segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ronaldinho Gaúcho: 'Já me vejo disputando a Taça Libertadores'

Na festa do Prêmio Craque do Brasileirão 2011, craque volta a afirmar seu desejo de permanecer no Flamengo para jogar a competição em 2012

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
 Na novela que promete continuar até janeiro, Ronaldinho Gaúcho mostrou na festa do Prêmio Craque do Brasileirão 2011, mais uma vez, a sua intenção de ficar no Flamengo em 2012. A classificação para a Taça Libertadores deixou o craque ainda mais motivado para continuar no clube, apesar das pendências financeiras, que já chegam a R$ 3 milhões, por causa de um problema no contrato com a Traffic.
- Eu quero ficar, é só acertarem alguns detalhes. A questão financeira será resolvida. Fico feliz pelos meus companheiros e vivo num ambiente maravilhoso. Já me vejo disputando a Libertadores e isso vai pesar muito. Meu objetivo é ficar aqui em 2012, pois o Flamengo tem tudo para conquistar grandes títulos e eu quero fazer parte disso  - afirmou Ronaldinho Gaúcho, que concorre como melhor meia pela esquerda.
Assim como fez no campo depois do empate em 1 a 1 com o Vasco, na última rodada do Brasileiro, domingo, no Engenhão, Ronaldinho fez mais agradecimentos aos torcedores. Para ele, o ano foi extremamente positivo para o Flamengo.
- Só tenho a dizer muito obrigado aos torcedores, pelo carinho e atenção. Eles sempre apoiaram e estiveram ao lado da equipe. Foi muito especial e fico orgulhoso de ter conquistado o objetivo de levar o Flamengo novamente à Taça Libertadores e ter conquistado o Carioca invicto. Para mim, o ano foi maravilhoso.

Craque do Brasileirão 2011: Dedé é eleito o craque da galera

Zagueiro do Vasco fica com 46% dos votos e supera Liedson e Neymar

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
O zagueiro Dedé, do Vasco, foi eleito o craque da galera do prêmio Craque do Brasileirão 2011, nesta segunda-feira. O jogador cruz-maltino recebeu 450.080 votos dos internautas, o que representa 46% do total. A votação foi encerrada na noite desta segunda e foi anunciada na cerimônia realizada no auditório Ibirapuera, em São Paulo.
Ele, que já havia ganho o prêmio de melhor zagueiro pela direita, superou o atacante Liedson, do Corinthians, que recebeu 348.565 votos (36%), e Neymar, do Santos, que foi o craque do campeonato eleito pelos especialistas, com 171.743 votos (18%).
Craque do Brasileirão Dedé (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Dedé, à direita, ao lado de Luciano Huck e Tiago Leifert (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Craque da galera:
1º colocado: Dedé (Vasco)
2º colocado: Liedson (Corinthians)
3º colocado: Neymar (Santos)
Vencedores dos anos anteriores:
2010: Conca (Fluminense)
2009: Conca (Fluminense)
2008: Thiago Silva (Fluminense)
2007: Rogério Ceni (São Paulo)
2006: Renato (Flamengo).

Em noite de coroação para o Timão, Vasco domina os prêmios individuais

Dedé leva dois dos cinco troféus do Cruz-Maltino na noite (melhor zagueiro pela direita e craque da galera). Neymar é o craque do campeonato

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Em cerimônia realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, a CBF encerrou na noite desta segunda-feira a temporada do futebol brasileiro com o Prêmio Craque do Brasileirão. O Corinthians, campeão brasileiro, recebeu o troféu pelo título de 2011. Nas premiações individuais, entretanto, o Vasco foi o grande vencedor da noite, com cinco troféus (melhor zagueiro e craque da galera, Dedé, melhor lateral-direito, Fagner, melhor meia pela direita, Diego Souza, e melhor técnico Ricardo Gomes/Cristóvão Borges). O Corinthians levou a melhor com os dois volantes (Ralf e Paulinho foram os melhores por esquerda e direita).
Craque do Brasileirão Corinthians (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)Sob aplausos de Ronaldo, corintianos erguem o troféu do Brasileiro (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)
Algumas gafes e situações inusitadas marcaram a noite em São Paulo. Antes mesmo do início houve a primeira saia-justa. Presidente do Vasco, Roberto Dinamite não recebeu convite para a festa. Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, informou ao mandatário vascaíno que se tratava de um erro da empresa que organizou o evento e que ele poderia ir assim mesmo, mas Roberto preferiu não ir a São Paulo. Depois, no decorrer da festa, houve outros deslizes de organização, como falta de envelope para anunciar vencedor de categoria e piadas de gosto duvidoso.
A cerimônia começou com a exibição de um vídeo, narrado por Galvão Bueno, falando sobre a emoção que o futebol provoca nas pessoas. Em seguida, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, fez um discurso de abertura e agradecimento. O mandatário, entretanto, derrapou ao citar números do campeonato. Teixeira apontou 964 gols em 360 jogos disputados, quando na verdade foram 1.017 gols em 380 jogos.
Craque do Brasileirão Pai Neymar (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar Santos, pai de Neymar, recebe pelo filho o
prêmio de craque do campeonato
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O evento foi apresentado por Luciano Huck, Glenda Kozlowski e Tiago Leifert. O primeiro prêmio apresentado foi o de melhor goleiro (Jefferson, do Botafogo) seguido do de craque do Brasileirão: Neymar. O santista viajou mais cedo nesta segunda-feira, rumo ao Japão, onde o Santos vai disputar o Mundial de Clubes a partir da próxima semana. Neymar Santos, pai do craque, recebeu o troféu pelo filho. Logo depois, Borges foi homenageado como artilheiro do campeonato (23 gols). Também santista, o atacante não compareceu por, como Neymar, estar a caminho do Japão.
Seguiram-se então premiações entremeadas por atrações musicais e homenagens. Rogério Ceni foi lembrado pelos mil jogos completados com a camisa do São Paulo e os cem gols marcados na carreira. Um vídeo foi exibido com grandes momentos do camisa 1, que não compareceu ao evento. Durante a premiação de melhor zagueiro pela esquerda, Réver, do Atlético-MG, ouviu uma piada de Tiago Leifert. O apresentador brincou dizendo que o atleta foi eleito sem que fosse considerado o último jogo do ano, no qual o Galo levou 6 a 1 do Cruzeiro.
Dedé, do Vasco, eleito melhor zagueiro pela direita, admitiu estar com as "pernas bambas" ao receber o prêmio no palco. Naquele momento, Luciano Huck aproveitou para dar uma cutucada na plateia, que pouco se manifestava até aquela altura da cerimônia.
O Tupi foi homenageado pelo título da Série D, e Ney Franco, técnico da seleção sub-20, recebeu uma premiação das mãos do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, pelas conquistas de 2011 (campeão sul-americano e mundial da categoria). Mano Menezes, técnico seleção principal, foi o apresentador do prêmio de melhor técnico do Brasileirão. Saiu vencedora a dupla Ricardo Gomes-Cristóvão Borges, do Vasco. Ainda recuperando-se de um acidente vascular encefálico, Ricardo Gomes foi representado pelo filho Diego.
Ao ser premiado como melhor árbitro, Leandro Vuaden teve de responder sobre o que pensou sua mãe quando ele disse que ia abraçar a profissão. Luciano Huck, autor da pergunta aproveitou para mandar uma abraço para Dona Irene Vuaden. Na sequência, foram exibidas imagens do radialista Luiz Mendes e de Sócrates, mortos este ano.
Cristovão, filho de Ricardo Gomes, Fagner e Dedé, Bem, Amigos (Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)Vascaínos Dedé, Diego (filho de Ricardo Gomes), Cristóvão Borges e Fagner exibem seus troféus. Diego Souza, fora da foto, também foi eleito o melhor de sua posição (Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)
Com mais da metade da cerimônia em andamento, Luciano Huck avisou aos presentes que o segundo e o terceiro colocados nas categorias poderiam subir ao palco para receber prêmios, havia troféus para todos. Mas o que se seguiu foram premiações apenas para os primeiros.
Joinville, pelo título da Série C, e Portuguesa, campeã da Série B, também tiveram seus momentos de reverência ao longo da cerimônia.
ronaldinho gaúcho prêmio craque do brasileirão (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Ronaldinho foi o melhor meia pela esquerda
(Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
Na hora da revelação do melhor meia pela direita, nova situação inusitada: Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, foi o encarregado do anúncio, mas não pôde fazê-lo na hora prevista porque não foi lhe dado o envelope com o nome do vencedor. Luciano Huck puxou assunto com Alckmin até que foram trazidos dois envelopes: o de meia pela direita veio junto. Alckmin então anunciou Diego Souza e Ronaldinho como ganhadores, sem deixar de tropeçar na pronúncia do nome do argentino Montillo, segundo colocado pela direita (disse Montilo).
Os melhores atacantes foram anunciados pelas atrizes Christine Fernandes e Fernanda Paes Leme, que agraciaram Neymar e Fred. O Tricolor, por sinal, também não esteve presente e foi representado pelo companheiro Deco. Por fim, foi anunciado o vencedor do Craque da Galera. O vascaíno Dedé, com 46% dos votos, foi o eleito, mas já não estava no auditório para receber o prêmio.
Fernanda Abreu e Thiaguinho fizeram um número musical antes de, enfim, chegasse o momento da coroação dos campeões. Ronaldo foi convocado ao palco e disse estar duplamente feliz: pela conquista do Corinthians e pela vaga na Libertadores conquistada pelo Flamengo. O Fenômeno então chamou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que passou de volta a Ronaldo a honra de entregar o troféu aos campeões. Festa corintiana, ao som do hino do clube e sob chuva de papel picado.
Craque do Brasileirão:
Neymar (Santos)
Goleiro:
1º - Jefferson (Botafogo)
2º - Fernando Prass (Vasco)
3º - Júlio César (Corinthians)
Lateral-direito:
1º - Fagner (Vasco)
2º - Mariano (Fluminense)
3º - Bruno (Figueirense)
Zagueiro pela direita:
1º - Dedé (Vasco)
2º - Antônio Carlos (Botafogo)
3º - Rhodolfo (São Paulo)
Zagueiro pela esquerda:
1º - Réver (Atlético-MG)
2º - Leandro Castan (Corinthians)
3º - Emerson (Coritiba)
Lateral-esquerdo:
1º - Cortês (Botafogo)
2º - Juninho (Figueirense)
3º - Kleber (Internacional)
Volante pela direita:
1º - Ralf (Corinthians)
2º - Romulo (Vasco)
3º - Arouca (Santos)
Volante pela esquerda:
1º - Paulinho (Corinthians)
2º - Renato (Botafogo)
3º - Marcos Assunção (Palmeiras)
Meio-campo pela direita:
1º - Diego Souza (Vasco)
2º - Deco (Fluminense)
3º - Lucas (São Paulo)
Meio-campo pela esquerda:
1º - Ronaldinho (Flamengo)
2º - Montillo (Cruzeiro)
3º - Thiago Neves (Flamengo)
Atacante 1:
1º - Neymar (Santos)
2º - Leandro Damião (Internacional)
3º - Júlio César (Figueirense)
Atacante 2:
1º - Fred (Fluminense)
2º - Borges (Santos)
3º - Loco Abreu (Botafogo)
Técnico:
1º - Ricardo Gomes/Cristóvão Borges (Vasco)
2º - Jorginho (Figueirense)
3º - Tite (Corinthians)
Revelação:
1º - Wellington Nem (Figueirense)
2º - Cortês (Botafogo)
3º - Leandro Damião (Internacional)
Árbitro:
1º - Leandro Vuaden (RS)
2º - Paulo César de Oliveira (SP)
3º - Sandro Meira Ricci (DF)
Craque da galera:
1º - Dedé (Vasco - 46% dos votos)
2º - Liedson (Corinthians - 36% dos votos)
3º - Neymar (Santos - 18% dos votos)
Artilheiro:
Borges (Santos - 23 gols)

