sábado, 23 de outubro de 2010

Golaço de falta quebra jejum do Bota. E deixa Vitória à beira do Z-4 Marcelo Cordeiro marca no fim do 1º tempo e faz Alvinegro chegar à 'faixa Libertadores', Time baiano corre risco de terminar a rodada entre os últimos

Para as cobranças de faltas, Botafogo e Vitória contavam com uma arma poderosa cada um: Lucio Flavio e Ramon, respectivamente. O confronto entre os atuais campeões carioca e baiano no Engenhão, neste sábado, foi decidido em uma jogada do tipo. Mas coube a Marcelo Cordeiro mostrar precisão na bola parada e garantir a vitória alvinegra por 1 a 0, em partida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O gol do lateral-esquerdo, aos 44 minutos do primeiro tempo, quebrou a sequência de nove jogos do Botafogo sem triunfo no Nacional e fez a equipe carioca pular do oitavo para o quinto lugar, com 48 pontos. Dentro da zona de classificação para a Libertadores - o quarto colocado, o Santos, já está assegurado na competição por ter conquistado a Copa do Brasil.
O time baiano caiu da 15ª para a 16ª posição e corre o risco de terminar a rodada no Z-4. O que ocorrerá se o Atlético-MG derrotar o Cruzeiro neste domingo.
Confira a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro
Botafogo e Vitória voltam a campo no próximo sábado. O Alvinegro vai a Sete Lagoas enfrentar o Alético-MG, às 18h30m (de Brasília). O Rubro-Negro recebe o Vasco no Barradão, às 16h.
Duelo de cobradores de falta
Para um duelo fundamental para as pretensões do time na competição, Joel Santana manteve o Botafogo no 3-5-2, com Alessandro, que havia se machucado no treino de sexta-feira, na ala direita. Com o time atuando fora de casa, Antônio Lopes decidiu escalar o Vitória com três volantes: Vanderson, Bida e Jonas. Um dos destaques do time no Brasileirão, Elkeson foi para o banco de reservas.
A responsabilidade de armar o Rubro-Negro baiano coube ao veterano Ramon. Se começou mal o jogo, errando um passe fácil logo após o pontapé inicial, o meia de 38 anos mostrou que mantém a categoria e que é muito perigoso nas cobranças de falta. O Vitória só não abriu o placar aos oito minutos porque o rebote de Jefferson, após uma infração cobrada pelo camisa 10, sobrou na pequena área para o zagueiro Anderson Martins. Que mostrou por que é defensor, chutando a bola para fora com a meta vazia à frente (no vídeo ao lado).
Com dificuldades para superar a marcação do adversário e articular jogadas em um gramado prejudicado pela chuva que passou a cair sobre o Engenhão pouco antes do jogo, o Botafogo também recorreu a cobranças de falta. E se o Vitória contava com Ramon, o Alvinegro tinha Lucio Flavio. Se não conseguia armar o time com a eficiência do rival, o 10 alvinegro também ameaçava nas bolas paradas. Em uma delas, Danny Morais cabeceou. Viáfara agarrou. O goleiro colombiano também foi exigido numa infração cobrada de longe por Marcelo Mattos.
Diante do mau desempenho da equipe, a paciência de torcedores alvinegros durou 32 minutos. Após um centro errado sobre a área, vaias se ouviram no Engenhão. Isso enquanto Alessandro tentava trocar as chuteiras à beira do campo. Foram quase três minutos para encontrar um par adequado. E o time com um a menos.
Mas antes do intervalo, a preocupação da torcida virou festa. Exatamente em uma cobrança de falta. Mas não com Lucio Flavio. Aos 44, o lateral Marcelo Cordeiro assumiu a responsabilidade e colocou a bola com precisão no ângulo direito. Viáfara ainda raspou na pelota, mas não evitou que a rede balançasse.
No segundo tempo, logo aos cinco minutos, Marcelo Cordeiro sofreu uma lesão muscular e teve que deixar o jogo. Joel Santana escalou Edno na ala esquerda. Que teve atuação sofrível.
Apesar de seguir com o trio de volantes, o Vitória, inferiorizado no placar, procurou tomar a iniciativa. O time baiano rondava a área alvinegra, mas suas tentativas eram neutralizadas pelos adversários. Já a equipe de casa recuou perigosamente, apostando nos contra-ataques.
Com Ramon já sem tanto fôlego, pela idade e pelo campo pesado, Lopes decidiu mudar o esquema rubro-negro, trocando o veterano pelo jovem atacante Henrique, com exatamente a metade da idade do meia: 19 anos. Mesmo sem Ramon, as melhores chances do Leão ocorreram em duas faltas. Cobradas por Bida, muito perto da meta.
Do lado do Botafogo, Lucio Flavio era vaiado toda vez que pegava na bola. Torcedores pediam a entrada de Renato Cajá. O que ocorreu aos 29 minutos. No ataque, Jobson e Loco Abreu não se entendiam. Dois minutos antes da alteração, o camisa 9 invadiu pela direita e arriscou o chute - para fora. Livre, o uruguaio pedia o passe. Em vão.
Com os erros do Botafogo, o Vitória ameaçava cada de vez mais. Antônio Lopes queimou o último cartucho, escalando Elkeson no lugar de Júnior. O time baiano investia especialmente pela direita, com o lateral Nino. Enquanto Joel deixava claro que o objetivo era segurar o resultado, tirando Jobson e colocando Fahel em campo.
O Vitória pressionou nos minutos finais, mas o Botafogo conseguiu se defender. E comemorar um triunfo esperado há quase um mês e meio.
BOTAFOGO 1 X 0 VITÓRIA
Jefferson, Danny Morais, Leandro Guerreiro e Márcio Rosário; Alessandro, Marcelo Mattos, Somália, Lucio Flavio (Renato Cajá) e Marcelo Cordeiro (Edno); Jobson (Fahel) e Loco Abreu Viáfara; Nino Paraíba, Wallace, Anderson Martins e Rafael Cruz; Bida, Neto Coruja (Vanderson), Jonas e Ramon (Henrique); Adaílton e Júnior (Elkeson).
 
