terça-feira, 19 de junho de 2012

Neymar promete vender 'fusca caro' e avisa Timão: 'Vamos pro pau'

Craque do Santos garante equipe aguerrida, diz que time vai lutar até o fim diante do Corinthians e se diz 100% para enfrentar o arquirrival

Por Marcelo Hazan Santos, SP
237 comentários
"Vamos para o pau". Neymar usou a frase durante três oportunidades durante a entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, véspera do clássico contra o Corinthians, válido pela segunda partida da semifinal da Libertadores, no Pacaembu. O craque se mostrou muito confiante, motivado e garantiu que está inteiro. Para conseguir se classificar, o Alvinegro da Baixada precisa vencer por qualquer placar, com exceção do 1 a 0, que leva a decisão para os pênaltis.
Depois da derrota no jogo de ida na Vila Belmiro, o camisa 11 promete muita luta, empenho e dedicação. E usou um ditado que usa com seu pai.
- Vamos lutar, correr e fazer de tudo para vencer. Até brinco com meu pai de "vender o fusca caro". Eles podem "comprar meu fusca", mas vão comprar caro. Vamos preparados, vamos pro pau.
Descansado depois dos amistosos pela Seleção, o artilheiro do Peixe na temporada, com 27 gols em 27 partidas, é a maior esperança da torcida para balançar as redes contra o arquirrival. Para isso, Neymar sabe que precisará de muita eficiência para furar a defesa menos vazada da competição, com dois gols.
Vamos lutar, correr e fazer
de tudo para vencer"
Neymar
- Precisamos de muita movimentação sempre: trabalhar a bola com paciência e calma para passar da defesa deles, apesar de precisar da vitória. Sem dúvida é uma ótima defesa, vem comprovando isso. Esperamos fazer os gols necessários para conseguir a vaga. Meu papel é ajudar o Santos, independentemente de marcar gols ou não. Se não fizermos por merecer, não vamos ganhar. E a gente merece, estamos trabalhando forte.
Clique e veja mais vídeos do Santos
Neymar, Santos (Foto: Lincoln Chaves / globoesporte.com)Neymar em entrevista coletiva no CT Rei Pelé, nesta terça-feira (Foto: Lincoln Chaves / globoesporte.com)

Quartas de final da Euro 2012 são definidas e começam na quinta-feira

Partidas serão realizadas em Varsóvia, Gdansk, Kiev e Donetsk

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
21 comentários
Depois de 12 dias de competição e 24 jogos na primeira fase, todos os confrontos das quartas de final da Euro 2012 já estão definidos. A fase de playoffs do torneio começa na próxima quinta-feira, com o duelo entre República Tcheca e Portugal, em Varsóvia. No dia seguinte, é a vez de a Alemanha enfrentar a Grécia, em Gdansk.
O fim de semana também terá duelos decisivos. No sábado, a Espanha encara a França, em Donetsk. Enquanto isso, a Inglaterra terá pela frente a Itália, no domingo, em Kiev. Todas as partidas serão realizadas às 15h45m (de Brasília) e terão a transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, do SporTV.COM e do SporTV.
print tabela eurocopa (Foto: arte esporte)O caminho das seleções até a final (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Com um gol de Rooney, Inglaterra elimina Ucrânia e vai pegar a Itália

Após ficar fora dos primeiros jogos, atacante deixa a sua marca e garante equipe em primeiro no Grupo D. Donos da casa ficam fora do torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Donetsk, Ucrânia
34 comentários
A Inglaterra não contou com Wayne Rooney nos dois primeiros compromissos na Eurocopa 2012. Mas nesta terça-feira, na Donbass Arena, em Donetsk, com o "Shrek" de volta à equipe, o English Team venceu a Ucrânia por 1 a 0, justamente com um gol do atacante do Manchester United. O resultado do jogo, que ainda teve um lance polêmico na etapa final, classificou os ingleses na primeira colocação do Grupo D, com sete pontos. Já os donos da casa acabaram eliminados, assim como a outra anfitriã Polônia.
Nas quartas de final, a Inglaterra vai encarar a Itália, no próximo domingo, em Kiev. Já a França, que mesmo derrotada por 2 a 0 para a Suécia ficou na segunda colocação, terá a Espanha pela frente, no sábado, na Donbass Arena, em Donetsk. A equipe de Ibrahimovic somou três, um a menos do que os "Bleus".
O lance polêmico em questão aconteceu aos 15 minutos do segundo tempo. O árbitro errou para os dois lados. No primeiro, não assinalou impedimento de Milevskiy, da Ucrânia. Na sequência, não validou o gol marcado pelos donos da casa.
Ronney -  inglaterra X Ucrânia (Foto: Agência Reuters)Rooney marca o gol da vitória da Inglaterra sobre a Ucrânia (Foto: Agência Reuters)

Ucrânia domina o primeiro tempo; Inglaterra se defende com competência
Ronney -  inglaterra X Ucrânia (Foto: Getty Images)Ronney  perdeu um gol incrível no primeiro tempo
da partida diante da Ucrânia (Foto: Getty Images)
Os donos da casa fizeram jus ao apoio do torcedor na Donbass Arena. Dispostos a derrubar os ingleses para ficar com a vaga na próxima fase do torneio, os ucranianos partiram para cima e mantiveram uma média de 60% de posse de bola durante toda a etapa inicial. E não foram poucas as chances de gols desperdiçadas pela equipe de Oleh Blokhin.
Mesmo com Rooney em campo pela primeira vez nesta edição da Euro, a Inglaterra tinha muitas dificuldades para superar a forte marcação da Ucrânia. O meia Konoplyanka era o responsável por articular as jogadas de meio de campo. Ora ele aparecia pela esquerda, ora pela direita. Sempre rodando a bola e tentando encontrar o companheiro mais bem colocado dentro da área inglesa.
De positivo na Inglaterra, o bom posicionamento do setor defensivo, que continha, na maioria das vezes com sucesso, as investidas da Ucrânia. A primeira chance dos donos da casa aconteceu aos seis. Garmash arriscou de fora da área, e a bola passou rente ao travessão de Hart. O English Team só foi assustar os rivais aos 28 minutos de jogo.
Ashley Young cruzou da esquerda na cabeça de Rooney. Completamente livre, o atacante do Manchester United errou feio a cabeçada e perdeu a oportunidade de colocar os ingleses em vantagem. No lance seguinte, a Ucrânia também desperdiçou uma chance. Yarmolenko recebeu pelo lado direito, deu um corte em Lescott e bateu colocado para defesa de Hart.
Gol de Rooney e lance polêmico marcam a etapa final
 A Inglaterra voltou com uma postura diferente para o segundo tempo. E logo aos dois minutos, o time comandado por Roy Hodgson abriu o marcador. Gerrard recebeu pela direita, deu um lindo corte em Yarmolenko e cruzou para a área. A zaga e o goleiro Pyatov, que deixou a bola passar, vacilaram, e Rooney, completamente livre, só teve o trabalho de tocar para a rede.
O gol deixou os ucranianos ansiosos na busca pela virada. Só um triunfo colocaria os donos da casa na próxima fase da Euro. Aos 15, quase a igualdade. Yarmolenko cruzou da esquerda e Milevskiy, em posição irregular, cabeceou para fora, de dentro da pequena área. O erro fez o torcedor chiar e pedir a entrada de Shevchenko.
No lance seguinte, dois erros da arbitragem. Aos 15, Milevskiy recebeu em posição irregular e deu um ótimo passe para Devic. O atacante invadiu a área e chutou na saída de Hart. A bola tocou no arqueiro e pouco antes de entrar foi afastada por John Terry. Apesar de a pelota ter ultrapassado a linha, a arbitragem não validou o gol (veja no vídeo acima).
O lance gerou várias reclamações do banco de reservas da Ucrânia, principalmente do técnico Oleh Blokhin. A todo instante, o treinador gesticulava com o árbitro reserva. Aos 24, Shevchenko finalmente entrou em campo, mas não mudou o panorama do jogo.
Aos 28, a Ucrânia ainda teve mais uma oportunidade. Konoplyanka arriscou de fora da área e Hart espalmou para a marca do pênalti. Lescott afastou o perigo. Rooney quase fez o segundo após cobrança de escanteio aos 29, mas Pyatov defendeu com segurança. No fim, reclamações dos ucranianos e festa dos ingleses.
inglaterra 1 x 0 ucrânia
Hart, Johnson, Terry, Lescott e Cole; Gerrard, Young, Milner (Walcott), Parker, Rooney (Chamberlain); Welbeck (Carroll) Pyatov, Selin, Rakitskiy, Tymoshchuk e Khacheridi; Garmash (Nazarenko), Gusev, Yarmolenko, Konoplyanka; Milevskiy (Butko), Devic (Shevchenko)
Técnico: Roy Hodgson Técnico:Oleh Blokhin (UKR)
Gols: Rooney, aos 2 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos:Gerrard e Cole (Inglaterra); Tymoshchuk e Shevchenko (Ucrânia)
Árbitro:Viktor Kassai (HUN)
Auxiliares:Gabor Erös (HUN) e György Ring (HUN
Local: Donbass Arena, em Donetsk (Ucrânia)

Roger acerta saída do Cruzeiro e se emociona: 'Dia de acordar do sonho'

Após dois anos e meio, meia rescinde de forma amigável com a Raposa e fala em voltar no futuro, mas em outra função

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
362 comentários
Roger não é mais jogador do Cruzeiro. Após reunião com a diretoria na Toca da Raposa II, o meia acertou a rescisão do contrato, que tinha duração até dezembro deste ano. A saída foi amigável, decidida em comum acordo com o clube.
O diretor de futebol celeste, Alexandre Mattos, agradeceu pelos dois anos e meio em que o atleta esteve no Cruzeiro. Roger se emocionou e não conteve as lágrimasna despedida.
Roger do Cruzeiro (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)Roger se emociona e chora ao se despedir do Cruzeiro (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)
- É com muito pesar que eu estou aqui hoje. É difícil tomar esta decisão. Quando vim para o Cruzeiro, tinha dito que era um sonho vestir essa camisa. Vivi intensamente esse sonho, mas, infelizmente, hoje é o dia de acordar. Vivi grandes momentos aqui. Sou muito grato ao povo mineiro, que me abraçou de maneira carinhosa. Fui muito feliz em Belo Horizonte.
Com proposta do Sport, Roger disse que ainda não decidiu sobre seu futuro. No entanto, o meia, que completa 34 anos em agosto, deixou claro que pensa em voltar ao Cruzeiro um dia.
- Tudo tem início, meio e fim. Sou um cara muito emotivo e gosto de viver minha vida com muito amor. Falamos sobre a renovação do contrato no início do ano, mas essa conversa não evoluiu. Neste tempo em que fiquei machucado, conversamos para resolver logo. Não seria justo comigo nem com o Cruzeiro ficar aqui seis meses sem poder dar meu melhor. Como passei a amar essas cores e esse clube, achamos que o melhor caminho a ser tomado seria estancar esse vínculo para que tivesse as portas do Cruzeiro sempre abertas. Quem sabe um dia volto para exercer uma outra função, já que deixo muitos amigos aqui.
Roger estreou pelo clube em fevereiro de 2010, em um clássico com o Atlético-MG. Na oportunidade, entrou no segundo tempo, fez um gol e deu passe para outro, de Leonardo Silva. O Cruzeiro venceu por 3 a 1, e o jogador agradou, de primeira, à torcida, que sempre lhe rendeu tratamento de ídolo.
Porém, problemas de relacionamento com o técnico Cuca e, principalmente, com o meia Gilberto estremeceram sua situação no clube. Os desafetos deixaram o Cruzeiro, e Roger, apoiado pelos torcedores, permaneceu.
Duas expulsões, no entanto, colocaram uma dúvida na cabeça dos cruzeirenses. Na eliminação da Taça Libertadores de 2011, diante do Once Caldas, da Colômbia, e na saída da Copa do Brasil deste ano, diante do Atlético-PR, Roger recebeu cartão vermelho por faltas duras e simulações ainda no primeiro tempo das partidas.
Pelo Cruzeiro, Roger esteve em campo em 99 jogos e fez 12 gols. Faltou muito pouco para completar a centésima partida com a camisa celeste.

Sem regras, Flamengo deixa Adriano à vontade durante o tratamento

Médico rubro-negro José Luiz Runco, responsável pela cirurgia do jogador, avisa que o clube evitará cobranças ao atacante: 'Não tem vínculo'

Por Richard Souza Rio de Janeiro
80 comentários
Adriano, Flamengo (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Adriano sorridente no Ninho do Urubu
(Foto: Maurício Val / Vipcomm)
Depois de 1h20m de uma reunião no Ninho do Urubu entre Adriano, o vice de futebol, Paulo Cesar Coutinho, o diretor de futebol do Flamengo, Zinho, o médico José Luiz Runco e Lucca, empresário do jogador, na tarde desta terça-feira, coube a Runco se pronunciar sobre a situação do atacante, que faltou a algumas sessões de fisioterapia nos últimos dias. O médico evita cobranças ao Imperador e diz que não vai estabelecer regras para o tratamento. A porta continua aberta. Cabe a Adriano decidir se vai entrar ou ficar do lado de fora.
- Não há regra. Se ele não fizer uma sessão, não vai ficar eliminado da vida. O Adriano pagou a cirurgia, foi operado num hospital usando plano de saúde próprio. Não tem vínculo. Só estamos dando satisfação, nenhuma cobrança - disse o médico.
Runco, porém, admite que, se as faltas se tornarem rotina, o caso será transmitido para a presidente Patricia Amorim, que vai decidir se o clube desiste da tentativa de recuperar o jogador.
- O que o Flamengo pode fazer se ele não cumprir o cronograma? O clube está oferecendo simplesmente a estrutura e os profissionais. A única coisa que o Flamengo poderia perguntar é se ele quer deixar o clube. Se não vem, é problema dele. O Flamengo está sendo uma casa de aluguel. Quando o inquilino não paga o aluguel, ele continua morando. Se ele faltar, a gente vai dizer, e a diretoria vai definir a atitude que irá tomar - disse.
O Flamengo está sendo uma casa de aluguel. Quando o inquilino não paga o aluguel, ele continua morando. Se ele faltar, a gente vai dizer, e a diretoria vai definir a atitude que irá tomar"
José Luiz Runco
Na reunião desta terça-feira, realizada na sala do departamento de futebol, ficou decidido que o jogador entrará numa nova fase da recuperação da cirurgia do tendão de Aquiles do pé esquerdo, realizada por Runco no dia 13 de abril.
- Tivemos uma reunião com o Adriano, com o Zinho e com o Paulo Coutinho (vice de futebol), porque o Adriano entra numa segunda etapa da reabilitação, e nessa segunda etapa vai precisar estar mais presente em termos do trabalho. Vai trabalhar em dois turnos, em alguns dias um turno. A conversa foi nesse sentido - explicou Runco.
Médico admite que jogador faltou à fisioterapia sexta-feira
Preocupado com o comportamento do jogador, que desde o dia 4 de junho faz tratamento no CT para se recuperar da cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo, Zinho telefonou para a presidente Patricia Amorim na tarde desta terça-feira e conversou sobre as faltas do jogador às sessões de fisioterapia. Conforme explica Runco, o clube prefere adotar uma postura cautelosa no momento, sem fazer cobranças a Adriano. O médico confirmou que o jogador faltou à sessão de fisioterapia sexta-feira, mas disse que o jogador se justificou ao alegar que não estava se sentindo bem.
Ele tem dois meses de operado. Se não estivesse mancando, eu seria Jesus Cristo"
José Luiz Runco
- Quem tem que ficar chateado é ele (por ter faltado à fisioterapia). Ele tem consciência do que foi feito, já sabe que a cirurgia já tem uma colocação diferente, o pé dele, a força. Ele sabe da importância. É um homem com 30 anos, sabe que é fundamental que se cuide. Se não se cuidar, não vai alcançar o objetivo dele, que é voltar a jogar futebol - disse o médico.
Na madrugada de sexta-feira, Adriano foi fotografado saindo de uma boate na Barra da Tijuca às 4h20m. É de conhecimento do Flamengo a rotina de excessos do jogador. Mesmo sem contrato, o atacante tem feito sua recuperação no CT com funcionários do Rubro-Negro e usa uniforme de treino. Runco acredita que o tratamento está no nível esperado.
- Ele tem dois meses de operado. Se não estivesse mancando, eu seria Jesus Cristo. A previsão inicial era de que antes de três meses ele não voltaria a jogar. Essa era a previsão, e ela continua. Agora, se faltar, atrasa a recuperação, e isso é ruim para ele.