Rivaldo recebe homenagem do São Paulo em sua despedida do clube

Meia recebeu placa e quadro da diretoria tricolor antes do clássico em Mogi

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Rivaldo recebe homenagem (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)Rivaldo foi homenageado no vestiário em Mogi Mirim
(Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)
A passagem de Rivaldo pelo São Paulo se encerrou no último domingo, em Mogi Mirim. Suspenso para o confronto contra o Santos, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o meia acompanhou a delegação no clássico, assistiu ao jogo das arquibancadas e, antes de a bola rolar, foi homenageado pela diretoria tricolor.

No vestiário, o veterano recebeu uma placa e um quadro, produzido pelo designer Glauco Diógenes.

- O futebol de Rivaldo é feito de nuances e lances tão magistrais e sofisticadamente simples, que ir ao estádio para vê-lo torna-se um ato de reflexão. Tenho orgulho de como amante deste esporte, tê-lo podido envergar ainda que durante curto período de maneira tão honrosa nosso manto - disse o designer, ao site oficial do clube.
O camisa 10 chegou ao clube no início do ano e teve sua melhor atuação justamente na estreia, quando marcou um belo gol sobre o Linense, no Morumbi. Depois, foram mais 44 partidas, seis gols e algumas polêmicas. A principal delas após a eliminação do clube na Copa do Brasil, contra o Avaí, na Ressacada, quando criticou o então técnico Paulo César Carpegiani publicamente.

Mesmo com 39 anos, Rivaldo ainda não pretende se aposentar. Ele quer fazer uma temporada de despedida em 2012 e aguarda propostas.

Clique aqui e assista a vídeos do São Paulo
Rogerio Ceni do São Paulo (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)Rogério Ceni cumprimentou o amigo Rivaldo antes da partida (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

Rivaldo recebe homenagem do São Paulo em sua despedida do clube

Meia recebeu placa e quadro da diretoria tricolor antes do clássico em Mogi

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Rivaldo recebe homenagem (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)Rivaldo foi homenageado no vestiário em Mogi Mirim
(Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)
A passagem de Rivaldo pelo São Paulo se encerrou no último domingo, em Mogi Mirim. Suspenso para o confronto contra o Santos, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o meia acompanhou a delegação no clássico, assistiu ao jogo das arquibancadas e, antes de a bola rolar, foi homenageado pela diretoria tricolor.

No vestiário, o veterano recebeu uma placa e um quadro, produzido pelo designer Glauco Diógenes.

- O futebol de Rivaldo é feito de nuances e lances tão magistrais e sofisticadamente simples, que ir ao estádio para vê-lo torna-se um ato de reflexão. Tenho orgulho de como amante deste esporte, tê-lo podido envergar ainda que durante curto período de maneira tão honrosa nosso manto - disse o designer, ao site oficial do clube.
O camisa 10 chegou ao clube no início do ano e teve sua melhor atuação justamente na estreia, quando marcou um belo gol sobre o Linense, no Morumbi. Depois, foram mais 44 partidas, seis gols e algumas polêmicas. A principal delas após a eliminação do clube na Copa do Brasil, contra o Avaí, na Ressacada, quando criticou o então técnico Paulo César Carpegiani publicamente.

Mesmo com 39 anos, Rivaldo ainda não pretende se aposentar. Ele quer fazer uma temporada de despedida em 2012 e aguarda propostas.

