terça-feira, 4 de outubro de 2011

Titulares treinam com Felipe e sem Juninho em São Januário

Camisa 6 segue se preparando para jogo contra o Internacional, enquanto Reizinho fará exame de ressonância para avaliar lesão na panturrilha

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
cesinha felipe vasco treino (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Felipe deve voltar ao time contra o Internacional
(Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Enquanto parte da delegação vascaína, a maioria reserva, se prepara para o primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana, contra o Aurora, em Cochabamba, os titulares iniciaram os trabalhos visando o confronto contra o Internacional, no próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Como a semana será cheia, a manhã desta terça-feira foi de treino leve. Os jogadores realizaram trabalhos físicos na academia do clube seguido de uma leve atividade sem bola em campo.
Felipe, que já está recuperado da cirurgia que fez no joelho direito, participou normalmente das atividades. Já havia a expectativa de que ele voltasse no último domingo, contra o Corinthians. No entanto, a comissão técnica preferiu segurá-lo para deixá-lo inteiro para o jogo contra o Internacional. A decisão se mostrou ainda mais acertada já que o técnico Cristóvão Borges não terá Juninho Pernambucano. O volante está com suspeita de estiramento na panturrilha esquerda e irá se submeter a um exame de imagem ainda nesta terça.
Outro que não treinou foi Victor Ramos. O zagueiro está com dores musculares na coxa direita, fez um exame de imagem na última segunda-feira e irá saber o resultado ainda nesta terça. Diego Souza, Eduardo Costa, Eder Luis, Alecsandro e o restante do grupo se juntaram a Felipe na academia. Quem permaneceu no campo foi Jumar. O volante está em fase final de preparação após dores musculares na coxa e também deve voltar ao time no domingo.
A partida entre Vasco e Aurora, pela Copa Sul-Americana, será disputada na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Estádio Félix Capriles. O Vasco é o líder do Campeonato Brasileiro com 50 pontos e volta a jogar pela competição no domingo, contra o Internacional, às 16h (de Brasília), em Porto Alegre.

Adversário pouco conhecido, Aurora é um clube emergente na Bolívia

Time de Cochabamba tem dois representantes na Seleção, mas técnico Baldivieso acredita que sua equipe deveria ter bem mais

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Julio Baldivieso técnico do Aurora (Foto: Reuters)Ex-jogador e agora técnica do Aurora, Baldivieso
confia no potencial do seu time (Foto: Reuters)
Além da altitude de 2.600m de Cochabamba, o Vasco terá pela frente, nesta quarta-feira, que enfrentar um adversário pouco conhecido dos brasileiros. O Aurora, apesar de não ter tanta tradição na Bolívia como o The Strongest, Bolívar e Jorge Wilstermann, é um clube em ascensão. O duelo será às 21h50m (de Brasília), no estádio Félix Cápriles.
A "Equipo del Pueblo" (Equipe do Povo), como é conhecida, tem apenas dois títulos nacionais (1963 e 2008 - Clausura), mas atualmente faz uma boa campanha: é o primeiro de seu grupo no campeonato nacional. Em cinco partidas, o Aurora venceu quatro vezes e perdeu uma. O time chega com moral para encarar o Vasco, já que venceu por 2 a 0 o San José na última partida.

Dois jogadores do Aurora estão convocados para defender e Seleção Boliviana nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014: Augusto Andaveris e Jaime Robles. O primeiro foi liberado para enfrentar o Vasco, mas o segundo desfalcará o time. O técnico do Aurora, Julio César Baldivieso, disse que, pelo potencial que tem, sua equipe deveria ser a base da Seleção.
- O Aurora deveria ser a base da Seleção da Bolívia, quem sabe de futebol deve concordar com isso. Estou surpreso que não seja assim - disse o treinador ao site oficial do clube.
Atualmente, The Strongest (seis), Bolívar (cinco) e Oriente Petrolero (quatro) são os clubes que mais têm jogadores defendendo a Bolívia.
Para o duelo com o Vasco, Baldivieso tem chance de contar com um reforço considerado importante, o meia Fernando Sanjurjo, que se recupera de um problema muscular. O jogador, que não participou da vitória sobre o San José, está confiante de que poderá estar em campo.
- Quero jogar na quarta, fazer parte do time neste compromisso internacional tão importante que temos contra o Vasco da Gama. Sinto apenas um incômodo e acho que estou em condições, mas o professor (Baldivieso) quem vai decidir isto - afirmou ao diário "Los Tiempos".
Vasco já jogou contra o Aurora em Cochabamba
Esta será a primeira vez que o time da Colina enfrenta o Aurora em um jogo oficial. No dia 7 de fevereiro de 1968, os clubes realizaram um amistoso em Cochabamba. O placar foi 1 a 1. Os cruz-maltinos já enfrentaram times bolivianos em sete oportunidades, seis delas em amistosos: foram quatro vitórias, dois empates e uma derrota (para o Jorge Wilstermann por 3 a 1, em 1968, na Bolívia).
O único confronto oficial do Vasco contra bolivianos aconteceu no Sul-Americano de 1948. O time venceu o El Litoral por 2 a 1. Mais tarde o clube iria conquistar o título daquela competição.

