segunda-feira, 29 de abril de 2013

Céu azul, mar azul: Vitor Belfort tem dia de treinamento pesado na praia

Brasileiro, que se prepara para enfrentar o americano Luke Rockhold em Jaraguá do Sul, participa de atividade em dia ensolarado em Delray Beach

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
512 comentários
Vitor Belfort saiu da academia por um dia e renovou o ânimo e os ares ao realizar um treinamento na praia. Com o sol forte e o mar azul de plano de fundo, ele participou de uma atividade, sob o comando do técnico de boxe Pedro Díaz, na praia de Delray Beach, na Flórida, EUA. O SPORTV.COM teve acesso exclusivo às fotos do treino, clicadas por Eric Martinez.
 treino Vitor Belfort mma ufc (Foto: Eric Martinez / Mundo Boxing) Vitor Belfort treina na praia de Delray Beach (Foto: Eric Martinez / Mundo Boxing)
O peso-médio carioca tem todas as atenções do Ultimate voltadas para si, uma vez que é protagonista da luta principal do próximo evento da organização, o "UFC no Combate 2", que ocorre no dia 18 de maio, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC). Ele vai enfrentar o americano Luke Rockhold, último campeão da categoria no Strikeforce.
 treino Vitor Belfort mma ufc (Foto: Eric Martinez / Mundo Boxing) (Foto: Eric Martinez / Mundo Boxing)
 treino Vitor Belfort mma ufc (Foto: Eric Martinez / Mundo Boxing) (Foto: Eric Martinez / Mundo Boxing)
 treino Vitor Belfort mma ufc (Foto: Eric Martinez / Mundo Boxing) (Foto: Eric Martinez / Mundo Boxing)
 treino Vitor Belfort mma ufc (Foto: Eric Martinez / Mundo Boxing) (Foto: Eric Martinez / Mundo Boxing)

Após polêmicas no UFC 159, Dana adverte: 'É hora de rever as regras'

Presidente reforça necessidade de mudar decisões, principalmente no que diz respeito ao dedo no olho, e ainda pede reunião com comissões de boxe

Por SporTV.com Newark, EUA
38 comentários
Dana White deu um "basta" e admitiu ser necessária uma revisão das regras nos combates do UFC. Após alguns resultados controversos no UFC 159, o presidente chamou a atenção especialmente para situações acidentais, como o dedo no olho. Como exemplo, White destacou a luta entre Gian Villante e Ovince Saint Preux, válida pelo card preliminar do evento, em que o árbitro Kevin Mulhall agiu precipitadamente ao decretar o fim do combate e declarar vitória do americano com ascendencia haitiana.
- Ele devia ter recebido a assistência de um médico. Você tem que parar, mandar o lutador para um canto e um médico deve entrar para analisar o ferimento. É ele quem determinará se o lutador pode ou não continuar. Isso que devia ter acontecido - comentou, durante a coletiva de imprensa pós-evento.
Gian Villante x Ovince Saint Preux UFC 159 (Foto: Getty Images)O juiz Kevin Mulhall declarou vitória de Ovince Saint Preux, após uma dedada acidental no olho de Gian Villante  (Foto: Getty Images)
White ressaltou que as regras às quais o Ultimate se baseia atualmente estão intimamente associadas às do boxe e que não há uma norma específica para casos como a dedada no olho do adversário.
- Se você levar um golpe baixo, terá cinco minutos para se recuperar. Não há nada nas regras sobre dedo no olho porque não há mais esse tipo de coisa no boxe.
O presidente exigiu uma reunião junto às comissões de boxe para analisar melhor algumas regras em particular.
- Precisamos nos reunir com a Associação das Comissões de Boxe para esclarecer isso melhor. Precisamos rever algumas dessas regras. É óbvio que o dedo no olho é um grande problema sobre o qual precisamos nos atentar. Outro caso é o fato dos três apoios, no qual você não pode levar joelhadas ao estar com um dedo no chão. Não é para isso que a regra foi feita, acho que isso também entra em pauta.
Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA

Ring Girl do Jungle Fight esbanja
boa forma durante o 'Arnold Classic'

Fisiculturista Geisa Vitorino 'desafia' fortões no octógono, aprende os movimentos de pole-dance com profissionais e causa suspiros no público

Por Thiago Correia Rio de Janeiro
13 comentários
A musa do MMA nacional, Geisa Vitorino, deixou as placas de lado e mostrou seu lado fisiculturista durante a feira esportiva "Arnold Classic", evento do ator Arnold Schwarzenegger, realizado no Rio de Janeiro. A atleta da categoria wellness mostrou conhecimento do assunto e arrancou aplausos do público ao subir no palco principal da competição e improvisar uma rotina livre. (Clique no vídeo e veja a atuação de Geisa)
- Fisiculturismo é o esporte que mais pratico. Amo muito, mas infelizmente, não tenho conseguido tempo para me dedicar integralmente por conta do trabalho -  explicou a modelo e ring girl.
ring girl geisa vitorino arnold classic (Foto: Thiago Correia)Geisa Vitorino arranca aplausos e sorrisos ao desafiar o hexacampeão Marcos Mohai (Foto: Thiago Correia)
Depois de exibir os músculos, a "garota da placa" mais famosa do Brasil resolveu entrar no octógono montado em um dos estandes e desafiar o hexacampeão brasileiro de Strongman, Marcos Mohai, para uma "luta".
- Ele é muito forte, me levantou como se fosse papel - disse a loura após deixar o ringue carregada nos braços pelo "fortão".
ring girl geisa vitorino pole dance arnold classic (Foto: Thiago Correia)Geisa aprende os movimentos básicos do pole
dance com Francine Oliveira (Foto: Thiago Correia)
Muito assediada por atletas e fãs, a ring girl quase não conseguiu chegar ao seu cantinho favorito do evento: o palco da competição de Pole Dance. Entusiasta da modalidade, a musa bem que tentou, mas teve que se contentar em aprender movimentos básicos com a ajuda da brasileira Francine Oliveira.
- Gosto muito de pole dance, mas hoje só vou ficar no mais simples, porque vim de saia. Aí não dá... - concluiu a musa, para o lamento da plateia que ansiosa por uma performance.

Dana White confirma que Cigano vai disputar o cinturão se bater Mark Hunt

Presidente do UFC faz a afirmação durante coletiva de imprensa do UFC 159. O mesmo não vale para o neozelandês, que se vencer deve pegar Roy Nelson

Por SporTV.com Newark, EUA
Junior Cigano e Antônio Pezão MMA UFC (Foto: Reprodução/ Twitter)Cigano e Pezão: os dois devem se enfrentar se
vencerem no UFC 160 (Foto: Reprodução / Twitter)
Junior Cigano está a uma vitória de disputar novamente o cinturão peso-pesado do UFC. O presidente da organização, Dana White, confirmou durante a coletiva de imprensa do UFC 159, no último fim de semana, que o brasileiro vai ganhar essa oportunidade se derrotar o neozelandês Mark Hunt no UFC 160, dia 25 de maio, em Las Vegas.
O caso é mais uma prova de que as decisões do Ultimate em relação à disputa de título mudam muito no decorrer do tempo. Alguns meses atrás, o mesmo Dana havia garantido que Fabricio Werdum seria o próximo desafiante da categoria caso vença Rodrigo Minotauro no "TUF Brasil 2 Finale", dia 8 de junho, em Fortaleza. Atento, o gaúcho está prevenido e, na última sexta-feira, disse acreditar que vai precisar de outra vitória para brigar pelo cinturão.
A confirmação envolvendo Cigano também deixa mais perto um duelo entre amigos contra Antônio Pezão, que vai desafiar o campeão Cain Velásquez na luta principal do UFC 160. Apesar de não quererem o combate, os dois já admitiram que se enfrentariam pelo cinturão.
Roy Nelson x Daniel Cormier ou Mark Hunt
Na coletiva, outro assunto em pauta foi Roy Nelson. Segundo o dirigente, o "Gordinho", que agora vem de três nocautes consecutivos - sobre Dave Herman, Matt Mitrione e Cheick Kongo -, pode enfrentar Daniel Cormier ou Mark Hunt (se este vencer Cigano) na próxima aparição no octógono.

