terça-feira, 3 de abril de 2012

Vítima de acidente aéreo, time de 87 é lembrado no estádio do Alianza

Tragédia que matou 16 jogadores é marcada em muro do Alejandro Villanueva, local da partida contra o Vasco, nesta terça-feira

Por Gustavo Rotstein Direto de Lima
O Alianza Lima vive a pior crise financeira de sua história. Mas por outro lado, tem a experiência de reagir em meio a uma tragédia. Num dos muros do Estádio Alejandro Villanueva, local da partida contra o Vasco, nesta terça-feira, torcedores pintaram uma imagem da equipe de 1987, vitimada num acidente de avião no dia 8 de dezembro daquele ano.
Pintura estádio Alianza Lima jogo Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Pintura homenageia time de 1987 no estádio do Alianza (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
A equipe retornava da cidade de Pucallpa em voo fretado após disputar uma partida pelo Campeonato Peruano, do qual era líder. Perto do aeroporto de Lima, o avião caiu no mar, e o pioloto foi o único sobrevivente. No total, morreram 43 pessoas, sendo que 16 jogadores, seis integrantes da comissão técnica, quatro auxiliares, oito torcedores, três árbitros e seis tripulantes.
Para seguir jogando pelo Campeonato Peruano, o Alianza Lima formou uma equipe composta por juniores e jogadores emprestados pelo Colo Colo, do Chile. Enfraquecido e abalado emocionalmente, o time acabou por perder a liderança, e o título de 1987 ficou com o rival Universitario.
A partida entre Alianza e Vasco inicia às 22h de Brasília (20h locais), válida pela quinta rodada do Grupo 5 da Libertadores. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Cavalos e cães reforçam segurança na partida entre Alianza e Vasco

Localizado em bairro perigoso de Lima, Estádio Alejandro Villanueva tem energia funcionando à base de geradores

Por Gustavo Rotstein Direto de Lima
Segurança estádio jogo Alianza Lima x Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Policiais fazem uso de cães na revista
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
O bairro de La Victoria é conhecido por ser um dos mais perigosos de Lima. É nele que se localiza o Estádio Alejandro Villanueva, cercado por favelas de todos os lados. Por isso, o local da partida contra o Vasco, nesta terça-feira, tem a segurança extremamente reforçada antes do confronto válido pelo Grupo 5 Libertadores.
Para auxiliar os policiais na revista a torcedores e até mesmo aqueles que trabalharão durante a partida, são utilizados cães farejadores. Cavalos também são usados pelas forças de segurança. No entanto, cambistas agem sem qualquer repreensão até mesmo ao lado dos portões do estádio.
Com o clube vivendo grave crise financeira, a luz do estádio funciona à base de geradores, que são acionados e desligados de vez em quando. Também recentemente a água foi cortada por falta de pagamento. Os jogadores do Alianza Lima estão há sete meses sem salários, e por conta da inadimplência dos dirigentes, a equipe já perdeu dois pontos no Campeonato Peruano e corre risco de rebaixamento.
Segurança estádio jogo Alianza Lima x Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Segurança do estádio também utiliza a cavalaria (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
O Vasco soma sete pontos na tabela de classificação do Grupo 5 da Libertadores, junto do líder Libertad, que leva vantagem pelos gols marcados como visitante. O Alianza é o lanterna, com apenas três pontos somados.

Problema dentário tira Juninho do clássico contra o Flamengo

Cirurgia é bem-sucedida, mas jogador só será liberado para treinar com bola na segunda-feira. Esperança é utilizá-lo contra o Nacional-URU

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Juninho Pernambucano no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Juninho disputou 11 jogos com o problema na
boca (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
O meia Juninho Pernambucano passou por uma cirurgia na boca na manhã desta terça-feira, em um consultório da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A cirurgia, que durou cerca de uma hora, foi bem-sucedida, e o jogador deixou o local tranquilo. Apesar disso, o Reizinho, ao contrário do que o Vasco esperava, não estará apto a enfrentar o Flamengo neste sábado.
O problema era mais grave do que se esperava, e o jogador terá que ficar em repouso por três dias, só voltando a fazer exercícios na sexta-feira, quando estará liberado para ficar na academia. Exercícios com bola, porém, só na segunda-feira. A expectativa agora é que ele tenha condições de encarar o Nacional-URU, em Montevidéu, na quinta-feira (dia 12), pela última rodada do Grupo 5 da Libertadores.
- A cirurgia correu bem. Ele está bem. Ele tinha uma fratura na boca que o levou a ter que substituir um dente. Estava em um processo agudo, e foi preciso esperar a ação dos antibióticos. Para o jogo do fim de semana, não terá condição. Para a próxima semana, só esperando para ver como ele vai se recuperar - afirmou o médico Mario Groisman, que fez a cirurgia em Juninho.
Juninho estava com problema na boca desde o jogo contra o Nacional-URU, o primeiro do Vasco nesta Libertadores, no dia 8 de fevereiro. Na partida, ele recebeu uma pancada que tirou do lugar um implante no maxilar. Desde então, disputou 11 partidas com uma proteção na boca para evitar que agravasse o problema.
Segundo médico, Juninho demorou a realizar a cirurgia
pois sua boca ainda estava com
uma inflamação, esperando
a ação dos remédios
Ele vai desfalcar a equipe pela segunda vez em um jogo fora de casa pela Libertadores, já que não havia enfrentado o Libertad-PAR. Na ocasião, o argumento foi um planejamento da preparação física.
O motivo para a demora em realizar a cirurgia foi, segundo o Dr. Groisman, a inflamação aguda que surgiu no local. Devido a isso, foi necessário aguardar a ação dos remédios para só depois mexer no dente.
- Ele estava com uma inflamação aguda, ou seja, estava com muito pus. Não se pode mexer no dente assim porque corre o risco de aumentar o problema. Esperamos a ação dos remédios para abrir o maxilar, fazer a limpeza e raspar o local. Colocamos um pino. A princípio, não terá que fazer outro procedimento.
O Vasco enfrenta o Alianza Lima às 22h desta terça-feira, pela quinta rodada do Grupo 5.