Primeiro treino da Seleção na Costa Rica conta com torcida improvisada

Fãs sobem em árvores e outdoors para acompanhar atividade comandada por Mano. Brasil enfrenta seleção da casa na próxima sexta-feira

Por Leandro Canônico Direto de San José, Costa Rica
Após a recepção calorosa à Seleção Brasileira na segunda-feira, os torcedores costa-riquenhos deram nesta terça mais uma demonstração de carinho aos jogadores de Mano Menezes: com o treino fechado, os fãs subiram até em árvores ao redor do campo do Projeto Goal, em San José, para tentar ver a primeira atividade de Neymar, Ronaldinho Gaúcho & cia. no país antes do amistoso de sexta-feira.
Sob chuva, cerca de 200 torcedores ficaram do lado de fora do campo, atrás da cerca. Porém, alguns se arriscaram a subir em árvores, placas de publicidade e no alambrado durante o treinamento em busca de uma visão privilegiada. No final da atividade, dois torcedores pularam a cerca para invadir o gramado e tentar falar com jogadores, mas foram rapidamente impedidos pelos seguranças locais.
O único convocado ausente no primeiro treino da Seleção em San José foi o meia Fernandinho, do Shakhtar, que ainda não chegou na Costa Rica. Mano comandou um treinamento físico, com corridas, e depois dividiu o grupo em quatro times para um trabalho técnico.
Brasil e Costa Rica se enfrentam sexta às 23h (de Brasília), no Estádio Nacional, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, da TV Globo e do SporTV. Na próxima terça, a Seleção encara o México, em Torréon.
Torcedores sobem em placa para ver o treino da seleção brasileira (Foto: Mowa Press)Torcedores subiram até em outdoor para acompanhar o treino da Seleção Brasileira (Foto: Mowa Press)

'Achei!' Agora no futsal, Dimba diz que ainda não se aposentou dos campos

Depois de migrar para a quadra, atacante diz que foi boicotado no Flamengo, revela carinho pelo Botafogo e quase desistiu do futebol

