quarta-feira, 16 de julho de 2014

Alemanha vai assumir a liderança do ranking, e Brasil deve perder posições

De acordo com projeção em simulador do site da Fifa, campeões mundiais tiram Espanha do topo da lista e assumem posição pela primeira vez desde junho de 1994

Por Rio de Janeiro
275 comentários
A Copa do Mundo trará mudanças relevantes no ranking da Fifa e, na próxima atualização, a Espanha, eliminada ainda na primeira fase do torneio, não ocupará mais o primeiro posto. A tendência, segundo a previsão de pontos ganhos, é que a campeã Alemanha assuma a liderança. Já o Brasil, quarto colocado no torneio, deve perder posições, caindo da terceira para a sétima ou oitava posição da classificação.
A Espanha deixará um posto que é seu desde o término da Copa de 2010. Neste ciclo de quatro anos, a Roja só deixou a primeira posição em apenas uma ocasião, em agosto de 2011, quando foi passada pela Holanda. Já a Alemanha não lidera a lista desde junho de 1994, às vésperas do Mundial dos Estados Unidos.
Outra seleção que deve despencar na lista será Portugal de Cristiano Ronaldo, atual quarto colocado. O time de Cristiano Ronaldo foi eliminado na primeira fase e não deverá mais figurar entre os dez primeiros. O mesmo vale para forças como Itália e Inglaterra. As duas deixaram o Mundial precocemente e, ao que tudo indica, também estarão fora do top 10.
Alemanha com a taça da Copa do Mundo (Foto: Reuters)Título vai elevar a Alemanha para a primeira colocação do ranking da Fifa (Foto: Reuters)

Dessa forma, essas seleções abrirão espaço para outras equipes subirem no ranking. Invicta no Mundial, a Holanda dará um grande salto e deverá deixar a modesta 15ª colocação rumo à terceira. A Bélgica também deve retomar um lugar entre as dez primeiras, assim como a França, atualmente no 17º posto.
Apesar de chegar às semifinais, o Brasil ganhou apenas três das sete partidas disputadas durante o Mundial: Croácia (3 a 1), Camarões (4 a 1) e Colômbia (2 a 1). Além disso, foi derrotada duas duas vezes e, por causa do baixo aproveitamento, deve até perder pontos no ranking - a projeção é que vá de 1.242 para 1.220. A Colômbia, por exemplo, foi eliminada antes, nas quartas de final, mas venceu quatro das cinco partidas que foi a campo. Por isso, deve sair de 1.147 para 1.330 pontos, de acordo com o simulador do site da Fifa.
É bom destacar que a conta possui variações e, como a própria entidade faz questão de destacar, trata-se apenas de uma projeção. Apesar de se basear em resultados em campo, o ranking que divulgará as posições de cada seleção de forma oficial sairá apenas nos próximos dias.
Confira como deve ficar o ranking, segundo a projeção, e as respectivas pontuações:
1º - Alemanha - 1.761 pontos
2º - Argentina - 1.689
3º - Holanda - 1.525
4º - Colômbia - 1492
5º - Bélgica - 1.401
6º - Uruguai - 1.330
7º - Espanha - 1.229
8º - Brasil - 1.220
9º - Suíça - 1.216
10º - França - 1.202

Tite é o mais citado para ser o novo técnico da Seleção, diz Datafolha

Ex-técnico do Corinthians tem 24%. Zico aparece em segundo, com 19%

Por Rio de Janeiro
719 comentários
O técnico Tite é o preferido da torcida para assumir a Seleção após a saída de Luiz Felipe Scolari, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 15 e 16 de julho, em 233 municípios brasileiros, com 5.377 entrevistados (a margem de erro é de 2% para mais ou para menos). O ex-treinador do Corinthians alcançou 24% da preferência em uma lista que tinha outros oito nomes: Zico, Muricy Ramalho, Vanderlei Luxemburgo, Carlos Alberto Parreira, Mano Menezes, Marcelo Oliveira e Cuca.
Info NOVO TÉCNICO da Seleção 4 (Foto: Infoesporte)


Zico, que teve seu último trabalho como técnico no Al Gharafa, do Catar, no começo do ano, aparece em segundo lugar, com 19%. Muricy Ramalho, treinador do São Paulo, é o terceiro, com 14%. Atrás deles estão Carlos Alberto Parreira e Vanderlei Luxemburgo (6% cada), Mano Menezes (5%), Marcelo Oliveira e Cuca (2%). Entre os entrevistados, 18% disseram que não sabiam que deveria ser o novo treinador, e 5% responderam que nenhum dos nomes sugeridos deveria ocupar o cargo.
- Agradeço a confiança e o carinho dessas pessoas que acreditam em mim, mas mantenho minha posição de que por não treinar equipes brasileiras não me candidataria a treinar a Seleção - disse Zico.
Tite Corinthians e Atlético-PR (Foto: Marcos Ribolli)Tite é o favorito para comandar a Seleção após saída de Felipão (Foto: Marcos Ribolli)
A pesquisa também questionou sobre a participação da Seleção na Copa do Mundo. Para 77% dos entrevistados, o desempenho do Brasil deu mais vergonha que orgulho. Outros 16% disseram que deu mais orgulho que vergonha.

O técnico Luiz Felipe Scolari teve seu trabalho avaliado pelos entrevistados: para 20% ele pode ser considerado ótimo ou bom. Mas 28% responderam regular e 49% disseram que o trabalho foi péssimo.
O Datafolha também perguntou sobre a nacionalidade do novo treinador da Seleção. Para 68%, o técnico deveria ser brasileiro, enquanto 23% dizem que ele deve ser estrangeiro. Somente 9% não souberam responder.
Com gol antológico de Neto Baiano, Sport vence o Bota na Ilha do Retiro
Atacante surpreende goleiro estreante com chute quase do meio de campo, decide a partida e põe o Leão no G-4. Sem reação, equipe alvinegra vai mal
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • o nome do jogo
    Neto Baiano
    O atacante fez um golaço, do meio do campo, e decidiu a partida. Mas também teve momentos de baixa: em dois chutes de longe, isolou feio.
  • chances perdidas
    empate no ralo
    A primeira boa chance do jogo foi de Zeballos, que recebeu livre na área e bateu para fora. No fim, o Bota voltou a ficar perto do gol. Carlos Alberto perdeu.
  • estatística
    passes errados
    Sport e Botafogo não estiveram bem no fundamento passes: foram 35 errados por parte dos pernambucanos, contra 40 equivocados dos cariocas.
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
127 comentários
Foram 90 minutos de futebol e um lance de brilho. Entre tantos erros e transpiração, apenas uma jogada genial de Neto Baiano foi capaz de levantar a torcida e decidir a partida na noite desta quarta-feira, na Ilha do Retiro. O Botafogo foi vítima do centroavante e, com um futebol pouco produtivo, acabou derrotado por 1 a 0 pelo Sport. Nem mesmo a presença de jogadores renomados como Emerson Sheik e Carlos Alberto, desta vez, ofuscou o brilho do camisa 9.
O resultado deixa, provisoriamente, o Leão na segunda posição da tabela do Brasileirão, com 17 pontos. Na próxima rodada, o desafio é contra o Goiás, domingo, no Serra Dourada. Já o Glorioso, que ensaiava a recuperação antes da interrupção para a Copa do Mundo, estaciona nos nove pontos e torce para manter a momentânea 13ª posição na tabela de classificação. O próximo compromisso alvinegro será no sábado, contra o Coritiba, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Neto Baiano comemoração Sport contra Botafogo (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)Neto Baiano comemora o golaço do Sport contra Botafogo (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)
O início do duelo em Recife mostrou um equilíbrio que, mesmo com variações, seria mantido durante todo o tempo. Mais incisivo, porém, o Sport colocou Andrey para trabalhar. O jovem goleiro estreava pelos profissionais e vivia a expectativa de um grande desempenho para comemorar seu aniversário nesta quinta. Mas um vacilo no posicionamento pôs tudo a perder quando, aos 43, Neto Baiano o encobriu quase do meio de campo e marcou um golaço.
As mudanças no segundo tempo não surtiram efeito prático na postura. Principalmente no caso do Botafogo, Vagner Mancini saiu frustrado por não evitar que sua equipe, com até quatro meias na parte final, fosse refém de lançamentos longos. Na tentativa de uma pressão desordenada, os cariocas cederam espaços e o duelo ficou mais aberto. Só que nenhum dos lados teve a competência de balançar a rede. Já na beira dos acréscimos, Carlos Alberto desperdiçou a melhor oportunidade de empatar o jogo em uma cabeçada na pequena área. A bola foi para fora.
neto baiano sport x botafogo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Bolívar tenta o combate para cima do perigoso Neto Baiano (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)