terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Indicada ao "Oscar do MMA", Jhenny Andrade faz ensaio para comemorar

"Fiquei surpresa quando soube e comecei a tremer", afirma a loura do UFC, que concorre ao prêmio na categoria de melhor ring girl do mundo em 2014

Por Rio de Janeiro
Primeira brasileira indicada ao prêmio de ring girl do ano no "Oscar do MMA" (World MMA Awards), promovido pela revista inglesa Fighters Only, Jhenny Andrade está feliz da vida. Ela concorre com Arianny Celeste, Brittney Palmer, Carly Baker e Jade Bryce. Para comemorar, a loura divulgou um novo ensaio sensual especialmente para o Combate.com. As fotos foram feitas numa cobertura na Zona Sul de São Paulo, com produção da própria Jhenny.
Ensaio octagon girl Jhenny Andrade  (Foto: Ernesto kobayashi)Ensaio da octagon girl Jhenny Andrade (Fotos: Ernesto Kobayashi)
A octagon girl se mostrou surpresa com a indicação e falou em representar bem o Brasil:
- Fiquei surpresa quando soube e comecei a tremer (risos). Não esparava, isso nem passava pela cabeça hoje e muito menos quando entrei no UFC. Sempre me preocupei em fazer o meu melhor, em tratar os fãs da melhor maneira possível e fazer o meu melhor no trabalho. Me dediquei, passei a me cuidar mais, cuidar do corpo, da pele e do cabelo, para que o trabalho fosse reconhecido e tivesse um resultado positivo para quem estivesse assintindo, seja pessoalmente ou pela televisão. Sou muito perfeccionista. Acho que foi por conta disso. Mas até agora a ficha não caiu. É o prêmio mais importante do mundo do MMA. Fazer parte dele é um prazer enorme, uma responsabilidade também. Quero representar bem o Brasil.
Ensaio octagon girl Jhenny Andrade  (Foto: Ernesto kobayashi)Ensaio da octagon girl Jhenny Andrade (Fotos: Ernesto Kobayashi)
Jhenny, que por sinal completa 27 anos nesta terça, aproveitou para pedir votos aos brasileiros:
- É mais um grande passo na minha carreira profissional. Estou muito feliz de fazer parte das cinco indicadas. Vou lembrar disso para o resto da minha vida. Agora quero trabalhar e pedir o voto dos fãs, amigos e pessoas que admiram meu trabalho. Nosso país é muito grande. Posso representar bem o país lá fora. Quero pedir a ajuda e o voto de todos, de cada cantinho desse país, para ganhar essa eleição e trazer esse título para o Brasil. A gente precisa desse título e vai trazer. Foi um grande presente de aniversário para mim. Não poderia ter um presente melhor do que esse. Me sinto realizada e acho que estou no caminho certo.
Ensaio octagon girl Jhenny Andrade  (Foto: Ernesto kobayashi)Ensaio da octagon girl Jhenny Andrade (Fotos: Ernesto Kobayashi)

Herica Tiburcio disputa prêmio de melhor lutadora no "Oscar do MMA"

Rafael Cordeiro concorre a melhor treinador, e Jhenny Andrade à melhor ring girl. Charles do Bronx e Dudu Dantas são indicados à melhor finalização

Por Rio de Janeiro
Herica Tiburcio (Foto: Divulgação)Herica Tiburcio (Foto: Divulgação)
O Brasil está bem representado no "Oscar do MMA" (World MMA Awards) de 2014, e desta vez com um toque bem feminino. Herica Tiburcio, que recentemente faturou o cinturão peso-átomo (até 47,6kg) do Invicta FC ao bater a então campeã Michelle Waterson, está concorrendo ao prêmio de melhor lutadora. Com apenas 21 anos, ela disputa com Ronda Rousey, Carla Esparza, Jessica Aguilar e Joanna Jedrzejczyk. Os indicados nas 22 categorias foram revelados na segunda-feira pela revista inglesa Fighters Only, que organiza a premiação.
Outros dois brasileiros também estão com muita moral no mundo do MMA. A primeira é mais uma mulher, Jhenny Andrade, que está concorrendo ao prêmio de melhor ring girl. A loura tem a concorrência de Arianny Celeste, Brittney Palmer, Carly Baker e Jade Bryce. O segundo é Rafael Cordeiro, mestre de Rafael dos Anjos e Fabricio Werdum, indicado na categoria de melhor treinador do ano. Ele disputa com Duane Ludwig, Ray Longo, Javier Mendez e Edmond Tarverdyan. A equipe de Cordeiro, Kings MMA, também está no páreo para "Academia do ano".
Nenhum brasileiro foi indicado na categoria de melhor lutador, onde estão competindo Robbie Lawler, TJ Dillashaw, Donald Cerrone, Luke Rockhold e Emanuel Newton. Mas o país tem três representantes na melhor luta: José Aldo x Chad Mendes, Chris Weidman x Lyoto Machida e Matt Brown x Erick Silva. E dois na briga pela melhor finalização: Charles do Bronx, pelo triângulo de mão que derrotou Hatsu Hioki aos 4m32s do segundo round no "UFC: Te Huna x Marquardt", e Dudu Dantas, pelo mata-leão aos 2m04s do segundo assalto no Bellator 111.
Veja a seguir os indicados nas categorias mais importantes:
Lutador do ano:
Donald Cerrone
TJ Dillashaw
Robbie Lawler
Emanuel Newton
Luke Rockhold
Lutadora do ano:
Jessica Aguilar
Carla Esparza
Joanna Jedrzejczyk
Ronda Rousey
Herica Tiburcio
Revelação do ano:
Will Brooks
Kelvin Gastelum
Justin Gaethje
Myles Jury
Yoel Romero
Lutador internacional do ano:
Andrei Arlovski
Kyoji Horiguchi
Liam McGeary
Conor McGregor
Alexander Volkov
Luta do ano:
Johny Hendricks x Robbie Lawler I (UFC 171)
José Aldo x Chad Mendes II (UFC 179)
Matt Brown x Erick Silva (UFC: Brown x Silva)

Robbie Lawler x Matt Brown (UFC: Lawler x Brown)
Chris Weidman x Lyoto Machida (UFC 175)
Nocaute do ano:
Abel Trujillo x Jamie Varner (UFC 169)
Dong Hyun Kim x John Hathaway (TUF China Finale)
Chris Beal x Patrick Williams (UFC 172)
Donald Cerrone x Adriano Martins (UFC: Henderson x Thomson)
Mark Hunt x Roy Nelson (UFC: Hunt x Nelson)
Finalização do ano:
Ben Saunders x Chris Heatherly (UFC: Henderson x Dos Anjos)
Luke Rockhold x Tim Boetsch (UFC 172)
Yancy Medeiros x Damon Jackson (UFC 177)
Charles do Bronx x Hatsu Hioki (UFC: Te Huna x Marquardt)
Dudu Dantas x Anthony Leone (Bellator 111)
Reviravolta do ano:
Dominick Cruz (carreira)
Cathal Pendred x Mike King (UFC: McGregor x Brandão)
Cat Zingano (carreira)
Matt Brown x Erick Silva (UFC: Brown x Silva)
Dan Henderson x Maurício Shogun (UFC: Shogun x Henderson)
Surpresa do ano:
TJ Dillashaw x Renan Barão (UFC 173)
Rafael dos Anjos x Ben Henderson (UFC: Henderson x Dos Anjos)
Johnny Eduardo x Eddie Wineland (UFC: Brown x Silva)
Will Brooks x Michael Chandler I (Bellator 120)
Joe Warren x Dudu Dantas (Bellator 128)
Técnico do ano:
Rafael Cordeiro
Ray Longo
Duane Ludwig
Javier Mendez
Edmond Tarverdyan
Academia do ano:
American Kickboxing Academy (AKA)
American Top Team (ATT)
Kings MMA
Straight Blast Gym, Irlanda
Team Alpha Male
Árbitro do ano:
Mike Beltran
Herb Dean
Marc Goddard
Jason Herzog
John McCarthy
Ring Girl do ano:
Jhenny Andrade
Carly Baker
Jade Bryce
Arianny Celeste
Brittney Palmer
Homem de negócios do ano:
Scott Coker
Garry Cook
Victor Cui
Lorenzo Fertitta
Dana White
Personalidade do ano:
Kenny Florian
Renato Laranja
Joe Rogan
Brendan Schaub
Brian Stann
Melhor organização:
Bellator MMA
Cage Warriors
One FC
Ultimate Fighting Championship
World Series of Fighting

Após derrota no UFC, Cara de Sapato decide descer outra vez de categoria

Lutador paraibano foi derrotado pela primeira vez em sua carreira em duelo válido pelo peso-meio-pesado no card principal contra Cummins. Agora ele quer lutar no médio

Por João Pessoa
Encarada UFC Cara de Sapato (Foto: Marcos Ribolli)Cara de Sapato acredita que mudar de categoria vai ajudar a conquistar vitórias (Foto: Marcos Ribolli)
Antônio Carlos Cara de Sapato vai mudar outra vez de categoria. Após perder a sua primeira luta na carreira (de cinco combates) para o americano Patrick Cummins, em duelo válido pelo peso-meio-pesado (até 93kg), no card principal do UFC, ele revelou que agora quer descer para os médios (até 84 kg). A decisão, segundo o lutador paraibano, se deu porque os seus adversários são até 10 kg mais pesados que ele e isso pode prejudicar o seu desempenho. Empolgado, Cara de Sapatos espera fazer o máximo de lutas que puder em 2015.
Campeão do TUF Brasil 3, Cara de Sapato lutou o reality show nos pesados. Mas resolveu estrear no UFC Barueri na sua categoria de origem. Ele chegou a dizer que se sentia mais confortável, mesmo admitindo que o duelo do último sábado seria realmente muito duro. Agora, o paraibano vai lutar na mesma categoria de Anderson Silva, Vítor Belfort e Chris Weidman.
- Eu quero lutar muito este ano. Quero fazer um máximo de lutas que eu puder, três ou quatro lutas. Acho que é importante para ganhar ritmo. Também quero baixar de categoria. Luto com  pessoas que são muito mais pesadas do que eu e acho que baixando de categoria, vou render mais - explicou.
Patrick Cummins golpeia Antônio Cara de Sapato no UFC Barueri (Foto: Marcos Ribolli)Patrick Cummins derrotou Antônio Cara de Sapato no UFC Barueri por decisão unânime (Foto: Marcos Ribolli)
Cara de Sapato, entretanto, não justifica a derrota de sábado. Ele reconhece que cometeu alguns erros, tanto na luta, quanto nos treinos. Mas avalia que perder para Cummins não é demérito, já que para ele, o adversário é um grande atleta.
 - Não foi esse o motivo da derrota (categoria superior), mas eu acho que eu indo para a categoria de baixo vai me ajudar bastante a conseguir novas vitórias e alcançar posições maiores. Não é demérito nenhum perder para Cummins, porque ele é um atleta muito duro, mais experiente, 10 anos a mais do que eu. Não foi uma derrota qualquer. E esses erros que cometi, estou disposto a consertar e a buscar sempre o melhor - concluiu.

Cruz e Assunção se machucam, e Barão dá passo para disputar título

Americano ex-campeão, que sofreu com as lesões no passado recente, já estava confirmado como próximo adversário do compatriota TJ Dillashaw

Por Rio de Janeiro
Dominick Cruz UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Dominick Cruz (Foto: Evelyn Rodrigues)
Mesmo após a vitória sobre Mitch Gagnon em Barueri-SP, Renan Barão não estava liderando a corrida para disputar o cinturão dos galos (até 61kg), no seu caso fazer uma revanche contra o campeão TJ Dillashaw. Teoricamente o brasileiro estava atrás de Dominick Cruz, já confirmado como próximo adversário de Dillashaw, e de Raphael Assunção, que vem de sete vitórias seguidas na categoria. Mas tanto Cruz quanto Assunção anunciaram nesta segunda-feira que estão lesionados, abrindo espaço novamente para Barão. O UFC ainda não se pronunciou sobre o assunto, e ainda não há certeza sobre quando será o retorno do campeão, que está no fim da recuperação de uma lesão no cotovelo esquerdo, mas é esperado que isso aconteça em abril.
A sina de Dominick Cruz não o deixa em paz. Depois de ficar longe do octógono por três anos devido a a sérios problemas no joelho esquerdo - o que fez o UFC tirar dele o cinturão dos galos (até 61kg) -, o americano voltou com vitória por nocaute sobre Takeya Mizugaki, em setembro passado. No entanto, quando a situação parecia enfim melhorar para ele, o ex-campeão sofreu nova lesão, desta vez no joelho direito, e não sabe quanto voltará a treinar. Muito chateado e buscando entender seu destino, o próprio Cruz contou o ocorrido via Facebook:
- É com muita tristeza que informo que tive outra lesão de ligamento cruzado anterior. Desta vez é no joelho direito, lado oposto ao que machuquei na primeira e na segunda vezes. Preparando-me para minha última luta, em setembro, e também depois dela tive um treinamento e uma dieta muito cuidadosos e metódicos para manter meu corpo saudável. Infelizmente, isso vai além do meu entendimento e do meu controle. Não tenho uma data para meu retorno, mas sei e confio que vou derramar meu coração e minha alma para poder retornar ao octógono. Quero agradecer ao UFC, aos meus fãs e patrocinadores pela torcida e pelas orações. Eu sou agradecido a vocês mais do que podem entender. Não tenho qualquer outros detalhes para compartilhar neste momento. Eu e minha equipe respeitosamente pedimos privacidade nesta hora difícil. Obrigado.
Raphael Assunção UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Raphael Assunção (Foto: Evelyn Rodrigues)
Pouco depois, foi a vez de Raphael Assunção ir ao Twitter para revelar que está machucado. Ele deveria ter disputado o título contra Barão no lugar de Dillashaw no UFC 173, em maio, mas também estava lesionado na ocasião.
- Estou devastado por informar que minha esperança de disputar o cinturão será ainda mais adiada devido a um tornozelo quebrado no treino. Peço desculpas mais uma vez.
Ao Combate.com logo em seguida, o brasileiro disse que quebrou o tornozelo no treino de sexta-feira e que espera estar recuperado em dois meses, o que não tira totalmente sua chance de ser o próximo desafiante, uma vez que TJ Dillashaw deve voltar ao octógono em abril.
- Vou tentar. É uma possibilidade. Se eu conseguir voltar a tempo, mesmo com essa vitória do Barão, com certeza vou fazer campanha para ter minha chance pelo cinturão, independentemente de o Barão ter sido campeão. Acho que mereço. Tenho que esperar para ver como o corpo vai reagir. Vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance.

Filho de Rickson Gracie, Kron estreia no MMA com vitória por finalização

Lutador vence sul-coreano com chave de braço no começo do primeiro round

Por Rio de Janeiro
A esperada estreia de Kron Gracie no MMA ocorreu na manhã desta terça-feira (horário do Brasil), em Tóquio, no Japão, e terminou com final feliz para o lutador brasileiro. Especialista em jiu-jítsu, assim como toda sua família, Kron enfrentou o sul-coreano Kim Hyung Soo no Real Fight Championship 1 e venceu por finalização. Com seu pai no córner, ele aplicou uma chave de braço no adversário e conquistou o triunfo com cerca de apenas 1 minuto do primeiro round.
A estreia de Kron Gracie no MMA vinha sendo comentada há bastante tempo. Pelo nome forte da família, o lutador pode ser considerado uma promessa no esporte para o futuro próximo.
Kron e Rickson Gracie mma (Foto: Reprodução)Kron comemora a vitória ao lado do pai, Rickson (Foto: Reprodução Sqor Nate Diaz)

Combate Play esquenta luta Jones x Cormier com dois duelos gratuitos

Canal exibe com exclusividade a disputa de cinturão no primeiro UFC do ano

Por Rio de Janeiro
O ano novo já começa quente no Combate! No dia 3 de janeiro, na primeira edição do Ultimate Fighting Championship em 2015, acontecerá uma disputa de cinturão de arrepiar. No UFC 182, direto de Las Vegas, Jon Jones encara o desafeto Daniel Cormier na sua oitava defesa do título dos meio-pesados. O card ainda traz confrontos aguardados, com feras como Donald Cerrone e Hector Lombard, entre outros, desafios transmitidos ao vivo, com exclusividade, pelo Combate.
Jon Jones x Cormier briga pesagem UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Jon Jones e Daniel Cormier fazem a luta principal do UFC 182, em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues)
Numa série avassaladora de 11 triunfos, Jon Jones encara um dos únicos adversários capazes de desbancar seu reinado: o compatriota americano Daniel Cormier, invicto em 15 lutas. Os atletas não se gostam e praticamente chegaram às vias de fato numa das ações promocionais da organização.
Para entrar no clima das lutas, o Combate Play abre para todos uma luta de Jon Jones e outra de Daniel Cormier. No Combate Play, o assinante do Combate pode assistir a todas as lutas do UFC ao vivo em tablets, smartphones e computadores, além de ter acesso a um acervo com mais de 1500 confrontos e toda a programação do canal. Basta acessar CombatePlay.com ou baixar o aplicativo CombatePlay.
UFC  Jon Jones e Alexander Gustafsson (Foto: Agência Getty Images)Jon Jones e Alexander Gustafsson fizeram uma das
lutas mais duras da história do UFC (Foto: Getty Images)
Jon Jones x Alexander Gustafsson
Se muitos acham que Daniel Cormier é o adversário com mais chances de tomar o cinturão de Jon Jones, vale lembrar que o sueco Alexander Gustafsson quase teve êxito nesta dura missão. No dia 21 de setembro de 2013, no UFC 163, Jones teve a batalha mais dura da carreira num embate de cinco rounds. A decisão unânime a favor do americano gerou muita polêmica entre os fãs, com opinião dividia entre o verdadeiro vencedor. A única derrota de Jon Jones em 21 lutas foi por desclassificação, quando nocauteou Matt Hamill com golpes considerados ilegais. Sendo assim, na opinião geral, Gustafsson foi o único atleta que chegou perto de, “realmente”, ter vencido o atual campeão. Veja como foi esta luta clicando aqui
UFC 173 Daniel Cormier; Dan Henderson (Foto: Agência Reuters)Cormier arrasou Henderson no UFC 173 (Foto: Reuters)
Daniel Cormier x Dan Henderson
Campeão do Grand Prix dos pesos-pesados do Strikeforce, Daniel Cormier passou a se apresentar entre os meio-pesados, categoria na qual agora tem a chance de conquistar o título em um dos confrontos mais aguardados da atualidade. O ex-atleta olímpico de wrestling acumulou uma série de 15 vitórias e está invicto na carreira. A luta que o credenciou para a disputa de cinturão foi contra outra lenda do MMA, Dan Henderson. Confira como foi o encontro entre essas feras no UFC 173, no dia 24 de maio deste ano, e decida se Cormier tem ou não reais chances de conquistar o título!
Clique aqui para assistir.
UFC 182
3 de janeiro de 2015, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Jon Jones x Daniel Cormier
Peso-leve: Donald Cerrone x Myles Jury
Peso-médio: Brad Tavares x Nate Marquardt
Peso-mosca: Louis Gaudinot x Kyoji Horiguchi
Peso-meio-médio: Hector Lombard x Josh Burkman
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Danny Castillo x Paul Felder
Peso-galo: Marcus Brimage x Cody Garbrandt
Peso-pesado: Shawn Jordan x Jared Cannonier
Peso-leve: Evan Dunham x Rodrigo Damm
Peso-meio-médio: Mats Nilsson x Omari Akhmedov
Peso-galo: Alexis Dufresne x Marion Reneau

Ferrari mira ano de reerguimento em
2015 e estipula meta: "Duas vitórias"

Sergio Marchionne e Maurizio Arrivabene adotam discurso otimista, mas pé no chão para a escuderia mais vitoriosa da história da F-1: "Será um ano de reconstrução"

Por Maranello, Itália
Em 2014, a Ferrari amargou uma temporada sem nenhuma vitória. Algo que não acontecia desde o distante ano de 1993. Para reverter essa situação, a maior campeã da Fórmula 1 se reformulou completamente. Recém-contratado, o novo chefe de equipe, Maurizio Arrivabene, estipulou a meta para 2015. Para ele, duas vitórias “já será um sucesso, mesmo que a legião de fãs não veja da mesma forma” e “três será um triunfo”. Discurso que vai de encontro do presidente Sergio Marchionne, que assumiu o cargo de Luca di Montezemolo no meio deste ano. “Se ganharmos quatro, estaremos no paraíso”, admitiu o comandante. E é com otimismo e pés no chão que a dupla olha para frente.
- Não quero mais falar sobre 2014, é um ano para esquecer. Vamos falar de futuro. Olhamos 2015 como otimismo. Será um ano de reconstrução. Nos últimos dias, tomamos algumas decisões cruciais na formação do time e sabemos quem é quem para o desenvolvimento. Eliminamos toda bagagem de incerteza que prejudicou o começo do trabalho do próximo ano – analisou Marchionne no evento de fim de ano da Ferrari em Maranello.
Maurizio Arrivabene e Sergio Marchionne na sede da Ferrari (Foto: Divulgação/CBJ)Maurizio Arrivabene e Sergio Marchionne na sede da Ferrari (Foto: Divulgação)
Para o lugar de sua principal estrela, Fernando Alonso, a Ferrari trouxe o tetracampeão Sebastian Vettel, da RBR, que fará dupla com Kimi Raikkonen. Mas são as mudanças no corpo técnico que a escuderia aposta para voltar aos tempos de glória. O diretor de engenharia, Pat Fry, e o projetista-chefe Nikolas Tombazis deram adeus ao time, enquanto James Allison ganhou força internamente. Por isso, o objetivo da Ferrari é usar 2015 como um ano de reafirmação:
- Começamos tarde com o carro de 2015. Será um ano difícil, que colocará o time em uma prova real. Sem subestimar a magnitude do desafio, a Ferrari pode chegar no mesmo patamar da Mercedes no fim de 2015. Muito do trabalho já foi iniciado. Precisamos imitar o sucesso deles – continuou.

Vasco assume responsabilidade por multa de Doriva com o Botafogo-SP

Apesar das declarações do presidente da equipe do interior paulista, situação foi definida desde a reunião que selou a contratação do comandante pelo Cruz-Maltino

Por Ribeirão Preto e Rio de Janeiro
A decisão de trocar o recém-assinado contrato com o Botafogo-SP pela oportunidade de treinar o Vasco causou uma pequena dor de cabeça a Doriva na última terça-feira. Tudo por conta da multa rescisória do acordo. Com receio de não receber dinheiro, o presidente do clube paulista, Rogério Barizza, ameaçou processar o treinador. Mas a situação já está resolvida há mais de uma semana: o Cruz-Maltino assumiu a responsabilidade pelo pagamento da dívida desde que a contratação foi fechada.
Doriva, apresentação Botafogo-SP e Vasco (Foto: Montagem sobre foto de Divulgação)Doriva em duas apresentações por Botafogo-SP e Vasco: dívida é problema (Foto: Montagem sobre foto de Divulgação)

Em entrevista recente para a Rádio Bradesco, Doriva chegou a cogitar a possibilidade de o Vasco emprestar alguns jogadores ao Botafogo-SP. Barizza rechaçou a ideia e ameaçou entrar na Justiça caso o valor não seja pago até o dia 18 de janeiro. O departamento jurídico do Cruz-Maltino já está analisando o contrato e vai entrar em contato com os advogados do clube paulista para resolver a questão.
- Se o Vasco ficou de pagar a multa, o problema é dele, não nosso. Ele tem o número da nossa conta. Estamos aguardando - reforçou Rogério Barizza.
Campeão paulista com o Ituano em 2014, Doriva foi apresentado pelo Botafogo-SP no dia 8 de dezembro. Exatamente uma semana depois, o treinador vivia a mesma experiência em São Januário. No Vasco, ele terá a grande oportunidade de sua carreira e já se disse pronto para o desafio. O elenco se reapresenta no próximo dia 2 e a pré-temporada será realizada em Pinheiral, perto de Volta Redonda, entre os dias 5 e 18 de janeiro.