STJD denunciará Luis Fabiano, e pena pode chegar a 12 partidas

Atacante será enquadrado em dois artigos do CBJD e pode também ter de pagar multa de até R$ 100 mil por ofensas a árbitro

Por Marcos Guerra e Vicente Seda São Paulo e Rio de Janeiro
127 comentários
O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, afirmou na tarde desta terça-feira que denunciará o atacante do São Paulo Luis Fabiano, que poderá receber até 12 jogos de suspensão, além de multa, pelas ofensas dirigidas ao árbitro na partida contra o Atlético-MG, no último domingo (veja vídeo ao lado). O jogador será enquadrado em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
De acordo com o que o árbitro Elmo Alves Resende Cunha colocou na súmula do jogo, Luís Fabiano disse as seguintes palavras ao receber cartão amarelo: "P..., marca só uma, seu m...! Tá inventando desde o início, é muito fraco". Este fato, para Schmitt, é suficiente para que o jogador seja enquadrado no artigo 258, que trata de desrespeito e tem pena prevista de uma a seis partidas. O artigo cita textualmente como exemplo para ato passível de punição as reclamações desrespeitosas em relação a decisões da arbitragem.
São Paulo, Luis Fabiano (Foto: Evelson de Freitas / Agência Estado)Luis Fabiano foi expulso por reclamação (Foto: Evelson de Freitas / Agência Estado)
O árbitro, contudo, relatou novas ofensas, mais graves, após ter expulsado o jogador. Para Schmitt, são dois atos separados e, por isso, podem ser encaixados em artigos diferentes. Neste caso, Luis Fabiano será denunciado pela Procuradoria-geral do STJD no artigo 243 F, que pune a seguinte infração: "Ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto".

Segundo a súmula Elmo Cunha, o atacante disse as seguintes palavras depois de receber o cartão vermelho: "Seu filho da p.., você é um v..., dá vontade de te meter soco na cara, vagabundo, te encher de pancada". A pena prevista também é de uma a seis partidas mas, como a ofensa foi contra o trio de arbitragem, o artigo prevê pena mínima de quatro jogos. Também pode ser aplicada, por este artigo, uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
- Lamentável que um jogador que tem essa alcunha de Fabuloso faça esse tipo de ofensa. Fabuloso só no campo de jogo, não no campo disciplinar. As penas podem ser acumuladas, depende do que o tribunal decidir - afirmou Schmitt.
O departamento jurídico do São Paulo aguardava o enquadramento da denúncia para se posicionar quanto ao caso. O advogado do clube responsável por cuidar de questões disciplinares, Roberto Armelin, disse que já aguardava um enquadramento pesado, uma vez que a súmula do árbitro Elmo Alves Resende Cunha relata ofensas pesadas.
- Já esperávamos uma denúncia forte, mas vamos defendê-lo e buscar uma absolvição ou, ao menos, o menor número de jogos de suspensão. Vamos fazer de tudo e mais um pouco para isso - disse o advogado.
Por estratégia, Armelin não revelou qual será a linha de defesa para o Fabuloso. Apesar de afirmar que o São Paulo brigará com todas as armas para absolver o jogador, o advogado não se mostrou muito confiante.
- Sabemos que a situação dele não é simples. Vamos estudar o caso e montar a melhor defesa. Ainda que ele seja suspenso, que volte o mais rápido possível.
O técnico do São Paulo, Émerson Leão, confirmou que o clube também punirá o jogador, que chegou a pedir desculpas em comunicado oficial, afirmando que "isso não acontecerá mais".

Veterano Gustavo Nery acerta com
o São Bernardo para a Copa Paulista

'Quero dar uma resposta positiva aos amigos e familiares', diz o lateral

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
13 comentários
O lateral-esquerdo Gustavo Nery, de 34 anos, ex-Corinthians, São Paulo, Santos, Fluminense e Inter, entre outros, foi anunciado nesta terça-feira como o novo reforço do São Bernardo, time que subiu recentemente para a elite do futebol paulista e, a partir do dia 9 de julho, disputará a Copa Paulista, competição que dá ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. O jogador será apresentado nesta quarta-feira, às 11h, em São Bernardo do Campo.
- São Bernardo do Campo me abraça há muito tempo, e jogar no clube que representa a cidade não tem preço. Quero dar uma resposta positiva aos amigos e familiares que sempre me pediram para jogar pelo clube, fazendo boas partidas e ajudando meus companheiros a conquistar importantes vitórias - declarou o jogador, que tem casa na cidade há 22 anos.
Gustavo Nery pelo Corinthians (Foto: Agência Lance)Gustavo Nery comemora gol com Carlos Alberto em 2005 (Foto: Agência Lance)
Campeão da Copa América de 2004 pela seleção brasileira, Gustavo Nery foi elogiado pelo diretor de futebol Edgard Montemor.
- O Gustavo nos procurou e demonstrou interesse e muita vontade de jogar com a camisa do São Bernardo, até porque ele está há 22 anos na cidade, tem uma história em São Bernardo do Campo. Foi comprovado pelos diversos exames realizados que ele está bem fisicamente, como os demais atletas do clube e tem tudo para dar certo.

Valdivia treina com o elenco, e retorno ao time fica mais próximo

Mago participa bem de atividade técnica nesta terça-feira, não sente dores no joelho e pode ser relacionado para decisão contra o Grêmio, na quinta

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
3 comentários
Valdivia treino do palmeiras (Foto: CESAR GRECO/FOTOARENA/AE)Valdivia treinou e pode ser a surpresa na quinta
(Foto: CESAR GRECO/FOTOARENA/AE)
O meia Valdivia pode ser a surpresa do Palmeiras no duelo decisivo contra o Grêmio, nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil. Nesta terça, o Mago participou de um treino técnico com todo o elenco e não reclamou mais das dores no joelho, que o tiraram de combate no duelo com o Vasco, domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Há três jogos fora do time, o meia tem chances de ser relacionado.
Valdivia ficou em campo durante praticamente toda a atividade, praticada sob intensa chuva na Academia de Futebol. Caso vá a campo, o Mago herda a vaga de Daniel Carvalho, que foi o responsável pela armação das jogadas nas partidas contra Atlético-MG, Grêmio e Vasco.
Um possível retorno de Valdivia daria tranquilidade ao jogador e à diretoria, que passou a receber mais sondagens de clubes do exterior desde o caso de sequestro-relâmpago que assustou o jogador, há duas semanas. O Mago está garantido no Verdão até o fim da Copa do Brasil, mas seu futuro voltará a ser discutido após a competição.

