sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Após vencer no Rio, John Lineker encara Phil Harris em Manchester

Com três vitórias seguidas, paranaense busca mais um triunfo para se qualificar à disputa de cinturão dos moscas contra Demetrious Johnson

Por Las Vegas, EUA
16 comentários
O paranaense John Lineker é o primeiro brasileiro confirmado no card do UFC Fight Night 30, que acontece dia 26 de outubro, em Manchester, na Inglaterra. O peso-mosca enfrentará o inglês Phil Harris, que foi substituído por José Maria "No Chance" no UFC Rio 4 por uma fratura no osso orbital, e que enfrentaria justamente Lineker no evento carioca. Considerado um dos maiores valores da categoria, Lineker, de apenas 23 anos, tem como objetivo se credenciar à disputa do cinturão, detido pelo americano Demetrious Johnson.
UFC JOHN LINEKER (Foto: Ivan Raupp)John Lineker enfrentará Phil Harris no UFC Fight Night 30, em Manchester, na Inglaterra (Foto: Ivan Raupp)
Após vencer Yasuhiro Urushitani, Azamat Gashimov e José Maria "No Chance", Lineker, que tem um dos maiores poderes de nocaute da categoria, pediu no UFC Rio 4 para desafiar Johnson, que defendeu seu cinturão contra John Moraga recentemente. Sua única derrota aconteceu na sua estreia no evento, contra Louis Gaudinot, em uma semana para Lineker esquecer. Teve problemas com o idioma - apesar do nome, o lutador não fala inglês - ficou sozinho no hotel em Nova Jersey, não se alimentou direito, e até seus protetores bucais foram extraviados na viagem.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Com as três vitórias seguidas, no entanto, o brasileiro voltará a lutar no exterior com outro status, ainda que diante de um atleta local. Harris, que vem de vitória contra Ulysses Gomez em fevereiro deste ano, nasceu na cidade de Portsmouth, na Inglaterra, e certamente terá toda a torcida a seu favor. Aos 30 anos, o britânico é cinco centímetros mais alto que Lineker e um pouco mais experiente - possui 33 lutas, contra 28 do brasileiro. São 22 vitórias, dez derrotas e uma luta sem resultado. Lineker venceu as mesmas 22 lutas, mas possui apenas seis derrotas.
UFC: Bisping x Muñoz
26 de outubro, em Manchester (ING)
CARD DO EVENTO
Michael Bisping x Mark Muñoz
Ross Pearson x Melvin Guillard
John Lineker x Phil Harris

Comissão libera TRT para Sonnen, e luta contra Shogun está confirmada

Denúncia de Nova York motivou reunião da Comissão Atlética do Estado de Massachusetts para decidir se liberava ou não a terapia para o lutador

Por Boston, EUA
31 comentários
Agora é oficial. Após o empresário de Chael Sonnen informar que seu cliente teria sido liberado para lutar contra Maurício Shogun, próximo dia 17 de agosto, em Boston, EUA, a reunião da Comissão Atlética do Estado de Massachusetts, realizada na última quinta-feira, bateu o martelo e confirmou que o americano pode fazer uso da terapia de reposição de testosterona (TRT) para o combate contra o meio-pesado brasileiro.
O porta-voz da Comissão, Terrel Harris, disse ao site “MMA Junkie” que a decisão dos cinco membros votantes foi unânime. Ela foi baseada na recomendação de seu Conselho Consultivo Médico, que analisou as informações médicas fornecidas por Sonnen e a condição física do lutador.
- A decisão da Comissão Atlética seguiu a recomendação de sua junta médica. A Comissão também analisou outras denúncias, mas decidiu pela liberação de Sonnen – informou por email Harris.
UFC Chael Sonnen Q&A (Foto: Evelyn Rodrigues)Chael Sonnen está liberado para lutar contra Shogun fazendo uso de TRT (Foto: Evelyn Rodrigues)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A reunião foi necessária após denúncias de Nova York (estado que proíbe lutas de MMA) para esclarecer se Sonnen poderia fazer o tratamento de reposição hormonal. Há cerca de duas semanas, o lutador, que sofre de hipogonadismo - doença que compromete a produção hormonal pela secreção inadequada de testosterona pelos testículos - confirmou ter recebido a aprovação da Comissão Atlética de Massachusetts para o TRT em entrevista ao site "Boston.com".
- Isso foi aceito. Eles tiveram uma reunião. Mas eu nunca quebrei uma regra em qualquer lugar – disse o lutador na época.
UFC: Shogun x Sonnen
17 de agosto de 2013, em Boston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Mauricio Shogun x Chael Sonnen
Alistair Overeem x Travis Browne
Urijah Faber x Iuri Marajó
Matt Brown x Mike Pyle
Uriah Hall x John Howard
Joe Lauzon x Michael Johnson
CARD PRELIMINAR
Brad Pickett x Michael McDonald
Conor McGregor x Max Holloway
Mike Brown x Steven Siler
Diego Brandão x Daniel Pineda
Manny Gamburyan x Cole Miller
Cody Donovan x Ovince St. Preux
Ramsey Nijem x James Vick

Combate faz 11 anos e festeja grande crescimento e consolidação da marca

Canal lança aplicativo para celular, loja virtual, nova identidade visual, novo site e anuncia 62 novos eventos ao vivo apenas para o segundo semestre de 2013

