quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Tenorio pede união ao Vasco 2013 e diz: 'As coisas têm que ser trocadas'

Atacante reforça que deve ficar em agradecimento ao carinho da diretoria e da torcida, mostra confiança, mas também preocupação com a grave crise

Por André Casado Rio de Janeiro
20 comentários
Gaúcho e Tenório no treino do Vasco (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Tenorio e Gaúcho após treino do Vasco
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Se São Januário vive momento de incertezas quanto ao futuro, inclusive sobre a permanência de Juninho, ídolo e principal jogador do Vasco no Campeonato Brasileiro, Tenorio faz questão de segurar a barra e entrar em cena com seu rotineiro otimismo. Mas com o acúmulo das dívidas com o elenco (dois meses de atraso de salários e quatro dos direitos de imagem), sem perspectivas concretas de solução, o equatoriano também já começa a expor sua preocupação. O discurso ainda sustenta a indicação de que diretoria e torcida podem contar com ele para 2013, mas mudanças devem ser feitas com urgência para conter uma debandada.
- Falo mais pela minha parte, que é a futebolística. Mas as coisas têm que ser trocadas. É difícil, cada vez mais, mas temos que saber conviver. Todos estão aqui porque gostam do clube. Quem não gosta, não se preocupa, não estaria se esforçando e deve mudar porque vai ser preciso união. Os caras (diretoria) estão fazendo de tudo, não adianta só ficar pensando que ano que vem vai ser o mesmo - acredita o Demolidor, autor de cinco gols em 16 partidas.
A crise financeira afetou o Vasco em hora crucial da competição e tirou o clube da disputa por vaga na Libertadores pela queda de rendimento, diretamente ligada à insatisfação extracampo. Há 20 dias, Tenorio falava animado em "estrear" na próxima temporada, devido às lesões que o perseguiram. Agora, apesar do contrato em vigência, prefere a cautela.
- Não podemos antecipar as coisas, é cedo, mas acho que meu futuro é esse aí. Já disse que quero ficar pelo agradecimento ao que o Vasco fez por mim, pela torcida que me acolheu. É um desejo meu e do clube que deve se concretrizar - ponderou o equatoriano.
Na Colina, além do provável adeus a jogadores como William Matheus, Eduardo Costa, Chaparro, Pipico, Diego Rosa e William Barbio, entre término do vínculo e tentativas de empréstimo, os titulares Jonas, Juninho e Alecsandro não estão assegurados. Por outro lado, o lateral-direito Elsinho, do Figueirense, vai ser anunciado, e o clube procura ainda um lateral-esquerdo, um volante, um meia e pelo menos um atacante, em caso de o grupo ser mantido.
Para Tenorio, o espaço que a garotada que tem começado a se destacar vai ter, em especial no Campeonato Carioca, pode ser importante para os cofres posteriormente.
- É uma situação ruim que traz coisas boas. Não acredito que o time vai apostar 90% na base em 2013, mas dá para misturar com a experiência de alguns. Uma parte disso o Vasco ganharia no futuro. O Gaúcho (técnico) conhece tudo no clube, tem personalidade e vai ajudar nisso junto com o Ricardo Gomes. Nessa parte, está tudo sendo bem feito - elogiou.
Neste sábado, o Vasco enfrenta o Flamengo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, e no domingo da semana que vem, dia 2, pega o Fluminense para encerrar o Brasileirão

Vasco rejeita clima de férias antes de últimos clássicos do Brasileiro

Mesmo com equipe sem objetivos na competição, Fernando Prass ressalta importância das vitórias para o desfecho da temporada

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
5 comentários
Fernando Prass treino Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Fernando Prass promete empenho nos clássicos
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Por mais que a tabela e o ânimo da torcida digam o contrário, 2012 ainda não acabou em São Januário. Pelo menos é esse o discurso dos jogadores antes das últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro. E quando se trata de antevéspera do clássico contra o Flamengo, a intenção é ainda mais clara de mostrar que, no Vasco, a seriedade e o nível de competitividade serão altos até o fim da temporada, já que o encerramento será o duelo contra o Fluminense, atual campeão nacional.
- Não tem como dizer que é clima de férias ou de fim de festa. São dois clássicos, e independentemente do que eles somem para a competição, vamos encarar com muita seriedade. Todos aqui estão treinando e com vontade de jogar - garantiu o goleiro Fernando Prass.
O camisa 1 lembrou que o Vasco termina o ano frustrado por não ter conseguido cumprir o objetivo de ser campeão brasileiro ou nem ao menos ter garantido uma vaga na Libertadores. Por isso, ressaltou a importância de fechar a temporada vencendo dois de seus maiores rivais, o que, para ele, ajudaria a amenizar o clima que ficou em São Januário.
- Jogador de futebol é cobrado no dia a dia, seja por imprensa, torcida ou direção do clube. Mas para mim, a cobrança maior é a do próprio jogador. Em termos de competição, os dois últimos jogos não valem muita coisa. Mas a rivalidade do Vasco com Flamengo e Fluminense por si só dá a importância necessária para que não haja falta de motivação - ressaltou Prass.
 

Técnico Sorato dispensa gritaria e mantém postura da época de jogador

Há cerca de dois meses no cargo, comandante dos juniores se mostra discreto e tranquilo durante derrota para o Atlético-MG em São Januário

Por GLOBOESPORTE.COM* Rio de Janeiro
Sorato teve uma carreira agitada como jogador, num vai e vem que lhe rendeu 23 clubes no currículo. Mas carregou sempre o jeito introvertido e tranquilo. E é com esse perfil que atua em sua nova função, como treinador de juniores do Vasco: nada de gritos em excesso, gestos agressivos ou inquietação. Foi assim também durante a derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, resultado nessa quarta-feira que valeu a eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20.
A mão esquerda passa praticamente o tempo inteiro no queixo, demonstrando concentração nos lances. Quando não está erguida, para na cintura, enquanto os olhos observam o jogo. Sorato não senta no banco de reservas: assiste à partida inteira de pé, no limite da área técnica de São Januário. Às vezes, vira-se para comentar algum lance com seus auxiliares. O silêncio é, na maioria das vezes, interrompido por um "boa!" seguido de palmas - sua forma de elogiar alguma jogada dos comandados.
- Acho que temos que ter as atitudes nos momentos em que são necessárias. A gente vê o time indo para cima, até dominando o jogo, então não tem muito o que falar - justifica-se o treinador.
A identificação entre Sorato e o Vasco é antiga. Revelado nas categorias de base, o atacante teve uma estreia gloriosa nos profissionais, com dois gols sobre o grande rival Flamengo, em 1988. No ano seguinte, um dos maiores brilhos da carreira: o gol do título brasileiro, sobre o São Paulo, no Morumbi. Deixou São Januário para passar por Palmeiras, Botafogo, Fluminense e outros clubes - até se aposentar e retornar ao Vasco em uma nova aposta.
Sorato Vasco  (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Sorato em um raro momento de (não muita) gesticulação (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
Sorato está há pouco mais de dois meses no cargo e acumula eliminações no Torneio Otávio Pinto Guimarães (ficando em quinto lugar) e agora na Copa do Brasil Sub-20. Por outro lado, viu alguns de seus comandados - Marlone, Jhon Cley e Romário - serem aproveitados na equipe principal de maneira mais constante.
Antes do jogo, o ex-atacante garante que não há uma preleção teatral. Procura apenas chamar a atenção para o que foi treinado durante a semana e diz que não é preciso falar muito para motivar os atletas. Depois de perder por 1 a 0 na partida de ida, o Vasco precisaria ir para cima com o caminho mostrado por Sorato.
- Eles têm a marcação forte com os volantes, e a gente tem que explorar as laterais do campo - diz.
Com certeza ser treinador é uma situação mais difícil. Mas é algo prazeroso e empolgante"
Sorato
O olhar para o relógio é constante. Mas a tranquilidade é demonstrada até na hora da reclamação. Quando a torcida - que teve portões abertos para o jogo - protesta de um pênalti na metade do primeiro tempo, Sorato concorda. Mas sem gritos ou xingamentos: abre os braços, olha de cara feia para o árbitro e mantém o silêncio.
O adversário abre o placar pouco depois. O ex-jogador mantém a mão no queixo e observa o jogo, passando informações quase sempre para Marquinho, que atua pelo lado direito de ataque, mais perto de sua área técnica. Na volta do intervalo, é o primeiro a chegar ao banco de reservas, carregando uma prancheta.
- É apenas um campo magnético, onde marco o posicionamento do adversário, o nosso posicionamento. Não tem nada de extraordinário.
O Vasco tenta chegar ao empate seguindo as orientações de Sorato, sempre pelas laterais. As substituições vão acontecendo. Aos poucos, alguns torcedores começam a dar pitacos sobre quem deve sair ou entrar. E chamam Sorato pelo nome.
- Estou contente com essa minha função. O jogador pensa individualmente, em estar bem para jogar. E o treinador pensa no todo. Essa é uma diferença que eu vejo. E com certeza ser treinador é uma situação mais difícil. Mas é algo prazeroso e empolgante de se fazer - avalia.
Ricardo Gomes e Daniel Freitas tribuna Vasco jogo (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Ricardo Gomes e Daniel Freitas observam jogo em São Januário (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
O jogo termina com a vitória do Atlético-MG. Sorato mantém a tranquilidade de antes do jogo e faz um balanço da participação do Vasco na Copa do Brasil Sub-20.
- O saldo, acho, é positivo. Estou há 70 dias como treinador nos juniores, está muito no início do trabalho. É natural que haja uma oscilação, mas estou bastante otimista com a evolução desses garotos até agora. Uma competição desse nível é muito importante para esses garotos mais jovens ganharem experiência, para realmente começar uma adaptação a uma pressão maior.
Não há brecha para uma superstição no novo cargo. Quando é perguntado se tem algum ritual antes da partida, Sorato responde com um sorriso no rosto.
- Trabalho - resume.
* Jorge Natan, estagiário, sob a supervisão de Bernardo Ferreira