Fifa promete investir R$ 41 milhões em sustentabilidade no Brasil até 2014

Durante Rio+20, entidade, governo brasileiro e COL debatem importância do legado ambiental do Mundial de 2014 para o Brasil e para o mundo

Por Felippe Costa e Marcelo Baltar Rio de Janeiro
Comente agora
Futebol e Copa do Mundo também entraram no clima da Rio+20. Nesta terça-feira, em evento na Arena da Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Fifa fez uma apresentação sobre sustentabilidade, e usou os estádios do Mundial como exemplo de construções que adotam práticas relacionadas à preservação do meio ambiente. A entidade revelou ainda que serão investidos cerca de US$ 20 milhões (R$ 41 milhões) no país até 2014.
De acordo com Federico Addiechi, diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Fifa, o valor corresponde a 0,7% de receita total da entidade e é destinado para projetos de sustentabilidade a cada quatro anos (ciclo das Copas). No Brasil, Federico disse que algumas obras já começaram, mas que a maioria dos investimentos serão feitos entre 2013 e 2014 em projetos como: capacitação de voluntários, capacitação de gestão de estádios, desenvolvimento comunitário, reciclagem e logística de transporte.
O evento contou com um debate sobre sustentabilidade entre o secretário executivo do ministério do Esporte, Luis Fernandes, o ex-jogador e membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, Bebeto, e Federico. O diretor da Fifa falou sobre o envolvimento da entidade com a preservação do meio ambiente e explicou como a Copa do Mundo pode ajudar na questão da sustentabilidade.
- Essa é uma possiblidade de mostrar ao mundo que o esporte, o futebol, e a Copa do Mundo não estão desligado do tema sustentailidade. Temos uma séria responsabilidade e vamos ter a possibilidade de mostrar isso na Copa do Mundo. Há três décadas trabalhamos com sustentabilidade. Nas duas primeiras, admito que estavamos muito distantes, passivos. Apoiávamos a ONU, mas nao estávamos tão comprometidos. Em 2005, a ONU convidou a Fifa para se envolver mais. A Fifa foi uma das primeiras organizações esportivas a se envolver na causa. Aceitamos fazer parte da missão de fazer um futuro melhor para o Planeta. A Fifa também foi a primeira organização esportiva a criar todo um departamento para tratar de sustentabilidade. Percebemos quando começamos a trabalhar com o Brasil que precisávamos de um envolvimento ainda maior para fazer um trabalho ainda melhor dos que foram feitos nas últimas Copas do Mundo. Acredito que para termos sucesso nesse debate precisamos mostrar exemplos. Nada melhor do que usar o esporte mais popular do mundo, e é isso que estamos tentando fazer. Tenho certeza que vamos conseguir realizar uma Copa do Mundo sustentável no Brasil. É uma oportunidade de passar uma mensagem para bilhões de fãs de futebol – disse o diretor da Fifa.
Luis Fernandes, Bebeto e Federico Addiechi (Fifa), Copa do Mundo (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)Luis Fernandes, Bebeto e Federico Addiechi participam do debate (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)
Segundo a Fifa, 10 das 12 sedes da Copa de 2014 solicitaram a certificação LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental), emitida pela organização não governamental Green Building Council (GBC). Luis Fernandes ressaltou que esse será um dos grandes legados do Mundial para o Brasil e para o mundo.
- Precisamos ter uma sustentabilidade democrática e ambiental. Nossa preocupação é focar num desenvolvimento natural e integral. É uma iniciativa que casa com o esforço do governo brasileiro de promover o crescimento econômico, juntamente com a preservação ambiental. Sediar a Copa é uma oportunidade de ter os olhos do mundo voltados para o Brasil. As cidades-sede estão preocupadas com a questão ambiental. Podemos, nos preparativos para a Copa do Mundo, deixar esse legado ambiental para o Brasil e servir de exemplo para o mundo.
O LEED é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações criado pelo Green Building Council, sendo um selo de reconhecimento internacional e utilizado em mais de 130 países no mundo, inclusive no Brasil. A pontuação que varia de 40 a 110, divide o selo e;ç,;okm diferentes níveis: Básico, Silver, Gold e Platinum. Os critérios da certificação LEED no Brasil englobam seis itens: eficiência energética; uso racional da água; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; espaço sustentável; inovações e tecnologias e créditos regionais.
Ainda na Rio+20, Fifa e o COL produzirão juntos um extenso relatório de sustentabilidade de acordo com a estrutura da GRI. Além disso, para Rússia e Catar, sedes da Copa do Mundo em 2018 e 2022, respectivamente, os compromissos sociais e ambientais já foram elementos compulsórios do processo de candidatura. Ainda como resultado das iniciativas voluntárias nos estádios do Mundial brasileiro, a certificação ambiental será obrigatória na construção de todas as arenas da Copa do Mundo em solo russo e catariano.

Rafael Marques: atacante que atua no Japão está a caminho do Botafogo

Jogador, de 29 anos, defende o Omiya Ardija e é mais uma indicação de Oswaldo, assim como aconteceu com Vítor Júnior e Fellype Gabriel

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
98 comentários
Rafael Marques, Omiya Ardija, Botafogo (Foto: Agência Getty Images)Rafael Marques, do Omiya Ardija, interessa ao
Botafogo (Foto: Agência Getty Images)
O Botafogo já tem um atacante para reforçar o clube com a provável saída de Herrera e a indefinição sobre a situação de Loco Abreu, que está insatisfeito. Jogador do Omiya Ardija, do Japão, Rafael Marques tem 29 anos e está à espera da abertura da janela de transferências para acertar sua volta ao Brasil, depois de até se naturalizar turco.
Revelado pela Ponte Preta e com passagem por Palmeiras e Inter, Rafael marcou 24 gols em 81 jogos (média de 0,30) na J-League, de acordo com o site da liga japonesa.
Alto (1,90m), ele chegaria como mais um nome sugerido pelo técnico Oswaldo de Oliveira, assim como aconteceu com Vítor Júnior e Fellype Gabriel, que também conheceu em seus cinco anos de sucesso no Kashima Antlers. As negociações estão avançando, e a contratação pode ser anunciada até a semana que vem.
Hoje, além de Herrera e Loco Abreu, o Botafogo conta apenas com Vitinho e Willian como atacantes de ofício treinando com frequência entre os profissionais, ja que emprestou Alex, Caio e Jobson. Rafael atua desde 2005 fora do país e está desde 2009 no Omniya.
A janela de transferências internacionais no Brasil abre na quarta-feira e dura 30 dias. O Botafogo tenta correr para reforçar o grupo diante das perdas que estão para acontecer. O holandês Seedorf, que está de saída do Milan-ITA, e o nipo-brasileiro Túlio Tanaka, do Nagoya Grampus-JAP, estão na mira em situação parecida de espera.