Por Rio de Janeiro
11 comentários
On Air canal Combate (Foto: Divulgação/Canal Combate)Nova identidade visual do canal Combate, mais moderna,
dinâmica e associada a entretenimento (Foto: Divulgação)
São 11 anos, mas pode-se dizer que o canal Combate já atingiu a maturidade. Único canal brasileiro totalmente dedicado às lutas, o Combate festeja o seu aniversário nessa sexta-feira com muito o que comemorar. Nova cara, novos produtos e crescimento comercial digno de gente grande.
Após dez anos, foi desenvolvida uma nova identidade visual, que modernizou a sua presença nas TVs dos seus assinantes. Em um trabalho conjunto da equipe de Criação de Arte da Globosat com as empresas americanas Reality Check Systems e Cake Studios, com know-how em projetos para canais esportivos internacionais, a nova marca do canal Combate tem como conceito fundamental o MMA como espetáculo.
telas canal Combate 11 anos (Foto: Reprodução)Aplicativo que será lançado em breve para usuários
de smartphones e tablets (Foto: Reprodução)
O canal apresentou também resultados significativos de crescimento de venda de assinaturas. Em 2013, praticamente todos os meses mantiveram a curva de crescimento na comercialização de pacotes, chegando ao número de 70% em junho, em comparação com o mesmo período de 2012. Isso sem contar as vendas do UFC 162, que teve como evento principal a luta entre Anderson Silva e Chris Weidman, que apontou a melhor venda do ano.
O conteúdo também foi alvo de atenção do Combate. O canal passou a contar com a produção SporTV/Globo em seus eventos ao vivo, somando ao seu conteúdo específico a experiência e a qualidade da TV Globo e do Canal Campeão. O resultado imediato aconteceu no UFC 162, com o "Sensei Combate", um programa diário dedicado ao evento, apresentado ao vivo de Las Vegas e levando ao público entrevistas com todos os grandes lutadores e personalidades presentes, como Mike Tyson, Dana White e Anderson Silva logo após a sua derrota.
luciano, rhoodes e kyra canal Combate 11 anos (Foto: Reprodução)Rhoodes Lima, Kyra Gracie e Luciano Andrade formam o
time principal de transmissões ao vivo (Foto: Reprodução)
A marca Combate também ganhou força com diversas iniciativas comerciais e institucionais. Uma conquista importante foi a realização de quatro eventos no Brasil com a nomenclatura “UFC no Combate”, transmitidos com exclusividade. Para os fãs de lutas que sempre pediram por conteúdo do Combate para celular e para ser acessado de qualquer lugar, foi desenvolvido o +Combate, uma nova oferta no que diz respeito a VOD, TV Everywhere e aplicativos. Através do +Combate, o assinante pode, sem custo extra, ter acesso a um acervo com mil lutas em VOD, desafios do Pride, do UFC em todos os tempos e as antigas lutas do Meca, que revelou feras como Wanderlei Silva, Anderson Silva e Maurício Shogun, entre outros. As lutas mais antigas vem sendo as mais procuradas, tendo o UFC 1, com Royce Gracie, entre os conteúdos mais assistidos. Para os usuários que pretendem acessar o Combate por celular ou tablet, o Combate espera lançar nos próximos meses seu primeiro aplicativo, com as principais notícias e vídeos do Combate.com, além de alertas sobre a programação do canal. Brevemente também será disponibilizado o acervo de lutas e lutas ao vivo na web (TV Everywhere).
canal Combate 11 anos (Foto: Reprodução)Mais de 1000 lutas a partir do UFC 1 estão disponíveis para os fãs (Foto: Reprodução)
O interesse dos assinantes e de fãs de lutas em artigos esportivos e material de treino motivou a criação, há quatro meses, da Loja Combate. Estão disponíveis roupas, assessórios e equipamentos voltados ao mundo das lutas. A audiência qualificada do canal faz com que as vendas aumentem durante as nossas transmissões ao vivo. Em breve serão postos à venda produtos licenciados com a marca Combate.
telas canal Combate 11 anos (Foto: Reprodução)Site Combate.com foi reformulado (Foto: Reprodução)
O site do Combate também sofreu uma grande ampliação. Antes voltado apenas para a programação e venda de assinaturas, o Combate.com passou a reunir a melhor cobertura do MMA no Brasil. Com noticiário em tempo real, cobertura de todas as edições do UFC e dos principais torneios do esporte no Brasil e no mundo, e áreas próprias de lutadores, calendário do UFC e ranking, o site é o líder em audiência no setor no Brasil, superando a média de 25 milhões de acessos únicos por mês. O mês de julho, por exemplo, foi o segundo melhor da história do site, com mais de 35 milhões de acessos, mostrando que o crescimento do público aficionado é constante.
Os eventos ao vivo continuam sendo o carro-chefe do Combate. No segundo semestre de 2013, serão transmitidos 62 torneios, sendo 20 edições do UFC com exclusividade e mais 42 edições dos principais eventos nacionais, como Jungle Fight, Shooto, WOCS e Bitetti Combat.

Apesar de duas derrotas, 'Luta da Noite' garante Iliarde Santos no UFC

Desempenho do brasileiro no duelo contra Ian McCall, no UFC 163, no último sábado, impede demissão. Próximo adversário ainda não foi definido

Por Rio de Janeiro
4 comentários
Apesar de duas derrotas seguidas, o peso-mosca Iliarde Santos está garantido por pelo menos mais uma luta no UFC. A informação foi confirmada pelo Combate.com com o lutador em entrevista pelo telefone.
O paraense, que estreou no UFC em Jaraguá do Sul em maio deste ano, sendo nocauteado por Iuri Marajó no primeiro round, teve uma segunda oportunidade no UFC 163, no Rio de Janeiro, no sábado passado, diante de Ian McCall, número 3 no ranking da categoria. Apesar do revés, o duelo foi equilibrado, inclusive sendo premiado com o bônus de  “Luta da Noite”.
Para Iliarde, a disposição mostrada na luta contra McCall foi determinante para a continuidade na maior organização de MMA do mundo. Mesmo com uma suspensão médica de 30 dias, o peso-mosca garantiu estar bem de saúde e preparado para a próxima luta, seja ela no Brasil ou fora.
UFC  146 Ian McCall x Iliarde Santos (Foto: André Durão / Globoesporte.com)"Luta da Noite" contra Ian McCall garantiu Iliarde Santos no UFC (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Eu nunca escolhi adversário e por isso, pode ser qualquer um da divisão. Eu acho que nós temos sempre que tentar melhorar em alguma coisa, mas sempre vou mostrar essa vontade de vencer que todo mundo viu contra o Ian McCall. Agora, fica a critério do UFC definir quando, onde e contra quem eu vou lutar. Já lutei duas vezes no Brasil e me senti bem à vontade, mas claro que também tenho vontade de lutar fora do Brasil – disse Iliarde Santos.
Aos 32 anos, o atleta da Ulisses Pereira Team tem um cartel de 27 vitórias e oito derrotas, além de um empate e um "No Contest" (luta sem resultado).

Weidman, sobre Spider: 'Conseguiu o que queria, mas não deu certo'

Campeão dos pesos-médios do UFC diz que desistiu de derrubar Anderson Silva após insistência do brasileiro em lutar em pé e que psicologia o ajudou

Por Rio de Janeiro
95 comentários
Todos sabiam que a estratégia de Anderson Silva contra o americano Chris Weidman, no UFC 162, seria manter a luta em pé, onde era o favorito contra o wrestler americano. O que o Spider e o público não esperavam era que "All-American" fosse capaz de aproveitar uma brecha nas esquivas do então campeão e conseguir um nocaute, como aconteceu naquele 6 de julho. Em entrevista ao programa "Passando a Guarda", Weidman disse que a ruína do lutador brasileiro veio justamente quando sua estratégia de provocar e pedir pela luta em pé funcionou e ele desistiu de tentar a queda. (Veja a entrevista na íntegra no vídeo ao lado).
- Ele ficou se exibindo e berrando do outro lado do octógono, "Em pé, nada de wrestling, em pé!" Eu esperava isso dele, mas eu achei um pouco demais. Mas ignorei, me mantive relaxado e respirei fundo. No segundo round, eu andei pra frente, dei socos, e chegou ao ponto que ele estava se exibindo tanto e ao mesmo tempo falando para eu não botar ele para baixo. Eu pensei, "Sai daqui, eu não vou te botar pra baixo!" Ele conseguiu o que queria, mas não deu certo para ele - contou Weidman.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

Governo divulga novas fotos das obras nos seis estádios restantes

Arenas seguem em evolução e prometem ser entregues no mês de dezembro. Apenas no Corinthians deve ficar para janeiro de 2014