Técnico: Joel Santana Técnico: Antônio Lopes
Gol: Marcelo Cordeiro, aos 44 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Somália (BOT), Bida, Adaílton, Neto Coruja, Júnior, Nino (VIT)
Local: Engenhão (Rio de Janeiro). Árbitro: Mário Chagas da Silva (RS). Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Javel Silveira (RS). Renda: R$ 224.360,00. Público: 10.041 (pagantes) / 13.000 (presentes)

O Que é Paintball

O Paintball é um desporto radical que consiste em um jogo onde duas ou mais equipes competem entre si, usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. O objectivo é apanhar a bandeira do outro grupo, na forma mais popular do jogo, e quanto mais adversários forem eliminados mais fácil fica de completar o objectivo.
Nos últimos dez anos, este desporto revelou um desenvolvimento exponencial e conta já com cerca de 15 milhões de praticantes em todo o mundo sendo que a maior parte está aglomerada a norte do continente americano e na Europa.

Para jogar

Em alguns campos existe uma espécie de pacote, onde estão incluídos máscara de proteção, marcador , cilindro de gás, roupa, bolinhas e o aluguel do campo.
Não é preciso estar em forma para jogar. Contudo, é recomendável fazer um aquecimento antes de jogar, pois o jogo pode ser cansativo.
Normalmente as pessoas optam por jogar em parques de aventura, os quais juntam num mesmo espaço todas as condições para se poder fazer jogos de paintball com toda a qualidade e segurança. Estes parques de aventura pertencem a empresas legalizadas e cumpridoras da legislação em vigor, garantindo os obrigatórios seguros de acidentes pessoais de animação turística e de responsabilidade civil. Nestes locais, normalmente são disponibilizados vários cenários diferentes para que os jogos sejam interessantes, bem como todo o equipamento necessário e também monitores com formação adequada para que possam auxiliar os jogadores em termos de segurança, arbitragem, apoio técnico e enquadramento dos jogos. Para além disso, contam com instalações de apoio como casas de banho, balneários e estacionamento que contribuem para que os jogos de paintball sejam uma experiência agradável e uma oportunidade de convívio com os amigos.
Os jogos em terrenos ou fábricas abandonadas têm vindo a cair em desuso pelos problemas de segurança associados e devido à possibilidade de intervenção das forças de segurança sempre que não existir autorização dos donos do terreno para a realização dos jogos, levando à apreensão do equipamento e identificação dos jogadores

