segunda-feira, 24 de março de 2014

Secretário festeja sucesso da 1ª vez:
'Queremos Natal na rota do UFC'

Eduardo Machado considera como positiva a realização do evento no ginásio
Nélio Dias e acredita que a capital potiguar pode sediar mais uma vez o evento

Por Natal
O show que a torcida potiguar deu na primeira edição do UFC em Natal deixou o secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo, Eduardo Machado, empolgado com a possibilidade de sediar mais uma vez o evento. A estrutura montada no ginásio Nélio Dias para o UFC Fight Night: Shogun x Henderson II recebeu elogios do gestor, que espera convencer os organizadores do evento e disse que está de "portas abertas" para mais uma edição, em 2015.
Jussier Formiga - UFC Natal (Foto: Marco Polo/Divulgação)Público que lotou o ginásio Nélio Dias foi ao delírio com vitória de Jussier Formiga (Foto: Marco Polo/Divulgação)

- Ficamos com um saldo muito positivo. O evento foi um sucesso e pudemos constatar também a identificação do público de Natal com o esporte. Com o UFC deste ano, podemos nos credenciar para mais uma edição no ano que vem e queremos mais um UFC em Natal. Estamos de portas abertas para esse grande evento. Queremos Natal na rota do UFC. A cidade já entrou no roteiro de grandes eventos esportivos e temos o turismo, a sua principal indústria. Esse turismo esportivo tem que ser cada vez mais estimulado na cidade - disse Eduardo Machado ao GloboEsporte.com.
O secretário falou ainda quanto ao apoio aos lutadores Ronny Markes, do peso médio, e Jussier Formiga, da categoria mosca. Para Eduardo Machado, os dois lutadores representaram muito bem a cidade.
- Sentíamos a vibração do público e víamos as reações, os estímulos e a torcida com os atletas do Brasil e, principalmente, com os da casa que são o Ronny Markes e o Jussier Formiga, que conseguiu vencer a luta de uma forma muito brilhante. Temos o objetivo de incentivar ainda mais atletas - ressaltou.
Durante a coletiva de imprensa, a vice-presidente do UFC no Brasil, Grace Tourinho, foi questionada quanto a uma segunda edição do evento na capital potiguar e se existe a possibilidade de uma disputa de cinturão com a presença do natalense Renan Barão, atual campeão dos pesos galo. Grace se mostrou otimista quanto ao retorno, mas explicou que as lutas são "casadas" pelos representantes da organização, Dana White, Joe Silva e Sean Shelby.
Grace Tourinho, vice-presidente do UFC no Brasil (Foto: Divulgação/UFC/i9 Imagens)Grace Tourinho, vice-presidente do UFC no Brasil, durante coletiva em Natal (Foto: Divulgação/UFC/i9 Imagens)
- Queremos voltar e sempre estamos analisando várias áreas, e esperamos voltar a Natal. Agora, com relação à disputa de cinturão, quem coordena isso são os nossos matchmakers, que são Joe Silva, Dana White e Sean Shelby. São eles que combinam as lutas, mas, sem dúvida, queremos sempre trazer grandes lutas, como as que tivemos nesta noite (domingo) para todos vocês - comentou Grace Tourinho.
Nélio Dias com mais eventos
Desde a escolha de Natal como uma das 12 cidades-sede para a Copa do Mundo, a capital do Rio Grande do Norte vem sediando eventos esportivos de grande importância para o país, como a volta do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e o UFC Fight Night: Shogun x Henderson 2. De acordo com o secretário Eduardo Machado, o segundo semestre deste ano terá mais eventos para movimentar o público potiguar.
- Estamos conversando ainda com algumas entidades, mas teremos um segundo semestre movimentado aqui na cidade. Estamos acertando, mas poderemos ter um jogo da Seleção Brasileira de futsal, o retorno da Seleção Brasileira de vôlei feminino ou quem sabe a do masculino, porque estrutura nós temos - concluiu.
Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique em globoesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.

Aos 43, Hendo diz que gás já não é
o mesmo, mas destaca experiência

Americano se recupera de três derrotas seguidas ao nocautear Maurício Shogun no domingo. Ele deve ganhar posição do brasileiro no ranking

Por Natal
127 comentários
As perguntas e especulações sobre aposentadoria foram frequentes para Dan Henderson antes do evento do Ultimate deste domingo, em Natal. Com três derrotas seguidas, ele poderia ficar em situação complicada na organização se fosse superado por Maurício Shogun. Ele esteve bem perto disso quando o brasileiro quase o nocauteou, mas inverteu o quadro de forma impressionante e levou o rival à lona. Com mais cinco lutas no contrato, o americano pretende continuar na ativa. E com muito prazer.
- Tenho 43 anos de idade e ainda me divirto com o que eu faço. A maior mudança que eu preciso é no meu treinamento, descansar mais. Ele (Shogun) me acertou com alguns socos, mas consegui lidar com isso. Meu espírito ainda está aqui, como sempre. Meu corpo já não se recupera com tanta facilidade quanto antes, mas minha cabeça está como antes - disse Hendo na coletiva de imprensa após o evento.
Henderson destacou que a "cabeça boa" o ajudou, por exemplo, a escapar da pressão de Maurício Shogun. Nos dois primeiros rounds, os golpes do brasileiro pegaram em cheio, e o americano contou que precisou travar o duelo para poder ganhar tempo e assim se recuperar.
- Não foi bom ter sofrido aquele castigo, mas não fiquei tão mal assim no primeiro round. No segundo eu fiquei pior, mas consegui controlar a luta, puxar para guarda e voltar bem. No terceiro round, eu consegui acertar um bom golpe e veio o nocaute.
Dan Henderson MMA UFC (Foto: Rodrigo Malinverni)Dan Henderson na coletiva de imprensa após o evento (Foto: Rodrigo Malinverni)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

A experiência também foi importante para suportar o clima adverso de Natal. Fez muito calor no ginásio Nélio Dias e foi preciso dosar a energia para usá-la na hora certa.
- O clima estava meio quente, mais ainda dentro do octógono, por causa das luzes. Comecei meio devagar nos dois rounds, estava com as costas na parede e sabia que teria que ir para cima no terceiro e foi o que eu fiz. Ainda nem vi o replay e não posso falar sobre o que aconteceu. Estou curtindo a vitória, Shogun é muito duro.
Dan Henderson chegou ao 14º quarto nocaute na carreira. Em oitavo no ranking dos meio-pesados do Ultimate, ele deve passar Maurício Shogun, que está em sétimo.

Maldonado, após vitória de virada: 'Sou que nem mulher de malandro'

Brasileiro faz auto-crítica ao falar do primeiro round da luta contra Gian Villante e diz que só começou a funcionar após joelhada que tirou sangue