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
980 comentários
O Governo Federal, através do Portal da Copa, divulgou nesta sexta-feira novas fotos das obras de reforma ou construção dos seis estádios que ainda precisam ser entregues para o Mundial de 2014. A data limite estipulada pela Fifa é dezembro, mas a Arena Corinthians ganhou mais um tempo e deve finalizar os trabalhos no início de janeiro. Além do estádio paulista, a Arena da Baixada, em Curitiba, o Beira-Rio, em Porto Alegre, a Arena Pantanal, em Cuiabá, a Arena das Dunas, em Natal, e a Arena da Amazônia, em Manaus, seguem em evolução.
Aparentemente mais avançada, a Arena Corinthians precisará de mais tempo devido a instalação dos 20 mil assentos temporários (localizados atrás do gol). A explicação técnica para o atraso dessa fase da obra é que, por uma questão da segurança, não há como trabalhar simultaneamente na instalação das cadeiras e na colocação da cobertura.
Outros seis estádios já foram entregues e sediaram jogos da Copa das Confederações, são eles: Maracanã, no Rio de Janeiro, Estádio Nacional de Brasília, Arena Pernambuco, Mineirão, em Belo Horizonte, Castelão, no Ceará, e Fonte Nova, na Bahia.
Confira as imagens das obras:
Arena Corinthians
Arena Itaquera obras São Paulo Copa 2014 (Foto: Divulgação)Arena Arena Corinthians segue em obras para a abertura da Copa de 2014 (Foto: Divulgação)
Beira-Rio (Porto Alegre)
Obras de modernização do Beira-Rio (Foto: Alexandre Sperb / Beira-Rio, Gigante Para Sempre, DVG)Obras de modernização do Beira-Rio (Foto: Alexandre Sperb / Beira-Rio, Gigante Para Sempre, DVG)
Arena da Baixada (Curitiba)
Arena da Baixada obras Curitiba Copa 2014 (Foto: Divulgação)Arena da Baixada, do Atlético Paranaense, em Curitiba (Foto: Divulgação)
Arena das Dunas (Natal)
Arena Dunas (Foto: Divulgação / Fifa.com)Arena Dunas, em Natal, promete muita modernização (Foto: Divulgação)
Arena da Amazônia (Manaus)
Arena da Amazônia, Manaus (Foto: Chico Batata/Agecom)Arena da Amazônia, em Manaus (Foto: Chico Batata/Agecom)
Arena Pantanal (Cuiaba)
Arena Pantanal obras Cuiaba Copa 2014 (Foto: Divulgação)Arena Pantanal, em Cuiaba (Foto: Divulgação)

Técnico do Shakhtar comemora contratação de Bernard: 'Joga muito!'

Fã do futebol 'brasuca', Mircea Lucescu confia no potencial do ex-jogador do Galo para conquistar a Liga dos Campeões e coroar sua filosofia

Por Igor Castello Branco Rio de Janeiro
127 comentários
A derrota para o Atlético-PR no dia 31, partida em que marcou um gol e acabou expulso, foi a última de Bernard com a camisa do Atlético-MG. Na última quinta-feira, a esperada transferência para o futebol ucraniano tornou-se oficial. O Shakhtar Donetsk anunciou, em seu site, a contratação do meia-atacante do Galo, que assinará contrato de cinco anos com o clube e vestirá a camisa 10. Profundo admirador do estilo canarinho, o técnico da equipe europeia, o romeno Mircea Lucescu, conversou nesta sexta-feira por telefone com o SporTV.com e vibrou com a contratação do jovem meia. Ele afirmou ainda que acompanhava todos os passos de Bernard há pelo menos dois anos, época que começou a se encantar pelo futebol do jovem.
- Ele é muito habilidoso e tem um estilo de jogo que chama atenção, agrada a qualquer um. A partir de 2011, fiquei sabendo da existência do jogador e passei a ligar a TV e ver alguns vídeos só para ver o que ele fazia em campo. Lembro que logo na primeira vez que o vi jogar (não lembro exatamente contra quem) tive uma boa imprensão. Dois anos depois, tudo veio se confirmar com a titularidade no Atlético-MG, a convocação para a seleção brasileira e a conquista de grande títulos, como esse agora na Libertadores. Ele tem um talento extraordinário. Joga muito! E trazê-lo para cá é um sonho.
Há nove anos no comando do time ucraniano, o romeno Mircea Lucescu é o mentor da atual filosofia de trabalho do clube: contratar brasileiros para o setor ofensivo. Fã do futebol nacional, o treinador gosta tanto do Brasil que até aprendeu a falar português. Ou melhor, “brasileiro”, idioma quase que obrigatório no elenco, para estabelecer uma boa relação com os jogadores.
Bernard Shakhtar (Foto: Reprodução / Site Oficial)Bernard é apresentado oficialmente pelo Shakhtar Donetsk (Foto: Reprodução / Site Oficial)
A grandeza do Shakhtar Donetsk no cenário europeu é mais recente. As chegadas de Rinat Akhmetov, o homem mais rico da Ucrânia, à presidência e Lucescu ao cargo de treinador tem relação direta com a ascensão da equipe. Ao assumir o posto, Akhmetov resolveu mudar a mentalidade do clube e contratou o técnico na temporada 2004.
No contrato, o romeno fez um pedido especial: formar uma legião de atletas brasileiros. A missão parecia impossível para o momento, mas se transformaria em realidade alguns anos depois e levaria o time a um patamar de reconhecimento internacional nunca antes alcançado por um time do país em tão pouco tempo. Apesar do protagonismo no futebol ucraniano conquistado recentemente, o clube quer mais. E espera contar com o talento e o brilho individual de Bernard para conquistar a Liga dos Campeões na próxima temporada.
- Ao longo dos anos, o Shakhtar tornou-se uma equipe reconhecidamente de brasileiros. Montei esse grupo de jogadores e tenho com eles quase uma relação de pai e filho. Desde da temporada que assumi o comando do time, conquistamos sete títulos no Campeonato Ucraniano, a Liga Europa, mas isso não é o bastante. Queremos ganhar a Liga dos Campeoões. E fico feliz de termos conseguido superar a concorrência e contratar um jogador tão especial. O Bernard vive um grande momento, já está acostumado a jogar em um futebol de alto nível e agora precisa mostrar tudo o que sabe aqui. Estou muito ansioso para ver o que ele é capaz de fazer aqui na Europa. Temos grandes ambições e espero – junto com seus companheiros - poder ajudá-lo a conquistar grandes títulos – afirmou.
Prestes a completar 21 anos, o jogador campeão da Copa das Confederações com a seleção brasileira e da Libertadores com o Atlético-MG se transfere para o futebol europeu dois anos após se profissionalizar em Minas Gerais. O Atlético-MG já havia chegado a um acordo com o clube ucraniano no fim de julho, satisfeito com o valor oferecido pelo jovem.
Mircea Lucescu técnico Shakhtar (Foto: Reprodução / Site Oficial)Mircea Lucescu elogia o futebol de Bernard (Foto: Reprodução / Site Oficial)
Para garantir a contratação da revelação atleticana, o Shakhtar concorreu com o interesse do Porto e do Arsenal, entre outros. Os ucranianos ofereceram diversas regalias extras para convencer Bernard a jogar no Leste Europeu, onde o frio é bastante rigoroso no inverno e não há tantas garantias de que será renegociado em breve. No entanto, o técnico do Shakhtar entende que para o jogador não será tão fácil se adaptar ao futebol europeu.
- Ele é um grande jogador. Mas não será tão fácil a adaptação. É outra cultura, outro clima, pessoas diferentes... Isso tudo influencia muito. Mas estaremos à disposição para ajudá-lo no que for preciso. No início, é assim mesmo. É tudo meio complicado, é outra vida. Por exemplo, vou citar outros brasileiros que passaram situações parecidas: Robinho (na transferência para o Real Madrid), o Lucas (na transferência para o Liverpool) e o Pato (na transferência para o Milan). Agora, vamos esperar para ver como o Bernard vai se comportar. Espero que dê tudo certo.
Investir em atletas provenientes do país “dono do melhor futebol do mundo” é desejo pessoal de Mircea Lucescu, resumindo-se a contratação de jovens talentos. De acordo com mentalidade estratégica do clube, que avalia os jogadores europeus, os ucranianos são melhores defensores. Por isso, o time trabalha diretamente com a captação de jogadores sul-americanos, em especial os brasileiros, para ocupar as funções de meias ou atacantes.
- Gosto muito de trabalhar com jogadores jovens. Eles são talentosos e têm muita ambição, querem conquistar o mundo.
Contratado por € 25 milhões (R$ 77 milhões) junto ao Atlético-MG, Bernard chega ao Shakhtar para se juntar aos também brasileiros Ismaily, Wellington Nem, Fred, Douglas Costa, Taison, Alex Teixeira, Ilsinho, Luiz Adriano e Maicon. A equipe conta ainda com o atacante brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, além de Alan Patrick (que pertence ao clube, mas está emprestado ao Internacional).
Bernard, meia do Shakhtar, no desembarque no aeroporto de Confins (Foto: Rafael Araújo/Globoesporte.com)Bernard, meia do Shakhtar, no desembarque no aeroporto de Confins (Foto:Rafael Araújo/Globoesporte.com)