As regras principais

O objetivo do jogo é capturar a bandeira no centro do campo e levar até à base adversária. Cada jogo tem uma duração máxima variando de cinco a sete minutos. O jogador é eliminado quando uma bola o atinge e estoura, em qualquer lugar do corpo ou equipamento que ele usa dentro do campo. Existem juízes dentro do campo para verificar a eliminação dos jogadores. Vencerá o jogo a equipe que conseguir agarrar e levar a bandeira até a base inimiga ou ter eliminado toda a equipe adversária. Acabando o tempo limite do round, vence a equipe que tiver a bandeira, se ninguém estiver com ela, a equipe que a agarrou primeiro e se ninguém a tiver agarrado durante o jogo vence a equipe que tiver eliminado mais jogadores adversários. Crianças de até 11 anos não podem praticar do ´´desporto``

Vertentes do desporto

Existem duas vertentes principais no Paintball. O Paintball recreativo, virado para a diversão e o convívio, e o Paintball de Competição. O Paintball recreativo tem muito maior expressão que o Paintball de competição pois está destinado ao público em geral, não precisando de nenhuma preparação física especial nem de equipamento específico. Desta forma, é realizado por vários tipos de grupos como despedidas de solteiro, aniversários ou grupos de amigos. Também é muito utilizado por empresas em actividades de team-building. Crianças de até 10 anos não podem praticar esta atividade.
O jogo na modalidade "Speed" costuma ser mais rápido, e o jogador usa como barricadas os Air Balls (obstáculos inflável e coloridos). Nesses tipos de campos costumam ocorrer as competições profissionais. Já na modalidade "Cenário", o campo é temático, pode simular um campo de batalhas, com tambores, entulhos, artigos de demolição, casas, etc. Nestes casos, dependendo da dificuldade e do tamanho do campo, a partida pode demorar bem mais que num campo do tipo "Speed". No entanto, a duração dos jogos é sempre adaptada de modo a garantir o máximo de diversão a todos os participantes sem que nenhum fique demasiado tempo à espera de jogar. Um jogo de Paintball recreativo bem conduzido é uma garantia de diversão para todos.

Airball

A vertente de competição necessita de mais recursos e por isso não está acessível a todos, sendo que aí são lançados os últimos desenvolvimentos em termos de marcadores e equipamentos; os marcados comuns são eletrônicos, mais velozes e mais modernos, chegando a disparar até 40 bolas por segundo, e possuindo conexões USB para configurar com o auxílio do computador. Sempre acompanhado do marcador eletrônico está os loaders (equipamento usado para alimentar as balas à arma) que precisam acompanhar o ritmo dos marcadores, e por isso chegam a alimentar até 50 bolas por segundo, e terem modernos sensores para só girar o motor de alimentação quando for necessário, evitando a quebra das bolas ainda no loader. A outra diferença da vertente "Tático" seriam os cilindros, que armazenam ar comprimido em altísimas pressões, e por isso a necessidade da utilização de cilindros especificamente fabricados para esse fim, normalmente feitos de fibra de carbono. O Campeonato Mundial já é transmitido pela ESPN. Na América do Norte e Europa o speedball está a ser popularizado. O CSP - Circuito Sul-Americano de Paintball, nos 6 países onde é realizado, também é frequentemente transmitido por vários programas de esportes.