Por Natal
54 comentários
Fábio Maldonado teve trabalho na luta contra Gian Villante, neste domingo, em Natal, no UFC: Shogun x Henderson. Depois de passar o primeiro round inteiro com as costas no chão, ele voltou melhor para os dois seguintes, trabalhou bem seu boxe e, por pouco, não nocauteou o americano no fim do terceiro assalto. Após o evento, em entrevista coletiva, o lutador comentou sua atuação com a sinceridade habitual e brincou ao dizer que é "que nem mulher de malandro", já que cresceu no combate após sofrer uma joelhada que abriu um ferimento em sua cabeça, no segundo round.
- Achei que comecei o primeiro round parecendo que nem sabia que estava lutando. Sofri duas quedas, senti a força dele. Nem fiz preparação física direito, por medo de overtraining. Mas a minha parada é em pé, eu queria resolver ali. No chão, ele só me segurou. Se ele tentasse me finalizar ou nocautear, me daria chance de fazer o mesmo. Quando ele me sangrou, aí que eu comecei a funcionar. Eu sou que nem mulher de malandro - afirmou.
FÁBIO MALDONADO X GIAN VILLANTE ufc natal (Foto: Rodrigo Malinverni)Maldonado afirmou só ter crescido na luta após sangramento na cabeça (Foto: Rodrigo Malinverni)
Maldonado ainda elogiou a postura de Villante, por ter levantado seu braço após o confronto e alfinetou Joey Beltran, que também foi derrotado pelo brasileiro, em outubro do ano passado.
- Nunca tive raiva de um adversário. O último deles gritava quando eu estava perdendo peso. Eu pensei: 'Otário! Vai apanhar depois...' Fiquei contente de saber que o Dana White gostou da minha luta. O Villante foi bacana, porque eu nunca dei a mão para ninguém entre os rounds. Lá dentro é guerra. E no fim do round ele me deu a mão para levantar. Eu nunca faria aquilo. Deixa ele se desgastar e levantar sozinho (risos). Mas ele é um garotão, mais novo que eu, com experiência, e fez uma coisa legal - disse.
Maldonado elogiou postura de Gian Villante após a luta (Foto: Rodrigo Malinverni)Maldonado elogiou postura de Gian Villante após a luta (Foto: Rodrigo Malinverni)
Agora, o Caipira de Aço planeja passar um tempo em Sorocaba para ficar com seus filhos, mas pretende ficar dois meses nos Estados Unidos para evoluir seu boxe e wrestling.
- Deixa eu ver um pouco meus filhos em Sorocaba (risos). Vou voltar para Sorocaba, mas estou sentindo falta de ir para os EUA. Quero passar uns dois meses lá pra pegar o boxe de novo. O meu tá bom, mas eu tinha muito mais. Lá eu vou treinar wrestling também. Não que seja ruim aqui, mas lá, temos que ser sinceros, é muito melhor - concluiu.
Confira os resultados do UFC: Shogun x Henderson:
Dan Henderson venceu Maurício Shogun por nocaute técnico a 1m31s do round 3
CB Dollaway venceu Cezar Mutante por nocaute técnico aos 39s do round 1
Léo Santos e Norman Parke empataram após decisão majoritária (29 a 27, 28 a 28 e 28 a 28)
Fábio Maldonado venceu Gian Villante por decisão unânime (29 a 27, 29 a 28 e 29 a 28)
Michel Trator venceu Mairbek Taisumov por decisão unânime (30 a 25, 30 a 25 e 30 a 25)
Rony Jason venceu Steven Siler por nocaute técnico a 1m17s do round 1
Thiago Marreta venceu Ronny Markes por nocaute técnico aos 53s do round 1
Jussier Formiga venceu Scott Jorgensen por finalização (mata-leão) aos 3m07s do round 1
Kenny Robertson venceu Thiago Bodão por finalização (mata-leão) a 1m45s do round 1
Hans Stringer venceu Francimar Bodão por decisão dividida (29 a 28, 28 a 29 e 29 a 28)
Godofredo Pepey venceu Noad Lahat por nocaute aos 2m39s do round 1

Com nariz quebrado, Shogun deve passar por cirurgia na quarta-feira

Lutador brasileiro terá a lesão examinada com mais detalhes nesta terça

Por Rio de Janeiro
Com o nariz fraturado após ser nocauteado por Dan Henderson neste domingo, em Natal, Maurício Shogun será submetido a exames mais detalhados sobre a lesão nesta terça-feira. O manager e técnico do brasileiro, Eduardo Alonso, disse que o lutador já pode ser submetido a uma cirurgia no dia seguinte. O tempo de recuperação também será avaliado e divulgado posteriormente.
- A única lesão é um nariz quebrado, nada muito sério. Fora isso, tudo bem - garantiu Alonso em entrevista ao site americano "Fox Sports".
Maurício Shogun MMA UFC (Foto: Getty Images)Maurício Shogun fica com o nariz torto após levar dois golpes (Foto: Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

A derrota para Dan Henderson custou a Maurício Shogun uma posição no ranking oficial do UFC no peso-meio-pesado. O brasileiro agora é o oitavo. Shogun vem de três derrotas nas últimas quatro lutas.
Suspensão médica é de seis meses
A Comissão Atlética Brasileira de MMA divulgou nesta segunda-feira as suspensões médicas do evento do último domingo, conforme divulgou o site "MMAjunkie". Maurício Shogun, por conta da lesões no nariz e na cabeça em geral, pode ficar até seis meses sem lutar. Para entrar no octógono antes desse tempo, precisa passar por um exame de tomografia e ser liberado por um médico.
Outro brasileiro que pegou o mesmo gancho foi Michel Trator. Com uma lesão na mão direita, ele também só pode voltar a lutar antes de seis meses se receber autorização de um médico.
Confira todas as suspensões do UFC: Shogun x Henderson:
Dan Henderson: suspenso por 45 dias com 30 dias sem contato.
Maurício Shogun: suspenso por 180 dias ou até que seja liberado por um especialista depois de passar por um exame de tomografia.
CB Dollaway: suspenso por 14 dias, com sete dias sem contato.
Cezar Mutante: suspenso por 45 dias com 30 dias sem contato.
Norman Parke: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato.
Léo Santos: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato.
Fábio Maldonado: suspenso por 45 dias com 30 dias sem contato.
Gian Villante: suspenso por 45 dias com 30 dias sem contato.
Michel Trator: suspenso por 180 dias ou até que seja liberado por um médico ortopedista depois de um raio-X da mão direita.
Mairbek Taisumov: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato.
Rony Jason: suspenso por 14 dias, com sete dias sem contato.
Steven Siler: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato.
Thiago Marreta: suspenso por 14 dias, com sete dias sem contato.
Ronny Markes: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato.
Jussier Formiga: suspenso por 14 dias, com sete dias sem contato.
Scott Jorgensen: suspenso por 14 dias, com sete dias sem contato.
Kenny Robertson: suspenso por 14 dias, com sete dias sem contato.
Thiago Bodão: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato.
Hans Stringer: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato.
Francimar Bodão: suspenso por 30 dias, com 21 dias sem contato.
Godofredo Pepey: suspenso por 14 dias, com sete dias sem contato.
Noad Lahat: suspenso por 45 dias com 30 dias sem contato.

Sonnen conta bastidores de 'ultimato' de Wand: 'Ele é um jogador de damas'

Americano diz que arquirrival se colocou em xeque ao condicionar participação no programa a pedido de desculpas e precisou ser retirado de táxi pelos produtores