Na mesa de negociações, Maicosuel, Loco e Herrera participam de treino

Comissão técnica programa coletivo com juvenil como aconteceu na semana passada, antes do confronto com o Internacional, em Porto Alegre

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
31 comentários
loco abreu botafogo maicosuel (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Loco Abreu e Maicosuel (direita) no treino do Bota
(Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
Com os nomes envolvidos cada vez mais intensamente no mercado de negociações, Herrera e Maicosuel apareceram para treinar na tarde desta terça-feira no campo anexo do Engenhão. Um dia depois de admitir a possibilidade de deixar o Botafogo por não se encaixar no esquema montado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, Loco Abreu também participou da atividade.
A comissão técnica programou um coletivo dos reservas contra o time juvenil, como aconteceu na semana passada. Loco e Maicosuel atuaram normalmente, enquanto o argentino apenas assistiu e fez um trabalho físico/recreativo, atrás de um dos gols, assim como outros jogadores que atuaram mais de 45 minutos contra o Internacional, sábado.
O zagueiro Antônio Carlos ratificou sua recuperação de um edema ósseo no joelho direito e vai voltar à equipe neste domingo, frente a Ponte Preta, no Engenhão. Jadson ainda não foi utilizado, apesar de ter calçado as chuteiras e ter estado em campo. O time escalado na movimentação foi o seguinte: Andrey, Gabriel, Antônio Carlos (Vinícius), Dória e Márcio Azevedo; Rodrigo Dantas, Jeferson (Cidinho), Elkeson e Maicosuel; Willian e Loco Abreu.
Maicosuel depende apenas de um acerto entre Lê, seu empresário, e a Udinese-ITA para deixar o Botafogo. Já Herrera espera a confirmação de uma proposta milionária de um clube dos Emirados Árabes para também concluir sua transferência.
Enquanto negocia a saída de dois jogadores, a diretoria segue em busca de reforços. Seedorf, Tanaka e Lima são nomes cotados para fechar com o clube, no meio de campo, na zaga e na lateral esquerda. Além disso, existe a busca por um volante e um atacante.
Herrera e Vitor Júnior Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Herrera e Vitor Jr jogam futevôlei, enquanto Renan agarra no treino (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

Perto de deixar o Botafogo, Herrera deve ficar fora contra a Ponte Preta

Argentino está sendo negociado com clube dos Emirados Árabes, vai viajar em breve e provavelmente desfalcará a equipe a partir de domingo

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
12 comentários
Herrera e Vitor Júnior Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Herrera segura a bola no treino do Botafogo
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
A negociação entre o Botafogo e um clube dos Emirados Árabes segue em evolução para a venda do argentino Herrera. Os dirigentes e a comissão técnica, inclusive, já trabalham com a possibilidade de o jogador não enfrentar a Ponte Preta, domingo, no Engenhão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
Herrera deve se transferir por 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 6 milhões). No entanto, o valor não irá todo para o Botafogo, já que há outras partes com divisão do percentual de direitos econômicos do atacante, que está no clube desde o início de 2010.
- Ele ainda não está vendido. Houve a proposta, e está tudo bem encaminhado, mas faltam exames e assinaturas. A negociação está em evolução. O Herrera vai viajar com uma pessoa do Botafogo, mas ainda não há data. Dependemos das passagens que serão emitidas. Mas tudo indica hoje que ele não jogue domingo - disse o gerente de futebol Anderson Barros.
Herrera, de 28 anos, vinha sendo o titular do técnico Oswaldo de Oliveira desde que Loco Abreu se apresentou para disputar uma série de jogos pela seleção do Uruguai, a partir da segunda rodada do Brasileiro. O argentino é um dos artilheiros da competição, com quatro gols.
Se o desfalque de Herrera for confirmado, a tendência é que Oswaldo escale Elkeson como atacante. O jogador já foi utilizado dessa forma em alguns treinamentos, como o desta terça-feira, e deve ser o escolhido, já que Loco Abreu se disse sem condições de atuar no esquema montado pelo treinador e vem estudando se permanece ou não no clube.

William Matheus revela paixão pelo Vasco e já pensa em ser titular

Fã de Juninho, novo reforço diz que passou a torcer pelo time por achar camisa bonita

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
11 comentários
Contratado por empréstimo junto ao Bahia até o final do ano, o lateral-esquerdo William Matheus está se sentindo em casa no Vasco. Aposta da diretoria, o jogador de 22 anos garante ser torcedor do clube. Após treinar com os companheiros pela primeira vez nesta terça-feira, ele foi apresentado e deu sua primeira coletiva ao lado do diretor-executivo Daniel Freitas. E vestindo a camisa cruz-maltina, afirmou estar ainda mais motivado pelo sentimento que trouxe da arquibancada.
- É uma emoção muito grande. Comecei a torcer pelo Vasco por conta da cruz de malta e pela camisa, que achava bonita. Até ia em alguns jogos. Mas hoje estou em um lado que é preciso esquecer a parte de torcedor e ajudar em campo - disse.
William Matheus apresentação Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Diretor de futebol Daniel Freitas apresenta o lateral William Matheus (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Fã de Juninho Pernambucano, William Matheus chegou após boas atuações pelo Bahia, campeão estadual em 2012, e já pensa em ser titular na equipe de Cristóvão Borges. Para ele, a briga na posição com Felipe e Thiago Feltri será dura.
- Juninho é um dos caras que mais admiro e tenho ele como ídolo. O Felipe também tem uma história bonita. Estou chegando agora, mas tenho certeza que quando o Feltri chegou aqui queria ser titular. Vim querendo jogar, não pensando em ser sombra. Se tiver que ficar no banco, vou ficar, respeitando todo mundo, mas vim para jogar - relatou.
William Matheus treino Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)William Matheus treinou pelo Vasco nesta terça
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Com Roberto Carlos como fonte de inspiração, William Matheus sonha alto. O principal objetivo no momento é acumular boas atuações para ser comprado pelo Vasco em definitivo no fim do ano. Para isso, ele quer usar sua versatilidade.
- Na minha posição ele foi o cara que mais admirei. Mas, além disso, quero buscar meu espaço, fazer minha história, o Vasco é um clube grande que vai me proporcionar isso. Pelo fato de ter 22 anos, tenho direito de sonhar alto. Gosto de apoiar, mas sei marcar bastante. Vou atender o que o treinador precisar com muita raça, determinação e vontade. Minha motivação está lá em cima. Chego em um grupo forte e quero vencer aqui - comentou.
William Matheus foi revelado nas categorias de base do Figueirense, chegou a ser emprestado ao Democrata de Governador Valladares e subiu ao profissional do time catarinense após boa participação na Copa São Paulo de Juniores. O jogador ainda defendeu o Bahia antes de fechar com o Vasco.

Gratos ao Vasco, Eder Luis e Fellipe Bastos prometem esforço em campo

Atacante e volante comemoram contratação pelo Vasco em definitivo e lembram importância de estabilidade