Chael Sonnen vira alvo de piadas nas redes sociais após derrota


seg, 29/04/13
por ultimmato |
categoria Chael Sonnen
Os fãs brasileiros de MMA não perderam a oportunidade de “revidar” as provocações de Chael Sonnen após mais uma derrota do “falastrão” em luta por cinturão. Muitos encararam a vitória de Jon Jones como uma “vingança” em nome do Brasil. Alguns paulistas provocaram a associação do lutador ao Palmeiras – quando buscava uma revanche com o corintiano Anderson Silva, Sonnen posou com camisa do Verdão – e os cariocas inventaram que o americano era torcedor do Botafogo, para citar o coro cantado pelos rivais dos alvinegros de que o time “não ganha nada”, assim como Sonnen. (Vale lembrar, porém, que o Palmeiras está nas oitavas de final da Copa Libertadores, e que o Botafogo foi campeão da Taça Guanabara neste ano e pode ser campeão carioca se derrotar o Fluminense no próximo domingo.)
Alguns fãs ainda disseram que Sonnen, que subiu de categoria para enfrentar Jones após perder para o Spider, subiria novamente para encarar Cain Velásquez pelos pesos-pesados. Outros mais maldosos prepararam o pôster do duelo entre o “falastrão” e a campeã peso-galo feminino do UFC, Ronda Rousey.
Confira abaixo algumas das imagens postadas pelos fãs de MMA nas redes sociais:



Luxa vê punição 'injusta', mas mede palavras e evita bronca à Conmebol

Técnico comentou suspensão de seis jogos aplicada pela entidada sul-americana após confusão diante do Huachipato, no Chile

Por Hector Werlang Porto Alegre
luxemburgo grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Luxa contesta decisão da Conmebol em coletiva
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Foi uma entrevista pensando no recurso que o Grêmio irá apresentar à Conmebol. Ao medir palavras, Vanderlei Luxemburgo evitou reclamar da punição de seis partidas na Libertadores pela confusão após empate com o Huachipato. Só classificou a análise do Tribunal Disciplinar como ‘superficial’ e se disse surpreso com a ‘injustiça’ em uma manifestação consternada.
- Há um tempo atrás eu sairia atropelando. Mas o que vai mudar? Absolutamente nada. Já está feito. Cabe a vocês (jornalistas).... Quem viu e participou fazer a análise. Ao meu ver foi totalmente injusta. Foi uma análise superficial. A provocação partiu deles. Mas se a Conmebol entendeu assim, só temos que lamentar. Não adianta nada sair xingando todo mundo - disse o treinador em entrevista coletiva.
Além de Luxa, o auxiliar Emerson da Rosa (suspenso por oito jogos) e o zagueiro Douglas Grolli (cinco jogos) também foram impedidos de participar das próximas partidas. Houve briga no estádio CAP, dia 18 de abril, após o 1 a 1. É provável que o outro auxiliar, Roger Machado, comande a equipe contra o Santa Fé, quarta-feira, na abertura das oitavas de final.
- Não chegou nada oficial. Tem que deixar isso acontecer. Mas em cima do que aconteceu é complicado entender. Quem estava lá e viveu o que vivemos, principalmente comigo. Eu só saí da confusão tentando chegar ao vestiário e rindo do que estava acontecendo. Se peguei seis jogos por isso, é um absurdo - completou o comandante.
Luxa disse ainda entender que o treinador Jorge Pellicer e o preparador físico Marcelo Rosemblat deveriam ser punidos - cada um pegou um jogo.
- Se alguém tinha que ser suspenso era o treinador deles. Os caras tentaram me agredir e o punido fui eu? Foi um julgamento injusto. As imagens mostraram isso. Não falei nada que pudesse trazer essa ira toda para os caras. Mas já está feito - finalizou o treinador.
O Grêmio treina nesta terça-feira à tarde na Arena. Com portões fechados.

