quinta-feira, 19 de abril de 2012

Viviane Araújo aproveita folga
e visita Radamés em Varginha

Atriz e modelo permanece no Sul de Minas até o fim de semana, e casal
revela o plano adiado de ter filhos. 'Resolvemos esperar mais um pouco'

Por Tiago Campos Varginha, MG
Quem andar pelas ruas de Varginha nos próximos dias poderá se deparar com Viviane Araújo. A modelo e atriz aproveitou a folga de Radamés, que atua no Boa Esporte, e foi para a cidade do Sul de Minas visitar o marido. Juntos há cinco anos, o casal diz estar acostumado com a distância e a dificuldade de ficar junto.
- Mas nós sempre damos um jeito de nos encontrarmos, não importa a distância. Quando eu estava nos Emirados Árabes, ela me visitou e ficou três meses por lá - diz o camisa 10 do Boa Esporte.
O jogador Radamés e a modelo Viviane Araújo. (Foto: Lucas Soares / Globoesporte.com)O jogador Radamés e a modelo Viviane Araújo. (Foto: Lucas Soares / Globoesporte.com)
Apesar de teoricamente estar mais perto, a cerca de 300 quilômetros do Rio de Janeiro, Viviane diz que está sendo difícil encontrar o amado.
- Apesar da distância, nós estamos sempre nos falando pelo telefone ou pela internet. Mas desde que ele veio aqui pra Varginha está difícil encontrá-lo. A agenda dele é muito cheia, e o pessoal aqui não dá folga - reclama a modelo e atriz.
O casal também falou de ciúmes. Segundo Radamés, por incrível que pareça, é Viviane que sente mais do que ele.
- Ciúme é uma coisa que sempre tem, principalmente em casais que são separados pela distância. Mas eu lido melhor com isso do que a Viviane - afirmou Radamés, sob um certo olhar de reprovação da companheira.
Radamés garante: quem tem ciúmes é ela. (Foto: Lucas Soares / Globoesporte.com)Radamés garante: quem tem ciúmes é ela.
(Foto: Lucas Soares / Globoesporte.com)
Apesar de estar acostumada a bater cartão nas praias do Rio de Janeiro, Viviane disse estar gostando da cidade sulmineira e do carinho que recebeu dos fãs pelas ruas.
- O povo mineiro é muito receptivo e simpático, fiquei contente em receber tamanho carinho - contou.
- Acho que todo lugar deveria ter praia - completou Radamés.
Apesar da agenda atribulada e de todas as dificuldades, o casal revelou o desejo de ter filhos num futuro próximo.
- Eu cheguei a fazer exames, e estávamos animados com a hipótese, mas resolvemos esperar um pouco mais. Ele gostaria muito de ter um casal - diz Viviane.
O casal fica em Varginha até o fim de semana, quando segue para o Rio de Janeiro, onde Viviane Araújo mora.

Jogos desta quinta definem duelos
das oitavas de final da Libertadores

Internacional enfrenta o Juan Aurich, no Peru, e pode encarar Corinthians ou Fluminense na próxima fase. Veja as possibilidades

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
A primeira fase da Taça Libertadores da América está a quatro jogos do fim: dois pelo Grupo 1 (Santos x Strongest-BOL e Juan Aurich-PER x Internacional) e dois pelo Grupo 8 (Universidad do Chile x Nacional de Medellín-COL e Peñarol-URU x Godoy Cruz-ARG). Todos serão realizados nesta quinta-feira: os da primeira chave começam às 19h45m (de Brasília), e os da última iniciam às 22h. Dos quatro confrontos, apenas o resultado de Peñarol x Godoy Cruz não alteraria os cruzamentos das oitavas de final, já que ambas as equipes estão eliminadas.
O Santos é considerado favorito, mas o time boliviano não está morto. Se vencer o time paulista na Vila, e o Inter perder no Peru, o The Strongest avança e o Colorado fica pelo meio do caminho. A partida do Inter no Peru se torna determinante para as outras equipes que já asseguraram vaga e apenas aguardam seus respectivos adversários.
As oitavas de final têm data prevista entre os dias 2 e 9 de maio. O GLOBOESPORTE.COM analisou algumas possibilidades de confrontos* e lista aqui os duelos dos times brasileiros nas oitavas da Libertadores. Confira abaixo!
*Nas simulações, consideramos vitórias simples, por um gol de diferença. A mudança no saldo pode causar alterações nos confrontos. Para ver mais, clique aqui e acesse o simulador.
Vitória do Internacional e vitória da Universidad do Chile: se o Inter vencer o já eliminado Juan Aurich em Chiclayo (onde o Santos triunfou por 3 a 1, sem muitas dificuldades) e a Universidad do Chile fizer valer o mando de campo contra o Nacional de Medellín, o Colorado e a equipe chilena se encontrarão nas oitavas de final. O Peixe jogaria contra o Deportivo Quito. Melhor da primeira fase, o Flu enfrentaria o Emelec. O Vasco, segundo lugar de seu grupo, provavelmente vai encarar o Lanús.
Simulação com vitória do Inter e vitória da Universidad de Chile (Foto: Reprodução)
Derrotas de Santos e Internacional: o Colorado seria eliminado e o The Strongest passaria em segundo lugar. Assim, a equipe de Neymar enfrentaria o Vasco nas oitavas de final e os bolivianos seriam os adversários do Corinthians. Caso aconteça um desastre na Vila Belmiro e o Peixe perca por cinco gols (combinado com derrota do Inter), haverá um clássico paulista já nas oitavas: Santos x Corinthians; o Vasco pegaria o União Española.
Simulação Libertadores (Foto: Reprodução)
Empate do Internacional e vitória da Universidad do Chile: essa combinação de resultados resultaria em um confronto brasileiro logo nas oitavas de final: o Corinthians enfrentaria o Inter, com a vantagem de decidir no estádio do Pacaembu. Timão e Colorado fizeram a final da Copa do Brasil de 2009, vencida pelos alvinegros no Beira-Rio. O Bolívar, adversário alvinegro na simulação anterior, passaria a encarar o Santos. Flu e Vasco duelariam com Emelec e Lanús, respectivamente.
Simulação com empate no Grupo 1 e vitória da Universidad de Chile (Foto: Reprodução)
Derrota do Internacional e vitória da Universidad do Chile: um tropeço do Inter, combinado à vitória da equipe chilena, resultaria, de qualquer maneira, em um confronto brasileiro. Caso seja derrotado, nessas condições, o time gaúcho avançará como o pior segundo colocado, o que resultaria num duelo com o Fluminense, dono do melhor retrospecto na primeira fase. O adversário do Corinthians seria o Emelec. Em todas as simulações, o Vasco encara o Lanús, que estava no grupo do arquirrival e eliminado Flamengo.
Simulação com derrota do Inter e vitória da Universidad de Chile (Foto: Reprodução)
Vitória do Internacional e derrota da Universidad do Chile: neste caso, o Colorado avançaria com a 12ª melhor campanha e enfrentaria o Libertad, do Paraguai, nas oitavas de final. O Fluminense encararia o Emelec, dono de classificação heroica na primeira fase, enquanto o Corinthians pegaria o Bolívar. O Vasco seguiria contra o Lanús. O Santos pegaria o Deportivo Quito.
Simulação com vitória do Inter e derrota da Universidad de Chile (Foto: Reprodução)
Vitória do Internacional e empate da Universidad do Chile: um empate na partida entre La U e Nacional de Medellín trocaria a posição da equipe colombiana, que se tornaria adversária do Internacional nas oitavas de final.
Simulação com vitória do Inter e empate no Grupo 8 (Foto: Reprodução)
Empate do Internacional e derrota da Universidad do Chile: novamente, possibilidade de um confronto brasileiro nas oitavas de final, entre Colorado e Corinthians. Neste caso, o retrospecto de La U seria pior, colocando a equipe chilena contra o Santos.
Simulação com empate no Grupo 1 e derrota da Universidad de Chile (Foto: Reprodução)
Empate do Internacional e empate da Universidad do Chile: semelhante à simulação anterior, mas mudando o confronto do Santos, que encararia o Bolívar. Essa combinação de resultados faria com que La U e Nacional de Medellín, adversários na primeira fase, duelassem novamente nas oitavas de final.
Simulação com empates nos Grupos 1 e 8 (Foto: Reprodução)
Derrota do Internacional e derrota da Universidad do Chile: confronto brasileiro entre Fluminense e Internacional, com La U no caminho do atual campeão da América, o Santos.
Simulação com derrotas de Inter e Universidad de Chile (Foto: Reprodução)
Derrota do Internacional e empate da Universidad do Chile: outra possibilidade em que La U e Nacional de Medellín fariam seu terceiro e quarto confrontos por esta edição da Libertadores. Inter, como pior segundo colocado, enfrentaria o Fluminense.
Simulação com derrota do Inter e empate no Grupo 6 (Foto: Reprodução)

CT do Vasco interditado tinha vasos sem descarga e banho de garrafa

Imagens mostram péssimas condições de transporte, alimentação e alojamento. Segundo promotores, jovens bebiam água de chuveiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
99 comentários
CT itaguaí vasco (Foto: Agência O Dia)Vaso sanitário mostra condições do CT do Vasco
em Itaguaí (Foto: Agência O Dia)
Descaso. Essa é a palavra mais adequada para descrever a situação do Centro de Treinamento do Vasco, em Itaguaí, onde, em fevereiro, morreu o menino Wendel Junior Venâncio da Silva, de 14 anos. Em fotos publicadas pelo jornal "O Dia" nesta quinta-feira, é possível observar que as condições do local são insalubres, a alimentação é inadequada e o transporte é precário. Segundo promotores de Justiça da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, muitos jovens chegaram a beber água do chuveiro. Além disso, há apenas um vaso sanitário com descarga e muitos deles tiveram que tomar banho usando garrafas pet.
- As condições do alojamento de São Januário e do CT são piores do que as da maioria das unidades destinadas a adolescentes em conflito com a lei. O alojamento tem péssimas condições de higiene e conforto, com infiltrações, camas sem estrado, colchões velhos e armários quebrados. Diariamente a vida desses jovens é colocada em risco quando são transportados para treinar em um ônibus velho, sem cinto de segurança e com buracos no painel devido à falta de instrumentos - revelou a promotora Clisânger Ferreira Gonçalves Luzes.
CT itaguaí vasco (Foto: Agência O Dia)Alojamento das categorias de base do Vasco foi condenado pelo Ministério Público (Foto: Agência O Dia)
A Justiça determinou na última quarta-feira a interdição das instalações e suspensão das atividades. O clube terá 30 dias para cumprir uma série de medidas. O Vasco até pode utilizar o local, desde que não seja para nada relacionado às categorias de base. O clube corre o risco de ter de pagar multas de R$ 30 mil por dia que descumprir o solicitado. Flamengo, Botafogo e Fluminense também estão na mira da Justiça. No Rubro-Negro, de cara foram detectados problemas no Ninho do Urubu. Há jovens que guardam suas roupas em malas no CT.
CT itaguaí vasco (Foto: Agência O Dia)Ônibus que transporta jogadores da base está em
mau estado de conservação (Foto: Agência O Dia)
Na coletiva com a juíza Ivone Ferreira Caetano e mais cinco promotores, na última quarta-feira, o Ministério Público do Rio revelou que acompanha o trabalho na base do Vasco há quase um ano. O clube foi o primeiro a ser investigado por conta de uma denúncia que chegou à promotoria. Tudo caminhava para que, após alguns ajustes em São Januário, o Vasco assinasse um termo de adequação de conduta (TAC) e, a partir daí, serviria inclusive de exemplo para os demais grandes.

Com a morte de Wendel, que passou mal durante uma peneira no CT de Itaguaí, o MP se deu conta de que o Vasco nem sequer havia informado sobre a existência deste local de treinamentos. O clube da Colina informou que não recebeu notificação e que, portanto, ainda não poderia falar sobre o ocorrido.

Cristóvão arma equipe ofensiva com Felipe, Juninho e Diego

Treinador orienta a marcação no meio-campo e exige ajuda de todos

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
O técnico Cristóvão Borges surpreendeu no coletivo desta quinta-feira. O treinador escalou um meio-campo bastante ofensivo com Romulo, Felipe, Juninho e Diego Souza. O camisa 6, pela esquerda, e o Reizinho, pela direita, tiveram mais obrigações defensivas, mas Diego Souza também era exigido para ajudar na marcação um pouco mais à frente. Eder Luis, que formou o ataque com Alecsandro, foi outro a ajudar o setor defensivo.
Sem Dedé, que se recupera de um edema ósseo na fíbula, a zaga foi formada por Rodolfo e Renato Silva. Fagner e Thiago Feltri completaram a linha defensiva no treinamento desta quinta-feira.
JUninho pernambucano vasco treino (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Juninho formou o meio-campo com Felipe e Diego Souza em treino (Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
Os titulares venceram o coletivo, que durou cerca de uma hora, por 1 a 0, gol de Felipe. O treinador não fez alterações na equipe. Depois da atividade, os jogadores ainda treinaram finalizações.
O Vasco se prepara para encarar o Flamengo neste domingo, pela semifinal daTaça Rio. O jogo será disputado no Engenhão, a partir das 16h (horário deBrasília) e terá transmissão ao vivo da Rede Globo.

