sexta-feira, 18 de maio de 2012

Em solenidade, UFC 147 é
apresentado oficialmente em BH

Vitor Belfort perde voo e não comparece ao encontro com governantes mineiros. Evento de MMA será no próximo dia 23 de junho, no Mineirinho

Por Leonardo Simonini Belo Horizonte
11 comentários
Uma solenidade no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa de Belo Horizonte, marcou, oficialmente, a confirmação da capital mineira como a sede do UFC 147, que será no próximo dia 23 de junho, no Mineirinho.
A luta principal do evento já está definida, e será entre Vitor Belfort e Wanderlei Silva. A presença de Vitor estava confirmada na solenidade desta terça, mas o lutador não compareceu e pelo Twitter disse ter perdido o voo do Rio de Janeiro para BH. Sem o lutador, participaram do encontro o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, além do representante do UFC, Marshall Zelaznik.
Prefeito de BH, governador de MG e representante do UFC (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)Marshall Zelaznik (centro) entre o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (esq.), e o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, esses últimos com luvas do UFC (Foto: Leonardo Simonini/Globoesporte.com)
Anastasia falou sobre a importância de Belo Horizonte ter sido escolhida a sede do evento no próximo mês.
- Estamos muito satisfeitos com a confiança desses empresários internacionais depositada em Belo Horizonte. Tive a informação de que esse esporte é um dos que mais crescem no país, em termos de popularização e de audiência. Será uma ótima oportunidade para o público mineiro e os turistas que vierem para cá acompanhar esse evento internacional. O governo de Minas vai dar apoio financeiro e também vai ceder o Mineirinho.
Lacerda também comentou sobre a escolha da capital mineira.
- É um evento muito importante de MMA, transmitido para mais de 150 países, um bilhão de pessoas assistirão, em 22 idiomas. No último evento do Rio de Janeiro, os cerca de 15 mil ingressos foram vendidos em 74 minutos, sendo que o site teve mais de 300 mil acessos. Fizemos um investimento total de R$ 950 mil, mas essa ativação da economia, com certeza nos trará retorno.
Por fim, Zelaznik também falou sobre a escolha pela capital mineira.
- Estamos muito felizes com o apoio que estamos recebendo aqui em Minas Gerais, será um evento histórico para o UFC e Belo Horizonte. Um bilhão de pessoas poderão ver a grandeza do país e seu apoio ao esporte.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
De acordo com informações divulgadas pela assessoria do Ministério Público, que firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os organizadores do evento, serão comercializados pela internet 14 mil ingressos, sendo que estudantes e idosos terão direito à meia-entrada. Os bilhetes poderão ser retirados no Mineirinho a partir do dia 8 de junho, de segunda a sábado, das 10h às 18h. Venda de bebidas alcoólicas também estão proibidas.
Lutas
Além da luta principal entre Vítor Belfort e Wanderlei Silva, técnicos rivais no reality show The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões, o card principal já tem confirmadas as duas finais do programa e também o embate entre o brasileiro Fabrício Werdum e Mike Russow, único estrangeiro confirmado no evento. Pelo card preliminar outras duas lutas entre brasileiros já estão garantidas: Miltinho Vieira x Felipe Sertanejo, e Iuri Marajó x Hacran Dias.

brasileirão série b

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
América-MG
3
1
1
0
0
2
1
1
100
2
ABC
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
América-RN
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
ASA
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Atlético-PR
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Avaí
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Barueri
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Boa Esporte
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Bragantino
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
CRB
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Criciúma
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Goiás
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Guarani
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Guaratinguetá
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Ipatinga
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Joinville
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Paraná
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
São Caetano
0
0
0
0
0
0
0
0
0
2
Vitória
0
0
0
0
0
0
0
0
0
20
Ceará
0
1
0
0
1
1
2
-1
0
  • Sex 18/05/2012 - 21h00 Ipatingão
    Ipatinga
    IPA
    ABC
    ABC
  • em tempo real
    Ceará
    CEA
    1 2
    AMG
    América-MG
  • Sex 18/05/2012 - 21h00 Rei Pelé
    CRB
    CRB
    BRA
    Bragantino
  • Sab 19/05/2012 - 16h20 Arena Joinville
    Joinville
    JOI
    CAP
    Atlético-PR
  • Sab 19/05/2012 - 16h20 Heriberto Hulse
    Criciúma
    CRI
    GTA
    Guaratinguetá
  • Sab 19/05/2012 - 16h20 Arena Barueri
    Barueri
    BAR
    VIT
    Vitória
  • Sab 19/05/2012 - 16h20 Durival de Britto
    Paraná
    PAR
    GUA
    Guarani
  • Sab 19/05/2012 - 16h20
    América-RN
    ARN
    GOI
    Goiás
  • Sab 19/05/2012 - 16h20 Melão
    Boa Esporte
    BOA
    AVA
    Avaí
  • Sab 19/05/2012 - 21h00 Anacleto Campanella
    São Caetano
    SCA
    ASA
    ASA
Acesso à Série ARebaixamento para a Série C
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