Dinamite confessa poucas memórias de sua atuação no campo do Alianza

Presidente do Vasco jogou no Coloso del Matute defendendo a Seleção Brasileira pela Copa América de 1975

Por Gustavo Rostein Direto de Lima, Peru
Roberto Dinamite em Lima jogo Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Roberto Dinamite em Lima para o jogo Vasco
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Para Roberto Dinamite, voltar a Lima significa mais do que acompanhar um jogo do Vasco. O presidente terá a oportunidade de revisitar o local onde disputou uma das suas primeiras partidas pela Seleção Brasileira. Em 1975, o então atacante fazia parte da equipe que venceu por 2 a 0 o Peru, pela Copa América, em jogo realizado no Estádio Alejandro Villanueva, também conhecido como Coloso del Matute, casa do Alianza Lima, adversário do time cruz-maltino nesta terça-feira, pela Libertadores.
No entanto, as lembranças não estão muito vivas daquele dia 4 de outubro de 1975, quando o estádio do Alianza tinha pouco menos de um ano de inauguração. Dinamite confessa que tem poucas recordações da partida na qual entrou no segundo tempo, no lugar de Campos, autor do segundo gol brasileiro. O primeiro foi de Meléndez contra, após chute de Zé Carlos.
- Para falar a verdade, não lembro muito desse jogo - disse Dinamite, que chegou a Lima no fim da noite da última segunda-feira.
Apesar da vitória, a Seleção Brasileira comandada por Osvaldo Brandão não seguiu na Copa América, que naquele ano foi disputada sem sede fixa. No jogo de ida, a equipe perdeu por 3 a 1 no Mineirão – com Roberto Dinamite de titular – e foi eliminada no sorteio. O Peru terminou por ser campeão da competição.
selecao1978_Toninho, Leão, Oscar, Amaral, Batista, Rodrigues Neto, Gil, Roberto Dinamite, Toninho Cerezzo, Jorge Mendonça e Dirceu (Foto: Ag. Estado)Seleção Brasileira: Toninho, Leão, Oscar, Amaral, Batista, Rodrigues Neto. Agachados: Gil, Roberto Dinamite, Toninho Cerezo, Jorge Mendonça e Dirceu (Foto: Ag. Estado)

De olho na vaga antecipada, Vasco encara um Alianza Lima em crise

Mesmo no Peru, time cruz-maltino entra em campo nesta terça com sonho de garantir classificação para as oitavas de final da Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COM Lima
Alecsandro no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Alecsandro é arma de ataque do Vasco no Peru
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial Vasco da Gama)
O Vasco sabe que precisa da máxima concentração quando entrar em campo para enfrentar o Alianza Lima, nesta terça-feira, na capital peruana, no Estádio Alejandro Villanueva, às 22h de Brasília. Afinal, uma vitória fora de casa poderá significar a classificação antecipada para as oitavas de final da Libertadores. No entanto, terá pela frente um adversário em crise, que pode usar a situação para se motivar - ou facilitar a tarefa vascaína, mostrando abatimento.
Para garantir a vaga antecipada no Grupo 5, o Vasco, além de bater o Alianza, precisará torcer por uma vitória do Libertad-PAR sobre o Nacional-URU em Assunção, em jogo nesta quarta-feira. Os cruz-maltinos estão empatados em sete pontos com os paraguaios, que no entanto levam a melhor no critério de gols marcados fora de casa. Os uruguaios têm seis pontos, e os peruanos, três.
A lanterna do grupo é, ao que parece, o menor dos problemas do Alianza. A equipe comandada por José Soto vive uma grave crise financeira, com sete meses de salários atrasados. Por conta de suas dívidas, já perdeu dois pontos no Campeonato Peruano e deve perder outros tantos em breve, correndo sério risco de ser rebaixado. Além disso, tem visto alguns de seus principais jogadores saírem. Entre eles estão o colombiano Montaño e Ramos, titulares na partida contra o Vasco em São Januário, pelo primeiro turno.
O argentino Saul Laverni apita a partida. Ele será auxiliado por Hernán Maidana e Ernesto Uziga, também da Argentina. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.


header as escalações 2
Alianza: o técnico José Soto decidiu manter a equipe que perdeu por 1 a 0 para o Nacional do Uruguai na semana passada. Ele não fez mistério e confirmou a equipe com Libman, Carmona, Ibañez, Ascues e Corrales; González, Quinteros, Bazan, Hurtado e Arroe; Fernández.
Vasco: Cristóvão Borges preferiu não revelar a escalação. A novidade é a volta de Diego Souza, que cumpriu suspensão na partida contra o Libertad e deve estar entre os titulares. O Vasco deve entrar em campo com Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Romulo, Eduardo Costa (Nilton), Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.


quem esta fora (Foto: arte esporte)
Alianza: o atacante Charquero está machucado e não enfrenta o Vasco.
Vasco: Juninho Pernambucano, que realiza uma cirurgia dentária, é desfalque contra o Alianza. Os atacantes Carlos Tenorio (ruptura do tendão de Aquiles) e Kim (torção no joelho direito) também seguem fora.


header fique de olho 2
Alianza:
o atacante José Carlos Fernández, o Ibrahimovic peruano, atuou bem na derrota do Alianza em São Januário. Com bom posicionamento e faro de gol, promete levar perigo.
Vasco: recuperando a melhor forma após quatro meses parado por causa de uma fratura no pé esquerdo, Eder Luis começa novamente a se destacar pelo Vasco. O atacante pode ser peça importante para puxar os contra-ataques.

header o que eles disseram
José Soto, técnico do Alianza: "Temos levado nossos problemas para o campo, e isso não pode acontecer. Os jogadores querem a classificação, apesar de tudo. Espero que a torcida vá nos apoiar, gostaria de ver o estádio cheio"
Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "Num campeonato com tantas dificuldades, o time vai ficando mais forte e amadurecendo ao longo da competição. Nesta terça temos mais uma barreira, mas, cada vez que ultrapassa um obstáculo, o Vasco vai ficando mais forte. Sabemos que será um confronto difícil, mas vejo o grupo preparado"


header números e curiosidades

* Esta é a quarta vez que Alianza Lima e Vasco se enfrentam na história. Nas duas primeiras partidas, ambas válidas por amistosos e realizadas no Peru, o Vasco obteve uma vitória (6 a 1, no dia 30 de janeiro de 1960) e um empate (1 a 1, em 31 de março de 1954). Na terceira, o Vasco venceu por 3 a 2 em São Januário, pelo Grupo 5 desta Libertadores.
* O Alianza participa neste ano pela 23ª vez da Taça Libertadores. Apesar de ter chegado às oitavas de final em 2010, sendo eliminado pelo Universidad de Chile, o time peruano não costuma passar da primeira fase.
* O Vasco costuma ter dificuldades atuando como visitante na Libertadores. Ao todo, foram 28 partidas fora de casa na competição, com seis vitórias, 12 empates e dez derrotas.

header último confronto v2
Vasco e Alianza se enfrentaram pela última vez no dia 6 de março, pela segunda rodada do Grupo 5 da Libertadores. Em São Januário, o Vasco fez um jogo cheio de erros, com direito a dois pênaltis desperdiçados por Alecsandro, mas conseguiu virar para cima do rival, venceu por 3 a 2 e somou os primeiros três pontos na competição internacional. Dedé e Juninho comandaram a equipe cruz-maltina. Os dois e Ramos (contra) marcaram para o Vasco. Walter Ibáñez e Jonathan Charquero fizeram os gols do Alianza, que teve Carmona expulso no segundo tempo.

