quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Recorde! Golpe a dois segundos do fim garante tetra olímpico de japonesa

Ouro em 2004, 2008 e 2012, Kaori Icho conquista o título na Rio 2016 aos 32 anos e se torna a primeira tetracampeã em esportes individuais dos Jogos Olímpicos

Por Rio de Janeiro

Kaori Icho chegou ao Rio disposta a fazer história. Ou continuar fazendo. Ouro na luta olímpica estilo livre feminino em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, a atleta de 32 anos precisava de apenas mais um título para isolar-se como maior campeã olímpica em esportes individuais da história dos Jogos. E a conquista veio de forma tão natural quanto dura, como dita a regra dos grandes deuses do Olimpo. Com vitórias incontestáveis em suas quatro lutas realizadas nesta quarta na Arena Carioca 2, Kaori levou o tetra ao derrotar a russa Valeria Zholobova nos últimos dois segundos da final da categoria até 58kg.
É tetra! Kaori Icho comemora sua quarta medalha de ouro em quatro Olimpíadas (Foto: Toru Hanai / Reuters)É tetra! Kaori Icho comemora sua quarta medalha de ouro em quatro Olimpíadas (Foto: Toru Hanai / Reuters)

O caminho do tetra começou a ser escrito na parte da manhã. Kaori estreou contra a tunisiana Marwa Amri e venceu por superioridade técnica (11 a 0). Na mesma fase, a única lutadora a derrotar a japonesa nos últimos 13 anos dava adeus aos Jogos precocemente. Algoz de Kaori em janeiro deste ano, quando quebrou uma invencibilidade de 189 lutas da multicampeã, Purevdorj Orkhon caiu diante da russa Zholobova com um humilhante 11 a 0.
Kaori Icho vence Yulia Ratkevich (AZE) luta olímpica 58kg (Foto: Reuters)Kaori Icho venceu Yulia Ratkevich, do Azerbaijão, na semifinal (Foto: Reuters)
Nas quartas de final, a japonesa fez a sua luta mais difícil na Rio 2016. A adversária foi a turca Elif Jale Yesilirmak, que conseguiu neutralizar boa parte dos golpes da campeã e perder por "apenas" 3 a 1. Na semi, ainda na parte da manhã, coube a Yuliya Ratkevich, do Azerbaijão, a "honra" de ser derrotada pela japonesa. A vitória mais uma vez foi por superioridade técnica: 11 a 0.
Kaori Icho x Valeria Koblova (Foto: Toru Hanai / Reuters)Kaori Icho leva Valeria Zhobolova ao solo: luta decidida a dois segundos do fim (Foto: Toru Hanai / Reuters)
Faltava apenas a cereja do bolo. Que não veio fácil. A rival russa se mostrou agressiva desde o início do duelo e encerrou o primeiro round na frente (2 a1). Os três minutos finais foram igualmente difíceis, pressão total dos dois lados. Zhobolova não cedia aos ataques, enquanto a japonesa, em desvantagem, tentava de tudo. A dois segundos do fim, Kaori Icho fez o impossível: dois pontos e virada na luta. Vitória por 3 a 2. Estava ali a primeira mulher tetracampeã olímpica. 
- A ficha demorou a cair. Só depois que o árbitro confirmou minha vitória é que eu passei a pensar que sou tetracampeã. Foi uma luta difícil, minha adversária está de parabéns, e estou muito feliz por mais uma medalha - vibrou Kaori, de forma contida. 
Na categoria até 48kg também deu Japão. Com uma virada incrível sobre Mariya Stadnik, do Azerbaijão, Eri Tosaka venceu a decisão por pontos e conquistou o seu primeiro ouro olímpico aos 22 anos. E no fim da noitada de lutas, mais um ouro ficou em mãos japonesas. Na categoria 69kg, Sara Dosho venceu a russa Natalia Vorobeva e conquistou o terceiro título da equipe nipônica nesta quarta-feira.
Eri Tosaka (JPN) medalha de ouro luta olímpica 48kg (Foto: Reuters)Na categoria até 48kg, o ouro ficou com outra japonesa: Eri Tosaka (Foto: Reuters)

Tudo menos luta: Diaz fala de amizade com Van Damme e vida fora do cage

Pupilo de César Gracie conta como foi experiência de virar celebridade instantânea após vencer Conor McGregor e revela qual foi o pior emprego que já teve