 Cenário

A maior parte dos jogos são construídos com base no "jogo das bandeiras". O recreactivo tem servido a vários propósitos. Não é preciso pertencer a uma equipe necessariamente, pode-se simplesmente combinar com amigos e ir jogar num campo. Mas esse modo de jogo chama-se capture the flag. Alem deste modo de jogo existem outros como: DeathMatch, capture Objective, rescue the hostage, entre outros. Estes modos de jogo são utilizados no recreativo. No airball só existe um modo de jogo, o deathmatch. Este tipo de jogo consiste em marcar(acertar) todos os jogadores adversários. A rodada acaba quando a equipa adversária ficar sem nenhum elemento em jogo. Alguns jogadores praticam uma vertente do Cenário conhecido como Real Action. Nessa modalidade, a idéia é buscar a similaridade com ações militares ou policiais mas não existem regras ou objetivos bem definidos. Cada jogador deve carregar o marcador com quantidades reduzidas de bolinhas, usando-se assim potes menores do que os usados para carregar a munição nos outros modelos de jogos. Em uma vertente, existem pontos fatais e não fatais; Cabeça, tronco e costas são locais fatais. Nos outros pontos, "ferimentos" tratados por "médicos" ou "avarias" nos marcadores tratadas pelos "armeiros". Em outra vertente bem recente em virtude da marcação falha existe o No-Shirt, em que os jogadores jogam sem camisa para maior precisão na marcação (visto o gemido e a forte vermelhidão no local do tiro). Como a prática é reduzida e se assimila mais a um jogo militar que o paintball, as regras variam para cada grupo praticante e os objetivos não são convencionais, atribuindo pontos por missões distintas e com isso dificultando campeonatos ou torneios esportivos.

Principais torneios

 

Internacional

Existem cinco torneios com expressão: o CSP (Circuito Sul-Americano de Paintball)[1], PSP (Paintball Sport Promotional),o NPPL(National Paintball Players League) dos Estados Unidos, o Millennium Series da Europa Ocidental e o Centurio Circuit da Europa Oriental.
Até agora, o domínio das marcas do meio é evidente na organização destes eventos mas de futuro, através da criação de clubes, associações e, posteriormente, de federações, pretende-se estender a modalidade a organizações e empresas exteriores ao Paintball com o objectivo de facilitar o acesso a patrocínios. Até ao momento raras são as equipes que não contribuem financeiramente em quase 80% para a sua práctica.

Segurança

 

A segurança é o item mais visado no desporto, pois além de ter a máscara (uso obrigatório) existe também o Barrel Plug, uma espécie de rolha que se põe na extremidade do cano do marcador enquanto o jogo não se inicia. Quando você é atingido por uma bola a sensação é semelhante à de uma pedrada veloz, forte e ardente, mas depois de alguns segundos a dor passa. Quanto mais perto o tiro maior é a dor. É comum o jogador sair com algumas marcas. Nas partes mais sensíveis do corpo, como pescoço, partes posteriores do braço e virilha, o impacto é mais intenso, podendo causar hematomas. O ideal é que se utilize roupa reforçada, luvas, pescoceiras, botas (dependendo do terreno). Por isso é muito comum se ver em campeonatos os jogadores usando muitos equipamentos de proteção, todos feitos especialmente para a prática do Paintball, mas não só pelo impacto da bola, principalmente no Speed, quase o tempo todo o jogador estará se usando de movimentos mais ousados como Slides e Superman (Peixinho) e as cotoveleiras, joelheiras, Short de proteção, são bastante importantes para evitar lesões.
Os equipamentos utilizados em campos comerciais têm como objectivo garantir a segurança dos participantes, devendo ser sujeitos a uma manutenção rigorosa para permitir a sua utilização sem perigos para os jogadores. Geralmente estão preparados para trabalhar com pressões inferiores à pressão utilizada nas armas utilizadas em campeonatos, que trabalham a 300 pés por segundo.

Felipe Massa lamenta tráfego em sua volta rápida no fim: 'Não estou feliz'