Rival do Sul-Americano de 1948 vive crise e se aproxima do amadorismo

Representante peruano no torneio conquistado pelo Vasco, Deportivo Municipal tem no currículo a formação de Jeferson Farfán e Nolberto Solano

Por Gustavo Rotstein Direto de Lima, Peru
Clube Deportivo Municipal Peru especial Vasco (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Sede do Municipal: apenas uma sala alugada
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Em 1948, o Vasco era conhecido como o Expresso da Vitória e trilhou um caminho de sucesso ao conquistar o Campeonato Sul-Americano, torneio precursor da Libertadores, realizado no Chile. Um de seus adversários foi o Deportivo Municipal, que na época contava com astros da seleção do Peru. Nesta terça-feira, a equipe cruz-maltina volta a enfrentar um time de Lima, mas enquanto os brasileiros chegam na versão Trem-Bala, em momento favorável, o clube peruano vive na penúria e disputa apenas o Torneio Distrital, competição próxima do amadorismo.
Localizada no distrito de Breña, em Lima, a sede do Deportivo Municipal se resume a uma sala alugada pela empresa privada que atualmente é responsável pela gestão do clube. As partidas são realizadas em campos emprestados. Os momentos de glória estão restritos a alguns retratos na parede e a dois troféus alocados discretamente. Numa das dezenas de imagens está o time que disputou o Sul-Americano de 1948 e perdeu por 4 a 0 para o Vasco.
Com enormes dívidas acumuladas ao longo de décadas, o Municipal perdeu pontos e foi seguidamente rebaixado. Nem mesmo a tradição e os quatro títulos nacionais conquistados (o último em 1950) foram capazes de impedir a decadência. Em 2007 a equipe ainda disputava a Primeira Divisão, mas, com salários atrasados e greves de jogadores, acabou por ser rebaixada até chegar ao último degrau.
Clube Deportivo Municipal Peru especial Vasco (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Equipe do Deportivo Municipal que enfrentou o Vasco no Sul-Americano de 1948 (Foto: Reprodução)
Adversário do Vasco nesta terça, o Alianza Lima corre o risco de ter dado início a essa trajetória. Sem pagar salários há sete meses, viu alguns de seus principais jogadores deixarem o clube e vem perdendo pontos no Campeonato Peruano por causa das dívidas.
No Deportivo Municipal, o consolo é lembrar a campanha do Sul-Americano de 1948, no qual estrelavam Drago, Mosquera e Guzmán, trio que marcou época no futebol do país.
- Aquele jogo contra o Vasco, que veio a ser o campeão, representa um dos maiores momentos da história do nosso clube. Infelizmente hoje vivemos uma época complicada, que é resultado de uma sequência de más administrações. Mas sempre lembramos o time de 1948 como um dos principais - afirmou Roberto Chumbimuni, diretor de futebol do Deportivo Municipal.
O clube também se orgulha da tradição de revelar talentos. Jeferson Farfán, que defende o Schalke 04, da Alemanha, foi o último nome de sucesso. O Municipal também tem no currículo a formação de Hugo Sotil – que atuou com Cruyff no Barcelona nos anos 70 –, Nolberto Solano e os irmãos Jorge e José Soto. O último é o técnico do Alianza Lima que nesta terça enfrenta o Vasco. Produto de um clube em crise, José Soto hoje precisa administrá-la para não deixar o time cruz-maltino fazer uma nova vítima peruana.
Clube Deportivo Municipal Peru especial Vasco (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Salão do clube exibe fotos de times do passado (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)

Barça despacha Milan com pênaltis polêmicos e novo recorde de Messi

Argentino marca dois gols em lances discutíveis e se torna o maior goleador de uma edição da Champions. Time espera por Chelsea ou Benfica na semi