Clique aqui e assista a vídeos do São Paulo
Rogerio Ceni do São Paulo (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)Rogério Ceni cumprimentou o amigo Rivaldo antes da partida (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

Sem convite, Dinamite se diz triste por ficar fora de festa da CBF

Presidente lamenta ausência da diretoria do Vasco em Prêmio Craque Brasileirão, nesta segunda, e afirma que entidade se desculpou por falha

Por Gustavo Rotstein e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Roberto Dinamite na concentração do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Roberto Dinamite lamentou ficar fora de premiação
(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
O Vasco ficou muito perto de ser campeão brasileiro. Mas se tivesse conquistado a taça, talvez seu presidente não pudesse subir ao palco para levantá-la. Fora da lista de convidados para o Prêmio Craque Brasileirão, Roberto Dinamite não escondeu sua insatisfação com sua exclusão e a dos demais integrantes da diretoria. Segundo o presidente, apenas os jogadores cruz-maltinos que concorrem foram listados para o evento.
Roberto Dinamite disse ter entrado em contato com Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, que lamentou o ocorrido. No entanto, o presidente afirmou estar decidido a não comparecer ao evento, que acontece na noite desta segunda-feira, em São Paulo.
- Vou somente aonde sou convidado. Minha posição é essa. Lamento o que aconteceu e já comuniquei isso à CBF. O Rodrigo me informou que houve uma falha da empresa que organizou o evento, mas lembro que até ontem às 19h o Vasco tinha chance de ser campeão - ironizou.
O presidente afirmou ainda que esta é primeira vez que fica fora do evento desde que assumiu o comando do Vasco, em 2008. Roberto Dinamite admitiu que, mesmo a equipe terminando em segundo lugar no Brasileirão, a diretoria cruz-maltina poderia ter sido representada. Afinal, a equipe conquistou a Copa do Brasil, competição também organizada pela CBF.
- Gostaria de participar do evento novamente. Antes de tudo, nossa instituição precisa ser preservada e respeitada. Não sei qual a empresa organizou. Pode ser até que não milite no futebol, mas poderia ter ouvido falar que o Vasco estava brigando pelo título - afirmou Dinamite.

Vasco estuda fazer a despedida de Edmundo em jogo oficial do Carioca

Presidente Roberto Dinamite diz que ideia é boa, mas que ainda precisa do aval do ex-jogador para avançar no projeto

Por Fred Huber Rio de Janeiro
No que depender da vontade do presidente Roberto Dinamite, os torcedores do Vasco terão a oportunidade de ver Edmundo novamente com a cruz de malta no peito. E há a possibilidade de ser em uma partida oficial, provavelmente no Campeonato Carioca. Com o término do Brasileiro, o clube irá acelerar o planejamento com o ex-jogador, que precisa dar o aval.
Dinamite entregou a missão ao departamento de marketing do clube. Desde que se reaproximou do Animal, que participou da festa de apresentação de Juninho, em São Januário, o mandatário cruz-maltino prometeu a Edmundo uma despedida à altura.
- Essa possibilidade existe. É uma ideia boa, mas temos que conversar com o próprio Edmundo. Por um problema de data, o jogo não aconteceu este ano. Vamos ver com o nosso pessoal do marketing para tornar viável esta despedida dele com a camisa do Vasco. Ele tem uma história no clube, é um ídolo, a torcida gosta dele. Todos nós temos o maior respeito e carinho por ele - afirmou Dinamite.
  Roberto Dinamite e Edmundo vasco (Foto: Marcelo Sadio/Site oficial Vasco da Gama) Dinamite e Edmundo durante evento de apresentação de Juninho  (Foto: Marcelo Sadio/Site oficial Vasco)
Se o plano for adiante, a diretoria cruz-maltina terá que encontrar uma solução para inscrever o Animal para a partida. A ideia inicial era promover um amistoso ainda este ano, mas o calendário apertado e o fato de o time lutar pelos títulos do Brasileiro e da Sul-Americana não permitiram. O adversário dos sonhos era o River Plate, mas acabou ficando apenas no campo da hipótese.
 

Vasco vai em busca de até seis reforços para 2012

Objetivo será dar mais opções à comissão técnica na equipe titular e no banco tendo Libertadores como principal meta

Por Gustavo Rotstein e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Roberto Dinamite na concentração do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Roberto Dinamite confia em time mais forte
(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
Embora tenha terminado o ano de forma intensa, envolvido na disputa de dois títulos, o Vasco encontrou tempo para traçar sua meta no que diz respeito a reforços para 2012. Mesmo satisfeita com o desempenho do elenco na última temporada, a diretoria entende que será necessária a contratação de alguns nomes, principalmente para a disputa da Libertadores. Segundo o diretor executivo Rodrigo Caetano, a busca incluirá o time titular.
- Vamos trabalhar com calma, mas o objetivo é reforçar nosso elenco com cinco ou seis peças, sendo que três dessas chegando com status de titular. O mais importante é que a base será mantida e esse é o nosso grande reforço - afirmou.
O clube prefere se resguardar quanto a possíveis nomes, mas especula-se que lateral esquerda, zaga e ataque serão os principais alvos do Vasco no mercado.
O técnico Cristóvão Borges elogiou o elenco do Vasco e destacou a campanha da equipe na temporada. No entanto, admitiu que, principalmente depois dos feitos da última temporada, o elenco precisará de novidades.
- Claro que o grupo precisará de reparos e retoques. Agora, a exigência é de acordo com o nível do Vasco e nós sabemos disso. Vamos aproveitar o que fizemos de bom e nos reforçar para dar uma resposta à altura do lugar onde estamos - frisou.
Com o fim da temporada, diretoria e comissão técnica intensificarão as reuniões para traçar o planejamento em relação ao elenco que será formado em 2012. Porém, independentemente de quem sejam os integrantes, o Vasco tem a certeza de que formará um grupo ainda mais forte.
- Vamos reforçar o time e torná-lo ainda mais competitivo. Em 2012, nossa situação vai melhorar muito, em contratações e infraestrutura do clube - prometeu o presidente Roberto Dinamite.

Pênaltis não marcados para Vasco e Timão: as polêmicas da rodada #38

O cruz-maltino Diego Souza teve a camisa puxada por Willians, e o corintiano Willian foi tocado por Henrique, ambos no momento da conclusão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O nervosismo previsto para jogos decisivos se refletiu de maneira significativa neste domingo. Prova disso é que foi registrado o recorde de cartões vermelhos numa só rodada deste Brasileiro: 12. Quatro deles foram exibidos no empate por 0 a 0 entre Corinthians e Palmeiras, que consagrou o Timão pentacampeão brasileiro. Um pênalti não marcado no alvinegro Willian, no fim do primeiro tempo, também gerou polêmica.
No Rio, um pênalti não marcado do flamenguista Willians no vascaíno Diego Souza, no início da partida, também provocou muita reclamação. Vale destacar que o clássico também contou com três expulsos: Jumar e Felipe, do Vasco, e Renato Abreu, do Flamengo.
Confira os lances:
Corinthians 0 x 0 Palmeiras
No fim da etapa inicial, Willian recebeu passe dentro da área, foi tocado pelo zagueiro Henrique e caiu, pedindo pênalti. A solicitação foi ignorada pelo árbitro Wilson Seneme. Comentarista de arbitragem do SporTV, Leonardo Gaciba não aprovou a decisão. Clique aqui e leia na íntegra a opinião do ex-árbitro.


Aos dois minutos do segundo tempo, Valdivia levanta muito o pé ao dividir bola com Jorge Henrique. Wilson Seneme mostra o cartão vermelho e, com um gesto, explica a razão: uma cotovelada do chileno no atacante. Na opinião do comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba, um cartão amarelo bastava. Ele não considerou a jogada violenta, mas, sim, imprudente. Clique aqui e leia o que disse o ex-árbitro.