Depois de expulso, treinador pega árbitro pelo pescoço no sul de SC

Jogo de futebol amador em Criciúma é marcado por muita confusão

Por GLBOOESPORTE.COM Criciúma, SC
71 comentários
A imagem dos jogadores do Caravaggio com a taça da Copa Sul dos Campeões ficou em segundo plano. A partida decisiva contra o Internacional de São Defende, segundo jogo da decisão da Copa Sul dos Campeões, competição que reúne os vencedores de ligas amadoras regionais da região sul de Santa Catarina, foi marcada pela quantidade de incidentes que levaram o jogo a cerca de três horas de duração. Entre eles o estrangulamento do árbitro Edésio Weber. Ainda houve troca de agressões entre adversários e alambrado derrubado, em partida no estádio Antônio Peruchi, em Criciúma.
Edesio Weber arbitro estrangulado amador SC (Foto: Lucas Colombo / Jornal A Tribuna)Árbitro estrangulado em jogo de futebol amador em SC  (Foto: Lucas Colombo / Jornal A Tribuna)
No confronto de ida, o Internacional de São Defende havia vencido na casa do rival. No sábado, os times se reencontram no estádio do Inter, de Criciúma. O primeiro incidente ocorreu por volta dos 30 minutos do primeiro tempo, e desencadeou na atitude do técnico Maurílio Gralha, do time mandante.
Após uma falta dura do jogador do Inter, houve uma confusão porque o árbitro Edésio Weber aplicou o cartão vermelho para quem cometeu a infração e quem a recebeu. A partir deste instante houve uma briga generalizada entre os participantes da partida. Sobrou até para quem trabalhava na cobertura do jogo.

- A confusão veio em cima dos profissionais de imprensa. Cheguei a tomar um tapa ao tentar escapar do bolo – relata o repórter Mateus Mastella, do Jornal A Tribuna.
Confusão Internacional Caravaggio futebol amador SC (Foto: Lucas Colombo / Jornal A Tribuna)Muita confusão durante final de campeonato
amador (Foto: Lucas Colombo / Jornal A Tribuna)
O árbitro Weber expulsou Maurílio Gralha pouco antes do apito que reiniciaria a partida. O juiz puniu o treinador por não ter contribuído para terminar a briga. Logo em seguida, o comandante do Internacional pegou Edésio Weber com as duas mãos no pescoço, indignado por ter sido 'convidado a se retirar'.

O policiamento foi chamado depois do incidente, e também quando um dos auxiliares da arbitragem teve as costas atingidas por uma pedra e uma garrafa de água, arremessados por espectadores. O jogo ainda teve rojões estourados dentro de campo e um alambrado derrubado por torcedores do Caravaggio, na comemoração de um dos três gols da equipe. Com os 3 a 0 no placar quando o estrangulado Edésio Weber apitou o final do confronto, o time de Nova Veneza celebrou o título da competição.
Não há registro de queixa na polícia pelas agressões no decorrer. A Liga Urussanguense de Desportos (LUD), que responde pela organização da competição, vai julgar os incidentes no decorrer da partida. Os times entraram em acordo, no entanto, para o pagamento do alambrado avariado.

Fla acerta com Moreno e aguarda assinatura para fazer anúncio

Boliviano chega por empréstimo até o fim do ano, mas pai dele desconhece negociação. Clube tem ainda engatilhado reforços de 'mercado emergente'