Por Marcelo Parreira Brasília
Em uma faculdade de Brasília, os sons se misturam. Em um canto, alunas se alongam e correm. No outro, quatro estudantes praticam passos de alguma dança latina, enquanto a sala ao lado recebe aulas de dança do ventre. Do lado de fora, sentados e conversando, estão os atletas do time de futsal do Peixe Brasília. A maioria é jovem, mas alguns são visivelmente mais velhos. Entre eles, um veterano de 37 anos, ex-artilheiro do Campeonato Brasileiro e herói do Botafogo. Com um sorriso no rosto, Dimba foi breve.
- Enquanto a aula de educação física não acaba, vamos adiantando a conversa - afirnou.
Editácio Vieira trocou os gramados pela quadra no último mês. Não que estivesse fazendo feio em campo: depois de um bicampeonato no Candangão pelo Brasiliense, em 2008 e 2009, levou o Ceilândia ao título no ano passado. Foi o último time em que atuou antes de aceitar o convite para o Peixe, completando a volta às origens: nascido em Sobradinho, cidade a 22 quilômetros de Brasília, Dimba começou no esporte defendendo o time de futsal da cidade. Mas o que leva um veterano como ele a fazer o caminho inverso?
- Dei um tempo para poder cuidar dos meus filhos, coisa que há muito tempo eu não conseguia fazer. Porque no campo você concentra, viaja, joga, é uma rotina completamente diferente do futsal. E conversando com meus filhos eu sentia essa necessidade deles de estarem mais próximos de mim, então eu resolvi dar esse tempo. Então eu troquei de profissão: deixei de ser atleta profissional e passei a ser pai.
Dimba é o novo reforço do futsal do Peixe Brasília (Foto: Divulgação/Rafael Moura)Dimba se prepara para a estreia no Peixe Brasilia, nesta quinta (Foto: Divulgação/Rafael Moura)
Para o atacante, que ainda sonha em voltar aos gramados, a mudança não é nada simples, mas satisfatória.
- Foi muito difícil porque vir jogar futsal depois de um bom tempo é complicado. Lá atrás eu era pivô, mas hoje em dia, como mudou muito, eu tenho que ver primeiro, depois jogar. Mas está gostoso, já estou começando a me adaptar com a bola, o espaço, a quadra. É claro que falta alguma coisinha em termos táticos e eu estou chegando, mas a cada dia que passa estou adquirindo um tipo de conhecimento.
Apesar de admitir que o ritmo na quadra é mais pesado, Dimba negou qualquer problema com o preparo físico. A complicação agora é outra. Acostumado a sofrer com os zagueiros na marcação às vezes dura, o jogador se depara agora com o desafio de estar do outro lado.
- No campo eu era marcado, como atacante não marcava ninguém. Eu me posicionava ali para cercar, mas estava sempre pronto para um contra-ataque, para finalizar. Aqui não, aqui você tem que marcar, atacar, correr atrás.
A capacidade de improviso - chave da habilidade para um atacante no campo, segundo o jogador - não tem o mesmo efeito e relevância na quadra.
Dimba em treino do Peixe/BRB/Mazza Futsal (Foto: Divulgação)Dimba teve que se readaptar: 'No campo eu era marcado, no fusal eu tenho que marcar (Foto: Divulgação)
- A criatividade do jogador no campo é mais importante, porque ali é o momento do jogador, em que ele se coloca, tem a chance de finalizar. O salão é um conjunto, o coletivo fala muito mais alto. Se você fizer o que foi treinado, executar com perfeição os movimentos, a chance de dar certo é muito grande.
Do gol do título à quase desistência
Se o treino já está funcionando, ainda não se sabe. A estreia de Dimba está marcada para esta quinta, contra o Parkway, em um torneio local. Uma mudança e tanto para quem ficou famoso graças a um daqueles gols de crônica, que garante o título. Foi em 1997, na final do Campeonato Carioca. Artilheiro no Campeonato Brasiliense do ano anterior pelo Gama, Dimba estava na reserva do Botafogo até ser chamado durante a final contra o Vasco. De perto da lateral, invadiu a área, driblou dois defensores, colocou a bola no canto do gol e deu o campeonato ao alvinegro. O suficiente para marcar o jogador - e a torcida, a preferida de Dimba em toda a carreira.
Botafoguenses são gratos e carismáticos"
Dimba
- Nem eu sabia que isso ia dar essa repercussão, mas os botafoguenses em si são um tipo de torcedor muito carismático. Não é a maior torcida do Brasil, mas é uma torcida que sofreu muito. Era sofrida mesmo. Criou-se aquela coisa de "tem coisas que só acontecem com o Botafogo" e, por incrível que pareça, tem mesmo coisas que só acontecem com o Botafogo. Então, é uma torcida assim, muito ligada ao jogador. Existe a cobrança como existe em todos os clubes, mas eles te dão um carinho diferente. Eles são muito gratos pelo que você faz pelo clube.
Apesar do título, o atacante não se firmou no time. Acabou indo para Portugal, onde jogaria pelo Porto, mas acabou integrando o elenco do Leça. A experiência europeia não durou muito, e Dimba voltou ao Brasil para disputar o Campeonato Brasileiro pelo América-MG. Dali, foi chamado por Joel Santana, que o havia treinado no Botafogo e assumia o Bahia. O atacante admite um carinho especial pelo treinador.
- Eu já trabalhei com vários bons, cada um com suas particularidades. Mas o Joel é fantástico.
Em Salvador, o atacante conquistou o título baiano e chegou às semifinais da Copa do Brasil. Depois, foi para a Portuguesa e, novamente, o Botafogo de Joel Santana. Mas o time passava por problemas financeiros, que levaram Dimba a pensar em desistir do futebol.
- Eu sou uma pessoa assim: quando eu tomo uma decisão, quando falo que vou fazer,  acabo fazendo. Tenho uma opinião muito forte. E o Botafogo naquele negócio de não pagar, me levou a decidir deixar o clube. Vim embora, e não queria mais jogar futebol. Eu ia parar, cuidar das minhas coisas.
De volta a Brasília, recebeu o convite do Gama, time que havia ajudado a revelá-lo em 1996. Resolveu aceitar, e da quase desistência, voltou a brilhar. Campeão e artilheiro da Copa Centro-Oeste, foi vice-artilheiro do Brasileiro de 2002, à frente de Romário, que jogava então no Fluminense. Infelizmente, não conseguiu ajudar o Gama a permanecer na série A. No ano seguinte, partia para o Goiás, onde colocaria o nome na lista de goleadores do Brasileiro.
- Na minha estreia eu fiz quatro gols, fomos campeões goianos. Depois acabei sendo maior artilheiro do Brasileiro, batendo o recorde do Edmundo, com 31 gols. Minha média estava em quase um gol por jogo. Aí eu rompi ligamentos, fiquei mais de um mês sem jogar, e assim mesmo consegui ser atilheiro do campeonato.
Boicote
O sucesso atraiu a atenção de fora, e Dimba foi para a Arábia Saudita. O escolhido foi o Al-Ittihad, que já tinha o jogador Tcheco e era treinado pelo técnico Candinho. Ali, Dimba ajudou o time a conquistar a Liga dos Campeões da Ásia - feito que o clube repetiria no ano seguinte. Pouco depois voltou ao Brasil, no que talvez seja a maior polêmica da carreira do jogador: sua passagem pelo Flamengo.
Dimba comemora gol do Flamengo (Foto: Agência O Globo)Dimba comemora um dos poucos gols pelo Fla:
passagem com problemas (Foto: Agência O Globo)
Ainda em 2004, o clube da Gávea passava por dificuldades, com uma campanha apenas regular no Brasileirão, salários do elenco atrasados e torcida insatisfeita. Foi neste clima que Dimba foi anunciado: uma contratação milionária de um salvador da pátria. Para o jogador, foi quando as coisas começaram a dar errado.
- Eu não tinha culpa se os caras estavam sem receber. Eu apenas me precavi: exigi uma quantia X para poder ir. Quem tentou me contratar na época não conseguiu, porque eu não aceitei. Veio o vice-presidente de futebol, passou por cima de quem era a pessoa indicada para contratar e me contratou. Aí houve aquela ciumeira.
Enquanto o resto do time reclamava, o atacante foi trazido a peso de ouro: R$ 3 milhões, parcelados. Para Dimba, o resultado foi uma péssima relação com parte dos companheiros, o que teria prejudicado seu desempenho em campo.
- A verdade é que houve um boicote muito grande. Fiz poucos gols? Fiz poucos gols por causa da circunstância que estava acontecendo lá. Aí foi virando aquela bola de neve, até que chegou um ponto em que eu não estava mais satisfeito.
A saída traumática foi a venda para o São Caetano, de onde partiu pouco tempo depois de volta a Brasília. Apesar de estar nas quadras, Dimba não descarta uma possível volta ao campo. E provoca.
Dimba no treino do São Caetano (Foto: Agência Lance)Dimba trocou Fla pelo Azulão (Foto: Agência Lance)
- A verdade é uma só: o jogador não para, param o jogador. Com 50 anos, se o cara fizer uma proposta irrecusável, ele vai tentar voltar. Eu ainda não aposentei dos gramados, não. Enquanto estiverem me dando oportunidade e eu estiver satisfeito, vou jogar. Eu acho que no meu lugar, no lugar de alguns outros jogadores que estão por aí, como o Rivaldo, os jovens é que deviam estar aproveitando essas oportunidades, mas infelizmente a maioria dos jovens não acordou ainda para a vida.
Com a quadra da faculdade livre, Dimba é chamado para o treino - que continua depois que o resto do time é liberado. Longe de desistir, e antes de ir embora, ele ainda revelou um sonho.
- Eu vou fazer essa jornada, se der certo eu vou continuar, e tenho um objetivo ainda dentro do campo: preciso e quero ser campeão mais uma vez no gramado, independentemente de onde seja. Se é no Norte, no Nordeste, em um time do Acre, não interessa. Quero ser campeão no salão,ter esse prazer e ser mais uma vez campeão no campo para, aí sim, poder parar. Enquanto eu tiver condição, vou em busca desse sonho, objetivo, é a única coisa que quero ainda. Aí eu acho que meu ciclo vai chegar ao fim.

Santos segura Victor Andrade e fixa multa maior que a de Neymar

Sondado por Barcelona e Manchester City, garoto, de 16 anos, assinou por três anos com o Peixe e agora vale € 50 milhões. Neymar custa € 45 milhões

Por Adilson Barros Santos, SP
Victor Andrade, atacante do sub-17 do Santos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)Victor Andrade atua na equipe sub-17 do Peixe
(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)
O Santos acertou na última segunda-feira o primeiro contrato profissional do atacante Victor Andrade, que completou 16 anos na última sexta-feira. Considerado uma das principais promessas da base alvinegra, apadrinhado por Robinho e sondado por clubes europeus, como o Manchester City e o Barcelona, o garoto assinou por três anos com o Peixe.
Agora, quem quiser tirar o jovem da Vila Belmiro terá de pagar alto. Para o exterior, a multa é de € 50 milhões (R$ 124 milhões): € 5 milhões a mais que Neymar, cuja cláusula rescisória está estipulada em € 45 milhões (R$ 112 milhões); para o Brasil, € 30 milhões (R$ 74,7 milhões). Os direitos econômicos do garoto ficaram divididos da seguinte maneira: 80% pertencem ao clube; 20% ficam com a família do jogador.
- Apesar das ofertas que tínhamos de fora do país, até bem mais vantajosas do ponto de vista financeiro, optamos pelo Santos, que nos apresentou um projeto de carreira muito bom - afirmou o pai de Victor, Jorge Nelson Santos.
Victor, artilheiro da equipe sub-17, com 13 gols, ganhou a benção de Robinho em 2009, quando chegou a conhecer o Manchester City a convite do Rei das Pedaladas. Ele chegou a jogar pelo Benfica-POR, mas optou por voltar ao Brasil.
O jogador participará da Copa São Paulo de Futebol Júnior no início do próximo ano e deverá ser promovido em seguida para a equipe principal do Peixe.

Inter tem interesse e observa Dagoberto, mas nega acerto

Clube diz que não negocia com o atacante do São Paulo, sem descartar
futura contratação do jogador que está com contrato em vias de terminar

Por Alexandre Aliatti Porto Alegre
Dagoberto, do São Paulo (Foto: João Neto / VIPCOMM)Dagoberto está na mira do Inter (Foto: VIPCOMM)
Não será surpresa se Dagoberto vestir vermelho em 2012. O Inter admite interesse e admiração pelo atacante e observa a situação contratual do atleta com o São Paulo, mas nega que exista uma negociação em andamento – muito menos um pré-contrato com ele. A diretoria diz que, no momento, não há nada definitivo envolvendo o atleta. Mas não descarta que possa vir a existir.
- Nada. Nada, nada, nada. Disseram que até já assinamos com ele, mas não tem fundamento. Isso não quer dizer que amanhã ou depois não vá acontecer – disse o diretor técnico do Inter, Fernandão.
O contrato de Dagoberto com o São Paulo vai até 18 de abril do ano que vem. Em 19 de outubro, ele poderá assinar um pré-contrato. Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, diz que o jogador do rival defenderá o Colorado no ano que vem.
O clube gaúcho vai bem menos longe. Mas escancara o desejo.
Se interessa? Claro que interessa. É um grande jogador. Qual clube não tem interesse no Dagoberto?"
Fernandão
- Se interessa? Claro que interessa. É um grande jogador. Qual clube não tem interesse no Dagoberto? – completou Fernandão.
Em junho, o Inter já havia tentado Dagoberto. Newtom Drummond, na época diretor-executivo de futebol do Colorado, foi a São Paulo para se reunir com dirigentes tricolores. Mas não houve acerto.
O clube busca um segundo atacante no estilo de Dagoberto. No momento, conta apenas com Zé Roberto como jogador de composição com um centroavante.
 

