sexta-feira, 26 de outubro de 2012

José Aldo garante duelo com Edgar, mas nega que data esteja confirmada

Lutador brasileiro revela que luta com americano está garantida, mas não dá certeza de que o combate será realizado no UFC 156, em janeiro de 2013

Por Luis Guilherme Hasselmann Rio de Janeiro
Comente agora
Campeão dos pesos-penas do UFC, o brasileiro José Aldo é considerado uma das grandes estrelas da organização na atualidade. Conhecido pelo sei estilo agressivo no octógono e pela simpatia fora dele, Aldo passou por problemas complicados recentemente e teve que lidar com as críticas pela primeira vez em sua carreira. Após um acidente de moto, o lutador teve de abandonar o combate com o ex-campeão dos pesos-leves, o americano Frankie Edgar, no UFC Rio III, e teve de escutar do presidente do UFC, Dana White, que tinha cometido um ato de irresponsabilidade.
josé aldo meu jogo inesquecível (Foto: André Durão/Globoesporte.com)José Aldo tem previsão de retorno ao octógono em janeiro de 2013 (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Em fase de recuperação de lesões nos calcanhares e com previsão de retorno no início de 2013, Aldo admitiu ter cometido um erro ao andar de moto pouco antes de sua luta e se disse frustrado por não ter participado do UFC Rio III.
- Eu fiquei bastante frustrado. Eu estava com luta marcada, mas não pude comparecer. Eu acabei me machucando após sofrer o acidente e não pude participar. Eu fiquei um pouco frustrado pelo fato de a torcida estar esperando ver minha luta e eu não pude fazer isso por eles. Apesar disso, se Deus quiser estarei de volta em breve.
O lutador brasileiro  também comentou sobre a possibilidade de enfrentar Frankie Edgar no UFC 156, que está marcado para acontecer no Brasil, no dia 19 de janeiro, próximo de seu retorno ao octógono do UFC. Apesar de negar que o combate esteja fechado, Aldo deixa claro sua grande vontade de enfrentar o americano e deixa as portas abertas para um possível confronto em seu país.
- Eu tenho muita vontade de fazer essa luta. Não importa o que aconteça, essa luta já está certa. Por isso, eu já estou treinando e estou animado. Edgar é um grande campeão e um grande lutador, então isso me motiva e pode trazer coisas boas para minha carreira. Estou esperando, mas ainda não sei de nada ainda.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Aldo também falou sobre a vontade de ser um dos treinadores do TUF Brasil, comentou os combates do UFC Rio III, falou da preparação de seu companheiro de treinos Hacran Dias, que enfrentará seu ex-adversário Chad Mendes em dezembro, e palpitou sobre o futuro de Clay Guida entre os pesos-penas do UFC.
SPORTV.COM: Como está sua recuperação após o acidente de moto? Você já está podendo treinar? Qual sua previsão de retorno?
JOSÉ ALDO: Fui em Las Vegas para fazer o exame e foi comprovado que eu tinha uma lesão, mas agora está tudo bem. Serão no máximo duas semanas de recuperação e depois eu passo a ser acompanhado pelo Dr. Tanure, que é o médico do UFC aqui no Brasil. Ele ainda vai me examinar, mas eu já estava liberado para treinar algumas coisas. Eu vinha treinando jiu-jítsu e boxe. Agora tenho que espera terminar o tempo de recuperação e voltar a treinar forte para lutar em janeiro, se Deus quiser.
Estou esperando, mas ainda não sei de nada."
Sobre possível confronto com Edgar no UFC 156
Foi anunciado a realização de mais uma edição do UFC no Brasil, o UFC 156, que será realizado no dia 19 de janeiro, justamente coincidindo com seu possível retorno ao octógono. Foi especulado que você poderia retornar nesta data em combate remarcado com Frankie Edgar. Você recebeu alguma sondagem? Você tem vontade que isso aconteça?
Eu tenho muita vontade de fazer essa luta. Não importa o que aconteça, essa luta já está certa. Por isso, eu já estou treinando e estou animado. Edgar é um grande campeão e um grande lutador, então isso me motiva e pode trazer coisas boas para minha carreira. Estou esperando, mas ainda não sei de nada. Ainda não sei onde será. Não sei se será no Brasil ou fora. Estou apenas voltando a treinar agora visando essa luta e espero que ela possa acontecer em janeiro.
montagem José Aldo Frankie Edgar UFC (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)José Aldo e Frankie Edgar vem sendo cogitado para o UFC 156 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
No UFC Rio II, você conquistou uma das vitórias mais incríveis da sua carreira e sua comemoração com a plateia foi tida como uma das mais emocionantes de todos os tempos. Você ficou frustrado de não ter podido ter novamente essa oportunidade? Como foi ser espectador do UFC Rio III?
Eu fiquei bastante frustrado. Eu estava com luta marcada, mas não pude comparecer. Eu acabei me machucando após sofrer o acidente e não pude participar. Eu fiquei um pouco frustrado pelo fato de a torcida estar esperando ver minha luta e eu não pude fazer isso por eles. Apesar disso, se Deus quiser estarei de volta em breve.
