segunda-feira, 12 de março de 2012

Rivais de Fla e Vasco na Libertadores jogam clássico. Melhor para Olimpia

Adversário do Fla na quinta-feira se impõe fora de casa sobre o Libertad, que pega o Vasco na quarta, no Paraguai. Na Venezuela, rival do Flu perde

Por GLOBOESPORTE.COM Assunção
Rivais de Vasco e Flamengo nesta semana na Taça Libertadores, Libertad e Olimpia fizeram na noite de sexta-feira um clássico "branco e preto" no estádio Nicolás Leoz, casa do Libertad. Melhor para o Olimpia, que venceu por 1 a 0, gol de Caballero, e assumiu a liderança do Campeonato Paraguaio, com 14 pontos. O adversário se manteve com 11 pontos na tabela de classificação.
Maxi Biancucchi, ex-Flamengo, foi titular no time do Olimpia, que enfrenta nesta quinta-feira o Rubro-Negro, pelo Grupo 2 da Libertadores, no Engenhão. O Libertad, que terminou o jogo com dois homens a mais (houve duas expulsões) não conseguiu buscar o empate, apesar da superioridade numérica. A partida contra o Vasco é na quarta-feira, no Paraguai. Ela é válida pelo Grupo 5.
Rival do Flu perde
Na Venezuela, a equipe do Zamora, que nesta quarta-feira encara o Fluminense, no Engenhão, pelo Grupo 4, visitou o Aragua FC e acabou perdendo de virada, por 2 a 1. González abriu o placar para o adversário do Tricolor, mas Croce e Lugo garantiram a reviravolta no marcador a favor dos donos da casa.
Apesar da derrota, o Zamora segue na parte alta da tabela de classificação no Venezuelano.

Vasco viaja à espera de hostilidades em 'guerra' no Paraguai

Possivelmente sem poderem treinar no Estádio Nicolas Leoz, jogadores lamentam, mas lembram que Libertad pode ceder espaços em campo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Nas duas primeiras rodadas, o Vasco teve o Caldeirão a seu favor. Mas na manhã desta segunda-feira, a equipe embarcou para uma viagem na qual será a equipe a ser pressionada. Antes mesmo de entrar no avião rumo a Assunção, que decolou por volta das 7h30m sem Juninho Pernambucano, o grupo cruz-maltino já tinha a consciência de que não terá facilidades para enfrentar o Libertad, seja dentro ou fora de campo.
A comissão técnica do Vasco acredita que não poderá fazer o treino de reconhecimento no Estádio Nicolas Leoz, local da partida. A alegação é de que seria proibida qualquer atividade de chuteiras para que o gramado seja presevado. No entanto, a informação ainda precisa ser confirmada. No Rio de Janeiro, o clube abriu suas portas para que Nacional do Uruguai e Alianza Lima treinassem em São Januário sem qualquer limitação. Mas segundo Felipe, campeão da Libertadores em 1998, essa situação está longe de ser novidade.
- Desde que disputo a Libertadores vejo que brasileiro trata bem os adversários, mas não é bem tratado. Não sei se é porque somos o país de melhor futebol, mas o fato é que eles catimbam desde o início - ressaltou.
Fagner e Nilton no embarque do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Fagner e Nilton no embarque do Vasco rumo ao Paraguai, nesta segunda-feira (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
O goleiro Fernando Prass lamentou o fato de o Vasco possivelmente não treinar no Estádio Nicolas Leoz um dia antes da partida. No entanto, lembrou que haverá um segundo confronto contra os paraguaios, que acontece em São Januário no dia 21.
- O ideal era que a gente treinasse, já que a maioria dos times permite. Mas é bom lembrar que é uma via de duas mãos, e se não for possível, o Vasco terá a mesma atitude. Hoje em dia o futebol tem aspectos legais que não são aceitáveis. O ideal era que a preocupação fosse somente com o que acontece em campo, e não que fossem criadas situações fora dele e que apenas diminuem o nível da partida - afirmou o camisa 1.
Outra questão que deixa o Vasco em estado de alerta é o fato de o Libertad ser a equipe de Nicolas Leoz, presidente da Conmebol, que dá nome ao estádio do clube. Por outro lado, a equipe paraguaia é conhecida por não ter uma torcida apaixonada como a do Boca Juniors, por exemplo. Segundo Felipe, o time do Fluminense pode ser visto como um exemplo por ter superado algumas adversidades em sua vitória por 2 a 1 em Buenos Aires.
- Não há pressão maior que a Bombonera. Se o time consegue suportá-la, aumenta muito as chances de vencer, mesmo fora de casa. Se a equipe estiver concentrada, pode aproveitar os espaços deixados pelo adversário, que por atuar em seu estádio sai mais para o jogo - explicou o meio-campo.

Wiliam Barbio espera brilhar em primeira viagem internacional

Atacante do Vasco viaja com a expectativa de repetir em Assunção as atuações que agradaram em São Januário

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Wiliam Barbio no embarque do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Wiliam Barbio no embarque para Assunção
(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
O ano de 2012 reservou mais uma emoção para Wiliam Barbio. Depois de experimentar a afirmação no grupo principal e entrar na briga para se firmar como titular, chegou a vez de viver a experiência da primeira viagem internacional. O atacante de 19 anos, formado pelo Nova Iguaçu, não escondeu a satisfação de fazer parte do grupo que viajou nesta segunda-feira para Assunção, no Paraguai, local da partida contra o Libertad, na quarta, pela Libertadores.
Ansioso pela viagem, Barbio mostrava o sorriso no rosto e a expectativa de quem espera causar fora do Brasil a mesma impressão que agradou os torcedores do Vasco em São Januário e o fez ganhar o apelido de Cabeleira.
- Não estou nervoso, estou tranquilo. Se tiver a oportunidade, quero fazer no Paraguai o mesmo que venho fazendo nos jogos do Vasco no Brasil. Espero ajudar a conquistar a vitória, que seria muito importante para o time na Libertadores - disse o atacante pouco antes de embarcar no Rio de Janeiro.
Esta poderá ser a segunda partida de Wiliam Barbio pela Libertadores. Ele não enfrentou o Nacional do Uruguai, na primeira rodada, mas foi titular do Vasco diante do Alianza Lima, em São Januário.
 