Também por abusar da força, Wallace, do Corinthians, foi expulso, aos 28 minutos do segundo tempo. Assim como no caso do chileno palmeirense, Gaciba acredita que houve exagero do árbitro. Para ele, mais uma vez um amarelo era suficiente para punir o infrator, que atingiu Maikon Leite. Clique aqui e leia o que disse o ex-árbitro.

Já no fim do confronto, Jorge Henrique resolveu aplicar o chamado "chute no vácuo" de Valdivia. Resultado: o palmeirense João Vitor partiu para a agressão, e uma grande confusão se iniciou. Controlada a bulha, apenas este e o corintiano Leandro Castán foram expulsos. Gaciba condena a atitude de Jorge Henrique, tratando-a como antidesportiva. Clique aqui e veja a opinião do ex-árbitro na íntegra.

Vasco 1 x 1 Flamengo
Quando o clássico no Engenhão ainda estava 0 a 0, Willians segurou Diego Souza pela camisa no momento da conclusão. Gaciba diz que, embora o puxão tenha começado fora da área, o árbitro Péricles Bassols deveria marcar pênalti, já que o camisa 10 foi desequilibrado pelo rival ao chutar. Clique aqui e assista ao comentário de Gaciba.

Em relação à expulsão de Jumar, aos 25 minutos do segundo tempo e com 1 a 1 no placar, o comentarista não apenas considera acertada a decisão de Péricles Bassols, como afirma que Jumar poderia até mesmo ter levado o cartão vermelho de maneira direta. Clique aqui e assista ao comentário.


Cruzeiro 6 x 1 Atlético
Embora o Cruzeiro tenha aplicado um acachapante 6 a 1, Charles desferiu uma cotovelada em Pierre dentro da área com apenas três minutos de jogo. O trio não observou a jogada, algo que foi criticado por Gaciba. O comentarista acredita que a história da partida poderia ter sido outra caso o cruzeirense tivesse sido expulso. Clique e veja a opinião de Gaciba.


Aos 32 minutos do segundo tempo, já com 5 a 1 para o Cruzeiro, Werley e Wellington Paulista trocam agressões. Gaciba considerou correta a expulsão de ambos, elogiando a atuação do árbitro Marcelo de Lima Henrique no lance. Clique aqui e assista ao comentário.


Botafogo 1 x 1 Fluminense
Aos 19 minutos da etapa final, com 1 a 1 no marcador, Caio marcou para o Alvinegro. O assistente, entretanto, assinalou a saída da bola após cobrança de escanteio. Gaciba exime os "homens de preto" de culpa, argumentando que nem mesmo as câmeras foram capazes de desfazer a dúvida. Clique aqui e leia o comentário do ex-árbitro.

Tite revela que filho pediu para que se reconciliasse com Felipão

Treinador do Corinthians, que selou a 'paz' com o treinador do Palmeiras, conta que tem reconhecimento muito grande pelo trabalho do palmeirense

Por SporTV.com São Paulo
Antes do início do clássico de domingo com o Palmeiras, uma cena marcou a todos que acompanhavam o jogo. Tite, treinador do Corinthians, deixou seu banco de reservas e foi conversar com Luiz Felipe Scolari, comandante do Alviverde. Após a discussão entre os dois no encontro entre as duas equipes na semifinal do Campeonato Paulista, o corintiano revelou que seu filho chegou a pedir para que ele conversasse com o palmeirense.
- Meu filho chegou esta semana e me disse: 'Pai, você e o Felipe tem uma história muito bonita, porque é que você não vai conversar com ele?' - contou o treinador no "Arena SporTV" desta segunda-feira.
No Campeonato Paulista, os treinadores discutiram à beira do gramado. Irritado com Felipão, Tite gritou várias vezes que o palmeirense "falava muito".
Tite, reconhecidamente admirador do trabalho de Felipão, concordou que foi uma discussão séria, mas garantiu que o problema já está superado.
- Nós somos seres humanos. Eu tenho um reconhecimento muito grande por ele. Houve um problema sério, passou um tempo e a coisa brotou de forma espontânea. Naturalmente as coisas aconteceram - complementou Tite.
Veja outros vídeos do programa
Tite e Felipão, Corinthians x Palmeiras (Foto: Agência Estado)Tite e Felipão se reencontram antes do clássico de domingo (Foto: Agência Estado)

Libertadores: Flu encara Boca, e Fla joga na altitude. Inter pode pegar Peixe

Corinthians enfrenta Deportivo Táchira, Cruz Azul e um clube paraguaio ainda não definido. Grupo do Vasco, por ora, só tem o Nacional, do Uruguai

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Com o fim do Brasileirão, já estão decididos alguns confrontos dos clubes brasileiros na Libertadores do ano que vem. O Flamengo estreia na competição no dia 25 de janeiro, contra o Real Potosí, na Bolívia, a 4.000m acima do nível do mar. O jogo de volta será no dia 1 de fevereiro. O time boliviano foi adversário rubro-negro na competição de 2007 - empate em 2 a 2 fora e vitória rubro-negra por 1 a 0 no Maracanã.
O Fluminense também terá um rival repetido. A equipe caiu no Grupo 4 e enfrentará o Boca Juniors, clube que os tricolores eliminaram na semifinal de 2008.
Um dos caminhos mais complicados é o do Inter. No Grupo 1, o time terá de enfrentar o Santos, atual campeão, caso consiga a classificação no duelo com um colombiano a ser definido.
O Corinthians está no Grupo 6, com Deportivo Tachira, Cruz Azul e um clube paraguaio.
O Vasco, no Grupo 5, tem o Nacional do Uruguai como único adversário já definido. O clube da Colina espera o perdedor do confronto entre Alianza e Juan Aurich para saber quem será o peruano da chave.
Grupo 1
Santos
Peru 1
Bolívia 2
Vencedor de Inter x Colômbia 3
Grupo 2
Paraguai 1
Equador 2
Argentina 3
Vencedor de Flamengo x Real Potosí
Grupo 3
Bolívar
Colômbia 2
Chile 2
Vencedor de Tigres e Chile 3
Grupo 4
Boca Juniors (ARG)
Zamora (VEN)
Fluminense
Vencedor de Arsenal (ARG) x Sport Huancayo (PER)
Grupo 5
Nacional (URU)
Peru 2
Vasco
Vencedor de Paraguai 3 e Equador 3
Grupo 6
Corinthians
Deportivo Tachira (VEN)
Paraguai 2
Cruz Azul (MEX)
Grupo 7
Vélez Sarsfield (ARG)
Equador 1
Defensor (URU)
Chivas Guadalajara (MEX)
Grupo 8
Universidad de Chile
Atlético Nacional (COL)
Argentina 4
Vencedor de Peñarol x Caracas

CR7, Messi e Xavi brigam pela Bola de Ouro. Neymar fica fora do top 3

Craque santista, entretanto, vai brigar pelo prêmio de gol mais bonito do ano. Entre as mulheres, Marta briga pelo 'hexa' contra japonesa e americana

Por GLOBOESPORTE.COM Paris, França
Ainda não é desta vez que um jogador que atua no futebol brasileiro vai ter a chance de conquistar a Bola de Ouro. Em coletiva na sede da revista France Football, em Paris, a Fifa anunciou que Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi e Xavi (ambos do Barcelona) são os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2011. O santista Neymar, que havia sido indicado, ficou fora do top 3.
O vencedor da honraria, conquistada nos dois últimos anos pelo argentino Messi, será conhecido no próximo dia 9 de janeiro, no Fifa Gala, em Zurique.
Cristiano Ronaldo, Xavi e Messi (Foto: AFP)Finalistas em 2009, Cristiano Ronaldo, Xavi e Messi brigam novamente pelo prêmio em 2011 (Foto: AFP)
No entanto, nem tudo é tristeza para o craque do Santos. Neymar também vai à Suíça para disputar o prêmio Puskas de melhor gol do ano. O tento escolhido foi o anotado na derrota do Peixe para o Flamengo por 5 a 4 pelo Brasileirão 2011 (assista no vídeo abaixo).
Na ocasião, no dia 27 de julho, Neymar recebeu a bola no lado esquerdo, próximo ao meio-campo, se livrou de dois marcadores, tabelou com Borges e ainda deu um drible desconcertante no zagueiro Ronaldo Angelim até tocar para o fundo das redes. Tudo com a sua habitual classe. Ele ainda marcaria outros dois gols.
Os outros dois concorrentes são Messi (contra o Arsenal, pela Liga dos Campeões) e Rooney (diante do Manchester City, pelo Campeonato Inglês. O ganhador será conhecido através de uma votação aberta ao público no site da Fifa.
BLOG BRASIL MUNDIAL F.C.: assista aos outros gols finalistas do prêmio Puskas 2011
Marta luta pelo hexa
Entre as mulheres, a craque Marta é mais uma vez finalista e vai tentar o “hexa”. Melhor do mundo desde 2006, a brasileira terá como concorrentes Abby Wambach, dos Estados Unidos, e Homare Sawa, do Japão.
prêmio Bola de Ouro da FIFA (Foto: AFP)Prêmio Bola de Ouro da Fifa (Foto: AFP)
Para a Bola de Ouro de melhor técnico do ano no futebol masculino, o escocês Alex Ferguson (Manchester United), o português José Mourinho (Real Madrid) e o espanhol Pep Guardiola (Barcelona) são os candidatos. Já no futebol feminino, Bruno Bini (França), Norio Sasaki (Japão) e Pia Sundhage (Suécia) são os concorrentes.
Os escolhidos aos prêmios de melhores do ano saíram de uma votação feita entre os técnicos e capitães das 208 seleções filiadas à Fifa, mais jornalistas internacionais escolhidos pela revista France Football. A exceção fica por conta dos finalistas do prêmio Puskas, que foram escolhidos em uma enquete on-line feita pelo site da Fifa.
O prêmio melhor do mundo da Fifa existe desde 1991. No ano passado, o evento sofreu modificações significativas por conta da fusão entre o prêmio da entidade máxima do futebol e a Bola de Ouro da revista France Football, dando origem à nova Bola de Ouro Fifa.
Além dos troféus apresentados ao melhor jogador e à melhor jogadora, aos melhores técnicos e ao autor do gol mais bonito do ano, três outros prêmios serão entregues durante a cerimônia em Zurique: a Seleção Mundial da Fifa/FIFPro, o Prêmio Presidencial e o Prêmio FIifa Fair Play.

Caio Júnior revela encontro com Messi e promete Grêmio ofensivo

Treinador quer mudança de postura na equipe gaúcha para 2012

Por Diego Guichard Porto Alegre
Caio Júnior estava de férias na Espanha quando iniciou as tratativas para ser o novo treinador do Grêmio. Em território europeu, aproveitou para fazer turismo, naturalmente, mas não deixou o profissionalismo de lado. No sábado, acompanhou a goleada de 5 a 0 do Barcelona sobre o Levante. E teve oportunidade de conhecer Lionel Messi.
Caio Junior em coletiva no Grêmio (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)Paulo Odone e Caio Junior na coletiva de apresentação do técnico (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)
O treinador, apresentado no Olímpico no fim da tarde desta segunda-feira, teve oportunidade de bater papo com o craque do Barcelona porque foi treinador de Maxi Biancucchi, primo de Messi. Caio Júnior se disse surpreendido com a humildade do melhor jogador do mundo.

- Uma coisa que acabou sendo maravilhosa foi o fato de ter sido recebido pelo próprio Messi em função de ter treinado um primo dele, o Maxi, no Flamengo. O que mais me chamou atenção foi a humildade dele. Isso me fez pensar. Se o melhor do mundo é humilde, os outros têm obrigação de serem também – contou o treinador, na coletiva de apresentação como técnico do Grêmio.
Talvez inspirado no Barcelona, Caio Júnior prometeu uma mudança cultural no Grêmio. Quer um time ofensivo, com posse de bola, mas, sobretudo, veloz.
- O Grêmio precisa de uma mudança de perfil. O ano não foi bom. Pelo que observei, a equipe precisa de mais velocidade. Este é um perfil que precisa ser buscado. Não é fácil. Sempre gostei de posse de bola, e para isso tem que treinar, ter jogadores e dar velocidade. Ninguém consegue jogar só em posse de bola. O Barcelona não é só isso. – contou.
Visando essa velocidade, Caio Júnior disse que trabalhará incessantemente até janeiro, quando o grupo será reapresentado. E deixou um recado para a diretoria: quer reforços para acrescentar agilidade à equipe.
- Milhares jogadores estão fora do Brasil. O mercado é complicado, é difícil ser dirigente. O Pelaipe vai ter trabalho para nos dar esse jogador – disse.

A resposta do diretor executivo de futebol do Grêmio foi bem-humorada.
- Vamos tentar o Messi – brincou Pelaipe, antes de deixar a sala de imprensa.

Afastado da bola desde agosto, Toró desabafa: ‘Me sinto um inútil’

Jogador foi separado do elenco do Atlético-MG pelo técnico Cuca e revela que desde então só fez treinamentos físicos na Cidade do Galo

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Os músculos estão intactos. Nada de contratura, estiramento. O mesmo vale para os ligamentos, ossos. Toró está inteiro e pronto para entrar em campo. Desde o dia 25 de agosto, contudo, os pés dele e a bola se divorciaram, não se tocaram mais. Essa foi a rotina do jogador desde que foi afastado pelo técnico Cuca do elenco do Atlético-MG.
À distância, treinando pouco e em horários alternativos, o jogador sentiu o alívio pela fuga do rebaixamento e a vergonha pela goleada por 6 a 1 para o Cruzeiro na última rodada. Mas no primeiro dia de férias só pensa em mudar o rumo da carreira depois de terminar 2011 sentindo-se inútil, segundo suas próprias palavras.
Toró durante entrevista (Foto: Eduardo Peixoto/Globoesporte.com)Toró durante entrevista (Foto: Eduardo Peixoto/Globoesporte.com)
Aos 25 anos, Toró coleciona títulos da passagem pelo Flamengo e frustração pelo momento no Atlético-MG. Nos dois clubes há uma interseção: o técnico Cuca. Na Gávea, o volante estava no grupo que deu ao comandante o primeiro título da carreira – o Carioca de 2009 – e depois pediu à diretoria a saída do comandante. Na Cidade do Galo, o reencontro começou amistoso, mas terminou em uma conversa na sala do diretor Eduardo Maluf com Cuca dizendo que não confiava nele e o tiraria do grupo. A justificativa oficial foi de que o elenco estava inchado.
A decisão de tirá-lo do elenco provavelmente põe fim à curta passagem de 18 jogos e dois gols no clube mineiro. O contrato de Toró termina no fim de 2013, mas a expectativa é que ele seja negociado.
Confira a entrevista:
Por que o Atlético-MG escapou da Série B?
Os jogadores fecharam. Viram que a coisa estava ruim e precisavam mudar. Os caras sabem que se caíssem iria começar a manchar a carreira. O Réver, por exemplo, é jogador de Seleção, Mancini tem nome na Europa... Os caras falaram: “vamos fechar e não tem jeito”. Fico feliz pelo Richarlyson, André e o Eduardo Maluf. Eles não mereciam cair.
Daniel Carvalho e Toró Atlético-MG treino (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Daniel Carvalho e Toró no treino do Atlético-MG
(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
A saída do Dorival e a chegada do Cuca foram preponderantes para a ascensão?
O Dorival é um amor de pessoa, um cara gente boa demais. Demais mesmo, mas as coisas não estavam encaixando. Houve muitas mudanças, vários jogadores machucaram, suspensão... O Cuca conseguiu pegar os jogadores e deu uma sequência. O Atlético contratou muita gente, mas o time que terminou o ano jogando é outro. O pessoal que está afastado se pergunta: “que sequência a gente teve?”