Fiquei frustrado pelo fato de a torcida estar esperando minha luta e eu não pude fazer isso por eles"
Sobre a lesão que o tirou do UFC Rio III
O que você achou dos confrontos de Anderson Silva e Rodrigo Minotauro? Você acredita que o card modificado substituiu à altura o card original?
À altura eu não sei se foi, pois foram marcadas muito em cima da hora. Para mim foi muito mais do que aquilo que todo mundo esperava. Anderson se ofereceu em um momento bom e acho que ele e o Minotauro salvaram o evento quando tudo estava praticamente perdido. Foi legal que eles se ofereceram e para mim o card foi ótimo. Devido aos vários imprevistos, acho que foi muito interessante. Eu acredito que eles conseguiram cobrir essa lacuna que nós havíamos deixado.
pé ferido José Aldo UFC Rio  (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)Pé ferido tira Aldo do UFC Rio III
(Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)
Você sofre um acidente de moto que o tirou da luta no UFC Rio III algumas semanas atrás e pouco depois saiu um comunicado de que os novos contratos do UFC teriam cláusulas impeditivas a prática de esportes radicais ou de atividades perigosas. O que você acha disso? Concorda com a atitude tomada pelo UFC?
Faz parte. Eu acho que eles estão zelando pelos atletas deles e assim como no futebol e em outros esportes, quando o atleta assina o contrato, está escrito coisas que você não pode fazer. Então, eu estou tranquilo quanto a isso. Eu não vejo problema nenhum.
Muitos brasileiros já foram cogitados para serem treinadores do TUF, mas você, que é tido como um dos grandes ídolos do nosso esporte, ainda não foi cogitado. Gostaria de participar? Contra quem você acha que seria interessante?
Com certeza. Eu penso sim em ser treinador de uma edição do TUF e acho que isso é ótimo para carreira dos lutadores. Quando você é treinador do reality show, a mídia dá bastante visibilidade e isso é importante. Eu já ouvi cogitarem um confronto no TUF entre eu e Frankie Edgar, mas acho que isso seria difícil por ele ser gringo. Apesar disso, a equipe dele é toda brasileira, com Ricardo Cachorrão e Renzo Gracie, além de outros atletas, então quem sabe. Se não for agora, no futuro iremos trabalhar para que isso aconteça.
Acho que não tem um outro brasileiro bem ranqueado em minha categoria e que possa fazer uma luta no TUF"
Sobre enfrentar um brasileiro no TUF
Haveria alguma possibilidade de você enfrentar algum adversário brasileiro no TUF? Charles do Bronx e Diego Nunes, seu ex-companheiro de Nova União, seriam possibilidades na sua categoria. O que você pensa disso?
- Eu acho que contra brasileiros não sei se seria possível. Acho que não tem um outro brasileiro bem ranqueado em minha categoria e que possa fazer uma luta no TUF. Acho que todos ainda estão em um momento de crescimento. O Charles do Bronx, por exemplo, acabou de perder (contra Cub Swanson, no UFC 152). Por isso, eu acho que os brasileiros ainda não estão bem ranqueados para disputar o cinturão. Apesar disso, se um dia tivermos de lutar, acredito que isso irá acontecer. Eu acho que quem manda é o presidente (Dana White) e o que ele mandar nós temos que acatar.
Hacran Dias (Foto: Adriano Albuquerque / SporTV.com)Hacran Dias enfrenta Chad Mendes em dezembro
(Foto: Adriano Albuquerque / SporTV.com)
Hacran Dias, seu companheiro de Nova União, enfrentará Chad mendes, que você já derrotou, no UFC: Sotiropoulos x Pearson, que ocorre no dia 15 de dezembro, na Austrália. Você está ajudando na preparação dele? Como ele está se preparando para esse combate?
Ele está muito bem. O Hacran está se preparando bem e nós estamos treinando juntos. Acho que nossa equipe é bastante unida e todo mundo trabalha junto. Eu já pude lutar com o Chad, então estamos procurando passar algumas coisas para ele. Coisas que aconteceram na luta e alguns movimentos, para que futuramente ele possa entrar lá e vencer a luta bem.
Recentemente, o ex-campeão dos pesos-leves, Frankie Edgar, desceu para sua categoria, os pesos-penas, e isso parece ser uma tendência recente, já que outros atletas como Charles do Bronx, por exemplo, vêm fazendo isso. O último a tomar tal atitude foi Clay Guida, que era considerado entre os tops dos pesos-leves. Você acha que ele terá sucesso na sua categoria? Você acredita que ele fará boas lutas?
Eu acho que ele é um bom adversário. Ele já fez o nome dele e já disputou o cinturão do peso de cima (Guida não disputou o cinturão dos pesos-leves, ele perdeu a oportunidade quando foi derrotado por Ben Henderson, que em seguida se tornou o campeão da categoria diante de Edgar), então para mim ele pode ser considerado um grande lutador. Eu acho que só depende dele para ter sucesso. Eu acho que se ele tiver treinado, com certeza ele fará boas lutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário