terça-feira, 14 de maio de 2013

Banda de heavy metal da Paraíba faz música em homenagem a Pezão

Grupo Maxim de Mamãe divulga música em homenagem ao lutador a ser lançada ainda este ano em EP repleto de 'violência sonora'

Por Phelipe Caldas João Pessoa
 O lutador paraibano Antônio Pezão Silva, que no dia 25 de maio luta contra Cain Velásquez pelo título dos pesos pesados do UFC, está mesmo em evidência. E agora virou até tema de música (ouça ao lado). Violenta que nem o estilo do lutador de Campina Grande. Isto porque, nesta segunda-feira, a banda de heavy metal Maxim de Mamãe (que é formada por conterrâneos de Pezão) divulgou uma das faixas do primeiro disco do grupo, que deve ser lançado ainda neste ano.
O EP, que vai sair com oito faixas, vai ser intitulado de “Nahnnn... pra que essa brabeza toda”, e segundo os integrantes da banda faz referência à “violência sonora” e às “letras satíricas” que o grupo se propõe. O trabalho está em fase de conclusão num estúdio da banda localizado no bairro dos Bancários, em João Pessoa.
O holandês passou uma semana inteira falando mal de Pezão, mas ao fim da luta, após vencer, foi Pezão quem comemorou. E com a bandeira da Paraíba na mão"
Pedro Paulo Barros, vocalista da banda, sobre a inspiração para a música sobre o lutador
Segundo o vocalista Pedro Paulo Barros, a ideia de se fazer uma música em homenagem a Pezão surgiu porque três dos músicos da Maxim de Mamãe praticam artes marciais e gostam de assistir às lutas do paraibano. Mas ele admite que de início a música seria apenas uma brincadeira, que acabou sendo incluída no EP depois de ser aprovada por todos que a ouviam.
- A gente está sempre se reunindo para assistir lutas de UFC. E a ideia de se fazer uma música com Pezão já existia. Mas só depois da última luta dele (contra Alistair Overeem) a ideia se concretizou. O holandês passou uma semana inteira falando mal de Pezão, mas ao fim da luta, após vencer, foi Pezão quem comemorou. E com a bandeira da Paraíba na mão – relembra.
maxim de mamãe, heavy metal, pezão (Foto: Divulgação)Banda Maxim de Mamãe: 'violência sonora' com
o paraibano Pezão como tema (Foto: Divulgação)
Além de Pedro Paulo, a banda de heavy metal, fundada no ano passado, é formada também pelos músicos Hibys de Farias, Alexandre Magno, Robertinho e Leandro Ribeiro.
Todos com longa experiência e com passagens por outras bandas de rock do Estado. O disco ainda vai contar com a participação de outros músicos de João Pessoa: Bruno Torrez, Emanuel Alves e Pedro Regada.
Na música específica sobre Pezão, a letra é repleta de referências à Paraíba e aos seus costumes de seu povo. Relembra alguns adversários que ao longo dos anos foram derrotados pelo paraibano e ainda brinca com o tamanho do lutador.
MMA Pezão (Foto: Ivan Raupp)Pezão se prepara para o maior desafio de sua vida: a disputa pelo cinturão dos pesados do UFC
(Foto: Ivan Raupp)
Veja a transcrição da letra da música na íntegra:
O pé do cidadão é uma prancheta / a mão uma marreta
Não inventa de cair pra dentro esqueça
No Cage é um leão / fechou a grade pode começar a rezar irmão
Creatina tirada da rapadura / cuscuz com ovo suco de umbu / pense numa mistura
Fedor saiu chorando igual um menininho / Overeen vish deu pena do bichin
Pé na cara Pezão / vai lá e traz a cinta pro Sertão
Sem dar nem condição de gringo nenhum vir tirar onda de campeão
Trocar com o menino é suicídio / tentou levar pro chão caiu por baixo tá fu...
Porrada a 3x4 sai de baixo / pense num esculacho / nem imagino a dor que sente aqueles machos
Rapadura é a creatina do sertão / lembra dos irmãos e das crianças que andam de pé no
chão
Fedor não agüentou nem o comecinho / Overeen vish deu pena do bichin!!!

Patolino atropela Tiago Alves e é o primeiro a se garantir nas semifinais

Carioca não dá chance para o oponente e conquista vitória arrasadora por nocaute técnico. Lesionado, Besouro deixa o programa e dá lugar a David

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
157 comentários
William Patolino, do Time Nogueira, "passou o carro" em cima de Tiago Alves, do Time Werdum, e se garantiu como o primeiro semifinalista da segunda temporada do "The Ultimate Fighter Brasil 2 - Em busca de campeões". No episódio deste domingo, o meio-médio carioca usou muito bem seu boxe contra o adversário que vem do jiu-jítsu, dominou completamente a luta em pé e conquistou a vitória por nocaute técnico aos 4m32s do primeiro round.
- O Tiago Alves é duro no jiu-jítsu, mas MMA é porrada, sacou? Não vai me botar para baixo mesmo. Eu mato ele na porrada. Ele não sabe nada em pé. Extremamente leigo. Só tem um chão bom - disse Patolino antes do combate, já prevendo o desfecho.
TUF Brazil 2 - Tiago Alves x William Patolino (Foto: Divulgação/UFC)William Patolino acerta forte soco em Tiago Alves (Foto: Divulgação/UFC)
Essa foi a primeira das quartas de final do reality show. Os cruzamentos foram definidos por Dana White, presidente do UFC, na primeira parte do programa. Os outros duelos são: Thiago Marreta x Léo Santos, Viscardi Andrade x David Vieira, e Cleiton Foguete x Santiago Ponzinibbio. David entrou na vaga de Luiz Besouro, que rompeu parcialmente um ligamento da mão e teve de deixar a casa. A notícia gerou muita emoção no Time Nogueira, principalmente no próprio Besouro, que não conteve as lágrimas e se desesperou ao saber que estava eliminado.
O episódio do próximo domingo, como sempre com exibição da TV Globo, vai trazer duas lutas: Thiago Marreta x Léo Santos e Viscardi Andrade x David Vieira, com promessa de mais emoção.
TUF Brazil 2 - Tiago Alves x William Patolino (Foto: Divulgação/UFC)William Patolino domina a luta na trocação (Foto: Divulgação/UFC)
O episódio: Dana define cruzamentos das quartas
O programa começou com os treinadores se reunindo com seus respectivos times para analisar as melhores opções de confronto para as quartas de final. William Patolino mostrou preferência por Tiago Alves e justificou de forma confiante.
Da casa para o hospital, Besouro foi realizar exames por conta de dores que vinha sentindo na mão direita desde a vitória sobre Pedro Iriê. Para o azar dele, o resultado foi o rompimento parcial de um ligamento, e o lutador teve de deixar a casa por decisão da comissão atlética. Minotauro se emocionou ao dar a notícia à equipe. Besouro, por sua vez, chorou bastante.
- Eu tinha prometido para o meu filho mais velho que ia trazer a placa de vidro (o título do TUF), mas não consegui. Eu entendo a decisão, mas não consigo aceitar - disse o atleta.
Após o baque, os treinadores anunciaram os cruzamentos das quartas de final, com David Vieira (derrotado por Yan Cabral nas oitavas) no lugar de Besouro: Tiago Alves x Patolino, Thiago Marreta x Léo Santos, Viscardi Andrade x David, e Cleiton Foguete x Santiago Ponzinibbio.
Patolino foi pego desprevinido na cozinha pelo Time Werdum e levou um banho de água seguido de suplemento nutricional em pó. Os membros do Time Nogueira acharam justa a brincadeira pelo fato de considerarem o companheiro o mais "mala" da casa.
Na pesagem, tanto Patolino quanto Tiago marcaram 77kg cravados em cima da balança e confirmaram a realização da luta.
TUF Brazil 2 - Tiago Alves x William Patolino (Foto: Divulgação/UFC)Patolino aproveita momento no solo para emendar
sequência de socos (Foto: Divulgação/UFC)
Ainda antes do combate, o Time Nogueira preparou uma vingança para a equipe rival por causa da brincadeira com Patolino. Orquestrados por Eric Albarracin, eles jogaram líquidos fedorentos na van e impediram que o outro time saísse de lá (assista no vídeo acima). Na tentativa desesperada de sair, o Time Werdum disparou o extintor dentro da van e deixou todos sufocados. Pedra não conseguiu respirar direito por um momento e foi ajudado por Patolino. Pedro Iriê e Felipe Werdum iniciaram uma discussão com o Time Nogueira, principalmente com Patolino.
A luta: Patolino domina na trocação
O combate era previsível: o boxeador Patolino querendo trocar em pé, e Tiago Alves, do jiu-jítsu, querendo levar o oponente para o chão. Patolino de cara acertou bons jabs e diretos no rosto de Tiago e conseguiu defender bem uma tentativa de queda. O atleta do Time Nogueira pegou as costas e derrubou o rival, mas eles logo se levantaram. Patolino, então, encaixou um direto e balançou Tiago. Ele foi para cima e combinou socos com joelhadas. Tiago se recuperou um pouco, mas tomou outro direto e caiu. O atleta do Time Werdum tentou se levantar, levou mais golpes e ficou completamente tonto, a ponto de quase derrubar o árbitro Mario Yamasaki. Apesar dos gritos de Werdum para "deixar rolar", Yamasaki interrompeu o duelo depois de Patolino acertar três diretos e conseguir outro knockdown, com 4m32s do primeiro round.
TUF Brazil 2 - William Patolino (Foto: Divulgação/UFC)William Patolino se joga no chão para comemorar (Foto: Divulgação/UFC)
- Ele (Patolino) deu uma surra no oponente. Bateu muito. Então, com certeza enfraqueceu o moral do Time Werdum. Parabéns, Patolino. Soube mostrar personalidade e puxou a responsabilidade para si - disse Minotauro após a luta.
- Cara, é tanta porrada na cabeça que você não consegue pensar muito. Não tem muita emoção. Você não sente vontade de chorar, nem de rir. Essa é minha primeira derrota no MMA, mas estou tranquilo. Não vou ficar cabisbaixo. É uma derrota para a gente voltar cada vez mais forte - analisou Tiago Alves.
TUF Brazil 2 - William Patolino (Foto: Divulgação/UFC)William Patolino é só alegria com classificação para as semifinais (Foto: Divulgação/UFC)

José Carlos 'Quinze' vence 'Carrasco' e conquista o cinturão no HCC 12

Evento de MMA do Espírito Santo ainda teve mais sete lutas de alto nível. Estimativa da organização é que mais de 5 mil ingressos foram vendidos

Por Richard Pinheiro Vitória, ES
Comente agora
José Carlos 'Quinze' conquistou o cinturão do Haidar Capixaba Combat (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)José Carlos 'Quinze' conquistou o cinturão do HCC
(Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)
O boxeador José Carlos 'Quinze' venceu Jean Carlos 'Carrasco' por decisão dividida dos jurados e conquistou o cinturão da categoria peso-galo do evento de MMA, Haidar Capixaba Combat, que teve a sua 12ª edição realizada na noite deste domingo, em Vitória, no Espírito Santo. O público compareceu em massa ao Ginásio do Álvares Cabral, em Bento Ferreira e assistiu à oito lutas de MMA, duas de kickboxing (K-1) e uma de boxe infantil.
Globo Esporte Espírito Santo: saiba tudo sobre os atletas e eventos de MMA do ES
Segundo os organizadores do evento, mais de cinco mil pessoas prestigiaram o evento, que dividiu os presentes em arquibancada, cadeiras e área VIP, com open bar. Além disso, a elite capixaba do MMA compareceu ao evento e deu um brilho maior à festa, como os lutadores Erick Silva, Rodrigo Damm, Marcelo 'Magrão' Guimarães, Luís 'Sapo' Santos, Carina Damm, Gabriel Silva, Fábio Defendenti, Giovanni Almeida, César 'Guerreiro' Barros, Fernanda Mazelli (jiu-jitsu), Gilmar de Andrade 'Samurai', Eduardo Jamelão e Gabriel Siqueira.
'Psicopata' vence, mas não convence
A primeira luta do card principal foi entre os pesos-leves William 'Psicopata' Teixeira e Cleiton 'The Furious' Tapias, que buscaram muito a luta de chão, mesmo com William sendo do time de boxeadores da Dudhal Boxing e Club e Cleiton ser atleta de kung fu. Com a 'corda no pescoço' pois poderia ser demitido se perdesse, 'Psicopata' partiu pra cima nos três rounds de combate e venceu por decisão unânime dos jurados, mas sem empolgar o público presente.
'Corcoran' finaliza após passar sufoco na luta em pé
O segundo combate do HCC 12 reuniu Vinícius Henrique 'Corcoran' e Erielton 'Mirandinha' Alves, numa luta entre pesos-pena. Logo no início Mirandinha acertou dois bons socos, que balançaram Corcoran. O atleta da Vitória Combat, academia que vem se tornando escola de grapplers, como Marcelo Guimarães, conseguiu levar a luta pro chão e logo depois a montada. Ai foi só acertar a posição e finalizar com um mata-leão certeiro, próximo do fim do primeiro round.
'Jon Jones Capixaba' prova o porquê o apelido e finaliza
Na terceira luta, grande expectativa em cima de Humberto 'Godão' Oliveira e Hilton 'Cabeção' Gonçalves, pela categoria meio-pesado. Foi um combate bem movimentado, com os dois atletas atuando bem na luta em pé, mas ambos ficaram bem cansados do meio pro fim do confronto. O 'Jon Jones Capixaba', apelido dado pelo seu ex-treinador Fabrício Gaia, teve um certo domínio durante o combate e conseguiu finalizar seu oponente no fim do segundo round, com um arm-lock.
Pit-Bull 'rosna alto' e assusta Coelho
O quarto combate reuniu os pesos-leves Alex Sandro 'Pit-Bull' e Jonas Coelho. Bem mais alto que o oponente, Coelho aproveitou a envergadura e acertou bons socos, que fizeram Pit-Bull tontear. Mesmo assim, o lutador da Vitória Combat buscou trabalhar no que faz de melhor, a luta agarrada e 'quedou' Coelho algumas vezes durante o duelo, inclusive com momentos que levantaram a galera, como dois suplês sensacionais, que acabaram influenciando no resultado e deram a vitória para Alex Sandro 'Pit-Bull' por decisão dividida.
Na luta das mulheres, melhor para Jessica Delboni
Um dos combates mais esperados da noite trouxe ao octógono as lutadoras Juliana 'Xitara' Costa e Jessica Delboni, pela categoria peso-pena. Foi um grande combate, onde Jessica buscou a trocação e 'Xitara' tentou por diversas vezes levar o combate pro chão e não obteve sucesso. Uma luta empolgante para o público presente e que teve como resultado a vitória de Jessica Delboni por decisão unânime.
Novato Kanu vence veterano Gandhi
A sexta luta do HCC 12 foi entre Luciano 'Gandhi' Nascimento  e Rodrigo 'Kanu' Teixeira. Kanu, que é da equipe Striker, de Guarapari, tinha o jiu-jitsu como arma contra o 'trocador' Gandhi. O combate começou com Gandhi acertando bons golpes em Kanu, que tentou algumas entradas de queda, com sucesso. Dos três rounds de luta, Kanu venceu dois e foi declarador ganhador, por decisão dividida.
Com gritos de 'O Fred vai te pegar!', Zaganelli passa sufoco, mas vira o jogo e finaliza
Mesmo com uma disputa de cinturão em jogo na luta seguinte, o combate entre Fred Zaganelli e Adriano Krause 'Konan' era, de longe, o mais esperado do HCC 12, inclusive pela própria organização do evento. Quando os atletas foram anunciados, muita festa, principalmente Zaganelli, que causou um 'frisson' na galera e o ginásio quase veio abaixo. Tanta expectativa talvez tenha sido o combustível que faltava aos lutadores, que fizeram uma bela luta, apesar de rápida. Logo de cara, Zaganelli tentou um suingue e foi nas pernas de Krause, que bem treinado na parte de chão, encaixou uma guilhotina bem justa. Após alguns momentos em que todos pensavam que Fred seria finalizado, o atleta faixa-preta de jiu-jitsu se livrou do golpe e buscou a finalização à todo custo. Fred quedou Krause, que tentava se livrar, mas acabou dando as costas. Zaganelli mochilou, 'espalhou o frango' e depois foi só encaixar o mata-leão e vencer a luta. No fim, muitos torcedores cantavam: 'O Fred vai te pegar!'.
Na luta do cinturão, 'Quinze' foge das quedas e vence em cinco rounds
O oitavo e último combate da noite reservou a disputa de cinturão entre José Carlos 'Quinze' e Jean Carlos 'Carrasco', na categoria peso-galo. A luta durou cinco rounds e durante os seus 25 minutos de duração, o que se viu foi Carrasco tentando quedar Quinze para utilizar seu jiu-jitsu apurado, mas o boxeador da Dudhal Boxing Club conseguia sair das investidas do rival, para acertar bons golpes no rosto e no corpo. O combate também foi de vozes, pois os dois lutadores contavam com verdadeiras 'torcidas organizadas', inclusive com uniformes, apoiando e incentivando durante toda a luta. No final, por decisão unânime, José Carlos 'Quinze' conquistou o cinturão dos galos do HCC.
Confira o resultado oficial do evento
HCC 12
12 de maio de 2013, em Vitória (ES)
CARD PRINCIPAL
José Carlos '15' venceu Jean Carlos 'Carrasco' por decisão dividida e conquistou o cinturão peso-galo (até 61,2 kg)
Fred Zaganelli venceu Adriano 'Konan' Krause por finalização (mata-leão) no 1º round - meio-pesado (até 93 kg)
Rodrigo 'Kanu' Teixeira venceu Luciano 'Gandhi' Nascimento por decisão dividida - peso-leve (até 70,3 kg)
Jéssica Delboni venceu Juliana 'Xitara' Costa por decisão unânime - peso-mosca (até 56 kg)
Alex Sandro 'Pit Bull' venceu Jonas Coelho por decisão dividida - peso-leve (até 70,3 kg)
Hilton 'Cabeção' Gonçalves venceu Humberto 'Godão' Oliveira por finalização (armlock) no 2º round - peso-médio (até 83,9 kg)
Vinícius Henrique 'Corcoran' venceu Erielton 'Mirandinha' Alves por finalização (mata-leão) no 1º round - peso-pena (até 65,8 kg)
Willians 'Psicopata' Teixeira venceu Cleiton 'The Furious' Tapias por decisão unânime- peso-leve (até 70,3 kg)
LUTA DE BOXE INFANTIL
Ronald Ribeiro X Vitor Guimarães - Categoria amador infantil (13-14 anos / até 33 kg) - Luta de apresentação (Os dois atletas foram considerados vencedores)
LUTAS DE K-1
Leonardo Casotti venceu Arnaldo de Jesus por decisão unânime - (Luta até 70 kg)
Denis de Souza Filho venceu João André Luna por decisão dividida - Categoria sub-17 (até 60 kg)
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Grávida, lutadora do Invicta FC é substituída em evento de 13 de julho

Laura Sanko revela estar no terceiro mês da gravidez e dá lugar a Cassie Robb no combate com Von Plettenberg pelo peso-átomo do evento feminino

Por SporTV.com Rio de Janeiro
9 comentários
Laura Sanko, lutadora do Invicta FC MMA (Foto: Divulgação)Laura Sanko, lutadora do Invicta: grávida, não poderá
lutar em 13 de julho (Foto: Divulgação)
As lesões têm sido uma grande "pedra no sapato" dos promotores de lutas de MMA, que frequentemente são forçados a cancelar combates por causa de atletas lesionados. Conforme o MMA feminino cresce e conquista espaço, os promotores agora têm outra situação com que se preocupar: a gravidez. Esse foi o motivo da mudança de uma das lutas programadas para o Invicta FC 6, que acontece em 13 de julho em Kansas City, EUA.
Laura Sanko, que enfrentaria Livia Von Plettenberg pela divisão peso-átomo, foi forçada a desistir do combate porque ficou grávida. Em seu lugar, entra Cassie Robb, derrotada por Sanko na estreia de ambas no MMA, no Invicta FC 4. Em seu Twitter, Sanko revelou que já está grávida há dois meses e meio e descobriu nesta semana.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O Invicta FC é um evento de MMA exclusivamente para mulheres, e seu sexto show, em 13 de julho, destaca o duelo pelo cinturão dos pesos-penas, entre  a holandesa Marloes Coenen e a brasileira Cris Cyborg. Outras brasileiras em ação no evento serão Cláudia Gadelha, Jennifer Maia, Ediane Índia e a sérvia-brasileira Duda Yankovich. Confira o card completo abaixo:
Invicta FC 6
13 de julho de 2013, em Kansas City (EUA)
CARD PRINCIPAL
Marloes Coenen x Cris "Cyborg" Santos - pelo cinturão peso-pena
Carla Esparza x Ayaka Hamasaki - pelo cinturão peso-palha
Sarah D'Alelio x Lauren Taylor
Jennifer Maia x Leslie Smith
Jessica Penne x Nicdali Rivera-Calanoc
Joanne Calderwood x Claudia Gadelha
Julia Budd x Ediane "Índia" Gomes
Bec Hyatt x Mizuki Inoue
Miriam Nakamoto x Duda Yankovich
CARD PRELIMINAR
Rose Namajunas x Tecia Torres
Ashley Cummins x Emily Kagan
Mollie Estes x Veronica Rothenhausler
Cassie Robb x Livia Von Plettenberg

Com Marin de jurado, musa do Guarani é eleita a Gata do Paulistão

Presidente da CBF participa da comissão que escolheu a mais bela representante. Amanda Sati, 22 anos, ficou com o prêmio de R$ 10 mil

Por GLOBOESPORTE.COM* São Paulo
189 comentários
Se dentro de campo o Guarani tem deixado a desejar - foi rebaixado para a Série C do Brasileiro e para a A2 do Paulista, fora das quatro linhas a torcida bugrina ganhou um motivo para comemorar, na noite desta segunda-feira. Em evento realizado na sede da Federação Paulista de Futebol, Amanda Sati, musa do time verde de Campinas, foi anunciada a vencedora do concurso Gata do Paulistão 2013.
Gata Paulistão 2013 (Foto: Marcos Ribolli)Amanda Sati é eleita a Gata do Paulistão 2013 (Foto: Marcos Ribolli)
No corpo de jurados esteve presente o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin. Também prestigiaram o evento o mandatário da FPF, Marco Polo Del Nero, e o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre.
Aos 22 anos, Amanda também leva para casa um prêmio de R$ 10 mil. Torcedora do São Bernardo, Nathália Abreu, a segunda colocada, ganha R$ 5 mil, enquanto a terceira, Thais Belmonte, representante do Linense, embolsa R$ 3 mil. Além disso, o concurso elegeu Suellen de Andrade, do Palmeiras, a Miss Simpatia, que recebe R$ 2 mil.
- Acho que o diferencial foi a minha paixão pelo Guarani. Estou na passarela, mas também estou no estádio. Acompanho jogos também fora de Campinas, a torcida bugrina me conhece e é um orgulho representar o time do meu coração - afirmou Amanda.
Gata Paulistão 2013 (Foto: Marcos Ribolli)Guarani, São Bernardo e Linense: o pódio do concurso (Foto: Marcos Ribolli)
Ao todo, foram 20 candidatas, cada uma representando um dos times que disputaram a primeira divisão do Campeonato Paulista deste ano. Elas foram julgadas em cinco quesitos: estética, elegância, graciosidade, desembaraço e desenvoltura.
Esta foi a quinta edição do concurso e, pela primeira vez, só puderam participar concorrentes que nasceram na mesma cidade do clube para o qual torcem. O Bragantino venceu os dois últimos anos, com Lorena Bueri e Caroline Sautchuk. O Corinthians, com Fernanda Passos, e o Botafogo-SP, com Jéssica Carvalho, levaram o prêmio nas outras vezes.
*Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de Zé Gonzalez
Gata Paulistão 2013 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)As concorrentes ao prêmio Gata do Paulistão (Foto: Marcos Ribolli)

Bate-bola em família: polêmicas e sucesso entre pais e filhos jogadores

Depois de episódio com Marcelo Moreno, empresários revelam formas de evitar problemas, e gestor da carreira de Neymar exalta postura do pai

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
149 comentários
marcelo moreno flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Moreno teve que responder sobre o pai na sua
apresentação. (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Não basta ser pai, tem que participar. Mas, às vezes, atrapalha. A atuação de pais na gestão da carreira ou, simplesmente, no dia a dia de filhos jogadores de futebol tem casos de sucesso - como o de Neymar -, e outros que causam problemas, como aconteceu com Marcelo Moreno. Na sua chegada ao Flamengo, o atacante colocou um ponto final nas polêmicas declarações de seu pai sobre o Rubro-Negro. Agir com a emoção acima da razão, instinto de defesa e despreparo são algumas das explicações para casos que vão desde "cornetadas" até declarações que prejudicam negociações de suas crias.
Fabiano Farah é o empresário de Marcelo Moreno e precisou ter jogo de cintura para conduzir a situação quando Mauro Martins, pai do atacante, classificou Flamengo e Palmeiras como “equipes fracassadas”, justamente durante negociações do jogador para deixar o Grêmio. Farah assumiu a frente no episódio e aproveitou o bom trânsito de bastidores para conversar com dirigentes de ambos os clubes e contornar a situação, evitando um desgaste maior.
O empresário - que cuidou da carreira de Ronaldo durante dez anos, trabalhou com Fórmula 1 e tem cursos e mestrado na Europa - não se estende sobre o assunto, mas aponta uma fórmula para que a relação entre jogador, pai, empresários e clubes tenha sucesso:
- É extremamente necessária uma gestão de carreira qualificada. O mais importante no relacionamento entre gestor de carreira, cliente, no caso o atleta, e família (pai, irmão, sogro empresários) é ter a sabedoria e disciplina de sempre evitar situações de miopia, que impedem de enxergar o que realmente pode ser feito, o que é melhor, o que é necessário para a solução do problema. É de suma importância na execução de soluções e ações durante uma gerência de crise ou de interesse.
Na sua apresentação ao Flamengo, na última sexta-feira, Moreno pediu que separem sua imagem da do pai, mais um torcedor do que um gestor da carreira do atacante.
- Temos que separar um pouco. Se quiserem saber alguma notícia, eu estou aqui para esclarecer, para responder e saber onde eu quero jogar. Em momento algum, vocês ouviram da minha parte eu falar a respeito dos times que meu pai citou. Ele é tipo um torcedor. Não tem que confundir isso - afirmou Moreno.
Mauro Martins mora na Bolívia e costuma ligar a metralhadora giratória quando procurado por jornalistas. No último contato com o GLOBOESPORTE.COM, durante a negociação do filho com Grêmio e Flamengo, ele chegou a dizer que o filho ficaria em Porto Alegre e disparou:
- Jornalista escreve muita mentira.
Durante a crise de relação entre Moreno e o Grêmio, o clube gaúcho chegou a colocar declarações do pai do jogador - que chamou a equipe de "timinho" - como um dos problemas, deixando claro o prejuízo que a polêmica provocou e também a associação entre família e futebol.
Por fim, o atleta conseguiu chegar a um acordo com seu ex-time para receber o que lhe era devido e acertou com o Rubro-Negro, que tampouco recebeu bem as declarações do pai. No fim, com a intervenção de Fabiano Farah, o desfecho foi positivo, e os ânimos, serenados.
Emocional x Profissional
Entre agentes e empresários, é denominador comum que desde cedo os pais devem ser orientados sobre a longa e tortuosa carreira de jogador, dos possíveis problemas e soluções. E que as escolhas precisam visar a uma conjunção dos lados pessoal e profissional, além de contar com a participação de uma pessoa gabaritada no meio do futebol, com conhecimento de parte comercial e contratual. Excesso de zelo e proteção ficam fora de campo.
Um dos principais empresários de jogadores de futebol do Brasil, com cerca de 90 atletas e nomes de ponta como o técnico Mano Menezes, Carlos Leite diz que é comum a relação pai/jogador influenciar em algumas decisões e conta como age para evitar problemas.
- Quando um irmão, pai, alguém muito próximo acaba conduzindo a carreira, eu vejo que a grande maioria toma algumas decisões mais pelo lado emocional do que o racional, o profissional. É até uma coisa normal de acontecer. Particularmente, eu nunca tive problema em relação a isso. Mas, em alguns momentos, você sente que alguns pais acabam tendo influência sobre o filho. Num geral, acaba o lado emocional tomando conta. Procuro colocar a questão com os pais, explico o que está acontecendo para não ter problemas. E colocamos nosso ponto de vista. A decisão final, quem vai dar rumo à carreira, será sempre o atleta. Temos que orientar, como “acho melhor isso, dessa forma a gente conduz melhor” - afirmou o empresário.
Carlos Leite aponta uma relação que deu certo:
- Há casos de sucesso, como o Neymar. Ele (pai de Neymar) consegue conduzir bem a situação, não está o tempo inteiro falando, as decisões são tomadas como têm que ser. Não sei se pelo fato de ser o Neymar se torna mais fácil.
Staff por trás de Neymar. E do pai
Neymar e Pai (Foto: Reprodução / Instagram)Neymar, pai e filho, união que deu certo no futebol
(Foto: Reprodução / Instagram)
Neymar da Silva Santos, pai e responsável pela carreira do jogador, dita a regra e tem uma meta principal: deixar Neymar livre para jogar futebol. Gerenciar a vida do astro mais badalado do Brasil é seu trabalho, que conta com a ajuda de 22 funcionários, divididos entre Santos, NR Sports, empresa da família, e o Instituto Neymar JR. O empresário Wagner Ribeiro também teve papel fundamental na consolidação da carreira do craque santista.
Eduardo Musa, principal gestor, é o homem colado em Neymar durante quase todo o tempo e responsável por fazer a agenda do atacante. Ele diz que Neymar, o pai, sabe enxergar o lado profissional e pessoal sem que haja uma mistura explosiva e emocional, mas sim uma soma de fatores que mostra que o resultado dá certo.
- A soma disso é uma estrutura profissional administrada por um conceito familiar. Nem sempre se consegue, mas ele (Neymar pai) tenta separar a questão do pai e do empresário. Uma das coisas que faz dar certo é isso. Uma forma profissional, mas com a cabeça pensando na família - afirmou.
Eduardo Musa acrescenta que a missão dos profissionais também é deixar o pai de Neymar informado sobre tudo. Segundo ele, o fato de ter sido jogador ajuda na condução de todo o processo:
- Os profissionais em volta dele vão municiando de informações, e ele decide de acordo com a vontade do filho e da família. Ele foi jogador de futebol. Com os erros que cometeu, aprendeu, passou por tudo isso e sabe onde o filho pode chegar.
As cornetas de Romário e o pai de Kaká
Em defesa dos filhos, os pais também soam as cornetas e causam situações embaraçosas. Em fevereiro, ao cobrar mais oportunidades para Romarinho no Brasiliense, o Baixinho deu de bico e chamou o técnico Márcio Fernandes de "burro".
- Como um cara que jogou por vinte e poucos anos, eu acho que o Romarinho teria tranquilamente vaga no time e poderia estar servindo o Brasiliense muito mais do que vem fazendo. Mas eu também já tive treinador assim, burro, que não conhece futebol e não coloca aqueles jogadores que são os melhores - disparou Romário.
Após a polêmica, Romarinho discordou do pai e pediu o fim das críticas.
O melhor jogador da Copa do Mundo de 1994 já havia criticado o técnico dos juniores do Vasco, Sorato, quando seu filho trocou o clube de São Januário pelo Brasiliense.
- O atual treinador, Sorato, nunca jogou p... nenhuma. Sempre foi um jogador medíocre. Como nunca teve personalidade como jogador, hoje é um mandado pelo presidente do clube.
Kaká, do Real Madrid, usa a mesma fórmula de Neymar. Seu pai, Bosco Leite, é também seu empresário. Em 2009, na transferência do Milan para o Real Madrid, que pagou a quantia de 65 milhões de euros (cerca de R$ 178 milhões) na contratação, pelo menos 10% - cerca de R$ 17,8 milhões - seriam destinados a Bosco a título de comissão.
Diego, do Wolfsburg, é outro que tem o pai como agente. Djair Ribas cuida dos interesses e transferências do filho desde 2004, quando ele trocou o Santos pelo Porto.
Assis: problema com Flamengo e nova postura no Galo
assis e Ronaldinho Gaucho coletiva Copacabana Palace (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Assis concede coletiva ao lado de Ronaldinho
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Além dos pais, amigos e irmãos também gerenciam carreiras de jogadores. Assis cuida de Ronaldinho Gaúcho. Quando o jogador, que perdeu o pai ainda criança e viu o irmão assumir a função paterna, saiu do Milan para voltar ao Brasil, o empresário foi criticado pelo leilão que teria feito entre Palmeiras, Grêmio e Flamengo, que acabou sendo seu destino em 2011.
Na relação de pouco mais de um ano com o Rubro-Negro, Assis passou a ter trânsito livre em todos os setores do clube e, com o atraso dos pagamentos de Ronaldinho, passou a travar uma guerra fria com os dirigentes da época, que culminou na saída do camisa 10, após colocar o clube na Justiça.
No Atlético-MG, Assis tem atuação bem mais discreta e sempre respeitosa com o presidente Alexandre Kalil.
O ex-diretor do Barcelona Ferran Soriano, autor do livro "A Bola Não Entra Por Acaso", conta, entre muitas outras histórias, a relação com Roberto de Assis Moreira. Soriano relatou que Assis pedia reuniões frequentes para discutir a remuneração de seu irmão agenciado. Foi assim até 2008, quando o jogador deixou o clube.
A "bomba" de seu Juarez, pai de Fred
Fred treino Fluminnese (Foto: Rossana Fraga / Photocamera)Fred teve nome envolvido em polêmica devido à
declaração do pai (Rossana Fraga / Photocamera)
No ano passado, Juarez Pinheiro, pai de Fred, do Fluminense, também causou rebuliço ao dar declarações públicas sobre o filho. Ele revelou que que o atacante simulara lesão para não servir à seleção brasileira comandada por Mano Menezes em amistoso contra a Argentina. Juarez afirmou que o jogador pediu para os médicos do Tricolor ligarem para os da Seleção dizendo que ele estava com dores musculares. Três dias depois da partida do Brasil, Fred atuou os 90 minutos do jogo contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro.
O caso ganhou proporções e gerou mal-estar. O Fluminense divulgou nota oficial para explicar a situação de Fred, que orientou o pai para não dar declarações para a imprensa.
- Meu pai fala as coisas muito no calor. Ele também fala que eu sou melhor do que o Messi. E ai? É verdade também? Não - disse Fred, à época.

Barca tricolor: Bahia dispensa nove e não renova com outros cinco atletas

Titulares em grande parte da temporada, Danny Morais, Rosales, Pablo, Magal e Ryder estão na lista de jogadores que não integram mais o elenco

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
457 comentários
 Depois do diretor de futebol Paulo Angioni e do técnico Joel Santana, a barca do Bahia ganhou novos integrantes. A humilhante goleada de 7 a 3 sofrida diante do maior rival (confira os gols no vídeo ao lado) causou novas vítimas. Na noite desta segunda-feira, o Bahia anunciou a dispensa de nove jogadores e informou que não vai renovar com outros cinco, com contratos em fase final, em um total de 14 atletas que vão deixar o clube nos próximos dias.

Entre os dispensados estão jogadores experientes, como Danny Morais, e promessas da base, como o garoto Matheus. Jogadores que tiveram chances como titulares em diversas partidas nesta temporada, como Rosales, Ryder, Magal e Pablo, também estão na lista dos atletas que estão fora dos planos do Bahia para o restante da temporada.
montagem danny morais, jeferson, pablo e rosales; bahia (Foto: GLOBOESPORTE.COM)Rosales, Danny Morais, Pablo e Jeferson estão entre os dispensados (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
Os 14 atletas foram comunicados nesta segunda-feira e estão liberados para buscar um novo clube. Empresários e representantes dos jogadores foram procurados, e os acordos para rescisões serão feitos nos próximos dias.
Em comunicado oficial, o clube agradeceu aos jogadores e desejou sorte em suas carreiras. Além dos 14 fora dos planos, o goleiro Marcelo Lomba foi afastado e não atuará nas duas próximas partidas, contra Luverdense, pela Copa do Brasil, e Vitória, no segundo e decisivo duelo pelo Campeonato Baiano.
Confira a lista de jogadores que não integram mais o elenco tricolor
Dispensados: Danny Morais, Rosales, Erick, Matheus, Pablo, Lucas, Jéferson, Lucas Calo e Lenine.
Sem renovação de contratação: Dudu, Magal, Ryder, Thuram e Thiago Bonfim.

Maracanã: Governo do Rio anuncia suspensão da liminar contra licitação

TJ-RJ também derruba decisão que mantinha Júlio Delamare em funcionamento. Assinatura do contrato com consórcio será marcada

Por Do G1 Rio de Janeiro
33 comentários
A presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargadora Leila Mariano, suspendeu nesta segunda-feira a execução da liminar que impedia a assinatura do contrato de concessão do Maracanã ao consórcio vencedor, formado por Odebrecht (90%), IMX (5%) e AEG (5%). A decisão que autorizava o funcionamento do Parque Aquático Júlio Delamare para os atletas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e determinava a construção de um centro de treinamento em caráter provisório também foi suspensa, segundo o TJ.
O pedido de suspensão das liminares foi feito pelo Governo do Rio de Janeiro, sob o argumento de que a manutenção das decisões representava grave risco para a ordem administrativa e econômica do Estado. A suspensão das liminares deverá vigorar até o julgamento de eventual recurso de apelação a ser interposto.
Em nota, o governo informou que, "logo que agendada, a data de assinatura do contrato com o consórcio vencedor será divulgada."
obras maracanã (Foto: Marcelo Baltar)Imagem do Maracanã nesta segunda: obras no entorno ainda preocupam (Foto: Marcelo Baltar)
Ao examinar a questão, a presidência do TJ-RJ concluiu que a manutenção das liminares poderá comprometer seriamente a organização e a estruturação dos eventos, além de trazer sérios gravames ao estado do Rio de Janeiro, por quebra de compromisso internacional.
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) havia obtido a liminar que impedia a contratação do consórcio vencedor na sexta-feira (10). Seguno a juíza uíza Gisele Guida de Faria, da 9ª Vara de Fazenda Pública, houve "ilegalidades" no processo.
O consórcio Consórcio Maracanã SA, das empresas Odebrecht, IMX, de Eike Batista, e AEG, foi anunciado como vencedor na tarde da última quinta. A ação civil pública do MP-RJ foi ajuizada em 9 de abril pela 8ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital. A decisão da juíza viu "a presença de ilegalidades que contaminam a licitação em apreço", como diz o texto da liminar.
O MP-RJ, por meio do do procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, no dia 3 de maio, havia recorrido da decisão do Tribunal de Justiça, que manteve a licitação para a concessão do Complexo do Maracanã.
No dia 10 de abril, a promotoria havia conseguido uma liminar suspendendo a abertura dos envelopes com as propostas para administrar o estádio, depois de entrar com uma ação civil pública demonstrando irregularidades no processo licitatório. A liminar, no entanto, foi cassada pela presidente do TJ, desembargadora Leila Mariano, e o processo de licitação foi concluído na quinta-feira (9).
Vencedor
EMPRESA DONA DO LAKERS FAZ PARTE DO 'CONSÓRCIO MARACANÃ'
A empresa americana AEG, que tem sede em Los Angeles, opera mais de 100 arenas em 14 países e é dona de clubes de futebol (Los Angeles Galaxy) e de basquete (Los Angeles Lakers). A AEG ainda gerencia eventos como o Grammy e turnês mundiais de artistas como Paul McCartney, Black Eyed Peas, Bon Jovi e Rolling Stones.
No Brasil, além do Maracanã, a empresa vai ajudar a gerenciar outros três estádios: a Arena Pernambuco, também em parceria com a Odebrecht; a Nova Arena Palmeiras, junto com a W Torre; e a Arena da Baixada, do Atlético-PR.
 O Consórcio Maracanã SA venceu a licitação por decisão unânime da Comissão de Licitação, que considerou o grupo habilitado. Nenhum recurso foi apresentado pelo concorrente, o Consórcio Complexo Esportivo Cultural do Rio de Janeiro.
Essa foi a terceira fase da licitação para a concessão realizada no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul.
Reabertura
O estádio foi parcialmente reaberto no dia 27, para um evento-teste. Com presença de comitiva liderada pela presidente Dilma Rousseff, cerca de 25 mil pessoas — 30% da capacidade final — assistiram a um espetáculo de luzes e som antes da vitória dos Amigos de Ronaldo por 8 a 5 sobre os Amigos de Bebeto, com direito a dois gols do Fenômeno, um deles após um "elástico".
Do lado de fora e até dentro do estádio, manifestantes se mostraram contrários à privatização do estádio. Durante o jogo, policiais chegaram a usar bombas de efeito moral para dispersar um protesto de um grupo que é a favor da permanência do antigo Museu do Índio ocupado por indígenas. No novo projeto, o atual espaço dará lugar a um museu olímpico.
Bebeto Maracanã reabertura (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Reabertura do Maracanã contou com duelo entre amigos de Bebeto e Ronaldo (Foto: André Durão)

Roberto Mancini é demitido do comando do Manchester City

Treinador não resiste à derrota para o Wigan na decisão da Copa da Inglaterra e deixa o cargo. Pellegrini, do Málaga, é o favorito para assumir

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra
118 comentários
Roberto Mancini não é mais técnico do Manchester City. Após a derrota na final da Copa da Inglaterra para o Wigan no último sábado, o treinador foi dispensado dos Citizens nesta segunda-feira. Curiosamente, a demissão ocorre um dia antes do aniversário de um ano da conquista do Campeonato Inglês pela equipe, encerrando um jejum de 35 temporadas.
A saída de Mancini foi confirmada pelo presidente do City, Khaldoon Al Mubarak, que agradeceu ao treinador pelo trabalho no clube, que rendeu dois títulos: o Campeonato Inglês de 2011/2012, e a Copa da Inglaterra de 2010/2011.
- Eu gostaria de agradecer Mancini por sua dedicação no progresso que ele comandou no clube, pelo apoio e pela amizade. Ele claramente garantiu o amor e o respeito de nossos torcedores. Ele fez o que prometeu e nos deu sucesso e títulos, quebrando o jejum de 35 anos do clube em 2012. Roberto tem o respeito e a gratidão do Sheik Mansour (dono do City), de mim e de toda a diretoria por seu trabalho duro e comprometimento nos últimos três anos e meio.
Roberto Mancini Manchester City (Foto: EFE)Mancini deixa o City após três anos e meio no comando (Foto: EFE)
Mancini chegou ao Manchester em dezembro de 2009, no lugar de Mark Hughes. Na época, o City já era de propriedade do Sheik Mansour e investia pesado em novos jogadores. Logo na primeira temporada, o italiano levou a equipe à quinta colocação - a melhor do clube na história da Premier League.
Entretanto, o fracasso do City em corresponder às expectativas na temporada atual não segurou Mancini. O time foi eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões e perdeu o título inglês para o Manchester United. A gota d'água foi a derrota para o modesto Wigan na decisão da Copa da Inglaterra. Logo após o jogo, o treinador, irritado com as constantes especulações sobre sua demissão, criticou o clube por não negar os rumores.
- A imprensa continua falando sobre isso há seis meses. Eu não sei por que o clube não parou isso, porque não é correto e eu acho que não é verdade. Eu estarei aqui na próxima temporada. É embaraçoso, mas eu conheço o futebol e sei que tudo pode acontecer. Se (o boato da demissão) for verdade, então eu sou estúpido por não acreditar nisso – disse o técnico.
O substituto de Mancini deve ser o chileno Manuel Pellegrini, que comandou o Málaga nesta temporada, levando a equipe às quartas de final da Liga dos Campeões.

Felipão e Parreira se reúnem na CBF para fechar a lista de convocados

Técnico e coordenador acertam últimos detalhes da convocação de terça: Scolari vai ler os nomes de cada jogador da Copa das Confederações

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
288 comentários
O técnico Luiz Felipe Scolari, o auxiliar Flávio Murtosa e o coordenador Carlos Alberto Parreira se reuniram nesta segunda-feira na sede da CBF, no Rio de Janeiro, para fechar os últimos detalhes da lista de convocados da Copa das Confederações.
O anúncio dos 23 jogadores será feito por Felipão a partir das 11h40m (de Brasília), em um hotel na praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. O GLOBOESPORTE.COM e a TV Globo transmitem o evento ao vivo. Normalmente, a assessoria de imprensa da CBF distribui aos jornalistas a lista com os atletas nas convocações da Seleção antes da coletiva do treinador, mas dessa vez o técnico vai ler os nomes de cada escolhido no microfone e logo depois começará a entrevista.
A apresentação da Seleção está marcada para o próximo dia 27, à noite, no Rio de Janeiro. O time fará um período de treinos na cidade, onde terá um amistoso com a Inglaterra em 3 de junho, no Maracanã. Em seguida, segue para a concentração em Goiânia e faz um teste com a França na Arena do Grêmio, dia 9, antes da estreia na Copa das Confederações.
O primeiro confronto do Brasil no torneio é contra o Japão, em 15 de junho, no estádio Mané Garrincha (Brasília), pelo Grupo A. Quatro dias depois, o rival será o México, no Castelão (Fortaleza). Para fechar a fase, o time de Felipão pega a Itália, dia 22, na Fonte Nova (Salvador).
Felipão, Parreira e Murtosa convocação seleção brasileira brasil (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)Felipão, Murtosa e Parreira fecham os detalhes da lista na sede da CBF (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Pitacos para Felipão: internautas escalam Seleção com Ronaldinho

Leitores do GLOBOESPORTE.COM montam equipe brasileira com suas preferências. Convocação para Copa das Confederações sai nesta terça

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
1130 comentários
Ronaldinho Gaúcho gol Atlético-MG jogo São Paulo (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Ronaldinho Gaúcho é lembrado pela maioria
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
Todos podem ser Felipão - pelo menos na imaginação. Nesta terça-feira, o treinador convocará a seleção brasileira para a disputa da Copa das Confederações. Antes, o GLOBOESPORTE.COM convidou seus leitores para dar um pitaco sobre o time ideal. A brincadeira revela a preferência dos internautas na formação da equipe verde-amarela. Thiago Silva e Marcelo são aqueles com mais moral. E Ronaldinho Gaúcho aparece entre os titulares.

O aplicativo "vc convoca" oferece uma série de opções para cada uma das posições. O leitor só precisa arrastar a foto do jogador para o campo - e também formar o banco de reservas. Clique aqui e participe.

Thiago Silva e Marcelo foram lembrados por 96% do público. Neymar e David Luiz também são quase unanimidade: 94%. Ronaldinho, em momento em que se discute seu renascimento no Atlético-MG, tem 88% de apoio.

A seleção formada pelos internautas até a manhã desta segunda-feira tinha Diego Cavalieri (73%), Daniel Alves (93%), Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Paulinho (83%), Ramires (83%), Oscar (91%) e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Lucas (81%).

Os reservas são os goleiros Julio Cesar e Jefferson, os zagueiros Dante e Réver, o lateral-direito Jean, o lateral-esquerdo Adriano, o volante Ralf, os meias Hernanes, Kaká e Bernard e os atacantes Alexandre Pato e Fred.
Mas Felipão já tem sua lista definida. E ela será revelada nesta terça-feira, a partir das 11h30m, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM.

Marin sobre lista de Felipão: 'Vai causar grande repercussão'

Presidente da CBF tenta desconversar sobre se já teve acesso à relação, mas deixa escapar que convocação vai dar o que falar

Por GLOBOESPORTE.COM* São Paulo
53 comentários
Gata Paulistão 2013 José Maria Marin (Foto: Marcos Ribolli)Marin prevê grande repercussão com lista de Felipão
(Foto: Marcos Ribolli)
A partir das 11h40m (de Brasília) desta terça-feira, o Brasil conhecerá os nomes dos 23 jogadores que defenderão a Seleção na Copa das Confederações, última competição oficial antes da Copa do Mundo de 2014. Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin tentou escapar de perguntas sobre se ele já havia visto a lista de Luiz Felipe Scolari. No entanto, deixou escapar que a relação terá grande repercussão.
- Amanhã será dada a partida. Tenho certeza absoluta que a convocação terá grande repercussão, porque irá, acima de tudo, tirar toda e qualquer dúvida a respeito desse ou daquele jogador. Considero a convocação para a Copa das Confederações muito importante, senão a mais importante da nossa administração - declarou o mandatário nesta segunda-feira,  após ter sido um dos jurados do concurso Gata do Paulistão 2013, realizado na sede da Federação Paulista de Futebol.
Se à época em que Mano Menezes era o técnico da seleção brasileira Marin fazia questão de ver a lista de convocados antes de qualquer anúncio, agora o presidente desconversou e não quis revelar se já teve acesso ao nome dos 23 jogadores chamados por Felipão. Ele só reiterou sua confiança no trabalho que está sendo realizado e garantiu que não haverá mudança na comissão técnica, independentemente do desempenho da equipe na Copa das Confederações.
- Confio totalmente no trabalho do Felipe e do Parreira. São homens experientes, que já trabalharam dentro e fora do Brasil, e têm grande respeitabilidade e credibilidade. Queremos ganhar a Copa das Confederações, mas, se por ventura não alcançarmos o título, o trabalho continuará. A comissão precisa de toda a tranquilidade para chegar ao objetivo final, que é o título da Copa do Mundo.
Em 2014, além da disputa do Mundial, haverá eleições para a presidência da CBF. Reforçando seu foco único no desempenho da Seleção em campo, Marin não quis comentar os bastidores da entidade e não revelou se vai se candidatar mais uma vez. Andrés Sanches, ex-presidente do Corinthians e ex-diretor de Seleções da CBF já admitiu ser candidato.
- Meu trabalho está voltado exclusivamente para Seleção. O calendário tem que ser respeitado e, portanto, só falarei disso mais para frente, quando for a hora. Acho legítimo a candidatura de qualquer cidadão que queira se eleger, mas o meu pensamento é que o time do Brasil corresponda aos anseios do torcedor brasileiro.
*Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de Zé Gonzalez
  •  
Gata Paulistão 2013 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Marin (segundo da esquerda para a direita) foi jurado do concurso Gatas do Paulistão (Foto: Marcos Ribolli)

Sistemas de iluminação, som e vídeo do novo Mané Garrincha são testados

Equipamentos entram em funcionamento simultâneo pela primeira vez; inauguração do estádio está marcada para o próximo sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília
6 comentários
A cinco dias da inauguração, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha passou na noite desta segunda-feira pelo primeiro teste compartilhado dos sistemas de iluminação, som e vídeo. Palco da abertura da Copa das Confederações deste ano, a nova arena da capital federal será aberta para o público no próximo sábado, com a decisão do campeonato candango.
- É um teste importante, porque são elementos que funcionam de forma integrada. A ideia de ter uma arena como essa é que o público esteja no estádio como se fosse em um teatro. Que a iluminação seja perfeita, que o som seja perfeito, e que o placar seja perfeito - afirmou o secretário extraordinário da Copa no DF, Cláudio Monteiro.
Teste de Luz Mané Garrincha (Foto: Fabricio Marques)Iluminação, som e vídeo foram testados simultaneamente nesta segunda (Foto: Fabricio Marques)
Os sistemas de iluminação, som e vídeo são controlados por uma mesma central. Ambos já tinham passado por testes isolados na última semana, mas foram ligados simultaneamente pela primeira vez nesta segunda-feira. Todos os 446 refletores responsáveis pela iluminação do campo foram acesos. Cada ponto de luz tem capacidade de 2.000 watts e foi cuidadosamente posicionado de maneira a evitar sombras.
Também foram ligados os dois conjuntos de painéis eletrônicos, que ficam atrás dos gols. Cada conjunto é formado por uma tela principal, de 90 m², e uma secundária, de 27 m². A tela secundária é posicionada por trás da principal, evitando "pontos cegos" para torcedores que se sentarem nas arquibancadas superiores do estádio.
Veja outras fotos do novo Mané Garrincha iluminado
Já o sistem de som do novo Mané Garrincha é composto por 16 conjuntos de caixas. Cada conjunto conta com oito módulos de equipamentos, somando 32 amplificadores ao todo. O sistema é capaz de gerar uma potência de até 110 decibéis.
- Ainda são necessários alguns ajustes. Vamos continuar testando os sistemas durante toda a semana, para que esteja tudo funcionando perfeitamente na estreia - explicou a engenheira responsável pela obra, Maruska Lima.
A inauguração do novo Mané Garrincha está marcada para o próximo sábado, às 16h, com a partida entre Brasiliense e Brasília, pela decisão do campeonato candango. Mas cedo, pela manhã, uma cerimônia formal de entrega da obra será realizada com a presença de autoridades e convidados.
Seguindo recomendação da Fifa, a partida de inauguração do estádio não contará com a ocupação total dos 70 mil lugares. Apenas 30% da capacidade será liberada. O primeiro evento-teste com lotação máxima do novo Mané Garrincha deve ser o jogo entre Santos e Flamengo, no dia 26 de maio, pela rodada de abertura do Brasileirão.
Teste de Luz Mané Garrincha (Foto: Fabricio Marques)Inauguração do novo Mané Garrincha será no próximo sábado (Foto: Fabricio Marques)

À beira da piscina, Arianny Celeste comenta: 'Outra segunda frenética'

Ring girl posa para ensaio. Americana não vem para o UFC no Combate 2

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Comente agora
A ring girl americana Arianny Celeste, musa do UFC, não para de posar para ensaios sensuais nos EUA. Nesta segunda-feira, a modelo e atriz publicou em seu site oficial e nas redes sociais mais um registro de sua movimentada vida: de biquíni, à beira da piscina de um hotel de Las Vegas.
- Apenas outra segunda-feira frenética. Obrigado Morea Beach Club, bye bye Vegas - escreveu a morena.
ring girl Arianny Celeste à beira da piscina (Foto: Reprodução/Twitter)Ring girl Arianny Celeste posa à beira da piscina (Foto: Reprodução/Twitter)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A próxima aparição da "frenética" Arianny Celeste no octógono, porém, será apenas na semana que vem, em 25 de maio, no UFC 160, em Las Vegas. Nesta semana, a americana não vem ao Brasil para o UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold, já que o país já conta com duas ring girls "próprias" - Camila Oliveira e Aline Franzoi.

Recuperado de lesão, Vina espera lutar no Brasil em agosto ou setembro

Peso-galo paranaense deixou card de Jaraguá do Sul por problema no joelho

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
6 comentários
Marcos Vina mma  (Foto: Instagram)Marcos Vina posa com o médico Daniel Augusto
após ser examinado (Foto: Instagram)
A lesão no joelho esquerdo que tirou o ex-TUF Brasil Marcos Vina do "UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold" não é mais um problema para ele. O peso-galo paranaense foi liberado pelo médico Daniel Augusto de Carvalho para voltar a treinar normalmente e está no aguardo de um contato oficial da organização. Vina não esconde a preferência de lutar novamente no Brasil, onde venceu Wagner Galeto por nocaute em sua estreia:
- Estou muito feliz por estar de volta aos treinos. Infelizmente me lesionei e não pude lutar em Jaraguá do Sul. Mas estou de volta e espero voltar em agosto ou setembro. Minha ideia é lutar no Brasil e já estamos falando com o UFC - disse ao SPORTV.COM.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O Ultimate está perto de anunciar eventos no Brasil para esses dois meses. O UFC 163 (José Aldo x Anthony Pettis) provavelmente será na Arena da Barra, no Rio de Janeiro, enquanto o Gigantinho, em Porto Alegre, deve ser a sede do card de 4 de setembro.
Vina enfrentaria Iuri Marajó em Jaraguá do Sul (SC), neste sábado, mas saiu do card exatamente por conta da lesão no joelho. Ele já afirmou que ainda gostaria de lutar contra o atleta paraense.

Ex-UFC Paul Daley nocauteia brasileiro e leva iPhone dourado como prêmio


seg, 13/05/13
por ultimmato |
categoria MMA
O polêmico veterano do MMA Paul Daley, ex-UFC e Strikeforce, adicionou mais uma vitória ao seu cartel na última sexta-feira, ao derrotar o brasileiro Rodrigo “Ximbica” Ribeiro por nocaute técnico no segundo round, no evento principal do Dubai FC 4, em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Foi a 32ª vitória do lutador britânico em 46 lutas profissionais, mas o que marcou nesta ocasião foi o prêmio: um iPhone dourado, avaliado em 1.500 libras esterlinas, o que equivale a mais de R$ 4.600. A revista britânica “Fighters Only” divulgou a foto do valioso celular através de sua conta no Twitter.
Daley é um veterano do MMA, com passagem pelo UFC entre 2009 e 2010, quando venceu duas lutas e perdeu uma. Ele atualmente tem contrato com o Bellator.