O Cuca chegou, aconteceu essa situação (de me afastar)... fiquei desmotivado. Saí do Flamengo porque meu contrato acabou. Agora é diferente, nunca tinha vivido isso de treinar afastado. Mas não tem jeito é pensar para frente. Só penso em 2012 e voltar a me sentir bem. Hoje no Atlético-MG me sinto um inútil. Vejo as coisas acontecerem e estou fora, sem poder ajudar.
Por que se sente inútil?
Desmotivação total. Às 7h começa o treino e 7h15 acabou. Ou então às 19h começa e 19h30 acabou. A gente sabe que jogador de futebol é preguiçoso, se não tiver a motivação não vai. Estou há três meses desse jeito e é triste. Se eu quisesse roubar literalmente o clube estava satisfeito. Até pela história que tenho e vontade de jogar. Fico triste porque quero mostrar meu valor. Sei que fui uma contratação cara e queria mostrar. Sair de casa às 5h e voltar às 7h é ruim para caramba, mas fazer o quê?
Você fica no Atlético-MG em 2012?
Se o Cuca ficar, acho que não. Ele demonstrou isso, colocou para a presidência que não quer contar comigo. Eu sei do meu valor e das minhas qualidades. Sei lógico do meu defeito, mas não tenho como ficar num ambiente onde o maior responsável não gosta de você. A torcida é apaixonante, louca, mas o cara não quer, não tem jeito.
A pergunta-clichê: considera-se injustiçado?
Injustiçado pode ser que seja pela situação que ocorreu. Foi complicado. Ele falou que não queria mais contar comigo depois que estourei o limite jogos (sete) e não podia mais me transferir para nenhum time da Série A. Mas enfim é a opção dele. Agora é pensar no Toró em 2012.

O futuro é longe do Atlético-MG, mas onde exatamente?

Deixo tudo nas mãos dos meus empresários. Pela ansiedade que pode gerar, eles não comentam nada. Querem que eu me dedique e trabalhe porque a qualquer momento pode acontecer alguma coisa boa. Em 2012 penso ser feliz aonde possa me sentir bem. Neste ano não fui feliz.
O Atlético-MG o contratou por indicação do Dorival. Chegar a um clube desta forma não deixa o jogador muito vulnerável à possível saída de quem o trouxe?
Pela história que tive e pelos títulos, achava que não. Confio no meu potencial. Sabia que o Dorival tinha me levado, mas podia mostrar algo pelo clube. Gostei do projeto, adorei o Maluf e o presidente. Estava ali pelo Atlético-MG até porque sei que vida de treinador é instável. É bom ter carinho do treinador? É. É bom ser querido pelo treinador? É. Mas queria conquistar meu espaço como Toró.
Cuca teve problema público no Flamengo em 2009. Você não ficou preocupado quando soube da contratação dele?
Preocupação tinha e sabia que poderia acontecer essa situação, tanto que aconteceu. Acreditava no meu futebol, como acredito. Às vezes duvido um pouco que alguém possa fazer isso, mas lembro que não caí de para-quedas no futebol e sei como são as coisas. Conquistei títulos e estava no grupo que deu o primeiro título da carreira dele. Achei que pelo menos consideração ele deveria ter, mas não teve e agora é bola para frente e pensar em 2012.
toró atlético-mg entrevista (Foto: Eduardo Peixoto/GLOBOESPORTE.COM)Toró só sorriu na hora do bate-papo informal
(Foto: Eduardo Peixoto/GLOBOESPORTE.COM)
Tem trairagem no futebol?
Tem muita trairagem. se hoje tenho dois, três amigos no futebol é muito. Posso contar meus amigos: Renato Augusto e Arouca só. O resto é um querendo tomar espaço do outro. Colegas a gente faz, ambiente a gente faz. sai pra jantar, vai na casa do outro, mas amizade de verdade é complicado.
Por que 2011 foi tão frustrante?
Ganhei cinco títulos em cinco anos no Flamengo. Cheguei ao Atlético-MG com a mesma expectativa, mas perdemos o título mineiro para ele (Cuca), no Cruzeiro. O time que foi montado no início do ano tinha Obina, Tardelli e esperava-se bastante coisa, mas não aconteceu.
Nos últimos anos o Atlético-MG investiu pesado, mas não obteve retorno. Qual a explicação?
Espero que em 2012 o clube tenha pensamentos grandes como o Atlético-MG merece. Clube proporciona tudo do melhor e precisa pensar em coisas grandes. Às vezes penso: presidente dá tudo o que a gente pede, tudo que o jogador e comissão precisam. Isso vai muito do
pensamento. Os jogadores sobem da base e têm qualidade Serginho Felipe Souto, mas sei lá, parece que o ambiente do local... Precisam aprender a gostar de ganhar. Sempre gostei e tive desafios. Saí de família humilde, venci no futebol, ajudei minha mãe, minha família. Nunca pensart em ser segundo. a partir do momento que o atletico colocar na cabeça que não vale pensar em ser segundo as coisas vão melhorar. Ano que vem precisa ser assim: vamos vir para ganhar, não para competir.
Já sente falta das noites tediosas da concentração?
Estou com saudade dos jogadores, da convivência. Só falo por telefone, não vejo quase. Só às vezes num aniversário de um jogador ou no culto na casa do Magno Alves. Futebol é resenha, zoação... Estou há quatro meses sem encostar na bola. Meu treinamento é só parte física. O treinamento hoje é estar presente no clube. Tenho saudade de ver todo mundo. Quando encontro falo um pouquinho, mas tenho que ir embora.
Não podia sequer conversar com os companheiros?
Pelo que vi não posso conviver. Treinar 7h da manhã, em horários que não tem ninguém... Mas cada um tem sua cabeça. Quando você está machucado sabe que não tem como ajudar, mas sabendo que está inteiro é pior ainda de lidar.
 

Torcida comparece ao CT Rei Pelé para se despedir do elenco santista

Cerca de 250 torcedores organizam batucada e cantam músicas do clube

Por Julyana Travaglia Santos, SP
Às 17h50m, o ônibus do Santos deixou o CT Rei Pelé rumo ao aeroporto de Guarulhos, de onde a delegação embarca para o Japão. Cerca de 250 pessoas foram ao centro de treinamento e não pararam de cantar. A torcida levou faixas, organizou uma batucada e houve foguetório. Além disso, alguns torcedores tentaram acompanhar o veículo com suas bicicletas e a pé.

Neymar e Muricy Ramalho não estão com o restante dos jogadores e comissão técnica. Eles estão em São Paulo e encontrarão os companheiros no aeroporto.
Arouca passou pela zona mista antes de entrar no ônibus e não escondeu a felicidade com o apoio da torcida

- Esse é o momento que todos estavam esperando. Estamos felizes com a pesença da torcida e espero voltar feliz e coroar esse momento.

O volante também confessou que, até o momento, não tem muitas informações sobre os outros times do Mundial de Clubes, exceção feita ao Barcelona.

- Temos bem poucas informações, mas acredito que o Muricy vai passar algo a mais durante a viagem. Não temos de escolher adversários, qualquer um será pedreira.
O atacante Borges foi o último atleta a se apresentar. Ele chegou às 17h15m, já atrasado, e entrou correndo no CT Rei Pelé.