Por São Paulo
Comente agora
Wanderlei Silva e Chael Sonnen TUF Brasil 3 (Foto: Reprodução/ TUF Brasil 3)Chael Sonnen (dir.) tenta convencer Wanderlei Silva a seguir no show (Foto: Reprodução/ TUF Brasil 3)
O intervalo entre o segundo e o terceiro episódios da terceira temporada do The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões foi marcado pela tensão pelo ultimato de Wanderlei Silva a Chael Sonnen: o americano deveria pedir desculpas pelas coisas que falou sobre o Brasil em suas provocações a ele e a Anderson Silva, ou o ex-campeão do Pride desistiria do programa. Se para o telespectador não houve tanto suspense sobre a continuação do programa, já que prévias mostravam que os dois ainda teriam outros confrontos durante a temporada, a situação nos estúdios em São Paulo foi bem mais delicada. Segundo Sonnen, Wanderlei realmente desistiu do reality show e chegou a deixar a academia após sua recusa em se desculpar.
- Ele é tão idiota, eu fico tão envergonhado por ele… Ele é um jogador de damas. Isso significa que, em damas, você tem uma jogada de cada vez. Se você é um jogador de xadrez, eu tenho que adivinhar o que você vai fazer após eu fazer algo e planejar meu próximo movimento, tenho que estar três ou quatro movimentos à frente. Aí ele vem - Oh meu Deus, ele é tão estúpido, e não estou tentando insultá-lo, estúpido é uma palavra de verdade - ele vem e diz, "Se você não pedir desculpas por tudo o que disse sobre o Brasil, esse show não vai adiante". Como um verdadeiro jogador de damas faria, ele nunca imaginou que eu me recusaria a me desculpar. Então, agora, o que ele vai fazer? Quando eu me recusei, tudo o que ele podia fazer era desistir. Ele se colocou em xeque! Não fui eu que fiz isso! Ele se colocou numa posição em que tem que desistir. Então ele desistiu, e o show parou! Tiveram de ligar para o Dana White (presidente do UFC), para os produtores. O show quase terminou. Eu tive de implorá-lo para voltar, e não funcionou. No final das contas, ele chamou um táxi e o táxi o buscou. O produtor teve de pará-lo no táxi e fazê-lo voltar - narrou Sonnen ao GloboEsporte.com.
O ex-desafiante número 1 dos pesos-médios e pesos-meio-pesados contou que deixou de lado sua persona "showman" e tentou convencer Wanderlei que precisava dele para continuar no programa, mas se recusou a se desculpar porque não estaria sendo sincero.
- Os produtores me disseram, "Talvez precisemos que você peça desculpas", e eu disse, "Não posso. Não é uma coisa de ego. Eu não sinto culpa por nada daquilo! Não posso me desculpar, serão só palavras, mas não terão significado. Estou feliz por ter feito isso. Achei que foi divertido. Posso fazer tudo de novo - hoje!" Eu disse isso para o Wanderlei. Falei, "Wanderlei, não posso me desculpar", ele perguntou, "Por que?" "Porque não sinto culpa. Funcionou. Eu queria lutar com o Anderson, consegui, gostei de ter feito. Achei divertido. Posso fazer de novo hoje! Antes do final do dia, eu posso voltar a usar o mesmo material." Ele ficou muito irritado, parecia personagem de desenho animado, com fumaça saindo de suas orelhas…
Wanderlei Silva e Chael Sonnen TUF Brasil 3 (Foto: Reprodução/ TUF Brasil 3)Wanderlei empurra Sonnen após ser provocado durante a seleção das equipes (Foto: Reprodução/ TUF Brasil 3)
Eventualmente, Wanderlei Silva voltou atrás, convencido pelos produtores e companheiros de equipe, e voltou a gravar o programa. Durante a seleção das equipes, todavia, ao ser chamado de "idiota" por Sonnen, deu um empurrão no rival. O americano se fez de vítima ("Estava completamente sozinho!", disse) e pediu mais maturidade ao adversário.
- Ele desiste, usa todos os tipos de palavrões, e fisicamente me ataca no primeiro dia. Tudo isso é legal se vamos lutar, é o que mantém esse negócio andando, eu não tenho problemas com isso. Mas não estamos lutando, estamos treinando. É completamente diferente. Temos que ser adultos. Não podemos agir desta forma, "mamãe e papai" não podem agir assim. Temos que fazer isso privadamente - argumentou.
O The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões vai ao ar todos os domingos na Rede Globo, após o "Big Brother Brasil", e é reprisado nas quartas-feiras às 22h (horário de Brasília) no canal Combate.

Wand buscou atletas 'maiores' que no TUF 1; Sonnen só conhecia um lutador

Treinadores do TUF Brasil 3 falam de seus métodos para selecionarem seus times

Por São Paulo
Comente agora
O terceiro episódio da terceira temporada do The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões mostrou a seleção dos lutadores de cada equipe do reality show. Wanderlei Silva, um dos lutadores do UFC que atua como treinador no programa, mostrou ter aprendido uma lição de sua participação no primeiro TUF Brasil e, em vez de pedir a primeira escolha entre os lutadores, como fez na ocasião, optou por escolher a primeira luta. Mesmo assim, afirmou no ar que escolheu praticamente todos os lutadores que queria. Outra mudança em relação à seu método no TUF Brasil 1 foi que Wand buscou lutadores maiores que a média.
- A gente recebeu os nomes (dos lutadores das eliminatórias) um dia antes e a gente não os conhecia. Colocamos na internet, vimos as outras lutas deles no Youtube e já viemos com as escolhas mais ou menos assim, e pelas performances no dia - às vezes, ele lutou de um jeito, mas não treinou para lutar agora, tem que ver como está agora. Escolhi também pelo tamanho, porque no primeiro TUF em que eu estava aqui, eu escolhi os caras pela performance, mas os caras eram muito pequenos. Desta vez, escolhi os caras maiores, foi bom. Algumas lutas se ganham na força - explicou Wanderlei Silva ao GloboEsporte.com.
Wanderlei Silva e Chael Sonnen equipes TUF Brasil 3 (Foto: Divulgação/TUF Brasil 3)Wanderlei Silva e Chael Sonnen com suas equipes na pesagem da primeira luta do programa (Foto: Divulgação/TUF Brasil)

Chael Sonnen,por sua vez, chegou ao Brasil praticamente sem conhecer os lutadores que encontraria - exceto por um, que terminou caindo no time de Wanderlei Silva.
- Eu não tinha nenhuma informação sobre quem estaria aqui. Não recebi dicas de ninguém. Eu só conhecia um cara: Antônio Carlos Jr (Cara de Sapato). Fui contactado por um representante do Junior dos Santos (Cigano), que me disse, "Este cara é um monstro, ele gostaria de trabalhar no wrestling, vocês seriam um bom encaixe". Fora ele, eu tive que aprender como todos - contou.
Se Wanderlei buscou lutadores maiores, Sonnen analisou os lutadores que mais se dedicaram nas lutas eliminatórias. Segundo ele, houve grande dissensão em sua comissão técnica sobre quem eles deveriam escolher na divisão das equipes.
- Eu busquei esforço. Esforço foi a coisa número 1 que eu estava buscando. Houve um pouco de pensamento em grupo, eu e Vinny (Magalhães) sentamos na frente e avaliamos o tempo inteiro, tivemos opiniões diferentes. Nós realmente não concordamos. Você pode discordar por um - se eu achar que este cara tem que ser o primeiro, e ele diz que deve ser o segundo, vocês já estão mal, porque vão perdê-lo. Os técnicos atrás tinham uma opinião completamente diferente sobre quem estava na liderança, quem era o "macho alfa" do grupo. Não havia muito tempo, então o que eu escolhi foi pelo esforço: quem lutou com mais vontade, quem estava ditando o ritmo, isso que quis dizer por esforço. Quem está lutando mais duro que seu oponente, isso é o que vira nossas cabeças - explicou.
TUF Brasil 3 - selecionados times (Foto: Arte / Globoesporte)
Wanderlei ficou muito contente com sua equipe e disse que, desta vez, realmente se conectou com os atletas. Ele elogiou especialmente os pesos-pesados que garimpou.
- A gente fez um ranking do primeiro ao oitavo. Se ele escolhia um, a gente escolhia o próximo. Os caras eram realmente muito bons. O Cara de Sapato é fantástico, tem um jiu-jítsu sensacional, mãos fantásticas. O Montanha é muito bom, com preparo físico excelente e muito profissional, e o Jollyson é um cara muito talentoso tanto em pé quanto no chão. A trocação dele, o cara é soltinho, tem um jiu-jítsu impressionante. O cara é muito grande, mas se movimenta como um leve. O Rick Monstro é um cara muito forte, muito agressivo, com muito coração - analisou.
Wagnão Gomes x Joilton Peregrino TUF Brasil 3 (Foto: Reprodução/ TUF Brasil 3)Wagnão Gomes venceu Joilton Peregrino e abriu 1 a 0 para Wand (Foto: Reprodução/ TUF Brasil 3)
Entre os médios, Wand tinha um "peixe": Ricardo Abreu, o "Demente", que treina em sua equipe em Las Vegas. Segundo ele, o amigo fez um "laboratório" para o TUF em Curitiba e ficou um mês sozinho, treinando para entrar na casa.
- Ele veio para cá com 103kg, chegou grande, porque achávamos que a categoria seria até 93kg. Lá em Las Vegas, temos um time bom, mas não é profissional. Trouxe-o um mês antes para ele treinar lá na Evolução Thai com o (André) Dida, para se preparar para a luta da seleção aqui. Aí eles disseram que seria em 84kg, e ele falou, "Não, Wanderlei, 20kg! Como vou fazer em um mês?" Tentamos mudá-lo para o pesado e não deu. Tenho uma casa em Curitiba que estou reformando, e lá tem um quarto com colchão, guarda-roupa, um banheiro, na cozinha tem duas panelas, um fogão, um gás, ele podia ir no mercado fazer uma compra, uma moto para ele andar lá, e pronto! Ele ficou lá um mês! Não tinha televisão nem internet na casa. Falei para ele, "Quando você entrar no TUF, vai ser um alívio, pelo menos você vai ter com quem conversar!" (risos) Ele foi muito samurai. Ele treinou e emagreceu 20kg, treinava, voltava, fazia comida, lavava louça - não tinha nem quem lavasse o prato para ele lá! É o que dava. Não estava pagando hotel nem nada, foi o que deu. O cara ficou três meses sem ver a mulher e o filho - contou Wanderlei.
O brasileiro pegou quem queria e saiu na frente na competição, com a vitória do peso-médio Wagnão Gomes sobre Joilton Peregrino. Todavia, Sonnen lembrou que nem sempre os lutadores favoritos dos treinadores são os que se destacam na competição. Ele citou a 17ª temporada do TUF americano, em que também atuou como treinador como antagonista de Jon Jones.
- Quando fizemos isso antes, minha última escolha foi o Kelvin Gastelum. O Jon Jones nem pensou em escolhe-lo, e ele ganhou o torneio. É uma porta giratória, e meu jeito de avaliar os caras é o melhor que conheço, mas não é um sistema tão bom. Você realmente não pode julgar um cara por dois rounds de luta - argumentou.
O The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões vai ao ar todos os domingos na Rede Globo, após o "Big Brother Brasil", e é reprisado nas quartas-feiras às 22h (horário de Brasília) no canal Combate.

