quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CBF divulga tabela da Copa do Brasil

Depois de sete anos afastado, São Paulo é a grande novidade e enfrentará a equipe do Treze-PB. Primeira rodada comecará no dia 15 de fevereiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A diretoria de Competições da CBF divulgou nesta quarta-feira a tabela da Copa do Brasil 2011. A competição será mais uma vez disputada por 64 clubes, sendo 54 vindos dos campeonatos estaduais ou torneios seletivos e dez oriundos do ranking da entidade. A primeira rodada será no dia 16 de fevereiro, com 14 partidas.
A maior novidade será a presença do São Paulo, que volta a participar da competição depois de sete anos seguidos disputando a Taça Libertadores. No primeiro jogo, o Tricolor Paulista enfrenta o Treze-PB, no estádio Amigão, em Campina Grande. Outro paulista que chega com boas chances, o Palmeiras estreia diante do Comercial-PI, no dia 23, em Teresina.

Campeão em 2006, o Flamengo terá pela frente o Murici-AL, no dia 16, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Outros grandes do Rio estreiam somente no dia 23. O Botafogo visita o River Plate-SE, no Lourival Baptista, em Aracaju. O Vasco joga no mesmo dia, contra o Comercial-MS, no Morenão, em Campo Grande. Ambos buscam o título inédito.
O Atlético-MG terá pela frente a equipe do Iape-MA, também no dia 23, em São Luís.

Possíveis confrontos
Caso os clubes considerados favoritos avancem na competição, alguns confrontos já podem ser analisados. São Paulo e Botafogo, por exemplo, poderão se encontrar nas quartas. Flamengo e Galo também têm chances de se enfrentarem nesta mesma fase.
O vencedor do possível confronto entre São Paulo e Botafogo poderá pegar o Vasco nas semifinais. Quem passar do ontrou jogo entre Atlético e Flamengo, terá a possibilidade de enfrentar o Palmeiras na outra semifinal.
Confira os jogos de ida da primeira fase:

16/02
19h30m - Bangu-RJ x Portuguesa-SP / Rio de Janeiro (RJ)
21h - Fast Clube-AM x Fortaleza-CE / Manaus (AM)
21h - União Rondonópolis-MT x Guarani-SP / Rondonópolis (MT)
21h - Horizonte-CE x ASA-AL / Horizonte (CE)
21h - Iraty-PR x Grêmio Prudente-SP / Irati (PR)
21h - Botafogo-PB x Vitória-BA / João Pessoa (PB)
21h - Ceilândia-DF x Caxias-RS / Ceilândia (DF)
21h - Santa Helena-GO x Uberaba-MG / Santa Helena (GO)
21h - Naviraiense-MS x Santo André-SP / Dourados (MS)
21h - Gurupi-TO x Paraná-PR / Gurupi (TO)
21h - Vitória-ES x Goiás-GO - Vitória (ES)
22h - São Domingos-SE x Bahia-BA / Aracaju (SE)
22h - Murici-AL x Flamengo-RJ / Maceio (AL)
22h - Treze-PB x São Paulo-SP / Campina Grande (PB)
17/02
21h30m - Ypiranga-RS x Coritiba-PR / Erechim (RS)
23/02
19h30m - River Plate-SE x Botafogo-RJ / Aracaju (SE)
19h30m - Guarani-SP x União de Rondonópolis (MT) / Campinas (SP)
21h - Cuiabá-MT x Ceará-CE / Cuiabá (MT)
21h - Águia de Marabá-PA x Brasiliense-DF / Marabá (PA)
21h - Brusque-SC x Atlético-GO / Brusque (SC)
21h - Rio Branco-AC x Atlético-PR / Rio Branco (AC)
21h - Barras-PI x ABC-RN / Barras (PI)
21h - Trem-AP x Náutico-PE / Macapá (PA)
21h - São José-RS x Paulista-SP / Porto Alegre (RS)
21h - Peñarol-AM x Paysandu-PA / A definir
21h - 21h - Vilhena-RO x Avaí-SC / Vilhena (RO)
21h - Rio Branco-ES x Ipatinga-MG / Vitória (ES)
21h - Baré-RR x Ponte Preta-SP / Boa Vista (RR)
21h - Corinthians-RN x Santa Cruz-PE / Caicó (RN)
21h50m - Iape-MA x Atlético-MG / São Luís (MA)
21h50m -Comercial-MT x Palmeiras-SP / Teresina (PI)
21h50m -Comercial-MS x Vasco / Campo Grande (MS)

Confira a tabela completa da Copa do Brasil 2011


Empresário aposta em acerto de Richarlyson com o Fluminense

Segundo Julio Fressato, ‘há grandes chances’ de o jogador defender o Tricolor e questão financeira está quase resolvida com patrocinador

