quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Lusa emplaca duas vitórias seguidas, ganha fôlego e amplia crise da Ponte
Gilberto brilha mais uma vez e marca os dois da Portuguesa, que, mesmo assim, não sai do Z-4. Série negativa da Macaca chega a cinco jogos
 
DESTAQUES DO JOGO
  • o nome do jogo
    Gilberto

    O atacante marcou mais dois gols, chegou a seis no Campeonato Brasileiro e se consolidou como artilheiro da Portuguesa.
  • público
    decepcionante

    Apesar da fase crescente da Lusa, apenas 1.419 torcedores pagaram ingresso para ver o jogo no Canindé, na noite desta quarta-feira.
  • com moral
    Adrianinho

    .Aplaudido pela torcida da Ponte quando entrou em campo, o jogador marcou o gol de honra e foi o único poupado das críticas pelos pontepretanos.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
9 comentários
Em mais uma noite inspirada – de todo o time, mas principalmente do atacante Gilberto –, a Portuguesa venceu a Ponte Preta por 2 a 1, no Canindé, pela 18 ª rodada do Campeonato Brasileiro, e ganhou fôlego na briga contra o rebaixamento. De quebra, ainda ampliou a crise da Macaca, que chega a cinco partidas sem vitória e, assim, também luta para fugir da degola.
Com a vitória, a Lusa alcançou o objetivo de obter seis pontos nos dois jogos que tinha em casa - e, da mesma forma como foi contra o Bahia, no sábado passado, Gilberto voltou a ser o nome do time. Novamente ele marcou dois gols, chegou a seis no campeonato e se consolidou como o artilheiro do time rubro-verde. A torcida presente era pequena - só 1.419 pagantes -, mas se empolgou com o futebol apresentado e gritou "olé" ao fim do jogo e também "eu acredito".
A situação da Portuguesa na tabela, entretanto, ainda é delicada. A equipe soma 19 pontos e permanece na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, podendo ser ultrapassada pelo São Paulo nesta quinta-feira (o Tricolor recebe o Criciúma no Morumbi).
Já a Ponte Preta se encontra em posição pior. Com 15 pontos, é a vice-lanterna, à frente apenas do Náutico. Na próxima rodada, o time de Jorginho tentará a recuperação diante do Internacional, no Moisés Lucarelli, enquanto a Lusa buscará manter a série positiva contra outro gaúcho: o Grêmio, em Porto Alegre.
  •  
Moisés e Baraka jogo Portuguesa contra Ponte Preta (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)Baraka e Moisés, em lance da partida no Canindé (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)
Artilheiro da Lusa, Gilberto abre o placar no Canindé
Não foi aquele começo de jogo eletrizante como contra o Bahia, quando fez três gols em apenas seis minutos, mas a Portuguesa entrou em campo igualmente empenhada em conquistar a vitória. A equipe, que era praticamente a mesma do sábado passado, à exceção de Bruninho no lugar do suspenso Ferdinando, marcava sob pressão e insistia nas jogadas pelo lado esquerdo, sempre com Souza e Gilberto.
A Ponte Preta, por sua vez, conseguia chegar com perigo ao ataque apenas em lances de bola parada. Entretanto, Lauro, que passou quase dez de seus 33 anos recém-completados no Moisés Lucarelli, mostrava segurança no gol da Lusa. A Macaca só foi começar a entrar no jogo depois dos 30 minutos, assim como sua torcida, que demorou para entrar no estádio, mas logo encheu o setor visitante do Canindé.
A partida, então, passou a ter menos chances de gol e mais faltas no meio-campo. Por duas vezes, jogadores de ambos os times discutiram no gramado, e o árbitro precisou intervir. E em mais um lance de imprudência, aos 40 minutos, Fernando Bob chegou atrasado, deu um carrinho em Diogo dentro da área e cometeu pênalti. Gilberto, o artilheiro da Lusa no Brasileiro, não desperdiçou e fez os donos da casa irem para o intervalo com a vantagem no placar.
Gilberto, sempre ele
Nem os 15 minutos de intervalo conseguiram esfriar a Portuguesa. Determinada, a equipe de Guto Ferreira voltou para o segundo tempo com a mesma disposição e não demorou para ser premiada. Aos três minutos, Gilberto, sempre ele, aproveitou falha de Régis dentro da área e mandou para o fundo do gol.
Enquanto a parte rubro-verde do Canindé fazia festa, os alvinegros de Campinas começaram com os protestos. A diretoria era o principal alvo, mas, em campo, os jogadores também não conseguiam agradar a torcida, que só aplaudiu quando o técnico Jorginho sacou Fernando para a entrada de Adrianinho. Nervoso, o time da Macaca errava muitos passes e nem esboçava uma reação.
Já a Portuguesa, ao contrário dos jogos recentes, quando deixava o resultado escapar nos minutos finais, mostrou-se segura do início ao fim. A equipe, que contratou um psicólogo para trabalhar com os jogadores a partir desta semana, não abdicou de atacar mesmo com o placar favorável e praticamente não sofreu sustos atrás - Adrianinho ainda descontou no fim, de falta, mas nada que pudesse atrapalhar a festa da Lusa.
 

Glover leva susto, mas se recupera e vence Ryan Bader no primeiro round

Mineiro diz que não gostou de sua apresentação, por ter sofrido um knockdown, mas diz que golpe foi um alerta e garante que será campeão

Por Belo Horizonte
68 comentários
O meio-pesado brasileiro Glover Teixeira chegou a assustar a torcida mineira presente ao ginásio do Mineirinho nesta quarta-feira ao sofrer uma guilhotina e um knockdown, mas impôs sua maior categoria diante do americano Ryan Bader e venceu a luta principal do UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader por nocaute técnico aos 2m55s do primeiro round. Ao contrário do que se pode imaginar após um nocaute no round inicial, Glover disse que não gostou da sua atuação, reclamou de si mesmo por estar autoconfiante e garantiu que o erro não se repetirá em uma eventual disputa de cinturão contra Jon Jones ou Alexander Gustafsson.
- Sei exatamente o golpe que me atingiu, foi um cruzado de esquerda. Eu tomei um knockdown e sabia que ele viria aberto pra tentar finalizar a luta. Mas eu estava muito bem preparado e consegui acertar onde estava aberto, que foi no queixo dele com um overhand que derrubou e me fez ganhar a luta. É difícil falar, mas tomei um knockdown, e não gostei da luta. Mas quero o cinturão do UFC, vou voltar mais focado e não vai haver esse erro que eu cometi aqui. Esse cinturão vai ser meu, seja contra Jon Jones ou Alexander Gustafsson. Acho que tive excesso de confiança, mas esse knockdown foi um "wake up call" (alerta) - disse Glover após a luta.
Glover e Bader UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Glover Teixeira acerta o golpe que derrubou Ryan Bader no primeiro round em BH (Foto: Rodrigo Malinverni)
A luta
A luta começou com Ryan Bader soltando golpes de direita e buscando o pescoço do brasileiro, ensaiando uma guilhotina, que foi defendida por Glover Teixeira. O mineiro passou a pressionar o americano na grade, mas Bader inverteu e começou a desferir socos de esquerda em Glover. A luta foi para o centro do octógono e Bader buscou o chute alto, que explodiu na luva do brasileiro. Glover respondeu com o mesmo golpe, que passou no vazio.
Ryan Bader conseguiu conectar um bom cruzado de esquerda que derrubou Glover Teixeira. O brasileiro aguentou os golpes e se levantou para, com as costas na grade, desviou-se de um upper e acertou uma combinação de cruzados de direita e esquerda que derrubaram o americano. O brasileiro só precisou dar sequência aos golpes para que o árbitro Herb Dean encerrasse o combate com o americano caído, para delírio da torcida

A três dias de luta no Jungle Fight 57, Capitão ainda precisa perder peso

Amazonense da categoria peso-pena enfrenta o paraense Toninho Marajó. Na reta final de treinamento, lutador precisa perder 2,5 kg até sábado