'Rei das Américas': Neymar, R49 e mais sete brasileiros concorrem

Diário uruguaio divulga lista dos candidatos ao prêmio de melhores do
ano. Campeão da Libertadores, Corinthians tem cinco representantes

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Neymar gol Brasil x Argentina (Foto: AP)Neymar concorre pelo bicampeonato (Foto: AP)
O jornal uruguaio "El País" divulgou nesta quinta-feira a lista dos concorrentes ao "Rei das Américas", premiação que elege o craque e a seleção de 2012 nos continentes. Os brasileiros novamente estão em alta, com nove representantes, entre eles Neymar, atual vencedor, e Ronaldinho Gaúcho, dono de boas atuações com o Atlético-MG.
Tite, do Corinthians, está entre os cotados como técnico junto a Luis Fernando Tena, campeão das Olimpíadas com o México, Alejandro Sabella, da Argentina, José Pekerman, da Colômbia, e Óscar Tabárez, do Uruguai. O Timão, inclusive, é o clube brasileiro com mais nomeados, muito provavelmente pela conquista inédita da Taça Libertadores da América: cinco.
A 27ª edição terminará como de costume no dia 31 de dezembro e terá a participação de mais de 200 jornalistas dos 19 países dos continentes americanos. Pela primeira vez, há uma enquete na página do diário que permitirá também o voto dos internautas.
Em 2011, Neymar superou o chileno Eduardo Vargas, atualmente no Napoli e então campeão da Copa Sul-Americana com a Universidad do Chile. O meia Paulo Henrique Ganso terminou em terceiro. No ano anterior a honraria ficou com o argentino Andrés D'Alessandro, do Internacional (veja a lista completa abaixo).
Emerson com a taça da Libertadores (Foto: EFE)Emerson com a taça da Libertadores: herói da final concorre contra o companheiro Guerrero (Foto: EFE)
Brasileiros: Rafael Cabral (Santos), Cássio (Corinthians), Durval (Santos), Juninho Pernambucano (Vasco), Ronaldinho (Atlético-MG), Lucas (São Paulo), Neymar (Santos), Emerson (Corinthians) e Tite (Corinthians).
Estrangeiros que atuam no futebol brasileiro: Pablo Guiñazu (Internacional), Victor Cáceres (Flamengo), Luis Ramírez (Corinthians), Walter Montillo (Cruzeiro), Andrés D'Alessandro (Internacional), Hernán Barcos (Palmeiras) e Paolo Guerrero (Corinthians).
Veja todos os concorrentes:
Confira todos os vencedores do 'Rei das Américas'
1986 - Antonio Alzamendi (Uruguai/River Plate-ARG)
1987 - Carlos Valderrama (Colômbia/Deportivo Cali-COL)
1988 - Rubén Paz (Uruguai/Racing-ARG)
1989 - Bebeto (Vasco)
1990 - Raúl Amarilla (Paraguai/Olimpia-PAR)
1991 - Oscar Ruggeri (Argentina/Vélez-ARG)
1992 - Raí (São Paulo)
1993 - Carlos Valderrama (Colômbia/Atlético Junior-COL)
1994 - Cafu (São Paulo)
1995 - Enzo Francescoli (Uruguai/River Plate-ARG)
1996 - José Luis Chilavert (Paraguai/Vélez-ARG)
1997 - Marcelo Salas (Chile/River Plate-ARG)
1998 - Martín Palermo (Argentina/Boca Juniors-ARG)
1999 - Javier Saviola (Argentina/River Plate-ARG)
2000 - Romário (Vasco)
2001 - Juan Román Riquelme (Argentina/Boca Juniors-ARG)
2002 - José Cardozo (Paraguai/Toluca-MEX)
2003 - Carlos Tevez (Argentina/Boca Juniors-ARG)
2004 - Carlos Tevez (Argentina/Boca Juniors-ARG)
2005 - Carlos Tevez (Argentina/Corinthians)
2006 - Matías Fernández (Chile/Colo Colo-CHI)
2007 - Salvador Cabañas (Paraguai/América do México-MEX)
2008 - Juan Sebastián Verón (Argentina/Estudiantes-ARG)
2009 - Juan Sebastián Verón (Argentina/Estudiantes-ARG)
2010 - Andrés D'Alessandro (Argentina/Internacional)
2011 - Neymar (Santos)
Goleiros: Alexander Domínguez (LDU), Rafael Cabral (Santos), Agustín Orión (Boca Juniors), Cássio (Corinthians) e Martín Silva (Olimpia).
Lateral-direito: Gino Peruzzi (Vélez), Carlos Bonet (Libertad), Neicer Reasco (LDU), Luis Advíncula (Sporting Cristal) e Matías Rodríguez (La U).
Zagueiro pela direita: Rolando Schiavi (Boca Juniors), Osvaldo González (La U), Santiago Acasiete (Cienciano), Durval (Santos) e Oswaldo Vizcarrondo (Lanús).
Zagueiro pela esquerda: Gabriel Heinze (Newell's), Aquivaldo Mosquera (América do México), Frickson Erazo (Barcelona-EQU), Seba Domínguez (Vélez) e Guillermo Burdisso (Boca Juniors).
Lateral-esquerdo: Clemente Rodríguez (Boca Juniors), Walter Ayoví (Monterrey), Juan Valencia (Atlético Nacional), Yoshimar Yotún (Sporting) e Eugenio Mena (La U).
Meia pela direita: Carlos Sánchez (River Plate), Mauricio Pereyra (Lanús), Charles Aranguiz (La U), Diego Villar (Racing) e Juninho Pernambucano (Vasco).
Meia-central: Pablo Guiñazú (Internacional), Victor Cáceres (Flamengo), Rodrigo Braña (Estudiantes) e Francisco Silva (Universidad Católica).
Meia pela esquerda: Luis Ramírez (Corinthians), Jorge Rodríguez (Jaguares), Jefferson Montero (Morelia), Walter Montillo (Cruzeiro) e Andrés D'Alessandro (Internacional).
Meia ofensivo: Ronaldinho (Atlético-MG), Álvaro Recoba (Nacional), Lucas (São Paulo), Macnelly Torres (Atlético Nacional) e Juan Román Riquelme (Boca Juniors).
Atacante 1: Neymar (Santos), Hernán Barcos (Palmeiras), Santiago Silva (Boca Juniors), Juan Manuel Olivera (Peñarol) e Marcelo Zaleyeta (Peñarol).
Atacante 2: Paolo Guerrero (Corinthians), Carlos Núñez (Liverpool), Emerson (Corinthians), Christian Benítez (América do México) e Teófilo Gutiérrez (Junior Barranquilla).
Técnico: Luis Fernando Tena (México), Alejandro Sabella (Argentina), José Pekerman, (Colômbia), Tite (Corinthians) e Óscar Tabárez (Uruguai).