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Esqueça a polêmica que envolveu as condições do gramado do San Siro na última semana: nada promete ser tão agitado nas próximas semanas como a discussão sobre os pênaltis marcados pelo holandês Björn Kuipers a favor do Barcelona nesta quarta-feira, no Camp Nou, pelo jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões. O craque Lionel Messi nada teve a ver com isso e, com dois gols e novo recorde, garantiu mais uma classificação de sua equipe às semifinais da principal competição do continente, com vitória por 3 a 1 sobre o Milan.
O argentino marcou em ambas as vezes de pênaltis discutíveis. No primeiro, ele sofreu a falta de Antonini, mas teria voltado de uma posição de impedimento - o lateral italiano, porém, se atrapalhou ao dominar a bola e cometeu a infração com o carrinho, em lance que gerou dupla interpretação (veja os melhores momentos acima). No segundo, o zagueiro Nesta acabou como vilão ao puxar a camisa de Busquets em um escanteio. Nocerino ainda pôs fogo no jogo entre os dois gols, mas Iniesta selou a vaga na etapa final.
Messi marca dol Barcelona contra o Milan (Foto: Reuters)Messi cobra o primeiro pênalti para abrir o placar: lance gerou polêmica (Foto: Reuters)
Com os dois gols, Messi tornou-se o maior artilheiro em uma edição da Champions, agora com 14, igualando-se ao brasileiro Mazzola na temporada 1962/63. Ele também ultrapassou a marca dos 50 gols na competição - tem 51 em 66 jogos - e ainda poderá ampliar a marca, já que tem pelo menos mais dois confrontos pela frente. O Barça, por sua vez, igualou o recorde do Real Madrid da década de 50 ao alcançar a semifinal pela quinta vez consecutiva.
O adversário do time de Pep Guardiola será conhecido nesta quarta-feira. Em Londres, o Chelsea receberá o Benfica com a vantagem de ter vencido por 1 a 0 no confronto em Lisboa, na última semana. Na outra chave, o Bayern de Munique derrotou o Olympique de Marselha por 2 a 0 e aguarda possivelmente pelo Real Madrid, que enfrentará o Apoel no Santiago Bernabéu, após ter vencido a partida de ida por 3 a 0.
Árbitro e, claro, Messi roubam a cena
Ibrahimovic na partida do Milan contra o Barcelona (Foto: Getty Images)Ibrahimovic tenta se livrar da marcação de Piqué:
sueco deu passe para gol de Nocerino (Foto: Getty)
Seria raro Lionel Messi ter alguém protagonista como ele em um primeiro tempo que o Barcelona marcasse duas vezes - as duas com o argentino. Mas Björn Kuipers tratou de colocar mais polêmica em um clássico já quente desde a última semana.
Foram dois pênaltis assinalados na etapa inicial. O primeiro veio aos nove minutos, quando o Barça já tomava conta do jogo e havia assustado o goleiro Abbiati em duas oportunidades, ambas com Messi - a segunda após um passe sensacional de Fàbregas que caiu no pé direito da Pulga.
O zagueiro francês Mexès saiu jogando errado e entregou o ouro para o argentino, que preferiu o toque para trás. Antonini, porém, se atrapalhou e cometeu a falta no atacante, que teria se aproveitado de uma posição de impedimento na jogada - a bola veio do próprio lateral, que cortou passe de Xavi. Na cobrança, Messi colocou no canto direito e abriu o placar.
O Milan se atrapalhava com a movimentação do setor ofensivo catalão, que alternava de posicionamento. Seedorf também tinha dificuldades em acompanhar Xavi, assim como Ambrosini. Mas bastou uma jogada organizada para os rossoneros comprovarem o temor de Guardiola. Aos 32, Ibrahimovic deu ótima enfiada para Nocerino, livre na grande área, chutar rasteiro: 1 a 1.
Messi e Fabregas comemoram gol do Barcelona contra o Milan (Foto: AP')Companheiros na base do Barcelona, Fàbregas e Messi comemoram mais um gol do Barcelona (Foto: AP')
A superioridade em campo já era evidente, mas não há como negar que o gol, que àquela altura classificava os italianos, deu novo gás aos donos da casa. Abbiati teve sua meta sufocada até o apito final e até fez um bom trabalho. Só não pôde com mais uma penalidade. Aos 39, Nesta puxou Busquets em cobrança de escanteio e viu Björn marcar a penalidade. Os italianos reclamaram, mas Messi nada tinha a ver com isso. Desta vez no canto esquerdo, o argentino anotou o seu segundo na partida, e 14º em toda a competição, igualando o recorde do brasileiro Mazzola, artilheiro na temporada 1962/63.
Iniesta amplia
Daniel Alves na partida do Barcelona contra o Milan (Foto: Reuters)Antonini e Nesta tiveram muito trabalho com o setor
ofensivo do Barcelona de Dani Alves (Foto: Reuters)
Milan e Barcelona voltaram sem substituições para a etapa final. E o panorama também não mudou. Dono da posse de bola, o time de Guardiola foi apenas colecionando mais finalizações. Aos três, em falta da entrada da área, Xavi fez Abbiati suspirar. Cinco minutos depois, porém, não houve jeito: Iniesta recebeu lançamento de Messi e deu um toque por cima para abrir uma confortável vantagem.
Precisando sair para o jogo, Allegri mexeu: pôs Aquilani e Alexandre Pato; Xavi, que não estava na melhor de suas condições, também deixou o gramado. E os visitantes encontraram espaço para oportunidades. Aos 16, Robinho roubou a bola de Piqué, avançou e concluiu para boa defesa de Valdés - o juiz, no entanto, deu um toque de mão do brasileiro. Do outro lado, a resposta veio da mesma moeda: Messi recebeu na meia-lua e entregou para Thiago Alcântara dentro da área. O brasileiro naturalizado espanhol chutou para fora.
O Milan tinha pressa, mas não conseguiu transformar sua ambição em um futebol que incomodasse de verdade o Barcelona. Alexandre Pato, que havia entrado no decorrer do segundo tempo e jogado pela primeira vez desde fevereiro, sentiu dores musculares e deu lugar a Maxi López. Não fez diferença, e graças a mais gols perdidos pelo Barça no fim, o placar não se transformou em goleada.
barcelona 3 x 1 milan
Valdés, Daniel Alves, Piqué (Adriano), Mascherano, Puyol; Busquets, Xavi (Thiago Alcântara) e Fàbregas (Keita); Cuenca, Messi e Iniesta. Abbiati, Abate, Nesta, Mexès e Antonini; Ambrosini, Nocerino e Seedorf (Aquilani); Boateng (Pato, depois Maxi López); Robinho e Ibrahimovic.
Técnico: Josep Guardiola. Técnico: Massimiliano Allegri.
Gols: Messi, aos dez, Nocerino, aos 32, e Messi aos 40 minutos do primeiro tempo; Iniesta, aos oito minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Antonini, Nesta, Robinho, Maxi López, Nocerino e Mexès (Milan); Mascherano (Barcelona).
Estádio: Camp Nou (Barcelona). Data: 03/04/2012. Árbitro: Björn Kuipers (HOL).

Bayern elimina Olympique e mantém vivo sonho de decidir Liga em casa

Com Robben e Mario Gómez no banco, equipe de Munique derrota os franceses sem muito esforço no jogo de volta das quartas de final