Juninho é ausência em viagem do Vasco para o Paraguai

Decisão parte da preparação física e meia fica fora da delegação que embarca para Assunção, onde enfrenta Libertad, quarta, pela Libertadores

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Destaque do Vasco na vitória por 3 a 0 sobre o Madureira, no último domingo, Juninho Pernambucano foi ausência na delegação do Vasco que viajou para o Paraguai na manhã desta segunda-feira. A equipe enfrenta o Libertad, na quarta, pela terceira rodada da Libertadores.
A decisão de tirá-lo do jogo partiu da preparação física. Juninho não foi incluído na lista dos 19 jogadores que embarcaram rumo a Assunção antes das 7h desta segunda para ficar no Rio de Janeiro fazendo um trabalho à parte. O capitão da equipe deixou o jogo contra o Madureira aos 35 minutos do segundo tempo aparentemente sem queixar-se de um problema físico.
Felipe, Alecsandro e Chaparro em embarque do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / globoesporte.com)Felipe, Alecsandro e Chaparro em embarque do Vasco nesta segunda-feira (Foto: Gustavo Rotstein / globoesporte.com)
Em contrapartida, Fernando Prass, Eduardo Costa e Diego Souza, que também foram titulares contra o Madureira, viajaram para o Paraguai nesta segunda. A novidade foi Romulo, que se recuperou de um problema no pé direito e foi incluído na delegação.
A previsão é que o Vasco chegue a Assunção por volta das 12h (de Brasília) após escala em Curitiba. Confira a lista dos jogadores que viajaram para Assunção:
Goleiros:
Fernando Prass e Alessandro
Laterais:
Fagner e Thiago Feltri
Zagueiros:
Dedé, Rodolfo e Renato Silva
Volantes:
Nilton, Eduardo Costa, Fellipe Bastos, Allan e Romulo
Meias:
Felipe, Diego Souza, Chaparro e Abelairas
Atacantes:
Alecsandro, Eder Luis e Wiliam Barbio

Bernardo retira ação contra o Vasco, mas segue com futuro indefinido

Audiência no TRT-RJ apenas sacramentou o que já havia sido acertado em reunião na última semana. Tendência é que meia seja emprestado

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
A audiência estava marcada apenas para as 10h, mas bem antes disso, tudo já estava resolvido. Com pressa em dar um fim à novela que se tornou o caso Bernardo, o advogado do Vasco, Aníbal Rouxinol, e o do jogador, João Marcos Siqueira, chegaram cedo ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), no Centro do Rio de Janeiro, e sacramentaram o que já havia sido acertado em reunião na semana passada: a retirada da ação movida pelo meia contra o clube.
- Viemos acertar o que já estava combinado. Bernardo retirou a ação. Já havíamos conversado com a diretoria do Vasco e chegado a um acordo. Não houve a necessidade da presença dele. Está tudo resolvido - explicou João Marcos Siqueira.
Com a retirada da ação, resta agora resolver o futuro de Bernardo. Membros da diretoria do Vasco vão se reunir novamente com os representantes do jogador em breve. A tendência é que ele seja emprestado. Há uma certa insatisfação por parte do elenco cruz-maltino em relação à atitude do meia, o que causaria mal-estar em caso de reintegração. No início do ano, o Vasco investiu R$ 3 milhões na compra do jogador e não pretende perder dinheiro. Bernardo tem contrato até o fim de 2015.
No dia 15 de fevereiro, Bernardo entrou com ação na Justiça do Trabalho pedindo tutela antecipada por conta do atraso no pagamento de salários, luvas e Fundo de Garantia. Na semana retrasada, o Vasco enviou à Justiça comprovantes de que está em dia com o jogador.

Delegação do Vasco chega ao Paraguai para o duelo com Libertad

Equipe encara o líder do grupo e precisa de um bom resultado para ficar em situação mais confortável na tabela

Por GLOBOESPORTE.COM Assunção
vasco no Paraguai (Foto: Marcelo Sadio/ Flickr Vasco)Torcedores recepcionam o meia Felipe em
Assunção (Foto: Marcelo Sadio/ Flickr Vasco)
A delegação do Vasco chegou na tarde desta segunda-feira ao Paraguai, onde, na quarta-feira, às 22h (de Brasília), a equipe enfrenta o Libertad. Na chegada, alguns torcedores com a camisa cruz-maltina aguardavam os jogadores. O desembarque da equipe foi registrado pela imprensa local, que foi em bom número ao aeroporto.
A ausência foi Juninho, que não viajou sob a alegação de que foi uma decisão da preparação física do clube. A novidade foi Romulo, que se recuperou de um problema no pé direito e foi incluído na relação. Nesta segunda, o time ainda faz o treino em Assunção.
O Vasco é o segundo colocado do Grupo 5 com três pontos, enquanto o Libertad é o líder com seis.
vasco no Paraguai (Foto: Marcelo Sadio/ Flickr Vasco)Prass dá entrevista na chegada ao Paraguai
(Foto: Marcelo Sadio/ Flickr Vasco)
Confira a lista dos jogadores que viajaram para Assunção:
Goleiros: Fernando Prass e Alessandro

Laterais: Fagner e Thiago Feltri

Zagueiros: Dedé, Rodolfo e Renato Silva

Volantes: Nilton, Eduardo Costa, Fellipe Bastos, Allan e Romulo

Meias: Felipe, Diego Souza, Chaparro e Abelairas

Atacantes: Alecsandro, Eder Luis e Wiliam Barbio.
vasco no Paraguai (Foto: Marcelo Sadio/ Flickr Vasco)Jogadores fazem uma refeição já em solo paraguaio (Foto: Marcelo Sadio/ Flickr Vasco)