Agente de Alecsandro espera fim do Brasileiro para procurar novo clube

Insatisfeito, atacante não descarta ficar, mas oferta que interesse ao Vasco pode levá-lo de São Januário. Lesionado, ele não deve mais jogar este ano

Por André Casado e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
181 comentários
Alecsandro Juninho Pernambucano vasco treino (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Como Juninho, Alecsandro pode não ir mais a
campo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Depois de desfalcar o time contra o Coritiba, Alecsandro também deve ficar fora das duas últimas rodadas do Brasileirão e pode não jogar mais pelo Vasco. O atacante é um dos titulares com chances de deixar a Colina no fim da temporada. A insatisfação com a crise financeira vivida pelo clube, que se intensificou recentemente, fez com que o jogador desse sinal verde para seu empresário procurar outro destino a partir do dia 3 de dezembro. Até agora, garante Oldegard Filho, ainda não há sondagens pelo camisa 9, mas as chances de permanência não parecem grandes.
O artilheiro cruz-maltino na competição, com dez gols, marcou apenas duas vezes no segundo turno e tem convivido com lesões - primeiro foi na coxa e, depois, na panturrilha. A ponto de o departamento médico não crer que ele entre mais em campo na temporada, a exemplo de Juninho, com  fadiga muscular.
Ao longo de 2012, porém, Alecsandro fez 58 partidas (26 gols) e segurou a barra quando não havia um substituto, já que Tenorio operou o tendão de Aquiles em fevereiro. Seu contrato vai até fevereiro de 2014, mas uma proposta que interesse às duas partes pode tirá-lo da Colina.
- Vou me movimentar no mercado para ver se fazemos uma boa colocação para o atleta e para o Vasco. Isso eu tenho certeza de que vou fazer, com a autorização do Alecsandro. Se essa situação continuar, vai ser insustentável para qualquer jogador. Tomara que encontrem uma solução logo - afirmou o agente, que aproveitou para registrar que seu cliente não pensa em acionar o clube na Justiça, como fez o meia Bernardo, por exemplo, sem sucesso.
O Vasco nunca honrou com o pagamento em dia, à exceção da época do Rodrigo Caetano, que brigava muito por isso. Por uns seis meses, o Alecsandro nunca teve problema. Depois, piorou tudo. Em uma analogia, o clube estava normal, entrou no leito, passou para a UTI e agora parece que espera a hora da morte"
Oldegard Filho, agente de Alecsandro
No início de setembro, o atacante concedeu sua última entrevista coletiva, na qual já mostrava sua chateação com o cenário sombrio. Sua declarações repercutiram muito, e Alecsandro alega que foi mal interpretado. Por isso, tem evitado a imprensa desde então. Neste meio tempo, a queda de rendimento no ataque vascaíno tornou a despertar as críticas dos torcedores.
De acordo com o empresário, é consenso entre o grupo e pessoas do meio que a saída de Rodrigo Caetano foi fundamental para que a administração perdesse o controle.
- O Vasco nunca honrou com o pagamento em dia, à exceção da época do Rodrigo Caetano, que brigava muito por isso. Por uns seis meses, o Alecsandro nunca teve problema. Foi apresentado um plano de carreira para ele, mostrando que tudo que estava sendo oferecido era em cima das receitas. O (José Hamilton) Mandarino (ex- vice de futebol, que saiu há dois meses e meio) ajudou nisso. Depois, piorou tudo. Em uma analogia, o clube estava normal, entrou no leito, passou para a UTI e agora parece que espera a hora da morte - lamentou.
Alecsandro assumiu um compromisso financeiro alto com um imóvel, e a incerteza vem lhe chateando cada dia mais. Em contrapartida, o diretor de futebol do Vasco, Daniel Freitas, diz que ainda não notou nenhuma manifestação de vontade de sair por parte do camisa 9.
- Ainda não conversei com o empresário, mas tenho falado com o Alecsandro e ele nunca manifestou qualquer tipo de insatisfação. Sempre disse que gostaria de permanecer no Vasco na próxima temporada, até porque tem contrato em vigor - frisou.

II Fight Center Combat acontece no fim de semana em Vila Velha, no ES

Evento de MMA rola na academia de mesmo nome, onde estão treinando vários atletas, entre eles Erick Silva, do UFC e Vitor Vianna, do Bellator

Por Richard Pinheiro Vila Velha, ES
Comente agora
O final de semana que se aproxima tem tudo para ser mais uma oportunidade para que novos talentos do MMA capixaba possam 'mostrar serviço' e seguir sonhando com uma chance nos maiores eventos de lutas do mundo. Acontece em Vila Velha, no Espírito Santo, a segunda edição do Fight Center Combat, iniciativa que terá combates de MMA, jiu-jitsu e kickboxing.
Bruno Silva, Gabriel Silva, irmãos de Erick Silva, além de Vitor Vianna, Augusto Nasser, Júnior Assunção  (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)Bruno Silva e Gabriel Silva, irmãos de Erick Silva, além de Vitor Vianna, Augusto Nasser, Júnior Assunção e Gabriel 'Monkilla' Siqueira em treino na academia Fight Center (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)
A promoção de MMA vai rolar na noite deste sábado, dia 24 de novembro, a partir das 19h, na academia Fight Center, que fica localizada na avenida Santa Leopoldina, Nº 635, no bairro Itapoã, em Vila Velha. Com duas lutas de kickboxing e cinco de MMA, o evento irá acontecer no mesmo local onde, recentemente, estiveram treinando dois capixabas de destaque no cenário mundial das artes marciais: o meio-médio Erick Silva, do UFC e o peso-médio do Bellator, Vitor Vianna. Além destes, outros atletas de renome, como Júnior Assunção, ex-UFC e Fábio Defendenti, do Jungle Fight, além do peso-leve Gabriel 'Monkilla' Siqueira e os irmãos de Erick Silva, Bruno e Gabriel também fazem parte da equipe que se formou para treinar na Fight Center.
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e UFC
O 2º Fight Center Combat é organizado por Fabrício Balthar e Vitor Vianna, além do técnico do lutador do Bellator, o mestre de kickboxing Augusto Nasser. Os ingressos estão sendo vendidos na recepção da própria academia, no valor de R$ 10,00 para as vendas de forma antecipada. No sábado, dia do evento, o valor da entrada sobe para R$ 15,00. A pesagem dos lutadores irá acontecer nesta sexta-feira, às 19h, na academia Fight Center, em Itapoã, Vila Velha.
Confira o card atualizado do evento:
2º Fight Center Combat
24 de novembro, em Itapoã, Vila Velha (ES)
CARD DE MMA
Peso-pena: Rafael Prata (CT Barros Fight) x Jorge Luiz Pinheiro (Fight Center)
Peso-pena: César Barros (CT Barros Fight) x Iago Ricas (Fight Center)
Peso-mosca: Brayan Marchezi (CT Barros Fight) x Igor Neves (Fight Center)
Peso-mosca: Wanderson Bianchi (CT Barros Fight) x Marcus Vinícius Motta
Peso-leve: Saulo Junior (Fight Center) x Efraim Coimbra (Pro Fight)

Com adversário definido no UFC, Erick Silva volta à XGym no sábado

Atleta capixaba vai retomar rotina de treinos no Rio de Janeiro, mas buscará técnicos específicos para cada arte marcial, como boxe, jiu-jitsu e wrestling

