quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Glover compara Jones a Armstrong e vê Johnson como atalho para cinturão

Brasileiro crê que só disputará novamente o título da divisão se passar pelo adversário do UFC 202 e diz que doping de "Bones" coloca legado em cheque

Por Las Vegas, EUA
Glover Teixeira; UFC 202 (Foto: Evelyn Rodrigues)Glover Teixeira enfrenta Anthony Johnson em duelo que deve determinar o próximo desafiante ao cinturão meio-pesado (Foto: Evelyn Rodrigues)
Adversário de Jon Jones no UFC 172, em abril de 2014, Glover Teixeirarecebeu com tristeza a notícia de que Jon Jones havia sido retirado da luta principal do UFC 200, após ter testado positivo para bloqueadores de estrogênio em um exame antidoping surpresa.
Para o brasileiro, que enfrentaAnthony Johnson na luta principal do UFC 202, neste sábado, o caso do ex-campeão peso-meio-pesado do UFC tem suas similaridades com o ocorrido com Lance Armstrong, um dos maiores ícones do ciclismo. Pego no antidoping em 2012, o ciclista posteriomente confessou ter usado anabolizantes, e acabou sendo banido do esporte e perdendo seus títulos de 1998 para cá.
- É difícil comentar. O Jon Jones é o melhor lutador da história. Ele poderia fazer o que o Usain Bolt está fazendo. O cara é um dos melhores lutadores, ganhou de todo mundo na categoria e fazer o que ele vem fazendo nos últimos anos... É triste. A gente quer lutar contra um oponente, eu pelo menos, quero lutar contra um cara, quero entrar no ringue e nocauteá-lo. Mas faz parte do esporte. A gente nunca quer que nada de ruim aconteça, principalmente com um atleta como o Jon Jones, que vem fazendo o que está fazendo. Só espero que ele dê a volta por cima (...). Acho que Jon Jones não precisava ter tomado nada. Primeiro que ele é mais novo do que todo mundo que tem lutado na categoria. Segundo que, se ele tomou alguma coisa que não poderia, tinha, realmente que ser tirado. É igual ao Lance Armstrong que ganhou todos aqueles títulos e tiraram os títulos dele. Agora fica no ar: Ele realmente foi o campeão ou alguém mais poderia ser o campeão usando o que ele estava usando?
Apesar do questionamento, Glover diz não acreditar que Jones tenha feito uso de alguma substância para aumento de performance na época em que os dois se enfrentaram, em 2014.
- Passado é passado, mas claro que a gente sempre vai ficar questionando essas coisas. A gente foi testado pela comissão atlética várias vezes. Eu esperava que ele estivesse limpo. Mas isso é uma coisa que eu não deixei me incomodar. Se estava ou não, eu entrei lá e perdi a luta. Lutei contra ele. Mas já passou. Água debaixo da ponte a gente não liga.
Jon Jones x Glover Teixeira - Pesagem UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Glover foi derrotado por Jon Jones na luta principal do UFC 172, em abril de 2014 (Foto: Evelyn Rodrigues)