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Richarlyson são paulo placaRicharlyson já se despediu do São Paulo
(Foto: Gaspar Nobrega / Vipcomm)
Uma reunião nesta quarta-feira, em São Paulo, entre a cúpula do futebol do Fluminense definirá as ações do clube no mercado da bola neste fim de ano. E o primeiro nome que pode ser confirmado pelo Tricolor é o de Richarlyson. Apesar de a diretoria se manter precavida ao comentar negociações antes do encontro desta tarde com Muricy Ramalho, o nome do volante, que atua também como lateral-esquerdo, ganha força a cada dia nas Laranjeiras e, de acordo com o próprio empresário do jogador, Julio Fressato, um acerto está próximo.
- A partir do momento que iniciamos uma conversa com o Celso Barros (presidente do patrocinador), o objetivo é concretizar. Há grandes possibilidades de dar certo com o Fluminense. Realmente, o Botafogo nos procurou. Mas nosso princípio é esse: a partir do momento que iniciamos negociação com um clube, procuramos fechar com esse clube – disse Fressato em entrevista à Rádio Brasil.
O empresário admitiu que as conversas estão bastante adiantadas na questão de valores e o aval do treinador na reunião desta quarta pode concluir a transação.

- Está dependendo do aval do Muricy, pois a questão financeira está bem encaminhada. O Richarlyson tem muita vontade de voltar a trabalhar com o treinador. A vontade do jogador tem que prevalecer.
Richarlyson e Muricy Ramalho trabalharam juntos por quase quatro anos no São Paulo e conquistaram três vezes o Brasileirão.

Julio César critica postura de Kidiaba, goleiro do Mazembe: ‘Quer aparecer’

Comemoração inusitada do africano nos gols, com ‘abdominal’, incomoda brasileiro. Maicon acha graça: ‘O povo africano sempre foi divertido’

Por Alexandre Aliatti Direto de Abu Dhabi
Ele é a sensação do Mundial de Clubes. Muteba Kidiaba, 34 anos, goleiro do Mazembe, chamou a atenção do planeta por duas razões: a primeira, menor, são as defesas; a segunda, e principal, é a comemoração esquisita, quicando no chão, quando seu time marca gols. Surgiram diferentes versões para o movimento do goleirão: de que é uma dança que ele aprendeu na Costa do Marfim, de que é uma promessa paga a amigos e, por fim, de que é para fazer abdominais. A última teoria incomoda Julio Cesar, o camisa 1 do Inter de Milão, adversário da equipe da República Democrática do Congo na decisão do Mundial.
Muteba Kidiaba comemora vitória do Mazembe sobre o InternacionalMuteba Kidiaba durante a inusitada comemoração após a vitória sobre o Internacional (Foto: Ag. Estado)
O goleiro da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo vê menosprezo na festa do colega de função. Ele elogia o rendimento de Kidiaba em campo, mas critica o comportamento dele. Para Julio Cesar, o goleiro do Mazembe quer aparecer.
– Sinceramente, eu não sabia o porquê da comemoração. Não sabia se era cultura, se era uma tradição dele, se ele brincava assim com os filhos em casa e queria fazer. Então, eu não julgava. Mas quando soube que ele falou que era para fazer abdominal, pensei: “Pô, brincadeira”. Acho que não é uma coisa muito legal da parte dele. Vamos deixar a parte técnica de lado, porque é bom goleiro, fez bom jogo contra o Internacional, mas acho que ele poderia arrumar outras maneiras de fazer abdominal. Se eu estivesse do lado dos jogadores do Internacional, eu não ficaria muito feliz se soubesse que ele fazia aquilo como abdominal. Acho que ele está aproveitando esse Mundial de Clubes para aparecer um pouquinho. E está conseguindo – disse o goleiro do Internazionale.
O lateral-direito Maicon leva a situação mais na brincadeira. Ele vê graça na comemoração.
– Por aquela comemoração, o abdominal dele deve estar sacanagem. Não é fácil comemorar daquele jeito. Mas é engraçado. O povo africano sempre foi divertido. A gente gosta. Vendo uma comemoração como aquela, não é normal. Esperamos que ele não possa comemorar no sábado – disse o jogador brasileiro.
Abdominais à parte, Kidiaba fechou o gol contra o Inter. Defendeu chutes à queima-roupa de Rafael Sobis e Giuliano. E ficou com vaga na final do Mundial.

nter de Milão vai à final e bota coreanos no caminho colorado

Time italiano faz 3 a 0 no Seongnam Ilhwa e faz final contra o Mazembe,
no sábado. Asiáticos disputam terceiro lugar com os brasileiros