Por Richard Pinheiro Vila Velha, ES
Comente agora
Erick Silva (Foto: Richard Pinheiro)Erick Silva em bate-papo com a imprensa esportiva
em sua academia (Foto: Richard Pinheiro)
O lutador capixaba Erick Silva já conta os dias para sua próxima luta pelo UFC, diante do norte-americano Jay 'The Thoroughbred' Hieron, na edição 156 do evento, que acontece no dia 2 de fevereiro de 2013, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O anúncio do combate, feito na noite desta quarta-feira, pegou o atleta de surpresa e até agora foram poucas as informações que Erick conseguiu do rival estrangeiro. Mesmo sem ter um grande conhecimento do adversário, o capixaba deseja sair do octógono vitorioso para devolver a confiança aos compatriotas no seu estilo de luta.
Em bate-papo com a imprensa esportiva capixaba, realizado na tarde desta quinta, em sua academia, a Pro Fight, em Cobilândia, Vila Velha, Erick Silva confirmou que a única luta de Jay Hieron que assistiu até agora foi a última dele, na derrota para Jake Ellenberger, no UFC: Browne x Pezão, em outubro. Mesmo assim, o lutador brasileiro confia numa 'volta por cima' diante de um adversário mais velho e mais 'rodado', para ficar com a moral elevada novamente.
- Pelo que eu sei, o Jay Hieron vem do wrestling. Ainda tenho um longo caminho, onde vou estudar o jogo dele e montar a minha estretégia, junto com os meus treinadores. Na verdade qualquer luta serviria para levantar a moral, desde que eu ganhe, né. Já que eu venho de derrota, independente de contra quem eu vá lutar, eu tenho que mostrar uma boa performance, para tentar apagar a última luta que eu fiz. Dessa vez, mais do que nunca eu vou querer ganhar e da mesma forma, acho que ele também, então acho que vai ser uma boa luta.
Erick Silva (de azul) com os companheiros de treino em terras capixabas (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)Erick Silva (de azul) com os companheiros de treino em terras capixabas (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)
De malas prontas para o Rio de Janeiro, Erick Silva irá reencontrar seus treinadores e amigos na academia XGym. Com viagem marcada para este sábado, após um período de treinos mais técnicos no Espírito Santo, acompanhado de lutadores do calibre de Vitor Vianna, do Bellator, Fábio Defendenti, do Jungle Fight e Júnior Assunção, ex-UFC, o meio-médio capixaba pretende aumentar o ritmo na 'Cidade Maravilhosa' e chegar em 'ponto de bala' no evento de fevereiro. Com duas vitórias e duas derrotas na franquia de lutas, o 'Índio' continua focado em sua meta de treinos mais específicos nas diversas artes marciais que compõem o MMA.
- A princípio, a minha primeira ideia é ir pra a XGym. Estou voltando para o Rio de Janeiro agora, mas é claro que dessa vez eu vou querer fazer diferente. Algumas coisas que eu deixei de fazer na última luta, eu quero fazer agora, eu quero mudar. Quero ter professores específicos para essa luta. Vou contratar o Eric Albarracin pro wrestling, o Edelson Silva para o boxe e vou buscar professores para o muay thai e o jiu-jitsu. Mesmo assim, vou continuar com o (Josuel) Distak, como meu headcoach e o (Rogério) Camões coordenando a parte física.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Confira o card atualizado do UFC 156:
UFC 156
2 de fevereiro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL*
José Aldo x Frankie Edgar
Rashad Evans x Rogério Minotouro**
Antônio Pezão x Alistair Overeem
Erick Silva x Jay Hieron
Demian Maia x Jon Fitch **
Urijah Faber x adversário a ser definido**
**lutas ainda não anunciadas oficialmente

Lutador japonês esquece intervalo e seca ring girl

Michinori Tanaka e seu corner não foram nada sutis
Abby Poblador é famosa no PXC e arrancou suspiros até mesmo dos lutadores - Reprodução
Abby Poblador é famosa no PXC e arrancou suspiros até mesmo dos lutadores - Reprodução
Não é fácil manter a concentração dentro de um octógono de MMA. A torcida grita, seu corner te dá orientações o tempo todo e os golpes de seu adversário podem de deixar um pouco desnorteado. A vida é ainda mais difícil para o lutador Michinori Tanaka, que resolveu prestar atenção em outra coisa no intervalo de sua luta.
O japonês lutava com Russell Doane, em um evento da PXC (Pacific Xtreme Combat), nas Filipinas, no último sábado. A foto mostra que ao invés de ouvir o que seu treinador falava fora do octógono ele preferiu dar uma “conferida” na ring girl Abby Poblador, que mostrava a chamada para o terceiro round da luta.
Esta foi a 34ª edição da organização, realizada no ginásio Smart Araneta Coliseum. Não deve ter sido fácil manter o foco para o round seguinte, já que a ring girl realmente fez mais do que a plateia delirar.
O lutador não é o único com culpa no cartório, já que seu treinador também parou o que estava fazendo para dar uma olhadinha na moça.
Apesar de tudo, Tanaka conseguiu finalizar Russell Doane com um mata-leão e manteve sua invencibilidade no MMA. A vitória veio no início do terceiro round, curiosamente o round que a Abby mostrava quando foi olhada pelo japonês. Essa foi sua estreia no PXC e suas cinco outras lutas haviam sido no Shooto. Talvez por isso a surpresa do lutador ao vê-la no octógono.

Shooto monta seleção de musas para serem ring girls

Tem Panicat, ex-Panicat, dançarina e até pivô de escândalo
Carol Belli é uma das musas escolhidas para participar do Shooto – Reprodução/Band.com.br
Carol Belli é uma das musas escolhidas para participar do Shooto – Reprodução/Band.com.br
O Shooto terá um elenco de dar inveja em muitos eventos maiores de MMA, pelo menos no que diz respeito às ring girls. As musas são Aryane Steinkopf, ex-panicat; Karen Kounrouzan, dançarina do Faustão e capa da Playboy deste mês; Carol Belli, atual panicat; e Denise Rocha, o Furacão da CPI, ex-assessora parlamentar que ficou famosa por ser demitida após um vídeo íntimo ter vazado na internet.
Contratar uma musa famosa para participar do evento é um truque para chamar bastante mídia para ele, seja ela especializada ou não. O Shooto Brasil é um evento comandado pelo técnico Dedé Pederneiras.
O evento será em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson, e tem a disputa do cinturão sulamericano até 100 kg, entre Francimar Bodão, da Nova União (RJ), e Bobsap, da Barreto Team (DF). Além disso, o campeão dos leves do UFC José Aldo já confirmou presença no evento de 23 de novembro.

Dana White afirma que Spider x GSP não valerá cinturão dos meio-médios

Presidente do Ultimate revela desejo de fazer superluta em peso-combinado

Por SporTV.com Montreal, Canadá
144 comentários
Apesar da vontade da equipe de Georges St-Pierre de que a iminente superluta com o brasileiro Anderson Silva seja na categoria original do canadense, os meio-médios, o chefão do Ultimate praticamente descartou essa possibilidade. Em entrevista ao site americano ''MMA Junkie'', Dana White afirmou que acha improvável que o atual campeão dos pesos-médios possa defender outro cinturão em caso de vitória.
- Provavelmente não. Porque não sei quantas vezes Anderson poderia de fato defender esse cinturão. É mais um duelo entre peso por peso, uma luta por um legado. - disse Dana.
MONTAGEM - Anderson silva e Georges St-Pierre ufc (Foto: Agência AP)Anderson silva e Georges St-Pierre: superluta deve acontecer em 2013  (Foto: Agência AP)
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e UFC
Apesar de Anderson Silva já ter competido com 76,2kg no começo da carreira, isso foi há muito tempo atrás. O brasileiro, no entanto, jamais competiu no UFC abaixo dos 84kg, e só subiu para os meio-pesados (93kg) três vezes. Por conta disso, foi sugerido um peso intermediário entre os meio-médios e os médios - algo em torno de 79,4kg e 81,6kg.
O presidente Dana White já declarou sua intenção de fazer a superluta entre GSP e Anderson em maio de 2013. O brasileiro lutou duas vezes neste ano, nocauteando Chael Sonnen e Stephan Bonnar. St-Pierre, por sua vez, voltou de 18 meses de inatividade vencendo Carlos Condit na decisão dos jurados, no último fim de semana.