Na saída, Angelim revela frustração: ‘Queria ter vencido a Libertadores’

Herói do título em 2009, jogador vira torcedor e projeta próxima temporada falando ainda como jogador do Flamengo

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
A placa de saída do Engenhão indicava o caminho que Ronaldo Angelim deveria seguir para deixar o estádio na noite deste domingo, depois do empate entre Flamengo e Vasco por 1 a 1. Seis anos depois de chegar ao clube, o herói da conquista do Brasileiro de 2009 foi apenas um torcedor no jogo que classificou o time para a pré-Libertadores. A partir de agora, o zagueiro seguirá seu caminho longe do Rubro-Negro. Mas, ao comentar sobre 2012, o jogador ainda conjuga o verbo como atleta do clube. E revela sua torcida e maior frustração na passagem pela Gávea.
Ronaldo Angelim de saída do Flamengo (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)Ronaldo Angelim deixa o Fla com uma pontinha de frustração: não ter conquistado a Libertadores da América (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
- Espero que no próximo ano o Flamengo possa ganhar a Libertadores, essa foi a minha maior frustração aqui nesses seis anos, queria muito ter vencido uma. Mas não deu. Desde que eu vim para cá, será a quarta vez que o time vai disputar. Espero que seja montado um time forte para conquistarmos, pois a torcida merece - afirmou Angelim, ainda se colocando entre o grupo que disputará a competição.
O zagueiro assistiu ao jogo contra o Vasco de um camarote no Engenhão, situação bem diferente da que viveu em 2009, quando marcou de cabeça o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Maracanã, que garantiu o hexacampeonato brasileiro.
Espero que no próximo ano o Flamengo possa ganhar a Libertadores, essa foi a minha maior frustração aqui nesses seis anos, queria muito ter conquistado uma. Mas não deu."
Angelim
Naquele ano, com seu jeito humilde e peculiar de ser, Angelim foi visto depois do título de uniforme do clube e mochila próximo à sede da Gávea, como um simples mortal à espera da carona de sua mulher Ricássia.
Neste domingo, ao deixar o Engenhão, o jogador recebeu o carinho de torcedores. E lá foi ele com a mesma humildade pegar carona com um amigo.
- Sou torcedor do Flamengo, sempre fui tratado com carinho desde que cheguei aqui. Procurei ser o mais profissional possível, nunca faltei treino, me machuquei pouco, dei meu melhor quando entrei em campo. Só tenho a agradecer à torcida do Flamengo, fui muito pouco vaiado, tinha que errar muito para isso acontecer.
Angelim comparou a conquista da vaga na pré-Libertadores como torcedor com o título de 2009 como jogador.
- Esse jogo era mais tranquilo. Já tinha até falado com alguns companheiros que já estávamos classificados, mas íamos fazer de tudo para ganhar do Vasco e dar o título ao Corinthians. Em 2009, foi uma final, valia o título para o Flamengo. Ficar fora é muito pior pela ansiedade. É melhor ficar na adrenalina do jogo - completou o jogador.
Ronaldo Angelim Flamengo 2 x 1 Grêmio 06/12/2009 (Foto: Reuters)Na última rodada do Brasileirão 2009, Angelim fez o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio (Foto: Reuters)

Xandão é pego em exame antidoping

Zagueiro do São Paulo testa positivo após possíveis estimulantes serem encontrados na urina e é suspenso preventivamente por 30 dias

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Xandão (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Antidoping de Xandão deu positivo e zagueiro está
suspenso por prevenção(Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)
Logo no primeiro dia de férias, o zagueiro Xandão recebeu uma péssima notícia. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou nesta segunda-feira que o jogador do São Paulo testou positivo em exame antidoping e está suspenso preventivamente por 30 dias. A notícia foi divulgada pelo site Justiça Desportiva.

O teste foi realizado após a partida contra o Atlético-PR, no dia 16 de novembro, na Arena da Baixada. As substâncias encontradas foram: "glucocorticosteroids/prednisoloneS9”; “glucocorticosteroids/prednisone”; e “metabolite 20 betadihydroxy-prednisolone”, que seriam estimulantes e poderiam ser encontradas em alguma medicação. Zagueiro e clube não pediram a contraprova.

Xandão foi contratado pelo São Paulo em 2010 após se destacar no Grêmio Barueri e tem contrato com o clube até o final de 2012. Pouco aproveitado nesta temporada, o jogador tem chances de ser negociado na próxima janela de transferências.

Longe do futebol, Dunga diz que só volta 'em time para ser campeão'

Ex-técnico da Seleção estuda propostas, mas não dá prazo para retorno

Por Tomás Hammes Porto Alegre
Dunga desembarque Manaus (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Dunga não dá prazo para retorno ao futebol
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
O exílio do técnico Dunga do futebol ainda não tem prazo para terminar. Pelo menos é o que assegura o próprio Capitão do Tetra, que não dirige uma equipe desde a eliminação do Brasil na Copa de 2010, na África do Sul. O técnico estuda propostas, mas coloca como condição para assumir algum time a chance de disputar títulos.
- Para eu voltar depende da equipe, da seleção. Tem de ser um time para ser campeão. Vou analisar este período para ver se vale assumir - disse Dunga.
O ex-volante revelou que vem sendo assediado, inclusive, por times com a vaga de técnico ainda preenchida. Pela ética, prefere não divulgar quem o procurou. Enquanto não define o futuro, Dunga se envolve na coordenação do Esporte Clube Cidadão, projeto que usa o esporte e a educação como inclusão social de crianças e famílias em Porto Alegre. Também tem na agenda palestras pelo Brasil e no exterior.
Longe dos holofotes, Dunga acompanhou o desempenho da dupla Gre-Nal no Brasileirão. O técnico acredita que o Inter passará para a fase de grupos da Libertadores:
- Pela força do grupo, o Inter pode ir longe na competição. Mas, como qualquer equipe, precisa se qualificar ainda mais.
Possibilidade de treinar Inter ou Grêmio
Questionado se poderia assumir Inter ou Grêmio, lembrou da relação de carinho com os colorados, clube pelo qual foi revelado e encerrou sua carreira. Preferiu adotar a cautela ao falar sobre o assunto.
- Não é o momento. Tem uma série de coisas, como a relação com o Inter. Mas ninguém sabe o que vai ocorrer no futuro.

Autor de cartaz 'vice de novo' se diverte: 'Nosso prédio está famoso'

Rubro-negro Bruno Oliveira diz que a brincadeira com vizinhos vascaínos estava pronta desde a última quinta-feira

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
O “inimigo” mora ao lado e é muito criativo. Bruno Oliveira, flamenguista de 33 anos e morador do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, usou o bom humor para provocar vizinhos vascaínos. Depois do empate por 1 a 1 entre Vasco e Flamengo, que confirmou a classificação rubro-negra para a Libertadores e deixou o Cruz-Maltino com o vice-campeonato brasileiro, ele colocou em prática uma brincadeira espirituosa.
Na varanda do seu apartamento, no segundo andar, usou um cartaz com a frase “vice de novo” e duas setas apontadas para bandeiras do Vasco no andar de cima e no de baixo.
Blog Meio de Campo: rubro-negro provoca vizinhos vascaínos com cartaz
torcedor flamengo faixa vice de novo (Foto: Arquivo Pessoal)Bruno Oliveira exibe o cartaz que provoca vizinhos vascaínos (Foto: Arquivo Pessoal)
- Estava assistindo ao jogo entre Vasco e La U (pela Copa Sul-Americana, na quarta-feira) com meu irmão, secando o Vasco, aí tive a ideia. Falei com ele, no dia seguinte fiz a faixa e deixei guardada esperando o próximo jogo. No domingo à noite, assim que acabou o clássico, coloquei na varanda. Foi a maior zoação. Muita gente para para tirar foto, alguns gritam, os carros passam devagar para olhar - disse, por telefone.
Bruno não foi ao Engenhão. Preferiu assistir ao jogo na casa de amigos. Ele conta que os vizinhos receberam a provocação com bom humor.
- O vizinho do primeiro andar me ligou falando que nosso prédio está famoso, ele levou na esportiva. Só fiz a brincadeira porque sabia que os dois levariam assim.
Na internet circula uma resposta de um dos vizinhos. Mas é uma montagem. A paz na próxima reunião de condomínio está garantida.
Torcedores zoação flamengo vasco vice (Foto: Divulgação)Segundo Bruno, os vizinhos levaram a brincadeira na esportiva (Foto: Divulgação)