Por Alexandre Alliatti Abu Dhabi, Emirados Árabes
Inter, Mundial de Clubes, final: três palavras que, combinadas, fariam qualquer colorado feliz. Mas o Inter da decisão é o italiano. A equipe de Milão fez 3 a 0 no Seongnam Ilhwa, da Coreia do Sul, e garantiu presença no jogo que decidirá quem manda no planeta. O adversário dos europeus é o Mazembe, algoz dos brasileiros. Ao Inter gaúcho, resta duelar com os asiáticos pelo terceiro lugar.
Stankovic, Zanetti e Diego Milito fizeram os gols da vitória do Internazionale na noite desta quarta-feira em Abu Dhabi, no Zayed Sport City, longe de receber a multidão com uma mesma cor de camisa que invadiu a cidade um dia antes – mas com o maior público do Mundial. A equipe italiana teve em campo os brasileiros Julio Cesar e Lúcio desde o início. Thiago Motta, com um minuto, entrou no lugar de Sneijder, lesionado.
FOTOS: veja as imagens do duelo válido pela semifinal entre Inter de Milão e Seongnam
A decisão do Mundial será no sábado, às 15h (de Brasília), no mesmo estádio da semifinal desta quarta. Antes, às 12h, no mesmo local, o Inter duela com o Seongnam pelo terceiro lugar.
Nem foi preciso ter Sneijder
Wesley Sneijder, holandês, figura das mais geniais na última Copa do Mundo, ficou em campo por apenas um minuto, derrubado por lesão muscular. Não fez falta. O Inter de Milão teve força de sobra para enterrar seu desfalque e passar por cima dos coreanos no primeiro tempo. Não foi genial, mas teve competência. Mais do que dar passes, teve profundidade; mais do que girar, se aproximou do gol; mais do que colecionar chances de gol, as converteu. Algum Inter teria que fazer isso no Mundial. Foi o italiano.
Eto´o na partida do Inter de MilãoEto'o tenta se livrar da marcação no jogo contra o Seongnam (Foto: AFP)
O Seongnam, é bem verdade, incomodou. Mas os italianos tiveram a vantagem de fazer 1 a 0 muito cedo. Eram dois minutos de jogo quando Stankovic, o sérvio bom de bola do Inter, invadiu a área e desviou do goleiro Sung Ryong Jung. Estava aberto o caminho milanês para a vitória.
Confira a tabela atualizada do Mundial de Clubes após as semifinais
O jogo se arrastou por meia-hora entre o primeiro e o segundo gol dos italianos. Os europeus tiveram o controle da bola, mas ameaçaram pouco. Os coreanos não conseguiram reagir. Quando a torcida começava a ficar entediada, um raio de talento iluminou o gramado. E talento argentino. Zanetti acionou Milito, Milito tocou de calcanhar, Zanetti marcou. Golaço.
Wesley Sneijder na partida do Inter de MilãoSneijder sente dor e sai com um minuto (Foto: AFP)
Os coreanos tiveram que abrir bem os olhos, sob pena de serem goleados já no primeiro tempo. A reação deles foi atacar para não serem atacados. Foram quatro boas chances de gol. Molina ameaçou em duas cobranças de falta, Radoncic forçou Julio Cesar a fazer difícil defesa e Kuk Sung Choi quase marcou de cabeça. Mas a bola não entrou. E o Internazionale foi para o vestiário com a vaga quase garantida.
Milito fecha a conta: 3 a 0
Se os argentinos do Inter brasileiro pouco fizeram, os compatriotas deles no xará italiano foram decisivos. O gol de Zanetti ganhou a companhia de mais uma bola na rede com o talento dos hermanos, desta vez com Diego Milito. Foi aos 27 minutos. Eto’o bateu forte, o goleiro espalmou e o atacante argentino completou.
O gol representou o enterro definitivo das esperanças coreanas. O curioso é o que o Seongnam, a exemplo do primeiro tempo, teve chances de gol. Em uma delas, o camisa 30, Cheol Jae Jo, mandou com perigo, por cima. Em outra, Byung Kuk Cho mandou pancada de falta, Julio Cesar espalmou e Radoncic, no rebote, completou para fora.
Quase 40 mil pessoas viram os italianos controlarem o jogo, deixarem o tempo passar, dominarem os ponteiros do relógio sem grande esforço. A vaga estava garantida. Tem Inter na final do Mundial. Mas um só, e é o italiano.
Diego Milito comemora o terceiro do Inter de MilãoDiego Milito (direita) comemora com Pandev o terceiro gol do Inter de Milão (Foto: Reuters)
Ficha técnica:
inter de milão 3 x 0 seongnam
Julio Cesar; Zanetti, Lúcio, Cordoba e Chivu (Santon); Cambiasso, Sneijder (Thiago Motta) e Stankovic; Pandev, Milito (Muntari) e Eto'o. Jung Sung-Ryong; Sasa Ognenovski, Jo Jae-Cheol (Kwang Jin) e Cho Byung-Kuk; Ko Jae-Sung, Kim Sung-Hwan, Radoncic (Jin Ryong), Molina e  Hong Chul; Cho Dong-Geon e Choi Sung-Kuk (Ho Young).
Técnico: Rafa Benítez. Técnico: Shin Tae-Yong.
Cartões amarelos: Sasa Ognenovski (SEO)
Gols: Stankovic, aos 3, e Zanetti, aos 32 minutos do primeiro tempo; Milito, aos 28 minutos do segundo tempo.
Estádio: Zayed Sports City, em Abu Dhabi. Público presente: 39.995 pessoas. Árbitro: Roberto Moreno (PAN). Auxiliares: Daniel Williamson (PAN) e Leonel Leal (CRC).