Pipico, do Macaé, vai a São Januário para negociar com o Vasco

Atacante deve ser anunciado oficialmente nesta sexta-feira após realizar exames médicos

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
49 comentários
Pipico em São Janu (Foto: Thiago Fernandes / globoesporte.com)Pipico chega em São Januário para reunião
(Foto: Thiago Fernandes / globoesporte.com)
Destaque do Carioca pelo Macaé, o atacante Pipico esteve na manhã desta quinta-feira em São Januário para uma reunião com a diretoria do Vasco. O jogador já teria rescindido com o clube da Região dos Lagos e compareceu à sede cruz-maltina para negociar um contrato, que seria de dois anos.
O atacante deve ser anunciado oficialmente pelo Vasco nesta sexta-feira, pois ainda depende da realização de exames médicos.
- Estamos conversando, mas ainda não tem nada certo. Não posso falar mais agora - limitou-se a dizer o diretor executivo do Vasco, Daniel Freitas.
Pipico, de 27 anos, chegaria para suprir a ausência de Carlos Tenorio. O equatoriano ainda se recupera de uma lesão no tendão de Aquiles e terá de esperar cerca de quatro meses para voltar a jogar.
É a segunda vez que o Vasco demonstra interesse em Pipico. Em 2011, quando foi destaque do Bangu, também no Carioca, o atacante chegou a ser observado por Ricardo Gomes, mas a negociação não evoluiu. O jogador tem seis gols nesta edição do estadual.
Ficha do jogador:
Nome: Wesley Henrique Lima Silva e Silva (Pipico)
Idade: 27 anos
Posição: atacante
Clubes onde jogou: Macaé (RJ), Bangu (RJ), Cabofriense (RJ) e Floresta (RJ).

Flamengo x Vasco: Marcelo de Lima Henrique será o árbitro da semifinal

Responsável por comandar o duelo entre Bangu e Botafogo será Eduardo Cordeiro Magalhães

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Árbitro Marcelo de Lima Henrique (Foto: Divulgação)Marcelo de Lima Henrique será o árbitro da semi
entre Flamengo x Vasco (Foto: Divulgação)
Foi realizado na tarde desta quinta-feira, na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), o sorteio de arbitragem para a reta final da Taça Rio. Marcelo de Lima Henrique, que concorria com Luiz Antônio Silva Santos, o Índio, foi sorteado e será o comandante de Flamengo e Vasco, que se enfrentam no domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. Jackson Lourenço dos Santos e Wagner de Almeida Santos são os assistentes.
A semifinal entre Bangu e Botafogo, sábado, às 18h30m, no Engenhão, será comandada pelo juiz Eduardo Cordeiro, que concorria com Grazianni Maciel Rocha. Silbert Faria Sisquim e Luiz Glaudio Regazonne são os auxiliares.

O árbitro da final da Taça Rio também está definido, será Wagner do Nascimento Magalhães, que concorria com Rodrigo Nunes de Sá. Luiz Antonio Oliveira e Rodrigo Figueiredo Correa são os auxiliares.
O nome do juiz da final, que será disputada nos dias 6 e 13 de maio, ainda será sorteado. Péricles Bassols, Marcelo de Lima Henrique e Luiz Anônio Silva Santos concorrem.

Exame mostra pouca melhora, e
Dedé pode ficar fora das oitavas

Zagueiro ficará mais duas semanas parado por conta de um edema ósseo na fíbula

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
O exame feito nesta quarta-feira em Dedé não trouxe boas notícias. A evolução do zagueiro foi pequena e ele ficará em tratamento por mais duas semanas. Isso quer dizer que ele já está fora de uma possível final da Taça Rio, caso o Gigante da Colina consiga superar o Flamengo neste domingo. Há chances relativamente grandes de ele também desfalcar o time no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores que está inicialmente previsto para o dia 2 de maio.
- Ele vai ficar parado por pelo menos mais duas semanas. O edema diminuiu, mas não foi uma melhora expressiva. Ele segue na mesma situação, fazendo treinos específicos. Daqui a duas semanas faremos outros exames - afirmou o chefe do departamento médico, Clovis Munhoz.
Dedé vinha jogando com dores, mas sua situação se agravou depois da partida contra o Alianza Lima-PER, que garantiu a classificação cruz-maltina às oitavas de final da Libertadores. O jogador deixou o campo mancando e foi submetido a exames que apontaram um edema ósseo na fíbula. Com isso, iniciou o tratamento que já dura duas semanas.
Sem Dedé, o Vasco encara o Flamengo neste domingo em busca da vaga na final da Taça Rio. O jogo será disputado no Engenhão e tem início às 16h (horário deBrasília). A Rede Globo transmite o duelo ao vivo.

Aniversariante do dia, Eder Luis recebe ovada de companheiros

Atacante tenta escapar, mas é alvo de Felipe, Diego Souza, Romulo, Allan e Bastos

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Eder Luis acabou o treino desta quinta-feira dando um pique em campo. Mas isso não fazia parte das atividades programadas pelo técnico Cristóvão Borges. O jogador, aniversariante do dia, tentava fugir da tradicional ovada promovida pelo quinteto Felipe, Diego Souza, Romulo, Allan e Bastos. Mas o atacante, que completou 27 anos, não teve sucesso e acabou todo sujo. Mesmo assim, ainda conseguiu responder e sujou também o camisa 10.
- Vai ter volta. Todo mundo faz aniversário. Eu vou lembrar - disse o atacante, arrancando risadas.
Eder luis leva ovada no treino do Vasco (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Eder Luis 'ganha' ovada de presente de aniversário no treino (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
Assim que acabou a brincadeira, Eder foi para o vestiário tomar banho. Mas o quinteto ainda queria mais. E acabou sobrando para o massagista Carlão. Um dos mais antigos no clube, o profissional ficou todo cheio de farinha, mas encarou o fato com bom-humor e até acenou para os fotógrafos que estavam na arquibancada de São Januário.
O Vasco se prepara para encarar o Flamengo neste domingo, pela semifinal daTaça Rio. O jogo será disputado no Engenhão, a partir das 16h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo da Rede Globo.

Aniversariante do dia, Eder Luis recebe ovada de companheiros

Atacante tenta escapar, mas é alvo de Felipe, Diego Souza, Romulo, Allan e Bastos

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Eder Luis acabou o treino desta quinta-feira dando um pique em campo. Mas isso não fazia parte das atividades programadas pelo técnico Cristóvão Borges. O jogador, aniversariante do dia, tentava fugir da tradicional ovada promovida pelo quinteto Felipe, Diego Souza, Romulo, Allan e Bastos. Mas o atacante, que completou 27 anos, não teve sucesso e acabou todo sujo. Mesmo assim, ainda conseguiu responder e sujou também o camisa 10.
- Vai ter volta. Todo mundo faz aniversário. Eu vou lembrar - disse o atacante, arrancando risadas.
Eder luis leva ovada no treino do Vasco (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Eder Luis 'ganha' ovada de presente de aniversário no treino (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
Assim que acabou a brincadeira, Eder foi para o vestiário tomar banho. Mas o quinteto ainda queria mais. E acabou sobrando para o massagista Carlão. Um dos mais antigos no clube, o profissional ficou todo cheio de farinha, mas encarou o fato com bom-humor e até acenou para os fotógrafos que estavam na arquibancada de São Januário.
O Vasco se prepara para encarar o Flamengo neste domingo, pela semifinal daTaça Rio. O jogo será disputado no Engenhão, a partir das 16h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo da Rede Globo.

Em busca do primeiro título, jogadores acreditam: 'É o ano do Cruzeiro'

Equipe de Contagem chega à segunda final seguida da Superliga masculina

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP
Dono da melhor campanha da fase de classificação, mas sem um elenco de estrelas, o Cruzeiro nunca teve os holofotes voltados para si. Os mineiros, porém, não ligam. Assim como no passado, a equipe de Contagem volta à final da Superliga masculina, neste sábado, contra o Vôlei Futuro, às 10h. Vice-campeões no ano passado, após derrota para o Sesi na decisão, os jogadores afirmam que o time está mais preparado nesta temporada. A TV Globo transmite o jogo ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.
Um dos principais jogadores do Cruzeiro e presente na campanha da última temporada, o levantador William Arjona diz que o time está mais preparado para buscar o primeiro título da competição.
William Arjona Cruzeiro Vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)William Arjona durante o treino do Cruzeiro em São Bernardo (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
- É o ano do Cruzeiro, com certeza. A equipe está pronta, preparada. Claro, o outro lado vai querer ganhar também. Mas o nosso time vai atrás desse título - disse o jogador, campeão com o Suzano na temporada 2006/2007.
Para o levantador, o sucesso do Cruzeiro tem a mão "hermana" do técnico Marcelo Mendez. Há três anos no comando da equipe, o treinador foi o responsável por trazer William de volta para o vôlei brasileiro, depois de quatro anos e 25 títulos com o Bolívar, da Argentina. Agora, o jogador diz que o time está colhendo os frutos pela aposta.
- Esse sucesso tem a mão dele. Apesar de termos ficado com o vice na Superliga do ano passado, estamos chegando a todas as finais dos campeonatos que disputamos.
William afirma que, com a chegada de Mendez e o seu estilo de jogo, o Cruzeiro conseguiu aliar características das escolas brasileira e argentina de vôlei.
- É um grupo muito forte, tem sido assim todos os anos. Temos um bom trabalho de jogo, com pouco erros. Fizemos uma boa mescla das duas escolas.
 

Marin diz que lista para Londres sai no dia 11 de maio e quer vê-la antes

Presidente da CBF confirma informação em São Paulo e diz que pretende tomar conhecimento dos convocados de Mano 48 horas antes do anúncio

Por Leandro Canônico São Paulo
77 comentários
José Maria Marin, presidente da CBF (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)Marin confirma lista para as Olimpíadas para o dia
11 de maio (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
O presidente da CBF, José Maria Marin, revelou nesta quinta-feira em visita à AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) que a lista dos 18 jogadores que vão disputar os Jogos de Londres será divulgada no dia 11 de maio. O mandatário da entidade afirmou que não vai interferir, escolher ou escalar atletas, mas fez um pedido ao técnico Mano Menezes.
- Quero ver a lista 48 horas antes da divulgação oficial. Respeito muito a hierarquia e esse foi o único pedido que eu fiz ao Mano. Tenho respeito pelo trabalho dele, não vou convocar ou escalar ninguém, mas haverá cobrança. Ele terá total liberdade para trabalhar, mas não abro mão da hierarquia - disse Marin.
De acordo com Marin, tudo foi combinado com o treinador e com o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanches. Na mesma data, Mano divulgará a lista dos atletas que participarão de quatro amistosos na Europa e nos Estados Unidos.
- Na companhia do Mano e do Andrés, nós vamos anunciar, vejam bem, os jogadores convocados para a Seleção Olímpica - disse Marin.
Questionado em seguida se os nomes divulgados seriam os dos 18 atletas que disputarão os Jogos, Marin foi claro.
- Pelo menos o nosso entendimento é esse.
Pressionado para revelar o motivo que o fez pedir a antecipação da lista, Marin, em princípio tentou evitar uma resposta, mas logo em seguida soltou a pérola.
- De repente ele convoca você (jornalista) e eu vou aceitar.
Questionado sobre Ronaldinho Gaúcho, que poderia estar na lista sem estar mostrando o seu melhor futebol, Marin desconversou.
De repente ele convoca você (jornalista) e eu vou aceitar"
José Maria Marin
- Ainda não vi a lista, não posso falar nada - afirmou.
Em um primeiro momento, no dia 8 de junho, Mano Menezes faria uma nova lista com apenas 35 jogadores. E, finalmente, em 6 de julho, o comandante divulgaria os 18 nomes que disputariam os Jogos. Marin voltou a falar da permanência do comandante no comando.
- Vamos ver. Esperamos ganhar esse título. Não podemos fazer considerações antecipadas. O título não é condição para a sua continuidade. Tudo é questão de bom senso e vamos ter esse bom senso - disse o presidente da CBF.
Vale lembrar que para Londres, Mano poderá chamar apenas 18 atletas. Quinze deles com idades até os 23 anos e mais três acima do limite. Na próxima terça-feira, em Londres, acontecerá o sorteio das chaves do torneio de futebol dos Jogos.
Confira a lista completa com os 52 jogadores (em negrito os acima de 23 anos):
Goleiros: Diego Alves (Valencia), Gabriel (Cruzeiro), Jefferson (Botafogo), Julio César (Inter de Milão), Neto (Fiorentina), Rafael Cabral (Santos) e Renan Ribeiro (Atlético-MG).
Laterais: Adriano (Barcelona), Alex Sandro (Porto), Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Porto), Fágner (Vasco), Gabriel Silva (Novara), Galhardo (Flamengo), Marcelo (Real Madrid) e Rafael (Manchester United).
Zagueiros: Bruno Uvini (Tottenham), David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco), Juan (Inter de Milão), Lucas Mendes (Coritiba), Luisão (Benfica), Marquinhos (Corinthians), Romário (Internacional) e Thiago Silva (Milan).
Volantes: Allan (Vasco), Casemiro (São Paulo), Elias (Sporting), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Fernando (Grêmio), Rômulo (Vasco) e Sandro (Tottenham).
Meias: Bernard (Atlético-MG), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Dudu (Dínamo de Kiev), Elkeson (Botafogo), Paulo Henrique Ganso (Santos), Giuliano (Dnipro), Hernanes (Lazio), Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional) e Philippe Coutinho (Espanyol).
Atacantes: Alexandre Pato (Milan), André (Atlético-MG), Henrique (Granada), Hulk (Porto), Jonas (Valencia), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Wellington Nem (Fluminense) e Willian José (São Paulo).

Com toque brasileiro e pintura de Falcao García, Atlético bate Valencia

Colombiano faz duas vezes, Miranda e Jonas deixam os seus, e Diego tem grande atuação nos 4 a 2 no Vicente Calderón pelo primeiro jogo da semi

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Comente agora
O confronto era espanhol, mas teve um toque para lá de sul-americano. Com show de Falcao García, que marcou duas vezes - uma delas em uma pintura -, o Atlético de Madri deu um grande passo para chegar a mais uma decisão da Liga Europa. Campeões da edição de 2010, os colchoneros derrotaram o Valencia por 4 a 2, nesta quinta-feira, no Estádio Vicente Calderón, pelo primeiro jogo da semifinal.
Além dos gols do centroavante colombiano, o time da capital contou com a contribuição de brasileiros. O zagueiro Miranda anotou o segundo dos donos da casa, de cabeça - o lance veio após cruzamento de Diego, dono de grande atuação. O lateral-esquerdo Filipe Luís também esteve em campo pelo lado mandante, assim como o goleiro Diego Alves e o atacante Jonas, representando os visitantes. O próprio camisa 7 e o zagueiro Ricardo Costa descontaram, este último, já nos acréscimos.
Diego beija Falcao García em comemoração do Atlético de Madri (Foto: Reuters)Diego beija Falcao García em comemoração do Atlético de Madri (Foto: Reuters)
A tarefa do Valencia é árdua, pois somente uma vitória por 2 a 0 ou três gols de diferença no Estádio Mestalla, na próxima quinta-feira, servirá para levar a equipe à finalíssima em Bucareste, na Romênia, no dia 9 de maio. A repetição do placar, mas a favor do time da casa, levará o duelo para a prorrogação.
Quem avançar enfrentará o surpreendente Athletic Bilbao, que já eliminou o poderoso Manchester United, ou o Sporting Lisboa, responsável por tirar o Manchester City. No jogo de ida, os portugueses venceram por 2 a 1, de virada, em casa. A volta também será na próxima quinta, no San Mamés.
Jonas comemora gol do Valencia (Foto: AP)Jonas comemora gol do Valencia (Foto: AP)
Antes de voltarem a se enfrentar, no entanto, ambas as equipes têm compromissos pelo Campeonato Espanhol. No domingo, o Atlético de Madri, nono colocado, com 45 pontos, recebe o Espanyol em jogo crucial pela disputa por vaga nas competições europeias. Já o Valencia, terceiro, com 52, pega o Bétis, 12º, no mesmo dia.
Clássico espanhol?
Com o importante apoio da torcida, o Atlético saiu na frente aos 17 minutos de jogo. O turco Arda Turan foi à linha de fundo e cruzou para trás. Rami desviou e viu a bola sobrar para Falcao García não perdoar. O empate só sairia nos acréscimos da etapa inicial, com Jonas, dessa vez após Rami ajudar ofensivamente em cobrança de escanteio.
O Brasil voltou a ser representado logo no início do segundo tempo. Aos três, o meia Diego cruzou para Miranda cabecear para o fundo das redes e deixar novamente os colchoneros na frente. Ainda viriam mais dois, para desespero de Diego Alves: Adrián López, aos oito, e Falcao García, aos 32 - este último em uma linda jogada, que terminou com um chutaço de canhota no ângulo. Golaço que foi muito comemorado pelo técnico argentino Diego Simeone.
Nos acréscimos, os visitantes diminuíram também em cobrança de escanteio. Tino Costa cobrou e Ricardo Costa subiu mais alto que a defesa mandante para dar esperanças ao Valencia. Apesar da vantagem, o confronto segue em aberto.
Falcao García comemora gol do Atlético de Madri (Foto: AP)Falcao García fez dois gols, o segundo deles uma obra prima na vitória do Atlético de Madri (Foto: AP)

Com toque brasileiro e pintura de Falcao García, Atlético bate Valencia

Colombiano faz duas vezes, Miranda e Jonas deixam os seus, e Diego tem grande atuação nos 4 a 2 no Vicente Calderón pelo primeiro jogo da semi