Grêmio poupa titulares no Brasileirão e aposta em 'segredo' de Luxa

Atletas com desgaste físico não enfrentarão o Vasco, domingo, no primeiro jogo do Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador
6 comentários
Marcelo Moreno volta a treinar com o grupo do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)Marcelo Moreno deve ser poupado contra Vasco
(Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
Vanderlei Luxemburgo tem um ‘segredo’ para ter sucesso no Brasileirão: time que tem bom desempenho fora de casa se diferencia na busca pelo título. Mesmo poupando titulares, o Grêmio buscará este objetivo a partir da estreia, domingo, no Rio de Janeiro, diante do Vasco.
Atletas com desgaste físico em excesso após a vitória sobre o Bahia, pela Copa do Brasil, serão preservados. Substituído no segundo tempo, Marcelo Moreno é um deles. O centroavante voltou a atuar após se recuperar de dores na coxa direita e será preparado para o jogo de volta com o time nordestino na próxima semana no Olímpico.
- Vamos ver qual time colocar. A base da equipe será mantida, mas vou tirar jogadores que sentirem cansaço. O Vasco é bom time, atuar em São Januário é difícil e o campo deve estar pesado. É hora de pensar no futuro – analisou o técnico.
Envolvido na Libertadores, competição na qual disputa com o Corinthians vaga na semifinal, o Vasco também irá poupar titulares. É a chance de conseguir um bom resultado.
- Fora de casa é o mais importante em um campeonato de pontos corridos. Vamos recuperar os jogadores e tentar somar pontos lá – completou Luxa.
Nesta sexta-feira, o Grêmio permanece em Salvador. Há treino de recuperação física pela manhã. À tarde, a delegação viaja ao Rio. O jogo é às 18h30min de domingo.

Tinga é apresentado e já pensa em futuro vencedor na equipe celeste

Jogador é o primeiro reforço do Cruzeiro desde que Celso Roth chegou

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
16 comentários
Numa negociação muito bem escondida, o Cruzeiro anunciou na quinta-feira a contratação do jogador Tinga. O experiente volante gaúcho, ex-Internacional, foi apresentado já na tarde desta sexta-feira como jogador da Raposa. O atleta de 34 anos acredita que, apesar da idade avançada, irá render bem com a camisa celeste.
Tinga,novo Volante do Cruzeiro (Foto: Roberto Filho /Globoesporte.com)Tinga é apresentado como o novo volante do Cruzeiro (Foto: Roberto Filho /Globoesporte.com)
- Mesmo com 34 anos, sempre me cuidei bem, e acredito que ainda tenho muita disposição a oferecer. Uma de minhas metas sempre foi jogar até perto dos 40 anos. E se for num time grande, como é o Cruzeiro, melhor ainda. Eu vinha jogando regularmente e já estou pronto para a estreia. Se pudesse, estreava amanhã mesmo.
Tinga também comentou seu posicionamento em campo, e comentou que jogadores defensivos podem formar um time ofensivo.

- Gosto de participar do jogo o tempo inteiro, por isso não me limito a marcar ou atacar. A marcação, dependendo da parte do campo que acontece, pode ser o caminho mais rápido para chegar ao gol. Costumam confundir marcação com retranca, mas não é necessariamente a mesma coisa. Ataque e defesa estão sempre ligados.

O jogador tinha uma identificação muito grande com o Internacional, mas optou pela mudança de casa, contrariando a vontade da torcida colorada. Tinga enalteceu a mentalidade vencedora da direção cruzeirense como fator determinante para a transferência.

- Decidi vir para o Cruzeiro em razão do projeto que me foi apresentado. O Alexandre Mattos e toda a diretoria têm um pensamento vencedor, e o clube tem uma estrutura invejável, uma das melhores do Brasil. No Sul, o Cruzeiro sempre foi temido e respeitado. Venho para cá com o pensamento de conquistar ao menos um pouco do que conquistei no Inter, e levar o Cruzeiro de volta ao topo da tabela e aos títulos.

O atleta ainda analisou o estilo do novo treinador Celso Roth, com quem já havia trabalhado anteriormente.

- Enquanto acontecia a negociação da minha vinda pra cá, fiquei ligado de longe em quem seria o novo treinador. Gostei da contratação do Celso Roth, pois ele com certeza irá formar uma equipe competitiva no Cruzeiro. Isso também faz parte do projeto vencedor do Cruzeiro, o que me agradou muito.
 