Aos 36 anos, e com um cartel de 25 vitórias e quatro derrotas na carreira, o atleta mineiro chega à luta deste sábado embalado por três vitórias seguidas, sobre Ovince St-Preux, Patrick Cummins e Rashad Evans. O lutador também sabe que precisa passar por Anthony Johnson, atual primeiro colocado no ranking da divisão, para voltar a sonhar em disputar o título da categoria, hoje em poder de Daniel Cormier.
- O Anthony Johnson é um cara super duro, agressivo e eu também sou um cara super duro e agressivo. Tem tudo para ser uma das melhores lutas do evento ou uma das mais rápidas. Nós  dois somos imprevisíveis. Então é difícil falar dessa luta. Eu estou preparado, confiante e vou trazer essa vitória. A preparação foi ótima. Não tenho nada a reclamar. Treinei tudo, porque eu tenho que visualizar a trocação, claro, mas se tiver a oportunidade vou colocar para baixo e trabalhar o meu jiu-jítsu. Estou bem, meu jiu-jítsu está bom, o wrestling também. Vou ficar atento. Meu gás está bom, então não tenho desculpas para essa luta. É uma luta que quero, acho que até mais do que ele, porque ele já é o primeiro desafiante ao cinturão, então eu quero essa luta, pois para mim, lutar pelo cinturão, só passando pelo Anthony Jonhson.
MONTAGEM - Glover Teixeira x Anthony Johnson UFC (Foto: Editoria de Arte)Glover: "Para mim, lutar pelo cinturão, só passando pelo Anthony Jonhson" (Foto: Editoria de Arte)
Para vencer o duelo deste sábado, Glover garante que está na melhor forma de sua vida, tanto mentalmente quanto fisicamente:
- Sinto-me bem. Eu sou igual ao Fábio Maldonado. Gosto de falar a verdade. Sinto-me muito bem. Acho que uma luta que eu me senti como estou agora foi a luta contra o próprio Maldonado. Quando eu lutei contra o Maldonado, foi o peso mais baixo que eu estava. Até quando fiz a minha primeira luta no UFC, tinha passado um pouco do limite nos treinos. Eu estava tão animado em lutar pela primeira vez no UFC que fiz muitas semanas de camp. Acho que foi o mesmo na luta contra o Jon Jones. Fiz muitas semanas de treino e acho que passou um pouco do pique. O que estou sentindo agora só senti antes quando lutei contra o Maldonado.
O UFC 202 acontece em meio aos Jogos Olímpicos do Rio, e Glover afirma que entrará no octógono contra Johnson com uma motivação extra: a inspiração no espírito olímpico.
- Olimpíada é um espírito até diferente no atletismo. O cara está ali, é o sonho de todo atleta ganhar uma medalha, o ouro. E tem até os super-humanos, como o Michael Phelps, que tem 24 medalhas. O Usain Bolt vai para nove agora, com certeza. Todo mundo dá o sangue, todo mundo inspira. Eu tenho o Usain Bolt como o maior atleta da história. Você vê como o cara ganha as corridas... Eu vejo quase tudo. Hoje é dia 16, daqui a dois dias começa o wrestling e também quero saber, porque treinei com umas meninas que estão nas Olimpíadas, da seleção brasileira. Eu vou para o quarto agora, coloco nas Olimpíadas e isso dá um espírito desse negócio, da mentalidade do atleta. A gente vê os atletas se esforçando e a gente sente aquela gana. Eu me sinto honrado em ser um atleta também e por estar lutando no topo e fazendo mais ou menos o que eles fazem. Não é olímpico, mas me sinto honrado em estar ali e ter esse respeito, sempre representando o Brasil. Sou brasileiro, claro. Moro aqui, mas o coração está lá representando o povo brasileiro - finaliza.
O Combate transmite o UFC 202 no sábado, dia 20 de agosto, a partir das 19h15 (horário de Brasília), com Tempo Real e transmissão das duas primeiras lutas pelo Combate.com. Na sexta-feira, 19 de agosto, canal e site transmitem a pesagem do evento a partir das 19h50.
UFC 202
20 de agosto, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (A partir de 23h horário de Brasília)
Peso-meio-médio: Conor McGregor x Nate Diaz
Peso-meio-pesado: Anthony Johnson x Glover Teixeira
Peso-meio-médio: Rick Story x Donald Cerrone 
Peso-meio-médio: Hyun Gyu Lim x Mike Perry
Peso-meio-médio: Tim Means x Sabah Homasi 
CARD PRELIMINAR (A partir de 19h30 horário de Brasília)
Peso-galo: Cody Garbrandt x Takeya Mizugaki
Peso-galo: Raquel Pennington x Elizabeth Phillips
Peso-pena: Artem Lobov x Chris Avila
Peso-palha: Cortney Casey x Randa Markos
Peso-meio-médio: Neil Magny x Lorenz Larkin
Peso-meio-médio: Colby Covington x Max Griffin
Peso-médio: Alberto Uda x Marvin Vettori

Nenhum comentário:

Postar um comentário