Brasileiro consegue apenas o sexto lugar e vai largar do lado sujo do grid

Em Yeongam, Coreia do Sul
Após o sexto lugar no grid do GP da Coreia do Sul, Felipe Massa lamentou ter pego tráfego em sua última volta rápida no treino classificatório em Yeongam. Segundo ele, os carros mais lentos acabaram com a tentativa restante com os pneus macios. O brasileiro da Ferrari vai largar do lado sujo da pista e admitiu que será uma desvantagem no início da corrida deste domingo.
- Não estou feliz, especialmente porque o sexto lugar significa que terei de largar no lado menos limpo do grid, o que é uma enorme desvantagem em um asfalto tão sujo como este. Fiquei satisfeito com o fim do Q2, porque o carro estava mais competitivo do que na sexta e achei que poderia lutar por uma posição melhor. Infelizmente peguei trânsito na minha última volta do Q3. Foi uma pena, porque o carro estava bom mas não consegui aproveitar - diz Massa.
fórmula 1 felipe massa rob smedley ferrari gp da coreia do sul YeongamfFelipe Massa conversa com o engenheiro Rob Smedley antes de entrar no carro (Foto: Getty Images)
Massa disse que a aderência no novo asfalto de Yeongam melhorou neste sábado. Ele espera mais evolução para o domingo, mas teme pela chuva na pista coreana.
- A situação, em termos de aderência, melhorou, mesmo com os pneus duros e espero que continue assim no domingo. Espero uma corrida bem difícil. Se chover, tudo ficará mais escorregadio que o habitual, especialmente por causa da condição do asfalto.

NHL suspende jogador por tempo indeterminado após confusão com fã

Rick Rypien, do Vancouver Canucks, tentou brigar com torcedor do Minnesota Wild, mas foi contido por seus companheiros

 Em Vancouver, Canadá
Hoquei BrigaRick Rypien, ao fundo, no momento em que agarra
o torcedor do Minnesota Wild (Foto: Reprodução)
A irritação do jogador de hóquei no gelo Rick Rypien na noite desta terça-feira não passou impune. A NHL (liga de hóquei) suspendeu o atleta do Vancouver Canucks por tempo indeterminado depois que ele tentou brigar com um torcedor do Minnesota Wild.
Rypien já havia brigado duas vezes com Brad Staubitz, do Minnesota. Na segunda vez, depois de ser retirado do gelo, se irritou com um fã dos Wild que aplaudia a decisão do juiz de punir o atleta dos Canucks. Rick Rypien então agarrou o torcedor pela camisa, mas foi rapidamente contido por um companheiro, evitando uma confusão ainda maior (confira o vídeo aqui).
A NHL ainda vai ouvir o jogador para só então definir o tempo de suspensão dado a Rypien.

Bodyboarder de 19 anos é atacado
e morto por tubarão na Califórnia

Após o episódio, três praias da região foram fechadas por três dias

Em Santa Barbara, Califórnia
bodyboard lucas mckaine ransom tubarão O estrago causado pela mordida do tubarão
na prancha do bodyboarder (Foto:Reuters)

Um tubarão entre 14 e 20 metros de comprimento, atacou e matou, nesta sexta-feira, um jovem bodyboarder de 19 anos na praia de Vandenberg Air Force Base, na Costa Central da Califórnia.
O rapaz foi identificado como Lucas Ransom McKain, de Romoland, no Condado de Riverside na Califórnia. O ataque ocorreu no início da manhã e quando as autoridades forenses do Condado de Santa Barbara chegaram, Ransom tinha sido declarado morto. Ele foi socorrido pelo amigo Matthew Garcia até a areia.
De acordo com o xerife de Santa Barbara, Ransom estava praticando bodyboard a 100 metros da praia "quando um tubarão de repente o afundou. Ransom sofreu uma grave lesão na perna esquerda e, aparentemente, morreu pouco depois".
Após o ataque, três praias da região, Surf, Wall e Minuteman foram fechadas por três dias e as autoridades estaduais e federais estão tentando identificar o tubarão que atacou o menino.
 