Flamengo derrota o Vasco e vai à final do II Mundialito de Clubes

Com dois gols de Bernardo e um de Benjamin, Rubro-Negro leva a melhor no clássico carioca e encara o Lokomotiv, da Rússia, na decisão

Por Ana Carolina Fontes Direto de São Paulo
9 comentários
Em duelo muito equilibrado, o Flamengo superou o Vasco por 3 a 2 nesta sexta-feira na arena montada na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, e vai brigar pelo título do Mundialito com o Lokomotiv. A final entre o Rubro-Negro e a equipe russa será neste sábado, às 10h15m. A equipe cruz-maltina enfrenta o Sporting, de Portugal, na disputa pelo terceiro lugar.
Os gols da vitória rubro-negra foram marcados por Bernardo (dois) e Benjamin. Bruno Xavier marcou os dois gols do Vasco.
- É um clássico decidido no detalhe. Soubemos aproveitar as oportunidades e chegar à vitória. Levamos um gol logo no início e sabemos como é difícil virar uma partida na areia, mas joguei bem, marquei dois e ajudei o time. O jogo contra o Lokomotiv será difícil. Teremos que entrar em quadra com a mesma atitude e atenção do início ao fim da partida - afirmou Bernardo, herói da classificação do Flamengo.
Gil lamentou a derrota do Vasco e destacou que faltou inspiração para os jogadores do time da Colina.
- Alguns jogadores como o Bruno Xavier e o Mauricinho não estavam muito inspirados e isso fez a diferença no resultado negativo. É aquela velha história: quem não faz, leva. Nós somos os atuais campeões e queremos ficar entre os primeiro colocados – disse.
O Vasco começou melhor na partida, levando perigo à meta rubro-negra. Por pouco, o capitão Jorginho não abriu o placar com chute de longe, mas foi o companheiro Bruno Xavier que balançou as redes pela primeira vez. Após ser derrubado por Anderson na área, o ala vascaíno bateu de pé direito, com categoria, para deixar o Trem Bala da Areia na frente. O Flamengo se recuperou e passou a arriscar mais, pressionando os rivais no fim da etapa. O Flamengo levou perigo à meta vascaína com um chute de Mena, obrigando Salgueira a mostrar todo o seu reflexo para espalmar. O chileno ainda tentou de novo, mas o arqueiro cruz-maltino estava bem posicionado e fechou o gol.
A primeira chance mais clara do segundo período saiu dos pés de Mauricinho, que bateu de chapa, mas Robertinho fez boa defesa. O jovem de 22 anos, revelado nas categorias de base, ainda tentou de novo, com uma pancada de pé direito, que explodiu no travessão. Após a cobrança de Benjamin, Anderson arriscou o chute de longa distância, mas não pegou bem na bola. Oportunista, Bernardo aproveitou a sobra, tirou de Bruno Xavier e acertou um lindo chute para deixar tudo igual: 1 a 1.
Ainda no segundo tempo, Bernardo conseguiu a virada em cobrança de pênalti. Salgueiro ainda acertou o canto, mas não conseguiu evitar o segundo gol do atleta rubro-negro.
O Flamengo ampliou a vantagem logo no início do terceiro período. Depois do passe de Anderson, Benjamin acertou uma bela bicicleta para abrir 3 a 1. Bruno Xavier voltou a aparecer para descontar pelo Vasco. Robertinho até defendeu a cobrança de falta, mas, no rebote, o cruz-maltino chutou cruzado e a bola ainda desviou em um adversário antes de entrar.
Anunciada como a “Super Câmara”, a engenhoca que a Globo põe em campo no Campeonato Brasileiro  2012, que começa amanhã, é capaz de gravar imagens de até 3 mil quadros por segundo. Já testado em alguns jogos, o equipamento gera uma plasticidade fora do comum, visto que funciona com uma lente de aumento ampliando as ações em campo. Outra invenção anunciada para a temporada é o rastreador de jogadores, que monitora a movimentação dos atletas, uma espécie de GPS que mede distância percorrida, velocidade média e máxima de cada um e das equipes. A Globo transmite as 38 rodadas do campeonato, com 3 jogos para cada praça (SP, RJ e uma terceira).

Confira a programação e a tabela do Mundialito de Clubes, em São Paulo

Segunda edição do torneio vai trazer para a Arena Guarapiranga algumas
das principais equipes do mundo na modalidade de 12 a 19 de maio