O adeus do Imperador: Adriano rescinde contrato com o Corinthians

Clube anuncia oficialmente desligamento através de nota no site oficial

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Adriano saida corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Adriano não é mais jogador do Corinthians
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Adriano não é mais jogador do Corinthians. Em nota oficial em seu site oficial, o clube do Parque São Jorge divulgou, na noite desta segunda-feira, que o contrato do Imperador foi rescindido. Em entrevista à Rádio Globo, o diretor de futebol Roberto de Andrade confirmou que a decisão foi tomada em comum acordo com o atleta - o contrato do atacante com o Timão era válido até junho deste ano.
- O Corinthians fez tudo para ajudar o Adriano. Ele mesmo disse isso. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para deixá-lo em forma. Chegamos à conclusão que era melhor encerrar o contrato, e ele concordou. Mas não vai sair sem receber nada. O departamento jurídico vai sentar com ele para um acordo, mas adianto que não há multa.
Na última sexta-feira, o jogador entrou em atrito com a comissão técnica ao se recusar a se pesar após treinamento no CT Joaquim Grava. Tal comportamento incomodou o técnico Tite, que cortou o Imperador da partida contra o Guarani e da viagem para o México, onde o Timão enfrenta o Cruz Azul, nesta quarta-feira, pela Taça Libertadores.
Números de Adriano no Timão
Adversário Torneio Minutos
jogados
Atlético-GO Brasileirão 11
Botafogo Brasileirão 27
Atlético-PR Brasileirão 12
Atlético-MG Brasileirão 23
Flamengo Amistoso 45
S. Caetano Paulistão 74
Botafogo Paulistão 90
Santos Paulistão 68
Em entrevista recente ao Globo Esporte, o jogador revelou que estava pesando 100 quilos e que precisava perder mais dois para estar na forma física ideal. Adriano ainda pediu mais um mês de paciência ao torcedor para voltar a atuar em grande estilo.
Porém, no último domingo, o jogador pediu dispensa do treinamento, fato que aumentou as especulações sobre seu futuro no Parque São Jorge. Como os jogadores que não viajaram para o México ganharam folga nesta segunda, a reapresentação do Imperador estava marcada para esta terça-feira, no CT Joaquim Grava.
Com a camisa do Corinthians, Adriano participou de oito partidas e marcou apenas dois gols. Anunciado como reforço do Timão no fim de março de 2011, após uma passagem apagada pelo Roma, da Itália, o jogador demorou praticamente cinco meses para estrear com a camisa alvinegra.
O Imperador chegou ao Parque São Jorge em fase final de recuperação de uma lesão no ombro, ainda da época em que atuava na equipe italiana. Porém, em abril, durante treinamento no CT Joaquim Grava, o atacante teve uma séria lesão no tendão do tornozelo esquerdo. Operado, só foi liberado para disputar sua primeira partida pelo clube em agosto.
Polêmica do peso
Com uma sequência de lesões sérias, a forma física de Adriano passou a ser questionada nas suas duas últimas equipes: Roma e Corinthians. No Timão, o Imperador viveu o auge da crise sobre seu peso nesta temporada. Incomodada com o comportamento do atleta durante sua recuperação, e insatisfeita com as constantes presenças do jogador na noite paulistana, a comissão técnica optou por manter o camisa 10 em regime de concentração no CT Joaquim Grava, no começo de fevereiro.
O período de treinamentos intensivos até apresentou certo resultado, tanto que o jogador conseguiu atuar contra o Botafogo-SP, no dia 25 de fevereiro, durante os 90 minutos - fato único em sua passagem pelo clube - e marcou o gol da vitória alvinegra.
- Só o fato de ter treinado mal não seria motivo para dispensá-lo. No caso dele foi uma somatória. Quantas e quantas vezes fui explicar situações chatas com o Adriano. O que aconteceu sexta foi uma gota d’água em um copo cheio, que transbordou. Não foi um fato isolado que o tirou do clube - disse Roberto de Andrade.
Confira a nota oficial
No final da tarde desta segunda-feira, dia 12, a diretoria do Sport Club Corinthians Paulista e o atacante Adriano decidiram, em comum acordo, encerrar o contrato de trabalho entre as duas partes, que era válido até junho próximo.
Passo seguinte, os representantes do atleta e o departamento jurídico do clube negociarão os detalhes do distrato. Desta forma, Adriano não integra mais o grupo profissional do Corinthians e, por consequência, está dispensado de reapresentar-se amanhã com o restante do elenco.

Autor de oito gols em um jogo celebra feito maior que o do ídolo Edmundo

Torcedor do Vasco e professor de educação física, Celsinho fez todos os gols do Queimados em triunfo pela Série C do Campeonato Carioca

Por GLOBOESPORTE.COM Queimados, RJ
Celsinho, do Queimados, e Felipe, do Vasco (Foto: reprodução facebook)Artilheiro do Queimados, Celsinho tieta Felipe
(Foto: reprodução facebook)
Nem Neymar, nem Messi. O artilheiro do último fim de semana não joga a Libertadores e muito menos a Liga dos Campeões. Até então desconhecido, Celsinho Ferrão poderia ter pedido quantas músicas quisesse no "Fantástico" do domingo passado. Mas não foi o caso.
A proeza aconteceu na Série C do Campeonato Carioca. O atacante do Queimados Futebol Clube marcou todos os oito gols da vitória de sua equipe sobre o CSE Arthurzinho por 8 a 2. Após o feito histórico, o jogador de 28 anos, que é formado e dá aulas de Educação Física em escolas da Baixada Fluminense, evita comparações, mas quer aproveitar os 15 minutos de fama para crescer no mundo da bola.
- A brincadeira do momento é que Messi fez cinco gols, e o Neymar, três. Então a soma dos dois dá os oito gols que fiz. Mas é brincadeira dos outros. Foi engraçado porque aconteceu na semana em que eles fizeram os gols (Messi marcou cinco sobre o Leverkusen, pela Liga dos Campeões, e Neymar marcou três na vitória sobre o Inter, pela Libertadores). Sem comparação. Eu jogo a Série C do Carioca - disse o atacante, com os pés no chão.
Morador do município que dá nome ao clube que defende, Celsinho até gosta de ver os craques Messi e Neymar jogando, mas é fã mesmo do futebol de um atacante que já pendurou as chuteiras: Edmundo. Curiosamente, com os oito gols que marcou domingo, ele superou seu maior ídolo, que balançou a rede do União São João seis vezes, em 1997, ano em que o Vasco se sagrou tricampeão brasileiro. Aliás, é do Animal o recorde de gols em uma só partida da principal competição nacional.
Celsinho, do Queimados, comemorando (Foto: reprodução facebook)Celsinho divide o tempo entre os campos e as quadras escolares (Foto: reprodução facebook)
- Sou vascaíno e fã do Edmundo. Muito bom ter superado o meu ídolo. Lembro os gols que ele marcou contra o União São João. Tenho foto com o Felipe, e agora só falta tirar uma com o Juninho - admitiu Celsinho.
Mas a trajetória do homem-gol do Queimados é bem diferente da percorrida por seus ídolos. Formado em Educação Física, Celsinho foi obrigado pela mãe a concluir os estudos antes de se dedicar ao futebol. Assim, ele não passou por divisões de base e se destacava apenas nos campeonatos amadores da região. Mesmo nos dias de hoje ainda não vive a rotina de um jogador profissional. Quando não está treinando ou jogando, o novo artilheiro do pedaço dá aulas em escolas da região onde mora. E apesar das muitas atribuições, garante que tem fôlego de sobra.
- Minha mãe queria que eu estudasse e fosse alguém. Nunca tive oportunidade de jogar em clube grande, porque ela preferiu que eu estudasse. Mas hoje sou professor de Educação Física e trabalho em escolas de manhã, porque a maioria dos treinos é à tarde. À noite volto a trabalhar. Mas dá para conciliar, sim. Tanto que antes do jogo de domingo trabalhei em uma empresa de eventos esportivos. Não faltou fôlego, daria até para mais gols naquele jogo, só que a bola não entrou - brincou o jogador, que ainda vive com a mãe.
Sobre os oito gols, Celsinho não vê o feito como tão incrível assim. Ele garante que já havia atingido a marca em um campeonato amador e diz que eles saíram naturalmente.
- Os lances foram surgindo, e os gols foram saindo. O adversário não era fácil, mas o nosso time pegou o rival de surpresa e tornou o jogo fácil. Os gols foram saindo naturalmente - garantiu.
Sonho e almejo algo melhor. A vontade é seguir a carreira aproveitando tudo isso que está acontecendo"
Celsinho
Apesar dos 28 anos, Celsinho não desanima e quer aproveitar a chuva de gols desse domingo para conseguir um contrato melhor, quem sabe até no clube do coração, o Vasco...
- Tenho sonho e almejo algo melhor. Se for no Vasco, fico feliz, mas, se for outro clube, vou ficar também. A vontade é seguir a carreira, aproveitando tudo isso que está acontecendo.
No Queimados ou em qualquer outro clube, a verdade é que Celsinho já faz parte de um seleto grupo, que, além de Edmundo e Messi, tem ainda o flamenguista Durval (que fez sete gols na vitória do Fla sobre o Campos por 13 a 1, em 1950), Pelé (que fez oito na goleada por 11 a 0 sobre o Botafogo-SP, em 1964) e Dadá Maravilha, que marcou surpreendentes dez gols no triunfo do Sport sobre o Santo Amaro por 14 a 0 em 1976.
- Quando fui ver, estava fazendo história - afirmou o até então desconhecido Celsinho.

Ressonância aponta estiramento na coxa, e Thiago Neves para por 15 dias

Esforço na Bombonera transforma dores musculares do meia em pequena lesão. Edinho, com entorse no tornozelo esquerdo, ainda será reavaliado

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
vetado para a partida contra o Zamora, da Venezuela, nesta quarta-feira, às 19h45m (de Brasília) no Engenhão, pelo grupo 4 da Libertadores, o apoiador Thiago Neves realizou um exame de ressonância magnética nesta segunda-feira que apontou estiramento grau um na parte posterior da coxa direita. Ele já sentia dores musculares no local desde a final da Taça Guanabara e fez tratamento intensivo para enfrentar o Boca Juniors na Bombonera. Segundo o departamento médico do clube, o camisa 7 só deve voltar aos treinamentos em duas semanas, prazo que coloca em dúvida também o seu aproveitamento na outra partida diante da equipe venezuelana, em Barinas, no próximo dia 29.
Além de Thiago, o volante Edinho também foi vetado para o confronto desta quarta-feira. Segundo o coordenador médico do Tricolor, Victor Favilla, no entanto, o jogador não tem previsão de retorno aos treinos após sofrer uma falta por trás de Ronaldinho Gaúcho no clássico do último domingo, diante do Flamengo.
- Ele sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo. Sente muita dor e o local está inchado. Vamos observá-lo no dia a dia e acompanhar a evolução - disse Favilla.
Com os dois desfalques, o Tricolor deve enfrentar o Zamora-VEN com a seguinte formação: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Valencia, Diguinho e Deco; Wellington Nem, Rafael Sobis e Fred. A equipe do técnico Abel Braga é líder do Grupo 4 da competição sul-americana com 100% de aproveitamento - seis pontos em dois jogos.

Teixeira deixa presidência da CBF e do COL, e Marin assume os cargos

'Fiz nesses anos o que estava ao meu alcance, sacrificando a saúde', diz trecho de carta enviada por Teixeira. Vice do Sudeste, de 79 anos, substitui

Por Felippe Costa e Márcio Iannacca Rio de Janeiro
Depois de 23 anos no poder, Ricardo Teixeira não é mais presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL). Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, na sede da entidade no Rio de Janeiro, José Maria Marin - vice-presidente do Sudeste e mandatário em exercício após a licença médica de Teixeira na última semana - anunciou que o cartola renunciou aos cargos.
Marin, que foi presidente da Federação Paulista de Futebol entre 1982 e 1986, leu uma carta de Teixeira em que o dirigente dizia: "Hoje, deixo definitivamente a presidência da CBF". No texto, o ex-presidente anuncia Marin, de 79 anos, como seu substituto na confederação - já que é o vice mais velho, como manda o estatuto - e no COL. O paulista disse que ficará no comando da CBF até o final do mandato de Teixeira, em 2015, quando deverão ser feitas novas eleições.
José Maria Marin durante coletiva da CBF (Foto: Mowa Press)Marin, de 79 anos, assume lugar de Teixeira como vice mais velho da CBF (Foto: Mowa Press)
No comunicado, Teixeira deixou um "muito obrigado" à torcida brasileira, lembrou os títulos conquistados pela Seleção desde sua chegada em janeiro de 1989 e considerou injustas as acusações que tem sofrido. "Fiz nesses anos o que estava ao meu alcance, sacrificando a saúde e o convívio familiar. Fui criticado nas derrotas e subvalorizado nas vitórias", dizia o texto (confira a íntegra no vídeo ao lado). "Presidir paixões não é tarefa fácil. O futebol no nosso país é associado a talento e desorganização. Quando ganhamos, despertou o talento. Quando perdemos, imperou a desorganização", completou.
Na última sexta, o dirigente havia pedido licença médica. Na véspera da Assembleia Geral da CBF, que foi realizada dia 29 de fevereiro, ele passou mal durante uma reunião e teve que deixar a sede da entidade com dificuldades de se locomover. Em setembro do ano passado, Teixeira foi internado por dois dias no Rio de Janeiro devido a diverticulite (processo inflamatório e infeccioso do divertículo - bolsas circulares da parede do cólon que têm ligação com o intestino grosso).
Vice-presidente mais velho da CBF, Marin já foi jogador de futebol do São Paulo e até governador do estado de São Paulo, substituindo Paulo Maluf por alguns meses no início dos anos 80. Mas o dirigente acabou famoso no mundo do futebol em janeiro deste ano por ter colocado no bolso uma das medalhas do título do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores. Ao assumir o cargo de Teixeira, Marin afirmou que não haverá mudanças na CBF:
- Assumo a presidência de acordo com o estatuto da entidade e cumprirei o mandato até o final para fazer uma gestão de continuidade ao que vinha sendo feito - disse o novo presidente.
Ricardo Teixeira durante entrevista em 1989 (Foto: Arquivo / Ag. Estado)Ricardo Teixeira durante entrevista em 1989, ano que foi eleito para a presidência (Foto: Arquivo / Ag. Estado)
Os 23 anos de Teixeira na CBF
Ex-genro de João Havelange, Teixeira assumiu a CBF em 16 de janeiro de 1989. Com ele no comando, a Seleção conquistou duas Copas do Mundo (1994 e 2002), três Copas das Confederações (1997, 2005 e 2009) e cinco Copas Américas (1989, 1997, 1999, 2004 e 2007). O dirigente também criou a Copa do Brasil (1989) e transformou o Campeonato Brasileiro em disputa de pontos corridos, com turno e returno, a partir de 2003. Sua maior vitória foi conquistada em 2007: liderou a candidatura do Brasil para ser sede da Copa do Mundo de 2014 e, logo em seguida, tornou-se presidente do Comitê Organizador Local (COL).
Antes do carnaval, alguns jornais e sites brasileiros passaram a divulgar que Teixeira deixaria o poder em breve. A esposa e a filha mais nova do dirigente viajaram para Miami, assim como o dirigente, o que aumentou a especulação.
O nome de Teixeira foi envolvido em uma denúncia da TV inglesa BBC, que apontou o dirigente como um dos que teriam recebido dinheiro de forma irregular da agência de marketing ISL (extinta em 2001 por falência). Por causa dessas relações, a ISL teria obtido lucrativos contratos de patrocínio e de direitos de televisão com a Fifa. A reportagem da BBC diz que Ricardo Teixeira e os outros envolvidos chegaram a um acordo com a justiça suíça, pondo um fim à questão. Ex-aliado e atualmente desafeto de Teixeira, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, prometeu em outubro do ano passado que tornaria público os arquivos do "caso ISL" até dezembro. Em janeiro, o dirigente suíço disse que não poderia ainda revelar os arquivos por conta de uma medida judicial. No Brasil, os processos decorrentes dessa denúncia foram arquivados pela Justiça.
Confira a linha do tempo da vida de Teixeira:
1947 – Nasce no dia 20 de junho, na cidade de Carlos Chagas, em Minas Gerais.
Anos 50 – Muda-se para o Rio de Janeiro, após ter sua criação iniciada em Belo Horizonte. Estuda no colégio Santo Inácio. Defende a equipe de vôlei do Botafogo.
Anos 60 – Ingressa na faculdade de Direito, que cursa até o quarto ano. Passa a trabalhar no mercado financeiro. Conhece Lúcia Havelange, filha de João Havelange.
Anos 70 – Casa com Lúcia Havelange, filha de João Havelange, ex-presidente da CBD e da Fifa. Tem três filhos com ela.
1989 – Em 16 de janeiro, é eleito presidente da CBF. Na disputa, vence Nabi Abi Chedid, ex-deputado estadual e presidente da Federação Paulista de Futebol. É o sucessor de Octávio Pinto Guimarães na entidade. Recebe um órgão falido, às vésperas da disputa de uma Copa do Mundo. Com Sebastião Lazaroni de técnico, ganha a Copa América. Nasce a Copa do Brasil
1990 – Na tentativa de dar saúde financeira à CBF, investe em contrato de patrocínio com a Pepsi e mantém a Topper, que vestiu a Seleção nas Copa de 1982 e 1986. Vê nascer uma crise: em foto oficial, jogadores tampam a marca da fábrica de refrigerantes. Na Copa do Mundo, Seleção é eliminada pela Argentina nas oitavas de final.
1991 – Aposta em Paulo Roberto Falcão como treinador da Seleção. Resultados não são bons, e Teixeira logo muda a escolha para Carlos Alberto Parreira. Brasil fica na segunda colocação na Copa América.
1992 – Toma posse em segundo mandato na CBF.
1994 – Aposta de Teixeira em Parreira dá certo, e Brasil é campeão do mundo nos Estados Unidos. Com cinco anos no comando da CBF, dirigente faz futebol brasileiro quebrar jejum de 24 anos. No retorno da delegação, se envolve em uma polêmica. É acusado de forçar a liberação da mercadoria trazida do exterior sem pagamento de impostos. O dirigente foi absolvido da acusação 17 anos depois - em 2011.
Ricardo Teixeira presidente da CBF com as taças da Copa do Mundo em 2003 (Foto: Arquivo / Ag. Estado)Teixeira exibe a Jules Rimet e as duas taças
conquistas na gestão (Foto: Arquivo / Ag. Estado)
1995 – Já com Zagallo de técnico, vê o Brasil ser vice-campeão da Copa América.
1997 – Separa-se de Lúcia Havelange, o que desgasta sua relação com João Havelange. Tem relacionamento com a socialite Narcisa Tamborideguy. Assina contrato de patrocínio com a Nike, que tinha como diretor o atual presidente do Barcelona, Sandro Rosell. Afasta Ivens Mendes, então presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, acusado de corrupção.
1998 – Volta a ver o Brasil em uma final de Copa do Mundo, mas desta vez com derrota. Após convulsão de Ronaldo, Seleção leva 3 a 0 da França. Vanderlei Luxemburgo é escolhido como novo treinador. Teixeira tem trégua na relação com Zico, convidado para chefiar a delegação no Mundial. Ao cavalgar, sofre acidente, passa por operação e recebe uma placa de ferro na perna.
1999 – Aumenta o número de participantes da Copa do Brasil. Recebe homenagem da CBF, mas sem a presença de Havelange, ainda distante dele. Vê Brasil ser campeão da Copa América.
2000 – Treinado por Vanderlei Luxemburgo, Brasil cai para Camarões nas Olimpíadas. Treinador se envolve em polêmicas fora de campo e é demitido por Teixeira. Aposta em Emerson Leão como sucessor.
2001 – É um dos alvos da CPI do Futebol, no Senado, e da CPI da Nike, na Câmara dos Deputados. Aposta em Luiz Felipe Scolari como treinador da Seleção. CPI do Senado pede indiciamento de Teixeira por evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e apropriação indébita. Justiça abre processos, e dirigente é absolvido das acusações.
2002 – Brasil é campeão invicto da Copa do Mundo.
2003 – Campeonato Brasileiro passa a ser disputado em pontos corridos. Carlos Alberto Parreira é confirmado como novo técnico da Seleção. Brasil cai na primeira fase da Copa das Confederações. Teixeira se casa com Ana Carolina Wigand, 30 anos mais jovem que ele.
2004 – Seleção Brasileira vai jogar no Haiti. Ação aproxima Ricardo Teixeira de Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente da República. Equipe nacional é campeã da Copa América, com vitória sobre a Argentina nos pênaltis.
2005 – Campeonato Brasileiro vive escândalo na arbitragem, com 11 jogos anulados após a descoberta de esquema de apostas envolvendo o árbitro Edílson Pereira de Carvalho. CBF deixa situação a cargo do STJD. Corinthians é campeão, e Inter ameaça levar o caso à Fifa, mas, nos bastidores, é convencido a desistir. Seleção é campeã da Copa das Confederações, goleando a Argentina na final.
2006 – Brasil vai mal na Copa do Mundo da Alemanha. Com atletas acima do peso e festa da torcida na preparação em Wegis, na Suíça, sonho do hexa termina nas quartas de final, com nova derrota para a França. Carlos Alberto Parreira deixa o comando da equipe, e Teixeira aposta em Dunga para mudar a imagem da Seleção.
2007 – Brasil é confirmado como país-sede da Copa do Mundo de 2014, numa campanha liderada por Ricardo Teixeira.
2010 – Brasil cai para a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Incomodado com a postura de Dunga, mais fechado do que os treinadores anteriores, Teixeira decide mudar novamente o comando da Seleção. Tenta Muricy Ramalho, que fica no Fluminense, e então aposta em Mano Menezes. CBF reconhece títulos da Taça Brasil e do Robertão como conquistas de mesmo peso do Campeonato Brasileiro.
2011 – Emissora britânica BBC acusa Ricardo Teixeira de receber dinheiro de maneira irregular da ISL, empresa de marketing já falida. Dirigente rebate acusações. Ronaldo Nazário é convidado para integrar o Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL), no qual Joana Havelange, filha do presidente da CBF, é diretora-executiva. Teixeira é internado, como consequência de uma diverticulite – inflamação no intestino grosso.
2012 - Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke viaja ao Brasil para visitar algumas obras de 2014. Aldo Rebelo, ministro do Esporte, e Ronaldo acompanham o francês, mas Teixeira não aparece. Esposa e filha se mudam para Miami e parte da imprensa passa a noticiar sua saída da CBF. Após licença médica anunciada no 9 de março, dirigente deixa as presidências da CBF e do COL três dias depois.

Saída de Teixeira provoca reações distintas no futebol brasileiro

Bebeto lamenta, Romário comemora e Parreira diz que legado de Ricardo Teixeira à frente da CBF será marcado por vitórias. Confira as frases

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Confira as repercussões sobre a saída de Ricardo Teixeira

Bebeto, atacante da Seleção na Copa de 94 e membro do COL

"Fui pego de surpresa. No dia que recebi o convite do COL, ele (Ricardo Teixeira) me parecia bem contente, brincando comigo e com o Ronaldo, contando histórias. Mas, é um problema pessoal, só ele mesmo para explicar. Acho que não podemos esquecer o trabalho que ele fez na Seleção. Para mim, foi o homem forte que trouxe a Copa para o Brasil"
Parreira, treinador da Seleção Brasileira nas Copas de 94 e 2006
"Foi o homem que me levou para a CBF. Com ele fomos campeões do mundo, bancou minha permanência num momento difícil, de muita pressão. Acho que deixa um legado muito positivo, muitas vitórias. Claro que também vai ficar marcado por algumas coisas conturbadas, contra ele. Acabou prevalecendo o lado humano. Além de ser o presidente da CBF, é um homem de família. A pressão é desumana. Se tem um problema de saúde, tem que cuidar. Eu acabo entendendo, em face das pressões, que eram enormes, que ele tenha resolvido dar um fim nisso tudo e descansar, cuidar da sua vida pessoal"
Romário, atacante da Seleção Brasileira na Copa de 94
"Hoje podemos comemorar. Exterminamos um câncer do futebol brasileiro. Finalmente, Ricardo Teixeira renunciou à presidência da CBF. Espero que o novo presidente, João Maria Marin, o que furtou a medalha do jogador do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores, não faça daquele ato uma constante na Confederação. Se não, teremos que exterminar a AIDS também."

"Desejo boa sorte ao novo presidente e espero que a partir de hoje (acho muito difícil e quase impossível) a CBF dê uma nova cara para o nosso futebol. Estou muito feliz em saber que participei deste momento de vitória e de mudança para o futebol brasileiro. Não só acredito, mas também espero, que uma limpeza geral deve ser feita na CBF. Só então, definitivamente, poderemos ficar tranquilos de que a mudança acontecerá em todos os sentidos"

Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Baiana de Futebol

"Isso ainda vai render muito assunto. Ninguém sabe direito como aconteceu esse acordo entre Federação Paulista de Futebol (FPF), José Maria Marin e CBF. Vamos ouvir do Marin por que esse tempo todo eles disseram que o Teixeira não renunciaria. Eles tiveram a oportunidade de avisar a todos na Assembleia Geral Extraordinária, no último dia 29. Todos foram até o Rio de Janeiro para saber o que estava acontecendo. Agora, doze dias depois, o Marin convoca uma coletiva para ler a carta de renúncia do Ricardo Teixeira? É lógico que mentiram. Na Assembleia Geral disseram individualmente a cada um dos presidentes que o Ricardo Teixeira entraria de licença médica"

Peter Siemsen, presidente do Fluminense
"O ideal seria que ele não saísse. Mas, se a saúde o impediu de continuar na presidência da CBF, o importante é lembrar que em seu mandato a Seleção Brasileira conquistou duas Copas do Mundo e ainda o direito de sediar o Mundial de 2014"


Patrícia Amorim, presidente do Flamengo
"Estou chocada. Apesar de tudo que vinham falando, eu não esperava essa saída dele agora. É realmente surpreendente. Espero que respeitem o Estatuto, encaminhem o futuro da CBF da maneira mais democrática e não prejudiquem a organização do Campeonato Brasileiro. Vamos aguardar – disse Patricia, por meio da assessoria de imprensa do Flamengo"
Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, em comunicado oficial
"O Dr. Marin é um advogado ilustre, com uma trajetória importante no futebol. Inclusive com experiência dentro do campo. Temos plena confiança de que ele vai trazer um novo momento para o futebol brasileiro. Desejamos a ele toda sorte e apoio neste momento"
Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG
"O futebol no Brasil, agora, tem uma grande oportunidade. É hora do destruidores do Clube dos 13 se sentarem para uma reunião. Eu briguei com o Ricardo Teixeira quando ele estava sentado na cadeira do poder. Agora, temos que deixá-lo ir embora em paz. Bater nele é coisa de oportunista"

Marcelo Guimarães Filho, presidente do Bahia
"Diante da renúncia de Ricardo Teixeira, defendo uma nova eleição. Seria o mais transparente para o processo de sucessão. Daria oportunidade pra se discutir novas idéias e conceitos pra CBF e para o futebol brasileiro. Nada contra o Marin, que poderia até vencer. Mas seguramente seria o mais sensato a se fazer diante dessa renúncia"
Paulo André, zagueiro do Corinthians
"Não adianta mudar a presidência e não alterar a mentalidade e o modelo de gestão aplicado pela CBF. Novas idéias são bem-vindas, espero que sejam boas. Eu me coloco à disposição para ajudar!"