Vinícius: 'Espero que um dia eles possam ganhar sem gol brasileiro'

Ala do Brasil cutuca a rival Espanha sobre o uso de atletas que não nasceram no país europeu e fala da expectativa para a final do Grand Prix de Futsal

Vinícius da Seleção Brasileira de FutsalVinícius provocou a seleção da Espanha sobre o uso
de jogadores do Brasil (Foto: Zé Rosa Filho / CBFS)
Depois da vitória sobre o Paraguai e da classificação da Seleção Brasileira para a final do Grand Prix de Futsal, o ala Vinícius falou da expectativa para o duelo de domingo contra a Espanha. O atleta lembrou que os Mundiais de 2000 e 2004 conquistados pela Fúria foram com gols de jogadores brasileiros e aproveitou para dar uma alfinetada nos rivais.
- Eu gostaria de ver alguma vez a Espanha jogar sem brasileiro. Ganharam o Mundial de 2000 e o de 2004 desse modo. Espero que um dia eles possam ganhar sem brasileiro. Mas, claro, que não seja neste domingo - afirmou.
Em 2000, a Espanha superou o Brasil na final do Mundial por 4 a 3, e Daniel balançou as redes para os europeus. Em 2004, os espanhóis superaram os italianos na decisão por 2 a 1, com Marcelo marcando para o time vencedor. No Mundial do Rio, em 2008, a seleção ibérica perdeu a final para a Seleção Brasileiro na decisão por pênaltis, tendo três atletas tupiniquins no grupo. No Grand Prix deste ano, a Fúria tem em seu elenco um brasileiro naturalizado, o pivô Alemão.
Sobre a final de domingo, Vinícius acredita que o equilíbrio deve ser a tônica da partida.
- É um jogo onde o retrospecto diz que a igualdade sempre existiu e domingo vai ser dessa maneira também. Não vamos ter a obrigação de estar com a bola os 40 minutos e vamos poder jogar também no erro do adversário.
O ala ressaltou também qual deve ser a postura da equipe brasileira no confronto:
- Eu acho que temos que manter a agressividade na defesa, mas com um pouquinho mais de paciência. Eles também gostam de ficar com a bola e se fircarmos bem postados, poderemos usar os contra-ataques. Em três jogos, nós tomamos o gol no começo do jogo. Por isso, temos que entrar em quadra mais concentrados e ligados também - encerrou.

Jade Barbosa salta para o bronze no Mundial de Ginástica, em Roterdã

Brasileira supera lesão grave no punho direito e acumula mais uma medalha

  Em Roterdã, Holanda
Ginástica - Jade Barbosa no pódio no mundial de RoterdãJade Brabosa  sorri orgulhosa da medalha de bronze
(Foto: AFP)
Jade Barbosa fez cara de choro, mas foi com um largo sorriso que comemorou a medalha na final do salto no Mundial de Ginástica Artística, na Holanda. Neste sábado, na cidade de Roterdã, a ginasta alcançou uma média de 14.799 pontos e garantiu o bronze. O primeiro lugar ficou com a americana Alicia Sacramone (15.200), seguida pela russa Aliya Mustafina (15.066).
Esta foi a segunda medalha de Jade em Mundial. No ano de 2007, em Stuttgart, ela também conquistou o bronze, mas no individual geral. O bronze deste sábado, no entanto, teve um gosto de ouro para a ginasta. Nos últimos dois anos, precisou lidar com uma lesão gravíssima no punho direito, que a deixou fora da seleção brasileira.
- O mais difícil foi passar por cima da lesão. Mas, depois dessa, não tenho mais o que reclamar. Tem um pouquinho de cada pessoa nessa minha conquista. Cada torcedor, cada pessoa da minha família, cada amigo do Flamengo... essa medalha poderia ser dividida em milhares de pedaços - disse a ginasta, em entrevista ao SporTV.
Jade optou por fazer sua apresentação com um grau de dificuldade 5.8. No primeiro salto, fez duas piruetas e meia, somando 14.933 pontos. No segundo, respirou fundo para brigar pelo alto do pódio. Conseguiu duas piruetas e a nota 14.666, que lhe garantiu o bronze.
Na última sexta-feira, Jade Barbosa disputou a final individual geral ao lado de Daniele Hypolito, mas não teve o mesmo desempenho deste sábado. Ficou em 15º lugar, com um total de 55.665 pontos, enquanto Daniele terminou em 18º (55.266). O título de ginasta mais completa ficou com a russa Aliya Mustafina (61.032).
Ginástica - Jade Barbosa comemora no mundial de RoterdãApós o resultado final, misto de choro e riso no rosto da brasileira (Foto: AFP)