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
50 comentários
Arena Represa de Guarapiranga São Paulo II Mundialito de Clubes São Paulo (Foto: Divulgação/BSWW)Arena de Guarapiranga será o palco do segundo
Mundialito de Clubes (Foto: Divulgação/BSWW)
A segunda edição do Mundialito de Clubes de futebol de areia reunirá na Arena Guarapiranga, em São Paulo, alguns dos principais times e jogadores do mundo, dos dias 12 a 19 de maio. Além do atual campeão Vasco, Corinthians, Santos, Flamengo, São Paulo, Barcelona-ESP, Sporting-POR, Boca Juniors-ARG, Milan-ITA, Seattle Sounders-EUA, Lokomotiv Moscou-RUS e Al Ahli-EAU buscarão o título da competição.
O torneio será disputado em três grupos de quatro times. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois terceiro melhores na classificação geral se classificam para as quartas de final, que serão realizadas na quarta-feira (16). A TV Globo transmite a partida de abertura do torneio entre Sporting e Corinthians, às 10h15m deste sábado (12).
Saiba quais são os grupos do II Mundialito de Clubes:
Grupo A: Vasco, Santos , Milan (Itália) e Boca Juniors (Argentina)
Grupo B: Flamengo, São Paulo, Barcelona (Espanha) e Seattle Sounders (EUA)
Grupo C: Corinthians, Sporting (Portugal), Lokomotiv (Rússia) e Al-Ahli (Emirados Árabes)
Confira a programação completa:
12 maio - sábado
10h15m - Sporting Portugal 4 x 3 Corinthians (TV Globo)
11h45m - Flamengo 2 x 3 Barcelona (SporTV)
13h - São Paulo 2 x 3 Seattle Sounders
14h15m - Al-Ahli 2 x 4 Lokomotiv
13 de maio - domingo
10h45m - Sporting Portugal 3 x 5 Lokomotiv
12h - Vasco 3 x 7 Santos (SporTV)
13h15m - Corinthians 9 x 3 Al-Ahli (SporTV)
14h30m - Milan 4 x 5 Boca Juniors
14 de maio - segunda-feira
15h15m - Barcelona 10 x 5 São Paulo (SporTV)
16h30m - Boca Juniors 3 x 5 Vasco (SporTV)
17h45m - Flamengo 4 x 1 Seattle Sounders
19h - Santos 6 x 3 Milan (SporTV)
15 de maio - terça-feira
12h30m - Barcelona 2 (1) x (0) 2 Seattle Sounders (SporTV)
13h45m - Vasco 3 x 2 Milan (SporTV)
15h15m - Corinthians 3 x 2 Lokomotiv (SporTV)
16h30m - Santos 2 x 3 Boca Juniors
17h45m - Sporting 3 x 1 Al-Ahli
19h - Flamengo 2 x 1 São Paulo
16 de maio - quarta-feira

13h30m - Barcelona 2 x 4 Sporting (SporTV)
15h - Lokomotiv 6 (2) x (1) 6 Boca Juniors (SporTV)
16h15m - Flamengo 6 x 3 Santos (SporTV)
17h30m - Corinthians 0 x 1 Vasco (SporTV)
17 de maio - quinta-feira
Folga
18 de maio - sexta-feira
17h30m - Sporting x Lokomotiv (SporTV)
19h15m - Flamengo x Vasco (SporTV)
19 de maio - sábado
8h45m - Decisão de 3º lugar
10h15m - Final (TV Globo)

Clima de final: clássico entre Vasco e
Fla esquenta a briga nas semifinais

Na outra semifinal do Mundialito de Clubes, o atual vice-campeão Sporting
pega o Lokomotiv, uma reedição dos confrontos da edição do ano passado

Por Ana Carolina Fontes Direto de São Paulo
50 comentários
As semifinais do II Mundialito de Clubes de futebol de areia vão colocar à prova uma das maiores rivalidades do país. Com um clima de final, Vasco da Gama e Flamengo prometem colocar fogo nas areias da Represa de Guarapiranga, a partir das 19h15m, em São Paulo. Enquanto o time da Colina luta pelo bicampeonato, o Rubro-Negro quer o inédito título mundial. O clássico tem tudo para ser um jogão, com feras como Jorginho, Bruno Xavier e Mauricinho, do lado cruz-maltino, e Benjamin, Anderson, Pampero e Souza pelo rubro-negro. Mais cedo, às 17h30m, o Lokomotiv irá enfrentar o Sporting, atual vice-campeão do torneio. O SporTV transmite os dois confrontos ao vivo.