Por Las Vegas, EUA
Nate Diaz; UFC 202 (Foto: Evelyn Rodrigues)Nate Diaz: "Trabalhei 12 horas por dia por um mês e meio em um armazém de garrafas e foi a pior coisa que eu já tive que fazer na vida" (Foto: Evelyn Rodrigues)
Desde que venceu Conor McGregorna luta principal do UFC 196, em março passado, Nate Diaz ganhou fama instantânea fora do mundo do MMA. Celebridades, atletas de outros esportes e até pessoas comuns, todo mundo queria saber quem era o cara que conseguiu finalizar o falastrão irlandês, mesmo tendo aceitado a luta com duas semanas de antecedência.
Atualmente, nas redes sociais, Nate tem mais de meio milhão de seguidores. A badalação em torno do americano cresceu tanto que, durante a semana do UFC 200, em julho, ele mal conseguia andar pelos corredores dos cassinos de Las Vegas, tamanha era a quantidade de fãs solicitando fotos e autógrafos.
Avesso a entrevistas, o lutador passou a ter a presença solicitada em programas de TV, revistas, talk-shows e acabou responsável por boa parte da promoção da revanche entre ele e McGregor, marcada para este sábado, 20 de agosto, na T-Mobile Arena, em Las Vegas.
Na semana do UFC 202,  o Combate.com propôs ao pupilo de César Gracie um tipo de entrevista diferente: falar sobre diversos assuntos, menos luta. De cara, ele pediu para não falar sobre questões muito pessoais, mas acabou falando sobre pessoas que admira, o pior emprego que já teve e até do orgulho de hoje ser reconhecido por alguns de seus ídolos de infância, como o ator Jean-Claude Van Damme, astro de filmes como O Grande Dragão Branco, Kickboxer e Risco Máximo.
Confira a entrevista na íntegra:
Se você não fosse lutador, o que você seria?

Não sei o que faria se não fosse lutador… Provavelmente estaria ensinando algum tipo de arte marcial.

Você já trabalhou com alguma coisa que não fosse luta?


Quando eu tinha 15, 16 anos, um dos meus amigos me conseguiu um emprego, trabalhei 12 horas por dia por um mês e meio em um armazém de garrafas e foi a pior coisa que eu já tive que fazer na vida. Eu tinha que treinar oito horas por dia, saía direto para treinar jiu-jítsu, dormia três horas por dia e voltava pro trabalho. Era algo muito maluco, mas eu fiz aquilo por um tempo. Também já trabalhei em um restaurante de hambúrguer, perto da academia em que meu irmão treinava, quando eu tinha 16 anos. Fiz isso e aí comecei no meio da luta. Comecei treinando quando tinha 15,  e passei a lutar quando tinha 18. Acho que comecei a competir quando tinha uns 17 anos, então essa tem sido a minha vida desde o começo.
Nate Diaz x Conor McGregor (Foto: Getty Images)Nate Diaz enfrenta Conor McGregor na luta principal do UFC 202 (Foto: Getty Images)


Você poderia nos dizer algo que ninguém sabe sobre você?

Algo que ninguém sabe? Não sei…tenho uma irmã mais nova e muita gente não sabe disso. Ela tem 28 anos, provavelmente estou errado e ela tem 29. Eu e meu irmão temos uma irmã, mas não, ela não luta. Eu também faço triatlo (modalidade esportiva que combina natação, ciclismo e corrida). Acabei de fazer algumas provas nos últimos dois meses. Fiz uma em Laguna Beach, o X-Terra, e uma em Taho City, Lake Taho. É bom porque tem algumas referências, bons nadadores, bons ciclistas, e eu também corro. Faço isso desde os 18 anos. Já fiz umas seis a 15 corridas por ano, desde que eu tinha 18 anos. Isso é uma coisa que as pessoas talvez não saibam, mas tenho praticado triatlo há muito tempo. Tudo começou ao mesmo tempo na minha vida, as pessoas falam que sou um cara do jiu-jítsu, mas assim como não comecei no jiu-jítsu do nada, também não comecei no boxe do nada. Tenho feito boxe, jiu-jítsu, wrestling, corrida, natação, ciclismo quase a minha vida toda. Meu avô era técnico de atletismo, então eu já estava correndo quando tinha quatro, cinco anos de idade, e já fazia parte de times. Competição é uma coisa que sempre fez parte da minha vida, foi onde tudo começou, e não tem como ficar fora de esporte. Quer dizer, mesmo que eu quisesse, acabaria caindo em algum esporte. Hoje em dia, se eu não estivesse lutando eu morreria. Pode ate parecer um pouco dramático, mas é que…O que você faria se não pudesse mais trabalhar? Teria que arranjar algum tipo de atividade e a minha é competir.