José Rocha, deputado federal (PR-BA)

"Ricardo (Teixeira) acumulou muito desgaste à frente da CBF, principalmente nos últimos anos. Isso inviabilizou a permanência dele à frente da entidade. Ele se incompatibilizou com o presidente da Fifa, com o governo brasileiro, no Congresso Nacional. Ele perdeu as condições de continuar presidindo essa organização importante, principalmente nessa fase da preparação para a Copa"
Álvaro Dias, senador (PSDB-PR)
"Foram mais de 10 anos de impunidade e de cumplicidade de autoridades do Executivo, do Legislativo, do Judiciário e principalmente de dirigentes de federações"
Aldo Rebelo em comunicado oficial
"Diante do anúncio da nova liderança do Comitê Organizador Local (COL) para a Copa do Mundo de 2014, o Ministério do Esporte reafirma sua determinação de continuar cooperando com a entidade responsável pela organização do Mundial. Seguiremos trabalhando em harmonia para o êxito das tarefas comuns necessárias ao sucesso do evento"

Assunção minimiza invencibilidade
e avisa: 'História se faz com títulos'

Volante diz não se importar com retrospecto do Palmeiras na temporada e pede que equipe pense somente em continuar vencendo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Marcos Assunção antes do embarque (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Marcos Assunção minimizou a invencibilidade do
Verdão (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
Invicto nesta temporada, o Palmeiras vive um choque de realidades com o ano passado. Derrotado pelo arquirrival Corinthians na semifinal do Paulistão e eliminado precocemente na Copa do Brasil e na Sul-Americana em 2011, a equipe é vice-líder do estadual, um ponto atrás do Timão. Autor de três gols e considerado uma das principais peças da equipe, Marcos Assunção se disse feliz com a boa fase, mas ponderou: isso não basta para ficar marcado.
– O Palmeiras está mostrando quem é o Palmeiras. Temos que continuar vencendo, para reconquistar todo o respeito que o clube merece. Mas para virar história precisamos ganhar títulos. A Copa do Brasil é uma ótima oportunidade – afirmou o volante, antes do embarque para Maceió (AL), onde o Verdão enfrenta o Coruripe, nesta quarta, às 21h50.
O retrospecto do Verdão no Campeonato Paulista (oito vitórias e cinco empates em 13 jogos) não ilude os jogadores. Além de Marcos Assunção, que disse não se importar com estatísticas, mas sim com a regularidade da equipe, o goleiro Deola também minimizou a importância da marca na competição.
– Tivemos uma sequência boa no Campeonato Paulista. Invencibilidade é uma coisa superficial. O importante é ter postura de vencedor, ter elenco para jogar em alto nível.
Campeão da Copa do Brasil em 1998, vencendo o Cruzeiro na final, o Palmeiras tenta apagar uma série de insucessos recentes na competição. Nas últimas edições, foi eliminado por Ipatinga (2007), Sport (2008), Atlético-GO (2010) e Coritiba (2011). Em 2009, a equipe disputou a Taça Libertadores.
O estado de Alagoas, palco da estreia deste ano, ainda carrega uma das piores memórias do palmeirense: em 2002, a equipe foi eliminada pelo ASA (Agremiação Sportiva Arapiraquense) na primeira fase da competição, em pleno Palestra Itália.

Ex-BBBs Adriana e Jaqueline serão ring girls do próximo Jungle Fight

Edição 37 do evento será realizada em São Paulo, no próximo dia 31

Por SporTV.com Rio de Janeiro
A 37ª edição do Jungle Fight terá um atrativo a mais para o público masculino que é fã de MMA. Adriana Sant’anna e Jaqueline Faria, que participaram do reality show Big Brother Brasil no ano passado, foram anunciadas como ring girls do evento que vai ocorrer em São Paulo, no próximo dia 31. Se a atuação e a simpatia das musas no octógono forem proporcionais à beleza de ambas, é bom Arianny Celeste e cia. começarem a se preocupar em perder seus postos no UFC.
adriana jaqueline bbb jungle fight ring girls (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Adriana (à esquerda) e Jaqueline ensaiam para o Jungle Fight 37 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Paulo Victor tem dia de herói: treino, sorrisos e lembranças do Fla-Flu

Goleiro celebra o bom momento, diz que está na briga pela vaga de titular, mas respeita decisão de Joel Santana

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Uma noite de euforia e pouco sono, uma manhã de muitos sorrisos e boas lembranças. Paulo Victor acordou mais cedo que o habitual nesta segunda-feira. O telefone celular, segundo ele, não parou de tocar. Parentes e amigos queriam parabenizá-lo pelo desempenho no Fla-Flu deste domingo (veja vídeo ao lado). Na vitória por 2 a 0 sobre o rival, Ronaldinho fez o primeiro gol dele em clássicos pelo clube e foi expulso, Kleberson foi titular e marcou depois de um longo período de inatividade, mas o herói da noite foi o goleiro. PV salvou o time em diversos momentos da partida. Fez defesas importantes e mostrou segurança.
- Acordei uma hora antes do normal. O telefone não parava de tocar, o pessoal do interior trabalha muito cedo (risos). Estou feliz pelo trabalho bem feito - disse o camisa 27, que é natural de Assis, no interior paulista.
Paulo Victor no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Paulo Victor foi o centro das atenções na manhã desta segunda (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
No dia seguinte, resumiu com uma palavra o sentimento pelo dever cumprido.
- Maravilhoso.
A atuação de gala marca o melhor momento do jogador no clube. Apesar de ser o segundo goleiro, tem números que impressionam. São 17 partidas com a camisa do Flamengo, com dez vitórias, seis empates e apenas uma derrota, para o Universidad de Chile, em Santiago, pela Copa Sul-Americana de 2011. Além disso, foram apenas cinco gols sofridos, sendo que em 13 jogos ele sequer foi vazado. Retrospecto que lhe credencia a disputar a vaga de titular após a volta de Felipe, que levou três pontos na cabeça após uma dividida no confronto contra o Duque de Caxias, no dia 4 de março.
- Sem dúvida nenhuma foi a melhor partida da minha vida, ainda mais num Fla-Flu, marca bastante. Fiz uma grande partida pelo América também contra o Madureira, quando fui emprestado, mas não se compara. Sei lidar muito bem com isso, o momento é bom, mas tenho que trabalhar cada vez mais. A cada jogo tenho de mostrar que estou bem. Tenho seis anos de profissional, sete anos de Flamengo. Sou um garoto mesmo e espero que aos 35 anos eu chegue aqui e vocês me chamem de garoto. Vinte e cinco anos é uma idade madura para o goleiro, tenho mostrado em campo a segurança e a tranquilidade necessárias.
O momento é bom, mas tenho que trabalhar cada vez mais. Tenho mostrado em campo a segurança e a tranquilidade necessárias"
Paulo Victor
Sobre a disputa da vaga com Felipe, ele desconversa. Deixa para que o técnico Joel Santana decida.
- Não sou em quem decide. É o Joel. Tenho que estar bem, trabalhar e continuar mostrando que tenho qualidade para defender o Flamengo. Não só ontem (domingo), mas em todas as partidas que tenho entrado venho comprovando isso. Para o que ele decidir vou estar à disposição.
Na quinta-feira, contra o Olimpia, do Paraguai, a tendência é que Felipe retorne. As equipes se enfrentam no Engenhão, pela terceira rodada do Grupo 2 da Libertadores. Voltar para o banco é uma possibilidade, mas PV não vai se acomodar.
- Minha alegria é estar dentro de campo, não importa o jogo ou o tempo. O melhor momento é quando posso defender a equipe do Flamengo. Estou muito feliz, agradeço a Deus pelas oportunidades que estão surgindo, isso me alegra muito.
O momento é de tanta confiança que o pai do goleiro, o ex-atacante Vidotti, que jogou no Corinthians, recebeu um recado.
- Sorte dele que não jogou contra mim (risos).