Por Manaus
Comente agora
alexandre capitão (Foto: Frank Cunha)Alexandre Capitão corre para perder os últimos quilos para estar pronto para luta de sábado (Foto: Frank Cunha)
A três dias fazer a 20ª luta na carreia, o amazonense Alexandre Capitão, de 25 anos, corre para perder 2,5 kg antes do combate deste sábado (07) na edição 57 do Jungle Fight, que ocore em Belém (PA). O lutador enfrenta o paraense Toninho Marajó, na categoria dos pesos-pena (até 66kg), em evento que tem a disputa do cinturão interino da mesma categoria entre Fabiano "Jacarezinho e Rafael "GoGo" Miranda.
alexandre capitão (Foto: Frank Cunha)Alexandre Capitão na sauna (Foto: Frank Cunha)
Com um retrospecto de 19 lutas, 14 vitórias e cinco derrotas, Capitão dedica seus últimos dias, antes da luta, para corridas na esteira e sauna. O treino desta quarta, em Manaus, foi o último antes do lutador viajar, na madrugada desta quinta para Belém.
-  Estou bem preparado fisicamente e mentalmente. Estou focado. Treinei muito e agora é só perder esses dois quilos e meio que faltam, e partir para a guerra - disse lutador.
Faixa preta em jiu-jitsu,  Capitão tem 11 de suas 14 vitórias por finalização no primeiro round.  O amazonense espera  surpreender seu adversário com muita trocação .
-  A gente que vive da luta nunca para de treinar.  Estou me preparando para essa luta há dois meses. Soube que ia lutar com o Toninho há uma semana.Treinei muita trocação, finalização e chão. Ele sabe que sou do jiu-jitsu e vou tentar surpreendê-lo lutando em cima - completou.
Card do Jungle Fight 57
Fabiano "Jacarezinho" (Xgym) x Rafael "GoGo" Miranda (Contrictor Team) Cinurão interino 66 kg
Ederson Lion (Xgym) x Rodrigo Trator (Team trator/ Frankiko) 84 kg
Alan Barros (Sukata team Argentina) x Juan Fenix Puig (México) 70 kg
Michel Pedro (Carmen Casca Grossa Jiu-Jitsu) x Iuri "Anão" (Marajó Brothers) 61 kg
José Carlos " Quinze " (Espirito Santo) x Nildo Catchal (Roxo Strike) 57 kg
Giovanni da silva "Soldado " ( EDU JJ / Hikari) x Rildeci Dias ( Naldão Team ) 57 kg
Alexandre "Capitão " (Orion Fight Camp) x Toninho "Marajó" (Marajó Brothers) 66 kg

Em decisão dividida, Kevin Souza vence Felipe Sertanejo na estreia

Chamado às pressas para substituir americano Sam Sicilia, atleta da Team Tavares acerta distância para dominar sua primeira luta na organização

Por Belo Horizonte
Comente agora
Campeão peso-pena no Jungle Fight 51, Kevin Souza foi chamado em cima da hora pelo UFC para substituir Sam Sicilia, tendo apenas 10 dias de preparação, e não decepcionou. Apesar de uma vitória por decisão dividida (29 a 28, 28 a 29 e 29 a 28) em cima de Felipe Sertanejo, o atleta da Team Tavares, o lutador fechou o card preliminar do evento e estreou de forma convincente no Ultimate, acertando distância do adversário e desferindo bons socos no rosto e no corpo do paulista Sertanejo.
A luta começou com os lutadores se estudando bastante, mas com Kevin Souza desferindo bons socos em Felipe Sertanejo, que deu seu primeiro golpe em um chute rodado. Se aproveitando da boa envergadura (o atleta tem 1,82m), o estreante alternou bons socos no rosto do adversário, até ser derrubado por Sertanejo, que começou a trabalhar o ground and pound. No fim do round, Sertanejo trabalhou muito bem no chão e quase finalizou com uma kimura.
No segundo round, ambos os lutadores começaram com chutes altos, mas com Kevin Souza levando vantagem com socos mais certeiros. Mantendo a estratégia, Sertanejo partiu para o single leg, ficando no clinch na grade para derrubar o oponete, mas recebia, em contrapartida, muitas cotoveladas na costela. Para tentar atrair e mexer com o psicológico de Kevin Souza, o paulista Sertanejo parou encostado na grade e colocou as mãos para trás, mas sem nenhum efeito no adversário.
Felipe Sertanejo e Kevin Souza UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Kevin Souza acerta mais socos e estreia com vitória sobre Felipe Sertanejo (Foto: Rodrigo Malinverni)
No terceiro round, Sertanejo tentou logo de início um chute alto de esquerda e buscou mais a trocação, porém, diante de um striker preciso nos golpes, o atleta logo procurou novamente a queda para ficar nas costas de Kevin Souza. Mais a vontade no wrestling, Felipe Sertanejo conseguiu duas quedas no round, porém sem levar grande perigo real para Kevin Souza.
Apesar da vitória, após o anúncio do resultado oficial, Kevin Souza foi para o hospital segurando o braço direito, mas sem especificar qual o tipo de lesão. Além de estrear com vitória na maior organização de MMA do mundo, Kevin Souza aumentou seu cartel para 14 vitórias, sendo 12 por nocaute, uma por finalização e, agora, uma por decisão dos juízes, e apenas três derrotas na carreira. Já Felipe Sertanejo dá outro passo atrás, após bela vitoria contra Godofredo Pepey, em junho deste ano, em fortaleza. Agora, aos 25 anos, ele tem 15 vitórias, cinco derrotas, um empate e dois No Contest (luta sem resultado) na carreira.

Ali Bagautinov aplica nocaute incrível no terceiro round em Marcos Vina

Participante do TUF Brasil 1 chega à segunda derrota, contra apenas uma vitória no UFC. Russo, que estreou no evento, chegou à sua 11ª vitória

Por Belo Horizonte
3 comentários
Com um direto de direita devastador aos 3m28s do terceiro round de uma luta equilibrada, o russo Ali Bagautinov, que estreava no UFC, derrotou o brasileiro Marcos Vina por nocaute técnico na abertura do card principal do UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader. Esta foi a segunda derrota de Vina no UFC, contra apenas uma vitória.
A luta começou com o russo dominando o centro do octógono, encurtando a distância com um minuto de luta, pressionando o brasileiro na grade. Oito centímetros mais alto, Vina continha os ataques de Bagautinov, mas o russo acertou um duro golpe de direita que derrubou o brasileiro, encaixando uma sequência de socos. Vina suportou o castigo e conseguiu se reposicionar, defender uma tentativa de finalização por guilhotina e buscar as costas do russo, passando a dominar as ações e buscando encaixar um estrangulamento. A 23s do fim do round, o brasileiro ficou por cima de Bagautinov no chão e tentou uma chave de braço, mas não houve tempo para finalizar o golpe.
Ali Bagautinov e Marcos Vina UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Ali Bagautinov venceu Marcos Vina com um espetacular nocaut (Foto: Rodrigo Malinverni)
Vina voltou para o segundo round buscando os chutes baixos, mantendo Bagautinov à distância. O russo mais uma vez dominava o centro do octógono, e aproveitou uma tentativa errada de chute para travar a perna do brasileiro e levar a luta para o chão, ficando por cima. Vina se recuperou e levantou tentando uma guilhotina, mas Bagautinov voltou a derrubar o brasileiro, ficando por cima. Vina conseguiu se levantar e buscava os socos na média distância para atingir o russo, mas Bagautinov conseguiu derrubar o brasileiro a dez segundos do fim, ficando por cima.
No terceiro e último round os dois lutadores voltaram mais cautelosos, medindo muito a distância e lutando de forma conservadora. Vina passou a  dominar o centro do octógono, mas a luta teve seu ritmo muito diminuído. O russo levou a luta para as grades e tentou derrubar o brasileiro, que defendeu a tentativa. De volta ao centro do octógono, os dois se estudavam quando Bagautinov acertou um direto devastador de direita, que derrubou Vina. Com mais quatro golpes, o russo obrigou o árbitro Mario Yamasaki a interromper o combate, encerrando a luta e decretando o nocaute do brasileiro.

No Mineirinho, torcidas de Atlético e Cruzeiro fazem disputa durante UFC

Fãs dos dois principais times da cidade cantam nas cadeiras do ginásio

Por Belo Horizonte
3 comentários
Em meio aos combates do UFC Fight Night Combate de Belo Horizonte, no Mineirinho, atleticanos e cruzeirenses esqueceram um pouco a torcida pelos lutadores brasileiros nos cards principal e preliminar e também travaram uma disputa nas arquibancadas do palco que recebe as lutas desta quarta-feira.
Antes e após os combates, torcedores das duas equipes entoavam cânticos dos dois principais clubes de Minas Gerais. "Ô, ô, vai para cima, Galo" e "Zeiro, zeiro" foram alguns dos gritos dos torcedores durante as lutas dos dois cards.
É a segunda vez que o UFC vem a Belo Horizonte. A principal luta da edição é entre o mineiro Glover Teixeira versus o norte-americano Ryan Bader. Ao todo, serão 11 combates na noite. O evento divide as atenções dos torcedores do futebol, já que acontece no mesmo dia em que Cruzeiro e Atlético-MG jogam pelo Campeonato Brasileiro.

Torcida 'própria' incentiva, e Rafael Sapo vence por decisão unânime

Local e cruzeirense, peso-médio levou para o ginásio do Mineirinho cerca de 300 amigos e familiares para vê-lo derrotar o sueco Tor Troeng

Por Belo Horizonte
Comente agora
Ao lutar pela primeira vez em sua terra natal, o mineiro Rafael Sapo não pensou duas vezes em levar ao ginásio do Mineirinho cerca de 300 amigos e familiares para vê-lo se impor e derrotar o sueco Tor Troeng, por decisão unânime (30 a 27, 30 a 27 e 29 a 28), no UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader, em Belo Horizonte. Treinado por Renzo Gracie na Gracie Fusion, o mineiro trabalhou o tempo todo no chão, buscando a finalização e mesmo assim, foi capaz de aplicar dois knockdowns no adversário.
Logo no início do primeiro round, Rafael Sapo acertou um bom direto de esquerda que desnorteou o sueco, levando-o ao chão, para passar a trabalhar seu afiado jiu-jítsu. Com ambos os lutadores trabalhando bastante no chão, os momentos de maior perigo no combate foram quando o brasileiro buscava o pescoço do adversário e ficava na posição dos 100kg, castigando o oponente com socos e cotoveladas.
O segundo round começou com o brasileiro quase nocauteando o adversário, após um gancho de direita fortíssimo, dando um knockdown em Tor Troeng, e logo depois martelando o sueco no rosto, que resistiu bravamente. O atleta da Gracie Fuison então atacou com uma guilhotina, e Troeng girou de forma sensacional para se defender. Logo em seguida, a luta voltou para ser trabalhada no chão até o final do assalto.
Rafael Natal x Tor Troeng UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Rafael Natal levou o sueco Tor Troeng duas vezes ao chão com golpes duríssimos (Foto: Rodrigo Malinverni)
No terceiro round, Rafael Sapo administrou bem a luta, mas logo no início aplicou uma bela guilhotina no sueco, ainda em pé, levando-o para o chão, porém, perdeu a pegada, ficando na meia guarda de Tor Troeng no chão. Com jiu-jítsu apurado, o brasileiro inverteu a posição e passou a trabalhar em meia guarda, castigando o oponente com socos e cotoveladas. Como nos outros dois rounds, praticamente toda a luta foi desenvolvida no chão, com o brasileiro buscando sempre a finalização, principalmente, a guilhotina.
Agora, aos 30 anos de idade, Rafael Sapo engata seu terceiro triunfo consecutivo no UFC,  passando a ter dezessete vitórias e quatro derrotas, além de um empate na carreira. Já Tor Troeng teve sua primeira derrota no Ultimate, após estrear derrotando Adam Cella, em abril deste ano.

Piotr Hallmann se recupera e finaliza Massaranduba em Belo Horizonte

Polonês sofreu com os chutes na linha de cintura, mas se recuperou e contou com o cansaço do brasileiro para finalizar o combate no segundo round

Por Belo Horizonte
2 comentários
Após ser duramente castigado com fortes chutes na linha de cintura, o polonês Piotr Hallmann conseguiu finalizar o brasileiro Francisco Massaranduba com uma bela kimura aos 3m50s do segundo round no UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader. Hallmann fez sua estreia no UFC, enquanto Massaranduba fazia sua quinta luta no evento, com três vitórias e uma derrota nas quatro lutas anteriores.
A luta começou com os dois lutadores medindo a distância no centro do octógono, e Hallmann acertou um bol golpe no rosto de Massaranduba, que não se abalou. O brasileiro começou a ensaiar os socos de esquerda, mas os chutes começaram a incomodar o polonês, que chegou a cair ao receber o golpe na linha de cintura. Massaranduba percebeu que os chutes minaram a resistência do adversário, e passou a recuar e tentar evitar ser golpeado no local. Hallmann se movimentava, evitando ficar no raio de alcance do brasileiro, que buscou a derrubada, dominando as costas do rival e ficando em vantagem até o fim do round.
Piotr Hallmann e Massaranduba UFC BH (Foto: Getty Images)Piotr Hallmann encaixa a kimura e finaliza Massaranduba no UFC em Belo Horizonte (Foto: Getty Images)
Hallmann voltou para o segundo round preocupado com os chutes do brasileiro, mas Massaranduba mudoua  tática e encurtou a distância, tentando levar a luta para o chão. O polonês defendeu a tentativa, e aplicou algumas cotoveladas na cabeça do brasileiro, e aproveitou o seu cansaço para derrubá-lo e ficar por cima no chão. O polonês aplicava cotoveladas e, em um descuido, buscou o braço direito do brasileiro e aplicou uma bela kimura, forçando Massaranduba a desistir do combate.

Jussier Formiga não resiste muito e é nocauteado por Joseph Benavidez

Após vitória contra Chris Cariaso, brasileiro da Nova União perde para atleta da Alpha Male, número um do ranking do UFC nos pesos-moscas

Por Belo Horizonte
1 comentário
A preocupação da equipe de Jussier Formiga durante o camp para a luta contra Joseph Benavidez era clara: a mão direita do americano, uma das poucas na divisão dos pesos-moscas capaz de nocautear. O lutador do Team Alpha Male comprovou a fama e a boa fase com um nocaute técnico contra o brasileiro nesta quarta-feira, no UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader, no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. A vitória em 3m07s de primeiro round praticamente garante a Benavidez uma revanche pelo cinturão da categoria, contra Demetrious Johnson.
Desde o início do combate, Joseph Benavidez tomou a iniciativa dos ataques contra Jussier Formiga, que parecia preocupado com o poder do adversário e apenas esperava para contragolpear. A mão esquerda de Formiga ficou alerta para o direto de direita, enquanto a mão direita contra-atacava nas rápidas investidas do americano. O potiguar não tentou um ataque nas pernas em busca de uma queda, e o americano era muito rápido para escapar de possíveis oportunidades de clinche.
Alguns pisões frontais no corpo de Benavidez ajudaram a baixar um pouco a guarda de Formiga. Foi o suficiente para o americano conectar o temido gancho de direita que mandou o brasileiro à lona. No chão, Formiga apenas se curvou e tentou se defender, enquanto seu adversário desferia punhos ferozes para garantir o término da luta. O árbitro Mário Yamasaki precisou arrancá-lo de cima para encerrar o combate. A torcida ficou quieta, com alguns poucos aplausos espalhados para a atuação fria e precisa de Benavidez.
Foi a terceira vitória consecutiva do americano desde sua derrota por decisão dividida na disputa de cinturão para Demetrious Johnson, todas sobre nomes de destaque da divisão. Benavidez não pediu abertamente uma chance de disputar o cinturão, mas deixou claro que comprovou sua qualidade.
- Eu deixo isso nas mãos do UFC e não tenho pressa, mas acho que provei que posso derrotar os melhores lutadores da categoria - afirmou Joseph Benavidez após o combate.
O americano tem agora 19 vitórias e três derrotas no cartel. Formiga, por sua vez, sofreu a terceira derrota de sua carreira - segunda em três lutas no UFC.

Ronaldo Jacaré aniquila Okami com nocaute técnico no primeiro round

Brasileiro, que havia estreado no UFC com finalização, conquista vitória com apenas 2m47s de luta e sai mancando por causa do pé direito machucado

Por Belo Horizonte
1 comentário
Depois de finalizar Chris Camozzi em sua estreia no Ultimate, a fera do jiu-jítsu Ronaldo Jacaré mostrou que se tornou um lutador completo e nocauteou o japonês Yushn Okami na metade do primeiro round no coevento principal do "UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader", na noite desta quarta-feira, em Belo Horizonte. O peso-médio da XGym largou a pesada mão direita no adversário e conseguiu dois knockdowns, sendo que Okami ainda conseguiu sobreviver ao pimeiro, mesmo com a rápida sequência de golpes de Jacaré. Quinto colocado no ranking oficial do Ultimate na categoria, o brasileiro deve subir ainda mais com essa grande vitória.
- Tenho uma direita forte, meus amigos de treino sempre comentam. O responsável é esse cara, Josuel Distak. Agradeço muito a ele, aos meus treinadores e a Deus - disse.
Ronaldo Jacaré x Yushin Okami UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Ronaldo Jacaré acerta o segundo direto no queixo de Yushin Okami BH (Foto: Rodrigo Malinverni)
Aos 33 anos, Jacaré agora tem um cartel de 19 vitórias, três derrotas e um "no contest" (luta sem resultado). É o quinto triunfo consecutivo dele. Okami, por sua vez, de 32 anos, sofreu o oitavo revés em 37 combates. O japonês vinha de três vitórias seguidas.
Os dois começaram estudando a distância, e Jacaré se aproximou com um chute na perna. O brasileiro se esquivou bem de um cruzado e acertou um direto de direita que balançou Okami. Ele partiu para cima com uma sequência de socos contra o rival, que ficou agachado perto da grade, mas o japonês conseguiu se levantar e seguiu vivo na luta. O duelo se acalmou por alguns instamtes, até que Jacaré voltou a acertar Okami com seu poderoso direto. O brasileiro conseguiu o knockdown e foi para cima de novo com outra sequência no rosto do adversário. Desta vez Okami não conseguiu se defender, e o árbitro optou por interromper a luta aos 2m47s do primeiro assalto.
Jacaré deixou o octogóno mancando por causa de um machucado no pé direito ainda no começo da luta e explicou o ocorrido ao repórter do UFC:
- Acho que machuquei o pé num chute que dei. Investi no chute porque vi que ele sentiu meus golpes. Peço desculpas para a galera porque meu pé machucou e não pude imitar o jacaré. Obrigado, torcida.
Questionado sobre quem via como possível adversário para si próprio na sequência, Ronaldo Jacaré preferiu não dizer nomes e mostrou muita confiança:
- Estou pronto para qualquer um e deixo na mão do UFC.

Curtinhas: tricolor Cristiano Marcello recebe presente do Fluminense

Lutador ganha camisa das mãos de Vanderlei Luxemburgo. Dana White não vai ao UFC em BH. Pé de Chumbo e Tiago Alves se enfrentam em SP

Por Belo Horizonte e Rio de Janeiro
2 comentários
O peso-leve do UFC Cristiano Marcello não vai lutar no card de Belo Horizonte, mas está na cidade para acompanhar o peso-mosca americano Joseph Benavidez, de quem será córner nesta quarta-feira no duelo contra o brasileiro Jussier Formiga. Torcedor do Fluminense, Cristiano ganhou do técnico da equipe, Vanderlei Luxemburgo, uma camisa tricolor número 9 e com "Fred" nas costas. A delegação do Flu está hospedada no mesmo hotel que os lutadores do Ultimate. O elenco do Vasco, que também estava no local, já deixou BH. Todo feliz, o carioca que agora mora em Curitiba posou para foto mostrando o presente.
UFC Cristiano Marcello camisa Fluminense (Foto: Ivan Raupp)UFC Cristiano Marcello camisa Fluminense (Foto: Ivan Raupp)
Brasil sem Dana White de novo
Sem ir aos eventos do Ultimate realizados no Brasil desde o UFC 153 (Anderson Silva x Stephan Bonnar), em outubro do ano passado, Dana White havia prometido comparecer ao UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader, em Belo Horizonte, mas novamente não vai estar presente. Membros da organização informaram ao Combate.com que o presidente está com a agenda cheia e bastante cansado após acompanhar dois eventos em quatro dias (UFC Fight Night: Condit x Kampmann 2, na última quarta, e o UFC 164, no sábado). Sem Dana, quem está à frente da companhia mais uma vez é Marshall Zelaznik, diretor de operações internacionais do UFC.
- Vou voltar ao Brasil. Eu só estava trabalhando com muitas coisas que precisavam ser resolvidas logo. Eu vou estar lá para a luta do Bader contra o Glover! Não quero que os brasileiros pensem que eu não quero ir para lá, são ossos do ofício! - brincou o mandatário na ocasião.
Torcida em peso
Gover Teixeira saiu pata jantar com os amigos de Sobralia-MG após a pesagem desta sexta-feira. Mais de 100 pessoas de sua cidade natal foram prestigiar o lutador no evento de Belo Horizonte. Glover ainda conta com 30 pessoas de Danbury e Connecticut, entra elas os amigos Edvaldo Gomes, o Buiu, que conhece o meio-pesado há 25 anos.
- Não tinha como não vir prestigiar meu amigo nessa luta tão importante do UFC. Glover continua sendo a pessoa simples e humilde que ele sempre foi, por isso ele é tão prestigiado - disse Buiu.
Glover Teixeira MMA UFC (Foto: Ana Hissa)Glover Teixeira e amigos em Belo Horizonte (Foto: Ana Hissa)
Juizado de Menores vai fiscalizar entrada no Mineirinho
Sem tempo hábil para esperar a definição da classificação indicativa que pediu ao Ministério Público na segunda-feira, o ex-vereador belo-horizontino Betinho Duarte pediu ação emergencial à Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belo Horizonte para fiscalizar a entrada de menores de 18 anos desacompanhados dos pais no UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader, nesta quarta-feira. Representantes do Juizado de Menores devem fazer essa fiscalização na entrada do Mineirinho. Betinho também entrou com representação pedindo a verificação da legalidade do evento, com a análise dos documentos apresentados quanto às condições de segurança, Corpo de Bombeiros, alvará, entre outros.
Até o momento desta publicação, a organização do UFC não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
TUF Brasil 1 x TUF Brasil 2
Delson Pé de Chumbo e Tiago Alves vão fazer no próximo dia 2 de novembro, em São Paulo, um confronto entre lutadores que já participaram do TUF Brasil. O duelo será válido pelo MaxSport. Pé de Chumbo foi um dos atletas da primeira edição, enquanto Tiago disputou a segunda. Ambos não chegaram às finais.
TUF Fabrício Werdum e Tiago Alves (Foto: UFC / Divulgação)Tiago Alves (dir.) foi da equipe de Fabrício Werdum no TUF Brasil 2 (Foto: UFC / Divulgação)
Jorge Patino Macaco x Guilherme Carcaça
O Circuito Talent de MMA vai marcar um encontro de duas gerações, no dia 23 de novembro, em Campinas, em sua quinta edição. O veterano Jorge Patino Macaco, de 40 anos, com passagens pelo UFC, Pride e Strikeforce, vai enfrentar Guilherme Carcaça, de 23 anos, pelo cinturão dos pesos-leves, na luta principal do card. Macaco, que defende a Macaco Gold Team, tem 34 vitórias, 13 derrotas, dois empates, um no contest (luta sem resultado) e não perde há oito lutas, sendo sete triunfos e um empate. Carcaça, da Team Nogueira, tem 11 vitórias e duas derrotas. Ele superou seus últimos dez adversários, sendo nove deles por finalização. Os contratos devem ser assinados até sexta-feira, quando a organização do evento pretende anunciar oficialmente o combate.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Venda de ingressos para o Bitetti Combat 17
Marcado para a próxima sexta-feira, na sede do Botafogo, o Bitetti Combat 17 promete agitar a noite carioca com 13 lutas. Entre elas está a participação do ex-integrante da seleção brasileira de judô, Leonardo Leite, contra Diosman Jacaré, pelos meio-pesados. Na luta principal,  os veteranos Bira Lima e Philipe Lins, também nos meio-pesados. O duelo vale uma vaga na final do GP meio-pesado. O vencedor vai enfrentar Armando Sapinho na disputa do cinturão da categoria.
Os ingressos podem ser comprados nos seguintes locais:
Loja Amoedo – Rua São Clemente, 14, Botafogo
Loja Amoedo – Rua Farme de Amoedo, 107/109, Ipanema
Drogaria MAX – Rua Siqueira Campos, 164, Loja A, Copacabana
Loja Glut Glut – Rua Senador Vergueiro, 93, Flamengo
Escritório CBMMA – Av Treze de Maio, 13 sala 1301, Cinelândia
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Bira Lima x Philipe Lins
Peso-leve: Alex Cowboy x Fábio Mocotó
Peso-mosca: Tiago Grillo x Paulo Irmão
Peso-médio: Evilazio Puma x Daniel Oliveira  
Peso-galo: Geraldo de Freitas x Doni Terrier
Peso-meio-pesado: Leonardo Leite x Diosman Jacaré
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Reynaldo “Reyzinho” x Jonatan Feitosa
Peso-galo: Amaury Junior x Denison Silva
Peso-pena: Rafael Palhares x Bruno Camargo
Peso-pesado: Rodrigo Nocaute x André Luis
Peso-meio-médio: Daniel Espanho x Mateus Silva
Peso-galo: Adailton Silva x Marlon Paiva
Peso-mosca: Arthur Soares x Augustin Zas

Próximo adversário de Pettis será TJ Grant, e não José Aldo, anuncia Dana

Novo campeão dos pesos-leves ficará de molho por sete semanas em virtude de um estiramento grau 2 em um dos joelhos

Por Rio de Janeiro
127 comentários
Anthony Pettis mma ufc (Foto: Getty Images)Anthony Pettis terá de esperar para enfrentar José
Aldo (Foto: Getty Images)
O aguardado duelo entre José Aldo e Anthony Pettis terá de esperar. Nesta terça-feira, Dana White, presidente do UFC, revelou na TV americana que o novo campeão dos pesos-leves terá o canadense TJ Grant como adversário em sua primeira defesa do cinturão, e não o brasileiro, detentor do título dos penas.
Pettis, que desafiou Aldo após finalizar Ben Henderson sábado no UFC 164, ficará de sete a oito semanas afastado dos treinos devido a um estiramento grau 2 em um dos joelhos, informou o chefão do UFC. O lutador americano foi submetido a um exame de ressonância magnética que especificou a lesão.

Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
 Antes do pronunciamento de Dana, o empresário de Pettis, Mike Roberts, já revelara que o atleta teria de ficar de molho, porém ainda precisando de uma avaliação mais precisa para saber a extensão da lesão.
- O joelho ainda está um pouco dolorido. Os resultados do exame ainda são pouco conclusivos - disse Roberts em entrevista ao site "Bleacher Report".
Aldo e Pettis chegaram a estar escalados para se enfrentarem no UFC 163, no Rio de Janeiro, pelo cinturão dos pesos-penas, mas se lesionou cerca de um mês antes e se retirou do combate. Depois, TJ Grant se lesionou nos treinos e precisou sair da luta contra Henderson no UFC 164, e Pettis entrou em seu lugar. O canadense vem de cinco vitórias consecutivas entre os pesos-leves e agradeceu a Dana, através do Twitter, pela manutenção de sua chance de disputar o cinturão.

UFC planeja Antônio Pezão x Mark Hunt para 7 de dezembro, na Austrália

Brasileiro e neozelandês vêm de derrota para Cain Velásquez e Junior
Cigano, respectivamente. Duelo deve ser a atração principal do evento

Por Belo Horizonte
90 comentários
Antônio Pezão e Mark Hunt devem medir forças no UFC que será realizado na Austrália, dia 7 de dezembro. O peso-pesado brasileiro havia revelado em entrevista ao Combate.com que a organização o sondou para colocá-lo contra um grande nome no início de dezembro. E a reportagem confirmou nesta terça-feira que o adversário cogitado é Mark Hunt, da Nova Zelândia, país vizinho da Austrália. Os dois estão sendo escalados para duelar na luta principal do evento, mas ainda não há nada oficial, apesar da forte possibilidade. O veterano de 39 anos é uma das maiores referências do MMA naquele continente.
Montagem UFC Mark Hunt e Antônio Pezão (Foto: Editoria de Arte)Antônio Pezão x Mark Hunt deve ocorrer na Austrália, em dezembro (Foto: Editoria de Arte)
Aos 33 anos, Pezão tem um cartel de 18 vitórias e cinco derrotas. Ele vinha de nocautes sobre Travis Browne e Alistair Overeem e chegou à disputa de cinturão contra Cain Velásquez no UFC 160, em maio deste ano, mas foi derrota por nocaute técnico.
Já Mark Hunt tem nove vitórias e oito derrotas na carreira. Ele vinha de quatro triunfos consecutivos - sobre Chris Tuchscherer, Ben Rothwell, Cheick Kongo e Stefan Struve -, mas foi nocauteado por Junior Cigano com um chute na cabeça no mesmo UFC 160. Desde então, Hunt estava se recuperando de uma infecção na perna.

Sean Spencer vence brasileiro Yuri Villefort por decisão dividida

Na primeira luta do card preliminar do UFC: Glover x Bader, lutador brasiliense não consegue se impor e americano sai vitorioso do combate

Por Belo Horizonte
3 comentários
A segunda edição do UFC em Belo Horizonte começou nesta quarta-feira com uma luta bem equilibrada no ginásio do Mineirinho, porém com os lutadores sem demonstrar uma grande variedade de golpes. No fim, o americano Sean Spencer venceu o brasileiro Yuri Villefort por decisão dividida dos juízes (30 a 27, 28 a 29, 29 a 28).
O combate começou com ambos os lutadores se movimentando bastante e com o brasileiro disparando uma sequência de dois chutes baixos. O americano respondia sempre com bons socos nos contragolpes, que alcançavam muitas vezes o rosto de Yuri. Porém, já no primeiro round, o brasiliense caiu após um chute de Spencer, mas sem gravidade. Variando apenas com alguns chutes rodados e joelhadas, Villefort investia muito nos chutes baixos, mas sem causar grandes estragos no oponente, que levou bem mais perigo com seus socos certeiros.
Já no segundo round, Yuri Villefort começou com tudo logo derrubando o americano, mas não conseguindo trabalhar seu bom jogo de chão, já que Spencer logo se levantou com o apoio da grade. Com a estratégia de manter uma boa distância com os chutes baixos e, às vezes, tentar derrubar com o single leg, Villefort levou mais perigo no round, já que derrubou Spencer com um low kick. Com os dois lutadores bem cansados, o terceiro round não teve grandes mudanças no panorama da luta, com o brasileiro ainda chutando e o americano sendo ainda mais agressivo com os socos nos contragolpes. O combate se encerrou com os atletas em boa trocação, mas sem acertarem um ao outro. Após o fim, o americano deu um grito na cara do brasileiro.
Sean Spencer e Yuti Villefort Wisiewiski UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Na primeira luta da noite, Yuri Villefort perde para Sean Spencer por decisão dividida (Foto:Rodrigo Malinverni)
Agora, o brasileiro acumulou sua segunda derrota no UFC, após estrear na organização perdendo para Nah-Shon Burrel, em fevereiro deste ano, ficando com um cartel de seis vitórias e três derrotas na carreira. Já Sean Spencer, conseguiu sua primeira vitória no Ultimate, após sua primeira luta terminar com vitória do brasileiro Rafael Sapo, por finalização, em janeiro deste ano. Assim, ele fica alcança sua décima vitória na carreira e possui duas derrotas.

Elias Silvério substitui bem e estreia com vitória por pontos sobre Zeferino

Chamado para o lugar do americano Kenny Robertson, paulista campeão do Jungle Fight se impõe e começa com pé direito sua trajetória no Ultimate

Por Belo Horizonte
1 comentário
O duelo de estilos marcou a terceira luta da noite do UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader, no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, entre o catarinense João Zeferino e o paulista Elias Silvério. E entre o jiu-jítsu do primeiro e o muay-thai do segundo, venceu o último por decisão unânime dos juízes (29 a 28, 30 a 27 e 30 a 27).
Chamado para substituir o americano Kenny Robertson, o paulista Elias Silvério procurou sempre manter a luta em pé, enquanto João Zeferino buscava constantemente levar o combate para o chão. E esse foi o cenário nos três rounds, inclusive, com o árbitro tendo que separar diversas vezes os lutadores na grade para retornarem ao centro do octógono. Em uma dessas intervenções do juíz, onde Zeferino acusou um golpe na região genital, o catarinense conseguiu derrubar o paulista para trabalhar o ground and pound, mas sem sucesso, com Silvério ficando de pé e chamando o adversário.  No final do round, João Zeferino consegue um bom chute alto de esquerda, mas sem sequência por parte do atleta catarinense.
João Zeferino e Elias Silveiro UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni) Elias Silvério venceu João Zeferino por decisão unânime dos juízes (Foto: Rodrigo Malinverni)
No segundo round, Elias Silvério começou tentando um chute alto também, mas logo entrou novamente no jogo do adversário, ficando agarrado na grade do octógono. Neste momento, o paulista distribuiu muitas cotoveladas castigando o oponente, porém o árbitro logo separou os lutadores. No retorno, no centro do octógono, Elias Silvério conseguiu um bom over hand derrubando o adversário, porém, sem desenvolvimento no chão. Em pé, Silvério conseguiu boa sequência de chutes e socos, mas Zeferino conseguiu derrubar o paulista, que logo se levantou, ficando agarrados na grade novamente. Aparentando melhor condicionamento físico, Elias Silvério acertava mais os socos no rosto de Zeferino.
O terceiro round começou a todo vapor, com Silvério partindo para cima de Zeferino, demonstrando muitos bons golpes, tanto socos quanto chutes. O catarinense ficou no chão sendo golpeado com cotoveladas, e logo em seguida, Zeferino deu uma pedalada ilegal, porque Silvério estava agachado. Na volta ao combate, Silvério continuou golpeando bastante o catarinense, com boas sequências de direita-esquerda entrando no rosto do adversário.
Aos 26 anos e ex-campeão meio-médio do Jungle Fight, após vencer Junior Orgulho, na edição 52 da organização,  Elias Silvério permanece invicto na carreira, com nove vitórias em nove lutas. Já João Zeferino, de 27 anos, acumulou sua segunda derrota no UFC, já que perdeu para Rafael Sapo, por decisão unânime, na estreia no Ultimate, em maio deste ano. Agora, o catarinense possui 13 vitórias e seis derrotas na carreira.

Ivan Batman vence Keith Wisniewski por pontos em sua estreia no UFC

Peso-leve brasileiro não corresponde à expectativa criada sobre sua primeira luta no torneio, mas derrota americano lutando um peso acima do seu

Por Belo Horizonte
3 comentários
A tão esperada estreia de Ivan Batman no UFC aconteceu nesta tarde, em Belo Horizonte, no UFC Fight Night no Combate: Glover x Bader. A expectativa pela primeira luta no maior evento de MMA do mundo e ter de atuar uma categoria acima da sua (normalmente luta entre os leves, peso em que foi campeão do Jungle Fight) atrapalhou o lutador radicado em Florianópolis, que mesmo assim conseguiu a vitória por decisão unânime (29-28, 30-27 e 29-28) contra o meio-médio americano de origem polonesa Keith Wisniewski, que antes da luta ficou esperando um distraído membro da sua equipe lhe cumprimentar antes de passar pela "blitz" anterior à subida ao octógono.
Ivan Batman e Keith Wisiewiski UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Ivan Batman venceu Keith Wisiewiski em sua estreia no UFC, em Belo Horizonte (Foto: Rodrigo Malinverni)
- Como já estou faz tempo lutando na categoria até 70kg, senti muito a força dele. Como ele estava mais pesado, estava também mais lento, e eu consegui imprimir um pouco de velocidade. Mas eu senti muito cansaço no fim da luta. O quadril dele é muito pesado. Se fosse na categoria dos leves eu teria colocado para baixo com mais tranquilidade. Queria muito lutar em Jaraguá do Sul. Agora moro em Florianópolis e queria representar a galera de lá em Jaraguá. Se me chamarem, vai ser um prazer. E de preferência na categoria até 70kg.
A luta começou com Batman buscando as pernas do americano, que defendeu a tentativa e manteve a luta em pé. O brasileiro buscou aplicar um chute baixo e pegar um single leg, mas Wisniewski conseguiu a defesa novamente. Mostrando algum afobamento pela estreia, Batman precipitava as ações e tinha dificuldade de levar o adversário para o chão, que é a sua especialidade. Wisniewski, por sua vez, mantinha a calma e atacava o rosto do brasileiro com joelhadas, aproveitando sua maior estatura.A pressão da estreia parecia inibir Batman, que não se apresentava como era esperado.
No segundo round, Batman conseguiu derrubar o americano, que rapidamente voltou a se levantar, mas o brasileiro colocou o gancho na perna de Wisniewski por trás. Aparentando cansaço pela força feita na luta agarrada, Ivan Batman sofria com o maior tamanho de Wisniewski, que aplicava alguns golpes na curta distância. Uma nova queda aplicada por Batman manteve o rival mais tempo no chão, e teve mais iniciativa durante o round.
O terceiro e último round trouxe Batman chutando Wisniewski nas pernas, mas o americano seguiu as instruções do seu córner, e buscou manter o brasileiro com as costas na grade. Batman se livrou da posição e foi para o clinche do muay thai, aplicando joelhadas na linha da cintura do americano, que sentia o desgaste da luta. Após aplicar uma nova joelhada na cintura que Wisniewski disse ter atingido a região genital, o brasileiro insistiu no golpe, que vinha minando a resistência do americano. No minuto final, com ambos muito cansados, Batman insistiu nas joelhadas e socos no rosto de Wisniewski, que se defendeu como podia até o fim da luta.

Lucas Mineiro cumpre promessa e apaga Junior Hernandez no UFC BH

Brasileiro mostra muita força na categoria dos galos após lutar entre os leves, e aplica mata-leão em americano em apenas 1m10s no primeiro round

Por Belo Horizonte
7 comentários
Lutando diante de sua torcida, e fazendo a sua estreia entre os pesos-galos, categoria para a qual migrou após lutar duas vezes entre os pesos-leves (duas divisões acima), Lucas Mineiro mostrou muita personalidade ao vencer por finalização com um mata-leão, apagando o americano Ramiro Hernandez em apenas 1m10s do primeiro round na terceira luta do UFC Fight Night Combate: Glover x Bader.
Lucas Mineiro e Junior Hernandez UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Lucas Mineiro apaga Junior Hernandez na terceira luta do UFC em Belo Horizonte (Foto: Rodrigo Malinverni)
- Não tem como explicar a emoção de lutar em casa. Estou no lutando no meu quintal, onde minha mãe bota roupa pra enxugar. Eu sabia que a minha mão ia entrar, pois treino muito muay thai e jiu-jitsu, e nessa categoria eu vim para causar. O corte de peso foi difícil, mas agora vai ser um pouco mais fácil. Muito obrigado, eu amo vocês - disse Lucas Mineiro após o combate.
O brasileiro não deu chance ao rival, mostrando que achou a sua categoria de peso, e começou golpeando o adversário com muita força e precisão. Após acertar alguns bons golpes no rosto de Hernandez, Mineiro acertou um chute alto que abalou o americano, e conseguiu o knockdown com um cruzado de direita. Na sequência, Mineiro buscou o mata-leão e, após alguns segundos de ajuste, o golpe foi encaixado, e mesmo com Hernandez ainda tentado resistir aplicando socos de costas para o brasileiro, Lucas ajustou ainda mais o golpe e acabou apagando o rival, que se recusou a bater em desistência.

Lutador recupera sensibilidade nos braços, após um mês do acidente

Gabriel Diniz ficou sem os movimentos das pernas e dos braços depois de sofrer um golpe durante a segunda etapa do Capixaba de jiu-jítsu

Por Vila Velha, ES
2 comentários
Gabriel Diniz, lutador de jiu-jítsu lesionado  (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Gabriel Diniz, lutador (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
O golpe acidental (assista ao vídeo), que deixou o lutador de jiu-jítsu, Gabriel Diniz, sem os movimentos das pernas e dos braços, completa um mês nesta quarta-feira. Em recuperação e fazendo fisioterapia, de segunda a sexta, no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha, Gabriel mostrou mais uma elovução no seu quadro. O lutador revelou que, depois de recuperar os sentidos dos pés e das pernas, agora também já tem sensibilidade normal nos braços e nos antebraços.
- Tudo aconteceu tão rápido, parece que foi ontem, mas já tem 30 dias. O filme que passa pela minha cabeça é de estar recuperado e voltando a lutar. Ainda não tenho os movimentos, mas a sensibilidade eu tenho no corpo todo e mexo os ombros, porque eu acho que eles não foram tão afetados. A parte que eu mais sinto são os pés, que foram os primeiros que eu comecei a ter sensibilidade. Por isso que eles estão em um estágio mais avançado. Nas mãos, quando tocam, eu sinto apenas um formigamento, mas no braço e no antebraço já está normal - conta o lutador.
A família vem tendo um papel importante na recuperação de Gabriel Diniz, de acordo com a prima Samira Pimentel. Segundo a parente do lutador, todos os dias que tem a liberação de visitas, os familiares vão ao Crefes para dar apoio.
- A família tem acompanhado de perto e estamos sempre revezando nas visitas. Ele gosta de ser paparicado. Gabriel está sempre alegre, com disposição e vontade de voltar a lutar logo. A participação da família é muito importante para o Gabriel. A força que a gente passa para ele e a que ele passa para nós ajuda muito na recuperação. Os médicos dizem que só com o tempo para ver como vai se desenvolver a recuperação - afirmou Samira.
Gabriel Diniz, lutador de jiu-jítsu lesionado (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Gabriel Diniz, lutador de jiu-jítsu lesionado (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Golpe acidental
No dia 04 de agosto, durante as semifinais da segunda etapa do Campeonato Capixaba de Jiu-Jítsu, o jovem quando o lutador Gabriel Diniz - que ainda é juvenil, mas lutava entre os adultos - sofreu um golpe acidental de Wesley Marques e lesionou a coluna cervical. Com a grave contusão, o jovem perdeu os movimentos das pernas e dos braços.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Após definição de companheiro, Vettel diz que dividiria equipe com Alonso

Atual tricampeão da Fórmula 1 afirma ainda que novo parceiro de RBR, australiano Daniel Ricciardo, terá as mesmas oportunidades na equipe

Por Monza, Itália
6 comentários
Depois da definição de que o australiano Daniel Ricciardo será seu companheiro de equipe na próxima temporada, o alemão Sebastian Vettel afirmou, em entrevista publicada no site do jornal espanhol "Marca", que não haveria problemas em ter o espanhol Fernando Alonso como companheiro de equipe e que não haverá privilégios na RBR na próxima temporada.
Quando perguntado se teria algum problema em ter Alonso como companheiro, Vettel respondeu negativamente:
- Na realidade não. Para ser honesto, não conheço muito bem Fernando, com quem falo de vez em quando no Paddock. Eu o respeito muito como piloto e não tenho nenhum problema em dizer que acho que é um dos melhores, muito competitivo, com muito talento. Mas não sei como seria trabalhar com ele na mesma equipe - disse Vettel.
Vettel Alonso coletiva F1 GP Espanha (Foto: EFE)Vettel disse que não haveria problema em ter Alonso como companheiro de equipe (Foto: EFE)
Vettel também negou que terá privilégio na equipe com a chegada de Ricciardo:
- Não tem sentido falar de privilégio. Em uma equipe há dois pilotos e ambos têm as mesmas oportunidades, mesmo que no final o ganhador seja um só. Ser o número 1 ou número 2 é algo que soa velho na atual Fórmula 1 - afirmou Vettel.

Felipão esboça Seleção com Jô, Bernard e Maicon entre os titulares

Trio deve substituir os cortados Hulk, Fred e Daniel Alves no amistoso de sábado, contra a Austrália, em Brasília. Julio César volta ao gol

Por Brasília
242 comentários
Luiz Felipe Scolari começou a esboçar a escalação da seleção brasileira para o amistoso de sábado, contra a Austrália, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. No treinamento desta quarta-feira, no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros, ele escalou Maicon, Jô e Bernard entre os titulares.
Os três devem ser os substitutos dos cortados Daniel Alves, Fred e Hulk, respectivamente. No caso dos dois primeiros era natural as entradas de Maicon e Jô. Mas para a vaga de Hulk, o técnico tinha pelo menos mais três opções além de Bernard: Lucas, Alexandre Pato e Ramires, que agrada a comissão por ali. No segundo tempo do coletivo, Pato substituiu Bernard e Ramires entrou no lugar de Oscar. O treinamento terminou com empate de 1 a 1: Jô marcou para os titulares, enquanto Pato, de pênalti, fez o gol dos reservas.
A escolha por Bernard nesse primeiro momento confirma a evolução do jovem atacante na equipe de Felipão. Durante a Copa das Confederações, o pentacampeão elogiou muito o garoto, agora no Shakhtar Donetsk. Chegou a declarar que ele tinha muita “alegria nas pernas”. Não à toa durante o torneio, vencido pelo Brasil, Felipão passou a optar por Bernard na etapa final em algumas ocasiões. Agora, ele deve começar jogando.
Maicon treino Brasil (Foto: Mowa press)De volta à Seleção, Maicon já deve ganhar chance como titular após lesão de Daniel Alves (Foto: Mowa)
Outra mudança em relação ao time que iniciou o jogo contra a Suíça (derrota por 1 a 0), no dia 14 de agosto, é o retorno de Julio César ao gol. Reserva de Jefferson na Basileia, já que na época estava sem futuro definido, ele volta agora como primeira opção. Coincidentemente, o goleiro anunciou dias atrás sua permanência no inglês Queens Park Rangers, da segunda divisão.
De acordo com o coletivo realizado nesta quarta-feira, no CT do Corpo de Bombeiros, a provável escalação para o duelo com a Austrália, sábado, deve ser: Julio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Bernard, Neymar e Jô.  A partida começa às 16h15m, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, da TV Globo e do SporTV.
Felipão treino seleção brasileira (Foto: Mowa Press)Felipão orienta os jogadores no treinamento: esboço do time titular em Brasília (Foto: Mowa)

Maradona elogia Neymar e diz que Brasil, se concentrado, 'é imbatível'

Ídolo argentino diz que atacante do Barça 'não precisa ser fisiculturista' e que seleção brasileira é favorita a conquistar a Copa do Mundo de 2014

Por São Paulo
148 comentários
Maior ídolo da história do futebol argentino, Diego Armando Maradona vê o Brasil como grande favorito para a Copa do Mundo de 2014. As exibições da Seleção na Copa das Confederações encantaram "El Pibe". Especialmente o desempenho do atacante Neymar, citado por ele como o "fator de desequilíbrio" a favor do Brasil.
Em entrevista ao Globo Esporte e ao SporTV, Maradona citou a boa fase de Messi, eleito melhor jogador do mundo pela Fifa nos últimos quatro anos, e disse que os europeus não apresentarão alto nível jogando longe de casa, em outras condições, na América do Sul.
– Pelo que o Brasil mostrou na Copa das Confederações, foi possível ver que os jogadores brasileiros, sob alto nível de concentração, são imbatíveis. Eu também apostaria uma ficha na Argentina, pelo grande momento do Leo (Messi). Quanto às seleções europeias, acho que o nível delas baixará jogando na América do Sul – disse Maradona, depois de participar de um evento em São Paulo, nesta quarta-feira.
Eleito melhor jogador da Copa das Confederações conquistada pelo Brasil com vitória por 3 a 0 sobre a atual campeã do mundo, Espanha, Neymar viveu um choque de realidades em 2013. Deixou o Santos para jogar pelo Barcelona e hoje faz dupla de sucesso com Messi no clube catalão. Maradona alertou que não se deve pressionar o garoto de 21 anos em relação ao seu porte físico, mas sim deixar que ele tenha liberdade em campo.
– O Neymar, sem dúvida, é o jogador que deve ser observado. Ele sabe o que fazer, e não precisa ser fisiculturista. Que não coloquem esse peso sobre ele. O Neymar apenas tem de jogar futebol – completou.
Maradona disse ainda que, se a Argentina conquistar seu terceiro título mundial jogando no Brasil, não haverá "gosto especial". Campeão e eleito melhor jogador da Copa de 1986, disputada no México, o ídolo alviceleste assegurou que levantar a taça em terras brasileiras não seria nada anormal.
– São todos jogos de futebol. Podemos ser passionais dentro de uma partida de futebol, mas se somos passionais fora, geramos violência e tudo perde o encanto. Se a Argentina ganhar a Copa no Brasil, será como foi no México.
Diego Armando Maradona (Foto: Reprodução/TV Globo)Diego Armando Maradona, em São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
Atlético-PR derrota o Santos por 2 a 1 e é o novo vice-líder do Brasileirão
Com dois gols belos gols no primeiro tempo, Atlético-PR tira a segunda posição do Grêmio. Santos pressiona no final, mas não muda o placar