Você tem algum herói?

Quando eu estava começando...alguém que eu sempre me inspirei e que eu queria ser igual quando era criança, era que eu queria aprender o jiu-jítsu da família Gracie. Me inspirava no Rickson e no Renzo Gracie. Eles eram pessoas que eu idealizava.

Se você fosse um super-herói, qual você seria?

O Super Nate Diaz (risos). Meu superpoder seria ser inquebrável.
Nate Diaz; Van Damme;  (Foto: Reprodução/ Instagram)Nate Diaz e Van Damme - ator e lutador hoje são amigos (Foto: Reprodução/ Instagram)
Quando você venceu o Conor McGregor na primeira luta entre vocês, muitas celebridades passaram a falar sobre você, principalmente nas redes sociais. Tem alguma história curiosa ou alguma mensagem que você tenha recebido que teve algum significado especial ?

Sabe, o Jean-Claude Van Damme me enviou uma mensagem. Ele já tinha tentado entrar em contato antes, meu irmão e eu já tínhamos nos encontrado e treinado com ele por algumas semanas, e ainda mantemos contato. Então, agora é algo muito legal pensar que eu cresci assistindo os filmes do Van Damme, como o Kickboxer, Leão Branco e hoje… O George Lopez é outro que acabou de nos contactar também, fomos para o show dele em Seattle e acabamos os encontrando, foi bem legal. Além disso, vários rappers que eu cresci ouvindo e algumas bandas passaram a me mandar mensagem, mas de uma forma geral foi algo bem legal para mim. Alguns desses caras já tinham falado comigo antes mesmo da luta, mas depois que venci eles me mandaram mensagens me parabenizando. É um sentimento muito legal ver pessoas que eu assisti e segui a minha vida toda agora me reconhecem, pessoas que eu cresci ouvindo e admirando.

Do dia pra noite o mundo todo passou a falar de você. Isso te assustou?


Depois da luta? Não…eu sei que esse é o maior esporte do mundo. Muita gente se nega a ver isso, mas havia muita atenção e eles trouxeram o McGregor e ele levou o esporte para outro nível porque expandiu sua base de fãs e aí tudo ficou gigante ao redor dele. Esse é o melhor esporte para se ver, e se você está entretendo aqueles que fazem parte da indústria do entretenimento...eu imaginei que recebendo uma grande luta, como em todas as grandes lutas que eu tive, a minha base de fãs também iria crescer. Mas depois daquela última luta, tudo ficou muito maluco. Não me assustou, foi algo muito mais legal. As pessoas estão me reconhecendo hoje em dia e isso é muito bom.

O que te faz sorrir?

Não sei…tudo. Estou sempre rindo. Próxima pergunta.

Tem algo na sua carreira ou na sua vida pessoal do qual você se arrepende?


Me arrependo de não ter começado a falar antes (no UFC).
Nate Diaz Justin Bieber (Foto: Reprodução/Instagram)Nate Diaz e Justin Bieber - lutador passou a ser assediado por celebridades após vitória sobre McGregor (Foto: Reprodução/Instagram)
Tem algum sonho?

Não, apenas levar esse momento adiante e melhorar a vida da minha família. Melhorar mais e mais até que isso tudo acabe.

O que te faz lutar?