Tenente da PM suspeito de matar lutador de MMA é preso em Natal

Iranildo Félix, tenente da Polícia Militar, é suspeito de ter matado a tiros de pistola o professor de musculação e lutador de MMA, Luiz de França, da Kimura/Nova União

Por Natal
16 comentários
Luiz de França, lutador de MMA (Foto: Arquivo pessoal)Luiz de França foi morto a tiros no dia 10 de fevereiro, em Natal (Foto: Arquivo pessoal)
Foi preso na manhã desta segunda-feira, ao prestar depoimento no Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), na zona Oeste de Natal, o tenente da Polícia Militar Iranildo Félix, suspeito de ter matado a tiros de pistola o professor de musculação e lutador de MMA Luiz de França Trindade, de 25 anos. O crime aconteceu na manhã do dia 10 de fevereiro deste ano, na calçada de uma academia que fica no bairro de Cidade Satélite. O oficial nega o crime.
Para a polícia, o crime foi motivado por uma desavença depois que o tenente foi expulso da academia Alta Performance, onde tinha aulas com o atleta.

- Luiz dava aulas técnicas, voltadas para mulheres que queriam perder peso. Já Iranildo queria ter aulas com mais violência e acabou desafiando o professor para uma luta. Eles se desentenderam, o dinheiro da mensalidade do tenente foi devolvido e ele acabou expulsou por indisciplina - afirmou o delegado Sílvio Fernando, que preside uma comissão responsável pela investigação.
- Foi um motivo tão banal que ele será indiciado por homicídio duplamente qualificado, já que o motivo foi fútil e a vítima não teve chance alguma de defesa - acrescentou.

Ainda de acordo com o delegado, "Iranildo foi detido sob força de um mandado de prisão temporária e encaminhado ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar", onde ficará à disposição da Justiça.

Na noite deste domingo, durante a realização do UFC Fight Night: Shogun x Henderson 2, em Natal, o lutador Jussier Formiga dedicou a vitória sobre o americano Scott Jorgensen a Luiz de França, que era parceiro de treinos na academia Kimura/Nova União. Ronny Markes também homenageou o amigo morto antes de entrar no octógono.
Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique em globoesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.

Ranking do UFC: Hendo e Formiga pulam para sexto em suas categorias

Nos meio-pesados, americano deixa Minotouro e Shogun para trás. Nos
moscas, potiguar troca de posição com o compatriota John Lineker

Por Rio de Janeiro
16 comentários
Os resultados do UFC: Shogun x Henderson, realizado no último domingo, em Natal, trouxeram apenas duas mudanças no ranking oficial do Ultimate. Elas foram ocasionadas pelas vitórias de Dan Henderson sobre Maurício Shogun e de Jussier Formiga diante de Scott Jorgensen.
MAURICIO SHOGUN X DAN HENDERSON ufc natal (Foto: Rodrigo Malinverni)Dan Henderson em ação contra Maurício Shogun em Natal (Foto: Rodrigo Malinverni)
Ao nocautear Maurício Shogun no terceiro round, Dan Henderson ganhou a posição do brasileiro, que era o sétimo, e de quebra passou também por Rogério Minotouro, até então o sexto colocado. Hendo agora tem apenas Daniel Cormier, Phil Davis, Rashad Evans, Glover Teixeira e Alexander Gustafsson à sua frente - o campeão Jon Jones não entra na lista.
No peso-mosca, Jussier Formiga derrotou Scott Jorgensen no primeiro round e com isso trocou de posição com John Lineker, assumindo também a sexta colocação. Em melhores posições estão Ali Bagautinov, John Moraga, Ian McCall, Joseph Benavidez e John Dodson. O campeão da categoria é Demetrious Johnson.
UFC JUSSIER FORMIGA X SCOTT JORGENSEN (Foto: Rodrigo Malinverni)Jussier Formiga aperta o pescoço de Scott Jorgensen no mata-leão (Foto: Rodrigo Malinverni)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

Outras mudanças no ranking ocorreram em virtude de alterações que os jornalistas que têm direito a voto fizeram em suas listas. Duas delas se destacam: Anderson Silva voltou a passar Anthony Pettis no peso por peso e está em sétimo; e no peso-médio, Lyoto Machida deixou Vitor Belfort para trás, assumindo a segunda posição.
Ranking UFC (Foto: Editoria de Arte)

Weidman sofre lesão, e luta contra Lyoto é adiada para julho, no UFC 175

Campeão dos pesos-médios lesiona os joelhos e vai passar por cirurgia. UFC 173, em 24 de maio em Las Vegas, vai receber novo evento principal

Por Rio de Janeiro
142 comentários
Pôster UFC 173 Chris Weidman Lyoto Machida (Foto: Reprodução/Twitter)Pôster do UFC 173, com Weidman e Lyoto, havia
sido divulgado nesta semana (Foto: Twitter)
O esperado duelo entre o americano Chris Weidman e o brasileiro Lyoto Machida foi adiado para o UFC 175, dia 5 de julho em Las Vegas. O Ultimate anunciou nesta segunda-feira que o atual campeão dos pesos-médios sofreu uma lesão em ambos os joelhos durante os treinamentos para o combate, marcado originalmente para 24 de maio, também em Las Vegas, no UFC 173, e precisará de cirurgia para se recuperar. Uma nova luta principal deve ser anunciada para o evento de maio.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Na semana passada, o Ultimate havia divulgado o pôster oficial do UFC 173, com Weidman e Machida com as bandeiras de seus países, respectivamente EUA e Brasil, pintadas em suas peles, e, nesta segunda, a organização fechou o card do evento com 12 lutas. Agora, falta um evento principal, a ser anunciado nos próximos dias.
Segundo breve comunicado emitido pelo Ultimate, Weidman, que faria sua segunda defesa de cinturão, vai passar por um procedimento simples nos joelhos e já estará pronto para lutar no card do UFC 175, que ainda não tem outra luta anunciada e acontece um dia após o feriado de Dia da Independência dos EUA. Foi nessa mesma época que o americano destronou Anderson Silva no ano passado. Agora, o combate contra Machida será a principal atração da "Semana Internacional de Luta" promovida pelo UFC em Las Vegas, com a realização da feira UFC Fan Expo e mais um evento no dia seguinte, 6 de julho, com a final do TUF 19.
Dana White, presidente do UFC, disse ao site "Yahoo Sports" que Weidman já sentia um incômodo nos joelhos há um tempo e optou por operar os meniscos antes do combate. A expectativa é que sua recuperação leve de quatro a seis semanas.
- Isto é algo que vem o incomodando há um tempo. O joelho sai do lugar e Lorenzo (Fertitta, CEO do UFC) disse a ele há algum tempo para simplesmente cuidar disso e resolver o problema logo. Ele não o fez e, infelizmente, virou um problema maior e maior para ele - lamentou Dana, que prometeu achar um novo evento principal de alto nível para o UFC 173, mas descartou chamar a campeã peso-galo feminino, Ronda Rousey, que já está ocupada com filmagens para sua nova carreira cinematográfica - já participou dos filmes "Os Mercenários 3" e "Velozos e Furiosos 7", ainda sem data de estreia no Brasil.
Ainda segundo levantamento do "Yahoo Sports", Weidman é o quarto campeão em atividade do UFC afastado por lesão e cirurgia neste ano, se juntando ao peso-pesado Cain Velásquez (ombro), o peso-meio-médio Johny Hendricks (bíceps) e o peso-leve Anthony Pettis (joelho). Além deles, o ex-campeão peso-médio Anderson Silva, um dos maiores ídolos da companhia, está em recuperação após fraturar a perna esquerda durante luta contra Weidman em 28 de dezembro passado, no UFC 168.
Confira abaixo os cards atualizados do UFC 173 e UFC 175:
UFC 173
24 de maio de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Júnior Cigano x Stipe Miocic
Peso-galo: TJ Dillashaw x Takeya Mizugaki
Peso-leve: Tony Ferguson x Katsunori Kikuno
Peso-leve: Jamie Varner x James Krause
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Michael Chiesa x Francisco Massaranduba
Peso-galo: Chris Holdsworth x Kyung Ho Kang
Peso-leve: Al Iaquinta x Mitch Clarke
Peso-leve: Anthony Njokuani x Vinc Pichel
Peso-leve: Yves Edwards x Piotr Hallman
Peso-pena: Doo Ho Choi x Sam Sicilia
Peso-meio-médio: Danny Mitchell x Li Jiangliang
UFC 175
5 de julho de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Chris Weidman x Lyoto Machida