No Rio, Big John McCarthy responde críticas de Dana White à arbitragem

Principal árbitro do Ultimate diz que dirigente nunca exerceu sua função e, por isso, não conhece pressão que existe dentro do octógono

Por Marcelo Russio Rio de Janeiro
1 comentário
Dono de um currículo, segundo ele, de milhares de lutas, sendo mais de 600 somente no UFC, o árbitro Big John McCarthy é uma lenda no mundo do MMA. No Rio de Janeiro para arbitrar o torneio "Mestre do Combate", Big John parece esquecer do tempo quando fala de lutas. Com uma memória prodigiosa, de quem esteve no octógono mais famoso do mundo em momentos históricos, como a primeira derrota de BJ Penn, as duas derrotas de Georges St-Pierre e o primeiro título de Anderson Silva no UFC, o hoje veterano decreta: arbitrar no MMA é uma pressão absurda, e só quem está lá pode avaliar.
Big John, Mestre do Combate (Foto: Marcelo Russio / Globoesporte.com)Big John durante a coletiva de imprensa do Mestre do Combate (Foto: Marcelo Russio / Globoesporte.com)
Em quase 30 minutos de conversa descontraída, Big John abordou assuntos como a evolução dos atletas de MMA, a experiência de julgar e arbitrar uma luta ao mesmo tempo no Mestre do Combate, e aproveitou para responder a Dana White sobre as críticas que o presidente do UFC faz aos erros de arbitragem nos torneios de MMA.
Confira a entrevista na íntegra:
SPORTV.COM: Como é a experiência de arbitrar e julgar uma luta ao mesmo tempo?
Big John McCarthy: Eu já fiz isso antes, mas a diferença agora é que eu não tenho que preencher um cartão com as notas do lutador a cada round. Estou mais livre para julgar quem venceu a luta, e isso facilita um pouco a função. O julgamento é sobre o que acontece em toda a luta, e não em cada parte dela. Será mais fácil para mim porque saberei quem está mais castigado, quem está trabalhando melhor. Nesse sistema novo, toda a luta é julgada, e se os dois lutaram bem, é empate. Não vou precisar pegar um detalhe de uma luta equilibrada para dar um 10 a 9, quando o mais correto é o empate.
Dentro do octógono, você sabe que um lutador venceu assim que acaba a luta?
Todas as vezes. Recentemente, em Abu-Dhabi, eu arbitrei uma luta em que eu vi claramente que um lutador havia vencido, e na hora do resultado, os juízes me fizeram levantar o braço do cara que perdeu, e eu sabia que ele tinha perdido. É horrível. Fico louco quando isso acontece. As pessoas que assistem aos torneios, sendo o UFC ou não, imaginam que um lutador que vem sendo derrotado na trocação, ao levar o oponente para o chão e o segurar por cinco segundos no chão, leva vantagem na pontuação. Mas ele não fez nada ali. Não fez diferença alguma. Acho que a luta deve ser julgada baseado em quem levou mais perigo ao adversário. Na luta entre Jeff Curran e Takeya Mizagaki no WEC, em 2009, Curran ficou por baixo toda a luta, e fez um trabalho esplêndido. Mas Mizugaki conseguiu a vantagem de um ponto por round por aplicar um takedown em cada, e ficar por cima a luta toda, sem fazer mais nada. Isso, para mim, é errado. O juiz deve ser capaz de entender o esporte, e dar crédito a quem cria a ação, e não a reação.
Então você é totalmente favorável aos critérios do Mestre do Combate?
Ele é muito parecido com o do Pride, em que o primeiro round tinha dez minutos, o segundo tinha cinco minutos, e a luta como um todo era julgada. Isso quer dizer que toda luta no Pride era julgada corretamente? Não. Às vezes um lutador sabe o que juiz gosta, e atua nesse sentido. Isso sempre pode acontecer. Eu posso achar que um atleta venceu, e Rickson pode achar que outro venceu. No ringue, o árbitro vê e ouve coisas que quem está fora não vê nem ouve. Na luta entre Vitor Belfort e Tito Ortiz, o primeiro round definiria a luta, já que Vitor definitivamente venceu o segundo round, e Tito, o terceiro. Não tenho dúvida que Vitor venceu aquele primeiro round, mas dois juízes deram a vitória para Ortiz. O que deu a vitória para Vitor no primeiro round estava perto de onde toda a ação aconteceu, e ele viu e ouviu o que os lutadores fizeram realmente.
Rickson Gracie e Big John, Mestre do Combate (Foto: Marcelo Russio / Globoesporte.com)Rickson Gracie e Big John, juntos no Mestre do Combate (Foto: Marcelo Russio / Globoesporte.com)
Quão difícil é ser um árbitro? Quanta pressão existe sobre o árbitro, que precisa tomar uma decisão em um segundo?
É muito, muito difícil ser um árbitro. Quem está assistindo em casa ou na arena não tem o impacto real da luta, e sempre há alguma simpatia por esse ou aquele lutador. Como árbitros, nós não ligamos para quem está lutando. O nosso trabalho é fazer com que as regras sejam aplicadas corretamente.
Como você vê as críticas de Dana White aos árbitros? Ele se mostra muito irritado com os erros que vem acontecendo...
Dana é, antes de mais nada, um promotor de eventos, e um excelente promotor. Ele quer as melhores lutas para vender o seu produto, que é o UFC. Sempre que um árbitro comete um erro, ele fica insatisfeito, porque esse erro prejudica o seu produto. Entendo totalmente que ele fique chateado com os árbitros, mas o que precisa ser entendido é que os árbitros são humanos, e muitas coisas acontecem durante uma luta. E, apesar de Dana saber bastante de luta, ele nunca foi um árbitro. Ele não sabe como é ser o terceiro cara no octógono, e as coisas que acontecem lá dentro. Há coisas que acontecem para as quais você não está preparado, ou são tão rápidas que não dá tempo de parar a luta na hora exata. Os árbitros são humanos, e isso é parte do jogo.
Como você lida com os erros?
Eu tento aprender com eles e não cometê-los novamente. Eu cometi um erro terrível com Murilo Bustamante, o maior da minha carreira, na luta contra Matt Lindland, e eu aprendi com ele (na ocasião, Bustamante encaixou uma chave de braço, e Lindland deu tapinhas tímidos de desistência. Big John parou a luta, mas Lindland reclamou, alegando que não tinha desistido, e os dois tiveram que recomeçar o duelo. O brasileiro, então, aplicou outra finalização - uma guilhotina - e por fim conseguiu a vitória). Eu não sentei e fiquei me lamentando. Aconteceu e eu não vou errar assim de novo. É assim que se cresce como árbitro. Todos vão errar alguma hora. A diferença é você isolá-lo e não cometê-lo de novo.
Você acha que uma luta entre Georges St-Pierre e Anderson Silva seria justa? Quem seria o vencedor?
Veja bem, a minha opinião é a mesma de Dana White: Anderson Silva é o melhor lutador de todos os tempos. E Georges St-Pierre é um lutador fenomenal. Eu já arbitrei inúmeras lutas dos dois. Fui o árbitro das duas derrotas de St-Pierre - e sei que ele não estava tão bem preparado para elas - e arbitrei a estreia de Anderson Silva contra Chris Leben, e a conquista do cinturão contra Rich Franklin. Ele foi fenomenal nas duas lutas. Acabou com Leben em segundos, e destruiu Franklin. O que é preciso entender é que Anderson Silva é humano, e pode estar em um mau dia, como qualquer pessoa. Mas ele, mesmo num dia desses, consegue se superar e fazer coisas incríveis. Mas Georges sabe usar o seu wrestling, e consegue controlar seus adversários no chão. Ele pode usar isso contra o Anderson. E Anderson pode usar seus golpes contra Georges muito bem. Qualquer um dos dois pode vencer essa luta, e quem perder não poderá dizer que foi derrotado, porque são dois atletas de elite. Eu vou dizer quem vence? De jeito nenhum! Só quero ver essa luta como fã de MMA e dos dois.

SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA

Confira a programação completa do "Mestre do Combate":
EVENTO PRINCIPAL:
Vitor Miranda x Elton Monstro
COEVENTOS PRINCIPAIS:
Pety Mafort x Robert Peter
Luciano Correa Izzy x Oséias Vianna
TORNEIO SAMURAIS (RJ) X ESCORPIÕES (SP):
Peso-pesado - Fernando Camolês (RJ) x Kitnet Moura (SP)
Peso-meio-pesado - Armando Sixel (RJ) x Thiago Fernandes (SP)
Peso-médio - Gersinho Conceição (RJ) x Alexandre Sagat (SP)
Peso-meio-médio - Celso Farpado (RJ) x Udi "O Herói" Lima (SP)
Peso-leve - Jeffinho Nunes (RJ) x Glauke Eugênio (SP)

Arianny Celeste lembra início da carreira no Dia de Ação de Graças


qui, 22/11/12
por ultimmato |
categoria UFC
Nesta quinta-feira, comemora-se o feriado de Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, e a ring girl Arianny Celeste, do UFC, está celebrando sua carreira. A modelo e atriz publicou em sua conta no Twitter fotos de sua infância e adolescência. Na primeira, mostrou aos seus fãs um registro de uma competição de ginástica, uma de suas atividades favoritas na época.
- Tão divertido, eu amava competir! – escreveu Arianny.