Eu luto porque eu fui colocado nisso e agora não consigo parar. É a melhor resposta que eu posso te dar (risos).
O Combate transmite o UFC 202 no sábado, dia 20 de agosto, a partir das 19h15 (horário de Brasília), com Tempo Real e transmissão das duas primeiras lutas pelo Combate.com. Na sexta-feira, 19 de agosto, canal e site transmitem a pesagem do evento a partir das 19h50.
UFC 202
20 de agosto, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (A partir de 23h horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Conor McGregor x Nate Diaz
Peso-meio-pesado: Anthony Johnson x Glover Teixeira
Peso-meio-médio: Rick Story x Donald Cerrone 
Peso-meio-médio: Hyun Gyu Lim x Mike Perry
Peso-meio-médio: Tim Means x Sabah Homasi 
CARD PRELIMINAR (A partir de 19h30 horário de Brasília)
Peso-galo: Cody Garbrandt x Takeya Mizugaki
Peso-galo: Raquel Pennington x Elizabeth Phillips
Peso-pena: Artem Lobov x Chris Avila
Peso-palha: Cortney Casey x Randa Markos
Peso-meio-médio: Neil Magny x Lorenz Larkin
Peso-meio-médio: Colby Covington x Max Griffin
Peso-médio: Alberto Uda x Marvin Vettori

Cerrone acredita que Jon Jones deva receber suspensão de seis meses

"Cowboy" deu a declaração no mesmo dia em que Dana White afirmou que "Bones" pode ter tomado sem saber a substância flagrada pela USADA em exame antidoping

Por Las Vegas, EUA
Donald Cerrone; UFC 202 (Foto: Evelyn Rodrigues)Donald Cerrone sobre Jon Jones: "Ele vai voltar logo e melhor do que nunca. É um cara muito talentoso e vai voltar muito bem"(Foto: Evelyn Rodrigues)
Nesta terça-feira, o presidente do UFC, Dana White, declarou a um programa de rádio americano que o ex-campeão dos meio-pesados, Jon Jones, pode ter tomado sem saber a substância flagrada em seu exame antidoping. E ao que tudo indica, "Bones" pode ter mesmo boas notícias em breve. Pelo menos é o que seu companheiro de treinos,Donald Cerrone, deixou escapar em entrevista ao Combate.com em Las Vegas, onde enfrenta Rick Story no card principal do UFC 202, neste sábado.
Perguntado sobre como anda o clima na "Jackson's Ink MMA" desde que Jones foi retirado do card do UFC 200, "Cowboy" respondeu que acredita que "Bones" deva voltar a lutar em breve:
- Ele está treinando normal na academia. Jones estragou tudo de novo, mas ele está bem. Acho que vão deixá-lo voltar, acho que vai pegar seis meses agora. Ele vai voltar logo e melhor do que nunca. É um cara muito talentoso e vai voltar muito bem. Ele tem treinado...É um saco (tudo isso que aconteceu), tudo o que eu posso dizer a ele é: “Que pena, irmão!".
No último domingo, o próprio Jones publicou um vídeo em seu Instagram afirmando que tinha novidades sobre o caso e que esperava poder voltar ao octógono muito em breve. Por conta das investigações, no entanto, "Bones" disse que não poderia contar a boa nova.
O lutador testou positivo para dois bloqueadores de estrogênio em um exame antidoping surpresa realizado antes do UFC 200 (e que acabou tirando-o da luta principal do evento três dias antes do card ser realizado). 
O Combate transmite o UFC 202 no sábado, dia 20 de agosto, a partir das 19h15 (horário de Brasília), com Tempo Real e transmissão das duas primeiras lutas pelo Combate.com. Na sexta-feira, 19 de agosto, canal e site transmitem a pesagem do evento a partir das 19h50.
UFC 202
20 de agosto, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (A partir de 23h horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Conor McGregor x Nate Diaz
Peso-meio-pesado: Anthony Johnson x Glover Teixeira
Peso-meio-médio: Rick Story x Donald Cerrone 
Peso-meio-médio: Hyun Gyu Lim x Mike Perry
Peso-meio-médio: Tim Means x Sabah Homasi 
CARD PRELIMINAR (A partir de 19h30 horário de Brasília)
Peso-galo: Cody Garbrandt x Takeya Mizugaki
Peso-galo: Raquel Pennington x Elizabeth Phillips
Peso-pena: Artem Lobov x Chris Avila
Peso-palha: Cortney Casey x Randa Markos
Peso-meio-médio: Neil Magny x Lorenz Larkin
Peso-meio-médio: Colby Covington x Max Griffin
Peso-médio: Alberto Uda x Marvin Vettori