Vettel estraga festa de Alonso no fim e é pole pela nona vez na temporada

Alemão desbanca espanhol com cronômetro zerado em Yeongam. Webber rouba segundo lugar também no encerramento. Massa marca o sexto tempo

Cronômetro zerado. Fernando Alonso liderava a superpole desde sua primeira volta com boa vantagem sobre os rivais. Parecia que a festa seria da Ferrari, mas os dois carros da RBR, equipe que dominou a maioria dos treinos classificatórios na temporada 2010, conseguiram abrir suas voltas a dois segundos do fim do tempo. E não deu outra: com uma volta excepcional, Sebastian Vettel marcou 1m35s585, baixou quase dois décimos do espanhol da Ferrari, e cravou sua nona pole position do ano, de quebra a primeira do circuito de Yeongam, que recebe o primeiro GP da Coreia do Sul.
E Alonso sequer conseguiu a segunda posição. Webber roubou o lugar na primeira fila com uma volta menos de um décimo pior que a do companheiro de RBR, que ampliou seu domínio em treinos classificatórios, com 14 poles em 17 GPs. O espanhol da Ferrari foi relegado ao terceiro posto, o que pode acabar sendo bom para ele. Em uma pista muito empoeirada, ele vai sair pelo lado emborrachado, enquanto o líder do Mundial de Pilotos estará na sujeira. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, conseguiu a quarta posição. A largada será às 4h (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha as 55 voltas em Yeongam em Tempo Real com vídeos.
Blog Voando Baixo: Um tchauzinho de Vettel para a concorrência. Leia e opine!
fórmula 1 vettel RBR gp da coreia do sul YeongamSebastian Vettel comemora sua nona pole position na temporada 2010 da F-1 em Yeongam (Foto: EFE)
Felipe Massa, companheiro de Alonso na Ferrari, foi o melhor brasileiro no treino, com a sexta posição. Entretanto, ele acabou superado pelo alemão Nico Rosberg, da Mercedes, e não está em um lugar favorável para trabalhar pela corrida do espanhol neste domingo. Também na superpole, Rubens Barrichello, da Williams, não conseguiu avançar além do décimo posto. Ele ficou a apenas 48 milésimos de Michael Schumacher, o nono, e dividirá a quinta fila com o heptacampeão.
Lucas di Grassi ficou mais uma vez na primeira parte do treino (Q1), com a 22ª posição. Ele, que não correu em Suzuka após bater na volta de alinhamento, foi superado pelo alemão Timo Glock, seu companheiro na VRT, que ficou em 19º. Bruno Senna, da Hispania, decepcionou e largará na 24ª e última posição do grid, após ser amplamente superado pelo japonês Sakon Yamamoto, também da equipe espanhola, que ficou em 23º, oito décimos mais rápido.
Bruno Senna fica em último no Q1
O primeiro treino classificatório da história do circuito de Yeongam começou com tempo nublado, mas baixa probabilidade de chuva. Com muita poeira no asfalto, resultado das obras no autódromo, que atrasaram muito por causa das recentes chuvas na região, os pilotos lutavam no Q1 para escapar da excessiva granulação dos pneus ocasionada pela sujeira na pista.
O Q1 teve a habitual disputa pelas primeiras posições entre RBR, McLaren e Ferrari, com um impressionante equilíbrio ocasionado pela natureza do circuito, com longas retas no início e um trecho sinuoso no fim. Hamilton foi o melhor da primeira parte, seguido de perto por Vettel - apenas dez milésimos atrás. Alonso e Webber vieram logo em seguida, com Massa em quinto.
No fim do pelotão, os habituais eliminados. Além dos carros da Lotus, Hispania e VRT, desta vez Vitantonio Liuzzi também ficou fora da segunda parte. Os brasileiros não foram bem: Lucas di Grassi fez apenas o 22º tempo e Bruno Senna, o 24º e último, atrás do japonês Sakon Yamamoto.
Hulkenberg erra, e Rubinho vai ao Q3
No Q2, a principal eliminação foi a do alemão Nico Hulkenberg, da Williams. Ele vinha em uma volta boa no fim da sessão, mas cometeu um erro nas últimas curvas do circuito, levantou poeira e perdeu tempo. Quem se salvou e assegurou uma vaga na superpole com isso foi o brasileiro Rubens Barrichello, que detinha o décimo tempo desde o início da segunda parte. Ele, depois, reclamaria por rádio de ter sido bloqueado na parte final de sua volta em Yeongam.
O russo Vitaly Petrov precisava desesperadamente de uma vaga na superpole para minimizar as cinco posições de uma punição na largada no GP do Japão. Na ocasião, o piloto da Renault acertou Hulkenberg e causou a entrada do safety car. Mas ele só marcou o 15º tempo e foi relegado à 20º posição do grid do primeiro GP da Coreia do Sul. Na frente, poucas novidades e mais uma mostra do equilíbrio entre RBR, Ferrari e McLaren. Webber foi o melhor, seguido por Vettel, Massa e Hamilton.
Confira o grid de largada do GP da Coreia do Sul, em Yeongam:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m35s585
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m35s659
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m35s756
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s062
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m36s535
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m36s5717 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s731
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m36s824
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m36s950
10 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m36s998
Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m37s620
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m37s643
13 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m37s715
14 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m37s783
15 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m37s853
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m38s594
Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
17 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m38s955
18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m40s521
19 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m40s748
20 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m37s799 (punido em cinco posições)
21 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m41s768
22 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m42s325
23 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - 1m42s444
24 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m43s283