Martín, Pereira, Aránguiz... conheça os novos gringos do futebol brasileiro

Aumento no limite de estrangeiros por clube faz com que novos nomes apareçam

Por Globoesporte.com
175 comentários
O torcedor brasileiro já se acostumou a ouvir nomes como Conca, Barcos, Guiñazu, Guerrero e Valdívia. Talentosos, eles já se firmaram em seus clubes e figuram no grupo dos gringos que deram certo por aqui. Em 2014, com o aumento do número permitido de estrangeiros de três para cinco por clube, eles rapidamente ganharam companhia. Outros jogadores já começam a se destacar e assumir papéis importantes.

Martín Silva, Álvaro Pereira, Juan “El Tanque” Ferreyra e Charles Aránguiz já são titulares em suas equipes. Outros, como Alan Ruiz e Nicolás Otamendi, entram nas partidas com frequência e dão a impressão de que, se tiverem uma brecha, ganham a posição. Podem se destacar e ser decisivos tanto no Brasileirão quanto na Copa Libertadores. Veja quem são eles e como estão se saindo no ano até agora.
Info_Jogadores_GRINGOS_no-Brasil-2 (Foto: Infoesporte)(Crédito: equipe de infografia)




martín silva: solução para um problema crônico
Em 2013, o Vasco sofreu muito com seus goleiros. Alessandro, Diogo Silva e Michel Alves estiveram longe de agradar à torcida e falharam em alguns momentos decisivos, contribuindo para o rebaixamento no Brasileiro. Era necessária uma contratação para resolver o problema, e Martín Silva, vice-campeão da Copa Libertadores com o Olimpia, chegou para ser titular. Logo nas primeiras defesas, conquistou a confiança da torcida, que gritou "ah, temos goleiro!’ da arquibancada. Ele foi o melhor da posição na primeira fase do Carioca, segundo notas dadas pelo GloboEsporte.com, e vem sendo convocado pelo técnico Óscar Tabárez para a seleção.
otamendi: boa opção para ausência de réver

Com as lesões de Réver e Emerson, o Atlético-MG precisou correr atrás de um zagueiro para jogar a Libertadores e encontrou em Nicolás Otamendi uma oportunidade de ocasião. O zagueiro chegou por empréstimo até junho e tem tido boas atuações. Já teve seu senso de colocação e sua personalidade elogiados pelo goleiro Victor e, versátil, pode atuar como lateral-direito. Foi convocado por Alejandro Sabella para o amistoso da Argentina contra a Romênia, no início deste mês.

álvaro pereira: experiência e versatilidade

O mais renomado desta lista é Álvaro Pereira, que chegou para resolver o problema da lateral esquerda do São Paulo. Titular da seleção uruguaia na Copa do Mundo de 2010, ele foi campeão da Liga Europa com o Porto em 2010/11 e teve uma passagem de um ano e meio pelo Internazionale de Milão. Emprestado ao São Paulo até junho de 2015, já disputou 11 partidas, todas como titular. Em entrevista recente, ele se mostrou feliz com a adaptação e afirmou que quer "ficar por muitos anos", repetindo a trajetória de compatriotas como Lugano e Dario Pereyra. Tem 28 anos, pode atuar também como meio-campo e é nome certo da Celeste na próxima Copa.
aránguiz: volante artilheiro e garçom



Titular do Universidad de Chile campeão da Copa Sul-Americana em 2011, Charles Aránguiz chegou ao Inter em janeiro e rapidamente ganhou espaço no time titular. Atuou em sete jogos (seis pelo Gauchão e um pela Copa do Brasil), marcou quatro gols - dois deles contra o Cruzeiro-RS pelas quartas de final do estadual - e deu três assistências. Foi descrito como "fantástico" pelo técnico Abel Braga e vê o Inter se movimentando para comprá-lo. Está emprestado até agosto pelo Udinese-ITA, mas seu preço assusta: US$ 5 milhões (R$ 11,6 milhões). Foi convocado por Jorge Sampaoli para o amistoso do Chile contra a Alemanha, no início do mês.
alan ruiz: reserva com cara de titular


O meia, contratado por empréstimo de um ano junto ao San Lorenzo, chegou ao Grêmio sem muitas expectativas, mas já começa a chamar a atenção pela categoria com a perna esquerda. Reserva, iniciou apenas três dos dez jogos que disputou, mas entrou muito bem em momentos importantes, como contra o Atlético Nacional pela Libertadores. Habilidoso, ele vem se firmando como uma boa opção para substituir Zé Roberto, que aos 39 anos já não consegue atuar com a mesma intensidade em todas as partidas.
FERREYRA: GOLS IMPORTANTES E CARISMA



Vice-campeão da Libertadores em 2013 com o Olimpia, Juan ‘El Tanque’ Ferreyra foi contratado pelo Botafogo para resolver um problema sério que o time teve em 2013: a falta de um centroavante de ofício. Apesar do jeito desengonçado e da falta de categoria com a bola em alguns momentos, tem cumprido essa missão com eficiência. Já são cinco gols marcados em dez jogos, sendo três na Libertadores. O último deles, contra o Independiente del Valle, garantiu a vitória alvinegra por 1 a 0. Sua entrega nas partidas é reconhecida pela torcida, que adaptou o grito de "uh, El Loco" - para o uruguaio Loco Abreu - para "uh, El Tanque".
pabón: velocidade e precisão nos chutes

Contratado por empréstimo ao Valencia, Dorlan Pabón ainda não é no São Paulo o jogador que encheu os olhos atuando pelo Atlético Nacional em 2011, quando se destacava pelos chutes fortes, mas tem feito boas partidas. Em uma delas, contra o Audax, deu duas assistências para Luis Fabiano na goleada por 4 a 0. E no geral melhorou a movimentação ofensiva do time comandado por Muricy Ramalho, formando um trio com o Fabuloso e também com Osvaldo, que voltou a jogar bem em 2014 após um semestre ruim no ano passado.