As mais difíceis do Fla-Flu
Muito exigido no clássico, o goleiro elegeu as duas defesas mais complexas da partida: o chute cruzado de Souza, no fim do primeiro tempo, e o de Lanzini, no fim do jogo.
- O Souza entrou sozinho, bateu no canto direito. Tive de me esticar todo para pegar. Vi que a bola não entraria, mas me preocupei com o rebote, pois havia um jogador do Fluminense sozinho entrando do outro lado. Naquele momento foi importante porque já estávamos sem o Ronaldinho e vencendo por 2 a 0. Se entrasse, ficaria complicado voltar com 2 a 1 para o segundo tempo. O do Lanzini também foi difícil, pois vi a bola quando ela estava muito próxima.

Supremacia carioca no campeonato brasileiro de altinha


seg, 12/03/12
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
Ainda não foi desta vez que as mulheres do resto do Brasil mostraram que são capazes de desbancar as cariocas na altinha. As brasilienses da equipe Lago Paranoá chegaram bem perto, mas não conseguiram tirar o título do Rio de Janeiro: com 27 pontos, a equipe Pepê venceu a segunda edição do Red Bull Roda de Bola, que aconteceu neste sábado (10 de março), no Posto Nove, em Ipanema.


O quarteto formado por Ana Paula Manhas, Natalia Guitler, Natalie Martins e Paolla Vidal demonstrou muita técnica, estilo e controle de bola e foi o que mais impressionou o trio de jurados, composto pelo heptacampeão mundial de futevôlei Helinho, pelo surfista de ondas grandes Carlos Burle e pela promoter Carol Sampaio, que também é praticante de altinha.
“Ficamos muito surpresas com o título. Não esperávamos vencer, pois as outras meninas eram muito habilidosas e não conseguimos treinar muito. Optamos por seguir o nosso instinto e deixar o jogo fluir na hora, com o apoio da galera. Jogamos com muita alegria e acho que isso foi fundamental para o resultado”, explicou Ana Paula.

Para conquistar o título, as meninas do Pepê tiveram que fazer duas apresentações: na primeira fase, elas somaram 25 pontos e se classificaram na primeira colocação, empatadas com o quarteto Ipanema, que defendia o título. Além delas, se classificaram as equipes de Grumari e do Lago Paranoá.
Na decisão, porém, as meninas de Ipanema não repetiram o bom desempenho e terminaram em terceiro lugar, com 25 pontos. A disputa do título ficou mesmo entre Lago Paranoá e Pepê, com as cariocas vencendo por apenas 0,5 ponto.
“Foi uma bela final, um belo evento. A torcida de Brasília veio aqui para nos prestigiar e ficamos muito felizes com o segundo lugar. Mostramos que, apesar de não termos praia, nossa cidade, que possui uma cena de futevôlei muito forte, também pode ir bem na altinha”, declarou Lana Miranda.

Raikkonen admite que quebrou o punho durante brincadeira na neve

Em entrevista a um programa da TV inglesa, finlandês mostra cicatriz e admite que se feriu no acidente com um snowmobile em dezembro de 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
Conhecido por gostar de esportes radicais e principalmente por falar o que pensa, Kimi Raikkonen revelou que realmente quebrou o punho pouco antes do Natal, durante uma brincadeira com uma moto de neve na Áustria. Durante uma participação no programa 'Top Gear', da TV inglesa, o finlandês mostrou ao apresentador Jeremy Clarkson uma grande cicatriz em seu pulso esquerdo, que o fez admitir a gravidade do acidente.
- Eu machuquei um pouco o punho, mas tinha um bom médico para corrigi-lo – disse, já desconversando.
Kimi Raikkonen no treino da Lotus (Foto: EFE)Com a Lotus, Kimi Raikkonen foi o mais rápido nos treinos de pré-temporada da Fórmula 1 (Foto: EFE)
Apesar da grande repercussão que o acidente causou na época, o piloto da Lotus insistiu que aquela foi "a menor e mais lenta queda" que já sofreu (assista ao vídeo no blog Voando Baixo). Na ocasião, ele guiava um snowmobile, espécie de moto própria para superfícies cobertas de neve. Não se dando por satisfeito com a resposta, o apresentador quis saber mais sobre a lesão.
- Isso é uma grande cicatriz! Será que você quebrou o braço? – questionou Clarkson.
- Um pouco – confessou Raikkonen, sorrindo e sem jeito.
Aparentemente, o ferimento não causou problemas ao piloto de 32 anos, que já está completamente recuperado. Durante os testes de pré-temporada, ele marcou o melhor tempo dos treinos coletivos na pista de Barcelona, na Espanha. Campeão de 2007 pela Ferrari, o finlandês retorna à Fórmula 1 pela Lotus, após duas temporadas ausente.
Kimi Raikkonen no teste da Lotus em Barcelona (Foto: Getty Images)Campeão de 2007, o finlandês retorna à F-1 pela Lotus, após dois anos de ausência (Foto: Getty Images)