'Maracanã russo' tem Mundial como último ato antes de fechar para a Copa

Ainda com traços soviéticos, palco da final da Copa do Mundo de 2018 recebe astros do atletismo antes de passar por grande reforma

Por Marcos Guerra Direto de Moscou
12 comentários
A figura de Lenin saúda os visitantes do Luzhniki. A estatua do líder comunista continua imponente, por mais que o estádio às suas costas mude de cara. O gigante russo de 57 anos guarda em seus traços o passado soviético e em sua história, os grandes momentos do esporte de Moscou. Mesmo quem ainda não tinha nascido em 1980 não tarda a encontrar na memória a cena da lágrima do ursinho Misha, que se despedia das Olimpíadas em um mosaico na arquibancada. A partir deste sábado, o jamaicano Usain Bolt e a anfitriã Yelena Isinbayeva puxam a fila dos astros do atletismo que tentam deixar sua marca no Luzhniki, no Mundial de atletismo. Será o último ato do estádio antes de fechar as portas para a reforma que o tornará palco da final da Copa do Mundo de futebol de 2018.
O até logo do Luzhniki tem números à sua altura, grandiosos. Quase 2 mil atletas de 206 nações entrarão em ação em nove dias de competição. Liderado por Fabiana Murer e Mauro Vinícius, o Brasil terá 32 representantes na pista e um técnico com o coração apertado e os olhos brilhando em nostalgia. Comandante dos velocistas nacionais, Katsuhico Nakaya lembra bem a euforia em disputar os 100m e o revezamento 4x100m dos Jogos de Moscou.
- Guardo muitas recordações positivas. Era época do comunismo, então não sabíamos o que esperar. Foi minha primeira competição com casa cheia. A cena que ficou marcada foi o painel humano, em que o Misha soltou uma lágrima. Aquilo deixou todo mundo emocionado. O estádio não mudou muita coisa do lado de fora. A única coisa diferente é que não tinha cobertura - recordou Nakaya.
À primeira vista, o Estádio Olímpico de Moscou parece ter parado no tempo. A arquitetura extremamente limpa, sólida e prática do realismo socialista preserva a identidade e o charme do palco. No entanto, o Luzhniki não é mais o mesmo por dentro. Assim como a Rússia fez depois de romper com o comunismo no início dos anos 90, o gigante se modernizou. Deixou de acolher 103 mil pessoas, para receber 78.360 em melhores condições.
Mosaico Estádio Olímpico de Moscou (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
- O Luzhniki parece um museu, uma coisa antiga. Ele guarda isso. É uma construção sólida. Naquela época, Moscou era muito sóbria, tudo muito cinzento, sem cores. O estádio também fazia parte desse cenário. Só que a parte interna do estádio mudou bastante - contou o técnico brasileiro, que acredita ser um incentivo disputar um Mundial no estádio.
- Creio que vão acontecer grandes resultados neste mundial. Infelizmente, alguns atletas ficaram fora por causa de doping (casos de Tyson gay e Asafa Powell), mas creio que vão sair resultados surpreendentes. É legal competir em um estádio assim, é marcante como foi no Mundial de 2009, em Berlim, onde Jesse Owens competiu. Um negro vencendo as Olimpíadas na época do nazismo. Bolt bateu os recordes dos 100m e dos 200m naquele Mundial. As pessoas querem fazer seu melhor para marcar o estádio também – completou Nakaya.
atletismo joão do pulo brasil (Foto: Agência AFP)No Luzhniki, João do Pulo conquistou um bronze
olímpico no salto triplo (Foto: Agência AFP)
Erguido em apenas 450 dias no coração do Parque Olímpico, 14 anos antes dos Jogos de Moscou, o Luzhniki era conhecido como Estádio Central Lenin. A alcunha soviética ficou para trás, mas as cenas das Olimpíadas, mesmo tendo sofrido boicote americano, ficaram eternizadas em medalhas. O bronze do brasileiro João do Pulo no salto triplo é uma delas.
- Eu estava na arquibancada naquele dia. Aconteceu a situação de o João do Pulo fazer um salto que seria vencedor, mas os juízes deram queima para ele e o ouro acabou com um soviético (Jaak Uudmäe). Não era para ele ganhar - disse Nakaya.
A única mancha na história do gigante russo aconteceu em 1982, quando ainda não tinha cobertura. Em um dia gelado de outubro, quase 17 mil pessoas se agruparam no único setor da arquibancada que não estava sob neve para o entre o Spartak Moscou e o holandês Haarlem. Os anfitriões venciam por 1 a 0 quando o público começou a se retirar em massa para pegar o metrô mais vazio. A demandada, que coincidiu com o segundo gol do Spartak, resultou em atropelamento e 66 mortos - o Spartak ainda manda seus jogos no local, assim como o Torpedo Moscou, time da segunda divisão russa.
O estádio recebeu também festivais de músicas e shows de estrelas internacionais como Michael Jackson, Madonna e os Rolling Stones. Só em 1995 o Luzhniki foi totalmente reformulado, ganhou assentos e, enfim, uma cobertura. Assim, o gigante foi coroado a quatro estrelas pela UEFA - o ápice das categorias da entidade máxima do futebol europeu. A arena, que usa grama artificial, até sediou a final da Liga dos Campeões de 2008, quando os ingleses do Manchester United bateram os compatriotas do Chelsea nos pênaltis.
Depois de servir de palco para os astros do atletismo, o estádio passará por nova reforma, só que, desta vez, a estrutura externa deve sofrer um impacto maior. Para ser o palco da abertura e da final da Copa do Mundo de 2018, o Luzhniki precisa aumentar sua capacidade em mais de 10 mil assentos para chegar ao mínimo exigido pela Fifa: 89.000 lugares. Por isso, a organização da Copa da Rússia colocar o gigante no chão, o que não conta com o apoio dos russos. Erguer a cobertura e rebaixar o nível do campo também são opções. Certo mesmo é que uma arena moderna será entregue em 2017, e com poucos dos traços soviéticos que identificam o Luzhniki.
- Provavelmente o estádio vai perder um pouco da sua identidade. Vai ser construído um estádio padrão Fifa, vai ser uma arena. Deve descaracterizar o estádio. Vai ganhar por um lado, mais perder por outro - disse Nakaya.
estádio de Luzhniki, onde será a partida do Lokomotiv (Foto: AFP)O gigante Luzhniki receberá a abertura e a final da Copa do Mundo de 2018 (Foto: AFP)