Mano diz que polêmica de 2009 estava entalada: 'Para mim está zero a zero'

Técnico do Corinthians relembra acusações do São Paulo e diz que nunca duvidou da honestidade de Muricy, mas ressalta: 'Também tive que aguentar'

Por São Paulo
Comente agora
O assunto estava entalado na garganta. E quem confessou foi o próprio técnico Mano Menezes no “Bem, Amigos” desta segunda-feira, a respeito da polêmica envolvendo o São Paulo na penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. O comandante do Corinthians disse que sabia exatamente o que dizia ao citar um possível corpo mole do São Paulo no jogo com o Ituano, e relembrou episódio semelhante em 2009, quando sofreu a mesma acusação em jogo do Brasileiro. Mano ainda vê perseguição ao Corinthians, propõe debate sobre o assunto e diz que agora está no “zero a zero” (assista ao vídeo).
- Da mesma forma eles (no São Paulo) insinuaram em 2009 da gente e não gostei, aquilo estava trancado no meu pescoço, e uma hora tinha que resolver isso. Achei que era esse o momento. Ou todo mundo é honesto ou todo mundo não é. Para mim está zero a zero. Você não pode achar que um lado está sempre errado e o outro lado sempre certo, porque em 2009 estávamos do outro lado e estávamos errados, e nesse ano estamos do lado de cá e também estamos errados? Me senti na responsabilidade de abordar (o assunto), mesmo sabendo do desgaste e das consequências.
Mano Menezes no Bem, Amigos (Foto: Marcos Guerra)Mano Menezes não fugiu de polêmica com o
São Paulo (Foto: Marcos Guerra)
Na segunda-feira após o jogo, Muricy Ramalho participou do “Bem, Amigos!” e não escondeu sua insatisfação com o companheiro de profissão, frisando sua honestidade. Mano Menezes deu razão à defesa feita pelo técnico do São Paulo, mas lembrou que o mesmo aconteceu com ele, e também reafirmou sua honestidade.
- O que o Muricy fez como comandante de um grupo é o que eu faria se ele tivesse falado a mesma coisa, eu ia para linha de frente defender o meu grupo, porque ele é um grande comandante e é isso que ele foi fazer. Não nos falamos, mas abordei a questão publicamente, porque havia dado uma entrevista pública. Não acho correto dar uma entrevista falando o que falei e depois pegar o telefone e ligar para ele. Ele sabe o que penso dele, e que não falei sobre a honestidade dele. Sabe que isso está acima de qualquer coisa, mas a minha (honestidade) também está, e em 2009 também tive que aguentar as mesmas coisas.
No mesmo dia, o Corinthians empatou com a Penapolense, enquanto o São Paulo perdeu por 1 a 0 para o Ituano, no Morumbi. A combinação de resultados provocou a eliminação precoce do time alvinegro. Ao fim do jogo, Mano Menezes disse não ter dúvidas sobre o que havia ocorrido no jogo do rival, em que a torcida pedia para a equipe tricolor perder. O técnico explica que a declaração foi pensada.
Aqui em São Paulo está estranho. Quando o Corinthians faz alguma coisa sempre se parte da premissa que está errado, e sempre que o São Paulo faz alguma coisa está sempre certo"
Mano Menezes
- Quando termina um jogo como aquele, você fica alguns minutos dentro do vestiário, fala com seus assessores de imprensa e não vai para uma entrevista coletiva sem ter se preparado para ela, e quando alguém fala o que falei tem a noção exata das consequências. Talvez tenha a noção clara porque sei exatamente o que falei na íntegra. Vocês têm acesso somente a uma parte. Quando inicio uma entrevista dizendo “quero deixar bem claro que a responsabilidade pela não classificação do Corinthians é nossa”, e no outro dia muitos dizem que o Corinthians está transferindo a responsabilidade para o São Paulo é sinal de que aquilo que você falou não saiu na íntegra. Me fizeram a seguinte pergunta: você tem dúvida do que aconteceu no jogo do São Paulo com o Ituano? Respondi: penso que você tem dúvida, eu tenho certeza. Sei o que aconteceu e já falei claramente: não acho que houve nenhum tipo de desonestidade, apenas penso que não houve a mesma vontade para ganhar o jogo se fosse decisivo.
Mano Menezes não esconde que a relação com o São Paulo não é boa desde as insinuações do lado tricolor, em 2009. O time do Morumbi dependia de uma vitória do Corinthians contra o Flamengo para se manter na liderança do Brasileiro daquele ano, mas a vitória ficou com a equipe rubro-negra na partida em Campinas. O treinador vê um peso e duas medidas entre os rivais.
- As pessoas pensam que no futebol tem uns que sempre são anjinhos e outros que sempre são vilões. E não é assim, não tem um lado que é sempre bonzinho e outro lado que é sempre errado. E aqui em São Paulo está estranho, quando o Corinthians faz alguma coisa sempre se parte da premissa que está errado, e pelos últimos anos sempre que o São Paulo faz alguma coisa está sempre certo, e não é assim o futebol. Entendi que naquele momento não poderia perder a oportunidade de tratar aquele assunto, que não está bem colocado. Na semana que antecedeu o jogo nos esquivamos no Corinthians de responder o que achávamos que ia acontecer no jogo do São Paulo com o Ituano. Se a imprensa tinha essa preocupação de abordar isso durante uma semana, nesse nível, é porque não está bem colocado e precisamos resolver isso.
O Corinthians ficou fora das quartas de final do Campeonato Paulista, e agora volta as atenções para a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso do time de Mano Menezes é apenas no dia 20 de abril, contra o Atlético-MG, na estreia do Brasileirão.

Atlético-PR corre contra o tempo para jogar a semifinal na Arena da Baixada

Clube precisa conseguir todos os laudos até quinta-feira para enfrentar o Londrina, pelo Campeonato Paranaense, já na nova Arena

Por Curitiba
Visão geral da Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR (Foto: Fernando Freire)Atlético-PR trabalha para mandar o jogo contra o Londrina na Arena (Foto: Fernando Freire)
O Atlético-PR corre contra o tempo para poder enfrentar o Londrina, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Paranaense já na nova Arena da Baixada, sábado, no primeiro evento-teste para a Copa do Mundo de 2014.
O Rubro-Negro está atrás dos laudos para liberar o estádio. O clube precisa ter todos os documentos necessários até, no máximo, quinta-feira, 24 horas antes do jogo, para que a FPF (Federação Paranaense de Futebol) possa marcar a partida da semifinal para a Arena.
Se o Atlético-PR encontrar dificuldades para conseguir todos os laudos da Arena da Baixada, o jogo contra o Londrina seria marcado para a Vila Capanema ou para o Ecoestádio. Nesse caso, ele poderia ser realizado na quinta-feira. Mas, para isso, deve ser homologado até terça-feira. O secretário estadual da Copa do Mundo em Curitiba, Mario Celso Cunha, analisa a situação:
Ainda não tem nada certo. Tudo está sendo providenciado, como os laudos e os documentos necessários
Mario Celso Cunha, secretário da Copa-Curitiba
- Ainda não tem nada certo. A definição deve ocorrer amanhã (terça-feira). Tudo está sendo providenciado, como os laudos e os documentos necessários. Já existem alguns laudos, mas que precisam ser atualizados  - falou o secretário estadual, por telefone, ao GloboEsporte.com.
O presidente da Federação, Hélio Cury, diz não ter recebido nenhum pedido do Atlético-PR para que o jogo fosse marcado para o fim de semana, mas afirma que, com negociações entre clubes, FPF e televisão, a partida entre Furacão e Londrina pode, sim, ser marcada para sábado:
- Nós temos um prazo para marcar. Ainda não recebemos nenhum pedido nesse sentido. Mas depende de negociações, depende da televisão. Como o Coritiba joga no domingo e como nós temos datas, não vejo problema. Mas ainda não tem nada certo - afirmou o presidente da Federação ao GloboEsporte.com.
Além de correr atrás dos laudos, o Atlético-PR parte para a reta final da obra. A cobertura, os dois telões e o gramado, com gol, rede e bandeirinhas, já estão prontos. A principal novidade desta segunda-feira é a instalação do banco de reservas, que ficará colado na arquibancada.
O outro jogo da semifinal, entre Maringá e Coritiba, está marcado para 22h (horário de Brasília) de quarta-feira, no Estádio Willie Davids. Os vencedores fazem a final nos dias 6 e 13 de abril.

Bethe 'Pitbull' fica na torcida por Maldonado e Jason no UFC Natal

Lutadora, que integra a Pitbull Brothers, participou dos treinos do meio-pesado
Fábio Maldonado e do pena Rony Jason. Ela se prepara para lutar em abril

A lutadora Bethe "Pitbull" Correia saiu do octógono e foi para a arquibancada do ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal, palco do UFC Shogun x Henderson 2. Bethe, que é atleta da Pitbull Brothers, dos irmãos Patrício e Patricky, reforçou a torcida pelos amigos Rony Jason e Fábio Maldonado. Os lutadores, que são das categorias pena e meio-pesado, respectivamente, fizeram os treinamentos em Natal e tiveram a ajuda da lutadora.
Bethe Pitbull - UFC Natal (Foto: Jocaff Souza)Paraibana radicada em Natal, Bethe Pitbull foi ao ginásio para torcer pelos amigos (Foto: Jocaff Souza)

- Hoje (domingo) eu estou na torcida pelo 'Caipira de Aço' Fábio Maldonado, que chamamos ele de Balboa lá na academia, e o Rony Jason, porque os dois fizeram o camp aqui em Natal conosco na Pitbull Brothers, a minha equipe. Eu sei o sofrimento e a batalha deles e tenho muita fé que eles possam conquistar a vitória - disse Bethe, ao lado dos companheiros da Pitbull Brothers.

Com luta marcada para o dia 26 de abril, nos Estados Unidos, contra a norte-americana Jessamyn Duke, pelo UFC 172, Bethe Pitbull disse que está em fase final de preparação. Com sete vitórias no cartel e nenhuma derrota, a lutadora está confiante por mais um resultado positivo.

- Eu estou trabalhando muito duro e pegando pesado nos treinos. Eu luto no dia 26 de abril, nos EUA, no UFC 172. A minha equipe é muito qualificada e pegando a experiência desses lutadores que estão em Natal, em virtude do UFC, vou aprender ainda mais nesse esporte - concluiu a paraibana radicada em Natal.

Em casa, Jussier Formiga dedica vitória a amigo assassinado a tiros

Lutador da Kimura/Nova União comemora triunfo sobre americano Scott Jorgensen e lembra Luiz de França, parceiro de treinos que morreu no último dia 10 de fevereiro

Por Natal
Jussier Formiga lutou em casa neste domingo e fez bonito no UFC: Shogun x Henderson 2. Após a vitória sobre o americano Scott Jorgensen, o natalense dedicou a conquista ao amigo e companheiro de treinos Luiz de França, assassinado em Natal no dia 10 de fevereiro.
- Dedico essa vitória para um parceiro da gente que, infelizmente, não está mais entre nós, o Luiz de França. Ele foi um cara parceiro que treinava com a gente. Infelizmente, aconteceu uma tragédia com ele uns 40 dias atrás. Ele não está aqui, mas onde ele estiver acho que ele vai estar feliz com essa vitória - disse Formiga.
 Kenny Robertson ufc natal (Foto:  Jocaff Souza) Jussier Formiga comemora vitória no UFC Natal (Foto: Jocaff Souza)

A entrada de Formiga ao ginásio Nélio Dias levantou a torcida potiguar e, aos 3m07s do primeiro round, o peso-mosca aplicou um bonito mata-leão e finalizou a luta, para delírio dos quase 7.000 espectadores presentes.
- É muito gratificante você lutar para os seus amigos, para a sua família. Acho que isso não tem preço - admitiu o lutador da Kimura/Nova União.

A última luta de Jussier Formiga havia sido em setembro do ano passado, quando ele foi nocauteado para o americano Joseph Benavidez, ex-desafiante ao título da divisão dos moscas. O natalense admite que não pensa em lutar pelo cinturão neste momento, mas garante que está pronto para enfrentar qualquer um.

- Hoje (domingo) eu provei que estou vivo na categoria e estou aqui para fazer meu trabalho. Quero chegar lá entre os tops ainda. Eu não penso muito no cinturão agora, mas estou no top 7 da categoria. Estou lutando com caras duríssimos, que estão no topo da categoria. Eu sou empregado do UFC. Então, quem eles colocarem para eu lutar, eu vou estar enfrentando - garante.

Final do TUF Brasil 3 é confirmada para o Ibirapuera, em São Paulo

Evento terá atrações para os fãs, tapete vermelho para celebridades e contará
com as presenças de Isabel, Hortência e outras personalidades do MMA

Por Natal
Comente agora
Após muita especulação, o UFC confirmou neste domingo que a final da terceira temporada do reality show "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de Campeões" será mesmo realizado em São Paulo, no ginásio do Ibirapuera. O evento está marcado para o dia 31 de maio, e terá como eventos principais as decisões das categorias peso-médio e peso-pesado do show e a luta entre os treinadores, Chael Sonnen e Wanderlei Silva. A venda de ingressos começa no dia 9 de abril, às 10h.
Wanderlei Silva e Chael Sonnen TUF Brasil 3 (Foto: Reprodução/ TUF Brasil 3)Wanderlei Silva e Chael Sonnen vão fazer a luta principal do evento (Foto: Reprodução/ TUF Brasil 3)


Além das lutas, os fãs terão diversas atrações para os fãs, um tapete vermelho com celebridades e atores da TV Globo, as treinadoras Hortência e Isabel, entre outras.

Especulou-se sobre a realização do evento - que chegou a ter sua luta principal anunciada para Las Vegas por Dana White, que voltou atrás dias depois - em Barueri e no Rio de Janeiro. O contrato foi assinado apenas no último sábado, possibilitando a divulgação por parte do Ultimate na coletiva de imprensa dada após o UFC Natal, neste domingo. A assinatura de contrato de Wanderlei Silva também estava pendente, mas o brasileiro enfim oficializou o acordo no papel.

TUF Brasil 3 Finale
31 de maio, em São Paulo (SP)
CARD DO EVENTO ATÉ O MOMENTO
Peso-médio: Chael Sonnen x Wanderlei Silva
Peso-pesado: finalista 1 do TUF x finalista 2 do TUF
Peso-médio: finalista 1 do TUF x finalista 2 do TUF
Peso-meio-médio: Paulo Thiago x Gasan Umalatov

Em luta morna, Francimar Bodão perde para holandês por pontos

Meio-pesado da equipe Nova União não consegue impor seu jogo no
octógono e perde para o estreante Hans Stringer no UFC de Natal

Por Natal, RN
A empolgação não era o suficiente para garantir a vitória. Depois de quatro vitórias consecutivas, o meio-pesado Francimar Bodão perdeu em sua segunda luta pelo UFC. O atleta da Nova União caiu diante do holandês Hans Stringer, estreante na organização, em uma luta morna e decidida na decisão dividida dos jurados (29 a 28, 28 a 29 e 29 a 28).
Apesar de um bom segundo round, o lutador não conseguiu impor seu ritmo e acabou preso no jogo de clinch do oponente europeu. A primeira luta de Bodão no Ultimate havia sido em agosto, quando ele venceu o compatriota Ednaldo Lula por decisão unânime no UFC 163, realizado no Rio de Janeiro.
UFC HANS STRINGER X FRANCIMAR BODÃO (Foto: Rodrigo Malinverni)Francimar Bodão não conseguiu vencer o holandês  (Foto: Rodrigo Malinverni)
A luta
Bodão bloqueou o chute e derrubou o adversário. O holandês queria manter a luta para o chão, mas o brasileiro preferiu manter o combate de pé, desferindo apenas alguns chutes. Na trocação, Francimar levou um overhand do rival e acabou indo ao chão. A partir dai, Stringer permaneceu  por cima, golpeando o brasileiro. Depois de um tempo por baixo, Francimar Bodão conseguiu voltar para a luta em pé, mas o europeu conectava golpes melhores também na trocação. Ainda tenso, o brasileiro foi levado para a grade até o fim do primeiro round.
UFC HANS STRINGER X FRANCIMAR BODÃO (Foto: Rodrigo Malinverni)Luta acabou sendo decidida na decisão dos jurados (Foto: Rodrigo Malinverni)
Hans Stringer manteve seu jogo, mas Francimar Bodão se protegeu melhor das quedas. No início do segundo round, o brasileiro conseguiu se desvencilhar bem do clinch na grade. Na sequência, Bodão derrubou o adversário e enfim caiu por cima do rival.  Sem conseguir muitos golpes precisos, acabou perdendo a posição após Stringer conseguir se levantar e levar, de novo, o duelo para a grade. Em um bom momento, Francimar deu um chute que deixou o rival tonto, mas não conseguiu concluir a sequência de golpes. O round terminou com os dois lutadores desferindo socos na trocação, mas sem muita eficiência.
No terceiro e último round, os dois atletas já mostravam cansaço. Depois de uma trocação sem precisão, Hans Stringer levou novamente o duelo para a grade, pressionando o brasileiro de costas, mas sem golpear.  O árbitro Mário Yamasaki levou o combate novamente para o centro do octógono, mas a tônica continuou. O holandês conseguiu impor sua força e jogou Bodão contra a grade de novo. Apesar de pouca eficácia, era o europeu que conseguia andar mais para frente e pontuar mais. Nos últimos segundos, Stringer ainda voltou a trabalhar o clinch, mas foi derrubado pelo brasileiro, que caiu por cima e desferiu poucos golpes.