Justiça obriga São Paulo a devolver Taça de Bolinhas à Caixa, diz Fla

Clube se empolga com decisão e espera receber o troféu em breve

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Rogério Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti com a Taça das Bolinhas (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)São Paulo recebeu a Taça de Bolinhas no início do
ano (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)
A disputa pela Taça de Bolinhas teve novo capítulo nesta terça-feira. Segundo a diretoria rubro-negra, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acatou o recurso do Flamengo e cassou, por 2 votos a 1, a "manutenção de posse" que o São Paulo detinha sobre a Taça de Bolinhas, obrigando o clube tricolor a devolver o troféu aos cofres da Caixa Econômica Federal.
Kalil Rocha Abdalla, diretor jurídico do São Paulo, disse que o clube ainda não recebeu documento algum sobre o caso, mas ressalta que o objetivo é seguir lutando pela posse do troféu:
- O São Paulo ainda vai demorar alguns dias para receber essa decisão oficialmente. Vamos brigar enquanto tivermos recursos. O São Paulo entende que é direito dele ter a taça - explicou o dirigente do time paulista.
Já o diretor jurídico do clube carioca, Rafael De Piro, comemorou a decisão e fez questão de agradecer ao advogado Rodrigo Fux, filho de Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal.
- Foi uma grande vitória, uma vitória da Justiça. Uma vitória importantíssima graças ao trabalho interno feito primeiramente no clube, com o departamento jurídico, a diretoria, o conselho deliberativo, e depois com a ajuda do Rodrigo Fux, que é nosso parceiro nesse caso e fez um trabalho primoroso - celebrou De Piro.
De acordo com o diretor jurídico do Flamengo, o São Paulo deve ser notificado oficialmente nos próximos dias e terá de devolver imediatamente a taça para a Caixa Econômica Federal. Como foi uma decisão de segundo grau, o clube paulista pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça. No entanto, não cabe mais uma suspensão da decisão e a Taça de Bolinhas permanecerá na Caixa Econômica Federal até que haja uma solução final para o caso.
- O Flamengo é incansável nesta busca. Todo o departamento jurídico está de parabéns por mais essa vitória. Disse que não iríamos descansar e não vamos enquanto a taça não vier para a Gávea. Tivemos uma vitória administrativa na CBF e, hoje, ela foi confirmada pelo poder judiciário do Rio de Janeiro. Vamos em frente, buscar o que é legítimo - afirmou a presidente Patricia Amorim em nota oficial.
A confusão se dá por conta da indefinição sobre o Campeonato Brasileiro de 1987. A Taça de Bolinhas seria dada em definitivo ao clube que conquistasse o Brasileirão três vezes consecutivas ou cinco alternadas. Naquele ano, o Flamengo foi campeão do módulo verde da Copa União, e o Sport venceu o módulo amarelo. O regulamento previa cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada torneio, mas Flamengo e Inter (o vice-campeão do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani. A CBF declarou o time de Recife campeão, decisão que foi confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal.
No início de fevereiro deste ano, o São Paulo, então considerado oficialmente o primeiro clube a conquistar cinco vezes o título de campeão brasileiro (1977,1986,1991, 2006 e 2007), recebeu da Caixa Econômica Federal, criadora do troféu, a Taça de Bolinhas. No mesmo mês, no entanto, a CBF reconheceu o Flamengo como legítimo campeão brasileiro de 1987, ao lado do Sport. O clube pernambucano acionou a Justiça, que obrigou a CBF a rever sua decisão, em junho. Os clubes levaram o caso à Fifa, que se julgou incapaz de julgar o caso e deixou a decisão nas mãos da CBF.
 