Por GLOBOESPORTE.COM Munique, Alemanha
Com direito a estrelas no banco de reservas e sem muito esforço, o Bayern de Munique derrotou o Olympique por 2 a 0, confirmou sua passagem às semifinais da Liga dos Campeões e manteve vivo o sonho de disputar a final da competição em casa, na Allianz Arena, palco da partida desta terça-feira.
Para isso, a equipe bávara, que venceu graças a dois gols do atacante croata Olic, vai ter de eliminar Real Madrid ou Apoel – os dois times fazem o jogo de volta nesta quarta – na próxima fase.
Ivica Olic comemora gol do Bayern de Munique contra o Olympique (Foto: Reuters)Ivica Olic comemora 1º gol do Bayern de Munique contra o Olympique (Foto: Reuters)
Como havia vencido em Marselha por 2 a 0, o Bayern de Munique se deu ao luxo de poupar seus dois principais jogadores no torneio: o artilheiro Mario Gómez e o holandês Robben. A dupla, entretanto, não fez falta alguma.
 Jupp Heynckes técnico do Bayern de Munique com os jogadores no banco de reserva (Foto: AFP) Robben e Gómez no banco de reservas (Foto: AFP)
Olic faz dois
Logo aos 13, Ribéry fez jogada individual e cruzou na medida para o croata Olic, substituto de Gómez, dar um carrinho e colocar no fundo da rede.
Na sequencia, o goleiro Mandanda evitou que o Bayern ampliasse com Tymoshchuk, Olic e Müller fazendo defesas espetaculares.
No entanto, aos 37, não teve jeito. Ribéry, sem pena nenhuma do seu ex-clube, roubou bola no campo de defesa do Bayern, puxou contra-ataque e tabelou com Alaba. O meia foi na linha de fundo e cruzou na medida para Olic ampliar: 2 a 0.
Franck Ribery na partida do Bayern de Munique contra o Olympique (Foto: Getty Images)Ribéry teve participação decisiva nos dois gols do Bayern (Foto: Getty Images)
Bayern diminui o ritmo
Com a vantagem larga (4 a 0 somando os dois confrontos), o Bayern, que não teve o volante Schweinsteiger (suspenso), colocou o pé no freio e sofreu alguns pequenos sustos na segunda etapa. Obviamente por conta da cabeça já estar focada num provável duelo com o Real Madrid nas semifinais.
O clube espanhol venceu a partida de ida diante do Apoel por 3 a 0 e pode perder por até dois gols de diferença no Santiago Bernabéu nesta quarta-feira que, mesmo assim, avança na Champions.
BAYERN DE MUNIQUE 2 X 0 OLYMPIQUE DE MARSELHA
Neuer, Boateng, Lahm, Badstuber, Ribéry, Alaba, Gustavo, Kroos (Pranjic), Tymoshchuk, Olić (Gómez), Müller (Rafinha) Mandanda, Azpilicueta, N'Koulou, Morel, (Amalfitano) Fanni, Cheyrou, Mbia, Brandão (Gignac), Rémy (Kaboré), A.Ayew, Valbuena
Técnico: Jupp Heynckes Técnico: Didier Deschamps
Gols: Olic, aos 13 e aos 37 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Alaba (Bayern), Mbia (Olympique)
Data: 03/04/2012 Estádio: Allianz Arena (Munique, Alemanha). Árbitro: Svein Oddvar Moen(Noruega)

Brasil Afora: nem Larissa Riquelme conseguiu levantar o América-PE

Alviverde pernambucano brilhou no marketing ao trazer a musa da Copa de 2010, mas fez vergonha ao ser rebaixado no Campeonato Pernambucano

Por Chico Feitosa Recife
O América-PE iniciou o Campeonato Pernambucano na liderança. Pelo menos, no marketing, quando o clube ganhou as manchetes do Brasil e do exterior ao trazer a modelo paraguaia Larissa Riquelme para o lançamento do uniforme da temporada deste ano. Mas, quando a bola rolou, a equipe não teve a mesma categoria dentro de campo e acabou rebaixada faltando três rodadas para o fim da competição.
- Recebi ligações de rádio do Rio Grande do Sul. Vi site da Polônia e da Alemanha falando no América. Ano passado conseguimos reviver o Mequinha com Viviane Araújo. Agora, com Larissa, levamos o Alviverde para, pelo menos, todo o Brasil. E para o mundo - comemorou no dia do lançamento o presidente do clube, João Moreira.
Este ano, o América-PE chegou a ganhar reforços para a pequena torcida que ainda sobrevive amando o clube. Muitos aderiram à corrente para o clube se livrar da queda com a única intenção de poder ver Larissa Riquelme cumprir a promessa que fez no dia 12 de janeiro, quando esteve no Recife para o lançamento oficial do uniforme alviverde.
A paraguaia, que acabou se tornando também a musa do América-PE, prometeu desfilar nua pelas ruas do Recife caso o clube não fosse rebaixado.
- Por todo canto onde vou, passo pelo menos duas vezes. E se o América-PE não for rebaixado, ficarei nua - prometeu, na ocasião, mas sem revelar muitos detalhes.

Mas nem o incentivo de Larissa Riquelme deu resultado.
Larissa Riquelme - América-PE (Foto: Aldo Carneiro)Larissa Riquelme se tornou a musa do América (Foto: Aldo Carneiro)
História quase centenária e seis títulos pernambucanos
A campanha recente do clube contrasta com a história do América-PE. Fundado em abril de 1914, o clube chegou a conquistar seis títulos pernambucanos, sendo dois bicampeonatos em 1918 e 1919, além de 1921 e 1922. Os outros dois vieram em 1927 e em 1944.
Até a década de 50, o clube ainda era considerado a quarta força de Pernambuco. Tanto que jogos contra os grandes do Recife (Sport, Náutico e Santa Cruz) eram considerados clássicos. Depois disso, o clube foi caindo até passar os últimos 15 anos sem disputar a Série A1 da competição estadual.
Torcedor do América-PE (Foto: Reprodução / TV Globo)Campanha decepcionou os poucos torcedores que
ainda preserva (Foto: Reprodução / TV Globo)
A campanha deste ano foi de fazer vergonha. Em 20 rodadas, o Mequinha, como é carinhosamente chamado, conquistou apenas oito pontos, com uma única vitória e cinco empates, e foi o primeiro a cair na competição.
De acordo com um levantamento do pesquisador Carlos Celso, desde a década de 90 o América-PE não acumulava um número tão baixo de vitórias. Quando foi rebaixado em 1995, o clube disputou 37 jogos, conquistando cinco vitórias, três empates e 29 derrotas.
- Recentemente, um amigo que escreveu um livro sobre o América-PE e mantém um blog sobre o clube classificou o jogo contra o Náutico como clássico. Até os anos 50, Náutico e América já foi clássico, quando o número de vitórias era similar, mas de 60 para cá não ganhou mais. Há uma variável muito grande no gráfico, mostrando uma queda acentuada do América-PE e um crescimento muito superior para o Náutico.
O retorno à divisão de elite do Pernambucano veio, enfim, no ano passado, e por pouco o rebaixamento não ocorreu. Mas, sem poder econômico e sem campo próprio para treinar, o clube viu a temporada deste ano começar como a crônica de uma morte anunciada. Até que no dia 28 de março deste ano, o América empatou por 1 a 1 com o Araripina e foi matematicamente rebaixado, faltando ainda três rodadas para o final do Pernambucano.
Meta é voltar à Série A1 no ano do centenário
América-PE - técnico Paulo Júnior (Foto: Elton de Castro / GloboEsporte.com)Paulo Júnior começou no comando do time, mas foi
demitido por conquistar apenas um ponto
(Foto: Elton de Castro / GloboEsporte.com)
Apesar de mais uma adversidade, o presidente do clube, João Moreira, afirma que não vai desistir e que a meta é voltar à Série A1 no ano do centenário, em 2014. Para isso, ele explica que o clube vai mudar a filosofia e passar a investir em jogadores da base.
- Não tenho dúvidas de que foi uma queda, mas digo que dobramos o joelho, mas não caímos. Vamos para a briga novamente. Vamos adotar uma nova filosofia de trabalho para aproveitar a garotada do sub-20. Temos a intenção também de participar da Copa Pernambuco, este ano, que é uma competição de sub-23. Queremos valorizar o pessoal mais novo e encaixar jogadores mais experientes, com quem temos contrato até 2014.
João Moreira explicou ainda que os problemas financeiros sempre existiram na história recente do clube, mas para ele isso não foi o motivo determinante para o rebaixamento.
- Problema econômico sempre houve, mas não foi isso que provocou nossa queda. Nossa folha era equiparada à de todos os outros clubes intermediários. O problema é que criamos um plantel, mas ele não encaixou, não houve uma sinergia do grupo. Também tivemos problemas de relacionamento de atletas, e demoramos a perceber.
Centro de treinamento para o futuro
O presidente americano adiantou ainda que o clube deve fazer uma parceria com a prefeitura de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, para criar um centro de treinamento e montar uma sede na cidade.
- Estamos fechando uma parceria com Abreu e Lima. Já temos um terreno com 14 hectares, estamos finalizando o projeto do centro de treinamento e quando estiver o preto no branco, vamos fazer o lançamento. Consideramos esse projeto como o início do recomeço.
América x Belo Jardim (Foto: Pedro Costa / GloboEsporte.com)Sem campo próprio, o América-PE acabou mandando seus jogos no Ademir Cunha, em Paulista
(Foto: Pedro Costa / GloboEsporte.com)