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Comente agora
O confronto era espanhol, mas teve um toque para lá de sul-americano. Com show de Falcao García, que marcou duas vezes - uma delas em uma pintura -, o Atlético de Madri deu um grande passo para chegar a mais uma decisão da Liga Europa. Campeões da edição de 2010, os colchoneros derrotaram o Valencia por 4 a 2, nesta quinta-feira, no Estádio Vicente Calderón, pelo primeiro jogo da semifinal.
Além dos gols do centroavante colombiano, o time da capital contou com a contribuição de brasileiros. O zagueiro Miranda anotou o segundo dos donos da casa, de cabeça - o lance veio após cruzamento de Diego, dono de grande atuação. O lateral-esquerdo Filipe Luís também esteve em campo pelo lado mandante, assim como o goleiro Diego Alves e o atacante Jonas, representando os visitantes. O próprio camisa 7 e o zagueiro Ricardo Costa descontaram, este último, já nos acréscimos.
Diego beija Falcao García em comemoração do Atlético de Madri (Foto: Reuters)Diego beija Falcao García em comemoração do Atlético de Madri (Foto: Reuters)
A tarefa do Valencia é árdua, pois somente uma vitória por 2 a 0 ou três gols de diferença no Estádio Mestalla, na próxima quinta-feira, servirá para levar a equipe à finalíssima em Bucareste, na Romênia, no dia 9 de maio. A repetição do placar, mas a favor do time da casa, levará o duelo para a prorrogação.
Quem avançar enfrentará o surpreendente Athletic Bilbao, que já eliminou o poderoso Manchester United, ou o Sporting Lisboa, responsável por tirar o Manchester City. No jogo de ida, os portugueses venceram por 2 a 1, de virada, em casa. A volta também será na próxima quinta, no San Mamés.
Jonas comemora gol do Valencia (Foto: AP)Jonas comemora gol do Valencia (Foto: AP)
Antes de voltarem a se enfrentar, no entanto, ambas as equipes têm compromissos pelo Campeonato Espanhol. No domingo, o Atlético de Madri, nono colocado, com 45 pontos, recebe o Espanyol em jogo crucial pela disputa por vaga nas competições europeias. Já o Valencia, terceiro, com 52, pega o Bétis, 12º, no mesmo dia.
Clássico espanhol?
Com o importante apoio da torcida, o Atlético saiu na frente aos 17 minutos de jogo. O turco Arda Turan foi à linha de fundo e cruzou para trás. Rami desviou e viu a bola sobrar para Falcao García não perdoar. O empate só sairia nos acréscimos da etapa inicial, com Jonas, dessa vez após Rami ajudar ofensivamente em cobrança de escanteio.
O Brasil voltou a ser representado logo no início do segundo tempo. Aos três, o meia Diego cruzou para Miranda cabecear para o fundo das redes e deixar novamente os colchoneros na frente. Ainda viriam mais dois, para desespero de Diego Alves: Adrián López, aos oito, e Falcao García, aos 32 - este último em uma linda jogada, que terminou com um chutaço de canhota no ângulo. Golaço que foi muito comemorado pelo técnico argentino Diego Simeone.
Nos acréscimos, os visitantes diminuíram também em cobrança de escanteio. Tino Costa cobrou e Ricardo Costa subiu mais alto que a defesa mandante para dar esperanças ao Valencia. Apesar da vantagem, o confronto segue em aberto.
Falcao García comemora gol do Atlético de Madri (Foto: AP)Falcao García fez dois gols, o segundo deles uma obra prima na vitória do Atlético de Madri (Foto: AP)

Kleberson e Carlos Alberto: de figurantes a candidatos a herói

Depois de saírem do afastamento e voltarem a atuar, jogadores de Flamengo e Vasco são armas perigosas para o clássico de domingo

Por Richard Souza, Thales Soares e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
No decorrer de uma novela, figurantes podem se transformar em protagonistas, como uma personagem que cresce ao longo da trama, ganha minutos a mais nos capítulos e passa do papel secundário para o de estrela. No futebol, heróis inusitados carregam o mesmo perfil e viram apostas de seus treinadores.
Assim é o momento de Kleberson, do Flamengo, e Carlos Alberto, do Vasco. Antes nomes de importância no futebol brasileiro, ambos foram relegados ao segundo plano e sumiram, pela queda no nível de suas atuações ou por problemas de temperamento. Agora,  surgem como esperanças e armas secretas para a semifinal da Taça Rio, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão.
MONTAGEM - Kleberson e Carlos Alberto (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Depois de um período de afastamento, Carlos Alberto, do Vasco, e Kleberson, do Flamengo mostram o sorriso de quem recuperou a alegria de jogar futebol (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

No Flamengo, Kleberson deve ganhar uma chance como titular no clássico depois das boas atuações que teve em sua volta ao time. Ele ficou uma temporada afastado da equipe, chegou a defender o Atlético-PR, mas se machucou. Nas mãos de Joel Santana, reapareceu, disputou seis jogos e marcou três gols.
- Acho que tiro um bom proveito do período em que fiquei fora. É um momento diferente do que eu vivi antes. Estou me dedicando muito. Graças a Deus, dei a volta por cima. Estou bem. Falta um pouco de ritmo, mas procuro tirar isso nos treinamentos e nas partidas em que eu estou entrando - comentou Kleberson, que não estava inscrito na Taça Libertadores.
Carlos Alberto viveu uma situação diferente. Ele teve uma discussão com o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, no início de 2011, acabou afastado e emprestado a Grêmio e Bahia, nos quais também não se firmou. De volta a São Januário, o meia passou a treinar separadamente, mas fez as pazes com Dinamite e recebeu uma nova oportunidade. Sua reestreia aconteceu na rodada passada da Taça Rio, na vitória por 3 a 1 sobre o Nova Iguaçu.
- Não fiquei surpreso, por ser o Carlos Alberto. Surpreendeu por ele ter ficado tanto tempo parado e ter uma atuação como ele teve. A gente sabe da força dele, não digo da força física, mas da mental. Ele é um cara muito determinado, e isso ajudou. Deve ter sido muito difícil para ele pelo que passou, ainda mais voltando em um jogo difícil no campo como é o de Moça Bonita – afirmou o goleiro Fernando Prass, capitão do time.
Pelo Flamengo, Kleberson conquistou o Campeonato Brasileiro de 2009 e o bi do Carioca, em 2008 e 2009. No Vasco, Carlos Alberto foi o grande líder da campanha que levou a equipe ao título da Série B, colocando o clube novamente na elite do futebol brasileiro. O passado deles mostra que a presença da dupla pode significar o caminho para novas glórias.
- Trabalho para um dia ser titular. Aos poucos, vou conseguir. Posso ficar no banco, começar jogando ou nem ser utilizado. Vou atuar da forma que ele (Joel) precisar - garantiu Kleberson, que já disputou 131 partidas com a camisa do Flamengo e voltou a jogar na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, dia 11 de março, quando marcou um dos gols.
Com qualidades importantes, os dois jogadores contam com o respeito de companheiros e adversários. Mais um motivo para ter um olhar atento sobre ambos numa decisão. Seus treinadores reconhecem como eles podem ser úteis nesse momento.
- O Carlos Alberto é um bom trunfo em qualquer situação. É um jogador com uma habilidade muito grande. A gente está cuidando para que ele volte bem e possa render tudo o que sabe. Ele está em uma espécie de pré-temporada e vai levar ainda algum tempo para se encontrar na forma ideal - disse o técnico vascaíno, Cristóvão Borges.