Contra jogos em Brasília e saída de Renato, vândalos picham sede do Fla

Citada como 'incompetente', diretoria é o grande alvo dos pichadores

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
8 comentários
Às vésperas do Fla-Flu de domingo, a diretoria rubro-negra foi alvo de vândalos na noite desta sexta-feira. O muro da Gávea foi pichado com reclamações contra o excesso de jogos em Brasília, uma indagação a respeito da saída de Renato Abreu e crítica direta aos comandantes do clube.
Pichação Muro gávea flamengo (Foto: Fabio Leme)Muro da Gávea é pichado. Diretoria começa a ser cobrada mais intensamente (Foto: Fabio Leme)
Com apenas um jogo no Maracanã desde a reabertura do estádio - o segundo será disputado neste domingo, mas o mandante é o Fluminense -, o Flamengo, apesar do acordo com o Consórcio Maracanã, já confirmou as três partidas que lhe restam no primeiro turno como mandante para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Renato Abreu teve sua demissão anunciada via site oficial do clube em 17 de junho, porém a mesma ainda não tinha sido assinada. Depois disso, o Flamengo ordenou Renato voltar a treinar, mesmo que de forma separada dos demais. A orientação foi recusada. O clube tentou um acordo com o meia, propondo-lhe R$ 500 mil, um terço do que tem direito a receber. Resultado: moveu um processo contra o clube.

Chicão se coloca à disposição para estrear no Fla-Flu: 'Eu estou bem'

Regularizado na CBF, zagueiro espera ganhar entrosamento rapidamente com os novos companheiros: 'O objetivo é conquistar espaço e títulos'

Por Richard Souza e Thales Soares Rio de Janeiro
835 comentários
Um treinamento com o grupo no Ninho do Urubu, a apresentação oficial e a camisa 3 nas mãos. O zagueiro Chicão, finalmente, consolidou sua transferência para o Flamengo e poderá fazer a sua estreia no clássico diante do Fluminense, domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador assinou contrato até o fim de 2014 e foi regularizado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na noite desta sexta.
O técnico Mano Menezes chegou a utilizar Chicão em um time com 13 jogadores de linha, que contava com os titulares. O jogador de 32 anos está confiante no que pode apresentar no Flamengo. Seu último jogo pelo Corinthians foi contra o Bahia, no dia 7 de julho, pelo Campeonato Brasileiro.
- Fui muito bem recebido, conheço bastante gente do grupo, minha relação é muito boa com o Mano, com os atletas. O objetivo é conquistar meu espaço primeiro e conquistar títulos. Não quero só passar pelo Flamengo - afirmou Chicão.
Chicão apresentação Flamengo (Foto: Thales soares)Chicão veste a camisa do Flamengo de jogo pela primeira vez (Foto: Thales Soares)
Apesar da expectativa pela estreia já em um clássico, Chicão disse que Mano ainda não teve qualquer conversa com ele relacionada ao sistema de jogo. Segundo o jogador, ele está em boas condições físicas para atuar os 90 minutos.
- Eu estava trabalhando lá, estava treinando, estava à disposição. E agora aqui vou procurar meu espaço e procurar jogar. Eu estou bem fisicamente, entrosamento é na base da conversa. A expectativa é a melhor possível. Saindo a documentação, vou estar à disposição. É bacana estrear num clássico, mexe com o torcedor. Disputei muitos clássicos em São Paulo. Sei que mexe - comentou Chicão.
No Flamengo, o jogador encontrou uma série de ex-companheiros de Corinthians. O fato ajuda Chicão a se entrosar ainda com mais facilidade no grupo.
- A gente tem que conversar bastante. Fiz algumas partidas com o Wallace em São Paulo. Faz tempo que não jogo com o André Santos, com o Felipe. Mas vamos procurar entrosamento. Vamos procurar brigar o máximo pelo topo na tabela. Neste momento, é difícil falar em Libertadores, Sul-Americana - disse Chicão.
No jogo contra o Fluminense, o zagueiro terá de cara um confronto com o atacante Fred, titular da seleção brasileira na conquista da Copa das Confederações. Chicão evitou esquentar o duelo.
- Já marquei o Fred, tem qualidade, é um jogador de Seleção, vou respeitar e procurar marcá-lo - afirmou Chicão.
O Flamengo ocupa apenas a 13ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 14 pontos. Chicão está acostumado a ficar na parte de cima da tabela e garante ter consciência de sua responsabilidade.
- Meu objetivo é vencer sempre, esse é mais um desafio na minha vida. Cheguei ao Corinthians desconhecido, conquistando espaço, chego aqui de maneira diferente. Quero conquistar o torcedor. Todo jogador que chega ao Flamengo chega com responsabilidade, comigo não é diferente. Tem uma garotada boa aí, vou procurar ajudar, conversar, incentivar, passar tranquilidade. O que me motiva é estar numa grande equipe. Isso já é uma motivação muito grande - afirmou Chicão.

Chute de ouro: Maxi Biancucchi faz um gol a cada três finalizações

Artilheiro do Brasileirão ao lado de William, atacante do Vitória é o mais certeiro do campeonato. Ricardo Goulart e Vargas também se destacam

Por Bruno Marques, Rodrigo Breves, Thiago Quintella e Valmir Storti Rio de Janeiro
64 comentários
header espião estatístico (Foto: arte esporte)
Caiu no pé de Maxi Biancucchi é gol. Cirúrgico nas finalizações, o argentino se tornou o artilheiro do Campeonato Brasileiro com uma média de dar inveja a qualquer centroavante: a cada 2,9 finalizações ele manda uma para a rede adversária. Diante do Fluminense, ele comprovou seu incrível aproveitamento, algo que o Espião Estatístico, já observava, e na primeira conclusão a gol estufou a rede do Tricolor (veja no vídeo ao lado). Até a 10ª rodada do Brasileirão, ele havia conseguido 20 finalizações e marcado sete gols, com o melhor aproveitamento da competição
É verdade que o baixo número de finalizações, apesar do alto aproveitamento, é algo que pode preocupar o Vitória. Afinal, é o time que menos chuta ao gol do adversário entre todas as equipes da Série A. Logo, a chance de marcar gols é menor. Na média, o Leão chuta 8,9 vezes por partida. O técnico Caio Júnior, inclusive, demonstrou preocupação com o fato.
- Temos que melhorar esses números relacionados a criação de jogadas ofensivas. Fizemos um primeiro tempo de luxo contra o Fluminense, foi realmente muito bom. Mas estou buscando melhorar o time nesse aspecto. Precisamos criar mais, maas temos uma equipe equilibrada, que fez mais gols do que tomou. Está entre os primeiros colocados justamente por ter equilíbrio - analisou o treinador.
Como comparação a Maxi Biancucchi, o atacante William, da Ponte Preta, que divide a artilharia do Brasileirão com o argentino, aparece com o quinto melhor desempenho quando levado em consideração o aproveitamento das finalizações que se transformaram em gols. O jogador da Macaca precisou de 21 finalizações para fazer seis gols (até a 10ª rodada), média de um gol a cada 3,5 finalizações.
Logo atrás de Maxi aparecem Ricardo Goulart (Cruzeiro), Vargas (Grêmio) e Robinho (Coritiba), que fizeram três gols em dez finalizações, um aproveitamento de 30%. No entanto, o jogador do time mineiro teve mais chutes corretos - na direção do gol - do que os rivais. Vale ainda citar os jogadores que mais chutaram no Brasileirão: Rogério, do Náutico, tinha dado 34 chutes e marcado 3 gols. Logo atrás, Walter, do Goiás, e Rafael Sobis, do Fluminense, com 31 finalizações e um gol marcado cada.
O levantamento considerou apenas os jogadores que já tivessem marcado gols e feito no mínimo dez finalizações até a 10ª rodada. Desta forma, pode-se reduzir as distorções como a de jogadores que conseguiram  fazer dois gols em apenas três ou quatro finalizações, casos de Rosinei (Atlético-MG), Bruno Rodrigo (Cruzeiro) e Digão (Fluminense).
Info, Top 10 melhor aproveitamento em finalizações (Foto: Editoria de Arte)

* Colaborou Thiago Pereira

Guia da rodada #13: líderes tentam fazer dever de casa para disparar

Três primeiros colocados do Brasileiro são mandantes na 13ª rodada, que também tem Fla-Flu e duelo de desesperados entre Lusa e São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
119 comentários
Na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, quem fizer o dever de casa pode escapar na ponta. Os três times que estão à frente na tabela do torneio jogarão como mandantes. Coritiba, Botafogo e Cruzeiro não poderão ser alcançados neste fim de semana, mesmo com derrotas. No caso do Botafogo, há ainda uma curiosidade: o clube receberá o Goiás no Mané Garrincha, em Brasília, estádio muito mais próximo da sede do rival do que de General Severiano. No Mineirão, o Cruzeiro enfrentará o Santos, que amarga o 14º lugar com somente três vitórias em dez jogos. Já o Coritiba, o terceiro colocado do Brasileirão, joga contra o Vasco no Couto Pereira.
Os atrativos da rodada, porém, vão além da parte de cima da tabela. No Maracanã, Flamengo e Fluminense fazem mais um clássico carioca no domingo e, quem perder, poderá ficar em situação complicada. Ambos estão com 14 pontos e podem ser alcançados pelo Criciúma, que tem 11 e enfrenta a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. O vencedor do Fla-Flu torcerá para que os times imediatamente acima na classificação - Grêmio, Goiás e Vasco - não consigam vencer como visitantes. No caso de derrota de todos esses três times, Flamengo ou Fluminense poderiam beliscar a nona posição com três pontos neste domingo.
No estádio do Vale, o Internacional, sexto colocado, recebe o quinto, Atlético-PR. Ambas as equipes estão com 19 pontos e tentam não perder de vista a zona de classificação para a Libertadores. O time gaúcho tem um jogo a menos - a partida contra o Santos, pela 10ª rodada, foi adiada. Na quarta colocação, o Vitória, também com 19 pontos, enfrenta o Corinthians, que tem 18, no Pacaembu. O Timão, contudo, ocupa a oitava posição na classificação geral.
Na outra ponta da tabela, o Náutico, lanterna, recebe o campeão da Libertadores, o Atlético-MG. Com somente sete pontos e um aproveitamento de 23,3%, o time pernambucano flerta com a Série B. Mas o campeão sul-americano também. Em 16º lugar, o Atlético-MG vem de duas derrotas e um empate nas últimas três rodadas e, em caso de novo revés, poderá ser ultrapassado por três dos times na zona de rebaixamento: Criciúma, com 11 pontos, e São Paulo e Portuguesa, com nove. Nessa rodada, o Tricolor paulista e a Lusa se enfrentam no Canindé, buscando a redenção.

Botafogo x Goiás
confronto guia da rodada bolinha Botafogo x Goiás (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 18H30 - MANÉ GARRINCHA
Vencer e secar. É esta a missão dos alvinegros na 13ª rodada do Brasileiro. O time de General Severiano tem 24 pontos, empatado com o líder Cruzeiro, mas ocupa a segunda colocação por conta do saldo de gols. Oswaldo de Oliveira e seus comandados, que venceram dois dos últimos três compromissos, enfrentam o Goiás que, por sua vez, ocupa a faixa intermediária da tabela (10ª colocação com 16 pontos) e vem de vitória sobre o lanterna Náutico. Os alvinegros terão, além de vencer o Goiás, de torcer por tropeço do Cruzeiro, que recebe o Santos no Mineirão, para voltar à liderança do Brasileiro.
Cartola FC: Seedorf deve voltar ao time com todo o gás, já que foi poupado no meio de semana. O meia tem uma ótima média de pontos de 6,59 em 10 partidas. O preço de C$ 19,84 pode parecer salgado, mas o holandês costuma valer o investimento pelos gols e assistências que têm feito neste campeonato.
Na TV: Premiere FC 1: Júlio Oliveira e Roger Flores.

Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE) apita o jogo, auxiliado por Alessandro Rocha Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP).

Você sabia que... Botafogo e Goiás não se enfrentam há quase três anos? A última partida entre as equipes aconteceu dia 15/09/2010, pela Série A do Brasileiro, com goleada goiana por 4x1 no Serra Dourada. As equipes jamais se enfrentaram no Mané Garrincha, em Brasília.
Náutico x Atlético-MG
confronto guia da rodada bolinha Náutico x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 18H30 - ARENA PERNAMBUCO
Lanterna do Brasileiro com somente sete pontos em 30 disputados, o Náutico, mesmo com dois jogos a menos em relação à maioria de seus rivais, se encontra em situação desesperadora na tabela. E a recuperação passa por uma missão das mais difíceis: vencer o Atlético-MG, campeão da Libertadores, mas que vem oscilando desde a conquista do título sul-americano. Na 16ª posição e com apenas 11 pontos em 33 disputados, o Galo também flerta com a zona de rebaixamento e precisa dos pontos na Arena Pernambuco.
Cartola FC: Desde que chegaram ao Timbu, o atacante Maikon Leite (C$ 10,92) e o meia Tiago Real (C$ 7,24) têm mantido uma boa média de pontuação. Jogando em casa, essa é mais uma boa oportunidade para apostar nos ex-palmeirenses. Se achar que o Galo pode fazer a festa em Pernambuco, Ronaldinho (C$ 20,08) e Diego Tardelli (C$ 11,64) chegaram a ser dúvidas, mas foram relacionados e devem ir para o jogo.
Na TV: SporTV (menos PE) e PremiereFC 2: Rogério Corrêa e Léo Figueiredo
Arbitragem: Ítalo Medeiros de Azevedo (RN) apita o jogo, auxiliado por Marco Antônio Moreira (GO) e Andrea Marcelino de Sá (RJ).
Você sabia que... nas últimas três vezes em que Náutico e Atlético-MG se enfrentaram em Pernambuco, os anfitriões venceram duas e empataram uma. A última vitória do Galo em Recife aconteceu em 2007, por 1 a 0, com gol de Coelho.
Fluminense x Flamengo
confronto guia da rodada bolinha Fluminense x Flamengo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - MARACANÃ
As equipes ocupam a parte intermediária da tabela e estão em momentos distintos. Enquanto os tricolores evitaram uma derrota que parecia consolidada com um gol nos últimos minutos contra o Vitória, o Flamengo amargou um empate com a Portuguesa com gol de cabeça do goleiro Lauro nos acréscimos. Os times estão empatados em 14 pontos, com vantagem tricolor no número de vitórias (quatro a três). Um tropeço poderá significar, para qualquer um dos times, uma aproximação perigosa da zona de rebaixamento, já que o Criciúma, 17º colocado e primeiro dentro da zona de rebaixmento, tem 11 pontos.
Cartola FC: Pelo lado tricolor, dois jogadores, que têm pontuado bem, tiveram uma queda na última rodada e pode ser bom momento para escalá-los no seu time. O atacante Rafael Sobis (C$ 21,60) e o lateral Carlinhos (C$ 13,39), por isso, são boas apostas. Pelo lado rubro-negro, o atacante Hernane (C$ 12,73) ganhou moral e nova chance do técnico Mano Menezes. Se não confiar no centroavante, a aposta mais segura no Fla é o meia Elias (C$ 17,50).
Na TV: PremiereFC 1: Eduardo Moreno e Lédio Carmona
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).
Você sabia que...  Fluminense e Flamengo não se enfrentam no Maracanã há mais de três anos. O último Fla x Flu no estádio aconteceu no dia 26/05/10, em partida válida pelo primeiro turno do Brasileiro. Na oportunidade, diante de 18.895 pagantes, o Flu venceu por 2x1, com gols de Rodriguinho e Conca. O goleiro Bruno descontou de falta para o Flamengo.
Corinthians x Vitória
confronto guia da rodada bolinha Corinthians x Vitória (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - PACAEMBU
Na cola dos primeiros colocados, o Corinthians, na oitava posição com 18 pontos, recebe o Vitória, quarto colocado com 19, precisando vencer para se aproximar do primeiro pelotão na classificação geral.  Ambos os times empataram em 1 a 1 na última rodada. Os paulistas ficaram em igualdade com o Santos, enquanto os baianos deixaram a vitória escapar no fim em confronto com o Fluminense. A vantagem para o Vitória, além da posição na tabela, é a presença de Maxi Biancucchi, artilheiro do Brasileiro com oito gols (ao lado de William, da Ponte Preta). Por outro lado, o Corinthians conta com a melhor defesa do campeonato, com somente seis gols sofridos.
Cartola FC: Com a melhor defesa do Brasileirão, o Timão tem no zagueiro Gil (C$ 12,64) um de seus principais jogadores. Já foram seis partidas sem sofrer gols. Outra boa opção é o goleiro Cássio (C$ 12,48). O Leão, porém, não pode ser descartado pela excelente campanha e o atacante Maxi Biancucchi (C$ 22,08) é sempre uma alternativa interessante.
Na TV: Globo para BA e PremiereFC 3: Bachin Júnior e Wagner Vilaron
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Bruno Boschilia (PR).

Você sabia que... pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians não perde para o Vitória há quase 17 anos (ou 14 jogos). A última vitória da equipe baiana aconteceu dia 10/10/96, por 2 a 0 no Barradão, gols de Flávio e Agnaldo.

Cruzeiro x Santos
confronto guia da rodada bolinha Cruzeiro x Santos (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - MINEIRÃO
Líder do campeonato, com 24 pontos, o Cruzeiro recebe um Santos que ainda tenta se encontrar após a saída de Neymar. No Mineirão, o time celeste precisa vencer e torcer por um tropeço do Botafogo para se isolar como primeiro colocado - o clube carioca tem o mesmo número de pontos, mas está em segundo pelos critérios de desempate. Com dois jogos a menos do que o rival mineiro, o Santos conseguiu somente três vitórias em dez jogos e ocupa a 14ª posição na tabela com 13 pontos. É mais um time que, em caso de resultado negativo, pode começar a flertar com a zona de rebaixamento. Com sete vitórias, o Cruzeiro é a equipe que mais venceu neste Brasileiro, ao lado do Botafogo. O time mineiro vem de duas vitórias seguidas sobre Coritiba e Criciúma e somou 15 dos últimos 18 pontos disputados.

Cartola FC: Líder, a Raposa tem contado com a segurança do goleiro Fábio (C$ 20,46) e com as boas participações do jovem atacante Vinícius Araújo (C$ 6,26). São boas opções para quem apostar nos donos da casa. Se achar que o Peixe pode ser um visitante indigesto, vale colocar o atacante Neilton (C$ 8,71) ou o ex-cruzeirense Montillo (C$ 15,46) entre os seus titulares.

Na TV: Globo para SP, MG (menos Belo Horizonte), RS, Curitiba (PR), GO, PE, CE, TO: Cléber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba. PremiereFC 5: Jaime Júnior e Bob Faria.

Arbitragem: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC) apita o jogo, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT).

Você sabia que... a última vitória do Cruzeiro sobre o Santos aconteceu no segundo turno do Brasileirão de 2009: Cruzeiro 2 a 1 na Vila Belmiro, gols de Wellington Paulista e Kleber, com Neymar descontando. Depois, as duas equipes se enfrentaram mais seis vezes, com quatro vitórias do Santos e dois empates.

Coritiba x Vasco
confronto guia da rodada bolinha Coritiba x Vasco (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - COUTO PEREIRA
Oscilando no Brasileiro, o Vasco tem uma difícil missão nesta rodada: bater o Coritiba, terceiro colocado no Brasileiro, que tem 89% de aproveitamento como mandante. Com 22 gols sofridos, o Vasco inicia esta rodada como a defesa mais vazada da competição, ao lado do Criciúma. A equipe carioca não sofreu gols somente nas vitórias sobre Portuguesa e Atlético/MG. Na tabela, o clube carioca ocupa a 11ª posição, com 15 pontos, e mesmo em caso de derrota não pode ser alcançado pelos times que se encontram na zona de rebaixamento nesta rodada. O Coritiba, por sua vez, tem de vencer e torcer por tropeços de Botafogo e Cruzeiro para assumir a ponta.

Cartola FC: Recuperado, o meia Alex (C$ 20,58) volta ao Coxa e um dos melhores pontuadores do fantasy game em 2013 deve ser escalado desde o início. Bottinelli (C$ 2,87) cumpriu suspensão e também retorna à equipe titular. O Vasco está cheio de desfalques e, se tentar se segurar na defesa, o zagueiro Rafael Vaz (C$ 8,59) é uma boa aposta.

Na TV: Globo para RJ, Belo Horizonte (MG), DF, ES, PR (menos Curitiba), SC, MT, MS, RN, AL, PB, SE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP: Luís Roberto, Roger Flores e Renato Marsiglia. PremiereFC 4: Felipe Lestar e Dida.
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Herman Brumel Vani (SP).

Você sabia que...  neste Brasileiro, o Coritiba disputou seis jogos no Couto Pereira, obtendo cinco vitórias e um empate, com 12 gols marcados e seis sofridos. Como mandante, o Coxa tem aproveitamento de 89%, o segundo melhor da competição, atrás apenas do Botafogo, único time 100% jogando em casa. Para o Vasco, esta é a sexta partida fora de casa neste Brasileiro. Como visitante, o time somou 4 pontos, marcou oito gols e sofreu 14. A única vitória vascaína sem  mando de campo foi no clássico contra o Fluminense. O Vasco, portanto, ainda não venceu fora do Rio neste campeonato.

Bahia x Grêmio
confronto guia da rodada bolinha Bahia x Grêmio (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - FONTE NOVA
Bahia e Grêmio buscam a redenção na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto os baianos foram derrotados como visitantes pelo Atlético-PR, por 1 a 0, os gaúchos perderam pelo mesmo placar para o Coritiba na rodada anterior, mas dentro de sua arena. Na tabela, o Bahia está em vantagem, com 19 pontos, na sétima posição. O Grêmio soma 16 pontos e ocupa a nona colocação.

Cartola FC: O preço caiu por conta da derrota do Bahia, mas o goleiro Marcelo Lomba (C$ 15,33) e o atacante Marquinhos Gabriel (C$ 9,79) são boas dicas para o fim de semana pela boa performance que vem tendo na pontuação nesta temporada. O Tricolor gaúcho, com desfalques, vai depender do oportunismo de Barcos (C$ 17,98) para conseguir sair de Salvador com três pontos na bagagem.

Na TV: SporTV (menos BA) e PremiereFC 2: Jorge Vinícius e Maurício Noriega.

Arbitragem: Wagner Reway (MT) apita o jogo, auxiliado por Lorival Candido das Flores (RN) e Flavio Gomes Barroca (RN).

Você sabia que... o Grêmio não perde para o Bahia pelo Campeonato Brasileiro há 10 anos (ou 5 partidas). A última vitória baiana neste confronto aconteceu dia 3 de maio de 2003, na Fonte Nova (Bahia 2 a 1). De lá pra cá foram disputadas cinco partidas entre os times pelo Brasileiro, com três vitórias do Grêmio e dois empates.

Internacional x Atlético-PR
confronto guia da rodada bolinha Internacional x Atlético-PR (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - ESTÁDIO DO VALE
O Inter não perde para o Atlético-PR no Rio Grande do Sul pelo Campeonato Brasileiro há quase 15 anos (ou 11 jogos, todos no Beira-Rio). A última vitória atleticana fora de casa aconteceu em 1998. Na edição atual, ambos têm campanhas bastante parecidas, com cinco vitórias e quatro empates cada. O time paranaense tem um jogo (uma derrota) a mais e ocupa a 5ª posição com os mesmos 19 pontos que tem o Internacional, atrás na classificação por critérios de desempate. Quem vencer a partida pode entrar na zona de classificação para a Libertadores.

Cartola FC: As duas principais contratações coloradas vão começar jogando e podem ser boas apostas. O meia Alex (C$ 17,00) faz a sua estreia e o atacante Scocco (C$ 12,86) até entrou em campo no Gre-Nal, mas começa jogando pela primeira vez. Uma aposta sempre segura na equipe gaúcha é o volante Willians (C$ 17,80), que reassumiu nesta temporada a sua posição de maior ladrão de bolas do Brasileirão.

Na TV: PremiereFC 3: Linhares Júnior e Mário Marcos
Arbitragem: Pablo dos Santos Alves (ES) apita o jogo, auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Junior (SP) e Fabiano da Silva Ramires (ES).

Você sabia que... apesar da recente sequência invicta do Inter contra o Atlético-PR em Porto Alegre, o retrospecto geral na história do confronto aponta que o mando de campo não é um fator muito determinante. Em 37 jogos, apenas 18 terminaram com vitórias das equipes da casa. O Inter venceu nove vezes em Porto Alegre e o Atlético venceu oito vezes em Curitiba. A outra vitória do Atlético como mandante aconteceu no Serra Dourada, por 2 a 1, em 2004.

Ponte Preta x Criciúma
confronto guia da rodada bolinha Ponte Preta x Criciúma (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - MOISÉS LUCARELLI
Na história da Série A, Criciúma e Ponte Preta se enfrentaram apenas quatro vezes, com duas vitórias da equipe catarinense, um empate e uma vitória da equipe paulista. Todos esses confrontos aconteceram na “era dos pontos corridos”. Na tabela da edição deste ano, as equipes estão separadas por apenas um ponto. A Ponte é a 15ª colocada com 12 pontos, enquanto o Criciúma é o primeiro da lista da zona de rebaixamento, na 17ª posição com 11 pontos. O time paulista, contudo, tem um jogo a mais do que os catarinenses, que têm a defesa mais vazada do campeonato ao lado do Vasco, com 22 gols sofridos.

Cartola FC: Se apostar que o ataque da Ponte vai brilhar, a melhor opção é William (C$ 17,94), artilheiro da competição eo lado de Maxi Biancucchi, do Vitória. Se achar que a defesa da Macaca vai segurar o Tigre, uma boa dica é o zagueiro Diego Sacoman (C$ 9,23), que pode pintar até na lateral esquerda.

Na TV: PremiereFC 4: Osvaldo Luís e Renato Leal.
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) apita o jogo, auxiliado por Clovis Amaral da Silva (PE) e Rafael da Silva Alves (RS).

Você sabia que... nos últimos sete jogos entre as duas equipes (um pela Série A e seis pela Série B), a Ponte Preta obteve seis vitórias e um empate. O Criciúma nunca venceu a Ponte Preta no Moisés Lucarelli.

Portuguesa x São Paulo
confronto guia da rodada bolinha Portuguesa x São Paulo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - CANINDÉ
Depois de 14 dias excursionando, o São Paulo volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro tentando afastar a crise e deixar a zona de rebaixamento, na qual está há quatro rodadas. O time soma nove pontos em 11 jogos, com 11 gols marcados e 14 sofridos. A Portuguesa vive situação semelhante na classificação. Apesar de ter arrancado o empate diante do Flamengo na última rodada, com um gol de goleiro nos acréscimos, a Lusa é a penúltima colocada e precisa, além de vencer neste domingo no Canindé, torcer por tropeços de Criciúma ou Atlético-MG para sair da zona de degola.

Cartola FC: Empolgado com o gol de cabeça, o goleiro Lauro (C$ 7,74) é uma boa opção graças à moral que ganhou depois do feito. E, num clássico paulista, vai querer mostrar seu valor debaixo das traves. Pelo Tricolor, Luis Fabiano (C$ 18,96), que enquanto a equipe excursionava por Europa e Ásia ficou se recuperando no Brasil e deve ser titular no domingo. Para uma opção mais barata, o ofensivo lateral Douglas (C$ 9,84) é a dica para o fim de semana.

Na TV: PremiereFC 1: Reinaldo Porto e Luiz Ademar

Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sá (RJ) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ).

Você sabia que... o retrospecto recente deste confronto apresenta boa vantagem são-paulina. Nos últimos 10 jogos, o Tricolor obteve sete vitórias, contra três da Lusa. Esses últimos 10 jogos entre São Paulo e Portuguesa tiveram média superior a três gols por jogo. Há 15 anos, desde o Campeonato Paulista de 1998, não acontece um empate sem gols neste confronto.