segunda-feira, 24 de março de 2014

Martín, Pereira, Aránguiz... conheça os novos gringos do futebol brasileiro

Aumento no limite de estrangeiros por clube faz com que novos nomes apareçam

Por Globoesporte.com
175 comentários
O torcedor brasileiro já se acostumou a ouvir nomes como Conca, Barcos, Guiñazu, Guerrero e Valdívia. Talentosos, eles já se firmaram em seus clubes e figuram no grupo dos gringos que deram certo por aqui. Em 2014, com o aumento do número permitido de estrangeiros de três para cinco por clube, eles rapidamente ganharam companhia. Outros jogadores já começam a se destacar e assumir papéis importantes.

Martín Silva, Álvaro Pereira, Juan “El Tanque” Ferreyra e Charles Aránguiz já são titulares em suas equipes. Outros, como Alan Ruiz e Nicolás Otamendi, entram nas partidas com frequência e dão a impressão de que, se tiverem uma brecha, ganham a posição. Podem se destacar e ser decisivos tanto no Brasileirão quanto na Copa Libertadores. Veja quem são eles e como estão se saindo no ano até agora.
Info_Jogadores_GRINGOS_no-Brasil-2 (Foto: Infoesporte)(Crédito: equipe de infografia)




martín silva: solução para um problema crônico
Em 2013, o Vasco sofreu muito com seus goleiros. Alessandro, Diogo Silva e Michel Alves estiveram longe de agradar à torcida e falharam em alguns momentos decisivos, contribuindo para o rebaixamento no Brasileiro. Era necessária uma contratação para resolver o problema, e Martín Silva, vice-campeão da Copa Libertadores com o Olimpia, chegou para ser titular. Logo nas primeiras defesas, conquistou a confiança da torcida, que gritou "ah, temos goleiro!’ da arquibancada. Ele foi o melhor da posição na primeira fase do Carioca, segundo notas dadas pelo GloboEsporte.com, e vem sendo convocado pelo técnico Óscar Tabárez para a seleção.
otamendi: boa opção para ausência de réver

Com as lesões de Réver e Emerson, o Atlético-MG precisou correr atrás de um zagueiro para jogar a Libertadores e encontrou em Nicolás Otamendi uma oportunidade de ocasião. O zagueiro chegou por empréstimo até junho e tem tido boas atuações. Já teve seu senso de colocação e sua personalidade elogiados pelo goleiro Victor e, versátil, pode atuar como lateral-direito. Foi convocado por Alejandro Sabella para o amistoso da Argentina contra a Romênia, no início deste mês.

álvaro pereira: experiência e versatilidade

O mais renomado desta lista é Álvaro Pereira, que chegou para resolver o problema da lateral esquerda do São Paulo. Titular da seleção uruguaia na Copa do Mundo de 2010, ele foi campeão da Liga Europa com o Porto em 2010/11 e teve uma passagem de um ano e meio pelo Internazionale de Milão. Emprestado ao São Paulo até junho de 2015, já disputou 11 partidas, todas como titular. Em entrevista recente, ele se mostrou feliz com a adaptação e afirmou que quer "ficar por muitos anos", repetindo a trajetória de compatriotas como Lugano e Dario Pereyra. Tem 28 anos, pode atuar também como meio-campo e é nome certo da Celeste na próxima Copa.
aránguiz: volante artilheiro e garçom



Titular do Universidad de Chile campeão da Copa Sul-Americana em 2011, Charles Aránguiz chegou ao Inter em janeiro e rapidamente ganhou espaço no time titular. Atuou em sete jogos (seis pelo Gauchão e um pela Copa do Brasil), marcou quatro gols - dois deles contra o Cruzeiro-RS pelas quartas de final do estadual - e deu três assistências. Foi descrito como "fantástico" pelo técnico Abel Braga e vê o Inter se movimentando para comprá-lo. Está emprestado até agosto pelo Udinese-ITA, mas seu preço assusta: US$ 5 milhões (R$ 11,6 milhões). Foi convocado por Jorge Sampaoli para o amistoso do Chile contra a Alemanha, no início do mês.
alan ruiz: reserva com cara de titular


O meia, contratado por empréstimo de um ano junto ao San Lorenzo, chegou ao Grêmio sem muitas expectativas, mas já começa a chamar a atenção pela categoria com a perna esquerda. Reserva, iniciou apenas três dos dez jogos que disputou, mas entrou muito bem em momentos importantes, como contra o Atlético Nacional pela Libertadores. Habilidoso, ele vem se firmando como uma boa opção para substituir Zé Roberto, que aos 39 anos já não consegue atuar com a mesma intensidade em todas as partidas.
FERREYRA: GOLS IMPORTANTES E CARISMA



Vice-campeão da Libertadores em 2013 com o Olimpia, Juan ‘El Tanque’ Ferreyra foi contratado pelo Botafogo para resolver um problema sério que o time teve em 2013: a falta de um centroavante de ofício. Apesar do jeito desengonçado e da falta de categoria com a bola em alguns momentos, tem cumprido essa missão com eficiência. Já são cinco gols marcados em dez jogos, sendo três na Libertadores. O último deles, contra o Independiente del Valle, garantiu a vitória alvinegra por 1 a 0. Sua entrega nas partidas é reconhecida pela torcida, que adaptou o grito de "uh, El Loco" - para o uruguaio Loco Abreu - para "uh, El Tanque".
pabón: velocidade e precisão nos chutes

Contratado por empréstimo ao Valencia, Dorlan Pabón ainda não é no São Paulo o jogador que encheu os olhos atuando pelo Atlético Nacional em 2011, quando se destacava pelos chutes fortes, mas tem feito boas partidas. Em uma delas, contra o Audax, deu duas assistências para Luis Fabiano na goleada por 4 a 0. E no geral melhorou a movimentação ofensiva do time comandado por Muricy Ramalho, formando um trio com o Fabuloso e também com Osvaldo, que voltou a jogar bem em 2014 após um semestre ruim no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário