quinta-feira, 26 de abril de 2012

Coritiba resolve jogo em um minuto e goleia o Paysandu no Couto: 4 a 1

Coxa fez três gols no primeiro tempo e viu o Papão crescer no segundo tempo, mas com pênalti e expulsão de goleiro, acabou com placar amplo

Por Gabriel Hamilko Curitiba
8 comentários
O Coritiba não deu atenção para a boa fase do Paysandu, na Copa do Brasil, e goleou o Papão por 4 a 1 no primeiro jogo das oitavas de final.  O time paranaense teve domínio total da partida no início do primeiro tempo. Mas o torcedor que foi ao Estádio Couto Pereira viu o Paysandu crescer na etapa complementar e deixar o jogo mais movimentado. Com dois pênaltis marcados para o Coxa - um deles perdido e outro que valeu a expulsão do goleiro Paulo Rafael - o Alviverde acabou encaminhando muito bem a classificação para a próxima fase, que será decidida em Belém.
Após um começo distraído, o Coritiba achou o caminho aos 32 minutos e fez dois gols em um minuto. Os atacantes Anderson Aquino e Roberto e os meias Everton Ribeiro e Tcheco balançaram as redes para o Verdão. O meia Thiago Rodrigues descontou para o Papão.
O segundo jogo das oitavas de final será na próxima quinta-feira. Coxa e Papão se encontram no Mangueirão, às 19h30m (de Brasília), para decidir quem será o classificado na competição nacional. Antes disso, o time paranaense tem compromisso pelo Campeonato Paranaense. O Coritiba fecha o returno contra o Roma-PR, em Apucarana, no domingo, às 16h.
Demerson do Coritiba e Rafael Oliveira do Paysandu  (Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado)Demerson e Rafael Oliveira disputam bola no Couto Pereira (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)
Dois gols em um minuto e Coxa mata primeiro tempo
O Coritiba entrou com o mesmo time que começou contra o Atlético-PR, exceto pela ausência de Rafinha, no departamento médico. Com isso, Lincoln e Everton Ribeiro formaram o meio-campo. No Paysandu, o técnico Lechera manteve o mesmo time que se classificou sobre o Sport, em plena Ilha do Retiro.
Em campo, o Coxa fez valer o mando de campo e dominou o primeiro tempo. Na metade do primeiro tempo já tinha conquistado 68% de posse de bola. Mas o excesso de tentativas de toques bonitos e a falta de atenção fizeram o grupo pecar. Aos dez minutos, Lincoln perdeu uma grande chance, cara a cara com o goleiro Paulo Rafael.
O Paysandu não conseguiu impor o mesmo ritmo e velocidade que nos outros jogos, mesmo com algumas falhas da defesa. O lateral-direito Picachu estava apagado e o goleiro alviverde não teve problemas com o ataque bicolor, que não conseguiu acertar a meta.
Mas foi necessário apenas um minuto para que qualquer desconfiança do torcedor se acabasse. Com 31 minutos, Tcheco deu um toque para o atacante Anderson Aquino que, livre, mandou um petardo no ângulo esquerdo do goleiro bicolor. Segundos depois , Roberto recebeu lançamento, saiu por trás da zaga e mandou por cobertura: 2 a 0.
Pressão do Papão
Com a necessidade de se abrir mais e diminuir a vantagem coxa-branca, o Paysandu mudou o meio-campo: Kariri saiu, com um cartão amarelo na conta, e entrou Harison. O jogo ficou mais movimentado, com algumas descidas do Papão e contra-ataques do Coritiba.
E o Paysandu aproveitou o contra-ataque aos 23 minutos. Pichachu ficou livre na direita, avançou e tocou na área. O atacante Heliton recebeu e tocou, mas Vanderlei defendeu. No bate e rebate, o meia Thiago Rodrigues chutou forte e descontou.
Rafael Silva sofreu mais um pênalti, desta vez pelo goleiro Paulo Rafael, que foi expulso. Harison assumiu o gol
Vendo a pressão do Paysandu e a  pouca movimentação do Coritiba, o técnico Marcelo Oliveira fez alterações por atacado. Tirou Anderson Aquino, Lincoln e Jonas, para as entradas de Renan Oliveira, Rafael Silva e Sergio Manoel (que estreou com a camisa coxa-branca). As mudanças deram mais dinamismo ao time paranaense, que sofria pressão bicolor.
Aos 33 minutos, o zagueiro Thiago Costa fez pênalti em cima de Rafael Silva. Porém, o goleiro Paulo Rafael defendeu a cobrança de Roberto. Cinco minutos depois, o atacante perdeu mais uma chance, quando recebeu livre e tocou para fora.
Mas o Paysandu não deu trégua. Igualou no número de finalizações e adiantou a marcação. Em duas oportunidades quase chegou ao segundo gol e mostrou um time totalmente diferente do primeiro tempo.
Mas foi o Coritiba que se saiu melhor no final do jogo foi o Coxa. Rafael Silva sofreu mais um pênalti, desta vez pelo goleiro Paulo Rafael, que foi expulso. Harison assumiu o gol do Papão e Tcheco foi para cobrança. Bola na rede e festa dos pouco mais de 9 mil pagantes, que aplaudiram o meia alviverde.

Chuva castiga o Majestoso, e jogo entre Ponte e São Paulo é adiado

Arbitragem acata pedido de dirigentes, temerosos por lesões nos atletas. Os dois times jogam no fim de semana pelas semifinais do Paulistão

Por Gustavo Serbonchini e Heitor Esmeriz Campinas, SP
37 comentários
A partida entre Ponte Preta e São Paulo, marcada para as 22h desta quinta-feira, foi adiada. O gramado do estádio Moisés Lucarelli foi muito prejudicado pela forte chuva que assolou Campinas por volta das 19h30m. Os dirigentes dos dois clubes conversaram e acharam melhor deixar o jogo para outro dia, já que existem duas datas para a partida ser disputada sem que o calendário seja comprometido. A CBF deverá anunciar nos próximos dias quais serão as datas dos dois jogos - a partida de volta estava marcada para quarta-feira, no Morumbi, e deve ser "empurrada" para a semana seguinte.
Árbitros fazem vistoria no gramado do estádio Moisés Lucarelli (Foto: Gustavo Serbonchini / globoesporte.com)Árbitros fazem vistoria no gramado do Moisés Lucarelli (Foto: Gustavo Serbonchini / globoesporte.com)
A decisão do adiamento foi do árbitro da partida, Luis Flavio Oliveira. Ele vistoriu o gramado para checar se havia ou não condições de ocorrer o jogo e decidiu que aguardaria mais 30 minutos para, então, fazer uma nova vistoria. Logo em seguida, porém, anunciou que não seria possível realizar a partida.
- Desse jeito está impraticável. É oficial, não vai ter jogo. A decisão é minha - disse o árbitro, por volta das 21h45m.
A maior reclamação dos dirigentes dos dois clubes era o risco de haver lesões dos jogadores, já que o gramado, no entender deles, não iria melhorar. Os jogadores aprovaram a decisão.
- Foi a decisão mais acertada a se tomar. É ruim para os dois lados, mas agora vamos esperar o próximo jogo. Ficamos tristes, porque estávamos prontos para jogar - disse o meia Lucas, do São Paulo.
- Temos uma partida importante contra o Santos no domingo. Isso (a chuva) prejudica um pouco a parte física, o jogo fica muito pesado, ia ser ruim para as duas equipes - emendou o volante Casemiro, também do Tricolor.
Dirigentes de Ponte Preta e São Paulo se reúnem no gramado do Moisés Lucarelli e pedem à arbitragem adiamento da partida (Foto: Heitor Esmeriz / Globoesporte.com)Dirigentes se reúnem e pedem o adiamento da partida (Foto: Heitor Esmeriz / Globoesporte.com)
O adiamento da partida beneficia os dois times. Tanto São Paulo quanto Ponte Preta têm jogos importantes no domingo, pelo Campeonato Paulista. O Tricolor encara o Santos e o Alvinegro pega o Guarani pela semifinal do estadual.
- A grande preocupação nossa é com a integridade física dos atletas. Temos partidas importantes neste fim de semana. Não é frescura de não jogar hoje, é privilegiar o espetáculo. São Paulo e Ponte Preta têm grandes times, não precisamos fazer hoje - disse o presidente da Ponte, Márcio Della Volpe.

Crias do Vasco, Bruno Gallo e Rodrigo Antônio tentam se firmar em Portugal

Apesar do momento favorável que vivem, jogadores não escondem saudade do Brasil e da Colina. Gallo quase foi parar no futebol egípcio

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Bruno Gallo (Foto: Frederíco Costa / Globoesporte.com)Bruno Gallo na época que ainda defendia o Vasco
(Foto: Fabrício Costa / Globoesporte.com)
Dois jogadores revelados pelo Vasco e que disputam o Campeonato Português estão em alta no país e lutam para ganhar mais espaço. Bruno Gallo, de 24 anos, e Rodrigo Antônio, de 25, deixaram a Colina sem muitas oportunidades no time principal. Eram tempos difíceis, quando o clube caiu para a Segunda Divisão.
Atualmente no Vitória de Setúbal, o meia Bruno Gallo conquistou recentemente o posto de titular com o técnico José Mota e o time cresceu de produção no campeonato. Apesar da esperança de fazer sucesso na Europa, ele não esconde que sonha voltar para o Brasil, de preferência para a Colina. Bons motivos para isso não faltam.
- Graças a Deus estou bem aqui, mas minha esposa Isabela está grávida no Brasil. Estou sozinho. Existe a vontade de ficar perto dela. Tenho uma gratidão enorme pelo Vasco, foram nove anos na base. Foi uma tristeza não ter aparecido mais no clube, disputado um Brasileiro. Se tiver chance, tenho uma vontade enorme. Via o carinho da torcida pelo time e não pude participar muito disso - disse o meia.
Gallo teve a chance de acertar com o Guarani no início do ano, mas a negociação não avançou. Antes, havia uma oportunidade de jogar no Zamalek, do Egito. No campeonato local, torcedores invadiram o gramado e agrediram atletas.
- Estive para ir para o Egito. Estava tudo acertado com o Zamalek, mas mudaram os valores em cima da hora e o Vitória de Setúbal não aceitou. Ainda bem. O negócio ficou feio lá...
Rodrigo Antônio (Belenenses) (Foto: Reprodução / site oficial do Belenenses)Rodrigo Antônio virou meia no Belenenses
(Foto: Reprodução / site oficial do Belenenses)
Os vascaínos lembram de Rodrigo Antônio como volante, mas em Portugal ele passou a mostrar uma outra característica mais ofensiva. Atuando como meia, da Segunda Divisão, ele fez já marcou nove gols no campeonato. O jogador está emprestado ao Belenenses até o fim o meio deste ano e terá que retornar ao Marítimo, que detém seus direitos.
Assim como Bruno Gallo, Rodrigo Antônio também fala do Brasil e do Vasco com saudosismo.
- Tem sido um momento bom para mim. No Brasil eu jogava mais como volante, mas em Portugal atuou mais avançado, como um meia. Tenho mais um ano de contrato, fica mais a cargo do clube. Mas sabemos que no futebol essas coisas podem mudar. Claro que gostaria de voltar para o Vasco. Só tive oportunidade de disputar um Brasileiro. Seria bom ser lembrado em seu país, que tem um dos campeonatos mais difíceis do mundo.
Apesar da vontade de voltar para seu país, Rodrigo Antônio não descarta a possibilidade de seguir os passos de Deco, que se naturalizou e passou a defender e Seleção Portuguesa.
- Nunca passou pela minha cabeça isso de naturalização, mas, caso tenha oportunidade, ficaria muito feliz. Tenho o sonho de defender o Brasil, mas a concorrência é grande, são muitos jogadores de qualidade.
O Vitória de Setúbal de Bruno Gallo é o nono colocado do Campeonato Português. Já o Belenenses de Rodrigo Antônio é o nono lugar na Série B.

Em treino técnico, Vasco exercita cruzamentos e finalização de cabeça

Cristóvão deixa coletivo que decide time para a final para sexta-feira

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
15 comentários
Em semana com jogo apenas no domingo, o técnico Cristóvão Borges costuma realizar treinos táticos, que visam à definição da equipe, na quinta-feira. Mas não foi o que aconteceu desta vez. O treinador preferiu deixar os testes para sexta e realizou apenas exercícios técnicos. Primeiro, dividiu o grupo em três para treinos de marcação e toque de bola. Depois, colocou os titulares para treinar cruzamentos e finalização de cabeça.
Treino do Vasco (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com) Vasco treina para a decisão da Taça Rio contra o Botafogo (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
O time treinou praticamente completo, faltando apenas três dias para a final da Taça Rio, contra o Botafogo. Apenas Tenorio, que ainda se recupera da ruptura do tendão do pé esquerdo, e Dedé, que está com um edema ósseo na fíbula da perna esquerda, ficaram fora. Juninho foi o último a subir para o campo, mas treinou normalmente.
Vasco e Botafogo fazem a decisão da Taça Rio, no Engenhão. O jogo tem início às 16h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo pela Rede Globo.

Juninho ou Felipe: números mostram que Vasco é melhor com só um deles

Meias já brilharam juntos nos gramados, mas retrospecto aponta que, hoje, o Time da Colina tem melhor aproveitamento quando dupla está separada

Por SporTV.com Rio de Janeiro
17 comentários
O técnico Cristóvão Borges já foi questionado diversas vezes sobre a possibilidade de Felipe e Juninho Pernambucano começarem uma partida juntos pelo Vasco. O objetivo, dizem os torcedores, é assistir à reedição da dupla que, na década de 90, participou de diversas conquistas do clube. Mas o comandante, mesmo admitindo que a formação é possível, tem sido favorável à opção de colocar um dos meias no banco. E não parece ter a intenção de rever o esquema.
A favor da posição de Cristóvão estão números recentes da equipe. As estatísticas sobre as participações de Juninho (37 anos) e Felipe (34) revelam que o Vasco tem obtido mais sucesso utilizando apenas um dos dois veteranos em campo. Com Juninho e sem Felipe, o Time da Colina teve, em 2012, um aproveitamento de 79%. Na situação contrária, os números aumentam para 83%. Com os dois ou nenhum deles em campo, o resultado é menor, apenas 66%.
estatísticas vasco sportv news juninho pernambucano felipe (Foto: Reprodução SporTV)Números do Vasco com apenas um deles em campo
(Foto: Reprodução SporTV)
- Essa pergunta é feita a mim desde o ano passado. Claro que eles podem jogar junto. Agora, existem partidas em que a dinâmica do jogo é muito alta, ou então a gente precisa jogar de uma forma pressionando o adversário. A nossa equipe passa por situações nas quais a gente corre muito risco, nos arriscamos muito às vezes, jogamos com a marcação muito adiantada. Então, só depende dessas circunstâncias - explicou Cristóvão Borges.
Juninho e Felipe têm praticamente a mesma responsabilidade na equipe e colecionam, juntos, títulos importantes pelo Vasco. Atuando lado a lado, a dupla foi bicampeã do Campeonato Brasileiro (1997 e 2000) e campeã do Campeonato Carioca (1998) e da Taça Libertadores (1998), além da Copa Mercosul (2000) e Torneio Rio-São Paulo (2000). Dentro de campo, no entanto, as características diferentes dos dois têm sido apontadas como capazes de mudar a atual estratégia da equipe.
- O Felipe é um jogador que gosta de tocar a bola mais rápido, de tocar a bola para frente em busca do gol. O Juninho já é um jogador de lançamentos. Então, geralmente quando a bola cai no pé do Felipe eu já espero que ele venha fazer uma tabela. Com o Juninho, espero a bola mais na frente - disse o atacante Alecsandro.
estatísticas vasco sportv news juninho pernambucano felipe 2 (Foto: Reprodução SporTV)Números com jogadores juntos ou com ambos na reserva (Foto: Reprodução SporTV)

Final da Taça Rio reúne geração de velhos amigos do futebol carioca

Fellype Gabriel fala com carinho da antiga relação com Diego Souza, que também conhece zagueiro Antônio Carlos desde a base do Fluminense

Por André Casado e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
No início dos anos 2000, época em que Flamengo e Fluminense dominavam as categorias de base do futebol carioca, uma geração foi formada por jovens amigos que ainda sonhavam ser promovidos aos profissionais. Entre eles Diego Souza, Antônio Carlos, Rodolfo, Carlos Alberto, Fellype Gabriel, Andrezinho... Jogadores que, mais tarde, ganhariam destaque no cenário nacional. Desde então, mudaram-se os clubes, mas a amizade ficou. E neste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, a final da Taça Rio entre Botafogo e Vasco reúne novamente essa safra de atletas, agora mais maduros, em lados opostos do campo.
Antônio Carlos  Botafogo Diego Souza Fellype Gabriel  (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Antônio Carlos, Diego Souza e Fellype Gabriel: mantém amizade de longa data (Foto: Arte/Globoesporte.com)
Um dos laços mais estreitos é o formado entre Antônio Carlos e Diego Souza. Em seu perfil no site oficial do Botafogo, o zagueiro diz que o meia vascaíno é o seu melhor amigo no futebol. Eles se conheceram nas categorias de base do Flu, quando o zagueiro, dois anos mais velho do que Diego, estava nos juniores, e o atual cruz-maltino, no juvenil.
- Quando ele foi para o Benfica-POR, eu estava na França (no Ajaccio), e não éramos tão aproveitados, havia muito rodízio. Então, nos dávamos força via MSN, telefone, sempre procuramos saber o que estava acontecendo um com o outro. É uma amizade que tenho orgulho de levar para a vida toda, independentemente da distância. Sempre marcamos algo no fim do ano, um churrasco, uma pelada, porque a rotina de jogos e viagens impede que a gente esteja junto - recordou o defensor, que, na base, atuava na mesma posição de Diego: volante.
- Ele era marcador, cara, pegava mesmo (risos). Depois, eu virei zagueiro, junto com o Rodolfo, outro parceiro nosso, que vivia na minha casa porque a família dele é de fora, e o Diego virou atacante. É até curioso, o caminho normalmente é ao contrário, mas ele sempre teve muita habilidade e é forte.
Vou marcá-lo mais uma vez e espero que o Bota saia vencedor, porque na época dele de Palmeiras eu estava perdendo muito e estava me incomodando (risos)"
Antônio Carlos, zagueiro do Botafogo
O camisa 10 cruz-maltino confirma que sempre tenta estar com o colega alvinegro, mas que nas últimas semanas o contato vêm sendo raro. Tudo para se preservarem até a final da Taça Rio.
- Nós nos enfrentamos várias vezes e estamos sempre juntos. Mas, quando chega perto de um jogo decisivo como o de domingo, a gente procura nem se falar, porque a rivalidade é muito grande. Quando você joga contra um amigo, não quer perder de jeito nenhum - ressaltou o vascaíno.
Antes da partida, Antônio Carlos se prepara para marcar mais uma vez o meia, como o fez na vitória por 3 a 1, em março, e revela que o antigo retrospecto contra o rival o perturbava.
- Espero que o Botafogo saia vencedor, porque na época dele de Palmeiras eu estava perdendo muito e estava me incomodando (risos). Agora já equilibrou - brincou.


Destes jogadores, fundamentais no esquema de Oswaldo de Oliveira e Cristóvão Borges, apenas Fellype e Andrezinho foram criados na Gávea. Campeão carioca em 2005 pelo Tricolor, o zagueiro do Glorioso ressalta que o trabalho feito em Xerém foi marcante.
- Aquela geração de Xerém era muito boa, todos mundo que subiu conseguiu se firmar. A gente sempre foi unido, porque passou por dificuldades - comentou Antônio, que citou o técnico da época, Gilson Gênio, como o responsável por ajudar na cabeça e na técnica de cada um.
Amizade com Fellype Gabriel vem do tempo de escola
diego souza fellype gabriel flamengo 2005 (Foto: Agência Globo)Fellype Gabriel (esq.) e Diego Souza (dir.), junto de
Léo Moura no Fla de 2005 (Foto: Agência Globo)
Antônio Carlos não é o único amigo de Diego Souza no elenco do Botafogo. No colégio, ele conheceu Fellype Gabriel, de quem continua próximo até hoje. O botafoguense morava no bairro carioca de Bonsucesso, mas ganhou bolsa para estudar na Escola Lemos Cunha, na Ilha do Governador, onde a mãe era professora. No time do colégio, ele jogou com Diego. Mais tarde, eles reviveram a experiência na Seleção Sub-20, antes de conquistarem o primeiro título juntos, a Copa do Brasil de 2006, pelo Flamengo.
- Fomos da mesma turma e depois de turmas separadas. Nos conhecemos há muito tempo e nossas famílias também têm ótima relação. É um cara de quem todo mundo gosta, muito brincalhão. É o que vemos nas comemorações, não o que ele passa às vezes na imprensa, meio sério. Depois, nos separamos, mas mantivemos contato. A gente se fala, troca ideia sobre futebol... - contou Fellype, que voltou ao Rio no início deste ano, assim como Andrezinho e Rodolfo, depois de duas temporadas no Japão, e revelou uma dívida com o vascaíno.
- Estamos tentando marcar um futevôlei desde que eu voltei, estou devendo isso a ele.

Esquema do Botafogo com três meias preocupa o Vasco para a final

Romulo diz que a equipe cruz-maltina precisa ter atenção com velocidade do adversário deste domingo

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
JUninho pernambucano rômulo vasco treino (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Romulo está atento aos homens de criação do
Bota (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
O Vasco teve a semana livre para se preparar para encarar o Botafogo, neste domingo, na final da Taça Rio. E aproveitou esse tempo para discutir a melhor forma de marcar o sistema ofensivo do rival, que sai um pouco do comum, já que atua com três meias, sendo que dois bem abertos pelas pontas. Romulo, que ficará encarregado de comandar a marcação no meio, reconhece que a formação do adversário pode dificultar a vida cruz-maltina, mas garante que a equipe está preparada para tentar parar os homens de criação alvinegros.
- Confunde um pouco a marcação. Eles ficam com três meias e um atacante só. Dificulta um pouco porque os zagueiros ficam sem saber quem marcar. É mais complicado, tem que ter mais atenção para não dar espaço para eles. São muito rápidos, muito habilidosos. Temos que ter muita atenção. Mas o Cristóvão vai saber como posicionar bem a equipe para jogar essa partida.
Apesar de ter a marcação como principal função, Romulo diz que pode trabalhar como elemento surpresa no ataque, como fez contra o Nova Iguaçu, quando fez um gol e deu dois passes.
- Sempre tenho liberdade. Não foi só no jogo do Nova Iguaçu. Às vezes, tem espaço, às vezes não. Nos outros jogos, não pude fazer isso. Procuro fazer bem minha função que é marcação, mas tento melhorar no setor ofensivo porque a gente quer sempre melhorar na profissão. Se chegar na frente e tiver chance, tem que estar preparado.
Vasco e Botafogo se enfrentam no Engenhão, a partir das 16h (horário de Brasília). A Rede Globo transmite o duelo ao vivo. E o GLOBOESPORTE.COM acompanha em tempo real.

Cotado em times do Rio, Neto Baiano revela que ‘está tudo encaminhado’

Com 27 gols na temporada, chama atenção de vários clubes do Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
26 comentários
Neto Baiano concede entrevista na Toca do Leão (Foto: Raphael Carneiro / Globoesporte.com)Neto Baiano revelou que pode estar de saída do
Vitória (Foto: Raphael Carneiro / Globoesporte.com)
A torcida do Vitória pode perder nos próximos dias a alegria de bater no peito e dizer que tem no time o artilheiro do Brasil. Nesta quinta-feira, o atacante Neto Baiano, autor de 27 gols na temporada, revelou em entrevista à Rádio Brasil, do Rio de Janeiro, que está negociando com vários clubes do futebol brasileiro, entre eles Botafogo e Vasco. Expressando vontade de defender uma equipe carioca, o atacante afirmou que pequenos detalhes o separam de uma despedida do time baiano.

- É desejo de todo jogador atuar no Rio de Janeiro, em grandes clubes como Vasco e Botafogo. Espero que as coisas sejam resolvidas no Vitória, que isso seja definido o mais rápido possível. Está tudo encaminhado. Meus empresários estão conversando não só com clubes do Rio, como de São Paulo também. Quem sabe depois da Copa do Brasil e do Baiano eu possa pintar em terras cariocas – disse o atacante, que foi poupado dos últimos treinamentos do Vitória por conta de um calo no pé.

Caso acerte com o Botafogo, Neto Baiano reencontrará o meia-atacante Elkeson, com quem jogou no Vitória. A possibilidade de reeditar a parceria agradou o artilheiro.

- Joguei com ele em 2009. O ataque era eu e Elkeson. É um grande jogador. Quem sabe não repetimos a dupla? Deixo nas mãos de Deus – afirmou Neto Baiano.

Na próxima quarta-feira, o Vitória encara o Botafogo pela Copa do Brasil. No entanto, o dilema de encarar uma equipe que pode contratá-lo no decorrer da temporada não assusta Neto Baiano. O que faz o coração do atacante bater mais forte para o confronto é a possibilidade de jogar perto de um ídolo.

- O Loco Abreu, para mim, é exemplo. Sou fã sim. Me espelho muito nele. É um cara de grupo, mesmo sendo de fora. Isso é legal – destacou o atacante, que sequer se importou com a sequência de pênaltis perdidos pelo camisa 13 do Botafogo. - Ele tem personalidade. Tenho certeza de que vai superar esse momento. Para mim, é um dos melhores batedores de pênaltis do Brasil.

Neto Baiano também revelou que o Vitória tem um espião para o duelo contra o time da Estrela Solitária. O meia Lucio Flavio já atuou no Botafogo e, velho conhecido da torcida carioca, é considerado fonte de informação no Rubro-Negro baiano.

- É um amigo, dá muitos conselhos. Fala sobre o Botafogo. É um jogador que pode até sair jogando, pelo conhecimento que tem – afirmou o atacante.

Peneira do Pnera: goleiros são homenageados com vaga na final

Vencedores da sexta edição vão treinar no Sport, e projeto dá presente aos goleiros no dia deles

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
1 comentário
Matheus Henrique e Mateus Saraiva, ganhadores do Pnera 6 (Foto: Divulgação)Mateus Saraiva e Matheus Henrique, os vencedores
do Pnera 6 (Foto: Divulgação)
Esta quinta-feira, 26 de abril, é dia do goleiro. Para homenagear os atletas da posição, a peneira do Pnera garante a presença de um arqueiro na final da sétima edição do projeto. A escolha por qualidade técnica contemplará um dos garotos que planeja vestir luvas em campo. Os demais finalistas serão eleitos por votação no site do Pnera.
A cada edição, dois garotos são escolhidos e ganham a chance de fazer testes em algum clube da Série A do Campeonato Brasileiro. O Pnera 7 levará os meninos para o Botafogo. As inscrições estão abertas.
O projeto também definiu os ganhadores da sexta edição. Matheus Henrique, alagoano de Maceió, de 15 anos, foi o escolhido por análise técnica. Mateus Saraiva, de 15 anos, nascido em Caicó-RN, foi o mais votado. Os testes deles serão no Sport.
Como participar

O concurso ocorre a cada quatro semanas, e o autor do vídeo mais votado realizará testes em um grande clube da Série A do Brasileirão. A regra completa está disponível no termo de uso no site do Pnera. Seguem, abaixo, os principais pontos da regra do concurso:

Para participar, será preciso estar cadastrado no site do Pnera e ter entre dez e 18 anos. Nas duas primeiras semanas, cadastre seu vídeo. É a hora para escolher o melhor lance. É bom caprichar na produção. O vídeo não poderá ter mais do que 100MB, e o tempo máximo será de um minuto - mas não será problema se ultrapassar: é só escolher o melhor minuto do vídeo para concorrer. Nesse período, os vídeos cadastrados poderão ser vistos, mas não estarão abertos a votação.
Isso ocorrerá depois da segunda semana, quando não será mais permitido cadastrar vídeos para concorrer na votação nem editá-los. A votação estará aberta de segunda a sábado. Para votar, não é necessário fazer cadastro no Pnera, basta ter acesso ao link do vídeo escolhido. Os cinco vídeos mais votados passam para a finalíssima. O resultado da primeira eliminatória será divulgado no domingo.

Depois, os vídeos não classificados na primeira eliminatória terão os seus votos zerados e será iniciada uma nova votação (de segunda a sábado). Os cinco mais votados vão para a finalíssima, e serão divulgados naquele domingo.

Na última semana, de segunda a sábado, os cinco vídeos mais votados na primeira eliminatória e os cinco mais votados na segunda disputarão por votos a primeira colocação, e o mais votado será o grande vencedor. O resultado sairá naquele domingo. Além do mais votado pela internet, o que for escolhido pelo critério técnico também terá a chance em um dos clubes da Série A.

Engenhão já recebe retoques para decisão da Taça Rio, neste domingo

Funcionários trocam algumas cadeiras e pintam grades internas do estádio

Por Thales Soares Rio de Janeiro
5 comentários
Às vésperas da decisão da Taça Rio, domingo, às 16h (de Brasília), entre Botafogo e Vasco, o Engenhão recebeu os últimos retoques. Funcionários do estádio fizeram nesta quinta-feira a troca de cadeiras da arquibancada e pintaram grades internas.
Enquanto eles trabalhavam, os jogadores do Botafogo treinavam no campo anexo e jovens participavam de uma peneira de atletismo de um projeto social na pista principal.
troca de cadeiras no engenhão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Funcionário ajusta algumas cadeiras no Engenhão para a final (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)


peneira de atletismo no engenhão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Peneira de atletismo na pista do Engenhão, nesta quinta (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Treino dos titulares do Fluminense (Foto: Ralff Santos/Fluminense F.C.)

Dirigente do São Paulo ataca empresário de Lucas, que rebate

Adalberto Baptista, diretor de futebol do Tricolor, reclama de visita do empresário e dos pais de meia ao Real Madrid

Por Gustavo Serbonchini São Paulo
Adalberto Baptista, diretor do São Paulo (Foto: VIPCOMM)Adalberto Baptista insinua problemas financeiros do
agente de Lucas (Foto: VIPCOMM)
A viagem de Wagner Ribeiro, empresário de Lucas, do São Paulo, e dos pais do jogador à Espanha, na semana passada, para conhecer as instalações do Real Madrid segue causando mal-estar no Tricolor. Depois do técnico Emerson Leão achar “desnecessário” o encontro, foi a vez do diretor de futebol do São Paulo, Adalberto Baptista, reprovar a reunião entre empresário, o presidente do clube merengue, Florentino Pérez, e os parentes do atleta.
– O que me irrita é que o Wagner Ribeiro faz essas coisas porque quer aparecer, e vocês (jornalistas) publicam as fotos. Lembra quando ele fez o seu último negócio? Todos sabem qual o momento pessoal dele, a situação financeira e familiar, então, só lamento. Ele conseguiu o que queria – reclamou Adalberto.
De acordo com Wagner Ribeiro, o encontro é uma prática normal que ele promove. Ele garante que serve, apenas, para apresentar a cidades e os clubes do mundo para os pais de seus jogadores agenciados. Em seu perfil no Twitter, o agente reclamou das declarações de Adalberto Baptista, que atacou o lado pessoal do empresário.
– Lamento e não admito que o diretor do SPFC fale de minha vida privada. Sou profissional e vou sempre garantir os direitos dos atletas. Se meu "problema" é o rompimento de um casamento, isto nada representa perto das malvadezas em estádios de futebol – disse.
Sobre a visita, Ribeiro garante que não houve nenhuma conversa sobre uma possível transferência do meia para o Real. Nesta quinta, um jornal inglês publicou que o Manchester United, que tem interesse no garoto, irá convidar o empresário e os pais de Lucas para uma visita às instalações do clube.

Top 5: no dia do goleiro, Marcos lembra milagres e frangos

Ídolo do Palmeiras dá dicas aos colegas e elege os momentos mais marcantes de sua carreira. Para o bem e para o mal...

Por Marcos Guerra São Paulo
9 comentários
Por vezes amado, por vezes odiado. Apenas uma linha separa o céu do inferno na vida de um goleiro. Ele não é o dono da bola, mas é o único jogador que se não estiver em campo, à frente da meta, não rola futebol. Por isso, nada mais justo do que um dia para homenageá-lo, certo? O dia existe - 26 de abril -, mas nem todo arqueiro se importa com isso. O eterno ídolo do Palmeiras, Marcos, é um deles.
Não é que o Santo não goste de homenagens ou da profissão que o consagrou. Ele até queria jogar na linha quando garoto, mas louva o dia em que resolveu vestir as luvas. Foi uma decisão que rendeu lembranças para a vida toda - boas e ruins, como se percebe abaixo, na lista de cinco momentos marcantes da trajetória do atleta.
Para Marcos, porém, o dia do goleiro sempre foi apenas mais um de trabalho pesado. Agora, ele está aposentado, mas relembra as barreiras que superava dia a dia.
- É uma profissão que exige concentração, dedicação, estudo para enfrentar esses grandes jogadores. Mas devo tudo o que tenho às luvas, tanto as coisas materiais quanto o reconhecimento. O goleiro sempre é um cara que é penalizado, é muito cobrado, mas todos sabem os nomes dos goleiros dos times. É um cara que se destaca.
Marcos Palmeiras ex-goleiro (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Marcos tem mandamentos para goleiros: concentração e dedicação são fatores necessários para quem pretende vestir luvas nos gramados (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Concentração, dedicação, horas de estudo. Esses são apenas alguns dos mandamentos do Santo para aqueles que querem seguir seus passos. Antes de pendurar as luvas, aos 38 anos, no dia 4 de janeiro deste ano, o ex-jogador conquistou quase tudo que era possível. No currículo, ele tem título mundial com a Seleção Brasileira, da Copa América, da Copa das Confederações, da Libertadores, brasileiro, da Copa do Brasil e tantos outros.

Faltou apenas o Mundial de Clubes. Marcos teve a chance, mas uns dias são de "santos", e outros, de "diabos". Em 1999, o ídolo falhou feio na final da competição internacional. Um erro decisivo que deu aos ingleses do Manchester a vitória por 1 a 0 e a taça mais cobiçada por todos os clubes. Para evitar vacilos como o daquela final, o Santo tem mais um mandamento.
- Ser goleiro é difícil. Você não joga sozinho, depende muito dos outros. Tem gente que acha que é só pegar bola, mas a parte de comunicação com a zaga é muito importante. Quanto mais o goleiro posiciona bem a zaga, menos trabalho vai ter. Sofri bastante, chorei muito, mas só tenho a agradecer.
Entre milagres e perus
A pedido do GLOBOESPORTE.COM, Marcos elegeu cinco momentos marcantes para recordar os 20 anos de carreira. E não foram só os milagres que entraram na lista. Dois perus também não saem da cabeça do ex-goleiro. Para equilibrar a lista de acertos e erros, o Santo ainda lembra uma terceira falha, como mostra o vídeo acima. Mas, depois de muita dificuldade, de muito pensar, eis o "Top 5" de Marcos:
Brasil 2 x 0 Alemanha – final da Copa do Mundo de 2002
A decisão já estava nos 37 minutos do segundo tempo e o Brasil vencia por 2 a 0 quando Oliver Bierhoff exigiu uma defesa milagrosa de Marcos. Próximo da marca do pênalti, o alemão girou e chutou no canto esquerdo de Marcos, à queima-roupa. O goleiro foi rápido, esticou-se e desviou a bola para a linha de fundo, garantindo a tranquilidade nos minutos finais antes de conquistar o Penta para a Seleção.
- Achei que essa foi a melhor defesa daquele jogo - disse o Santo.
Cruzeiro 2 (3) x 2 (4) Palmeiras – quartas de final da taça Libertadores de 2001
Depois de um empate por 3 a 3 no Palestra Itália e outro por 2 a 2 no Mineirão, os times decidiram nos pênaltis a vaga para a semifinal daquele ano. Marcos, que havia se tornado titular do Verdão há pouco tempo, fechou a meta nas penalidades. Ele pegou as cobranças de Ricardinho, Marcos Paulo e Luisão – Jackson ainda mandou para fora. Especialmente a defesa no pênalti de Luisão marcou o goleiro, que liderou o Palmeiras na conquista da Libertadores de 1999 e, de quebra, levou o título de melhor jogador da competição.
- Naquele pênalti, eu passei da bola e a mão voltou. Foi especial.
Palmeiras 1 x 1 Santos – Brasileirão de 2009
Na ocasião, Marcos teve trabalho para garantir o empate com o rival Santos no Palestra Itália. Depois de um bom primeiro tempo do Verdão, com direito a gol de Obina, o jogo mudou com a entrada de Robson no Peixe. Aos 26 minutos do segundo tempo, o jogador recebeu na pequena área e chutou de voleio. O Santo conseguiu fazer uma bela ponte para desviar a bola. Dez minutos depois, Robson conseguiu vazar o goleiro e igualar o duelo, mas a defesa ganhou destaque no currículo de Marcos.
- Teve uma contra o Santos, no Palestra Itália. Não foi um jogo decisivo, mas foi uma grande defesa. O pessoal esquece, mas está no meu DVD (risos).
Palmeiras 2 x 7 Vitória – oitavas de final da Copa do Brasil 2003
O Verdão já estava sofrendo uma goleada quando a bola rolava para Marcos. O goleiro, sem qualquer marcação, preparou-se para dar um chutão para frente. Ele, porém, deu uma furada épica e deixou a bola de graça para Nadson balançar a rede. O Palmeiras até venceu por 3 a 1 o jogo de volta, mas não conseguiu avançar na competição.
- Essa aí foi ótima, até hoje dói meu joelho com o estralo que deu (risos).
Manchester 1 x 0 Palmeiras – final do Mundial de Clubes de 1999
Campeão da Libertadores, o Palmeiras fazia uma final aguerrida com o Manchester. O time do Palestra Itália dominava as ações ofensivas, mas o primeiro ataque da equipe inglesa foi decisivo. Ryan Giggs cruzou pela esquerda, Marcos saiu mal e não alcançou a bola, que sobrou para Roy Keane apenas escorar, aos 35 minutos do primeiro tempo.
- Foi duro. É difícil de ver até hoje, mas consegui dar a volta por cima depois.

Tite confirma: Julio Cesar não é mais o goleiro titular do Corinthians

Via assessoria de imprensa, técnico do Timão comunica que o camisa 1 perdeu a vaga, agora disputada por Danilo Fernandes e Cássio

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
71 comentários
Julio Cesar não é mais titular do Corinthians. Após o treino desta quinta-feira à tarde, no CT Joaquim Grava, o técnico Tite confirmou, via assessoria de imprensa do clube, que o goleiro perdeu a vaga pelos erros que cometeu contra a Ponte Preta. A posição ficará com Danilo Fernandes ou Cássio.
O treinador decidiu efetuar a mudança depois da má atuação de Julio Cesar na eliminação corintiana do Campeonato Paulista, no último domingo. O goleiro falhou no primeiro e saiu jogando equivocadamente no terceiro gol da Macaca, caindo em desgraça com a torcida e entrando na mira da comissão e da diretoria.
julio cesar corinthians (Foto: Daniel Costa Jr/Foto Arena/Agência Estado)Julio Cesar perdeu a posição de titular no Corinthians (Foto: Daniel Costa Jr/Foto Arena/Agência Estado)
Resta agora escolher quem assumirá o lugar. Formado nas categorias de base, Danilo foi utilizado em quatro partidas oficiais (e dois amistosos) nesta temporada. No ano passado, quando o ex-titular fraturou um dos dedos da mão esquerda, ele assumiu a vaga e teve duas boas atuações diante de Atlético-PR, na Arena da Baixada, e Santos, na Vila Belmiro.
Cássio chegou ao Timão no início do ano quase como um desconhecido depois de três anos praticamente sem atuar no PSV-HOL. Após recuperar a forma física e atuar apenas uma vez, vem recebendo elogios da comissão técnica. A favor dele pesam a experiência internacional de ter também passado pela base da Seleção Brasileira e a altura de 1,94m, seis centímetros a mais que Danilo.
No treinamento desta quinta-feira, o treinador não deu pistas sobre quem colocará. Os dois foram utilizados na atividade técnica já visando a partida contra o Emelec, na próxima quarta-feira, no Equador, pela primeira partida das oitavas de final da Taça Libertadores. A decisão sairá, provavelmente, até o treinamento de sábado pela manhã.
Julio Cesar sequer participou da atividade entre titulares e reservas. O jogador realizou um trabalho com os jogadores que não pouco aproveitados pelo treinador, como os meias Vitor Júnior, Matheus, Giovani e Zizao, o volante Willian Arão e o atacante Gilsinho. Ele também dúvida para a viagem ao Equador.

Athletic vence o Sporting e volta a uma final europeia depois de 35 anos

Llorente transforma-se no herói da partida ao dar duas assistências e marcar o gol da classificação

Por GLOBOESPORTE.COM Bilbao, Espanha
Foi mais sofrido do que o esperado, mas a tensão acabou dando um sabor especial à classificação do Athletic Bilbao à decisão da Liga Europa após a vitória sobre o Sporting por 3 a 1, nesta quinta-feira - na ida, os portugueses venceram por 2 a 1. O gol decisivo foi marcado aos 43 minutos do segundo tempo. Na decisão, que será disputada no dia 9 de maio, na Arena Nacional de Bucareste, na Romênia, o Bilbao enfrentará o Atlético de Madri, que classificou-se ao superar o Valencia por 5 a 2 no placar agregado.
O Athletic volta a disputar uma final europeia depois de 35 anos. Em 1977, a equipe superou gigantes como Milan e Barcelona, mas perdeu para o Juventus, que sagrou-se campeão da Copa da Uefa por causa do critério de gols fora de casa (venceu por 1 a 0 na Itália e perdeu por 2 a 1 na Espanha).
O atacante Llorente foi o nome do jogo. Com dois passes magistrais e um gol a poucos minutos do fim, o camisa 9 confirmou o status de principal atacante espanhol na atualidade. Ele dará dor de cabeça ao técnico Vicente ddel Bosque na Eurocopa, que será disputada em junho. David Villa recupera-se de lesão, e Fernando Torres teve uma das piores temporadas de sua carreira no Chelsea, apesar do gol que garantiu os londrinos na final da Champions.
Comemoração Athletic Bilbao - Athletic Bilbao X Sporting (Foto: Ag. EFE)O rei do País Basco: Llorente comemora o histórico gol da classificação (Foto: Ag. EFE)
Ricardo Sá Pinto, técnico do Sporting, havia garantido que a equipe não deixaria de atacar, apesar de ter a vantagerm e jogar fora de casa. O time cumpriu com a promessa e manteve um jogo equilibrado no início, apesar das poucas bolas perigosas dos dois lados. Mas, apoiado pela torcida, o Athletic não tardou a impor-se em campo.
Aos 15 minutos, Ibai Gómez deu uma amostra grátis do que viria pela frente. Em uma jogada de habilidade, livrou-se de dois marcadores, mas chutou em cima de Rui Patrício. Dois minutos depois, o nome do jogo desequilibrou com uma assistência espetacular. Munian cruzou para Llorente, que de costas para o gol tocou com o peito para Susaeta chutar e abrir o placar.
O gol baixou a estima do time do Sporting. Os portugueses ameaçavam com jogadas áereas e torciam por alguma falta perto da área espanhola. Pereirinha, aos 21, quase empatou ao cabecear a bola por cima do gol após cruzamento de Capel do lado esquerdo. Aos 33, o capitão Anderson Polga foi melhor e fez a bola acertar a trave ao se adiantar à defesa e tocar de cabeça.
Matías Fernández - Athletic Bilbao X Sporting (Foto: Ag. EFE)Matías Fernández tenta superar a marcação espanhola (Foto: Ag. EFE)
O Athletic começou voltou a pressionar no fim do primeiro tempo e o segundo gol começava a ganhar forma. Aos 39, Ibai Gómez cruzou da direita, deixando Iraiola na cara do gol. Bastava um sopro para a bola entrar, mas o espanhol errou o chute. Llorente, pouco depois, quase fez o seu. O camisa 9 tentou o voleio, pegou mal na bola, mas surpreendeu Rui Patrício, que teve de se esticar para evitar o gol.
Quando o Athletic dominava completamente o jogo, a surpresa. Aos 44, o holandês Wolswinkel, destaque do Sporting na temporada, empatou chutando rasteiro, no cantinho esquerdo do goleiro, após bate-rebate na área. Os leões não puderam comemorar. Na jogada seguinte, Llorente, novamente genial, deixou Xandão na saudade girando o corpo e deu um passe com açúcar e mel para Ibai Gómez fazer o segundo.
Na segunda etapa, o Bilbao manteve o apetite de pouco antes do intervalo. Logo aos seis minutos, Susaeta deu uma caneta em Insúa e chutou cruzado. Rui Patrício jogou para escanteio. Na cobrança, Javi Martínez acertou o travessão de cabeça. Insúa não deixou o drible vexatório barato e respondeu com uma ótima cobrança de falta. A bola bateu na barreira e parou na trave.
MArke Coemoração Athletic Bilbao  (Foto: Ag. EFE)Bilbao voltou a mostrar que é uma das equipes que mais tem impressionado na temporada (Foto: Ag. EFE)
Depois de servir os companheiros, Llorente resolveu dar trabalho da maneira que está acostumado. Em duas bolas levantadas na área. Na primeira oportunidade, aos 25, o atacante atrapalhou o goleiro, que saiu mal do gol. Na segunda, quatro munutos depois, tentou de cabeça, mas Xandão evitou o gol.
Custou, mas Llorente ganhou seu presente. Aos 43, Ibai Gómez driblou João Pereira e cruzou. Llorente tocou para o gol, a defesa quase conseguiu evitar, mas a bola, quase em câmera lenta, entrou carinhosamente, para loucura dos torcedores. Na comemoração, o atacante se emocionou, não acreditando que estava escrevendo definitivamente seu nome na história do Athletic.
História
Em temporada de recuperação sob o comando de Simeone, o Atlético poderá ser campeão europeu pela segunda vez em três temporadas. Em 2009/2010, quando ainda contava com Sergio Agüero e Diego Forlán em seu elenco, os colchoneros superaram o Fulham, por 2 a 1, na prorrogação, em Hamburgo, na Alemanha. O atacante uruguaio marcou os dois gols dos espanhóis.
A decisão marcará o reencontro de duas equipes com história para lá de comum. Em abril de 1903, um grupo de estudantes bascos decidiu fundar uma equipe filial do Athletic Bilbao na capital espanhola: estava criado o Atlético de Madri, com as mesmas cores e escudos e camisas similares.

Atlético bate Valencia, iguala recorde do Barça e chega a mais uma decisão

Colchoneros alcançam 11 vitórias consecutivas e farão sua segunda final
da Liga Europa em três temporadas. Adversário será o 'pai' Athletic Bilbao

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
Comente agora
diego parejo atletico madrid x valencia (Foto: Reuters)Diego, à esquerda, deu passe para o gol de Adrián:
Atlético volta à final da Liga Europa (Foto: Reuters)
O Atlético de Madri está em mais uma final de Liga Europa. E com direito a recorde. Ao derrotarem o Valencia, por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, no Estádio Mestalla, os colchoneros igualaram a marca do Barcelona de 2002/2003, com 11 vitórias consecutivas em competições europeias. O adversário na grande decisão do próximo dia 9, na Arena Nacional de Bucareste, na Romênia, será o Athletic Bilbao, que passou pelo Sporting Lisboa com show de Fernando Llorente.
Desta vez, o centroavante colombiano Falcao García passou em branco. Herói no jogo de ida, quando o time de Diego Simeone venceu por 4 a 2 com dois gols seus, ele viu o companheiro Adrián López brilhar com um chutaço. Aos 14 minutos da etapa final, o espanhol recebeu lançamento do brasileiro Diego na quina da grande área e colocou no ângulo de Diego Alves. Além dos Diegos, o zagueiro Miranda e o lateral Filipe Luís, por parte dos visitantes, e o atacante Jonas, dos donos da casa, foram outros brasileiros em campo.
Se faltaram gols, sobrou polêmica. Aos 33 minutos da etapa final, o árbitro Damir Skomina assinalou pênalti a favor do Valencia quando, na verdade, fora o zagueiro do time da casa, Ricardo Costa, quem colocou a mão na bola. O volante português Tiago revoltou-se com a marcação e acabou agredindo o atacante Roberto Soldado, o que resultou em sua expulsão. Depois, após conversar com o assistente, o juiz voltou atrás e anulou a marcação.
História
Em temporada de recuperação sob o comando de Simeone, o Atlético poderá ser campeão europeu pela segunda vez em três temporadas. Em 2009/2010, quando ainda contava com Sergio Agüero e Diego Forlán em seu elenco, os colchoneros superaram o Fulham, por 2 a 1, na prorrogação, em Hamburgo, na Alemanha. O atacante uruguaio marcou os dois gols dos espanhóis.
A decisão marcará o reencontro de duas equipes com história para lá de comum. Em abril de 1903, um grupo de estudantes bascos decidiu fundar uma equipe filial do Athletic Bilbao na capital espanhola: estava criado o Atlético de Madri, com as mesmas cores e escudos e camisas similares.
Adrian Lopez Comemorando - Valencia  X Atletico Madrid (Foto: Ag. Reuters)Adrian López comemora o gol da 11ª vitória consecutiva do Atlético de Madri na Liga Europa (Foto: Reuters)

Fifa visita obras da Arena Fonte Nova e decide futuro de Salvador para 2013

Relatório da inspeção será determinante para participação da capital baiana na Copa das Confederações. Decisão sai em junho

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
1 comentário
Salvador viveu nesta quinta-feira um dia decisivo para as suas pretensões como sede da Copa das Confederações. As obras da Arena Fonte Nova receberam a vista de membros da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) para avaliar a situação do estádio baiano e decidir se Salvador será ou não um dos palcos da competição-teste para o Mundial de 2014.
A visita ocorreu menos de 24 horas após a Arena ter sido embargada em 25% pela Superintendência do Trabalho. A situação foi resolvida rapidamente, e a comitiva da Fifa pode visitar o canteiro de obras com trabalhos dentro da normalidade.
fifa visita fonte nova (Foto: Adenilson Nunes/Secom/BA)Membros da Fifa e do COL avaliaram as obras da Arena Fonte Nova (Foto: Adenilson Nunes/Secom/BA)
Representantes do governo baiano, como o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e o secretário da Copa, Ney Campelo, além de representantes do poder municipal e o presidente da Fonte Nova Negócios e Participações, Dênio Cidreira, estiveram na comitiva baiana.
fifa visita fonte nova (Foto: Adenilson Nunes/Secom/BA)Visita vai definir o futuro de Salvador em 2013 (Foto:
Adenilson Nunes/Secom/BA)
Os representantes da Fifa e do COL entraram no canteiro de obras no fim da manhã. Eles percorreram o local, fizeram anotações, apontamentos e ouviram explicações dos representantes da obra.
Após a visita, a comitiva com representantes da Fifa, COL, Arena e secretários, ganhou o reforço do governador da Bahia, Jaques Wagner.
O gestor estadual participou de um reunião com todos os envolvidos na disputa em um hotel da cidade.
fifa visita fonte nova (Foto: Adenilson Nunes/Secom/BA)Representantes da Fifa analisaram as obras da Arena (Foto: Adenilson Nunes/Secom/BA)

A reunião foi fechada, mas a imprensa teve acesso à sala onde ocorreu o encotro. O resultado da avaliação será consolidado em um relatório que vai ser enviado para as autoridades da Fifa.
O destino de Salvador só será conhecido em junho, quando a Fifa vai confirmar as sedes do evento. Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza já estão garantidas. Salvador e Recife dependem da última avaliação da entidade que administra o futebol.
Jaques Wagner mostrou confiança em ver Salvador confirmada com sede da Copa das Confederações de 2013.
- Com essa visita técnica, demos mais um passo para a Copa das Confederações. Ainda não está definido, mas estamos na expectativa. Mostramos para a Fifa o andamento da obra, que está avançada, e vamos aguardar a decisão deles - disse o governador baiano.
fifa visita fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)Comitiva da Fifa se reuniu com o governador da Bahia Jaques Wagner (Foto: Manu Dias/Secom/BA)

UFC divulga pôster do UFC 148, que terá Anderson Silva x Chael Sonnen

Evento em Las Vegas também terá disputa de cinturão do peso-galo

Por SporTV.com Rio de Janeiro
11 comentários
Pôster UFC 148 (Foto: Divulgação/UFC)Pôster UFC 148 (Foto: Divulgação/UFC)
Mal anunciou a transferência da luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen para o UFC 148, o Ultimate divulgou o pôster oficial do evento de 7 de julho, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A imagem tem destaque especial para o combate do Spider com o americano, mas também tem espaço para outra disputa de cinturão: Dominick Cruz x Urijah Faber, pelo peso-galo.
O UFC 148 está recheado de nomes importantes do UFC. Além das duas disputas de cinturão, o card tem Tito Ortiz x Forrest Griffin (a despedida de Ortiz), Michael Bisping x Tim Boetsch e Rich Franklin x Cung Le.
O card preliminar conta ainda com mais três brasileiros: Demian Maia, Gleison Tibau e Fabrício Morango. Eles enfrentam respetctivamente Dong Hyun Kim, Khabib Nurmagomedov e Melvin Guillard.

Aldo Rebelo rechaça risco de 'elefantes brancos' pós-Copa

À imprensa internacional, ministro do Esporte garante que Lei Geral será aprovada, mas diz que governo tem de defender interesses nacionais

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília, DF
4 comentários
Após visitar Fortaleza e Natal no início da semana, Aldo Rebelo, conversou nesta quinta-feira com a imprensa internacional. Aos jornalista internacionais, o ministro do Esporte falou sobre o preparativos para a Copa do Mundo de 2014, o legado do Mundial e a demora na aprovação da Lei Geral, que gerou atritos entre governo federal e Fifa.
O legado que a Copa de 2014 deixará para o Brasil também foi um dos temas da conversa. Questionado sobre os estádios nas cidades-sede sem muita tradição no futebol, Aldo Rebelo garantiu que eles serão bem aproveitados mesmo após a competição.
- Os estádios estão sendo concebidos com o conceito de arenas multiuso e economicamente sustentáveis, inclusive após a Copa. Diante disso, não vejo o risco de se tornarem elefantes brancos – disse o ministro.
Aldo Rebelo em entrevista à imprensa internacional por telefone (Foto: Glauber Queiroz / Ministério do Esporte)Aldo durante teleconferência com a imprensa internacional  (Foto: Glauber Queiroz / Ministério do Esporte)
Durante a teleconferência com os jornalistas estrangeiros, Aldo garantiu a aprovação da Lei Geral da Copa – que tramita no Senado Federal -, mas ressaltou que o governo tem de zelar pelos interesses nacionais.
- O governo e a FIFA têm o interesse comum de fazer uma grande Copa do Mundo no Brasil. Embora seja uma organização muito representativa – pois tem mais filiados que a ONU –, a FIFA é uma entidade privada. O governo precisa zelar pelos interesses públicos e nacionais. A Lei Geral da Copa já passou pela Câmara dos Deputados e será aprovada em breve no Senado Federal – garantiu Aldo.
Por fim, Aldo Rebelo afirmou que o Brasil ainda tem muito trabalho até 2014, mas garantiu o sucesso da Copa do Mundo no país.
- Há muito trabalho pela frente, e o Brasil vai enfrentá-lo, como fizeram sul-africanos, alemães, japoneses, sul-coreanos, franceses e americanos nas últimas edições da Copa. E como farão as populações da Rússia e do Catar em seguida – concluiu.

Minotauro: 'Declarações de Sonnen alimentam o preconceito nos EUA'

Peso-pesado do UFC afirma que americano desrespeita, inclusive, o próprio país com seus comentários depreciativos em relação ao Brasil

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
26 comentários
Os lutadores brasileiros já estão sem paciência para falar de Chael Sonnen. As inúmeras declarações do rival e desafeto de Anderson Silva sobre o Brasil e o povo brasileiro já tiraram grandes nomes do MMA do sério. Um dos alvos preferidos do falastrão, Rodrigo Minotauro, voltou a se mostrar bastante incomodado com o tom proposto pelas palavras do americano. Citado por Sonnen em uma das muitas alfinetadas da coletiva desta terça-feira, no Rio, Minotauro afirmou que o peso-médio incita o preconceito com suas declarações.
- Eu sinceramente não acho que a mídia deve dar espaço para esse cara. Não é campeão de nada, não é o melhor atleta de nada. Ele só sabe provocar bem e falar um monte de besteira. Acho que ele pega pesado falando do nosso país. Existem alguns americanos preconceituosos, morei lá e sofri por ser latino. Existe isso. Acho que ele faz esse estilo e as declarações alimentam esse preconceito nos Estados Unidos - disse o peso-pesado.
Montagem UFC Rodrigo Minotauro x Chael Sonnen (Foto: Montagem sobre foto do Globo)Rodrigo Minotauri criticou as declarações do americano Chael Sonnen (Foto: Montagem sobre foto do Globo)
Para Minotauro, Chael Sonnen tem sido desrespeitoso, inclusive, com sua própria nação. O lutador brasileiro ressaltou que os Estados Unidos, assim como Brasil, são um país de forte miscigenação.
- É um país que tem uma fusão de várias etnias. Tem americano latino, inglês, holandês. É uma mistura. Ele não deveria falar o que fala pelo próprio país.
Chael Sonnen desafia o campeão de sua categoria, Anderson Silva, no dia 7 de julho, no UFC 148, em Las Vegas. O americano já teve a oportunidade de conquistar o cinturão em 2010, quando foi finalizado pelo Spider após dominar amplamente os cinco rounds do combate.
Já Rodrigo Minotauro retorna ao octógono no dia 21 de julho, quando enfrenta o francês Cheick Kongo no UFC 149, em Calgary, no Canadá. Ele não luta desde dezembro do ano passado, quando perdeu para Frank Mir no UFC 140.