Empresa confirma jogos do Shakhtar contra Fla, Inter, Atlético-MG e Cruzeiro

Clube ucraniano realizará temporada de amistosos no Brasil durante o mês de janeiro

Por Rio de Janeiro
Luiz Adriano comemora os cinco gols com os companheiros de Shakhtar (Foto: Reprodução / Instagram)Shakhtar conta com 13 brasileiros no elenco (Foto: Reprodução / Instagram)
O Shakhtar Donetsk usará a pausa de inverno do Campeonato Ucraniano para realizar um período de preparação no Brasil. A empresa Granada Eventos, de marketing esportivo, confirmou que o time fará amistosos contra Flamengo, Atlético-MG, Internacional e Cruzeiro durante o mês de janeiro. O clube carioca será o primeiro adversário, em duelo que será disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 18. A partida contra o Galo acontecerá três dias depois, no Independência, em Belo Horizonte. A equipe europeia viajará para Porto Alegre, onde, no dia 23, fará um jogo contra o Internacional no Beira-Rio. A turnê será encerrada contra o Cruzeiro, no dia 25, na capital federal.
Entre os clubes brasileiros apenas o Flamengo confirmou o amistoso. Atlético e Cruzeiro afirmam que falta apenas a assinatura da documentação para anunciar oficialmente a realização dos jogos. Antes de enfrentar algumas das principais potências do futebol brasileiro, o Shakhtar vai treinar no CT do CFZ, clube do treinador Zico, no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 16.
A assessoria de imprensa da Granada diz que todos os amistosos estão confirmados, faltando apenas a divulgação por parte dos clubes. A empresa negociou diretamente com as equipes brasileiras e será responsável por cuidar da logística do Shakhtar Donetsk no país.
Luiz Adriano Shakhtar (Foto: Reuters)Luiz Adriano, ex-Inter, é a principal estrela da equipe ucraniana (Foto: Reuters)


velhos conhecidos

O Shakhtar conta com 13 brasileiros no elenco e a partida será uma oportunidade para que alguns desses jogadores reencontrem clubes que defenderam no Brasil. É o caso de Luiz Adriano, Taison e Ilsinho, que passaram pelo Inter, Fred, que já defendeu o Colorado e o Atlético-MG, além de Bernard, que deixou o Galo em 2013. A colônia brasuca fez com que o técnico Mircea Lucescu aprendesse português para se comunicar melhor com as estrelas.
A equipe é a atual pentacampeã do Campeonato Ucraniano, conquistando oito títulos nos últimos dez anos. Na atual temporada, a equipe ocupa a segunda colocação atrás do principal rival, o Dínamo de Kiev. Na Liga dos Campeões, o time está classificado para as oitavas de final e terá o Bayern de Munique como adversário.
O atacante Luiz Adriano está sendo o destaque da equipe na temporada. O centroavante é o artilheiro da Liga dos Campeões com nove gols, um a mais que Lionel Messi, e chegou a balançar as redes cinco vezes em uma mesma partida.
Douglas Costa e Fred Shakhtar (Foto: Divulgação / Site Oficial)Douglas Costa e Fred comemoram: brasucas são os donos do time (Foto: Divulgação / Site Oficial)

Retrospectiva 2014: do drama de Lais Souza ao acidente com Jules Bianchi

O ano foi marcado por graves acidentes como o da ex-ginasta brasileira e do piloto da Fórmula 1, além de mortes no críquete, internação de Maguila e drama de Schumacher

Por Rio de Janeiro
O ano de 2014 fez a Fórmula 1 voltar a sentir o medo da morte. Jules Bianchi, da Marussia, se acidentou durante o GP do Japão, ficou em coma, e desde então segue um longo processo de recuperação, sem interagir com o mundo. Os dramas e acidentes também atingiram os brasileiros. A ex-ginata Lais Souza se acidentou enquanto treinava para os Jogos Olímpicos de Sochi, na Rússia, e ficou tetraplégica. Mito da Fórmula 1, Michael Schumacher seguiu sua lenta recuperação após um acidente esqui em dezembro de 2013. No boxe, Maguila está internado desde abril e segue sem data para alta. No críquete, o australiano Phillip Hughes foi vítima de uma bolada e acabou falecendo dois duas depois, em mais uma tragédia que comoveu o mundo. O GloboEsporte.com listou alguns dos acidentes e dramas que marcaram o esporte no Brasil e no mundo em 2014.
01
lais souza
Talvez o mais marcante para o Brasil aconteceu logo no mês de janeiro. A ex-ginasta Lais Souza estava treinando para disputar a modalidade esqui aéreos nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi. Nos Estados Unidos, ela aguardava a confirmação de sua vaga com a também ginasta Josi Santos. No dia 27 de janeiro, na pista de esqui de Salt Lake City, ela se chocou com uma árvore e sofreu um trauma severo na terceira vértebra e precisou ser submetida a uma cirurgia para fazer o realinhamento da coluna.
Lais Souza (Foto: David Abramvezt)Lais Souza (Foto: David Abramvezt)

O quadro era grave e com risco de morte, muitos médicos dizem que foi um milagre sua sobrevivência. Tetraplégica, Lais ficou cinco meses internada em hospitais nos Estados Unidos e permaneceu até o fim do ano fazendo um trabalho de reabilitação. Aos poucos, ela vai apresentando avanços no quadros após um tratamento pioneiro com células-tronco.
02
Jules Bianchi
Em 2014 a Fórmula voltou a temer uma morte nas pistas, 20 anos após o adeus de Ayrton Senna em Ímola. No GP do Japão, em outubro, o francês Jules Bianchi se chocou a mais de 200km/h em um guindaste que recolhida a Sauber de Adrian Sutil, que havia rodado no local uma volta antes. O impacto foi agressivo. O piloto da Marussia foi diagnosticado com lesão axonal difusa: um trauma grave em decorrência do choque do cérebro com as paredes do crânio de forma violenta devido a fortes acelerações e desacelerações.
Médico da Fórmula 1 retira cuidadosamente o capacete de Jules Bianchi após o acidente em Suzuka (Foto: Formule1nieuws.nl)Médico da Fórmula 1 retira cuidadosamente o capacete de Jules Bianchi após o acidente em Suzuka (Foto: Formule1nieuws.nl)


Depois de mais um mês em coma induzido no Japão, o piloto de 25 anos foi transferido para a cidade de Nice, local de seu nascimento, em novembro. Ele continua inconsciente, mas respira sem ajuda de aparelhos, e dará prosseguimento ao tratamento na unidade de tratamento intensivo do Centro Hospitalar Universitário local.
03
Michael Schumacher
schumacher brasil 22/11/2012 (Foto: Getty Images)Schumacher segue em recuperação, agora
em sua própria casa (Foto: Getty Images)
O acidente enquanto esquiava de férias na última semana de 2013 chocou o mundo e deixou o heptacampeão mundial de Fórmula 1 entre a vida e a morte. Em 2014, seu real quadro permaneceu uma incógnita, já que a família prefere não dar muitas informações. Em julho, Schumacher saiu do coma no dia da estreia da Alemanha na Copa do Mundo, e logo em seguida foi transferido do hospital de Grenoble (França) para o Centro Hospitalar Universitário de Vaud, em Lausanne, na Suíça. Três meses depois, foi levado para casa, onde segue se recuperando na mansão de sua família, na cidade de Gland, às margens do Lago Léman, na Suíça.

Contrariando as orientações da família, o amigo do piloto alemão, o ex-piloto francês Philippe Streiff, chegou a afirmar que o Schumi estaria paralisado em uma cadeira de rodas, com problemas de memória e de fala. A porta-voz da família, Sabine Kehm, porém, não confirmou a informação e destacou que o processo de recuperação será longo.
04
maguila
Maguila na luta de boxe contra  Evander Holyfield  (Foto: Ag. Estado)Maguila na luta contra Evander Holyfield
(Foto: Ag. Estado)
Um dos maiores pugilistas do Brasil, Maguila está internado em São Paulo desde abril deste ano. Diagnosticado com o Mal de Alzheimer e sofrendo com os efeitos da demência pugilística, o boxeador vem se alimentando através de uma sonda e, segundo a família, os médicos não enxergam, por ora, a possibilidade de que ele volte a se alimentar normalmente.
Aos 56 anos, ele não teve a memória afetada, conversa e até brinca durante as visitas que recebe no hospital em São Paulo. Faz tratamento como fonoaudióloga e fisioterapia.
05
atropelamento em corrida
O jovem piloto Kevin Ward Jr., de apenas 20 anos, morreu após ser atropelado pelo carro do tricampeão da Nascar, Tony Stewart, de 43, durante uma corrida da Empire Super Sprints, uma categoria regional que corre em pequenos circuitos ovais de terra nos Estados Unidos. Em exame, foi constatado que Ward estava correndo sob efeito de maconha. Stewart foi inocentado das acusações e voltou a correr após se ausentar de diversas provas.
Kevin Ward Jr (Foto: Youtube)Kevin Ward Jr sai do carro para reclamara e acaba atropelado (Foto: Youtube)

06
torcida escapa da morte em rali
Oito torcedores podem dizer que nasceram de novo após um acidente enquanto acompanhavam uma prova do Jolly Rally, em Valle d'Aosta, na Itália. Um piloto perdeu o controle do seu carro e acertou em cheio o barranco onde todos acompanhavam a prova. Um vídeo foi parar na internet e o acidente ficou famoso. Milagrosamente, nenhum deles foi atingido.
frame acidente Jolly rally (Foto: Reprodução / Youtube)frame acidente Jolly rally (Foto: Reprodução / Youtube)


07
tragédia no críquete
O australiano Phillip Hughes, de 25 anos, deixou o mundo do críquete de luto. No dia 25 de novembro, o atleta levou uma bolada na cabeça, arremessada por Sean Abbott e dois dias depois faleceu. Hughes entrou em coma, passou por cirurgia, mas não conseguiu se recuperar.  O acidente aconteceu durante uma partida de críquete entre South Australia e New South Wales. No momento em que recebeu o impacto pela bolada, Phil Hughes colocou as mãos nos joelhos, parecendo estar tonto.
Phil Hughes, leva bolada no rosto críquete (Foto: Mark Metcalfe / Getty Images)Phil Hughes leva bolada no rosto. Ele morreu dois dias depois (Foto: Mark Metcalfe / Getty Images)

Logo em seguida ele desabou no gramado, batendo com o rosto no chão. Seus companheiros de equipe, então, se aproximaram e pediram socorro imediato. Os paramédicos precisaram fazer respiração boca-a-boca e prestaram assistência durante 40 minutos até que o jogador fosse retirado de helicóptero e levado ao hospital. Dias depois, um árbitro de críquete também faleceu após levar uma bolada.
08
kubica sofre mais um acidente
Kubica sofre mais um acidente (Foto: Reprodução/twitter)Kubica sofre mais um acidente
(Foto: Reprodução/twitter)
Robert Kubica sofreu mais um acidente em 2014. Em janeiro, o ex-piloto da Fórmula 1 se acidentou enquanto pilotava pelo Mundial de Rali, em etapa realizada em Monte Carlo. Ele perdeu o controle do carro e saiu da pista. Ele abandonou a prova. Para uma ideia mais clara do “currículo” do polonês, desde que começou a correr no Mundial de Rali, o piloto já quase caiu de um penhasco; capotou na etapa de Açores, em Portugal; capotou durante treinamento na Polônia; e capotou duas vezes em dois dias seguidos, durante etapa realizada nos País de Gales.
09
esquiadora russa fica paraplégica
A esquiadora Maria Komissarova sofreu acidente durante treinos para as Olimpíadas de Sochi, na Rússia, em fevereiro, e acabou ficando paraplégica. Komissarova teve de ser submetida a duas cirurgias na coluna depois do acidente no treino do dia 15 de fevereiro. Ela foi levada rapidamente para o hospital Krasnaya Polyana Number 8. Com uma fratura na 12ª vértebra, ela foi submetida a uma cirurgia para a implantação de uma placa de metal na coluna. Assim como Lais, ela passa por um longo período de readaptação e reabilitação. Durante os Jogos de Sochi, vários atletas reclamaram das pistas de downhill, snowboard e esqui alpino.
Vladimir Putin visita esquiadora acidentada maria Komissarova (Foto: Reuters)Vladimir Putin visita a esquiadora acidentada Maria Komissarova (Foto: Reuters)



10
rosberg se acidente com jogadores alemães
acidente CT Alemanha gravação comercial (Foto: AFP)Acidente aconteceu bem próximo do CT da Alemanha (Foto: AFP)
O piloto da Ferrari Nico Rosberg se envolveu em um acidente em San Martino in Passiria, na Itália, durante a gravação de um comercial. Também se envolveram no acidente Pascal Wehrlein (piloto alemão do DTM) e mais dois jogadores da seleção da Alemanha: Benedikt Höwedes e Julian Draxler. Wehrlein, de apenas 19 anos, estava guiando um modelo da empresa acompanhado de um dos jogadores, enquanto Nico e outro atleta da seleção estavam em outro modelo.

Segundo o jornal italiano "Gazzetta dello Sport", os dois pilotos simulavam uma disputa para a ação promocional. Rosberg teria freado bruscamente e Wherleim, tentando desviar, teria saído da pista e atropelado duas pessoas. Ninguém morreu.
11
nadadora fica paraplégica
A ex-nadadora americana Amy Van Dyken, dona de seis ouros olímpicos nos Jogos de Atlanta 96 e Sydney 2000 sofreu um acidente quando dirigia um quadriciclo. Após a batida, foi arremessada do veículo e tinha dificuldade para respirar e mexer as pernas. Ela sofreu uma lesão na medula espinhal (na vértebra T11) e precisou ser submetida a uma cirurgia.  Amy ficou paraplégica.
amy van dyken hospital (Foto: Reprodução / Instagram)Amy Van Dyken na cadeira de rodas (Foto: Reprodução / Instagram)


12
mineirinho fratura nariz na indonésia
Adriano de Souza, o Mineirinho, também não passou livre dos acidentes em 2014. Durante os treinos na Indonésia, o surfista se acidentou em Keremas e fraturou o nariz, além de torcer o tornozelo e ter que levar dois pontos no rosto. Segundo Mineirinho, ele foi vítima de uma pessoa que pegava onda no local mas não sabia surfar. Mineiro se recuperou mais tarde e voltou para a temporada normalmente, mas ficou fora da última etapa em Pipeline para se recuperar de uma lesão.
Adriano de Souza Mineirinho cirurgia nariz (Foto: Reprodução Facebook)Adriano de Souza com o nariz fraturado (Foto: Reprodução Facebook)
13
astro do beisebol tem rosto desfigurado
O jogador de beisebol Giancarlo Stanton, do Miami Marlins, sentiu o peso da bola da modalidade. Ele foi alvo de uma rebatida a 141km/h, e ficou com o rosto desfigurado. Giancarlo teve fraturas na face, danos nos dentes e ferimentos no rosto. Algumas semanas após o acidente, ele postou uma foto mostrando o resultado dos procedimentos médicos. Para "sua sorte", Giancarlo fechou um contrato recorde de R$ 844 milhões com o Miami Marlins e tornou-se o jogador mais bem pago da MLB.
Giancarlo Stanton beisebol bolada  (Foto: Reprodução Instagram)Giancarlo Stanton mostra resultado da bola e sua recuperação (Foto: Reprodução Instagram)
14
campeão olímpico leva queda feia
Thomas Morgenstern equi acidente (Foto: EFE)Thomas Morgenstern é resgatado após o acidente (Foto: EFE)
Treinando para os Jogos Olímpicos de Sochi, o tricampeão olímpico de salto com esqui, o austríaco Thomas Morgenstern foi hospitalizado após sofrer uma forte queda em um treinamento em Tauplitz, na Áustria. O atleta de 27 anos perdeu o equilíbrio durante a descida e caiu de modo brusco. O acidente provocou lesões no crânio do esquiador, além de ferir um dos pulmões. Ele chegou a perder brevemente a consciência, mas em momento algum correu risco de morte.
15
brasileiras sofrem acidente no bobsled
A dupla brasileira Fabiana Santos e Larissa Antunes  se acidentaram enquanto treinavam para a participação nas Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia. As atletas do bobsled falharam na curva 11 do Complexo Sanki e o trenó virou. As duas, porém, saíram andando e puderam participar normalmente da competição. O susto ficou por conta da velocidade com que o trenó virou na curva 11. Foi a primeira vez que o Brasil foi representado no bobsled feminino durante as Olimpíadas de Inverno.  Em outro acidente no bobsled, um funcionário russo foi a vítima e acabou atropelado.
16
drama nas piscinas
Leonardo Coutinho consegue doador compativel de medula (Foto: Ricardo Bufolin/ECP)Leonardo Coutinho conseguiu um doador compatível (Foto: Ricardo Bufolin/ECP)
O nadador brasileiro Leonardo Coutinho passou por um drama em 2014. Diagnosticado com leucemia, ele passou por transplante e precisou se afastar das piscinas. Durante o ano, Leonardo, que era considerado um talento das piscinas, passou por tratamentos de quimioterapia, períodos de internação e grande sofrimento até encontrar um doador. Foram meses de incerteza e medo, com a morte mexendo com suas emoções. Curado, Leonardo estuda para tornar-se bombeiro e pretende salvar vidas.
17
susto em teahupoo
O bodyboarder capixaba Deivid Júnior, de 34 anos, tomou uma vaca enquanto surfava as temidas ondas de Teahupoo, no Taiti. Levado pelo mar, ele atingiu o terceiro nível de afogamento, mas foi salvo por amigos. Internado, passou a noite hospitalizado e recebeu doses de adrenalina para que o organismo reagisse mais rápido. Contudo, escapou ileso e ficou dois dias sem conseguir beber água ou se alimentar. Ele, porém, disse não se arrepender de tudo que viveu e que o mar é sua casa, colocando-se à disposição dos amigos para uma nova empreitada.
Brasileiro Deivid Júnior sobreviveu a uma queda no paredão de Teahupoo (Foto: Reprodução/Facebook)Brasileiro Deivid Júnior sobreviveu a uma queda no paredão de Teahupoo (Foto: Reprodução/Facebook)

Aguirre se diz em casa no Inter e mira Libertadores: "Desafio da minha vida"

Novo treinador do clube gaúcho foi apresentado na tarde desta terça-feira

Por Porto Alegre
O 2015 do Inter começou nesta terça-feira. Depois de uma longa novela para definir o novo técnico, o clube gaúcho confirmou Diego Aguirre, que chegou e já começou a trabalhar. O técnico pisou em Porto Alegre no início da tarde desta terça-feira e poucas horas depois já estava traçando metas e projetando o ano do Colorado. No horizonte do uruguaio, uma meta ousada e bastante definida: a conquista do tricampeonato da Libertadores.
Diego Aguirre técnico Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)Diego Aguirre é apresentado no Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)

Apresentado como o comandante do clube na empreitada pela América, o ex-atacante - que chegou de terno - falou com intimidade sobre o Beira-Rio, Nilmar e mirou quebrar o estigma dos técnicos estrangeiros, que não costumam ter sucesso atuando no futebol brasileiro.

- Treinar o Inter é um grande desafio, é o desafio da minha vida, posso dizer. Venho com o intuito de romper com essa ideia de estrangeiro e pela primeira vez fazer com que um estrangeiro triunfe no Brasil. É uma coisa que ocorre normalmente no mundo e o Brasil tem que entrar nisso - afirmou
O treinador também mostrou estar à vontade no Inter, clube que defendeu como jogador entre 1988 e 1989 e também fez uma análise do mercado de treinadores no Brasil.
- Treinar um clube brasileiro é muito importante para mim. Aqui tem muita exigência. Os treinadores brasileiros também sentem essa pressão e as equipes mudam permanentemente. Não é só para estrangeiros. É uma liga muito difícil. estou pronto para ter um grande desafio. Venho a minha casa para fazer algo importante - disse.
Vitorio Piffero Diego Aguirre Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)Aguirre ganha camisa de Piffero (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)
Aguirre também mostrou estar ciente do principal foco do Inter para a próxima temporada. Tratou a Libertadores como "o ponto máximo" de um treinador e disse que o Inter tem condições de conquistar a taça pela terceira vez.
- Libertadores é a glória máxima que pode ter uma equipe. Sei o que significa ao Inter voltar a ser campeão da América. A vontade temos todos, o que posso prometer é que vamos trabalhar muito para isso. o Inter tem chance e vamos brigar para isso - disse.
Já no final da entrevista, Aguirre recebeu das mãos do presidente Vitorio Piffero e do vice de futebol Luiz Fernando Costa uma camisa do Inter com o número 15 às costas, o mesmo que usou no Gre-Nal do Século, vencido de virada pelo Inter por 2 a 1, pela semifinal do Brasileirão de 1989.
Confira outros trechos da coletiva:
Inter x Peñarol em 2011
- Foi uma boa demonstração futebolística e se ganhou um grande jogo. Essas coisas acontecem no futebol. Eu, como treinador, tenho muita confiança no meu trabalho, na minha comissão, acho que consigo uma boa mentalização, motivação das equipes. Mas o mais importante é o dia a dia. Gosto que se veja no campo o que trabalhamos.
Nilmar
- Tive a sorte de trabalhar com ele dois anos, é um grande jogador. Confio muito nele e tem muito a dar ao Inter. Espero que tenhamos sucesso juntos. Preciso conversar com ele antes (de saber como vai utilizá-lo em campo), tenho que ver os outros jogadores, mas o que posso dizer é que ele vai ser muito importante para o Inter.
Jogo bonito x resultados
- Tem que tentar jogar bonito, mas o mais importante é ganhar jogos. Temos que jogar bem, ser uma equipe forte, equilibrada. Talvez os campeões não são os que jogam melhor, são as que tem equilíbrio, uma boa defesa. O mais importante é vencer os jogos.
Calendário brasileiro
- Tem uma exigência muito grande, mas temos que ver o melhor, encontrando a necessidade e a prioridade de cada jogo. Temos que acompanhar o rendimento dos jogadores, e isso acontece durante a temporada. É difícil porque tem muitas viagens, e jogadores machucados, coisas que vão surgindo. Mas é para todos, não é desculpa para não ganhar.

Campeonato Carioca terá ingressos a R$ 1 no Engenhão, garante prefeito

Eduardo Paes pretende subsidiar renda das partidas no estádio, cuja reforma da cobertura está em fase final

Por Rio de Janeiro
O Campeonato Carioca de 2015 terá partidas com ingressos a R$ 1 no Engenhão, segundo o prefeito Eduardo Paes anunciou nesta terça-feira. O objetivo é encher o estádio na competição que terá uma taça em homenagem aos 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro. A renda será subsidiada pelo município. O jogo de abertura do estadual será no dia 1º de fevereiro, entre Botafogo e Boavista, justamente no Engenhão. A iniciativa partiu da prefeitura do Rio, mas a diretoria alvinegra, que administra o estádio, já foi avisada da ideia.

- Estamos estudando o subsídio de ingressos a R$ 1 para partidas do Carioca no Engenhão. Este é o campeonato em que vamos comemorar os 450 anos da cidade - disse Eduardo Paes.
instalações Engenhão Rio 2016 (Foto: André Durão)Cobertura do Engenhão ainda passa por obras para que o estádio seja reaberto em 2015 (Foto: André Durão)
O pO estádio está interditado desde março de 2013 e a reforma da cobertura, que começou em julho do mesmo ano, está em fase final. A data de entrega seria no final deste ano. Paes explicou porque não há uma nova data definida.

- Os técnicos sempre querem fazer um último teste. O trabalho está sendo feito um de um jeito bastante minucioso.

Em julho deste ano, 34 torres foram instaladas para aliviar o peso da cobertura e posterior colocação dos mastros e tirantes que reforçam os arcos superiores. A cobertura foi retensionada e as torres de escoramento estão sendo retiradas. No dia 6 de dezembro, duas hastes que estavam sendo içadas se chocaram provocando um forte barulho e assustando os operários.

Neymar inaugura instituto para
famílias carentes da Praia Grande

Atacante do Barcelona e da seleção brasileira vai ajudar cerca de 10 mil pessoas com esporte, educação e assistência médica em estrutura de 8.400 metros quadrados

Por Praia Grande, SP
Neymar dando entrevista (Foto: Marcos Ribolli)Neymar falou com a imprensa durante a inauguração do lugar (Foto: Marcos Ribolli)
Neymar inaugurou nesta terça-feira, em Praia Grande, litoral de São Paulo, o Instituto Projeto Neymar Jr. Em uma área de 8.400 metros quadrados, no bairro Jardim Glória, o craque do Barcelona construiu o local onde serão atendidas crianças e famílias carentes da região. No total, cerca de 10 mil pessoas serão beneficiadas.
No terreno, cedido pela prefeitura da cidade por 30 anos, renováveis por mais 30, o atacante da seleção brasileira montou um complexo esportivo e também salas para alfabetização em inglês e espanhol, salas de leitura, cinema, informática e de cursos profissionalizantes. Além de espaço médico e odontológico.
- Eu só tenho a agradecer, como falei com minha família hoje de manhã. Cada coisa que Deus vem fazendo na nossa vida que nem sei como agradecer. Estou realizando mais um sonho - disse o atacante, ao chegar para a solenidade de inauguração.
- Eu morei a duas quadras daqui e sei o quanto isso foi minha infância. Isso aqui é uma porta gigante para que possamos dar oportunidades a pessoas daqui - completou Neymar.
Instituto Projeto Neymar JN (Foto: Marcos Ribolli)Instituto de Neymar em Praia Grande irá atender famílias com renda per capita de até R$ 140 (Foto: Marcos Ribolli)
Pouco antes da estrela do Barcelona, o pai dele, que será vice-presidente do instituto, falou com a imprensa.
- Este é um projeto familiar. Era um sonho de família fazer algo assim. O Neymar saiu deste ambiente. Morávamos aqui perto. Sabíamos da dificuldade que tínhamos para que nossos filhos tivessem qualidade de vida, que pudessem se divertir, brincar, com direito ao esporte, lazer. É uma oportunidade para fazermos um pouco do que não tínhamos, e entregar para a comunidade - afirmou o Neymar da Silva Santos, pai do jogador.
O evento de inauguração contou com a presença de convidados ilustres, como o técnico Bernardinho, do vôlei, e o nadador Cesar Cielo. Astros da música também passaram pelo local e Neymar aproveitou a apresentação da banda Os Travessos para dar uma palhinha (veja o vídeo abaixo).

É necessário cumprir alguns critérios para usufruir do instituto, como residir nas microrregiões próximas ao prédio (Aeroclube, Aprazível, Guaramar, Guilhermina, Marília, São Sebastião, Sítio do Campo, Vila Sônia e Jardim Glória). As crianças (de 7 a 14 anos) precisam estar matriculadas na escola e ter ao menos 90% de frequência.
Instituto Projeto Neymar JN (Foto: Marcos Ribolli)Crianças poderão participar de atividades educacionais (Foto: Marcos Ribolli)
- É um projeto audacioso como o Neymar, ousado como ele. E não poderia ser diferente. Pensamos, sim, e era um desejo dele criar algo que pudesse ajudar essas crianças. Foi difícil no começo, mas a acho que conseguimos trabalhar com êxito, com a ajuda dos parceiros que tivemos - completou o pai do atleta.
Instituto Projeto Neymar JN (Foto: Marcos Ribolli)Terreno onde estrutura foi erguida foi cedido pela prefeitura por 30 anos (Foto: Marcos Ribolli)
Além disso, a família deve ter, no máximo, renda per capita de até R$ 140 e estar cadastrada no programa Bolsa Família, do Governo Federal.
Neymar e sua família escolheram o Jardim Glória, em Praia Grande, como sede para o instituto por ter sido um local que fez parte da história deles. Como lemas, o atacante do Barcelona e da seleção brasileira tem “assegurar o direito de brincar, jogar e praticar” e “o direito de estudar e ter acesso a toda informação segura”.
Neymar família (Foto: Marcos Ribolli)Neymar reuniu sua família para o evento de abertura do projeto social que leva seu nome (Foto: Marcos Ribolli)
Instituto Projeto Neymar JN (Foto: Marcos Ribolli)O esporte também será foco das ações sociais do instituto de Neymar (Foto: Marcos Ribolli)

Campeão, Medina fala sobre assédio, pressão e Ayrton Senna: "Inspiração"

De volta ao Brasil, Gabriel lembra título, o sonho de ultrapassar Kelly Slater, dono
de 11 mundiais, da idolatria por Senna e as comparações que tem recebido com ele

Por Guarulhos


Gabriel Medina voltou ao Brasil campeão e um ano mais velho. Primeiro brasileiro a erguer o troféu do Mundial de Surfe, o fenômeno de Maresias desembarcou em São Paulo nesta terça-feira com 21 anos e como ídolo. Cercado por uma multidão, o paulista exibiu um largo sorriso e teve dificuldades para deixar o Aeroporto Internacional. Em Guarulhos, Medina recebeu a imprensa brasileira e não desgrudou da irmã Sofia, seu xodó, além da mãe Simone e do padrasto Charles. Ciente de seu novo status, ele falou sobre o sonho de ultrapassar Kelly Slater, de Mick Fanning, da ansiedade que viveu nos dias em que as baterias do Pipe Masters foram adiadas no Havaí, do assédio das "Medinetes" e por mais de uma vez comentou sobre a idolatria e comparações com Ayrton Senna.
- Ayrton é meu ídolo. Um cara que me inspirou bastante. Não tive a honra nem a oportunidade de conhecê-lo. Eu fiquei sabendo do que já falavam. Vi o filme dele também. Até chorei no filme dele, tem várias histórias que são inspiradas. E um monte de gente fala que temos personalidades parecidas. Ele era frio, muito focado e dedicado nas coisas dele. Independente das circunstâncias, conseguia chegar lá, mesmo com pior carro, mesmo com algo que não estava gostando, conseguia focar e chegar lá. Essa personalidade de ser vencedor. Esse jeito de ser brasileiro inspirou bastante. Representava mesmo bandeiras do Brasil, tinha orgulho disso, é o que eu sinto. É uma honra ser comparado a esses caras, Guga, Senna, que representaram bem o Brasil. Sonho ser parecido com eles - disse Medina, que foi presenteado de surpresa com uma réplica de um dos capacetes de Senna, presente dado por Bianca Senna.
A carreata do título, que aconteceria nesta quarta-feira, em Maresias, foi adiada devido às chuvas que atingem o bairro de São Sebastião. Antes do começo da coletiva, a mãe de Gabriel Medina comentou sobre a tristeza da família com as fortes chuvas no local e que a festa fica para outra data.
Gabriel Medina, coletiva (Foto: Mauro Horita)Medina tira uma selfie durante a coletiva de imprensa (Foto: Mauro Horita)
Responsabilidade
"A responsabilidade é gigante. Têm muitos moleques, famílias, que assistiram, me acompanham. Então, é uma responsabilidade muito grande. Vou sempre ser eu. Vou tentar passar o melhor que eu posso. Quero ser um bom exemplo para a molecada toda. Essas famílias que me assistem. É isso. Na verdade, não caiu a ficha. Não andei na rua por exemplo. Nos próximos dias posso sentir isso... Estava com a resposta na minha cabeça, calma aí....Lá no Havaí conheci vários brasileiros, que iam jantar, fazendo treino me encontrava com eles na praia. Muita gente que não entendia de surfe, do Mato Grosso, Brasília, Tocantins, estavam ali. Estavam na torcida, Vaii Mediiina... Foi legal alcançar esse tipo de gente que não teve contato com o surfe, ou nem com  a praia".
Receio de perder
"O ano foi longo. Comecei no final de fevereiro e terminei agora em dezembro.  São 11 etapas do Circuito. Tive algumas vitórias, algumas derrotas. Na etapa de Portugal, a penúltima, cheguei a pensar que não ia ser meu. Devido a minha derrota. Kelly também acabou perdendo, Mick ganhando. Ali talvez pensei que a chance de ganhar tinha ido embora. Voltei pra casa, treinei muito antes do Havaí, estava focado. Cheguei no Havaí, vários dias sem campeonato, mas rolou com altas ondas. Me preparei, foquei, estava dedicado só pensando no título".
Kelly Slater
"Consegui igualar o Kelly com essa vitória com 20 anos. Na verdade não tinha estratégia, queria muito ser campeão mundial um dia. Não sei porque Deus me escolheu nesse momento. É uma honra ter igualado meu ídolo. Kelly é o cara a ser batido. Tem 11 títulos mundiais. Sei que é muito chão ainda. Tive meu primeiro. Tem o Parko, o Mick, vários caras que têm três, quatro títulos. Claro, a última meta é passar o Kelly. Tenho muita coisa para fazer. Mas sonho é sonho".

Ayrton Senna
"Ayrton é meu ídolo. Um cara que me inspirou bastante. Não tive a honra nem a oportunidade de conhecê-lo. Eu fiquei sabendo do que já falavam. Vi o filme dele também. Até chorei no filme dele, tem várias histórias que são inspiradas. E um monte de gente fala que temos personalidades parecidas. Ele era frio, muito focado e dedicado nas coisas dele. Independente das circunstâncias, conseguia chegar lá, mesmo com pior carro, mesmo com algo que não estava gostando, conseguia focar e chegar lá. Essa personalidade de ser vencedor. Esse jeito de ser brasileiro inspirou bastante. Representava mesmo bandeiras do Brasil, tinha orgulho disso, é o que eu sinto. É uma honra ser comparado a esses caras, Guga, Senna, que representaram bem o Brasil. Sonho ser parecido com eles".
Gabriel Medina, coletiva (Foto: Mauro Horita)Gabriel Medina beija o troféu de campeão do mundo (Foto: Mauro Horita)
Volta para Maresias
"Quando passou tudo aquilo, entrevistas, premiação, falei com meus amigos lá. Fui para o banho, cansado, passei o dia concentrado. A única coisa que fiz foi me abaixar no chuveiro e agradecer a Deus. Obrigado senhor. Não estava esperando por tudo aquilo. Claro, dei minha choradinha e agradeci mesmo a Deus. Quando eu chegar em Maresias quero rever meus amigos. Claro, a situação não está boa, mas há dois dias com certeza todos estavam felizes com a vitória. Quero rever meus amigos e comer pizza sempre".
Multidão esperando
"Quando cheguei no Aeroporto tinha muita gente. Foi muito legal a recepção de todo mundo. Não esperava por essa galera no Aeroporto. Foi uma surpresa muito boa. Nunca imaginei que chegaria a esse ponto. Muito legal receber carinho da galera. É bom estar no Brasil de volta. Não tem nada melhor do que estar melhor em casa e ser recepcionado".
Pressão

"Em questão de pressão, acho que é normal do brasileiro, sempre cobrando. Seja futebol, no surfe, enfim no esporte que tem alguém com chances de representar. Com certeza a responsabilidade aumentou. Esse ano sem mídia foi mais fácil de competir, sem cobrança. O difícil vai ser se manter. Não é impossível. Kelly já conseguiu, outros caras. Estou preparado. Já recebi várias criticas até agora. Consigo lidar com pressão".
Medinetes?
"Como é o nome das do Kaká? Kakazetes? (risos). O Brasil tem seus fãs. Tem bastante. São bemm apaixonados. Em vários esportes tem esse lance de fãs. Tem as Neymarzetes, Kakazetes. Enfim, tudo com etes no final. E Medinetes o meu né? Beleza. Acho que é maneiro. Um carinho. Me sinto orgulhoso de ser ídolo. Tem várias meninas que escrevem textos gigantes, mandam presentes. Minha mãe fica amiga delas todas. Trata todo mundo bem, tira foto com todas. É legal".
 
Brasil no WCT
Temos vários caras bons hoje no WCT. Todos fazendo excelente campanha representando o Brasil. O que realmente falta é as pessoas acreditarem. Marcas. Antes o surfe tinha um ponto de vista ruim. Os maloqueiros que fumavam maconha, jogados pelo mundo. Hoje é profissão séria. Se você quer ser atleta de ponta, tem que se dedicar, treinar, ter vida de atleta. Hoje o surfe está profissional. O que falta é o lance de acreditar mesmo. Talento a gente tem um monte no Brasil. Eu que viajo mundo inteiro, vejo molecada de nove, dez anos com pranchas lotadas de patrocínio. Acreditando desde pequeno. Aqui vc chega no Rio Grande do Norte ou Guarujá, algumas partes do Brasil, vejo moleques com mais talentos as vezes e nenhum patrocínio. É difícil a situação no Brasil. Não só no surfe, mas outros esportes também".
Surfe no Brasil
"Antes da minha vitória não era esporte principal do país. Mas era um dos. Com certeza com essa vitória, abriu as portas para o meu esporte e espero que cresça mais. Esse esporte nos últimos cinco anos tem crescido bastante. Espero que cresça mais. Espero que seja um dos principais, perto do futebol".
Gabriel Medina, coletiva (Foto: Mauro Horita)Medina recebeu capacete de presente
(Foto: Mauro Horita)
Aniversário de 22 anos
"Obrigado a todo mundo por estar aqui. É difícil escolher meu presente de aniversário. Esse ano Deus me deu o de ser campeão mundial. Não estava esperando. Ano que vem ainda dar para pensar.  Espero que seja uma melhor que esse ou igual a esse".
Dificuldade
"Psicologicamente. como meu pai sempre fala. Eu sou muito frio. Eu fui campeão mundial, estava muito feliz. Mas ao mesmo tempo estava na minha. Penso tranquilo, não me emociono muito. Sempre fui eu. Isso me deixa mais tranquilo. De onde vim, a galera é muito humilde. Tive vários bons resultados. Nunca subiu na minha cabeça. Agora, a maior dificuldade é se manter no topo. Ainda mais no surfe que você passa o ano competindo. O mais difícil é se manter. Mas o Kelly conseguiu, alguns outros conseguiram. Não é impossível. Essa vai ser a pior parte".
Família
"É um orgulho ter um pai, mãe e irmãos com eles. Passaram o ano viajando comigo. Foram na mala. Quando estou com eles me sinto em casa. Na Austrália, em casa. Minha irmã me enchendo o saco, eu também. Meu padrasto sempre me deixando focado, concentrado. Se não fossem eles, não estaria aqui hoje falando com vocês. Tenho que agradecer Deus pela família que me deu".
Gabriel Medina, coletiva (Foto: Mauro Horita)Gabriel Medina ao lado do padrasto Charles, da irmã e da mãe (Foto: Mauro Horita)

Conselhos
"Aconselharia a molecada que está chegando em todos os esportes. Acho que ter fé, ser dedicado ao que você quer ser. E ter essa responsabilidade de atleta, treinar se alimentar bem. Eu acho que de conselho eu falaria isso. Eu acreditei bastante por isso que estou aqui".
Adversários
"Com certeza o foco vai ser o mesmo no ano que vem, a busca do título mundial de novo. Temos muitos caras bons. Molecada chegando, John John Florence, Julian Wilson, que ganhou em Pipeline, Filipe Toledo, Pupo, toda a nova geração vai chegar forte no ano que vem. Como a gente viu esse ano. Estamos tomando o posto dos caras que antigamente estavam lá, o Slater, Fanning, Parkinson. Dá para ver a final de Pipeline, com o Wilson. A nova geração está bem forte.  Acredito que ano que vem vão ser mais eles".
 
Melhorias no Circuito
"A ASP vai se chamar WSL, World Surf League. Na verdade, nos últimos cinco anos o surfe tem melhorando bastante dentro da ASP.  Premiação, julgamento, eventos, estruturas. Esses cinco anos deu para perceber bastante a melhoria. Esse ano em questão em questão de mídia aumentou muito. A ASP vem fazendo excelente trabalho. Ano que vem vai ter uma melhoria. Estão sempre tentando melhorar. Creio que no ano que vem vão vir com alguma coisa. Mas não sei o que mudaria. Não me importo com dinheiro, gosto de competir. Sou apaixonado, mas ia ser bom aumentar premiação e estrutura".
Irmã se emocionando
"Até comentei com meus amigos. Nunca vi minha irmã se emocionar. E quando abracei ela, eu abracei de gratidão. Eu amo ela, xodó da família. Quando abracei ela começou a chorar no meu colo. Não entendi anda. Caramba, está se emocionando?  Ela começou a chorar e tive que chorar junto. Acho que sim, ela vai competir, tem sangue da família. Nunca paramos para pensar. Nem sei se ela quer ser surfista. Ela gosta de surfe. Faz tudo na verdade. Skate, joga bola, não para quieta. Se for surfe, vamos começar a sonhar isso, com certeza, né?".
Pai biológico
Com certeza. Eu sempre falo que sou um privilegiado de ter dois pais. Claro que meu padastro que moro junto, está mais do meu lado devido a minha profissão. Enfim, sempre esteve do meu lado, entende também do esporte. O meu pai... Eu amo meu pai... Ele é é meu pai. Claro tenho um pocuo menos de contato. Mas sempre que estou por Maresias visito ele. A gente tem uma relação boa. Acho que ele está contente. Quero vê-lo. Chegar em Maresias e dar um abraço nele.  Tenho certeza que ele está orgulhoso de mim. Foi muito bom dar esse felicidade para ele e não vejo a hora de vê-lo".