Pesquisa nas 12 maiores capitais aponta Fla e Timão iguais em torcida

Estudo do Ibope sobre consumo de esporte nos meios de comunicação põe Rubro-Negro e Corinthians com 13% da preferência no universo analisado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Ibope divulgou nesta terça-feira uma pesquisa sobre dados relacionados ao consumo do esporte na internet e na televisão (números de rádio e revista serão divulgados em breve). O estudo foi realizado nas 12 maiores regiões metropolitanas do país. Nos locais pesquisados, Flamengo e Corinthians estão atualmente empatados em número de torcedores que buscam por esporte nos meios analisados, com 13% da preferência cada. O Ibope só divulgou os três clubes que aparecem na sequência. São eles o São Paulo (8%), Palmeiras (6%) e Cruzeiro (4%).
Reprodução torcidas Ibope (Foto: Reprodução)Reprodução da parte que fala em torcidas do estudo realizado pelo Ibope (Foto: Reprodução)
As entrevistas para a pesquisa foram realizadas entre os meses de abril e julho deste ano. Foram ouvidas 9 mil pessoas acima de dez anos de idade. A abrangência representa 50 milhões de pessoas. As regiões metropolitanas pesquisadas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Distrito Federal, Coritiba, Porto Alegre e outras três não divulgadas.

Irritado com erros, Felipão se arrisca em campo e faz gol de calcanhar

Técnico se destaca em treino de cruzamentos e, indignado com erros de Maikon Leite, faz golaço em seu único toque na bola

Por Diego Ribeiro São Paulo
Luiz Felipe Scolari felipão palmeiras  (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)Felipão treinou finalização com os atacantes do
Verdão (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)
Irritado com os sucessivos erros dos jogadores em um simples treino de cruzamentos nesta terça-feira, na Academia de Futebol, o técnico Luiz Felipe Scolari resolveu se colocar no lugar dos atletas para tentar ensiná-los a melhorar no fundamento. Na atividade, os laterais cruzavam para dois jogadores na área, que tentavam completar para o gol. Após uma dessas bolas alçadas, foi Felipão quem completou para o gol – e de calcanhar. Depois, gesticulou para Maikon Leite e Fernandão, mostrando como eles deveriam finalizar.
A bronca deu resultado. Algumas jogadas depois, Maikon recebeu cruzamento da direita e completou de letra para as redes: golaço. Fernandão também melhorou seu desempenho e fez gols de cabeça. Vários jogadores se alternaram na tarefa de alçar as bolas: Paulo Henrique, Gerley, Chico, Luan e Pedro Carmona, revezando entre os lados direito e esquerdo.
Enquanto Felipão comandava os cruzamentos, o auxiliar Flávio Murtosa orientou o restante do elenco em um trabalho tático na outra metade do campo. O lateral-esquerdo Gabriel Silva, que machucou o tornozelo esquerdo no treino da manhã, foi a ausência. O atacante Kleber seguiu fortalecimento muscular na academia e, se treinar com bola na quarta, deve jogar contra o Santos no próximo domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro.

Construção de nova arena aumenta arrecadação do Juventus no Italiano

Clube deve lucrar cerca de € 27 milhões (R$ 67 milhões) até o final da temporada 2011/2012 e espera voltar aos bons tempos de futebol europeu

Por GLOBOESPORTE.COM Turim, Itália
juventus estádio (Foto: Divulgação/Site Oficial)Juventus Stadium foi inaugurado no dia 08 de
setembro (Foto: Divulgação/Site Oficial)
O novo estádio do Juventus, aos poucos, já rende frutos para a “Velha Senhora”. Após as partidas contra o Parma, Bologna e Milan, o alvinegro lucrou cerca de € 4,2 milhões (R$ 10,4 milhões) com suas bilheterias e espera voltar aos bons tempos de futebol europeu.
Depois de jogar no Olímpico por 57 anos, o Juve mudou-se para sua nova casa no início desta temporada. Ao custo de € 105 milhões (R$ 261 milhões), o Juventus Stadium possui capacidade para 41 mil torcedores, enquanto o antigo estádio, onde o rival Torino, que hoje disputa a Série B italiana, joga tem 27mil.
No ritmo atual, o alvinegro pode arrecadar até o final da temporada 2011/2012 cerca de € 27 milhões (R$ 67 milhões), o que lhe renderia € 15 milhões (R$ 37 milhões) a mais do que em 2010/2011. Agora, com um estádio particular, toda a administração está por conta do clube. Logo, todos os custos para manutenção, mas também todo o lucro conseguido será de responsabilidade do Juventus. Desta forma, não é necessário pagar aluguel ao município para utilizar o estádio apenas em dias de jogos como era feito antigamente com o Olímpico. Aos poucos, o clube pode diversificar formas de lucrar, fazendo com que o estádio fique economicamente ativo em dias que não ocorram .
Líder do Calcio com 11 pontos ao lado do Udinese, a equipe volta a campo no próximo dia 16 de outubro contra Chievo, fora de casa, pelo Campeonato Italiano.