Mais tarde, Arianny publicou algumas de suas primeiras fotos como modelo, aos 15 anos de idade. Confira abaixo:

'Vencer Rashad significa estar entre os melhores de novo', diz Minotouro

Em Uberlândia, onde deu palestra sobre saúde e bem-estar, lutador afirmou que estuda adversário e tem estratégias para vencer e entrar no Top 3

Por Felipe Santos Uberlândia, MG
6 comentários
Minotouro Uberlândia Palestra (Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)Minotouro dá palestra sobre saúde em Uberlândia
(Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)
Uma vitória de Rogério Minotouro contra Rashad Evans daqui a pouco mais de um mês, significa mais do que a confirmação de que o atleta se recuperou das derrotas para Ryan Bader e Phil Davis. Para o lutador do UFC, vencer o ex-campeão dos meio-pesados, que está entre os três melhores do mundo, o coloca no Top 3 do Ultimate. O jogador afirmou que estuda o adversário e que tem planos para o confronto do dia 2 de fevereiro.
Depois de perder duas lutas consecutivas, Rogério Minotouro superou Tito Ortiz em dezembro de 2011, no UFC 140, por nocaute técnico. Vencer o norte-americano que tem um cartel de 12 vitórias, um empate e duas derrotas no Ultimate – a última delas para o atual campeão Jon Jones no mês de abril – o colocará entre os melhores do mundo.
– É uma luta importante para conseguir manter minha recuperação e dar mais ânimo. Uma vitória desta contra Rashad, que é top três, vai me colocar entre os melhores da categoria de novo – ressaltou.
O lutador afirmou que adotou o jiu-jítsu e o boxe entre as estratégias para o confronto depois de estudar a forma como Rashed luta. Mas, o principal caminho para conquistar a vitória está em fazer a luta “por cima” e evitar cair.
– Pretendo fazer jiu-jítsu, pois o norte-americano é muito bom de queda. Vou querer jogar a luta por cima, trabalhar por baixo a parte do jiu-jítsu. Além disso, vou fazer o boxe: defesa de queda. Se puder evitar cair e puder lutar no boxe, melhor ainda. Em lutas contra adversários fortes temos que ter o plano A e o plano B na cabeça – revelou.
Minotouro comemora vitória sobre Tito Ortiz no UFC 140 (Foto: Getty Images)Minotouro comemora vitória sobre Tito Ortiz no UFC 140
(Foto: Getty Images)
Às vésperas da luta, Minotouro afirmou que muita gente tenta desconcentrá-lo. Nesta hora, o lutador afirmou que mentalizar a luta e na estratégia é a receita para entrar e vencer.
– A concentração se baseia em estar com as pessoas certas, para focar e mentalizar a luta, na tática e ficar repassando a estratégia. É como alguém que vai fazer o mortal com a motocicleta: fecha os olhos, pensar no movimento perfeito e vai. Na luta você tem que pensar nos movimentos e partir para vitória. Não pensar nela você não estará lá para vencer – concluiu.

Evento com Gasparzinho e show
do CPM 22 terá ring girls 'roqueiras'

MMA Rocks terá lutas envolvendo participantes do TUF Brasil e
apresentações da banda paulista e de um grupo de humoristas

Por SporTV.com São Paulo
18 comentários
Ring Girls MMA Rocks (Foto: Divulgação)Simone (esq.) e Kellen serão as ring girls do
MMA Rocks, em São Paulo (Fotos: Divulgação)
O MMA Rocks, que será disputado no próximo dia 8 de dezembro, em São Paulo, apresenta mais uma novidade. Depois de anunciar um evento com três atrações - lutas de MMA, show de rock e apresentação de humoristas -, a organização divulgou que as ring girls que trabalharão nos combates são fãs de MMA e rock, tudo para combinar ainda mais com a proposta do que vai ser apresentada no HSBC Brasil.
Simone Beltramini nasceu em Blumenau  (SC) e possui diversas tatuagens que demonstram o gosto pelo gênero musical. A loira também adora MMA, é fã do lutador Vitor Belfort e tem a genética privilegiada, já que sua boa forma física é natural. A bela come de tudo e começou a malhar há poucos meses. Já foi apresentadora de programas esportivos, é bicampeã catarinense de bodyboard, ama esportes radicais e revelou admiração pela banda paulista que se apresentará no evento.
- Eu adoro o CPM, é uma das minhas bandas preferidas e tem tudo a ver comigo. É a minha cara! Estou super ansiosa para agitarmos o público juntos - disse a catarinense Simone Beltramini, via assessoria de imprensa.
Ring Girls MMA Rocks (Foto: Divulgação)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A morena da dupla, Kellen Cheque, além de uma alimentação balanceada, tem a vida mais ativa na academia. A modelo pratica musculação três vezes por semana para manter tudo bem distribuído nos seus 65kg. Agora o resultado desse esforço poderá ser visto também fora das praias de São Paulo, onde a gata costuma estar presente durante os fins de semana e feriados.
Ring Girls MMA Rocks (Foto: Divulgação)
Participantes da primeira edição do TUF no Brasil, Gasparzinho Medeiros, John Macapá e Wagner Galeto seguem normalmente com suas carreiras com esperança de lutar novamente em uma edição do UFC. Os três vão enfrentar respectivamente Nilson Feijão, Francisco Cylderlan e Fernando Duarte.

Maurício Shogun decide leiloar as luvas usadas em sua última vitória

Dinheiro arrecadado vai para hospitais de Curitiba, cidade natal do lutador

Por SporTV.com Rio de Janeiro
8 comentários
  •  
mauricio shogun Herb Dean  mma ufc (Foto: Getty Images)Shogun após derrotar Brandon Vera, em agosto.
As luvas serão leiloadas (Foto: Getty Images)
Antes de enfrentar o sueco  Alexander Gustafsson, dia 8 de dezembro, no UFC: Henderson x Diaz, em Seattle, o brasileiro Maurício Shogun vai dar um exemplo de solidariedade. Com a proximidade do Natal, o meio-pesado decidiu doar as luvas que usou em sua última vitória, sobre Brandon Vera, em agosto, para um leilão que ajudará hospitais de Curitiba, sua cidade Natal.
- O crescimento do esporte nos ajuda a chegar perto do público de todas as idades. Se ajudarmos um pouco, podemos estar sempre melhorando - disse Shogun, ao site oficial do UFC.
O leilão começou nesta semana e vai até o dia 20 de dezembro. O dinheiro arrecadado vai para Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba: Hospital Santa Casa de Curitiba, Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz e Hospital e Maternidade Alto Maracanã.

Vitória de Thiago Silva no UFC Macau é revogada após doping por maconha

Diretor do Ultimate confirma punição e brasileiro permanece sem triunfos nos últimos três anos. É sua segunda vitória transformada em 'No Contest'

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
42 comentários
Thiago Silva UFC MMA (Foto: Getty Images)Thiago Silva tem agora apenas uma vitória em suas
últimas seis lutas (Foto: Getty Images)
A vitória de Thiago Silva sobre o búlgaro Stanislav Nedkov no UFC Macau está oficialmente revogada e transformada em "No Contest" (luta sem resultado), após o brasileiro ser pego por metabólicos de maconha em seu exame antidoping depois da luta. A mudança no resultado foi confirmada ao SPORTV.COM pelo diretor de assuntos regulatórios do Ultimate, Marc Ratner, através de e-mail. A alteração mantém o atleta da equipe Blackzilians sem vitórias nos últimos três anos e com apenas um triunfo em seus seis combates mais recentes, desde que iniciou a carreira com 13 vitórias consecutivas.
Por outro lado, o búlgaro Nedkov recupera sua invencibilidade. Ele venceu suas 12 primeiras lutas, incluindo um nocaute contra Luiz "Banha" Cané no UFC Rio I, em 2011, antes do combate com Thiago Silva, em que lutou bem por dois rounds, mas acabou finalizado com um kata-gatame no terceiro assalto.
SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e do UFC
Segundo Ratner, todos os lutadores do UFC Macau foram testados para doping através de um laboratório independente contratado pela organização, procedimento padrão quando o Ultimate realiza eventos fora da América do Norte, em países sem corpos regulatórios oficiais para o MMA. Pego por consumo de maconha, Thiago Silva recebeu a mesma punição que o americano Dave Herman levou por testar positivo para a mesma substância no UFC Rio III, outro evento no qual os testes foram administrados por um laboratório independente contratado pelo Ultimate.
Assim como Herman, Silva admitiu o uso de maconha e foi suspenso por seis meses, além de ser encaminhado a um programa de reabilitação de drogas. Após o encerramento da suspensão, o brasileiro deve passar num exame de drogas para receber liberação para voltar a lutar.
É a segunda vitória de Thiago Silva revogada nos últimos dois anos. Em 2011, Silva teve seu triunfo sobre Brandon Vera alterado para "No Contest" após admitir ter adulterado seu exame de urina pós-luta para esconder o uso de substâncias proibidas. Seu cartel agora aponta 14 vitórias, três derrotas e dois "No Contests".

