Giro do Motor: bate-boca na Stock, moto voadora e emoção de Fittipaldi
Fim de semana de velocidade tem
acidente feio na Moto3, estreia de filme sobre F-1, homenagens,
discussão entre pilotos e vitória brasileira no DTM
Por GLOBOESPORTE.COM
São Paulo
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Jonas Folger tombo Moto GP (Foto: Reprodução)
O fim de semana no mundo da velocidade brindou os fãs do automobilismo
com a estreia de um filme que tem tudo para virar um clássico das
telonas: “Rush – No Limite da Emoção”, que retrata a perigosa década de
1970 na Fórmula 1. Motivo de emoção para Emerson Fittipaldi, que
participou ativamente do resgate de Niki Lauda e se emocionou ao lembrar
do drama vivido ao lado do austríaco no hospital. Das salas de exibição
para a vida real, uma queda cinematográfica causou fraturas no
companheiro de Eric Granado na Moto3. Acidentes não faltaram na etapa do
Mundial de Motovelocidade em San Marino, que foi marcado pelas
homenagens a dois pilotos que morreram recentemente.
Filme 'Rush', sobre a rivalidade entre Niki Lauda e James Hunt, entrou em cartaz (Foto: Reprodução)
Ainda na Europa, um português mostrou porque é o favorito à vaga na
equipe STR na Fórmula 1, vencendo em uma categoria de base na Hungria.
Perto dali, na Alemanha, o brasileiro Augusto Farfus brilhou mais uma
vez no DTM, principal torneio de carros de turismo da Europa, e está na
briga pelo título da categoria. No Brasil, a Stock ar teve domínio de
Daniel Serra, que escapou dos acidentes e voltou a liderar. Em uma etapa
agitada, o circuito gaúcho do Velopark teve até um bate-boca entre dois
pilotos após uma batida. Veja os principais destaques do fim de semana:
Serra vence a terceira e volta a liderar na Stock
Com seu estilo quieto e eficiente, Daniel Serra frequentemente é
comparado ao finlandês Kimi Raikkonen, mais novo contratado da Ferrari
na Fórmula 1, por onde foi campeão em 2007. Neste domingo, o estilo de
“comer pelas beiradas” do filho do tricampeão Chico Serra deu resultado
mais uma vez. Buscando o quarto título da família na Stock Car,
Daniel venceu pela terceira vez no ano ao escapar de um acidente múltiplo na largada, voltando à liderança do campeonato.
A confusão vitimou alguns favoritos, como o pole (e seu companheiro de
equipe) Cacá Bueno e o piloto Átila Abreu, que completava a primeira
fila. Ricardo Maurício, campeão de 2008, e Marcos Gomes, vencedor de
duas provas nesta temporada, completaram o pódio. Cacá terminou em 15º.
Mesmo com três entradas do safety car, Serra não foi ameaçado até a
bandeirada.
Daniel Serra comemora a terceira vitória do ano na Stock Car (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
- Estou muito feliz com a terceira vitória do ano. Agora é continuar
trabalhando, porque faltam três etapas com pontuação de quatro, já que a
Corrida do Milhão vale o dobro. É comemorar nesse mês que a gente tem
de voltar forte – disse o vencedor, econômico nas palavras, em
referência ao intervalo de cinco semanas até a próxima etapa, em
Curitiba (PR).
Serra controlou os ataques de Ricardo Maurício e venceu no Velopark (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Bate-boca entre pilotos marca entrada longa do safety car
O terceiro safety car da etapa do Velopark, a nona da temporada 2013 da
Stock Car, foi acionado exatamente na metade da prova, quando Nonô
Figueiredo acertou os carros de Tuka Rocha e Ricardo Sperafico na
travada curva que leva à reta principal. Os três pilotos abandonaram, e
Tuka, revoltado, foi até o carro de Nonô tirar satisfações. Ainda de
capacetes, os dois discutiram feio, já que o piloto do carro 25
considerava o competidor do 11 culpado pela manobra. Mais tarde, a
direção de prova acatou um recurso da equipe Full Time e puniu Nonô com a
perda de 15 posições no grid de largada da próxima etapa.
Acompanhe a manobra e os argumentos dos dois pilotos no vídeo ao lado.
Tuka
Rocha abandona prova da Stock Car no Velopark após acidente com Nonô
Figueiredo, que acabou pubido pela direção de prova após a corrida no
Velopark (Foto: Miguel Costa Jr. / divulgação)
Queda não impede pole e novo recorde de Marc Márquez
Mesmo não conquistando a sexta vitória no ano neste domingo, Marc
Márquez mostrou que não se abala facilmente. No sábado, pouco antes do
treino classificatório, o espanhol levou um tombo na temida curva 13 do
circuito de Misano, na Itália (acompanhe a queda no vídeo ao lado).
Márquez levantou como se nada tivesse acontecido e pegou a moto reserva
para buscar a pole position. O piloto da Honda não apenas
conseguiu a primeira posição do grid como bateu o recorde da pista, com 1m32s915.
O piloto de 20 anos quebrou a marca do australiano Casey Stoner,
bicampeão mundial e seu antecessor na Honda, que era de 1m33s138.
Marc Marquez caiu no treino livre da MotoGP, mas fez a pole logo depois (Foto: Reuters)
Capotagem do pole e queda de irmão de Rossi na Moto3
O que parecia um fim de semana promissor para a equipe Aspar na Moto3,
porta de entrada do Mundial de Motovelocidade, terminou em frustração e
preocupação para o time espanhol. Depois de liderar as duas primeiras
voltas em busca de sua primeira vitória no ano, Jonas Folger foi
superado pelos espanhois Alex Rins e Maverick Viñales, que terminaram a
prova separados por apenas 0s050, com vantagem para o vencedor Rins. Na
ânsia de retomar a ponta, o pole deixou a traseira escapar e sofreu um
acidente assustador. Sem controle, a KTM capotou diversas vezes,
ejetando o alemão, que caiu de peito no asfalto. Folger foi retirado de
maca, com a perna esquerda fraturada.
Após exames mais detalhados, foi detectada também uma lesão no ombro esquerdo. O tempo de recuperação ainda não foi determinado.
Já Eric Granado, que havia largado em sétimo (melhor posição de sua
carreira) após fazer uma largada conservadora, protagonizou uma boa
disputa pelo 15º lugar durante boa parte da prova. Mas também caiu na
penúltima volta, não completando o GP de San Marino. Estreando no
Mundial com a moto 97, o italiano Luca Marini frustrou a expectativa do
público local e também de seu meio irmão, o multicampeão Valentino
Rossi, e caiu logo na primeira curva, dando adeus prematuramente à sua
corrida de estreia no Mundial.
Lorenzo ganha mais uma na briga com Márquez na MotoGP
Se o sábado foi positivo para Márquez, bastou uma largada ruim no
domingo e pronto: o prodígio da MotoGP perdeu a liderança logo no início
da prova de San Marino. Foi deixado para trás por Jorge Lorenzo, Dani
Pedrosa e Valentino Rossi. O jovem espanhol conseguiu se recuperar e
fechou a corrida em segundo lugar, mas viu um de seus maiores rivais
pelo título da temporada cruzar em primeiro lugar.
Com uma exibição perfeita, Lorenzo chegou à quinta vitória no ano
(mesmo número de Márquez) e diminuiu a diferença para o topo da tabela.
Pedrosa completou o pódio, com Valentino Rossi em quarto.
Jorge Lorenzo venceu de novo na MotoGP, mas diferença para Márquez ainda é grande (Foto: Reuters)
Esta foi a segunda vitória seguida de Lorenzo no campeonato, a terceira
consecutiva na pita de Misano Adriático. Apesar do bom resultado, o
piloto da Yamaha não se anima quanto às chances de título. Empatado na
tabela com Pedrosa, ele está a 34 pontos de Márquez. Faltam cinco etapas
para o encerramento do campeonato e cada vitória vale 25 pontos. A
próxima corrida será no circuito de Aragon, na Espanha, no dia 29 de
setembro.
Homenagens a Simoncelli em Misano
A etapa do Mundial de Motovelocidade foi repleta de homenagens no
circuito de Misano Adriático, batizado há dois anos com o nome do
italiano marco Simoncelli, que morreu em 2011 em um grave acidente
durante o GP da Malásia, aos 24 anos. O “urso do cabelo duro”, que
nasceu e cresceu a poucos quilômetros do autódromo,
foi lembrado com um monumento no melhor estilo dos amantes das duas rodas, que chamou a atenção pela originalidade.
Ao lado de um painel gigante de vidro com uma imagem do piloto, há uma
peça de metal moldada no formato de um escapamento de moto. A cada noite
de domingo, o monumento soltará uma chama de três metros de extensão
durante 58 segundos, número que era usado pelo piloto nas corridas.
'Escapamento' de moto gigante lança chamas em tributo a Simoncelli, morto há dois anos (Foto: Divulgação)
Quem também homenageou Simoncelli foi seu grande amigo Valentino Rossi.
O multicampeão da Motovelocidade correu com uma pintura em referência
ao competidor em seu capacete.
Pódio da Moto2 em Misano com bandeira em
homenagem a Shoya Tomizawa (Foto: MotoGP)
Nakagami relembra Tomizawa
Mas as homenagens não pararam por aí. Na prova da Moto2, divisão de
acesso da MotoGP, Takaaki Nakagami liderou praticamente toda a prova e
enfim parecia rumar para sua primeira vitória na classe. Mas o japonês
foi surpreendido pelo espanhol Pol Espargaró no fim da prova e terminou
em segundo pela quarta vez consegutiva, a 0s620 do vencedor. Mesmo
assim, o piloto da moto 30 fez questão de desfilar com uma bandeira do
Japão e estacionar sua moto diante da torcida nipônica presente ao
circuito. Emocionado, ele homenageou seu compatriota Shoya Tomizawa, que
morreu em um acidente nesta mesma pista em 2010, e chorou bastante após
a bandeirada.
Augusto Farfus comemora vitória no Campeonato
Alemão de Turismo (Foto: Divulgação)
Farfus vence mais uma entra na disputa pelo título do DTM
O brasileiro Augusto Farfus (RBM BMW) entrou de vez na briga pelo
título do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, mais forte do mundo da
modalidade. Neste domingo,
o curitibano de 30 anos venceu a corrida de Oschersleben (ALE), válida pela 8ª etapa da temporada,
e subiu da quinta para a vice-liderança da temporada. Foi o segundo
triunfo do piloto no ano, que já havia faturado a prova de abertura, em
Hockenheim (ALE). Restando duas corridas para o fim do campeonato,
Rockenfeller lidera com 124 pontos. Farfus possui 91. Cada vitória vale
25 pontos e, dos 22 pilotos do grid, apenas os dois possuem chances de
título. A próxima etapa está marcada para dia 29 de setembro, em
Zandvoort (HOL). A temporada se encerra em 20 de outubro, em
Hockenheim.
- Enquanto tivermos chances matemáticas, brigaremos até o fim pelo
título. Mas dando um passo de cada vez. Espero ter um bom resultado em
Zandvoort para adiar a decisão para Hockenheim. Vou encarar essas duas
corridas como encarei todo o campeonato, buscando sempre dar o meu
melhor. Vamos ver o que o destino nos reserva - disse o brasileiro.
Com o triunfo em Oschersleben, brasileiro é o único que ameaça o líder do DTM (Foto: Getty Images)
Vitória credencia português a vaga na STR
Considerado o favorito à vaga aberta na STR depois que o australiano
Daniel Ricciardo foi anunciado como companheiro de Sebastian Vettel na
RBR para 2014, António Félix da Costa mostrou neste domingo que a
pressão lhe cai bem na missão de mostrar que está pronto para ingressar
na Fórmula 1. O português, que já testou carros da Force India e da RBR
nas sessões para novatos, cumpriu neste domingo mais uma etapa rumo à
elite do automobilismo.
Ele venceu a segunda prova do fim de semana da World Series 3.5
– uma das divisões de acesso da F-1, ao lado da GP2 – no circuito de
Hungaroring, na Hungria. E vibrou muito pelas redes sociais.
Favorito à vaga na STR, António Félix da Costa comemorou a vitória na World Series (Foto: Divulgação)
- Esta já é nossa!!! Mostramos muita força mental e demos a volta por
cima em uma situação complicada. A equipe fez um ótimo trabalho e isto
mostra que, quando tudo corre bem, somos candidatos às vitórias. Esta
vitória é minha, da equipe e de todos os que nunca deixam de acreditar
em mim e de estar ao meu lado! Obrigado a todos! – comemorou o piloto.
Fittipaldi com a esposa na na pré-estreia do filme
'Rush - No Limite da Emoção' (Foto: Divulgação)
Fittipaldi se emociona ao relembrar drama de Lauda
Campeão mundial de Fórmula 1 em 1972 e 1974, Emerson Fittipaldi
acompanhou a estreia neste fim de semana do longa-metragem “Rush - No
Limite da Emoção”, que retrata esta fase da categoria através da
rivalidade entre o calculista austríaco Niki Lauda e o fanfarrão inglês
James Hunt.
E confessou que se emocionou ao rever o drama do amigo Lauda, que sofreu um grave acidente no GP da Alemanha daquele ano,
ficando com o rosto deformado pelas queimaduras e os pulmões
intoxicados pela fumaça. Além de resgatar o austríaco do carro em chamas
(cena recriada com riqueza de detalhes no filme), o brasileiro
acompanhou sua recuperação nos dias que se seguiram no hospital, quando
recusou um convite que muitos pilotos buscam durante toda a vida, em
respeito ao sofrimento do colega.
Emerson
Fittipaldi ajudou a resgatar Niki Lauda da Ferrari em chamas no GP da
Alemanha de F-1 de 1976. A cena é recriada pelo filme dirigido pelo
premiado Ron Howard (Foto: Reprodução)
- A cena que mais me pegou foi quando o Niki estava morrendo, porque
lembro que o Enzo Ferrari me ligou à meia noite, no hospital. O meu
médico saiu de uma reunião com o médico do Niki e me disse: “Ele vai
morrer porque está intoxicado, não consegue mais respirar, a pleura do
pulmão queimou”. Eu estava chocado, do lado do quatro do Niki, quando o
Comendador Ferrari me disse: “Você quer guiar já na próxima corrida?
Estamos prontos”. E o Niki ali, morrendo. Esse é o mundo ingrato da
Fórmula 1. Fico emocionado – confessa o bicampeão mundial, que acredita
que o filme dirigido pelo premiado Ron Howard se tornará um clássico.
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