Confira a programação e a tabela completa
Antes de enfrentar o Corinthians pela Taça Libertadores nos gramados, o Vasco da Gama despachou o Timão nas quartas de final na Arena Guarapiranga e garantiu a vaga na próxima fase. Em um jogo nervoso e cheio de polêmicas, com direito a confusão e gol anulado a 28 segundos do fim da partida, o Trem Bala da Areia conquistou uma vitória emocionante por a 1 a 0. Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Catarino, de 22 anos, foi o herói ao marcar o único gol da partida, ao lado do goleiro Salgueiro, que fez defesas espetaculares. Confiante, o capitão Jorginho lidera o time cruz-maltino na luta pelo bicampeonato.
Jorginho comemora gol do Vasco sobre o Sporting no Mundialito de Futebol de Areia (Foto: Deco Pires / Divulgação)Jorginho lidera o Vasco na luta pelo bicampeonato
mundial em SP (Foto: Deco Pires / Divulgação)
- Estou muito feliz com a nossa atitude dentro de quadra. Só tinha craque do outro lado, enfrentamos ainda a pressão da torcida e superamos um grande rival. Foi uma guerra. Nos cinco anos que estive fora da seleção, foi esse time que levantou a minha moral e me ajudou a ter a confiança que eu tenho hoje - disse o veterano Jorginho.
O Flamengo, por sua vez, driblou o favoritismo do Santos com uma atuação brilhante do atacante Anderson, que marcou nada menos do que três gols. O uruguaio Pampero foi outro destaque da partida em que o Bonde do Mengão sem freio derrotou o Peixe por 6 a 3. O time da Gávea abriu uma goleada de 4 a 0 no Alvinegro Praiano, reforçado por Bruno Malias, Sidney e Rafinha, todos com passagem pela seleção brasileira. O Peixe ainda esboçou uma reação, marcou três gols, mas já era tarde demais. Arrasador, o Fla foi soberano e não deu chances ao rival.
- Soubemos aproveitar as oportunidades, abrimos uma boa vantagem e todo um time jogou bem. Vencer uma equipe forte como o Santos sempre traz motivação, jogamos com garra e, passo a passo, estamos conquistando os objetivos até chegar ao maior deles, que é ser campeão. Agora é mata-mata, não podemos errar - frisou Pampero, após a vitória sobre o Santos.
No caminho até as semifinais, o Sporting venceu o Barcelona, até então o único invicto, por 4 a 2, com gols de Fernando DDI, Belchior, Madjer e Spacca, para os portugueses, Shishin e Emereev, para os catalões. Sem temer o Lokomotiv, o brasileiro naturalizado português Alan disse o único adversário que ele tem medo de enfrentar numa decisão é aquele que não joga.
II Mundialito de Clubes futebol de areia corinthians alan madjer belchior sporting-POR (Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto)Atual vice-campeão, Sporting enfrenta os russos do
Lokomotiv (Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto)
- Eu só tenho medo do adversário que não joga. Acabamos tirar o Barcelona, um dos favoritos da disputa pelo ouro e vamos entrar confiantes nas semis. O clima de amizade do Sporting é um dos nossos maiores trunfos, todos se conhecem e tem uma relação além do esporte - cravou o jogador, natural de João Pessoa (PB).
No outro duelo de estrangeiros, o Lokomotiv derrotou o Boca Juniors por 2 a 1 na disputa de pênaltis (Gorchinskyi e Leonov converteram para os russos, enquanto Fred marcou e Larreta perdeu para os hermanos), após empate em 6 a 6 no tempo normal. No tempo normal, Barasa (2), Shaykov, Borsuk, Makarov e Leonov anotou os gols dos russos. Dino (3), Laretta, Nico-Bela, Leguizamon marcaram para os argentinos.

Lokomotiv atropela Sporting e briga pelo título no II Mundialito de Clubes

Soberanos, russos abrem placar elástico de 8 a 2, assistem à uma reação
heróica dos portugueses no fim e vencem duelo por 10 a 7 em São Paulo

Por Ana Carolina Fontes Direto de São Paulo
Comente agora
Com organização e disciplina tática, os russos mostraram por que estão no topo do futebol de areia mundial. Com a base de jogadores da seleção da Rússia, campeã da Copa do Mundo, na Itália, o Lokomotiv não deu chances para o Sporting, superando os portugueses por 10 a 7, na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Makarov (4), Shaykov (2), Daniel (2), Gorchinskiy (2) e Leonov anotaram os gols da vitória, enquanto Belchior, Coimbra, Madjer (2) e DDI (2) descontaram para os lusos. Após abrir uma goleada por incríveis 8 a 2, os russos passaram a dominar o confronto, mas os rivais não se deram por vencidos e fizeram uma reação espetacular no fim, enconstando no placar (10 a 7). O Lokomotiv luta pelo título do Mundialito de Clubes, neste sábado, às 10h15m, contra o vencedor do clássico entre Vasco e Flamengo.
- Estou muito feliz por ter marcado quatro vezes. Foi um jogo difícil e interessante, com muitos gols e disputado do início ao fim. Espero que possamos repetir a boa atuação na decisão, quero ganhar de qualquer maneira. Não consigo nem explicar a sensação que estou sentindo e tudo o que vem à minha cabeça. Vitória é vitória, não há nada melhor - disse Makarov.
Lokomotiv comemora vitória sobre o Sporting no Mundialito de futebol de areia (Foto: William Lucas / Inovafoto)Jogadores do Lokomotiv comemoram a vitória sobre o Sporting em SP (Foto: William Lucas / Inovafoto)
O jogo
A primeira chance clara de gol foi num chute de DDI, que recebeu passe na medida de Madjer e encheu o pé, mas Sydorenko fez boa defesa. Após uma falha de Madjer, Shaykov aproveitou a sobra e bateu com força para abrir o placar para o Lokomotiv. O camisa 7 português tentou se redimir com um belo chute pela direita, obrigando Sydorenko a se esticar para espalmar. O Sporting empatou com Belchior, de cabeça. Mas não deu nem tempo de comemorar. Na saída de bola, Makarov deu uma pancada de pé direito, indefensável. A 12 segundos do fim, Makarov, de novo ele, recebeu passe na cara do gol e apenas empurrou para o fundo da rede: 3 a 1.
Para dar ânimo aos lusos, Coimbra aplicou uma bicicleta e marcou o segundo logo no início do segundo período. Mas a reação não veio e o brasileiro Daniel acertou uma cabeçada que parecia até uma jogada de futevôlei para aumentar a vantagem dos russos: 4 a 2. Na sequência, Makarov fez bela jogada pela esquerda e lançou um tiro de canhão, sem chances para Graça: 5 a 2. Em mais uma jogada ensaiada do Lokomotiv, Makarov deu passe açucarado para Shaykov completar com categoria. Em um dia inspirado, Makarov ampliou, de falta: 7 a 2. Os russos dominavam por completo a partida e os portugueses estavam perdidos em quadra, sentindo o peso da grande vantagem.
Se a reação já estava difícil, ficou ainda mais complicada após o chute de Leonov, que contou com a ajuda do "montinho-artilheiro" para quicar na areia e enganar o goleiro Graça: 8 a 2. Depois de uma bobeada de Makarov, Madjer roubou a bola, driblou e colocou no fundo da rede. No lance seguinte,  o camisa 7 marcou um golaço de bicicleta e diminuiu a vantagem: 8 a 4. Sentindo que o goleiro Syrorenko estava nervoso, Madjer lançou um foguete, que ainda desviou em DDI e entrou, para colocar os portugueses de volta à batalha.
Após cabecear na trave, DDI levou perigo à meta russa ao arriscar o chute de longe, mas Sydorenko espalmou com a palma da mão. Mas depois, os lusos ganharam um balde de água fria. O brasileiro Daniel apareceu livre para emendar cruzamento e colocar no fundo do gol: 9 a 5. Sem se intimidar, o Sporting não desistiu e aumentou com um chute de DDI, que ainda desviou em Daniel e entrou: 9 a 6. No fim, Gorchinskiy soltou a bomba e anotou o décimo gol dos russos. E ainda teve tempo para mais gols. Depois da cobrança de falta de Alan, DDI emendou com um chute para anotar o sétimo: 10 a 7.

Tão amados, tão odiados: Timão e Fla mexem com paixão dos atletas

Clubes mais populares do Brasil também são os que tinham a torcida da maioria dos jogadores quando crianças. Mas antipatia também é grande

Por Alexandre Alliatti* Rio de Janeiro
330 comentários
Eles são os clubes que mais abalam a paz de espírito de torcedores Brasil afora. Para o bem e para o mal. E quando se fala em torcedor, se fala inclusive daquele sujeito que hoje é torcedor e amanhã, bom das pernas, vira jogador. Flamengo e Corinthians, os clubes mais populares do Brasil, também são aqueles para os quais a maioria dos atletas torcia quando criança. É o que revela pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM e pela revista “Monet” com mais de 300 atletas que disputarão o Brasileirão das séries A e B.
É um caso de amor. E de ódio. Acontece que a mesma pesquisa revela antipatia de parte dos atletas por Flamengo e Corinthians. Eles lideram a lista de times para os quais os jogadores não suportam perder. E só são superados pelo Íbis, ainda hoje ironizado pelo título de pior time do mundo, quando questionados sobre a equipe onde jamais jogariam.
grafico amor e odio - 2 (Foto: Infoesporte)

Amor
Quem fez parte da pesquisa Quem não fez parte
América-RN, Atlético-GO, Atlético-MG, Atlético-PR, Barueri, Boa Esporte, Botafogo, Bragatino, Ceará, Corinthians, Criciúma, Flamengo, Fluminense, Goiás, Guarani, Guaratinguetá, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano, São Paulo e Sport. ABC, América-MG, Bahia, CRB, Cruzeiro, Figueirense, Grêmio, Internacional, Ipatinga, Palmeiras, Vasco e Vitória. Os questionários dos jogadores de ASA, Avaí, Coritiba, Joinville e Paraná não chegaram em tempo de entrar na pesquisa.
Na prática, a paixão de infância dos jogadores comprova as pesquisas que indicam Flamengo e Corinthians como maiores torcidas do Brasil. Em janeiro, a Pluri Pesquisas Esportivas apontou que 15% dos brasileiros torcem pelo Flamengo e 13% pelo Corinthians. São números parecidos com o da pesquisa entre os atletas: 15,6% e 14,4%, respectivamente. O que surpreende, entre os jogadores, é o aumento no percentual de são-paulinos.
Para a Pluri, 8% dos brasileiros torcem pelo clube do Morumbi. Entre os jogadores do Brasileirão, o percentual de simpatia ao São Paulo é bem maior: 14,1%. Ou seja: a fatia de jogadores que torcem pelo Tricolor é maior, proporcionalmente, do que a fatia de brasileiros. Já com o Palmeiras, quarto colocado, a diferença é pequena. O Verdão tinha a torcida de 6,9% dos jogadores. A pesquisa da Pluri indica simpatia de 6% da população pelo clube.
Entre os atletas, o quinto mais citado é o Santos, que aparece apenas em nono no levantamento da Pluri – no qual o quinto posto é do Vasco, com 8,8%. Mas a predominância dos paulistas entre os cinco primeiros se justifica. A maioria disparada dos jogadores entrevistados (43,7%) nasceu em São Paulo. Apenas 15,5% vieram à luz no Rio de Janeiro.
Ódio
Mas existe o outro lado da moeda. O lado do ódio. Muitos jogadores manifestam clara antipatia aos clubes. Alguns dizem que jamais vestiriam a camisa de um deles e, especialmente, afirmam que são equipes para as quais não suportam perder.
Paulo Nunes, ex-jogador de Flamengo e Corinthians, entende a rejeição. Ele sentiu na pele isso. Quando atuava pelo Palmeiras, queria vencer o adversário de qualquer jeito - como demonstrou ao ser um dos protagonistas de pancadaria em 1999 (veja no vídeo ao lado). Até que acabou vestindo justamente a camisa alvinegra.
- Eu era flamenguista desde menininho. O flamenguista acompanha, vive essa paixão, não quer nem saber dos outros clubes. Aí todo mundo quer ganhar dele. O Corinthians é parecido. Quando eu jogava no Palmeiras, queria ganhar de qualquer jeito. Mas eu via aquela torcida e ficava arrepiado. Quem não é corintiano, não aguenta ver aquilo. Eles são malucos. São muito chatos. Eu coloquei na cabeça que um dia ia jogar lá – disse o ex-atacante.
Paulo Nunes no Flamenfo (Foto: Reprodução)Paulo Nunes nos tempos de Flamengo: 'Todo
mundo quer ganhar dele' (Foto: Reprodução)
É importante ressalvar que os jogadores receberam com desconfiança a pergunta sobre o clube onde não jogariam. Mais de metade deles, 56%, deixou a resposta em branco. Outros 15,6% disseram que não existe uma equipe que jamais defenderiam. Entre aqueles que apontaram algum time, venceu a chacota: o Íbis, conhecido no passado como pior time do mundo, teve 4,5% do total de votos, seguido pelo Corinthians, com 4,2%. O Flamengo teve 1,8%.
Os dados são mais expressivos quando se trata do time para o qual os jogadores não suportam perder. O universo de respostas é maior. E o Corinthians volta a ser mais lembrado do que o Flamengo. Tem 9% dos votos, contra 5,4% do Rubro-Negro. Na seqüência, aparece o Vasco (4,5%).
Os dados indicam, embora estejam longe de comprovar, que os jogadores entram com mais sede contra Corinthians e Flamengo. Será? Que o volante Marcos Assunção, do Palmeiras, responda:
- São times para os quais não gosto de perder. A verdade é essa – resumiu o jogador.
É uma questão de respeito. Mas Marcos Assunção concorda com Paulo Nunes em um tópico: são times que incomodam a ponto de o atleta cogitar jogar neles.
marcos assunção palmeiras x mogi mirim (Foto: Roberto Vazquez/ Futura Press)Assunção: elogios para o Corinthians, mas vontade
de ganhar (Foto: Roberto Vazquez/ Futura Press)
- Tenho muito respeito pelo Flamengo, onde joguei. No Corinthians, não joguei, mas também respeito, pela torcida, pelos títulos. Todos jogadores gostariam de jogar em times grandes. Estou no Palmeiras, um time grande, e estou muito feliz. Não digo que não jogaria nesses times. Não tenho idade para trocar de time. Tenho quase 36 anos, então pretendo encerrar minha carreira no Palmeiras. Mas acho que em grandes times como Flamengo e Corinthians, todos jogadores gostariam de jogar. (...) Joguei no Flamengo e gostaria de ter jogado em um time como o Corinthians, com a torcida que tem. Mas estou feliz no Palmeiras – comentou o volante alviverde.
Há, porém, quem não veja sentido na diferenciação feita pelos atletas. É o caso do treinador do Flamengo, Joel Santana.
- Não interessa se você vai jogar com Sport ou com Santos; com Bahia ou com Corinthians. Tudo vale a mesma coisa. Claro que cada um tem um peso na competição, mas a responsabilidade é a mesma. Não podemos achar que com o Sport será um jogo fácil e com o Corinthians um jogo difícil. Às vezes o jogo que a gente acha que é mais fácil se torna mais difícil – opinou o treinador.
A pesquisa mostra que os jogadores levam mais em consideração o time de infância do que a equipe atual ao designar um clube onde jamais jogariam. De todos os votos para o Corinthians, apenas dois não foram de boleiros que torciam para equipes paulistas quando eram crianças.
* Colaboraram Janir Júnior e Marcelo Hazan.

