  • Qui 25/10/2012 - 21h00 Engenhão
    Fluminense
    FLU
    2 1
    CFC
    Coritiba
  • Qui 25/10/2012 - 21h00 Vila Belmiro
    Santos
    SAN
    0 0
    NAU
    Náutico
  • Qui 25/10/2012 - 21h00 Moisés Lucarelli
    Ponte Preta
    PON
    1 0
    CRU
    Cruzeiro
  • Sab 27/10/2012 - 16h20 Pacaembu
    Corinthians
    COR
    VAS
    Vasco
  • Sab 27/10/2012 - 16h20 Beira Rio
    Internacional
    INT
    PAL
    Palmeiras
  • Sab 27/10/2012 - 18h30 Engenhão
    Botafogo
    BOT
    ACG
    Atlético-GO
  • Sab 27/10/2012 - 18h30 Orlando Scarpelli
    Figueirense
    FIG
    POR
    Portuguesa
  • Sab 27/10/2012 - 18h30 Ilha do Retiro
    Sport
    SPT
    SPO
    São Paulo
  • Sab 27/10/2012 - 18h30 Pituaçu
    Bahia
    BAH
    GRE
    Grêmio
  • Qua 31/10/2012 - 21h50 Independência
    Atlético-MG
    CAM
    FLA
    Flamengo
Taça LibertadoresRebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

Ganso vai a campo pelo segundo dia consecutivo no CT do São Paulo

Em fase final de recuperação de lesão no músculo reto femural da coxa esquerda, meia ainda não tem data de estreia estipulada pelos médicos

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
165 comentários
Pelo segundo dia consecutivo, Paulo Henrique Ganso foi a campo no CT da Barra Funda. Nesta sexta-feira, o jogador fez exercícios específicos que simulam os movimentos praticados pelos atletas em uma partida, sob supervisão do fisioterapeuta Betinho.
Mostrando boa evolução nos treinamentos, Ganso deve seguir realizando trabalhos com os fisioterapeutas enquanto faz as atividades no campo. Ele vem sendo avaliado diariamente pelo Reffis do clube antes de ser liberado definitivamente para as atividades com os preparadores físicos.
Ganso no treino com bola no São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ganso e Betinho em treino do São Paulo nesta sexta-feira (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Os novos trabalhos realizados pelo jogador nos últimos dias fazem parte da fase final de recuperação de lesão no músculo reto femural da coxa esquerda.
Depois de uma longa novela envolvendo as diretorias de São Paulo e Santos, Paulo Henrique Ganso foi contratado no fim de setembro. A negociação custou R$ 23,9 milhões aos cofres do clube do Morumbi. Apesar da empolgação da torcida, a comissão técnica ainda não estipulou prazo para a estreia do jogador com a camisa 8 tricolor.
Clique e veja mais vídeos do São Paulo
Ganso no treino com bola no São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ganso está em fase final de recuperação de lesão muscular (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Alonso critica promessas da Ferrari: 'Muito papo e poucas atualizações'

Após perder liderança do Mundial para Vettel, espanhol desabafa com lenta evolução do carro nas últimas provas. Alemão lidera treino na Índia

Por GLOBOESPORTE.COM Nova Déli, Índia
63 comentários
A soberania de Sebastian Vettel nesta reta final de temporada não tirou apenas a liderança de Fernando Alonso, mas também o bom humor do espanhol. A imprensa europeia destaca que o piloto tem se mostrado bastante nervoso no paddock do Circuito Internacional de Budd, na Índia. Nos últimos dias, o vice-líder soltou o verbo e não poupou críticas ao time de Maranello.
- Enquanto há pouca conversa nas outras equipes, mas muitas novidades, nós temos muito papo, mas poucas atualizações – reclamou em entrevista à TV alemã RTL.
Fernando Alonso nos boxes da Ferrari durante o fim de semana do GP da Índia (Foto: Reuters)Fernando Alonso nos boxes da Ferrari durante os treinos para o GP da Índia (Foto: Reuters)
Recentemente, a Ferrari admitiu que problemas com seu túnel de vento fizeram algumas peças introduzidas nos carros nas últimas provas não apresentarem o resultado esperado e alugou o equipamento da Toyota na Alemanha para fazer novos desenvolvimentos. Enquanto isso, a RBR deu um salto de qualidade e, em cinco corridas, Vettel saiu de uma desvantagem de 49 pontos para agora figurar seis à frente do espanhol.
Nesta semana, através de uma longa entrevista com o projetista Nicolas Tombazis, a escuderia prometeu um “desenvolvimento agressivo” para esta reta final de temporada. Já o piloto reserva Marc Gené disse que as atualizações não seriam uma “revolução”, mas projetou uma melhora de dois a quatro décimos por volta. Entretanto, os discursos não foram suficientes para deixar Alonso mais tranquilo, pelo contrário.
- Palavras são inúteis. Falamos muito nas terças, quartas e quintas sobre novas peças que trazemos para cada pista, mas há muitas sextas em que as palavras foram em vão. Em cinco ou seis etapas, não vimos nada de positivo. Vamos ver se as palavras serão verdadeiras ou não – desafiou, em declaração ao jornal espanhol “El Pais”.
Os resultados dos treinos livres desta sexta-feira no circuito indiano colaboraram para a desconfiança de Alonso. Mesmo com as atualizações, a Ferrari se mostrou mais uma vez incapaz de superar Vettel e sua RBR, combinação que venceu as últimas três etapas disputadas. O jovem alemão dominou as duas atividades do dia, enquanto seu parceiro Mark Webber foi o segundo mais rápido. Alonso ficou em terceiro.
O GP da Índia é a 17ª etapa da temporada 2012 da Fórmula 1. No sábado, será realizado o último treino livre, às 3h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV. A TV Globo transmite o treino classificatório ao vivo, às 6h30m de sábado, e a corrida de domingo, às 7h30. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Após o GP da Índia deste domingo, Vettel e Alonso terão mais três duelos pela frente para ver quem fica com o tri. Na semana seguinte será a vez do GP de Abu Dhabi (Emirados Árabes). Depois no dia 18 de novembro, os pilotos estrearão o recém-inaugurado Circuito das Américas, em Austin (Estados Unidos). O encerramento da temporada está programado para o dia 25 de novembro, com o GP do Brasil, em Interlagos.

Van despenca e mata esquiador
que testaria pista da Copa do Mundo

Austríaco Bjorn Sieber, de 23 anos, era um dos selecionados para testar em Söelden, cidade que neste fim de semana abre a temporada de esqui alpino

Por GLOBOESPORTE.COM Vorarlberg, Áustria
5 comentários
O austríaco Bjorn Sieber, de 23 anos, morreu nesta sexta-feira depois que a van em que ele estava tombou e despencou cerca de 65 metros. O acidente foi em uma montanha em Vorarlberg, a cerca de 150km de Söelden, cidade que receberá neste sábado a etapa de abertura da Copa do Mundo de esqui alpino.
Sieber não estava escalado para competir no domingo, mas tinha sido selecionado para testar a pista antes da prova. O irmão de Sieber, Marc, foi hospitalizado. A polícia ainda não sabe ao certo quem estava dirigindo o veículo.
esquiador Bjorn Sieber  morre em acidente em Söelden (Foto: Reprodução / MailOnline)Imagem da van onde estava Sieber (Foto: Reprodução / MailOnline)
O técnico da equipe austríaca, Mathias Berthold, disse que o time está em choque e que vestirá uma faixa preta no dia da prova.
- Isso ofusca tudo. Ele era um ótimo garoto, amado por todos - disse Berthold.
Sieber conquistou duas medalhas no Campeonato Mundial Júnior - prata no slalom gigante em 2009 e bronze no supergigante em 2008. O melhor resultado dele em etapas da Copa do Mundo foi um 17º lugar no supercombinado, em fevereiro do ano passado, em Bansko, na Bulgária.
O SporTV transmite a etapa de abertura da Copa do Mundo de esqui alpino, no sábado e no domingo, a partir das 8h30m.
 

Justiça determina leilão do Brinco por dívidas trabalhistas do Guarani

Descumprimento de acordo com o 15º Tribunal Regional do Trabalho motiva decisão. Um dos credores é o lateral-esquerdo Gustavo Nery

Por Heitor Esmeriz Campinas, SP
10 comentários
Brinco de Ouro, estádio do Guarani (Foto: Carlos Velardi / EPTV)Se o Guarani não fizer nada, Brinco vai a leilão em
dezembro (Foto: Carlos Velardi / EPTV)
Os problemas financeiros causaram mais uma mancha na centenária história do Guarani. As dívidas trabalhistas do clube levaram a 1ª Vara do Trabalho de Campinas a determinar a penhora do Estádio Brinco de Ouro da Princesa. Um leilão está marcado para 6 de dezembro, uma quinta-feira, com lance inicial de R$ 210 milhões. 
A falta de pagamento em um acordo com o 15º Tribunal Regional do Trabalho que envolve diversos processos de ex-funcionários e ex-jogadores motivou a decisão. O lateral-esquerdo Gustavo Nery, ex- Seleção, São Paulo e Corinthians e que estava no São Bernardo, é um dos credores. Cabe recurso.
Nery, que passou pelo Bugre em 2000, aparece como autor da ação, datada de 2002, mas a Justiça unificou as execuções sob a condição de o clube depositar mensalmente de R$ 100 mil a R$ 150 mil. A 1ª Vara ficaria responsável por fazer a divisão proporcional do valor entre os requerentes. O Guarani até começou a pagar, mas não foi até o fim.
Lance inicial do leilão Brinco de Ouro é de R$ 210 milhões
O descumprimento começou na gestão de Leonel Martins de Oliveira e persistiu na atual diretoria, presidida por Marcelo Mingone. Segundo Leandro Laporta Costa, advogado de Gustavo Nery, foi feito um acordo individual para a ação do lateral, mas, como o Guarani também deixou de cumprir, é possível que o crédito de Nery seja recolocado no todo, que abrange o passivo trabalhista do clube, com exceção de quatro processos maiores. A dívida total não foi divulgada.
- No início, o Gustavo tinha R$ 900 mil a receber. Atualmente, o valor chega perto do R$ 1,5 milhão. O que aconteceu é que, para evitar a penhora de bilheterias e dinheiro de patrocínio, houve uma unificação das demais execuções no processo do Gustavo. É uma prática comum para que o clube não pare de funcionar. Mas o Guarani provavelmente não teve condições de dar sequência aos pagamentos. Tendo em vista o descumprimento do acordo, foi determinado o leilão – disse Costa, em entrevista à Rádio CBN, de Campinas, nesta sexta-feira.
Lateral se emocionou em sua apresentação no clube (Foto: Divulgação)Gustavo Nery tem cerca de R$ 1,5 milhão a receber do Guarani (Foto: Divulgação)
O clube ainda não se pronunciou sobre o assunto. Procurados pela reportagem, o advogado Rui Pires e o presidente Marcelo Mingone não atenderam as ligações. Segundo a assessoria de imprensa, Mingone pretende se manifestar no início da próxima semana, em uma entrevista coletiva. Não é a primeira vez que o Guarani passa por essa situação.
Em abril de 2010, ainda com Leonel Martins à frente do clube, o Brinco já havia sido penhorado devido a uma dívida trabalhista de R$ 20 mil com Simone Pansonato Copia, professora de vôlei que trabalhou durante nove anos no Bugre, entre janeiro de 1998 e março de 2007. Na oportunidade, porém, o departamento jurídico conseguiu a suspensão do leilão.
Ano passado, o clube também atravessou momentos conturbados extra-campo. Durante a Série B, os jogadores chegaram a ficar sete meses com os salários atrasados e ameaçaram uma paralisação. Na atual temporada, Mingone, empossado em dezembro de 2011, priorizou manter em dia as contas da atual administração, o que tem feito até o momento, e sempre fez questão de frisar que não teria condições de arcar com as dívidas da gestão passada.