Santos chega a Porto Alegre sob gritos histéricos das 'neymarzetes'

Time de Muricy Ramalho enfrenta o Inter, pela fase de grupos da Libertadores, na próxima quarta-feira, no Beira-Rio

Por Lucas Rizzatti Porto Alegre
Porto Alegre passou por um rápido intervalo na rivalidade Gre-Nal na tarde desta terça-feira para atestar que idolatria não tem idade, muito menos região. Cerca de 20 garotas atravessaram as mais diferentes regiões da capital gaúcha, mataram aula e enfrentaram o transporte público lotado para ver Neymar desembarcar no Aeroporto Salgado Filho junto com a delegação do Santos para a partida diante do Internacional, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), pela quinta rodada do Grupo 1 da Libertadores.

Os atletas nem chegaram a passar pelo saguão, pegando um ônibus na pista, logo após o avião aterrissar. Uma natural tristeza pela falta de contato foi rapidamente substituída pela histeria em decibeis. As "neymarzetes", afinal, só precisavam avistar o ídolo ao vivo para não pararem de gritar. Algumas soluçavam, iam aos prantos, enquanto Neymar abanava e sorria, sem alarde, antes de ingressar no ônibus que o levaria um hotel na zona norte da cidade.
neymar chegada porto alegre inter santos libertadores (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Neymar chega e abana para as fãs (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
A paixão pelo ídolo não tem idade, muito menos geografia. As gaúchas desmoronam a rivalidade centenária entre Grêmio e Inter e só vestem o preto e branco do clube santista. Caso de Suellen Chavez, 15 anos, que se diz Peixe até morrer e desafiou duas horas de ônibus, desde Viamão, cidade fronteiriça a Porto Alegre. É toda elogios ao camisa 11.
- O Neymar é especial, vai ser para sempre humilde assim - aposta.
neymar chegada porto alegre inter santos libertadores fãs (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Natascha leva o ídolo na pele
(Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
Natasha Vieira, de 16 anos, foi além das palavras. Ainda em maio de 2010, quando o Santos brigava pelo título da Copa do Brasil, tatuou no braço esquerdo as iniciais de Neymar com o símbolo do infinito acima.

Também havia espaço para as admiradoras de Ganso. Claro, em menor número. Ana Carolina, 15 anos, vestia uma camiseta com o rosto do camisa 10 e resumia a idolatria ao jogador em poucas palavras.
- Ele é muito perfeito.
Assim como tantas outras, Ana Carolina chegou cedo ao aeroporto, pelas 14h.
- Vai que eles chegam antes, né? Nem consegui dormir direito. Acordei tremendo de nervosa.
Muricy Ramalho, ao contrário, não precisa tremer. Sem desfalques, o técnico do Peixe vai com força máxima para o decisivo confronto no Beira-Rio: Rafael; Fucile, Edu Dracena, Durval e Juan; Arouca, Henrique, Ibson e Ganso; Neymar e Borges.
neymar chegada porto alegre inter santos libertadores fãs (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Ganso também é alvo de tietagem em Porto Alegre (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
No treinamento da manhã desta terça-feira, Muricy optou por trabalhar uma grande variedade de jogadas aéreas. O comandante alvinegro conversou com os jogadores durante todo o treino, buscando melhorar a movimentação ofensiva. Além das bolas aéreas, os jogadores mostraram que estão bem de finalização e nas jogadas pelas pontas.
Duas ausências foram sentidas durante o treino. O volante Adriano ficou no departamento médico, tratando dores no tornozelo direito. Já Elano, foi liberado pelo Peixa para uma audiência, no Rio de Janeiro, para resolver problemas pessoais. Apesar disso, os dois jogadores estão confirmados para o duelo e viajaram com o elenco santista.

Wanderlei e Gasparzinho dominam
as pérolas do 2º episódio do TUF

'Quando ele começa a fazer aqueles discursos, dou graças a Deus
por não estar no time dele', diz Wand sobre o rival Vitor Belfort