'Rei das Américas': Neymar, R49 e mais sete brasileiros concorrem

Diário uruguaio divulga lista dos candidatos ao prêmio de melhores do
ano. Campeão da Libertadores, Corinthians tem cinco representantes

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
464 comentários
Neymar gol Brasil x Argentina (Foto: AP)Neymar concorre pelo bicampeonato (Foto: AP)
O jornal uruguaio "El País" divulgou nesta quinta-feira a lista dos concorrentes ao "Rei das Américas", premiação que elege o craque e a seleção de 2012 nos continentes. Os brasileiros novamente estão em alta, com nove representantes, entre eles Neymar, atual vencedor, e Ronaldinho Gaúcho, dono de boas atuações com o Atlético-MG.
Tite, do Corinthians, está entre os cotados como técnico junto a Luis Fernando Tena, campeão das Olimpíadas com o México, Alejandro Sabella, da Argentina, José Pekerman, da Colômbia, e Óscar Tabárez, do Uruguai. O Timão, inclusive, é o clube brasileiro com mais nomeados, muito provavelmente pela conquista inédita da Taça Libertadores da América: cinco.
A 27ª edição terminará como de costume no dia 31 de dezembro e terá a participação de mais de 200 jornalistas dos 19 países dos continentes americanos. Pela primeira vez, há uma enquete na página do diário que permitirá também o voto dos internautas.
Em 2011, Neymar superou o chileno Eduardo Vargas, atualmente no Napoli e então campeão da Copa Sul-Americana com a Universidad do Chile. O meia Paulo Henrique Ganso terminou em terceiro. No ano anterior a honraria ficou com o argentino Andrés D'Alessandro, do Internacional (veja a lista completa abaixo).
Emerson com a taça da Libertadores (Foto: EFE)Emerson com a taça da Libertadores: herói da final concorre contra o companheiro Guerrero (Foto: EFE)
Brasileiros: Rafael Cabral (Santos), Cássio (Corinthians), Durval (Santos), Juninho Pernambucano (Vasco), Ronaldinho (Atlético-MG), Lucas (São Paulo), Neymar (Santos), Emerson (Corinthians) e Tite (Corinthians).
Estrangeiros que atuam no futebol brasileiro: Pablo Guiñazu (Internacional), Victor Cáceres (Flamengo), Luis Ramírez (Corinthians), Walter Montillo (Cruzeiro), Andrés D'Alessandro (Internacional), Hernán Barcos (Palmeiras) e Paolo Guerrero (Corinthians).
Veja todos os concorrentes:
Confira todos os vencedores do 'Rei das Américas'
1986 - Antonio Alzamendi (Uruguai/River Plate-ARG)
1987 - Carlos Valderrama (Colômbia/Deportivo Cali-COL)
1988 - Rubén Paz (Uruguai/Racing-ARG)
1989 - Bebeto (Vasco)
1990 - Raúl Amarilla (Paraguai/Olimpia-PAR)
1991 - Oscar Ruggeri (Argentina/Vélez-ARG)
1992 - Raí (São Paulo)
1993 - Carlos Valderrama (Colômbia/Atlético Junior-COL)
1994 - Cafu (São Paulo)
1995 - Enzo Francescoli (Uruguai/River Plate-ARG)
1996 - José Luis Chilavert (Paraguai/Vélez-ARG)
1997 - Marcelo Salas (Chile/River Plate-ARG)
1998 - Martín Palermo (Argentina/Boca Juniors-ARG)
1999 - Javier Saviola (Argentina/River Plate-ARG)
2000 - Romário (Vasco)
2001 - Juan Román Riquelme (Argentina/Boca Juniors-ARG)
2002 - José Cardozo (Paraguai/Toluca-MEX)
2003 - Carlos Tevez (Argentina/Boca Juniors-ARG)
2004 - Carlos Tevez (Argentina/Boca Juniors-ARG)
2005 - Carlos Tevez (Argentina/Corinthians)
2006 - Matías Fernández (Chile/Colo Colo-CHI)
2007 - Salvador Cabañas (Paraguai/América do México-MEX)
2008 - Juan Sebastián Verón (Argentina/Estudiantes-ARG)
2009 - Juan Sebastián Verón (Argentina/Estudiantes-ARG)
2010 - Andrés D'Alessandro (Argentina/Internacional)
2011 - Neymar (Santos)
Goleiros: Alexander Domínguez (LDU), Rafael Cabral (Santos), Agustín Orión (Boca Juniors), Cássio (Corinthians) e Martín Silva (Olimpia).
Lateral-direito: Gino Peruzzi (Vélez), Carlos Bonet (Libertad), Neicer Reasco (LDU), Luis Advíncula (Sporting Cristal) e Matías Rodríguez (La U).
Zagueiro pela direita: Rolando Schiavi (Boca Juniors), Osvaldo González (La U), Santiago Acasiete (Cienciano), Durval (Santos) e Oswaldo Vizcarrondo (Lanús).
Zagueiro pela esquerda: Gabriel Heinze (Newell's), Aquivaldo Mosquera (América do México), Frickson Erazo (Barcelona-EQU), Seba Domínguez (Vélez) e Guillermo Burdisso (Boca Juniors).
Lateral-esquerdo: Clemente Rodríguez (Boca Juniors), Walter Ayoví (Monterrey), Juan Valencia (Atlético Nacional), Yoshimar Yotún (Sporting) e Eugenio Mena (La U).
Meia pela direita: Carlos Sánchez (River Plate), Mauricio Pereyra (Lanús), Charles Aranguiz (La U), Diego Villar (Racing) e Juninho Pernambucano (Vasco).
Meia-central: Pablo Guiñazú (Internacional), Victor Cáceres (Flamengo), Rodrigo Braña (Estudiantes) e Francisco Silva (Universidad Católica).
Meia pela esquerda: Luis Ramírez (Corinthians), Jorge Rodríguez (Jaguares), Jefferson Montero (Morelia), Walter Montillo (Cruzeiro) e Andrés D'Alessandro (Internacional).
Meia ofensivo: Ronaldinho (Atlético-MG), Álvaro Recoba (Nacional), Lucas (São Paulo), Macnelly Torres (Atlético Nacional) e Juan Román Riquelme (Boca Juniors).
Atacante 1: Neymar (Santos), Hernán Barcos (Palmeiras), Santiago Silva (Boca Juniors), Juan Manuel Olivera (Peñarol) e Marcelo Zaleyeta (Peñarol).
Atacante 2: Paolo Guerrero (Corinthians), Carlos Núñez (Liverpool), Emerson (Corinthians), Christian Benítez (América do México) e Teófilo Gutiérrez (Junior Barranquilla).
Técnico: Luis Fernando Tena (México), Alejandro Sabella (Argentina), José Pekerman, (Colômbia), Tite (Corinthians) e Óscar Tabárez (Uruguai).

Preocupado em vencer, Rafa Benítez traça Mundial como meta no Chelsea

Espanhol encara com naturalidade pressão da torcida por conta de passado no Liverpool e diz que torneio no Japão é ‘maior desafio por ser o primeiro’

Por Cahê Mota Direto de Londres
45 comentários
Pressionando antes mesmo de começar a trabalhar, Rafa Benítez começou nesta quinta-feira sua passagem pelo Chelsea. Solução imediata diante a escassez do mercado europeu para substituir Roberto Di Matteo, o espanhol chegou a Stamford Bridge com o respaldo de Roman Abramovich, o status de queridinho de Fernando Torres, um currículo de respeito, mas sem a aprovação do torcedor. Em seu primeiro contato com a imprensa, porém, o novo comandante se mostrou confiante e ciente de que resultados serão fundamentais para conquistar o torcedor e garantir sua permanência após o fim da temporada – o contrato é de apenas sete meses.
- Estou preocupado em vencer. O mais importante para mim é que estou aqui porque quis. É um grande clube e que me permite competir por troféus todos os anos. Sempre me perguntaram o por que de não pegar outros clubes e sempre disse que estava esperando a certa oportunidade. Agora ela chegou. Não vou falar sobre tempo curto de contrato. O que tenho em mente é vencer os jogos. Vamos ver o que acontece depois - disse.
Rafa Benítez apresentado no Chelsea (Foto: EFE)Rafa Benítez é apresentado no Chelsea (Foto: EFE)
Durante toda a entrevista, o espanhol reforçou bastante que a possibilidade de vencer cinco troféus ainda nesta temporada foi o que o levou a Stamford Bridge: Campeonato Inglês, Champions League, Mundial de Clubes, Copa da Inglaterra e Copa da Liga. A competição do mês que vem, no Japão, porém, já foi tratada como prioridade. Não por ser mais importante que as outras, o motivo é simples: trata-se da conquista mais próxima e palpável.
Na primeira vez, perdi para o São Paulo, mas depois venci em Abu Dhabi com Inter de Milão"
Benítez, sobre o seu histórico nos Mundiais
- Já estive no Japão e aprendi algumas palavras (treinador arrisca algumas palavras em japonês). Agora, tenho mais uma grande chance. Na primeira vez, perdi para o São Paulo, mas depois venci essa competição em Abu Dhabi com o Inter de Milão. Sei o quanto essa competição é importante, especialmente para os clubes da América do Sul. Espero realmente vencer. É meu maior desafio por ser o primeiro, mas a Premier League também é um grande troféu, assim como a Champions.
Antes de colocar o foco no Mundial, Benítez tem uma pedreira pela frente já em sua estreia: domingo, às 14h (de Brasília), diante do líder Manchester City, pela 13ª rodada do Campeonato Inglês, no Stamford Bridge. Terceiro colocado, com quatro pontos a menos que os citizens (28 a 24), os Blues sabem que uma vitória no confronto direto é emergencial para não complicar consideravelmente a corrida pelo título. Complicada como já está a situação na Liga dos Campeões da Europa, onde detentores do troféu precisam vencer o Nordsjaelland, dia 5, em casa, e torcer desesperadamente para o Shakhtar despachar o Juventus, em Donetsk.
Compreensão e confiança para conquistar torcida
Os questionamentos de torcedores, que reprovaram em imensa maioria sua contratação, inclusive com protesto em redes sociais, foi encarado com naturalidade por Benítez. Experiente, o espanhol sabe que só as vitórias colocarão um ponto final nas dúvidas e disse estar tranquilo por chegar ao clube com os mesmos objetivos dos ainda “desafetos”.
Rafael Benitez Inter de Milão (Foto: AFP)Rafael Benitez foi demitido do Inter de Milão após a conquista do Mundial de Clubes (Foto: AFP)
- Tenho uma coisa em comum com os torcedores: quero vencer. Espero que eles fiquem felizes com minha mentalidade vencedora e saibam que vou fazer de tudo para vencer. Entendo que não seja fácil no início, que haja dúvidas, mas vamos ver qual será a postura no fim - afirmou.
Por que falaria não? É um grande clube, com chances de conquistar grandes coisas. Não precisei pensar muito"
Rafa Benítez
Supostos comentários de Benítez na época em que comandou o Liverpool, dizendo que os Reds eram mais apaixonados e não precisavam de “distribuição de bandeiras ridículas” para demonstrar sua paixão, entraram em pauta. Sem querer fomentar a polêmica, o treinador nem confirmou nem desmentiu as palavras, mas fez sua defesa:
- Honestamente, não lembro de alguns comentários, mas é preciso analisar o contexto. Enfrentamos o Chelsea em partidas decisivas, e, como treinador, tenho que fazer tudo para defender o meu clube. Não é desrespeito. Tenho certeza que os torcedores do Chelsea gostariam que eu fizesse o mesmo aqui.
O espanhol não acredita ainda que sua relação com a torcida do Liverpool fique abalada por conta de assumir o rival. Desempregado há quase dois anos – desde o Mundial de 2010 -, Benítez confessou mais de uma vez que sempre esperou por um convite de um grande europeu e tratou a oportunidade como irrecusável.
- Por que falaria não? É um grande clube, com possibilidades de conquistar grandes coisas. É a oportunidade que tanto esperei. Não precisei pensar muito. Após quase dois anos, apenas analisei os jogadores, o equilíbrio do elenco, e vamos lá.
Afinidade com Torres entra em pauta
Fernando Torres Chelsea (Foto: Getty Images)Fernando Torres ficou no banco na partida contra o
Juventus: ele é uma das apostas de Benítez (Getty)
Sem tempo a perder, Rafa Benitez já comandou o primeiro treinamento na tarde desta quinta, no centro de treinamento de Cobham, na Grande Londres. Uma das primeiras medidas do novo comandante azul é o retorno de Fernando Torres ao time diante do ManCity. Barrado por Di Matteo na derrota porá 3 a 0 para o Juventus, o centroavante é homem de confiança do compatriota espanhol, com quem viveu seus melhores momentos no Liverpool.
- Todos estão falando de Fernando Torres, mas posso dizer que o encontrei como encontrei todos no treinamento hoje e senti todos bem. Ele treinou muito bem, gostei de sua atitude, assim como de Oscar, Ramires, Azpilicueta. Todos estão dando o seu melhor e acho que podemos vencer coisas juntos. Conheço o Fernando, mas também conheço Ramires, David Luiz... Vamos tentar tirar o melhor de todos - contou.
De acordo com a imprensa inglesa, a saída de “El Niño” do time, diante do Juventus, foi um dos fatores preponderantes para que Abramovich optasse pela demissão de Di Matteo. Segundo publicações, o russo teria “orientado” o italiano a manter o espanhol no time. A postura do russo, por sinal, também foi comentada por Benítez, que garantiu não receber nenhum tipo de ordem ou recomendação sobre a formação da equipe.
- Ouvi: "Confiamos em você, o time está nas suas mãos e você pode fazer isso bem". Não me foi dito nada do tipo: "Faça isso ou aquilo". Tenho que saber o que fazer para vencer. Tenho experiência. Posso cometer erros, mas farei de tudo pelo melhor.
lampard john terry chelsea treino (Foto: Agência Reuters)Experientes Lampard e Terry também foram elogiados pelo treinador (Foto: Agência Reuters)
Por fim, o novo comandante se mostrou tranquilo também ao comentar o poder dos jogadores mais antigos do elenco no clube. Após um primeiro encontro, Benítez foi só elogios a nomes como John Terry e Frank Lampard, apesar de admitir que, em determinados momentos, os mais experientes realmente tomam partido em situações. Recentemente, tanto Felipão quanto André Villas-Boas foram demitidos dos Blues por conta de problemas de relacionamento com jogadores.
Dizem que há influência de  jogadores mais importantes, mas isso acontece em todo lugar"
Rafa Benítez
- É um grupo de jogadores muito profissional e apaixonado pelo que faz. Dizem que há influência de alguns jogadores mais importantes, mas isso acontece em todo lugar. Foi assim quando estive no Tenerife, por exemplo, na Segunda Divisão. Estive com eles, conversei com Cech, Terry, Lampard, Fernando, Romeu... Não vi diferença. Todos falaram apenas de futebol.
Sob o comando de Benitez, o Chelsea tem mais cinco compromissos antes da viagem para o Japão, dia 9 de dezembro, para a disputa do Mundial de Clubes. A estreia está marcada para o dia 13, em Yokohama, diante de Ulsan, da Coreia do Sul, ou Monterrey, do México. O novo treinador já participou duas vezes da competição: com o Liverpool, em 2005, caiu diante do São Paulo, na decisão, por 1 a 0. Cinco anos depois, porém, levantou o troféu com o Inter de Milão, mas, curiosamente, foi demitido em seguida.