Preferidos de Vasco e Fla, Carlos Alberto e Petkovic ficam fora do foco

Apontados em pesquisa recente como os mais queridos nos atuais elencos, jogadores estão fora das escalações iniciais no clássico no Engenhão

Por Fred Huber, Helena Rebello e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Carlos Alberto e Petkovic foram apontados por uma pesquisa divulgada pelo blog Olhar Crônico Esportivo como os mais queridos por suas respectivas torcidas entre os jogadores do atual elenco. No entanto, não estarão sob os holofotes no jogo entre Vasco e Flamengo, às 18h30m deste domingo, no Engenhão. Enquanto o primeiro ainda se recupera de um estiramento na coxa e assistirá ao jogo pela televisão, o veterano rubro-negro deve começar a partida no banco de reservas.
Carlos Alberto PetkovicCarlos Alberto e Petkovic: mais queridos pela torcida, segundo pesquisa (Foto: Montagem sobre foto da VIPCOMM)
Pet escreveu seu nome pela primeira vez na história rubro-negra ao marcar um golaço de falta, aos 43 minutos do segundo tempo, na final do Campeonato Carioca de 2001 (assista no vídeo ao lado). No ano passado, com contratação muito contestada por críticos e torcedores, tornou-se o maestro do time campeão brasileiro.
Poupado do treinamento desta quinta-feira, o sérvio ainda tem chance de entrar em campo no decorrer da partida de domingo. Mas, mesmo que não jogue, serve de inspiração para os companheiros fazerem bonito contra o arquirrival.
- Ele é um cara muito especial por tudo que fez no futebol brasileiro. Eu me espelho nele, pois é muito difícil ter alguém na idade dele, com mais de vinte anos de bola, jogando nesse nível. Além disso, é uma pessoa maravilhosa, que está sempre à disposição dos outros - disse Maldonado.
Do outro lado, Carlos Alberto foi peça fundamental na campanha vitoriosa do Vasco na Série B de 2009, inclusive marcando o gol do acesso, contra o Juventude (veja no vídeo). Agora na elite, o jogador - que chorou ao renovar seu vínculo até a metade de 2013 - pouco vem fazendo para ajudar o time: atuou em sete das 30 partidas e está fora dos gramados desde 25 de setembro por conta de um estiramento na coxa.
- Lógico que eu queria contar com ele, pois é um jogador diferenciado. Mas não ficamos lamentando as ausências, que são muitas. Nos preocupamos em entrar com o melhor time e buscar nossos resultados - disse o treinador PC Gusmão.
Sem os mais queridos entre os titulares, Vasco e Flamengo vão a campo às 18h30m deste domingo, no Engenhão. O confronto, válido pela 31ª rodada do Campeonato