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
52 comentários
Em 2010, Fellipe Bastos e Eder Luis foram apresentados juntos como novos reforços do Vasco. Nesta terça-feira eles voltaram juntos à sala de imprensa de São Januário. Com sorriso aberto, o volante e o atacante estavam ali para falar sobre um recomeço. Comprados em definitivo junto ao Benfica, de Portugal, eles mostraram alívio e felicidade pela permanência no clube cruz-maltino.
Eder Luis e Fellipe Bastos renovação Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / globoesporte.com)Eder Luis e Fellipe Bastos comemoram permanência no Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / globoesporte.com)
Fellipe Bastos vai assinar vínculo de cinco anos de duração com o Vasco. Eder Luis ficará no clube por mais quatro anos. A estabilidade e o fim da incerteza fizeram a dupla prometer ainda mais empenho na nova trajetória.
- Era importante ter essa definição. Querendo ou não, você fica um pouco ansioso. E agora temos mais tempo para trabalhar. O Vasco nos acolheu muito bem. Como já corríamos, agora vamos correr mais. Vamos dar tudo para mostrar que o Vasco fez a escolha certa - disse Eder Luis.
Fellipe Bastos, que assim como Eder Luis estava em seu segundo contrato de empréstimo ao Vasco, lembra que a assinatura de um vínculo de cinco anos de duração representa estabilidade e tranquilidade para dar sequência numa carreira ainda em início. O volante de 22 anos afirmou que, a partir de agora, suas atuações terão como motivação o agradecimento pelo esforço do clube.
- Quando chegamos, mostramos que podíamos ficar, e o Vasco renovou nosso empréstimo, tivemos mais um ano. Hoje me sinto honrado por ficar no Vasco mais cinco anos. Espero retribuir esse esforço que o Vasco fez para nos adquirir. Quero me firmar aqui e depois buscar outros caminhos, a Seleção e tudo o que mais quiser buscar - afirmou Fellipe Bastos.
O volante, que tem uma filha de 4 meses, lembrou a importância de seguir no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu, ao lado de seus pais e mais longe das dificuldades de adaptação à Europa. E como o clima é de felicidade, o volante, que é considerado o coreógrafo oficial do Vasco, revelou que vai fazer uma coreografia em campo para celebrar permanência na Colina.
- Tem uma dança que o Romulo quer que a gente faça. Vamos esperar que eu, ele ou Eder marquemos um gol para comemorarmos - disse Fellipe Bastos.

Torcedor do Vasco, Eduardo da Silva ainda não se vê voltando ao Brasil

Nascido no Rio de Janeiro, atacante mudou-se ainda na adolescência para a Croácia e sequer atuou profissionalmente em seu país de origem

Por Victor Canedo Direto de Gdansk, Polônia
6 comentários
Eduardo da Silva croacia (Foto: Agência AFP)O vascaíno Eduardo da Silva, por enquanto, vai
continuar atuando longe do Brasil (Agência AFP)
O sobrenome não engana a ninguém: Eduardo da Silva é brasileiro de sangue e origem. Mas o Brasil pouco viu do atacante na Eurocopa 2012. Tendo entrado apenas nos fins das três partidas da Croácia, o jogador encerrou a sua participação com a seleção pela qual é naturalizado na última segunda-feira, na derrota por 1 a 0 para a Espanha, em Gdansk, pelo Grupo C. A eliminação já faz parte do passado para o ex-menino da Vila Kennedy, no Rio de Janeiro. Mas provavelmente não será agora que ele, torcedor do Vasco, voltará a seu país.
O maior temor de Eduardo é a adaptação, por mais irônico que possa parecer. O atacante deixou o Brasil cedo, em 1999. Tinha apenas 17 anos quando se mudou para Zagreb, na Croácia. De lá passou ainda pelo Arsenal, onde ficou marcado pela fratura exposta na perna esquerda, em 2008, após entrada de Martin Taylor, do Birmingham. Ele defende desde 2010 o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e tem a companhia de outros tantos brasucas.
– Seria totalmente diferente jogar no Brasil. Primeiro porque nunca passei por clube brasileiro, não conheço a mentalidade. Sei por televisão. Até mesmo o trabalho da mídia é diferente, antes de começar o jogo os repórteres já estão dentro do gramado, querendo a palavra do jogador. Não é um futebol muito físico, é mais técnico. Aqui é diferente, você dribla um jogador e tem sempre três marcando. Não sei como eu me adaptaria – disse.
Perguntado se o Vasco poderia ser um de seus destinos, Eduardo se esquivou.
eduardo da silva croácia (Foto: AP)Eduardo da Silva se mostra animado com a Croácia na Copa do Mundo de 2014 (Foto: AP)
– Tenho 29 anos, nunca se sabe. Quando eu era pequeno... Ainda hoje sou torcedor do Vasco. Mas não fanático como antes. Virei profissional e estou muito longe do Brasil e não tem mais aquele sentimento. Primeiro teria que receber uma proposta para depois pensar.
Eduardo também falou sobre a campanha croata na Euro, o fato de ter amargado o banco de reservas mesmo depois da lesão de Olic e as eliminatórias para a Copa do Mundo no Brasil, dentre outros assuntos. Confira abaixo:
Eliminação na Eurocopa
Quero dar os parabéns para as seleções espanhola e italiana pela classificação. Antes de começar o torneio, nosso pensamento era conquistar quatro pontos e, dependendo dos outros resultados, tentar a classificação. Mas infelizmente os outros resultados não deram certo. Sabíamos antes que Espanha e Itália eram favoritas do grupo e ao título da Euro. Mas acho que fizemos uma grande campanha, demos o nosso máximo. Está todo mundo de cabeça erguida, viu que foi no mínimo detalhe, nosso treinador deu apoio, estão todos orgulhosos da campanha, foi só falta de sorte. E aquele detalhe pequeno.
Derrota para a Espanha
Esperávamos nossa oportunidade, seguramos o 0 a 0 e tivemos uma grande chance de marcar no segundo tempo, com Rakitic, de cabeça. Se aquela bola entrasse, mudaria totalmente o jogo.
Eliminatórias da Copa de 2014
A Croácia já está há anos no top 10 do ranking da Fifa. Todos na Europa respeitam. Nós somos cabeças de chave nas eliminatórias para a Copa (está no Grupo A, com Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedônia e País de Gales). Somos favoritos, mas não vai ser fácil. De qualquer forma, temos grandes possibilidades de classificação.
Eduardo da Silva comemora gol do Shakhtar (Foto: Divulgação / Site Oficial)Eduardo da Silva comemora gol pelo Shakhtar. Ele
se diz bem na Ucrânia (Divulgação / Site Oficial)
Reserva na seleção
Me preparei mentalmente e fisicamente para ser titular. Mas foi uma opção do nosso treinador, bola para frente. Até fui elogiado na fase de preparação, nos amistosos que tivemos antes. Claro que esperava jogar mais, só que faz parte do futebol. O Mandzukic foi o grande destaque, teve a sua oportunidade, mereceu, deu o máximo. A única coisa que me deixa triste é que a equipe não se classificou. Não vale nada se não estamos classificados. Acho que no final das contas, quando é campeão, vice, ou cai antes, agora é que vem a análise.
Futuro na seleção da Croácia
Tem muito tempo ainda para 2014. Meu clube começou a pré-temporada, não sei nem quantos dias terei de férias. Podem ser cinco, dez no máximo... Primeiro temos que classificar para a Copa, teremos um novo técnico, com nova filosofia e até lá tudo é possível. Mas é claro que tenho vontade de estar no Brasil durante o Mundial.
Saída do Shakhtar Donetsk
Faltam ainda mais duas temporadas no Shakhtar Donetsk de contrato. Por enquanto não tem nada (transferências), eles estão satisfeitos comigo, percebi isso. Mas nunca se sabe, a janela fecha em agosto, tem muito tempo ainda.
Jogar fora da Europa
A mentalidade croata é diferente. Não temos muitos jogadores como o Brasil, que tem grandes jogadores na Europa que nem são convocados. Riqueza mesmo. O problema é que se nosso jogador, mesmo que top, for jogar na China, no Qatar, no Japão... A mídia croata olha diferente, até "tira", exclui você da seleção.

Carlos Tenorio surpreende e já treina com bola no Vasco

Atacante equatoriano queima etapas de recuperação da lesão no tendão de Aquiles e deve ter condições de jogo no final de julho

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
39 comentários
O atacante Carlos Tenorio está cada vez mais próximo de ficar à disposição do técnico Cristóvão Borges. Distribuindo sorrisos e cumprimentos, o equatoriano de 33 anos treinou com bola nesta terça-feira, em São Januário. Ele deve ter condições de jogo no final de julho, segundo os médicos do clube. A expectativa inicial era de que o retorno do atleta ficasse para setembro, mas ele vem se recuperando mais rapidamente do que o previsto.
Carlos Tenorio treino Vasco  (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Tenorio treina pela primeira vez com bola nesta terça-feira (Foto: Globoesporte.com)
Carlos Tenorio sofreu uma grave lesão no tendão de Aquiles do pé direito, no dia 3 de março. Desde então, vem fazendo tratamento no departamento médico do time da Colina. Ele chegou a atuar em outras duas ocasiões no Campeonato Carioca e uma na Taça Libertadores: estreou contra o Nacional-URU na derrota por 2 a 1, jogou contra o Bonsucesso em empate por 2 a 2 e chegou a balançar as redes contra o Olaria, machucando-se no segundo tempo do jogo em que o Vasco venceu por 2 a 0, em Moça Bonita.
Enquanto Tenorio fez seu treinamento com bola, o novo reforço William Matheus realizou um trabalho físico, o primeiro com os companheiros de Vasco. Os atletas que não começaram a partida contra o Palmeiras, no último domingo, disputaram nesta terça um jogo-treino contra a Portuguesa do Rio de Janeiro. Na equipe estava Eduardo Costa, que recentemente se recuperou de um estiramento na coxa esquerda.
A equipe começou o jogo-treino com a seguinte formação: Alessandro, Max, Douglas, Renato Silva e Thiago Feltri; Eduardo Costa, Fellipe Bastos e Chaparro; Jonathan, Wiliam Barbio e Pipico.
asco jogo-treino Portuguesa-RJ (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Vasco disputa jogo-treino contra a Portuguesa-RJ (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Vasco faz trabalho especial com sete promessas da base. Dois vão subir

Romário e Marlone estão na lista para integrar o profissional de vez a partir de julho. Jogadores deixaram de lado o recesso por fortalecimento muscular

Por André Casado e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
49 comentários
Marlone no juniores do Vasco (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)Destaque desde 2010, Marlone enfim terá espaço
no time (Foto: André Durão/GLOBOESPORTE.COM)
De olho nas próximas temporadas, o Vasco prepara as futuras apostas para o time profissional com cuidado. Desde que foi eliminado do Carioca de juniores, no início do mês, sem vencer um clássico já há dois anos, grande parte do grupo está em recesso, até a reapresentação na semana que vem. Sete jogadores, porém, fazem trabalho físico especial, em São Januário.
Entre eles estão o meia Marlone e o atacante Romário, que serão integrados de vez à equipe principal, comandada por Cristóvão Borges. Ambos têm 20 anos, estão em último ano de base e vão estourar a idade. Na agenda do segundo semestre, estão a Taça BH, o Campeonato Brasileiro sub-20 e o Torneio OPG (estadual), todos da categoria.
Os outros nomes que estão em meio a este reforço muscular com a comissão técnica do profissional são o zagueiro Luan, constantemente convocado para a Seleção sub-20, os meias Guilherme Costa e Jhon Cley e os atacantes Yago e Romarinho, filho do tetracampeão Romário. Apenas o último não foi titular dos juniores nas últimas competições.
Romarinho, aliás, foi lembrado pelo Baixinho em entrevista ao jornal "L'Équipe". Segundo ele, o jovem deixará o Vasco em breve e vai para o Barcelona B. Seu contrato vai até abril de 2013. A respeito deste assunto, o técnico Galdino garantiu não ter qualquer informação.
- Isso me pegou de surpresa. Acho difícil que o Vasco abra mão facilmente, porque é um jogador com quem contamos, que vem crescendo, tanto que foi selecionado para este trabalho de fortalecimento físico no clube. A tendência é que mais jogadores sejam usados - afirmou.
Em dificuldades financeiras, a diretoria sabe que precisa revelar talentos para compor o elenco e gerar recursos, eventualmente. Hoje, apenas os laterais Max e Dieyson, o zagueiro Jomar, os volantes Romulo e Diego Rosa, o meia Felipe e o atacante Jonathan são formados na base.
Por problemas de contrato e dinheiro, alguns nomes de destaque deixaram o clube. São exemplos o lateral Yago, o volante Muralha - ambos estão no Flamengo -, o meia Maicon Assis e o atacante Mosquito. O volante Allan jogou cem jogos, mas, como 80% de seus direitos pertenciam a investidores, o Vasco levou somente R$ 1,5 milhão dos R$ 7,5 milhões da transação.

Deco orquestra goleada do Flu e lidera parcial do Troféu Armando Nogueira

Meia luso-brasileiro dá três assistências para gol, é eleito craque da rodada #5 e, com apenas dois jogos, supera média de Juninho Pernambucano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
104 comentários
 Bastaram dois jogos no Brasileirão para Deco mostrar que o futebol apresentado no Campeonato Carioca 2012 tem grandes chances de ser repetido ao longo da competição nacional. Eleito craque do Estadual deste ano, o meia luso-brasileiro comandou a goleada do Fluminense sobre a Portuguesa por 4 a 1 (assista aos gols no vídeo ao lado), no último sábado, com passes precisos para três gols tricolores. Assim, o camisa 20 foi eleito o craque da quinta rodada, além de alcançar a melhor média de notas recebidas no Troféu Armando Nogueira (avaliadas pelos comentaristas do SporTV e por jornalistas do GLOBOESPORTE.COM). Vale ressaltar que, pelas regras da premiação, os jogadores devem ter pelo menos 40% dos jogos disputados. Com duas partidas jogadas após cinco rodadas, Deco está apto a ter sua média considerada.
Os dois jogos disputados por Deco lhe renderam a média de 7,6 pontos - já somado o bônus de 0,05 por ter sido o craque da rodada. Na segunda colocação, aparece Juninho Pernambucano, do Vasco, que liderava a primeira parcial. O meia cruz-maltino, que participou de quatro partidas, teve mais uma boa atuação, desta vez contra o Palmeiras, e manteve a alta média, com 7,38. O Top 5 do Brasileirão após cinco rodadas é completado por Jefferson, do Botafogo, com média 7,25, e a dupla colorada Leandro Damião e Dátolo, ambos com média 7.
A oportunidade de pontuar bem com média feita em apenas dois jogos ajudou o goleiro Jefferson a figurar como o melhor de sua posição. Após servir à Seleção e ficar ausente por três rodadas, o "paredão" do Botafogo pouco teve trabalho contra o Internacional. No entanto, a grande atuação diante do São Paulo na primeira rodada garantiu sua alta pontuação. Goleiro menos vazado do campeonato, Fábio, do Cruzeiro, aparece em segundo lugar. O arqueiro Felipe, do Náutico, atuou nas últimas duas partidas e ajudou o Timbu a garantir duas vitórias.
O lateral-direito Ayrton, do Coritiba, não atuou na partida contra o Atlético-GO, mas continuou absoluto na liderança de sua posição. João Paulo, da Ponte Preta, teve atuação destacada contra o Corinthians, se garantiu na seleção da rodada e, de quebra, pulou para o primeiro lugar entre os laterais que jogam pela esquerda. Entre os zagueiros, Edu Dracena, do Santos, não atuou e se manteve entre os melhores, desta vez ao lado de Werley, do Grêmio, que superou a média de Réver, do Atlético-MG.
Casemiro, do São Paulo, e Souza, do Grêmio, formam a dupla de volantes titular da seleção do Armandão. O meio-campo fica completo com os veteranos Deco e Juninho Pernambucano, líderes na média geral. O ataque fica a cargo de Alecsandro, artilheiro do Campeonato Brasileiro, e Leandro Damião, que não foi brilhante mas deu passe para o gol de Dagoberto contra o Botafogo. Desta forma, o matador colorado manteve a boa média após retornar da seleção brasileira e disputar sua segunda partida na competição.
parcial Armando Nogueira 18/06 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
É importante ressaltar que cada craque da rodada recebe um bônus de 0,05 somado à sua média geral. Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato é preciso que tenha disputado, ao menos, 40% das partidas da sua equipe no Brasileirão. A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores da Série A. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com a pontuação dos atletas no Cartola FC.

Convocado para reunião, Adriano chega mancando ao Ninho

Atacante caminha com certa dificuldade no CT e terá conversa com o médico José Luiz Runco e com o diretor de futebol do Rubro-Negro

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
22 comentários
Adriano no Ninho (Foto: richard Souza / Globoesporte.com)Adriano posa para foto com torcedores no Ninho
(Foto: richard Souza / Globoesporte.com)
Convocado para uma reunião com o diretor de futebol do Flamengo, Zinho, e com o chefe do departamento médico, José Luiz Runco, Adriano chegou ao Ninho do Urubu às 15h30m desta terça-feira. Acompanhado do seu empresário, Lucca, o jogador dirigia o carro e desceu do veículo mancando. No CT, ele conversou com alguns jogadores, especialmente Léo Moura, posou para fotos com torcedores e autografou uma camisa para um funcionário. Cerca de 20 minutos depois, o Imperador entrou na sala do departamento de futebol acompanhado pelo empresário, Zinho, Runco e o vice de futebol Paulo Cesar Coutinho.
Preocupado com o mau comportamento do jogador, que desde o dia 4 de junho faz tratamento no CT para se recuperar da cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo, Zinho fez contato telefônico com a presidente Patricia Amorim. É possível que o dirigente fale sobre o assunto e comente as recentes faltas do jogador às sessões de fisioterapia.
Na madrugada de sexta-feira, dia da falta, Adriano foi fotografado saindo de uma boate na Barra da Tijuca às 4h20m. É de conhecimento do Flamengo a rotina de excessos do jogador em meio à recuperação. Mesmo sem contrato, o atacante tem feito sua recuperação no CT com funcionários do Rubro-Negro e usa uniforme de treino.
Runco explica que, por não ter vínculo com o Flamengo, ele não precisa dar justificativas para as ausências. Mas o clube, que abriu as portas para a recuperação do jogador, pode interromper o tratamento dele caso os deslizes persistam.
Adriano no Ninho (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Adriano conversa com os jogadores do Flamengo no Ninho do Urubu (Richard Souza / Globoesporte.com)
Em abril, mês da cirurgia, José Luiz Runco informou que a previsão de retorno do Imperador aos treinos seria de pelo menos três meses. Na primeira quinzena de maio, quando ainda fazia a recuperação em casa, Adriano simplesmente sumiu de algumas sessões de fisioterapia, principalmente aos sábados e domingos. Na ocasião, também pipocavam notícias das incursões noturnas do atacante.
Esse foi o segundo procedimento realizado no tendão de Aquiles. O primeiro ocorreu há um ano, quando Adriano defendia o Corinthians. O clube paulista alegou que o jogador faltou a 67 sessões de fisioterapia e por isso sua recuperação não foi adequada. Depois disso, foi demitido por justa causa.

Arriscando português, Rich Franklin chega ao Brasil desfilando simpatia

Rival de Wanderlei Silva no UFC 147, americano volta a elogiar o adversário, mas não se importa em estragar a festa do público de Belo Horizonte

Por Adriano Albuquerque e Amanda Kestelman Belo Horizonte
80 comentários
Rich Franklin chegou ao Brasil com a missão de tentar estragar a festa de seu oponente Wanderlei Silva em seu país, na luta principal do UFC 147, em Belo Horizonte, neste sábado. No entanto, o americano não tem cara de mau e nem jeito de vilão. Sorridente e atencioso com os fãs, o ex-campeão dos médios do UFC chegou a arriscar frases em português em seu desembarque no aeroporto de Confins, na manhã desta terça-feira. Empolgado, ele voltou a falar de sua boa relação com Wanderlei e da importância de lutar na terra da família Gracie.
Rich Franklin desembarca (Foto: Adriano Albuquerque / SporTV.com)Simpático, Franklin desembarca em Belo Horizonte para o UFC 147 (Foto: Adriano Albuquerque / SporTV.com)
- Estou empolgado e com sentimentos misturados. O UFC estava em uma situação em que precisavam de um evento principal, e me chamou. Wanderlei e eu ficamos amigos desde nossa primeira luta, na Alemanha (em 2009). Nesse sentido, é meio estranho lutar com ele agora. Mas, por outro lado, são negócios e temos que fazer. Estou empolgado em estar no Brasil, que é o lugar de nascimento do MMA. Foi a família Gracie que nos apresentou o jiu-jítsu. Para minha carreira é muito importante estar aqui – disse o americano, que venceu o "Cachorro Louco" por decisão dos jurados no primeiro combate entre os dois.
Franklin começou a estudar português depois de passar uma temporada em Fortaleza, com o amigo - e também lutador - Jorge Gurgel. Apesar de ainda estar longe de ter fluência na língua, ele promete arriscar algumas palavras para os fãs brasileiros ainda dentro do octógono, na entrevista depois da luta deste fim de semana.

- Sempre que visito um país estrangeiro aprendo a dizer palavras como por favor e obrigado. Ajuda muito. Os americanos são vistos como preguiçosos que não ligam para a cultura dos outros. Um dos meus melhores amigos é brasileiro e comecei a estudar depois da minha primeira visita ao seu país. Mas quando você não pratica fica mais difícil. Depois da luta é sempre complicado, porque ficamos emocionados, mas vou tentar dizer algumas palavras em português para os fãs – completou.
O carinho dos mineiros no primeiro contato, e a amizade construída com o rival Wanderlei, no entanto, não tiram a vontade de Franklin de calar o Mineirinho. Sem lutar desde fevereiro do ano passado, quando perdeu para Forrest Griffin, o lutador deixou por um instante a simpatia de lado e mandou seu recado
- Eu prefiro fazer os brasileiros tristes a ficar triste. É preciso escolher – afirmou, ainda sorridente.
Segundo a imprensa americana, ficou combinado entre o Ultimate e os dois lutadores que Rich Franklin poderá lutar com 190 libras, cinco a mais que o limite da categoria peso-médio. A última luta do americano havia sido como meio-pesado.
O UFC 147 acontece neste sábado, no Mineirinho, em Belo Horizonte. A luta principal será o duelo entre o peso-médio Wanderlei Silva e o americano Rich Franklin, ex-campeão da categoria. O peso-pesado gaúcho Fabrício Werdum enfrenta Mike Russow no co-evento principal da noite. Pela final do reality show "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", Cezar Mutante e Sergio Moraes duelam pelos pesos-médios, enquanto Rony Jason encara Godofredo Pepey pelos penas.
UFC 147
Mineirinho (Belo Horizonte), dia 23 de junho
CARD PRINCIPAL
Wanderlei Silva x Rich Franklin
Fabricio Werdum x Mike Russow
Cezar Mutante x Serginho Moraes
Godofredo Pepey x Rony Jason
Yuri Marajó x Hacran Dias
CARD PRELIMINAR
Anistávio Gasparzinho x Rodrigo Damm
Delson Pé de Chumbo x Francisco Massaranduba
John Macapá x Hugo Wolverine
Thiago Bodão x Leonardo Macarrão
Marcos Vina x Wagner Galeto
Felipe Sertanejo x Miltinho Vieira