Por Cahê Mota e Janir Júnior Rio de Janeiro
2377 comentários
Marcelo Moreno no treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)Marcelo Moreno chega ao Flamengo até o fim de
2013 (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)
O Flamengo espera apenas a assinatura do contrato para anunciar Marcelo Moreno como primeiro reforço para o Campeonato Brasileiro. Especulado desde o início do ano no clube e sem espaço no Grêmio de Vanderlei Luxemburgo, Marcelo Moreno chega por empréstimo até o fim do ano, com opção de compra dos direitos econômicos em outubro, e coloca um ponto final na soberania de Hernane no ataque do Flamengo. O acerto entre os clubes e o jogador já foi sacramentado e o anúncio depende apenas de trâmites burocráticos. Toda documentação já está nas mãos do departamento jurídico.
Mesmo com o acerto encaminhado, o pai do jogador, Mauro Martins - que havia chamado o Flamengo de "equipe fracassada" em fevereiro -, desconhece a transferência do filho para o Rubro-Negro. Conhecido por suas declarações polêmicas - dadas por "impulsividade", segundo o atacante -, Mauro Martins não participa da negociação entre os dois clubes, uma vez que o jogador é empresariado por Fabiano Farah.
- É mentira, não acertou nada. Ele vai ficar no Grêmio, que é o clube que o contratou por quatro anos. Só acredito quando o meu filho falar: "Papai, estou indo para o Flamengo". Isso de o Flamengo falar que contratou e o Grêmio que vendeu eu não acredito em ninguém, só no meu filho. Sou o homem mais feliz pelo meu filho não estar jogando. O Grêmio está mal na Libertadores e ele não vai ser culpado pela eliminação.
O Rubro-Negro busca ainda mais quatro nomes para o restante da temporada. De olho no mercado “emergente”, como definiu a diretoria, o clube tem outros reforços de clubes pequenos engatilhados. Um lateral-direito, um zagueiro e dois meio-campos são desejados.
Afastado do elenco do Grêmio desde a última semana, Moreno é esperado no Rio de Janeiro nos próximos dias. O atacante não entra em campo desde 24 de fevereiro, na derrota por 2 a 1 do Tricolor Gaúcho contra o Internacional. Na temporada passada, o boliviano foi o artilheiro da equipe, com 22 gols marcados. As chegadas de nomes como Barcos e Vargas, para a disputa da Libertadores, no entanto, o fizeram perder espaço.

No Flamengo, o nome do atacante chega acompanhado pela polêmica protagonizada pelo pai dele. Após o jogador ser oferecido ao Palmeiras na negociação por Barcos, Mauro Martins reclamou publicamente, chamou o Grêmio de timinho e o Alviverde e o Flamengo de “equipes fracassadas”. Já o atacante elogiou publicamente os dois clubes criticados pelo seu pai.
Na manhã desta segunda-feira, o Rubro-Negro já tratava o negócio como praticamente certo, mas os gaúchos pisaram no freio. O assessor de futebol, Marcos Chitolina, chegou a dizer que, diante da proposta apresentada, não haveria negócio. Contatos do diretor de futebol, Paulo Pelaipe, com a diretoria gremista, porém, decretaram o acerto.

'Filho de tetra', Romarinho volta a La Bombonera: 'Sonho com outro gol'

Herói do primeiro jogo da final de 2012, atacante vai ao estádio do Boca pela segunda vez em menos de um ano, e em alta com Tite

Por Diego Ribeiro e Rodrigo Faber Buenos Aires, Argentina
184 comentários
Romarinho corinthians treino (Foto: Rodrigo Faber )Romarinho, em treino  (Foto: Rodrigo Faber )
O ambiente hostil, a pressão de uma torcida que joga junto, um time seis vezes campeão da Libertadores do outro lado. O clima proporcionado pelo Boca Juniors em La Bombonera pode intimidar grande parte dos jogadores do futebol sul-americano. Com Romarinho, isso não acontece. Menos de um ano depois de seu gol heroico no primeiro jogo da decisão do torneio passado, o atacante do Corinthians está de volta ao estádio com os sonhos renovados.
Aos 40 minutos do segundo tempo daquela partida, Romarinho deixou de ser o “filho de Romário”, como acreditava parte da imprensa argentina, e passou a ser conhecido como o carrasco que tiraria a empolgação de 50 mil vozes em La Bombonera. Vale reforçar que o atacante não tem qualquer parentesco com o tetracampeão do mundo. Desta vez, porém, os xeneizes saberão bem quem é o dono da cabeleira que estará em campo com a camisa 14.
Autor do gol de empate por 1 a 1 no fim daquela primeira partida, em Buenos Aires, Romarinho virou xodó instantâneo da torcida do Corinthians e passou por altos e baixos até chegar às oitavas de final da atual Libertadores. Sem Renato Augusto, machucado, ele virou o novo responsável pela armação das jogadas - foi titular contra a Ponte Preta, no domingo, e deve ser mantido no time. Em La Bombonera, ele estará à vontade. Quem sabe, com um novo gol histórico.
Tenho de sonhar jogar, fazer outro gol como aquele. Estou sonhando sempre"
Romarinho
– Tenho de sonhar jogar, fazer outro gol como aquele. Estou sonhando sempre. Mas primeiro temos de pensar no título e na vaga nas quartas de final. O resto vem naturalmente – afirmou Romarinho.
– Espero trabalhar bem e ser titular. Caso contrário, vou aguardar minha chance – completou, humilde, ainda em solo brasileiro, já que ele e os demais jogadores do Timão não deram entrevistas na chegada a Buenos Aires, na tarde desta segunda-feira.
Recém-contratado pelo Bragantino, Romarinho ainda era uma aposta do técnico Tite naquela noite de 27 de junho de 2012. Ele só tinha feito uma partida com a camisa do Corinthians, três dias antes, e marcou dois gols logo em um clássico contra o Palmeiras. Por isso, a confiança do técnico era plena ao colocar o reforço em campo contra o Boca, a dez minutos do fim, com o Timão perdendo por 1 a 0.
Com uma frieza incomum, Romarinho recebeu passe de Emerson Sheik e deu uma “cavadinha” na saída do goleiro Orión. O empate deu tranquilidade ao Corinthians para o jogo de volta, vencido pelo Timão por 2 a 0, no Pacaembu.
Romarinho marca gol do Corinthians contra o Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Romarinho marca sobre o Boca Juniors na Bombonera (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Um ano depois, o atacante chega a La Bombonera com responsabilidade bem maior. O talismã de ontem quer ser o homem de confiança de hoje. Se depender de Tite, ele terá essa chance.
– O Romarinho está muito bem, merece a sequência que está tendo. Está cada vez mais adaptado, vai ajudar como Danilo, Emerson, Guerrero... Todos serão importantes – avisou o técnico.