Diretoria do Botafogo oficializa a contratação de Oswaldo de Oliveira

Depois de acertarem contrato por três anos, técnico e clube decidem mudar vínculo para uma temporada, renovável por mais uma

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
oswaldo de oliveira kashima antlers (Foto: Divulgação)Oswaldo diz que começará o planejamento antes
mesmo de se apresentar (Foto: Divulgação)
A diretoria do Botafogo confirmou no fim da tarde desta segunda-feira, por intermédio do site oficial do clube, o acerto com o técnico Oswaldo de Oliveira para a próxima temporada. O treinador assumirá o time em janeiro, logo após o término do seu compromisso com o Kashima Antlers, do Japão. Oswaldo trará para o Alvinegro carioca o seu auxiliar Luiz Alberto e o preparador físico Ricardo Henriques.
- Eu e o Botafogo já acertamos uma situação futura para que o trabalho possa começar a partir de janeiro. Mesmo do Japão, já vou começar a desenvolver um planejamento com a direção do clube, principalmente em relação a contratações e detalhes importantes para a próxima temporada. Isso será fundamental para adiantar o trabalho. Temos de deixar o passado de lado e nos prepararmos para conquistar nossos objetivos no futuro - disse o técnico ao site do Botafogo.

A negociação entre Oswaldo e Botafogo levou alguns dias para ser concretizada e até à redação do contrato foram discutidos alguns pontos. Inicialmente, clube e treinador tinham decidido por um contrato de três anos. Depois, o Glorioso achou melhor mudar o tempo de contrato para um ano, renovável por mais um. O advogado do técnico também o aconselhou a fazer isso e a minuta de contrato foi alterada pouco antes de ser fechada.
Pela diretoria alvinegra, o vice-presidente de futebol, André Silva, comentou a contratação do treinador para o lugar de Caio Júnior:
- O Departamento de Futebol buscou um treinador experiente e com currículo vencedor. Acreditamos que o Oswaldo se encaixa perfeitamente neste perfil. Percebemos que ele está muito motivado e com um pensamento semelhante ao nosso, de brigar por títulos expressivos. Esta é a primeira ação para uma temporada vitoriosa em 2012.
FICHA DO TREINADOR
NOME: Oswaldo de Oliveira Filho
NASCIMENTO: 05/12/1950, no Rio de Janeiro (RJ)
CLUBES: Corinthians, Vasco, Fluminense, São Paulo, Flamengo, Vitória, Santos, Al Ahli (QAT), Cruzeiro, Kashima Antlers (JAP) e Botafogo
TÍTULOS: Campeonato Paulista (1999), Campeonato Brasileiro (1999) Campeonato Brasileiro (2000), Mundial Interclubes (2000), Copa Mercosul (2000), Supercampeonato Paulista (2002), Campeonato Japonês (2007, 2008 e 2009), Copa do Imperador (2008 e 2011), Supercopa (2009 e 2010).

Blatter confirma a jornal espanhol o uso de tecnologia na Copa de 2014

Presidente da Fifa revela que dispositivos serão usados na competição que acontecerá no Brasil para evitar gols 'fantasmas': 'Mecanismos confiáveis'

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Blatter durante coletiva em Bratislava (Foto: AFP)Blatter admite uso de tecnologia na Copa do Mundo
de 2014, que será disputada no Brasil (Foto: AFP)
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou nesta segunda-feira ao jornal "Mundo Deportivo" que a Copa do Mundo de 2014 será a primeira com uso de tecnologia. O torneio no Brasil contará com dispositivos especiais para evitar erros, principalmente em lances confusos sob a linha do gol. De acordo com o dirigente, a entidade máxima do futebol encontrou mecanismos "confiáveis" para serem utilizados no torneio.
- A intenção é evitar gols "fantasmas". E o Brasil terá essa tecnologia em 2014 - garantiu o dirigente da Fifa, em entrevista ao jornal espanhol que será publicada nesta terça-feira.
Apesar de não revelar como serão os dispositivos, o dirigente elogiou os mecanismos encontrados pela entidade máxima do futebol para a Copa.
- Nós temos dois bons sistemas que têm correspondido às nossas necessidades. Eles podem ser considerados confiáveis e de fácil utilização - revelou.
A intenção da Fifa de utilizar tal mecanismo se deve principalmente por conta dos erros cometidos nas últimas Copas do Mundo. Na África do Sul, no duelo entre Alemanha e Inglaterra, o inglês Frank Lampard marcou um tento legal, mas o bandeirinha não validou o lance por não ter visto a pelota ultrapassar a linha do gol.
Em 1966, na decisão da Copa, no duelo entre Alemanha e Inglaterra, os donos da casa tiveram um tento assinalado em Wembley sem a bola ter ultrpassado a linha do gol. No fim, o English Team venceu por 4 a 2 e ficou com o caneco.
Além disso, no bate-papo, Blatter apoiou a iniciativa do presidente do Barcelona, Sandro Rossell, que pediu a diminuição de clubes na disputa do Campeonato Espanhol. Atualmente, a competição é disputada com 20 equipes.

Artilheiro da Copa, André 'Bigode' vai participar da festa da Fifa em Zurique

Com 14 gols no Mundial da Itália, atacante é um dos destaques da temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
André comemora gol da seleção brasileira de futebol de areia em Dubai (Foto: Divulgação / BSWW)André é o destaque da seleção brasileira de futebol
de areia na temporada (Foto: Divulgação / BSWW)
Artilheiro da Copa do Mundo, do Mundialito de Clubes e da Copa Brasil, o atacante André vai ser o representante do futebol de areia brasileiro na festa da ‘Bola de Ouro’, organizada pela Fifa, no dia 9 de janeiro, em Zurique, na Suíça. O camisa 9 do Brasil, que marcou 14 gols no Mundial, 16 na primeira edição do torneio de clubes de camisa – defendeu o Flamengo (RJ) -, e nove pelo Corinthians (SP) na Copa Brasil, será homenageado na festa que vai premiar os melhores do mundo no ano de 2011.
André foi um dos grandes destaques da seleção brasileira na campanha do vice-campeonato mundial, recebendo ainda a ‘Bola de Prata’ como segundo melhor jogador da competição. Aos 34 anos, é o quinto maior artilheiro da História do Brasil com 211 gols e foi o maior goleador da temporada, com 39 gols – tendo anotado ainda seis pelo Rio Grande do Norte na Copa dos Campeões, em Serra-ES, quando terminou como um dos vice-artilheiros.
- Fiquei muito feliz quando recebi o convite. É um reconhecimento ao trabalho que fiz durante todo esse ano e tenho que agradecer aos meus companheiros, de seleção e clubes, aos meus técnicos, minha família e amigos por terem me dado força e apoio na temporada. Foi um ano cheio de viagens, de muitas competições importantes, e ser convidado para esta festa me deixa muito orgulhoso. Poucos são os atletas que têm a honra de fazer parte desse evento e estarei lá na Suíça para representar o nosso futebol de areia - afirmou o ‘Bigode’, que é jogador do Corinthians (SP), e está em Manta (Equador), onde ajudará o Brasil a lutar pelo bicampeonato dos Jogos Sul-Americanos de Praia.