Neymar é atleta com maior potencial de marketing no mundo, diz revista

Para a revista inglesa SportsPro, santista é 'a aposta certeira: jovem, talentoso e com Olimpíada e uma Copa do Mundo em casa no horizonte'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
42 comentários
Neymar, Santos chegada na Argentina (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Neymar, cercado por seguranças: estrela mundial
(Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)
Para quem ainda tinha dúvida de que Neymar é uma estrela mundial, a revista inglesa SportsPro, especialista em negócios do esporte, coloca o santista no topo de seu já tradicional ranking dos atletas com maior potencial de marketing do mundo. O atacante deixa para trás o norte-irlandês Rory McIlroy, líder do ranking mundial de golfe, e o argentino Lionel Messi, eleito pela Fifa o maior jogador do planeta dos últimos três anos. Neymar sucede o velocista jamaicano Usain Bolt, que liderou o ranking no ano passado e aparece em quarto na lista deste ano.
O bom momento da economia brasileira pesou na escolha. Para David Cushnan, editor da SportsPro, Neymar é, numa tradução livre, "a aposta certeira: jovem, talentoso e com uma Olimpíada e uma Copa do Mundo em casa no horizonte. Ele já é uma superestrela no Brasil, uma das economias mais robustas do mundo e um vasto mercado em crescimento".
- Se você é uma marca procurando causar impacto no Brasil, Neymar certamente seria o atleta a ser escolhido. Ele é o garoto do pôster do Brasil nesta década esportiva - disse Cushnan.
Neymar já tem contrato de patrocínio com 11 empresas: Ambev (Guaraná Antarctica), Banco Santander, Claro, Heliar, Lupo, Nike, Panasonic, Red Bull, Tenys Pé Baruel, Unilever e Volkswagen.
Veja os 10 atletas com maior potencial de marketing, para a SportsPro
Neymar (futebol / Brasil)
Rory McIlroy (golfe / Irlanda do Norte)
Lionel Messi (futebol / Argentina)
Usain Bolt (atletismo / Jamaica)
Cristiano Ronaldo (futebol / Portugal)
Blake Griffin (basquete / Estados Unidos)
Novak Djokovic (tênis / Sérvia)
Sebastian Vettel (automobilismo / Alemanha)
Tim Tebow (futebol americano / Estados Unidos)
Yani Tseng (golfe / China)

Federer passa por cima de freguês e vai enfrentar Djokovic na semifinal

Suíço derrota italiano Andreas Seppi por 6/1 e 6/2, chega à próxima fase do Masters de Roma e vai enfrentar líder do ranking pela primeira vez no ano

Por SporTV.com Roma, Itália
9 comentários
Roger Federer já havia enfrentado Andreas Seppi (30º do ranking) oito vezes e vencido todas. Com Novak Djokovic esperando para as semifinais do Masters 1.000 de Roma, após passar por Jo-Wilfried Tsonga, o suíço não quis perder tempo com o italiano nesta sexta-feira. Com um primeiro set de apenas 19 minutos, o número 2 do mundo despachou o adversário com uma vitória por 2 sets a 0 (6/1 e 6/2), avançando para a próxima fase da competição.
Esta será a primeira vez que Federer e Djokovic se enfrentam neste ano. O último duelo foi na semifinal do US Open de 2011, com vitória do sérvio por 3 sets a 2, de virada. Mas é o suíço quem leva vantagem no confronto, com 14 triunfos e dez derrotas. No único jogo entre os dois em Roma, justamente em uma semifinal, o atual líder do ranking venceu por 2 sets a 1.
Roger Federer tênis (Foto: EFE)Roger Federer passou com tranquilidade por Andreas Seppi para avançar à semifinal em Roma (Foto: EFE)

Federer entrou no jogo com tudo e, em apenas doze minutos, ele já havia quebrado o saque do adversário duas vezes e vencia por 5/0, cedendo apenas três pontos para o italiano. A torcida ainda tentava dar uma força para o representante local, aplaudindo bastante cada ponto que ele marcava. Não adiantou muito. Seppi até venceu um game, mas o suíço fechou o set em 6/1 após 19 minutos de jogo.
Andreas Seppi voltou mais ligado para o segundo set e chegou a ter duas chances de quebra no segundo game. Apesar da dificuldade, Roger Federer confirmou seu serviço e, aos poucos voltou a ter o domínio da partida. No quinto game, o tenista da Suíça conseguiu quebrar o saque adversário. A segunda quebra veio no sétimo game, e o segundo do ranking fez 6/2 para fechar a partida em apenas 54 minutos.
Depois de trocar camisas com Roger Federer na quinta-feira, o jogador de futebol Francesco Totti, do Roma, também marcou presença na partida desta sexta e viu seu compatriota ser atropelado pelo suíço.

Copa do Brasil pode ter final em jogo único e estádio neutro a partir de 2014

Mudança serviria para movimentar estádios construídos para a Copa em cidades com pouca tradição no futebol, como Brasília, Natal e Manaus

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília
172 comentários
O diretor de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, admitiu a possibilidade de realizar a final da Copa do Brasil em jogo único com estádio neutro a partir de 2014. A declaração foi dada durante o seminário "Brasil Pós-Copa: Legado e Gestão dos Estádios", realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta semana.
obras no estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha Copa 2014 (Foto: Reuters)Estádio Nacional de Brasília poderia receber final da Copa do Brasil a partir de 2014 (Foto: Reuters)
O modelo de final em um estádio previamente escolhido é bastante utilizado em campeonatos de países europeus, como a Inglaterra, onde a principal Copa é decidida todos os anos no estádio Wembley. A sugestão de importar o formato foi levantada pelo vice-presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, e seria uma opção para movimentar estádios construídos para a Copa de 2014 em cidades com pouca tradição no futebol, como Brasília e Manaus.
Virgílio Elísio afirmou que a possibilidade de estabelecer campos neutros para a final da Copa do Brasil já é estudada pela CBF, mas dependeria ainda de acordo com as federações estaduais.
- Existe uma hierarquia que deve ser respeitada. A CBF não pode exigir que uma federação de determinado estado aceite jogar suas partidas num estado diferente do seu - declarou o diretor.