Maracanã: grupo de Eike vence 2ª fase da licitação e fica perto de concessão

Na análise das propostas econômicas e técnicas, Consórcio Maracanã obtém primeiro lugar com 98,26 pontos. Resultado final deve sair em 9 de maio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
230 comentários
O grupo que conta com a empresa de Eike Batista ficou mais perto nesta segunda-feira de ganhar a concessão do Complexo do Maracanã pelos próximos 35 anos. O Governo do Estado do Rio de Janeiro concluiu a segunda fase da licitação e deu a maior nota das análises das propostas econômicas e técnicas ao "Consórcio Maracanã", formado por Odebrecht Participações e Investimentos S.A., IMX Venues e Arena S.A (de Eike) e AEG Administração de Estádios do Brasil LTDA: 98,26 pontos.
O outro grupo na disputa é o "Consórcio Complexo Esportivo e Cultural do Rio de Janeiro" - composto por Construtora OAS S.A., Stadion Amsterdam N.V. e Lagardère Unlimited -, que ganhou 94,4624 pontos da Comissão Especial de Licitação. Os resultados serão publicados terça no Diário Oficial do Rio de Janeiro.
No último dia 16 de abril, a comissão apresentou os valores das propostas dos dois consórcios. A oferta que conta com a empresa de Eike foi R$ 26,4 milhões superior à do concorrente (R$ 181,5 milhões contra R$ 155,1 milhões, ambos divididos em 33 parcelas).
O nome do vencedor pode ser conhecido no dia 9 de maio, às 10h, quando acontecerá a abertura da documentação de habilitação da licitante classificada em primeiro lugar. Mas o governo afirma que somente após o julgamento dos documentos e esgotada a fase de recursos é que será anunciado o nome do consórcio que tomará conta do Maracanã pelos próximos 35 anos.
visão da torcida Reabertura Maracanã - visão dos operários (Foto: Cahê Mota )Operários comparecem ao evento-teste do Maracanã, sábado: licitação perto do fim (Foto: Cahê Mota)
De acordo com o edital, a proposta técnica tem 60% do valor da nota, enquanto a econômica vale 40%. Para se adequar às exigências, as empresas brasileiras se uniram a internacionais: a AEG, parceira de Eike, é de origem americana e possui algumas equipes nos Estados Unidos (como o Los Angeles Galaxy, de futebol, e o Los Angeles Lakers, de basquete); no outro consórcio, há a francesa Lagardère Unlimited (especializada em marketin esportivo) e a holandesa Stadion Amsterdam N.V., que administra o estádio do Ajax.
Os quesitos usados para pontuar a proposta técnica são: a) experiência em gestão e operação de estádios de futebol, de alta capacidade (até 25 pontos); b) experiência em gestão e operação de arenas multiuso (até até 20 pontos); c) experiência em gestão e operação de complexos integrados de entretenimento que contenham, ao menos, quatro dos seguintes equipamentos dentro de uma mesma área comum e adjacente: (i) estádio de capacidade mínima de 20.000 pessoas, (ii) arena multiuso ou casa de shows com capacidade mínima para 5.000  pessoas, (iii) museu com área mínima de 2.000 metros quadrados, (iv) estacionamento com no mínimo 2.000 vagas, e (v) bares e restaurantes situados fora das instalações do estádio e da arena (até 20 pontos); d) experiência em comercialização de áreas e assentos premium, isto é, camarotes, frisas e assentos especiais com serviços exclusivos (até 20 pontos); e) apresentação de proposta que demonstre a compreensão dos desafios do Empreendimento e as soluções contempladas para o melhor atendimento do “Plano de Execução” (até 15 pontos).
No edital está ainda a previsão de quanto o consórcio vencedor terá que gastar com investimento total no Complexo do Maracanã: R$ 594.162.148,71. "Caso o valor total efetivo das obras incidentais seja inferior ao valor estimado neste item, a diferença apurada reverterá em favor do Poder Concedente, mediante aumento do Valor da Outorga e pagamento proporcional nas parcelas vincendas, nos termos da Cláusula Décima Quarta do Contrato", diz o texto.
Vencedor terá que fazer investimento inicial de R$ 469 milhões
torcida reabertura maracanã  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)O estádio terá a inauguração oficial no dia 2 de
junho com Brasil x Inglaterra (Foto: André Durão)
No último sábado, o Maracanã teve seu primeiro evento-teste para a Copa das Confederações. Na vitória dos "Amigos de Ronaldo" por 8 a 5 sobre os "Amigos de Bebeto", apenas operários (com familiares), imprensa e convidados do governo fluminense entraram, ocupando 30% da capacidade do estádio.
Antes da apresentação das propostas das empresas, no início do mês, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP/RJ) ingressou com ação civil pública para suspender a licitação. O órgão alegava que diversas obras previstas no edital - como a demolição do parque aquático Júlio Delamare e do estádio de atletismo Célio de Barros - não são necessárias para a realização da Copa do Mundo, assim como os Jogos Olímpicos de 2016.
O MP/RJ também questionava a legalidade da participação da empresa IMX, de Eike, no processo de licitação, uma vez que foi ela a responsável pelo estudo de viabilidade da concessão. Segundo o órgão, todo o processo favorece a IMX, já que a empresa teve acesso a informações privilegiadas e exclusivas. A baixa rentabilidade do negócio para o governo do Rio de Janeiro é outro ponto abordado.
Como os clubes de futebol foram proibidos de participar diretamente do processo de licitação, a vencedora terá de negociar com pelo menos dois deles, como manda o edital. Caso a empresa não cumpra as exigências, o governo do Rio de Janeiro pode abrir nova licitação.
De acordo com o edital de licitação, a vencedora também terá como compromisso a demolição do estádio de Atletismo Célio de Barros e do parque aquático Julio Delamare e a remodelação do Museu do Índio, que será o Museu Olímpico, localizados no complexo do Maracanã. No local, o concessionário terá que construir áreas de entretenimento, museus do futebol e olímpico e um amplo estacionamento. Além disso, terá de erguer centros esportivos de atletismo e natação nas proximidades do estádio.
Vale ressaltar que os valores da concessão não irão quitar os gastos com as obras de reforma do estádio, que chegam a quase R$ 1 bilhão. Durante a Copa das Confederações deste ano, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o estádio será exclusivo dos organizadores dos eventos (Fifa e COI).
No ano passado, durante o lançamento do edital, as receitas e despesas do Maracanã foram estimadas pelo governo. Pelo estudo, o estádio vai gerar R$ 154 milhões por ano e terá um gasto de R$ 50 milhões. A previsão é de que os recursos investidos pelo concessionário sejam quitados em 12 anos. Com isso, o novo gestor teria lucro durante 23 anos do contrato, gerando R$ 2,5 bilhões.
Desde o lançamento do edital, em outubro do ano passado, todo o processo de licitação foi marcado por protestos e polêmicas. Na audiência pública para a aprovação do edital, em novembro, estudantes, índios e atletas revoltados com a demolição do Célio de Barros e do Júlio Delamare protestaram no Galpão da Cidadania, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, e impediram a realização do evento. Após quase três horas, o governo do Rio deu como encerrada a audiência, e o edital foi aprovado. Em março, após muito tumulto, foi necessário que o Batalhão de Choque da Polícia Militar entrasse em ação para desocupar o Museu do Índio.
Maracanã (Foto: Divulgação/Governo do Rio de Janeiro)Obra da reforma do Maracanã está em quase R$ 1 bilhão (Foto: Divulgação/Governo do Rio de Janeiro)

São Paulo oferece R$ 10 milhões por dupla da Ponte Preta

Diretoria faz proposta por Cléber e Cicinho, mas Macaca não aceita receber jogadores oferecidos pelo Tricolor

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
288 comentários
Cleber e Cicinho no treino da Ponte Preta (Foto: Reprodução EPTV)Cleber e Cicinho, em treino da Ponte Preta: na
mira do São Paulo (Foto: Reprodução EPTV)
A diretoria do São Paulo espera acertar nos próximos dias a contratação do zagueiro Cléber e do lateral-direito Cicinho, ambos da Ponte Preta. O Tricolor ofereceu R$ 10 milhões pela dupla, mas incluindo neste valor jogadores que não estão sendo muito aproveitados pelo técnico Ney Franco no Campeonato Paulista e na Taça Libertadores.
A direção da Macaca quer receber o valor integral e não aceita a lista colocada à disposição pelos são-paulinos. Para o lugar de Cicinho, que atua também como um meio-campista aberto pelo lado direito, o clube gostaria de ter Douglas, um dos jogadores preferidos do técnico Ney Franco.
A dupla, aliás, vem sendo bastante cobiçada neste início de temporada. Vários clubes já procuraram a Ponte Preta para negociar, mas o clube de Campinas bate o pé para mantê-los, principalmente por viver boa situação econômica e por disputar a Série A do Campeonato Brasileiro.
Cicinho, de 24 anos, vem se destacando desde o ano passado. Lateral de origem, ele vem sendo escalado por Guto Ferreira no meio campo, tendo liberdade para virar até um ponta. Já Cléber, de 22, é considerado uma das revelações e um dos principais zagueiros do Paulistão 2013.
O São Paulo varre o interior do estado em busca de reforços. O clube chegou a flertar também com Daniel Borges, de 20 anos, lateral-direito autor de quatro gols pelo Botafogo no estadual.
A diretoria são-paulina também tenta reforçar o sistema ofensivo. Ney Franco pede desde o início do ano a chegada de um atacante de velocidade, sobretudo depois da venda de Lucas ao Paris Saint-Germain. Montillo, agora no Santos, e Vargas, do Grêmio, eram as alternativas, mas as negociações fracassaram.
O treinador não esconde que sente falta de mais opções pelos lados. Osvaldo, titular absoluto, e Wallyson, que em muitas vezes sequer fica no banco de reservas, são as alternativas.