Em luta amarrada, Léo Santos e Norman Parke empatam no UFC

Um dos jurados marca 29-27 para o brasileiro, mas dois marcam 28-28, na estreia do lutador da Nova União pela categoria leve, em Natal, neste domingo

Por Natal
24 comentários
A luta foi morna, com pouca ação, o que foi provocado pelo jogo de clinche de Norman Parke. O norte-irlandês amarrrou o combate o tempo todo, mas, punido com a perda de um ponto no segundo round por segurar na bermuda de Léo Santos, acabou com um empate majoritário (29-27 Lèo Santos e duplo 28-28), no UFC: Shogun x Henderson, em Natal, na estreia do brasileiro como peso-leve na organização. Este foi o primeiro empate da carreira de ambos os atletas. O lutador da Nova União vinha de vitória sobre William Patolino, quando conquistou o TUF Brasil 2, e tem 12 triunfos e três derrotas no cartel. Já o norte-irlandês soma 19 vitórias e duas derrotas.
O presidente do UFC, Dana White, não poupou críticas ao árbitro, em sua página no Twitter, por ter descontado ponto de Norman Parke.
- Sem dúvidas que o árbitro arruinou a luta, mas Norman Parke não lutou o terceiro round como precisava para terminar a luta - escreveu.
LÉO SANTOS X NORMAN PARKE ufc natal (Foto: Rodrigo Malinverni)Léo Santos e Norman Parke empataram no UFC em Natal (Foto: Rodrigo Malinverni)
A luta
Norman Parke começou dominando o centro do octógono e desferindo chutes baixos e na linha de cintura de Léo Santos. O brasileiro tocou o olho do adversário de forma involuntário e o combate foi interrompido. Na volta, Léo conectou um bom direto, mas recebeu a resposta da mão esquerda de Parke. Os lutadores ficaram no clinche, mas nenhum dos dois conseguia derrubar. O norte-irlandês pressionava o adversário contra a grade, porém, sem muita ação. O árbitro mandou os atletas de volta para o centro do octógono, e Norman Parke soltou dois chutes altos. O brasileiro contragolpeou bem e, nos segundos finais, Parke tentou um single leg, mas o round chegou ao fim.
O segundo round começou com o mesmo equilíbrio, e os lutadores foram para o clinche. Norman Parke pressionou o brasileiro contra a grade, mas sem colocar muitos golpes, até que o árbitro recomeçasse do centro. O norte-irlandês voltou acertando um chute baixo, defendeu a tentativa de queda de Léo Santos e pressionou o adversário contra a grade novamente. Após buscar derrubar o brasileiro, o árbitro interrompeu o combate e descontou um ponto de Parke, por ter segurado na bermuda do rival. Léo voltou aplicando um chute alto, mas novamente ficou preso na grade no clinche do seu oponente. O brasileiro se livrou, mas novamente foi pego no clinche e recebeu joelhadas na linha de cintura. Com menos de um minuto para o fim do segundo assalto, Parke ameaçou um double leg, mas desistiu e conectou dois uppercuts no rosto do lutador da Nova União. No fim, Léo ainda cedeu as costas e recebeu uma joelhada na coxa.
O panorama se manteve no terceiro round, com Parke partindo para o clinche, colocando alguns socos no rosto de Léo e recebendo vaias da torcida em Natal. O norte-irlandês era um verdadeiro carrapato, colado no brasileiro, em posição de domínio na maior parte do tempo com a pressão que fazia na grade. Após muito tempo agarrados, o árbitro separou os lutadores faltando menos de um minuto e meio para acabar a luta. Léo Santos partiu para cima em busca da trocação, mas foi clinchado outra vez, ficando com as costas na grade. Parke conseguiu pegar as costas e deu algumas joelhadas, sem desgrudar de Léo até o fim do combate.

Trator domina russo e conta com punições para vitória fácil no UFC

Mairbek Taisumov perde ponto nos dois primeiros rounds e sai derrotado por um triplo 30-25, na decisão unânime dos jurados pelo card principal

Por Natal
7 comentários
Se fosse futebol, Michel Trator teria dado uma goleada em Mairbek Taisumov. Além de dominar os três rounds, o brasileiro se aproveitou de duas punições sofridas pelo russo nos dois primeiros rounds. Ele perdeu um ponto em cada. Na primeira, por acertar um chute com o adversário em três apoios. Na segunda, por segurar na grade. O resultado foi a decisão unânime dos árbitros com um inusitado triplo 30-25.
Trator agora tem duas vitórias seguidas no UFC, após três lutas pela organização. No total, são 18 triunfos e apenas uma derrota. Já o Taisumov, que vinha de vitória na estreia no Ultimate, perdeu pela quinta vez, além de ter 21 vitórias.
MICHEL TRATOR X MAIRBEK TAISUMOV ufc natal (Foto: Rodrigo Malinverni)Michel Trator dominou Mairbek Taisumov no UFC: Shogun x Henderson (Foto: Rodrigo Malinverni)
A luta
Os lutadores começaram se respeitando, com cada um acertando um chute baixo. Michel Trator resolveu tomar a iniciativa na trocação e, no clinche, conseguiu uma boa queda, caindo na meia guarda. Rapidamente ele foi para a montada, mas Taisumov conseguiu explodir e quase repôs a guarda. O brasileiro foi para a posição de cem quilos e partiu para um estrangulamento norte-sul, mas o russo se livrou da finalização e voltou a ficar de pé. Novamente Michel clinchou e conseguiu derrubar indo com facilidade para a montada, mas, desta vez, passou a trabalhar o ground and pound. Ele ensaiou uma chave de braço, perdeu a posição e Taisumov repôs a guarda. Trator ainda ganhou a meia novamente e fez a transição para a montada. Nos segundos finais, o russo teve um ponto descontado por Mário Yamasaki, após acertar um chute com Michel Trator em três apoios no chão.
Trator começou conectando um bom golpe, mas se desequilibrou e caiu por baixo. Como não houve muita ação no chão, o árbitro mandou os jogadores ficarem de pé. Taisumov acertou um bom chute rodado na linha de cintura do rival, mas Michel Trator foi para o double leg para tentar derrubar, e Mairbek Taisumov segurou na grade. Yamasaki de novo descontou um ponto do lutador. Em desvantagem, o russo partiu para cima, mas o brasileliro respondeu com contragolpes eficientes. Trator encurralou o adversário e trabalhou combinações de jab e direto. Taisumov conectou um chute frontal no rosto do oponente. Nos últimos segundos, Michel acertou um chute alto.
Michel Trator seguiu a cartilha dos dois primeiros rounds, simulando a trocação para conseguir o clinche e tentar a queda, mas Taisumov defendeu. O brasileiro conseguiu colar novamente no rival e tentou a queda. Para variar, o russo segurou na grade. Mário Yamasaki preferiu dar uma advertência verbal. Michel continuou levando vantagem em pé e colocou o russo para baixo, conseguiu a montada com tranquilidade. Taisumov explodiu e repôs a guarda. Na sequência, pôs os pés no quadril do adversário e se levantou. Trator clinchou, mas perdeu a posição e cedeu as costas, faltando cerca de 20 segundos para o fim. Ainda deu tempo de sair e terminar trocando com o russo.