DESTAQUES DO JOGO
  • nome do jogo
    Paulo Baier é o líder do time e o apelido de maestro não é à toa. Ele dominou o meio de campo e fez as duas jogadas que resultaram em gol
  • arrancada
    O Atlético-PR não perde no Brasileirão desde a sétima rodada e já são 11 jogos sem resultados negativos que levaram o time da Z4 para o G4
  • com sono
    O Santos foi valente durante todo o jogo, teve mais posse de bola, mas somente assustou a defesa atleticana no finalzinho. Foi tarde
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
108 comentários
O céu parece ser o limite para o Atlético-PR em sua arrancada dentro do Brasileirão com 11 jogos sem saber o que é perder. A vítima dessa vez foi o Santos, na Vila Capanema, em Curitiba, com o placar de 2 a 1 em lindos gols de Marcelo e Marco Antônio - Emerson descontou no finalzinho - e que colocaram os atleticanos na segunda colocação do Brasileirão tomando a posição do Grêmio. O Furacão ainda torce por um tropeço do Cruzeiro, que joga contra o Bahia, para não deixar a diferença de um ponto do líder aumentar.
Os torcedores do Atlético-PR pareciam prever que o dia era especial para o Atlético-PR e 12.595 pagantes compareceram lotando a pequena Vila Capanema. A festa começou cedo com um lindo gol de Marcelo, que iniciou no lançamento primoroso de Paulo Baier ainda aos seis minutos. No Santos, o time foi valente e não se acovardou, mas errava muitos passes, foi travado pela defesa atleticana e somente pode comemorar o gol aos 42 minutos do segundo tempo com Emerson.
O vice-líder Atlético-PR fecha o primeiro turno contra o Vasco, no domingo, em São Januário. Um dia antes, no sábado, o Santos, na 11º posição, recebe o Goiás, na Vila Belmiro.
Edu Dracena e Paulo Baier jogo Atlético-PR e Santos (Foto: Giuliano Gomes / Agência Estado)Paulo Baier participou das duas jogadas de gols do Atlético-PR (Foto: Giuliano Gomes / Agência Estado)
Furacão começa sufocando o Peixe
O Atlético-PR não deu tempo do Santos nem se acostumar com a Vila Capanema e já mostrou suas credencias de time sensação, com uma jogada primorosa e um belíssimo gol. Pelo meio de campo, o capitão Paulo Baier viu Marcelo se deslocando pela direita e fez o lançamento com açúcar e com afeto para o atacante, que ainda contribuiu para deixar o lance mais bonito. Ele passou com classe por Léo e depois chutou a bola alta e curva, que encobriu Aranha e foi morrer nas redes.
O Santos tomou o susto, mas não se acovardou e passou a trabalhar para reequilibrar o jogo. O time foi aos poucos controlando a velocidade e a empolgação atleticana e, para deixar o jogo mais complicado para os rubro-negros, o esquema montado por Vagner Mancini ainda sofreu uma baixa aos 16 minutos, quando William Rocha saiu com muitas dores no joelho para dar lugar ao meia Deivid improvisado na lateral.
A torcida parecia sentir o domínio santista e o clima esfriou na Vila Capanema. No entanto, quem tem Baier pode ficar tranquilo e, em uma cobrança de falta pela esquerda, ele mandou na cabeça de Luiz Alberto dentro da área para a testada à queima roupa. Aranha defendeu, mas deu o rebote para o zagueiro tentar novamente. Outra defesa e a bola foi sobrar no meio da área para a chegada de Marco Antônio, que não deixou a bola quicar para emendar a bomba. Dessa vez, Aranha só olhou.
A festa estava completa e o Atlético-PR saiu do primeiro tempo dono do jogo mesmo com menos posse de bola. Chutou menos, fez mais, e a torcida vibrou muito.
Segundo tempo com Santos tentando e a zaga atleticana aliviando
Os dois times voltaram para o segundo tempo sem nenhuma modificação e a partida reiniciou quente e corrida. Do lado da equipe santista, Leandrinho e Cícero alimentavam Thiago Ribeiro e Cícero nas tentativas de finalizações, além de eventuais aparições de Everton Costa. Com menos volume, o artilheiro do Brasileirão, Ederson, começou a aparecer pelo Atlético-PR e já testou Aranha com uma bomba da entrada da área. Isso tudo antes dos dez minutos de jogo.
O técnico Claudinei Oliveira começou a fazer as modificações aos 13 minutos com a entrada do meia Pedro Castro no lugar do volante Alan Santos e tentar fazer o time ficar ainda mais ofensivo. As jogadas apareciam, mas a defesa atleticana comandada por Manoel se transformou em uma barreira complicada de atravessar. Durval ainda tentou o chute de dentro em um rebote de Wéverton, mas o zagueirão estava lá para desviar.
O resultado não vinha e o Santos ainda colocou mais um atacante e Giva entrou no lugar do meia Leandrinho. Do lado atleticano, Mancini apenas administrava nas substituições tirando o cansado Marco Antônio para a entrada de Felipe, e Dellatorre no lugar de Marcelo.
As mudanças e os brios santistas deram sinal, e o time se jogou ao ataque, mas os bons momentos só surgiram no finalzinho. Aos 40 minutos, Thiago Ribeiro subiu no lançamento de Cicinho para cabecear e mandou na trave para tristeza do jogador. Em seguida, Emerson conseguiu marcar depois do chute de dentro da área aos 42 minutos. O Santos passou a pressionar fortemente deixando o jogo eletrizante, mas Wéverton salvou a festa atleticana.
Hernane faz dois, e Flamengo supera o Vitória na estreia de Ney Franco
Brocador só marca no 1º tempo e devolve sabor da vitória ao time, após quatro rodadas. Juan desconta, mas Leão amarga quarta derrota seguida
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
109 comentários
No duelo rubro-negro à beira da crise, deu Flamengo. E com sobras, apesar do susto nos acréscimos. Sob chuva constante no Maracanã, o time carioca interrompeu a péssima fase no Campeonato Brasileiro e derrotou o Vitória por 2 a 1, graças a dois gols de Hernane no primeiro tempo, na noite desta quarta-feira - o lateral Juan descontou. O jogo marcou a estreia, sem sucesso, do técnico Ney Franco no Leão, esforçado, porém apático em campo.
Ainda que tenha se classificado para as quartas de final da Copa do Brasil neste meio tempo, superando o Cruzeiro por 1 a 0, fazia quatro rodadas que o clube não saía vitorioso. A zona de rebaixamento se aproximava perigosamente. Agora, um salto provisório para a 12ª posição, com 22 pontos. Os baianos sustentam o décimo lugar, com a mesma pontuação. O estádio recebeu 10.312 pagantes (12.616 presentes) para renda de R$ 413.625,00.
Substituto de Marcelo Moreno, que está com a seleção boliviana, Hernane não cobrou o retorno aos titulares e usou discurso político após seu desempenho.
- Estou pronto, independentemente se for para jogar ou não, estou ali para buscar espaço e fazer meus gols. Quero jogar, trabalhar e conquistar meu espaço. Agora é ter tranquilidade, focar e fazer os resultados. Creio que quando o Flamengo tiver uma sequência de três ou quatro vitórias, vamos conseguir aproximar do G-4 - avaliou o camisa 9.
Juan lamentou que a reação tardia, mas enalteceu a evolução do Leão e seu feito pessoal.
- O gol acabou saindo tarde, sem dúvida. Tivemos um volume de jogo um poquinho melhor, mas erramos passes e bolas na saída de jogo. Mas valeu, fiz o gol, que foi muito importante para esse momento novo na minha carreira.
Na última rodada no primeiro turno, o Flamengo visita o líder Cruzeiro, a quem eliminou na outra competição nacional, no domingo, às 16h, enquanto o Vitória pega o Atlético-MG, sábado, às 18h30m, no Barradão, na luta pela reabilitação.
Hernane Flamengo e Vitória  (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Hernane comemora com Elias um de seus gols no Maracanã (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Domínio do Fla, eficiência do Brocador
A equipe de Mano Menezes tinha a missão de deixar para trás a goleada sofrida para o Corinthians. E não perdeu tempo. Para evitar uma pressão maior da torcida, partiu para o ataque, mas errava ao se aproximar da área. O Vitória, por sua vez, mesmo também em busca de apagar a má sequência, ficou retraído, mas assustou nos contragolpes puxados por Renato Cajá, Luiz Alberto e Maxi. Até cerca de metade da etapa as chances foram iguais.
Principal destaque do time da casa, Elias viu suas aparições como elemento surpresa não surtirem efeito: foram três impedimentos. No entanto, não se pode reclamar do volante, que foi o responsável pelo passe certeiro para Hernane abrir o placar, em toque de categoria, no ângulo, na saída de Wilson. A desvantagem fez o Leão se adiantar um pouco, mas não o suficiente para tirar o sono do goleiro Felipe, embora tenha até arriscado mais a gol: 8 a 6.
Maxi Bianucchi jogo Flamengo e Vitória (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Maxi Bianucchi teve atuação discreta, especialmente na etapa final (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
Vitória avança, mas faz pouco
Quando o árbitro já apontava o minuto de acréscimo, o Brocador voltou a marcar presença ao subir sozinho para cabecear a bola para baixo e tirar a chance de defesa, aos 43. O intervalo veio e não serviu para mudar o panorama. Pouco efetivo, o Vitória tinha relativo domínio, mas era estabanado na hora de definir e raramente penetrava. À exceção do lance em que Dinei ajeitou para Maxi parar em Felipe, na cara do gol, aos 28 minutos do segundo tempo.
Sem emoções, a partida transcorreu sonolenta, com muitos toques de lado no meio de campo e lançamentos equivocados. Nem mesmo as alterações feitas por Mano e Ney mexeram com o desenho tático, ainda que a entrada Marquinhos na vaga de Luís Alberto tenha oferecido uma sobrevida ofensiva aos baianos. A água caiu com mais força no fim, e Juan, ex-Flamengo, diminuiu o marcador, aos 46. Mas o banho de alívio aos cariocas estava garantido.