Daniel Alves nega discussão com torcedores antes de jogo em Londres

Lateral do Barcelona dá sua versão sober confusão noticiada pelo ‘The Sun’

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
Daniel Alves em vídeo discutindo com torcedores em Londres (Foto: Reprodução/The Sun)Imagem do vídeo feito pelo torcedor: Dani Alves teria
discutido com ingleses (Foto: Reprodução/The Sun)
Por intermédio de sua assessoria de imprensa, o lateral-direito Daniel Alves deu sua versão para a confusão divulgada pelo jornal britânico “The Sun”. Segundo a publicação, três jovens ingleses disseram ter sido barrados e ofendidos pelo brasileiro no saguão do hotel do Barcelona em Londres, poucas horas antes do confronto com o Chelsea na quarta (triunfo dos Blues por 1 a 0 - veja no vídeo mais abaixo), quando tentavam um autógrafo de Lionel Messi.
Segundo Daniel Alves, ele assinou algumas camisas e fotografias e ainda posou com alguns deles. Ao subir para o andar reservado para a delegação do Barcelona, estes garotos subiram alguns pelos outros elevadores e outros pelas escadas atrás de Messi que neste momento também estava subindo. Eles tentaram invadir a área privada e os seguranças impediram. Um deles forçou a entrada e empurrou o segurança.
- Percebendo a confusão, pedi para eles irem embora, pois os seguranças iriam chamar a polícia. Neste momento um deles começou a me filmar com o celular. Pedi para ele parar. Até que os seguranças interferiram e tiraram os rapazes. Foi exatamente assim que aconteceu - esclareceu Daniel Alves.
Um porta-voz do hotel confirmou o incidente entre jogadores e torcedores e afirmou que quatro hóspedes foram convidados a se retirar do local, que cobra cerca de R$ 1.000 pela diária.
- Isso foi inacreditável. Meu respeito pelo Barcelona foi destruído - concluiu James.
Poucas horas depois, o Barça entrou em campo no Stamforde Bridge e foi derrotado por 1 a 0  pelo Chelsea. A partida de volta da semifinal da Champions será na próxima terça, no Camp Nou.

Luis Fabiano participa do Altas Horas e se anima ao falar de sexo

Jogador questiona sexóloga sobre relações às vésperas de partidas e vibra ao saber que pode ser positivo para o jogador: 'Bom saber!'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
19 comentários
Capitão do São Paulo na ausência de Rogério Ceni, o atacante Luís Fabiano participou da gravação do programa Altas Horas, da TV Globo, na tarde desta quinta-feira. O Fabuloso comentou diversos episódios da sua carreira, assistiu a um vídeo com gols marcados por ele desde o início no Tricolor e se animou com um tema bastante polêmico para jogadores de futebol e atletas em geral: sexo.
Quando a sexóloga Laura Muller, que participa semanalmente do programa tirando dúvidas de convidados e espectadores sobre o assunto, abriu espaço para questionamentos, Luís Fabiano se apressou para ser o primeiro e foi direto na pergunta:
- Sexo antes do jogo atrapalha?
Luis Fabiano no Altas Horas (Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)Luis Fabiano se anima ao falar de sexo no Altas Horas (Foto: Anderson Rodrigues / Globoesporte.com)
A especialista explicou que, dependendo do ritmo, o ato sexual pode colaborar com o atleta, ampliando sua energia e, consequentemente, otimizando sua atuação. Entre risos, o Fabuloso exclamou, surpreso com a informação.
– Ah é? Bom saber disso!
O jogador presenteou o corintiano Serginho Groisman, apresentador do Altas Horas, com duas camisas do São Paulo: uma do programa de sócio-torcedor do clube, personalizada com o nome do apresentador e o número 9, utilizado por Luís Fabiano, além de uma oficial, de jogo, autografada por todo o elenco tricolor.
Recebido com festa pela torcida do São Paulo no fim de março do ano passado, o atacante sofreu novamente com as lesões no joelho e voltou somente em outubro. Destaque da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, competição pela qual marcou três gols, Luís Fabiano admitiu que ainda tem vontade de voltar a representar seu país.
– Eu tenho esse objetivo. Acho que ainda tenho condições, mas tem de pintar uma oportunidade. Está difícil, mas se pintar, eu já sei o que fazer.
O artilheiro são-paulino chegou a bater bola com Groisman e os outros convidados: a jornalista Glória Maria, o surfista Gabriel Medina e o padre Marcelo Rossi. Sentado, fez embaixadinhas, arrancando gritos animados da plateia. Nos intervalos da gravação, Luís Fabiano foi um dos mais assediados pelos fãs, em busca de fotos e autógrafos do jogador.

Sob protestos e ameaças, F-1 inicia fim de semana do GP do Bahrein

Às vésperas do primeiro treino livre, conflitos seguem intensos na ilha. Radicais defendem 'Grande Prêmio de sangue'. Membros da Force India deixam país

Por GLOBOESPORTE.COM Sakhir, Bahrein
Equipes e pilotos estão no Bahrein para a quarta etapa do Mundial de Fórmula 1 sob clima de tensão. A instabilidade política e os conflitos seguem a todo vapor na ilha do Oriente Médio. Apesar dos protestos contra a prova e de especulações sobre um possível cancelamento como aconteceu em 2011, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou o evento, declarando ter garantias de segurança para todos os envolvidos com a categoria.
Um dia antes dos treinos livres desta sexta-feira, o país asiatico teve uma madrugada conturbada. Vários confrontos entre policiais e manifestantes aconteceram nesta quinta-feira nas áreas xiitas do Bahrein, perto da capital, Manama. Dois funcionários da Force India deixaram o Bahrein após membros da equipe se envolverem em um incidente no caminho do circuito de Sakhir para o hotel na noite desta quarta. Um carro com quatro mecânicos da escuderia indiana foi forçado a parar em razão de protestos entre manifestantes e polícia, em uma estrada a caminho da capital Manama. Um coquetele molotov explodiu próximo ao carro, mas ninguém ficou ferido.
"A Batalha Começa", diz cartaz que anuncia GP do Bahrein (Foto: Getty Images)"A Batalha Começa", diz cartaz que anuncia GP do Bahrein (Foto: Getty Images)
Um grupo de jovens liderado pelo rebelde Mohamed Ahmed Abdel Aziz – que está hospitalizado devido a um confronto com o exército local – prometeu “três dias de fúria” para este fim de semana. Alguns manifestantes radicais defendem uma mobilização para um "Grande Prêmio de sangue". A maioria das equipes já reforçou a segurança para o período em que estiverem no país. Por outro lado, o chefe comercial da F-1, Bernie Ecclestone, e responsáveis pelo circuito tem dado declarações minimizando os conflitos.
Protestos seguem no Bahrein (Foto: AP)Manifestantes exibem cartazes contra realização do GP (Foto: AP)
De maioria xiita, o Bahrein é governado pelo Rei Hamad, pertencente à dinastia sunita. Os manifestantes pleiteiam reformas democráticas, a queda do governo e condenam a disputa do GP de F-1 enquanto os conflitos não cessarem. A repressão contra os protestos é violenta, com denúncias de mortes e de violação de direitos humanos. Dizeres como "Parem de correr sobre nosso sangue" em pinturas nos muros e mensagens na internet, representam a insatisfação dos manifestantes com a realização da prova.
Mesmo com o cenário não conspirando à favor, os pilotos entram na pista a partir da sexta-feira, 4h (horário de Brasília), para o primeiro treino livre, com transmissão do SporTV. O treino classificatório está marcado para as 8h de sábado, e a corrida, para 9h de domingo - ambos transmitidos pela TV Globo e acompanhados em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
Após três etapas disputadas, Lewis Hamilton é o líder do campeonato com 45 pontos, dois à frente de seu companheiro de McLaren, Jenson Button. Apesar de os pilotos da equipe britânica figurarem nas duas primeiras colocações, a expectativa é grande por mais um bom desempenho da Mercedes. A equipe mostrou grande evolução na China e conseguiu uma histórica vitória com o alemão Nico Rosberg. Campeã do Mundial de Pilotos, com Sebastian Vettel, e Construtores nos dois últimos anos, a RBR quer voltar a figurar no topo da classificação. Enquanto Lotus busca se firmar no pelotão da frente, a Ferrari continua enfrentando dificuldades com o modelo F2012.
Horários GP do Bahrein (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
header fórmula 1 - especialista (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Emerson Fittipaldi (Foto: Getty Images)Fittipaldi: "Pilotos têm que ir" (Foto: Getty Images)
Com toda a experiência de quem fez história no automobilismo, principalmente na Fórmula 1,  Emerson Fittipaldi comentou sobre a situação vivida pela categoria às vésperas do GP do Bahrein. O bicampeão lembrou de um episódio semelhante que viveu em 1975, quando manifestantes protestavam contra o governo Perón, na Argentina. Na ocasião uma ameaça de bomba deixou todos em alerta no paddock. Fittipaldi destacou que os pilotos são esportistas devem participar do evento, pois não possuem ligação com os conflitos na região.
- Os pilotos têm que ir, é parte do contrato. São esportistas que estão lá participando de um campeonato e são independentes do problema político que está acontecendo lá. Pouca gente sabe, mas uma vez eu estava na Argentina, em 1975, e a uma hora da largada veio um cara da polícia e falou: “todo mundo para fora, porque há uma bomba no paddock e ela vai explodir”. E tinha mesmo, em cima dos boxes. Era uma época em que havia um movimento de oposição ao governo Perón, e nós sentimos este problema, corremos este risco – relembra o piloto, que à época guiava pela McLaren.
header fórmula 1 - sinal verde (Foto: arte esporte)
Depois de ligar o sinal de alerta após o decepcionante desempenho apresentado no chuvoso GP da Malásia, a Mercedes parece ter resolvido o problema de desgaste de pneus, que a fez sofrer nas duas corridas de abertura da temporada. A escuderia alemã deu um grande salto de qualidade e dominou o GP da China. Embaladas pelo inovador sistema de duto aerodinâmico conectado à asa móvel, as flechas de prata fizeram dobradinha no grid de largada em Xangai, com Nico Rorberg na pole e Michael Schumacher em segundo. Já na prova, Rosberg imprimiu um ótimo ritmo de corrida, não deu chances aos adversários e subiu ao alto do pódio pela primeira vez na carreira, vitória inédita para a Mercedes em seu retorno à F-1, em 2010.
header fórmula 1 - sinal vermelho (Foto: arte esporte)
A decisão da FIA e de Bernie Ecclestone de confirmar o GP do Bahrein tem sido alvo de críticas ao redor do mundo. A Anistia Internacional, organização de direitos humanos, condenou a realização da corrida, criticou duramente o governo local e afirmou que as autoridades buscam passar uma imagem de segurança, enquanto agem com violência na repressão aos protestos na região.
Protesto Barhein (Foto: AFP)"Parem de correr sobre nosso sangue", diz uma das pinturas em muros no Bahrein (Foto: AFP)
O lado financeiro também parece pesar: os lucros com a realização da prova de 2010, a última que a F-1 disputou em Sakhir, ficaram na casa dos 300 milhões de euros, cerca de 720 milhões de reais. Manifestantes prometeram “três dias de fúria” para o fim de semana. Possíveis incidentes durante o evento correm o risco de manchar a categoria máxima do automobilismo mundial.
header fórmula 1 - o circuito (Foto: arte esporte)
Circuito do Bahrein (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
header fórmula 1 - no ano passado (Foto: arte esporte)
Protestos no Bahrein adiam corrida da GP2 (Foto: AFP)Protestos cancelaram corrida em 2011 (Foto: AFP)
Em 2011, o GP do Bahrein estavaprogramado para abrir o mundial de F-1 no dia 13 de maio. Entretanto, em razão da instabilidade política na região - semelhante ao cenário encontrado este ano -, os próprios promotores anunciaram a não realização da prova a três semanas da data prevista. Com isso, a abertura aconteceu no GP da Austrália, no dia 27 de março. A FIA tentou, ao longo do ano, remarcar a corrida, mas acabou optando pelo cancelamento. A última vez que a F-1 esteve no circuito de Sakhir foi em 2010. A vitória ficou com Fernando Alonso, que na ocasião fazia sua estreia pela equipe Ferrari.

De óculos escuros, Rony Jason e Gasparzinho ficam 'marrentos' no Rio

Nordestinos da Team Nogueira comparecem à pesagem de evento de lutas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Comente agora
Participantes da divisão peso-pena do The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões, o cearense Rony Jason e o potiguar Anistávio Gasparzinho mostraram o "lado carioca" durante a pesagem do evento MKC, nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Ao lado de Erick Silva e de outros dois lutadores, os nordestinos, que fazem parte da Team Nogueira, ficaram "marrentos" ao posar para foto de óculos escuros. O TUF Brasil vai ao ar todo domingo, logo após o "Fantástico".
Erick Silva, Rony Jason e Gasparzinho, UFC (Foto: Reprodução)Rony Jason (à esquerda), ao lado de Erick Silva, e com Gasparzinho (à direita) (Foto: Reprodução)