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Quem acompanhou o primeiro episódio do "The Ultimate Fighter - Em busca de campeões" pôde se divertir com diversas declarações curiosas dos treinadores e lutadores do reality show. O segundo não foi muito diferente, e o GLOBOESPORTE.COM selecionou as melhores pérolas do programa do último domingo. Desta vez, os destaques foram Wanderlei Silva, comandante do time verde, e o peso-leve Anistávio Gasparzinho, responsável pela alegria (para alguns) e perturbação (para outros) na casa.
Wand fez, por exemplo, análises curiosas sobre Godofredo Pepey, atleta do time adversário, e não poupou nem Vitor Belfort, treinador da equipe azul.
- Putz, cada vez ele faz uma palestra, cada vez ele faz um seminário, entendeu? - disse Wand sobre Belfort.
Confira as pérolas do segundo episódio:
- Eu não sei dormir em cima - Rony Jason ao reclamar que não queria dormir na parte de cima da beliche.
- Não vou dormir aqui, não. Sou do interior, sou meio matuto. Vou pegar esse colchão e levar lá para fora. Não quero dormir aqui, quero meu conforto - Gasparzinho também dispensa seu lugar na beliche.
- Espelho, espelho meu, existe alguém nesta casa mais bonito do que eu? - Gasparzinho ao se olhar de óculos no espelho.
- O melhor para mim foi ter ficado no (time do) Vitor, porque minha mãe adora ele. Quando ela vir isso em casa, vai ficar amarradona - Serginho Moraes mostra todo o seu contentamento por ter ficado na equipe de Belfort.
- Acabei ficando por último, só sobrou eu. O Belfort olhou com uma cara de "só sobrou esse aqui e tal"... Fiquei um pouco triste por ser carta perdida no baralho - Gasparzinho reclama de ter sido o último a ser escolhido pelos treinadores.
- O que senti na hora foi que eu não estava sendo um agrado para ele. Achei que o agrado para ele foram outros na casa. Eu apenas fui o mais simples na casa. Isso me comoveu e me deixou bastante triste. Tem gente que não me olha na casa como campeão. Eu tenho meu defeito, mas se estou aqui, é porque mereço - Gasparzinho de novo sobre a seleção dos treinadores.
- Na casa, é muito luxuoso. Não gosto muito de luxo - Gasparzinho mais uma vez dispensa o conforto da casa.
- A vaga tem que ser nossa. Cada um sabe do que precisa aqui, cada um sabe do seu potencial aqui. Aqui não tem nenhum playboy, não. Todos nós viemos do mesmo lugar. Todo mundo veio da vila, todo mundo aqui é f..., todo mundo sabe o quanto ralou para estar aqui. Não vamos cair no lenga-lenga de ninguém, não. Na hora ali é porrada - Wanderlei Silva discursa para a sua equipe.
- Sabe outra parada também? Eles não são muito inteligentes igual ao Vitor, do tipo "vamos atacar o mais fraco". Eles são meio burros. Você vê que eles são meio burros pela atitude do Wanderlei de escolher o primeiro cara em vez da primeira luta - Daniel Sarafian critica decisão de Wanderlei após o treinador do time verde ganhar o sorteio.
- Acredito que o Massaranduba bate no pescoço - Serginho Moraes crê que o mata-leão é um dos caminhos para vencer Francisco Massaranduba.
- Se ele fizer isso, eu dou um beijo na sua boca - Gasparzinho promete "prêmio" a Serginho se o colega conseguir o mata-leão em Massaranduba.
- No time deles, todos são sociáveis, respeitosos e tal. Ele é o único que passa mais marrento. Copiou o cabelo do Neymar e está se achando o Neymar - Wanderlei Silva, sobre Godofredo Pepey.
- O Galeto é, antes de tudo, um cara insistente. Vou dizer que não nasci com muitos talentos, não sou um cara talentoso, mas sou muito dedicado - Wagner Galeto faz uma autoanálise antes do combate.
- A maior expectativa que um lutador deve ter é uma só: conseguir cumprir a sua tarefa. Esperto como uma pomba, eficaz como uma serpente - Vitor Belfort dá dicas para Pepey antes da luta.
- O meu oponente não é muito metido, é mais chato. Quando ele começa a fazer aqueles discursos, dou graças a Deus por não estar no time dele. Porque... Putz, cada vez ele faz uma palestra, cada vez ele faz um seminário, entendeu? - Wanderlei Silva, sobre as declarações de Belfort.

Perícia conclui que namorada de jogador se suicidou, diz delegada

Exame inocenta o atacante Rafael Silva, da Portuguesa.
Laudos do IC apontam que adolescente se jogou de prédio em 2011

Por Kleber Tomaz Do G1 SP
Rafael Silva, atacante da Portuguesa (Foto: Ale Cabral / Futura Press)Rafael Silva, atacante da Lusa, que atualmente está
no Noroeste (Foto: Ale Cabral / Futura Press)
O conjunto de laudos feitos por peritos do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Técnico Científica de São Paulo concluiu que Flávia Anay de Lima, de 16 anos, namorada do jogador da Portuguesa Rafael Silva, de 20 anos, cometeu suicídio no ano passado ao se jogar sozinha do 15º andar do prédio onde vivia com o atacante, na Zona Leste de São Paulo. A informação foi confirmada ao G1 nesta terça-feira (3) pela delegada seccional Elisabete Sato, titular da 5ª Seccional Leste. A reportagem não conseguiu localizar os parentes da jovem ou o advogado da família dela para comentar o assunto. A assessoria de imprensa da Portuguesa informou que o atacante está atualmente emprestado ao Noroeste, em Bauru, no interior paulista, e que ele não quer comentar o caso.
- O conjunto dos laudos demonstram que ele fala a verdade, que a namorada se jogou. O laudo necroscópico também não demonstrou ter havido participação do rapaz. O laudo entende que ela se jogou - disse a delegada, que investigava o caso como morte suspeita a apurar.
- Agora a idéia é que relatemos o inquérito como suicídio.
O G1 apurou que o resultado do exame de um dos laudos informa que ocorreu uma discussão entre o casal, motivada por ciúmes, dentro do apartamento no dia 31 de julho de 2011, na Vila Carrão. O atleta chegou de carro ao edifício. Em seguida, subiu de elevador. Dez minutos depois, Flávia chegou a pé e também pegou o elevador em direção ao apartamento.
Num primeiro momento, a adolescente arremessou um objeto em direção a Rafael, atingido na cabeça - oferimento provocou um sangramento. Em seguida, a garota tentou pular da janela do quarto e o namorado a impediu, puxando-a pela camisa, que rasgou em suas mãos.
Ainda pela dinâmica interpretada pelos peritos, ela saiu do cômodo, bateu a porta e correu para a sacada na varanda. A descrição da queda confere com o que o atleta também relatou em seu depoimento à polícia. Ele afirmou ter visto Flávia de lado, com uma das pernas para fora do gradil. Em seguida, ela levantou a outra perna e se lançou de costas e caiu.
Gravações das câmeras do circuito de segurança do prédio mostram Rafael dentro do elevador depois da queda da namorada. As cenas do prédio foram gravadas às 2h27 de domingo (31). Ele havia descido para ver a jovem no chão. Após 23 minutos, Rafael entrou no elevador e parecia desesperado. Flávia já havia caído do 15º andar. Ele sai do elevador rapidamente assim que a porta se abre, anda pelo saguão e vê o corpo de Flávia caído no chão. A polícia chegou às 3h15 e constatou que Flávia estava morta.
Família da jovem
O teor dos documentos do Instituto de Criminalística inocentam o atleta, eximindo-o de qualquer responsabilidade pela morte de Flávia. Na época da morte da jovem, familiares dela disseram à Polícia Civil que ela "jamais" se mataria e levantaram suspeita de que o jogador poderia ter assassinado a namorada.
A mãe da adolescente afirmou na época que, 15 dias antes de morrer, Flávia pediu socorro.
- Ela falou assim para mim: ‘mãe, vem logo porque ele está me batendo’. Porque ele queria sair de casa, mas, pelo estado de alcoolismo dele, ela não queria deixar por medo de acontecer um acidente com ele - afirmou Luara Adriana de Lima, de 38 anos.
De acordo com o advogado Ademar Gomes, que representa a família de Flávia, os parentes relataram que a adolescente aparecia sempre machucada.
Discussão
Em entrevista ao Fantástico exibida no dia 14 de agosto do ano passado, Rafael contou o que ocorreu na madrugada do dia 31 de julho. Segundo ele, houve uma discussão que começou na porta de um bar. Flávia apareceu de surpresa.
- Parei lá e, depois de dez minutos, o cara lá que olha os carros na rua me chamou. Falou: ‘sua mulher está quebrando o seu carro’. E veio me agredir. Para evitar confusão, virei as costas. Peguei o carro e fui embora - contou.
O jogador da Portuguesa disse que a discussão continuou dentro do apartamento e que ele começou a arrumar as malas para sair de casa. Segundo Rafael, ao saber da separação, Flávia jogou uma caixa de som na cabeça dele.
- Ela chegou em casa toda eufórica, me agredindo e foi no que deu tudo nisso, que aconteceu essa fatalidade - lembrou.
Rafael Silva começou nos times de base da Portuguesa e se tornou profissional há dois anos. Na carreira, ele diz que tudo ia bem. O que não acontecia na vida pessoal.
- A Flávia tinha um ciúme muito possessivo, muito doentio. Ela discutia, levantava a voz - contou.
Questionado se perdeu a cabeça alguma vez, ele negou.
- Jamais levantei a mão para ela.
O atacante da Portuguesa disse que são dele as manchas de sangue achadas no elevador e no apartamento, inclusive as das mãos no azulejo do banheiro. De acordo com Rafael, o sangue é do ferimento na cabeça, provocado pela caixa de som. O material foi analisado pela perícia. Ele disse que não se sente culpado.
- Não me sinto culpado, não. Porque o que eu pude fazer por ela, eu fiz - alegou Rafael, que prestou depoimento em janeiro deste ano à polícia.