Alexandre Soares deixa comando da seleção brasileira de futebol de areia

Confederação Brasileira de Beach Soccer anuncia saída do treinador em
carta de agradecimento, mas não aponta um substituto imediato do técnico

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Alexandre Soares técnico brasil futebol de areia (Foto: CBBS / Divulgação)Alexandre Soares não é mais o técnico da seleção
brasileira de futebol de areia (Foto: CBBS)
Os rumores após a derrota para a Rússia na final da Copa do Mundo de futebol de areia, no mês passado, se concretizaram. Nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS) anunciou, em carta assinada pelo presidente Marcos Fábio Spironelli, que Alexandres Soares não é mais o treinador da seleção brasileira. O técnico tinha contrato até o fim de setembro.
Na carta, Spironelli faz um agradecimento ao treinador pelo trabalho realizado na seleção desde 2005, mas não aponta um substituto imediato para comandar a renovação do time que vai buscar o penta em 2013, no Taiti.
Alexandre comandou a equipe canarinho por quase seis anos e obteve títulos importantes, entre eles o tetracampeonato mundial (2006, 2007, 2008 e 2009). Ao todo, foram 36 competições disputadas, 31 títulos conquistados e apenas cinco derrotas em 150 jogos.
Confira a carta de agradecimento na íntegra :

‘Caro Alexandre,

Esta não é uma carta de despedida, mas, sim, um agradecimento público. É um ‘muito obrigado’ da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS) pelo profissionalismo, pelo compromisso e por ter tido participação importante na construção de um trabalho de qualidade e, acima de tudo, absolutamente vitorioso, que fez surgir uma Seleção Brasileira praticamente imbatível nesses quase seis anos e 150 jogos sob o seu comando.
O beach soccer mudou muito nas últimas temporadas e você soube, como poucos, acompanhar esta evolução, soube colocar o Brasil à frente dos outros países nas conquistas de quatro títulos invictos de Copa do Mundo FIFA em cinco finais disputadas. Tenha certeza, coach, que seu nome está escrito com letras douradas na história da modalidade e, em especial, desta entidade, que sempre teve orgulho de tê-lo como treinador da Seleção Brasileira e colaborador do esporte.
O esporte é feito de ciclos e, a partir de agora, a Seleção Brasileira passa a ter um novo comandante, alguém que chega com a enorme responsabilidade de dar sequência ao excelente trabalho que vem sendo feito nos últimos anos, com a missão de cuidar da renovação e de manter o Brasil no topo do cenário internacional.
Como presidente da CBBS e admirador do bom beach soccer, quero dizer ‘muito obrigado’ pela parceria, pela cumplicidade e pela postura ao longo desses anos.
Cordialmente,
Marcos Fábio Spironelli
Presidente’

Metade da marquise do Maracanã é retirada, e obras voltam a acelerar

Imagem do Complexo Esportivo foi registrada na manhã deste domingo. Panorama do local vai mudar muito quando o Mundial estiver próximo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
obras maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Obras do Maracanã em vista aérea, neste domingo chuvoso (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
As obras no Maracanã retornaram no último dia 19 de setembro, após duas greves dos operários por melhores condições trabalhistas. Novamente acelerada e correndo contra o tempo, a reforma, que já tem prazo de entrega esticado para fevereiro de 2013, se prepara para a construção de pilares para o novo setor inferior e já tem a metade da marquise retirada. O estádio terá uma cobertura própria para receber a final da Copa do Mundo.
No geral, o Complexo Esportivo ainda não sofre tantas transformações, mas, até o Maracanãzinho, palco das Olimpíadas de 2016, e o Júlio Delamare, dos esportes aquáticos, mudarão sua paisagem ao redor. As vias também serão modernizadas para uma melhor movimentação.
Até o fim da semana, o Consórcio Maracanã Rio 2014 pretende enviar uma atualização de percentagem do avanço das obras, detalhando os próximos passos. Nas últimas duas semanas, a concentração foi na eliminação da ameaça de uma nova paralisação dos funcionários. O GLOBOESPORTE.COM fez um levantamento mensal de todos os 12 estádios.