Luigi usa contrato de Oscar para se defender de acusação de aliciamento

Dirigente evita projetar datas para o fim do imbróglio judicial

Por Diego Guichard Porto Alegre
Acompanhado pelo presidente Giovanni Luigi, Oscar entrou no gramado do Beira-Rio às 16h45m, com roupa de uniforme. No entanto, não tem condições legais para estar em campo nesta quarta-feira contra o Santos, pela Libertadores, devido à disputa judicial com o São Paulo.
Nesta segunda-feira, o departamento jurídico do Tricolor paulista entrou com uma representação no STJD acusando o clube gaúcho de aliciamento. Luigi se baseia no contrato do jogador para se defender as acusações.
- O jogador tem contrato. Como que pode ser aliciamento? - questionou o dirigente.
Oscar e Giovanni Luigi (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Oscar e Giovanni Luigi entram juntos em campo (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)

Sem divulgar a estratégia, Luigi segue afirmando que o Inter ingressará na Justiça para tentar manter Oscar no Beira-Rio. No entanto, não há uma previsão. Não se sabe quando e se o atleta voltará a atuar pelo clube gaúcho.
- Não sei te dizer. Pode ser que dure dias, semanas – admitiu o dirigente.
Oscar é um dos principais desfalques do Inter para encarar o Santos neste quarta-feira. Com problemas musculares, Guiñazu e D’Alessandro também estão fora.
Na última semana, a diretoria do São Paulo já havia publicado em seu site oficial uma notificação formal acusando o Internacional de aliciamento por não cumprir determinação do Tribunal de Justiça do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), que voltou a considerar como válido o contrato do jogador com o clube paulista.
O vínculo de Oscar com o Tricolor tem duração até dezembro deste ano. Em junho de 2010, o atleta entrou em litígio com o clube do Morumbi e conseguiu rescindir seu contrato na Justiça, quando assinou com o Internacional. Sem atuar desde o último dia 21 de março, o jogador segue treinando normalmente com o restante do elenco colorado no Beira-Rio.

Elano e Nivea Stelmann se encontram em audiência no Rio

Jogador do Santos acionou a atriz acusando-a de divulgação de imagens impróprias dele. Advogado dela diz que o processo não vai prosseguir

Por Thales Soares Rio de Janeiro
O meia Elano e a atriz Nivea Stelmann estiveram na tarde desta terça-feira na 4ª Vara Cível do Fórum da Barra, no Rio de Janeiro, para a audiência de conciliação e instrução do processo que o jogador move contra a ex-namorada (leia a reportagem sobre o caso). Os dois tiveram um relacionamento por cerca de um ano e terminaram em julho de 2011, de forma nada amistosa. O jogador entrou na Justiça alegando que a ex teria enviado fotos com conteúdo impróprio para o Santos e para sua família. A audiência durou 20 minutos e foi a última do processo, de acordo com o advogado da atriz, João Paulo Lins e Silva.
- O processo não vai prosseguir - revelou o advogado.
Encerrada a audiência, Nivea Stelmann saiu sorridente do Fórum, mas disse apenas uma frase.
- Ficou bom para todo mundo - resumiu a atriz.
Já Elano, que esteve no Rio de Janeiro ao lado de sua mulher, Alexandra, deixou o local com semblante tenso.
- Não é hora de falar nada. Cada um vai para o seu lado e segue a vida - limitou-se a dizer o jogador.
elano e advogados (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Elano aguarda início da audiência ao lado da mulher, Alexandra (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Antes da audiência, o jogador e a atriz permaneceram durante quase 30 minutos no mesmo corredor, mas não se olharam uma vez sequer. No momento em que ela passou exatamente à frente do lugar em que ele estava sentado, Elano baixou a cabeça.
nivea stelman e advogados (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)A atriz Nivea Stelmann chega ao fórum para a audiência (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)